Via Infomoney.
O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Jerome Powell, traçou um retrato sombrio de um mercado de trabalho que parece bem na superfície — 4,3% de desemprego e um consumo sólido —, mas que está perdendo força silenciosamente. Ao ajustar os números para eliminar a contagem excessiva nos dados de folha de pagamento, ele afirmou, durante uma coletiva de imprensa, que “a criação de empregos está praticamente em zero”.
Ele associou essa desaceleração, ao menos em parte, ao que os CEOs agora estão dizendo abertamente aos investidores: a inteligência artificial permite fazer mais com menos pessoas.
Powell observou que “um número significativo de empresas” anunciou recentemente demissões ou congelamentos de contratações, muitas delas citando explicitamente a IA como motivo.
“Muitas vezes, elas estão falando sobre IA e o que ela pode fazer”, disse Powell aos repórteres após a decisão do Fed de reduzir a taxa de juros, alertando que grandes empregadores estão sinalizando que não precisarão aumentar seus quadros por anos. “Estamos observando isso com muito cuidado”, acrescentou.
Os comentários vieram após o Federal Reserve cortar as taxas de juros em um quarto de ponto, para a faixa de 3,75% a 4%, citando “riscos negativos para o emprego”, mesmo com a inflação ainda elevada.
Powell disse que a economia dos EUA continua crescendo em um “ritmo moderado”, mesmo com o arrefecimento das contratações. Ele descreveu os gastos das empresas — especialmente na construção de data centers e equipamentos ligados à IA — como uma das “grandes fontes de crescimento da economia”.
Powell também rejeitou a ideia de que todo esse investimento esteja criando outra bolha especulativa. Ele traçou uma linha clara entre o atual aumento dos gastos de capital e a era das “pontocom”, observando que “essas empresas realmente têm lucros.”
Esses projetos, disse ele, não são especialmente sensíveis às taxas de juros, já que refletem apostas de longo prazo em maior produtividade.
Ao mesmo tempo, Powell destacou que o boom de IA cria um dilema de política monetária para o Fed. A automação está aumentando a produção, mas também permitindo que as empresas façam mais com menos trabalhadores — enfraquecendo o mercado de trabalho, mesmo com o PIB ainda positivo.
“Temos riscos de alta para a inflação e riscos de baixa para o emprego”, afirmou. “Isso é algo muito difícil para um banco central, porque um desses fatores pede juros mais baixos, e o outro pede juros mais altos.”
Um mercado dividido
Anúncios corporativos recentes ilustram o alerta de Powell. A Amazon anunciou nesta semana a demissão de 14.000 gerentes de nível médio — cerca de 4% de sua força de trabalho administrativa — como parte de um esforço para “remover camadas organizacionais”.
As demissões acontecem em meio a intensos investimentos da empresa em IA. Target, Paramount e outras grandes companhias seguiram com cortes próprios.
Segundo um relatório da Challenger, Gray & Christmas, empregadores norte-americanos já anunciaram quase 946.000 demissões neste ano — o maior total desde 2020 —, com mais de 17.000 diretamente ligadas à IA e outras 20.000 à automação.
“A criação de empregos está muito baixa, e a taxa de recolocação para quem está desempregado também é muito baixa”, disse Powell.
O fenômeno é tão generalizado que alguns economistas cunharam um novo termo — “Grande Congelamento” — para descrever as condições desanimadoras do mercado de trabalho.
Com o desemprego entre recém-formados universitários ultrapassando 5% — e a IA ameaçando automatizar empregos de nível inicial — muitos trabalhadores da Geração Z estão recorrendo à pós-graduação como uma pausa estratégica.
Esse equilíbrio delicado — investimento forte, mas contratações fracas — está agora no centro das decisões do Fed.

Os robôs humanóides que ainda não fazem muita coisa, muitos protótipos guiados de forma remota apenas para vender a ideia, mas o desenvolvimento ainda precário.
