Johnnyboy 27 de julho de 2024 at 10:07

Lutero não gostou da Igreja Católica e fundou a Igreja Luterana.
Calvino não gostou da igreja luterana e fundou a igreja reformada ou calvinista.
Henrique VIII não gostou que lhe negassem o casamento católico e fundou a Igreja Anglicana.
John Smith não gostou da Igreja Anglicana e fundou a Igreja Batista.
William Miller não gostou da Igreja Batista e fundou a Adventista.
Ellen G White gostou muito do que William Miller dizia e fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Charles T Russell não gostou da Igreja Adventista e fundou as testemunhas de Jeová.
Joseph Smith não gostou da Igreja Metodista e fundou a igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias (os Mórmones)
John Wesley não gostou da Igreja Anglicana e fundou a Igreja Metodista.
Alguns pastores não gostaram da Igreja Metodista e fundaram a Igreja Pentecostal.
Muitos não gostaram da igreja pentecostal e fundaram milhares de igrejas como pare de sofrer, assembleias de Deus, luz do mundo, e etc.

****

 

Bom dia.

Não querendo me engrossar muito no tema, acho que precisamos arrumar umas ideias e alinhar temporalmente essa conversa toda de religião. Veja que o blogue é um lugar onde perigosamente discutimos política e religião sem começarmos brigas intermináveis. O que dá briga mesmo no blogue é bitconho e a vergonhosa pobreza térmica do milionário suiço.

Quando a gente vem falar dessa confusão que é a fé protestante na américa, já começamos com este probleminha: O protestantismo floresceu na América em condições diversas, de acordo com a maior ou menor influência da Igreja neste ou naquele lugares. A diferença entre o protestantismo nos EUA e no Brasil não é apenas fruto de uma possível pior condição cultural daqui. Basicamente a força da Igreja colonial anulou qualquer coisa aqui, até a República.

Tendo dito isso para evitar o óbvio criticismo sobre a pobreza daqui catalisar a fé protestante, vamos ajustar o negócio.

Protestantismo não nasce de “eu não gostos”. Ele surge de uma crítica multissecular à crescente burocratização e estratificação da ICAR na Europa medieval. A Igreja estava virando em si o ESTADO, e o Papa um plenipotenciário com força para derrubar reis, tomar terra e almas, gerenciar o continente. E isso causava conflitos constantes entre reinos mais e menos favoráveis a esta concepção de mundo medieval.

A Igreja juntava força militar, dinheiro e conhecimento, e à medida em que crescia sua força um fenômeno que vocês estudaram láaaa na escola acontece: O comércio explode, a burguesia não cristã vai gradualmente assumir protagonismo e a nobreza dos grandes reinos da Europa começa a reagir de forma mais agressiva ao controle da Igreja sobre as suas decisões. Essa joça começa lá no ano 1000 com o João Sem Terra escrevendo a Magna Carta, a constituição dos Ingleses, e termina com Napoleão se coroando imperador da França.

Quase 700 anos de transição.

Lutero e Calvino eram descendentes de outros protestantes que foram devidamente incinerados e empalados preventivamente. Um Giordano Bruno não foi churrascado à toa. Pensem que Lutero sabia perfeitamente o que acontece quando o pessoal debatia muito com a Igreja. Este primeiro momento até o XVII é de gente da Igreja que percebe a força da burguesia e a animosidade desta para com a Bendita, que largamente praticava crimes de religião em nome do poder temporal. Fato.

Lutero não é herói por ter escrito o papel lá em Wuttemberg, ele fez pela enésima vez a função de criticar a Igreja. Só que naquela vez havia uma burguesia e uma nobreza dispostos a abraçar aquele discurso reformador e redutor do poder da ICAR. Naquele Século XVI o mundo estava diferente. Em 1517 todo mundo sabia que havia um universo inteiro zero, novíssimo e totalmente virgem para a fé. E totalmente cheio de riquezas. E haveria briga e a ICAR havia chegado primeiro na corrida, no barco de Colombo.

Calvino achava realmente que a Igreja havia virado um balcão, uma loja de fé, com funcionários que nada entendiam da religião e que vendiam a fé bem caro para quem pagasse. E reis travestidos de padres, bispos, que se lixavam para o homem comum, que padecia no campo exasperado pelo trabalho servil. Ele também foi ampalmente protegido pela nobreza rural enquanto os Reis de França tentavam matar todo mundo que não era católico.

