Bom dia!

Não quero celeuma hoje. Mas tenho visto os amigos discutindo e brigando com uma frequência acima do que considero “natural” quando se metem a dialogar a respeito da Igreja Católica. E não temos nenhum problema em dialogar com isso – seria horrível de verdade se começássemos a censurar a opinião das pessoas aqui. Isso é humilhante para mim e para qualquer um aqui.

Então eu venho vendo que o pessoal têm três fontes de embasamento da crítica que fazem, positiva e negativa em relação ao – vou fazer um cercado e botar 50 no galo – cristianismo bananense e a sua dispersão quase fractal em trocentas subdenominações cristãs, all-flavoured. Notei que parte da confusão reside na dificuldade de estabelecermos críticas que não visem a educar o colega, mas antes, a destruir o argumento. Bobagem.

Me coloco como voz dessa questão apenas porque estou escrevendo o texto – todo mundo aqui já fez suas escolhas, então sou parte do debate. Então eu vejo esse caso: o grosso do debate com “igreja” está calçado no conflito que os neopentecostais abriram contra a ICAR nos anos 1980. Deste conflito, que juntava o gradual enfraquecimento da ICAR de JPII, que brigava politicamente e estava contaminada nas suas extremidades com as teologias progressistas e com os movimentos identitarios.

Nossa geração – excetuando o Velho Hidden – viu sempre a ICAR brigando contra vários inimigos bonitos, inteligentes e sorridentes, cheios de amor e ideias novas e gloriosas no coração. Ambientalistas, gays, defensores dos indígenas e dos negros, dos pobres e desvalidos. Todos culpavam a Igreja pelas infinitas desgraças que ocorreram no Mundo nas últimas cem décadas. Tudo tinha responsabilidade e tudo era culpa do Papa.

A Teologia da Libertação pregava meramente MARXISMO para os jovens dentro das paróquias. Sou exemplo, eu vivi isso – eu fui saber quem era o filho da puta do barbudo na catequese. Os veganistas verdes culpavam a Igreja pela destruição dos índios que protegiam a amazônia e da-lhe jacques cousteau e boto rosa, indio pelado na TV, gente recusando oscar por causa de morte do passado, indenização pros naivos, pegar o ouro do Vaticano de volta…

A conferência de Puebla, no começo dos 1960, avacalhou tudo e a ideia nem era essa. Em um cenário de bipolaridade a ICAR tinha de se posicionar, e neste processo meteram – o cara que inventou isso morreu semana passada – a ideia de que “pobres” não tinham lugar na Igreja, e que o “pobre” precisava ser “defendido” e “amparado” pela Igreja. A TL é uma variante do que decidiram em Puebla – basicamente foi um passa-moleque na Rerum Novarum, que era o documento mandatório sobre a ação da ICAR diante das inovações da sociedade – notadamente defendendo o Socialismo e criticando o capitalismo transnacional.

Então toda a temática pública da ICAR nos anos seguintes está suja com esse argumento ruim. Quando em Chiapas o povo começou ondas de banditismo, o argumento deles era o de “reparação”. Quando o IRA partiu pra violência objetiva no final dos anos 1960, o argumento foi o de “independência e reparação”. Quando o Francisco Julião se pôs a invadir terra aqui com apoio da ICAR (o lance das CEBs), a ideia era “Reforma Agrária contra o latifúndio”. Isso marcou  a visão do público, que tomou uma decisão, em parte bastante perceptível.

A este primeiro ponto, temos um segundo fator: o fortalecimento gradual dos cultos ditos “evangélicos” pelo mundo.

Obviamente parte da população, escabreada com o pós-guerra, estava querendo fugir da necessidade de se colocar defendendo lado a ou b da política internacional. A maioria da população é sempre formada de gente simples e que deseja acalanto, paz, uma proteção da realidade horrenda que viviam. Eram tempos duros, difíceis para quem não estava do lado certo da História. Muita gente queria Deus, não a arenga complicada em em línguas incogniscíveis de seus supostos arautos.

E muita gente criou coragem e foi seguir o caminho – questionavel ou não – de Lutero e Calvino em uma nova escala. O fenômeno do cristianismo pentecostal está diretamente ligado à urbanização dos povos e a mistura cultural severa da grandes cidades europeias, e com a promessa do “novo mundo” renovada no século XVIII, quando a indústria pôs os homens novamente a perambular mundo a fora vendendo suas ideias e poder político.

