Meu filho gosta de bolo de fubá. Eu pessoalmente não curto nada de milho, praticamente. Mas o Neném aqui gosta, e come satisfeito. Ontem levamos o Neném para a casa de meus pais e eu estava achando graça pelo fato de meu pai ter se preocupado imensamente em comprar os ingredientes para que a minha mãe fizesse um bolo desses para meu filho.
Minha sogra também já tinha preparado um bolo de fubá para meu Neném e nos avisou da necessidade/obrigação de ir à sua casa buscar. Transmissão de pensamento, provavelmente. Mas, claro, o assunto não é o bolo de fubá ou quem o faz. É uma conversa sobre o amor que e construído pela família e de como tem gente contra tudo isso.
Quantos de nossos irmãos, amigos, conhecidos têm este senso de obrigação familiar básico, este apego aos mais novos, o interesse genuino em cuidar de quem eles amam, inclusive com toda a carga de defeitos e problemas inerentes a qualquer conjunto familiar? esta geração o qual compartilhamos esta vida… já anda perturbada, assustada, cheia de rancores, inveja, medo da derrota.
Não falo apenas por minha família, falo por conta desta sensação estranha. As crianças de hoje talvez não tenham quem possua paciência e vontade de olhar, de cuidar um pouco, desobrigadamente, delas – mas terão milhares para os comprar, adular, chantagear, ignorar. É mais simples e objetivo. Mas não funciona no médio prazo. Nossa geração talvez acabe por gerar péssimos avós, ou antes, nem tê-los. “Gerontolescentes”, algo do tipo. Não envelheceremos, talvez.
Salvando uma minoria – executando os que nunca serão avós de ninguém pelos motivos que já sabemos e aqueles que decididamente preferem manter suas famílias de uma forma mais “tradicional”, socilamente falando – os avós da nossa geração serão os mais ineptos culturalmente da historia da humanidade. Sério. Somos bem fraquinhos nessa parte de transmissão cultural, e se olharem bem, temos o quê, exatamente, para oferecer aos que vierem depois de nós?
Eu me incluo nisso.
Mas não sou pessimista, claro. Estamos no meio de uma transição social fundamental. E se não sabemos fazer um bolo de fubá decente ou empinar uma pipa, ao menos temos de aprender e manter este aprendizado de como cuidar de uma família, demonstrar afeto, fazer pequenas coisas para agradar e ser agradado – ou não, faz parte – pelas pessoas que escolhemos repartir nossas vidas. Não, não tem receita de bolo, até porque o problema do bolo não é a farinha ou os ovos, mas sim a mão que bate a massa.
Se somos preguiçosos, se gastamos pouca energia com o que é realmente importante, se deixamos de curtir os pequenos momentos que temos com nossa família – família é quem escolhemos seguir e sustentar, fortalecer, não é aquele lance de certidão de nascimento, apenas – e as coisas simples que esta relação nos proporciona dia a dia, acabaremos como pastéis de queijo: muito volume por fora, nada por dentro.
Está na nossa conta cuidar do que é nosso. A forma, os meios, cada um descobre ao seu tempo. Pode ser uma palavrinha, um gesto, aquela lembrancinha boba, uma mensagem ou mesmo um bolo de fubá. Porque tem sentido ali, tem um esforço, um cuidado em lembrar de quem se gosta naquele ato. E isso é o que temos de maior valor.
Bom dia!
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
First
Mesmo que você fosse avô e quisesse transmitir alguma coisa, seria apenas seu patrimônio. O resto se acha no Instagram e nas leis. Bom café da manhã.
Ah, aquela sensação de intransmissibilidade da cultura.
Fosse assim e… aliás, nem sei PARA QUE responder isso, de tão óbvio que é o engano.
Cultura é o elo que une a humanidade. Só isso. E cultura se transmite e se cria.
Estou vendo as consequências da substituição do contato humano para o virtual: Oxalato de escitalopram, rivotril, médicos psiquiatras lotados..
Belo texto Barna.
Família,o bem maior.
E é bem bom um bolinho de fubá morninho, recém saído do forno….
Nosso paladar muda com o tempo. Não deixe de (tentar) experimentar novamente, pra ver se você não vai gostar.
Nada, é trauma. Comi muito angu quando era criança, hoje nao curto… kkk…
Horror, kkkkk
A propósito, e aquela sobrinha que você ajudava mas que começou a chegar com uns papos estranhos……?
