Bom dia!
Esta semana fui na Bienal do Livro. Bem, parece que o negócio voltou mesmo a rodar. Estava bastante lotada, muita gente mesmo. Comprando, tal… não era só gente olhando os estandes. Ficou muito interessante de se ver mesmo. Lembremos que a última bienal que prestou foi em 2019, pois em 2021 estávamos sob a égide da Peste chinesa e seus desvarios sociais.
Não vou entrar naquele clássico “o brasileiro gosta de livro”… Até porque isso é falso. SIM, brasileiros gostam de livros , mas é uma minoria. A maioria dos brasileiros não lê e ponto. Simples, não lê nada. Cultura limitada mesmo, coisa grosseira. Povão vai na bienal com o espírito do meu filho, que foi caçar os estandes que ele viu no jornal da TV para poder experimentar os negocios que estavam sendo anunciados, etc…
Povão gosta do evento, ver gente, tumulto, fila, pagar caro por comida ruim. Eu pessoalmente gosto de livros, e estou naquela vibe de voltar a arrumar livros físicos, estou digamos… cismado com a tecnologia. Comprei alguma coisa, mas não achei nada de útil naquelas pilhas enormes de livros horrorosos de dez reais disputadas aos empurrões pelo pessoal.
E tem muita porcaria. Num estande uma editora era especializada em romances de rapazes dando a * uns pros outros em clima de romance coreano. Sério, devia ter umas vinte coleções diferentes, todas com ilustrações de rapazes fofinhos com cara de que… deixa pra lá. E minha sobrinha comigo, conhecia todos os livros, nossa… hoje o instagrão, tiquetoque está entupido de vídeos sobre os livros desse pessoal aí… (curiosamente há poucos com lésbicas, e eu imagino seriamente o porquê)
A literatura atual é meio como as redes sociais. Tem de ser superficial, abordar temas sempre polêmicos, tem de enfiar minorias e minorias (eu reclamando com a minha sobrinha porque ela queria um livro desses de pares veadinhes e o vendedor barbudinho da companhia das letras bolado do meu lado me olhando…), romances sempre com conflitos insanáveis (e os livros da Jane Austen lá, paradões) e as brigas por aceitação de qualquer parafilia do momento… E não podem ter menos de 200 páginas, povo acha que o livro é fraco…kkkk…
O nosso público local curte mesmo o negócio da bagunça. Daí que o evento lota bem, tem público maneiro, pessoal tira selfies naqueles estandes decorados, poe hashtags nos instagrãos, fica todo mundo bonito posando de intelectual. Mas a galera mesmo lê pouco e muito mal. Coisa boa, meu Menino adorou uns livros e dessa vez, acho que ele engrena nesse negócio de ler… não é fácil, tá, gente????
O evento acaba hoje aqui no Hell. Mas como o sol tá selvagem, geral deve ir ser roubado na praia. Não recomendo, aliás!
Bom dia!
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
First
Parabéns pelo feito.
“Coisa boa, meu Menino adorou uns livros e dessa vez, acho que ele engrena nesse negócio de ler… não é fácil, tá, gente”.
Nada como um filho mais desperto que nós.
Lembro da última passei umas 2 horas na estante da devir
E meus parabéns pela coragem em ir até aquele fim de mundo, só de pensar fico cansado zzzz
*no estande
Legal.
há 2 meses entrei na livraria Curitiba. Fiquei decepcionado, livros de culinária, autoajuda, filmes, séries, paredes inteiras de mangás e marvell. me esforçando pra levar algo comprei aquele livro dos mistérios de assassinatos que ninguém descobre o autor.. me arrependi.
Nada a perder, depois da tempestade, a vida por mim, minha vida,
só com as recomendações da galera daqui mesmo.
Vi que estava ruim já quando era criança, qdo nomeavam atores e cantores pra academia BL ou de santa catarina.
falando em “intelectuais”.
Domenico de Masi, autor de ‘O Ócio Criativo’, visitou Lula na prisão.
Caiu a ficha?
Errar é humano, persistir no erro é burrice.
Eles já deveriam ter pedido asilo político e saído do país a tempo.
Aqui serão presos e não vão conseguir fazer nada.
