Comissão aprova projeto de demissão de servidor público por desempenho

Via Infomoney.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que regulamenta a demissão de servidores públicos concursados e estáveis por insuficiência de desempenho no trabalho.

O PLS 116/2017-Complementar, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) ainda passaria pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). No entanto, requerimento de urgência apresentado pela relatora da matéria, senadora Juíza Selma (PSL-MT), pode levar o projeto diretamente para o Plenário.

Os servidores públicos concursados adquirem estabilidade após três anos de serviço e avaliações periódicas de desempenho. A partir desse ponto, só podem ser demitidos por decisão judicial ou processo administrativo disciplinar. Uma terceira possibilidade, a demissão por mau desempenho, foi incluída na Constituição em 1998 pela Emenda Constitucional 19, da reforma administrativa, mas ainda aguarda a regulamentação para poder ser colocada em prática.

Parâmetro para a eventual demissão, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora, garantindo-se o direito ao contraditório e à ampla defesa. As regras sugeridas no projeto deverão ser seguido nas administrações públicas federal, estadual, distrital e municipal.

O projeto propõe uma avaliação anual de desempenho dos servidores, compreendendo o período entre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano seguinte. Para cada servidor, o responsável pela avaliação será uma comissão formada por três pessoas: a sua chefia imediata, outro servidor estável escolhido pelo órgão de recursos humanos da instituição e um colega lotado na mesma unidade.

A versão original propunha as avaliações a cada seis meses, conduzidas apenas pela chefia imediata. O relator na CCJ, Lasier Martins, resolveu ampliar o prazo por julgar um semestre “lapso temporal muito curto para a avaliação”. O relator também transferiu a responsabilidade pela avaliação de desempenho para uma comissão, explicando que deixar essa decisão nas mãos de uma única pessoa representaria risco de ela acabar “determinada por simpatias ou antipatias”.

Produtividade e qualidade serão os fatores avaliativos fixos, associados a outros cinco fatores variáveis, escolhidos em função das principais atividades exercidas pelo servidor no período. Inovação, responsabilidade, capacidade de iniciativa, foco no usuário/cidadão são alguns dos fatores variáveis a serem observados.

Enquanto os fatores de avaliação fixos vão contribuir com até metade da nota final apurada, os variáveis deverão corresponder, cada um, a até 10%. As notas serão dadas em uma faixa de zero a dez. E serão responsáveis pela conceituação do desempenho funcional, dentro da seguinte escala: superação (S), igual ou superior a oito pontos; atendimento (A), igual ou superior a cinco e inferior a oito pontos; atendimento parcial (P), igual ou superior a três pontos e inferior a cinco pontos; não atendimento (N), inferior a três pontos.

A possibilidade de demissão estará configurada, segundo o substitutivo, quando o servidor público estável obtiver conceito N (não atendimento) nas duas últimas avaliações ou não alcançar o conceito P (atendimento parcial) na média tirada nas cinco últimas avaliações. Quem discordar do conceito atribuído ao seu desempenho funcional poderá pedir reconsideração ao setor de recurso humanos dentro de dez dias de sua divulgação. A resposta terá de ser dada no mesmo prazo.

Também caberá recurso da decisão que negar, total ou parcialmente, o pedido de reconsideração. Essa possibilidade só será aberta ao servidor a quem tenha sido atribuído conceito P ou N. O órgão de recursos humanos terá 15 dias, prorrogáveis por igual período, para decidir sobre o recurso.

Esgotadas essas etapas, o servidor estável ameaçado de demissão ainda terá prazo de 15 dias para apresentar suas alegações finais à autoridade máxima da instituição onde trabalha. O substitutivo deixa claro também que a insuficiência de desempenho relacionada a problemas de saúde e psicossociais poderá dar causa à demissão. Mas só se a falta de colaboração do servidor no cumprimento das ações de melhoria de seu desempenho não decorrer exclusivamente dessas circunstâncias.

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
303 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Enoch Root
Enoch Root
5 anos atrás

1st

Axio
Axio
5 anos atrás

Second.

Banho Dourado
Banho Dourado
5 anos atrás

Third (first olavete)

Banho Dourado
Banho Dourado
5 anos atrás

Infelizmente, pela votação dos destaques de ontem, parece que Bonoro sucumbiu em parte ao fisiologismo do Congresso.
De que adiantou 379 votos pro texto base, se agora estão fazendo vários arregos?
Porra, Bonoro, que decepção.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Claro que ainda assim é muito melhor que um Andrade e um Chuchu.
Vamos ver agora o que sai do pacote anti crime e da reforma tributária.

Libertario
Libertario
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Ele não sucumbiu, pelo contrário. Ele que é o pai dessa aberração.

Banho Dourado
Banho Dourado
5 anos atrás

Isentões não podem reclamar. Era essa articulação que pediram desde o início.
Preparem-se que o Nhonho e o centrão irá dominar o cenário daqui pra frente.
Tá todo mundo elogiando eles.
Parlamentatismo branco virá ainda mais forte.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

*irão

Libertario
Libertario
5 anos atrás

Bom dia!

Agora vai!!!!

SQN…….

g.w. bush
g.w. bush
5 anos atrás

Bom dia folks!
Uma regra tão burocrática que só vai servir pra um funça produtivo perder tempo compondo comissões, diminuindo ainda mais o desempenho geral.

Dirk
Dirk
Responder para  Libertario
5 anos atrás

Amoedo 2022.

