
Por que a ocupação do território nunca faz parte dessas operações?
Ocupar território sempre fez parte das ocupações de favelas no RJ. Porém a favela não é uma “terra de ninguém” onde apenas o mais forte se impõe. Há favelas com décadas e décadas de assentamento e ali a maioria dos moradores tem suas casas e negócios e o tráfico não as remove ou impede. Da mesma forma há escolas, postos de saúde, mobiliário urbano público e privado dentro da maioria das favelas.
Não é só “ocupar”, mas “ocupar com o quê”. Essa arenga de “levar serviços sociais” é bobagem. Há tudo isso lá, o que não tem lá é exatamente o que o cidadão precisa pagar para usufruir. Tem água e luz mas são precários pois a maioria dos moradores não paga, assim como o saneamento básico, inexistente porque as favelas cresceram sem nenhum tipo de estruturação prévia.Segurança, obviamente está fora de questão, mas as favelas que sofreram intervenção pesada melhoraram bastante nestes períodos, exatamente porque as pessoas podiam trabalhar mais intensamente dentro de seus bairros.
Como acabar com o crime organizado, sem tirar o território dele, uma vez que é o controle sobre o território que mantém a facção?
O que importa é: O crime depende do território. O crime organizado não está na favela, e todo mundo sabe. Mas não é o “rico da Barra”, o único culpado. Temos gente do Estado, temos polícias, temos empresários, e temos gente comum, todos metidos na “firma”. A favela é a parte mais visível e crítica do problema. Toneladas de drogas entram todos os meses no país. Centenas de armas. Muita gente permite este fluxo.
Esqueça o tráfico, o que sustenta as facções é a extorsão, que advém do controle da área: mototáxis, vans, TV, internet, água mineral, gás de cozinha. Quando falam em ir atrás do dinheiro, não seria necessário tentar retomar os territórios, justamente para sufocar o financiamento das facções?
O grosso do dinheiro do CV, PCC, ADA, FDN vêm da venda de drogas e armas. Controlar os mototáxis, ou a internet e o gás – na Serrinha, em Madureira, os caras controlam a venda de farinha de trigo para as padarias da região… – significa exatamente controlar o território usando “soft power”. Quer dizer, não precisam exercer a violência contra todos o tempo todo mas antes, submetem a população de seus territórios à cobrança de tributos em troca da permissão de sobrevivência.
Quando as favelas da cidade de Cáli foram desmontadas no começo dos anos 1990, a prioridade do Estado era abrir caminho nos morros para passar energia elétrica, saneamento, telefonia e assim poder implantar infraestrutura estatal mais robusta: Escola, posto de saúde, transporte, lazer. Sem demolir milhares de casas o projeto não teria sucesso algum.
E lá houve enorme problema, claro. Até hoje uma das pautas dos “movimentos sociais” na região é exatamente a “resistência” contra as desapropriações. Aqui já temos N grupos “sociais” que são contra o desmantelamento de favelas. E temos grupos que desejam eliminar “certas” favelas onde há mais potencial econômico. Interesses, claro.
Quando a gente lê sobre as grandes guerras, sempre se fala sobre acabar com as linhas de abastecimento, para enfraquecer o inimigo e facilitar a tomada de território. O cerco era uma tática clássica dessas situações. Mas como fazer isso quando o que sustenta a facção está dentro do território que ela ocupa?
Aí é a chamada “guerra civil”, né. Quando o próprio povo está combatendo entre si. Hoje em dia esse conceito aí, de guerra clássica, está um tanto superado. Pois hoje quais são as linhas de suprimento que alimentam o tráfico? não existem, é tudo capilarizado. Pensa no Vietnam, onde os chinas desmontavam howitzers e carregavam pecinha a pecinha mata a dentro por semanas, até reunir os materiais e fazer um ataque contra os americanos?
Não há “linhas de suprimento” que alimentam o tráfico nas favelas do Hell ou de SP, ou de Salvador. Há cadeias fragmentadas de gente ganhando dinheiro com o comércio e a logística de pegar pequenas porções e as trazer – trazer do exterior por navios, na mala do monza, na carroceria do caminhão de soja – para cá. Cadeias de policiais e agentes de fiscalização que praticam o laissez faire desavergonhadamente em troca de pequenos benefícios. Gente comum que realiza o contrabando como bico, como jeito de fazer grana.
