Caminho Nada Suave

Estava vendo uma conversa sobre livro didático na semana aí. Vou dar um pitaco. Livro didático é um INFERNO. Acho de verdade que neste tema vocês desperdiçam assunto ao discutir sobre o livro tal ser ou não indexado, ou se há tal nível de doutrinação nos livros de editora X ou Y. Bobagem pura. Porque a própria ideia de “livro didático” é ruim de per si.

Nste fim de semana ando mais “raiz”, mais professor de História, não sei se repararam. Pois ando esbarrando em muita gente debatendo o presente pelo presente, sem olhar para trás, ver as escolhas do passado que moldaram o nosso mundinho quatro-patista atual. E sobre o ensino e os livros, temos uma história pra contar.

A gente era assim: até os anos 1980 havia um sortimento de livros e autores no mercado, para todas as matérias. Você ia estudar e os professores pegavam uma lista com X livros, e tu se virava pra arrumar um ou outro. Ia invariavelmente estudar com a História do Borges Hermida, a Matemática do Giovanni e Castrucci, a Química do Feltre e o português do Cegalla. Livros eram CAROS e em geral serviam por anos. Se vocês pegarem um livro de Geografia da Zoraida e estudar HOJE vai aprender grosso modo a mesma coisa dos livros atuais.

Haviam outros autores, vários, com temáticas e tocadas diversas. Em geral, eram compêndios com pouca explanação e muito exercício, muito treino. O objetivo dos livros era preparar o aluno para o Ginasial e depois, para o Vestibular. Professor não tinha regalias, ganhava pouco e trabalhava forte pra se estabelecer, conseguir respaldo, pegar um contrato legal. Os pais pagavam explicadoras por fora, quando o negócio era apertado e a reprovação pesava sobre os mais fraquinhos.

Estudar era um negócio para uma minoria que podia se dedicar. Normalmente quem tinha mais condição faria o Ginasial, e depois um periodo de Científico, ou pulava pro Científico direto. Prova pra escola federal, pro Pedro II, para is Institutos de Educação. Pra entrar no Segundo Grau tinha de saber ler, escrever, fazer contas, entender geometria, saber os nomes dos rios e afluentes e os deltas, e onde Canudos aconteceu e porque Prudente de Morais é nome de rua e o Vargas se matou.

A maioria do povo mais pobre fechando o primário já conseguia trabalho jovem ainda, e as meninas de menos condição iam ficando em casa até arranjar noivado e casar. Os rapazes trabalhando, estudavam pouco e formavam família cedo. Vejamos que essa coisa de preocupação com educação até os anos 1970 era meio largada. Não era preciso, quem estudava era uma minoria, grosso modo urbana.

Neste contexto já deu pra entender que livros didáticos simplesmente não eram comuns nas casas dos mais pobres. No máximo um Caminho Suave e uma gramática, um livro de tabuada. Mesmo em sebos livros didáticos eram caros, complicados de conseguir. E a maioria dos professores simplesmente não os usava com alunos, preferindo fazer resumos e fichamentos. Cuspe e giz e aos alunos, muito lápis pra copiar ditado e quadro-negro.

Com os anos 1980, as crises sucessivas, a mudança brutal do perfil do país com o Milagre a educação virou um troço “essencial”. Os militares viam a educação como um elemento de civilização, e socaram recursos numa modelagem de ensino “universal”, e ampla. Veio leis de vestibular, curriculos de escola, MOBRAL, alfabetização rural, Telecurso, ampliação em larga escala da educação pública, a descentralização dos sistemas de ensino… bem, todo mundo podia estudar alguma coisa.

E nisso o livro virou um negócio que dava muita grana. Governos compravam livros para as escolas – não para os alunos – e as editoras entraram numa corrida para atender o que o MEC alinhou com a mudança na Lei de 1971, e com a inovação massiva do Vestibular. Ora essa, agora o moleque estuda para a Universidade, e para o SENAI. A multinacional não contrata analfabeto pra montar trem na Lapa mas a obra na Barra sim, e lá tinha o pessoal do MOBRAL dando aula no canteiro. Só que o moleque quer ser engenheiro, porque engenheiros ficam ricos no Jari, pegando malária em Ananindeua. Escolhas.

