Carros usados V – A Tranqueira Final

Bom dia!

Estamos em 2025 e nuna antes neste país tivemos tanta dificuldade de ter e manter um carro, e nunca tivemos um gobierno tão, mas tão disposto a odiar quem possui carros. Antes era difícil mas hoje está horrível, mesmo.

Pela semana eu vi e ouvi na rua, e aqui no blogue a queixa quase contínua sobre o custo altíssimo dos carros atuais em qualquer cenário possível. Nunca foi tão complicado o negócio, e sinceramente, estou convicto de que a hora de comprar carro é essa mesmo.

Porque?

Simples: porque o povão vai começar a fazer isso: comprar bens de alto valor para formar patrimônio. Notem que atualmente é impossibiru comprar um imóvel. Não há crédito e nem dinheiro disponivel para a maioria da população que ainda tem capacidade de compra. O cara quer um apartamento mas os 40k que ele juntou duramente nos últimos anos não dá pra ajeitar o financiamento de um cubículo de 150k no cabrobó.

Mas 40k permitem a ele dar a entrada em um carro zero de 80k que, na pior das hipóteses, perderá uns 30% de valor em cinco anos. E considerando que os preços médios se reajustam na base de 5% ao ano para os novos, e com uns 5% de inflação anual, em cinco anos o carro terá grosso modo o mesmo valor nominal de zero. Isso já é a realidade nos últimos anos e é uma realidade bizarra: a depreciação está sendo contida pela inflação.

Eu pessoalmente fico com meu carro velho. Mas vejamos: a FIPE dele é cerca de 30k. Gastei neste mês 2000 reais em manutenções derivadas de desgaste por uso, manutenção mais pesada. Meu carro gasta uns 10-15% de seu valor ao ano com manutenção fora do habitual. MAS como eu uso diariamente o carro e como ele tem seguro não tão caro – faixa de 1600 anuais – e como NÃO PAGA IPVA, acaba sendo um troço mezzo-a-mezzo.

Estou no Hell de Janeiro, então esta condição aí é até ideal. No entanto quero outro carro, para a Môça. Estou a um tempo pesquisando mas não estou bem convencido da necessidade efetiva. E também porque não vou me convencer de que é vantajoso pegar um carro zero de uns 70 mil que está absolutamente sobrevalorizado pra pagar em setenta e duas vezes. Embora para o plano da moçada que comentei acima, essa condição seja quase ideal. Daqui a seis anos a depreciação geral vai ser quase zerada, e o carrinho feio vai estar custando a mesma coisa. Bizarro.

Mas então, carro velho salva? DEPENDE. Se você mora em uma cidade onde o transporte público é horrendo, e se você tem família, precisa ter um carro em casa. É tenebroso depender de uber, táxi, vizinho pra socorrer um familiar ou resolver uma urgência pessoal. Se você mora no interior, um carrinho só pro leva e traz lhe garante muita coisa e não onera, principalmente por conta de (por enquanto) taxas menores, isenções (exceto em Minas), custo de manutenção moderado.

E dá pra imobilizar dinheiro em carro atualmente, quando os bitconhos estão pululando por aí, o dollar a todo momento fazendo gracinha, o TD pagando juros africanos? Esta é uma questão séria. Porque carro é gasto, mesmo que você pegue o carro e faça como o Seu João, que tem uma Uno 2013 na garagem com 12000 km rodados e não vai nem no mercado com ela pra “não gastar”, há um custo fixo que não é desprezível e aquela conta lá de cima, feita no calor do momento, se perde nos gasatos constantes de seguro, conservação, impostos, etc.

Carro não é investimento, nem ferramenta de acumulação de capital. Um amigo me falava que o carro ia “amortizando o custo” na medida em que usava. Até o radiador arrebentar na rodovia e ele ter de gastar 3500 reais pra resolver o incidente com o Corsão dele. Carro elétrico logo será opção, mais pela brutal desvalorização dos primeiros novos, do que por melhorias técnicas que aprimorem os projetos e reduzam os preços. Por enquanto não é nada viável, pelo menos pro pessoal assalariado…

Enfim, eu vou manter uma procura por carro assim, velho. Faixa de 30-40k, até 2014 porque tem de ficar fora do “limite do Uber” que inflaciona bem os usados e por causa do seguro, com GNV – no Hell de Janeiro GNV paga menos IPVA e é bem mais barato de usar, embora o gasto com manutenção seja maior e o carro invariavelmente fique uma merda depois de uns anos de uso.

E tem de ser altinho pois a manutenção urbana está ruim e os alagamentos no verão estão ficando cada vez piores pela escassez de obras de saneamento na região – praça e poste com led dão mais grana e visibilidade. Morar no Hell de Janeiro Exige Habilidades adicionais!

Bom dia! Aceito dicas!

 

 

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
261 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Money Addicted
Money Addicted
3 meses atrás

1st

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Bom dia

joinspace
joinspace
3 meses atrás

não posso opinar sobre o tópico, a realidade brazuelense nesse quesito sempre foi mais pra kinchasa do que pra flórida, com a eventual despiorada nas poucas décadas em que o reau resistiu, e houve a fugaz sensação de que poderia haver planejamento.

