Decisão do STF abre brecha para cobrança sindical retroativa e enxurrada de ações

Via Folha.

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar a contribuição assistencial deixou lacunas já usadas por sindicatos. Entidades chegam a exigir a quitação da taxa dos últimos cinco anos.

Há ainda cobranças em elevado percentual e entraves à recusa do pagamento. Especialistas consideram as práticas abusivas.

No dia 11 de setembro, a corte decidiu que é constitucional a cobrança de empregados não sindicalizados, se aprovada em assembleia. Foi assegurado o direito de oposição —ou seja, o desconto pode ser recusado.

Segundo advogados, professores e juristas ouvidos pela Folha, para evitar insegurança jurídica, o STF precisa modular a decisão. Faltam regras sobre valor, prazo e forma de se opor, além de haver risco de responsabilização do empregador.

Caso as dúvidas não sejam sanadas, demandas em série chegarão à Justiça do Trabalho. Serão ações civis públicas do MPT (Ministério Público do Trabalho) contra cláusulas exorbitantes e reclamações trabalhistas.

“Vamos ter chuva de ações. Vamos ter o pau quebrando para todo o lado”, diz Rogério Neiva, juiz do trabalho e ex-juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST (Tribunal Superior do Trabalho), órgão responsável por negociações coletivas. “Se o Supremo tivesse fechado o pacote [modulação], estaria resolvido.”

Procurado, o STF não comentou. A corte afirmou apenas que o tema poderá ser tratado em recurso. O Supremo tem o prazo de até 60 dias para publicar o acórdão e, após a publicação, os embargos de declaração podem ser apresentados em até cinco dias.

Enquanto isso, as polêmicas se espalham. Sindicatos já recorrem a práticas condenadas até por centrais sindicais, que têm orientado as entidades filiadas sobre como proceder.

Como mostrou a Folha, em Sorocaba (SP), convenção coletiva do sindicato de agentes autônomos traz a cobrança de 12% de contribuição assistencial ou uma taxa de R$ 150 para quem se opuser.

Agora, sindicatos de domésticas da Grande São Paulo, Jundiaí e Sorocaba querem o pagamento desde 2018. Segundo empregadores, a exigência, por email e informes nos sites, começou dois dias depois da decisão do Supremo.

“O sindicato adverte os empregadores para que imediatamente passem a efetuar os descontos”, diz parte da mensagem. Há ameaça de “cobrança judicial”.

Um empregador doméstico de Jundiaí, que não quis ser identificado, recebeu o email da cobrança. Ele diz ter um empregado que atua como caseiro e tem feito oposição ao pagamento da taxa.

O empregador afirma que não considera a atitude correta e ressalva que não é contra a atividade sindical, desde que ela seja exercida em parceria.

O sindicato de Jundiaí abrange 27 cidades. A convenção coletiva, de janeiro deste ano, determina contribuição assistencial de 2%, descontada a cada três meses. O direito de se opor à taxa pode ser exercido a qualquer momento.

Já no Sindoméstica-SP, sindicato da Grande São Paulo que engloba 25 municípios, a convenção coletiva definiu contribuição assistencial de 2%, com desconto nos salários em quatro parcelas mensais.

O direito de oposição foi de dez dias contados a partir da assinatura da convenção, o que ocorreu no início do ano. Agora, as negociações para quitação estão abertas até o final de setembro.

Nathalie Rosário de Alcides, advogada responsável pelo departamento jurídico do Sindoméstica, afirma que o entendimento da entidade é o de que deve ser cobrada a contribuição assistencial retroativa dos últimos cinco anos após a decisão do Supremo.

“Uma vez constitucional, o sindicato entende que ela sempre foi válida e, portanto, obrigatória”, diz ela. Para Alcides, a responsabilidade pelo desconto é do empregador, que não o teria feito na época.

Com o fim do imposto sindical, o dinheiro nos cofres das entidades minguou. O montante chegava a R$ 3 bilhões por ano e caiu mais de 90%.

Para Antonio Carlos Frugis, sócio do Soto Frugis Advogados, a decisão do STF indica a ideia de substituir o imposto pela contribuição assistencial. “O que aparenta é que a decisão veio para dar um jeitinho para se financiar os sindicatos”, diz.

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
411 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ikki de Fênix
Ikki de Fênix
1 ano atrás

O br é o país da mamata mesmo, um cultura de privilégios assim só pode criar esse estado de coisas atual.
https://vivaavida.r7.com/patricia-lages/jovens-nao-creem-mais-no-esforco-como-gerador-de-recompensa-23092023

Trabalhar para quê? para sustentar uma oligarquia corrupta composta por políticos, juízes, burocratas e sindicalistas? o trabalhador brasileiro tá lascado, só um milagre para evitar a catástrofe que está se aproximando.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

exatamente, nao tem esses calculos que dizem que 1/2 ano trabalhado vai para impostos?!

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

O que mais se vê é comentário falando, para que eu vou estudar 4 anos, fazer uma pós graduação e um segundo idioma para mal conseguir comer e morar.
Só faço isso se for para mudar de país. Melhor ficar no subemprego que tem pouca diferença de valores.

Pagando
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

Jovens chineses influenciando o mundo.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Pagando
1 ano atrás

As vezes não é isso, vejo muita oferta de emprego de empresa grande oferecendo o mesmo valor de telemarketing e exigindo muito. Tem que existir equilíbrio.
De nada adianta você se esforçar, ter 2 ou 3 graduações, ser produtivo se o seu ganho será menor que na informalidade de uber. Então vai lá, trabalha x horas e volta pra casa e pronto.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

Bingo!

Fora o poder de compra.
Um uber nos EUA ganha do seus U$200/dia tem muito mais poder de compra do que o mesmo uber no Brasil tirando seus R$200/dia.

Aqui na Banania compensa ser autônomo do que ser CLT.
Faz aí una bicos arrumando casa por R$150/dia e em 6 ou 7 dias de Serviço arrumando duas casas já faz o que faria em uma empresa ganha do 1700/mes

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

sem férias, INSS, FGTS etc. etc. etc.
as pessoas como autônomas desprezam a previdência, e realmente é DIFÍCIL pagar 20% de 1700 e evidentemente que não poupam ou fazem previdência privada.
o minimo regional no RS é R$ 1.443,94 pra doméstico, o que dá por baixo 2500 pro empregador com passagens.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Acha mesmo que alguém ta preocupado com previdência ? muita gente consiente não quer entrar na piramide. Paga 10 recebe 1 (se receber).

tmarabo
tmarabo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

sabes que as pessoas não entram na previdência por incapacidade de poupar e não por ser uma pirâmide.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Baseado nisso tu acha justo pagar pra elas ?

Nilson
Nilson
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

a maioria dos pedreiros, pintores que conheço são MEI e não trabalham por diária, só empreitada que pague pelo menos 500 por dia, nem que morra, trabalhando de 07 as 19:00 pra entregar logo!

tmarabo
tmarabo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

“Paga 10 recebe 1 (se receber).”
te garanto que GRANDE PARTE vai receber mais do que pagou, muito mais, tudo bancado por emissão de dívida e “contribuições sociais”.
com a reforma da previdência isso felizmente vai acabar, mas o passivo é gigantesco e nossos filhos e netos pagarão.
mas, realmente, quem é autônomo e contribui por 35 anos possivelmente receba menos. então eu como autônomo contribuiria uma vez a cada 03, 04 meses e o resto colocaria em uma previdência privada.

Nilson
Nilson
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

nominalmente recebe mais, aposentados da Nogentina tão recebendo 80K por mês hehehe

tmarabo
tmarabo
Responder para  Nilson
1 ano atrás

recebe mais. claro que tem o custo de oportunidade do dinheiro, mas rigorosamente a maioria quando muito paga previdência por 15 anos (20%) e recebe mais do que isso.
isso sem contar os que falecem e deixam pensão, os que ficam incapacitados etc.

Hidden
Hidden
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

Meu caro…. no telemarketing vc so vai ate chefe…. de teleburros

Numa grande organizacao vc inicia ralando e pode chegar ao topo.

Simples assim. Xooovens tem deficit cognitivo…kkk

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Hidden, as coisas mudaram muito, mas muito, mas muito mesmo. vivemos em tobogã economico. Sem garantias. Tanto pro funcionário quanto para empresa. A carreira a longo prazo só em casos especificios.

Hidden
Hidden
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

Concordo.

300esparta
300esparta
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

Eu conheci um monte de jovem assim…

Todos ficam velhos pobres ranzinzas sem $$$$.

Pra cada um existe uma opção.

Não estou falando que o cara tem que se matar pra conseguir um emprego qualquer.

Mas tá cheio de vagas ai e com um esforço de 10% a mais que o nem-nem qualquer, vc já ganha bem mais.

Mas vai de cada um saber aonde o calo aperta.

E hoje com Netflix barato, Uber barato e comida razoavelmente barata, se o cara já mora numa casa, já dá e sobra. Principalmente se não tiver filhos, como a maioria hoje.

Pagando
Responder para  300esparta
1 ano atrás

É o que vi da vida também.
Juventude é exatamente pra fazer os esforços que abrirão novas portas depois.
Ando experimentando a frustração da minha geração ao meu redor.
Muita aula de pilates, canto e guitarra, pouca poupança e muito papo de que não vive pro trabalho e que sua melhor parte não está no trabalho.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Pagando
1 ano atrás

Olha, sou obrigado a concordar com alguma coisa dessas falas nem-nem. Não vivo pro trabalho, minha vida não é trabalho, tento passar isso pra minha esposa. Trabalho é onde ganho o pão. Óbvio que não deixo de trabalhar e me qualificar para valorizar minha hora trabalhada, mas esse negócio de ficar estressado por trabalho, levar trabalho para casa entre outros, evito ao máximo. Pego serviços por fora, laudos, documentação, até troco amortecedor e junta de tampa de válvula pra conhecidos kkkkkkkkkk, mas tudo isso para poder ter mais conforto agora e a longo prazo, não por necessidade. Acho que antes de trabalhar duro, é necessário trabalhar inteligentemente. Escolha da profissão, atividade a se empreender, entre outros. E o mais importante que eu acho que foi um divisor de águas na minha vida: Antes de ganhar, aprenda a gastar. Vejo muita gente jogando rios de dinheiro fora, seja pra banco, casas bahia e etc….
Saber como, quando e quanto gastar me ajuda muito na vida.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

mas o nem-nem ou a maioria acomodada não opta inteligentemente sobre que grau de energia ele coloca em cada atividade, laboral, lazer… ele simplesmente é um imbecil estúpido incapaz de projetar sua vida futura realisticamente.