O protestantismo nasce de um confronto entre a ICAR e a burguesia, e neste conflito a Igreja vai ser chamada a reação, e vai se reformar, se ajustar e arrumar para o Novo Mundo. Não foi um ato natural, o protestantismo e seus agentes forçam a Igreja a reagir para não acabar em conflitos com a nobreza, principalmente contra os reinos da Europa Central. Reage para impedir um novo Cisma que danificasse mais ainda suas entranhas, como foi o Cisma ortodoxo.

A ICAR vai buscar força na América, e aqui eles recriaram o Novo Mundo do Agostinho, com uma riqueza absurda, uma força enorme. O protestantismo vai grassar na Europa, à medida em que a burguesia vai assumindo o espaço da nobreza e esta nobreza vai se assimilando à cultura da burguesia e ao capitalismo moderno. Esta é uma das chaves da diferença entre a cultura latina e a europeia, mas isso é papo pra horas…

Bom dia, quanto ao segundo pedaço das igrejas, faço outro dia!

11+
  • Luk3B0lh4 4 de agosto de 2024 at 08:52

    A fé descentralizada e distribuída.

    1+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 09:02

      Gordão Igrejas

      2+

      • bomberman 4 de agosto de 2024 at 09:04

        A solução é sempre a atomização do indivíduo

        2+

  • joinspace 4 de agosto de 2024 at 08:52

    Bom dia, repetindo que o Salvador , o Alfa e o Omega, sabedor do que foi, é e será para todo o sempre, nunca se referiu à nenhuma outra igreja, não há nada senão o conhecido versiculo em ele indica explicitamente que a Igreja D’Ele é a Igreja de Pedro, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, e não à toa a instituição mais atacada por toda criatura do submundo que teme a Luz de Cristo.

    4+

    • BananenseNãoPraticante 4 de agosto de 2024 at 09:32

      O processo completo da destruição da Christianitas Mayor, que já se realizou, e a avançada destruição da Christianitas Minor, que testemunhamos, seria passo necessário para os ‘gnósticos’ tapados construírem seu mundo de delírios.
      O processo todo levou séculos, mas a Igreja fundada pelo Nosso Senhor Jesus Cristo jamais será destruída!
      Basta apenas um de nós dar o seu sim, assim como fez uma jovem humilde de uma cidade esquecida de território ocupado pelo maior império da sua época.
      Foi o sim de Maria que possibilitou a vinda do Nosso Salvador. Veja a importância do lance do livre arbítrio do indivíduo…
      O sim de Maria foi o ápice que um ser humano poderia fazer, Deus quis que um único indivíduo com seu livre arbítrio possibilitasse a mudança da História da humanidade e que, com isso, pudéssemos alcançar a salvação!
      Ela é a nova Eva e Jesus o novo Adão. Um ato dos dois indivíduos do livro do Gênesis nos tirou a salvação.
      O sim de Maria possibilitou a vinda do nosso Salvador e o retorno para o paraíso daqueles que seguirem o que Ele ensinou.
      Por isso o diabo a odeia tanto, talvez ainda mais que ao Próprio Criador!
      Um ótimo domingo para todos!

      3+

    • chigo 4 de agosto de 2024 at 10:33

      Quem disse que somente a ICAR é aIgreja de Pedro? Jesus disse isso? Existe o termo “catolico” na Biblia?

      4+

      • joinspace 4 de agosto de 2024 at 11:28

        “E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la.”

        Estamos falando do Criador do Universo, do Tempo e do Espaço. Não há, houve ou haverá nada em toda a Criação fora de sua percepção, Ele contém tudo que é foi e será, portanto se tal Ente, onisciente de tudo e do todo, não disse algo como “edificarei minha PRIMEIRA igreja” ou ” uma de minhas igrejas”, está explicito que apenas a Igreja de Pedro, a Santa Igreja de Roma, é A IGREJA. Isso não é o que eu digo ou acho, isso foi dito pelo Senhor do Universo

        4+

  • bomberman 4 de agosto de 2024 at 08:55

    Bom dia e obrigado, lutero

    1+

  • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 08:59

    Pagando me deu uma ideia legal, ela comentou e eu criei isso daqui pra ordenar os textos que vou fazendo. Eu realmente estou juntando o material e organizando…

    https://barnabezinho.substack.com/p/do-direito-de-nao-gostar

    8+

    • bomberman 4 de agosto de 2024 at 09:03

      Aleluia!

      0

    • Tucano 4 de agosto de 2024 at 09:42

      Finalmente!
      Agora o livro sai!