Jr
Jr
3 meses atrás

Um problema que existe com o aumento do preço dos carros novos é que o IPVA é um percentual do valor do mesmo. Isso faz que o custo para manter o carro sempre vai aumentando também. Imagina pagar 2500 por ano pra ter um kwid de 100k na garagem… E é a realidade de quem mora nos grandes centros, que cobram 4% de alíquota…

Jr
Jr
Responder para  Jr
3 meses atrás

O kwid de 100k pagaria 4k de imposto… digitei errado

Jr
Jr
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Rj e Sp cobram

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Jr
3 meses atrás

Existe Kwid de 100? Por 100k tu compra algo muito melhor.

Jr
Jr
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

em breve vai existir

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  Jr
3 meses atrás

Já existe, o elétrico está esse preço.

joinspace
joinspace
3 meses atrás

Hoje pude voltar à rotina em minha paróquia, Missa hoje inspirada no martirio de São Sebastião. Como após seu flagelo pelas flechas foi cuidado por (Santa) Irene e apresentou-se novamente a Diocleciano para novo martirio, reluzente em sua Fé.

joinspace
joinspace
3 meses atrás

Eu li meio sonolento ontem ainda da viagem de volta, ia responder hoje mas vi que quase todos rebateram o elemento, que pra ser justo imagino que esteja ainda muito confuso.

Aproveito ali a intervenção do mestre dos magos, Satanás é a personificação do Mal, mas ele é – dentro da visão espiritual e não mundana – totalmente inútil, seria quase obsoleto SE o homem usasse seu arbitrio de forma sábia.

Santo Agostinho, o Pilar intelectual máximo da Santa Madre Igreja ao lado de São Tomás de Aquino, explicou de forma muito simples o quanto o Mal é apenas o resultado do uso errado de nosso arbitrio. O Pecado Original não se deve a Satanás, é TOTALMENTE devido ao arbitrio, da ESCOLHA incorrecta, não houvessem nossos primeiros ancestrais ESCOLHIDO pecar, a existência do Adversário seria inócua.

O Mal nos atinge porque ESCOLHEMOS pecar, e só a Sagrada Comunhão com o Espírito Santo, na Igreja fundada pelo próprio Senhor do que É, Foi e Será, nos recoloca no caminho da Verdade e da Salvação.

Johnnyboy 18 de janeiro de 2025 at 21:36

Eu poderia concordar com você.. mas seriam 2 falando merda….

E tem quem ache que a ICAR corre perigo… olha o nível de quem critica….

Dizer que tudo é culpa de Satanás na ICAR mas na macumba a salvação é individual….. rsrsrs

Rituais sem sentido….

Tá bom…. vai botar farofa e cachaça na esquina campeão….

mestre dos magos 18 de janeiro de 2025 at 22:22

Nem tudo é culpa de Satanás. Temos três inimigos: Os demônios; o mundo (no sentido de suas concupiscências); e a carne. Logo, o problema pode ser somente vc, com sua inclinação ao mal. Algoo que está dentro de cada pessoa, o que chamamos de pecado original e que deixou essa mancha em todos os nascidos de mulher neste mundo.

Pagando
Pagando
3 meses atrás

Bom dia, muquis 🧡 🧡
Fim de semana em sp fazendo… curso.
Semana que vem tô aqui de novo.
Não consegui aprender a dirigir.
Preciso tentar nesses carros mais novos.
Nos gols quadrados dos anos 1990 não consegui e nunca mais fui atrás.

Em cidade grande, o transporte por app funciona bem, mas se quiser fazer um bate-volta pra qualquer cidadezinha final de semana já não dá, perde mobilidade e autonomia.

Por aqui, meta é pagar o que é meu, rsrs.
Continuo buscando ap em bsb. Tem muita coisa boa caríssima. Quero apenas um lugar sóbrio e com condomínio ok. Até agora, nada.

Someone
Someone
Responder para  Pagando
3 meses atrás

Hoje em dia com direção elétrica e cambio automático é muito mais fácil dirigir em relação aos carros antigos.

Viking
Viking
3 meses atrás

Os próprios deuses
https://wp.me/p7CPTn-2hg

Money Addicted
Money Addicted
3 meses atrás

questo de carro tem o lance da seguranca, acabei nao comentando sobre isso, mas no natal fui para SJC, somente eu e a filhinha.

na volta pegamos um temporal na Dom Pedro de nao conseguir enxergar nada, somente o spray e as laternas.

tenho um cruze 19 e tem controle de tracao, etc, nem sei bem o q tem, mas meu ponto é achei o carro super estavel considerando as condicoes atuais, se fosse um mais velhinho sem esses itens de seguranca teria sido mais complicado

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

No caso isso que ajudou, tinha trechos da pista com muita água acumulada

Hidden
Responder para  Money Addicted
3 meses atrás

Os 4×4 tem uma “reduzida” que melhora muito a seguranca….

Pode colocar ate 100km de velocidade e ajuda muito.

Jipinho tr4 e asx tem.

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Hidden
3 meses atrás

O A5 é tração integral full-time. A bendita dá muita segurança mesmo nos piores cenarios de pista molhada.. E ainda deixa ir bem além dos 100 km/h.

Em tempo alguem comentou sobre o jogo de velas do HB20 de 1k reais…
Porra o jogo de velas NGK Iridium pro A5 custa menos de 600 reais.

PdQ
PdQ
Responder para  Poker Bubble
3 meses atrás

que doideira

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  PdQ
3 meses atrás

É aquela quattro né? top demais…

O fusion aqui tbm tem AWD…

Money Addicted
Money Addicted
3 meses atrás

sobre carro e chuva q postei acima.

os eletricos parece q tem o lance q vc tem que manter o pe no acelarador, diferente dos a combustao, é isso mesmo?

pergunto pois como sabemos, para evitar aquaplanagem temos que parar de acelerar, nesse ponto, como fica os eletricos?