Sempre falo que não se deve ter pena sempre dos sem tetos / drogados / idosos sem amparo, muitos – a maioria – OPTARAM por essa vida.

PowerGirl
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

A geração nem-nem na verdade não quer nada mesmo. Acha o trabalho opressivo. Faz o mínimo possível. Tem raiva do patrão. E por aí vai….

Estou com estagiários aqui no trampo que são tão moles e revolucionários que tem atividades que coloco a mão na massa para não ter que pedir aos que não se matam pelo trabalho.

O futuro dessa galera é muito obscuro. Não aceitam qualquer trabalho, querem ser CEO e acham que tem muitos direitos e poucos deveres.

Os mais velhos são muito mais dispostos, envolvidos e produtivos. Funcionários antigos com baixa escolaridade que entregam muito mais que os técnicos e universitários estagiários….

Pagando
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

Eu também não vivo pro trabalho, mas acho curioso que isso se tornou um mantra pra pessoas que não focam em nada. Semana passada me perguntaram se eu consigo juntar dinheiro. Nem respondi e a pessoa emendou que não dá “com o que a gente ganha”.
Enfim, tem algumas camadas esse lance de “não viver pro trabalho”, mas o trabalho fazer parte da vida e da construção do futuro. Lembrando que nossos avós tinham o trabalho no campo e a casa no mesmo espaço, muitas vezes. O home office raiz por excelência, rs.

tmarabo
tmarabo
Responder para  Pagando
1 ano atrás

também acho que esse “não viver pro trabalho” é em 99% dos casos desculpa pra não trabalhar ou trabalhar mal.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Pagando
1 ano atrás

É o que mais ouço também. “não dá pra juntar com nosso salário”, “parcela do empréstimo afoga meu salário”, “tenho X fixo de cartão de crédito por mês”… Isso acho que é geral. Eu saio de férias, sempre vendo 10 dias, pois os 10 dia vendidos cobrem minhas despesas básicas mensais. Ou seja, vivo com 1/3 do que ganho. Mas isso não entra na cabeça da galera. Se tem dinheiro, margem de empréstimo, cartão, tem que gastar até o talo.

tmarabo
tmarabo
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

sim, e comprometem a renda em 30% por 05 anos pra fazer vendaval.
“ain, mas tem que viver” diz o cara que gastou em um mês e passa 05 anos mal vivendo com 70% da renda.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Pagando
1 ano atrás

É basicamente fazer um estudo PDCA nas finanças. Porque tenho dívidas? Vivo acima do que deveria? Como posso diminuir os custos ou como posso aumentar os ganhos? E assim vai ajeitando até diminuir o estresse diário. Mas quem quer fazer isso? Quem quer falar que mora em X lugar, abaixo do esperado? Quem quer andar em um carro de X valor, abaixo do esperado? Ninguém! Querem o máximo que o braço do crédito alcança e depois rebola para pagar. Já ouvi no trabalho que hoje em dia não se compra carro decente por menos de 80mil e que abaixo disso é melhor andar de Uber. Não sei, acho que ficamos ricos e eu perdi o bonde.

Pagando
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

Tem um outro detalhe também: conhecimentos ligados à administração são vistos com o estigma de que “quem faz administração não sabe o que quer da vida” ou “não me vejo como empresa”. Se perde a chance de aprender meta smart, planejamento financeiro e do tempo, projetos e tudo isso é útil ao longo da vida.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Pagando
1 ano atrás

Eu acredito que o curso de administração deveria ser básico e universal. Dar uma enxugada para fazer cabe-lo no ensino médio, assim como algumas outras skills. Todo cidadão deveria cursar administração antes de fazer qualquer coisa na vida, inclusive nada. Mas….

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

alem da questao obvia do imposto, tem a questao que os jovens ja qrem sentar na janela ou na cadeira de ceo.

E uniesquina nao garante isso e nao só uniesquina, cursos sem demanda tambem nao.

acho q uma das unicas q garante um salario razoavel logo de cara é medicina, mas obviamente é ralo.

agora a mlkada vai fazer ciencias sociais e ja qrem sair ganhando BEM.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

outro fator: velhinhos trabalhando e liderando ainda.
o CEO da habitasul tem 81 anos (jurere internacional), Baiden, professores de universidade federal.. Vi uma festa: 3 novos de máscara e 15 de cabelo branco. Os alunos deles já estão aposentados e eles continuam…Uma foi praticamente expulsa com quase 80 anos..controlam ongs, projetos, empresas…

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

Caramba
O velinho Pericles ainda tá vivo?

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

vi uma entrevista dele ontem kkkk. A filha trabalha com ele. Tipo Barci e filha.
Tipo rei charles e elisabeth.. qdo sair, o sucessor está velho tbm!!!. não me parece muita vantagem na vida.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

Eu trabalhei no Il Campanario em 2012/2013
Lembro deles indo sempre no hotel passar um dia na piscina.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

Esse eh um fator que raramente eu vejo o pessoal analisar: aumento da expectativa (e qualidade) de vida.

Antigamente nas grandes empresas, com 60 anos o cara ja estava “acabado”. Hoje, o cara com mais de 70 consegue nao largar o osso.

Hidden
Hidden
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

Meus direitchxs… kkk

Entendam

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  Ikki de Fênix
1 ano atrás

A questão não é trabalhar pra quê? a questão é se vc pode ficar sem trabalhar. Se vc pode, então manda tuda a m…, caso contrário, vai ter que trabalhar os 6 meses para pagar funças ou virar funça. Aí vc tem que escolher o que é melhor pra vc, fim.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

“Na Banania até o passado é incerto”

?

Margarida
Margarida
1 ano atrás

Bom dia, Muquiranas.
Folgo em vê-los saudáveis e pagando seus impostos direitinho.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Margarida
1 ano atrás

Bom dia Dona Flor
Sempre por aqui?
Se nao pagar, como vai diminuir o pagamento? Tem que manter tudo pago até vencimento, nada de refis.

Margarida
Margarida
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Não sempre aqui, não. Sumi por uns anos. Voltei pra ver se ainda existia por aqui aquele ambiente tóxico que eu gostava tanto.
Aliás, vocês estão tão aquém da cota que vou vir mais vezes. (E não vou encher meus comentários de emojis pra evidenciar ironia, pra quem não me conhece.)
Falando nisso, ciente de que comentários sem relação com o tema do tópico, como esse, ficarão reservados pros botecos. Já peço desculpas ao moderador, mas achei conveniente explicar que eu era participante do antigo bob.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Margarida
1 ano atrás

saudável sempre, imposto é roubo!

Hidden
Hidden
Responder para  Margarida
1 ano atrás

Apareceu ela…. seguem no PMJS
Yeahhh

Money Addicted
Money Addicted
1 ano atrás

e o mercado futuro esta bem vermelhinho la fora

Neco
Neco
1 ano atrás

Tá serto çim

Tem que pagar tudinho.

Besta é quem gera emprego neste país.

Sapato Furado
Sapato Furado
1 ano atrás

Após ler essa notícia, somada a todas as demais dos últimos meses, só resta-me continuar fazendo essa indagação deste personagem do Ramon Valdez ?

https://youtu.be/c0OCOaPVinY?feature=shared

Pagando
1 ano atrás

Bom dia, muquis ??
Brasília
Passagem só de ida comprada com sucesso, rs.
Mercado imobiliário
Por tudo o que vi até agora, algumas observações:
-> Muitos imóveis sem área de serviço e ponto pra máquina de lavar, pois foram feitos pra curta estadia mesmo. Às vezes, tem um tanque de plástico meio improvisado.
-> Uma rápida pesquisa no Google Maps e Brasília é o lugar que mais tem lavanderia profissional. Reflexo dos imóveis pra curta temporada.
-> Basicamente, você tem apenas uma decisão a tomar: ficar nas Asas Norte ou Sul num ap pequeno e lavando roupa de forma improvisada ou em lavanderia ou vai pra Águas Claras ou Taguatinga e pelo mesmo valor de aluguel pega um ap mais ajeitado com 2 quartos, área de serviço bonitinha e sem improvisos e até uma varanda e perto do metrô.

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Pagando
1 ano atrás

Acabou que na correria não dei os parabéns pela nova etapa. Brasília não é de todo ruim, se a $$$ permitir, o sudoeste é sensacional, bem localizao e com bastantes facilidades por perto, porém cobram o preço.
Os PRFs a imensa maioria mora em águas claras, justamente pelos fatores que você colocou em tela.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Poker Bubble
1 ano atrás

pô mas dentre morar em sampa onde ela morava e brasilia, se ela se manter afastada das “cumunidades” das cidades satélite ela tá 1000% melhor.

ruim lá PARA MIM é o clima.

um dois
um dois
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

o tempo seco de bsb é cruel, principalmente com quem não está acostumado.
tirar as férias final de agosto- início de setembro é uma opção

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

agora, para lavar roupas é sensacional
pode deixar a calça jeans meio molhada que ela seca até ficar dura em poucas horas

Margarida
Margarida
Responder para  Poker Bubble
1 ano atrás

Estive em Brasília recentemente e fiquei no sudoeste. Muito bom. Eu moraria lá bem feliz, se minha condição permitisse pagar um aluguel tão alto.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 ano atrás

Mas é justamente assim… o empate favorece o réu no direito criminal.

Linda a analogia!

