Bom dia!

Sejamos sinceros, nessa semana fria de outono: Certos temas já passaram da etapa do folclore e viraram assunto corrente. O lance dos carros elétricos, por exemplo. Pessoal do blogue é bastante sensível a certos temas por acreditar ter boas respostas para alguns daqueles problemas que sempre trazem este assuntos à tona.

Vamos raciocinar rapidinho: A maioria absoluta dos amigos deste grupo não pode comprar um carro elétrico, mesmo daqueles mais vagabundos, hoje em dia. A maioria do nosso pessoal não pode se dar ao luxo de comprar um pet eletrônico caro e cheio de demandas para realizar as suas tarefas cotidianas, eliminando o fumacento e ruidoso carroção do Tio Otto.

E no entanto, vemos uma propaganda maciça em prol desse negócio. Eu desde o começo dessa ladainha frisava que o problema desse lance não era a qualidade do carro elétrico, ou a tecnologia envolvida, mesmo que ruim, ou o custo exorbitante dos caixotinhos. O problema sempre foi a falta total de infraestrutura para suportar esse negócio. O pessoal de hoje abstrai mal certos conceitos, principalmente aqueles com uma etapa histórica no meio.

A cem anos não haviam postos de gasolina nas cidades. Nos anos 1930 já tinhamos multinacionais vendendo combustível no país. A transição da charrete para o carro a motor no Brasil demorou cerca de 20 anos. No começo dos anos 1930 já tínhamos empresas aéreas ligando grandes centros do país, navios costeando e atravessando os oceanos, movidos a combustível “fóssil”. Notemos: em vinte anos saímos das carroças para os caminhões, aviões, carros, locomotivas a combustível.

A transição pode ser rápida no caso do carro elétrico, mas aqui tudo é mais lento. Os custos de qualquer coisa são elevados. Você compra um carro elétrico de 120k e precisa de um carregador pra usar em casa, ou contar com a boa vontade dos locais de recarga, que são poucos e localizados em manchas urbanas, longe das periferias e das rodovias.

Estamos no começo de uma incorporação forçada de tecnologia e isso é um problema para quem resolveu ser early adopter, cobaia dos processos atuais de construção. Não vou ficar arengando sobre a Txáina estar desovando sucata aqui, etc. Isso é bobagem, eles estão simpelsmente fazendo dumping de seus produtos no mercado mais caro do universo pra se vender carros. Estão trazendo bons carros, para o que se espera de carros chineses baratos.

E é só isso. Não vejo essa coisa de “invasão chinesa”. Povo macaqueia muito. Chegou um ferry com 4500 carros. Tá. E devem chegar mais cem desses. Estes carros estão sendo vendidos? Serão oferecidos aos gaúchos que perderam seus carros em acordo com as seguradoras e o governo federal? Irão ser comprados pela Localiza para fazer rotas urbanas? virarão uma categoria de Uber especifica? A gente pode escolher qualquer teoria para justificar o óbvio: Se os txainas trazem, alguém está demandando isso.

Bananense é genioso. Quando esse negócio de elétricos começar a ser vantajoso de verdade a infraestrutura da gambiarra será criada. Não precisamos nem se ocupar em teorizar, pois isso é fato. Você vai num bairro de periferia, uma cidadezinha do sertão paraibano e lá tem internet, serviços online, negócios dependentes de tecnologia, trabalho remoto, etc. A realidade se molda à demanda. Até em Belém isso está começando.

Problema é: enquanto as importadora chinesas entenderem que lucram abusivamente aqui, nada muda. Txaina não liga pra custos ou qualidade, apenas faz e vende. A gente aqui bota preço em corsa 1997 e TV pifada. Valoramos qualquer coisa a qualquer tempo. Então ainda estamos na fase de assimilação do quão complicado vai ser assumir que aquele carrinho elétrico de 120 mil reais não vai valer NADA daqui a dez anos.

Bananense acredita que carro é patrimonio imóvel, não compra carro pensando que ele vá durar dez anos. Carro aqui é reserva de valor, e isso pesa na conta. Creio que este, e não outros fatores determinarão a assimilação da tecnologia deforma definitiva aqui. A sensação de que o carro é descartável afugenta o comprador mais tradicional. O joven dinâmico que compra não se importa com isso, vai revender logo e por isso, não tem esse apego a carro. Mas a maioria dos consumidores que hoje está afastada do carro zero, como fica?

Essa fica para os próximos capítulos!

Bom dia!

12+
  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 08:10

    Bom dia
    esse é tópico numero 29.247 sobre carros elétricos

    quando vamos ter um tópico sobre a treta da Luana Piovani com o Menino Ney?

