Bom dia!

Na idade média, e certamente na antiguidade com muito mais força a tarefa tensa e pouco amigável de eliminar fisicamente seus oponentes, adversários ou memso familiares em geral era associada a longos rituais de cunho místico-educativo ou a matanças desenfreadas onde a violência dobrava a meta a cada minuto. Então aqueles morticínios que os filmes exibem ao relatar o período são tipo “amostra grátis do netfliquis” em relação ao bagulho em si, mesmo.

Uma questão era como lidar com as lambanças privadas de nossos familiares. Tipo, filho deficiente, mulher adúltera, filho homossexual. Solução bastante usada de forma eminentemente educativa e factual era o emparedamento. Basicamente de pegava o cabôclo vivo e berrando, o amarrava em uma parede e depois se construía uma nova parede na frente dele, e ali ele ficava gritando e esperneando até morrer e ser esquecido. Naqueles castelos britânicos volta e meia se acha alguém nessa situação.

***

Pois bem: Estamos cá nesse blogue às voltas com o problema que originou todo este assunto do grupo, década e pouco atrás: TIJOLOS. Vou lembrar que tenho uma memória boa e honestamente, não me parece ser a hora boa como foi lá em 2008, 2009, 2010. Estamos em um novo momento e sim, já conhecemos o roteiro e já sabemos que algumas coisas estão e acabarão acontecendo:

  • Os imóveis perderam valor nominal nos últimos cinco anos? NÃO. Mas com quase 30% de inflação a perda real de valor aconteceu e é notável. O problema é que a nossa renda também perdeu os tais 30% e pior, o governo – os governos no periodo – tentaram intervir impedindo a queda deste mercado com injeção de grana e controle de juros via bancos estatais.
  • Já temos um embrião do novo MCMD e a gente sabe que MCMD injeta inflação líquida no mercado de imóveis, isto é, quanto mais o govenro tenta tabelar os preços, mais os preços dos imóveis encostam no topo da tabela e perdem o atrativo para quem pode financiar, restando um buraco entre a etapa gratuita – já que na fase 1 ninguém paga merda nenhuma – e a fase da classe media-tem-que-morrer. E todo o mercado acaba sendo intoxicado com aquela glicose maligna do governo.
  • Pra piorar muita gente mesmo já está endividada com imóveis e boa pate das compras de imóveis é feita com outros imóveis, logo o dinheiro real envolvido é fração do dinheiro patrimonial, quer dizer: o doido compra um apartamento de 500k dando um outro de 300k de entrada, mais uns 50k de dinheiro e financia os 150k restantes. Dinheiro real é 10% e olhe lá, e isso se ele não meteu o carro fipadaço no rolo. Quer dizer, o mercado se regula internamente nessa maluquice de que o valor dos dois imoveis poderia ser qualquer coisa, desde que o saldo restante fosse os 50+150K finais.
  • Mais: galera mais pobre já arrumou casa, o défice habitacional não existe na forma que o DIEESE mostra. Quando a pesquisa mostra lá que tem uns 5 milhões de casas faltando, a pesquisa usa dados do IBGE para as habitações de aluguel, as “moradias subnormais” e as pessoas adultas que não tem moradia e vivem na casa de pais ou terceiros. Só, parceirinhos, que o mundo mudou bem e essa galera na maioria a) vive bem em favelas urbanizadas e com acesso, a maioria das favelas no país não é igual aquelas de Belém, do Recife b) Muita gente não tem filhos ou os têm e mora com os pais, não vai buscar nova residência e c) tem a galera que simplesmente não tem a mínima condição de possuir imóveis.
  • Eu mesmo fiz meu barraco entre 2020 e 2022, gastei horrores pra ter uma casa simples, peguei o pior momento de preços, aquele logo após o começo da distribuição dos 600 reais. Entendi que era uma aposta a ser feita: SE Bolsonaro se reelegesse em 2022 o país iria voar e eu aproveitaria a melhora econômica mesmo ciente de que como FP teria poucas vantagens; SE Bolsonaro perde e o PT volta, eu estaria com um becape pra me proteger diante de uma crise que certamente e fatalmente viria, e que corroeria qulquer vantagem que eu como FP poderia receber do governo sindicalista dos infernos.
  • Meu temor nesse assunto sempre foi o de ficar preso aos tijolos, acabar virando escravo por dívidas de uma CEFU4, de um santo andré da vida, trabalhando décadas a fio pagando carnezinho gostoso de apartamento com saldo devedor reajustado pela TR, que são só um zero qualquer coisa… Eu ainda tenho pânico dessa ideia e acho mesmo que é irracional penhorar sua vida por tijolos, acabar emparedado por um banco ̶q̶u̶e̶ ̶g̶a̶s̶t̶a̶ ̶m̶e̶u̶s̶ ̶j̶u̶r̶o̶s̶ ̶c̶o̶m̶ ̶a̶q̶u̶e̶l̶a̶ ̶g̶a̶l̶e̶r̶e̶ ̶c̶o̶l̶o̶r̶i̶d̶e̶ ̶d̶e̶s̶c̶o̶l̶a̶d̶e̶ ̶e̶ ̶q̶u̶e̶ ̶d̶e̶s̶e̶j̶e̶ ̶m̶i̶n̶h̶e̶ ̶m̶o̶r̶t̶x̶ ̶d̶i̶a̶r̶i̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶. Tem quem curta e se beneficie disso, não é meu caso, claro.

Enfim, estamos entrando em mum novo momento e creio que haverão oportunidades para todo mundo, sem otimismo. O foco é proteção do dinheiro em um momento em que parece haver um movimento de crise global a la 2008. Se vai ser isso mesmo, sei lá, eu sou o menos indicado pra tentar prever coisas do tipo, estou apenas elocubrando sobre o problema que está renascendo das cinzas.

