A gritaria toma conta das ruas.
Uma pequena multidão de coletes amarelo-neon, os gilets jaunes[1], se une para balançar um Porsche novinho que estava estacionado paralelo à calçada. A gritaria continua e, quanto mais a gritaria cresce, com mais violência o carro se move. O carro vira.
Com os vidros quebrados, o veículo ainda recebe chutes e pontapés. Ao fundo, uma bomba explode, levantando labaredas de fogo.
Eu poderia estar descrevendo um filme de ação Hollywoodiano, uma paródia de mau gosto ou uma chanchada exagerada. Mas é a realidade. Os franceses estão enlouquecidos pelo socialismo e, em alguma parcela, ficaram estagnados no século XVIII, onde a barbárie era uma legítima ferramenta política.
O que mais choca o espectador comum é que a França sempre foi não apenas o maior bastião da élégance[2] e da étiquette[3], mas nas últimas décadas parecia um bom exemplo de país desenvolvido, que conciliou suas medidas econômicas e sociais ao longo do tempo, esbanjando savoir-faire[4].
Infelizmente, as coisas não são bem assim: a França se tornou um país extremamente assistencialista com os seus e com os imigrantes e, como sempre, alguém precisa pagar a conta. Não existe almoço grátis.
Com o gasto público subindo e a necessidade de cumprir o acordo de Paris limitando as emissões de poluentes, a solução do governo foi aumentar os impostos sobre o petróleo. Dessa forma, as pessoas seriam “incentivadas” a usar menos carros para não pagar caro na gasolina, deixando o mundo “mais saudável” e as pessoas que pagassem pelo combustível estariam de quebra contribuindo com o populismo, financiando as empreitadas governamentais através dos impostos. O grande problema é que aconteceu exatamente aquilo que sempre acontece quando há a imposição de ideias ruins sobre as pessoas – insubmissão e desobediência.
De repente, um país que sequer pagava imposto de renda retido na fonte por considerar uma invasão da privacidade de seus cidadãos, viu-se obrigado a arcar com combustível de mais de R$8,00 o litro. E que em 2019 pagará imposto também na folha de pagamento. É claro que há um ressentimento generalizado – ninguém gosta do socialismo na prática, nem de suas coerções maléficas
E agora Macron se vê enfrentando um cenário que nós vimos aqui no Brasil. Aqui, a briga pelo aumento da tarifa de ônibus se tornou um movimento generalizado, onde esquerda e direita agregaram suas demandas aos protestos, que se desenvolveram para o mote “não é pelos vinte centavos” por parte da esquerda e então caiu nas graças da direita, culminando no “Fora Dilma”. O resto, a gente já sabe.
O que está acontecendo na França é parecido: todos estão encarando a sua própria “gota d’água”, culpam o governo, sindicatos e ambientalistas estão revoltados e tanto a esquerda quanto a direita pedem fervorosamente por novas eleições.
Assim como no Brasil, o cerne das revoltas carrega alguma verdade: os gilets jaunes empunham bandeiras onde deixam claro que os impostos são, nada mais nada menos, do que roubo. O grande problema é que a essência dos protestos se transfigurou, ultrapassando os limites daquilo que é razoável. Queimar a propriedade de outras pessoas, pelo que ela pode representar, não ajuda a ninguém. Não foi o capitalista de Porsche quem pesou a mão com as canetadas – foi o burocrata populista
Hoje em dia, o capitalismo provê qualidade de vida em todo planeta. Soluções tecnológicas e descentralização de informações têm conseguido trazer progresso e avanço para todas as pessoas, do mais rico ao mais pobre. E acarreta em benefícios até para o meio-ambiente em diversas situações. Hoje, não há mais a necessidade de imposições governamentais – as boas ideias, bem geridas, podem mudar o mundo sem precisar que o governo bata o martelo sobre elas. Hoje temos direitos humanos, democracias sólidas, diplomacia, dispositivos constitucionais. Não precisamos derrubar a Bastilha a cada vez que o governo pisar na bola – se o Brasil conseguiu sua renovação política de forma pacífica e legal, a França também pode conseguir.
Que a França sustente a sua igualdade formal, que dita que todos devem ser iguais perante a lei. Que deixe de lado a utópica igualdade material que distribui renda, fomenta o populismo, o roubo legalizado e que queima carros na rua.
