Entrevista publicada na Veja em 2013.

O cubano Gilberto Velazco Serrano, de 32 anos, é médico. Na ilha dos irmãos Castro ele aprendeu seu ofício em meio a livros desatualizados e à falta crônica de medicamentos e de equipamentos. Os sonhos de ajudar os desamparados bateram de frente, ainda durante sua formação universitária, com a dura realidade de seu país: falta de infraestrutura, doutrinação política e arbitrariedade por parte do governo. “É triste, mas eu diria que o que se pratica em Cuba é uma medicina quase de curandeirismo”, diz Velazco.

Ao ser enviado à Bolívia em 2006, para o que seria uma ação humanitária, o médico se viu em meio a uma manobra política, que visava pregar a ideologia comunista. “A brigada tinha cerca de 10 paramilitares, que estavam ali para nos dizer o que fazer”. Velazco não suportou a servidão forçada e fugiu. Sua primeira parada foi pedir abrigo político no Brasil, que permitiu sua estada apenas de maneira provisória. Hoje, ele mora com a família em Miami, nos Estados Unidos, onde tem asilo político e estuda para revalidar seu diploma. De lá, ele concedeu a seguinte entrevista ao site de VEJA:

Como os médicos são selecionados para as missões?

Eles são obrigados a participar. Em Cuba, se é obrigado a tudo, o governo diz até o que você deve comer e o que estudar. As brigadas médicas são apenas uma extensão disso. Se eles precisam de 100 médicos para uma missão, você precisa estar disponível. Normalmente, eles faziam uma filtragem ideológica, selecionavam pessoas alinhadas ao regime. Mas com tantas colaborações internacionais, acredito que essa filtragem esteja menos rígida ou tenha até acabado.

Como foi sua missão?

Fomos enviados 140 médicos para a Bolívia em 2006. Disseram que íamos ficar no país por três meses para ajudar a população após uma enchente. Quando cheguei lá, fiquei sabendo que não chovia há meses. Era tudo mentira. Os três meses iniciais viraram dois anos. O pior de tudo é que o grupo de 140 pessoas não era formado apenas por médicos – havia pelo menos 10 paramilitares. A chefe da brigada, por exemplo, não era médica. Os paramilitares estavam infiltrados para impedir que a gente fugisse.

Paramilitares?

Vi armas dentro das casas onde eles moravam. Eles andavam com dinheiro e viviam em mansões, enquanto nós éramos obrigados a morar nos hospitais com os pacientes internados. Quando chegamos a Havana para embarcar para a Bolívia, assinamos uma lista para registro. Eram 14 listas com 10 nomes cada. Em uma delas, nenhum dos médicos pode assinar. Essa era a lista que tinha os nomes dos paramilitares.

Como era o trabalho dos paramilitares?

Não me esqueço do que a chefe da brigada disse: “Vocês são guerrilheiros, não médicos. Não viemos à Bolívia tratar doenças parasitárias, vocês são guerrilheiros que vieram ganhar a luta que Che Guevara não pode terminar”. Eles nos diziam o que fazer, como nos comportar e eram os responsáveis por evitar deserções e impedir que fugíssemos. Na Bolívia, ela nos disse que deveríamos estudar a catarata. Estávamos lá, a priori, para a atenção básica – não para operações como catarata. Mas tratar a catarata, uma cirurgia muito simples, tinha um efeito psicológico no paciente e também na família. Todos ficariam agradecidos à brigada cubana.

Você foi obrigado a fazer algo que não quisesse?

Certa vez, eu fui para Santa Cruz para uma reunião, lá me disseram que eu teria de ficar no telefone, para atender informações dos médicos e fazer estatísticas. O objetivo era cadastrar o número de atendimentos feitos naquele dia. Alguns médicos ligavam para passar informações, outros não. Eu precisava falar com todos, do contrário os líderes saíam à caça daquele com quem eu não havia conversado. Quando terminei o relatório, 603 pacientes tinham sido atendidos. Na teoria, estávamos em 140 médicos na Bolívia, mas foi divulgado oficialmente que o grupo seria de 680. Então como poderiam ter sido feitas apenas 603 consultas? Acabei tendo que alterar os dados, já que o estabelecido era um mínimo de 72 atendimentos por médico ao dia. Os dados foram falsificados.

Como é a formação de um médico em Cuba?

Muito ruim. É uma graduação extremamente ideologizada, as aulas são teóricas, os livros são velhos e desatualizados. Alguns tinham até páginas perdidas. Aprendi sobre as doenças na literatura médica, porque não tinha reativo de glicemia para fazer um exame, por exemplo. Não dava para fazer hemograma. A máquina de raio-X só podia ser usada em casos extremos. Os hospitais tinham barata, ratos e, às vezes, faltava até água. Vi diversos pacientes que só foram medicados porque os parentes mandavam remédios dos Estados Unidos. Aspirina, por exemplo, era artigo raro. É triste, mas eu diria que é uma medicina quase de curandeiro. Você fala para o paciente que ele deveria tomar tal remédio. Mas não tem. Aí você acaba tendo que indicar um chá, um suco.