Mas, pensa Bolsonaro nos EUA por exemplo e fazendo livres diárias sobre o governo do molusco. Acho que ia causar muito mais estrago.
Levantaram essa direita estatista para justamente a detonarem e humilharem?
Digo em termos de resultado prático
Micheque é responsável por damares, o “terrivelmente evangélico” mendonça e, provavelmente, aquele pastor no mec. Irmão dela recebeu cargo de amigos do vardemar, então tem caraço nesse angu. ARDA
Eis o perigo das paixões políticas
Lembrando que Bolsonaro a conheceu em um gabinete do PSB
Onde ela trabalhava como assessora
Vcs ainda estão nessa de achar culpados. Pô, aqui é o Bostil, só entra no jogo quem for terrivelmente alinhado com o sistema, Biroliro foi um cavalo paraguaio.
Olha o alinhamento celeste hj com o ladrão na presidência, não há como mudar isso aqui.
Se nos países de 1° mundo a coisa tá indo ladeira abaixo mesmo com população menos aborígene que o bananeiro, esqueçam essa de ” se tivesse indicado (coloque aqui sua figura pública preferida) n estaria assim.”
Nem direita existe no BR. Infelizmente, a única política que funciona aqui é o toma lá, dá cá.
Bom dia!
Parabéns Barna por tentar fazer o seu filho a ler.
Aqui tive que fazer um malabarismo e confesso que fico extremamente doida, rs.
Ele tem uma Bíblia infantil de 365 dias, então eu lia toda a noite pra ele desde os dois aninhos. Então o ano passado ele já lia com a minha ajuda ao lado. E agora já lê sozinho. Fui no brechó e comprei um monte gibis para ele ler, antes de introduzir livros infantis. Deu certo a estratégia, rs. Agora ele está entrando nos livros maiores, tipo Pequeno Príncipe. De aniversário esse fim de semana ganhou um monte de livros da tia, e ela ainda avisou que se ele quiser desbloquear mais presente precisa ler três livros (são livros mais grossos) e entregar resumos para ela ????
Confesso que é bem difícil criar um menino, ele não me escuta muito. E tb estava ficando largado no tablet e tv pq ando trabalhando muito, aí tive que usar uma estratégia: instalei Google Family esse ano no meu celular e monitoro o que ele anda fazendo. Ele tem duas horas por dia no tablet, então ele está fazendo Duolingo desde o ano passado e só depois que ele pode jogar. Essa parte já está interessante, pq ele escuta áudios em inglês e já consegue traduzir sem a gente pedir, rs.
É isso. Estratégia que vamos usando em nossos filhos. Ele quer agora canal no YouTube tb kkkkkkkk
Para que os filhos leiam, é necessário que eles vejam os pais lendo.
É tal qual o negócio de comer verdura, escovar os dentes… se ele não vê os pais fazendo, aí sim que não vai fazer também.
Bingo !
Tem uma amiga da minha esposa, mãe solo (mingau piram), que coloca a filha pra ler junto com ela, cada uma lê um livro na hora da leitura. A menina é muito despachada, sabe ler e escrever muito bem, com 7 para 8 anos de idade, conta histórias e tudo.
Isso é verdade.
Aqui a mãe e o pai lê antes de dormir, mas ele não aguenta 10 minutos que fica agoniado, rs
Essa parte da verdura não deu certo aqui não.
Porque é um produto mais caro e demanda cuidado/ preparação.
Uma boa parte quer a praticidade da farinha de mandioca e cuscuzeira
??
Eu quis dizer em relação ao meu filho comer verduras.
Eu e minha esposa comemos praticamente tudo de verduras, saladas, ou na sopa. Também faço um refogado com ovo, bacon, cebola, alho, tomate, repolho, pimentão, rúcula, couve flor, cenoura. Fica saboroso, mas não consigo convencer o filho a comer.
No máximo tomate, pepino em conserva, palmito em conserva, essas coisas ele come.
Aqui em casa meus filhos comem o que tem á mesa
Uma ou outra situação
Por exemplo pipoca. É um baita alimento do ponto de vista nutritivo . Basta saber fazer.
