Em Cuba, “às vezes não há nem água para enganar o estômago”

Via MSN.

Falta de farinha de trigo para produzir pão subsidiado agravou a crise alimentar na ilha caribenha. A DW convesou com dois aposentados cubanos que detalham a situação e como estão a enfrentando.Está faltando pão em Cuba, um alimento básico cuja escassez simboliza a gravidade da fome que atinge o país caribenho.

O pão subsidiado é vendido por um peso cubano, e os moradores têm direito a um número limitado de pães por mês, anotados em um cartão de racionamento.

Mas está faltando farinha de trigo para produzir o alimento. Em padarias privadas, ainda é possível encontrar pão, mas a um preço muito mais caro e inacessível para boa parte da população.

O governo reconhece a falta de pão, e diz que o problema continuará pelo menos até final de março.

O Food Monitor Program, um observatório que monitora a segurança alimentar em Cuba, afirma que parte dos cubanos está desnutrida. E que muitas escolas não oferecem mais café da manhã aos alunos, e um almoço insuficiente.

Uma pesquisa do Observatório Cubano de Direitos Humanos publicada em setembro passado apontou que 88% dos cubanos viviam em extrema pobreza, situação que força muitos a tentar emigrar.

Protestar nas ruas é uma alternativa apenas para os destemidos. A última onda de manifestações, em 2021, foi duramente reprimida pelo governo e muitos acabaram presos.

A DW entrou em contato com dois aposentados no leste do país por meio do Food Monitor Program. Eles relataram como estão lidando com a situação, mas preferem permanecer anônimos. Por esse motivo, vamos chamá-los de Alicia e Felipe. Cuba tem hoje cerca de 1,6 milhão de aposentados, segundo dados estatais.

DW: Como é um dia comum em sua vida? É difícil conseguir pão?

Alicia (80 anos): A primeira coisa que faço é ver se a água está chegando para que eu possa bombeá-la para as caixas de armazenamento. Depois, vou à bodega para comprar o pão subsidiado. A bodega fica aberta entre 8h e 12h e depois entre 16h e 18h. É preciso ir cedo porque a senhora que faz as entregas sai um pouco antes das 11h e só volta à tarde, que é quando a maioria das pessoas chega do trabalho. Às vezes você chega cedo à bodega, mas o pão demora muito para chegar, porque é feito na padaria. Então você tem de ir à bodega várias vezes para ver se já chegou.

Felipe (78 anos): Eu me levanto cedo, entre 5h e 5h30. Depois, dou uma longa volta nas lojas, mercados e na bodega para ver o que chegou e se há algo que eu possa comprar para casa. Por exemplo, estamos no final de fevereiro e ainda faltam alimentos, entre os cinco ou seis que chegam mensalmente pela cesta básica. O pão é a primeira coisa que procuro pela manhã. É praticamente a única coisa que se pode comer no café da manhã, pois não há mais leite ou iogurte, e até mesmo o café é escasso.

Quanto tempo geralmente demora a fila para comprar pão subsidiado?

Alicia: A fila para comprar pão na minha bodega não é muito longa agora porque somente os aposentados vão lá. A essa hora, as crianças estão na escola e os pais estão trabalhando. Mas isso depende de cada bodega. Minha sobrinha enfrenta uma longa fila porque em sua bodega eles fazem o pão ali mesmo e a área para a qual essa bodega entrega é muito grande. Antes era mais fácil comprar pão extra na bodega, mas desde a pandemia está muito mais difícil, porque às vezes nem chega tudo.

Felipe: Minha bodega fica perto, a meia quadra de distância. Quando vejo uma fila grande, vou para casa e espero para ir um pouco mais tarde; caso contrário, espero para comprar na padaria, o que geralmente leva cerca de 15 minutos. Outras pessoas que não moram tão perto têm de ficar na fila por muito tempo pela manhã, o que pode levar cerca de uma hora.

Você também compra pão em padarias particulares? Qual é a situação nelas?

Alicia: Às vezes, é preciso comprar pão de padarias particulares ou de pessoas que vendem na rua. Mas nem sempre é possível fazer isso, porque é muito caro. O pão subsidiado da bodega custa 1 peso, mas na padaria particular custa 25 ou 30 pesos por pão. Um igual ao da bodega. Os de crosta dura ou outros tipos de pães vendidos em padarias particulares ou lojas de doces podem custar até 500 pesos ou mais. Nos estabelecimentos que cobram preços médios, mas fazem pães de boa qualidade, há filas enormes. Você pode ficar na fila por duas horas.

Felipe: Sim, as padarias particulares costumam ter filas curtas, cerca de 15 minutos em média. As padarias estatais também costumam oferecer a opção de comprar o chamado “pão liberado”. Nesse caso, as filas que vejo duram cerca de duas horas, pois há muito mais demanda e o preço é um pouco mais baixo do que nas particulares.

Embora eles geralmente ofereçam pão na maioria dos dias, o principal problema são os preços. Por exemplo, os pães costumam custar cerca de 25 pesos cada um, portanto posso gastar facilmente entre 200 e 500 pesos quando compro pão para casa. Na minha casa, meu filho e meus netos também compram pão, mas, por exemplo, em cinco dias de fevereiro nos quais comprei pão gastei 200 pesos. Depois comprei em dois dias pacotes de bolachas, por 300 pesos cada, porque não havia mais pão. E ontem, no dia 25, tive de gastar 700 pesos em bolachas. Até agora, neste mês, isso soma quase 1.500 pesos só em pão. Minha pensão é de 1.600 pesos. Como você pode ver, não tenho dinheiro nem para comprar pão para toda a minha família.

Para quantas pessoas em sua casa você precisa comprar pão?

Alicia: Há seis pessoas morando na minha casa e duas delas não estão no registro estatal. Portanto, elas não recebem pão da cota. É difícil porque há duas crianças em idade escolar em casa e é preciso garantir o pão delas para que não saiam para a escola com o estômago vazio. O pão que sobra, às vezes, cortamos em fatias e fazemos torradas para que pelo menos todos nós possamos comer uma fatia, mas geralmente também guardamos para o lanche da tarde das crianças, que chegam da escola famintas, porque o almoço lá é tão ruim que elas estão sempre com fome.

Felipe: Somos sete pessoas em casa, mas um dos meus netos mora conosco três ou quatro dias por semana.

Você sentiu fome recentemente ou já foi para a cama sem comer?

Alicia: No meu caso, raramente fui para a cama sem comer porque a sobrinha com quem moro prioriza a minha alimentação e a dos filhos dela. Mas é comum que ela faça apenas uma refeição por dia porque não há o suficiente para que todos nós façamos três refeições por dia. Há também muitos idosos na vizinhança que estão sozinhos, porque seus filhos ou parentes foram embora ou não querem cuidar deles. Eles passam muita fome e dependem apenas do que podem comprar na bodega, que não é suficiente nem para uma semana. No dia em que o pão não chega, eles ficam com o dobro da fome.

Felipe: Graças a Deus, eu não passei fome. Mas sei de pessoas que passam. De vez em quando, algumas pessoas passam lá em casa pedindo algo para comer, principalmente pessoas mais velhas. Elas dizem que estão com fome e pedem pão ou algo para comer. Além disso, perto da minha casa há um idoso que mora sozinho e várias vezes tive de lhe dar um pão para que ele comesse alguma coisa. Não sei se eles dormem sem comer, mas durante o dia eles passam fome.

O que você gostaria que mudasse em Cuba e o que planeja fazer no futuro se a situação não melhorar?

Alicia: Não sei, mas algo tem de mudar. A única coisa que resta para a minha geração é ficar sozinha. Os jovens estão deixando o país porque ninguém consegue suportar a fome. Os poucos que fizeram alguma coisa acabaram na prisão. Nós, idosos, estamos ficando cada vez mais desamparados porque o Estado não cuida de nós. Às vezes, acho que as pessoas do governo estão esperando que morramos, assim terão que distribuir menos pão.

Em Cuba, há fome de muitas coisas. Como explicar a uma criança que diz estar com fome que você não tem comida para dar a ela, porque às vezes não há nem mesmo água para enganar o estômago. É muito difícil conviver com isso. São crianças que crescem achando que a fome é algo natural, quando não deveria ser.

Felipe: Eu gostaria que o sistema governamental mudasse. Se a situação não melhorar, não tenho para onde correr. Acho que vou ter de ficar aqui até morrer de fome. Pela minha idade, só me resta esperar se as coisas continuarem a piorar. Talvez um dia o povo saia às ruas, como aconteceu em 11 de julho de 2021, e haja uma violência estatal desproporcional em que setores do poder, como o exército, decidam intervir. Isso é o que eu prevejo para Cuba, mais cedo ou mais tarde haverá uma nova explosão social, mais violenta do que a anterior.

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
260 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
bomberman
bomberman
1 ano atrás

Boom dia! Você colhe o que planta
No caso deles foi muito amor.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Controlar uma ilha onde a maioria não tem superávit calórico deve ser moleza né ?