A única forma de cortar esse sistema capilarizado é injetando insegurança nas redes de trocas deste pessoal. E como se faz isso? atacando nós sensíveis. As fronteiras mais famosas não são o ponto crítico, hoje se entra no país de tudo que é jeito. São 7000 km de fronteira, uns 2000 deles são secos, tu vem a pé. E é virtualmente impossível vigiar tanta fronteira de uma vez.
Daí a necessidade de sufocar as favelas onde os traficantes estruturam seus sistemas de comando, e é por isso que há tanta insistência do Judiciário em impedir este tipo de sufocação econômica: Criando temor nos grupos criminosos, a força daquelas redes de apoio e comércio diminui. A maioria dos traficantes quer dinheiro, não virar camisa. E “traficante” é o cara que traz droga na mala do monza junto do cigarro, é o piloto do teco teco que traz caixas de presente surpresa da fronteira boliviana para alguma fazenda perdida no MT, é a moça que viaja de busão com cinco pistolas na bolsa da neném de colo.
O especialista fala que é inútil mas ele não sabe dizer que tipo de “inteligência” irá desfazer esquemas de lavagem de dinheiro com bitcoin, posto de gasolina, empréstimo de maquininha, carro usado, loja de shopping e farmácia, cooperativa de van, imóvel na praia. Pois desfazer isso exigiria OU um controle absoluto do Estado sobre toda troca econômica dos cidadãos, OU demandaria uma mudança estrutural na forma de se pagar e contratar serviços e bens. Nas duas pontas precisaríamos dar ao Estado um poder ditatorial.
E a gente sabe que isso só funciona em situações bem específicas, tipo El Salvador.
Enfim, não tem solução que passe em dar flores pro bandido, mandar bolo pro bandido, dar abraço no bandido. Controlar território exige muito dispêndio de força, e forte apoio popular. Soluções pacíficas jamais levam em conta o “outro lado” e seus interesses. Algo como se a gente pacificasse o bandido quando parasse de atirar nele – como se a agressividade do criminoso fosse NOSSA CULPA, claro. Falta sempre “combinar com os russos”. Enquanto isso, padecemos.
Bom dia!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
DIA
Bom dia.
Fui ler e perdi o FIRST.
viu o “tornado” que deu em Rio bonito do Iguaçu??
Foi feio o trem por lá…
Bom
Vou trabalhar, já postei muito
E depois eu volto pra ler o tópico!
Arregaçou muito, fiquei impressionado. Aqui deu uma ventania no começo da madrugada, um negócio feio, mas não destelhou nada.
Eu vi.
Mas isso sempre aconteceu no oeste do PR.
Porém nem sempre “pega” uma cidade em cheio como foi desta vez.
Já se fala em 5 mortos e mais de 400 feridos. Dessa forma nunca tinha visto.
Território e poder!!!
Agora vejam…..
Um soldado INGLÊS falando que não valeu a pena ter lutado na WW2 devido ao
SHITHOLEEEEEEEEEEEE QUE O UK VIROU!!
WW2 vet is going viral..
https://www.youtube.com/watch?v=K8Pgq4fYf60
——————————–
Palavras dele!!! (só aumentei o shithole pra dar um brilho na notícia!)
Imagina o cara então que lutou cruzadas e morreu, se puder acompanhar de algum lugar, deve estar P da vida.
Vixe… e o pessoal que lutou no Vietnã?
É uma trilha de arrependimentos isso, hein.
🙁
Quem lutou na batalha de Lepanto?
Mas podia estar pior….
AGORA VAMOS PRA NOTÍCIA BOA!
DIRETO DA UÁITI RAUSE !
Trump Administration Cracks Down on Foreign-Owned Meat Packing Cartels
https://www.whitehouse.gov/articles/2025/11/trump-administration-cracks-down-on-foreign-owned-meat-packing-cartels/
————————————-
ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
IRMÃOS BATISTA!!!!
JBS QUE SE CUIDE!
Engraçado…
2-3 dias após o Eduardo Bolsonaro e Figueiredo irem em MAR A LAGO….
Na casa do Trump….
Ai o Trump solta essa???
COINCIDENÇAS!!!!!!!!!!
e chamando de CARTEL????
