Via G1.
O Brasil não tem avançado no combate ao analfabetismo funcional, e cerca de 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos eram analfabetos funcionais em 2024 — mesmo patamar mesmo de 2018, quando foi realizada a edição anterior do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf).
O levantamento considera analfabeto funcional a pessoa que consegue apenas ler palavras isoladas, frases curtas, ou apenas identificar números familiares, como contatos telefônicos, endereços, preços, etc..
O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, co-realizada pela Fundação Itaú, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, UNESCO e UNICEF.
Para mapear as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros, foram ouvidas 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país. A margem de erro varia entre dois e três pontos percentuais.
Os resultados foram divididos em cinco categorias:
- Analfabeto
- Rudimentar
- Elementar
- Intermediário
- Proficiente
Outros destaques do levantamento:
- A proporção de analfabetos funcionais ficou em queda de 2001 a 2009, quando estagnou em 27% e assim permaneceu até voltar a crescer em 2018, indo para 29%, onde permanece.
- O percentual de analfabetismo funcional é maior entre pessoas de 40 a 64 anos, chegando a atingir 51% das pessoas com 50 anos ou mais.
- Em contrapartida, o maior percentual de pessoas funcionalmente alfabetizadas se encontra nas faixas de 15 a 29 anos (84%) e 30 a 39 anos (78%).
- A desigualdade também se mantém no aspecto racial, e de maneira drástica. Em 2024, 41% dos que se declararam brancos foram considerados alfabetizados consolidados (intermediário ou proficiente). Entre os pardos e pretos, apenas 31% estavam na mesma categoria, e ainda menos (19%) amarelos e indígenas alcançaram os mesmos níveis.
- Em uma tendência já observada nos anos anteriores, as mulheres ficam, em média, em patamares superiores aos dos homens: 73% das mulheres são consideradas funcionalmente alfabetizadas, enquanto a proporção é de 69% entre os homens.
O levantamento conclui que a alta taxa de alfabetizados entre os mais jovens evidencia o “efeito positivo das políticas de inclusão e valorização da escola para crianças e jovens realizadas nas últimas duas décadas”, já que a brasileiros dentro deste recorte de idade “são os que se beneficiaram das políticas de inclusão massiva da população na escola.”
Bom dia.
A salvação é individual.
E a prosperidade também. Óbvio que a União faz a força e faz açúcar também.
A 30 anos atrás conheci alemães que falavam que lá bastava estudar , se formar e ia ter uma vida boa. Hoje essa realidade já não existe mais nem lá e eles não se tornaram analfabetos em 30 anos.
Existem outros fatores além de saber ler e escrever bem que determinam o progresso de cada um.
Melhor seria se todos soubessem ler e escrever bem.as isso ainda é um sonho distante.
Volta do MOBRAL já. Kkkk
Segundo, eu não como letrinhas hehe caramba, o futuro vai ser uma delícia. Minha mãe não sabe ler muito bem, mas nunca teve preguiça de trabalhar. A nova geração além de analfabeta é preguiçosa, a julgar pelos alunos de graduação que ensino.
Opa, li o texto. Parece que os jovens pelo menos sabem ler, mas a preguiça continua hehe
Mesmo que os mais jovens saibam ler, quantos sabem interpretar um texto? É cansativo na internet perceber tanta gente nesta faixa etária que não sabe interpretar nada.
a gente vê aqui no blog mesmo o analfabetismo funcional em ação…
Pergunta pro Esparta… kkk
https://twitter.com/tdhoratheoffice/status/1919543414166605899
https://twitter.com/brainletbr/status/1919678529618448750
Bom dia!
A vida ficou muito mais fácil. A vida fácil produz homens frágeis. O mesmo pode-se fazer analogia a educação. Ninguém morre de fome por não saber ler e escrever. Caso não haja emprego, há bolsa família. Em contrapartida, com a aprovação automática e endeusamento dos diplomas, quem consegue se manter na vida acadêmica não necessariamente seja proficiente na leitura e na escrita. Sendo assim, acredito que a tendência é de piora deste cenário.
“No Brasil, quem sabe faz, quem não sabe ensina.”
Mercado de trabalho consome os bons profissionais e o sistema de ensino fica com o resto, a escória. O resultado é esse aí.
Obrigado Paulo Freire 🙂
isso tem uma explicação.
CABÔ Ú MOBRAU
Deixaram de fora da pesquisa que tem mais de 65 anos, então deve ser pior ainda
“Para mapear as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros, foram ouvidas 2.554 pessoas de 15 a 64 anos”
e que que adianta colocar + de 65???
Maioria só vive de bolsa mesmo.
Isso ai é mais pra geração nova mesmo, os velhos já eram, se não aprenderam até agora é pq não tem interesse
Adianta para ter a real dimensão do analfabetismo. Se do jeito divulgado é 3 a cada 10, com todos incluso é quanto, 4 a cada 10, 5?
se fizer pela métrica não-paulofreireana, acho que a coisa é da metade pra mais, no sul um pouco menos, no nordeste muito mais.
Sim, na verdade acho que daria pra cruzar esses dados e chegar próximo aos resultados eleitorais, provando mais uma vez que o pessoal massa de manobra garante o PT no poder.
Portugal vai expulsar imigrantes ilegais antes das eleições. Será que tem muito Bananense no radar?