Dirk
Dirk
Responder para  Dirk
5 anos atrás

E olha que a Caneta era dos perfis mais bolsonaristas do Twitter. Até umas 2 semanas atrás eu pensava que era de alguém de dentro, inclusive.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Eu sempre vi mais um perfil Liberal ali ….
pouco mais longe dos Conservadores.

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Eu quero saber quem será o Ron Paul Brasileiro

Não temos nada sequer parecido com ele

Viking
Viking
Responder para  Pobre Paulista
5 anos atrás

Paulo Kogos!

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Viking
5 anos atrás

ata

Dirk
Dirk
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Nos últimos tempos estavam defendendo o Bolso com unhas e dentes, as críticas eram sempre em tom de ‘sugestão’. Agora parece que…

comment image

civilizado
civilizado
Responder para  Libertario
5 anos atrás

ahhhh CHOOOOLAAAAAAAAA….kkkkkkk…essa é a melhor parte!!! hehehe

Banho Dourado
Banho Dourado
5 anos atrás

Aquele lixo do Frota convidou a Tabatinha Amaral pra ir pro PSL.
Delegado Waldir, Frota et caterva tudo lixo.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Mas o que que é isso?! O.O

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Pior que procede. >.<

VSF://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/07/11/interna_politica,770062/tabata-o-psl-esta-de-bracos-abertos-para-voce-diz-frota.shtml

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Eu acho que o Frota quer fazer mais coisas com ela além de política

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

Bom dia, pretendentes a vagabundos! Ah, tem alguns que já alcançaram o nível de vagabundagem. Bom dia a esses também. 😀

Concordando com o que PP e Libertário postaram ontem.

Pobre Paulista 11 de julho de 2019 at 17:08
Estava discutindo sobre isso hj de manhã com meu chefe. Na teoria é uma boa idéia, mas na prática será uma ferramenta de perseguição política…

Libertario 11 de julho de 2019 at 18:25
vixi, então quer dizer que pode cair a qualidade do serviço publico?

Mineirausfall 12 de julho de 2019 at 07:51
Concordo em gênero, número e grau com o PP. E, como serviço público, geralmente, é baseado (oops…) em “panelinhas”, pode sim, ocorrer de serem demitidos os mais produtivos (uh-oh… o.o ).

Lembram da estória da formiga demitida?

http://www.pmquality.com.br/ec/administracao-empresarial/naomatesuaempresa/

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Eu conheço a máquina burocrática também.
Panelinhas existem, mas não tem esta de demitir os mais produtivos.
Isso é teoria da conspiração.
Falta é coragem por parte dos gestorea de enquadrar o barnabés que não trabalham, pois já existem ferramentas pra isso.

Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

mas não tem esta de demitir os mais produtivos

Tem certeza?! (MS Windows MODE ON)

O que acontece, é que o pessoal mais produtivo não tem lá muito interesse em “networking”. Frequentemente, são vistos até como “antipáticos”.

(Bem, isso também acontece em empresa privada, mas, no setor público, a meta é dobrada.)

Aí, essa “avaliação de desempenho” vai ser um prato cheio para se livrarem “daquelas criaturas chatas”. Enquanto isso, aquele indivíduo que fica só “encerando”, mas tem um bom “networking”, continua numa boa…

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Discordo em partes. Acredito que alguns bons pagarão pelos ruins. A palavra de ordem é “demissão”. Muitos bons vão rodar pelo motivo acima citado,porém, os próximos que entrarem já entram sabendo que o buraco é mais embaixo, assim, em algum tempo tudo vai se encaixando e melhorando. Seria ótimo se desse pra peneirar só os ruins mas…. os piores são os que conseguem mais “votos” kkkkk FP, funcionários para CIPA, Presidentes…… e por ai vai.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Duas Barras
5 anos atrás

Sou FP
a questão é como vai ser a avaliação
aqui no PR temos por exemplo Emater e Adapar que tem até algo bem organizado para avaliação de desempenho,
mas me preocupa locais com chefia politica.

Paulo Lavador
Paulo Lavador
Responder para  Mineirausfall
5 anos atrás

Não acredito que isso servirá para demitir quem de fato seja produtivo, as panelinhas normalmente deixam esses mais produtivos de escanteio para assumir gerências, funções de confiança e coisas assim, mas pra demitir, não

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Paulo Lavador
5 anos atrás

Exato.

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Bom dia!

Mineirausfall
Mineirausfall
5 anos atrás

Ihh… Voltando pra cripta.

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Hoje vão votar pra professores se aposentarem antes?

Se o PSL votar a favor dessa porcaria não voto mais neles não.

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Reforma já azedou quando tirou capitalização

Agora é só essa palhaçada de briga por privilégios

Não reformou porcaria nenhuma. Daqui a 10 anos vai ter tudo isso aí de novo.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Pobre Paulista
5 anos atrás

Eu chutaria 08 ou 09 anos ….

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Se a reforma não reformar nada…….

U$1.00 = R$5,00 ?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Não agora.
Pois o mercado sabe que é complicado mudar as coisas por aqui…
é sempre conta gota e com muita luta.
Mas não teremos grandes investimentos…serão coisas pontuais.
Mercado de investimento direto está olhando para Ásia e alguns da África.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

ou seja, cagou-se tudo.

Bora trabalhar…

Barnabezinho
Admin
Responder para  Pobre Paulista
5 anos atrás

Dez anos e teremos mais de 300 mil FPs federais aposentando, vai recomeçar o chilique. Uma MERDA.

