A charge de Angelo Agostini de 1887 retrata exatamente a guerra interna entre defensores e críticos da Abolição, obviamente o Agostini era francamente favoravel aos abolicionistas e aos republicanos mas a Revista Illustrada (acessa no site da BN) é excelente pra se analisar o caos do fim do II Reinado.

Bom dia! Pra sorte do Manco, eu já tinha um rascunho grande desse assunto, porque volta e meia me pedem para explicar certos problemas da nossa historiografia, e realmente é um saco a cretina evolução do discurso público, histórico contra o Império e suas ações durante o II reinado em vários temas, no caso focando na escravidão pós-colonial.

Vamos lá, então. Por volta de 1870 já havia um grande conflito que sim, seu professor de história do colégio não fez a MENOR QUESTÃO de comentar adequadamente, preferindoe ncher o saco com zumbi, quilombo, essas coisas… mas foi determinante para a queda ruinosa do Império do Brazil.

De um lado haviam os coronéis, senhores de engenho que dependiam do negro para produzir riqueza. Plantation, produção e beneficiamento de açúcar, algodão, farinha, carne, madeiras, milho, café… Esse pessoal estava na terra desde a Colonização, e sempre dependeu dos escravos para extrair riqueza e pagar os quintos à Coroa, além de ter sido parte fundamental da efetivação do que seria o mapa do Império, quando de seu estabelecimento.

Abro um parêntese. Notemos que a escravidão negra é um fenômeno que começou na Empresa Colonial Portuguesa por volta de 1570 – no tópico do domingo passado eu terminei o último áudio antes de explicar o contexto. Quando a Igreja, após a briga interna que Bartolomeu de Las Casas – padre – arrumou com a Sé sobre a natureza pura do indígena, decide que não era mais lícito escravizar o indígena, o foco da exploração recaiu sobre o negro, igualmente considerado “não-humano” naquela época PELOS CRISTÃOS. Longa história, voltarei nisso.

Então o braço da Empresa Colonial acabou sendo o negro cativo, comprado de contratadores/caçadores de várias partes da África. Supomos ter havido uma movimentação de 4,5 a 7 milhões de negros para o Brasil. Mortalidade imediata na faixa de 40%. E para os senhores de engenho, nobres possuidores de terras, fidalgos que receberam desgraçadamente torrões de terras daqui, ter o negro na faina era essencial, era o objetivo de vida do homem pobre, do pequeno plantador.

De outro lado progressivamente surgiu uma burguesia comercial na colônia, reflexo natural da própria evolução do capitalismo pós-metalista: os comerciantes, banqueiros, armadores, granjeiros, artífices, profissionais liberais todos que desejavam capitalismo, o direito de realizar trocas e não ter a encheção da Coroa lhes querendo o Quinto. Notemos que praticamente todas as revoltas da Colônia estavam calçadas no conflito entre esta burguesia florescente e a Coroa leniente e opressiva.

Com o Império a influência destes capitalistas aumentou muito, obviamente refletindo a enorme, intrusiva expansão do capitalismo industrial na Europa. DPII percebeu isso e buscou mudar legislações com os poderes que a constituição imperial lhe garantia. Neste contexto gente como Irineu Evangelista, o Barão de Mauá, vai aparecer, assim como a forte expansão dos novos senhores de terras paulistas, plantando café e algodão, lançando ferrovias moderníssimas para carregar os frutos da terra plantados e colhidos por escravos.

De um lado os coronéis, do outro os capitalistas E no meio o Imperador enfraquecido exatamente por ter apoiado um lado neste conflito – desde o fim da Guerra do PY os conflitos vinham se sucedendo. Com a Guerra houve a necessidade de convocar escravos e a estes foi garantida a liberdade após seu retorno. Ao mesmo tempo, fruto da péssima situação da europa mediterrânea pós-Napoleão, começamos a receber imigrantes,  europeus livres e pobres, para trabalhar no campo e na incipiente indústria daqui.