E o livro que já era caro, ficou mais caro ainda, e ganhou valor temporal. Isto é, livros novos passaram a valer mais do que antigos, pois o Vestibular virou a meta de todo autor didático. Essa é uma das explicações da transição do “caminho suave” para as apostilas infantis de hoje: Os livreiros foram separando gradativamente o público inicial do final. Não tem como pedir caro em livro inicial, mas pro jovem de classe média? ahhhh…

(hoje isso é completamente diferente, claro).

Com a CF em 1988 Educação virou Direito, Direitos exigem gastos, os gastos exigem muitos impostos e o governo optou depois de um longo, longo debate, implementar um programa de livro didático. Ou seja, o governo iria passar a comprar livros, livros selecionados por gente do próprio governo, para distribuir às secretarias de Educação do país inteiro. E a gente sabe, governos sempre irão querer controlar o DISCURSO e Educação é exatamente uma ferramenta de controle de discurso.

Assim passamos a ter dois tipos de livros no mercado. Um, o “livro do PNLD”, livro “público, gratuito e de qualidade”. Outro, o livro “particular”, caro, vendido em livrarias e que era exatamente o material que se exigia nas provas de secundário e vestibular. O PNLD, o programa do livor didático, estabeleceu padrões mínimos de conteúdo. Por exemplo, um Caminho Suave simplesmente não poderia mais ser usado nas escolas, a partir dos novos entendimentos da pedagogia moderna – efetivamente foi isso o que ocorreu após 1996 com a LDB do FHC.

Pensemos que nos últimos 40 anos o Estado passou a filtrar e fiscalizar o livro didático, definindo temáticas, obrigando autores a incluir assuntos e teorias mais afeitas ao momento político de cada governo. Os livros gradualmente foram perdendo o foco na transmissão de informação para virar ferramenta de “reflexão” e “pensamento crítico”. Os autores passaram a usar, principalmente nos anos 2000, de esquemas menos didáticos e mais ideológicos, e diante da progressiva perda de qualidade dos alunos nos níveis iniciais de ensino (um dia explico) se tornaram “amaciadores de conteúdos”.

O Livro de química do Feltre em 1975 hoje tem de ter 500 figuras, uns trinta textos de apoio, mais umas figuras bem coloridas e se der mole, até musiquinha. Os alunos não entendem nada, mas não sofrem estresse escolar, entende? Eu já tive o enorme desprazer de usar o imundo livro de História do Schmidt, com certeza a pior coisa já produzida em matéria de livro didático no Brasil. A obrigação de sair no soco com quem usa essa merda devia estar exposta em lei federal.

Enquanto isso a geração de estudantes que passaram dois anos de pandemia fingindo estudar em casa hoje estão se formando no ensino médio sem saber ler e escrever direito.

Sério, não se preocupem com os livros dos seus filhos. Se preocupem em LER os livros que seus filhos usam para estudar, leiam e ouçam o que os professores deles explicam, não economizem tempo… vão à escola para pressionar, para verificar, para monitorar o que a coordenação escolar anda fazendo com suas crianças. Faça com que a escola saiba que você se importa pra caramba com eles (ameaçar ajuda), e faça seu filho ter certeza disso. Livro é muleta, o professor é o problema real.

Bom dia! Boas leituras, gente 😉

 

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
115 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Money Addicted
Money Addicted
8 meses atrás

1st

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Barnabezinho
8 meses atrás

Bom dia

joinspace
joinspace
8 meses atrás

resumindo o tópico: O Estado é o problema.

Melhor forma de educar os filhos é VOCÊ dar tarefas pra ele, passar exercicios, dar livro de presente, pedir resumos, conversar sobre, fazer desafios de matemática…
Sim, dá trabalho, sim, vc fica cansado, sim, ser pai e mãe é uma tarefa árdua.

