Vamos lá. Estourou a barragem da Vale em Brumadinho. Morte anunciada daqueles coitados que trabalhavam na empresa. Caso certo, pois já ficou claro que o probema destas barragens não é de projeto, mas sim de operação. No caso anterior, em Mariana, e neste, a estrutura estava OK, verificada. Havia projeto bonitinho de manejo, certinho. Alvarás, documentação, engenheiros assinando tudo. Deu merda.

Porque dá problema? porque ninguém é punido. Quando você não pune, dá a sensação de que o mal foi menor e abre caminho para novas tentativas de obter resultados com o mal causado. Sem punição o erro é perdoado tacitamente, e o que era punível vira mera reclamação. No caso de Mariana não houve punição alguma. O Estado foi leniente com a SAMARCO. Porque a Vale seria mais criteriosa, cuidadosa em seus projetos?

Essencialmente temos dois motivos para que este tipo de problema especificamente ocorra:

  1. A Vale não é exatamente uma “empresa privada”. Quase 30% de suas ações e proporção similar de ações com poder de voto estão nas mãos do GOVERNO. Obra obviamente do nosso demônio encarcerado e seu estrupício de montaria. Os fundos de pensão de BB, CEFU4, e Furnas, são donos de quase 25% da empresa e têm poder de decisão e voto, podem escolher políticas, definir investimentos, até no limite, escolher quem manda na empresa. O sea, a Vale foi semiestatizada à moda venezuelana pelo PT. Os fundos de pensão estão ligados pela holding LITELPar, no gráfico.

2. Assim sendo, quem é dono vai se autopunir como? Como um antigo e inerte DNPM iria punir a Vale? ou o inepto IBAMA? ou sabe-se lá mais quem? Piora. Pois quem deveria fiscalizar era o governo do Estado de MG. O mesmo que negligenciou recomendações técnicas de “vai dar merda” no caso de Mariana, autorizou de boas a duplicação da capacidade de produção da mina de Brumadinho. Não fazem três meses desta autorização e a barreira de rejeitos da mina estoura por excesso de capacidade. Já deu pra entender que quem fiscaliza é ingerente sobre o fiscalizado. MG era do PT até 31/12/2018.

Desta forma juntamos interesse do Estado em beneficiar pequenos grupos  em detrimento da sociedade com a inépcia deliberada do Estado a fim de preservar os interesses de pequenos grupos – a fim de gerar mais lucro, e riquezas para seus apaniguados.

Enquanto isso, seu amigo comunista bovinamente acusa o presidente ATUAL pelo problema, alegando que a mudança radical no IBAMA seria causa do desastre – quando a estrutura anterior do IBAMA é PARTE do problema. Tenham paciência, mandem eles à puta que pariu. Desonestidade e canalhice tem limite. Sobre o fugitivo cuspidor, amanhã eu falo.

 

P.S: Um bom texto, sem fontes, do Instituto Liberal. Eu sei que o que está aí são fatos OK, por isso replico. OS dados que citei acima, pesquisei ontem diretamente no site da Vale.

wwx.institutoliberal.org.br/blog/rompimento-barragens-por-que-ninguem-sera-punido/

12+
  • Hans Ribentrop 26 de janeiro de 2019 at 08:06

    Bom dia, apesar das notícias reais,
    Bom dia, apesar das notícias falsas!

    0

  • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 08:07

    Bom dia.

    Mas a SAMARCO era privada…. não sei se cola não…

    2+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:14

      Metade da SAMARCO é da Vale.

      6+

      • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 08:17

        esqueci desse “PEQUENO” detalhe…

        Quem sabe agora com Moro e Bolso alguém seje de fato culpado e pague por isso.

        2+

        • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:24

          Pelo menos já bloquearam 1 kkk das contas da Vale logo de cara. Quero ver o JB, se ele toma decisão rápida sobre o caso.

          3+

    • Hans Ribentrop 26 de janeiro de 2019 at 08:17

      Que diferença faz entre [ublica e privada? O que vale é a falta de punição! Ser estatatal não garante nada! Lembre-se do elevado Paulo de Frontin, em São Paulo, Paulo, Chernobil e a passarela que recemtemente desabou, tabém em São Paulo! Todas de responsabilidade do Estado!Não é o caso de ser público ou privado! É o caso de falta de punição gerando descaso! Governo devri determinar as regras e punir com mão de ferro quemm as descumprise. Com certeza, rapidinho as empresas tomariam a egurança como algo sério!

      0

  • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 08:18

    Agora vcs imaginam eu morando do lado da Itaipu.

    2 países: Brasil que estourou 2 barragens e Paraguai que não é bem caprichoso assim…..

    1+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:23

      Itaipu é outro tipo de projeto. Quem a construiu não foram petistas. Aquilo lá foi pensado pra resistir a bombardeios, ataque nuclear. Cair, não cai.

      9+

      • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 08:24

        na teoria é tudo lindo.

        2+

        • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:33

          Itaipu foi inaugurada em 1975. Não é obra petista. Engenharia no braço, na prancheta, coisa inédita no mundo. Eu passo por cima de uma obra dessas quase todo dia – a Ponte rio x niterói -, e não, aquilo não cai. Estas obras foram feitas muito acima do gabarito técnico, era outro tempo. Gastaram muito ali, o negócio é realmente complexo.