Mas temos cumpanhaeiros nos EUA falando que todo americano tem dinheiro e carne cara não é problema lá
Afinal, Todos ganham mais de 100k dólar por hora e pobre só tem em shitholes!
BEM
Os EUA tem interesse em frear o avanço da Friboi lá. A Friboi é bem mão pesada nos produtores locais e isso tem gerado muita insatisfação, críticas.
Aqui também tem causado muito problema.
Parece que trouxeram carne da Argentina e mesmo assim preço subiu. Estão suspeitando que os irmãos estão forçando de forma proposital. Pode dar ruim pra eles.
Lembrem-se que há ‘projetos’ de ‘refinamento’ de proteína de insetos para alimentação, inicialmente, para animais ao redor do mundo… eita!
cara, é muito bom criação de gafanhoto pra criaçao de ração
pra peixes e frango
taxa de conversão é mais alta.
E peixe e aves não comem inseto naturalmente?
Tira um pouco o chapéu de aluminio.
O pObRema é QUANDO eles começarão a incluir essa porcaria diretamente nos produtos para consumo humano…
🙁
Por exemplo em pseudo mel/leite e “carne” artificial…
mas já tem!
é só comprar se quiser.
E só não comprar se não quiser!
Pois bem. Você entendeu meu ponto.
🙂
eu entendi
Mas não consigo ver isso sendo concretizado na prática.
Acho muito fora de noção.
Em resumo: Tem que combinar com os russos
Complicado, Sparta.
Mas veja que “O muLLa nunca será reeleito depois do mensalão” dito por um político do PMDB na época do ocorrido…
E veja que não é obrigatório eles aparecerem com essa ideia de pronto… é só ir aos poucos aumentando a concentração dessas porcarias nos alimentos usados diretamente pelos humanos… e não é de agora.
https://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2013/10/08/empresa-mineira-testa-insetos-para-alimentacao-humana.htm?app=uol-generic&plataforma=ipad
https://agevolution.canalrural.com.br/startup-vai-construir-maior-fazenda-de-insetos-do-mundo/
Outro….
https://namidia.fapesp.br/brasil-da-os-primeiros-passos-no-mercado-de-insetos-comestiveis/266193
“(…)Segundo o holandês Arnold van Huis, um dos principais pesquisadores no campo da entomofagia (o uso de insetos como alimento por seres humanos)…”
é só a JotBs vender pro painho e o painho vender pro probri, dar picanha. É isso cumpanheiro.
Ainda o Trumpi pode ir e tomar medidas estatais (controlar), contra o que se espera que um americno faça.
Mais do que painho, meu sonho é ver joesleys, lehmanns e marinhos num gulag
PORRA BARNABE
OS CARAS TÃO TERRORISTAS!
É UM CV com funças estatais que vendem carne……
Vc pegou muito leve com suas palavras, como se eles fossem “OS NEGOCIANTES”
Eles só são mafiosos, bandidos, filhos da puta!!!
E também é o “banco” para os ANTA-MORES do PT.
E tudo saiu do bolso nosso essa merda ai.
Ou vc acha que eles tiraram dinheiro de onde pra sair comprando frigoríficos a rodo???????
Porra
Esses ai são os maiores criminosos do Brasil!
Isso.
Começou com aquele lance do frigorífico Bertin…
“E foi crescendo, crescendo, crescendo…” by COCAteno Veloso.
Campeões nacionais!
Obrigado, BNDES !
isso ai não é “BNDES”
Isso ai é SUCO DE FORO DE SAO PAULO.
E que hoje está na mãos do “Mercadante”…
“Agradeça” primeiro ao PADRASTO do NARIGUDO na época do FHC e em segundo ao Luciano Coutinho, da LCA Consultores.
Resumindo o tópico.
Só um milagre muito grande pra mudar essa realidade.
O que temos que fazer é se adaptar e sobreviver.
Ontem falava com meu cunhado que mora em Londres e se falava justamente em como viver no interior do nordeste sem chamar a atenção.
Daí falávamos sobre conhecidos que são muito ricos. Do tipo agiota mesmo. Eles tem casas dentro da média, carros normais, nenhum tem um Porsche ou coisa similar. No máximo uma railux que tem muitas por aqui. Não chamam a atenção.
Não chamar a atenção é o segredo. Se quiser chamar a atenção tem que ir morar no Alphaville da vida que tem segurança armada e coisas desse tipo. Também blindar o carro e por aí vai.