Já era, virou EleNão, me excluiu do feicebuque e tudo, coisa grave 😀 Mas isso passa. UFRRJ é foda.
Aquela sensação de instrasmissibilidade de cultura ?
Instagramissilidade intransmissibilidade agora foi
Não desista dela. Pois todos vão desistir dela, mas se um só nunca desistir sempre haverá uma esperança de melhora. Faz diferença.
Vejam no windy a previsão para sexta e sábado que vem nos estados do sul.
Acompanhe no YouTube o canal Ocys, tem muita informação.
Oi.
Excelente, Barna’. Seu neném com certeza aprenderá sobre caráter, coisa que falta hoje nas famílias.
P.S. me mande pelo finge What ZAP uma broa igual da foto.
Desde sexta os corredores do prédio parecem paredes de caverna, correndo água pelo aquecimento abrupto. Ontem tava 30 graus. Agora nessa semana previstas temperaturas próximas de zero.
Bom dia, já estamos na Praça da liberdade, o povo está começando a chegar, tudo preparado.
Bom dia mukis…
Bolo de fuba me faz lembrar minha sogra querida… um beijos pra ela e pro Neném e pra mim, adoramos saphorrai!!!
Bom dia folks!
Excelente reflexão Barney.
https://www.seuamigoguru.com/a-triste-geracao-que-se-estressa-e-se-frustra-por-tudo/?fbclid=IwAR1V-QtIv3WHeV90WxNGrMHd0fbok8bt9nIWWuxYHIaIgT3ESkqwDSNh9Nw
Com certeza falta bolo de fuba e polenta brustolada (tipo grelhada na chapa de ferro do fogão de lenha) nesses pratos!!!
Segue o fluxo…
Constatação banal.
Há um tempo estive no Carrefour e procurei algum alimento que contivesse milho não transgênico, por curiosidade mesmo, após observar que todos tinham o T amarelo.
Só encontrei no pet shop gourmet, mais caro que picanha. Esse mundo pet é muito louco.
Desde então, observei que é raríssimo encontrar milho não transgênico em alimentos nacionais. Em alimentos processados não encontrei nenhum.
Como diz o profeta: tutto trans!
Não existem mais alimentos não transgênicos, somente guardado em laboratórios para pesquisas, pois as sementes já sofreram algum tipo de mutação para sua melhoria.
Faz mal? Só o tempo dirá, por enquanto não está fazendo, estamos morrendo cada vez mais tarde e com melhor saúde na velhice.
Bom dia a todos!! taí uma verdadeira caixa de pandora!!! esse ai é uma trenzinho da alegria que NUNCA ouvi um presidente falar…
Após decreto de Bolsonaro, Sistema S terá de detalhar suas contas
Medida começa a valer em agosto. Ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o governo quer ‘passar a faca’ no sistema e criticou tributo que financia o modelo.
Por Alexandro Martello, G1 — Brasília
30/06/2019 09h11 Atualizado há 2 horas
As empresas do chamado Sistema S deverão detalhar suas contas na internet, conforme as regras já aplicadas ao setor público, determinadas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A determinação está em decreto do presidente Jair Bolsonaro, assinado também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e o chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário.
De acordo com o decreto (9.781/2019) publicado em maio, as novas regras entram em vigor em 90 dias, ou seja, em agosto, mas a data inicial das prestações de contas, e o período englobado, ainda não foram definidos. “Ato conjunto da CGU e Ministério da Economia disciplinará essa questão”, informou a Controladoria-Geral da União.
Entenda o Sistema S
O sistema S, que surgiu a partir do processo de falta de mão-de-obra qualificada decorrente do processo de industrialização ocorrido nos anos de 1940, é formado por entidades empresariais voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.
Atualmente, 9 entidades compõem o sistema:
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Serviço Social da Indústria (Sesi)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)
Serviço Social de Transporte (Sest)
De acordo com o secretário-adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet, as empresas deverão prestar contas dos recursos públicos que recebem em portal na internet.
“O que o governo fez foi só dizer que, todo aquele ente que recebe contribuições, tem de prestar contas do recursos, inclusive com seus usos, em portal público”, explicou.
Segundo Calvet, o decreto não traz nada de excepcional, porque apenas diz que essas entidades têm de agir como as empresas públicas.
“A gente precisa saber como esse dinheiro está sendo utilizado. Ninguém precisa chegar lá e pedir. O que vier [recursos] de outras fontes privadas, aí é outro caso”, acrescentou.