    6+

    • Tucano 1 de junho de 2024 at 08:22

      Qual foi a treta?

      2+

    • Mutuário 1 de junho de 2024 at 08:45

      Até agora não sei qual foi a treta do trump que julgaram ontem.
      Ele negou que pagou pra ficar com uma vagaba e a vagaba disse que ele pagou, ou alguma coisa desse tipo?

      3+

      • 300esparta 1 de junho de 2024 at 08:50

        foi +- isso.

        O advogado do Trump pagou pra ela ficar quieta e parar de falar, sem o Trump saber.

        E usou dinheiro da campanha pra fazer isso, por isso deu a treta toda.

        A principio foi isso que eu li, como não tenho muito interesse, não fui muito a fundo.

        5+

  • 300esparta 1 de junho de 2024 at 08:15

    bom dia

    0

  • Tucano 1 de junho de 2024 at 08:23

    Bom dia!
    Contratei o Arthur C. Clarke para escrever lá no meu blog

    A estrela
    https://marcelocorghi.wordpress.com/2024/05/31/a-estrela/

    3+

  • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 08:38

    Esses híbridos japoneses parecem que se adequariam melhor a realidade brasileira.
    Você tem o motor a gasolina e o elétrico, que trabalham um independente do outro, e a vantagem de trabalhar junto é aumentar a autonomia de viagem, o custo por litro.
    E acho que ele elétrico do híbrido é um passo menor que a perna

    2+

    • 300esparta 1 de junho de 2024 at 08:45

      pra mim o híbrido é o pior dos mundos

      junta a bateria cara e manutenção alta e não resolve nem um e nem outro problema…

      A não ser que o cara roda muito, muito mesmo, ai se paga.

      Mas pro meu uso, não vejo sentido.

      1+

      • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 09:00

        mas o motor elétrico e bateria não são iguais ao carro 100% elétrico

        “Nos veículos elétricos híbridos plugin, o motor é alimentado por uma bateria semelhante à de um BEV. A principal diferença é que a bateria possui um tamanho menor e o motor elétrico é utilizado como complemento do motor de combustão.”

        1+

        • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 09:02

          Por isso eu disse que era um passo menor do que a perna, eles estão estrando no elétrico sem ter os mesmos problemas atrelados aos 100% elétricos, e aproveitam a infraestrutura de carros a combustão.
          Com um híbrido desses, você viaja tranquilo pra qualquer lugar.

          1+

          • 300esparta 1 de junho de 2024 at 09:07

            a bateria de um RAV4 híbrido custa R$30k

            Pra que diabos eu vou querer algo assim?

            1+

            • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 09:45

              Logo vem uma gambiarra com bateria normal de carro

              0

            • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:36

              Mas você usa menos a bateria do carro, e se ficar sem, acho que tu pode continuar usando o a combustão.
              Por algo custar 30 mil, tem câmbio automático que custa isso, aí nenhum carro mais caro se compraria.

              1+

  • Mutuário 1 de junho de 2024 at 08:52

    Estou satisfeito com o meu bolhudomóvel semi-velho. Modelo que já saiu de linha, confortável, espaçoso, potente e não beberrão.
    Em 2 ou 3 anos vou trocar por outro da mesma categoria que não tenha turbo, nem seja híbrido e muito menos elétrico. O problema é que carros com essas características serão cada vez mais raros.

    5+

    • 300esparta 1 de junho de 2024 at 08:55

      eu to feliz com meu carro japonês emplacado no Paraguai aiheoihaeioae

      As crianças adoram, paguei 13k, automático, 8 lugares, motor 2.0 beberrão

      Paguei o imposto ontem, 85 reais….

      Mas assim, só funciona pra quem tá na fronteira.

      E uso muito pouco ele, usei mesmo pra trabalhar lá dentro do paraguai.

      6+

      • Mutuário 1 de junho de 2024 at 09:07

        Carro serve para atender as nossas necessidades.
        Se o trabalho do cara é enganar 666s deslumbradas e precisa aparentar sucesso, como os corvos de imóveis de luxo, ou adêvogádu de causas importantes, até justifica andar de bmw, Mercedes, Audi.
        Agora comprar um carro só pra causar ‘enveja’ no seu vizinho derrotado, o 666 deslumbrado é vc!

