A longa crise econômica de Cuba agora enfrenta uma “queda livre”

Via Infomoney.

Segundo relatos, Cuba enfrenta o pior momento econômico em seus 67 anos de revolução comunista.

Embora a ilha já tenha passado por episódios de migração em massa, falta de alimentos e agitação social ao longo das décadas, nunca os cubanos vivenciaram um colapso tão amplo da rede de proteção social que os líderes do país — começando por Fidel Castro — tanto se orgulhavam.

“Eu, que nasci lá, que vivo lá, digo: nunca foi tão ruim quanto agora, porque muitos fatores se juntaram”, afirmou Omar Everleny Pérez, economista de Havana, 64 anos.

Enquanto autoridades da administração Trump comemoravam uma suposta vitória militar na Venezuela, com a captura do presidente Nicolás Maduro e o controle americano sobre o país sul-americano, os olhos se voltaram para Cuba, que mantinha uma relação próxima com Maduro e dependia do petróleo que ele enviava.

“Cuba está indo para o chão”, disse o presidente Donald Trump no domingo (4), descartando a necessidade de ação militar, pois acreditava que o governo cubano provavelmente desmoronaria sozinho.

Odalis Reyes vê com seus próprios olhos os sinais da decadência cubana.

Da janela de sua pequena sala, Reyes, costureira na Havana Velha, observa um relicário do passado obsoleto do país: a ferrugenta usina elétrica que antes fornecia energia ao seu bairro pobre, na periferia da área turística da capital.

Hoje, ela é um lembrete constante dos apagões.

“Sim, muitas horas sem luz, muitas, muitas — 14, 15 horas”, contou Reyes, 56 anos. “Isso assusta, porque a comida — que é o mais difícil — você tem medo que estrague.”

“Nem sabemos mais como vamos sobreviver”, acrescentou. “Estamos como robôs humanos, humanoides.”

Nos últimos anos, os cubanos reclamavam que as cestas básicas mensais de arroz, feijão e outros alimentos fornecidas pelo governo duravam apenas 10 dias. Agora, os cartões de racionamento praticamente não valem nada, pois a comida raramente está disponível nas lojas oficiais.

Para comprar gasolina, é preciso usar um aplicativo para agendar um horário — com pelo menos três semanas de antecedência. Um morador de Havana disse que entrou na fila há três meses e agora está na posição 5.052.

A falta de gasolina causou coleta irregular de lixo, o que provocou surtos de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya. Remédios são quase impossíveis de encontrar sem ajuda de parentes no exterior.

Os apagões agravaram ainda mais a situação, especialmente nas províncias fora da capital, que podem ficar até 20 horas por dia sem energia.

“Está escuro, as pessoas estão doentes e não têm remédios”, disse Pérez.

A situação econômica em Cuba sempre foi difícil, especialmente durante o “período especial” dos anos 1990, após o colapso da União Soviética, que sustentava o país.

O governo cubano culpa seu sofrimento econômico no embargo comercial dos EUA, que, segundo ele, sufoca sua capacidade de negociar no mercado mundial e obter dólares. Sanções econômicas de administrações republicanas, que excluem alimentos e remédios, dificultam ainda mais, dizem autoridades.

“Corrigir distorções e reanimar a economia não é um slogan”, afirmou o presidente Miguel Díaz-Canel no mês passado. “É uma batalha concreta pela estabilidade do dia a dia, para que os salários sejam suficientes, para que haja comida na mesa, para que os apagões acabem, para que o transporte volte a funcionar, para que escolas, hospitais e serviços básicos tenham a qualidade que merecemos.”

No fim do terceiro trimestre do ano passado, o PIB caiu mais de 4%, disse o presidente, a inflação disparou e as entregas de alimentos racionados não foram cumpridas.

Díaz-Canel reafirmou as metas do governo: priorizar a produção de alimentos e tornar as empresas estatais mais eficientes.

Especialistas dizem que ainda não está claro o impacto da queda de Maduro em Cuba, enquanto a administração Trump aumenta o controle sobre a estatal petrolífera venezuelana. Quando Hugo Chávez era presidente, enviava cerca de 90 mil barris de petróleo por dia para Cuba. No último trimestre de 2025, Cuba recebeu apenas 35 mil.