Mas cada grama de energia que vc gasta com seus filhos lhe trarão toneladas de felicidade boba à cada patamar que eles atingirem, e uma felicidade delirante quando eles nos SUPERAM!

joinspace
joinspace
8 meses atrás
joinspace
joinspace
Responder para  joinspace
8 meses atrás
joinspace
joinspace
Responder para  joinspace
8 meses atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  joinspace
8 meses atrás

Tem fonte disso? Não acredito que os alemães voltaram a ter bolas.

joinspace
joinspace
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

essa história de “bolas” é parte da fábula da demogracinha.
sempre a questão é se há um líder, um INDIVIDUO que queira mudar DO JEITO DELE a situação.

a atual conjuntura de “wokismo” também se deveu a cabeças canhotas pensantes (alô dirceu) direcionando o populacho pro caminho que queria.

as massas sempre são massa de manobra, por isso a democracia universal é frustante, ineficiente e desnecessária.

joinspace
joinspace
Responder para  joinspace
8 meses atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
8 meses atrás

“Eu já tive o enorme desprazer de usar o imundo livro de História do Schmidt, com certeza a pior coisa já produzida em matéria de livro didático no Brasil. A obrigação de sair no soco com quem usa essa merda devia estar exposta em lei federal.”

Esse cara, se não me engano, era uma fraude, nem formação tinha, mentiu.
Eu tive os desprazer de ter 1 ano um livro dele, mas a professora tomava porrada argumentativa do pessoal, acho que ela se arrependeu de tentar doutrinar.

bomberman
bomberman
8 meses atrás

O livro que mais me causou ódio, porque do nada começou a ficar muito errado foi um de Literatura: Trovadorismo, Barroco, Parnasianismo, Realismo, e de repente TROPICÁLIA. Porra, aquilo foi um acinte tão grave quanto dizer que a SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22 merecia estar ali. Aquela estética horrorosa com poesias que induzem ao suicídio e quadros deformados de Tarsila do Amaral já eram péssimos, mas, não, tiveram que dilmar antes do tempo colocando TROPICÁLIA, e por quê não? Gilberto Gil, Caetano Veloso e, de brinde, Regina Casé se equiparam a Luís de Camões, Gregório de Matos Guerra e Machado de Assis.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
8 meses atrás

Legal lembrar dos livros: Feltrin,… gramatica do Cegala, etc.
Hoje temos o Menine foca influencer reclamando que foi obrigado a ler Machado de Assis. (isso me faz pensar em algumas maldições e palavrões pra ele).

Qdo jovem notei que a coisa estava degringolando mais quando indicavam uma “galerinha do bem” pra academia brasileira de letras. PQP. até eu que sou burro ficava com vergonha alheia. A academia já era uma uma coisa esquisita sem eles.
Na época, o sistema tentava tirar os gibis das crianças, começaram a criticar monteiro lobato, etc.
Tinha a disciplina OSPB. pura enrolação. e técnicas para o Trabalho, redação “minhas férias” todos semestres. Nas aulas a gente escrevia: Deveres: matemática, lingua, geografia…inferno.

Pagando
Pagando
Responder para  Cadeia Marcov
8 meses atrás

“Minhas férias” kkk
Todo semestre era isso.

Hidden
8 meses atrás

Bomdia mukis e quem ficou ryco com contrato de livro pubRico superfaturado!!!

Avoa.

Hidden
Responder para  Hidden
8 meses atrás

ando esbarrando em muita gente debatendo o presente pelo presente, sem olhar para trás, ver as escolhas do passado que moldaram o nosso mundinho quatro-patista atual.

… vero seu Barna psolista, tem muito eruditE que pensa rapido e pequeno: aihn foi o voto do hiddenzinho no briza que lascou tutto, ou coisas do tipo!!!

O buraco vai a 1500x [ou anos) mais fundo ne….

Entendam. Historia e Geografia sao Vida!!!

Hidden
Responder para  Hidden
8 meses atrás

“Enquanto isso a geração de estudantes que passaram dois anos de pandemia fingindo estudar em casa hoje estão se formando no ensino médio sem saber ler e escrever direito.”

Faz tempo que nao sabem disso, muito menAs de interpretacao de texto… dai o sucesso do tuitte..kkk

Ahhh escreve-se Passou, pois se refere a geracao ta… stonks.

Ass hidden, burrinho mas limpinho e orgulhoso no voto contra o miro teixeira… yeahhh

joinspace
joinspace
8 meses atrás

Nesse domingo em que todos nós católicos temos a obrigação – e o prazer – de comparecer à Santa Missa, acabei encontrando sem querer esse texto do Padre Paulo Ricardo, que apesar de citado aqui eu não conhecia, e achei bem indicado para os que queiram entender ou conhecer a enormidade de um dos maiores doutores da Santa Madre Igreja, Santo Agostinho:

https://padrepauloricardo.org/blog/santo-agostinho-mestre-e-defensor-da-verdadeira-fe

joinspace
joinspace
Responder para  joinspace
8 meses atrás

“Tarde te conheci; tarde te amei, ó Beleza sempre antiga e sempre nova! Ó tempo infeliz em que não te amei!”

