Clima vicioso, anuviado

Bom dia.

Eu voltei de férias e acabei sem tempo pra nada. Prometo melhorar e ficar online pela semana para deletar o que os amigos andam postando em matéria de desrespeito e ignorância uns com os outros. Não preciso dizer que já me arrependi de ter sido generoso com o pessoal. Gente infantil tem comportamentos infantis. Mas, vamos lá, meu assunto é outro e eu darei mais uma vez solução a este clima chato que acontece por aqui sempre que damos liberdades demais. Feito crianças que se batem quando a tia sai da salinha da creche.

***

E estamos vendo um evento econômico menor, mas que está, a meu ver, sendo incorretamente lido pelo pessoal mais praticante dessas ciências ocultas econômicas. O Bitconho deu um tranco pra baixo que está deixando o pessoal passando mal diariamente, o loss da galera é algo que sim, é monstruoso, mas que não deixa de ser interessante como aprendizado.

Eu já me convenci de duas coisas sobre o bitconho, e ninguém vai me fazer mudar esta crença: Uma, Isso não é moeda, é reserva de valor assim como qualquer coisa acumulável e que possa ser trocada por dinheiro fiat; Outra, o que o torna volátil é a velocidade elevadíssima das trocas nos seus variados sistemas, e não apenas a sua natureza etérea. Ter bitconho em uma nuvem ou uma chave gravada na chapa de alumínio é mais ou menos como comprar ação da Tesla.

O grosso do que chamamos de patrimônio de uma empresa moderna é tão tangível quanto o volume de bitconhos que uma carteira preserva. E isso em si não é problema. Nunca foi. Eu sempre e reiteradamente usava a metáfora do pão francês como uma forma de explicar como a tangibilidade do troço dependia de uma longa cadeia de trocas e que essa cadeia não estava suficientemente madura como o pessoal tanto falava.

Estamos em 2026 e simplesmente é possível comprar pão na padaria do meu bairro diretamente com bitconhos? NÃO. E, novamente, isso em si não é nenhum problema. Não adianta me mostrar cabulosos linques com mecanismos de ziguezague entre buyers e sistemas de conversões de USDT e moeda fiat que permitam a um mortal qualquer usar um cartão plástico emitido por alguma holding comercial das Ilhas Cayman na maquininha da Cielo da lojinha.

Neste ponto está tudo certo. Eu também não pego uma barrinha de ouro e vou lá com um estilete a raspar ela pra pagar meia dúzia de ovos e uns pão com ouro em pó. Se eu estivesse no interior do Pará em uma reserva indígena, isso faria bastante sentido. O bitconho é reserva. Tu o possui para criar uma base financeira pessoal ao longo do tempo. Seu avô de lá de Minas comprava terra com esta função. Seu avô lá em Osasco levantou uns predinhos. O sogro da sua Senhora tem uns três carros mais ou menos velhos, que troca a cada dois anos e quase nunca viaja com eles.

Quer dizer, as reservas de valor que construímos podem estar sujeitas a flutuações severas, claro. Quem comprou cotas das Fazendas Boi Gordo pensou de forma diferente, vou frisar. E se você tem seus 0,000000000000000000013 bitconhos, vai estar sujeito a todo tipo de flutuações. O Ouro sofre com muitos graus de flutuação. Isso é elementar, mas nos vídeos dos iutubeys da vida sempre parece estar havendo um colapso abrupto e medonho do mundo civilizado.

Que SIM, pode estar ocorrendo neste momento. E nossa capacidade de reação a isto é quase nula. Aí entra a outra parte do meu raciocínio. Minha opinião sobre essa volatilidade toda do bitconho? queria ter um trocado pra botar nessa jogatina. Pois é isso. Esse troço vai parar de cair algum dia porque hoje há bilhões de dolares em material tangível servindo de lastro involuntário destes negócios todos. Infraestrutura, serviços pagos com a moeda, empresas e estados nacionais usando o bitconho como reserva. O que esgota a moeda fiat é a ausência de respaldo para a sua circulação.

Tipo no pós guerra alemão, em que tampas de coca-cola viraram moeda secundária, já que os Reichsmarks não tinham mais nenhum valor de face e era dificilimo ter dolares ou francos, libras por lá. A economia mais básica irá girar com algum tipo de moeda fiat. E pensando hoje, há milhões de usuários receptores de criptomoedas e essa base é o limite da queda das moedas como um todo. E se tem chão, pega impulso de novo. A gente tem de olhar para trás de vez em quando.