      2+

    • Pagando 4 de agosto de 2024 at 11:40

      Agora, vai!
      Por aqui, to desenvolvendo a ideia de um blog sobre longevidade e todos os subtemas envolvidos, principalmente, saúde e finanças.
      O objetivo é desenvolver a escrita, navegar nesse mundo digital, preciso de algo que me traga prática, como o canal mequetrefe que criei para aprender a editar vídeos e tal.

      1+

      • Tucano 4 de agosto de 2024 at 12:58

        Só começa. Quando comecei meu blog em 2017, os textos eram super curtos. Hoje já escrevi até alguns livros.

        2+

        • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:17

          Parabens a todEs!!!

          0

        • Pagando 4 de agosto de 2024 at 18:10

          Obrigada pela força. Realmente, o importante é começar. Vamos que vamos.

          1+

  • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 09:07

    Muito interessante, e pensar bem realmente não era uma parada resolvida na conversa.
    Certamente essa cisão não era o que deveria acontecer, mas dados os dados de temperatura e pressão da época, foi a saída que encontraram.
    O que talvez ocorreu é que não mediram as consequências disso no futuro. Eu já entrei em uma igreja luterana, por dentro, ela lembra muito a católica.
    Acho que Lutero ficaria espantado com as igrejas pentecostais de esquina de hoje, que falam de cura imediata em troca de dízimo.

    3+

    • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 09:11

      Nego passava na espada e assava quem brigasse contra a Igreja, e isso dava guarida para muitas ações vergonhosas de gente ruim dentro da Igreja, e falando em nome Dela. Sempre há dois lados em uma situação complexa assim. Quando o José de Anchieta vem pra cá, ele vem meio de saco cheio da Igreja e sua insensibilidade burocrática, e aqui ele se encontra e faz seu Trabalho verdadeiro, pra ficar em um exemplo conhecido.

      7+

    • chigo 4 de agosto de 2024 at 10:36

      Igreja Luterana não lembra quase nada a ICAR. Nao temos santos, nem imagens. Santa ceia e diferente. Pastor/pastora casam. Semelhante o “Pai Nosso” e mais alguma pouca coisa, como batismo.

      0

      • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 10:42

        Estou falando da igreja física, não de rituais.
        Você entra e pode levar alguns segundos pra identificar.

        1+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 09:12

      Mosquito tigre
      🦟🐯

      1+

    • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:13

      Tô mais preocupado com os picos e montanhas da Suíça

      1+

      • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:18

        Magina a mordida dessa mosquitA?! Yeahhhh

        1+

    • Luk3B0lh4 4 de agosto de 2024 at 09:15

      Tava planejando comprar uma casa lá, agora já não sei, acho que vou pra Taubaté.

      1+

      • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:21

        Taubaté você acha casa de 50mil francos suíços. Suíça você acha uma casa por esse valor?

        Duvido!

        1+

        • Luk3B0lh4 4 de agosto de 2024 at 09:23

          Qual é mais parecida com a Suíça? Taubaté ou Pindamonhangaba?

          0

          • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 09:24

            Qual das duas tem neve?

            2+

            • Luk3B0lh4 4 de agosto de 2024 at 09:28

              Mais parecida com a Suíça no verão, a forma top da Suíça que não tem pobreza térmica.

              2+

              • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:30

                Gramado e canela no RS então

                1+

                • Cadeia Marcov 4 de agosto de 2024 at 10:48

                  ou treze tílias sc.
                  Eu iria pra Stettin PO. Madeira (por um tempo) e malta.
                  Lugares com morros ficam irritantes com o tempo. Vc tem que gostar d ser uma cabra de montanha. eu gosto de hike, mas por diversão.

                  1+

      • MrCitan 4 de agosto de 2024 at 13:31

        Por falar em casas, faz falta aquele blog do Walter, que comparava casas aqui com o primeiro mundo.
        Rendia altas risadas.

        1+

    • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:15

      Os Alpes suíços são maravilhosos

      1+

      • Luk3B0lh4 4 de agosto de 2024 at 09:36

        Por isso que os Suíços crescem saudáveis, são bem amamentados desde cedo em tetas de primeira linha. Temos que estudar a amamentação nordestina, acho que isso explica a origem dos problemas de lá.

        Se a média das tetas das regiões mais desenvolvidas do Brasil for maior, acho que tetas grandes causa desenvolvimento.