Tucano
Tucano
Responder para  joinspace
8 meses atrás

Padre Paulo é um dos maiores youtubers catolicos do mundo, salvo engano. ele é muito bom, tive o prazer de assistir uma aula presencial dele de filosofia em 2018.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Tucano
8 meses atrás

Era próximo do OdC

Hidden
8 meses atrás

Quando vc pensa que a touperice tem limites….

https://livecoins.com.br/investidor-pode-pegar-tres-anos-de-prisao-declaracao-bitcoin/amp/

Putz, o caboclo consegue a facanha de ser pego pelo IR por fraude nos ganhos da xiticao, que (dizem ne) nada tem aver com o Estado….

Pode isso Asnaldo? Kkk

joinspace
joinspace
8 meses atrás

Mais um sensacional passo concluido do sensacional Elão Mosca:

https://twitter.com/SawyerMerritt/status/1835221751082475969

Hidden
8 meses atrás

Ahhh$$$ respeito do topico…

verba para compra de livros didáticos integra o Programa Educação Básica de Qualidade, que teve um corte total de R$ 2,31 bilhões no projeto de Orçamento para 2023, em comparação com 2022. Em 2022, a verba prevista foi de R$ 12,06 bilhões, ante R$ 9,75 bilhões do projeto para 2023.

Just business, segue o fluxo…

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/11/27/verba-livro-didatico-2023.htm#:~:text=A verba para compra de,bilhões do projeto para 2023.

Bomdomingao

Fuinte.

Hidden
8 meses atrás

Anotem ai… me descobri clienteTrans…

Carrefour Brasil integra benefícios de cartões do Atacadão e Sam’s Club
Paula Arend Laier
12/09/2024 09h16
O Carrefour Brasil está ampliando a partir deste mês para suas unidades em todo o país a possibilidade de clientes de cartões de crédito com as bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s usufruírem dos benefícios oferecidos em toda a rede varejista.

Um cliente com cartão Carrefour, por exemplo, passa a ter acesso também a vantagens proporcionadas a proprietários de cartões Atacadão e Sam’s Club nas respectivas unidades, dentro de uma proposta de “transversalidade” do grupo.

“É um ganha-ganha”, afirmou o presidente-executivo do Banco Carrefour, Felipe Gomes, à Reuters… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2024/09/12/carrefour-brasil-integra-beneficios-de-cartoes-de-credito-atacadao-carrefour-e-sams-club.htm?cmpid=copiaecola

Tenho cc do carrefour, comprei no atacadao [do mesmo grupo] e nao toparam me dar vantagens iguais… reclamei e entrei pro “time da clientela trans”… kkk

Sapato Furado
Sapato Furado
8 meses atrás

Rick do trato feito discursou na convenção do Trump
https://ezdubs.ai/watch/1834760052345126961_en_pt

MrCitan
MrCitan
8 meses atrás

Nossa, que lembrança dos livros didáticos.
Lembro que o meu primeiro foi a cartilha do Caminho Suave, e só depois lá pra segunda série, é que tivemos livros didáticos, que eram oferecidos pelos milicos, das quatro matérias língua portuguesa, matemática, ciências e estudos sociais.
A partir da quinta serie, os pais é quem se viravam pra conseguir os livros.

No meu caso, ou comprava usado, ou então dava a sorte de uma professora ir na editora e encomendar direto lá por um preço mais barato.
Ou ficava sem livro.

Hoje tá molezinha, o governo já dá o livro, a ponto de alguns alunos até jogarem fora no final do ano.
Mas comparado com o que tinha na minha época, parece que a qualidade piorou.

Em tempo: Branca Alves de Lima é a patrona da educação.
Maldita seja a alfabetização construtivista.