___

Haddad compara pagador de impostos que questiona cobrança a detentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comparou devedores da Receita Federal a detentos. Em uma entrevista ao programa Canal Livre, da Band, que foi ao ar em 17 de setembro, o chefe da equipe econômica de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os julgamentos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) foram “travados” no governo de Jair Bolsonaro (PL) e que, a partir de então, julgamentos favorecem pagadores de impostos que devem à União.

“É a mesma coisa que você pegar 4 delegados e 4 detentos para julgar um habeas corpus, sendo que o empate favorece o detento. Era isso o Carf”, afirmou o ministro.

Haddad havia sido questionado sobre os recursos de julgamentos pendentes no Fisco serem considerados na estimativa do Orçamento de 2024. Depois a analogia, ele disse que o cálculo considera o pagamento de 10% dos processos que estão em tramitação, ou seja, R$ 54 bilhões.

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/haddad-compara-pagador-de-impostos-que-questiona-cobran%C3%A7a-a-detentos/ar-AA1hflVe?ocid=msedgntp&pc=U531&cvid=f2f50b8909de479bb3bb691bcd1a2faf&ei=19

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Era! agora não pe mais.. empatou… Receita ganha

tmarabo
tmarabo
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

olha, é capaz de os detentos serem mais rigorosos do que os “delegades” no julgamento de habeas corpus, exceto se for por crime que especificamente os detentos costumam cometer.

tmarabo
tmarabo
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

além disso, “Haddad compara pagador de impostos que questiona cobrança a detentos” é exatamente a visão que eles têm… não há como defender isso ou dizer que é “justamente” assim.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Admitindo que imposto é roubo?

tmarabo
tmarabo
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Seria interessante se fosse isso, mas é admitindo que quem não paga ou não quer pagar é bandido rsrsrsrsrsrsrs

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

bingo!

PowerGirl
1 ano atrás

“No dia 11 de setembro, a corte decidiu que é constitucional a cobrança de empregados não sindicalizados, se aprovada em assembleia. Foi assegurado o direito de oposição —ou seja, o desconto pode ser recusado.”

Posso recusar o desconto, mas tenho que pagar multa? Que m. é essa?

O mais incrível é que só foi o Biro sair ou o tirarem do poder que o STF passou a legislar e comandar o país. è incrível isso. Todos os assuntos espinhosos voltaram a pauta. E eles estão se esbaldando em sambar na cara do brasileiro.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 ano atrás

Em breve estarão acampando na quinta do Estrangeiro!

MST PT? rsrsr

___

Com dificuldades para pagar aluguel em Portugal, imigrantes brasileiros moram em barracas: ‘Tomo banho na praia’

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/26/com-dificuldades-para-pagar-aluguel-em-portugal-imigrantes-brasileiros-moram-em-barracas-tomo-banho-na-praia.ghtml

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

se vc ver os videos dos imigrantes dando “dicas” de se mudar e ler os comentários…..

Isso é pouco.

O que tem de cara que coloca:

-Vendi minha moto e comprei passagem pra Portugal! Com 500 reais eu vivo uma semana até achar meu emprego de 5 mil euros por mês! Xupa Brasil!!!

é o que mais tem….

Ai o cara volta de ré e falando: Meu Brasil é perfeito, amo ooo brasilllll!!!

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  300esparta
1 ano atrás

viva o sus

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  300esparta
1 ano atrás

falei disso lá embaixo, pra não assumir que voltou como um cão sem dono posta no foicebuk “saudades do meu rio de janeiro lindo” sob uma rajada de balas logo que volta no galeão, ou sendo “arrastado” pela bela e fedorenta orla praiana carioca… 🙂 🙂

Birolho
Birolho
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Via de regra o fudido aqui será fudido em outro país! Está na mente deles.

Esse ano conheci um rapaz que morava em Portugal e voltou ao Brasil, para ser um zé ruela na empresa em que trabalhava. Não durou 3 meses no emprego! Ou seja, é um zé ruela fora ou dentro do BR.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Eu sei que imigrar pra Portugal tem vantagens porque a legalizacao eh mais facil, mas…

TU QUER MORAR EM OUTRO PAIS E ESCOLHE PORTUGAL!

Nem os portugueses vivem la. Os caras estao morando na Inglaterra, Alemanha, Suica, porque Portugal eh um pais POBRE. A unica vantagem de la eh fazer parte da zona do Euro.

Se eh pra criar carreira, tem que ser temporario, ja visando mudar pra algum pais melhor da europa. Se eh pra ser peao, a semilegalidade nos EUA vale mais a pena.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás

E outra, se o cara vai pra Portugal, bancado pelo visto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), vai quebrar a cara na hora de passear, pois esse visto não é válido para a região do euro.

Bobolha
Bobolha
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Ué, como não posso passear no Espaço Schengen? Não há controles fronteiriços ou alfendegários.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

Beleza, pode ir de carro, mas se for parado na estrada, se lascou.
E se for de avião, vai ser barrado na hora.

Bobolha
Bobolha
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Barrado como, se não há visto? Além disso o acordo CPLP garante a residência em Portugal, não? Sendo residente, pode se movimentar livremente pelo Espaço Schengen. Pode não ser possível o trabalho porém. Ou realmente não estou entendendo?

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

Pelo que eu sei eh uma zona meio cinzenta, porque Brasil e Portugal assinaram acordo de reciprocidade antes de criarem a Uniao Europeia.

Ai o portugues pode se mudar pro Brasil, o bananense pode se mudar pra Portugal, mas o bananense poder morar em Portugal nao da o direito que o portugues tem de morar em qualquer pais da zona do euro.

Um brasileiro, morador de portugal pelo acordo entre os dois paises, pode (e provavelmente vai) ser questionado caso esteja em algum outro pais da europa.

Com dupla cidadania, a historia muda.

Bobolha
Bobolha
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás

Essa é a dúvida, mas se você entra no Espaço Schengen, automaticamente pode se deslocar por qualquer país que faça parte.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

Você quer dizer visto português? Ou dupla nacionalidade?
Se for isso, beleza, tá liberado.
Mas como falei, se o maluco usou o CPLP pra ficar em Portugal, dançou.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

O acordo CPLP te dá residência em Portugal, mas só te dá mobilidade de países da língua portuguesa.
https://www.mundolusiada.com.br/turismo/visto-cplp-nao-permite-a-circulacao-como-turista-na-uniao-europeia/

Bobolha
Bobolha
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Entendi, mas por exemplo, se a pessoa obter o Estatuto da Igualdade, provavelmente ficará isenta da necessidade de visto.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

é bom sempre ter um visto de turista, quase nunca acontece, mas funça é funça em todo canto né?

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás

sim, é claro, sempre falo isso aqui, até citei que tirando a maioria derrotada que voltará com o rabo entre as pernas, os que ficarem com certeza irão para os países ricos. Quem fica aqui ou é extremamente acomodado, ou tem a vida encaminhada / estruturada, como os ingleses, alemães, suiços entre outros ricos que vem morar aqui pela qualidade de vida excepcional , segurança e custo de vida baixo.

Neco
Neco
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

O tempo de ir para lá trabalhar já passou.

Ir como aposentado é outra história.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

O POVO Online
– Juliette alcança Top 1 do Spotify Portugal pela terceira vez.
A ex-BBB e cantora Juliette alcançou o primeiro lugar em músicas mais escutadas em Portugal com a canção “Sai da Frente”. isso não é importante.

– Carolina Dieckmann, Fernanda Paes Leme, Ana Furtado e mais personalidades se reúnem em Portugal;. filial de noronha

300esparta
300esparta
1 ano atrás

Cade o ateu do blog?

CVR:

Minha avó faleceu nessa madrugada…

EXATAMENTE na mesma hora e mesma data que meu pai há 21 anos atrás….

Qual a probabilidade matemática dessa coincidência?

PowerGirl
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Eita. Meus sentimentos!

Queria saber da probabilidade disso aí!!

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  300esparta
1 ano atrás

a chance do mesmo dia é 1/365 x a chance da mesma hora = 1/24 ou seja 0,0001142 ou 1 chance em 8760.

Pagando
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Meus sentimentos, 300 ?

Hidden
Hidden
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Que descanse em paz.

Tucano
Tucano
Responder para  300esparta
1 ano atrás

sinto muito pela sua perda. meus sentimentos.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Agora que vi sparta, meus pêsames.

Quanto à matemática, bem, as probabilidades são baixas, mas factíveis, mas nesse ponto é questão de cada um acreditar no que seu coração manda. A Fé não é matéria para o intelecto.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

Meus pêsames esparta.
Não querendo estragar a sua fé, mas esses horários de óbito normalmente é o horário que o médico ou dois médicos (quando fora do hospital) constatam a morte. Meu pai morreu minutos antes do horário que eles certificaram, ou seja, é o horário da burocracia estatal, não o horário que a pessoa de fato faleceu. Então pode ser que a coincidência seja disso.
Eu não me apego nessas coisas para ter fé, acho que existem coisas muito maiores do que coincidências numéricas.

Abomineve Homem das Naves
Abomineve Homem das Naves
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Meus sentimentos ao 300Sparta.
Que Deus a tenha no Reino dos Céus.
?

Investidor
Investidor
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Meus sentimentos

Minha avó morreu no mesmo dia que meu tio porém 10 anos depois. Foi só uma coincidência.

Meu filho nasceu no mesmo dia da morte do meu avô. Outra coincidência

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Investidor
1 ano atrás

falando em coincidencias, meu pai e esposa nasceram no mesmo dia

um dois
um dois
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

“Beleza. Vamos lá.

Imagine que você entre em um auditório vazio. Mais ou menos um minuto depois, outra pessoa entra. Novamente, fazendo as suposições acima, há uma chance em 365 (0,27%) de que essa pessoa faça aniversário no mesmo dia que você.

Uma segunda pessoa entra um ou dois minutos depois. A probabilidade de você compartilhar um aniversário com qualquer uma delas aumenta para cerca de 0,55%.