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

É basicamente o q faço, solto o pé

No caso entao com eletrico é mais complicado pq se soltar muito rapido seria quase uma freida?!!

Mister.M
Mister.M
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Dependendo do modo de regeneração da bateria que está configurado, é como se tivesse pisando no freio sim. No YouTube tem vídeos demonstrando.

Hidden
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Entao sera uma merda na chuva forte e aquaplanando… eta

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
3 meses atrás

Do topico:
Aqui todo dia passa jamanta com carros novos. Ontem percebi uma da Fiat. Já me chamou a atençao para eu começar a notar a chegada. some GM, VW etc…
A modinha agora é Comander, tá cheio … galera tá rica.

também preciso trocar de carro. o meu é até bom. Mas primeiro tenho que renovar a carteira e trocar os óculos. É sempre uma novela irritante. desanima pelas taxas, consultas, papelada. desanima. Ai, vc dá uma volta e fica numa fila porque os guardinhas estão parando todos pra ver os docs num calor do cão. Desanima mais. sem falar seguro, peças…

Saulo
Saulo
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

Na supera os japoneses. Vale a confiabilidade do veículo.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Saulo
3 meses atrás

Falar nisso, fico espantado de como tem oferta de Prius usados lá nos EUA, muitos com mais de 10 anos.
Nesses aí, não teria que trocar a bateria?

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
3 meses atrás

transição, nas manchetes:

– 20 carros elétricos que serão lançados no Brasil em 2025.
– Funções secretas: como destravar recursos que seu carro tem escondido. Nem no manual constam.
– 8 problemas comuns dos carros elétricos que você precisa conhecer.

– Ribeirão Preto recebe encontro de carros antigos para celebrar o dia do Fusca. segunda feira.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Tem outro quesito que ainda não desenrolaram bem. É recarregar no subsolo de prédio. Tem muita convenção proibindo devido aos riscos que embora sejam reduzidos ele existe. O caso da bateria da Samsung deixou sequelas.
Pra quem usa no trajeto pendular acredito ser excelente. Na minha humilde opinião vão coexistir e o elétrico vai ser o carro de ir e voltar para o trabalho.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Pois é, a treta é complicada, eu acho que vão desenvolver algo na bateria para resolver este risco.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  mario-aquele
3 meses atrás

estão gourmetizando o carregador. Aqui os prédios estão colocando 2 vagas carregadores (os + alto padrão, ~2,5 milhos). Vai dar certo, kkk vai ter gente saindo no tapa. chamar reunião de condomínio etc. kkk
já dá pra pensar abrir estacionamento com carregador. acabei de contar na rua: 10 carros, 1 elétrico. 3 antigos.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Oportunidade de negócio, estacionamento com carregador para elétrico.

Hidden
Responder para  mario-aquele
3 meses atrás

Isso vai dar briga da reuniao do condominio…kkk

Sapato Furado
Sapato Furado
3 meses atrás

Sobre o tópico

Eu troquei a minha caranga velha de 2010 por um zero, não estava mais dando, era oficina a cada 3/4 meses e problemas que pareciam não resolver. Aí eu perdia 3/4 dias em oficina, precisando alugar um carro. E no fim, o custo da oficina + aluguel de carro dava um valor muito superior ao gasto de IPVA e seguro, então a tal economia de um lado se desfazia por outro.
Optei pelo zero pela questão das enchentes, não queria pegar um carro que foi afundado e recuperado ou algo do tipo. Até agora valeu a pena. Seguro aumentou apenas uns 400 reais, mas o IPVA foi a pancada, quase quadruplicou. Enfim, eu não queria trocar agora, mas fui forçado.
E ganhei muitas tecnologias embutidas nessa troca, assistente em rampa e descida, ABS, volante elétrico, 6 airbags, 5 estrelas de segurança. O anterior não tinha nada, e se batesse, chance de dar um estrago enorme.

Saulo
Saulo
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Meu Fit é mais ou menos da idade do seu e começou a dar uns paus na direção e caixa. Ficará caro num futuro próximo.
Trocarei o carro ainda nesse ano.

Saulo
Saulo
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

O meu é manual. Não troquei ainda pq, a Honda só faz CVT atualmente e quero um 1.8 manual.
Vi um hrv mais antigo com manual, mas… chama a atenção demais e sobreveio uma demanda por entijolamento.
O ideal seria um Fit com potência do Golf :).

Maluco beleza
Maluco beleza
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

O city tem um problema sério com ferrugem. Não sei se já resolveram, mas conheço uma figura que comprou um lá pro ano de 2016/17 e já trocou o capô umas 3, 4x por conta da ferrugem.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Maluco beleza
3 meses atrás

HRV modelo anterior tem esse mesmo problema de ferrugem…

o nosso aqui parte interna do Capô e outras no cofre do motor…. nada tbm que atrapalhasse…. mas parece que vc mora de frente pro mar…. peguei já assim usado…. ao menos nada na lataria/pintura externa…

acho um ótimo carro… muito espaço.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Barnabezinho 19 de janeiro de 2025 at 10:03
Esse problema foi da galvanoplastia de indaiatuba, de 2014 até 2018 tem esse problema. New fit e WR-V tambem tem esse problema. A Honda em geral faz o serviço de reparo mesmo fora da garantia, pois é falha de preparação das peças.

meu era 2018….