O grande BO das criptos é a enorme velocidade e alta sensibilidade. Tudo é rápido demais, e como boa parte dos players usa bots sem sensibilidade para estas comissuras, os movimentos de queda normalmente são bastante violentos e rápidos. O HAL 9000 se incomoda com a venda de 0,0000000000000000000000000000038 bitconhos em tuvalu du sul, amapá, e vende pra evitar um risco de loss. E pensem na ninguenzada olhando pro app da bobabce como quem joga tigrinho…

É a mesma lógica da moeda bananense. Ela pode ser maxidesvalorizada e mesmo assim permanecerá com algum valor de troca sem risco de virar pózinho exatamente por este ponto. Temos 250 milhões de toneladas de grãos e cem milhoes de toneladas de minérios anuais, quase 4 milhões de barris de petróleo diarios e 100 GWh instalados. Essa é a “base”. E essa base impede a “zeragem” da moeda – que infelizmente parece mesmo ser a ideia dos caras do gobierno. Se eu sei disso, certamente aqueles animais de tração também sabem.

Bem, vamos com calma. Já vimos uns momentos esquisitos antes. Há que se ter paciência e usar a mente pra algo melhor do que se xingar mutuamente numa tarde de quarta feira.

Bom dia!

Publicado em
Apoie o Muquiranas comprando através dos nossos links.

Últimos tópicos

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

72 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
300esparta
300esparta
1 hora atrás

Bom dia!

Já passou detox?

300esparta
300esparta
Responder para  Barnabezinho
1 hora atrás

ok. é que é difícil conversar quando alguém vem só pra causar e encher o saco

Sapato Furado
Sapato Furado
1 hora atrás

Pior que é bem isso, um funça CC do PT que ganha 20 pau ou mais querendo chamar os outros de playboy

https://x.com/_oMarcus/status/2019578833788367345

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Barnabezinho
1 hora atrás

Bom dia, Barna!
Bom retorno para você e sua família.

300esparta
300esparta
1 hora atrás

Barna

300esparta
300esparta
Responder para  Barnabezinho
18 minutos atrás

era sobre a piramide da faixa etária, queria que vc comentasse

bomberman
bomberman
1 hora atrás

Não existe btc. Existe bct, terra e pólvora.

Última edição 1 hora atrás por bomberman
300esparta
300esparta
1 hora atrás

Bom, já falamos várias e várias vezes da falta de mão de obra…

E que a geração nova não quer saber de nada, ok.

E quem ainda salva a mão de obra seriam os venezuelanos e cubanos….

Eu converso com muito empresário e cara que meche com obras….. e a realidade é essa….

NÃO ACHA NINGUÉM.

Ontem vi que em SP tem 36mil vagas abertas em supermercados e que não conseguem preencher.

OK ! Esse é “o” problema.

Ai vem outra coisa:

Esse “problema” ai, não seria simplesmente a PIRÂMIDE DE FAIXA ETÁRIA QUE “INVERTEU” ??????

Antes…. sobravam pessoas e faltavam vagas…..

Hoje…. sobram vagas e faltam pessoas???

Pq esse sintoma ai é praticamente o mesmo que os colégios que tem por aqui….

Turmas cada vez menores…. blocos inteiros sendo inutilizados pq NÃO TEM CRIANÇA.

Não seria isso a explicação????

Pq ontem eu tava matutando essa ideia ai…..

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 hora atrás

Sim, parte é isso.

P.s. Os jovens estão + infurnados nas casas e apartamentos.

E mesmo assim podem achar fontes de renda: Venda de Cartas Magic e Pokemon, Sking de Jogo, etc.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

sim…

Vamos dizer que não seja 100% a causa, mas uma boa parte…

Então…. Imóveis tb “cairão de preço” pq a demanda não vai existir?? (a não ser que venham mais venezuelanos e cubanos??)

E o INSS? Quem vai pagar?

E o estado? Como vai arrecadar? Sem esse povo trabalhando ?

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
56 minutos atrás

em resumo, eu to cagando pro Estado….

Mas vc começa a olhar o Japão.. que tem 2xx% do PIB em dívidas pedalando pra sustentar os velhos funças……

E agora tão com medo de desabar tudo….

Não estaríamos +- no mesmo processo? Só que sem a “confiança de pagamento de um japonês” ???

