Bom dia! Pra sorte do Manco, eu já tinha um rascunho grande desse assunto, porque volta e meia me pedem para explicar certos problemas da nossa historiografia, e realmente é um saco a cretina evolução do discurso público, histórico contra o Império e suas ações durante o II reinado em vários temas, no caso focando na escravidão pós-colonial.
Vamos lá, então. Por volta de 1870 já havia um grande conflito que sim, seu professor de história do colégio não fez a MENOR QUESTÃO de comentar adequadamente, preferindo encher o saco com zumbi, quilombo, essas coisas… mas foi determinante para a queda ruinosa do Império do Brazil.
De um lado haviam os coronéis, senhores de engenho que dependiam do negro para produzir riqueza. Plantation, produção e beneficiamento de açúcar, algodão, farinha, carne, madeiras, milho, café… Esse pessoal estava na terra desde a Colonização, e sempre dependeu dos escravos para extrair riqueza e pagar os quintos à Coroa, além de ter sido parte fundamental da efetivação do que seria o mapa do Império, quando de seu estabelecimento.
Abro um parêntese. Notemos que a escravidão negra é um fenômeno que começou na Empresa Colonial Portuguesa por volta de 1570 – no tópico do domingo passado eu terminei o último áudio antes de explicar o contexto. Quando a Igreja, após a briga interna que Bartolomeu de Las Casas – padre – arrumou com a Sé sobre a natureza pura do indígena, decide que não era mais lícito escravizar o indígena, o foco da exploração recaiu sobre o negro, igualmente considerado “não-humano” naquela época PELOS CRISTÃOS. Longa história, voltarei nisso.
Então o braço da Empresa Colonial acabou sendo o negro cativo, comprado de contratadores/caçadores de várias partes da África. Supomos ter havido uma movimentação de 4,5 a 7 milhões de negros para o Brasil. Mortalidade imediata na faixa de 40%. E para os senhores de engenho, nobres possuidores de terras, fidalgos que receberam desgraçadamente torrões de terras daqui, ter o negro na faina era essencial, era o objetivo de vida do homem pobre, do pequeno plantador.
De outro lado progressivamente surgiu uma burguesia comercial na colônia, reflexo natural da própria evolução do capitalismo pós-metalista: os comerciantes, banqueiros, armadores, granjeiros, artífices, profissionais liberais todos que desejavam capitalismo, o direito de realizar trocas e não ter a encheção da Coroa lhes querendo o Quinto. Notemos que praticamente todas as revoltas da Colônia estavam calçadas no conflito entre esta burguesia florescente e a Coroa leniente e opressiva.
Com o Império a influência destes capitalistas aumentou muito, obviamente refletindo a enorme, intrusiva expansão do capitalismo industrial na Europa. DPII percebeu isso e buscou mudar legislações com os poderes que a constituição imperial lhe garantia. Neste contexto gente como Irineu Evangelista, o Barão de Mauá, vai aparecer, assim como a forte expansão dos novos senhores de terras paulistas, plantando café e algodão, lançando ferrovias moderníssimas para carregar os frutos da terra plantados e colhidos por escravos.
De um lado os coronéis, do outro os capitalistas E no meio o Imperador enfraquecido exatamente por ter apoiado um lado neste conflito – desde o fim da Guerra do PY os conflitos vinham se sucedendo. Com a Guerra houve a necessidade de convocar escravos e a estes foi garantida a liberdade após seu retorno. Ao mesmo tempo, fruto da péssima situação da europa mediterrânea pós-Napoleão, começamos a receber imigrantes, europeus livres e pobres, para trabalhar no campo e na incipiente indústria daqui.
Obviamente qualquer medida que gerasse custos aos senhores de terras, coronéis, causaria conflitos imediatos contra a Coroa. E por volta de 1870 a Guerra havia acabado, milhares de negros voltaram livres, muitos acabaram virando membros da Armada e do Exército. Ao mesmo tempo a Princesa Isabel, que já havia conseguido um feito enorme com a aprovação da Lei do Ventre Livre estava seriamente indisposta com os donos de terras.
O fim do tráfico fez a “criação de escravos” virar um negócio razoável, no interior de MG, BA e SP haviam “fazendas de reprodução”, inclusive. Com a Lei, a coisa encrencou. Na medida em que os fazendeiros do sudeste foram buscar os imigrantes europeus, os nordestinos passaram a clandestinamente fazer tráfico interno e reprodução de escravos. NOTEMOS que por volta de 1880 havia uma clara distinção entre as economias nordestinas e as do sudeste. Essa distinção permanece até a atuualidade.
Quer dizer, até 1870 o grosso da população escrava negra estava no sudeste, mas após as mudanças legais dentro do processo de abolição gradual da escravidão (ideia do José Bonifácio) o NE acabou virando o “last resort” da exploração de negros cativos.
Obviamente estas leis e inovações geraram um racha no Senado e nas redes de apoio do Imperador. DPII não conseguia recompor seus apoios mesmo com subvenções e privilégios comerciais aos “aliados”, e neste contexto os ditos “republicanos” de SP e MG surgem no cenário político prometendo a liberdade capitalista à inglesa, exatamente buscando evitar a dispersão da riqueza (que ocorreu no sul dos EUA) pós-abolição.
Este pessoal (incluindo miltares de formação francesa, profissionais liberais, estancieiros do Sul, donos de terras que já se beneficiavam do comércio com a Inglaterra) exigia do Império indenizações para a libertação dos escravos, e ao mesmo tempo leis que vedassem aos ex-escravos possuir plenamente posses e direitos. A Princesa Isabel era abertamente contra e exatamente este foi o maior retardante do processo de abolição, que se arrastou por mais alguns anos.
Com a abolição O Imperio perde totalmente o apoio dos coronéis e latifudiários. Mexer na propriedade privada – os escravos – sem a devida indenização foi fatal para o Imperador. O projeto foi modificado no Senado e aprovado “pela metade”, liquidando a capacidade de negociação de um Imperador já cansado e decididamente disposto a passar a coroa à sua Sucessora. A degradação política foi rápida e incontornável, ainda mais com o crescente apoio da população (ignorante, na sua maioria, da complexidade da situação) e dos militares.
O resto da História, todo mundo conhece.
Obs:
O escravo negro deixa de ser considerado “propriedade” somente com a Abolição, quando o estauto de “coisa” deixa de existir por força de Lei. Então, quando eu falo de antes de 1888, penso/aceito a ideia de que o escravo era “semovente”, não “pessoa”, para a Lei Geral.
Gravura da Revista Ilustrada com os escravocratas carregando a bandeira com os dizeres “ABAIXO A MONARQUIA ABOLICIONISTA, VIVA A REPÚBLICA COM INDENIZAÇÃO”, seguidos pelo símbolo da república. Os republicanos prometeram picanha para as elites, mas só veio a pica.
Tanto é que Rui Barbosa, ministro da Fazenda da república, tinha ordenado toda a destruição dos registros de escravos, para que não se pagasse a tal “reparação” as elites latifundiárias, e isso foi feito em 1891, sob a gestão de Tristão de Alencar.
1st – depois de ler
Poxa hein
Otimo texto, interessante olhar com a perspectiva da epoca, pois hj obviamente é impensavel vc escravizar uma pessoa.