E havia a União Soviética e toda a Escola de Frankfurt ensinado aos jovens que Deus é uma criação humana feita para controlar as mentes ignorantes, enquanto a materialidade humana gerava prodígios e façanhas incríveis todos os dias. O Homem se desgarrou da humanidade lá atrás, assando e clorando judeus, e aparentemente gostou da ideia de “ser Deus” e não prestar contas de seus feitos a ninguém.

Você nos anos 1960 tinha TV e Rádio, podia ir a Miami em aviões velocíssimos a reação que assustavam pelas capacidades e tecnica envolvidos… haviam satélites no céu enviados por foguetes absurdos, e remédios novíssimos que evitavam doenças-flagelos de milhões, vacinas evitando aleijões, retardos, mortes… comprimidos quecuravam males de forma quase instantânea, químicos e elétricos milagrosos transformando cada pedacinho da nossa vida cotidiana. Ciência.

Sobre estes dois outros fatores, voltarei a comentar mais tarde, a história é meio longa e não estou sinceramente a fim de criar bate-bocas por conta de algum reducionismo excessivo de minha parte. Breve volto a este tema!

Bom dia!

 

7+
  • Dioclésio 27 de outubro de 2024 at 08:36

    First!

    1+

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 08:37

      Pode dar F5, consertei vários errinhos… estou usando um teclado horrível…kkk…

      0

      • Dioclésio 27 de outubro de 2024 at 08:42

        Eu não… na última vez que te propus alguns ajustes recebi em troca uma caçamba de sarcasmo em pleno domingo de manhã. Para mim este texto sempre esteve perfeito, impecável, uma primazia literária. #páz!

        1+

        • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:11

          eu disse que já mexi e ajustei. E aceito crítica À FORMA de escrever… opinião é a minha mesmo, não mexo nisso.

          2+

  • Sapato Furado 27 de outubro de 2024 at 08:45

    1+

  • Neco 27 de outubro de 2024 at 09:00

    Bom dia.

    Bom domingo a todos.

    27. Entrementes, enquanto Jesus comunicava esses ensinos, uma mulher da multidão exclamou: “Bem-aventurada aquela que te deu à luz, e os seios que te amamentaram!”
    28. Ele, porém, afirmou: “Antes disso, mais felizes são todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e lhe obedecem”.
    (Lucas, 11)

    2+

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:25

      Tem de ler o 11 inteiro pois ele é uma série de esclarecimentos.

      0

  • Hidden 27 de outubro de 2024 at 09:15

    Bomdia mukis e irmaos da FE EM DEUS!!!

    realmente sou de outro tempo, de outra igreja e de religiao… explico!

    mas recomendo um super filme que assisti esses dias… CABRINI – a freira Padroeira dos Imigrantes, que “por acaso” era … Taliana!

    Vale ver… uma profissao de FE!

    Bom domingao!!!

    0

  • Pagando 27 de outubro de 2024 at 09:18

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    Eu passei batido por algumas coisas na minha infância e adolescência.
    Quando olho pros anos 1980-90, eu ouvi falar mais de CNBB e Campanha da Fraternidade. Hoje não tem a mesma força midiática. E tem a música Amazônia, do Roberto Carlos, que tocou bastante no rádio também.
    Pintei muito índio, boto rosa e vitória-régia no prézinho e depois nas aulas de educação artística.
    Eu cresci na periferia, mas não dentro da Igreja. Fiz catequese adulta. Então, muita coisa passou batido e eu até agradeço por isso, olhando todas as más influências que não recebi e não corromperam meu pensamento.
    Pessoalmente, creio que muito dessa Igreja esteja envelhecendo e ficando no passado. Esse padre que morreu semana passada conseguiu formar uma nova geração com a mesma mentalidade? Creio que não.

    2+

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:27

      Creio que a TL está morrendo porque a fé católica está morrendo junto. É um processo de redução, o Papa Bento XVI havia expressado esta percepção inúmeras vezes. Reduzir, não acabar, não é tão fácil. Ciclos. A TL é um pequeno produto de um tempo determinado e não irá sobreviver à velocidade das mudanças da própria sociedade. Caducou.