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
51 minutos atrás

Japão é bem diferente.

Eu vejo vários canais de lá e vejo os detalhes.

Seriam semanas de discussão.

Características do Japão:

Forte condicionamento ao sistema de Educação, Trabalho, Tradições e Regras. Os velhos realmente querem manter aquele sistema. P.s. Tem nome para quase tudo. Até mesmo dezenas de procedimentos nos locais de trabalho.

No Macro precisam manter aquele nível ali porque não possuem recursos naturais. Então é forte o setor de tecnologia e prestação de serviços. E tb produtos culturais pelo mundo, vide NINTENDO, SONY, POKEMON, etc.

Tem coisas super engessadas e coisas bem liberais.

Já a BNN possui tb coisas peculiares.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
46 minutos atrás

e aqui um pouco da degeneração

JAPAN

Oz
Oz
Responder para  Barnabezinho
18 minutos atrás

Esse japa aí nunca deu um rolê na augusta rsrs

Someone
Someone
Responder para  300esparta
39 minutos atrás

Esses 200% de dívida é irreal. Eles conseguiriam reduzir tranquilamente se vendessem os ativos, em especial participações em empresas japonesas. O problema é que isso causaria uma queda generalizada nas ações, queda na poupança nacional, queda no consumo e consequente desemprego. Como o valor dos juros é baixo eles vão simplesmente rolando.

300esparta
300esparta
Responder para  Someone
38 minutos atrás

então não é irreal né…

Someone
Someone
Responder para  300esparta
37 minutos atrás

O problema do Japão não é o montante da dívida, é que pagar gera mais problema do que continuar do jeito que está.

300esparta
300esparta
Responder para  Someone
31 minutos atrás

isso ai dá ruim no longo prazo, mas eu não tenho a base “mises” pra explicar pq….

só sei que a maioria das coisas de tecnologia NÃO VEM mais do Japão…

Japão parou no DVD e disquete…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
36 minutos atrás

É administrável.

P.s. Por anos o governo japonês tentou criar um pouco de inflação e estimular o consumo.

Mas ela veio de fato na pandemia. Porque os insumos ficaram + caros. Aí a população começou a chiar.

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
1 hora atrás

Zé povim foi convencido pela mídia de que não ter filhos é “cool”, que chamar pet de filho é normal, e que a mulher com dupla jornada não é escrava.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  bomberman
1 hora atrás

Mas perceba que já existe um sentimento natural e uma angústia … aí eles só dão corda nesse sentimento e tentam “normalizar”.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 hora atrás

Estamos em um ponto de não retorno civilizacional.

Já era!

É melhor acelerar.

bomberman
bomberman
Responder para  From_The_Tower
53 minutos atrás

O futuro vai ser bizarro: trocentas IAs, culto do caramelo, epidemia de msol, engenharia genética. É, talvez acelerar pro apocalipse seja melhor.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  bomberman
50 minutos atrás

Porque a turma não vai querer retroceder.

Então o caminho natural é acelerar nas bizarrices e colapsar mesmo.

Quem quer todos os direitos e segurança disso ou daquilo acaba ficando sem nada.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 hora atrás

Bom dia!

huahuahuahuahuauhahuauhuhahua

RINDO ALTO AQUI!

O HAL 9000 se incomoda com a venda de 0,0000000000000000000000000000038 bitconhos em tuvalu du sul, amapá, e vende pra evitar um risco de loss. E pensem na ninguenzada olhando pro app da bobabce como quem joga tigrinho…”

You Can´t do This Bárna!


From_The_Tower
From_The_Tower
1 hora atrás

Temos 250 milhões de toneladas de grãos e cem milhoes de toneladas de minérios anuais, quase 4 milhões de barris de petróleo diarios e 100 GWh instalados. Essa é a “base”. E essa base impede a “zeragem” da moeda – que infelizmente parece mesmo ser a ideia dos caras do gobierno. Se eu sei disso, certamente aqueles animais de tração também sabem.”

Sim, tanto é que já tivemos Moeda Oficial e Moeda Virtual e funcionava.

Lembro eu com 12 anos no caixa da padoca fazendo regra de 03 com a URV.

Está tudo na mente!

” Não tente entortar a colher é impossível…..”

Garoto branquelo na sala do oráculo.

bomberman
bomberman
Responder para  From_The_Tower
57 minutos atrás

Hoje temos ketylyn. Fui no mcdonald’s e tive que explicar 4 vezes pra toupeira como somar 2 burguers e 1 batata.