A pior coisa da nossa modernidade é criminalizar o passado sem o analisar. Não há como defender moralmente a escravidão mas economicamente e politicamente sempe há motivações viáveis. Este é o lance. Não precisa concorrdar, mas tem de entender que o passado era desse jeito, bom ou mau, e que naquela época pouca gente discordava e muita gente achava correto.
sim, exatamente o q penso.
antigamente os pais pediam para os filhos acenderem o cigarro no fogo do fogao rsrs
Isso é como hoje ter pena dos animais que puxam carroças, no passado ter um cavalo e até uma carroça era ter progredido na vida, pois era o que havia, costumo dizer que foi o capitalismo que libertou os escravos, as maquinas e métodos de produção tornaram inviável a produção por escravos, o escravo simplesmente passou a gastar mais do que produzia, ou o que produzia não competia com os produtos do capitalismo.
Penso que um homem livre e dono da sua produção certamente produz mais que 3 escravos.
Muito interessante ver o contexto, principalmente entender como o imperador vivia na corda bamba.
Eu ia num asilo em floripa para visistar uma filha de escravos. Ela foi ama de leite da minha avó através de uma família rica de floripa. Eu guardei até o documento dela, tenho que procurar. 1970s… ela já tinha mais de 80 anos.
Em floripa, os relatos dos piratas e historiadores diziam que os escravos viviam bem. Tinham terras, faziam seus horários. Galera visitante chegava a reclamar. Pois é meio complicado fugir de uma ilha, capital. Eles viviam na área hoje nobre (canasvieiras, rio vermelho, morros.) Dizem até que quem defendeu a fortaleza de anhatomirim foram 2 escravos, em 1777. Acho que foi um jeito pra criar narrativa.
Aproveitando.
do lado direito da catedral em floripa tem uma Igrejinha que eu gostava de ir : A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Foi a primeira construção ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formada pelos escravos livres em Florianópolis que não podiam frequentar a igreja dos homens brancos. Foi erguida uma pequena e rústica capela, em meados do século XVIII, substituída pela atual igreja que teve sua construção iniciada no ano de 1787.
Tem uma escadaria na frente. eu adorava subir. A igrejinha ainda era frequentada por pessoas de cor, as vezes era só eu e meia dúzia e o padre os mais claros. kkk. O padre da catedral eu achava pedante. Nessa igrejinha, o cara era um padre alemão bem velhinho, porém objetivo.
CVR – Financas/Inflacao
eu pago tudo no cartao, desde uma bala de 2 reais ate a entrada do carro, inclusive pago a ultima agora dia 3/2.
enfim, o q me “assusta” na fatura de marco, q nao tem quase nenhuma compra grande, tdo 10, 50, 100 reais uma compra ou outra na faixa dos 300.
e isso soma ja um valor BEM razoavel, pelo menos para o meu orcamento
Quem diria que aquelas comprinhas de 20 reais somadas dariam 32972,36, né?
rsrs…. tem ate piada sobre isso ne?! mas como dizem – triste mas verdadeiro rsrs
Tenho a mesma sensação, se não cuidar, vira um descontrole. E olha que raramente gasto em “bobagens”. É o dinheiro perde do valor a olhos vistos.
*dinheiro que perde
O pobre que recebia bolsa familia e fazia um bico ou dois por mês já deve tá na escala 6×1 de bicos pra manter a vantagi do governo do amor e pagar as contas.
Última compra maior nos cartões foram pneus pro carro, parcelado em várias vezes.
Mas é desse jeito, tudo abaixo de 200 reais, e não consigo baixar de 2500 mês.
Ta subindo muito, especial alimentos r servicos
Obrigado pela Aula Professor!
Agradeço em meu nome e em nome do meu filhote de 16 que tinha acabado de ler e veio avisar do “tópico de hj”, o blog ganhou mais um leitor assíduo.
A história sempre parece cíclica, o pessoal que era dono de escravos age e pensa parecido com os donos do poder atual, que ocupam seus cargos de poder e que acham que seu modo de viver e pensar está acima do resto.
Essa mal pela raiz nunca foi cortado, pelo contrário, foi sensor estimulado. Não por menos que meia dúzia de político que não vai conseguir mudar nada, é muito mais profundo.
* agia e pensava
Um conjunto de pessoas sempre vão se unir para explorarem um outro conjunto de pessoas. Hoje em dia o pior e mais organizad é o governo.
Concordo, vivemos numa Banania de Donos
Sobre inflação
Estou testando uma forma de economizar. Tenho uma loja de marmitas, que fazem comida pronta e congelam, aí basta tu descongelar e comer na hora, comida normal e saudável. 17 reais por cada.
Estava somando e fazendo constas, acho que vou conseguir economizar em mercado, pois aí só resta produto de higiene, limpeza e algumas frutas, pães.
Daqui uns 2 meses verei o impacto.
Esse corretor de celular é terrível, ele muda as palavras. Eu desisto hahaha
eu acabei de rever no meu orcamento a previsao de gasto com mercado, tive que praticamente dobrar pois vi que o que estava la nao esta sendo o efetivamente gasto.
e gasto bem, mas alimento em principio nao estou cortando, compro bastante frutas eu gosto e incentivo minha filha a gostar esses dias ela experimentou lichia e pede direto, banana ela come umas duas por dia, enfim, sempre depois da refeicao agt faz ela comer uma fruta.
o q estou tentando fazer para econmizar é comprar on-line (menos fruta) para encontrar os menores precos
eu tirei margarina e arroz, diminui o pão branco. Já perdi 1kg em 3 semanas. Barateou e ainda ajuda na saúde. Uma marmita a 17$ está bom. Aqui, se fizer em casa eu gasto entre 10 e 18reais. estou comendo mais peixes e grãos (bico, lentilha, ervilha, feijão, milho). Fica mais barato que carne.
https://www.instagram.com/share/reel/_fXUq5xlN
Bom dia.
Nordeste é um lugar muito grande.
Em 25 de março de 1884, o presidente da província, o baiano Sátiro Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país, quatro anos antes da Lei Áurea.
No Ceará existem poucas pessoas negras. Nos últimos anos apareceram alguns vindos da África.
Não conheço ninguém aqui que seja descentes de escravos.
Não quero dizer que não aconteceu isso aqui, mas me parece que foi muito menos do que na Bahia e em Recife.
Porto de Galinhas em Pernambuco tem esse nome pois era proibido falar que chegaram escravos de navio. Então quando chegava um navio a notícia corria de boca em boca falando que tinha chegado um navio de galinhas da África. Daí ficou o nome “Porto de Galinhas”.
No Nordeste a escravidão andava de mãos dadas com a cana de açúcar, pela ampla necessidade de mão de obra e alto retorno que ela dava no início da colônia. Por isso a zona da mata de Pernambuco e Alagoas e o recôncavo baiano tiveram muitos escravos na colônia. O Ceará, por seu clima e relevo, não era favorável à cana, logo, não recebeu tantos escravos, assim como a Paraíba. Não a toa nesses dois estados o abolicionismo era forte, e influenciou os estados próximos, principalmente Pernambuco, onde já nos anos 1870 tinha a figura de Joaquim Nabuco como um dos maiores defensores do abolicionismo do país.