          13+

          • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 08:38

            Em 25 de janeiro de 2019, ocorreu um rompimento na barragem do córrego do Feijão, construída pela mineradora Vale S.A. para contenção de rejeitos de minério de ferro.

            Tá na wiki, estou procurando a data da construção da barragem, mas não achei nada.

            Enfim, ela foi criada pra outro destino, não é barragem pra geração de energia. Acredito que seja uma construção totalmente diferente.

            1+

            • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:50

              Exatamente.
              A barragem de lá de Brumadinho foi obra da FERTECO, ano 1976. Barragem deste tipo aí é de sedimento, é o peso do contenido que sustenta a barreira. Barreira cheia é mais estável do que vazia. A vale informou que a barragem estava desativada.

              1+

            • Viking 26 de janeiro de 2019 at 13:15

              essas barragens de rejeito sao feitas de terra, apenas. nao tem nada a ver com uma hidreletrica, por exemplo

              0

    • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 08:38

      Coeficiente de cagaço, ops, segurança é bem alto…..KKK

      Bom dia e ótimo sábado.

      1+

      • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:50

        bom dia… Tem de ser assim, né?

        1+

        • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 08:54

          Bom dia Barna. Tem que ser, não são só softwares modernos que falham ?

          1+

          • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 08:56

            Tu vai deixar o 300 assustado, para com isso.. hahaha…

            1+

            • Birolho 26 de janeiro de 2019 at 09:13

              O 300 é o Civilizado do PR, allas pucha!

              Itaipu foi muito bem feita, uma obra invejável feita pelos Milicos. Selo de Qualidade! Quem puder conhecer vale a pena, faça o tour lá dentro, muito legal!

              Ademais, que comecem a incriminar os responsáveis por estes desastres, situação muito complicada para a Região, os nativos é que sofrerão por anos com tudo isso.

              3+

              • bolhadetz 26 de janeiro de 2019 at 12:21

                Hidrelétrica não tem nada a ver com essas de conter lama….porém, existem boatos de que Itaipu também podia ser usada como arma de convencimento (hermanos hostis poderiam ser alagados em parte)……mas isso é coisa de teorias da conspiração.

                1+

    • Joselito 26 de janeiro de 2019 at 10:56

      Tem diferença enorme entre barragens de hidrelétricas, água, e barragens de rejeitos né?

      1+

      • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 11:14

        Sim, toda.

        0

        • Low Profile 26 de janeiro de 2019 at 12:49

          Video com alguns exemplos de como são as barragens de rejeitos.

          3+

          • Low Profile 26 de janeiro de 2019 at 12:50

            E aqui um documentário sobre Itaipu.

            1+

  • Hans Ribentrop 26 de janeiro de 2019 at 08:22

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_P-36

    Estatal não significa melhor segurança

    0

  • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 08:56

    Uma nova teoria

    Em todo o mundo, os governos sempre gastam de mais e sempre precisam aumentar os impostos: de vez em quando, um deles propõe uma reforma tributária para afinal ajustar o orçamento, mas logo o circulo vicioso de gastos e deficits dá mais uma volta…

    No seu primeiro governo (1981/1984), o pres. Reagan ensaiou uma revolução liberal, baixando os impostos e estimulando o empreendedorismo, mas ao fim de quatro anos, o Congresso tinha conseguido impedir cortes mais importantes nos gastos, especialmente em subsídios.

    A mesma coisa tentou seu contemporâneo na França, o socialista Mitterrand, mas com motivação inversa: ensaiou a tributação sobre heranças e sobre outros aspectos do capital, provocando um enorme êxodo de pessoas e bens, logo revogando as medidas para aguentar seu longo mandato (1981/1995) numa postura tradicionalista de centro esquerda.

    Onde quer que se tente coisa semelhante, o capital foge, com sua enorme maleabilidade, rapidez e esperteza.

    O ministro Paulo Guedes tem uma nova proposta sobre o assunto: pretende sugerir alguma tributação sobre o capital, sob a premissa de que na transição para que se ajuste a situação fiscal, além de austeridade eficiência nos gastos, é preciso ampliar a arrecadação, encurtando o tempo necessário para o ajuste.

    Sua teoria, exposta em conferência para empresários em Davos, nesta semana, é de que é inadiável aliviar o peso dos tributos sobre vários aspectos do consumo e da produção, transferindo o encargo para algo que, segundo ele, não gera riqueza…
    Dessa maneira, além de tornar a tributação mais eficiente economicamente, estaria sendo atendido um anseio por uma distribuição mais justa da carga dos impostos, ao juizo da proposta.

    Ao fundo, está a confiança em que, ajustado o orçamento, aberta e liberada a economia, em breve o desenvolvimento seria retomado e muitos dos novosencargos dessa reforma tributária poderiam acabar também sendo reduzidos.

    O problema, mais uma vez, está no detalhe da proposta: tributar a distribuição de lucros das empresas é inconstitucional, por ser bitributação, enquanto que onerar outros ganhos de capital é difícil, pouco prático e acaba redundando no “caso Mitterrand”…

    Causa espécie que a equipe liberal da Economia não tenha fé no mercado de ações e no empreendedorismo como fonte para o progresso economico e social do país, pela via do coletivismo participativo.