Um pouco de óleo
Um pouco de sal e pronto
Hidratação é importantíssima tb
dica:
pra crianças: coloca a ajudar a preparar. Minha vó fazia ralar cenoura e maça (coisa de alemão). ou ficar mexendo a cebola ou amassar as batatas. a gente comia depois. dava mais gosto. Ajudar a picar, colocar na mesa… exemplos.
Pois é… as viagens e tudo mais ficará muito, mas muito mais caro.
Aproveitem enquanto podem.
Let’s Go Brandon! O tal que delimitou e cortou boa parte da extração de petróleo no EUA.
Bom dia, muquis ? ?
“não podem ter menos de 200 páginas, povo acha que o livro é fraco…kkkk…”
De longe, a minha maior dúvida sobre os livros em geral: qualquer assunto de qualquer tema de qualquer área cabendo nas mesmas 240 páginas sempre.
Bom domingo mukiranada!
ler é hábito. Hoje há muita competição com internet / celular / tv. O que deve ser feito por quem tem filhos pequenos é limitar o uso da tecnologia, e estimular a leitura, vale kinder e similares sim, porque não? o que importa é mante-los lendo, inclusive com revistas em quadrinhos, palavras cruzadas, caça-palavras.
Criando o hábito enquanto bem pequenos, eles assimiliarão a tecnologia DEPOIS sem dificuldades, e sem comprometer o raciocinio e a lógica, muito mais estimulados pela leitura.
Os meus são ávidos leitores, mas tanto eu quanto dona estrangeira sempre fomos, isso endossa o que o sapato falou acima, se vc nao come legumes…
as pessoas antigamente não tinham um decimo-milionésimo do conhecimento universal atualmente à disposição de todos, mesmo os lideres à época. Vc construia povoados em volta de vulcões porque a terra era fértil, nem imaginava o que era um vulcão, e vez por outra jogava um bode lá na cratera pra “acalmar os deuses”. nem se fazia idéia do que causavam os maremotos e terremotos, portanto grandes cidades foram erguidas – e destruidas – em locais propensos a esse eventos, como áreas litorâneas e lugares como partes do oriente-mẽdio, pacifico, europa…
mas HOJE? poderiamos evitar muito disso apenas levando em consideração que nesses lugares ou não se habita – se o dinheiro for pouco – ou se habita com MUITO planejamento e técnica, como os japas fazem com maestria.
Eu vindo morar em um país pobre sujeito a terremotos, vou morar em lisboa que já foi destruida várias vezes por eles ou venho pro norte que fica em outra placa não sujeita a eles?
As pessoas não tem muito o que fazer em paises muito pobres, mas é muito mais seguro morar em um barraco afastado do que em uma edificação com vários pavimentos em uma área densamente habitada.
Quando a mente não pensa, o corpo padece.
Essa parte: “mas é muito mais seguro morar em um barraco afastado do que em uma edificação com vários pavimentos em uma área densamente habitada”. Vale para terremotos, enchentes,etc.
Bom dia.
Faz muito, mas muito tempo que não vou a uma feira do livro.
Não gosto da muvuca, bagunça, gente demais aglomerada.
https://terrabrasilnoticias.com/2023/09/pgr-nao-aceita-delacoes-feitas-pela-policia-federal-diz-aras
Isso ainda vai dar muito o que falar.
E para surpresa de ninguém daqui:
https://terrabrasilnoticias.com/2023/09/ladroes-revelados-pela-lava-jato-agora-buscam-reparacao-e-dano-moral
Vem uma enxurrada de ações pedindo indenização e devolução dos valores pagos.
Era feliz e não sabia…
Falando sobre sentimento de pertencimento
Hábitos de consumo
Cultura do cancelamento
Entrevista SEN SA CIO NAL
https://www.youtube.com/live/isfG5tyP_RE?si=LXS1LK_Wo0jkRn4R
Quem quiser aprofundar mais
Esses fenômenos sociais / ferramentas de comunicação
Nojo desse país! Dessa corja do judiciário.
Quase todos os advogados e funcionários do judiciário que conheço são mais vermelhos que Fidel!!!
Ou seja, é frustrante ver essa turma poderosa exercendo o Poder
Mas as pessoas assim escolheram
Somatório de escolhas
Eu sofri perseguições da turma do poder executivo por vários anos
Sei como operam
Sobre o tópico….