Saulo
Saulo
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

O upgrade vale o gasto.
Não fosse o entijolamento que tenho que realizar, mudariam pra um mais novo agora.

Hidden
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Tenho um tr4 2009 pau pra toda obra que fica no ES pra so andar nas bibocas da roca e alambiques…kkk

E um asx 2013, eta carro bao e cheio de coisa pra te ajudar a nao fazer merda no transito.
Recomendo, nao bebe muito e custa menos de $70k

Saulo
Saulo
3 meses atrás

Comprar ou não comprar? Eis a questão.

Vamos à conta de padeiro.

Quando fui contador em uma concessionária Volks nos anos 2000, o Gol custava uns 14 k USD.

Atualmente, o Polo, que faz o papel do Gol, custa esses mesmos 14 k USD, mas poucos dias antes estava a uns 17 k USD.

Se o USD subiu uns 30% (olha o putho do número mágico aí), então, por lógica elementar (NMHO), os veículos subirão de preço na medida para manter o tal faturamento de 17 k por Polo pra manter o fluxo pra matriz.

O ritmo de aumento dos preços dependerá da acomodação do mercado que é verificada pela célebre frase dos CEOs: Quanto que o otário paga? Então, põe no preço!!!

P.S. Não compre o Polo, pois Vc será visto, no mínimo, como total flex.

Saulo
Saulo
Responder para  Saulo
3 meses atrás

Ah, os tais 30% referem-se só USD a 6,30 🙂

Maluco beleza
Maluco beleza
3 meses atrás

Esse ano tb penso em trocar de carro. Meu celta 2010 tem manutenção mais barata que Uno, segundo meu mecânico, porém cansa um pouco ficar resolvendo pequenos problemas que vem com o tempo. O máximo que gastei foi ano passado com a caixa da direção (800 real). O seguro esse ano saiu por 800 tb.
Pretendo comprar um Yaris sedan novo, 2024, por 84k.
Já saiu de linha, mas por ser toyota pretendo ficar por no mínimo 10 anos, igual fiz com o celta.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Maluco beleza
3 meses atrás

To vendo para este ano um Troller 2004. Este atende bem minhas necessidades.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

Mas eu preciso de robustez e conheço a mecânica. Então já serve. E comparado o custo x beneficio fica mais barato na ponta do lápis ao menos no meu caso. Motor Maxion aguenta muito.

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Grande DOC!

É isso aí! É apenas isso…. e é difícil pra caralho como disse…

Knight-Doc 19 de janeiro de 2025 at 00:13
Todas as criaturas tem hierarquia… os 10 mandamentos são hierárquicos. Devemos primeiro amar a Deus e na sequência ao próximo como a nós mesmos, ou seja, primeiro Deus, depois os outros e por último eu mesmo. É difícil? É DIFÍCIL PRA CACETE! Eis o CATOLICISMO puro e simples. Medite no seguinte texto bíblico dito por Jesus:
Mateus 10:37-39 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.”

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Aliás, o CVR foi sensacional…. que inspire outros.. emocionante mesmo.

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Bom dia pra quem fez 25 Bilhões de dólares em 24h….

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Barnabezinho
3 meses atrás

é… falta realizar…. coisa que eu faria. kkk

Someone
Someone
3 meses atrás

Enquanto discutimos sobre carro velho a memecoin do Trump chegou a 70 dólares.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Someone
3 meses atrás

ontem tava em 32…..

jpa bateu mais de 1000% então.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Someone
3 meses atrás

Manco mode on:

Em algum lugar do brasil estão discutindo sobre cabras e bodes, vcs são privilegiados.

Someone
Someone
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Em algum lugar da África alguém passa fome, esse pessoal joga no modo easy

Hidden
3 meses atrás

Bomdia mukis e amantes de um cheiro de poluente…yeahhh

Hidden
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Morar no Hell de Janeiro Exige Habilidades adicionais!

Vamos colocar no hino da cidade,claro com musica funkera?!

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Postagem de Trump no X anuncia sua criptomoeda oficial e ela dispara 18.000%

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

se o camarada botou 10k…. hoje vale 1.8kk?

Hidden
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Nao.

1810k

Kua kua kua

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Hidden
3 meses atrás

olha… eu sou péssimo em matemática…

mas 18.000% não é x180?

Hidden
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

De 10mil? No no no…

Hidden
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Kkkk e ceis me convencendo SQN a apostar add eternum nas xiticao do zilhao…

Ahhh para ne. Se for pro jogo, bora cassinar na trumpinatorCoin… yeahhh

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

atualizando: 42.000%.
O ativo é baseado na blockchain Solana, conhecida por sua alta escalabilidade e baixas taxas de transação. rápido e seguro.. Vai vendo a parceria, entendam.

Esqueça conflito de interesse, volatilidade, informação privilegiada
Scaramucci, criticou a iniciativa e alertou que isso poderia prejudicar a reputação da indústria. etc… “as coisas vão ficar absolutamente fora de controle neste trimestre.”

tem que manter isso ae. kkkk

Hidden
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

A
V
O
A

ALEM DAS MAXIMAS KKK

Hidden
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

Donald Trump divulga memecoin, filho menciona projeto e Solana dispara
Em sua conta no X (ex-Twitter), Donald Trump já falou sobre criptomoedas em outras ocasiões, mas nunca memecoins. Alerta e cautela no mercado para mais um possível golpe contra investidores.