        9+

        • Poker Bubble 1 de junho de 2024 at 09:14

          Mutuario, tem tb o prazer e o gosto por carro.
          Esses fatores intangiveis me fazem manter o alemao na garagem, mesmo tendo comprado o cliozinho véio como meio de transporte.
          Ja falei aqui, é uma merda pagar o IPVA dele, mas toda vez que pego estrada, ou vou em un track day, é só alegria e prazer.
          Mesmo 4 anos depois de comprar, e com ele completando 10 anos de idade, paro ele na garagem e quando saio dou aquela olhada e dou um sorriso, afinal aquele brinquedo com o qual sonhei na época de pindaíba aos 16 anos, hoje esta na garagem me esperando.

          Sobre carro elétrico, talvez para uso estritamente urbano, tipo um Smart Fortwo, pudesse me convencer, agora para viagens longas e algo em que eu possa confiar, tá pra nascer alguma coisa que barre os carros de combustão.

          1+

        • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 09:21

          Eu nem consigo diferenciar direito um elétrico de um a combustão. O cara além de comprar o carro experimental tem que equipar a garagem com carregadores, deixando td bem visível pra deixar claro pro vizinnho que tem.

          Acho que daqui uns dias vão colocar umas placas nas garagens “aqui tem carro elétrico”.

          3+

  • 300esparta 1 de junho de 2024 at 09:16

    Vamos dizer que vc é um tradutor gringo e quer traduzir uma notícia do Brasil…

    Como traduz essa porra pra um gringo entender????

    Suspeita de matar empresário com brigadeirão devia R$ 600 mil a cigana

    Metrópoles

    5+

  • 300esparta 1 de junho de 2024 at 09:30

    Aqui tem algo que se eu tivesse $$$ e TEMPO eu teria:

    https://9gag.com/gag/ayN0Bvy#comment

    1+

  • Pagando 1 de junho de 2024 at 09:31

    Bom dia, muquis ? ?
    Confesso que carros não são o meu forte.
    Quem faz viagens longas com elétricos é o Gustavo Cerbasi. Bota a esposa e os três filhos dentro e pega estrada.
    Ele sempre mostra pontos de recarga, normalmente, restaurantes. Hotéis também.
    Uma demanda que vejo em sp é que o condomínio tenha esses pontos de recarga. Creio que os novos prédios virão com isso aí instalado de baciada, um pra cada vaga pra não ter briga entre vizinhos.

    Placas solares, carros elétricos e carregadores, Petrobras com um plano de investimento robusto em transição de matriz energética. Aposto que os próximos 10 anos veremos muitas mudanças, igual falado sobre 20-30 anos do século passado. Mas, serão 10 anos na nossa vez.

    1+

    • Tucano 1 de junho de 2024 at 11:10

      Salvo engano ele é garoto propaganda da Audi

      1+

  • mario-aquele 1 de junho de 2024 at 09:31

    A única coisa que me incomoda neste processo do elétrico é que ta sendo guela baixo.
    Tecnologia sempre teve seu ciclo natural e nem sempre a melhor prevalece as vezes por aparecer muito cedo ou muito tarde.
    Fico pensando se o gov Br criar uma lei para os elétricos e o resto do mundo adotar o hidrogênio.
    E as usinas de álcool como ficam nesta história?
    Bom dia !

    5+

    • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 09:44

      Enquanto isso indiano queimando mais petróleo barato da Rússia e crescendo sem parar.

      No final os orientais estão cagando para o politicamente correto.
      Vide China que não para de abrir usinas de energia movida a carvão

      4+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 09:49

    4+

    • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:47

      Fazem gato e sapato com a direita, até Trump já virou tchuchuca.
      O único que se mantém firme e forte é Bukele. Ki homi!!!

      3+

      • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:48

        Milei que se cuide, se não der cabo nos peronistas e na tigrada Argentina, será o próximo.

        2+

      • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 10:50

        A direita luta dentro das 4 linhas da constituição. Ja a esquerda…

        3+

    • MrCitan 1 de junho de 2024 at 12:38

      Antes tivesse comido, mas a própria mulher que fez a denuncia falou que não teve nada com ele, só queria dinheiro mesmo.

      3+

  • 300esparta 1 de junho de 2024 at 09:49

    os meme da facada no político alemão não param

    https://9gag.com/gag/aO8b763

    1+

    • Neco 1 de junho de 2024 at 09:54

      Simplesmente inacreditável.

      Mas… Vai piorar.

      2+

      • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 09:55

        Logo casar com meninas de 13 anos será lei na Europa
        Afinal, não pode ser intolerante contra o islã

        Será que o futuro rei da inglaterra(o william) vai precisar dar uma filha dele para algum Mohamed para manter a paz na Inglaterra? Duvido nada

        2+

  • Neco 1 de junho de 2024 at 09:52

    Bom dia.