De acordo com o decreto 7.724, de 2012, que disciplina o detalhamento exigido do setor público, deverão ser divulgadas informações sobre projetos e ações; repasses ou transferências de recursos; execução orçamentária e financeira detalhada; e licitações realizadas e em andamento, com editais, anexos e resultados, além dos contratos firmados e notas de empenho emitidas; programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, entre outras.
A CGU informou, porém, ainda não está definido se o salário de cada trabalhador do Sistema S terá de ser publicado no site das entidades, a exemplo do que acontece com os servidores públicos, no portal da transparência.
“O provável é que seja exigido, em consonância com decisões do Tribunal de Contas da União, os valores mínimos e máximos de cada faixa salarial, o quantitativo de empregados em cada uma dessas faixas, e os critérios para a evolução na carreira, bem como os valores de gratificações que possam impactar na remuneração final dos empregados de acordo com o plano de cargos e salários. A princípio, é provável que as informações sejam publicadas nos sites de cada organização”, informou.
Sistema S
Embora sejam privadas e administradas por federações e confederações patronais, essas entidades são mantidas por contribuições estipuladas em lei e administram recursos públicos.
De acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 60% do orçamento do Sistema S é custeado por meio de “contribuições parafiscais”, ou seja, de tributos que incidem sobre a folha de salários das empresas.
Em 2018, segundo a Receita Federal, foram repassados R$ 17,08 bilhões. Em 2017, foram R$ 16,47 bilhões. As alíquotas das contribuições variam de 0,2% a 2,5%, dependendo do setor (indústria, comércio, agricultura, cooperativismo, transportes e micro e pequenas empresas).
Arrecadação do Sistema S
Montante repassado pela Receita Federal em 2018, em R$ milhões
5.0585.058
3.3033.303
2.8342.834
2.0842.084
1.4661.466
1.0971.097
531,9531,9
372,4372,4
334,7334,7
17.08217.082
Sesc
Sebrae
Senac
Sesi
Senai
Senar
Sest
Sescoop
Senat
Total
0
10k
2,5k
5k
7,5k
12,5k
15k
17,5k
20k
Fonte: Receita Federal
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sistema S tinha 3.431 unidades espalhadas pelo país em 2016 e possuía 158.631 empregados, além de pagar salários que somavam R$ 8 bilhões.
‘Meter a faca no Sistema S’
A discussão em torno do Sistema S voltou à tona em dezembro do ano passado, quando o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, que ainda não tinha assumido o cargo naquele momento, falou, durante discurso em evento com empresários na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em “meter a faca” no Sistema S.
“Como é que você pode cortar isso, cortar aquilo e não cortar o Sistema S? Tem que meter a faca no Sistema S também”, afirmou. A fala do futuro ministro foi recebida com reação negativa da plateia, ao que ele seguiu: “Óóó! Vocês estão achando que a CUT perde o sindicato mas aqui fica tudo igual? O almoço é bom desse jeito, ninguém contribui?”, questionou, sendo seguido por aplausos.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/30/apos-decreto-de-bolsonaro-sistema-s-tera-de-detalhar-suas-contas.ghtml
“O investigador explica que a partir dessas gratificações surgiu a suspeita sobre o ex-senador mineiro e presidente da Confederação Nacional do Transporte Clésio Andrade (PMDB). “Ele veio para a investigação quando foi perguntado a ele se havia previsão legal de pagamento de gratificações exorbitantes a esses dirigentes. Ele encaminhou um documento para a polícia e nós temos elementos para acreditar que esse documento é fraudulento”, atesta Souza.”
CA ex-sócio de Marcos Valério, ex-vice de Aécio Neves…
http://www.itatiaia.com.br/noticia/fraude-no-sest-senat-pode-chegar-r-70-milhoes-e-quatro-suspeitas-sao-presas
podem mexer aí…esses S sempre foi muito sombrio ….
Certamente encontrarão salários milionários de fazer inveja à vários juízes.
Contratei Pedreiro e Auxiliar para construir minha casa. Nas últimas gps em 2018 o valor para outras entidades (sistema S) era de R$158 mensais. R$1896 anuais para apenas 2 empregados. Um absurdo.