Como era feita essa “graduação extremamente ideologizada” que o senhor menciona?

Tínhamos uma disciplina chamada preparação militar. Ficávamos duas semanas por ano fora da universidade para atender a essa demanda. Segundo o governo cubano, o imperialismo iria atacar a ilha e tínhamos que nos defender. Assim, estudávamos tudo sobre bombas químicas, aprendíamos a atirar com rifle, a fazer maquiagem de guerra e a nos arrastar no chão. Mas isso não é algo exclusivo na faculdade de medicina, são ensinamentos dados até a crianças.

Como é o sistema de saúde de Cuba?

O país está vivendo uma epidemia de cólera. Nas últimas décadas não havia registro dessa doença. Agora, até a capital Havana está em crise. A cólera é uma doença típica da pobreza extrema, ela não é facilmente transmissível. Isso acontece porque o sistema público de saúde está deteriorado. Quase não existem mais médicos em Cuba, em função das missões.

Por que você resolveu fugir da missão na Bolívia?

Nasci em Cuba, estudei em Cuba, passei minha vida na ilha. Minha realidade era: ao me formar médico eu teria um salário de 25 dólares, sem permissão para sair do país, tendo que fazer o que o governo me obrigasse a fazer. Em Cuba, o paramédico é uma propriedade do governo. A Bolívia era um país um pouco mais livre, mas, supostamente, eu tinha sido enviado para trabalhar por apenas três meses. Lá, me avisaram que eu teria de ficar por dois anos. Eu não tinha opção. Eram pagos 5.000 dólares por médico, mas eu recebia apenas 100 dólares: 80 em alimentos que eles me davam e os 20 em dinheiro. A verdade é que eu nunca fui pago corretamente, já que médico cubano não pode ter dinheiro em mãos, se não compra a fuga. Todas essas condições eram insustentáveis.

Você pediu asilo no Brasil?

Pedi que o Brasil me ajudasse no refúgio. Aleguei que faria o Revalida e iria para o Nordeste trabalhar em regiões pobres, mas a Polícia Federal disse que não poderia regularizar minha situação. Consegui um refúgio temporário, válido de 1 de novembro de 2006 a 4 de fevereiro de 2007. Nesse meio tempo, fui à embaixada dos Estados Unidos e fui aprovado.

Após a sua deserção, sua família sofreu algum tipo de punição?

Eles foram penalizados e tiveram de ficar três anos sem poder sair de Cuba. Meus pais nunca receberam um centavo do governo cubano enquanto estive na Bolívia, mas sofreram represálias depois que eu decidi fugir.

Quando você foi enviado à Bolívia era um recém-formado. A primeira leva de cubanos no Brasil é composta por médicos mais experientes…

Pelo o que vivi, sei que isso é tudo uma montagem de doutrinação. Essas pessoas são mais velhas porque os jovens como eu não querem a ditadura. Eu saí de Cuba e não voltei mais. No caso das pessoas mais velhas, talvez eles tenham família, marido, filhos em Cuba. É mais improvável que optem pela fuga e deixem seus familiares para trás. Geralmente, são pessoas que vivem aterrorizadas, que só podem falar com a imprensa quando autorizadas.

Os médicos cubanos que estão no Brasil deveriam fazer o Revalida?

Sim. Em Cuba, os médicos têm de passar por uma revalidação para praticar a medicina dentro do país. Sou favorável que os médicos estrangeiros trabalhem no Brasil, mas eles precisam se adequar à legislação local. Além do mais, a formação médica em Cuba está muito crítica. Eu passei o fim da minha graduação dentro de um programa especial de emergência. A ideia era que eles reduzissem em um ano minha formação, para que eu pudesse ser enviado à Bolívia. O governo cubano está fazendo isso: acelerando a graduação para poder enviar os médicos em missões ao exterior.

16+
  • Axio 19 de novembro de 2018 at 06:43

    Bom dia.

    1+

    • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 06:45

      Bom dia!

      2+

  • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 08:48

    Oi?

    1+

    • Portuga 19 de novembro de 2018 at 11:32

      Oi!

      0

      • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 12:14

        Oi!

        0

    • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 11:32

      Oi

      0

      • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 12:15

        Oi

        0

  • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 08:55

    Mais algumas sobre a “medicina de exportação” cubana.