Pelo que li o Garnise ainda nao deu joinha. Qdo der vai a Zilhao…. mememe, mimimi

Entenda

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Hidden
3 meses atrás

se eu fosse maluco metia 50k e realizava depois da posse… independente do valor que tivesse…

Neco
Neco
3 meses atrás

Bom dia.

Hoje uso muito pouco o carro. Não dá nem 10 mil km ano.

Mas mesmo assim não posso abrir mão dele. Onde eu moro tem pouco Uber de carro.

Tenho uma conhecida que é muito bem de vida, mora em um bairro que tem Uber. Optou por vender o carro e ficar sem.

Mister.M
Mister.M
3 meses atrás

Você cosegue suprir sua necessidade de moradia num cubículo 5x5m.
Carro é a mesma coisa.
Mas há bens intangíveis que entram na equação (conforto, segurança, comodidade, status).
E o mercado oferece opções para todos os bolsos.
Nem que seja uma lata velha igual a que ilustra o tópico.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Esse do tópico é um Citroen, não?
Acho que não época em que era zero, era um baita carro, todo endinheirado comprava um francês para se sentir superior. Mas no geral, são carros que envelhecem mal, minguem quer, valor baixo e falta de peças ou peças caras.
Nem sei se eu tivesse 6.900,00 pra comprar um carro pegaria algo assim

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

*ninguém

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Pelo Lens aparece que é um Xsara.
Nessa época lembro que também deu um boom de Renaults e Peugeots, eram carros próximos ou até iguais aos europeus.
Anos 2000 a gente surfou nesses projetos europeus, antes de virem com aquela história de certo emergente, que aí desconectou tudo.

MrCitan
MrCitan
3 meses atrás

Pessoal lá nos EUA tão indo pra capital, pra guardar lugar pra posse do Laranjão.
Mas eu pensei que o Trump ia fazer discurso lá no capitólio.
Pra que ficar lá na espera no frio?

Sapato Furado
Sapato Furado
3 meses atrás

Mujica morreu ou não morreu?
Se bem que pela reportagem de 1 semana atrás, ele afirma que o câncer se espalhou e que desistiu de se tratar. Então é questão de tempo.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
3 meses atrás

Ah,
aqui no prédio tem um ford k daqueles primeiro modelo. inteiraço abandonado desde 2019!!. pneus sport arriados. Preto.
Deve ser problema de herança e docs.
Não entendo o que estão pensando. Fora acumular poeira, bichos, e algum risco. Cada uma. Lei de paretto: cada tempo aumenta 8 vezes o problema.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

Esse até deverá ter algum apelo de colecionismo, pois foi vendido em vários países e é “charmoso” considerando a época em que foi produzido.
Os poucos que vejo estão sempre destroçados.

Hidden
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

Tem um assim no meu predio. Deve ser Megane, ta parado mais 10anos… inventario, etc

Hidden
3 meses atrás
Hidden
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Me fez lembrar um amigo da audit externa, passou na ponte anos 1990 com um corcelzinho vermelho sangue… com um phuta sofa no teto

Rumo a cabo frio…. kkk

Hidden
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Outro, esse meu…

Numa das idas ao States pelo petrolera SE empolguei e aluguei pra uns dias um Mustangao… top, quase zero 700km!!!

Avisei pra mrs Hidden que tava chegando la: amoooor tamos igual o steve macqueen = velosos e furiosos de 1927!!!

Deu umas voltas, deixei no parking e dia seguinte ao ligar? Luz Vermelha phudeu, problema na injecao… taaaparou

Hidden
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Ahh fui buscar mrs hidden no aero num fuskinha qq… ela decepcionada: cade o carrao?!

EU: deu problema, voltei e peguei esse aqui… deram um semana pra rodar em troca de 2/3dias do Mustangao. Aceitei!!! Kkk

Vai?

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Só no goiás..

Duas Barras
Duas Barras
3 meses atrás

Carro altinho? Pra mulher? De facil manutençaão? Véio? Sandero Stepway! Do mais antigo e barato que conseguir! Claro que esteja em boas condições.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Duas Barras
3 meses atrás

sandero é muito ruim veio….

Pdq
Pdq
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Boa tarde
Divirjo
Aluguei muitos
Acho razoável, ok, pagando pouco

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Pdq
3 meses atrás

O Sandero RS tem um apelo legal..

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  Duas Barras
3 meses atrás

Fox Cross.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Alfinete da bolha
3 meses atrás

melhor.

Manco
Manco
3 meses atrás

mario-aquele
Mas eu preciso de robustez e conheço a mecânica. Então já serve. E comparado o custo x beneficio fica mais barato na ponta do lápis ao menos no meu caso. Motor Maxion aguenta muito.

1+

Se você espera robustez, jamais compre um troller

É só dar um Google

Hidden
Responder para  Manco
3 meses atrás

Pelo preco que pedem compra uma camionete… mitsu, toyota ou nissan.

Manco
Manco
Responder para  Hidden
3 meses atrás

É uma bomba, o motor pode até aguentar, mas o resto

Neco
Neco
Responder para  Manco
3 meses atrás

https://youtu.be/d2qM25oEabM?si=38y3k9SFADg1W_QW

Tem outra história como essa, mas não achei agora.

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Neco
3 meses atrás

Este ai 3.0 é problemático em todas as variantes mesmo. O comprador nem pesquisou antes.

Hidden
Responder para  Manco
3 meses atrás

Muito preco pra pouco valor x camionetes japa

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Já tenho camionete, preciso de mais altura mesmo.