A falta de energia prejudicou indústrias como a de níquel, pois as fábricas ficam paradas durante os apagões.

Outro setor crucial, o turismo, também sofreu nos últimos anos. Antes da pandemia de Covid-19, 4 milhões de pessoas visitavam Cuba anualmente; esse número luta para voltar a 2 milhões, segundo economistas.

Diante das dificuldades, alguns defendem mais iniciativa privada.

Emilio Interián Rodríguez, deputado cubano e presidente de uma cooperativa agrícola, fez um discurso contundente pedindo reformas no campo e mais espaço para o setor privado. Ele falou na Assembleia Nacional — onde o discurso pró-governo é a norma. Segundo ele, empresários privados têm feito melhor trabalho que as estatais.

“Graças às micro, pequenas e médias empresas, hoje temos mais coisas, e estamos alcançando resultados em áreas que nunca havíamos conseguido antes”, afirmou.

Especialistas concordam que, embora as políticas dos EUA tenham prejudicado Cuba, o planejamento ruim e a má gestão também são responsáveis pela crise. Tentativas de permitir negócios privados fracassaram devido a regulações pesadas.

As empresas privadas, chamadas MiPyMEs, foram legalizadas em 2021 e têm sido um alívio para Cuba, segundo Pérez e outros moradores.

Algumas lojas privadas lembram redes de supermercados dos EUA, com produtos como marcas Goya e cream cheese Philadelphia.

Mas os preços são exorbitantes, especialmente para quem ganha em moeda local. Uma aposentadoria típica é de 3.000 pesos, menos de US$ 7, enquanto uma caixa com 30 ovos custa 3.600 pesos — cerca de US$ 8.

“Tem comida, e muita, mas os preços são inacreditáveis”, disse Pérez. “Ninguém que ganha salário, nem mesmo um médico, consegue comprar nessas lojas.”

Cerca de um terço dos cubanos recebe ajuda financeira do exterior, e alguns ganham dólares no setor privado. Mas outro terço, especialmente aposentados, vive na pobreza, afirmou Pérez.

As condições difíceis levaram a protestos espontâneos em 2021, mas uma repressão severa do governo os sufocou.

O colapso financeiro de Cuba provocou uma saída extraordinária: cerca de 2,75 milhões de cubanos deixaram o país desde 2020, segundo o demógrafo Juan Carlos Albizu-Campos. Embora a população oficial seja de 9,7 milhões, Albizu-Campos acredita que o número real seja 8,25 milhões.

Algumas pessoas passaram a cozinhar com lenha. O país produz 25% menos energia do que em 2019, disse Ricardo Torres, economista cubano e pesquisador da American University.

A economia cubana caiu três anos seguidos, afirmou.

“A economia interna está em queda livre”, disse Torres.

Yoan Nazabal, 32 anos, bartender e taxista em Havana, contou que a esposa fez cesariana há seis meses e ficou chocado com o que tiveram que levar ao hospital.

“Tivemos que levar nosso próprio cateter para o hospital!”, disse. “Todo mundo fala do nosso sistema de saúde, que é ótimo e gratuito — e sempre foi. Nossos médicos são de primeira. Mas eles não têm recursos para trabalhar.”

Publicado em
Apoie o Muquiranas comprando através dos nossos links.

Últimos tópicos

5 3 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

90 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
LSnake
LSnake
4 horas atrás

Viva lá revolucion!! Cuba não tem mais jeito, sua população se tornou velha demais e o velho gasta mais que produz e para piorar esta atrasada demais tecnologicamente para poder compensar isso, que deus tenha piedade destes velhinhos cubanos ou que se foram eles quando jovens que ajudaram a manter o Fidel no poder que paguem o preço de sua idiotice.

Andarilho
Andarilho
Responder para  LSnake
3 horas atrás

“Especialistas concordam que, embora as políticas dos EUA tenham prejudicado Cuba, o planejamento ruim e a má gestão também são responsáveis pela crise.”

Sério que os EUA não são os únicos culpados e que também tem a mão podre da funçada cubana em toda essa desgraça?

Lembrando que os primeiros funças de Havana (funça raiz, inútil, preguiçoso aos moldes da latrinoAmerica) foram os que Orchestraram o golpe com os terroristas Castro…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Andarilho
3 horas atrás

Imagina ser controlado por funça que tb passa fome?