    -https://istoe.com.br/servicos-profissionais-no-exterior-sao-a-principal-fonte-de-divisas-de-cuba/

    -https://super.abril.com.br/saude/medicos-a-maior-mercadoria-cubana/

    1+

  • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 08:57

    Ahora, do lado do profissional.

    Obs: Notícias anteriores à eleição do Bolsonaro.

    -https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,medicos-cubanos-moram-em-republica-vivem-de-cesta-basica-e-pagam-onibus,1128239

    -https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/19/politica/1468888708_417274.html

    -https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mais-medicos-cubanos-entram-na-justica-por-salario-integral-e-direito-de-ficar-no-pais.ghtml

    1+

  • Low Profile 19 de novembro de 2018 at 09:03

    Oi

    2+

    • Intendente 19 de novembro de 2018 at 11:37

      Oi!

      1+

      • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 11:47

        Oi

        0

        • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 12:15

          Oi. rs

          0

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 09:18

    Bom dia!

    3+

    • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 09:54

      Bom dia!

      2+

  • Investidor 19 de novembro de 2018 at 09:19

    Bom dia.

    Antigamente os médicos cubanos não eram os caras ou sempre foi uma falácia?

    1+

    • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:22

      No tempo em que os resultados eram independentes de infraestrutura e tecnologia, ou eram muito primárias, tipo antes dos 1970. só se for
      Lembro que havia um centro de oftalmologia famoso lá em 1980… mas acho que era fake…

      1+

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 09:26

    MBL quer erradicar a UNE
    salvar
    Brasil 19.11.18 09:00   

    Um dos fundadores do MBL disse para a Folha de S. Paulo que “estudantes de mais de 3.000 escolas do Brasil já se cadastraram para participar do MBL Estudantil”.

    O plano é erradicar a UNE:

    “Consideramos esse modelo obsoleto e nosso objetivo é tornar esse tipo de organização insignificante”.

    6+

    • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:23

      Pra mim é só cortar qualquer tipo de verba ou direitos a ela, como carteiras
      Morre em um ano

      7+

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 09:28

    Funcionários da TV Brasil apagam posts para manter cargos
    salvar
    Brasil 19.11.18 06:05   

    Quando Jair Bolsonaro foi eleito, funcionários da TV Brasil choraram durante o expediente, diz O Globo.

    Desde então, eles “passaram a apagar comentários contrários ao presidente eleito nas redes sociais, para evitar que as críticas possam prejudicá-los na disputa por cargos de coordenação na futura gestão”.

    12+

    • windville 19 de novembro de 2018 at 09:47

      Todos podem escolher, mas ficam vinculados a suas escolhas os prints estão aí para isso.

      4+

    • Intendente 19 de novembro de 2018 at 11:44

      “Está com medo, petista safada?”

      6+

  • windville 19 de novembro de 2018 at 09:46

    Bom dia folks,

    Excelente semana a todos, é essa questão de Cuba e os médicos bem complicado. É um escravidão moderna e quase ninguém fala nada.

    5+

    • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:26

      Até em Portugal tem cubanos
      É uma redede propinagem em todo o estado, interessa atodos no poder

      1+

    • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 10:02

      Vamos ver quanto tempo dura isso, o reflexo em 10 a 15 anos das pessoas.

      4+

      • Libertario 19 de novembro de 2018 at 10:19

        Já existe maconha medicinal sendo vendida á muito tempo por lá.

        2+

        • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:49

          é OUTRO tipo de produto.

          2+

          • Libertario 19 de novembro de 2018 at 15:55

            Não entendi.
            Que outro tipo?

            0

            • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 16:00

              Maconha medicinal em geral é ou a folha macerada, processada para decocção ou infusão, ou é o óleo bruto ou o essencial associado, a fim de dar maior eficiência à droga. A maconha “recreativa” não pode receber este tipo de “augmentation” até por ser vantajoso manter um teor mais baixo de canabinoides no “fumo recreativo”.

              2+

              • Libertario 19 de novembro de 2018 at 16:34

                Não procede Barna.
                Uma coisa são os produtos derivados da cannabis, óleos, essências, biscoitos, chocolates, etc.
                Porem já era permitido PLANTAR ou comprar as FLORES desde 2001, para fins medicinais.

                1+

                • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 16:44

                  NOPE.

                  Se permitia o plantio justamente por nao haver consenso quanto ao tipo de consumo a ser permitido para fins medicinais. Como na virada dos 2000 o pessoal estava fumando erva para tratar doenças e já havia a pressão para se combater o fumo em geral – já que a cannabis também causa danos ao sistema pulmonar de forma similar ao tabaco – houve 1) iniciativas deliberação motivadas por ONGs progressistas 2) testes de largo espectro para a formação de postura científica a respeito do caso 3) uma certa passividade da justiça em coibir o “efeito oleo de lorenzo”, ou seja, a busca de curas doméstica para doenças raras ou complexas. durante os anos 2000 se sedimentou a divisão entre uso medicinal – aí ficou o debate sobre ser “erva natural” ou “compostos processados” – e recreacional (aí a disputa é sobre quem vende, como vende, quanto vende e por quanto). Não estou falando do comercio da droga recreativa ou dos lendários “tênis de maconha”, apenas.