300esparta
300esparta
Responder para  bomberman
53 minutos atrás

Aqui o Mc donalds é 90% venezuelano e cubano…. tem até uma peruana…

Ai fui ai no Mc do Galeão…. Jezuisss………..

Os “importados” dão um show nos que atendem ai….

Era só pedido errado, faltando, povo brigando e demora………

Era sofrível….. fora que um tava brigando com o outro na frente do cliente….

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
49 minutos atrás

80% Favela, 90% Sem pai, 100% Paulo Freire

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
49 minutos atrás

Aqui é uma paz.
Metade estrangeiro e metade brasileiro.

Todos bem educados e prestativos.

O dono é japonês e possui 5 lojas.

Então não tem esculacho. É tudo bem apaziguável.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
44 minutos atrás

aqui era franquia mas o Mc comprou de volta há anos e anos atrás.

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
42 minutos atrás

Faz muita diferença não ser franquia?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  bomberman
40 minutos atrás

Tem franquias bem esculachadas aqui no Sul

De Barra Velha por exemplo em SC.

Tem um forte movimento por conta da HAVAN e a limpeza deixa a desejar.

Tem franquias bem cuidadas e outras bem fracas.

Tem o lance do Arcos Dourados com escritório na Argentina.

De fato o MC não existe como marca e empresa na BNN.
Foi cedido aos Arcos Dourados.

300esparta
300esparta
Responder para  bomberman
39 minutos atrás

nunca vi diferença entre Mc donalds em nenhum lugar do mundo…

nada que de pra falar: ah, isso é franquia, isso não é…

Pra mim é tudo igual.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
38 minutos atrás

Eu percebi.

A Arcos Dourados tem que manter um preço + competitivo. E franqueados em locais específicos podem subir um pouco.

Ex: Barra Velha – SC é 15% mais salgado que Curitiba o preço final.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
35 minutos atrás

Arcos Dorados Holdings é a maior franquia do McDonald’s no mundo em termos de vendas e número de todo o sistema de restaurantes.[4] Tal como em 31 de dezembro de 2010, representou 6.7% das franquias de restaurantes McDonald’s globalmente.[5]
Atualmente, é o maior operador de restaurantes McDonald’s e a maior rede de serviço rápido (QSR) na América Latina e no Caribe, empregando mais de 81.250 funcionários.[1] Serve mais de 4,3 milhões de clientes diariamente.[4]

20 países na América Latina

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
33 minutos atrás

Você sabia? O McDonald’s do Brasil é argentino!O McDonald’s no Brasil não pertence aos Estados Unidos. Saiba como a empresa argentina Arcos Dorados controla todas as lojas da marca no país e por que essa decisão mudou a história da franquia.

Nos anos 2000, a McDonald’s americana começou a mudar seu modelo de negócios. A meta era reduzir custos e riscos em mercados instáveis, concentrando-se apenas no controle da marca e no recebimento de royalties.
Foi então que o empresário argentino Woods Staton, um dos maiores franqueados do mundo, liderou um grupo de investidores e fundou a Arcos Dorados Holdings Inc., sediada em Buenos Aires.
A nova empresa comprou as operações do McDonald’s em mais de 20 países, tornando-se a maior franqueada da rede no planeta.
Desde então, ela é a responsável exclusiva por administrar todas as unidades do McDonald’s no Brasil.
https://s.w.org/images/core/emoji/17.0.2/svg/1f4b0.svg Brasil: o coração financeiro da Arcos DoradosHoje, o Brasil representa mais de 50% de todo o faturamento da Arcos Dorados, com cerca de 1.000 restaurantes75 McCafés e 2.000 pontos de sobremesa espalhados pelo país.
Mesmo sendo controlada por uma empresa argentina, as lojas seguem rigorosamente os padrões internacionais da matriz americana — cardápio, treinamento e qualidade.
O consumidor brasileiro pode nem perceber, mas cada batata frita vendida aqui gera lucro para uma companhia registrada na Argentina, que por sua vez paga royalties à sede global nos Estados Unidos.
Ou seja: o seu lanche é americano, a operação é argentina e o consumo é brasileiro — um exemplo perfeito de como funciona a globalização dos negócios modernos.