Embora tenham um potencial enorme, não sei se existe hoje no mercado um robô faz tudo saído de fábrica.
Então a coisa não é tão simples assim.
Aqui uma amostra
https://youtu.be/j31dmodZ-5c?si=mPQ5veIdacvhhTQT
Bom dia! First a falar first
Concordo que essa substituição de trabalhadores por IA é bem natural. O que tenho notado que as gerações mais novas absorvem a tecnologia com facilidade e cada vez mais se faz o self made nos serviços.
Várias atividades que são exaustivamente manuais, a IA é capaz de fazer com eficiência e mais rápido. Nas várias empresas e atividades que já exerci eu já conseguiria sugerir várias substituições por IA.
Dando alguns exemplos práticos. Avaliação na concessão de empréstimo. Até então você pegaria os documentos do candidato, lançaria num formulário e avaliaria várias informações para dar um parecer sobre a concessão.
O desenvolvimento de um programa específico pode automatizar essa avaliação e apenas uma conferência do analista liberaria ou não o empréstimo.
Isso é um caso…. Estou falando em caso de grandes empresas privadas que já trabalhei e faziam isso dessa forma.
IA vai ser uma coisa irreversível em muitas áreas e campos. Faz alguns dias assisti um documentário da tv suíça sobre a análise que a IA fez do sudário de Turim, as coisas, correlações e descobertas feitas são fenomenais e para mim se tivessem que fazer essas análises todas, levariam mil anos e não chegariam nem próximo do que a IA fez, que chegou até encontrar frases em aramaico com afirmações de Jesus
Sensacional!
Olha que notícia boa…
https://www.parana.pr.gov.br/aen/Noticia/Parana-coloca-presos-para-reconstruir-escolas-e-Apae-de-Rio-Bonito-do-Iguacu
Poxa.
Parece até piada.
Estão roubando as vagas de outras pessoas. Sacanagem.
Se ainda trabalhassem de graça e sem redução de pena eu pensaria duas vezes em deixá-los fazer qualquer coisa
Atendi um preso em Iaras/SP.
Penitenciária de lá recebe os condenados por crimes sexuais.
Na pracinha da cidade colocaram os presos p fazer jardinagem/manutenção. Bem de boa.
Já pensou.
Você com sua filha na pracinha e chega o pedófilo cuidar do jardim.
Inteligente e operacionalmente viável.
O que pode dar errado nesse processo …
Normalmente esses trabalhos seriam feitos por presos de baixa periculosidade, se bobear, os coitados presos por causa de pensão e afins.
Mas eu não espero inteligência por parte do poder público.
Parece que fazem de propósito, tomara que a IA assuma essas designações de tarefas a presos rsss assim sairia menos besteiras
Lá é só estupro e crimes do tipo.
Maníaco do parque está ou estava lá (tá preso ainda?)
É um horror só de imaginar isso, a fina elite dos pervertidos
O Estado não quer gastar, por isso devem estar fazendo isso.
Um monte de homem a toa comendo e bebendo e pensando merda. É melhor fazer algo útil. Talvez para avaliar que tem outras formas de sobreviver. Enfim, só vejo pontos positivos desde que controlado.
Bom dia,
Galera está fazendo contas errado:
-e a industria de foguetes, de data center, de transportes, túneis genias. robótica, eletrônica, armamentos novos, drones? provavelmente estes empregos foram deslocados do local.
-estagnação por causa de idosos que ainda “trabalham”: Mulla, baidem, Marcelo (UE), beneditha, Giumar, Karmem lucifer..
-Vagas fantasmas; coisas que dão oportunidade mas não parecem vagas: youtuber, digital influencer, coach, job, arbnb, cuidador indireto, pets, costureiras e maquiagem.