                  1+

                  • Libertario 19 de novembro de 2018 at 16:50

                    Mas então concordamos que já era permitido plantar/fumar maconha no Canada desde 2001, e não apenas comprar derivados da cannabis.
                    Obviamente que isso criou um grande mercado paralelo, pois muitos optavam por comprar as flores de algum vizinho do que ele mesmo ter que plantar seus pés.
                    Portanto a legalização para uso recreativo será mais relevante para os turistas do que para os nativos.

                    1+

      • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:25

        Vai ser uma enxurrada de psicopatias
        Mas se você distorcer a psiquiatria e saúde mental, como se faz aqui, ninguém vai perceber ou relacionar com nada não. Vai passar tranquilo

        4+

        • Libertario 19 de novembro de 2018 at 10:32

          Já existe maconha legalizada por lá desde 2001.

          2+

          • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 10:46

            A maconha so’ era liberada para uso medicinal, o que permitia uma quantidade x por mes.

            2+

            • Libertario 19 de novembro de 2018 at 11:39

              Desde 2001 (portanto à mais de 15 anos) era permitida a compra de 40 gramas por mês, e o cultivo de maconha em casa.
              É muito dificil pra uma pessoa consumir mais do que isso.
              O publico que está consumindo a maconha recreacional são os mesmos maconheiros de sempre, apenas com o acréscimo dos turistas.
              Uma pessoa que não gosta de maconha não vai começar a usar só porque legalizou.
              É interessante que o mito “liberação da maconha” ainda esteja presente na cabeça das pessoas depois de tantas experiencias pelo mundo desde a virada do século.

              2+

    • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:37

      Nemli nemlerei
      Se muda pra Cuba, Arábia Saudita, sei lá…

      3+

      • Alfinete da bolha 19 de novembro de 2018 at 10:41

        Kkkkk, viu o naipe da coisa?

        1+

        • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:47

          Deuzmilivre

          0

        • bomberman 19 de novembro de 2018 at 10:48

          Acabou para as feminazis, em 30/40 anos vão ser tratadas como doentes mentais e as leis loucas revogadas.

          4+

          • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 10:49

            Se as feminism se importassem tanto quanto as mulheres da direita/esquerda elas teriam um grupo extremamente forte, pore’m fora seletivas e deu nisso!

            1+

          • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:49

            Serão as hippies do sec xxi

            0

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 11:09

      Mais Homem que eu e Papudao fazendo conchinhas debaixo do cobertor…. hehehe

      1+

  • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:40
    • Intendente 19 de novembro de 2018 at 11:47

      Essa tática é muito covarde.

      Para as bandas de sg, montaram brinquedos para a criançada se divertir nas entradas da favela.

      É o terrorismo em plena evolução.

      2+

      • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:48

        Experimenta ver no face os comentários do pessoal. Maioria xingando a PM.

        1+

        • Intendente 19 de novembro de 2018 at 11:52

          Não tem como competir.

          O estado os largou às traças. Daí vem o tráfico e pouco faz, mas dá algo para eles. Junte isso ao fato de algum familiar estar na facção.

          Pronto: temos uma zona vermelha (terra sem lei) dentro de um Estado.

          Em tempo: Narcos méxico saiu, já estou no 8° episódio, que história!

          2+

          • Viking 19 de novembro de 2018 at 11:55

            prefiro Elementary 🙂

            1+

            • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 11:59

              Prefiro Medal of Honor

              1+

              • Intendente 19 de novembro de 2018 at 12:06

                Assasins creed origins & odyssey

                0

                • Viking 19 de novembro de 2018 at 12:07

                  FIFA 🙂

                  0

                  • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:11

                    Triste porque a EA fez merda e não verá meu dinheiro pro BF5 tão cedo. Caçando algum bom game pra jogar…

                    0

                    • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 12:12

                      red redemption 2

                      1+

                    • windville 19 de novembro de 2018 at 12:13

                      Fallout novo também está complicado, mais bugado que formigueiro.