Hidden
Responder para  mario-aquele
3 meses atrás

Entendi. Isso o troller tem. E muito motor!!!

Manco
Manco
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Eu gosto do marrua

Mas é caríssimo

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Manco
3 meses atrás

Pois é, eu também. É o nosso Hummer

Mister.M
Mister.M
3 meses atrás

Quando jovem eu era 666.
Tinha uma fazer 250.
20 e poucos anos, primeiro dinheirinho que entrou financiei um New Civic 2008.
Depois de conhecer o blog mudei de mentalidade.
Vendi o Civic.
Guardei o dinheiro (residual, pois tinha dívida do finan, sobrou uns 18k n época).
Fiquei uns 2 anos de ônibus.
Passeando, indo ao supermercado e voltando a pé cheio de sacola. Não tinha UBER na época e taxi era uma fortuna.
Depois minha mãe me deu o festa 1997 dela, todo ferrado (ganhou um march 0km do marido).
Gastei uns 2 mil p por rodar.
Foi nosso carro por mais uns 2 anos acho. Até que fundiu o motor. Gastei 3k p arrumar e vendi por 5k.
A esposa estava trabalhando em Araucaria. Um perrengue p ir de ônibus. Tirou a carteira e compramos um Ka desses novos na Localiza. 15 mil km, 1 ano de uso, 31k. Isso é. 2016.
Foi nosso parceiro até 2018, qua do pegamos o fiesta 0km.
Chegou o filho e trocamos num tiggo 5x, também zero. E esta nos atendendo muito bem obrigado, por enquanto (pois com a chegada da filha já vi que vai faltar espaço).
O que quero dizer com tudo isso.
O óbvio.
É preciso respeitar seu momento de vida e equilibrar a necessidade com as possibilidades.
Eu poderia estar andando de ônibus e colocando tudo em bitcoin. Mas.pomba, indo 34 anos com esposa e filhos, não dá né.
Paz e bem.
Bom domingo.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

lúcido!

Mister.M
Mister.M
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

O dinheirinho do Civic foi essencial p guinada que demos.
Mas, contudo, entretanto, todavia…..oh carrinho bom. Peguei de único dono na concessionária da Honda. Manual. Estaria com ele até hoje. Nos EUA vi muitos rodando.
Não se acha mais um inteiro.
Só bagaceira.

Ardêncio
Ardêncio
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

É desse que tenho…Civic 1.8, manual, inteiro (banco de veludo sem um rasgo).
Direto me param na rua perguntando se vendo.
Vai ficar de herança p’ro primogênito.

Pdq
Pdq
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Exato
Necessário ponderar várias questões

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Bacana! Tem alguma consideraçao acerca do 5x? Acho um carro interessante e está no meu radar.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Duas Barras
3 meses atrás

Eu gosto bastante.
O interior é muito bonito, te faz sentir em um carro de categoria superior (aliás, é o mesmo interior do tiggo7 e 8). A comparação.com os concorrentes diretos é até injusta nesse quesito.
Motor é mais do que suficiente para meu uso, fiz várias viagens e acho satisfatório.
Consumo faço 9,5 na cidade e 13~14 na estrada. Há outros mais econômicos, mas a diferença de preço é o equivalente a trocentos mil litros de gasolina.
O primeiro que veio ao BR usava o DCT seco, famoso PowerShift. Problemático.
O atual usa um CVT com 8 ou 9 marchas simuladas (n lembro agora).
Não vejo relatos de problemas desse motor, que está faz anos no mercado.
Resumindo.
Eu recomendo o carro.
Está com 23 mil km, zero problemas.
Por 119k que paguei o custo benefício é imbatível, não mi há opinião.
Ah pago 3 mil e pouco de seguro.
Só a franquia acho alta, 5500.

Hidden
3 meses atrás

Partiu… e tambem volta, nao fui saber se de bundinha…kkk

https://meiobit.com/465908/foguete-gigante-da-blue-origin-foi-pro-espaco-nos-dois-sentidos/

Sera que tambem vao chamar esse caboclo de Jenio … ou apenas Elinho tem esse carimbo?! Huuummm

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Hidden
3 meses atrás

Sem entrar no mérito do fato em si… mas que matéria bosta! Jornalismo morreu! O cara literalmente chama o Elon de pão-duro (sic).

Hidden
3 meses atrás
Hidden
3 meses atrás

Inflação do verão eleva preços de itens essenciais, que ficam 5,05% mais caros

Sorvetes, lanches e até protetores solares não fugiram

Essencial… entendam

Fuinte

LSnake
LSnake
3 meses atrás

O meu semi velho mesmo está cada dia mais valorizado, continuar assim daqui a alguns anos da para trocar por uma bmw

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  LSnake
3 meses atrás

O meu semi velho não valoriza (peugeot né), então meu ipva vai continuar módico até ser isento! Kkkkkk

Duas Barras
Duas Barras
3 meses atrás

Também não gosto. Mas dado o uso descrito…

Leonardo M.
Leonardo M.
3 meses atrás

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/01/18/ao-menos-70-mortos-em-explosao-de-caminhao-tanque-na-nigeria-grupo-tentava-pegar-combustivel.ghtml

Tigrada da Nigéria é diferencia
Lá eles tentam roubar até gasolina de caminhão tanque que tombou
Só que dessa vez deu ruim mesmo

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

Aqui os babuínos são mais engenhosos, eles vão logo nos canos das refinaria pra roubar gasolina e petróleo.