    Ao invés de tributar a distribuição de lucros, esta deveria ser incentivada sob o conceito das companhias abertas, um modelo ideal para combinar com um regime de capitalização para a Previdência Social.

    Por que juros pagos a credores são dedutíveis para fins fiscais e o mesmo não é permitido aos dividendos pagos aos sócios, que fornecem capital não exigível ?

    O aumento de participação da sociedade na política via redes sociais é outro aspecto sugerindo que estamos maduros para otimizar o desenvolvimento da economia via mercado de ações, incrementando a poupança popular e sepultando de vez a má politica como condutora de nossos destinos.

    Jayme Ghitnick

    3+

  • Julio 26 de janeiro de 2019 at 09:17

    Alguém falou que é fácil ser bandido no Brasil?

    Ainda bem que o PT endureceu com os donos de barragens:


    Altera o Decreto nº 5.113, de 22 de junho de 2004, que regulamenta o art. 20, inciso XVI, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 20, caput, inciso XVI, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990,

    DECRETA:

    Art. 1º O Decreto nº 5.113, de 22 de junho de 2004, passa a vigorar com as seguintes alterações:

    “Art. 2º ……………………………………………………………….

    ………………………………………………………………………………….

    Parágrafo único. Para fins do disposto no inciso XVI do caput do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, considera-se também como natural o desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.” (NR)

    Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 13 de novembro de 2015; 194º da Independência e 127º da República.

    DILMA ROUSSEFF
    Miguel Rossetto
    Gilberto Magalhães Occhi

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.11.2015 – Edição extra

    4+

    • Low Profile 26 de janeiro de 2019 at 13:01

      Ou seja, pega nada.

      1+

    • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 14:46

      8 dias após a queda da barragem de Mariana. Que FDP é essa mulher.

      0

    • Jr 26 de janeiro de 2019 at 15:31

      O decreto trata de liberar a movimentação de FGTS, pelo que entendi. Não diz nada de liberar os donos das barragens de eventuais crimes… Não é isso?

      2+

      • Zelão 26 de janeiro de 2019 at 18:29

        Sim. A insinuação é apenas má-fé do Julio. Esse mesmo papo rolou na época de Mariana. Houve impunidade, leniência, sim, como no tópico. Mas isso não tem nada a ver com esse decreto, que na verdade ajuda empregados afetados.

        1+

        • Julio 26 de janeiro de 2019 at 20:19

          Ma fé é o *******, abiguinho. Primeiro, você já ouviu falar em interpretação subsidiária da lei?

          Segundo, já me viu defendendo petista, esquerdista, comunista?

          2+

          • Zelão 26 de janeiro de 2019 at 23:23

            Sobre subsidiariedade, interpretação subsidiária, não vou nem comentar. Agora sobre má-fé e desonestidade, não interessa se está de acordo com o que vc pensa dos seus amigos ou inimigos. Ainda assim é má-fé ou desonestidade.

            0

            • Julio 27 de janeiro de 2019 at 12:35

              Não me meça pela sua régua.

              Não entende o que eu falo e me acusa de ser desonesto por isso?

              0

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 09:41

    Bom dia Muquis!
    Eu aqui no pós operatório da cirurgia no quadril. Já em casa.
    Deus tenha misericórdia dessas pessoas em Brumadinho.

    6+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 09:56

      Eita, boa recuperação aí!
      E só Deus mesmo, povo ali sofreu muito… que merda.

      2+

    • Viking 26 de janeiro de 2019 at 13:16

      melhoras!

      0

    • Intendente 26 de janeiro de 2019 at 13:56

      Melhoras!

      0

  • g.w. bush 26 de janeiro de 2019 at 09:41

    Bom dia. Excelente tópico, o ponto principal é a punição, e isso vale pra todos os crimes. Com Mariana a turma da Vale recebeu o incentivo para continuar com os mesmos procedimentos de operação e níveis de risco.
    Outro ponto é que parece que as barragens “começaram a romper” pois atingiram sua idade máxima. Esse dado de operação provavelmente não era sabido há 15 anos. Devem existir mais de 100 barragens de mesma idade com parâmetros semelhantes de operação. E elas irão romper. A saída é um plano de redução de danos, com retirada de populações de áreas de risco. Seriam bilhões de indenização. Acho que não vão acontecer, então é esperar novas tragédias.

    5+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 10:00

      O lance é: Quem fiscaliza, e monitora a vida útil destas barragens e o processo de desativação? a Vale ja disse que a barragem que rompeu estava desativada. Mas como estava desativada se ela rompeu após ter sido autorizado o aumento de produção da mina???

      3+

      • g.w. bush 26 de janeiro de 2019 at 10:06

        Este é o ponto, NMHO não tem como saber a vida útil, pois não existiam dados consistentes para previsão. Não sou geólogo, mas imagina que as barragens são projetadas para condições vigentes no início da operação. 40 ou 50 anos depois, os depósitos interagem com o solo, existem movimentos sísmicos acumulados, regime de chuva totalmente diferenciado, etc. Resumindo: o teste real de operação começa a mostrar a vida útil dessas barragens. E não há legislação ou fiscalização que mude isso.