Obviamente qualquer medida que gerasse custos aos senhores de terras, coronéis, causaria conflitos imediatos contra a Coroa. E por volta de 1870 a Guerra havia acabado, milhares de negros voltaram livres, muitos acabaram virando membros da Armada e do Exército. Ao mesmo tempo a Princesa Isabel, que já havia conseguido um feito enorme com a aprovação da Lei do Ventre Livre estava seriamente indisposta com os donos de terras.

O fim do tráfico fez a “criação de escravos” virar um negócio razoável, no interior de MG, BA e SP haviam “fazendas de reprodução”, inclusive. Com a Lei, a coisa encrencou. Na media em que os fazendeiros do sudeste foram buscar os imigrantes europeus, os nordestinos passaram a clandestinamente fazer tráfico interno e reprodução de escravos. NOTEMOS que por volta de 1880 havia uma clara distinção entre as economias nordestinas e as do sudeste. Essa distinção permanece até a atuualidade.

Quer dizer, até 1870 o grosso da população escrava negra estava no sudeste, mas após as mudanças legais dentro do processo de abolição gradual da escravidão (ideia do José Bonifácio) o NE acabou virando o “last resort” da exploração de negros cativos.

Obviamente estas leis e inovações geraram um racha no Senado e nas redes de apoio do Imperador. DPII não conseguia recompor seus apoios mesmo com subvenções e privilégios comerciais aos “aliados”, e neste contexto os ditos “republicanos” de SP e MG surgem no cenário político prometendo a liberdade capitalista à inglesa, exatamente buscando evitar a dispersão da riqueza (que ocorreu no sul dos EUA) pós-abolição.

Este pessoal (incluindo miltares de formação francesa, profissionais liberais, estancieiros do Sul, donos de terras que já se beneficiavam do comércio com a Inglaterra) exigia do Império indenizações para a libertação dos escravos, e ao mesmo tempo leis que vedassem aos ex-escravos possuir plenamente posses e direitos. A Princesa Isabel era abertamente contra e exatamente este foi o maior retardante do processo de abolição, que se arrastou por mais alguns anos.

Com a abolição O Imperio perde totalmente o apoio dos coronéis e latifudiários. Mexer na propriedade privada – os escravos – sem a devida indenização foi fatal para o Imperador. O projeto foi modificado no Senado e aprovado “pela metade”, liquidando a capacidade de negociação de um Imperador já cansado e decididamente disposto a passar a coroa à sua Sucessora. A degradação política foi rápida e incontornável, ainda mais com o crescente apoio da população (ignorante, na sua maioria, da complexidade da situação) e dos militares.

O resto da História, todo mundo conhece.

Obs:

O escravo negro deixa de ser considerado “propriedade” somente com a Abolição, quando o estauto de “coisa” deixa de existir por força de Lei. Então, quando eu falo de antes de 1888, penso/aceito a ideia de que o escravo era “semovente”, não “pessoa”, para a Lei Geral.

Gravura da Revista Ilustrada com os escravocratas carregando a bandeira com os dizeres “ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA, VIVA A REPÚBLICA COM INDENIZAÇÃO”, seguidos pelo símbolo da república. Os republicanos prometeram picanha para as elites, mas só veio a pica.

Tanto é que Rui Barbosa, ministro da Fazenda da república, tinha ordenado toda a destruição dos registros de escravos, para que não se pagasse a tal “reparação” as elites latifundiárias, e isso foi feito em 1891, sob a gestão de Tristão de Alencar.

 

8+
  • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 08:50

    1st – depois de ler

    1+

    • Barnabezinho 2 de fevereiro de 2025 at 08:52

      Poxa hein

      3+

      • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 08:56

        Otimo texto, interessante olhar com a perspectiva da epoca, pois hj obviamente é impensavel vc escravizar uma pessoa.

        0

        • Barnabezinho 2 de fevereiro de 2025 at 09:00

          A pior coisa da nossa modernidade é criminalizar o passado sem o analisar. Não há como defender moralmente a escravidão mas economicamente e politicamente sempe há motivações viáveis. Este é o lance. Não precisa concorrdar, mas tem de entender que o passado era desse jeito, bom ou mau, e que naquela época pouca gente discordava e muita gente achava correto.