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Colocaram isso aqui ontem, mas não custa repostar:

https://www.zerohedge.com/news/2019-07-11/scientists-finland-japan-man-made-climate-change-doesnt-exist-practice

Bombshell Claim: Scientists Find “Man-made Climate Change Doesn’t Exist In Practice”

300esparta
300esparta
5 anos atrás
Mineirausfall
Mineirausfall
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Like. rsrs

Duas Barras
Duas Barras
5 anos atrás

Estão com nível muito alto nessa discussão. Muito produtivos x produtivos OK. Srta. Duas Barras é FP, e conheço as companheiras de trabalho. Todas em nível de 20% da capacidade apenas… Srta. Duas Barras trabalha em 40% pra ser destaque, pois sabe que não há como subir de cargo/salário mesmo, usa o tempo livre pra empreender (Errado? é! Mas não sou pai dela.). O nível é muito baixo, gente que trabalha apenas 6 meses por ano, os outros 6 meses é atestado. Isso multiplicado por um país continental…da pra rapar 50% dos FP sem comprometer a “produtividade” ao meu ver.

CVR engraçado disso
Srta. Duas Barras ficou doente e pegou um atestado de 2 dias, os primeiros 2 dias em 3 anos como FP. Virou assunto na casa do servidor. A média de afastamento é de 30% a cada ano por funcionário. Trabalha apenas 70% do ano útil, sendo a 20% da capacidade produtiva… é tenso o negócio!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Duas Barras
5 anos atrás

Estatista RAIZ é foda !
Não fazem porra nenhuma e pegam no pé de quem se esforça mais.
MULLA LIVRE !

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  Duas Barras
5 anos atrás

Normal esse tipo de gente que quer produzir entrar com alguma alteração psiquiátrica… daí acabam entrando no bolo dos vagabundos sem querer
Sinceramente, FP nem deveria existir

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Final Countdown
5 anos atrás

Sei que é um sonho utópico !
Mas deveria ter no máximo 20.000 FP´s na BNN… poucos serviços.
Estado Mínimo é complicado… pois o Estado dá sempre um jeito de crescer .

BolhaPOA
BolhaPOA
5 anos atrás

É, algumas máscaras estão caindo….
Até agora, falaram mal do NOVO, mas é o único que luta contra privilégios, doa quem doer…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  BolhaPOA
5 anos atrás

Fato !
Mas eu sabia que corríamos esse risco do PSL pois tem muito militar e agente da PF representado.

BolhaPOA
BolhaPOA
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Sim, na real não tínhamos opção.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Mas quem sabe foi melhor assim.
O país precisava de um Bolsonaro agora para quem sabe emergir alguém do novo algum dia … Amoeba não pois é fraco… mas quem sabe um Van Hattem um dia.

BolhaPOA
BolhaPOA
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Sim, falei isso pro pessoal, o Bolsonaro vai abrir uma porta pro pessoal do Novo, mesmo que sem querer…

Paulo Lavador
Paulo Lavador
Responder para  BolhaPOA
5 anos atrás

Se o Amoedo deixar o comando o Novo, e passar para uma pessoa como Van Hattem (ou o próprio), seria muito melhor

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

PSL foi um amontoado de gente, oportunistas inclusive
Era previsível que fosse dar merda
Na próxima eleição é que terá maior peneira

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Final Countdown
5 anos atrás

Tomara …
até agora os deputados mais articulados… embasados e que sabem falar são do NOVO.
PSL bem fraco… muita gritaria e pouco conteúdo.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Tem que ficar atento somente a quem poderia colar no Novo …. grandes grupos, etc.

BolhaPOA
BolhaPOA
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Sim, não existe “bonzinhos” no mundo. Eterna vigilância.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  BolhaPOA
5 anos atrás

Eterníssima vigilância.

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Os grandes grupos já fazem parte do novo. Só são espertos e ficam caladinhos.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

A minha teoria se confirma
BNN sempre será Zoada de alguma forma.

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Aqui tudo é entranhado. Novo tem o amoedão de laranja do pessoal que banca a microestrutura do partido. O Novo vai crescer muito, e essa galera vai ganhar poder junto do partido.

Birolho
Birolho
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Mas Barnabé, entranhado sempre estiveram, correto? Porém o NOVO parece ser menos pior que os demais partidos, até aqui!

Então se melhorar geral, não se corromperem, fazer o que precisa, não ficaria o País em uma situação mais confortável?

Eu já disse uma vez, a bancada do NOVO, por enquanto, está se saindo muito bem. Que continuem assim, e o Van Hattem vai se cacifando para cargos maiores, isso é bom!

Barnabezinho
Admin
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Não tenho nada contra o pessoal bom do Novo. Mas não creio no partido.

miltin
miltin
5 anos atrás

Pois é, mas já pensaram no Mantega ou José Eduardo Cardoso avaliando a equipe da Lava Jato ? Então, tem que pensar mais…

miltin
miltin
5 anos atrás

E se os sindicatos dominarem os tais comitês de avaliação, o funcionalismo público vai ter só esquerdola. Catástrofe.

miltin
miltin
5 anos atrás

Minha opinião: funcionário público tem que ter avaliação objetiva, e não subjetiva por chefes, comitês, escambau. Como ? Concurso. Concurso para entrar, concurso para ficar, concurso de metas. Tudo em números, não em amizades.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  miltin
5 anos atrás

Faz concurso com prazo de 10 anos,
quer continuar? faz de novo!