Bom dia! Tópico excelente. Muito obrigado pelo texto, Barna! 😀
Outro texto bom, trazendo do final do tópico de ontem:
Morre militar acusado de planejar golpe contra Maduro; Guaidó denuncia tortura na prisão
Advogada que divulgou a informação da morte disse que o militar apresentava ‘graves sinais’ de tortura quando compareceu a uma audiência na Justiça
CARACAS – O regime de Nicolás Maduro confirmou neste sábado, 29, a morte do militar Rafael Acosta Arévalo, que estava detido e sob custódia por causa de seu suposto envolvimento em um golpe de estado. Líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó denunciou que Arévalo foi vítima de tortura na prisão em que era mantido por homens a serviço de Maduro.
Metrô de São Paulo demite funcionários que participaram da ‘greve geral’ do PT
https://republicadecuritiba.net/2019/06/30/metro-de-sao-paulo-demite-funcionarios-que-participaram-da-greve-geral-do-pt/
Maravilha!
http://www.quickmeme.com/img/ea/eab83dab5b532e13d8b2a63e657d4504fd95d9eacc658c055bddacd49c453091.jpg
Brasilia ao vivo
Trump faz primeira visita de um presidente dos EUA à Coreia do Norte
Coloquei as fotos lá no Foicebook, no momento da transmissão do acontecido, feito pela Tv estatal japonesa.
Sem exagero, achei aquele momento épico.
E foi muito legal acompanhar aquilo ao vivo.
Pilantras do MBL infiltrando na manifestação
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2019/06/30/interna_politica,1065905/manifestantes-se-reunem-na-capital-em-ato-de-apoio-ao-ministro-moro.shtml#ancora_galeria1
Ótimo tópico, Barna!
E o Intercept virou cartório para os amantes do devido processo. Que fase!
Xola ptzada!
https://www.oantagonista.com/brasil/pixuleco-e-boneco-de-moro-marcam-presenca-em-brasilia/
muito criativoooo kkkkkkkkkkkkkkk
Sr. Luciano Hang, não sei se o Sr nos lê, mas já pensou em lançar esses bonecos pra vender no natal ????????????
Quero meu pixuleco !!!
Quero meu Super Moro !!!
boaaaaa..kkkkkk e carnaval tbm
kkkkkkkkkkkkk
Ué, vá no twitter dele.
Nada disso, ele que venha aqui, oras!
Notícia triste… deixem suas mensagens de adeus a esse indivíduo :'(
V
A
G
A
B
U
N
D
O
S
QUITEXTÃO É ESSE?
DEUZ DU SSÉU!!!
BARNA PRA COLUNISTA DA FÔIA!
Aí esquerdam ele coitado. ?
Bundia.
Entrou um cisco no zóio aqui, peraí.
Ótimo texto, família é tudo. E quanto aos cuidados, com nossos ascendentes tb é válido. Cuidei e atenuei o sofrimento do meu querido paizão por 5 anos, no final eu tava só o pó. Se precisasse faria novamente.
kkkkkkkk
Rio de Janeiro
É….são fortes os movimentos!!! está tudo bem engatilhado….acho que ainda prejudica o Brasil hoje é esse tal de centrão e e uns 2 ou 3 do STF….
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/15293/picaretagem-de-mensagens-roubadas-e-fontes-anonimas-ganha-ritmo-alucinante-mas-recebe-resposta-do-povo-nas-ruas
Praia de Copacabana lotada mas ninguém ficou em frente ao carro de som do MBL.
Um dos melhores tópicos desde os primórdios do blog…
Oi
Oi.
Certamente. Aliás, final do ano poderíamos fazer um “melhores de 2019”.
CVR do bailão, show dos caipiras da vez ZeNeto &e Cristiano aqui em Castelo, Sul do ÉS e minha cidade natal…
Garotada enfiando o pé no balde, muita, muita bebida e outras cositas qie nem quiz saber…
Homi mesmo aqui na roça meio sem pegada, ou chega na muie e vai se atracando que nem animal, sem nem querer saber por que…. ou fica em grupelhos se fingindo de homi fortão que só falta ser emrabado !!! Pelo amigo o pelo cel….
Mulherada largada no breu, mucho doida e sem a minima autoestima e “postura” (sem falso moralismo) … bem ao estilo vai na empurranca que tem substanca!!! E nem tem, muita gordura e celulite, nada contra, mas em quem quer posar como miss!!!
Em resumo… tá feia a coisa, muito xoooven pegando papel na ventania.
acho tbm que os carinhas estão muito sem pegada..as mulé falam isso…só ficam olhando..kkkkkk….eu sempre fui atrevido ..hehehe…chegava mesmo, azar…dificil foi as vezes que fui cortado…rsrsrr
Oi, boa tarde.
Macho alfa passando para explicar o que é o beta de um ativo.