          0

          • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 09:03

            sim, exatamente o q penso.

            antigamente os pais pediam para os filhos acenderem o cigarro no fogo do fogao rsrs

            1+

  • Cadeia Marcov 2 de fevereiro de 2025 at 09:04

    Muito interessante ver o contexto, principalmente entender como o imperador vivia na corda bamba.
    Eu ia num asilo em floripa para visistar uma filha de escravos. Ela foi ama de leite da minha avó através de uma família rica de floripa. Eu guardei até o documento dela, tenho que procurar. 1970s… ela já tinha mais de 80 anos.

    Em floripa, os relatos dos piratas e historiadores diziam que os escravos viviam bem. Tinham terras, faziam seus horários. Galera visitante chegava a reclamar. Pois é meio complicado fugir de uma ilha, capital. Eles viviam na área hoje nobre (canasvieiras, rio vermelho, morros.) Dizem até que quem defendeu a fortaleza de anhatomirim foram 2 escravos, em 1777. Acho que foi um jeito pra criar narrativa.

    3+

    • Cadeia Marcov 2 de fevereiro de 2025 at 09:33

      Aproveitando.
      do lado direito da catedral em floripa tem uma Igrejinha que eu gostava de ir : A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
      Foi a primeira construção ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada pelos escravos livres em Florianópolis que não podiam frequentar a igreja dos homens brancos. Foi erguida uma pequena e rústica capela, em meados do século XVIII, substituída pela atual igreja que teve sua construção iniciada no ano de 1787.
      Tem uma escadaria na frente. eu adorava subir. A igrejinha ainda era frequentada por pessoas de cor, as vezes era só eu e meia dúzia e o padre os mais claros. kkk. O padre da catedral eu achava pedante. Nessa igrejinha, o cara era um padre alemão bem velhinho, porém objetivo.

      1+

  • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 09:11

    CVR – Financas/Inflacao

    eu pago tudo no cartao, desde uma bala de 2 reais ate a entrada do carro, inclusive pago a ultima agora dia 3/2.

    enfim, o q me “assusta” na fatura de marco, q nao tem quase nenhuma compra grande, tdo 10, 50, 100 reais uma compra ou outra na faixa dos 300.

    e isso soma ja um valor BEM razoavel, pelo menos para o meu orcamento

    6+

    • Barnabezinho 2 de fevereiro de 2025 at 09:14

      Quem diria que aquelas comprinhas de 20 reais somadas dariam 32972,36, né?

      3+

      • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 09:19

        rsrs…. tem ate piada sobre isso ne?! mas como dizem – triste mas verdadeiro rsrs

        1+

    • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:16

      Tenho a mesma sensação, se não cuidar, vira um descontrole. E olha que raramente gasto em “bobagens”. É o dinheiro perde do valor a olhos vistos.

      1+

      • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:17

        *dinheiro que perde

        0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 10:01

      O pobre que recebia bolsa familia e fazia um bico ou dois por mês já deve tá na escala 6×1 de bicos pra manter a vantagi do governo do amor e pagar as contas.

      1+

    • Neco 2 de fevereiro de 2025 at 10:02

      Última compra maior nos cartões foram pneus pro carro, parcelado em várias vezes.
      Mas é desse jeito, tudo abaixo de 200 reais, e não consigo baixar de 2500 mês.

      2+

  • Andarilho 2 de fevereiro de 2025 at 09:16

    Obrigado pela Aula Professor!

    Agradeço em meu nome e em nome do meu filhote de 16 que tinha acabado de ler e veio avisar do “tópico de hj”, o blog ganhou mais um leitor assíduo.

    6+

  • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:19

    A história sempre parece cíclica, o pessoal que era dono de escravos age e pensa parecido com os donos do poder atual, que ocupam seus cargos de poder e que acham que seu modo de viver e pensar está acima do resto.
    Essa mal pela raiz nunca foi cortado, pelo contrário, foi sensor estimulado. Não por menos que meia dúzia de político que não vai conseguir mudar nada, é muito mais profundo.

    1+

    • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:19

      * agia e pensava

      0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 13:01

      Um conjunto de pessoas sempre vão se unir para explorarem um outro conjunto de pessoas. Hoje em dia o pior e mais organizad é o governo.