Resido próximo a Bienal do Livro. Mas tive zero curiosidade de ir até lá. Pelas fotos dos amigos e pessoas próximas, não achei que teria muito proveito…. Enfim, hábito de leitura aqui em casa é desenvolvido com personagens clássicos da literatura infantil e bíblia.
Realmente o bananense é a grande maioria da população mundial , gosta mesmo é de feiras e exposições.
Quanto ao evento em si, gostar de ler nem sempre é sinal de inteligência.
Se leitura fosse sinal de inteligência, argentino não tava nessa merda.
Bingo!
Existe na minha opinião a leitura educativa e funcional
Eu sempre gostei de fontes primárias
Basicamente hoje em dia meu trabalho é permeado por buscar fontes primárias
Sobre ler:
Meu pai era um leitor fanático, assinava três jornais diferentes, e ainda comprava o Lance todo dia na banca. Gibis do Tex, Conan, Zeca Carioca, Pato Donald, Tio Patinhas, Justiceiro, Demolidor e Wolverine eram chegar na banca e já vinham pra casa e dale ele ler também. Até a criticada constituição de 1986 agente ainda tem em casa justamente por que ele consultava as leis que apareciam nos jornais, pra entender melhor.
Em compensação fui o ultimo a aprender a ler na primeira serie da turma toda, e só saiu graças a um ’empurrãozinho’ dele rs… chegou em casa (embriagado, ele era alcoólatra), me viu folheando um gibi do Mickey, e justamente porque eu não sabia ler ele me chamou de burro e que eu nunca ia entender a historia somente olhando as figuras.
Dois meses depois fui expulso da biblioteca da escola porque eu passava o intervalo inteiro escondido lá tentando ler o livro de 20.000 léguas submarinas, versão infantil é claro.
Aprendi a ler, fui o ultimo da turma mas aprendi a ler.
Quando meu pai descobriu que eu estava lendo ele me deixou usufruir da ‘conta na banca de jornal’ dele (outros tempos), ele ficou orgulhoso e disse que eu podia pegar o que estive-se publicado e colocar na conta dele… durou uma semana esse acordo, meu pai não contava com as revistas com disketes e CD-Roms que começaram a aparecer naquele tempo :-).
Sobre ler digitalmente ou fisicamente, sinceramente que varia de cada um, é muito mais pratico ler no Kindle do que segurando o livro nas mãos, mas edições ilustradas, como as que tem as fotos das localidades do Dan Brown são sempre melhores fisicamente.
Um bom domingo a todos,
Boa tarde, meu povo e minha pova. 😀
Tópico sobre “Baguncinha intelectual”, é?
Já basta os de linguagem preditiva.
😉
Dopamina via tecnologia/ambiente virtual é uma das sensações do momento
?
Uma boa parte da turma que vai a esses eventos fica postando/ tirando selfie
Vou dar minha contribuição qto à leitura.
Pondé, Cortella, Karnal, etc… são pessoas que vivem de leitura… já leram milhares de livros cada um e mesmo assim falam merda pra caralho.
No fim das contas é como dizia Nietzsche: “as convicções são cárceres”.
Qto mais cheios de convicções, mais nos fechamos em nossa bolha. E vc pode ler toda a biblioteca do mundo que tudo que vc ler e for contra suas convicções, ou vc descarta ou vc distorce.
É a compreensão das coisas que te faz evoluir e não o conhecimento. Só que para existir compreensão, tem que haver desprendimento/desapego e humildade.
Mtos aqui devem conhecer alguma pessoa mto humilde e sem leitura que tem uma compreensão das coisas mto avançada. Um senso crítico bem desenvolvido. Que tem discernimento e uma racionalidade simples e mais depurada que mtos intelectuais por aí.
Exemplo aqui em casa: na época da pandemia, a minha diarista (que nunca leu nada) dava risada das conversas do porteiro (gosta mto de ler) de que estavam construindo fornos gigantes na cidade para jogar os corpos dos mortos por covid.
Liked!
Teve uma parada que o Olavo disse, que foi a besteira nos quais governos e entidades buscam “incentivar a leitura”.