        8+

        • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:38

          Hummm

          É uma boa tese
          Por isso as russas são tudo magrinha e o país sub desenvolvido

          2+

    • Barnabezinho 4 de agosto de 2024 at 09:21

      Triste essa falta de saneamento básico…

      2+

    • Mutuário 4 de agosto de 2024 at 10:01

      Isso era o desempate.
      Já que tem dengue na Suíça, vou ficar aqui no shithole da bananialand.

      2+

  • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:33

    2+

    • bomberman 4 de agosto de 2024 at 10:09

      Agora entendem pq desacato é crime?

      1+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 11:33

      Veja pelo lado positivo, poderiam não estar trabalhando e nem fazendo nada, ao menos estão recolhendo impostos sobre essas outras atividades. 🤡

      1+

    • Money Addicted 4 de agosto de 2024 at 19:00

      por mim agt pagava o salario dos funcionarios publico sem trabalhar, seria MTO melhor para o pais

      2+

  • mario-aquele 4 de agosto de 2024 at 09:40

    ótimo texto,
    Pegando gancho ouvi uma vez que a igreja em conjunto com a coroa portuguesa foi uma grande responsável pela forma como nosso povo se porta perante o empreendedorismo. Mas não fui atrás para saber se é verdade.

    4+

    • Tucano 4 de agosto de 2024 at 09:44

      Vou pesquisar aqui, mas acho que é lenda.
      Quanto mais rico o povo, mais grana ele manda pra igreja.

      1+

      • mario-aquele 4 de agosto de 2024 at 10:40

        Então, tinha a ver com revoltas, para conter a revoltas melhor manter o povo doutrinado a não almejar muito. Aceitar a vida miserável.

        1+

  • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:44

    Depois que esfaquearam as 3 meninas na Inglaterra.
    Londres tá pegando fogo e nada se notícia na mídia.
    Será esse o primeiro mundo? Só se notícia coisas boas?

    1+

    • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 09:45

      1+

    • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 10:08

      2+

      • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 10:10

        Sinceramente eu torço pela briga
        Os malucos deixaram entrar 9s cabeça de pano sem checar nada

        1+

        • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 11:38

          Eu conheço um paquistanês quando fui pra Europa em 2009, o cara disse que era ateu e era perseguido. Essas imigrações já vem de longe, mas parece que ultimamente abriram a porteira completa.
          Claro, se eu idiota for pedir cidadania, não posso, preciso de regras rígidas… Agora o africano islâmico que mata cristãos no país dele pode entrar e ganhar bolsa, casa e estuprar mulheres e crianças a vontade.

          5+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 11:36

      Será que o BUF ressurgirá das cinzas? Acho que é o que a esquerda quer.

      1+

    • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:20

      Me incluam out dessas trankeiras invadidas por mouros… no no no

      0

  • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 10:20

    Até católicos e protestantes juntos na Irlanda do Norte
    Isso é algo único mesmo

    6+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 11:35

      O que está acontecendo lá? Só vejo vídeos de vários locais, mas não vi uma explicação conjunta de tudo isso.
      Na extrema imprensa, já tem a narrativa previsível

      https://exame.com/mundo/protestos-violentos-da-extrema-direita-deixam-reino-unido-sob-pressao/

      Já notaram que tudo que for contra o interesse do Estado é classificado como extrema direita?

      4+

      • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 12:05

        Vi um vídeo de ingleses invadindo um hotel que abriga imigrantes refugiados.

        Para os ingleses nada
        Para estrangeiros até hotel com comida

        Claro que uma hora iria dar.merda
        Ainda mais a Inglaterra entrando em recessão

        2+

    • Tucano 4 de agosto de 2024 at 13:00

      Na guerra, o inimigo do meu inimigo é meu amigo.
      Só lembrar da aliança entre EUA e URSS na segunda guerra

      2+

  • Pagando 4 de agosto de 2024 at 11:34

    Bom dia, muquis 🧡🧡
    Era pra eu saber mais sobre esse assunto, mas sempre fico devendo. No fim, sempre voltamos ao tema básico de livros e leituras. Se não priorizar e não comprar e ler livros realmente densos, que ampliem a visão de mundo, a vida passa e só lemos coisas associadas ao trabalho, como é o meu caso, infelizmente.
    Agora, polêmicas à parte, que em algum momento do futuro seremos majoritariamente evangélicos, não tenho dúvida.

    2+

    • Pagando 4 de agosto de 2024 at 11:37

      Indo pra Travessão de Campos, por um caminho “por dentro” que passa por São Francisco de Itabapoana, fica evidente que ainda há muitas igrejas católicas, mas também tem as igrejas evangélicas em quantidade que não dá pra ignorar.