      0

  • Hidden 27 de outubro de 2024 at 09:22

    CVR … nasci e fui criado numa igreja de rezas, crencas e medos. Igreja Catolica Apostolica Romana, Deus, Santos e o Papa acima de tudo, desde sempre.

    Dentre os meus parentes diretos, uma irma freira, um irmao que colocou batina e depois largou… um tio marista, 3tias freiras – de todos os 11irmaos, Mamae foi a unica que nao estudou nesses colegios de Congregacoes.

    Fui coroinha e depois de movimento de Xoovens da igreja.

    Faz um bom tempo, deixei de lado igreja e seus conchavos e lutas – em especial politico partidaria.

    Sigo com minha FE inabalavel em DEUS e me apego em especial a Sao Jorge e Arcanjo Miguel… que me deram os nomes!

    Saude e Paix pra TODOS!

    fuinte.

    1+

    • Hidden 27 de outubro de 2024 at 09:37

      Muita gente queria Deus, não a arenga complicada em em línguas incogniscíveis de seus supostos arautos.

      Ahhh seu Barna, sempre nos “agredindo” com esses palavroes que nunca li antes… eta

      Qual é o significado da palavra incognoscível na Bíblia?
      1. Que não se pode conhecer. 2. Inacessível à inteligência humana.

      Ohhh Deus ta vendo talokay?!!! Kkk

      Fuinte.

      0

      • Hidden 27 de outubro de 2024 at 09:39

        Pra nao deixar passar batido, deixo uma questiunicula:

        E se esse papo todo de biblia, igrejas etc for tudo faike…COMO FICA TUA FE NO CRIADOR SUPREMO, DEUS?!!!

        segue o fluxo, bom Domingao !!!

        1+

        • joinspace 27 de outubro de 2024 at 09:46

          percebe-se a “grande” fé que tens…
          ainda diz que é “devoto”… bananóide tipico, nunca engana ninguém, agora até heresia em pleno Santo domingo.

          1+

          • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:22

            Voce segue sendo um IDIOTA. mas Deus cuida de todos.

            1+

          • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:25

            Cansei de vivenciar esse tipo “liturgico idiotizado” DENTRO das igrejas e cleros.

            Nao to interessado por tua opiniao e ideias… sobre NADA. Faca como eu.

            2+

  • Cadeia Marcov 27 de outubro de 2024 at 09:24

    Qdo eu era criança ia na igreja do Bairro.
    O padre fazia propaganda pro vereador, e fofocava da galera que não ia, dízimo etc.. Como o bairro era pequeno todo mundo ia, pois o vizinho ia.
    Depois começaram a tocar tamborim e traingulo, aquilo me irritava.. pois era horrível. Na época tinha muitos retiros. Mudei pro centro da cidade.. preferi ir numa igreja antiga da linhagem franciscana.. o velhinho morreu 2 ou 3 anos depois. O tal frei Bheto começou a aparecer e isso me irritou ainda mais. Eu não tinha nenhuma formação mas esses caras me davam asco. eu tinha boa intuição. Fiz mestrado eu comecei a ter que viajar todo fim de semana pra trabalhar.
    em 2018, Fui numa igreja do colegio catarinense em floripa. Nunca me arrependi tanto.. o cara falava passagens e mensagens e nomes que nunca escutei.. chato pra caramba… parece um esforço de cansar as pessoas.

    1+

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:22

      Veja que essa “evoluçao” foi natural, nada de gritaria e briga. Foi um processo radal de introdução de novas temáticas e ideias pela CNBB, e que muita gente gostou. A TL atraiu gente nova para a Igreja e isso a rejuvenesceu por um tempo. Mas criou essa loucura de igreja política que a tirou de seu foco original. A Igreja virou serviço social, enquanto os evangelicos passaram a vender prosperidade. Isso impactou muito a nossa sociedade de época.