A fome é uma velha estratégia dos autoritários

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Não deu muito certo na França por volta de 1789

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Mas lá tem saúde e educação! (IMO)

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Não é sobre popularidade, é sobre poder.

Não é sobre fazer acordos, é sobre destruir opositores.

Não é sobre “jogar nas 4 linhas”, é sobre ditar as regras do jogo.

https://twitter.com/_____ASLAN/status/1767711395708105136?t=XSafJ2g0pyz-rL7rFpmMrA&s=19

Neco
Neco
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Aconselho os gestores a criarem um domínio e um site backup, se derrubarem esse todos já sabem para onde ir.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Neco
1 ano atrás
300esparta
300esparta
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

ué…

Se isso rolar mesmo, A Amazon não vai pro buraco?

Já que sempre falaram que o que dá grana pra eles é o AWS e o lucro das vendas eram pífias??

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

nao li essa materia, mas hj em dia, um servico ou muitos vai ser consumido em nuvem.

o q pode ser ai é o caso de estrutura hibrida, tendo uma parte do processamento “em casa” (por questoes de custo) e uma parte nuvem

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Já tinha falado isso aqui a algum tempo. Colocaram um Marketing forte em cloud nos ultimos anos. Como tudo na vida tem que ser ponderado e balanceado. Só o Marketing não se sustenta.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

O que dizer do marketing das criptos e IA? 🙂

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

A IA é a onda também. Da mesma forma que as clouds iam acabar com os servidores locais falam que a IA vai acabar com o trabalho de 50% da população.

Neco
Neco
1 ano atrás

Bom dia.

O caso de Cuba me parece diferente, explico, a maioria da população não quer o regime, mas não tem meios de derruba-lo.
Não última grande manifestação o governo trouxe soldados de fora, talvez da Venezuela e eles simplesmente atiravam no povo, vários vídeos disso foram postados no telegram. De um lado meia dúzia de soldados que tomavam posição do outro o povo, eles escolhiam três quatro alvos e disparavam , só se via os corpos caindo.

O regime só vai cair quando a ilha entrar em colapso completo, ou com ajuda de fora, tipo uma intervenção da ONU, o que é muito difícil.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
1 ano atrás

Por isso que a esquerda adora a figura de Che Guevara e Fidel Castro. Eles conseguiram a revolução. Implantaram um regime. O resto é balela

Importante para essa turma são os fins

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  Neco
1 ano atrás

Você viu o filme Cuba e o câmeraman?

Ele relata toda a história de Fidel em sua “luta” para implantar o regime. O cara arrastava multidões. Os cubanos acreditavam naquilo que ele falava.

Agora podem não apoiar o regime por estarem passando fome. Mas na época ele teve apoio popular sim. Era um momento do fervor da ideologia comunista. Época da guerra fria entre URSS e EUA.

Depois desse tópico, quem não assistiu vale a pena muito assistir…

300esparta
300esparta
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Mas tinha outros detalhes que não falam…

O cara que tava lá era um ladrão tipo Alckimin, era fácil ir contra um cara que tava roubando há anos e tinha sua corja no poder mamando nas tetas…

Ai veio Fidel, e o povo acreditou nas conversas, e no fim trocaram um ruim por um MUITO PIOR.

E tudo isso com a URSS bancando TUDO por detrás dos panos.

Os esquerdinha adoram falar que os americanos vivem interferindo nas políticas dos países, só esquecem de falar que a URSS fazia PIOR!

mario-aquele
mario-aquele
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Exatamente isso, “Cuba e o cameraman” era para mostrar a virtude do regime com o passar dos anos e no final acabou mostrando a tristeza que é.
Os que sofrem com as mazelas do regime não tem culpa hoje. Mas os avós estes sim tem culpa. Apoiaram quem escraviza seus netos hoje.
Soa bem similar a uma turma na argentina, uma turma aqui no br. E outra turma da venerruela.
São parasitas egoístas que não pensam nem no futuro e prosperidade de sua própria família. Resultado está ai, para todos ver, mas é sempre culpa do “bloqueo” americanu.

Tripa
Tripa
Responder para  mario-aquele
1 ano atrás

Pois é.
Olha só: concordo em gênero número e grau e expando seu raciocínio para algo que é sempre dito por muitos aqui: cuide dos seus e o resto que se fod@.
Se você não olhar para o país, será apenas mais um extraindo seja lá o que for do país para perpetuar sua prole.

Someone
Someone
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Esses mesmos que passam fome hoje irão reclamar no futuro, se o governo cair, que o pão está caro por causa dos capitalistas, e que bom mesmo era no tempo que o pão custava um peso cubano.

Hidden
Hidden
Responder para  Neco
1 ano atrás

Os velhuscas deram a “solucao” pro fim do CUbanismo…

Os xoovens fogem pra key west, daqui pouco – casal da entrevista nos 80’s – morre.

ZE FINI. A nao ser que importem…

Venezuelanos
Arrrrentinos
Bananoides

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  Neco
1 ano atrás

Eles não querem o regime mas querem que aumentem a cota de pão “grátis”. Depois que vc alicia a baiada numa estrutura de dependência, qualquer ação voltada ao liberalismo soa como um atentado a vida. Só se revoltam para pedir mais pão.
Por isso que no Bostil, Arrentina, a esquerda faz m… mas a massa segue pedindo benefícios estatais. Na visão do povo, o governo não é ruim por não deixar fluir as trocas comerciais que garantiriam trabalho e renda, mas é ruim por não conseguir fornecer a ração “grátis”. Isso ocorre desde Moisés.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti

As pessoas pensam dentro da estrutura mental que possuem.

Nao tem como quem cresceu numa cultura estatista acreditar no livre mercado sem experimenta-lo primeiro.

Se os restaurantes fossem estatais, as pessoas duvidariam que restaurantes privados, com todo tipo de comida e preco, poderiam existir…

Tucano
Tucano
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás
Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Tucano
1 ano atrás

Tem gente que fala que a URSS acabou quando os figuroes do partido perceberam que a abundancia do cidadao medio nos paises capitalistas ricos era maior que a deles.

Imagina voce crescer na hierarquia do partidao, ter a melhor vida possivel que o regime pode te dar, e isso ser a vida media no sistema que voce julga ser pior.

Essa galera se tornou os oligarcas apos a queda da URSS.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás

Eles ganharam muito mais com a queda do regime.

Neco
Neco
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
1 ano atrás

Não entendi

Cuidado. A imagem da feminista que está na sua mente é uma .

Uma mulher moderna pode em um curto espaço de tempo emular comportamento da Primeira a Sexta Onda. Depende da necessidade/ circunstâncias

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Quando a mulher está na quarta onda, ela apenas usufrui dos benefícios políticos das leis que a militância feminina aprova.
Já na quinta, ela usufrui dos benefícios legais E ganha capital social e financeiro (unilateral pois só recebe provisão de um homem) sendo “antifeminista” e “pick me girl”.
A sexta onda é a evolução das outras duas e o caminho natural da maximização de recursos. Ela utiliza os benefícios legais como todas as outras E ganha capital social ao não ser identificada como uma feminista E ganha capital financeiro pedindo divórcio do marido otário e/ou criando um Onlyfans pra farmar gado

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Pesquisem sobre o tal divórcio grisalho tb

Próximos anos serão de aceleração

Não tem + volta

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

A consequência vai ser cada vez menos gente, menos famílias e menso transferência de patrimônio entre gerações. Mas dizem que é teoria da conspiração.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Famílias de sucesso na história (sejam boas ou más): alta reprodução, educação acima da média, preservação de patrimônio, critérios rigorosos para casamentos.
Mas o que vemos nas famílias comuns é o contrário disso tudo.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Só observe quem patrocina essas ideologias para os outros mas mantém suas famílias tradicionais. Gayzismo, feminismo, racismo pra vocês e casamento/família tradicional pra mim. Tudo mera coincidência, tudo teoria da conspiração hehehehe.

Tripa
Tripa
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Por falar em educaçao acima da média, tenho recebido emails a respeito de diferentes cursos gratuitos online de línguas (ingles, francês, etc) e também do SENAI

https://play.senai.br/

https://veduca.org/mec-lancou-curso-de-ingles-gratuito-e-com-certificado/?ref=email

https://veduca.org/usp-lancou-curso-online-gratuito-de-italiano/?ref=email

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

na boa, eu sei que tá acontecendo…

Mas quem mais ganha num divórcio grisalho é o homem, por mais que a mulher ache que tá levando vantagem eaioheaoihaeioaeioae

Só ver os videos dos americanos indo pra Tailandia e Ásia rodando com as novinha

E as velha tudo brava e raivosa arrependida pq pediram divórcio

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Discordo respeitosamente da sua opinião.
Todos perdem com o divórcio. Casamento é a micro-estrutura social criada e abençoada por Deus, desfazer o casamento deveria ser a ÚLTIMA opção e somente em casos que as leis de Deus permitem que haja a separação, caso contrário o casamento deveria ser preservado apesar das muitas dificuldades. Homens e mulheres são mais fortes juntos e se ajudando mutuamente.

300esparta
300esparta
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

eu concordo com isso, o melhor é os dois juntos.