Estranho isso, né.
https://pracinhainvestidor.wordpress.com/2019/06/30/navegando-no-risco-indice-beta/
Há braços.
O da queda da Anta e o do 7 a 1 foram bons tb.
Belíssimo texto! Parabéns!
Perfeito texto Barna e o negócio é bem por aí mesmo, temos que dar nossos pulos para agradar quem nós gostamos, pois a coisa vai ser muito tenebrosa pra uma grande maioria. Parabéns.
Tia do zap, na cara não!!!
Fui dar uma olhada nas noticias automotivas no portal grande prêmio
e não é que o logo deles no YT esta com a bandeira lg**** de fundo.
até nisso? tnc
O tuttotrans tomou conta de tutto, do alimento 3genico, passando pelo esporte e pelo “gênero” !!!
Masss, pra compensar o garotão xoooven Max Verstapen deu um showwwww de direção e passou o rodo nas Mercedes e ferraris pra ganhar o GP da Casa Dele = Austria hoje!!! Yeahhh
Boa noite, precisando da ajuda de vcs de novo.Outro dia alguém postou sobre o passado do green e a quem ele serve, tem link ou alguém salvou o comentário?
Boa noite, Jucira, tem que aguardar a Mineira, ela acha tudo;
Hehe, obrigada pela lembrança. ??
Bom dia, Jucira!
Tem sim algumas coisinhas sobre esse (PIII!) e aquele (PIII!) a quem ele (?) serve.
Divirta-se.
-https://www.muquiranas.com/ameacados-senadores-contrarios-ao-decreto-de-armas-poderao-ter-escolta/#comment-101384
-https://www.muquiranas.com/donos-imoveis-oferecem-aluguel-de-graca-para-compensar-condominio-alto/#comment-99485
Tem mais algumas, só que do outro lado da rua II.
-https://tinyurl.com/y4yczx9d
MBL causando briga na manifestação de hoje e mandando discurso vitimista de que foram atacados:
Mas o que é isso?!
Malia Bo Losálio befembemblo o MBL?
MBL://mobile.twitter.com/mariadorosario/status/1145427715828396032
E antes que o MiniVero faça o seu serviço…
-http://archive.fo/ZuvuO
Como transmitir algo a alguém que já nasce como rei? Essa é a condição das crianças de hoje, já nascem sabendo mais do que todo mundo e provavelmente levarão nessa tocada até a vida adulta.
Obs. eu tento replicar o gosto do mingau de fubá que era servido em copo de plástico reutilizável no café da manhã da escola publica que eu frequentava e não consigo, como aquele negócio era bom.
Tenta usar leite de côco fresco e canela. Aqui em casa fica bom. Ah! TB faço arroz doce que é outra iguaria que me lembra a escola
Sei que no domingo a noite é fora de hora isso,
mas se alguem puder desenhar o que vi nos comentarios do Hj no mundo militar ficaria agradecido,
é sobre a historia da Polonia e os muçulmanos que viviam lá
cito:
1º coment:Iniciativa Condor – Marcelo, Você só esqueceu de mencionar (não sei se propositalmente) a luta dos poloneses contra o islã no cerco de Viena, e especialmente a relação ÍNTIMA entre o estado polonês e a Igreja Católica.
2º comente relacionado: Doug – “Verdade, dá pra falar que a Polônia salvou a civilização ocidental derrotando os Turcos em Viena”
E por fim: Brum – “Fora o papel do papa Joao Paulo II como impulsionador da queda do comunismo na Polônia. Esse último ponto não é algo “esquecível”. Não à toa é um país com mais de 95% de católicos, índice só não maior que o próprio Vaticano.
Uma das respostas: “Durante a batalha do Cerco de Viena os poloneses fizerem uso massivo da cavalaria Tartara-mongol, que eram todos muçulmanos da extinta orda branca… Então quem salvou a Europa do muçulmanos… Foram outros muçulmanos e não os polacos”
Belo texto Barna, principalmente para os pais.
E seguimos nessa luta diária, brigando contra o tempo para deixar algum legado, não só aquele material, mas o imaterial, geralmente relegado a segundo plano.
Fiquei aqui lembrando de todo legado que recebi dos meus pais e avós. Realmente, a inação de uma geração interrompe uma história construída por longo tempo.
Essa é uma reflexão não muito comum, infelizmente. Belo tópico.
Nada mais do que poucas palavras: QUE TEXTO – ATINGIU O ALVO: A FAMILIA!!