A decisão da McDonald’s americana foi estratégica. Em vez de administrar diretamente cada país, a empresa adotou o chamado modelo “asset light” (estrutura leve em ativos).
Nesse modelo, o foco é controlar a marca e cobrar taxas, enquanto parceiros regionais cuidam do dia a dia da operação.
Isso reduz riscos cambiais e operacionais, garantindo lucros constantes sem se envolver em crises locais.
A fórmula deu tão certo que hoje mais de 93% dos restaurantes do McDonald’s no mundo são franqueados, não geridos diretamente pela matriz.
que vale milhõesA Arcos Dorados está listada na Bolsa de Nova York (NYSE: ARCO) e emprega mais de 90 mil pessoas.

bomberman
bomberman
Responder para  From_The_Tower
25 minutos atrás

Agora tá explicado pq mcdonalds no centro consegue ser mais barato.

300esparta
300esparta
58 minutos atrás

O Mat funça, falando que tem que virar funça pra não brigar com o sistema….

porra… eu ia falar algo, mas não dá eioahioeahioehioaeao

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
47 minutos atrás

o que tem de nego querendo exalar VIRTUDE…..

É a síndrome do classe média que tem Posses.

Aí precisa ficar exalando virtude e ao mesmo tempo bradando que tem isso ou aquilo!
Ai minhas fazendas… olhe troquei de carro…. olha viajei para tal lugar.”

ioroieioeioeioeoieioeioeioe

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
44 minutos atrás

Geralmente filho de médico rico é assim

Vira soça

porque sempre foi abastecido com do bom e do melhor
e aí começam as teses e defesa dos “pobres e oprimidos”

conheci uns 5 assim ao longo da vida.

Someone
Someone
Responder para  From_The_Tower
29 minutos atrás

E defendem a figura do pobre idealizada por suas ideologias, não o pobre real.

Someone
Someone
45 minutos atrás

A queda do bitcoin é bem simples de explicar. Zezinho viu ele só subindo, fez as contas e viu que valia a pena tomar um empréstimo em moeda fiat, mesmo com juros altos, pra comprar, apostando que subiria mais que os juros do empréstimo.

Bastou a maré virar e o ativo começar a cair, combinado ou não com uma mudança na taxa de juros, que Zezinho entra no desespero por estar alavancado e vende com prejuízo, pra evitar uma perda maior. Multiplique isso por milhões de Zezinhos e terá o estrago da manada correndo em uma direção.

Já Joãozinho que não entrou na euforia está só esperando pra poder comprar seus ativos na bacia das almas.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Someone
42 minutos atrás

P.s. Maioria nunca teve Bitcoin

Só os créditos em Bitcoin na corretora.

Aì movimenta forte porque é muita gente conferindo cotação diariamente. Aí as emoções falam alto.

P.s. OS barões do mercado sabem como funciona o comportamento humano. Podem ver nos próprios gráficos: X Semanas de Orgulho e Bull Market e X semanas de FEAR E Bear Market.

300esparta
300esparta
Responder para  Someone
40 minutos atrás

isso tb é em imóveis…..empresas…… tulipas…..

No seriado LANDMAN ele fala que o povo do petróleo quebra justamente assim.

Johnnyboy
Johnnyboy
40 minutos atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Johnnyboy
39 minutos atrás

heheh

République
@republiqueBRA
https://abs-0.twimg.com/emoji/v2/svg/1f5e3.svg Ator Tuca Andrada organiza campanha de boicote e pede que “nortistas, nordestinos, pretos ou indígenas” não visitem o Estado de Santa Catarina.

VISITEM!!!

Só deixem Curitiba em paz.



300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
34 minutos atrás
300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
33 minutos atrás

agora.. se vai funcionar, é outros 500….

No mínimo a PM vai jogar os cara dentro do onibus e eles automaticamente “vão querer” ir embora !

Todos alegres e contentes!

O povo daqui sem bagunça e eles voltando pra casa felizes!

Someone
Someone
Responder para  300esparta
27 minutos atrás

A ideia é fazer isso, mas usam palavras bonitas pra poder passar a lei.

bomberman
bomberman
Responder para  Someone
2 minutos atrás

Onde eu moro virou um caos por causa de crackudo.

Tem gente largada no meio da calçada. Outros, maltrapilhos, com aparência de dalit. E tem também os que fazem sexo no meio da rua.

Bastava descer o cacete em todo mundo.