Que não abram mão da liberdade por completo, sem precisar deixar a si ou seus bens como reféns da política. Que repudiem aquela liberdade concedida em doses homeopáticas apenas quando interessa ao agentes do poder.
E que cultivem a fraternidade real, não a caridade feita com o chapéu do contribuinte, mas o verdadeiro voluntarismo sedimentado pela boa vontade de seguir boas ideias.
[1] coletes amarelos
[2] elegância
[3] etiqueta, regras de comportamento social.
[4] jogo de cintura
https://br.noticias.yahoo.com/na-franca-o-socialismo-enlouqueceu-populacao-162527986.html
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
First
Vamu acordar cambada de rentista opressor.
Em homenagem aos esquerdistas franceses, comentários hoje devem começar só a partir das 11h.
Dormir para quê? Perda de tempo, rsrs
Um bom domingo pra todos
Bonjour!
Oi
Oi.
Oi
Oi.
Oi.
Oi.
Oi
oi
oi
Pq não foi e nunca vai, custa só 1,5 kk pra tirar licenSa de drone na banânia.
https://droneshowla.com/artigo-desafios-serem-vencidos-pelos-delivery-drones-no-brasil-e-no-mundo/
Uai? Por que o espanto?
https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/12/16/futuro-ministro-do-itamaraty-diz-que-maduro-nao-foi-convidado-para-posse-de-bolsonaro.ghtml
Muita indelicadeza com a fruta podre.
Hahahaha…
O Bolsonaro está certo em não chamar esse meliante. Curioso a Fake Press estar dando destaque a isso (“Ohhh… O Coiso não convidou o M@%#%*…”).
E o pessoal mais antigo dizia que “uma fruta podre estraga o cesto inteiro”.
Verdade
Estar-lo-ia eu se houvesse convidado.
-https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/16/venezuela-contradiz-futuro-ministro-e-diz-que-brasil-convidou-maduro-para-posse-de-bolsonaro.ghtml
8 contos o litro, kkkkkkkk
Até o GENERAL já reclamou desse macronmerdinhaglobalista.
8 reais o litro pra se ver livre de trânsito. Que acha?
Curioso notar que os ambientalistas “canhotas” ladravam, a todos os ventos, que o combustível deveria subir muito para que não fossem utilizados veículos movidos à combustão. Agora que isso acontece ficam todos agitadinhos…
ACIER!
Na verdade, os generais ficaram revoltados com o Pacto de Migração.
Se esse imposto dos combustíveis fora uma cortina de fumaça para o tal pacto, acabou sendo um belo tiro no próprio pé.
https://tinyurl.com/y8uunem2
Os çêriz inventaram um procedimento diferente para pousar e decolar.
Mas a culpa continua sendo de São Pedro, talquei?
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/12/16/aeroporto-de-guarulhos-tem-atrasos-e-cancelamentos-pelo-4o-dia-seguido.ghtml
Agora teremos o “rap russo”.
https://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN1OE0OU-OBREN
“Se é impossível parar alguma coisa, você tem que tomar conta dela.”
(Putin, V. V.)
Se for só para isso, não tem problema.
https://exame.abril.com.br/tecnologia/betoneira-conectada-e-prova-de-que-a-internet-das-coisas-veio-para-ficar/
Taí… Boa.
https://mobile.twitter.com/jairbolsonaro/status/1074213986705567744
Ainn… Trump e Bolsonaro vão botar fogo no mundo…
Ah, esse sujeito aí é esquerdinha.
SHIT://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/12/16/jason-stanley-filosofo-fascismo-trump-bolsonaro-como-o-fascismo-funciona.amp.htm
França ainda com protestos
Eu penso que estes protestos tem é que continuar.
Embora tenha uns nichos ali de “imposto é Roubo”, a maioria só quer saber do “me dá, me dá, me dá”.
Tô imaginando isto se espalhar pela Bélgica, capaz ainda daquele país ter protestos ainda piores, com o pessoal do Norte e do Sul saindo na porrada.
Na Alemanha, talvez em alguns bolsões mais pobres do interior ou para regiões poutas com os kebabs, como Munique, não imagino estes protestos acontecendo em Frankfurt ou Berlin.
Indo para a Espanha, descambando para movimentos separatistas.
Em Portugal, os portugas putos com os baixos salários e custo de vida alto, e ainda descontando nos imigrantes, principalmente nos brasucas.