                      0

                    • Viking 19 de novembro de 2018 at 12:14

                      todo mundo tá falando bem do Red Dead. e vc ainda pode alimentar crocodilos com feministas 🙂

                      2+

                    • MrCitan 19 de novembro de 2018 at 12:14

                      RDR II.
                      Pra socar feministas ou dá-las de comer aos jacarés e expulsar mexicanos. 😀

                      3+

                    • Ugo 19 de novembro de 2018 at 12:18

                      Pra quem tem GTA V, tem uma missão nova para promover o Red Dead que dá uma grana boa…

                      0

                    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:27

                      RDR2? não tenho Xone ou PS4. E tá caro pra PC… E infelizmente o GTA me criou uma repulsa nativa aos games da Rockstar. Não jogo, não tolero game de bandido. O Fallout novo tá podre, deixa a porcaria da Bethesda falir primeiro.

                      2+

                    • Viking 19 de novembro de 2018 at 12:28

                      tem algum jogo bacana de guerra aérea pra xbox 360?

                      0

                    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:34

                      Só os Ace Combat mesmo…

                      1+

                    • Viking 19 de novembro de 2018 at 12:37

                      tinha um do PSone que chamava Independence Day, era massa. Nunca mais vi um igual

                      0

                    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:39

                      Esse prometeram fazer reboot, etc… mas nunca foi pra frente… Era um game bom a beça sim!

                      0

                    • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 12:40

                      Estou querendo The witcher 3, vale a pena? Ta 30 reais!

                      0

                    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:50

                      Né ruim não, até bem divertido…

                      0

                    • bomberman 19 de novembro de 2018 at 16:48

                      Aceito sugestões também, pq tudo já perdeu a “grassa”.
                      O que jogo atualmente são mods:
                      Hearts of Iron 4 (Kaiserreich)
                      Dawn of War 1 (Ultimate Apocalypse)
                      Men of War: Assault Squad 2 (W40K)

                      0

                    • bomberman 19 de novembro de 2018 at 16:53

                      BTW pra quem não conhece W40K e quer assistir um vídeo legAu

                      0

  • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 10:49

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/11/19/motoristas-sao-alvos-de-seis-arrastoes-em-estradas-do-rj.ghtml

    Tá tranquilo
    Por isso não viajo a NADA se não for de avião
    As crias aqui de casa nem sabem o que é petropolis, por exemplo
    E não, não me orgulho disso
    Mas passar nessas vias com crianças é estupidamente estressante

    7+

  • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 11:00
    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 11:10

      Esse ai pode ser de porta de cadeia, mas burro na é…

      1+

      • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:50

        ele é mallandro, mas ignorante.

        2+

  • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 11:05
    • Sideshow Bob 19 de novembro de 2018 at 11:28

      Ahaahhahahah então a casa caiu pro grande gênio

      1+

    • Viking 19 de novembro de 2018 at 11:40

      Nissan é do mesmo grupo da Renault, não é?

      1+

      • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 11:48

        É

        1+

        • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:49

          Renault-Nissan.

          A mutreta francesa com eficiência japonesa e jeitinho brasileiro.

          7+

          • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 11:55

            Merece emoldurar na parede.

            1+

        • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:55

          Parece zueira contra os bounbouns-gourmands, mas é assim que funciona pra eles. Cabeça colonial. Pagar pra macacada fazer o que eles querem. Por isso eles amam os migrantes e é por isso que os argelinos os odeiam até hoje.

          Uma história sobre os franceses, é rápido. eu ia até escrever no zape mas ficou grande…

          Quando a FAB comprou os nossos primeiros caças supersônicos, os Dassault (“Assault” é a piada comum) Mirage IIIE, no final dos anos 1960, a licitação estava quase definida para a compra dos English Electric Lightining. Uma porcaria de avião – caro, beberrão, delicado mas fucking em desempenho – mas a EE nos daria tecnologias essenciais. Tinha também o F-4C (C é a designação do avião capado de fábrica) Phantom mas o imbecil do Nixon nos achou comunistas demais, e barrou. Tinha o Saab Draken, avião muito bom mas que só os suecos usavam e sabiam usar direito. E o Mirage IIIE.

          Os franceses tinham o avião mais caro e mais chato de manutenir – as turbinas tinham de ser mandadas à França para revisão completa a cada 5000 ciclos, por exemplo – e a eletrônica dele era MUITO complexa mesmo. Mas no fim da história os franceses conseguiram que comprássemos um punhado de seus aviões.

          Há indícios de que houve esquema para que a FAB desclassificasse as propostas da Saab e EE (DeHavilland+Vickers) por deficiências técnicas. Mentira, pois quase 70% do avião da Saab era feito sob licença dos EEUU e o EE Lightining apesar de ser 100% britânico, tinha extensa comunalidade de peças com equipamentos conhecidos da FAB. Alegaram que o EE por exemplo “derreteria o asfalto das pistas de pouso” com a potência dos motores RR Avon dele. Acabou que ficamos com os franceses. E era um ótimo avião, um dos melhores já fabricados mas é aquilo… três anos depois compramos uma baciada de F-5A/B dos EEUU pagando quase a mesma coisa. E é o que temos hoje em operação.