    Isso tudo é culpa dos europeus com essa coisa de descarbonização a todos custo.

    Está errado o Brasil sendo um país de terceiro… quarto mundo querer ter as mesmas normas de emissão de poluentes da Alemanha. Ficando na frente da China, Índia e EUA. Totalmente errado.

    Mas, quem somos nós pra falar isso? Ninguém.

    Eu vou manter meu “semi velho” enquanto possível. Mandei lavar , passar cera, etc ontem, olhando de longe nem parece que tem 13 anos.

    6+

    • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 09:56

      Concordo com o Neco.

      0

      • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 10:22

        Brasil tem um PIB per capita de uma África do Sul.

        Mas eeeeepa eeeeepa veja lá como falam seus sirigaitos, terceiro mundo não! Somos quase… uma Escandinavia ?

        7+

    • 300esparta 1 de junho de 2024 at 10:03

      eu não tenho NADA contra o elétrico

      NADA

      O que eu sou contra é algum tipo de obrigatoriedade estatal. ISso eu sou totalmente contra.

      Se for bom mesmo, todos vão usar, se for empurrado guela a baixo, ai é pq não é melhor, é pq foi empurrado mesmo.

      8+

      • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:41

        Mas vejam que essa intervenção estatal atinge até os carros a combustão, esses motores de 3 cilindros são crias disso, pois tentam emitir menos poluentes para passar nas normas estatais, mesmo que isso torne o motor descartável.
        Tudo que advém de ruim, seja na gasolina, álcool, diesel ou elétrico, é culpa desses putos.

        5+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 09:58
    • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:44

      Disseram que ele ia cair, mas não, continua firme e forte e prendendo a rodo.
      Tinha gente didireita reclamando que o Musk sumiu hahaha eles queriam um salvador gringo, o cara já deu tudo pronto e de bandeja, querem que ele venha invadir a BNN de foguete e fincar uma bandeira em Brasília?

      4+

      • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 10:50

        Acho que o Musk fez bem, lá fora o cara entrou no mesmo time do Maduro e Kim Jong Un. O problema é o que esse povo faz dentro dos seus países.

        1+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 10:01

    https://aeroin.net/conheca-a-frota-de-jatinhos-de-jeff-bezos-da-amazon-um-dos-homens-mais-ricos-do-mundo/?amp

    Fim do canudinho, carro a gasolina e políticas ESG pra você.
    Para os super ricos, jatinhos poluentes a vontade + ferraris que fazem 2km com um litro.

    4+

    • 300esparta 1 de junho de 2024 at 10:06

      esses dias ele ou a mulher dele vieram pra foz.

      Como eu sei?

      Passou um jatinho chique e Gourmet, joguei no Flight Radar…

      Veio direto de Seattle pra Foz… Era um G650 se não me engano…

      E eu tinha visto um video que ele tem 2 desses e mora em Seattle…

      Certeza que era dele.

      Deve ser muito louco poder viajar assim, isso é uma riqueza que eu invejo…

      Carro esportivo não me importo, não sou fã…

      Mas avião…. PQP…. poder entrar sem ter que pegar fila em aeroporto, e ir direto pro destino final, sem se preocupar com trocentas malas e td mais…

      Deve ser loco

      11+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 10:34
    • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 10:40

      E com fica nossa produção de textos com pesquisas de poonta sobre a experiência queer?

      5+

      • Sapato Furado 1 de junho de 2024 at 10:45

        Pior que farão greve, vão reclamar, mas o 13 está garantido em 2026.
        Se eu fosse Lula faria o mesmo, eles votam até na sarjeta

        5+

      • Barnabezinho 1 de junho de 2024 at 13:19

        Esses não falham.

        2+

    • Pagando 1 de junho de 2024 at 11:30

      Aqui em bsb, a unb cheia de faixas mais de mês, já, e ninguém liga, rsrs.
      Enquanto isso, a turma do colégio Marista domina. Estudante pra tudo que é lado. Não sei se essa turma cursará unb mais pra frente…

      4+

  • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 11:25

    Sobre economia informal.

    Faz sentido esses paranaue com rabo de arraia que fazem com MEI e a informalidade total. Já vi MEI fazendo rodízio de maquininhas, cada uma de “uma pessoa” diferente. Sempre vejo pessoas prestando serviços diversos sem MEI sem nada, e custa caro (reparos etc).

    Bananil tem pouca coisa formal que compensa e cada dia mais coisas ficam inviáveis, sorte de quem virou funça e não está nessa ponta.

