Via Infomoney.
O Banco Central decidiu desligar a plataforma DREX, infraestrutura baseada na tecnologia Hyperledger Besu, onde foram construídos os pilotos do Real Digital, o DREX na fase 2.
A informação foi divulgada pela primeira vez por dois portais especializados, Block News e Finsiders. O InfoMoney ouviu fontes que acompanham o processo, que confirmaram a informação.
Segundo uma das fontes, na próxima semana o BC irá desligar a plataforma usada nas fases 1 e 2 do projeto DREX. “A terceira fase começará no início de 2026. Quando isso acontecer, será definida qual tecnologia será usada”, afirmou.
Uma outra fonte explicou que “haviam problemas de privacidade a serem resolvidos” na infraestrutura onde os pilotos do Real Digital foram desenvolvidos.
A decisão foi anunciada em uma reunião entre os consórcios participantes de pilotos do Drex, que ocorreu nesta terça-feira, 4.
A blockchain Hyperledger Besu é uma DLT (sigla para Distributed Ledger Technology), uma espécie de livro-contábil digital que registra as transações feitas pelos usuários. Ela foi desenvolvida em 2019 pela Hyperledger.
“O projeto DREX segue de pé”
Segundo uma das fontes, o projeto de desenvolvimento do DREX segue ativo e o BC dará início a sua terceira fase no ano que vem.
Na primeira fase do DREX, empresas enviaram propostas ao Banco Central para participar do projeto, abordando um protocolo específico: a entrega contra pagamento, ou DvP, de título público federal – uma espécie de liquidação que só permite a liberação dos títulos após a transferência de fundos – entre clientes de instituições diferentes. As propostas dos ofertantes deveriam entregar satisfatoriamente funcionalidades de privacidade e programabilidade. Ao final dessa fase foram selecionadas 16 propostas.
Depois, na fase 2, de 42 temas recebidos, o Banco Central selecionou 13 para serem desenvolvidos pelas instituições e consórcios selecionados na fase 1. Nessa etapa, que ocorreu usando a infraestrutura de blockchain Hyperledger Besu, os objetivos relacionados à privacidade não teriam sido atingidos satisfatoriamente, segundo as fontes.
O BC ainda não entregou o relatório da fase 2, e, para a frase 3, espera-se a escolha de uma nova tecnologia no lugar da infraestrutura e uma sequência nos estudos sobre temas para uso do Real Digital.
O especialista André Carneiro, CEO da provedora de blockchain BBChain, comentou o desligamento. Segundo ele, a fase 2 do piloto DREX cumpriu seu papel. “As tecnologias foram avaliadas pela perspectiva do regulador e, segundos seus critérios, dentro de um escopo bastante amplo e ambicioso, demostraram necessidades de evoluções para atendimento completo”.
“Novos modelos de negócios com, escopo mais direcionado pelo mercado, podem ter requisitos atendidos sem as eventuais restrições regulatórias do piloto DREX, liberando o potencial das tecnologias DLT/Blockchain, cabendo ao mercado um maior papel nesta evolução”, completa Carneiro.
O Real Digital está sendo desenvolvido há 4 anos. A infraestrutura para a construção dos pilotos foi escolhida há pouco mais de 2 anos e meio.

FIRST
Controle, Controle e Controle
Chicotada no lombo dos escravos.
Em breve com + Echioooooo
Participantes
Tá faltando crédito social nisso.
Traficantes começarem com escore 1000 e cidadão que fica reclamando na internet -50.000.
Traficante movimenta 50 milhões de drexes: nada para ver, respeite a privacidade
Sapato Furado compra videogame retro dos EUA por 159 dólares: canalha, está destruindo a economia nacional e a soberania. Pagará multa automática de 5 mil drexes.
Tão focando no sistema da receita, é muito mais rentável controlar e taxar movimentações, deixando o sistema mais “livre”
E atualização do IPTU
Isso é pouco, ele precisa enviar tropas e ajudar na defesa. Eu apoio, vai Lule.
https://x.com/hoje_no/status/1986206041403494581
Hoje no Mundo Militar
@hoje_no
·
12h
Os EUA cortarão em 10% o tráfego aéreo em 40 aeroportos na sexta-feira se o shutdown do governo continuar. Com o shutdown, muitos controladores aéreos estão trabalhando sem pagamento, com um número cada vez maior metendo baixa médica. O objetivo é evitar o risco de acidentes aéreos por falta de controladores.
——————–
O turista ta lascado indo pra lá se comprou passagem pra esses dias
Eu já tô sendo impactado nos projetos, tem americano que não está conseguindo viajar
Me falaram que aqueles guardinhas que fazem o controle de entra e sai tb estão bem reduzidos, filas, caos
Aqui é como se tivéssemos cortado 95% do tráfego aéreo, tem horários do dia que não passa um avião sequer.
Eles cortando 10% deve continuar dando fila de avião.
Mas sim, precisam resolver isso, mas demôniocratas estão fazendo birra, querem dinheiro infinito para imigrantes ilegais.