Massssss no caso da separação, quem se ferrra mais é a mulher.

Elas que pedem e que se ferram, pode perceber.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Fato. Acho que isso acontece pq a mulherada fica com ressentimento e tem mais dificuldade de superar o ego ferido. Geralmente, não sempre, os caras tem mais resiliência quanto essas questões emocionais.

Tripa
Tripa
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Não diria que é isso: a natureza é mais cruel com a mulher. Homem grisalho é charmoso, mulher não. Se tiver pança de chopp o cara é valorizado (e se tiver dinheiro, fod@-se) ; mulher é desleixada.
Em termos de equilíbrio emocional, a mulher supera e muito.

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  Tripa
1 ano atrás

A mulher sempre leva mais no curto prazo ao separar, mas por ser mais sentimental, no longo prazo, geralmente perde muito financeiramente.
Se o patrimônio foi conquistado em maioria pelo homem, pode ter certeza que é só questão de tempo para ela torrar tudo. A racionalidade do homem, necessário para manter uma prole, é o que garante a vida financeira futura dele.
Você gastaria 700 reais para cortar um cabelo?

maluco beleza
maluco beleza
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Ze do brejo falou:
“…e somente em casos que as leis de Deus permitem que haja a separação…”


E quais são essas leis?

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  maluco beleza
1 ano atrás

Você acredita na Bíblia?

maluco beleza
maluco beleza
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Sim. Mas não acredito em algumas interpretações dos crentes/católicos.
Mas diga aí.

bomberman
bomberman
Responder para  maluco beleza
1 ano atrás

Vai tudo pra fogueira

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  maluco beleza
1 ano atrás

Leia esses textos e me diga sua interpretação

Mateus 5:31,32; Mateus 19:3-9; Lucas 16:18.

maluco beleza
maluco beleza
Responder para  maluco beleza
1 ano atrás

Eu li aí e não acho correto levar ao extremo isso aí não…
Naquela época o ser humano era bem diferente de hj em dia, então as regras mudam msm que seja um pouco.
Via de regra eu concordo que a mulher adúltera vai se tornando cada vez pior conforme vai rodando no carrosel. Tem uma teoria que o 3oitão fala que elas vão ficando cada vez mais insensíveis como mulher e mãe, conforme vaõ rodando pelas mãos dos homens. Isso nós vemos na realidade.
Tb concordo que se deve evitar o divórcio ao máximo… agora o que pode ser considerado correto ou não na hora de pedir divóricio, eu acho que isso é bem subjetivo, no julgamento de Deus.

Nilson
Nilson
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Jesus ensina que não pode casar de novo, então separar pode. Mas tbm ensina que tudo se resume a 2 mandamentos:
1) Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.
– Marcos 12:30 NVI
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
– Marcos 12:31

Neco
Neco
Responder para  Neco
1 ano atrás

Eu quis dizer que a pista de vaquejada não é lugar pra mulher, o lugar dela é na arquibancada. Por mais que queira, não tem a força física necessária, e acidentes graves podem acontecer.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  Neco
1 ano atrás

Você pode ser o que você quiser… huahuahuahua
Quem usa essa frase eu mantenho distância, pensamento de retardado mental.

Neco
Neco
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás
300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

isso ai não tem nada a ver com feminismo

isso é natural da espécie

Fizeram o mesmo vídeo no Irã aonde tem 0 feminismo e o resultado é o mesmo.

O homem sempre trabalha e se aventura mais pra prover pra sua prole

A mulher tá pensando em quem vai cuidar da prole se acaso o homem falecer

Isso são milhares de anos de desenvolvimento, não tem nada de feminismo nisso ai.

Tripa
Tripa
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Também acho. Além disso; basta um galo para o galinheiro todo

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  300esparta
1 ano atrás

entretanto parte do “acordo” é gerar prole e fidelidade. Hoje nem isso tem. tem o pet. E estado ajudando a lascar o desavisado.

300esparta
300esparta
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

E quando teve fidelidade?

Se até a mulher de abrãao mandou ele comer uma vassala pra ele ter um filho já que ela não conseguia?? eaioheaioheaioae

Tem religiões cristãs que são poligamicas…

Muçulmanos idem…

Quando que na história humana teve 100% de fidelidade em uma sociedade????

Dito isso, eu ainda acho um relacionamento fiel muito melhor do que outros tipos de relacionamentos

Mas dizer que “agora o mundo mudou” é querer se auto-enganar.

O mundo sempre foi uma putaria só…

Até comer cabrita e animais o povo fazia, senão não estaria condenado na Bíblia que existe há milênios!

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Não existiria Levítico 20 se na época não existisse todas aquelas baixarias também.

Como diz o ditado: Se tem placa, tem história!

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

huahauhuahuahua BOA. 😛

Tripa
Tripa
Responder para  300esparta
1 ano atrás

E se relacionar com animais não foi exclusividade dos tempos bíblicos. Tenho parentes no nordeste que falavam dos “amigos” que tinham essa prática.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  Tripa
1 ano atrás

Lembrei da propaganda do Proctan, do primo de um amigo que sofre de hemorroidas huahuahuahuahuahuahua.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Cadeia Marcov
1 ano atrás

Os termos do contrato foram atualizados e o vivente não percebeu.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

“Simplesmente a natureza dos gêneros”

Foi o que eu escrevi cáspita! kkk

Caramba… a interpretação tá fogo

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

O homem é o verdadeiro amante no casal

Não confundam com amor materno, no quesito amar a prole, o troféu é delas

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  Manco
1 ano atrás

Sabe o que acho mais curioso? Quando uma MSOL está na caça, uma grande parte delas jogam esse “amor materno” na lata do lixo para correr atrás de algum Chad ou Miqueinha e a criança que se lasque. Não raro as piriguetes largam as crianças na casa dos avôs ou outros parentes para ir para balada/baile funk/namorar.

Tripa
Tripa
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Sim. O nome disso é endorfina.
Muito difícil conseguir isso lendo. A maioria das pessoas apresenta frigidez intelectual (essa frase é de uma velha amiga) e a incprporação de conhecimento torna-se penosa. Então: se não tem prazer quando aprende algo, ou em outras atividades que não seja uso de drogas e tik tok, vai atrás do bom e velho sexo

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

A patroa tem uma amiga que se separou recentemente, 39 anos, advogada. O filho dela de 4 sempre fica no escanteio com a vó ou com o pai (que é um bunda mole). Ela sai toda a noite e está claramente desesperada pra achar outro homem.
O ex dela era bem mais novo e não dava mais atenção, até que ficou insustentável.
Ela também tem seus problemas, vive dizendo que tem poderes espíritas e encarna sei lá o que, toma umas tarja preta e era gordinha, agora emagreceu pra encontrar o próximo.
Últimos dias foi pra Argentina e deixou o filho com a mãe dela.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Não consegue ficar em casa, parece que tá sempre ansiosa buscando algo, enquanto a vida do filho fica de lado. Ela ainda vai pagar caro por isso.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

acho q a principal diferenca entre H e M qdo se separam é q o H paga uma acompanhante e ta de boa, a impressao q eu tenho q as mulheres nao lidam bem com isso, elas querem um parceiro sexual “sem pagar” ai cai nessas

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

Existe uma necessidade maior nas mulheres (homens tb tem) depois do termino de mostrar pro outro o que ele perdeu
Mostrar pras amigas e creio eu ate como autoafirmação que “da um caldo”, que tem fila de maxo atras
Nisso emagrecem, saem, e o resto (mais importante) que seria filho por ex. fica para trás.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

só um detalhes, se elas emagracessem antes do divorcio, talvez o divorcio nao acontecesse

300esparta
300esparta
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

EIOAHOIEAHIOAEHIOAHEIOHEIOAHEOIAHEHEAHEIOHEIOAHIOEOIHEOIAHEOAIHEIOAHEIOHEIOHEIOAHEIOHEOIAAE

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Triste

Hidden
Hidden
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Msol … sem omi … tarja preta… recebe spirito…
So faltou o LL

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Pior é que ficam dizendo que ela tem poderes mediúnicos, eu nem digo nada, se tivesse tanto poder assim não tava nesse situação toda.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

E a mãe dela, que tem loja de roupas e tinha até apartamento no litoral, perdeu o apartamento com algum esquema de pirâmide, parece que vendeu pra investir… As pessoas estão bem e conseguem destruir tudo.

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Tenho um CVR sobre isso.
Amigo falou que passou uns 5 anos tentando convencer a mãe a ir morar com ele, ele morava a uns 100 km da casa da mãe. Ela vivia falando que não dava, que a vida dos irmãos dele era lá e ela não podia sair. Aí, um belo dia, reencontrou um namoradinho da adolescência e 3 meses depois tava morando com o cara a 500 km de distância dele kkkkk.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Pessoal chega nos 40 querendo viver como adolescente.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Manco
1 ano atrás

eu acho q isso tem mudado bastante, como descrito embaixo, as MSOLs saem a caca e larga os remelentos com as avos e/ou pior.

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Sobre o tópico….