Sideshow Bob
Sideshow Bob
5 anos atrás

Criar dificuldades
Pra vender facilidades
Até 2022 pessoau

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  BolhaPOA
5 anos atrás

Bonoro vai perder muita da militância com esta emenda vergonhosa a favor dos puliça.
Pessoalmente, estou torcendo que isso aconteça.
Não tem justifivativa isso.
Falando nisso, OC tem razão de novo.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Tem a mão do Bonoro nisso, não foi só o PSL.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Em termos fiscais, o impacto até poderá ser pequeno, mas moralmente o impacto é gigantesco.

Paulo Lavador
Paulo Lavador
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Isso não faz sentido, o projeto que ele encaminhou para a Câmara foi o do Guedes, que não tem essas emendas “desidratantes”
Se ele está agindo nos bastidores ou coisa do tipo, não sei, precisa de um fator mais objetivo para afirmar que Bolsonaro é culpado por desidratar a reforma.
Sua única “culpa”, se podemos dizer assim, foi ter arrastado um monte de aproveitador através do PSL, pessoas que “surfaram na onda conservadora” (lembrei do vídeo dos Brasileirinhos).

Dirk
Dirk
Responder para  Paulo Lavador
5 anos atrás

Ele deu discurso falando em resolver o problema dos policiais e está toda a mídia dizendo que ele fez lobby por isso (ele não desmentiu, como costuma fazer), com vários deputados comentando.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Paulo Lavador
5 anos atrás

Bonoro falou durante a semana que os puliça mereciam tratamento diferenciado na reforma.
Isso que no projeto do Guedes já tinha uma aliviada pros puliça.
Tem a mão do Bonoro nisso sim.
Desta vez não é fake infelizmente.
Ele que venha a público desmentir se for mentira.

Libertario
Libertario
Responder para  Paulo Lavador
5 anos atrás
paulo
paulo
5 anos atrás

cvr
eu trabalhei terceirizado num órgão público regulador em brasília.
o sistema de avaliação de desempenho era interessante. o servidor recebia 3 notas:
a. nota que ele próprio se dava
b. nota de colegas de equipe que ele indicava (dois)
c. nota que a chefia dava
ele também avaliava a chefia e muitas equipes eram formadas por chefia e 3 pessoas. então vcs podem imaginar como o sistema era interessante.
nao vai de jeito nenhum

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  paulo
5 anos atrás

uhauhahuahuahuahua
Ai…. ai… que mierda !

Platão
Platão
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Todos os municipios que eu conheço, é mais ou menos assim tb. O servidor se auto avalia e seu parça te avalia tb. Quase unanimidade a nota 10.

Barnabezinho
Admin
Responder para  Platão
5 anos atrás

tinhamos de extinguir 1/3 dos municipios.

Dirk
Dirk
Responder para  paulo
5 anos atrás

O sistema que conheço é assim: o servidor se autoavalia e depois a chefia faz a avaliação. O formulário é bem detalhado e algumas perguntas não são objetivas (por exemplo, quem teve mais de uma falta justificada no ano não progride).

Na prática, 9 entre 10 chefias dão 10 pra todo mundo… Já pegaram no meu pé porque me dei nota baixa em vários quesitos.

Ultimamente soube de alguns casos de demissão, mas sempre porque o servidor foi além na sacanagem , não só por desempenho.

Dirk
Dirk
Responder para  Dirk
5 anos atrás

*falta não justificada

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Dirk
5 anos atrás

É avaliação 360 isso ai. É uma ferramenta de RH utilizada em larga escala.

Barnabezinho
Admin
Responder para  paulo
5 anos atrás

Aqui no órgão é exatamente isso.

Viking
Viking
5 anos atrás

Quem avalia os avaliadores?

Barnabezinho
Admin
Responder para  Viking
5 anos atrás

Os avaliadores, ué.

rgsul
rgsul
5 anos atrás

Eu sou FP e o sistema de avaliações não funciona…..nunca vi funcionar….as vezes dá vontade de vender tudo e parar de plantar qquer coisa…. 😛
Inclusive na iniciativa privada em uma empresa que eu estava o sistema 360º foi desenvolvido por mim, e recebi algumas vezes solicitações de alterações de nota em offline….”um pequeno ajuste de notas”…..imagina tu vendo aquilo….

rgsul
rgsul
Responder para  rgsul
5 anos atrás

na minha opinião o único sistemas de metas que eu vi funcionar e que deu para controlar de perto é o de vendas….a loja tem que vender 100mil reais….tem tantos funcionarios…divide por eles….cada um bate sua meta e ganha sua comissão…loja inteira batendo meta o gerente ganha sua comissão e os vendedores uma comissão “extra”….ali tem números reais…vida real…e o camarada vai ficar no desafio de vender….

rgsul
rgsul
Responder para  rgsul
5 anos atrás

e coloca o base de cada um numa média que façam com eles corram atrás de meta…senão tu paga 1500 de base e um camarada se satisfaz com 1500 por mês….mas se não bate em 4 meses eh desligado…4 meses direto sem bater meta nenhuma…

Barnabezinho
Admin
5 anos atrás

Bom dia! semana toda meio enrolado, e o blogue estava abrindo mal e porcamente no trabalho, hoje magicamente as coisas se ajeitaram…

Sou FP federal, e pra mim isso nao muda nada: quem trabalha mais será mais severamente avaliado, quem trabalha menos não sera sequer achado pra avaliação. Por mim, pode avaliar à vontade, não muda nada mesmo.
Aliás, esta avaliação aí já faço tem 7 anos. Serve muito pouco – só vi funcionar quando o chefe queria punir desafetos e concorrentes.