        5+

        • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 10:34

          Tem isso. A barragem era de 1976. Supondo o desastre de Mariana como ponto de partida era de se presumir que – assim como os viadutos de SP – aquele tipo de obra tem uma vida útil a ser estimada e os procedimentos de desativação tinham de ser controlados à risca pelas autoridades de fiscalização.

          1+

    • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:18

      Tem um link técnico pra esse “vão romper”.. acho que não funciona bem assim!!

      0

  • Renan.Spolon 26 de janeiro de 2019 at 10:13

    O que me preocupa é Angra Dos Reis-RJ e suas usinas nucleares…

    Sei que tem fiscalização internacional, mas o brasileiro corrupto e incompetente sempre dá um jeito de dobrar a meta. O pior deles é o ignorante com iniciativa, que é o cidadão que não sabe nada de nada com as coisas, todavia não para quieto e saí fazendo merda a rodo.

    3+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 10:34

      Angra I e II são gambiarras seguras, acredite… o.0

      1+

  • Renan.Spolon 26 de janeiro de 2019 at 10:15

    Lembrete: Tem encontro monárquico com a presença do S.A.I.R. Dom Bertrand em São José Dos Campos-SP acontecendo agora as 10:00, infelizmente não pude ir, vou no próximo! 😉

    2+

    • 300esparta 26 de janeiro de 2019 at 10:28

      Vou deixar esse video aqui e ir pro Paraguai!

      Vlw, FLW !

      4+

      • Caiscas 26 de janeiro de 2019 at 12:36

        Muito bom o vídeo

        2+

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 10:35

    Barnabezinho
    Eita, boa recuperação aí!
    E só Deus mesmo, povo ali sofreu muito… que merda.

    1+

    Obrigado, parceiro..

    1+

    • bolhadetz 26 de janeiro de 2019 at 12:23

      Melhoras aí …

      0

  • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 11:53

    Estou indignado.

    Merda de pais. Nem o povo de Mariana foi indenizado ainda.

    2+

    • Barnabezinho 26 de janeiro de 2019 at 11:53

      somos lixo.

      1+

      • windville 26 de janeiro de 2019 at 12:35

        Infelizmente uma tragédia, o momento agora é tentar achar sobreviventes e dar suporte rápido aos feridos. Depois buscar os culpados além de prendê-los. O novo livro do Nassim Taleb Ariscando a Própria Pele fala sobre isso, a questão de dar punição a quem toma decisões. Ele comenta muito a questão de não confiar em quem não arrisca a própria pele, pois geralmente esse pessoal comete erros graves que afetam a vida de várias pessoas e não são punidos.

        5+

  • Viking 26 de janeiro de 2019 at 13:09

    boa tarde.
    mais uma tragedia, anunciada, pra variar.
    eu vi uma ótima análise sobre como ela poderia ter sido evitada e repostei no meu outro blog:
    Até quando? A tragédia de um mecanismo mal desenhado
    http://libergeo.blogspot.com/2019/01/brumadinho-mecanismo-incentivos.html

    1+

  • Viking 26 de janeiro de 2019 at 13:18

    pergunta: essas barragens, com o tempo, vao ficando secas, ou ela fica lá eternamente cheia de lama?

    1+

    • Low Profile 26 de janeiro de 2019 at 13:45

      Não sou especialista, mas depende muito do clima. A chuva pode molhar a lama seca e voltar a fazer lama. Depende muito dos sistemas de escoamento de água e produtos químicos utilizados podem influenciar.

      3+

  • Final Countdown 26 de janeiro de 2019 at 13:50

    Errata do post
    Onde lê-se probema, o correto é pobrema

    3+

    • Final Countdown 26 de janeiro de 2019 at 13:51

      Donde conclui-se que tem MUITO filhadaputa no estado bananense
      Bota 20-30 anos pra higienização dessa merda

      1+

      • Final Countdown 26 de janeiro de 2019 at 13:52

        Resultado dA ausência de responsabilidade social associada à impunidade

        1+

  • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 14:06

    bahhh hoje esta sendo só noticias trágicas …

    Notícias
    Três jovens morrem e três ficam feridos a tiros na Cidade Baixa
    Crime ocorreu na madrugada deste sábado na rua João Alfredo

    isso em Poa…dizem que está relacionados com trafico de drogas…só não sabem se atingiram pessoas traficantes…ali tem muiiiiiitoos jovens…

    0

  • Julio 26 de janeiro de 2019 at 14:39

    Descobrir o que a família Bolsonaro tem, não tem, fez, deixou de fazer, o que comeu no almoço do dia 11 de julho 2009 é fácil.

    Difícil é descobrir quem pagou os advogados de Adélio.

    7+

  • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 14:44

    Ônibus é achado com mortos em Brumadinho, diz porta-voz dos Bombeiros
    Número de óbitos vai aumentar, segundo tenente Aihara. Em Cachoeira, 15 famílias que estavam ilhadas foram resgatadas com vida com auxílio de helicópteros.