É cagada dupla.

Andarilho
Andarilho
Responder para  From_The_Tower
3 horas atrás

Vai terminar em canibalismo

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Andarilho
3 horas atrás

O próprio presidente já está Peidando na Farofa

algum tipo de acerto provavelmente irão fazer.

sem o petróleo da Merdazuela o risco será Sanitário.
Corpos apodrecendo.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  LSnake
3 horas atrás

Tanto é verdade que eles tem deixado parte da população ir embora.

Vem os velhinhos desdentados e que nunca fizeram um exame laboratorial na vida.

From_The_Tower
From_The_Tower
3 horas atrás

mesmo na época (09 meses atrás) já tinha relatos de apagões (com os 50 mil barris diários da Merdazuela).

https://www.youtube.com/watch?v=-7jn9CCt5Ys

Lucas Mendes
Lucas Mendes
3 horas atrás

Acho curioso as pessoas ainda ficarem confusas e perplexas com o que acontece em Cuba. Ora e seria diferente? Mas não esqueçam: Foram os próprios cubanos que fizeram a cama e deitaram nela. No fim da reportagem fica claro o pensamento de m* desse povo: Todo mundo fala do nosso sistema de saúde…..eu me pergunto como ele sabe que é bom senão tem acesso a recursos e insumos de primeira e equipamentos modernos…..acha que curandeirismo e
medicina paliativa é a solução….Hugo Chavez que o diga quando foi tratar o câncer dele lá…..morreu rapidinho

Abraços do Lucas Mendes

P.S. Esta na hora da turma do DCE das faculdades públicas fazerem sua parte. Vão para Cuba e ajudem o regime: Trabalhem de graça, sem luz e sem comida o suficiente, sem ar condicionado que tanto gostam e aproveitem pegem chicungunha e curtam a maravilha do SUS de lá….

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Lucas Mendes
2 horas atrás

Eles não ligam

O que querem é Poder e Tornar-se a Nova Elite.

Porque são movidos pela Inveja e Ranço de quem produz.

Andarilho
Andarilho
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Bingo, esse é o norte da funçada, é onde mais dói, pois se forem pensar honestamente sobre o próprio papel nesse nosso belo quadro social verão em si os vilões… o ranço é reação a prova inequívoca do fracasso existencial dessa corja, demonizam qualquer um que prove que é possível existir produzindo valor, sem escravizar ninguém!
O inferno aguarda essa gente ardendo…

Neco
Neco
3 horas atrás

Bom dia.

É difícil pra um servidor público “largar o osso” eles não conseguem ver o outro lado infelizmente.

URSS deu o exemplo ao se dissolver, mas poucos conseguem entender como poderia ser.

Brasil vai no mesmo caminho, regulamentação de tudo, tudo difícil, tudo controlado… Os anos vão passando e a economia cresce muito pouco, se é que cresce.

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 hora atrás

Pega o Brasil

Judiciário, Receita Federal, Milicos, tem salário de rei se comparado ao restante da população, vou colocar até os FPs que ganham acima de 10k nessa

Se o salário médio bananense subir para 10k (sem inflação, só na produtividade), eles vão querer ganhar 200k por mês (mesmo oferecendo o mesmo serviço de merda)

Banania jamais vai

Mister.M
Mister.M
Responder para  Manco
27 minutos atrás

Sem falar nas verbas indenizatórias para dar o dibre no IRPF.

Neco
Neco
2 horas atrás

Volta e meio o YouTube recomenda vídeos de lá, de fato a pobreza é muito grande.

Difícil de acreditar que os governantes deixaram o povo chegar nesta situação.

Também já vi relatos de cubanos que saíram, eles falam que o governo mente, dizem que nos outros países não tem escola “grátis”, hospital “grátis” e assim por diante.
Quem consegue vir pro Brasil não volta pra Cuba de forma nenhuma.

Meu tio conhece uma sobrinha da esposa dele que casou com um médico cubano e hoje trabalha no interior do Ceará. Ele já conversou com o médico várias vezes e diz que ele é bom profissional. Esse médico fala que a principal diferença é que aqui o médico pode solicitar exames de saúde, desde simples, até mais complexo e as pessoas via SUS ou particular conseguem fazer.
Em Cuba isso não existe.