Não concordo muito com o texto do tópico quando fala que enquanto o Sudeste ia buscar imigrantes europeus os nordestinos estavam reproduzindo escravos. Nos anos após 1870 a economia nordestina estava em declínio principalmente pelo fim da Guerra Civil Americana, já que voltaram a ter concorrência do algodão do sul dos EUA no mercado global, baixando os preços de revenda. A cana, por sua vez, foi perdendo valor ao longo do século. A economia estava estagnada, havia excesso de escravos e alto desemprego. O Sudeste, por sua vez, por conta do ciclo do café necessitava de mão de obra intensiva a baixo custo. Logo, passaram a importar muitos escravos no mercado interno, havendo uma migração de escravos do nordeste, onde havia excesso de mão de obra, para o sudeste, onde havia falta. Como o mercado de escravos estava cada vez mais restrito e caro é que passaram a trazer imigrantes, primeiro europeus ocidentais católicos, depois europeus do leste católico, sírio-libaneses cristãos do Império Otomano e por fim japoneses.
Por conta do tráfico interno havia uma grande população escrava nas fazendas de São Paulo, e por isso foram eles os mais resistentes à abolição sem indenização. O não pagamento, mais do que a abolição em si, foi a principal causa da perda do apoio e consequente queda da monarquia.
Sei nao… li em algum lugar que a partir da proibicao dos navios negreiros, a maioria pirata entrou pelo Ceara…
Muita gente falando em greve dos caminhoneiros de novo. Mas oficialmente não tem nada. Os YouTubers estão querendo criar um clima de greve pra ver se cola.
Aqui a gasolina não subiu ontem. Tenho abastecido a 5,95 no débito.
Diesel é acima de 6.
Aqui 6,29, antes era 5.99.
5%.
O funça trabalha mais ou menos como esse pessoal aqui:
https://youtube.com/shorts/V5_QcCR4xmM?si=-Fy6vdcGyWCHNUzg
Lembrei do manco e a sua incrível habilidade inata de caçador de promoção de picanha:
https://youtu.be/SgKb7JRyRtE?feature=shared
Café fake e picanha fake.
Esse negócio de picanha fatiada a gente já comentava aqui, mas tem aquelas fake mesmo, onde os caras trocam a peça e embalam como picanha.
Descobriram a identidade da mui, porém os rastros nas redes sociais já foram devidamente apagados:
https://twitter.com/hayasaka_aryan/status/1885825161347076254
Teoria da conspiração?????? No mínimo uns 4 anos pra confirmar:
https://twitter.com/JackWallace888/status/1885793461238157378
ela era a mais nova. O treinamento consiste em submeter o mais novo a situações novas.
Os outros dois tinham varias medalhas e mais de 500h de voo, e combate. (Ou seja sabiam usar os óculos caso seja a desculpa). será que Podem dizer que o cara mandou ela seguir pra ver o que ela faria…
Antes, também houve desvio de outro voo na rota deles, mas ninguém comentou.
https://www.npr.org/2025/02/01/g-s1-46002/washington-dc-airport-potomac-crash-black-hawk-military-crew
olha a cara do “futuro” dos demos kkkkkkk Depois da Kavalla é só ladeira abaixo…
https://twitter.com/GuntherEagleman/status/1885897439942475863
Desarmamentista radical.
Democratas estão indo para o perigoso caminho de virarem um PSOL.
A tendência é a radicalização.
Pessoal que tem twitter, deem um forcinha pra esse cara aqui.
Dando um “seguir” ou “retweet” já ajuda bastante.
Ele faz belas artes católicas em anime com IA.
https://twitter.com/MichaelShoAIart/status/1886050722120454452
Obrigado Lutero!
https://twitter.com/JoaquinTeixeira/status/1885714423643287933
Marcelo Rossi é o único aceitável dessa lista.
JUST IN: 🇨🇦🇺🇸 Canada’s Prime Minister Trudeau announces 25% retaliatory tariffs on “$155 billion worth of American goods.”
Pipoca e coca cola já estão no estoque aqui de de casa para acompanhar essa treta comercial da América do Norte
Essa acho que não faz grande diferença, estou mais curioso como vai ser com a China.
Os conservadores vão ganhar de lavada nas eleições.
Do Canada.
Ah, sim, internamente tem chance de mudar tudo.
Eu quis dizer no caso do comércio mundial, que não faz muita diferença.
o Fernando Ulrich comentou 4 táticas do trump: desvalorizar o dólar, tarifas, etc..
lembro que ele falou: creio que esse não seja o caminho. Mas o ulrich deve estar errado.
Na china ele prometeu 60% e tocou apenas 10%.. vamos ver.
Parece que afeta carros, energias, etc.. abaixo um link. não sei se é bom. mas dá pra ver os alvos.
-https://apnews.com/article/trump-tariffs-imports-mexico-canada-china-3fd4cf45b2294c69a03391024dd8ca2e
Ulrich erra mais que o Ancapsu, só que ele faz a barba e se veste bem.
Vou corrigir um pouco isso.
O Ancapsu tem o costume de já falar logo de cara o que acha que vai acontecer. As vezes erra e muitas vezes acerta. Exemplos são as previsões sobre arcabouco e reforma tributária. Já falou que eram bostas logo de cara e explicou o pq.
O Ulrich aprendeu a ensaboar ao longo dos anos, segue o perfil isentão até o último segundo quando o resultado já está visível, virou uma espécie de vidente do passado.
Nessa questão do Trump, não vi o video, mas creio que ele seguiu a linha “se não der ruim vai dar bom”, deve ter ensaboado tbm. Não seria um problema, até que depois a coisa toma forma e ele aprece com alguns cortes como se tivesse previsto algo.
No geral ainda gosto dos videos do Ulrich tbm, só que ele é muito isentão pro meu gosto.
concordo, disse que seria o caminho mas não criticou o motivo. Na deepseek ele fez cara do “esqueceram de mim” no espelho.. ficou maravilhado mas não disse quais seriam os efeitos. só narrou o óbvio: queda de ações imediata. poderia falar da 7big, da energia, da guerra de AI, etc.. não foi muito além.
Dica para quem quer conhecer as diferenças de desenvolvimento do homem e da mulher:
Esse cara do link abaixo teve problemas sério com o pai lá atrás, se não me engano, na infância e discordo de várias idéias redpill dele.
Mas esses textos que ele posta no youtube são uma grande aula, até fundamentada, sobre o ser humano. É mto show
–
http://youtube.com/post/Ugkx2ggEuZzZE-Euekqsb3KbqjVB367_D-md?si=OJZqlhXEcTtHDqUQ
Infelizmente, também tenho pais com traços narcisistas.
E estão envelhecendo.
Não tem muito o que fazer.
Em algum momento, sei que terei que me dedicar a eles.
Só enxergam o próprio umbigo.
Briguei muito, muito mesmo.
Desinverti os papéis lá em casa.
Eu sou a filha e eles os pais. Ponto.
Foi difícil.
Mas você tem que estar sempre vigilante a manipulações e dramas e fazer você ser a ruim da história.
Obrigado pela resposta Barná, mas pensando bem, vc não deveria ter respondido, essas coisas são muito delicadas
Mas acho que sobre japas pode.