          7+

          • Viking 19 de novembro de 2018 at 11:58

            impressão minha ou sempre tem treta em compras militares?

            2+

            • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:01

              SEMPRE tem.

              Por isso os EEUU nos DÃO coisas de vez em quando. Mais fácil e prático do que negociar vendas. Quando compramos aqueles Leopard alemães, porra, foi uma novela de anos pra pegar aquelas merdas velhas lá.

              4+

  • BolhaPOA 19 de novembro de 2018 at 11:14

    O médico é quase parente de um integrante do blog kkkk

    1+

    • Ugo 19 de novembro de 2018 at 11:27

      Pensei a mesma coisa na hora que estava fazendo o tópico, kkkkk

      1+

  • Viking 19 de novembro de 2018 at 11:29

    sobre o tema, recomendo o livro abaixo:
    https://vidarica.me/2018/11/02/socialismo-historias-peculiares/

    o cara não escreveu pra defender lado nenhum, apenas relatou os anos que passou em Cuba estudando medicina. é um baita livro e custa só 1,99 na Amazon 🙂

    2+

  • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 11:35

    FIRST

    Leudo ao vivo

    Soldados cubanos se vestem de branco!

    1+

  • Final Countdown 19 de novembro de 2018 at 11:39

    Pra você que temcoque samurai
    Moletom agora é moletinho
    Que fofo!
    https://www.promobit.com.br/oferta/blusa-moletinho-capitao-america-casual-314558
    Sapohha dessa geração millennium tá fudida

    2+

    • Intendente 19 de novembro de 2018 at 11:49

      Aaaaai, pai

      1+

    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 11:57

      isso não era “blusa de manga” até outro dia?

      1+

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 13:11

      Em seguida a geração morde fronhas vem a agasalha moletonho,… hehehe

      1+

  • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 12:19
  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 12:20

    Para quem tem Xbox, tem algumas promos boas de Black Friday. Catei Injustice 2 e pensando pegar Shadow of War e o Tomb Raider novo. Red Dead continua caro.

    https://xbox-store-checker.com/pt/black-friday-xbox-2018-pt/

    0

    • MrCitan 19 de novembro de 2018 at 12:34

      Eu vi este site aí pra comprar, mas tem que fazer um malabarismo danado pra comprar alguma coisa.

      0

      • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:34

        Se tu tiver conta do Outlook ou Hotmail é simples a beça.

        0

        • MrCitan 19 de novembro de 2018 at 12:40

          pelo que eu entendi você tem que comprar o cartão presente primeiro, ir a loja do país e fazer a compra usando o código do cartão presente. É isso?

          0

          • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 12:45

            Se você estiver logado na conta abre a loja pela home do hotmail, e abre a xbox pra ver as promocões… mas olha, tá bem merda…

            0

    • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 13:14

      Ta foda resistir a The witcher 3 complete pack por 26 reais 🙁

      0

      • Ugo 19 de novembro de 2018 at 14:09

        Barato demais, pode pegar que vale a pena!

        0

  • Mineirausfall 19 de novembro de 2018 at 12:23

    Deixe objetos cortantes e substâncias tóxicas ao alcance de crianças, e…

    Ei, péra! Esses não são mais crianças! Ou são?

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/11/19/internas_economia,720154/pesquisa-mostra-que-millenials-valorizam-facilidades-na-hora-da-compra.shtml

    0

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 13:19

      MenAs stress em compras virtuais?!?! Isso non ecxziste…

      Já ouviram falar num dinossauro chamado Correios?!?! Huum

      1+

  • Viking 19 de novembro de 2018 at 13:11

    Como acabar com o monopólio estatal? com a tecnologia

    Prepare-se para o transporte coletivo 2.0
    https://caosplanejado.com/se-preparem-para-o-transporte-coletivo-2-0/

    0

  • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 13:23

    Como ex-expertO no assunto compras e supply chain tenho dito desde sempre que o sistema de Compras dos desgobiernos de Bananistao, tanto como modelo, metodologia, processo e execução… é uma BHOSTA!!!

    Dito isto, veja essas e algumas “incongruências e inconsistencias” encontradas pelo TCU, que nem é essa Brastemp = https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/11/13/internas_economia,719150/tcu-encontra-41-milhoes-de-inconsistencias-em-sistemas-do-governo-fede.shtml

    1+

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 13:24

      Uma perguntinha básica… que país é esse aonde Ainda se faz licitação em cada cabide estatal pra comprar “pano de bunda, ops papel higiênico” pra limpar as cagadas d e todo tipo?!?! Huuum…

      0

    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 14:41

      Eu sei… :/

      0

      • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 14:55

        Quem tem cu tem medo…. hehehe

        0

  • Viking 19 de novembro de 2018 at 13:32

    boas ideias que poderiam melhorar o país:
    https://www.linkedin.com/feed/update/activity:6468815365190270976/

    0

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 14:24

    Na Crusoé, Duda Teixeira noticia que a vice-ministra da Saúde de Cuba perdeu o cargo porque o seu filho médico quis permanecer no Brasil.