PdQ
PdQ
3 meses atrás

Buenas…

—————

Carros… caramba, já falamos muito de carro aqui heim…

Nossos pontos de vista amadureceram, ou nós envelhecemos ???? Ou os dois? Hahahahaha

Lembram-se do Índice de Chico ???? Valor do carro = Patrimônio total / 10 ????? Era isso mesmo ????

Enfim, por um lado será que já fomos mais pão duros… ao menos no bate-papo aqui ?

Por outro lado, uma coisa mudou: o Uber se consolidou nos centros urbanos maiores, sem contar que muitas cidades pequenas têm seu aplicativo próprio…

Conclusão, mover-se com certo conforto ficou mais barato e fácil…

Assim sendo, NMHO hoje ter ou não um carro, e qual o valor desse carro, é decisão a ser tomada de forma muito individual, relacionada com renda mensal, perfil do bairro onde vive (aka, tem comércio perto?), deslocamento para trabalhar (como se dá)…e é sozinho ou tem família…

Já o custo do carro… volto ao ponto anterior… lembrando que há o barato que sai caro…

PdQ
PdQ
Responder para  PdQ
3 meses atrás

exemplo : eu suponho, com convicção, que a amiga Pagando, que acaba de postar abaixo e assim lembrei do caso dela… ela morando em Bizarrília, rala um bocado por não saber dirigir, e logo não ter carro, viu…….

Pagando
Pagando
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Eu não consigo conhecer os lugares direito e nem fazer turismo de fim de semana pra lugares com pouca estrutura. No Plano Piloto e regiões com metrô até dá pra dar uma andada.
Fiquei numa quadra comercial pra não andar muito com sacola de mercado mesmo.

PdQ
PdQ
Responder para  Pagando
3 meses atrás

é
limita mesmo

MrCitan
MrCitan
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Sinto falta são dos tópicos sobre ônibus que tinha aqui nos finais de semana.

PdQ
PdQ
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

Mas depois que o Barney enricou ele nunca mais pegou busão…

Daí………..

MrCitan
MrCitan
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Achei que o Barna já fosse rico, com o dinheiro do cabaré lá da Vila Mimosa. 😀

PdQ
PdQ
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

mas é exatamente isso, agora é que começou a render mais

Pagando
Pagando
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

Tinha um que sempre escrevia sobre carros. Avatar parecido com o meu. Sumiu.

Jr
Jr
Responder para  Pagando
3 meses atrás

bolha buritis

MrCitan
MrCitan
Responder para  Jr
3 meses atrás

Eu lembro de ele escrever sobre ônibus.

Pagando
Pagando
3 meses atrás

Trump
E aí, pessoal, animados pra posse do Trumpinator amanhã? rsrsrs

Pagando
Pagando
Responder para  Pagando
3 meses atrás

Mais 4 anos de modo-pesadelo? rsrs

“Há ainda aliados de Trump e nomes da extrema direita mundial que estão entre os principais convidados da cerimônia.”

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/01/19/veja-onde-acompanhar-a-posse-de-donald-trump-nos-estados-unidos.ghtml

MrCitan
MrCitan
Responder para  Pagando
3 meses atrás

Repara nessa nova foto oficial do laranjão, muito diferente da primeira foto dele, que tava mais sorridente.

PdQ
PdQ
Responder para  Pagando
3 meses atrás

hoje tem discurso já, acho

e show do YMCA kkkkkkk

Pagando
Pagando
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Eu tô muito empolgada, rsrsrs.

Verdade seja dita: nunca pensei na figura de um presidente americano colocando os pingos nos i’s e tendo que fazer enfrentamento cultural. A coisa foi muito longe.

PdQ
PdQ
3 meses atrás

Offsssss….

CVR OFF 1

Caramba, rachei de rir com os videos daquele tiozinho do biscoito – digo, os originais, dele mesmo no Insta… porra, velho maluco, histérico…

CVR OFF 2

Ça porra de memecoin, eu achava que era zoeira e a coisa não só existe como neguinho tá rachando de ganhar especulando em cima… o Sr. Stranja poderia comentar o tema, agora que está de novo em casa ???

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Esse é o.mais fraco dos bricklovers

https://www.facebook.com/share/r/15mQJEYyE9/

PdQ
PdQ
3 meses atrás

Lembrei de um papo na semana passada…

Paranto considera dispor de seu Nissan (valor de uns 70k – 80k, acho)…

O pulo pra um zero tá muito grande – 140k, pqp, fiquei impressionado…

O carro (Versa) é um carro com muitas qualidades, mas bem inferior (motorização) aos sedãs tipo Corolla e Sentra…

Assustado, Paranto baixou na FIAT e andou se engraçando com o Fastback.

Me pediu opinião.

Disse que já rodei duas vezes no carro, acho bem gostoso, bem agradável de dirigir, motor comporta bem, não bebe muito…

Mas não tenho opinião sobre manutenção né…

Preço: 119k o normal

139k o híbrido…

Sugestões ???

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Bassalt Citroen
é basicão por dentro na questão de conforto mas tá na faixa dos 85k
é altinho e tem um motor bom

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

Tá com fila de espera de dois ou três meses. Muita gente interessada.