Na Itália, a Direita ganhando força, e dependendo do que a UE vai fazer com a França, ou seja, bancar a gastança francesa, talvez role um Italexit.
Enquanto isto a Polônia cristã e Livre Mercado, só vai ter a preocupação de saber qual será o melhor enfeite para o Natal.
Hungria idem.
Sobre o Tópico a impressão que se tem é que o povo está de saco cheio deste negocio de imigração….esse plano está indo pro espaço!!
Proposta da ONU
Pacto Mundial para a Migração deve ser referência para países, diz Papa Francisco
ahâaannnn!! senta lá Cláudia!!….
deveria começar pelo paizinho dele…
“Até o Francisco sujou-se nessa…”
PF sai em busca do italiano Cesare Battisti, que está foragido
Um avião militar italiano já está no Brasil para levá-lo de volta assim que ele for preso. Ele foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios.
hehehehehehe….barrado no baile!!
Futuro chanceler do Brasil diz que Maduro não foi convidado para posse de Bolsonaro
Para Eduardo Araújo, “não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira”
Imagina as carretas chegando com os carros e equipe e sendo roubadas ou tendo que pegar para traficantes e milícias, sem falar no ânimo que leva muita gente lá ultimamente.
https://esportes.estadao.com.br/noticias/velocidade,com-autodromo-de-r-700-milhoes-rio-quer-tirar-a-formula-1-de-sao-paulo,70002647048
Quem pensou um negócio desses, tomou algum bagulho estragado.
Hmmm…
BACON://exame.abril.com.br/negocios/catar-avalia-ampliar-fatia-no-deutsche-bank-diz-jornal/
Vejo cousas em dobro.
HUE
https://s2.glbimg.com/jJTOlLxeMF50fLz6XdmXSTQ9WW4=/0x0:4650×2704/2524×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/Q/5/eQ2ICLQgC6BRdx6IBQcQ/ap18350543348279.jpg
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/16/manifestantes-protestam-contra-pacto-sobre-migracao-da-onu-em-bruxelas.ghtml
https://s2.glbimg.com/JscDNmksRA_y-t6zxiAqRRy6_aE=/0x0:3514×2754/2524×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/8/g/am3OntQyiAbUVBmBSTdQ/ap18350545576867.jpg
na Itália tbm…é a ola….
não sabia
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/15/milhares-de-pessoas-se-manifestam-na-italia-contra-lei-que-endurece-regras-para-imigracao-e-asilo.ghtml
mas essa reportagem mostra os imigrantes se manifestando e não o povo italiano
rsrsrs…pois é…mas é sobre o mesmo assunto.!! rssrsr
O Império contra-ataca.
-https://www.poder360.com.br/congresso/em-fase-tuiteira-renan-calheiros-critica-adversarios-pela-internet/
-https://polibiobraga.blogspot.com/2018/12/renan-calheiros-diz-que-membros-do-mpf.html?m=1
Há protestos. Todavia, a eleição do presidente ocorrerá em 01.02.2019, imediatamente após a posse dos novos parlamentares.
Considerando-se que se trata de época de férias, a meio-caminho entre o Reveillon e o Carnaval, resta saber se a repercussão continuará.
-https://bit.ly/2SP5ZaE
-https://youtu.be/Aba_IFWm7Qc
Ricardo Minarro
Verdades – Torre de Babel Atual, Moderna
G.E.E.L.E. News
https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1OF0RQ-OBRBS
Será ???
Confirmam isso ??? Só 12 contos????
https://g1.globo.com/carros/noticia/2018/12/13/seguro-dpvat-2019-tem-reducao-media-de-633-veja-os-valores.ghtml
https://br.vida-estilo.yahoo.com/ratinho-cria-polemica-sobre-pabllo-vittar-nem-mulher-e-115825550.html
Tem uma galera que você não pode contrariar. E, normalmente, essa galera vive de remédios tarja-preta.
kkkkkkkkkkk…é boa!!!
Hmmmmmmmmmmmmmmm
UM BURACO GIGANTE SE ABRIU NA NOVA ZELÂNDIA
repetindo…vão vendo olha a HAARP ai….essas rachaduras estão aparecendo por várias parte do mundo
Olas! Alguém tem visto o “From”?
Oi
🙂