Entra um terceiro e depois um quarto e… por aí vai. Quando a 253ª pessoa entra no auditório – já se passaram algumas horas! – só então você tem 50% de chance de fazer aniversário no mesmo dia que outra pessoa na sala. Os 50% de chance não acontece alí pela pessoa 182 ou 183 (mais ou menos metade dos 365 dias de um ano) como poderiamos imaginar, porque alguns podem compartilhar aniversários.

Agora vamos imaginar um pouquinho diferente. Mais uma vez você começa em um auditório vazio e novamente, a cada poucos minutos, alguém novo entra na sala. Mas, em vez de ficarmos imaginando se você compartilha um aniversário com mais alguém na sala, vamos falar sobre todos na sala. Vamos perguntar: “Duas pessoas nessa sala compartilham aniversário?”

A matemática começa da mesma maneira – com duas pessoas, ainda há uma chance de 1 em 365. A terceira pessoa? As chances não são mais de 0,55% – agora, há uma chance de 0,82% de que alguém no grupo se iguale a outra pessoa. Sim, você pode compartilhar o aniversário com qualquer uma das outras duas pessoas – isso é 0,55% – mas eles também podem compartilhar o aniversário. É daí que vem o extra.

Quantas pessoas antes de atingirmos 50% de chance de que dois façam aniversário?

23.

Não 230. Vinte e três.”

https://www.updateordie.com/2021/04/15/o-poder-dos-numeros-quais-as-chances-de-alguem-fazer-aniversario-no-mesmo-dia-que-voce/#:~:text=%E2%80%93%20s%C3%B3%20ent%C3%A3o%20voc%C3%AA%20tem%2050,porque%20alguns%20podem%20compartilhar%20anivers%C3%A1rios.

Nilson
Nilson
Responder para  um dois
1 ano atrás
tmarabo
tmarabo
1 ano atrás

Bom dia, muquis, para duas gurias de 05 e 08 anos de idade, vocês recomendam que sejam escoteiras?
Estava falando com um conhecido, não temos a menor ideia de como seja, claro que iríamos junto nas reuniões/acampamentos.
O que acham?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Ser escoteiro é legal, mas acho que precisa ver como funciona o grupo que você pretende colocar, para ver se não tem pegadinhas, progressismo e outras coisas “ocultas”. Se for como aqueles de antigamente, pode ser bem legal.

Neco
Neco
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Vc tem tempo pra levar/buscar nas reuniões.
Nem sempre vão deixar vcs acompanhar tudo.
Antigamente era outra coisa, hoje eu teria receio.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/16/casos-de-abuso-sexual-de-escoteiros-nos-eua-podem-chegar-a-80-mil.ghtml

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

hj em dia é mto dificil, se for pra dormir fora somente se eu puder acompanhar.

minha filha faz natacao e eu fico do lado da piscina rsrs é paranoia mas fazer o q? correr o risco de um professor toca-la de forma inapropriada, nao da!

Birolho
Birolho
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

Coloca e vai na fé!

Vocês enxergam problema em tudo. Minha enteada foi durante 6 anos, é bom. Eu fui de Lobinho a Sênior, o movimento é bom e coloca disciplina nessa molecada.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Birolho
1 ano atrás

concordo q nao podemos nos fechar, o fogo é que tem noticia de N casos de abuso!

Birolho
Birolho
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

Tudo é abuso, racismo, sexismo, assédio…

O Neco é um que vive nessa aí de alarmismo.

Pagando
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Você é do Sul, né? Acho que aí ainda é uma boa, a cultura e tradição ainda são fortes, as pessoas se respeitam mais.

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

muito bom.
eu fui escoteiro quando criança.
existem, basicamente, dois tipos de grupos de escoteiros.
um mais organizado para ganhar as medalhas.
é mais burocrático.
e um mais soltão, com mais atividades de campo.
eu gostava muito de fazer parte do segundo.
achava que quem era do primeiro tipo meio nerdão.
a gente saia direto para acampar (sempre iam pais acompanhando)
construíamos coisas: mesas, cadeiras, observatórios, tudo com madeira, bambu e corda.
a gente podia mexer com facões, facas, machadinhas, fazer fogueira, etc.
o acampamento parecia um tipo de acampamento militar antigo.
fazíamos longas caminhadas com mochila (acho que 32km foi a maior que eu fiz), equipamento e alimento completo para dois dias.
eu tinha 11-14 anos de idade.
nunca teve nem notícia de abuso dos coleguinhas.
mas como são meninas, aí tem que ver o perfil delas.

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

lembrei
aprendi a atirar de espingarda 22 nos escoteiros
tinha uma medalhinha de atirador
acho que hoje em dia seria impossível

tmarabo
tmarabo
Responder para  um dois
1 ano atrás

ótimo, é exatamente isso que eu esperaria encontrar.
legal, tem dois ou três grupos por aqui, vou especular.
obrigado!!!

Buiú
Buiú
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

É pelotas ou rio grande?
Quando eu fui, meu grupo sempre acampava com um de pelotas, Iguaçu.

Investidor
Investidor
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Coloca no judô ou karate. E principalmente, os pais têm que entrar na dança (filho é reflexo dos pais)

tmarabo
tmarabo
Responder para  Investidor
1 ano atrás

sim, vou precisar fazer o escotismo junto pra aprender algumas coisas também hahahahhahahaha

Hidden
Hidden
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Kkk politicos …

PowerGirl
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Nojo desse Doria. É um babacão!!!

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c03e8z144ggo.amp

Além de super-ricos, governo precisa taxar empresas de médicos e advogados, defende Arminio Fraga

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Entendeu quem manda e desmanda agora…. a LIDE precisa de laços estreitos com o poder

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Problema que essa direita travequeira e traiçoeira não terá espaço no PT nunca

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Dória deve ter ficado triste que o Alckmin virou vice do Lula e ele não.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

mas esse aí não quer espaço…. quer privilégios… e todo mundo leva sua $$$$ parte

Birolho
Birolho
Responder para  Johnnyboy
1 ano atrás

Como todo lobista! Nada de novo…

o_estrangeiro
o_estrangeiro
1 ano atrás

Bom dia mukis!

VÃO DE RETRO SATANAZES!

Johnnyboy
Em breve estarão acampando na quinta do Estrangeiro!
MST PT? rsrsr
___
Com dificuldades para pagar aluguel em Portugal, imigrantes brasileiros moram em barracas: ‘Tomo banho na praia’
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/26/com-dificuldades-para-pagar-aluguel-em-portugal-imigrantes-brasileiros-moram-em-barracas-tomo-banho-na-praia.ghtml

1+

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

aqui na região tem brasileiros, mas a maioria absoluta ou tem um negócio próprio, ou trabalha em empresa mista, ou é prestador de serviços qualificados. Poucos são os que vem pra cá em trás-os-montes pra ralar em plantação ou trabalhar como funcionário na “restauração”.

Falei aqui outro dia, a maioria que vem pra terrinha volta pra banania como o sparta falou, a maior parcela dos que ficarem vão para os paises ricos, restando aqui um percentual minimo.

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Bom dia mukis… enxurrada de acoes e contracoes, quem ganha? Ardevogados e dita justica.. ahh e a inseguranca bananoide.

Vai sim.

Hidden
Hidden
1 ano atrás
300esparta
300esparta
1 ano atrás

Quando falam que o jovem não quer mais nada….

é mundial..

Tem os videos da china do tal lay flat..

E nos EUA, não se acham mecânicos vide video abaixo:

Why Mechanics Are QUITTING

https://www.youtube.com/watch?v=dA6XiO2AlOY&ab_channel=LuckyLopez

———–

Se o cara é mecânico e QUER trabalhar, pode ir no Brasil, em Portugal, nos EUA….

Qualquer lugar e é só ter vontade e começar.

Mas é aquele negócio…

Netflix é 40 pila, comer e dormir na casa dos pais até os 40 sem pagar conta é bom… Uber tá barato… e sobrando 200 pro final de semana tá SHOW!

Pra que trabalhar, ter filhos e casar né?

Bora curtir!

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Hoje mesmo, cliente que instala ar tava falando que nessa semana que esquentou ele tem mais de 100 serviços…

Não tem como dar conta.

O cara estuda um pouco pra mexer com ar, fica de boa, ganha fácil uns 500-800 por dia…

E no inverno ele pode só limpar placa solar que tem um cara que conheço que tá só fazendo isso….

Tb não tem horário de tanto serviço que tem.

O dinheiro tá ai, e como um americano me falou um dia: You have to go get it!

tmarabo
tmarabo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

sim, eu falo pra um monte de gente que é autônomo e “faz tudo” pra meter essa de instalar/consertar/limpar ar condicionado.
ganha fácil 300/400 em um serviço (poucas horas).
“ah, mas no RS só ganha quando esquenta”, não interessa, é MAIS UM ganha pão que tu tens, e COMO GANHA no verão.
eu mesmo, quando começar a esquentar vou ter que chamar alguém aqui em casa pra ver um ar condicionado rsrsrsrsrsrsrs

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Fora de época sempre tem serviço, pessoal que se muda de apartamento, casa, eu já instalei fora de época e ainda assim tem agenda

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  300esparta
1 ano atrás

filosofia 666-caixão-não-tem-gaveta na veia

Hidden
Hidden
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Desde que PMJS to nem ai….

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Acho que antes de trabalhar duro, é necessário trabalhar inteligentemente.

Li a fala de um muki e me peguei rindo… muito!! 99% de nos somos meRdianos, QI normal e sem muito trabalho duro, empenho, estudo, dedicacao acima da media e … claro, sorte… acabaremos como operador de tele ou motorista de aplicativo.

Simples assim.

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Em 101% dos casos nao existe trabalho inteligente, existe Trabalho… que se fosse bom se chamava Praia, com volley churrasco breja e vista eterna do Hell..kkkk

Inteligencia coisa pra poucos e mesmo esses muitas vezes acabam na merdia.
Simples assim.