    Ele, inclusive, fez o Revalida no ano passado.

    1+

    • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 14:25

      Ui

      0

    • pequenoBolhudinho 19 de novembro de 2018 at 14:26

      Ele passou?

      0

      • Ugo 19 de novembro de 2018 at 14:27

        Não sei, site da Crusoé tem paywall…

        0

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 14:26

    A Venezuela é tão avançada que sai leite achocolatado das torneiras

    1+

    • Colmeia 19 de novembro de 2018 at 14:34

      Acho que é Nescau
      Se fosse Toddy, não tava tão dissolvido assim ?

      0

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 14:28

    Inflação 2018.

    Venezuela: 200,000%
    Argentina: 34%
    Turkey: 24%
    Iran: 24%
    Ethiopia: 12%
    Nigeria: 11%
    Philippines: 6.7%
    Pakistan: 5.1%
    Mexico: 4.9%
    Brazil: 4.5%
    Vietnam: 4%
    India: 3.7%
    Russia: 3.4%
    Indonesia: 2.8%
    UK: 2.7%
    US: 2.7%
    China: 2.3%
    EU: 2.1%
    Saudi: 2.2%
    Japan: 1.3%

    -https://twitter.com/spectatorindex/status/1064341259790118912

    2+

  • Colmeia 19 de novembro de 2018 at 14:38

    Olha só: agora você pode decorar sua barba pro Natal com lâmpadas de led

    1+

    • Axio 19 de novembro de 2018 at 14:40

      Affe

      0

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 14:56

      Por último fizeram uma parceria com a Mitsubishi…

      0

  • Viking 19 de novembro de 2018 at 15:17

    Brasileiro com ELA cria aplicativo para pessoas com distúrbios na fala
    José Afonso Braga, 47, decidiu desenvolver a ferramenta após perceber as limitações dos aplicativos disponíveis no mercado
    https://noticias.r7.com/saude/brasileiro-com-ela-cria-aplicativo-para-pessoas-com-disturbios-na-fala-18112018

    1+

  • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 15:33

    Leudo ao vivo

    Advogados de Adélio Bispo se negam a revelar mandantes e pagadores do atentado

    0

    • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 15:36

      Por mim prendia todos os advogados pra ONTEM.

      1+

      • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 15:36

        Ta chegando, Barná !!!

        1+

        • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 15:39

          LIKE pras cadeias explodindo de gente filha da puta sendo presa 😀

          3+

          • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 15:40

            Se tem 500 em 100 metros quadados, é porque cabe.

            0

            • Barnabezinho 19 de novembro de 2018 at 15:42

              se tem 137236, cabem 137236.

              1+

              • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 15:44

                Perfeito, vão entulhando que cabe mais corrupto.

                1+

  • Seifer_POA 19 de novembro de 2018 at 16:05

    offf aplicações
    —-

    Tava olhando minha carteira agora.

    Tenho uma lc comprada exatamente um ano atrás com 120%cdi.
    Se descontar a inflação de 4% no período, rendeu liquido na melhor das hipóteses 3,5%. Muito pouco. Se eu tivesse comprado IPCA+ 5,5 no TD eu tava dando risada e teria no minimo uns 4,5 liquido. e teria ganhado muito na marcação a mercado.

    Ou seja, com a selic muito baixa não compensa ir para esses produtos. É a nossa velha frase “coloca essa bosta em TD e esquece”

    2+

    • Viking 19 de novembro de 2018 at 16:14

      em geral, não compensa o tempo gasto buscando esses investimentos que pagam um pouquinho mais que a média

      0

      • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 18:28

        Difícil acertar o olho do cu da mosca ne!!! E depois descobri que … saphorrai é cego!!! putz

        Gosto de olhar RF pra 36meses no mínimo… tenho uns fundo multimercado que esse ano tao uma bhosta!! Mas se olhar em 3anos…. piora!!!

        Brincadeira … tão menas ruim!!! Um pouco menAs

        0

        • Seifer_POA 19 de novembro de 2018 at 19:18

          sim essa LC vai durar uns 5 anos. mas, mesmo assim. vale a comparação.

          se a selic se mantiver assim e inflação cair bastante…. aí sim vale a pena.

          1+

    • civilizado 19 de novembro de 2018 at 20:04

      Mas é o que falo…e dinheiro fica preso e não rende quase nada…olha umas compras aqui e ali de ações rende muuuuuito mais!!!!