Parece que estão numa situação bem complicada ainda… Triste é ver os idosos sendo abandonados. As crianças sem ter o que comer.

O pior que estão isolados numa ilha sem relevância estratégica para o resto do mundo. Quem vai querer se envolver para resolver esse problema?

Reitero assistam Cuba e o Cameraman para entender tudo sobre como foi o processo da revolução por dentro.

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Enquanto isso, no Bananil, o regime ditatorial está sendo implantando a passos largos… O jeito vai ser fugir para a Argentina.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/03/12/eleicoes-2024-tse-inaugura-centro-de-combate-a-desinformacao-nesta-terca.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-mobile&utm_campaign=materias

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Dizer que Lula apoia a ditadura de Cuba era considerado Fake News nas eleições. Olha o resultado agora…

https://crusoe.com.br/diario/o-aperto-de-maos-das-diplomacias-do-brasil-e-cuba/

300esparta
300esparta
1 ano atrás

FAKE NEWS!

Cuba tem educação grátis e se chutar uma pedra acha 5 médicos!

Saúde pública grátis e de qualidade!!

Assim disse minha professore não-binárie de cabelo azul, cheia de piercing na cara e mãe de Pet

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Uma coisa não podemos negar: o asfalto de lá é um tapete – mas também né ?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Esse da foto está lisinho, em contraste com os prédios deteriorados. Deve passar meia dúzia de carro de amigos do rei, então sempre fica impecável.

300esparta
300esparta
1 ano atrás

AAlguém ai sabe de algum celular 8gb/256gb com ESIM barato?

Alguma dica?

Neco
Neco
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Defina barato pra vc.

300esparta
300esparta
Responder para  Neco
1 ano atrás

menos de 200 dólar aeoiheioheoi

Na real, quero ver as opções e ver se tem no paraguai.

Eu vi um Motorola G54, mas fui ver hoje e não tem mais nas lojas lá… acabou.

Ai só vi modelos da Samsung que são caros e iphones…

Hoje celulares bons e baratos tem aos montes, celulares top por 120 dólar é a regra… 550 -650 reais +-

Pena que eu quero um com ESIM, ai tem poucos modelos

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Acho que em breve a tecnologia do ESIM vai se popularizar, se puder aguardar um pouco mais, talvez pague preços ainda mais em conta.

300esparta
300esparta
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

não dá pq o celular da esposa caiu na água e cada dia mais tá pifando…

E ai já que vou trocar, queria um com ESIM.

Senão pegava um desse aqui de 580 reais

https://www.visaovip.com/produto/smartphones/celular-xiaomi-poco-c65-8gb-de-ram-256gb-tela-6-74-dual-sim-lte-pastel-azul-india/44023

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Por aqui parece que o modelo mais em conta é esse aqui abaixo, mas não faço ideia se o aparelho é bom ou não. Troquei minha tornozeleira eletrônica não faz muito tempo, mas peguei modelo baratinho sem o ESIM.

Moto G34 5G 256GB 8GB RAM

300esparta
300esparta
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

esse G34 eu não acho por aqui…

Achei o G54, mas acabou o 256gb, só tem de 128….. mas quem sabe pego um desses e meto um microchip pra virar 1 tera

chigo
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Anatel não ta bloqueando?

300esparta
300esparta
Responder para  chigo
1 ano atrás

IEHOIAEHOIAEHOEAIHEOAIHEAOIHAEOIAHIOEAHEOIHEOIHAEOIHEAOIAEHOIEAHOAEIHEOIHEOIHAOEIHOIEAHOEOIAEOIAEHOIEAEA

Faz uns 20 anos que falaram que iam bloquear e nunca conseguiram

Manco
Manco
Responder para  Neco
1 ano atrás

Pegamos o Esparta na curva

Ele é fake

Não é do Paraguai ou Foz

O cara tá na meca da muamba da América Latrina e vem perguntar isso aqui?

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
1 ano atrás

to perguntando por causa do tal ESIM

Lá nas lojas, como eles vendem as vezes de 100-200 celular por vez, não tão nem ai pra saber das coisas técnicas do tipo se tem ESIM ou não…

Me falaram que só Iphone tinha e android não tinha…

Mas eu pesquisei e vi que tem modelos que tem, mas queria um bom e barato

Nilson
Nilson
Responder para  300esparta
1 ano atrás

que eu saiba só a claro habilita eSim em BNN. No paraguay não sei

Nilson
Nilson
Responder para  300esparta
1 ano atrás

celular barato vem com chip chinês MTK, trava até pra entrar em App de banco, prefiro pagar 2K num samsung snapdragon e usar até acabar

Manco
Manco
1 ano atrás

BTC 73k

Kd aquela queda de 50% que todo bull tem? Acho que dessa vez não vai ter hein

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
1 ano atrás

A queda foi nos 39k
Corrigiu para subir

Mas uma hora vem a correção em dólar
Sempre tem
Porque ali já é comportamento humano
Compra/ venda
Medo / ganância

Eu continuo acumulando independente do preço. Aprendi na marra com as dicas do Stranja

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Minhas ordens estavam no 38k

Se arrependimento matasse, ia ter praticamente dobrado se eu pegasse nos 40k

Agora vou ter que comprar nos 70k

Hidden
Hidden
Responder para  Manco
1 ano atrás

Frouxo…kkk

Eu que nao comprei um tamagoshj to me sentindo solitario…sqn

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Hidden
1 ano atrás

tamo junto hidden, tambem nao tenho nenhuma

isso nao vale nada, deixe o pessoal do brog achando q tao ricuuu rsrs

Hidden
Hidden
Responder para  Money Addicted
1 ano atrás

Se vale nao sei… mas quero eles todEs rycos, melhor ter amiguEs assim..kkk

chigo
Responder para  Manco
1 ano atrás

as pessoas sempre acreditam que o preco pode subir infinitamente. Teoria do bobo maior.
Aconteceu com imoveis, tulipas, acoes e agora bitcoin. Boa sorte quando essa bolha explodir. Se ouvirão choro e ranger de dentes.

joinspace
joinspace
Responder para  chigo
1 ano atrás

a bolha é o dinheiro estatal, BTC é o alfinete que vai furar a bolha.

Diego
Diego
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Opa. Blza?Compra em qual esquema? Corretora ou p2p?

Hidden
Hidden
Responder para  Manco
1 ano atrás

Sobe ate o tal Ralving…

Depois, vem a Have….kkkk masss pode ser no deserto e com invasao do Ramas…

Entenda

Money Addicted
Money Addicted
1 ano atrás

uma curiosidade, qual o percentual da populacao q fez o F la tras qdo tdo comecou?

Ze do Brejo
Ze do Brejo
1 ano atrás
MrCitan
MrCitan
Responder para  Ze do Brejo
1 ano atrás

Judeu Baruch jogando na cara a redpill. 😀

Money Addicted
Money Addicted
1 ano atrás

300esparta
na boa, eu sei que tá acontecendo…
Mas quem mais ganha num divórcio grisalho é o homem, por mais que a mulher ache que tá levando vantagem eaioheaoihaeioaeioae
Só ver os videos dos americanos indo pra Tailandia e Ásia rodando com as novinha
E as velha tudo brava e raivosa arrependida pq pediram divórcio

1+

tenho ate um CVR – vizinha de rua aqui, na faixa dos 40, o marido largou dela, dois filhos.

ela arrumou um outro cara, mais novo, e vive dando porrada nela (de vir policia) rsrs mas ela gosta pois aceita o mlk d volta

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Bomdia mukis e (ate aqui) sem cota em Banania…

“Há seis pessoas morando na minha casa e duas delas não estão no registro estatal. Portanto, elas não recebem pão da cota”

Como assim? Sem cota em CUbanistao? Ahhh para ne…

Rene
Rene
1 ano atrás

Quem ai já foi pra Cuba? Não vale Varadero.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Rene
1 ano atrás

Falando nisso
As pessoas só enxergam o querem enxergar

Um esquerdista militante vai até Varadero e fica encantando
Come bem no hotel 4 estrelas. Janta fora e curte uma noite com música caribenha

Tira foto e comenta nas redes sociais que amou Cuba

Entende?

Já uma pessoa pode ir para o interior
Guantánamo e mostrar a pobreza e tigrada na merda

E denunciar isso nas redes sociais

Já um terceiro pode simplesmente tirar fotos e mostrar várias cidades. Sem comentário algum. Apenas a foto

Rene
Rene
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Eu estive em Havana (hospedado na periferia), andei todo o lado oriental (durante 15 dias) da Ilha até passar o carnaval autentico de San Tiago de Cuba, muito parecido com o Haiti devido a proximidade. Vi de tudo, de tudo mesmo. Mas não vi nada representado em nenhum discurso ideológico de nenhum dos lados até hoje, por isto digo: Viaje!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Rene
1 ano atrás

Boa

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Rene
1 ano atrás

Tem milhões de cubanos que fugiram de lá pros USA depois do Fidel. E filhos e netos destes que ouviram as histórias diretamente dos antepassados que fugiram de lá. 2 milhões e meio de Cuban Americans, quase 1% da população dos EUA.