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Ahh me lembrei de tioSS, um Genio numa entrevista…. ja ryco e famoso, abriu paleto e tava todo suado: transpiracao meu filho, muito suor!!! So inspiracao nao da.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Mas trabalhar “inteligentemente” não quer dizer ser gênio e redescobrir a lâmpada. Um auxiliar de manutenção em ar condicionado vai tirar R$ 1500,00 por mês. Se trabalhar ‘inteligentemente”, vai aprender em 2 palitos o oficio e começar a trabalhar por conta, ganhando em média, 200$ o dia. Não é necessário ser um Einsten, só é preciso um pouquinho de inteligência. Está certo que no Brasil isso já pode ser muito mas…

tmarabo
tmarabo
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

200 reais por dia na média só se ter dias que não vai ter serviço, mas aí quando não tem serviço faz um uber ou faz freela de outra coisa.
ar condicionado é um excelente complemento de renda ou até mesmo a renda principal durante vários meses do ano.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Ja tive uma base quando trabalhava de mecânico, mexi pouco com ar mas… Pretendo talvez conciliar uns PMOC que faço com o serviço de recarga. Aos sábados, quem sabe. Coisa simples, residencial, como complemento apenas. Não sei. Está no radar.

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/09/26/reduflacao-por-que-produtos-menores-com-precos-iguais-vieram-para-ficar.ghtml

Batata palha uns anos atrás era 250gramas o pacote…hoje 90g
Requeijão, bolachas, salgadinhos, etc… tudo diminuiu

A unica coisa que não diminuiu foi o litro da coca cola

300esparta
300esparta
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

faça a conta do aumento da carga tributária no mesmo período.

Caixa de chocolate…

Governo decretou que mais de 300gr tem que ter imposto.

Logo as fábricas estão fazendo com 270-290gr…

Mas a culpa é DO CARTELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

uma das poucas intervenções estatais que eu defendo é padronizar o tamanho das coisas, é uma ofensa ao código do consumidor.
não tem como saber o preço com tantos tamanhos e quantidades diferentes.
em alguns casos o supermercado bota o preço de referência (preço por quilo, litro, metro etc.) mas mesmo assim é difícil.

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

É O PRÓPRIO GOVERNO QUE TAXA AS QUANTIDADES, IGUAL EU POSTEI ACIMA.

ELES QUE CRIAM O PROBLEMA CACETE!

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

eu não li isso… “ofensa ao código do consumidor…”

PELAMOR

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

eu quero vender UM bombom trufado fodão das galáxias com chocolate de cacau organico feito nas coxas das indias quememamis…. mas não posso porque tem de ser numa caixa padronizada de tantas gramas autorizada pelo bondoso estado com a benção do valoroso código de defesa do consumidor…

depois dessa tenho de ir-me… 🙂

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

o quê? uma das poucas leis boas é o direito à informação do consumidor, o que não significa abonar todo o CDC.
muito se melhorou com os fornecedores tendo que informar corretamente o que é, como é , como faz etc. e foi por causa do CDC.

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Com reforma tributária, wafer Serenata de Amor pode voltar a ser bombom; entenda

Atualmente, chocolates e produtos fabricados com ele estão sujeitos à alíquota de 5% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), enquanto o wafer paga 0%. Com a reforma, ambos terão tarifa tributária unificada. Manter a classificação não traria compensação financeira.

tmarabo
tmarabo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

a proposta de alíquota única do Paulo Guedes gera injustiça aqui e ali, mas no geral evita toda essa perda de energia de discutir se pão é pão ou biscoito, se bombom é bombom ou wafer etc.
milhares, literalmente, de discussões iguais a essas.

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

É O QUE VC DEFENDEU!!

QUE O GOVERNO DECRETE O QUE É CADA COISA.

GUEDES FALOU JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO!!

tmarabo
tmarabo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

ao contrário, eu defendi padronização.
a falta de padronização é feita para burlar e confundir o consumidor.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

ainda bem que tem o estado pra nos proteger desses empresários que querem nos burlar…

PRENDAM O SPARTA

Birolho
Birolho
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Relaxa, esse aí adora um estado cagando em nossa cabeça e ditando regra. E essa é a nata da sociedade bananeira, nunca sairemos da merda…

tmarabo
tmarabo
Responder para  Birolho
1 ano atrás

Nossa, ou se é anarquista ou se é adorador do Estado. Garanto que vocês não consultam no SUS, não chamam a polícia e nunca meteram uma ação na Justiça e nem vão pedir pensão estatal, pois seria contra os princípios.

Dentre eles, temos o que trabalhou 30 anos e vive de pensão estatal, dos outros não duvido que seja muito diferente…

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

vamos lá. Não uso sus, nem sistema publico tuga.
não preciso de policia, tenho várias armas aqui à disposiçao.

Recebo a merreca que já estive por abrir mão, visto que ainda na ativa meus rendimentos fora da atividade pública eram muito maiores, mas seria mais um dindim indo pra amão dos lagosteiros, então eu gasto em birita e comida, além de ajudar alguns que precisam.

de resto tu é estatista, tá no cerne do que vc escreve, se vc não quer ser repense o que te faz nesse momento se-lo.

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

“não preciso de polícia” foi a melhor de todas.
viva o mundo paralelo;

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

uai, vc vai ligar pra policia e TALVEZ eles venham te salvar.

minhas armas tão sempre a mão, e sempre bem manutenidas.

Tu se sente mais seguro? é porque vc quer se sentir acalentado pelo bafo estatal em seu cangote.

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

falas isso porque moras no interior de Portugal, que tem poucos crimes, dentre outros, porque tem uma polícia e uma Justiça atuantes.
ou aí tem milícias que fazem a proteção???

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

eu moro aqui porque quero morar aqui e exatamente por não aceitar conviver com bandidos, ainda mais bandidos tolerados e PROTEGIDOS pelo seu maravilhoso estado.

cara, entenda, o estado não resolve nada, ele só tira e piora a vida DE TODOS.

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

volto a dizer: o que gostas em Portugal é decorrente das poucas atuações estatais aceitáveis: administração da justiça.
o fato de no brasil se ter um narcoestado não é prova de que o Estado não deva administrar a justiça.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

cara , estado portughues é UMA MERDA!

o que tem de bom em portugal, a tranquilidade, a paz, é devido exclusivamente Á FAMILIA.

aqui os comunas tão no poder desde que salazar saiu, não destruiram porque A FAMILIA não deixou.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

tmrabo com certeza nunca precisou usar uma bosta de serviço publico que vc depende da sorte. Sim, sorte. só não reclama de serviço publico rico q tem tudo particular. Agora o pobre chamar policia é 2 horas. sus é 12 horas quando atende e por ai vai, serviço publico é um lixo em 99% das vezes que se PRECISA de verdade.

Bobolha
Bobolha
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Estranja, tem algum clube de tiro por aí? Vou à Terrinha em poucos dias e tenho que manter a minha habitualidade.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

olha, até tem, mas vc não acha melhor ir pra uma área de caça e praticar na natureza?

aqui eu gosto de caçar perdiz, calibra o olho. já tamo na época!

tmarabo
tmarabo
Responder para  Birolho
1 ano atrás

ng discorda de que nossos serviços públicos são uma bosta, não é esta a questão.

Andarilho
Andarilho
Responder para  Birolho
1 ano atrás

É um funça padrão comedor de imposto… passa horas aqui descrevendo como o povo bananense é preguiçoso e poderia estar ganhando dinheiro (muito dinheiro segundo ele) de muitas formas… hj foi com a estória do ar condicionado.
Não sei porque esse desgraçado não para de nos parasitar e vai instalar ar condicionado então… pqp.
É uma mistura de doença mental com falta de vergonha na cara, fica criando essas narrativas furadas dentro da própria cabeça vazia onde demoniza o povo miserável que explora, um espasmo de consciência (coisa que acho que não tem)

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

que só existem porque o estado meteu o dedo.

se o mercado agisse livremente, eu venderia biscoito, o sparta bolacha e QUEM QUISESSE comprava a quantidade QUE QUISESSE.

mas que bom que o estado resolveu esse problema… que não existia… até o estado resolver… esseproblema?!?

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

legal, aí tu vês a placa no posto: gasolina 5,00 reais. tu chegas na bomba e os 5,00 é pra 970 ml.
no outro posto, tá 4,60 a gasolina e tu chegas na bomba e o preço é por 900 ml.
e assim por diante.
seria muito legal mesmo!!!!!

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Hoje vc paga por 1 litro de gasolina e recebe 0,75L

SEU BURRO, É POR CAUSA DO ESTADO

O estado passa a mão na sua bunda e vc adora

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  300esparta
1 ano atrás

heheheh nem lembrei da alcoolina bananense 🙂 vivao estado!!

tmarabo
tmarabo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

ihhh, começou… por não ter argumentos, vai trazer OUTRAS intervenções estatais burras como se defender UMA intervenção fosse defender todas.
não é a primeira vez que fazes isso.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

seria mesmo, se o estado também não mantivesse um engessamento desse mercado especifico IMPEDINDO que QUALQUER UM abra um posto de gasolina.

eu prefiro pagar 2 reau em 0,874 l de gasolina do que 6 conto tabelado no litro padronizado…

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

o outro agora tira hipóteses malucas da cabeça… óbvio que é melhro pagar 02 e pouco por 0,874 ao invés de pagar 06 pelo litro “padronizado”, mas essa hipótese é inventada.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

inventada? tira o estado que ela passa a plenamente real.

o que é uma invenção ultrapassada e já desnecessária é o estado, pelo menos pra quem pensa com a propria cachola.

300esparta
300esparta
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

é pq cada posto de gasolina vender XXml diferente um do outro não é uma HIPÓTESE IMBECIL E RETARDADA E INVENTADA TB.