    Laffer já desenhou, os esquerdinhas duvidaram e tacam impostos, aí cresce informalidade.

    Pais não se desenvolve por conta disso, a esquizofrenia bate e falam de soberania nacional.

    Sinceramente, meu sonho é que nos próximos anos eu receba em BTC ou algo assim o “grosso” e em moeda podre estatal apenas o necessário para ir se mantendo aqui. Gostaria de dar uma banana para td isso tendo mais mobilidade.

    É muito carrapato para pouco boi. Idiota quem ainda bota fé sem hipocrisia nesse sistema.

    2+

  • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 11:30

    Sobre cuidar dos seus.

    Em países onde as coisas não vão bem, tem apenas algumas ilhas de prosperidade e o resto é calamidade. Não sei como faz para alguém que está fora das ilhas de prosperidade para cuidar do seu.

    Imagina que vc vê é um Afegão lá no Afeganistão, vivendo no meio daquele povo. Como faz? Não dá nem pra imaginar. Talvez tenha um negócio online, mas acorda com tiros de AK do vizinho. Só consigo imaginar alguém sempre procurando ir para algum canto um pouco melhor, talvez dentro do Afeganistão tenha uma ilha de prosperidade tbm, senão só imigrando para cuidar dos seus.

    3+

    • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:32

      Depois que o talibã voltou o número de estupradores e ladrões caiu quase 100%

      Quem é pego ou perde o Pinto ou mão
      Então quase 100% não voltam a cometer crimes

      1+

      • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 11:40

        Deve ser uma evolução do que conhecemos como milicia aqui. Tem favela com traficantes que impõem algumas regras tbm. Acredito que seja uma variante com regras mais rígidas e talvez mais extorsão, violência e td mais.

        Não dá pra imaginar que isso torna o ambiente tão bem quanto tentam passar. Meu ponto continua, o vizinho que dá tiro de AK é do taliba, sobre o pretexto de impor regras.

        3+

      • bomberman 1 de junho de 2024 at 11:41

        Pensei assim por um tempo, mas uma hora o mundo bate na nossa porta

        2+

        • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:44

          Ou é um povo que quer se manter na idade média pra sempre

          2+

    • Pagando 1 de junho de 2024 at 11:43

      Então, Luke.
      Eu acho que precisamos lapidar também o olhar para setores estratégicos aqui no Brasil: energia, agro, tecnologia (nem que seja pra fazer home office pra empresa estrangeira), finanças e contratos digitais/token.

      Temos 5.580 municípios. É muita coisa pra pesquisar. Mas, reforço aqui: estou olhando pro Espírito Santo e Centro-oeste inteiro: GO, MT, MS. Esse é o meu recorte.

      Acho que você é um dos mais jovens aqui do blog. Dá pra desenhar uma vida bem interessante pra você.

      Até eu, com 41, tô olhando pra Petrobras mesmo com todos os seus enormes problemas de transparência. Eu sei que o tema funça não faz muito sucesso no blog, rsrs, mas estou olhando pra essa estatal também. Tenho um técnico em adm que pode ser útil pra entrar via concurso, rsrs, claro sendo aprovada, que é o mais difícil.

      5+

      • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:48

        Bostil tem que andar com as regras debaixo do braço

        Aqui não dá para virar um Elon musk ou Jeff bezos.

        Banania concurso público ainda será por muito tempo a porta de entrada para fazer parte do tão sonhado 1% mais rico da população

        4+

      • Pagando 1 de junho de 2024 at 11:50

        Na vez do meu pai, ele saiu da roça no interior do Espírito Santo e trabalhou na indústria em sp.

        Meu irmão trabalhou na indústria, mas pegou o fim da era, pois as indústrias saíram de sp. Hoje, ele é mecânico no interior de sp, mei e tem um ajudante.

        Eu trabalho no setor financeiro e saí de sp de tanta automação que tá tendo lá. Meu perfil não é comercial. Enquanto tento sobreviver na área técnica, ganho tempo para planos b, c, d, incluindo transição de carreira.

        Meu pai construiu a vida em sp. Na geração seguinte, meu irmão e eu saímos de sp.

        5+

  • Saulo 1 de junho de 2024 at 11:34

    Sinceramente não me agrada falar mal de aspectos físicos de pessoas, mas que orra é essa ?.

    https://x.com/JoaquinTeixeira/status/1796641765555917082?t=-Y4w0CtGqT_XKQKHnfMFPQ&s=19

    0

    • Saulo 1 de junho de 2024 at 11:35

      (…) que orra é essa ??