      1+

  • joinspace 27 de outubro de 2024 at 09:29

    Texto muito bem escrito barna, porém vc não entendeu o que acho que é o cerne da discussão. Está bem claro nos textos biblicos que quem é cristão é devoto da Santa Madre Igreja, sem direito à interpretações, releituras, está lá bem claro “…tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. “. Nosso Senhor declara que Pedro foi o escolhido para comandar “A” Igreja que ELE edificou/edifica/edificará. É uma declaração simples, TODO cristão tem de pertencer à Igreja edificada por Cristo, e por mais que o Mal tente destrui-la, MESMO QUE POR DENTRO, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

    Portanto não é questão de politica, concilio, CNBB ou qualquer tentativa inspirada pelo Mal, a resposta à discussão é simples, não existe outra Igreja de Cristo, só a Santa Igreja Apostólica Romana, e quem negar isso nega as palavras do próprio Deus Encarnado.

    0

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:20

      NÃO.

      EU ENTENDO PERFEITAMENTE o cerne da questão mas disse: todo mundo já tem uma opinião sobre o tema, eu dei a minha. Se minha opinião está errada, apenas friso: as dos demais colegas estão e você vai as criticar uma a uma? não vai. Não é essa a minha ideia para hoje. Quero apenas abrir um assunto que ninguém tem paciencia pra debater, que é o processo de degradação da nossa relação como cidadãos com a Igreja.

      Eu não estou debatendo a ICAR. Estou debatendo a opinião de quem debate as consequências de um conflito POLÍTICO em que a Igreja está envolvida a décadas. Nao falo de teologia, falo de História. Não vou discutir a FÉ das pessoas. Até proque a maiora das pessoas simplesmente nao é católica e odeia, despreza ou desconfia da Igreja Catolica exatamente por suas faltas e culpas enquanto estrutura POLÍTICA. Dialogar sobre isso é o caminho para anular o argumento materialista que sempre é trazido para cá.

      Se acha que estou errado, problema seu. Com todo o respeito.

      2+

    • Someone 27 de outubro de 2024 at 10:56

      O problema é defender essa posição e, ao mesmo tempo, criticar o papa, que detém última palavra em relação à fé na ICAR. Em outros tempos isso seria considerado heresia e a pessoa viraria churrasco.

      0

      • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 11:16

        Eu acredito que o problema de defender essa posição que basicamente é:

        – não importa o quanto a igreja mude, ela é a verdadeira.

        Pode acabar em um cenário onde o “diabo” se apossa da igreja, inclui rituais satanicos para os fieis fazerem e defenderem, e mesmo assim continua sendo a única e verdadeira igreja de deus, mesmo obedecendo tudo o que “diabo” manda.

        0

        • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 11:17

          Aí a pessoa tem que seguir as ordens do diabo para ir pro céu, já que o único caminho é a igreja fundada por Pedro onde o diabo tomou posse.

          0

          • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 11:20

            E se o diabo tomar posse, também não pode criticar, pq é heresia.

            0

          • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 11:22

            Vendo a igreja atual, pra onde está indo, o fiel não podendo criticar, só resta relativizar apontando como em outras religiões a coisa é pior e o pq mesmo com tudo isso, a sua religião continua sendo a verdadeira.

            0

            • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 11:24

              O que de certa forma eu até concordo, o diabo está fazendo um trabalho mais light na religião católica comparado com outras que tem por aí… por enquanto…

              0

  • joinspace 27 de outubro de 2024 at 09:38

    Retornei da missa agora há pouco, a sensação de entregar seus pecados ao Criador de Tudo e do Todo sempre é indescritível. Há dor, vergonha, arrependimento? SIM! TODO domingo sofro ao relatar meus erros em minha confissão, porém também consigo encara-los e renovar minha esperança ao renovar minha comunhão com meu Salvador. Domingo, durante a Santa Missa, morremos e renascemos novamente, se aceitamos de coração o corpo e o sangue do Cordeiro de Deus.

    1+

  • joinspace 27 de outubro de 2024 at 09:49

    Grande “cristão” … quando falo que esse boomer não presta acham que é implicância.

    O Mal não é representado apenas pelos estrategistas infernais, os imbecis tem papel importantissimo nisso…

    11:59 – “Sigo com minha FE inabalavel em DEUS e me apego em especial a Sao Jorge e Arcanjo Miguel…”

    12:00 – “E se esse papo todo de biblia, igrejas etc for tudo faike…”

    0

  • Luk3B0lh4 27 de outubro de 2024 at 10:06

    Barna tenta escrever um texto histórico sobre a igreja do que ocorria enquanto os maconheiros fumavam na Woodstock e k Bill Gates aprendia basic no Altair.