Os japas também já foram considerados não humanos pela igreja católica? Se puder colocar uma citação sobre os japas quando vc soltar o tópico sobre negros serem considerados não humanos
Para os católicos daquele tempo os japoneses eram pagãos, logo, entravam na mesma regra de índios e africanos. Tanto que os portugueses escravizaram chineses e japoneses nas suas naus quando estavam por lá. Esse também foi um dos motivos do banimento dos portugueses do Japão. Já os holandeses, que não tinham esse histórico, conseguiram concessões comerciais no porto de Nagasaki.
Até hoje eu não entendo porque a princesa Isabel não é ovacionada pela esquerda
Agora me veio uma dúvida sincera, sem zoeira, dpII foi covarde ou tinha dentro de si que era melhor o Brasil nas mãos dos milicos do que da filha?
Lembrando que a mãe dela era da Austria. A galera já estava contra a escravidão lá desde 1820s. teve o tratado de Viena. A Austria influenciava muito, indiretamente. Acho.
Além disso, a influencia para derrubar as monarquias (França, italia, etc), 1840s e criar as repúblicas.. Acho. bagunças.
Cvr
Fui na paróquia do centro de campinas hj, aquilo é uma mini cracolandia
Estacionei o carro um quarteirão de distância, no meio dos craquentos, e não fizeram nada com o carro
Só tinha o meu carro lá na hora que eu cheguei, cheguei até a ficar com receio
Tinha até uma travesti fazendo ponto
É um milagre não acontecer nada
Bom domingao mukis…
Pra mim, que cheguei aqui a partir de 1870 atraves da Talianada laskada… Banania com suas fronteiras, lingua e moeda = reau tem 30anos… e uma obra do Criador.
fim do tráfico fez a “criação de escravos” virar um negócio razoável, no interior de MG, BA e SP haviam “fazendas de reprodução”, inclusive.
Teve isso medmp seu Barna? Eu nao sabia, tks…
Ahhh e ta certo dizer que a maior parte da escravatura foi no sudeste e nao no NE? Em que proporcao?
De resto sigo com minha pobre avaliacao: era pra darmos ERRADO, viramos Nacao potensca… seguimos buscando o Errado cada vez que tentar dar Serto…kkk
Mudando um pouco de assunto mas pegando o gancho do Japão.
Muitos aqui como o Jonnhyboy exaltam as maravilhas da civilidade dos japoneses, ao mesmo tempo que condenam todos que não são católicos.
Bom, 70% dos japoneses são xintoístas e 67% são budistas. A soma passa de 100% porque muitos japoneses são adeptos das 2 religiões ao mesmo tempo, com mais de 90% dos japoneses praticando as 2 ou somente uma das duas.
Apenas 1% deles são católicos.
Como pode um país dominado por religiões “infernais” segundo alguns aqui do blog, ser tão civilizado? Como pode o Japão do xintoísmo e budismo ser tão civilizado?
Como podem praticamente todos países dominados pela “única” religião que salva, também segundo alguns do blog, serem o lixo da humanidade? Países lixos da América Latrina como México, Colômbia e Venezueira são de grande maioria de Católicos…
Como podem países de grande maioria católica serem tão shitholes latrineiros? Só pra lembrar que o México tem 77% de católicos, Colômbia 70% e Venezuela 80%, contra 51% do Brasil.
E grande parte dos criminosos são católicos segundo pesquisas. Assim como os mafiosos cometiam os crimes num dia, no outro iam se confessar e logo após continuavam cometendo crimes.
Aguardem a ginástica mental dos doutrinados! Sim, ela explicará perfeitamente!
Aposto que vão vir com Áustria, que é a exceção da regra. E mesmo assim tem pouco mais de 50% de católicos, muitos deles não praticantes. E pra contrabalancear a Áustria tem dezenas da América Latrina shithole…
Depende do que é civilizado para você
Para os chineses, coreanos, filipinos e todos os povos da Ásia dominados por eles entre 1933-1945 não foram tão civilizados assim
Poder militar tbm deveria entrar nas contas do grau de civilidade. Não adianta muito todo mundo ser bem educado se não consegue combater ameaças. Também não adianta ter o maior arsenal bélico e toda a população pobre.
Essas outras nações que foram dominadas devem enchergam o Japão como uma nação civilizada e eles como atrasados, se fossem civilizados conseguiriam responder a ataques.
Na história da humanidade é comum uma civilização mais desenvolvida dominar outras atrasadas.
Puta que o pariu!!!!!
Seu popo no meu pipiu
não é atoa que vc consegue treta com todos no blog
Crianção de 13 anos é foda kkkkkkk
Sim, mas vc é copo de leite, nem carro tem. Ninguém gosta de chutar cachorro morto.
é tipo aquelas crianças de 15 anos
“Nosssa voce ainda não tem IPhoNE?”
No meu crossfox
Eu vou sair
Vou zuar
Me divertir
https://youtu.be/L93v779k3bg?feature=shared
NOFFFAAAAA vc não tem Iphone Waatchhhhhh para ver as hora e receber mensagem???? meu deus!!!!!!!!!!!!!!!
Essa música é engraçada. 😀
https://www.youtube.com/watch?v=ZhLP4k4QjDg
Sim, eu sei disso.
Quem exalta a civilidade do Japão aqui é o Johnnyboy, o mesmo que critica todos que não são católicos. Esse é o ponto do meu post.
Se for olhar, praticamente todos países fizeram merda, quem procurar vai achar da França, Alemanha, Itália, China, Rússia, de praticamente todos.
Gostam muito de citar os EUA, se olhar bem, quase todo outro país que eventualmente tivesse o poder dos EUA faria muito mais merda. Imagina do pessoal de Cuba, Venezueira, Pérsia e outros mais com esse poder, fariam muito mais merda.
Mas sim, olhando os japoneses em geral, nas últimas décadas são muito mais pacíficos e educados do que praticamente qualquer outro país, isso não tem como negar.
Chineses foram invadidos pelo Japão, mas já invadiram vários outros também, antes e depois disso, é só olhar o Tibete hoje…
Só que agora o Japão é mau pq em um mundo onde quem não batia, apanhava, ele foi um dos que bateram.
A intenção era só entender sobre o japão mesmo, curiosidade pura
Mas o que é civilidade para você? O que é sucesso, o que é riqueza?
Se for PIB per capta, índice de violências considerados, índice de liberdade da Heritage, OK, eu entendo
Mas EUA, mata 1.000.000 de crianças inocentes por ano, em nome da liberdade e diversão, não é por necessidade, qq imbecil sabe que o mais pobre de lá é um super rico na África
Japão hoje mata 120.000 crianças por ano, mas já teve pico de 1.000.000 em 1995, no auge da sua riqueza dos tempos modernos. Fora as atrocidades que eles cometeram na China e Coréia, de deixar qualquer nazista com inveja.
Alguns shitholes onde o aborto é proibido:
Venezuela, Paraguai, Síria, Irã, Afeganistão, Nigéria, Indonésia.
O mundo é isso aí, é um sobe e desce moral, tentar entender isso é para ficar louco
Ativaram o modo woke do manco com sucesso hoje! Ele tá incluindo as crianças barbudinhas da palestina nessa conta.
O que citam da civilidade é por exemplo a criança japonesa de 7 anos poder ir sozinha pra escola sem os pais, como eu fazia no interior na década de 80 aqui no Brasil, hoje isso não é mais possível.