      A Católica de Marobá praticamente abandonada, as pentecostais com cultos quase que diários.

      Pessoal vai ficar bravo, mas a Igreja em alguns locais, parou no tempo, não é mais desbravadora, não chega primeiro, sei lá.

      Também não sei como resolver esse problema.

      2+

      • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:22

        Ja passei por ali… cada lugarejo feio feio e feio…

        0

        • Pagando 4 de agosto de 2024 at 14:14

          Feio pra caramba, várias casas abandonadas, com mato alto em volta. Uma decadência visível.

          1+

  • Cadeia Marcov 4 de agosto de 2024 at 11:46

    Outro aspecto interessante além do religioso é o geopolítico.
    Roma era tipo uma barreira ao sul para vários interesses.

    O Reino das Duas Sicílias existiu até 1861, quando foi suprimido pela Casa de Saboia — reinante no Reino da Sardenha (1297-1861) —, para que se concretizasse a unificação italiana, o chamado Risorgimento, e então se formasse o Reino da Itália. O garibaldi foi ajudado pelo Dumas e ingleses. Garibaldi foi pra roma pegar o papa (batalha de mentana) cretino. No fim, temos um Mussolini que estabeleceu a cidade do vaticano…
    A guarda-suiça do papa nos lembra também esse aspecto geopolítico. Também tiveram efeito das grandes migrações dos italianos para américa, brasil, acelerando essas mudanças.
    Estou estudando essa salada.

    2+

  • Leandro Rock 4 de agosto de 2024 at 12:09

    Como pode um negacionista que não tomou vacina acabar de ser o homem mais velho da história que conquistou o ouro olímpico no tênis???

    Assim não pódi, assim não dah…

    Quer dizer que os novinhos vacinados não tiveram energia pra ganhar do velinho negacionista?

    Segundo os pandemínions não era nem pra ele estar vivo, como ganhou em esporte de alto nível se tornando o mais velho vencedor da história???

    11+

    • Leandro Rock 4 de agosto de 2024 at 12:11

      Estou inconformado, ganhou de um novinho de 21 anos que tomou as 10 dozes da vacina…

      Xocadu,,, vou comer um bife vegano pra ver se passa.

      Fui!

      4+

  • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 12:23

    3+

    • Pagando 4 de agosto de 2024 at 12:44

      Falei que o William e a Kate não teriam um reinado fácil. Pelo visto, Charles também não terá.

      2+

  • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:16

    Bom domingao mukis…

    Nao li e nao gostei. Entendam

    Salute.

    1+

  • Johnnyboy 4 de agosto de 2024 at 13:20

    Segundo o historiador Luigi Firpo (“Il processo di Giordano Bruno”, 1949), o Tribunal da Inquisição acusou Bruno de:

    praticar magia e adivinhação;
    sustentar ideias heréticas sobre a Santíssima Trindade, sobre a natureza de Cristo, sobre a virgindade de Nossa Senhora e sobre a Transubstanciação;
    acreditar em metempsicose (possibilidade da alma humana, ao reencarnar, poder migrar para animais, plantas ou minerais);
    afirmar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades.
    Observem que as divergências são quase que puramente religiosas. A exceção é a afirmação da “eternidade” dos mundos; ao defender essa tese – que nada tinha de científica, notem bem – Bruno contrariava a Revelação do Gênesis, segundo a qual o mundo foi criado em determinado momento do tempo (dogma esse, aliás, que está em perfeita sintonia com a Teoria do Big Bang).

    os ateus militantes, que se consideram tão amigos da racionalidade, elegeram como um de seus maiores ídolos um místico maluco, dado a visões e práticas de magia. Em seus livros “A Ceia das Cinzas” e “Causa, Princípio e Unidade” (ambos de 1584), Bruno apresenta sua crença de que todas as coisas são animadas e possuem uma alma racional – por exemplo, os astros e as pedras.

    A punição, apesar de ser conforme o direito e a mentalidade da época, foi demasiadamente cruel, e possibilitou que a vida de um completo idiota fosse consagrada como uma lenda heroica.

    Pense num cara que, após armar confusão entre os católicos, buscou refúgio em Genebra; estando lá, conseguiu ser excomungado pelos calvinistas; tendo obtido guarida na Inglaterra, arrumou barraco em Oxford e foi rejeitado pelos estudiosos do lugar; partindo então para Helmstadt (Alemanha), torrou a paciência dos luteranos até ser excomungado. Sim, acreditem: Bruno conseguiu essa proeza!