    0

  • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 14:46

    Lebbos volta a cobrar multa de R$ 31 milhões de Lula no caso triplex
    Brasil 26.01.19 14:37
    A 12ª Vara Criminal de Curitiba voltou a cobrar nesta sexta-feira a multa de R$ 31 milhões de Lula referente aos custos processuais e reparação de danos no caso triplex…

    2+

  • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 15:08

    Israel vai fornecer tecnologia para ajudar nas buscas em Brumadinho

    1+

  • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 15:10

    Cuba? Venezuela? Não. Jean Wyllys vai pra Espanha

    Wyllys decidiu se mudar para o continente europeu. O ex-BBB anunciou que irá renunciar seu terceiro mandato como deputado federal por causa de ameaças.
    Segundo Jean Wyllys, a Espanha foi escolhida devido ao idioma, não pelo fato de ser na Europa, bem distante das ditaduras comunistas que o psolista tanto admira.

    O futuro ex-deputado quer lecionar em universidades locais, diz o “Estadão“.

    Na carta deixada para colegas de partido, Wyllys disse que formou a convicção de que precisava ir embora após as revelações sobre envolvimento de milicianos do Rio de Janeiro, cidade onde mora, com a morte da vereadora Marielle Franco, conforme noticiou a RENOVA.

    1+

    • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 15:44

      Vai pra Paris FDP

      1+

      • Jr 26 de janeiro de 2019 at 15:47

        Ué, em Cuba e na Venezuela o idioma também é o espanhol, kkk

        7+

  • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 15:57

    Olhando no Maps, parece que a área que cedeu era de terra firme, a água estava escondida por baixo

    https://www.google.com.br/maps/@-20.1183846,-44.1225891,1143m/data=!3m1!1e3

    0

    • Nilson 26 de janeiro de 2019 at 16:56

      Na minha cidade tem uma mulher jurando que a água do lago de uma hidrelétrica aqui próximo pode inundar toda cidade kkk
      Eu falei que não, controlam nas comportas…

      0

    • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 18:39

      além de 6b de bloqueio mais multa de 250 mi…

      0

  • Formiga atomica 26 de janeiro de 2019 at 18:45

    Vai vendo

    2+

    • Hans Ribentrop 26 de janeiro de 2019 at 21:45

      É o que tem para o momento, Existe outra opção?

      0

      • Formiga atomica 26 de janeiro de 2019 at 21:54

        Não sei.

        0

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 18:56

    Pessoal, obrigado pela solidariedade!

    Sobre a Vale, há muitas reflexões sobre o futuro da empresa, oportunidades de compra na baixa e questões éticas para não investir etc… não tenho opinião firmada ainda… o que acham?

    0

    • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 19:19

      siga direitinho as recomendações médicas quanto ao periodo de recuperação que é tão importante quanto a cirurgia…rsrsrsr e um rápido restabelecimento!!
      Quanto ao comprar ou vender a Vale3…vai de cada um…como esse mercado é de oportunistas não vejo maiores problemas negociar este ativo…

      1+

    • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 20:04

      Comprar pra que? Investir ou traidar?

      Pra traidar (daytrade) talvez tenha alguma oportunidade na segunda, quem vai mandar é a ADR nos EUA que só abre 12:30. Ela exagerou na queda iintradiária e voltou acho que uns 7% nos EUA. Pra trade nem pensar em comprar amanhã, dependendo da barra que deixar até uma operação short seria uma oportunidade.

      Pra investir, já em Mariana fiquei com um pé atrás com a Vale, achei que a empresa era séria e não aconteceria mais isso. Depois dessa, não coloco 1 real nesta empresa, a ação pode ir a 1000 reais. Lembrando do link do Hidden ontem falando em 45 barragens com risco de estourar.

      Tô igual o Stormer, tô fora de Cias aéreas e VALE3.

      Li em algum lugar que a IRBR se livrou dessa por não ter renovado o contrato de seguro com a Vale.

      1+

      • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 20:05

        *Pra swing trade….

        0

  • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 19:23

    Leudo ao vivo

    Governo pediu quebra de sigilo telefônico na região, suspeita de atentado. Será ?

    0

    • Dioclésio 26 de janeiro de 2019 at 19:36

      Do zap:

      Uma fonte ligada a ABIN confirmaram nessa tarde que a Polícia Rodoviária Federal deteve nessa tarde, próxima a cidade de Itaguará, cerca de 68 km de Brumadinho, um venezuelano e um cubano.

      O carro em que viajam estava em alta velocidade, houve troca de tiros e um terceiro homem foi morto durante a perseguição.

      Uma funcionária que sobreviveu a tragédia, confirmou ter ouvido uma explosão antes do rompimento da barragem. A fonte informou ainda que o Venezuelano é Juan Pablo Mercês, ex guerrilheiro das FARCS, possui 7 mandatos de prisão na Colômbia. O cubano é Antonio Cabalero, conhecido instrutor da Polícia Secreta do Governo Castro, condecorado com a Estrela Vermelha, por sua atuação destacada em ações de sabotagem na guerra civil de Angola

      Até agora o interrogatório apurou que várias células terroristas venezuelanas se infiltraram no território nacional , desde a vitória de Bolsonaro no primeiro turno das eleições, em outubro.

      O objetivo das células são promover atentados terroristas visando sabotar as principais atividades econômicas que compõe as exportações brasileiras, aprofundando a crise econômica e , ao mesmo tempo, frustrando a abertura econômica conduzida por Paulo Guedes.