Mas aí vem a defensoria, ONGs, meia dúzia de esquerdista gritando ‘direitos humanos’ e ‘criminalização da pobreza’.

Resultado: a cidade perde bilhões. 

Última edição 1 minuto atrás por bomberman
joinspace
joinspace
34 minutos atrás

Bom dia

quanto ao bitcóio postei anteontem a aula do Ulrich que sabe mais que qualquer um aqui sobre Ele e sobre economia em geral:

################################

joinspace

 1 dia atrás
Deixo aqui a sabedoria de quem sabe sobre o que fala, reconhecidamente – a nivel mundial – um “não palpiteiro”. Conhece profundamente náo apenas o Bitcoin, mas a economia como um todo.
Mas vc pode ouvir os palpiteiros, pra isso é que serve a liberdade, aliás a liberdade é o principal sentido da existência do Bitcoin.
Aproveitem a aula:
https://x.com/fernandoulrich/status/2019477176974750020
“Não existe espiral da morte. O ajuste de dificuldade da mineração continua funcionando normalmente. Mineradores sangram, hashrate cai, dificuldade reajusta. Até quando? Até reencontrar o equilíbrio de rentabilidade dos mineradores. Dezembro de 2018 foi pedagógico para essa lição.
Topos de ciclos anteriores, suportes, ou qualquer outra formação gráfica são barreiras e regras meramente psicológicas.
Bitcoin a $126k ou a $66k funciona da mesma forma.
Ninguém manda no protocolo. Para o bem e para o mal.
Computação Quântica é um risco conhecido desde sempre. E os usuários lidarão com ela. Com muita polêmica, muita volatilidade e muito cuidado.
Novos desafios surgirão no futuro. E o software precisará ser atualizado.
Bitcoin financeirizado amplifica volatilidade. E pode minar a escassez natural do bitcoin (paper bitcoin). Afeta preço? Claro. Compromete a tecnologia e a essência do bitcoin? Não.
Em geral, o entendimento sobre o bitcoin, por incrível que pareça, ainda é bastante superficial. Especialmente em Wall St. e na Faria Lima. O ruído recente sobre Epstein é uma boa evidência disso, mas longe de ser a única.
A confiança e a convicção no bitcoin não vêm do preço, mas sim do estudo dos seus fundamentos, do protocolo, da tecnologia.
Na dúvida, faça DCA. Especialmente nos momentos de pessimismo e bear market.
As moedas nacionais estão condenadas. Todas continuarão sendo desvalorizadas.
Não há segundo melhor.
Bitcoin é o ativo deste século. É a pólvora monetária. Mas ainda tem um longo caminho pela frente.
Autocustódia é soberania individual.

bomberman
bomberman
20 minutos atrás

Olha que legal, fiquei com vontade de fazer. 100% loucura.
https://www.youtube.com/watch?v=cRienev1J3Q

300esparta
300esparta
Responder para  bomberman
16 minutos atrás

esse povo coloca crack no café, só pode

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
14 minutos atrás

Tem das cabras. Esse nunca seremos.
https://www.youtube.com/shorts/Tdez1Lx5D8Q

joinspace
joinspace
18 minutos atrás

Quanto ao que vc citou no inicio do texto Barna, leia com calma e veja que se houve agressão, quem foi agredido e porque foi.

Vc é o dono do lugar e se por acaso quiser que eu não poste mais, pode falar que eu por respeito jamais volto a postar, mesmo que continue lendo seus ótimos textos e os insights da rapaziada boa do blog.

De mim vc nunca vai ouvir choro ou pedido de BAN de outro user, isso não é papel de homem, isso não é papel de quem valoriza a liberdade, principalmente a de expressão nesses tempo estranhos.

joinspace
joinspace
9 minutos atrás

Ontem eu falei sobre como sempre fui fã do Trump, quando nunca se imaagina ele sequer perto de politica, e vivia em todo programa de tv, series, filmes… De repente vira um nazi…

A desfaçatez da MSM é indefensável, e a maioria ainda se informa por ela…

https://x.com/i/status/2019930160578064690

joinspace
joinspace
9 minutos atrás

Ontem eu falei sobre como sempre fui fã do Trump, quando nunca se imaagina ele sequer perto de politica, e vivia em todo programa de tv, series, filmes… De repente vira um nazi…

A desfaçatez da MSM é indefensável, e a maioria ainda se informa por ela…

https://x.com/i/status/2019930160578064690

72
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x