Não jogar lixo na rua entupindo os bueiros é outra coisa que o japonês faz e o brasileiro não. Depois o bananeiro reclama dos alagamentos nas cidades causados por “mudanças climáticas” e não por bueiros entupidos.
Esses são só 2 exemplos, tem dezenas de outros.
E essas 1 milhão de crianças que os “EUA matam por ano” vieram de onde? Da mesma fala do Lula que disse que tirou 30 milhões de crianças da pobreza???
Em 2023, o número de abortos nos Estados Unidos foi o maior em mais de uma década. O Instituto Guttmacher, uma organização de pesquisa que apoia o direito ao aborto, estima que o número de abortos tenha sido superior a 1 milhão.
O número de abortos nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos, apesar de restrições implementadas em alguns estados.
Evolução do número de abortos nos EUA
Em 2020, a taxa de aborto nos EUA foi de 20,6%, o que significa que para cada 5 gestações, uma foi interrompida.
Em 2018, a taxa de aborto era de 11,3 por 1.000 mulheres em idade reprodutiva (15-44 anos).
Em 2023, o número de abortos aumentou 10% em relação a 2020.
Aborto para mim é assassinato também
Acredito que ele referia a este tipo de morte
Ok, de aborto pode ser mesmo.
Rússia é um dos países que mais abortam, Brasil aborta bastante apesar do alto número de católicos e protestantes…
O manco citou que aborto na Venezuela é proibido, mas com certeza fazem muitos abortos clandestinos, exatamente com fazem aqui no Brasil também.
China abortou um monte por causa da política do filho único.
América Latina é bem mais católica e tem quase o TRIPLO de aborto per capita que os EUA… Se matam 1 milhão por ano nos EUA, os católicos latino americanos matam muitam mais…
E o Japão muito menos… Esse era o ponto do meu post, os “civilizados” católicos com números bem piores que os “infiéis condenados ao inferno” budistas japoneses…
Não importa a métrica, o mundo é tão ruim que não é dificil ficar na frente, só fazendo o basicão já tá na frente, e o Japão faz. A saída é jogar uma métrica e proibir fazer comparações.
Ah sim nesse ponto vc tem razão
Mas o Japão não é esse paraíso todo desde sempre. Até o período de 1857 aquilo lá nao era flor de se cheirar não. Tinha muita morte, guerra civil e não podia ter nada ocidental(leitura ou objetos).
Foi só depois da 2GM que o Japão se modernizou e ficou mais aberto ao que vinha de fora.
Eu não estou chutando, é a história da minha família, está escrito, registrado, até algumas fotos ou figuras
São assuntos que ninguém pode tocar
Aqui é zero opinião de sofá
Mas a relação do Japão com o catolicismo me intriga, pouco se fala nisso
eu estou um pouco ansioso com o futuro de japão:
– More than 95,000 Japanese aged over 100, most of them women.
– Japan struggles to address growing number of empty houses.
Nearly nine million homes remain abandoned, even in Tokyo
(mais que o défit da banania e com metade da população)
– Japan population falls below 125 mln.
– Growing Older: Japan’s Centenarian Population Hits New Record.
Estão compensando com mão de obra externa. mas será que não começa a comprometer e aumentar os riscos. Os efeitos da pandemia já foram medidos?
a margem de manobra vai diminuindo.
Japan’s shrinking population is a big problem for the nation
Of the 1,729 local municipalities in Japan, 744 are “likely to vanish” by 2050,
Eu acho, acho que até 2030 os robôs dão um jeito nisso, pelo menos no Japão.
Tá fácil resolver
The population of South Korea is estimated to be around 21–27 million in 2100, which is roughly half of its current population. This is due to the country’s low fertility rate, which is the lowest in the world.
Projection of total population Japan 2023-2120
As of 2023, the total population in Japan was estimated to number approximately 124.41 million people. The projection for 2100 indicated an almost 50 percent decrease in population to around 62.78 million people
América Latina católica no topo de abortos per capita com 44 por 1000 mulheres por ano.
Na frente de África, Ásia, Europa e Oceania.
Em último no ranking América do Norte, com apenas 17 por ano…
Ain, os EUA matam 1 milhão por ano. Sim matam, mas primeiro reclama da América Latina católica que mata muito mais e está no topo inclusive acima da África!
Neste link abaixo tem um resumo sobre o desenvolvimento dos EUA desde a primeira colônia sob o aspecto religioso.
Praticamente não tinha católicos.
https://cpaj.mackenzie.br/recursos/historia-de-igreja/o-protestantismo-norte-americano-seculos-17-a-19
Eu não queria mais falar sobre religião aqui.
Mas vou dar meu pitaco. Existem erros em todas as religiões, porém existem mais acertos do que erros.
O fato do Japão ser o que é sem ser cristão é explicado por Jesus Cristo quando ele diz:
26. Pois que lucro terá uma pessoa se ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma? Ou, o que poderá dar o ser humano em troca da sua alma?
27. Mas o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com suas obras.
(Mateus, 16)
Qualquer pessoa pode “ganhar o mundo” e perder sua alma. Mas o versículo 27 fala sobre as obras, note que não fala da salvação, mas de recompensa pelas obras.
Deus é Deus e Ele vai tratar essas questões como Ele quiser.
Voltando aos EUA, a decadência começou quando começaram abandonar Deus. E a menos que aconteça um reavivamento vai ser muito difícil continuar como uma grande potência mundial. Óbvio que tem muita gordura pra queimar e a queda pode demorar muito tempo.
O Brasil vinha num processo de transformação onde o catolicismo está diminuindo e o movimento evangélico crescendo. Porém surgiram muitos falsos pastores com teologias falsas, vendendo bençãos, tipo os católicos que no passado venderam indulgências, e isso está prejudicando muito praticamente todas as igrejas evangélicas. Hoje esse movimento de crescimento da igreja evangélica está diminuindo consideravelmente e pelo menos na região que eu vivo o catolicismo voltou a crescer.
Como isso vai afetar a economia é uma questão que demora muito tempo pra saber. E pelo que eu percebo tem muita diferença de um padre para outro. É visível que existem padres comunistas e padres não comunistas, então não se pode generalizar de forma nenhuma.
Aparentemente a ausência do Espírito santo de Deus atrasa o desenvolvimento econômico de uma região.
Daí vem a questão: O que afasta ou aproxima o Espírito Santo de Deus?
Exemplos que afastam:
Mentira,
Roubo,
Adultério,
Fornicação,
Assassinatos,
Corrupção,
Excesso de bebida alcoólicas,
Desrespeito ao idoso,
Drogas,
Medo,
Preguiça,
Sensualidade,
Inveja e cobiça. E por aí adiante.
Exemplos que aproximam.
Amor ao próximo,
Auxílio ao próximo,
Respeito aos idosos, especialmente aos país,
Falar a verdade,
Manter a palavra,
Ser honesto,
Trabalho,
Coragem,
Ser fiel a esposa/esposo
Ser confiável. E por aí adiante.
Agora considerando os exemplos acima, quais podem ser encontrados mais facilmente no Japão e quais no Brasil?
Podia escrever um livro sobre isso, mas posso estar errado, porém penso que o problema não é tanto a religião mas sim a conduta do povo. O erro da religião está em não ensinar a boa conduta ao povo.
Concordo com muita coisa aí!
Principalmente do que aproxima e afasta de Deus!