RecrutaZero
RecrutaZero
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Por aqui é a mesma coisa. Pra mim não muda nada, eu trabalho mesmo. Só se algum chefe implicaro comigo e querer botar no meu rabo. Kkkkkkk…

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Marcel van hattem > Bonoro 2022

Barnabezinho
Admin
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Se não for o Moroman, bem que podia ser o hatten, dos poucos que tem sangue pra fazer a parada correr bem.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Vai ter 36 anos !
eita…

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

ó a parada… haha…

Final Countdown
Final Countdown
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Quem é o amigo do MBL no cenário político nacional?

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Final Countdown
5 anos atrás

Doria?
Vao articular um do Centrão podem esperar, um novo FHC
o bolsonaro se não errar em nada grave deve deixar a terra arada e pronta,
se errarmos a mão vem outro mula no periodo de bonança e k-h em tudo

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Libertario
5 anos atrás

Ruschel tá mal informado. A emenda dos puliça é só pros federais, não entra os estaduais.
Mesmo que entrasse os estaduais, não justifica. Pague melhor os puliça, nâo precisa aposentar aos 53.

Barnabezinho
Admin
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

O Ruschel falou exatamente isso, que o PM estadual não entrou nesta parada.

Pajé
Pajé
5 anos atrás

Órgão público, homem público, dinheiro público, repartição pública, interesse público, aposentadoria pública…
Parece que todos os problemas que atrasam o país tem a palavra “público” como apêndice.
Deixo público o meu protesto e a minha aversão a essa palavra.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Pajé
5 anos atrás

2

Pobre Paulista
Pobre Paulista
Responder para  Pajé
5 anos atrás

Opinião pública

rgsul
rgsul
Responder para  Pajé
5 anos atrás

problema do serviço público começa no gerenciamento…

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Pajé
5 anos atrás

Lembrem que o Golden Shower foi feito em local PÚBLICO.

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Enquanto tem gente sonhando em aposentar-se ao 53 anos…
tem dono de comércio que não quer parar nunca e ter mais de 200 lojas

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Eu com 70 anos quero ser guia de turismo na Itália ou Grécia !
Ευχαριστώ!

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

LIKE 😀

Pajé
Pajé
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Pois o que o Brasil está precisando desesperadamente é de gente com a mentalidade do dono de comércio que você citou.

300esparta
300esparta
Responder para  Pajé
5 anos atrás

Pra ser achacado por fiscal e sindicalista?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Por isso que eu falei Itália e Grécia… com escritório na Estônia.

Pajé
Pajé
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Sei do que você está falando, 300esparta. Meu falecido pai foi dono de mercearia por um tempo e eu o vi ser humilhado por fiscais arrogantes e prepotentes. Dói até hoje na minha lembrança.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Pajé
5 anos atrás

2

Birolho
Birolho
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Eu já vi uma FDP, era Veterinária, que fez com que os pequenos produtores e comerciantes, de uma pequena cidade, colocassem fora peças de queijo. É um disparate o poder que alguns boçais acabam tendo. Dar uma sova de laço nestes vagabundos para aprenderem a ter humildade e respeito!

bolha buritis
bolha buritis
5 anos atrás

Oi

Toda vez que o tópico é de FP, o UGO coloca a foto da sala de controle que o Barná trabalha.

Barnabezinho
Admin
Responder para  bolha buritis
5 anos atrás

Sacanagem, nego tira a foto e explana…

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Descobriram seu Quartel General .

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Gostei da foto do tópico
a funça jogando paciência e grávida

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

P.S. a filha da nossa comadre mora em Caxias do Sul
trabalha em empresa que fabrica componentes de carro
demitiram 30 funcionários desde o começo do ano
e agora 03 estão grávidas incluindo ela… as 03 afastadas com a lei beneficiando (vão no postinho e pegam atestado médico)
ela estava comemorando.

p.s. ficou 03 anos desempregada

agora imagine o ânimo dessa empresa. Demanda deles bem baixa e agora 03 funcionárias custando e não produzindo.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Nunca mais assinarei uma carteira de trabalho na vida !
Pandeiro feat. Rolando Massinha.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

eu não assino mais de mulher pelos motivos citados acima.

PODE ME PRENDER!

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  300esparta
5 anos atrás

TEJE PRESO !!!!!!!!!!!!!!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Aquela era de milhares de carteiras assinadas não veremos mais…
será a PEJOTIZAçÂO da Economia, aliado com a MEITIZAçãO e Autonomitação ….
uber, ifood, james, etc. kkkk
Tudo regado a Dollynização de um belo banho de guaraná !

Birolho
Birolho
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Eu tenho uma, na equipe, que está de licença maternidade e retorna daqui 14 dias. Não tive problemas com ela, raramente faltou e colocou atestado. infelizmente terei que desligar em função da baixa demanda.

Já outro setor aqui da Empresa tem um grávida que toda semana coloca atestado. Já havia sido demitida, porém estava grávida de 1 mês, quem demitiu não sabia. Ela entrou na Justiça e teve que ser readmitida. É dose.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Birolho
5 anos atrás

PUTA QUE VAI PARIR !

300esparta
300esparta
5 anos atrás

Médicos do blog…..

Ontem eu estava pensando que agora que o Bolsonaro liberou americanos pra entrarem no Brasil sem precisar de visto e contando que as cirurgias lá pra quem não tem plano de saúde custa uma enorme fortuna…..

Vcs não se beneficiariam vendendo serviços pra esses gringos ??
Eu sei que tem muito americano que vai pra India fazer tratamento, porém no Brasil é bem mais perto e tb culturalmente mais próximo….