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

é uma hipótese inventada mas ilustra EXATAMENTE o que acontece no supermercado.
já o outro dizer que o valor da gasolina vai cair pra quase 30% do que é se liberar a venda sem qualquer padronização… francamente… o que se vê É O CONTRÁRIO: baixa a quantidade e o preço se mantém.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

AI MEU ZOVO

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

“eu prefiro pagar 2 reau em 0,874 l de gasolina do que 6 conto tabelado no litro padronizado…”

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

tá bom. eu prefiro pagar 4,00 conto em 0,875 l do que em 6 no litro padronizado.

melhorou? ou seu TOC estatal vai destrambelhar porque tem uma virgula? 🙂

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

mais realista é pagares 5,50 por 0,875 l ao invés de 6,00 no litro.
e como a informação não vai ser clara muita gente vai achar que 5,50 tá mais barato.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

eu não quero pagar mais caro PADRONIZADO porque as pessoas tem preguiça de fazer contas simples.

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

a conta é simples, mas na lista do super são dezenas de itens com dezenas de ofertas, cada uma com uma variável diferente.
são centenas de contas pra uma ida ao supermercado.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Pera que eu vou pedir pro papai estado tabelar tudo, o volume, a quantidade, o peso, o tamanho do pacote, o corte do cabelo, a quantidade de ração, horário de andar na rua.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

ainda bem que tem o estado pra proteger os PREGUIÇOSOS.

minha filha com 8 aninhos ajudava dona estrangeira nas compras, ela convertia o preço de cabeça, simples regra de 3, mas realmente deve ser necessário uma HP cientifica FINANCIADA PELO ESTADO pra fazer essas contas…

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

” o corte do cabelo, a quantidade de ração, horário de andar na rua.”
pra variar, tem que usar a falácia do espantalho, criando o que não é dito pra ter o que rebater…
sério que até aqui metem essa na cara dura????
e o estrangeiro já teve fanfics melhores do que a menina de 08 anos fazendo de cabeça centenas de contas…. o que acontece é que a Sra. estranja não faz conta nenhuma, bota no carrinho e deu.
ou a filha calcula o papel higiênico com rolos de 20 a 60m, pacotes de 04, 08, 12 , 16, 32, 64 rolos pra saber o mais barato rsrsrsrsrsrsrs

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

bem, se vc quer acreditar que ó que um fake da internet diz é mentira tudo ok.
mas se vc quer acreditar que o estado é bom, não tá tudo ok PRA VOCÊ não.

acorda rapaz, vc é novo, não vire um 666 estatista.

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

“se vc quer acreditar que o estado é bom” “não vire um 666 estatista.”
uau, ou se é anarquista ou já se vira tudo isso….

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

poxa, ainda bem que o estado garantiu isso!

deixa eu ir ali pagar um darf extra!

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Olha essa merda aqui:

tenta classificar um produto

e veja sua tributação

https://ncm.fazcomex.com.br/18-cacau-e-suas-preparacoes/

300esparta
300esparta
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Quer um ÓTIMO exemplo???

Carros 1.0 tem imposto menor do que maior ccc.

Ou seja…

Vc é OBRIGADO a pagar mais se quiser um motor melhor/maior.

Ai os cara falam: aahhhhhhhhhh, mas a montadora mete a facaaaaa….

Vai lá ver o porque…

Mesma coisa com produtos

Bobolha
Bobolha
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Depende. As montadoras viram a brecha (no mundo inteiro, diga-se) e criaram motores mais eficientes e potentes. Um 1.0 Turbo do Up! com 105CV (dizem q

Bobolha
Bobolha
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

Dizem ter 120CV no dinamômetro e tem gente extraindo mais de 150… Então algumas vezes a “limitação” é benéfica, embora a possibilidade de escolha a meu ver seja superior.

tmarabo
tmarabo
Responder para  Bobolha
1 ano atrás

bom, as limitações estatais estimulam a “criatividade” de burlá-las, mas não sei se é o melhor estímulo rsrsrsrsrs
ah, esqueci, por ter sugerido a padronização de certos produtos à venda eu sou estatólatra e devo ser defensor de toda e qualquer intervenção estatal. fugi do personagem, desculpem (e não “da” personagem que é o “correto”.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Antes isso era horrível, agora com o presidente Larápio eles passam pano, entenda

Investidor
Investidor
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Ontem mesmo lembrei desse assunto hehehe.

Vi no mercado uma bisnaga de maionese da Heinz que se diminuir mais um pouco, vira um chaveiro

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Ja fui

Inte.

https://livecoins.com.br/maior-banco-do-japao-vai-lancar-criptomoeda-binance/amp/

Ahhh sou mais a chitcao estatal talokay… essa PMJS!!! Yeahhh

tmarabo
tmarabo
Responder para  Hidden
1 ano atrás

tem tudo pra haver colapso pior do que o de 1929, mas tem há anos e a resiliência (capacidade de pedalar) é colossal.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

“capacidade de pedalar é colossal”
Tradução: IMPRIMIR DINHEIRO

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

emitir dinheiro. além de salvar empresas e outras intervenções.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

BNDES emprestando bilhões por 4.5% a.a. com inflação de 10%(Anos da Dilma)
Não tem coisa melhor que ser bilionário na BNN

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

https://www.youtube.com/watch?v=bf0j26bCbkA

Quem gosta de entender com pequenos países funcionam, tai um ótimo vídeo sobre como funciona os Oligarcas da Moldova

Sapato Furado
Sapato Furado
1 ano atrás

Padronizar pessoa de produtos seria de uma arbitrariedade enorme, mas seria a justificativa perfeita pro Zé que não sabe fazer contas dizer que foi justicado.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Pessoa = preços

Maldito corretor, precisa ser regulamentado ?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Já existe aquela outra lei que do pra calcular o preço por unidade de medida, tipo, por Kg, por litro… é uma das poucas coisas que fizeram que presta, muito embora eu ache que nenhum mercado deveria ser obrigado a fazer isso, pois tudo é custo pra colocar a mais nas etiquetas.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

cara, todo mundo anda com celular o tempo todo, se não sabe fazer conta de cabeça faz na calculadora dessa desgraça!

nada justifica padronização estatal nenhuma, o mundo vivia muito bem e saudável com o metro, libra, polegada, milimetros, kg, arroba, alqueire, jarda…

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

Sim, antigamente a pessoa podia dizer que não sabe fazer conta, hoje ela tem uma calculadora no bolso. E capaz de darem o preço por kg e o Zé ficar na dúvida (qual será mais barato? 5 é maior ou menor que 4?) ?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Mas eu sabia essa com laranjas. Chaves feelings

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

eu já vi que aqui todos botam o produto no carrinho e nem olham preço ou quantidade…
desconfio que nem supermercado vocês façam…

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

ou se olham preço, comparam o preço nominal de 01 kg com 900g e nem se dão conta.
aí quando tem o chocolate de 80, 90, 100, 110, 120, 150g fica um pouco mais “chato” de fazer a conta… então bota logo qq um e paga mais caro.

Tucano
Tucano
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

pelo menos nos mercados grandes tem o preço por kg ou por L na etiqueta, é só ler.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Tucano
1 ano atrás

A etiqueta é pequena, tem que criar uma lei com um cartaz de 40 x 60 cm. e depois colocar um pessoal treinado, com carteira de orientador de compras devidamente homologado na junta mais próxima com perido de trabalho de 6 horas intercalada.

300esparta
300esparta
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

e ai vai precisar de um órgão fiscalizador pra conferir se está tudo certo

tmarabo
tmarabo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

não precisa, a stranjeirinha de 08 anos calcula na hora se é mais barato o leite condensado de 395g a 5,35 ou a com 350 g a 4,93.

pelo menos hoje eu descobri que os “muquiranas” não fazem supermercado, e se fazem não olham os preços.
e eu que sou o herege rsrsrsrsrsrs

tmarabo
tmarabo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

tmarabo
tmarabo
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

não é padronizar preço, mas quantidades.

Tucano
Tucano
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

mas as quantidades já são meio que padronizadas, pela preferencia dos consumidores.
o saco de café tem 500g, o litro de leite tem 1L, e por aí vai.

reduflação é culpa do governo e sua impressão de dinheiro desenfreada.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Tucano
1 ano atrás

fecha a conta e passa a régua.

a culpa é sempre do estado, e da manada que o ama.

Tucano 26 de setembro de 2023 at 11:38

reduflação é culpa do governo e sua impressão de dinheiro desenfreada.

300esparta
300esparta
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

posta a foto do Iphone em Bitcoin pra dar um AVC no funça!!!
aeiohaeiohaeiohaeoiaehoiaehaeiohoai

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  300esparta
1 ano atrás
um dois
um dois
Responder para  Tucano
1 ano atrás

com certeza a culpa é do governo.
senão são leis arbitrárias é a inflação por impressão de moeda.
por que o empresário malvadão iria diminuir o produto?
normalmente é porque o valor nominal vai passar algum limite aleatório.
10 reais, por exemplo.
igual a leitura de gráficos de ações.
números redondos aleatórios influenciam até em atividades físicas.
por exemplo, muito corredores de ponta conseguem correr a maratona em 2 horas e pouquinho, mas agora um cara conseguiu correr em menos de 2 horas.
aposto que nos próximos anos muitas outras pessoas vão conseguir também, o que até agora era quase impossível.

Nilson
Nilson
Responder para  Tucano
1 ano atrás

o “litro” de óleo de 900 ml mudou de latão pra “prástico”

Investidor
Investidor
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Calma que na Banania será tudo padronizado em 100g hehehe

Investidor
Investidor
Responder para  Investidor
1 ano atrás

Fora que a padronização só vai fazer com que o mais caro coloque mais “água no feijão”

um dois
um dois
Responder para  Investidor
1 ano atrás

depois vai ter vídeo o youtoba
porque o chocolate no bananil é uma merda

Tucano
Tucano
1 ano atrás

dica de livro do dia:
Como lidar com a adversidade
https://amzn.to/3Zz7iOP

L3oCohen
L3oCohen
1 ano atrás
Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  L3oCohen
1 ano atrás

Nossa lula Chad vai ficar 4 semanas em Brasilia graças a cirurgia que fez.
Um recorde histórico este ano para o presida

300esparta
300esparta
Responder para  L3oCohen
1 ano atrás

tava faltando pouco mesmo pra tu começar a defender o Lula e provar pro partidão a verba que tu recebe

eapioheioahaeiohaeoihaeoihaeoiae

MrCitan
MrCitan
Responder para  L3oCohen
1 ano atrás

Podia por o Jean Willis no STF, assim ajudava a acelerar a destruição do Bostil. 😀

300esparta
300esparta
1 ano atrás

No Money to Pay Salaries! China’s Local Government Is $14 Trillion in Debt, Borrowing From Temples

https://www.youtube.com/watch?v=elEJYV1i_9g&ab_channel=ChinaObserver

——————–

Tá acabando a grana dos funças da china….

aaahhhhhhh se essa moda pega….