    O blog amanhece assim:

    1+

    • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:12

      AHAHAHAHAH

      Nao, gente, a ideia é exatamente outra…

      2+

    • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:27

      Por isso que pago adiantado minnha assinatura ANUAL.

      2025 ja quitado!! Yeahhh

      2+

  • Sapato Furado 27 de outubro de 2024 at 10:21

    Não encarem o tigre na rua

    2+

  • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:31

    https://tnonline.uol.com.br/noticias/cotidiano/por-que-a-maioria-das-criancas-de-hoje-nao-vivera-ate-os-100-anos-928689

    Bem, como sou das antigas…. da geracao “quase cem” …. ja estou no ultimo quarto!

    Dos parentes diretos, um monte bateu na trave… Mamae foi-se com 97 e varios assim, poucos meses atras uma tia Freira morreu aos 99,9 da prorrogacao. Um mes antes dos 100!!!

    Ahh pelo jeito ainda vou zoar muito os mukis com os JS de dezenas de milhares%.

    Eitamundobao. Aproveitem, o tempo passa inexoravelmente a cada segundo.

    1+

    • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:32

      Xuuupa Psolista tb sei palavrao…kkk

      2o turno em Nikiti.

      Fuinte.

      1+

      • Barnabezinho 27 de outubro de 2024 at 10:37

        Indo agora levar a Môça pra votar ali no cem-réis! Affe…

        2+

    • Pagando 27 de outubro de 2024 at 10:50

      Mas você tem menos de 70 anos, salvo engano. Vai viver muito ainda.

      2+

      • Hidden 27 de outubro de 2024 at 10:51

        Vero… indo pros 68! Muito anos e JS porvir… yeahhh

        0

    • Cadeia Marcov 27 de outubro de 2024 at 11:22

      quer ver um negócio totalmente estranho:
      passei numa praça, um sol do cão, 3 gurias soltando baforadas brancas que dava pra cortar na faca…

      -Cigarros eletrônicos agravam processos inflamatórios do pulmão.
      – Número de cigarros eletrônicos apreendidos no Paraná aumentou 220% neste ano…
      -Reino Unido proibirá vapes descartáveis para conter uso por adolescentes.
      vida saúdável vegane.
      fora depressão, obesidade, vaicinas e suplementos ervalife, bloqueadores, etc…

      0

  • Pé Vermelho 27 de outubro de 2024 at 10:59

    0

  • BananenseNãoPraticante 27 de outubro de 2024 at 10:59

    Desculpem a fonte (1000x).
    Fala da paróquia que frequentei e fiz catequese por anos. Mesmo criança percebia algo estranho.
    Deus nos coloca em caminhos por onde carregaremos nossa cruz que, a princípio, não compreendemos.
    Olhando para trás, posso dizer que fui “forjado” nos extremos. Cheguei a ser “secretário mirim” da religiosa mencionada.
    Agradeço a Deus os anos que passei lá, pois hoje identifico com muita facilidade os erros.
    Leia a matéria, Pagando. Hoje não é mais assim. É um pedacinho do seu caminho.
    ‘https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/ha-vinte-anos-a-historia-das-fotos-que-nao-eram-de-vladimir-herzog
    O outro extremo, a catequese era nos finais de semana, durante a semana tinha aulas no colégio onde lecionava o mencionado na matéria abaixo.
    ‘https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/04/5001481-analise-audios-rompem-o-silencio-militar-sobre-torturas.html
    Mais uma vez, agradeço a Deus os anos que estudei lá, pois hoje identifico com muita facilidade os erros.
    Pensando bem, tinha que ser assim mesmo para mim. Tudo muito extremo, tudo em um nível quase inacreditável.
    Espero ainda poder ajudar muitos, mas se ajudar apenas um, estarei realizado. Foi nada fácil percorrer os caminhos para chegar onde estou e existe propósito para isso.

    0

  • Escreva seu Comentário (Ir para o início)

    Dúvidas? Confira as Informações e Regras dos Comentários.

    Tags úteis - Negrito: < b> | Itálico: < i> | Citação: < blockquote>

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.