Falei besteira ou existe um mercado ai?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Existe sim…. e para a Odontologia é mais forte ainda.
Eu sei porque tenho clientes em Illinois que vem muito ao Brasil fazer isso.
P.S. São cidadãos americanos. Então fazem o que dá no Medicare e procedimentos específicos fazem no SUS ou clínicas bananenses.

Juliana
Juliana
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

procedimento estético so faco na bnn. e dentista aqui vou com uma brasileira. dente e suvaco de europeu é uma coisa triste.
Ja ouvi um dentista aqui dizer q “nao precisa de fio dental todo dia pq as vezes o dente é tao junto q nao entra comida” (sério).

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Juliana
5 anos atrás

kkkkkk
triste realidade.
Tô falando… a mulher brasileira é a mais limpinha e mais bonita do planeta.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Brasil pode não ter $$$$ e nem segurança….

Mas no quesito mulher e churrasco estamos no paraíso. Não existe lugar melhor no mundo do que aqui.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

O problema é a praia onde a mulher brasileira toma banho.
Não tem higiene que a salve.

Luke Bolha
Luke Bolha
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Dentista aqui é super barato comparado com outros países, e sim, isso é bem visível no sorriso! Conheci uma pessoa que ficou mais de um ano sem o dente da frente por conta do preço de um implante lá, enquanto aqui custa menos de 2 mil bonoros.

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Amigos tão se lascando pra fazer transplante capilar, 20.000,00 BRL pra fazer 2 mil folículos. Enquanto isso, o Erdogan tá transformando a Turquia na Meca dos carecas, $ 2500,00 com estadia.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  bomberman
5 anos atrás

até bolhista me escreveu sobre isso
rapaz…..
Istambul para implante capilar.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

e funciona isso?

Tenho maior medo dessas coisas, porém não queria ficar careca……. 🙁 hieaoiheoa

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Não tenho muita informação sobre isso.
Confesso que me surpreendeu essa demanda.
Mas Turquia caiu muito o preço de tudo….

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

moeda desvalorizada.

bomberman
bomberman
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Funciona, mas depende de onde vc faz. Dá uma olhada nesse canal: https://www.youtube.com/channel/UC1bYy2UZ6CKAobnzh0iBUmQ
Ps: Esse cara não recomenda fazer na Turquia, mas acho ótimo pq ele entrevista os médicos brs.

Bruno L
Bruno L
5 anos atrás

É possível confirmar a veracidade disso?

Procure se informar melhor, antes de criticar. Esse regra especial de 53/52 só irá alcançar uma parcela reduzida, do quadro atual da PF/PRF, no máximo 5% e quanto a integralidade e paridade é uma correção da omissão feita por governos PTistas que deveriam ter enviado um PL de …— FranklynGeorge2 (@George2Franklyn) July 12, 2019

Bruno L
Bruno L
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

..Lei Complementar para regulamentar a aposentadoria dos Policiais após EC41/03 e não o fizeram. Fora isso, todo o restante do efetivo irá pra 55 anos e quem entrar depois da PEC o valor da aposentadoria será o teto RGPS.

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

integralidade e paridade é a coisa mais Imoral que pode existir.
Um ser que defenda isso num país com tanta pobreza como a banania merece ser enterrado com todo o dinheiro acumulado acima do teto do Inss.

Libertario
Libertario
Responder para  Bruno L
5 anos atrás

Ué, ele basicamente confirmou que se trata de um privilégio.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Libertario
5 anos atrás

Não concordo, pra mim é todo mundo no mesmo barco e depois se virem pra fazerem as suas
mas mas mas pelo que deu a entender e que sejam os ultimos nisso é uma quase regulamentação de algo que ja existe.

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Dúvida,
e quem passa concurso da PF ou PRF aos 42 anos!?
como calcular isso!?

Bruno L
Bruno L
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Eu acho que tem que ter 20/15 (homem/mulher) anos de atividade policial.

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

É TODO o tempo de trabalho, averbado. Se o cara nunca trabalhou de CTPS, e entrou aos 42 na PF, nao se aposenta com integralidade. Pois terá 28 anos de trabalho com 70, e na “expulsória” ele vai levar um redutor pois mesmo tendo os 20 anos de trabalho na função, não cumpre os 30 mínimos e não poderá estender o trabalho. Perde uns 5%. Mas creio que na vida real irão dar 100% neste caso, embora seja quase impossível.

SE o cara tem tempo anterior de CTPS ou FP, este tempo é computado normalmente via averbação, e a conta corre normalmente.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Barnabezinho
5 anos atrás

Valeu !

Birolho
Birolho
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

E eu tenho outra dúvida: nos concursos não existe idade limite? Muitos cargos sim!

Barnabezinho
Admin
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Concurso tem limite quando há exigência de aptidão física. PF é até 45 anos, por exemplo. Serviço federal, não tem limite estrito mas órgaos tem limite, normalmente 60 anos.

From_The_Tower
From_The_Tower
5 anos atrás

Não tenho certeza mas li por cima
que o destaque foi aprovado
contribuição minima para homens ficou nos 15 anos….
o texto previa 20 anos

eu já tenho 15 (somatória de todos os meses) … com 37 anos de idade.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

falando de RGPS

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

“O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta sexta-feira (12), uma mudança na reforma da Previdência que reduz de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que homens possam se aposentar. A mesma redução havia sido concedida às mulheres na comissão especial da Casa. A alteração foi aprovada com 445 votos favoráveis. Mesmo com as mudanças, para ter direito à aposentadoria os homens precisam atingir uma idade mínima de 65 anos e as mulheres, de 62 anos… –

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

Vai dar merda isso aí
Para o autônomo a melhor coisa vai ser parar de contribuir um tempo… guardar dinheiro e mandar ver no final da carreira….
mas o que vai explodir na BNN é mesmo o tal do BPC…é um incentivo ao não recolhimento.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

uma amiga da minha mãe com baita sobrado quitado e carro novo na garagem conseguiu… BPC…. contribuiu 05 anos apenas na vida.