Eles viveram por décadas em Cuba, presenciaram toda transformação. Eu acredito que a história contada diretamente por estes vale muito mais do que qualquer um que tenha viajado pra Cuba, mesmo tendo ficado um bom tempo por lá e circulado por locais não turísticos.

É neles que me baseio. A União Soviética por exemplo ajudou Cuba com recursos e combustível por muito tempo, no fim da década de 80, início dos anos 90, com grande dificuldade econômica ela teve que parar de ajudar, o que causou outra grande crise em Cuba. Um cubano que vivia lá na época e teve que fugir da fome vai poder contar bem a história, já um brasileiro que viajou pra lá por um mês nos anos 2000 não vai ter nenhuma ideia do ocorrido…

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Por falar em cubanos, vale lembrar que tinha uma lei, que se um cubano conseguisse chegar aos EUA, ganhava asilo político na hora que pisasse em solo americano.
Obama acabou com essa lei nos últimos dias que era presidente.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Isso
Foi uma Executive Order no final do mandato

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Teve também os atletas cubanos que sempre desertavam e eram recebidos aqui no Brasil, até o FHC que é fã do Fidel e deve ter um quadro do Che quer Vara na cabeceira da cama acolheu cubanos desertores no BR.

Aí uns cubanos resolveram desertar quando o Luly já estava nos primeiros governos e o painho mandou eles de volta pra Cuba.

Claro que os cubanos desertores foram recebidos de volta lá em Cuba com muito “amor”…

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Eu não quero desmerecer o muqui que alega ter ido passear lá, mas também acho que visão de turista é muito diferente de visão de morador.
Uma coisa é estar lá e saber que 10 dias depois você pode estar de voltar no conforto de sua casa, você vai achar tudo muito bonito. Mas agora imagina o cabra que nasceu lá, não tem perspectiva nenhuma, não tem como sair de lá e vive de migalhas. Mas pelo visto, é uma visão “distorcida” de quem nunca viajou…

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Eu quando vou pra Gramado/Canela, Floripa, BC, locais que turisto frequentemente, eu sei que estou lá como turista, despreocupado com o trabalho, comendo em bons restaurantes, passeando e admirando tudo com outro olhar. Agora tenho certeza que viver nesses lugares, deve ter pontos negativos ou que até me fariam nem querer viver neles.
Visão de turista sempre será romantizada.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Eu mesma coisa

Adoro Jurere mas acho que jamais moraria lá devido aos assaltos que tem e abafam para não assustar os investidores

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Eu até pensava como podia ser seguro como falavam que era aquele monte de mansão sem muro em Jurerê.

Sei que tem segurança privada lá, mas não deixa de ser Brasil.

Você ficou sabendo que abafaram assaltos ou algo mais sério tipo sequestros também?

Rene
Rene
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Respeito sua opnião, mas tenho um mestrado no tema, li muito antes de ir e muito mais depois que voltei. Uma coisa é turismo, outra coisa é vc se aprofundar em uma tema desprovido de pai’xões.

Tucano
Tucano
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

além do documentário que indicaram, tem este livro aqui de um médico brasileiro que fez faculdade lá em Cuba, contando como era o dia a dia
https://www.amazon.com.br/Socialismo-suas-hist%C3%B3rias-peculiares-Experi%C3%AAncias-ebook/dp/B0798GYM58?&linkCode=ll1&tag=corghi-20&linkId=d6afd6b1b171e23ca4d117f089faf257&language=pt_BR&ref_=as_li_ss_tl

Rene
Rene
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Tbm tenho muita familia no USa, costumo conversar muito com Cubano lá na Florida, mas ali vc tbm tem um vies bem definido (Não esqueça das mafias cubanas). Estudei com um Cubano em Curitiba, sujeito forte bem de saúde, mas era rancoroso porque era mais baixo que o irmão que cresceu uns centimentros a mais por não ter nascido na época da queda da URSS. Enfim, opnião é quem nem rabo.

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Rene
1 ano atrás

Você é desprovido de paixões, é um ser superior aos simples muquiranas mortais como eu…

E usou o ótimo argumento praticamente imbatível de que “opinião é que nem rabo”!

Com isso já tinha vencido qualquer argumentação! Nem precisava humilhar dizendo que tem um mestrado, algo praticamente fora do alcance pra simples seres como eu…

300esparta
300esparta
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

o cara chega dando carteirada logo de cara no blog
oiehaioeahoieahoaeihiaeohae

Não sei como alguém não deu uma voadora no cidadão ainda

afinal, só ele tem mestrado e não romantiza nada

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Nós somos civilizados, apesar dos quebra paus diários hehehe

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Quem faz um mestrado nessa área?????

Tucano
Tucano

os ex amigos do Barna da FEFELECHE

Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Real Guarda Bolivariana
Responder para  Tucano
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkk site caindo em 3,2,1….

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Manchete nível Miriam Leitoa “veja como isso é bom”

Hidden
Hidden
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Defina leitoa… defina bom…kkk

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Na boa? A maioria vai se ajuntando pra chorar a solidao….os Omi? Sozinhos e com um pouco menAs xiticoi na wallet partirao… pra aventuras e sexo casual.

Faz parte da “ideologia do genero raiz” desde epoca das cavernas.

Com excessoes claro.

Manco
Manco
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Hoje teve palestra empoderada no trabalho

A mulher, super empresária, com uma cara triste.

Falou só da vida dela, cheia de realizações profissionais, zero família.

Parei na introdução, coloquei no mudo e assinei a lista de presença, porque eu sou participativo!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
1 ano atrás

Fogo né

Pelo semblante é possível perceber isso

Tô vendo as fotos da minha cunhada aqui. Tá feliz da vida
Grávida novamente . Terceira filha

Em breve sairá do emprego. 3 filhas pequenas.

Casa grande. Ela sempre quis família grande

No fundo… no fundo..
Quem liga para a carreira senão a própria pessoa ?

Convenhamos

Quem consegue compartilhar os recursos?
?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Novidades:
Primeiros limões chegando no meu limoeiro
Primogênita terá primeira comunhão em breve
Pandeirinho na escola de futebol

Teremos nhoque no almoço hoje

Pra que mais?

Hidden
Hidden
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

A vida segue muito simples.

Aqui roseira podada dando Cachos de lindas rosas brancas.

Ahh se der outro tipo de flor ou olivas, farei o LL…kkk

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Boa !
Vida simples
A melhor possível

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Isso é ser a verdadeira resistência aos modernismos. Viver uma vida simples e gratificante.

Hidden
Hidden
Responder para  Manco
1 ano atrás

Ninguem larga a solidao de ninguem.

Ja antevejo serie do History: o mundo sem Omi casado.

Fuinte

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Já participei de comemorações parecidas. Essas divorciadas, gatas, desesperadas por sair da coleira são “facinhas” (acredito que acontece o mesmo com homem, pois já aconteceu comigo kkkkk mas era só termino de namoro mesmo), é igual pescar em um barril, bons tempos. Agora aparece nas redes sociais e tem nome, mas antes era só desespero pós divórcio mesmo. Melhor ainda as que saem de divórcio “rico”, e ja fazem recalchutagem geral, implantes e saem pra loucura. Só se prevenir e partir para o abraço. Adorava uma coroa de 34 anos reclachutada e desesperada, hoje eu tenho 34… 🙁 sou coroa? kkkkkkkkkkkkkk

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

Só lembrar da musica Panela Velha

Percepção da sociedade mudou, os avanços tb na medicina empurraram muita coisa

bomberman
bomberman
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Coroa com 34 é sacanagem. A gp de luxo foi clara quando disse que homem velho é depois dos 40. Ainda reclamou que os conterrâneos gaúchos são todos largados.

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Parece que caiu mais um “pedaco” de boeing….

https://www.infomoney.com.br/mundo/denunciante-da-boeing-e-encontrado-morto-em-aparente-suicidio/

Eta que foi um corpo… autosuicidio entenda.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Suicidaram ele….

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Antevejo um exercito de espeXialistas em dizer… ta tuuuudo bem, tuuuuutto benne e… all is OK mundo afora!!!

“especialistas, celebrações ajudam a desconstruir a ideia de que uma separação é resultado de um fracasso, mas devem envolver cuidado com o outro e si mesmo”

Em breve, cotas pras desesperadas sem omi e bolsa pras msol sem futuro.

Anotem ai.

Fuinte

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Imagina você investir os melhores anos da sua juventude com alguém e depois ter que se separar, ficar com metade ou menos do que acumulou(se conseguiu acumular algo) e depois ficar com o emocional destruído, tentando repetir todo o processo novamente, com chances de repetir os mesmos erros, ficar com metade da metade…
Termina com a vida emocional destroçada, sem filhos ou com filhos rebeldes, com patrimônio dilapidado, vivendo a base de remédios. Mas tudo isso é bom (quando não trazem um exemplo de exceção “veja, a atriz fulana de tal fez tudo isso e tem sucesso, você também pode”.