    3+

    • Someone 4 de agosto de 2024 at 18:12

      Giordano Bruno poderia ter várias ideias que depois se mostraram sem fundamento, como a maioria dos pensadores da época, mas foi a punição injusta que sofreu que o fez se tornar um símbolo da ciência.

      2+

  • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:28

    https://www.bloomberglinea.com.br/negocios/adeus-california-chevron-vai-transferir-sede-para-o-texas-depois-de-145-anos/?outputType=amp

    Sempre avaliei que a venda da Texaco ocorreu pq os fazendeiros e engenheiros do Texas nao seriam praticos como os executivos de Stanford, CA.

    Bingo. Os donos da Chevron se lixaram pra ter sido fundada em Frisco, picaram mula pra Houston…

    3+

    • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:30

      Ahh soube por amigos gringos que povo de IT deve ficar, muito deles, na Californication… vao pegar a $$$ e ficar pegando onda e fumando doRgas em CA…kkkk

      Ahhfinal, nem sempre trabalhar muito sera o pior. Understand

      Bom domingo

      Fuinte

      3+

      • Hidden 4 de agosto de 2024 at 13:31

        anos de luta contra as autoridades do estado por causa de políticas ambientais rígidas e regulamentações onerosas.

        Just business… partiu.

        3+

  • MrCitan 4 de agosto de 2024 at 13:39

    Sobre o tópico, quem sabe com esse esforço e dedicação, os russos finalmente consagrarem o país à Nossa Senhora de Fátima.
    https://twitter.com/sputnik_brasil/status/1819755627964420561

    0

  • Johnnyboy 4 de agosto de 2024 at 13:42

    Protestantismo não nasce de “eu não gostos”. Ele surge de uma crítica multissecular à crescente burocratização e estratificação da ICAR na Europa medieval. A Igreja estava virando em si o ESTADO, e o Papa um plenipotenciário com força para derrubar reis, tomar terra e almas, gerenciar o continente. E isso causava conflitos constantes entre reinos mais e menos favoráveis a esta concepção de mundo medieval.

    A Igreja juntava força militar, dinheiro e conhecimento, e à medida em que crescia sua força um fenômeno que vocês estudaram láaaa na escola acontece: O comércio explode, a burguesia não cristã vai gradualmente assumir protagonismo e a nobreza dos grandes reinos da Europa começa a reagir de forma mais agressiva ao controle da Igreja sobre as suas decisões. Essa joça começa lá no ano 1000 com o João Sem Terra escrevendo a Magna Carta, a constituição dos Ingleses, e termina com Napoleão se coroando imperador da França.

    A Sociedade Medieval, sendo conseqüência da aplicação da doutrina cristã ensinada pela Igreja, tinha que ser hierárquica e não igualitária.

    Como toda sociedade retamente organizada, a sociedade medieval era formada por Estados e não por castas como era de regra nas sociedades pagãs.

    Havia três Estados na Sociedade Medieval: o Clero, a Nobreza e o Povo, sendo que este era formado pela Burguesia, pelos Camponeses e Artesãos.

    Era o que formava a famosa “pirâmide maldita” do linguajar marxista dos professores de cursinho.

    Tais professores se esquecem de dizer que, em todos as sociedades, em todos os tempos, existiu sempre essa mesma estrutura.

    Toda sociedade é, portanto, necessariamente piramidal, pois os sábios que dirigem serão sempre minoria.

    Não há como fugir desse esquema. Uma sociedade horizontal – igualitária — nunca existiu e nunca poderá existir.

    E isso é assim pela própria natureza dos homens e das coisas.

    Deus fez tudo com desigualdade, por isso toda sociedade é necessariamente hierárquica.

    Já Platão mostrara, no diálogo República, que, para existir uma sociedade, é preciso em primeiro lugar, que existam pessoas que produzam os bens necessários à vida. Tais bens são os alimentos e objetos necessários para viver. Portanto, não pode haver sociedade se não houver camponeses que produzam os alimentos, e artesãos que produzam utensílios, móveis, vestes, etc.

    Em primeiro lugar, há a necessidade do trabalho agrícola e artesanal.

    Ora, se camponeses e artesãos produzirem só o absolutamente necessário para a sua manutenção e a de suas famílias, como eles não podem produzir tudo que precisam, ver-se-ão sem possibilidade de adquirir bens que lhes sejam necessários e dos quais têm falta.