Hoje aquém vive na comunidade dificilmente consegue sair de lá. Não consegue comprar algo fora, muito menos alugar. Pois se aluga além do valor do aluguel vai passar a pagar água, luz e provavelmente IPTU.
Bom dia e q nossos amigos do PR estejam seguros
Algumas cidades sofreram bem, fiquei impressionado. Um tornado perfeito, devastando tudo bem no meio de uma cidade. Parecia filme, nos videos que eu vi.
feio ne?!
uns anos atras, aqui na regiao de campinas teve o q chamaram de micro tornado ou sei la qual o era o nome, mas em um espaco relativamente pequeno, coisa de umas duas ou tres quadras, destrui tudo
Bom dia, meu povo e minha pova. 😀
Sabadão… ao sair de casa me deparo com um grande pedaço de argamassa arrancado da calçada. O vizinho deve ter causado isso ao estacionar a caminhonete lateralmente e rente à calçada.
“Ah, Abomineve… parta pra cima e reclame!”
É um povo com parentes políticos e também no TJ daqui… e um desses parentes deles é juiz…
KI SI LASKEM!
P.S. Motivo do edit: palavras repetidas no texto, pleonasmo.
… e com relação ao tRópico de hoje…
AVANTE!
https://youtu.be/uv1ojKShirQ?t=46
Deixa essa parada quieta. Povo desgraçado desses, acaba te prejudicando a toa.
Né isso, Barna. 🙁
Eu ficarei ardendo nessa.
Outro dia tentarei encontrar aqui algum lugar que venda cimento classificação CP-III para eu mesmo fazer o reparo.
Tá osso achar cimento dessa classificação aqui no interior do RN.
Também, né… Estadeco governado por uma ANTA do PT.
Ow meu avô tinha casa em são gonçalo do amarante
Aquilo lá é interior?
É considerado interiorzão, apesar de estar na região metropolitana perto do novo aeroporto, feito na época da ANTA para agradar a Camargo Correa e a Odebrecha.
Agora é que estão ‘ajeitando’ aquelas estradas que vão para o aeroporto.
A violência lá aumentou muito ao longo dessas estradas que ainda possuem muitos buracos… é nessa hora que os bandidos agem, pois o motorista tem de frear ao passar na buraqueira.
Com o aeroporto, a cidade cresceu muito. Acho que isso seja a ‘explicação’ do aumento da violência.
Lá o clima é bem ameno, chove muito comparado ao clima semiárido.
Na época do seu avô devia ser muito bom morar lá. Tenho um conhecido aposentado que trabalhou lá por uns 20 anos e gostou muito daquela região, também.
Perdeu a oportunidade de usar o “War in Rio” da Crew
https://oglobo.globo.com/rio/war-in-rio-um-jogo-que-pouco-mudou-em-dez-anos-21758442?versao=amp
😃
POXA
Mals aê
Tem até pra comprar as artes
https://boardgamegeek.com/boardgame/83057/war-in-rio
É um projeto antigo, de 2097, lembro na época disso, eu achei bem engraçado, mas o jogo do cara se tornou uma imitação da realidade mesmo.
Dia!
Valeu pela aula, Barney!
15 graus em pleno novembro.
Quem sabe não esfria mais e rola uma neve em Gramado no Natal hehehe
Quem dúvida…
Neco tem razão!
Aqui no interior tem sido registrado temperatura acima de 40 com sensação em torno de 50 graus.
Mas em Fortaleza e no litoral tem muito vento , quando saio de moto cedo coloco um casaco de nylon fino. E não tem passado de 33… 34. Ou seja , me parece menos do que nos outros anos.
Aqui no semiárido a sensação térmica nessa época é por volta disso aí: 50 a 60 graus Celsius.
Como joguei isso ae
Teve partida que dormi no meio kkkk
joguei bastante esse jogo tambem, bem legal.
tem para o celular, da para matar a saudade e jogar um pouco, apesar da inteligencia do da maquina ser bem fraca, mas da para brincar
Isso aqui não é perto de Foz?
https://youtu.be/IBiKyTSHrL8?si=SG0QQgx9IJ-y26lu
Agora eu vi, dá uns 300 km.
É que é cheio de cidade com “Iguaçu” no nome
Todos querendo copiar nóiz!