      0

    • Pagando 1 de junho de 2024 at 11:54

      Não malha com a Solange Frazão, rsrs. Tem os exercícios no YouTube.

      2+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:34

    https://insideevs.uol.com.br/news/721470/byd-desembarque-carros-eletricos-hibridos/amp/

    BYD acelera e planeja trazer 100.000 carros eletrificados ao Brasil até julho
    Volume de importação sem precedentes de elétricos e híbridos plug-in visa garantir abastecimento até o final do ano

    1+

    • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:35

      Pqp
      Chineses não estão para brincadeira

      E ainda tem alguns do blogue que falam que a China é um tigre de papel kkkķk

      Imagina então o que é o Bostil se a China é um tigre de papel

      1+

      • Cadeia Marcov 1 de junho de 2024 at 12:16

        e o painho e sindicatos?. quietos…

        Quando eu li: “planeja trazer”, eu ri… Falta combinar com xandinho, ruçomano, de-tranx, guinchos, oficinas, portos e cartórios, Mareena e Kanja…

        -Ex-ministra mostra perrengue após carro elétrico ser guinchado por ficar sem bateria no meio de rodovia em Goiás; vai vendo as esquerdolas.
        – Após polêmica, BYD presenteia Técnico do Palmeiras com carro híbrido.
        Abel Ferreira declarou que não gostava de carros elétricos … vai vendo.

        2+

      • Barnabezinho 1 de junho de 2024 at 13:18

        Lorota. Vai trazer sem certeza de vender? Vai trazer pra entulhar aqui? Affe.

        0

    • Saulo 1 de junho de 2024 at 11:37

      Querem com isso 5% do mercado nacional.

      1+

      • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:54

        Se eles fizerem um elétrico simples de 30k para chegar aqui por 55k

        Vao acabar com a indústria nacional e nossa soberania
        E com ela aquele monte de sindicato e leis idiotas

        3+

  • bomberman 1 de junho de 2024 at 11:38

    Até o capeta gelou com a frieza da mulher

    3+

    • Pagando 1 de junho de 2024 at 12:17

      Pior de tudo pra mim é me acostumar a ver a minha galera no noticiário policial.

      Fico triste de ver minha turma dos anos 1980-90 cometendo crimes e tomando conta do noticiário.

      3+

    • Pagando 1 de junho de 2024 at 12:20

      E brigadeirão é muito anos 1990, muita memória afetiva envolvida. Não é doce das nossas avós.

      2+

      • Barnabezinho 1 de junho de 2024 at 13:11

        Medo desbloqueado: comer brigadeirão.

        1+

        • Pagando 1 de junho de 2024 at 13:25

          Kkk
          Seria cômico se não fosse trágico.

          2+

  • Leonardo M. 1 de junho de 2024 at 11:50

    0

  • MrCitan 1 de junho de 2024 at 12:46

    Sobre o tópico, tenho que concordar com o barna que carro elétrico no bostil, embora seja uma tendência, dificilmente vai ser popular.
    Ainda mais num país que votou pra ter de volta o ladrão que ressuscitou o DPVAT e que vai meter ainda um imposto do pecado para os carros.

    Mas ao menos a favela venceu, já podem comprar carro elétrico de quase 3 milhões de reais. 😀
    https://x.com/mspbra/status/1796559845413536077

    6+

    • Barnabezinho 1 de junho de 2024 at 13:10

      Primeiro, tem de surgir soluções naturais, mais adaptadas à realidade daqui. Segundo, tem de haver estratégia pra manter carros usados.

      1+

  • Cadeia Marcov 1 de junho de 2024 at 13:36

    eficientes:
    – Vendas do BYD Dolphin Mini despencam 55% em maio com greve no Ibama.

    1+

  • Cadeia Marcov 1 de junho de 2024 at 19:11

    vai ou não vai?

    -Model 459 da Lecar: conheça o carro elétrico brasileiro autorizado para testes.
    A Lecar, uma fabricante brasileira de carros elétricos que pode não ser tão conhecida do grande público… 4h

    – Trump esquenta a retórica contra o carro elétrico. É sincero?
    Donald Trump está prometendo acabar com os incentivos aos carros elétricos caso retorne à Casa Branca.

    2+

  • Neco 1 de junho de 2024 at 19:23

    Alguém já ouviu falar neste golpe contra os aposentados?

    https://x.com/BarbieriPeres/status/1796916846479728889

    0

    • Abomineve Homem das Naves 1 de junho de 2024 at 19:48

      Quase todos os aposentados que conheço e os de minha família foram roubados pelos amigos do MuLLa.

      O que eu digo a eles: “processem esses vagabundos!”.