Mutuário
Mutuário
Responder para  Neco
2 horas atrás

Hehehehehehehhehehehe

Então tá.

Acho que vc já está tempo demais por essas bandas daí.

Siará a Cuba que deu certo.

Última edição 2 horas atrás por Mutuário
Neco
Neco
Responder para  Mutuário
2 horas atrás

Não entendi.

Mutuário
Mutuário
Responder para  Neco
2 horas atrás

Exato! Não entendeu nada. Provavelmente por estar tempo demais por aí.

Neco
Neco
Responder para  Mutuário
2 horas atrás

Sempre disse que quem pode sair daqui do Brasil deve sair.

Sempre acreditei em mudanças, mas nunca falei ” vamos ficar e lutar”.

Sobre o fato de eu ter escrito que esse cubano é um bom médico qual o problema? As uniesquinas tem formado cada figura que não tem condições nenhuma de atuar, mas atuam.
Bom é diferente de excelente.

joinspace
joinspace
Responder para  Neco
2 horas atrás

Se eu for pro Brasil não fico no Brasil de forma nenhuma… 🙂 🙂

tudo se resume a ser o sapo na água morna. Os cubanos só estão no último estágio, completamente cozidos, sem esperança, a isso se chama Fim.

BNN tá se preparando pra ir pro estágio da água quente o suficiente para causar estragos irreversíveis…. Mesmo que hoje BNN por um milagre fosse “salva” a selvageria de boa parte da população levaria inevitavelmente ou a secessão ou ao exodo dos civilizados. Quando vc sai de BNN e visita qualquer lugar civilizado do mundo, encontra problemas, mas encontra tambêm estranheza quando a maioria civilizada assiste a selvageria, em BNN o grande Mal em minha visão é a total aceitação da selvageria , até por parte dos ainda civilizados.

Neco
Neco
Responder para  joinspace
2 horas atrás

Escrevi abaixo que vamos no mesmo caminho.

partisan
partisan
Responder para  joinspace
2 horas atrás

os civilizados erguem cercas e contratam seguranças armados – e quando saem , saem de carro e vão a lugares cercados e protegidos por seguranças armados.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Neco
1 hora atrás

Também já vi relatos de cubanos que saíram, eles falam que o governo mente, dizem que nos outros países não tem escola “grátis”, hospital “grátis”

Falam a mesma coisa aqui

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Neco
1 hora atrás

medico bom trabalhando no interior do ceara?

deve ser bom la, nao tem como um cubano ser bom

Neco
Neco
Responder para  Money Addicted
58 minutos atrás

Vc acha mesmo que um médico do Inter ganha pouco?

Tem prefeitura que só falta fazer promessa pra santo pra conseguir completar o time.

Quase ninguém trabalha no interior, isso obrigou muitas prefeituras a pagarem bem acima da média.
Óbvio que um médico veterano que tem anos de experiência vai ganhar mais. Mas compare jovem com jovem e veja a mágica acontecer.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Neco
33 minutos atrás

na interne diz q a media é 10k, obvio q 10k nao é pouco dinheiro para um afegao medio, mas para um medico é sim.

partisan
partisan
Responder para  Money Addicted
25 minutos atrás

inicio de carreira é bom … minha primeira esposa era medica. eu conhecia varios medicos na epoca .. tinha um clinico geral que gostava de atender em rio das pedras – favela – levava varios medicamentos de amostra grátis que ele recebia e dava gratis para os pacientes conforme necessidade medica .. antibioticos etc etc … atendia e cobrava uma merreca , mas em dinheiro. no final de um dia saia da favela com a burra cheia … dizia que valia mais a pena do que atender por plano de saude. era uma epoca que quase ninguem tinha celular

partisan
partisan
Responder para  partisan
22 minutos atrás

by the way saudade da minha primeira esposa saudade daquela epoca …

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  partisan
4 minutos atrás

hahaha coincidentemente tava agora mexendo no computador velho e apareceu umas fotos de uma viagem q fiz no comeco do namoro com a esposa atual, por volta de 2010, deu saudades daquela epoca tambem rs e da pessoa q ela era rsrsrs