    Daí, camponeses e artesão serem obrigados a produzir mais do que necessitam, para poderem trocar sobras do que produziram por objetos de que precisam. O comércio nasce dessa necessidade de troca de bens.

    Portanto, além de camponeses e artesãos nasce quase imediatamente o grupo dos comerciantes, que fazem circular e trocar os bens produzidos.

    Porém, onde há bens, surgem logo os que querem se apossar desses bens de modo injusto. Isso exige, então, a proteção desses bens pela força armada. Daí, a existência de um grupo armado para guardar os bens produzidos.

    Surge o grupo social militar que tem por fim a proteção dos bens e da propriedade particular. É assim que toda sociedade tem sempre um tal grupo armado para fazer respeitar o direito e a justiça. São os militares, ou nobres, porque devem dar a vida para proteger a justiça e os direitos das pessoas.

    Deixar no topo da sociedade a força com o poder supremo, manter no ápice da sociedade os que detêm o uso da espada equivale a colocar a força material acima de tudo, o que gerará abusos.

    É preciso então colocar acima da força da espada, acima da força material um grupo que controle a força física pela sabedoria. Por isso, mesmo nas sociedades pagãs havia um grupo sacerdotal, considerado mais prudente e sábio para controlar a mera força das armas.

    Daí, toda sociedade ser formada, esquematicamente,por:

    a) produtores de bens (camponeses e artesãos) e de encarregados de fazer circular os bens através do comércio (comerciantes);

    b) militares que guardam o direito aos bens pelo emprego da força militar ( guerreiros ou nobres);

    c) supostos sábios, que devem controlar o uso da força material, para evitar abusos.

    Tanto isso tem que ser assim, que até a sociedade soviética, que se pejava de ser igualitária, foi obrigada a se render à natureza, mantendo essa estrutura, pois lá também havia a famosa “pirâmide maldita”.

    Na URSS, havia:

    a) O proletariado (camponeses e operários) produtores de bens necessários à vida, e funcionários encarregados da circulação dos bens, e mesmo um certo pequeno grupo de comerciantes;

    b) Os militares que garantiam a “ordem” social;

    c) Os “sábios” – Os membros do Partido Comunista que dirigiam e controlavam a força em razão de seu conhecimento ideológico supostamente sábio e verdadeiro.

    Portanto, nem na URSS havia, então, a igualdade.

    Na sociedade medieval havia, sim, a pirâmide social natural, na qual os mais sábios, os que tinham maiores responsabilidades e virtudes — necessariamente os menos numerosos — dirigiam os mais numerosos, e de funções menos importantes.

    No alto da sociedade medieval estava o Clero, única ordem social instituída diretamente por Cristo, para guiar os homens na prática dos mandamentos — da lei natural — a fim de dar glória a Deus e alcançar o céu.

    O Clero era constituído, como até hoje o é, e sempre o será, pelo Papa, Bispos e Padres. Cardeais, Arcebispos, Monsenhores são apenas títulos honoríficos, e não graus da Sagrada Hierarquia estabelecida por Cristo.

    O Segundo Estado, ou Ordem, era a Nobreza feudal cujos componentes eram o Imperador, os Reis, os Príncipes, os Duques, Condes e Barões.

    O Terceiro Estado era formado pelo Povo, e era constituído pelos Burgueses, Camponeses e Artesãos.

    A Burguesia era o grupo dos que exerciam trabalho não manual, e habitava nas cidades, como, por exemplo, os comerciantes, os advogados, os médicos, os professores, etc.

    Abaixo deles, estavam os que exerciam trabalhos manuais.

    Os Artesãos faziam os instrumentos e objetos necessários para a vida social, enquanto os camponeses cultivavam a terra e criavam o gado.

    Os artesãos também possuíam uma hierarquia interna, dividindo-se em Mestres, Companheiros e Aprendizes.

    Esquematicamente, a escala social medieval poderia ser assim representada:

    Clero
    |
    Nobreza
    |
    Povo: Burguesia
    |
    Camponeses e Artesãos:
    – Mestres
    – Companheiros
    – Aprendizes

    Todavia, um ponto que convém desde agora salientar é que essa organização social não era de castas, como eram as sociedades pagãs.