      As células tem como alvo estradas, linhas férreas e portos da infraestrutura de exportação de soja e carne bovina. Barragens e estradas de ferro da Vale e plataformas e oleodutos da Petrobrás.

      As ações vinham sendo planejadas para início de março, com objetivo de frustrar as votações da reforma da previdência no Congresso, outro item fundamental para recuperação econômica.

      No entanto, o reconhecimento do governo brasileiro de Juan Guaidó como presidente da Venezuela, anteontem, as ações foram antecipadas.

      A ABIN , Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, prosseguem as buscas por mais 5 células terroristas infiltratadas.

      fonte: ODB- Observatório Direita Brasileira

      2+

      • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 20:10

        Com certeza, não duvido disso.

        2+

      • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 20:12

        será possível?

        1+

        • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 20:14

          Leudo ta batendo nisso desde ontem.

          1+

          • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 20:15

            ahhh com toda a certeza o governo está em cima….

            1+

      • Dioclésio 26 de janeiro de 2019 at 20:19

        Desconsiderem. Confirmado que é fake.

        1+

  • Formiga atomica 26 de janeiro de 2019 at 19:28

    700 barragens em Minas Gerais.

    0

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 20:21

    Obrigado pelas dicas!

    Civilizado, esse pós operatório de ATQ é muito punk!

    Mas a cada dia me sinto muito melhor!
    Valeu!

    1+

    • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 20:21

      Boa recuperação, Longa

      0

  • Pobre Paulista 26 de janeiro de 2019 at 20:27

    Pu Taquipa Riu

    Caiu o mundo em SP. Fiquei 2H dentro do carro, desviando de alagamento.

    Contei umas 12 árvores caídas entre a av. Bandeirantes e Hélio Pelegrino (nesta caiu uma árvore enorme que interditou a pista inteira)

    1+

    • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 20:35

      Cadê a lancha PP? Verão em SP tem que subir a lancha do litoral…..kkk

      0

      • Pobre Paulista 26 de janeiro de 2019 at 20:37

        O pior é a porra do aplicativo de mapa te mandando pro meio do alagamento kkkkk

        Ainda bem que eu conheço bem as quebradas.

        0

        • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 20:52

          Sujou o Bentley de barro ?

          2+

          • Pobre Paulista 26 de janeiro de 2019 at 21:20

            O problema mesmo eram as árvores caindo… Tinham muitas mesmo

            0

    • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 21:27

      bahhh se essa chuva for para Minas …vai ser pior!!

      0

      • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 21:29

        Tempo mudou aqui e dizem que choveu lá.

        0

        • civilizado 26 de janeiro de 2019 at 21:33

          bahhh ai ferra mais…

          0

  • bolha buritis 26 de janeiro de 2019 at 20:51

    AO VIVO, Brasil pela direita

    TERRORISMO OU IRRESPONSABILIDADE? EVENTOS BIZARROS ACONTECEM NA AMERICA DO SUL!

    0

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 20:54

    Valeu Bolha!

    PP aqui no RJ ontem o céu caiu também!

    0

  • Pobre Paulista 26 de janeiro de 2019 at 22:01

    Perdi essa treta aqui

    Não sei o que aconteceu mas estou do lado do corote kkkkk

    1+

  • Ugo 26 de janeiro de 2019 at 22:05

    BREAKING: Venezuela withdraws its demand that US diplomats leave the country within 72 hours

    0

    • Pobre Paulista 26 de janeiro de 2019 at 22:10

      Admiro cada dia mais o Alexandre Garcia

      0

  • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 22:09

    Amazon Brasil já deu aquela “tropicalizada”.

    Liquidação na página inicial: Tudo pela metade do dobro

    0

  • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:09

    Boa noite mukis…. na verdade, péssima ne!!!

    … alguns fatos das tragedias:

    Em Mariana já ficou provado que os monitores mostravam problemas muito sérios e a leitura deles foi descartada ou ignorada… CRIME!!!

    Em Brumadinho SE que a vale afirma (auditoria em set e medições em Jan) numa mina inerte ….algo tá totalmente fora de contexto, não era pra ruir!!! Prefiro aguardar

    Alguns dizem que o método construção (parede de rejeitos, 60% mais barato) é a razão da tragédia… não bem por aí, sem bem feito e be mantido, monitorado e fiscalizado !!!!

    Por último… os bolivarianos são uma bhosta e a estrutura societaria ajuda a complicar ainda mais ter uma fiscalização independente sim!!!

    0

  • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:16

    Longa Manus
    Bom dia Muquis!
    Eu aqui no pós operatório da cirurgia no quadril.

    Eita que houve meu caro? Eu diz saphorrai a quase três anos… tive uma ruptura de labro, tipo um menisco que atua sobre a cabeça do fêmur!!! Por esforço e genética , um lado do meu fêmur e mais reto que normal…

    No dia seguinte tava em casa, comecei a pedalar no dia2 e larguei a muleta em 30dias!!! Me recuperei bem, fiz ótima fisio nos primeiros 2meses mas depois vacilei… hoje da pra jogar um vollley!!!

    Melhoras aí, capriche na fisio e depois na musculação, aonde vacilo!!abs

    1+

  • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 22:19

    Pra terminar o dia, meu VTNC pro pessoal do Facebook (são muitos) postando foto de cachorrinho cheio de barro.