Manco
Manco
Responder para  Money Addicted
21 minutos atrás

Já vi de conhecidos que ganham bem pouco na rede pública, mas…… tem o jeitinho brasileiro

O cara trabalha mais de 24h por dia, se é que vcs me entendem

O sujeito tem 2 ou 3 empregos e faz o mínimo, além da clinica/consultório próprio

partisan
partisan
Responder para  Manco
19 minutos atrás

esses tem que colocar alguem pra fazer o plantão no lugar … geralmente usam academicos da sua confiança , ganhando bem pouco. e eles ficam com o que sobra … é bom pra todo mundo.

joinspace
joinspace
2 horas atrás

Eu é que não vou ler um texto imenso desses sobre Cuba… aquilo ali não tem novidade, é miséria, fome e doença, AKA socialismo / comunismo.

Eu acho que Trump não tem de fazer nada, apenas noticiar diariamente a miséria do maior panfleto comunista de todos os tempos. E prometer passagem de ida grátis (dá pra ir de bote 🙂 ) a todo imigrante ilegal que escolher ir para lá 🙂 🙂

Neco
Neco
2 horas atrás

Isso dá um tópico.

https://oglobo.globo.com/google/amp/brasil/noticia/2026/01/11/brigas-superlotacao-e-desordem-acendem-alerta-para-riscos-do-turismo-de-massa-predatorio-nas-principais-praias-do-pais.ghtml

Eu não vou a praia em alguns dias do ano, por exemplo 01/01. É seguramente o pior dia do ano pra ir a praia, tudo lotado, tudo caro. A menos que a pessoa goste da bagunça, daí tudo bem.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Neco
2 horas atrás

Praia em fim de ano? jamais… Prefiro ficar em casa quetinho.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Neco
2 horas atrás

“Turismo de massa predatório”
Já criaram um novo termo sociológico?
Daqui a pouco o Felca vai pra praia, pisará num cocô e vão aprovar uma lei de controle de quem pode, quando pode e quantas vezes no ano (estou sendo irônico, mas já não duvido de nada).

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
2 horas atrás

Ou imagina criar a Praiabrás ou o Inapraias, concurso para 5 mil vagas, aí colocam cordão de isolamento, pedem identificação, dão direito a duas horas na praia, revezamento entre banhistas, tudo para acabar com a “predação”.
Avante BNN!!!

doramamexicano
doramamexicano
Responder para  Sapato Furado
27 minutos atrás

E área VIP.

Mutuário
Mutuário
Responder para  Neco
2 horas atrás

Estou na praia neste exato momento. Na verdade na varanda vendo o reflexo do sol no mar e ouvindo o som das ondas enquanto escrevo, esperando os meninos acordarem.
Ontem tinha apenas um casal com 3 filhos num raio de 200 metros. Praia praticamente exclusiva.
Na banânia ainda existe a parte do “tá bom” do tá ruim, mas tá bom.
A questão é que 99% dos bananeiros fazem escolhas ruins ou péssimas e querem estar junto de outros milhares de bananeiros que também fazem escolhas ruins ou péssimas.
Enquanto isso estou aqui me iludindo com uns dias de ryyyco pagando barato (se comparar com lugares badalados ou exterior) num lugar chique do caramba.
Esposa toda feliz: – Mas como vc conseguiu esse lugar?
Não falei pra ela, não vou falar pra vocês.
Mas é só a praia do lado de um lugar badalado. Na teoria, nada demais.
Ki si laske e pmj

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Mutuário
1 hora atrás

ué? e porque não passou o local ainda pra nós? Ajuda os coleguinhas mutuários!

Também costumo ir em umas prainhas bem bacanas, bem vazias. você vê ao longe, na mesma extensão de areia o povo amontoado.. não da pra entender.