Sintomas do çuçesso!
Melhor que a casa com churrasqueira do lado da piscina…
https://www.facebook.com/share/r/17Uk5xAdqQ/
só gostei da piscina dessa dai
O resto parece que saiu do jogo ROBLOX, tudo quadrado e horrível.
Parece concessionária de carro.
Ué… a outro la era quadrada tbm….
Postei ontem uma mais clássica….. que tinha ate um charme…
era quadrada, mas tinha umas partes legais, eu mesmo teria aquela piscina fácil.
Não mostram a casa dentro.
Eu gostei da churrasqueira, mas falei o que eu modificaria lá.
https://www.facebook.com/share/17HC7mdMnV/
o primeiro comentário é de alguém que fez humanas
só lixo.
Mas eu acho que as coisas evoluem, materiais evoluíram, tecnologias foram criadas (ar condicionado por ex)..
E sim, não sou muito a favor dessas casas quadradas, mas eu não trocaria a quadrada por nenhuma daquelas casas acima.
Aquelas casas antigas de telha de barro é horrível de manutenção.
Eu coloquei telha de zinco sanduíche e a temperatura já melhora horrores.
Fora que não se tem como colocar telha de zinco e ficar “harmonizado” com essas casas antigas.
E calçada então? Aquelas casas antigas a porta é na rua…
Espaço pra carro? Não existem…
Etc… etc….
Sobre o tópico…..
Se nao for remocao física nao me interessa.
Tirar tudo e reflorestar…
O resto é bobagem.
que que vcs acham dos amigos do Soros falando que a onda MAGA vai produzir mais bebes
E isso é “white supremacy”
ioaehioaeheioaheaoiehaioeaoiehoieheioahaeoiheioahaeiohaeio
The Economist
@TheEconomist
With Trump and Vance in power, many pro-natalists believe this is the moment to jump-start baby-making. But some critics see pro-natalism as part of an insidious project to create a whiter America
https://x.com/TheEconomist/status/1986831038576841202?s=20
————–
ingleses né….
Só me vem a decepção do Soldado inglês que teve seus amigos e familiares mortos lendo uma merda dessa….
Isso porque você ainda não ouviu falarem da “EctoLife”.
O horror…
🙁
Interessante tópico. Outra coisa que acontece é a presença das manas nas comunidades.
Vimos Benedytha, manuela Francko, mais meia duzia subindo sem levar bala. Foram marcar e fazer barricada.
Tá indo pra academya de Livros, já estão na justissa, na imprença…
Se fosse BNDES, pq não teve vários outros frigoríficos crescendo junto???
Vcs confundem as coisas, são muito inocentes.
Os caras jogam outro tipo de jogo.
Bnds foi usado pela gangue , só isso.
Esse negócio de campeões nacionais foi um grande erro.
Muitas “campeãs” nacionais já nascem para quebrar, a exemplo da Oi, Perdigão (depois ‘comprada’ pelo fundo SALIC, fundida à Sadia e então ‘administrada’ por um Diniz…), SIMPAR (com dívida praticamente impagável), Magalu (outra empresa pequena transformada em gigante laranja), Grupo X (do peruca), etc.
… Ambipar, Neogrid, RENOVA Energia…
Vasta
Sete Brasil (setor de petróleo, cuja ‘associada’ era a Petrobras).
vcs são muito inocentes
PQP!
São da turma que quando prendem um traficante que tem 1 empresa no nome pra lavar falam igual os jornazistas:
ÓIA LÁ, PRENDERU UM IMPRESÁRIU!
Quem tá falando em “Impresáriu” aqui, Sparta?
É tudo LARANJA! rsrsrsrs
Eles estão entrando no negócio nuclear agora, não estão? Escutei falar algo
Sim. Já abocanharam boa parte do setor onde operam e agora estão partindo para outros setores: o nuclear é a bola da vez.
Se bem que na EletroNuclear há um petista enrustido: o general Otto. Não estou surpreso.
Que “outros frigoríficos crescendo junto” ?
Os maiores estão fazendo fusões para concentrarem mercado: outra pauta do BNDES.