    Vão a merda tb além do VTNC.

    São mais de 30 mortos, 250 desaparecidos nessa irresponsabilidade dessa empresa de merda.

    Vou dar minha pequena contribuição e socar venda nela toda vez que ela der sinal. ?

    1+

    • Pé Vermelho 26 de janeiro de 2019 at 22:23

      Falei isso agora pouco aqui em casa,

      milhares de vidas foram destruidas,
      sonhos se foram
      e os caras vem me mostrar uma vaca cheia de lama?
      Hj está mais facil vc latir e pedir ajuda do que como humano ser ajudado.
      ps. não desmereço as situaçoes onde os animais devam ser ajudados.

      3+

      • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 22:25

        Aposto e ganho que esse pessoal que posta cachorrinho todo enlameado não doou 10 reais sequer.

        1+

  • Investidor 26 de janeiro de 2019 at 22:24

    Ah, esqueci da última.

    Cadê o Zema?

    0

  • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:25

    Sapphora envolvendo os “pobres animalzinhos” virou uma loucura… classe merdia então, pira…. não pagam condomínio, pendurados no carta e com três auauau dentro de um apê mínimo!!! Aí vão pra rua e largam os coitados sozinhos latindo…

    CVR do meu prédio, assim como em muitos!!!

    3+

  • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:26

    Só pra constar… em Nikiti, depois da tragedia do morro do bumba, aonde uma montanha de lixo matou um monte, nada ruim mas….

    http://colunadogilson.com.br/niteroi-esta-atolada-no-seculo-passado/?fbclid=IwAR3513pE7T2RiWItjpV4zTzQdR_tLC4MF0bE8WDiACPeWspo0j_ox3kDeMk

    0

  • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 22:31

    Nada aver, tudo a ver…. e muitos deles Ainda tão nos órgãos do desgobienro federal incluindo meio ambiente, etc ….

    Ahhh a morte do roger, motivos e investigação rolou aqui ontem

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI231505-15223,00-DE+ROGER+PARA+DILMA.html?fbclid=IwAR2lYBzGfLRUw_7v6BpCwF27xHb7uRmJKQlbrQQtyRBt7zQtl6BemPfFwjs

    0

      • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 23:41

        Homens ….. bahhhh isso non ecxziste Mais!!! Hehehe

        0

        • Zelão 26 de janeiro de 2019 at 23:44
          • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 23:54

            DNote: What you will find below is not so much a long blog post, but a short ebook; approach it as such. At over 20k words, it will probably take an hour or two to read, and surely even longer to process

            NemLy & NemLerei… oPTo por ver um jogão da NBA nas próximas duas horas Boston x Golden States!!!

            Primeira vez desde 1975 que um time bota em casa 5all stars, no caso o GWS!!! Segue o fluxo

            0

      • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 23:51

        Há questões distintas entre homens héteros e gays, cis e trans, negros e brancos, por exemplo, mas que também dialogam entre si. “É importante pensar, porém, que existe um conceito de masculinidade normativa e hegemônica, que é a do hétero, branco e de classe média. O que gera com que as outras experiências acabem tachadas como masculinidades subalternas, mas que são subalternizadas”, disse.

        Entendeu? Nem eu!!! Depois dizem que escrevo por metáforas e hieróglifos!!! Hehehe, pode ser mas CUrso não dou….

        0

  • Longa Manus 26 de janeiro de 2019 at 23:37

    Hidden, eu tive uma doença chamada Calvet Leg-Perthes aos dez anos.
    Fiquei com uma severa coxartrose no quadril esquerdo, cujas dores e dificuldades convivi por 40 anos.
    Estava protelando, até chegar o momento em que não pude mais enrolar.
    Que bom que deu tudo certo com você!
    Estou fazendo fisioterapia em casa e indicação para ficar 30 dias com muletas.
    Depois musculação, hidro , RPG…etc..
    Estou focado na recuperação da minha qualidade de vida, pois somos um mero sopro, um fogo fátuo, efêmero.
    Não quero deixar mais minha vida escorrer entre os dedos do tempo, sem quere-la aproveitar o máximo possível, eis que já passei da linha inconsutil, que medeia o antes e o nunca mais..

    1+

    • Hidden (aquele) 26 de janeiro de 2019 at 23:45

      Caraca …. inconsutil =sem costuras!!! Eita vamos aprendendo…

      Assim como sobre essa doença que não conhecia, mas vc deve ter penado mesmo!!! Tomara pra recuperação ser ótima e que vc tenha vida com qualidade, que não tem preço!! Abs e capriche na fisio…

      1+

  • Longa Manus 27 de janeiro de 2019 at 00:08

    Valeu!
    Meu filho foi à Mariana com um grupo da igreja Batista ajudar, à época daquele desatre da Samarco.
    Ficou arrasado com mais essa calamidade.
    Aliás, todos ficamos. E o mais inacreditável de tudo isso é que tem gente tentando fazer política com isso.
    Puta que pariu. ..
    Boa noite a todos..

    1+

  • Hidden (aquele) 27 de janeiro de 2019 at 00:27

    CVR de Vitória ES e o pó preto da Vale!!! Longo mas vale (trocadilho infame) ler e entender como se chega a Mariana e Brumadinho …

    Extraído do face….