Manco
Manco
Responder para  Duas Barras
1 hora atrás

Tem duas datas que as praias ficam impossíveis

10 dias no período do Reveillon e 4 dias de Carnaval

O resto é gerenciável, em 99% dos lugares (Ubatuba, Bombinhas talvez sejam uma das exceçoes)

Neco
Neco
Responder para  Manco
1 hora atrás

Exato. Carnaval é o caos.

macacoalbino
macacoalbino
Responder para  Mutuário
57 minutos atrás

Fazendo o mesmo. Hoje acordei, corri 16 KM. Daqui a pouco pegar a molecada e ir para uma.praia que gosto muito, Guaraú. Peruibe já e a quinta ou sexta vez que venho. Areia escura , mas visual bonito, praia sem prédios, praia sem caixas de som,.maioria esmagadora de famílias tradicionais. A parte boa do Brasil. De segunda a quinta a praia é praticamente só nossa. Tem gente demais, inclusive aqui no blog, que vive em destilar o que há apenas de ruim no Brasil. Vou lá aproveitar o que há de bom nesse país.

Manco
Manco
Responder para  macacoalbino
12 minutos atrás

Eu ia bem mais para Peruba

Surfava em Parnapoa, ia de trilha, passei a ir de barco, agora não vou mais

Eu gosto do barzinho lá do canto esquerdo do Guaraú, é bonitinho

Tem outras praias depois de Guarau, tipo Caramborê

Se vc quiser algo mais inóspito, vá para Ilha Comprida (hj é bem de boa), Ilha do Cardoso mais ainda, eu passava semanas embrenhado nesses lugares. Uma das coisas que mais gosto de fazer é passar o dia pescando nessas praias, praticamente cresci pescando nelas.

Manco
Manco
Responder para  Manco
10 minutos atrás

Eu acho que Peruba antes tinha uma vibe boa, um rock lá no Cannil (o dono morreu ano passado acho), tinha um movimento sadio nos quiosques

Agora tem muito maloqueiro, muito mesmo

Eu fico de cara que tem nego que estaciona ferrari com capota aberta na rua sem preocupação, pra mim é tudo facção

Hidden
Hidden
Responder para  Mutuário
4 minutos atrás

Partiu GuaraParix, praia grande e cape cold da regiao dos lagos😇😇😇🤫🤫🤫

Hidden
Hidden
Responder para  Mutuário
2 minutos atrás

Banania tem 7000kms de litoral… mas poLvo cisma de agRumera nos tais “points de verao”…

Nao tem como dar errado.
K
K
K
😇😇😇

Sapato Furado
Sapato Furado
2 horas atrás

O que tem de valor ainda são esses carros pelas ruas. Se bem que deve ser apenas a carroceria mesmo, a mecânica deve ser um enjambre só.

Bruno L
Bruno L
2 horas atrás

Aeroporto logo cedo e 2 mães solteiras viajando juntas e uma educação com os filhos que olha…: andando na frente, gritando com eles

joinspace
joinspace
2 horas atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
2 horas atrás

O que o incauto acha que aconteceu

https://xcancel.com/brainletbr/status/2011030467718627580#m

O que de fato aconteceu

https://www.instagram.com/reel/DTbG_YLkVXe/

Pesquisa de 15 segundos resolve.

Neco
Neco
Responder para  Sapato Furado
1 hora atrás

Que loucura.

Daí alguns deste blog se surpreendem quando outros odeiam FP.

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 hora atrás

Policial, delegado homem já é difícil, todos meus amigos são uns fdps

Policial mulher, piorou

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Manco
1 hora atrás

Cara q mulher desgraçada…
Menos mal q o Delta que recebeu a ocorrencia ja deu uma aliviada.

Tomara q a lei do retorno chegue pra ela.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Poker Bubble
36 minutos atrás

Isso se não me engano esta ate nas regras do Uber…. preciso ver… que se quiser que vá até você devolver tem uma taxa pro deslocamento do motorista…..

É muito cômodo… imagina toda vez que alguém esquecer algo o motorista tem que ir encontrar a pessoa…. suportando o custo e o tempo….

o que ele poderia ter feito tbm é dito que se ela preferir não pagar a taxa que poderia ir encontrar ele em algum lugar pra pegar… quando ele parar pra almoçar por exemplo….