      0

  • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:22

    Sobre inflação
    Estou testando uma forma de economizar. Tenho uma loja de marmitas, que fazem comida pronta e congelam, aí basta tu descongelar e comer na hora, comida normal e saudável. 17 reais por cada.
    Estava somando e fazendo constas, acho que vou conseguir economizar em mercado, pois aí só resta produto de higiene, limpeza e algumas frutas, pães.
    Daqui uns 2 meses verei o impacto.

    3+

    • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 09:22

      Esse corretor de celular é terrível, ele muda as palavras. Eu desisto hahaha

      1+

      • Money Addicted 2 de fevereiro de 2025 at 09:27

        eu acabei de rever no meu orcamento a previsao de gasto com mercado, tive que praticamente dobrar pois vi que o que estava la nao esta sendo o efetivamente gasto.

        e gasto bem, mas alimento em principio nao estou cortando, compro bastante frutas eu gosto e incentivo minha filha a gostar esses dias ela experimentou lichia e pede direto, banana ela come umas duas por dia, enfim, sempre depois da refeicao agt faz ela comer uma fruta.

        o q estou tentando fazer para econmizar é comprar on-line (menos fruta) para encontrar os menores precos

        0

      • Cadeia Marcov 2 de fevereiro de 2025 at 09:55

        eu tirei margarina e arroz, diminui o pão branco. Já perdi 1kg em 3 semanas. Barateou e ainda ajuda na saúde. Uma marmita a 17$ está bom. Aqui, se fizer em casa eu gasto entre 10 e 18reais. estou comendo mais peixes e grãos (bico, lentilha, ervilha, feijão, milho). Fica mais barato que carne.

        0

  • Johnnyboy 2 de fevereiro de 2025 at 09:22
  • Neco 2 de fevereiro de 2025 at 10:00

    Bom dia.

    Nordeste é um lugar muito grande.

    Em 25 de março de 1884, o presidente da província, o baiano Sátiro Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país, quatro anos antes da Lei Áurea.

    No Ceará existem poucas pessoas negras. Nos últimos anos apareceram alguns vindos da África.
    Não conheço ninguém aqui que seja descentes de escravos.
    Não quero dizer que não aconteceu isso aqui, mas me parece que foi muito menos do que na Bahia e em Recife.
    Porto de Galinhas em Pernambuco tem esse nome pois era proibido falar que chegaram escravos de navio. Então quando chegava um navio a notícia corria de boca em boca falando que tinha chegado um navio de galinhas da África. Daí ficou o nome “Porto de Galinhas”.

    3+

    • Someone 2 de fevereiro de 2025 at 13:17

      No Nordeste a escravidão andava de mãos dadas com a cana de açúcar, pela ampla necessidade de mão de obra e alto retorno que ela dava no início da colônia. Por isso a zona da mata de Pernambuco e Alagoas e o recôncavo baiano tiveram muitos escravos na colônia. O Ceará, por seu clima e relevo, não era favorável à cana, logo, não recebeu tantos escravos, assim como a Paraíba. Não a toa nesses dois estados o abolicionismo era forte, e influenciou os estados próximos, principalmente Pernambuco, onde já nos anos 1870 tinha a figura de Joaquim Nabuco como um dos maiores defensores do abolicionismo do país.

      Não concordo muito com o texto do tópico quando fala que enquanto o Sudeste ia buscar imigrantes europeus os nordestinos estavam reproduzindo escravos. Nos anos após 1870 a economia nordestina estava em declínio principalmente pelo fim da Guerra Civil Americana, já que voltaram a ter concorrência do algodão do sul dos EUA no mercado global, baixando os preços de revenda. A cana, por sua vez, foi perdendo valor ao longo do século. A economia estava estagnada, havia excesso de escravos e alto desemprego. O Sudeste, por sua vez, por conta do ciclo do café necessitava de mão de obra intensiva a baixo custo. Logo, passaram a importar muitos escravos no mercado interno, havendo uma migração de escravos do nordeste, onde havia excesso de mão de obra, para o sudeste, onde havia falta. Como o mercado de escravos estava cada vez mais restrito e caro é que passaram a trazer imigrantes, primeiro europeus ocidentais católicos, depois europeus do leste católico, sírio-libaneses cristãos do Império Otomano e por fim japoneses.