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Na medida do possível, tudo que construo com a minha esposa é meio a meio. Já estou no vácuo de um terreno para torramos o FGTS acumulado dela, construir uma casinha nesse terreno e alugar. Se por um acaso nos divorciarmos, 1 carro pra cada, 1 moto pra cada e 1 casa pra cada. Ninguém sai perdendo. No divórcio, na maioria dos casos o homem se ferra mais, ainda mais se tiver apenas 1 casa e filhos. Infelizmente, esse é o mundo que vivemos e não posso deixar o amor me cegar. O nosso plano é ficar casado para sempre, mas vai que azeda o pé do frango? Dá não…

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Duas Barras
1 ano atrás

eu só fui comprar um imovel (alem das questoes q discutimos desde o BIB) por causa disso, o dinheiro “liquido” no banco eu saco/queimou e vai pegar como? a casa é metade ou mais de alguem q nao contribui em nada (no meu caso) agora com filha, se me Sra me por pra fora, a casa é da filha e vou ser feliz em qquer outro lugar 🙂

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Sobre o tópico, esse trecho da entrevista me lembrou do grupo que perdeu as eleições em 2022.
“Talvez um dia o povo saia às ruas, … , e haja uma violência estatal desproporcional em que setores do poder, como o exército, decidam intervir.”
Tomara que o patriota médio tenha entendido a lição de que o exército não quer que o sistema mude.

bomberman
bomberman
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Stranja dizia que não podia se julgar todos da corporação da mesma forma. Porém, não dá. Aquilo lá é mais podre do que pau de galinheiro.

300esparta
300esparta
1 ano atrás

A MELHOR HORA pra comprar seu IMÓVEL

Primo Pobre

————————–

@adrielpassos3203
há 8 dias
Rapazzzzz! Sou arquiteto e aqui na minha cidade tem pequeno construtores com 20 e 30 imóveis encalhados. O povo não está comprando agora, se aumentar mais aí que ferrou de vez!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Kkk

Imagina quando chegar a crise forte em BNN
Sabe aquela tipo 2015/2016

Começando pelo forte desemprego

Ainda estamos nas sobras do governo Biruleibe

Mas os boomers com dinheiro irão comprar uma parte dos super endividados é sempre assim

Lembrando agora quando eu + Mister M ficávamos destrinchando os editais de leilões
Kkk

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

@velspeedgarage
há 5 dias
To com um predio no centro de SG, RJ! Avaliado em torno de 950.000,00! Coloquei por 650.000,00 e não consigo vender! Ja tem 2 anos! Arff! E aida pego veiculo no negocio!

————————–

@souza7503
há 5 dias
Foram 3 anos pra vender a casa dos meus s avós e ainda vendemos abaixo do preço estimado…oq mais tem na minha cidade é imóvel encalhado (RJ)

————————-

@gilbertooliveira8198
há 5 dias
Na minha cidade , aqui na minha rua tinham 6 casas pra venda, estavam há um bom tempo anunciadas, perto de um ano cada, mas de forma repentina , mesmo subindo de preço, conforme o primo falou, já foram todas vendidas. foi uma surpresa. Eu iria vender a minha e retirei de venda, resolvi alugar por enquanto. Já vi isto antes, juros descendo imovel decolando. Claro, tem que ver onde vc está.

———————————–

@carolinaalmeida.oficial
há 4 dias
Aqui em Piracicaba-SP tá vendendo bem e rápido. Aluguel sai no mesmo dia praticamente.

———————

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Sim. Existe diferença nas praças/ cidades

Na minha rua vendeu muito rápido os 5 sobrados próximos

Detalhe: não sabemos as características dos negócios

Mas já estão morando. Todos

Nilson
Nilson
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

vendi o AP popular no merdeste. Baixei 10K, dos 150K do anúncio. Demorou 68 dias para liquidar. Partiu comprar Fiis, liquidez imediata e rendimentos isentos de IR !!!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Nilson
1 ano atrás

Parabéns

Nilson
Nilson
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

já preenchi o GCAP24. Ganho de capital mais de 100K (Caixa escriturou a irrisórios 32K). 100% isento, pois caímos nas regras mais benéficas pro contribotario.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Nilson
1 ano atrás

Melhor ainda

Jão
Jão
Responder para  Nilson
1 ano atrás

Pergunta de leigo: quais FIIs?

Nilson
Nilson
Responder para  Jão
1 ano atrás

de tijolo: logistica e shoppings. Além da qualidade dos imoveis e gestão, estão rendendo 0,69% liquido. o AP rendia bem menos, mesmo sonegando o IR

Mister.M
Mister.M
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

O construtor de quem comprei o sobrado deve ter construído pelo menos uns 30 depois de 2020 (quando comprei) e vendeu quase todos. Destes apenas um empreendimento encalharam algumas unidades. (face sul e tem araucárias perto dos sobrados, pode estar atrapalhando?)
Hoje tem mais 6 ou 8 na rua de trás, n sei se já vendeu.
Tem um outro cara forte aqui no bairro, da FIRME IMÓVEIS (soube que é dono da excel veículos tbm), os empreendimentos dele raramente encalham, sempre vende relativamente rápido e caro viu, nada barato.
Enfim, imóvel é localização/padrão e mais um sem fim de variáveis.
Ainda sobre o tema, em matinhos beach está saindo muito imóvel de “alto padrão” e vendendo tudo. Estive lá no carnaval e vi um condo fechado de casa que chuto vale na casa dos 2~3 milhões, coisa fina mesmo, lotado.
Pelo que ouvi, é o pessoal do agro de Mato Grosso do Sul que descobriu o litoral paranaense e está comprando em peso.

bomberman
bomberman
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Centro de São Gonçalo é foda. O pessoal fez promessa de compra e venda da parte da frente de vários terrenos para a Rua Moreira César, os proprietários ficaram de desmembrá-los e, caso não o fizessem, venderiam o resto por 1/3 do valor pago pelo da frente. O que aconteceu? Nada. Quem era “certinho” não tomou posse dos terrenos de fundos para a Presidente Kennedy que ficaram vazios, foram invadidos ao longo dos anos e até se tornaram centro/terreiro de macumba.
Obs. Era tudo duma família que até os anos 60/70 começou com isso. Assim, até hoje você encontra conta de água, iptu no nome deles.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  bomberman
1 ano atrás

Todo castigo e pouco pra quem compra imovel em Sao Goncalo. Aquilo eh a sucursal do inferno.

Serio, eu nao me lembro de um lugar mais feio que aquilo.

Sao Goncalo eh tao escroto que todo mundo que mora la fala que mora em Niteroi, como se Sao Goncalo fosse um bairro de Niteroi.

Mister.M
Mister.M
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Vale até um CRV redpill.
Uma das casinhas que comprei em leilão, ouvi do ex-mutuário, que parou de pagar de propósito para não dar o gosto de a esposa ficar com o imóvel kkkk.
Só tem um detalhe, eles reconciliaram, mas aí já era tarde, ficaram sem teto.
Ai que dó.
Passou.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mister.M
1 ano atrás

??

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
1 ano atrás

to começando a achar que o povo tá saindo das cidades grandes e indo pro interior do Brasil…

Ai por isso uns falam que não vende e em outras cidades pequenas não tem de chega….

Me parece isso pelos comentários e pelo o que eu vivencio

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Viva o interior

Acabei de atender uma moça que trabalhava em campinas e agora mora em Piracicaba

Pai tinha um terreno e ela voltou

Home office

Lobo Bolhista
Lobo Bolhista
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Eu sou um deste exemplo…
Saí de São Paulo e vim para Vinhedo.
Estou conhecendo a região para daqui 1 ano comprar uma casa ou terreno para construir.

Gosto muito de Paulínia também.

Final de semana irei para Piracicaba.

Estou com tempo para pesquisar bem e enquanto isso o PMJ só crescendo!

MrCitan
MrCitan
Responder para  Lobo Bolhista
1 ano atrás

Vinhedo eu lembro do Hopi Hari e o do Parque Aquático.
Nem sei se ainda existem mais.

Tucano
Tucano
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

existe sim

Nilson
Nilson
Responder para  300esparta
1 ano atrás

meu pedreiro tem vaga, vai começar minha garagem em L, telhado embutido, segunda-feira. Os materiais, mantendo o preço de 1 ano atrás.

300esparta
300esparta
Responder para  Nilson
1 ano atrás

chora pq material de construção caiu pra cacete os preços heim!

parte de PVC, ferro, caiu bastante de um ano pra cá

Nilson
Nilson
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Material básico deu 3K o primeiro orçamento e ainda passa CC

Tucano
Tucano
Responder para  300esparta
1 ano atrás

o duro é achar mão de obra boa rs

Nilson
Nilson
Responder para  Tucano
1 ano atrás

Tem, tô pagando caro (diria que 60% M.O e 40% material), mas não tou pagando engenheiro (obra simples), o pedreiro ‘agaranti’, então vai indo, já que so está o terreno registrado na prefeitura

300esparta
300esparta
1 ano atrás

Surto de Sarampo nos EUA por causa dos imigrantes

Igual aconteceu aqui!