Barnabezinho
Admin
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

BPC vai ser extinto, pela reforma.

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
5 anos atrás

32 anos com 15 de contribuição e 18 trabalhados…. tá bom?

Barnabezinho
Admin
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Eita

Me dei bem

40 anos e 17 de contribuição para 21 trabalhados…

Birolho
Birolho
Responder para  300esparta
5 anos atrás

Tá só no início, cuide bem da sua saúde, vai precisar dela muito ainda! E a tendência, depois dos 40, é só piorar!

Trabalha mais para sustentar a casta dos funças, especialmente judiciário e política!

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  300esparta
5 anos atrás

perai,
mas vcs estão esquecendo da idade minima,
ou suprimiram isso? tendo só tempo de contribuição ja vale?
E tem os fatores, não é só ter 15 anos de contribuição e idade minima q vai lá e pega.
o que me incomoda é o cara receber mais tempo aposentado do que contribuiu, não tem logica isso.

RecrutaZero
RecrutaZero
5 anos atrás

Meu instagram de ontem de noite até agora de manhã:

3 propagandas de franquias, sendo um de pizzaria, uma hamburgueria e uma churrascaria.

Todas prometendo retorno fácil e valores que desconfio que sejam reais.

A maioria da galera metendo o pau nos comentários e muitos do meio entrando pra falar como é a realidade. KKKKKKKKKKKK…é engraçado!

age df
age df
5 anos atrás

Calma choovens… a midia fala muita besteira…. Tao incluindo ate o sistema socieducativo federal nesse tal destaque….so que esse sistema nao existe…hahaha

Birolho
Birolho
Responder para  age df
5 anos atrás

Concordo!

Pode não ser a melhor reforma, mas é o que temos para o momento. Estivemos 30 anos nas mãos dos esquerdolas, em 6 meses não temos notícias de roubos e maracutaias no governo federal, só fofocas por parte da mídia. Sabíamos que o desmame não seria fácil!

Pessoal tá muito pessimista! O pouco que se fez já é muito comparado com a m… que estava.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Oi.
Foi mal, sou meio pessimista.
Prefiro pecar pelo excesso de zelo.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Não se trata de exigir resultados em 6 meses.
Qualquer governo eleito faria reforma. Até o Andrade. Lula fez em 2003 também.
A questâo é esse privilégio imoral dado aos puliça.
53 anos com salário integral e paridade?????
Que merda é essa????

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Ratifico.
E fico assustado em ver euforia no mercado e em pessoas.

Birolho
Birolho
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
5 anos atrás

Óbvio que isso aí f…. e o Bolsonaro ajudou, e muito, com esta merda. Mas também não é para tanto o pessimismo!

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Calma que tem ainda a reforma dos mitares, com integralidade e paridade, obviamente.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Birolho
5 anos atrás

O problema é que permaneceu a tese do centrão: “vamos fazer uma reforma menor do que 1 trilhão, porque senão ninguém segura o Bolsonaro.”
O problema maior é o de sempre: políticos achando que vão manter um caos sob controle.
No fim, não há solução.
Vou para o meu plano B.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Birolho
5 anos atrás

Amigo, quer passar pano nessa imoralidade, passa.
Óbvio que o governo tá mandandl bem.
Mas essa merda não tem justificativa.
Quer “valorizar” os puliça? Dá aumento, aprova lei que dê respaldo pra ações deles,etc.
Dar aposentadoria com 53 anos e salário integral é criar uma casta.
Não falo mais.

Flyn
Flyn
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Polícia legislativa????
Cambada de vagabundos e ainda vão aposentar mais cedo.
Justifica com PM dos estados, mas esses viados de terninho no ar condicionado? Vsf

Bruno L
Bruno L
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Tem que falar sim, pra ver se muda no Senado. Só não pode cair no discurso de “se mudar no Senado, volta pra Câmara e atrasa a reforma”.
Tem que pressionar.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

mas eles não tem regime próprio?
ou vao ficar sempre no teto do inss?

Barnabezinho
Admin
Responder para  age df
5 anos atrás

Nego exagerou forte na pedição…kkk…

Mente do Mal
Mente do Mal
5 anos atrás

Bom dia, gente danada!

https://youtu.be/qM0dnE0WDzA

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Mente do Mal
5 anos atrás

Ironias de Walter Lantz…

bolha buritis
bolha buritis
Responder para  Mente do Mal
5 anos atrás

Tópico, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

MrCitan
MrCitan
Responder para  Mente do Mal
5 anos atrás

Cabe como uma luva nos dizeres da bandeira da republica bananense.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Mente do Mal
5 anos atrás

Isso aqui é um baú de estereótipos bananenses progressistas:

https://www.youtube.com/watch?v=q7azuHGn8gk

Dirk
Dirk
5 anos atrás

Uma notícia da terrinha hoje me deixou triste.

Em janeiro aconteceu isto:
https://notisul.com.br/seguranca/142950/dono-de-mercado-atira-em-2-ladroes-durante-assalto-em-tubarao-um-bandido-morreu

Hoje o mercado fechou definitivamente… Após o ocorrido, o movimento caiu, dono e família passaram a ser constantemente ameaçados de morte. Tentou arrendar, mas não deu certo.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Eu mandaria isso para o Sérgio Moro e para o Paulo Guedes.
O crime ainda manda em alguns lugares.
Se o crime proibir a população de frequentar algum lugar, quem poderia se opor, na situação atual?