Leandro Rock
Leandro Rock
1 ano atrás

Por favor Marabo, para que tá feio, padronizar todos produtos semelhantes em um mesmo tamanho… Com direito a Código do Consumidô, POrCON e Celso Mano dos Russo vindo fiscalizar e multar as pequenas padarias que vendem coxinhas fora do tamanho padrão…

Hitler já controlava bastante o que os empresários alemães faziam, tamanhos, quantidades… A sua ideia não é novidade!

Poderíamos começar padronizando todas garrafas daUga em 1,5 litros. Pra que 300 ml, 500 ml??? Deveria ser tudo 1.500 ml porque é “difícil” ler o preço por litro escrito nos preços nos supermercados…

Já li toda minha cota de “Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado” do Benito Mussolini por hoje, FUI!

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

uau, o cara conseguiu vir com uma “redução a hitler” e eu tenho que parar que tá feio.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Não precisa ser exatamente o Hitler, foi só um exemplo, você pode chamar os fiscais do Sarney pra redundantemente fiscalizar, ou pode citar o Maduro, o Fernandez da Argentina.

Eles todos tiveram ideias bem parecidas com a sua. Deram mutcho certú!!! Devemos copiar aqui também!!!

Agora, pra não perder a piada, vou lá pagar a DARF porque caso contrário os impostos vão aumentar.

Pena que sua teoria não funcionou na prática, pagamos todas ano passado, tivemos arrecadação recorde no BR e mesmo assim painho e HAndrade tacaram muito mais impostos em nóis…

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

não, estás confundindo padronização de medidas com controle de preços.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

qual a diferença em padronizar algo ?

tmarabo
tmarabo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

no caso que falei é se ter a correta informação do preço.
as outras padronizações não sei rsrsrsrs são milhares.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Controle de preços é padronizar.

tmarabo
tmarabo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

sim, mas quem defende um padrão -ou alguns – não defende todos.
e quem acha que não defende nenhum pode ter certeza de que cedo ou tarde vai saber que segue mais padrões do que pensa, e o quando os padrões nos ajudam.

Birolho
Birolho
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Você é o jãozinho do passo certo!

Todo mundo interpreta suas postagens do mesmo jeito. Só você é o certo, e quando criticam se vitimiza.

E ESSA É A NATA DA SOCIEDADE, estamos phodidos mesmo…

tmarabo
tmarabo
Responder para  Birolho
1 ano atrás

não, a maioria não distorce o que eu disse e alguns o fazem por zoeira.
mas que acrescentam o que eu não disse para depois “rebater”, ah, como fazem.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Birolho
1 ano atrás

HEHEHEHEHE

ele é o famoso Porco Manco que quer andar de camionete

Fica de fazendo de porco vesgo para comer em 2 coxos

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Eu estou falando do Estado se metendo nas liberdades.

O aumento de preços pode se notar quando um preço simplesmente aumenta. Ou quando um produto, mantendo o preço, diminui sua quantidade, tamanho.

Os fiscais do Sarney tentavam tabelar o preço, não permitindo seu aumento.

Você quer “tabelar” o tamanho de um produto, não permitindo reduzir este…

Nos dois casos o Estado se metendo na liberde individual.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Essas maluquices das quantidades mudarem decorre justamente do sistema monetária atual, que gera uma inflação incomum e faz com que empresas usem esses artifícios para continuar vendendo.
Ou seja, o Estado fez merda uma vez (gerando inflação), e depois tem quem queira intervir nos preços e quantidades para resolver o primeiro problema, que na verdade, criará algum terceiro problema…

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

mas a diminuição no tamanho é pra enganar o consumidor, não é uma necessidade real como o é o aumento de preços.

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

quem engana o consumidor é o governo que desvalorizou a moeda…

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

inflação = índice de incompetência/desonestidade do guverno

tmarabo
tmarabo
Responder para  um dois
1 ano atrás

não discordo.

Investidor
Investidor
Responder para  um dois
1 ano atrás

Excelente, merece enquadrar

Nilson
Nilson
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

a marmita de 20 ladrões passou a vir com meio bife. No outro dia, comprei em outro que cobra 23 e vem lotada de carne assada. Enchi o tanque com “alcoolina” num posto, nunca mais voltei lá etc

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

eu nao gosto de criar polemicas, mas é esse mesmo colega marabo q defende que se vc nao sonegar imposto, o imposto cai pra todos.

enfim, ele tem postado normal utlimamente, mas ainda nao da para leva-lo a serio

tmarabo
tmarabo
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

“é esse mesmo colega marabo q defende que se vc nao sonegar imposto, o imposto cai pra todos.”
mentiroso, nunca defendi isso.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
1 ano atrás

E se fosse ao contrário onde estaria o professor hj? E veio de grupo, o restante que incentivou vai ter punicao?
Freirianos plantaram, agora colhem, por ação ou omissao diante do que foi acontecendo
https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/alunos-dao-tapa-em-professora-motivados-por-desafio-de-rede-social-795806?d=1

Se ela tivesse um guarda-chuva, podia ter mandado pro vale das sombras esse fdp e nao colocado a vida em risco
Mas, o rapaz é vitima e ela deve ser presa!!
https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/mulher-da-rasteira-e-derruba-suspeito-de-tentar-roubar-a-loja-dela-795801?d=1

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Tava vendo uma entrevista de um advogado de imigração que mora no Texas, e a cara de decepção do coitado, falando que o Biden leva ano que vem. 😀

Pé Vermelho
Pé Vermelho
1 ano atrás
Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
1 ano atrás

Por falar em área de serviço, percebi um aumento de lavanderias automáticas nos arredores de casa e não encontrei explicação. Abriram três ou quatro quase ao mesmo tempo, sendo que já existiam lavanderias (e tinturarias) em quantidade razoável pra uma região onde predomina a classe média baixa.
Tem dedo do PCC nesse negócio?

Pagando
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

Essa tendência chegou no centro de sp também. Fica todo mundo em pé olhando o celular enquanto a roupa lava, rs. Por aqui, vejo lavanderias da Omo, do sabão em pó. Tem até aplicativo pra agendar horário de uso.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Pagando
1 ano atrás

vc vai precisar de aplicativo até pra lavar roupa, ir no banheiro, digital pra entrar, digital pra sair, aplicativo pra estacionar, …qrcodes… inferno.

um dois
um dois
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

isso e de vez em quando ainda vai ter que meter a cara no celular, para que o aplicativo possa confirmar que você é você mesmo.
estou vendo séries coreanas e o celular para eles é quase como uma identidade.
o cara liga para um número de 15 anos atrás e espera que quem vai atender é a mesma pessoa.

Pagando
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

“região onde predomina a classe média baixa”
Voltei.
Preços são populares. R$ 15 o cesto, que dá umas 25 peças.
Omo (sabão) e amaciante (comfort). Tem várias franquias com vários nomes diferentes, mas me cheira a gigantes do setor por trás disso.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 ano atrás

Brasil tá uma delícia nesse primeiro ano da era lula…..

Com Dino no STF … ANO QUE VEM PROMETE!

Abomineve Homem das Naves
Abomineve Homem das Naves
1 ano atrás

Boa tarde meu povo e minha pova. 😀

E o país, vai?

Leandro Rock
Leandro Rock
1 ano atrás

tmarabo
uau, o cara conseguiu vir com uma “redução a hitler” e eu tenho que parar que tá feio.

1+

Marabo, dá uma lida com carinho nisso aqui, tirado do Mises e ve porque citei Hitler:

O socialismo alemão, como Mises o definiu, diferia do “socialismo de padrão russo”. O socialismo de padrão alemão, disse Mises, “mantinha, ao menos aparentemente, a propriedade privada dos meios de produção e permitia, ao menos nominalmente, o empreendedorismo e as transações de mercado”.

No entanto, tal arranjo era apenas superficial. Por meio de um abrangente e complexo sistema de regulações e intervenções econômicas, a função empreendedorial dos proprietários dos meios de produção era totalmente controlada pelo estado. Industriais e comerciantes, por exemplo, não mais tinham a função empreendedorial de tentar antecipar quais seriam as demandas futuras dos consumidores para então fazer as devidas alocações de recursos visando à satisfação desta demanda e, consequentemente, ao lucro. Assim como na União Soviética, essa função de especulação empreendedorial e alocação de recursos era feita exclusivamente pelo estado.

Consequentemente, dado que era o estado quem estava no controle efetivo da alocação de recursos, o cálculo econômico de preços e custos se tornava impossível.

“Na Alemanha nazista”, disse Mises,

Os proprietários dos meios de produção eram chamados de dirigentes comerciais, ou ‘Betriebsführer’. O governo dizia a estes supostos empreendedores o que produzir, como produzir, em quais quantidades e a que preços. O governo também determinava de quem eles deveriam comprar, a quais preços e a quem poderiam vender. O governo decretava os salários que deveriam ser pagos para cada trabalhador. E determinava também para quem e sob quais condições o capitalista deveria investir seus fundos.

As transações de mercado não eram genuínas; eram apenas um fingimento, uma simulação.

E, dado que todos os preços, salários e taxas de juros eram estipulados pelas autoridades, eram preços, salários e juros apenas na aparência. Com efeito, eram termos meramente quantitativos em meio a um ordenamento autoritário que determinava a renda, o consumo e o padrão de vida de cada indivíduo. Era a autoridade, e não os consumidores, quem comandava a produção.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Tirado do texto acima:

O governo dizia a estes supostos empreendedores o que produzir, como produzir, em quais quantidades e a que preços.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Democraticamente lindo
???