Lembrando que sarampo vai ser o menor dos problemas pra eles eioahoeiahoeihaeiohaeoiae

—————
“Major Measles Outbreak” Reported In US As Migrant Shelters Become Infectious Disease Breeding Grounds

WTF.

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
1 ano atrás

“O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, disse que pretende alterar o sistema de heteroidentificação de candidatos às vagas de cotas raciais da instituição, realizando as entrevistas com os candidatos apenas de forma presencial, para evitar distorções. Carlotti prevê que todas as entrevistas com os candidatos às vagas de cotas raciais passem a ocorrer de forma presencial, e não mais virtual com feito hoje. Ele avalia, inclusive, pagar as passagens para os candidatos que moram longe de São Paulo.”
A lambança vai ficar ainda maior. Em vez de acabar com essa escrotice, agora vai ter afroturismo bancado pela USP.
Pandeiro, vai vendo um jeito aí de ganhar em cima dessa tigrada.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Alfinete da bolha
1 ano atrás

O pardo, que é usado igual massa de manobra pra inchar a cota de negros para lacração, é o que mais vai se ferrar com esse tribunal racial.

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

Quem diria que chegaria o dia que bananense seria barrado na fronteira argentina.
Lembro que a gente fazia piada disso ao contrário.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/03/13/fui-escoltada-como-se-fosse-criminosa-estudantes-brasileiros-contam-como-foram-barrados-em-aeroporto-e-impedidos-de-entrar-na-argentina.ghtml

300esparta
300esparta
1 ano atrás

CHEGOU SEM COIOTE E VAI EMBORA APÓS 3 MESES

https://www.youtube.com/watch?v=WaTChW5LeI8&ab_channel=VlogdoTiagoSkolUSA

————————

Tá saindo vários videos de brasileiros que foram e tão voltando pq acabou a festa por lá…

Entrou trocentos ilegais e até pros ilegais brasileiros tá ruim, segundo esse dai nem 1k dólar por semana o cara consegue tirar….

Pelo jeito o João Bide ferrou é com todo mundo deixando essa leva entrar heim

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Sem profissão para ilegal vai ser ruim mesmo.

Eu se fosse hoje para os EUA
Tentaria levar pelo menos uns U$20k

E lá abriria uma pequena empresa.
Um Food truck, jardinagem, lavação de veículo na residência da pessoa etc…

Mas jamais trabalharia para os outros.
Qualquer Zé prestando um bom serviço nos eua tira seus U$2k por semana fácil

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Fiquei sabendo que a Venezuela não tá aceitando esse pessoal de volta.
Logo o Lula inventa de fazer a mesma coisa. 😀

Jão
Jão
Responder para  300esparta
1 ano atrás
Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

Bom de Cuba é que eles não precisam fazer cirurgia de redução de estômago em gordo

Tucano
Tucano
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

tu me fez lembrar dessa matéria de 2013

Crise em Cuba pode ter diminuído diabetes e doenças do coração
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/crise-em-cuba-pode-ter-diminuido-diabetes-e-doencas-do-coracao.html

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

As cuié ganharam um conteúdo de peso na plataforma.
Será que o STF vai derrubar também? 😀
https://twitter.com/RainhaDosInceis/status/1767937765268767176

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
1 ano atrás

isso que é bom, nós vamos resolver os seus problemas, confia no bem intencionado: o bom é fugir pra Bruxeelas.

– UE abre processo de infração contra Itália sobre qualidade do ar. kkk

– UE aprova legislação mais abrangente do mundo sobre inteligência artificial.
– Povos indígenas pedem inclusão do Cerrado em regulação ambiental da UE.
– UE aprova lei de liberdade de imprensa em contexto de ascensão da ultradireita..

PowerGirl
PowerGirl
1 ano atrás

Leonardo M.
Bom de Cuba é que eles não precisam fazer cirurgia de redução de estômago em gordo

0

“Veja como isso é bom” By Miriam Porcão

Manco
Manco
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Próximo passo é tornar a bosta propriedade do estado

Pelo menos foi o que a coreaninha do norte relatou, se não entregasse a bosta para o estado, havia punição

A bosta humana é utilizada como adubo na Coreia do Norte

MrCitan
MrCitan
1 ano atrás

É sério que vão meter 35% de alcool na gasolina?
https://twitter.com/JosCarl54144326/status/1767919178684514802

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

A melhor saída ainda continua sendo Guarulhos

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Podiam rebatizar de gasoálcool ou alcoolina

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

não é atoa que o elétrico caiu na graça do Brasileiro

Mesmo tendo os problemas de infra estrutura. Pelo menos o cara não se estressa em ter que refazer o motor depois de 3 anos de uso

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Mas sabe qual é o problema desses motores? Eles estão se ajustando as tais “baixas emissões de gases”, e desta forma, estão cada vez piores de serem fabricados. Tanto que esse mesmo mecânico relata que nesse sentido, os japoneses ainda se sobressaem construindo motores a combustão dentro desses limites malucos de emissões de CO2.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

E voce tá ligado que já tem estudos que eletrico polui mais que carros a combustão né?
Enfim, a hipocrisia kkkkk

Tripa
Tripa
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Minha opinião: estão desovando tudo quanto é tipo de motor porque se ligaram que no final, você irá encher o tanque de combustível com água. Até o Elão já se rendeu à ideia. Já tem tecnologia para produção de hidrogênio sob demanda sem ter necessidade de estocar grandes quantidades. Isso já é usado inclusive em algumas aplicações na área química. Na Europa sesses carros serão bem mais caros por causa do tratamento que terão que dar para a água dura. Aqui, nem tanto.

Nilson
Nilson
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

ADG é brabo

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Eu vi a apresentacao do Cenpes quando eles estudaram o aumento de 25% pra 27% de alcool.
Na apresentacao, eles mostraram que o estudo tambem incluiu 30% de alcool. Isso uns 10 anos atras.

Mantenham seus carros flex aspirados de 10-15 anos atras. Pula fora de turbo/hibrido/eletrico.

Vai na boa, no que ja se provou no tempo (Fiat, Toyota, Honda).

Nilson
Nilson
Responder para  Tommy Vercetti
1 ano atrás

carro turbo está há 10 anos em mercados como DF, que só roda na gasolina batizada com alcool, sem problemas e qdo dá (nos casos que roda 100% no eitanóis) os bicos dos TSI já tao baratinhos

Manco
Manco
Responder para  Nilson
1 ano atrás

Isso é verdade, rodar com álcool nos TSI um tempo atrás era prejuízo na certa

Legal era o pessoal do “tem que fazer manutenção direito” tentando defender a bosta, Equinox é provavelmente o mesmo esquema, daqui a pouco, talvez, se valer a pena, vem um upgrade, mesmo que Chingling

Bicos injeção direta são realmente mais sensíveis, vc entra no sistema de produção, é mais limpo que uma sala de uti, tem que vestir sapato especial, jaleco, boné, máscara e a porra toda. O bico normal tb é assim, mas um pouco mais relaxado.

Duas Barras
Duas Barras
1 ano atrás

bomberman
Coroa com 34 é sacanagem. A gp de luxo foi clara quando disse que homem velho é depois dos 40. Ainda reclamou que os conterrâneos gaúchos são todos largados.

1+

eu tinha 22, 23, 24 né kkkkkkkk

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

https://x.com/Ricardo_1934/status/1767939405304500263?s=20

Na guerra não importa a arma
Vira tudo metal contorcido e queimado no final

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Soube que esses drones russos já mandaram para o beleléu 5 tanques Abram dos EUA.
Sinistro.

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Himars, Patriot, Leopard1 e 2, Abhrams… tudo já virou metal contorcido pela artilharia russa

Tripa
Tripa
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Tá é feio. Foia tentando passar o pano e Tio sam mandando a braba na lata

MrCitan
MrCitan
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Allan dos Santos agora tá no Onlyfans.
Será que o STF derruba ele agora? 😀

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

hummmm como vc sabe?

MrCitan
MrCitan
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás
Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  MrCitan
1 ano atrás

Menos mal
Já tava pensando outra coisa kkkkkk

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Pensar que o governo do Bidê ainda não se rebaixou aos desmandos petralhas.
Eles ainda querem tentar por crime de lavagem de dinheiro, mas lavagem de que dinheiro, como, onde? É mais um crime sem prova, tanto que nem devem ter passado nada disso pros americanos, senão eles vão dizer que não é lavagem e ficará ainda mais feio.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  PowerGirl
1 ano atrás

Eu nao sei como vai ser nos proximos anos, mas nas proximas decadas, o Allan dos Santos, o Filipe G. Martins, Ludmilla Lins Grillo, esses caras que estao sendo perseguidos pelos petistas, vao ser os politicos relevantes do Brasil. Anotem ai.

Os filhos do Bolsonaro, o Nikolas Ferreira, o Kim Kataguiri, todos esses vao acabar virando politicos profissionais ocupando o espaco que o centrao ocupa hoje. Mas a narrativa de perseguidos politicos na era petista vai fazer o nome deles no futuro.