-substituição: novas empresas, mas usando nomes antigos na Nasdaq e Wallstreet.(ipo reverso)
-nem nem nem: tem vaga, mas não concorre, quer ser convidado.
e terá vagas pra reconstruir a Uscrania, faixa de gaza, cidades novas, estação espacial, turismo, chefes explodidos, presídios gigantes e fronteiras, biotech, novos “museus”, UAE,
First CE!
Ceis tão bão? Eu tô bão.
Tentando acompanhar os comentários… vcs não trabalham? Assim todos perderão o emprego pra IA.
A IA tomará o emprego de vcs pra comentar aqui no blog o dia inteiro!!! Hehehehe
O que teve de mais interessante ontem foi sobre a restrição da produção de tilápias aqui na bananiazuela. Estão querendo classificar como espécie invasora enquanto a j&f importa tilápias do vietnam. Hummm (1)
E sobre a restrição de pequenas hidrelétricas, além de restrições a painéis solares, enquanto a j&f adquire grande parte da eletronuclear. Hummm (2)
Coisa parecida tinha sido feita com os frigoríficos, antes da jbs monopolizar o setor. Hummm (3)
Dá pra perceber o padrão.
Um beijo no coração de cada um de vcs!
E quem traz do Vietnã é a JBS.
Ki empresa de sucesso essa. 😂
Esses irmãos são muito visionários, sempre encontram as melhores oportunidades
Agora sim existe um motivo real pra criticar o Trump.
Dias atrás ele falou até bem do nosso diabo.
https://x.com/hoje_no/status/1988184931143385107
Enquanto o Brasil perde tempo com bobeiras, a Holanda e Alemanha falida apresentam as soluções que serão utilizadas no país do agro
https://globorural.globo.com/feiras/noticia/2025/11/agritechnica-revela-o-melhor-robo-agricola-do-mundo.ghtml
O plano trilionário do maluco do GENIO é bem desafiador, se fizer 10% do que está falando, já revoluciona o mundo
produzir 1000 starships/ano PQP
https://x.com/hoje_no/status/1987832006638453194?t=ceE2gMYUy_ZTrX2FMK7z-Q&s=19
Só o que eu vi nos últimos tempos, drones marítimos autonomos, energia solar do espaço, exploração de terras raras submarina, aviões comerciais supersonicos, EUA tá cheio de coisas legais acontecendo
E a gente tá preocupado com anistia e COP30
Eu aqui paralisei desenvolvimento de gerador de calor sem emissões de CO2, trabalhei um pouco na parte mecânica de transporte de hidrogênio, agora entrei em foco de confiabilidade, simulações e comercialização de usinas de hidrogênio. Começou com 100MW e já estamos cotando 700MW, China está na casa dos 4GW
Eu vi que apostam muito no BR para ser um hub de hidrogênio verde, a AT estava em um projeto com a DE para fazerem algo no Ceará, isso tem uns dois anos
A gente caga na água que bebe.
Estamos uns 6000 anos atrasados na evolução tecnológica.
Ainda sobre o assunto de ontem… Fracasso da COP 30. Hoje vi um vídeo de umas pessoas vestidas de bichos representando a fauna brasileira. Mas estavam encenando ser os bichos igual aquelas bizarrices de universidades federais. Para minha surpresa tinha girafa, urso polar e outros animais que não são da nossa fauna…. Muito desperdício de dinheiro público.
Leiam a reportagem:
https://ndmais.com.br/politica/atores-vestidos-de-animais-rastejando-na-cop30-viralizam/
Esse aqui conseguiu um emprego
Arrancar dinheiro de Boomer Casado
Kkk
https://x.com/joaquinteixeira/status/1988076754536132951?s=46
POLÊMICA: Influenciador mostra a diferença cultural entre brasileiros e suíços e gera polêmica nas redes. “A Suíça é um país subdesenvolvido, lá não tem urna eletrônica” diz leitor.
https://x.com/joaquinteixeira/status/1987943119250190409?s=46
Sparta curtiu