Uma vez estava conversando com um padre amigo meu exatamente sobe isso, sobre a Colômbia e a Venezuela e ele foi bem enfático “não são e nunca foram católicos”
Encerrei o assunto aí.
Pode ser.
Não comparando, só citando. Tem aquela do comunismo, se eu disser que nunca deu certo em nenhum país, o comunista sempre vai dizer que não aplicaram o verdadeiro comunismo nem na URSS, nem em Cuba muito menos na Coréia do Norte.
Pode ser o primeiro passo em uma guerra comercial que vai minar o globalismo.
https://edition.cnn.com/politics/live-news/trump-tariffs-presidency-news-02-02-25#cm6nw28h200563b6nvps5ixm1
eu torço pela briga kkkkkk
Brazil escapou dessa rodada.
Explodiram o resto da ponte no Tocantins hoje:
https://youtu.be/ytyQihsKO1I?si=gTYa2Z6DfIQREMkH
Até 2045 eles terminam a obra
Custando 12X mais caro mas terminam…ai em 2047 começa às obras de reparo pois tem danos que foram feitos devido ao tempo da obra kkkkk
Igual a ponte histórica de Floripa
Se eu fosse o biroliro e esse povo me elegesse, eu daria uma banana pra eles.
– Se f*dem aí seus trouxa! 😀
O Lula sabe que esse povo ai se leva no cabresto, a direita ainda está aprendendo.
Isso ilustra bem como gerenciar esse povo
https://twitter.com/brainletbr/status/1884904393910227145
Peguei outra fonte com números de aborto.
Per capita a cada 1.000 mulheres por ano:
Brasil católico tem 32.
EUA protestante citado pelo Manco tem 14, menos da metade.
Japão budista “infiel” tem apenas 5…
Nigéria onde segundo o Manco o aborto é “proibido”, tem 33, dando 2 Milhões de abortos por ano na Nigéria, o dobro que os 930 mil dos EUA que tem população maior…
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_abortion_rate
Assim não dá, assim não pode!
Outros países onde é proibido segundo o Manco.
Iran tem 450 mil abortos por ano.
Paraguai tem população pequena, mas per capita tem 34 por ano, acima do Brasil.
Paraguai com 87% de católicos…
Sim, provavelmente esses números aí são os números que a esquerda utiliza para tentar tornar o aborto legal
Porque se é proibido e tem tudo isso de aborto, devem estar fazendo em alguma espelunca não é mesmo? Vamos dar dignidade para essas coitadas e tornar legal, gratuito e de qualidade, não é mesmo?
E aí, quem tá usando as falas do Lula, o tal dos 30 milhões?
Ain seus dados não valem! Huhshushsush
Só vale a minha opinião de sofá.
Ou melhor: a sua opinião é de sofá, a minha, apesar de ser de sofá não é de sofa ENTENDA
E relaxa aí, eu não sou o tipo que ataca outras religiões, se é isso que vc está achando
Eu só tenho essa curiosidade com os japas e o catolicismo
Nem sei que treta é essa que vc tem com o Jhonny
sim, tanto eu falei que mudei um pouco de assunto e citei o Johnny.
no Japão tem poucos católicos, você sabe.
Sobre perseguirem imigrantes japoneses não católicos no Brasil, eu sei pouco a respeito.
Sei que os japoneses vieram por último, aí o brasileiro achava o japonês bem diferente, o português, índio e africano já estavam mais ou menos acostumados entre si, mas estranharam o japonês de início, cultura totalmente diferente. Você deve saber melhor.
e tem outra, primeiro vieram imigrantes católicos mesmo como já citaram aqui, vieram imigrantes italianos e espanhóis católicos, sírios e libaneses católicos também. Só alguns alemães e poucos outros protestantes misturados, mas a maioria católico, aí os japoneses foram os que vieram com religião diferente. Por isso também o brasileiro estranhou mais. Mas de perseguição dos católicos contra japoneses aqui não sei bem, talvez o Barna ajude.
Só pra completar sobre sírios e libaneses, não foram muçulmanos naquela primeira leva do início do século passado de sírios e libaneses que vieram e hoje formam a maior parte dos descendentes sírio-libaneses brasileiros, eles eram católicos mesmo.
Fugiram perseguidos pelo genocídio do império Otomano contra os católicos. Tiveram que fugir de lá pro Brasil por causa de religião… Assim como armênios católicos também tiveram que fugir da perseguição dos muçulmanos do Império Otomano.
A fala eu pensei que você estava falando de outra coisa, não de aborto…
Pode ver que depois o Leo citou o aborto e concordei com os números.
Sobre a proibição, eu sou a favor de proibir.
Isso não muda o fato que tem país com aborto proibido com números muito piores dos que os que teoricamente são liberados.
era respota pra esse post do manco:
“Sim, provavelmente esses números aí são os números que a esquerda utiliza para tentar tornar o aborto legal
Porque se é proibido e tem tudo isso de aborto, devem estar fazendo em alguma espelunca não é mesmo? Vamos dar dignidade para essas coitadas e tornar legal, gratuito e de qualidade, não é mesmo?
E aí, quem tá usando as falas do Lula, o tal dos 30 milhões?”
Mas seus dados não valem, pq são usados pela esquerda. Só vale o que ele falar. Se num país é proibido, então não acontece.
O engraçado é que em momento algum eu te chamei de idiota, como vc fez me comparando com as falas do Mula
Só quis fazer uma reflexão, do que é civilidade, o que é bom ou ruim? no geral, não individual
Vc tb colocou os dados de abortos no BR, estimados, e eles são fortemente utilizados (por pessoas que eu não convidaria na minha casa, mas é a minha opinião). Vc é da turma que realmente acredita nesses números? Ou da turma que acham que estão inflados por ONGs no estilo da Planned Parenthood?
Acho que Mateus era um dos Judeus mais ricos na época de Jesus não é mesmo? Tinha segurança dos Romanos, se vestia bem, morava numa mansão. Mesmo assim optou por andar em lugares obscuros, cheios de leprosos e pessoas de índole questionável, até mesmo no círculo dos apóstolos. Tá certo que o exemplo é meio esdruxulo, ele estava ao lado do cara.
Os dados que vc colocou não são usados por aborteiros, mas os que os outros usam são.
Deve ser aquele lance que os dados tem valor diferente dependendo de onde a pessoa está sentada. O Leandro deve ter pego esses dados no sofá, ai quando é assim eles são usados por pessoas errados.
Dica pro Leandro: tenta pegar os dados na cadeira do escritório vestindo um terno, aí os dados valem mais.
Eu tenho uns dados aqui que iria pegar, mas aí vi que estava no sofá assistindo um filme. Vou esperar ir num dos banheiros, só não sei se quando eu pego os dados no da suite tem mais valor que quando eu pego no social.
pow, eu respondi de boa o que era civilidade japonesa lá.
Aí você colocou no meio da história 1 milhão de mortes de crianças nos EUA no meio, eu não entendi sobre o que falavam esses números e fiz uma brincadeira sobre os 30 milhões que o lula salvou…
Respondi de boa também o outro post sobre os católicos brasileiros perseguirem os japoneses…
Depois fui ver, graças a reposta do Leo, que era sobre aborto.
Aliás o aborto aqui desvirtuou todo o ponto inicial do meu post, foi para outro assunto.