      Por conta do tráfico interno havia uma grande população escrava nas fazendas de São Paulo, e por isso foram eles os mais resistentes à abolição sem indenização. O não pagamento, mais do que a abolição em si, foi a principal causa da perda do apoio e consequente queda da monarquia.

      0

  • Neco 2 de fevereiro de 2025 at 10:05

    Muita gente falando em greve dos caminhoneiros de novo. Mas oficialmente não tem nada. Os YouTubers estão querendo criar um clima de greve pra ver se cola.

    Aqui a gasolina não subiu ontem. Tenho abastecido a 5,95 no débito.

    Diesel é acima de 6.

    0

    • Sapato Furado 2 de fevereiro de 2025 at 10:38

      Aqui 6,29, antes era 5.99.

      1+

      • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 10:50

        5%.

        1+

  • Neco 2 de fevereiro de 2025 at 10:08

    O funça trabalha mais ou menos como esse pessoal aqui:

    https://youtube.com/shorts/V5_QcCR4xmM?si=-Fy6vdcGyWCHNUzg

    0

  • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 10:31

    Lembrei do manco e a sua incrível habilidade inata de caçador de promoção de picanha:

    Café fake e picanha fake.

    0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 10:33

      Esse negócio de picanha fatiada a gente já comentava aqui, mas tem aquelas fake mesmo, onde os caras trocam a peça e embalam como picanha.

      0

  • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 11:10

    Descobriram a identidade da mui, porém os rastros nas redes sociais já foram devidamente apagados:

    0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 11:13

      Teoria da conspiração?????? No mínimo uns 4 anos pra confirmar:

      0

    • Cadeia Marcov 2 de fevereiro de 2025 at 11:53

      ela era a mais nova. O treinamento consiste em submeter o mais novo a situações novas.
      Os outros dois tinham varias medalhas e mais de 500h de voo, e combate. (Ou seja sabiam usar os óculos caso seja a desculpa). será que Podem dizer que o cara mandou ela seguir pra ver o que ela faria…
      Antes, também houve desvio de outro voo na rota deles, mas ninguém comentou.

      https://www.npr.org/2025/02/01/g-s1-46002/washington-dc-airport-potomac-crash-black-hawk-military-crew

      2+

  • joinspace 2 de fevereiro de 2025 at 11:28

    olha a cara do “futuro” dos demos kkkkkkk Depois da Kavalla é só ladeira abaixo…

    0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 13:05

      Desarmamentista radical.

      0

    • MrCitan 2 de fevereiro de 2025 at 13:06

      Democratas estão indo para o perigoso caminho de virarem um PSOL.
      A tendência é a radicalização.

      0

  • MrCitan 2 de fevereiro de 2025 at 12:15

    Pessoal que tem twitter, deem um forcinha pra esse cara aqui.
    Dando um “seguir” ou “retweet” já ajuda bastante.

    Ele faz belas artes católicas em anime com IA.

    1+

  • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 12:50

    Obrigado Lutero!

    0

    • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 12:52

      Marcelo Rossi é o único aceitável dessa lista.

      0

  • Leo 2 de fevereiro de 2025 at 13:09

    JUST IN: 🇨🇦🇺🇸 Canada’s Prime Minister Trudeau announces 25% retaliatory tariffs on “$155 billion worth of American goods.”

    Pipoca e coca cola já estão no estoque aqui de de casa para acompanhar essa treta comercial da América do Norte

    1+

    • Neco 2 de fevereiro de 2025 at 13:35

      Essa acho que não faz grande diferença, estou mais curioso como vai ser com a China.

      0

      • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 13:44

        Os conservadores vão ganhar de lavada nas eleições.

        0

        • Luk3B0lh4 2 de fevereiro de 2025 at 13:45

          Do Canada.

          0

  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)

    Dúvidas? Confira as Informações e Regras dos Comentários.

    Tags úteis - Negrito: < b> | Itálico: < i> | Citação: < blockquote>

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.