Abomineve Homem das Naves
Abomineve Homem das Naves
8 meses atrás

Boa tarde, meu povo e minha pova. 😀

E aquele lance de diminuírem umas 1.000 horas da grade curricular dos cursos de Medicina por causa da bandeira de “inclusão”?
Espero que tenham deixado de lado essa “ideia”…
ESPERO…

MrCitan
MrCitan
Responder para  Abomineve Homem das Naves
8 meses atrás

Imagina isso daqui a 20 anos, num posto SUS perto de você?
– Doutor…
– não é doutor, é doutorx, respeite meu gênero fluído.
– Então doutorx, tenho essa dor no corpo e febre que não passa, o que pode ser?
– Com certeza é virosx facista eurocentrica, tô te passando aqui um chá de haxixe e um guia para a mãe de santo pra te dar alguns passes. Próximes.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

Teremos médico uber
Nem vai precisar ir ate um posto do sus

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

Aí vai ser melhor usar VPN e contactar uma inteligência artificial especializada em medicina.
Acho que essa idiotização em massa é justamente pra facilitar a aceitação e substituição da mão de obra humana pela IA.

Mutuário
Mutuário
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

Excelente ponto!

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

Vai ser o TikDoktor..

Tucano
Tucano
Responder para  Tommy Vercetti
8 meses atrás

receitar dancinha pra virose kkkk

Hidden
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

Teremos meDigital…. CUnfia no token e no xiticao que IA embutido te trara a solucao!!! Kkk

Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás

https://www.infomoney.com.br/mundo/quem-e-leo-kryss-empresario-brasileiro-que-vendeu-sem-saber-casa-para-jeff-bezos/amp/

Coitado dele
Processando o corretor pra ganhar uns pila a +
Um pobre coitado da periferia de SP que precisa sustentar 8 filhos

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

hahahahaha
O cara era um dos fundadores da TecToy.
O joinspace diria que é um boomer deslumbrado.

Hidden
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

O pai fundou a Evadin, um dos filhotes da ZF de Manaus…

Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás

https://www.forte.jor.br/2024/09/15/sem-saida-para-os-fabricantes-de-veiculos-eletricos-da-china-com-tarifas-elevadas-dos-eua-e-europa/

Então os EURO AFRONHADOS não são a favor energia limpas?
Cade a Greta e o Leonardo Di Cabra para fazer protesto nessas horas?

Ah, esqueci que agora os carros elétricos na Zooropa vem de energia vindas do carvão.

MrCitan
MrCitan
8 meses atrás

Já preparou o seu bunker?
Será que a rosinha tem algum pra alugar? 😀
https://twitter.com/RealAlexJones/status/1835114075853844989

Someone
Someone
8 meses atrás

Estudei por esse livro de Schmidt e já naquela época achava ele bem superficial. Outros livros mais antigos eram bem mais aprofundados, como a História das Sociedades, de Rubim Aquino. Mas o choque mesmo que senti foi lendo no ensino médio a História da Civilização Ocidental, de Edward McNall Burns, que trata a história sob uma perspectiva mais clássica.

Foi uma diferença gritante em relação aos livros brasileiros, que tratam a esquerda sempre sob uma ótica positiva, a URSS como uma sociedade quase perfeita e a história como um caminho inevitável rumo ao comunismo, a salvação da humanidade. Depois, quando li os livros de Hobsbawm, autor declaradamente comunista, percebi que o problema era a forma como o mainstream da esquerda brasileira vê o mundo, afinal mesmo ele não chegava tão longe a ponto de considerar os governos soviético e cubano como modelos a serem seguidos, pelo contrário.

Esse livro de Schmidt foi um dos motivos para a formação tão grande de militantes esquerdistas.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
8 meses atrás

se lasquem

-OCDE diz que faltam professores na maioria dos países da Europa: baixos salários são o maior problema. 5 dias.
Os docentes são uma classe cada vez mais envelhecida e as fracas condições salariais da profissão não estão a conseguir atrair jovens…

eu vi uma guria na Alemanha fazendo curso pra ser professora. Demanda vários anos,. Um dos itens avaliados: agradar os alunos. ela ia de roupa de academia pra aula. O maior texto foi que um aluno fez tinha 4 frases e ele ganhou salva de palmas de uma turma de 10 alunes. temas Gordofobia, pets, liberdade…

Pagando
Pagando
8 meses atrás

Boa tarde, muquis 🧡 🧡
Barna, os textos que eu mais gosto são exatamente esses mais raiz, mais professor de História, só tive prof ruim nessa matéria.

A foto do livro com o pessoal do lado capitalista triste e do socialismo alegre é de doer de raiva. Repete burguesia em quase todos os tópicos na página do capitalismo.