From_The_Tower
From_The_Tower
1 ano atrás

Agora tem cubanos jogando na super liga de vôlei
Alguns naturalizados brasileiros

Mas deve ser uma autorização
Sem deserção durante competição

Nunca esqueço que teve uns aos 15 anos que foi eleito melhor sacador da liga mundial. Cheque de 10 mil dólares no pódio
Mas uma cara que sabia que não iria receber. Kkk
Conseguir receber de fato em conta bancária

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Deve ser a DARF de 98% lá

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

Os médicos cubanos recebiam só uma parte do que os médicos brasileiros ganhavam aqui no Brasil, boa parte do salário deles ia direto pro governo cubano.

Isso que eram contratados pelo governos federal, acho que desrespeitava e muito a CLT…

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

E nem eram médicos
Maioria era enfermeiro

Cuba forma 220 médicos por ano
Se 8000 médicos vieram de cuba como o governo falou. Então veio médico cubano que se formou em 1950 até 2014

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Medicus pra baralhu

Leandro Rock
Leandro Rock
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Se eram enfermeiros a gente ainda tava no lucro, porque talvez nem isso eram…

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Sempre se falam de agentes cubanos…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Leandro Rock
1 ano atrás

Era um convênio internacional

A instituição estrangeira recebia a maior parte
Criatividade dos soças

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
1 ano atrás

E se pedisse asilo no Brasil ou saisse do programa, a família era presa em Cuba..

Vcs estão esquecendo dessa parte.

Os cara são ESCRAVOS do regime

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
1 ano atrás

Isso

Hidden
Hidden
1 ano atrás

CUba afunda por CUlpa do capitalismo? Normal faz mais 60anos…

E as cidades que podiam afundar pelo aquecimento global? Ja foi, era o pode virou certeza…

https://oglobo.globo.com/google/amp/boa-viagem/noticia/2024/03/13/joia-do-caribe-cidade-mais-turistica-da-colombia-esta-afundando-por-causa-do-aquecimento-global.ghtml

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Hidden
1 ano atrás

falei semana passada, anotem:
vem aí o turismo dos últimos dias. aproveite as geleiras, estações de ski, as ilhas, as cachoeiras, lagoas e corais… vão acabar até 2043.. garanta antes do halving climático.

Sapato Furado
Sapato Furado
1 ano atrás

A coisa tá ficando sinistra

OTAN enviará mísseis de defesa aérea para fronteira com a Rússia
https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/otan-enviar%C3%A1-m%C3%ADsseis-de-defesa-a%C3%A9rea-para-fronteira-com-a-r%C3%BAssia/ss-BB1jPWQI

O megaexercício militar da Otan na fronteira com a Rússia — com reforço de países nórdicos
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/03/12/o-megaexercicio-militar-da-otan-na-fronteira-com-a-russia-com-reforco-de-paises-nordicos.ghtml

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Acelera !
?

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

Tá explicado o pq o IPCA não explode.

Diminuíram o papel higiênico de 30m para 20m
Tá ficando cada vez mais caro cagar.
Cubanizacao?

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Primeira Pagina.
-Em 2 anos, 13 milhões de brasileiros deixam de passar fome.
kkk dados confiáveis. entenda a ancoragem.
tipo tá com fome só de uma refeição e não de 2.

Pé Vermelho
Pé Vermelho
1 ano atrás

Putin todo meninão, mandando uma de pedreiro
E que enfermeira ein

https://www.twitter.com/ItaloMarsinho/status/1767906555993677848#m

Leonardo M.
Leonardo M.
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Já falta homem na Rússia
E um Alfa poderoso ainda.solta uma dessas?

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Merdopoles passando pano, pois a depender do agente, seria assédio.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

huahuahuahuahuahua só consigo lembrar dessa do Mito hahahahaha

comment image

Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Responder para  Pé Vermelho
1 ano atrás

Eita, Chad Putin atacando a msol.

Leonardo M.
Leonardo M.
1 ano atrás

? Em entrevista à GloboNews, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia disse nesta quarta-feira (13) que as investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado durante o governo Jair Bolsonaro, em 2022, mostram a importância de continuar a defender a democracia.

A ministra não citou nomes ou investigados específicos, mas se referiu ao fato de que a chamada “minuta do golpe” — rascunhos e esboços de decretos com o intuito de dar respaldo jurídico à suposta tentativa de golpe de Estado encontrada com membros do governo Bolsonaro —, previa, inclusive, a prisão de ministros do STF.

Cármen Lúcia ainda afirmou acreditar que a educação e a informação são importantes para reforçar, na sociedade, a ideia de que a democracia é “o primeiro dos direitos fundamentais”, essencial para garantir que os cidadãos tenham acesso aos outros direitos.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

O golpe que estava pronto e não foi. ??

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
1 ano atrás

Democracia é o primeiro direito fundamental, ou seja, não é a vida, a auto-defesa e nem liberdade.

Tommy Vercetti
Tommy Vercetti
Responder para  Leonardo M.
1 ano atrás

Olavao falou que era pra pegar a galera no comeco do mandato, e nao depois. O Bolsonaro deixou o pessoal se organizar, tentou conversar, jogar nas quatro linhas, esperou ate o ultimo minuto pra pensar em alguma coisa mais energica, e agora vai pagar com a propria liberdade por isso.

Hidden
Hidden
1 ano atrás

Dont try to understand muki…..

https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/noticia/2024/03/13/oliver-stone-diretor-vencedor-do-oscar-finaliza-documentario-sobre-lula.ghtml

Leiam as declaracoes do fdp do stone…se tiverem estomago. Eta

Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Responder para  Hidden
1 ano atrás

Nem li, nem lerei.

Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
1 ano atrás

CVR – o Bostil vai melhorar, pena que você não estará vivo até lá.

Colega meu chegou hoje no alojamento falando de “efeito cantillon”, e saiu dando aula para todo mundo que estava lá. Eu me surpreendi, isso não é comum, mas é o efeito dos canais de direita no iotoba. Já presenciei alguns falando de inflação pela impressão de dinheiro, bitcóio, curva de laffer, isso num ambiente que era dominado 100% por conversa versando sobre futebol, assunto que anda bem esquecido ultimamente. Quando vc vê um clipe da Anita com milhões de visualizações, parece que estamos perdendo a guerra, mas esses 6 mil, 10 mil visualizações que um canal de direita tem, faz um efeito muito significativo. Observe que hj, todo mundo que é ligado em política (ambos os espectros) conhece o Olavo de Carvalho.
Vocês viram a participação do Nikolas Ferreira em um evento no IF? Pô, IF é dominado por esquerdista, mas surpreendentemente, a garotada que estuda lá adora o cara, ficaram tietando ele. Na contra-mão, professores o hostilizaram, fazendo o L, e a garotada respondia que era L de ladrão kkkk.
Com a expansão das faculdades a distância, é bem provável que a maioria formada hj em curso de humanas seja EAD. Por mais doutrinação que exista nos livros, a contaminação deve ser bem menor, é o “acertar a questão para passar na prova” e acabou. É possível que no futuro, o professor de história dos seu filho não fale muito sobre os benefícios de um Estado socialista.
Universidades doutrinarão cada vez menos, pelo isolamento com a sociedade, se não se reinventarem. Aí, aquela tese de mestrado sobre como é boa a vida em Cuba terá poder quase ínfimo de convencer alguém rsrsrsr.

Pagando
Pagando

E quando você põe na conta que a mulherada que tem filho acaba sendo cristã pobre ou de classe média e a zona sul não se reproduz tanto, você tem um Brasil cada vez mais conservador lá na frente.
Continuo otimista com o futuro do país.

Enoch Root
Enoch Root
Responder para  Pagando
1 ano atrás

Brasil, o pais do futuro.

Pagando
Pagando
Responder para  Enoch Root
1 ano atrás

kkk, mas aí os velhos seremos nós e dará pra ver se fizemos muita caca em relação às gerações anteriores.

Enoch Root
Enoch Root
Responder para  Pagando
1 ano atrás

Acho interessante que ainda tenhamos gente otimista. Eu cansei de cometer esse erro.

Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Responder para  Enoch Root
1 ano atrás

KKKKK, esse otimismo é igual confiar no apocalipse rsrsrs. Brasileiro vive de crença e desilusão rsrsrs.

Pagando
Pagando

Eu sempre falo do Flávio Augusto aqui no blog. Ele é um dos grandes que tá na área de educação e expandindo cada vez mais. Idiomas, preparação para concurso (sim, ele entrou nesse mercado, kkk), pôs um monte de gente em Medicina em vestibulares disputados, até preparação para as carreiras militares o cara tá empreendendo na área. O ensino da iniciativa privada vai tornar o ensino público irrelevante, já está tornando.

Saulo
Saulo
1 ano atrás

Dia 13/03/2024, olhei pro PC e eram 13:13 horas. Respirei fundo e pedi proteção a Deus.

https://twitter.com/JosCarl54144326/status/1767919178684514802?t=JJqC0fYcPs-BdhXQ0i0KZQ&s=19

Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana
1 ano atrás

Faz u… Chega de Bostil por hoje.