Segundo o Olavão, buscar incentivar a leitura é irrelevante, o que conta mesmo, é buscar conhecimento.
Ou seja, a leitura não é o fim , mas os meios.
“Existem principalmente duas coisas por meio das quais alguém é conduzido ao conhecimento, a saber, a leitura e a meditação, das quais a leitura vem em primeiro lugar no aprendizado, e é dela que se ocupa este livro, oferecendo os preceitos da arte da leitura.
Por conseguinte, são três os preceitos mais necessários à leitura: primeiro, saber o que se deve ler; segundo, em que ordem se deve ler, isto é, o que vem antes e o que vem depois; terceiro, de que modo se deve ler.”
(“Didascalicon – sobre a arte de ler”. Hugo de São Vítor)
Caraca, será que finalmente os Estados terão um presidente gay/trans?
Quem seria o caso brasileiro? Dudu Leite, governador do Pix?
SC em 2008 recebeu Muita grana
Via TED / ONGs
Doações de materiais
Amigo meu trabalhou em Itajaí como voluntário/ organização das doações
Relatou muita mutreta
?
Mas governador pede PIX porque sabe que alguma coisa vai entrar de grana
O vagaba ainda tem a cara de pau de falar que o dinheiro vai ser bem canalizado.
Canalizado vai, mas para o bolsos de alguns.
kkk eu estava falando disso com uma amiga aindapouco.
em 2012 eu havia organizado uns kits pra distribuir. chegou um politico com meia duzia de cumpinchas e desmontou tudo para fingir pra imprensa que estavam fazendo algo.. ainda me xingou pois eu fiz sem ele mandar… kkk..
só apareciam as forças na hora das coletivas na “mareijada”. ambulancias, puliças, militares altos.. depois sumiam. No terceiro dia que já havia passado tudo simplesmente começaram a sobrar roupas, sapatos kits de limpeza etc..
KI OMIS! KI OMIS!
😀
Esses tempos me enveredei numa conversa sobre esse lance de ler de tudo. Falei que acho muito difícil uma pessoa que leu revistinha de horóscopo do João Bidú nos anos 1990, hoje, ter melhorado o seu nível de leitura.
Ao mesmo tempo, a vovó Palmirinha tem uma história de vida bastante sofrida com a mãe e depois o marido e isso não a fez perder a perspectiva de construir um futuro melhor pra ela e pras filhas através da culinária e depois na tv ensinando o que sabia. Nada era sofisticado, caro, masterchef e sua arrogância de “sim, chef”.
concordo
pensei nisso tbm. Uma coisa também que mudou: vc recebia jornal, revista Mad, cartas e telegramas.. sempre havia um pouco de surpresa. Hoje vc vai atrás do que quer. Nem presente ou ovo de pascoa a criançada espera mais um dia.
Segundo fato termômetro: pets. galera está estressada. Cachorro influencer?! pet arquiteto, com canal. tem gente que depende agora dum pet e tenta fazer vídeo (brigando, passeando, dublando).. esse nicho já está saturado.
O domínio russo no mundo e a mente de Stalin
Já foi pro saco a ideia
A partir dos 6 minutos
??
No lugar de ocupar espaços, novos espaços estão sendo criados. Redes sociais, programa espacial privado, novas áreas de conhecimento onde os professores concursados não dominam: tecnologia, blockchain, cultura dos vencedores no lugar do vitimismo, apresentar resultado sendo superior a uma parede cheia de títulos.
Darwin e a mudança dos tempos está deixando muita gente obsoleta, suas ideias e seus ideais.
https://www.instagram.com/reel/CwIZoMLP-S6/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg==
Pra lembrar
a frase do Humberto eco: o mais importante da biblioteca é os livros que vc não leu ainda.
“O bom de um livro é que se leia.”
“O mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê.”
“Para sobreviver é preciso contar histórias.”
Você vai acumular mais conhecimento e mais livros conforme envelhece e o crescente número de livros não lidos nas prateleiras olharão para você ameaçadoramente. Na verdade, quanto mais você sabe, maiores são as fileiras de livros não lidos. Vamos chamar essa coleção de livros não lidos de ‘anti-biblioteca’.”
Mônaco – O Condomínio dos Bilionários
pra contrapor a riqueza:
kkk