Como não lembrar das professoras esquisitas que tive naquela época e suas aulas sobre o êxodo e a mecanização do campo, rs. O Hidden é que tá certo. Se voltar muito em tudo que vê de errado, chega em 1500.

Os cursos corporativos andam bem meia-boca também. Tudo muito raso e cheio de figura.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
8 meses atrás

Entrevista com o Trump sem jornazistas:

https://youtu.be/blqIZGXWUpU?feature=shared

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Luk3B0lh4
8 meses atrás

Aliás, esse canal é bem interessante, várias entrevistas top.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
8 meses atrás

portugal,:

-Ano letivo arranca com 60% das escolas abertas e milhares de professores em falta.
– Portugal é o país da OCDE com menos professores jovens.

fique em casa.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Cadeia Marcov
8 meses atrás

Mais fácil pensar quais áreas ganham bem em Portugal.

Mutuário
Mutuário
Responder para  Luk3B0lh4
8 meses atrás

Os aposentados de outros países que vão pra lá!

joinspace
joinspace
Responder para  Luk3B0lh4
8 meses atrás

Portugal é bom pra quem:

– é aposentado
– trabalha remoto
– atalho pro passaporte europeu / trabalho em paises ricos.

qualidade de vida é 1000, mas o mercado de trabalho é fraco.
uma boa situação é morar na fronteira e trabalhar na espanha, que paga bem melhor.

Mas o melhor mesmo, tendo condições, é ir para os paises ricos diretamente.

joinspace
joinspace
Responder para  joinspace
8 meses atrás

Um lugar que está tendo um crescimento muito acelerado é a polonia, mas tem de se virar bem no ingles, porque polones …

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  joinspace
8 meses atrás

Até a Romênia passou portugal em PIB e está se tornando um pais rico.
PIB per capita de lá já é quase o drobro da Banania

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Romênia US$16k
Braziu US$9k

Vai?

joinspace
joinspace
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

brazuela já deixou de poder ser comparada com a parte “de cima” do mundo, já tá começando a disputar com nigéria, tanzania, peru… méxico comuna e arrentina de mijei já tão deixando na poeira…

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  joinspace
8 meses atrás

Romenia quando adotar o EURO vai voar
Será tipo uma Irlanda, só que claso com os problemas normais de anos de comunismo e falta de infra estrutura.
Mas com dinheiro isso vai se resolvendo

Duvido nada que em 2040 eles terão um PIB de US$700 bilhoes(PIB de uma suíça hoje).

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

“Romenia quando adotar o EURO vai voar”.

Vai voar é na base da dívida, igual faz os PIGS.
Vai receber o Euro, e no pacote um monte de regularização do que pode comprar, vender, e ainda ser forçado a receber cabeça de pano.

Melhor coisa que eles podem fazer é ficar longe do Euro.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Quase todo país do mundo será mais rico que o Bostil em algum tempo. Qualquer hora até país africano vai nos humilhar.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

China em 1990 tinha o mesmo PIB nosso
Hoje china tem US$18T e nós US$2T

Se pegar Cingapura, Polônia, Azerbaijão, Nova Zelândia(Sim eles eram ruim das pernas até 1980) e Irlanda… meu deus. É todo vendo 7X1

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
8 meses atrás

quem queria uma Camper motohome legalzinha:
350k

https://www.youtube.com/watch?v=qeIjv-eFG00

joinspace
joinspace
8 meses atrás

hahaha, a internet mata de raiva os dodóis! 🙂

https://twitter.com/goncaloferrax/status/1835001443511583054

Maluco beleza
Maluco beleza
8 meses atrás
Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás

🇳🇴 Cidade da Noruega pressionada a fechar mina de Bitcoin local, agora enfrenta um aumento de 20% na eletricidade.

Moradores de Hadsel, que pressionaram para fechar uma mina de Bitcoin local, agora estão enfrentando um aumento em suas contas de eletricidade devido à perda de receita para a empresa de energia local.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Kkķkķkkķkkk
Sifuderam

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

entenda como é bom: mas o povo tem bitcoin no fundo soberano.

-Banco Central Suíço Tem 500 Bitcoins; Banco da Noruega Tem 1.400 BTC
Os bancos centrais da Suíça e da Noruega ganham exposição indireta ao Bitcoin por meio de participações significativas na MicroStrategy. Microstrategy. kkkk

Até 2023 os mineradores na Noruega conseguiam se beneficiar de um isenção de imposto que é concedida para a indústria de data center. hmmm que bom.