Dirk
Dirk
Responder para  Mente do Mal
5 anos atrás

Não é uma região dominada pelo crime… Apesar de ser um bairro pobre, é bem longe disso. Creio que o movimento caiu mais por trauma com o tiroteio à luz do dia.

https://goo.gl/maps/FkhtUtCZr8aq9xgQ8

Pessoal acabou migrando para o concorrente, que é maior, tem segurança e fica em rua mais movimentada.

Mente do Mal
Mente do Mal
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Ok.
Mas eu mandaria para o Moro mesmo assim.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Caraca, que lugarzinho bacana!
Pra manter isto aí tem que armas a maioria dos residentes ali.

windville
windville
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Complicado isso já virou rotina aqui infelizmente, principalmente nos bairros mais afastados.

Flyn
Flyn
Responder para  Dirk
5 anos atrás

Tristeza grande, aqui sp muitos comércios fechando. Não só pela violência, mas pela crise. Um absurdo!

civilizado
civilizado
5 anos atrás

Ihhhh…noto que estão desidratando essa reforma previdenciaria…era para ser de 1 tri a economia ….tssss,tssssssss,tsssssssss…

civilizado
civilizado
5 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk…e ele da onde vem?!?!?!?!?!?!
“Bolsonaro vem do esgoto da política”, diz Boulos
Na quinta entrevista da série de conversas com candidatos ao Planalto em 2018, em análise aos seis primeiros meses do governo, Boulos diz que a falta de unidade da oposição foi o que levou Jair Bolsonaro à vitória

Colmeia
Colmeia
5 anos atrás

Currículo versus QI (Quem Indica), na seleção em uma vaga :

” Sobre cargo de embaixador: Eduardo Bolsonaro diz que “já fritou hambúrguer nos EUA” ”

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/cargo-embaixador-eduardo-bolsonaro-diz-fritou-hamburguer/

MrCitan
MrCitan
Responder para  Colmeia
5 anos atrás

Ainda bem que eu votei no príncipe!

Banho Dourado
Banho Dourado
5 anos atrás

Escrevam ai: essa palhaçada da emenda dos puliça vai é desidratar a militância do Bonoro.
Mesmo que não diminua tanto no fiscal, a militância raiz não vai aceitar calado isso.
BONORO, pelamordeus, vá a público e diga que foi o PSL que fez essa sacanagem!!!
Se não fizer isso vai perder apoio.

Mat
Mat
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Eu particularmente depois dessa dos policiais fiquei muito decepcionado com Bolsonaro/PSL.
Queria um governo sem sindicalistas, só isso.

opagan style
opagan style
Responder para  Banho Dourado
5 anos atrás

Dias atrás eu falei que o gov já estava cansando, isso de ontem sobre a PF e o filho dele, foi a pá de cal para largar mão desse governo, por mim que o gov se exploda junto com essa previdência, que o Guedes saia e que volte a merda que era antes. Não tem mais como discutir com que era contra o gov, os caras estão privilegiando na cara dura, entao que agora vá buscar votos com o federais, pq o meu ele não tem, talvez se o Brasil voar ate 2022 sim, mas é toda semana uma polemica diferente. O gov ainda vai precisar que a pop vá as ruas, ele que chama os PF pra ir, pq pra ir e passar vergonha nesse nível, eu estou fora.

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  opagan style
5 anos atrás

Amigo, se Bonoro não vir a público explicar essa vergonha, eu largo de mão.
Não tem desculpa isso.
Se fosse pra fazer este tipo de merda eu tinha votado no Chuchu.

civilizado
civilizado
Responder para  opagan style
5 anos atrás

senhores as pedras sempre estão contadas…independentemente de quem vai para o poder…

Mat
Mat
5 anos atrás

Comprei dólar latinha hoje
Avaliando vender um pouco mais de ações

Mat
Mat
Responder para  Mat
5 anos atrás

Estou com uma leve sensação que o senado vai dar uma certa embaçada e desidratada na previdência.
Talvez suficiente para em algum momento febril levar o dólar para uns 3,95 de novo.
Confesso que errei ao não vender meus cambiais nos 4,11.
Só tem um policial na câmara, não percebi que ia passar tão azeitado o esquema todo.

civilizado
civilizado
Responder para  Mat
5 anos atrás

é que eu falo…essa reforma vai ser bem desidratada , ruim pro o governo que queria 1 tri de economia…nota-se aí viés ideológico…vai passar mais passar uma reforma magra que não ajudará muito o Bolso…para se reeleger é isso que oposição quer..

Mat
Mat
5 anos atrás

Esta proposta de aposentadoria para os PF são um escárnio com a sociedade.
Vão cravar esse negócio na constituição. Munição ad eternum para os vermelhos. Qualquer perito PF com 10 anos de casa já ganha 30 mil por mês, salário de general! Onde vai parar isso?

Final Countdown
Final Countdown
5 anos atrás

Tem que lembrar a todo mundo que ano passado se dizia que não seria fácil?
Que o estamento burocratico vinha com tudo?

Banho Dourado
Banho Dourado
Responder para  Final Countdown
5 anos atrás

Final, me desculpe, mas nessa o Bonoro se junto ao estamento burocrático dos puliça.
Bonoro sempre foi corporativista quando deputado, mas achei que ele tinha se redimido disso.