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
34 minutos atrás

tem mesmo:

___

Sim, a Uber cobra uma taxa de devolução por itens esquecidos para compensar o tempo e o deslocamento do motorista, que pode variar (no Brasil, historicamente R$33-R$50), sendo repassada integralmente ao motorista, mas cobrada do passageiro pelo app. O passageiro deve entrar em contato via app para iniciar o processo, e a taxa é aplicada após a confirmação da entrega, podendo ser paga via app ou diretamente ao motorista se a viagem for em dinheiro, mas o ideal é usar o app para registrar e evitar problemas. 
Como funciona

  1. Acione o suporte: Pelo aplicativo, na seção de itens perdidos, informe o ocorrido.
  2. Contato facilitado: A Uber facilita o contato entre você e o motorista.
  3. Taxa aplicada: Após o motorista confirmar a devolução, a Uber cobra a taxa do passageiro.
  4. Valor da taxa: Varia por localidade, mas valores comuns no Brasil são R$33 ou R$50, para compensar o esforço do motorista.
  5. Pagamento: Se a viagem foi paga em dinheiro, você pode pagar diretamente ao motorista; caso contrário, a cobrança é no cartão cadastrado. 

Pontos importantes

  • ** Compensação:** A taxa é para o motorista pelo tempo e gasolina gastos para devolver.
  • ** Alternativas:** Se não quiser pagar, pode buscar o item com o motorista ou pedir para enviar por correio (a cobrar).
  • ** Lei:** O Código Civil prevê recompensa para quem devolve bens achados (pelo menos 5% do valor), e não devolver pode ser apropriação indébita. 
Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Johnnyboy
33 minutos atrás

Abuso de autoridade… sim ou com certeza?

Manco
Manco
Responder para  Johnnyboy
27 minutos atrás

O cara provavelmente não fez o simples, que seria contactar o suporte de deixar que eles resolvam

Se eu receber pix sem querer, pode ser do Papa, eu não devolvo, abro uma reclamação no SAC e o banco que se vire. Só aceito devolver se o banco me orientar formalmente.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Manco
23 minutos atrás

Quis ser o bom moço…
Tem ibegens da delegada?
Não me surpreenderia se fosse uma delegata.
Tomenocu.
Gentileza com mulher é chave de cadeia.

Manco
Manco
Responder para  Sapato Furado
1 hora atrás

A UBER não tem um local para deixar os achados e perdidos?

Eu devolveria somente se a regra for devolver, caso contrário o passageiro que se vire para buscar ou organizar a devolução. Qual é a regra?

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Manco
35 minutos atrás

sim… poderia ter mesmo….

From_The_Tower
From_The_Tower
2 horas atrás

Comprem TD

“ Famílias indígenas do RS podem ‘descer pra BC’ sem medo: a justiça decidiu que Balneário Camboriú (SC) é obrigada a fornecer hospedagens para ao menos 250 indígenas de Iraí (RS).

O grupo vem para Santa Catarina vender artesanato durante o verão. A decisão estabelece que o atendimento deve ser garantido até março de 2026.

Segundo a justiça, BC é obrigada a fornecer “local adequado e salubre”, com “capacidade compatível ao número de pessoas, abastecimento de água potável, banheiros com chuveiros, espaço para preparo de alimentos e local de descanso”, além de “assistência à saúde e assistência social” durante todo o período. ”

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
2 horas atrás

hahahahaha
Mal tem hotel e hospedagem pra turista, mas tem que garantir pros índios venderem suas bugigangas, deixando as crianças ao relento, sol escaldante e sem escola alguma.
Ki justiça 😂

Neco
Neco
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Impressionante.

Estou perplexio.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Conforme eu previ ano passado: povos originários vão ser a narrativa. curupiras.
Juntando com a Justissa femimimi…

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

eu ando tao stressado com as noticias da banania e do mundo em geral……

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Money Addicted
39 minutos atrás

para de acompanhar, melhor coisa.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Duas Barras
33 minutos atrás

sim rs só q ai eu tenho vontade vir conversar com vcs rs

vamos falar sobre o lucas paqueta? aposto q q ele volta para o mengao 🙂

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Que nojo, bostil cada vez mais caminhando para o insustentável.