-Petroleira da Noruega reforça caixa com Bitcoins.
Aker, gigante industrial norueguesa, decide comprar Bitcoin e fortalece o movimento de mudança de mentalidade.
Aker, gigante industrial norueguesa listada em bolsa, criou uma nova empresa chamada Seetee. Igual a petrobras….
Apesar de temer pelo futuro de sua própria empresa em uma economia limpa, Rokke sabe que inovação é a única forma na qual conglomerados bicentenários conseguem sobreviver no capitalismo. Papinho esg…

Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás

🔴 EUA/Eleições no Radar

Agentes do Serviço Secreto dos EUA abriram fogo após avistarem uma pessoa com uma arma de fogo perto do clube de golfe do ex-presidente Donald Trump em West Palm Beach, Flórida, enquanto ele jogava golfe no domingo, de acordo com dois oficiais de segurança pública. O candidato republicano à presidência está seguro.

A pessoa fugiu em um SUV e foi posteriormente apreendida em um condado próximo por forças policiais locais, disseram os oficiais. Os oficiais não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente e falaram sob condição de anonimato devido à investigação em andamento.

Uma arma de fogo estilo AK foi recuperada na cena próxima ao campo de golfe de Trump, disseram um dos oficiais e um terceiro oficial de segurança.

joinspace
joinspace
8 meses atrás

o Elon acabou de conseguir a maior façanha na exploração espacial dos ultimos 50 anos, e a MSM cheia de raiva porque as soluções estatais, como NASA, roscosmos, agencia espacial européia, estão sendo ultrapassadas com soluções eficientes e economicas de uma empresa privada, dão noticias de pé-de-página ou tentam desmerecer o feito.

Bem, elão sapateia no ranger de dentes deles…

https://twitter.com/cb_doge/status/1835254269814948241

MrCitan
MrCitan
8 meses atrás

Tentaram matar o Trump de novo?
Caraca, tá pior que o varzil.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

Parece que foi um fã da Taillor swithy e pai de Pet com medo dos aliens.
trump jogando golfe ia ganhar outro buraco.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Cadeia Marcov
8 meses atrás

Pior que faz dois meses desde que aconteceu aquele balaço na orelha.
Vai ter outro em novembro, antes da eleição?

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

Se não matar o Trump vão roubar em alguns estados chave e pronto.
Nem precisa de mais nada.

E EUA é perito em ter eleições com problema.
Até para os republicanos
Quem não lembra do Bush em 2000 com o problema na Flórida que milagrosamente salvou o Bushão?

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Não duvido nada que inventem de fazer nova tentativa de assassinato até novembro.
Pessoal de cabelo colorido e com apanhador de sonhos estão acuados.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  MrCitan
8 meses atrás

vai vendo:
– “Eu odeio Taylor Swift”, diz Trump após cantora declarar apoio a Kamala Harris.
Imagina qualquer ameaça contra a Taylor ou ‘a Kamela. Isso que estão desenhando. Tramp provoca violência. vide bolsomoto furado como exemplo.
inelegível e criminoso.

MrCitan
MrCitan
8 meses atrás

Galera daqui que curte uma cerveja com toranja, quanto tempo vai levar até isso chegar até aqui? 😀
https://twitter.com/brasilemfuria/status/1835340023907889244

Someone
Someone
Responder para  Sapato Furado
8 meses atrás

A Sakana AI violou a segunda lei de Asimov

Mutuário
Mutuário
Responder para  Someone
8 meses atrás

E viu para quê a “sakana” violou?
“Em vez de otimizar seu código para cumprir com a restrição, The AI Scientist simplesmente estendeu o limite de tempo”
Ela deu uma enrolada!
É que até a inteligência artificial quer ser funça bananeiro!
Hahahahaha

mario-aquele
mario-aquele
8 meses atrás

Sobre o tópico,
A escola era recheada de livros, porém como os professores tinham uma grande preguiça, quase nunca usávamos os livros na aula.
A maioria levava pra casa e nem abria. Alguns professores não usavam e falavam que o livro não era indicado e era perda de tempo. Eu lia os livros, naquela época não tinha internet.