No país só há Minerva e MBR Foods (dos grandes); JBS já é multinacional…
controlar territórios? esqueça
-Instituto Aupaaba lança documentário ‘Mulheres que Regeneram Territórios’ no Dia da Faveela. 3dias atrás…
-Território do cuidado.. 3d
-Feminysmos favelados: a resistência nasce nas faavelas. jan25
GZH
-Potência das comunidades em foco: Expo Favela 2025 movimenta negócios na Capital.
tudo controlado. interessante.
Provavelmente perderei o emprego ano que vem
O negócio mudou da água para o vinho, contratações na América do Norte e oeste europeu paralisadas, só se contrata nos bcc (best cost countries). Estou falando de white colar blz biruta?
Laranjinha vai contra atacar com certeza, até uma LLC que eu já estava planejando, vou deixar on hold, provavelmente vão limar os benefícios fiscais
https://x.com/WallStreetMav/status/1986851018789867605?t=Be92sBcW6o8O4jYA9nSKsw&s=19
Eu achava que a retaliação viria do Lula, como aumentar o IRPF para traidores da pátria como eu
Mas nada é tão ruim que não possa piorar, pode vir as duas coisas, retaliação de Trump e Mula ao mesmo tempo
Grok
@grok
·
5h
Yes, layoffs surged in October 2025 to two-decade highs per Challenger data, with tech alone cutting over 180,000 jobs this year. Recruiters face cuts as companies slow hiring amid caution, not solely AI-driven, though private sector expansion continues selectively in resilient areas. It’s tougher than recent years but far from 2008’s collapse, where unemployment hit 10%.
Eu sei que tem o shutdown e não tínhamos muita informação de 2008
Mas estou sentindo sensação semelhante
Nesse ano eu estava estourando de vender para o mundo, cada apresentação na Europa era um projeto vendido, eu estava com mais de 40 em paralelo (componentes mais ou menos simples automotivo)
O castelo ruiu da noite para o dia
Lembro até hoje os pedidos zerados e forecast voltando para 1 ano pra frente com um volume irrisório
Fui na Alemanha pra tentar acreditar no que estava acontecendo, fabricas multinacionais fechadas, Não tinha nem porteiro
Fui numa joint venture da Bosch mahle, prédio vazio, luzes apagadas, com meia dúzia de pessoas no escritório
Foi sinistro
Pessoal da bosch / mahle/ porsche fazendo rómi office desde a pandemia.. os chefes querem q eles voltem presencial mas, tá difícil.
Essa joint venture era de turbo compressores
Aqui já era bastante home office antes da pandemia
Por falar nisso…
O Senado aprovou tributação nos dividendos?
Putz…
🙁
Digo, a Câmara…
Turbo compressores?
Seria a BorgWarner?
Mas brasil não é considerado low cost country pra contratação? Pelo menos na bosch era/é..
Mas esse é o ponto, estou roubando trabalho de americano, ganhando 4x menos e trabalhando 1.2x mais
Eu aceito trabalhar com uma caralhada de projetos, depois do horário, o europeu e americano não
Trump vai retaliar
E tem muito engenheiro, dev com llc
Tipo uma pejotização
Eu abro uma empresa nos EUA totalmente online, não pago nada de imposto, ZERO, e posso trabalhar no Brasil remotamente
Só pago IRPF no Brasil, mas se tiver residência fiscal no Paraguai ou Uruguai, é zero imposto para esses casos tb
A LLC para esses casos que mencionei é empresa de uma pessoa só, em vários estados americanos, alguns como California, vc tem que pagar imposto se não me engano
E em Delaware, também se aplica nesse tipo de “PJ”/LLC?
Ou tem alguma ‘pegadinha’?
Outro vídeo de Rio Bonito.
https://youtu.be/p–gD681AzY?si=f3FQocr-orPQ0Ose
Eu lembro de quando um IMBECIL do blog argumentou comigo…
Que tinham dado X milhões pra um “chegado do governo” e os caras sumiram com o dinheiro.
Ai o idiota falou que pra eles era bom pq ao menos eles iam “saber o que fazer” e dar emprego…..
AHHHHHHHHHHHHH
QUE FILHO DE UMA PUTA.
Sabe aqueles voos de bombardeiros B-52 ao longo da costa da Venezuela? Nesta foto, tirada a partir de um B-52, podemos ter uma noção de quão próximos eles voam do território venezuelano.
olhem a foto
https://x.com/hoje_no/status/1986952320668574157?s=20