Mas já que você citou os EUA, como fazem geralmente os esquerdistas, “ain, os EUA mataram 1 milhão de crianças”.
Aí eu citei os outros países em questão, incluindo os outros que você disse que o aborto estava proibido, mas mostrei que tem grandes números de aborto…
Agora você diz que os dados são usados pra liberarem o aborto por ONGs e estão errados.
Quais estão errados? Os dos EUA onde teoricamente é liberado? Os do Brasil onde não é liberado, mas na verdade é? Os do Iran? As ONGs tem influência nos dados oficiais do Iran? No mundo todo? Na China, Rússia? Acho que não ein…
Da Venezuela eu pesquisei, não achei nas 2 listas que citei números, só achei da decada de 60… Lá é proibido, porque as ONGs não usam dados pra liberar lá?
Eu te digo, as ONGs não alteram dados na Venezuela, assim como não alteram no Iran, Rússia, China e vários outros.
Teu argumento poderia até ser válido para o Brasil, mas você tirou outros fatores, aqui tem muito aborto CLANDESTINO, provavelmente os números são até maiores, tem muita sub notificação.
Isso invalida teus argumentos, mas eu nem precisaria responder, porque esse assunto aborto desvirtuou totalmente a proposta original do meu post…
E o pior foi você citar os EUA originalmente, onde na maioria dos estados o aborto é liberado, não precisando ONGs pra aumentar números pra liberar. E por ser um país mais sério os dados serem mais sérios (apesar de também serem alterados lá).
Agora depois do textão, vou SI Divertir.
Fui!
Acerto mizeravi! Os dados dos EUA podem ser usados pq lá tem o homem laranja mau! Abaixo ao imperialismo dos estadunidenses!
Estava sendo irônico… isso aqui virou diretório acadêmico. O mais engraçado é que o manco sempre tenta lembrar que ele não é esquerdisa. É tipo aquele vanderlei da sauna gay.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, informou neste domingo (2), após ameaças do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o Panamá não renovará o memorando de entendimento sobre a iniciativa Cinturão e Rota com a China.
“Tomei uma decisão importante e estou informando vocês sobre isso. Meu governo não renovará o memorando de entendimento de 2017 sobre a iniciativa Cinturão e Rota. Isso é verdade. Estudaremos a possibilidade de encerrar o projeto antes do previsto, mas acho que ele deve ser renovado em um ou dois anos, o que acontece a cada três anos”, disse Mulino após a reunião.
Panamá é paiseco sem força politica ou militar
Quero ver a briga de cachorro grande com Rússia, China e Irã
Até agora o Trump não foi para cima desses caras ou se foi nao estou sabendo
https://twitter.com/NewsLiberdade/status/1886174432885866764
“Eu sei de tudo sob a história do Japão, senti na pele quando olhei umas fotos antigas da minha família”.
– 万 子
Se eu pegar dados de flamenguistas e comparar com dados de torcedores do Esporte Clube Novo Hamburgo, eu posso concluir que caso ache melhores dados nos torcedores do ECNH, então que a culpa é do time de futebol?
Flamengo, milhões de torcedores e a maior torcida do Brasil
ECNH, uns 5 mil forçando demais a barra
Pô, nessa comparação de religião se vale de uma igreja com muito mais fiéis que a outra, para justificar que uma resolve algo que a outra não.
Parece comparação de diminuição de afogamentos em piscina coincidindo com filmes do Nikolas Cage.
Assim vc estará concluindo que a religião não tem efeitos nas relações sociais de uma população, logo não tem correlação. É isso que vc quer dizer?
Olha pode ser até dificil correlacionar filmes do nikolas cage com afogamentos, mas não é tão dificil assim correlacionar religião com os costumes de uma população.
Não comece a concluir pelos outros, tu tem péssima mania.
Brasil na época do Império era muito mais católico que hoje. O que explica o problema atual?
Apenas questionamentos.
Atribuo ao Japão o efeito civilizador de duas bombas atômicas mais do que a religião.
Religião é importante, mas não é o que vai definir, afinal, não estamos mais no tempo de mistura de estado e igreja.
Pela comparação com a falta de correlação entre afogamentos com filmes do nikolas cage vc objetivamente quis dizer que não existe relação lógica nenhuma entre religião e os costumes de uma sociedade.
Estados Unidos protestante, 300 e poucos milhões de pessoas.
Brasil católico, 200 e poucos milhões.
Japão budista xintoísta, 120 milhões de pessoas. México também uns 120 milhões.
Dá pra ter uma boa base. Não é uma comparação injusta. Tem outros fatores.
O Brasil é mais pobre, mas pouco tempo atrás Japao era mais pobre que o Brasil, e bem menos tempo atrás a Coréia do Sul também era mais pobre que o Brasil per capita.
Mas aí você elimina esses fatores quando vê que a grande maioria dos países católicos são mais atrasados em praticamente tudo em relação aos protestantes por exemplo.
Vê os EUA e Canadá contra o resto da américa latina e vê a Europa protestante contra a católica.
Eu posso também ver o Brasil do passado mais católico e hoje um Brasil mais protestante e ateu, e concluir que a culpa são dos protestantes e ateus? Poderia até fazer sentido também.
Teve um Brasil bem mais católico do passado que tinha escravidão, acho que foi assunto de um tópico recente aqui… É esse que você está falando que era melhor que o de hoje mais protestante?
Venezuela tem mais de 80% de católicos e só 11% de protestantes. Pela sua lógica então era pra Venezuela ser melhor que o Brasil, porque lá o protestantismo não cresceu tanto quanto aqui…
Até antes de Chaves a Venezuela era mais rica que o Brasil per capita, salvo engano.
Quem está dizendo essas coisas é você, eu não acho que a religião é o que vai definir se o país é fudido ou não, influência lógico, mas senão basta a mudar a religião oficial para resolver os problemas, não?
Eu trouxe um exemplo justamente para mostrar que é muito fácil achar exemplos, ao longo da história, que provam ou que contra provam o ponto. Então acho que ele não é válido para cravar algo.
Japão na segunda guerra, o imperador era considerado um deus, minguem podia questionar e era necessário morrer por ele.
Isso são civilizado?
Acho que ali as duas bomba e a rendição resolveram muito mais a questão civilzacional.
* ninguém
* Isso era civilizado?
Isso já foi falado acima, praticamente todo país tem um passado triste.
Eu não estou falando só de riqueza. E mesmo assim ela decaiu rapidamente apesar de mais de 80% de católicos.
Estou falando de civilidade da população. Novamente, CIVILIDADE.
É de esperar que um católico tenha um mínimo de civilidade se seguir as palavras de Cristo. Conheço vários que não tem. A penitenciária está cheia de católicos. Conheci vários bem malandrões.
Eu só acho estranho que o cara diz que todo mundo que não é católico vai pro inferno, mas o país que ele mais admira pela CIVILIDADE da população é formada por budistas e xintoístas, religiões do capeta segundo ele…
Não tenho nada contra quem siga a Boa Nova de Cristo, por mim quanto mais católicos praticantes melhor.
Sim, entendi seu ponto, mas é a velha birra com católico, por achar que eles se acham melhores do que você (ou você supor isso) sendo que as vezes não demonstram civilidade ou os ensinamentos de Cristo.