Hidden
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Vao acabar conseguindo…

Pagando
Pagando
Responder para  Hidden
8 meses atrás

Penso o mesmo. Ele não tem mais paz e não terá.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
8 meses atrás

como arranjar grana com promessas..
assistam, muito show. bem interessante na parte de spacs, e economia

I looked at what Quantum Computing companies make money with. clouds

https://www.youtube.com/watch?v=RtDwpOIRHZM

Promessas, promessas, agora vai, se junta com outra empresa,
podemos fazer primeiro, melhor, ou mais rápido… confia

Mutuário
Mutuário
Responder para  Hidden
8 meses atrás

Bananazuela é demais!
Podemos morrer de qualquer coisa, menos de tédio!
Agora é máfia xineza misturada com narcoestado, facções criminosas e apostas pra lá de suspeitas… o que poderia dar certo nessa história, não é mesmo?
E tem gente que ainda pergunta por que será que isso aqui não vai? Mas pior, ainda perguntam por que isso aqui não afunda de vez?
P0rra, aqui lavam bilhões e bilhões e mais bilhões… é dinheiro demais para afundar de vez! Temos vantagens a oferecer para este tipo de “””investimento””” estrangeiro.
Sempre zoada, nunca arrasada!

Johnnyboy
Johnnyboy
8 meses atrás

Sapato Furado
Rick do trato feito discursou na convenção do Trump
https://ezdubs.ai/watch/1834760052345126961_en_pt

3+

Sempre imaginei o Rick republicano…

Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás

https://www.youtube.com/watch?v=BoPqCVo1b2Y

Antes era Petrolão
Agora será Gasolinão

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Tucano
8 meses atrás

sem querer eu faço isso, não conhecia que era um “método”:
– ponho um sinal negativo e o item pra ver quanto e onde estou gastando.
escrever num papel ou caderno.
Outra coisa a ser feita: conferir os preços no supermercado. Sempre noto erros nos descontos.
e itens errados. Em geral, recupero 10 a 12 reais de economia em compras menores que 100, por semana.

Tucano
Tucano
8 meses atrás

na minha epoca de fundamental (96-2004), lembro qeu trocavam de livros a cada 2 ou 3 anos… muita gente deve ter enricado vendendo livro didático.
depois, no ginasio, era o mesmo livro para os 3 anos, eram um livros gigantes kkkk

Johnnyboy
Johnnyboy
8 meses atrás

Temos vagas patra feministas que buscam.direiros iguais:

https://www.instagram.com/reel/C_jKIIvvbs3/?igsh=c2xnazRtNWd2Y2dr

Investidor
Investidor
8 meses atrás

Marçal entrou na mente do Dapena.

Tucano
Tucano
Responder para  Investidor
8 meses atrás

ele alugou um triplex na cabeca de todo mundo kkkk

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Investidor
8 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkk Dapena é um coitado, literalmente

Investidor
Investidor
8 meses atrás

Dapena tentou dar uma Adeliada Bispo no Marçal

Leonardo M.
Leonardo M.
8 meses atrás
Investidor
Investidor
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

Dapena mostrou que não é arregão hehehehe

Pagando
Pagando
Responder para  Leonardo M.
8 meses atrás

O Marçal tumultua bastante, não vou votar nele, mas taí. Tirou a máscara de muita gente. Vai acabar ficando mesmo entre Nunes e Boulos.

Pagando
Pagando
Responder para  Pagando
8 meses atrás

Tudo que o Marçal precisava na reta final era de uma cadeirada. Vai conduzir a reta final com esse episódio.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Pagando
8 meses atrás

isso, o dantena só quer um motivo pra sair…
Xandinho vai proibir cadeiras e debates, só pode ser gravado com CNTP ótimas tipo trump x Kamela com ponto.
Perguntas do pessoal da tv como sakanoto, Renaldu assevedo, daniella leema, guga xuca…

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Cadeia Marcov
8 meses atrás

ele vai colocar a bandeira de SP e fazer como trump,
amanha aparece com braço engessado e corte na testa.

Johnnyboy
Johnnyboy
8 meses atrás

Hoje claro…. 2 extremistas populistas da extremistas direita

https://www.instagram.com/reel/C-Y62WON2Eu/?igsh=MWxnYXlzOGk4MWhvZw==

Ikki de Fênix
Ikki de Fênix
8 meses atrás