PdQ
PdQ
Responder para  Alfinete da bolha
3 meses atrás

1.0 manual, 90k……..

tá ruim heimmmm

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  PdQ
3 meses atrás

O problema é que Kwid e Mobi são bem menores e custam quase o mesmo, daí fica parecendo um custo-benefício interessante.
Mas acho que quando normalizar a produção o preço sobe.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Alfinete da bolha
3 meses atrás

O Kwid é o carro que teve o comercial mais épico de todos.
Pena que o carro não corresponde a altura.
https://www.youtube.com/watch?v=Cdvo8OHVXuE

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

Ai vc acha Kwid no Paraguai Por US$5k ano 2021

KKKKKKKKKK lá é carro descartavel praticamente. Aqui crasssse mérdia

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

Mas também tem que dar um desconto, acho que uns 90% dos carros no Paraguai são importados via roubo. 😀

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

ali nem precisa
Eles não tem taxa de importação e nem esse negocio de proteger a indústria NASSSIONAUUUUU
Outro dia vi um dodge charger por US$39k coisa mais linda

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

Falar nisso acho que foi só no Paraguai que lá tem o único modelo de SU7 da Xiaomi de toda a América Latina.
E a SO do carro ainda tava em chinês, não sabia que lá os caras tinham esse tipo de liberdade.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
3 meses atrás
Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

Pronto pra fazer de Taxi em Curitiba.

Curto mais os carros alemões,mas o Charger tem seu valor.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

pra vc ver
Os caras podem importar carro usado e sem imposto
Já no Bostil… temos que proteger nossa industria kkkkkk

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  PdQ
3 meses atrás

tem a versão turbo e com cambio automático por + 12k
Só o interior que é bem basicão mesmo mas se for a questão economia.

Ou pode ir para um usado
Mercedes GLA200 ano 2018 consegue fácil por 100k

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

é mas pelo o que entendi ele quer um SUV altinho
Passat é sedanzao

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

concordo com vcs !!!!!
ele é que quer um zero
até pq vai largar um com 2 anos de uso

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

ahh zero aí vai perder dinheiro mesmo.

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

ele sabe kkkk

PdQ
PdQ
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

que carro esse Volvo heim

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Demais… eu namoro esse caro há uns anos já… pena os mais novos serem híbridos…. se não ja tinha feito uma besteira…

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Essa é dor de cabeça certa, dá p encarar não!

SUV desse tamanho una Audi Q5, atende melhor e a manutenção não é alienígena igual a da Volvo.

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Então esse Versa que seu paranto tem já é o Versa reestilizado, que parece o Sentra? E perdeu tudo isso de valor frente ao 0km?

PdQ
PdQ
Responder para  Alfinete da bolha
3 meses atrás

exato
é o reestilizado
pois é, tá perdendo pra caramba né
fiquei impressionado
até vou checar se não é CSS dando tombo nele

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Sim, se não estiver com km muito alta parece que jogaram o preço lá pra baixo, mas concessionária faz isso mesmo na troca.
Acho esse Versa bem bonito.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  PdQ
3 meses atrás

https://www.citroen.com.br/veiculos-passeio/basalt.html?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA4rK8BhD7ARIsAFe5LXKXQaywnMpTz3VZ9P7fsNKSUfYC9B0yOWsaZtl_LLiH0jUSeSoA5o0aAp05EALw_wcB&gclsrc=aw.ds

Então o jeito é ir de Bassalt Turbo
99k

Ou ir de fastback e gastar 50k a + pela mesma carroceria, opcionais… a unica diferença é a logo

PdQ
PdQ
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

concordo
mas o outro, FIAT, é 125k…
o que custa 140k é a versão híbrida

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Entendi
se 25k não fazer falta para ele então escolhe o Fiat
Agora se for pela economia, Citroen é a melhor escolha pois é tudo Stalantis

PdQ
PdQ
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

uai……….

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  PdQ
3 meses atrás

Já que seu paranto quer o Fastback o Bassalt da Citroen é a mesma coisa porém mais barato.
Citroen tá sendo “Fiatnizada”

PdQ
PdQ
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

entendiiiiii

PdQ
PdQ
Responder para  Leonardo M.
3 meses atrás

NOVO BASALT SHINE TURBO 200

105k, oferta

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  PdQ
3 meses atrás

O Fastback da Fiat eu acho horroroso.

Pode ate ser um bom carro, mas é feio demais.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  PdQ
3 meses atrás

uma colega elogiou o kardian,

Renault destaca Kardian ao comemorar produção de 4 milhões de veículos.
-Renault Kardian é liberado com descontos de até R$ 27.605 para PcD em janeiro de 2025.
ver reviews no youtooba.

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás
Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
3 meses atrás

Tem carros aqui pra colecionar, pra usar e pras duas coisas:
https://youtu.be/dokWrno5UJI?si=K1svsGPbd9_TmsCu
Gostei da perua BMW…

PdQ
PdQ
3 meses atrás

1.0 manual, 90k……..

tá ruim heimmmm

Saulo
Saulo
3 meses atrás

Compra ou não comprar?

Se seus investimentos conseguirem acompanhar ou superar a inflação, não comprar é a resposta.

https://x.com/GenPauloChagas/status/1880911112591548846?t=gkYKWZX2NgWVbgBKJc97iw&s=19

PdQ
PdQ
3 meses atrás

mas vc tá correto
se é a mesma coisa melhor ir de Basalt uai

Leonardo M. 19 de janeiro de 2025 at 14:39
Entendi
se 25k não fazer falta para ele então escolhe o Fiat
Agora se for pela economia, Citroen é a melhor escolha pois é tudo Stalantis

Knight-Doc
Knight-Doc
3 meses atrás

Deus VULT

PdQ
PdQ
Responder para  Knight-Doc
3 meses atrás

Salve Doc