      1+

  • Ugo 19 de novembro de 2018 at 18:05

    HADDAD VIRA RÉU POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM
    SALVAR
    Brasil 19.11.18 16:34
      
    Fernando Haddad acaba de virar réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ao lado do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

    A Justiça de São Paulo recebeu a denúncia do Ministério Público, que acusa o ex-prefeito de receber R$ 2,6 milhões em propina da UTC para o pagamento de dívidas de campanha com uma gráfica.

    2+

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 18:29

      Faz um crowd phode e junta com o rombo da campanha!!! Bota tutto no rabo da Emanoela ,.. hehehe

      0

    • Colmeia 19 de novembro de 2018 at 18:55

      Como dizia na campanha: Haddad é Lula, e Lula é Haddad. Ardam !

      0

  • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 18:32

    Se liguem ne Paulo Marinho, que empresta casa pro Capita filmar …. sócio do Nelson excroque Tanure!!! Os dois nada valem, valem nada!!!

    AVer….

    0

  • bolha buritis 19 de novembro de 2018 at 18:44

    AO VIVO

    URGENTE | Haddad caiu na Lava-Jato

    0

  • Colmeia 19 de novembro de 2018 at 19:11

    G E E L E

    Ray Dalio vê paralelos entre momento atual dos mercados e 1930’s.

    Fundador do The Bridgewater Associates levanta grandes questões sobre os níveis globais de endividamento.

    https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2018-11-19/ray-dalio-of-bridgewater-sees-parallels-to-1930s-in-markets-now

    2+

    • Investidor 19 de novembro de 2018 at 21:25

      Mais G.E.E.L.E.

      Netflix’s ‘death cross’ is the third for FAANG stocks and Nasdaq Composite is next
      By Tomi Kilgore
      Published: Nov 19, 2018 4:11 pm ET

      2+

      • Colmeia 19 de novembro de 2018 at 21:34

        … e a Apple :

        Apple Shares Near Bear Market Territory

        Apple Inc. shares dropped close to bear market territory Monday on concern consumers are no longer clamoring for its cornerstone product, the iPhone.

        The stock closed at a record of $232.07 on Oct. 3. Since then it’s plunged almost 20 percent — the official bear market threshold — as multiple suppliers indicated the company is cutting parts orders for the latest iPhones.

        0

  • MrCitan 19 de novembro de 2018 at 20:19

    “Mas tratar a catarata, uma cirurgia muito simples, tinha um efeito psicológico no paciente e também na família. Todos ficariam agradecidos à brigada cubana.”

    Esta parte do texto me fez lembrar de uma reportagem sobre uma ajuda humanitária, que aconteceu na Coreia do Norte, aonde um cirurgião da Coreia do Sul, foi lá como voluntário para tratar uma parte da população que estava sofrendo de catarata e outras doenças nos olhos.

    Na reportagem, mostrava que quando as pessoas eram curadas do problema de visão, muitos levantavam as mãos para o alto, clamavam vivas ao Grande Lider, Generoso Lider, etc, dando a ele todo o crédito, quando na verdade o herói ali era o médico, que gastou do próprio bolso para tratar toda aquela gente.

    0

  • Xurupita 19 de novembro de 2018 at 21:08

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/19/89a-edicao-do-concurso-miss-franca-tera-juri-so-de-mulheres.ghtml

    E os comentários começaram. Pô, quem entende de beleza feminina não seria o homem? Mas agora não tem homem pro Miss França. Só mulher no júri.

    0

    • Zelão 19 de novembro de 2018 at 22:28

      À frente desse pessoal que faz casting de modelos geralmente tem viado ou mulher. E gorda modelando só em propaganda da Vivo e do Itaú mesmo. E de vez em quando. Acho que são mais rigorosas ainda que homem, que tem alguma dozinha e quer proteger. A não ser que escolham ativistas pro júri.

      1+

      • civilizado 19 de novembro de 2018 at 22:35

        hahahah só nas propagandas da vivo e do itau…pior!!!..hahahahaah

        0

    • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 22:33

      Em uma ou duas semanas veremos o efeito Roraima … o Póvo de la os expulsara pois devem mofar nas fronteira MESES!!

      E o desgobienro federal que nada fez até agora os repatriará!!!

      0

  • Hidden (aquele) 19 de novembro de 2018 at 23:51

    Parece que teremos o fim da univ pública digratis em breve, muito breve…. eita, vai capita = https://oglobo.globo.com/brasil/governo-quer-que-formados-em-federais-passem-um-ano-no-mais-medicos-23246463

    0

  • Mineirausfall 20 de novembro de 2018 at 05:00
    • Mineirausfall 20 de novembro de 2018 at 05:00

      E esse, era filhote.

      Pronto, fui.

      0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.