Hidden
Hidden
Responder para  From_The_Tower
31 segundos atrás

Essa e de cair a peruca do Xandao
Ta
Pa
Riu
🤭🤭🤭

From_The_Tower
From_The_Tower
2 horas atrás

Comprem CDB que paga IR

“. a reitora Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), celebrou a adoção de uma linguagem mais inclusiva ao comentar a mudança na denominação do espaço institucional. Ao assumir a gestão, o local era chamado de Gabinete do Reitor e passou a se chamar Gabinete da Reitoria, em consonância com a proposta de inclusão defendida pela administração. Marcia Barbosa foi nomeada reitora pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).“

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
2 horas atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Saudades quando era a dona Wrana da UFRGS

https://youtu.be/Ma5qfPnXLMI?si=_voTjkCfww0CzCUO

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  From_The_Tower
58 minutos atrás

como destruir o ocidente com ajuda interna na velocidade 5 do créu.
vc não viram nada.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Cadeia Marcov
53 minutos atrás

-Juíza Rosângela Prazeres assume como membra titular da Corte

-Juíza do TJDF lança livro baseado em histórias reais de violência contra a mulher. (curriculo e empoderamento)

-Juíza suspende abate de égua diagnosticada com anemia infecciosa.

-93% das Mulheres do Agro Sabem Que São Influentes, Mas Não São Liderança. ainda.
-Faesc e Senar/SC cobram maior valorização da mulher no agro

Money Addicted
Money Addicted
1 hora atrás

e pq Cuba ainda é imptt? localizacao geografica? ainda exportam expertise “terrorista”?

bomberman
bomberman
Responder para  Money Addicted
1 hora atrás

Cuba exporta desestabilização para América latrina, tem porto de submarino e vira e mexe aparecem uns navios com carga de armas relacionadas a Coréia do Norte.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  bomberman
1 hora atrás

porto de submarino e o porto de mariel presentinho nosso

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Money Addicted
31 minutos atrás

Que deve ter um monitoramento sinsitro do tio San…. duvido que aconteça algo ali sem os EUA ver

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Money Addicted
1 hora atrás

Posiçõ militar, economica, portos, turismo, ideológica, fonte de migração,
lavagem de grana ou fluxo, karen geográfica. e perto da flórida,

e ainda tem a maluca do méxico.

Money Addicted
Money Addicted
1 hora atrás

“Tivemos que levar nosso próprio cateter para o hospital!”, disse. “Todo mundo fala do nosso sistema de saúde, que é ótimo e gratuito — e sempre foi. Nossos médicos são de primeira. Mas eles não têm recursos para trabalhar.”

vcs ja ouviram isso em algum outro lugar? parece familiar?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Money Addicted
1 hora atrás

O gado se ilude facilmente.

Johnnyboy
Johnnyboy
1 hora atrás
Neco
Neco
Responder para  Manco
37 minutos atrás

Kkkkk

Neco
Neco
53 minutos atrás

Hoje fui fazer a matrícula do filho. Aqui perto não tem particular de ensino médio. Vai ter que ser na pública. Daí tem que informar o tal número do NIS. Que é para receber o “pé de meia.”

Onde faz isso?

O Sr vai no CRAS.

Fui no CRAS e descobri que tem que levar comprovante de endereço e RG de todos da família.

Ou seja, é mais uma forma do governo te controlar.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Neco
43 minutos atrás

é pior… aqui até pra matricular vc tem que levar docs e comprovantes da creche municipal anterior, criança de 4 anos. e essa bosta não é interligada?

tipo. vc leva o papel, mas a mulher nem recebe ou anexa no fim. kkk

Neco
Neco
Responder para  Cadeia Marcov
29 minutos atrás

Não é interligado.
E declaração da escola que o aluno está matriculado. Porém só faz a matrícula com o cadastro do CRAS. Kkkk

Daí vc acaba tendo que ir de um lado para o outro várias vezes.

Última edição 25 minutos atrás por Neco
doramamexicano
doramamexicano
Responder para  Neco
6 minutos atrás

Parece o filme do Banana Joe.

Neco
Neco
19 minutos atrás

Lembra daqueles joguinhos de dados que tinha algumas casas que quando vc caia tinha de voltar, tipo:

” Vc está rápido demais, volte 5 casas”.

Parece que o governo brasileiro cantou vitória muito cedo.

https://www.metropoles.com/mundo/trump-vai-taxar-paises-que-negociarem-com-ira-brasil-pode-ser-afetado

Hidden
Hidden
10 minutos atrás

Buenos dias Mukis e Hermanitos…

Tem como ficar pior? Num kredito🤔🤔🤔🤔

90
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x