Mas se Deus nos julgar pela Igreja que Ele fundou, apenas ser católico não garante nada senão replicar seus mandamentos e ensinamentos.
Enfim, não se preocupe, que se confirmando tudo até esses que tu citou, senão arrependidos dos seus pecados, vão arder tanto quanto um pastor que prevê futuro ou coloca conta bancária acima de Deus. Aliás, quem somos nós pra julgar algo, eu espero que Deus seja misericordioso com um pecador como eu, pois eu sou um nada e que faz coisas erradas, sempre tentando melhorar.
Não sei nem se eu não vou arder, preciso melhorar muito e ir muito mais a Igreja do que tenho ido, rezar… A hora de fazer algo é em vida.
Arrependimento funciona muito.
Bem mais do que ir lá confessar e não se arrepender.
Todos pecamos, se levarmos em conta ainda o não pecar nem por pensamento, então já estou totalmente condenado. Por isso a justiça divina conta com o arrependimento sincero.
Mas no fundo o ponto principal é esse aqui:
O Johnny admira a civilidade da cultura japonesa, já falou várias vezes como lá é melhor em muita coisa do que aqui.
E o Johnny fala mal de todo mundo que não é católico, que vão tudo pro inferno em outras palavras, fica todo doído quando falam da inquisição por exemplo.
E a cultura que ele admira é formada por budistas e xintoístas em mais de 90%.
E os shitholes que ele critica como o Brasil e Venezuela são formados em sua grande maioria por católicas, mais de 80% na Venezueira…
Não adianta… eles lançam a carta dos católicos serem na sua maioria não praticantes. Daí não somos um país católico.
Mas isso não tira o fato de que o país que ele admira é formado por budistas, religião que ele já falou que quem praticar é do capeta e vai pro inferno.
Com outras palavras mas falou. Já disseram aqui que até quem fizer aqueles alongamentos de yoga vai pro inferno… Eu nem faço yoga nem nunca fiz, mas que é engraçado é!
Essa é fácil! Ele vai evangelizar os pobres japoneses que não sabem o que estão perdendo e tornar lá perfeito.
O catocismo do rio de janeiro vai invadir o Japão! Parapapraparpapapapapa! Monte kurama é ruim de in va dir
O engraçado é que agora quem governou não tem culpa de nada, é tudo culpa dos católicos.
Seria uma tese: a influência do catolicismo na qualidade do serviço público brasileiro.
Já podes cursar uma federal, acho que algumas professora de cabelo roxo ficaria vidrada nessa sua tese.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A teologia da libertação, o catolicismo free style e o funcionalismo publico parasitario sul americano: uma análise qualitativa.
https://www.youtube.com/watch?v=wvJAgrUBF4w
Essas geometrias que se formam naturalmente na natureza como no exemplo do vídeo acima e em estrelas do mar, conchas e flocos de neve por exemplo, são tudo do capeta…
Já vi aqui também!
*O DÓLAR AMERICANO SE FORTALECE CONTRA A MAIORIA DOS PARES DE MOEDAS DO G-10 APÓS TRUMP IMPOSTAR TARIFAS SOBRE O CANADÁ, MÉXICO E CHINA
Fazia tempo que eu não via uma abertura tão sangrenta assim do mercado americano num domingo
Se Trump aplicar tarifas em aliados e inimigos vai acabar é recebendo retaliação e travando o comércio internacional.
Aliás, aplicar tarifa de 25% em aliados históricos do USMCA (antigo NAFTA) do nada gera uma insegurança absurda pra qualquer tipo de investimento.
Exceto que não foi do nada. Tentou negociar a questão da proteção das fronteiras para evitar a entrada de criminosos de alta peliculosidade e também tem a questão secundária das drogas.
Sobre questão dos investimentos: depende!
Um país com menos criminalidade pode atrair investimentos e proporcionar um ambiente mais produtivo para todos americanos.
Um exemplo foi na Califórnia onde diversas empresas fecharam por conta da criminalidade.
Isso é só papo. O Canadá não tem fluxo de criminosos pros EUA. Mas é o maior exportador para os EUA. O México é o segundo e a China é o terceiro.
Essa desculpa de proteção de fronteiras é no mesmo nível da desculpa europeia para não importar carne brasileira. No fim, é só protecionismo comercial disfarçado de boas intenções.
Não de acordo com a casa branca:
https://twitter.com/WhiteHouse/status/1885812342526460184
Ele acabou de colocar mais impostos e restrições sobre a Colômbia, logo que a Colômbia cedeu ele retirou elas.
Tem o lance do fentanil que é realmente perigoso, vem da China e entra pelo Mérrico.
E tem outras coisas da China, está ficando provado o que eles fizeram no Covid. Tem que cuidar com um monte de futuros carros elétricos e robôs vindos do mesmo país que podem se tornar um grande cavalo de tróia.
Vão dizer que é teoria da conspiração, mas sim, podem no futuro serem usados como arma contra os americanos, bancadas pelos próprios consumidores americanos.
Fora a enorme parceria entre netinho do Fidel e o CCP né, acredito que uma mudança no governo canadense (entrando o Pierre Poilievre) facilitaria demais as coisas.
Depois de liberado o nome da piloto do blackhawk e o texto do Barna ontem, acredito agora que realmente o Trump tinha que chegar de voadora mesmo nessa turma do DEI. Melhor ficar magoado com uma fala dele fora de hora do que ver 66 pessoas inocentes morrendo por culpa dessas imbecilidades.
Sim, logo que o Trudeau sair muda muita coisa.
O Trump coloca uma pressão pra eles não bobearem na escolha.
Fora que aumenta o custo para o importador americano que logicamente repassa para o consumidor, inflação na veia. Imagina o FED dando um cavalo de pau e precisando subir os juros. Alfinete da bolha?
lembrando que ele já fez isso antes. 2018
A queda maior foi na china. México e canada estabilizaram e depois subiram.
– Lembrando que a India e China e Russia já tinham falado que estavam acostumados com o Tramp.
O trump, em 2 semanas Teve a rasteira da china, o fogo, os acidentes, os militares, e as guerras para resolver. O trump tá tentando dar uma largada, pois os EUA estavam na mão dos esquerdalhas em desvantagem. Vamos ver. Cada semana é um evento, alguns de distração no intervalo.
The show must go on.
As pessoas às vezes reagem como jornalista, mas ele já fez isso. Em 2018 eu trabalhava no financeiro de uma fornecedora de O&G, tivemos que recalcular margens de todos os produtos por causa das tarifas no aço chinês.
Tempos atrás eu vi uma tese simples pra essa questão de civilidade: bastava quem tem poder cobrar e exigir e isso ter impactos na vida da pessoa, aí naturalmente, se ela tiver impactos negativos com aquilo, ela evita e para.
Não precisa meter religião e nem nada na equação.
E é simples.
Veja El Salvador, anos atrás shithole, bastou alguém cobrar o que é errado e punir, já melhorou 90%
No Brasil, tudo que é errado tem sido promovido: funk, depravação, drogas, ladroagem, corrupção e existe impunidade . O QI83 vai ver onde ele sai em vantagem e vai pro lado errado.
Aí explica muito os países com passados ruins que melhoraram.
https://youtu.be/d7OROxsW5ZY
Nao eh soh no Brasil…