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0784dlldnro
isso aí tá parecendo mais jogada politica, igual à que a “direita” alemã fez às vésperas da eleição, ameaçando deportar geral e NO DIA SEGUINTE após ganhar as eleições já suspendeu tudo e disse que não era bem assim.
no caso alemão tudo pra deter a AfD, no caso portugues tem o CHEGA, na espanha é o VOX, e por aí vai.
fiz uma busca rápida e antes das eleições vão notificar uns 4 mil desses 18, porẽm o prazo é pra depois das eleições, portanto não vai sair ninguém, mantendo-se partidos de sistema no poder, seja esquerda, seja “direita” permitida.
Os ingleses sempre foram os menos soças da europa, os alemães tem a nóia do ritlen implantada com sucesso, e os latinos pobres não tavam indo nem com thatcher empurrando… itália parece tá indo bem com o jeito meloni de morder assoprando (bibi mode ON).
Ontem levei a familia pra participar do inicio das comemorações do dia da Vitória (boa desculpa pra visitar os pubs ;.) ) e fiquei bem impressionado como a “onda Reform” tomou uma força sem precedentes em tempos recentes, o único paralelo que vejo é com a onda Trump nos USA.
Essa música deveria voltar ao topo das paradas na Inglaterra
https://youtu.be/AI4QhsYy-I0?feature=shared
Pô, que groselhada ontem à noite aqui hein? kkkkkkkkkkk
Viram? como eu posso deixar de frequentar essa diversão gratuita aqui? 🙂 🙂 🙂
https://www.abcmais.com/policia/e-preso-de-novo-o-hamburguense-acusado-de-liderar-plano-de-explosoes-no-show-da-lady-gaga/amp/
Amigo de esquerda comentou isso ontem… Tem doido para tudo!!!
Achei a história meio mal contada.
bom dia!
Ou seja, a geração mais nova é mais alfabetizada que os velhos… só vi vantagens.
Natural, um monte de países são +- isso dai…
quem nasceu em 1950-60 tinha que trabalhar em vez de estudar
hoje tem que estudar e nem pode trabalhar aihoieaheoai
O que tem que saber é se vão conseguir produzir $$$$ mais com isso
O mundo gira gira gira e as coisas (técnicas) permanecem as mesmas.
Tudo não passa de uma corrida atrás do vento para encher as vaidades.
A verdadeira liberdade não está nas riquezas, no conhecimento secular, ou em qualquer coisa que esse mundo possa oferecer, mas o sacrifício do nosso salvador Cristo é que realmente pode nos fazer livres desse mundo que pertence ao maligno.
Eclesiastes 1
Mateus 16:25-281 João 5:19
Johnnyboy
Responder para
Johnnyboy
14 horas atrás
23:59 – Criado na adventista eu afirmo.
00:00 – eu lá sou adventista… nem sei que coisa é essa
——————–
Ai um analfabeto funcional do blog…
Colocou um video de uma igreja adventista e eu coloquei: “criado na adventista eu afirmo. Crente já é soberbo em relação a achar que tem a VERDADE. Adventista é 10x pior.”
Imaginem um CARIOCA ADVENTISTA
Que era sobre o video, não sobre eu.
Ou eu sou carioca tb??? Deus me livre! Misericórdia!!! eoaihaeioheaioheaiohaeoae
hummmmmmmmm… quer prova melhor de que é analfabeto…kkkk
Será o melhor Papa que nunca teremos?
https://youtu.be/UyI-_pY2GFE?feature=shared
Acho que as chances dele são pequenas, mas seria perfeito para o momento.
só 3? mentira
Bom dia turma!
No meu setor tem uma demanda enorme por Assessoria para Pedido de Passaporte por exemplo. Eu não consegui lidar com essa demanda. Porque preencher os campos no site da PF é até relativamente fácil porém a série de tretas para o dia da confecção são enormes. É certidão disso, autorização daquilo, mãe solteira, divórcio, documentos velhos, falta de documentos, etc e tal.
Foquei nos Vistos. P.s. Toda semana recebo vídeos/ shorts de clientes preocupados com bobeiras e coisas infundadas em relação aos EUA, vistos e passaportes. Teve um que me escreveu todo preocupado pois tinha um calombo de poucos milímetros na etiqueta do visto da filha dele. rsrs
vocês já viram essa seita aí de Legendários?
mermão…. cada dia uma loucura..
eles não brincaram de rambo o suficiente quando eram criança e tão se preparando pra se por um acaso Cristo volte no Vietnam de 1960!
e parece que é uma grana forte…. saporra é uma mistura de seita, coaching, piramide.. cura gay…
e tem figuras conhecidas… Caio Coppola.. uns influencers… não sei se levados ou lucrando…
https://padrepauloricardo.org/blog/papa-francisco-e-o-milagre-eucaristico-de-buenos-aires
Não tem como não ler uma notícia dessas e pensar que a moeda estatal não vai valer mais nada, basta ser uma “vítima” para receber algo, então esse algo não terá valor, pois não foi conquistado por trabalho e riqueza.
https://twitter.com/brainletbr/status/1919693631243616458
é pior:
Em seguida, aparecem os afastamentos por depressão, que também registraram um aumento..
toda semana aqui tem um xóven com ansiedade, tem um cara com 6 laudos diferentes, e 2 meninas.. pedindo dereitos e acessos especiais…
burro sou eu.