      0

    • MrCitan 1 de junho de 2024 at 19:47

      Tudo fruto de incentivo governamental, igual ao que aconteceu com as bicicletas chinesas, que hoje estão enferrujando em vários terrenos na China.

      Aposto e ganho que muitos deses carros aí da BYD vão ser desovados pra cá.

      4+

      • Abomineve Homem das Naves 1 de junho de 2024 at 19:51

        Show de sinopse sobre os carros elétricos.
        Mas, o setor automotivo deve ‘rodar’.
        Ba-um-tss.
        🙂

        1+

  • Abomineve Homem das Naves 1 de junho de 2024 at 19:54

    Ops, esqueci de dar um boa noite a todos.
    🙂

    1+

  • Mister.M 1 de junho de 2024 at 20:19

    A questão é a seguinte.
    Carro 0km no Brasil, elétrico ou a combustão, já é artigo de luxo.
    Virou nicho.
    É para poucos.
    E esses poucos estão sim aderindo ao elétrico.
    Os dados da BYD impressionam.
    Vejam a fatia de mercado em pouquíssimo tempo.
    Se trouxerem 100k arrisca vender em um ano.
    Quem tem o faz me rir estava cansado da lixarada das tradicionais e está trocando pelos chineses, que pelo menos entregam algo diferente e moderno, ainda que seja padrão chaina de qualidade.
    Corolla 2025 não vira ao BR. Ou melhor, não será produzido no BR pois é outra plataforma. Vira como o civic híbrido, importado e caríssimo. No seu lugar ficará o yaris bombado. Tal como o City ficou no lugar do civic e o virtus no lugar do jetta.
    E nesse cenario o BYD KING vai vender de “baciada”.
    Enfim.
    Fato é que carro novo é p ryco no BR =/

    2+

    • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 22:02

      Talvez o que faltava para enterrar a indústria automotiva nacional, afinal, ela vive de vender carros novos.

      2+

  • Mister.M 1 de junho de 2024 at 20:21

    E seminovo tu precisa escolher aqueles mais populares.
    Pegue uma lasanha e faltará peça e mão de obra.
    Somos reféns dos gols e palios kkkk.

    1+

  • Mister.M 1 de junho de 2024 at 20:24

    E sobre os elétricos.
    Quando era a Volvo trazendo seus elétricos e híbridos made in chaina ninguém falava nada.
    Afinal de contas, tem etiqueta, pedigree.
    Nosso mercado é muito conservador.
    Fosse a Honda trazendo essa porcariada, estariam morrendo de amores =D

    1+

  • Carvalho- 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 1 de junho de 2024 at 21:24

    CVR dos elétricos
    Srs, já comentei aqui que moro no sul do Amazonas, precisamente 750 km de Manaus, 200 de Porto Velho, no entroncamento da BR 319 com a BR 230.
    Um amigo hj contou que um homem veio (essa semana) de Manaus pela BR 319 com um BYD e que acabou a bateria no meio da estrada. Aí ele teve que acionar um guincho pra traze-lo até Humaita. Como pode ser tão burro?

    2+

    • MrCitan 1 de junho de 2024 at 22:28

      Ir com elétrico em pena amazônia?
      Tremenda loucura.
      No mínimo tinha que ter carregado no porta mala um gerador portátil e um galão cheio, pra querer dar uma de aventureiro.

      2+

      • MrCitan 1 de junho de 2024 at 23:01

        Por falar em aventura, um dos lugares que eu gostaria de visitar, como se fosse uma jornada com motorhome, seria Oiapoque-AC, e na sequencia, atravessar a fronteira com a Guiana Francesa.
        Descobri esses dias que, se for entrar na Guiana Francesa pelo estrada, a pessoa precisa de visto.
        Até compreensível, imagina o tanto de bananense que invadiria a França via Guiana.
        Mas lá o pessoal vai de barco ilegalmente, todo santo dia.
        E o pessoal da Guiana vai pro Brasil de barco pra comprar tudo mais barato.

        1+

  • Carvalho- 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 1 de junho de 2024 at 21:28

    Eu tbm acho que o BYD vai vender muito, pessoal de aplicativo deve aderir, visto que não é tão mais caro que um carro melhorzinho 0 km, mas o que vai ter desses carros parados na pista sem bateria será de surpreender os mais pessimistas rsrs

    0

  • Mister.M 1 de junho de 2024 at 21:38

    A estupidez não está restrita aos donos de carro a combustão kkkk todo dia vemos a cena do cidadão correndo no posto comprar galão de combustível pq deu pane seca na rua.