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

entendo até quem defenda que o meu controle de “uma situação” pode ser o gatilho para que o Estado queira controlar o tudo o mais (seria o boi abrindo espaço pra boiada).
mas daí a dizer como alguns no tópico que eu defendo todo o resto…

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás
tmarabo
tmarabo
1 ano atrás

Governo lulopetista pede moratória para pagamento de precatórios. Na prática, o pedido é de calote seletivo.

https://polibiobraga.blogspot.com/2023/09/governo-lulopetista-pede-moratoria-para.html?m=1

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

na verdade o STF mandou pagar pra ferrar com o bolsonaro e agora vai aliviar pra aliviar o ladrão carniça.

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Rapaz, e não é que a venezualiação já chegou?
https://twitter.com/Chief117Br/status/1706678892549812489

tmarabo
tmarabo
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

digo, eles se retrataram.

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

escreveram a lei bem daquele jeitinho
carne de animais culturalmente utilizados como alimento.
quem disse que carne de cão e gato estava fora do escopo dessa lei?
vai que tem um coreano lá no município

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

ou um xinês pasteleiro…

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Se for um coelho, por exemplo, pode servir de alimento.
Esse negócio de abater animais de rua sempre existiu, era bem comum, hoje em dia que virou “complexo”. Não digo que eu concorde, mas era assim que funcionava, justamente pra evitar proliferação de doenças.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Provavelmente é fake.

Mas acho que a venda e o consumo de carne de cachorro são proibidos no Brasil.

Nada que o SpTF não possa mudar amanhã em uma canetada.

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

é fake, já postei acima o link em que eles se retratam.

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

Microempresa goiana é ré por improbidade no Pará e representa chinesa que também é ligada a empresa de preso na Operação Vampiro

Leandro Rock
Leandro Rock
1 ano atrás

O controle dessa “situação” que você sugeriu, controlando o tamanho/quantidade dos produtos já causa uma grande merda, tão grande quanto o controle de preços.

Eu não vi você falando de controle de preços, somente do controle de tamanho/quantidade. Controlando preços dá uma merda grande, sobe energia, sobem impostos, sobe o salário mínimo, sobem todos os custos e o comerciante por LEI não pode subir os preços, porque caso contrário os fiscais do Sarney multam ele…
Não podendo subir preços e tendo todos custos subindo, terá prejuízo e logo logo ou fechará ou quebrará, causando demissões e aumentando os custos do ESTADO com seguro desemprego, entre outros…
O ESTADO foi “bonzinho” não permitindo o reajuste de preços e causou uma merda maior, falindo empresas e causando a falta de produtos nas prateleiras. Isso aconteceu em vários países, Alemanha, Brasil na década de 80, Venezuela, Argentina e vários outros.

MAS controlar o tamanho/quantidade de produtos, que foi o que você falou, é praticamente a mesma coisa que controlar preços… O poder de compra está baixo, aí o empresário nota que se subir preços as vendas despencam, aí ele opta pela REDUFLAÇÃO, mantendo os preços mas diminuindo o tamanho, assim as vendas permacem parecidas com as de antes sem maiores prejuízos pra ele e pra economia em geral, incluindo os teus tão estimados impostos arrecadados.
Aí você por LEI não permite que o empresáro reduza o tamanho dos produtos, ele vai ter que obrigatoriamente subir os preços, ou ficar no prejuízo. Subindo os preços as vendas despencam, a arrecadação cai, o desemprego aumenta, coisa que não aconteceria se o ESTADO permitisse simplesmente o empresário reduzir o tamanho do produto.

E tem a terceira situação, que é a pior, o ESTADO proíbe tanto subir preços quanto reduzir quantidade dos produtos, com todos outros custos subindo, o empresário não tem escolha, ou para de vender ou fica no prejuízo. Resultado, prateleiras vazias.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

era resposta pro Marabo logo acima:

“tmarabo 26 de setembro de 2023 at 12:49
entendo até quem defenda que o meu controle de “uma situação” pode ser o gatilho para que o Estado queira controlar o tudo o mais (seria o boi abrindo espaço pra boiada).
mas daí a dizer como alguns no tópico que eu defendo todo o resto…”

tmarabo
tmarabo
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

é o contrário: a padronização evita a maquiagem de preços.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

Desisto!!

🙂

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

porque o estado fiscaliza? com todo aquele aparato baratinho e eficiente?

tá aí a solução pra tudo, baixa uma lei, o estado fiscaliza, e todo mundo fica feliz. Não sei como nao pensaram nisso antes…

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

“tá aí a solução pra tudo, baixa uma lei, o estado fiscaliza, e todo mundo fica feliz. Não sei como nao pensaram nisso antes…”
de novo a distorção…

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

“é o contrário: a padronização EVITA a maquiagem de preços.”

o que eu distorci?

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

bom, se tu achas que o preço do chocolate é o mesmo em barra de 100g a 05 reais e em uma barra de 90g a 05 reais…
e se achas que a redução não é exatamente para burlar a memória de preço das pessoas… e se aproveitar que as embalagens dão a impressão de serem do mesmo tamanho.
na boa, precisa fazer o rancho no supermercado pra saber.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

se eu achasse isso não detestaria o estado.

isso ocorre POR CAUSA do estado.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

vc tem que entender uma coisa, optando por um caminho esse caminho vai ser seguido EM TODAS as esferas, se vc quer que o estado padronize, ele vai padronizar TUDO ao fim, do que vc PODE comer para o SEU BEM, o padrão de mulher/homem que vc pode desposar (vai que o funça do ministério do amor te encaminha pro jéssicão trans?) , como criar seus filhos de forma PADRONIZADA…

não tem meio termo, isso que as pessoas em sua maioria não entendem, aceitou um pouco do veneno? tem de beber o copo todo.

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

claro que não tem meio termo, isso eu já entendi rsrsrsrsrs
ou reza a cartilha como vocês acham que deve ser ou é nazista/ fascista…

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

mas é por aí mesmo, não existe meio estupro.

aceitou parte do socialismo/comunismo/estatismo tem de aceitar tudo.
ou ser um individuo.

escolhas, mas ao contrário do que parece, são pouquisimas as opções.
e não tem “menos pior”, só o bom ou o ruim

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

tu tá parecendo cada vez mais os esquerdistas com a história de que uma cantada equivale a um estupro. até olhar demais é estupro.

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

o guverno bananense não dá nem segurança pública minimamente decente (o básico do básico)
vai querer ele metido em regular gramatura de barra de chocolate?
quantos por cento de açúcar máximo permitido?
qual o tipo de gordura permitida?

tmarabo
tmarabo
Responder para  um dois
1 ano atrás

bom, aí de novo estás incluindo questões pra poderes argumentar…

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

acho mais fácil ler a embalagem do produto do que ter alguém do estado determinando que barra de chocolate só pode ter 100g e não 90g

um dois
um dois
Responder para  um dois
1 ano atrás

se o cidadão não consegue perceber que 90 não é 100, aí não vai ser por lei que ele não vai ser enganado.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  um dois
1 ano atrás

pô cara, assim vc vai acabar com o estoque de troféus do blogui! 🙂

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Mais um dia normal na Ambev do Rio.
https://twitter.com/84Attack/status/1706364268482830598

o_estrangeiro
o_estrangeiro
1 ano atrás

tragam dois mitos pra esse troféu, mas padronizados segundo as normas da ABNT e com todos os emolumentos pagos! 🙂

um dois 26 de setembro de 2023 at 12:46
quem engana o consumidor é o governo que desvalorizou a moeda…

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Chocolate SHOT da Lacta

Agora tem a a embalagem de 200 gramas
70gramas e 20 gramas

Basta a pessoa escolher
Ali tem preço por Kg

tmarabo
tmarabo
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

” leite condensado de 395g a 5,35 ou a com 350 g a 4,93.”
em alguns lugares tem.

um dois
um dois
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

leva a de melhor marca
seguida do de lata (preferência pessoal)

Investidor
Investidor
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Chocolate? hehehehe

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Investidor
1 ano atrás

Ah naoooooo
Chega

o_estrangeiro
o_estrangeiro
1 ano atrás

chegamos a um ponto em que a degeneração veio forte mesmo, ao ponto de não acharem factível uma criança de 8 anos saber fluentemente regra de 3, porcentagem…

idos bons tempos de banania em que na feira-livre os moleques faziam as contas todas de cabeça, pesavam na balança, nem se aventava o uso de calculadoras, entendo que realmente pro pessoal mais novo isso já causa estranheza.

tmarabo
tmarabo
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

“não acharem factível uma criança de 8 anos saber fluentemente regra de 3, porcentagem…”
acho factível.
não acho que ela vá fazer isso dezenas de vezes e com variáveis do tipo: leite condensado de 395g a 5,35 x com 350 g a 4,93.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  tmarabo
1 ano atrás

rapaz, vc tinha de ter ido a uma feira-livre de antigamente…

isso me lembrou uma atendente (filha do dono) de uma padaria no rijota ali pelos anos 2000. TODA conta , TODA, sem exceção, ela fazia na calculadora. 10 reais, pra pagar 5, ela ia lá teclar na calculadora 10 – 5…

e isso em banania que não era portentosidade alguma em educação, vc tem de ver é filhote de japa/coreano fazendo contas com o “abaco mental”.

enfim, o mundo tem de dar voltas novamente, ou a IA tem de ensinar os humanos a serem humanos de verdade.

Investidor
Investidor
Responder para  o_estrangeiro
1 ano atrás

Rapaz, quando moleque eu conhecia um cara na feira que chutava o peso das coisas e raramente errava, quanto mais fazer conta de cabeça.

Hoje a molecada não sabe nem usar a calculadora mas dá um tik tok, zap e etc pra vc ver a miséria que eles fazem hehehehe