    Eduardo Moreira
    8 h ·
    De um dos meus grupos de whatsapp hoje sobre o acidente da Vale.

    Um dos amigos, no calor da comoção gerada pelo novo acidente com barragem da VALE em Brumadinho, matando pessoas e destruindo ainda mais o meio ambiente, perguntou “ONDE ESTAVAM OS FISCAIS?”.

    Isso foi o que meu outro amigo, morador de Vitória há décadas, respondeu:

    A VALE é a maior poluidora de Vitória há 40 anos, e nada acontece.
    Na cara de todo mundo, numa capital de estado, não lá no meio do mato numa pequena cidade refém da Vale.

    Cresci acreditando que um dia teríamos o problema da poluição do ar ao menos amenizada, mas o problema só aumentou nos últimos 20 anos. Inclusive com expansão e novas usinas de pelotização autorizadas para funcionar.

    Porque será?! Será que a maioria dos vereadores e deputados ao longos de todos esses anos não se elegeram com vultuosas verbas de campanha “doadas” pela Vale. Será que não são esses caras que ajudam a indicar os diretores de IEMA, SEMAM, etc…

    Propagandas escandalosas dos benefícios ambientais da VALE saem nos principais jornais de Vitória quase que diariamente. Os dois maiores parques da cidade são bancados pela VALE, com bichinhos lindos e árvores pomposas pra fazer piquenique, e monitores da VALE ensinando para as crianças como a VALE faz tanto pelo meio ambiente…

    Em 2007, uma vitória parcial: para deixarem a VALE construir a oitava usina de pelotização (isso mesmo: OITAVA USINA!), ela teria que contratar empresa independente pra fazer a análise quantitativa e qualitativa da poeira de Vitória e caracterizar suas fontes. Tá no diário oficial, em Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela VALE.

    2019 e até hoje nada foi feito…
    Essa análise é atestado de óbito pra Vale. Porque ela sempre argumentou que a poluição de Vitória é da construção civil, dos carros, etc…. Mas basta que as usinas dela parem de funcionar por algum problema, e o ar de Vitória já é outro em poucos dias.

    Em 2013 surgiu uma nova ONG que estava conseguindo fazer barulho e incomodar a VALE. O presidente a frente da ONG bastante aguerrido e com suporte técnico pra contra-argumentar as mentiras da VALE. Resultado? Seu presidente está falido e cheio de dívidas pra dar conta das dezenas de processos que a VALE está movendo contra ele.

    Será que o judiciário está imune ao poderio financeiro da VALE?

    Um vizinho meu, ex-engenheiro da VALE, resolveu se unir à comunidade e fazer parte de um grupo de trabalho junto com o ministério público pra fazer pressão sobre a questão ambiental da Vale. Resultado? Num primeiro momento, recebeu polpudas propostas pra voltar pra Vale! Negou. E depois de negar passou a ser ameaçado…

    Sempre que a pressão aumenta contra a VALE, começa o discurso de sempre: ah, mas a VALE emprega 7.000 pessoas na Grande Vitória. Ah, mas a VALE gera tanto de imposto pra cidade.
    Pura balela. Basta que ela faça direito, gastando mais com o controle ambiental.

    O mais incrível foi revelado em 2016, quando o atual prefeito também resolveu se insurgir contra a VALE para aplicar multa por despejo direto de minério no mar, que foi filmado pela Polícia Federal.

    Mas aí encontrou um problema: a legislação vigente só permitia o valor máximo de multa de ….
    Está sentado? R$77.000,00. Isso mesmo. Setenta e sete mil reais!!!!!!

    “O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, explicou que as multas têm caráter punitivo, mas não isentam as empresas de reparar os danos ambientais provocados. “Publicamos na segunda-feira o decreto majorando o valor das multas, que antes não passavam de R$ 77 mil. Agora, fica muito mais caro poluir do que resolver o problema. “

    Quem será que estabeleceu este limite ridículo?! A quem interessava ter multa tão ínfima?!

    O prefeito mudou a legislação e aplicou a maior multa da história: R$34 milhões.

    Aí vem outro problema:

    “Vale recebeu 19 multas, no ES, em 15 anos e não pagou nenhuma.
    Sanções foram aplicadas por Vitória, pela Serra e pelo Iema.”

    Ficam anos brigando na justiça, e muitas vezes encontram brechas pra se safar.

    Ou seja. O sistema é foda meu amigo.

    Te espero em Vitória pra tomar um chope e te mostrar o escárnio que é a poluição do pó de minério da Vale.

    Só não vamos poder tomar este chope na varanda, porque ela fica inutilizada de tanto pó preto do minério….

    2+

    • Hidden (aquele) 27 de janeiro de 2019 at 01:19

      Pra situar os mukis… a grande Vitória tem umas 5cidades e soma perto de dois milhões de bananoides, sede do desgobienro estadual e coisa e tal … lá se limpa o chão umas 2/3vezes dia e varanda desvaloriza apê !!!

      2+

  • Ugo 27 de janeiro de 2019 at 00:47

    UÉ UÉ

    Ministério da Justiça diz que homem que ameaçava Jean Wyllys está preso desde 2018

    2+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.