    Na sociedade medieval, qualquer pessoa podia mudar de grupo social. Assim, qualquer camponês poderia se tornar sacerdote, e passaria para a primeira camada da sociedade. E, entrando no clero, tendo valor, esse camponês poderia alcançar altas dignidades, e até mesmo chegar a ser Papa, como, aliás, aconteceu por diversas vezes, na Idade Média. São Gregório VII, por exemplo, foi o Papa mais importante da Idade Média e tinha origem camponesa, sendo filho de um cabreiro (Régine PERNOUD, 1981, p.101).

    O Abade Suger era filho de servo da gleba, e, mesmo assim se tornou Abade de São Denis, e foi Regente da França. O Arcebispo de Paris, Maurice de Sully, que ordenou a construção da famosa catedral de Notre-Dame de Paris, era de família pobre. O Papa Urbano VI era filho de um sapateiro.

    O Clero foi o grande instrumento de ascensão e promoção social na Idade Média.

    O camponês também poderia ascender à nobreza, pela pratica de um heroísmo. Santa Joana d’Arc foi enobrecida por sua proeza militar.

    Por outro lado, qualquer pessoa de Estado mais elevado poderia ser rebaixada: um clérigo podia ser reduzido ao estado leigo como punição de certos crimes. Um nobre poderia perder seu título e seus privilégios por causa de crimes, ou, por vezes, por exercer o comércio, visto que a Nobreza consiste em usar todas as qualidades próprias em proveito de outrem, enquanto o comerciante usa de todas as suas qualidades para obter lucro para si. Mas, em Repúblicas que viviam do comércio — como Genova e Veneza — o comércio era obrigatório para os nobres, pois seu esforço redundaria em proveito geral daquela sociedade e daquela República.

    Portanto, não havia castas na Idade Média. Esse foi um dos grandes bens que a Igreja proporcionou à civilização na Idade Média: acabar com as castas.

    A sociedade medieval tinha, pois, como pilares de sua estrutura, em primeiro lugar, o Papa, aceito como autoridade suprema, pois era o Vigário de Cristo na Terra; e, em segundo lugar, o princípio da desigualdade de direitos, já que se admitia, com o Evangelho e com São Tomás de Aquino, que Deus não fez e não quer os homens iguais, mas semelhantes.

    Portanto, para destruir a sociedade medieval, era preciso derrubar esses dois pilares: o Papa e a desigualdade de direitos. E foi o que fizeram aqueles que desejavam destruir a Cidade de Deus, e fazer triunfar a Cidade do Homem.

    Substituíram o Teocentrismo pelo Antropocentrismo. Colocaram o Homem no lugar de Deus

    3+

    • Pagando 4 de agosto de 2024 at 14:01

      Você podia embarcar na onda do Barna e fazer um blog ou substack também, viu, Johnnyboy. Tem potencial e material de sobra já postado por você aqui no blog.

      1+

      • Johnnyboy 4 de agosto de 2024 at 17:13

        Que nada.. tem gente aqui muito melhor … Bananense Não Praticante é que é fera….

        2+

        • Pagando 4 de agosto de 2024 at 18:08

          Quanto mais gente, melhor. Esse tema sempre vai ter público e gente nova pra formar.

          2+

      • Tucano 5 de agosto de 2024 at 00:28

        Concordo.

        0

  • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 14:40

    2+

    • Leonardo M. 4 de agosto de 2024 at 16:23

      Ganges*

      2+

    • Someone 4 de agosto de 2024 at 18:09

      Quem poderia imaginar que nadar em um rio poluído iria causar doença nos atletas?

      4+

    • Sapato Furado 4 de agosto de 2024 at 18:35

      Neocolonialismo

      França usa ambientalistas, Gretas e ONGs pra impedir o progresso de países pobres, sob argumento de proteção ambiental, mas não conseguem lidar nem despoluir um rio.

      5+

    • MrCitan 4 de agosto de 2024 at 17:17

      Só mais 72 horas.

      1+

    • Hidden 4 de agosto de 2024 at 17:58

      Disconcordo… IA ainda nao permite pintar meiofio e sentir o cheiro do churrasco a distancia.

      Seeeeennnntido!!!

      0

  • Hidden 4 de agosto de 2024 at 17:56
  • Hidden 4 de agosto de 2024 at 18:06

    Vai pra zilhao nas costas do Garnizezao….

    https://br.cointelegraph.com/news/bitcoin-price-loses-60k-maturing-wyckoff-signal

    Mas antes… se segura no 50tao!
    Entenda

    Fuinte.

    1+

  • Saulo 4 de agosto de 2024 at 18:41
  • Johnnyboy 4 de agosto de 2024 at 19:00
  • Saulo 5 de agosto de 2024 at 00:53

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.