    1+

    • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 22:07

      Detalhe, mas o carro a combustão é resiliente a burrices nesse caso, busca o galão rapidinho e já era. Sem maiores dores de cabeça, o elétrico provavelmente precisa de guincho, o que sai bem mais caro.

      3+

      • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 22:11

        No segundo guincho já começam a pensar se estão economizando tanto assim em relação aos carros a combustão. Longa vida aos semi novos tradicionais!

        2+

  • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 21:42

    Pagando
    Então, Luke.
    Eu acho que precisamos lapidar também o olhar para setores estratégicos aqui no Brasil: energia, agro, tecnologia (nem que seja pra fazer home office pra empresa estrangeira), finanças e contratos digitais/token.
    Temos 5.580 municípios. É muita coisa pra pesquisar. Mas, reforço aqui: estou olhando pro Espírito Santo e Centro-oeste inteiro: GO, MT, MS. Esse é o meu recorte.
    Acho que você é um dos mais jovens aqui do blog. Dá pra desenhar uma vida bem interessante pra você.
    Até eu, com 41, tô olhando pra Petrobras mesmo com todos os seus enormes problemas de transparência. Eu sei que o tema funça não faz muito sucesso no blog, rsrs, mas estou olhando pra essa estatal também. Tenho um técnico em adm que pode ser útil pra entrar via concurso, rsrs, claro sendo aprovada, que é o mais difícil.

    Os Muquis estão certos em um ponto: dá pra ganhar dinheiro ainda, tem várias formas. Isso eu não tiro a razão.

    O que eu vejo, porém, é que alguns têm um ponto cego em relação à moradia. Não percebem como a coisa está se degradando e como isso um dia vai invariavelmente afetar todo mundo.

    A tarefa de achar um local bom para morar passou a ser algo contínuo. Acho que o pessoal subestima o problema.

    Ofertas tem de monte, dá até pra achar umas “pechinchas”, mas locais bons, esses são poucos e caros. Quando cansei de viver em meio aos tigrosos, ponderando a perda de energia, saúde e tempo que isso demanda. Comecei a me debruçar sobre onde morar, só fui ver locais mais ou menos já ali beirando milhão.

    Fui ver as cidadezinhas como alternativas e foi uma decepção muito grande. Por fim só aceitei que a realidade é essa, tudo mudou, locais bons são caros. Aquela vida tranquila que tinha na década de 1990 que se conseguia em um bairro comum de uma cidadezinha hoje está restrita para alguns bons condomínios que faz o que o estado não faz, dá segurança e tranquilidade para os moradores, vigia e pune os maus moradores ativamente. E fecha as portas de diversas maneiras para vagabundos.

    Dá pra ganhar dinheiro? Sim, até dá pra virar de juros de forma frugal. Dá pra ganhar dinheiro suficiente para “viver de juros” e morar em um local bom? Até dá, mas essa tarefa é bem difícil. Para a maioria é uma coisa ou outra no momento.

    Se as coisas fossem diferentes:
    Se o Brasil não fosse um narco estado governado por cleptomaníacos;
    Se tivéssemos um povo mais ordeiro e educado;

    Qualquer casinha para um muquirana, mesmo das mais simples, seria ótimo. Era focar nos juros, viajar e por aí vai. Mas as coisas não são assim. Hoje mudasse para esses condomínios bolhudos só para fugir dessa loucura, o luxo é acessório.

    7+

  • Luk3B0lh4 1 de junho de 2024 at 23:22

    Revenda

    Tabela FIPE: 137 mil
    Oferta da concessionária: 95 mil.

    1+

    • MrCitan 1 de junho de 2024 at 23:34

      E depois a concessionária pega esse usado e vende pela FIPE.
      Stonks!

      4+

  • Barnabezinho 2 de junho de 2024 at 07:40

    Bom dia!

    1+

    • Mutuário 2 de junho de 2024 at 08:02

      Aproveitando o tópico sobre carros elétricos.
      Ontem rodei mais de 500km.
      Parei em um local que tinha 2 pontos de recarga para carros elétrico.
      Um deles estava em manutenção. O outro estava ocupado e mais dois elétricos fazendo fila para recarga.
      Já deu çerto.

      4+

    • Neco 2 de junho de 2024 at 08:20

      Bom dia .

      Vc acha que não está bom?

      Viva esse mês um dia de cada vez.

      0

  • Barnabezinho 2 de junho de 2024 at 08:23

    Bom dia, tópico novo e sem animosidade!

    Da inutilidade em saber se seu vizinho é de Esquerda

    1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.