Bom dia!

14+
  • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 08:06

    Pnj!

    1+

  • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 08:06

    Second às 8:06?

    4+

    • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:10

      UE
      Tá bom, fazer o que, povo tá na feira a essa hora!

      3+

  • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 08:09

    Sabem o que é pior?
    IPTU nao ajusta preço, para baixo.
    Pesquisem imóveis e concluam vcs mesmos.

    Ainda que baixando 30/40%, vc não compraria, por nao poder/aceitar pagar milhares de reais, todo ano, de IPTU, que sobe acima do seu salário.

    9+

    • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 08:09

      Condomínio idem.

      4+

      • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:11

        Problema é que o povo não para pra analisar isso ANTES de comprar. Passa batido. Qualquer apartamentozinho de bloquinhos estruturais tem condominio de 400,500 reais. Isso aperta uma familia de classe média.

        4+

        • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 08:16

          Aqui já é 900 para um 2qts.

          7+

          • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:22

            Doidera isso… quase 1k… haja xoxoteca…

            5+

  • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:13

    Inadimplência na faixa 1 do Minha Casa Minha Vida bateu recorde em 2022, com 45% dos contratos com atrasos de mais de 1 ano

    A inadimplência na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida terminou 2022 em um patamar recorde, mostra reportagem da Folha. Ao todo, 45% desses contratos, que são beneficiados com mais subsídios do governo federal, estão sem pagar parcelas do financiamento há mais de 360 dias. De acordo com dados do Ministério das Cidades, 510 mil de 1,1 milhão de contratos ativos nessa faixa estão devendo o valor mensal há mais de um ano. O programa foi relançado em fevereiro pelo governo Lula. Uma medida provisória foi enviada ao Congresso com alterações nas regras do programa. Em um primeiro momento, a meta é entregar obras atrasadas ou paralisadas. Para evitar o despejo nos contratos em atraso, os bancos que operam os financiamentos “adotam estratégias de renegociação da dívida. Contudo, as medidas têm sido pouco eficazes, uma vez que 59% dos beneficiários voltam a inadimplir com brevidade”, segundo o Ministério das Cidades.

    https://diariodocomercio.com.br/economia/inadimplencia-na-faixa-1-do-minha-casa-minha-vida-bate-recorde/

    2+

    • Pé Vermelho 19 de março de 2023 at 10:12

      Bom dia Kiev

      Fala da inadimplência
      E a venda dos direitUs
      Se voltar um ano depois, se conta na mão quem pegou a cada morando nela

      2+

    • Eneas_00 19 de março de 2023 at 18:49

      Barney. Essa faixa 1 do MCMD é o maior pepino. Governo já faz pensando nas perdas. Acho que nem a leilão chegam a ir. E se for tem que ter muita coragem para arrematar e ir lá negociar. É de traficante a miliciano.

      2+

  • Neco 19 de março de 2023 at 08:30

    Bom dia.

    Eu sempre defendi que a pessoa tem que ter ao menos um imóvel seu quitado antes de se aposentar.

    E não deixa de ser uma reserva financeira.

    8+

    • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:45

      Sempre vai pelo menos servir de patrimonio, embora a liquidez seja baixa.

      5+

  • Neco 19 de março de 2023 at 08:33

    Teremos crise bancária ou não?

    Fala sobre a regulação bancária.

    Fala que o FED deveria continuar subindo os juros.

    Que a recessão mundial já começou.

    E não olhei tudo ainda.

    2+

  • Mutuário 19 de março de 2023 at 08:34

    Dei sorte no momento que comprei e reformei meu muquifo. Pouco antes/início da pandemia. Depois tudo subiu de preço.

    Juros baixados na marretada ajudou na decisão. Financiei menos de 15% do valor, poderia ter comprado a vista.

    O financiamento foi mais pra usar o FGTS na entrada e nos abatimentos ao longo dos anos. Além da análise da vida do vendedor e da situação do imóvel feita pelo banco.

    Acabou dando certo para mim. Hoje a TR faz uma cosquinha, mas é amplamente coberta pelos ganhos maiores do pmj. Quitarei o financiamento em mais 5 anos.

    O que motivou o início dos blogs foi a necessidade de se morar em algum lugar, e isso tem custo alto. Aluguel, financiamento, a vista… de todo jeito gastaremos um dinheirão! Cada um vê a forma menos pior e tenta resolver esse problema.

    Agora estou preocupado é em encontrar um casaco que está perdido no fundo do meu guarda-roupa bagunçado.

    10+

    • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 08:46

      Ali no início da Pandemia os preços deram uma bela congelada, eu também comprei nesse momento. Depois subiram, apartamentos equivalentes eu achei por mais de 25% acima do que paguei no final de 2020 (menos de 3 anos).
      O ideal é ter investimentos com liquidez e achar o momento pra entrar.

      4+

  • Neco 19 de março de 2023 at 08:40

    Sempre ouvi piadas que os portugueses eram atrapalhados.

    Mas essa me surpreendeu.

    Compraram barcas elétricas para usar mas travessias em Lisboa. Mas não compraram as baterias.

    Como é possível isso?

    Imagina vc comprar um carro elétrico de um fornecedor e depois ir ao mercado verificar qual modelo de bateria serve naquele carro para comprar depois.

    3+

    • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:46

      Olha, isso é fácil. So não fazer o edital corretamente. ISso é falha grosseira de planejamento, igual o VLT de cuiabá. Compraram os trens antes de fazer o leito, aí acabu a grana.

      6+

      • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 09:21

        Burrice ou má-fé, mas eu sempre aposto na segunda, com a defesa alegando a primeira.
        É a velha história de gastar o dinheiro que não é seu (Estado gastando os impostos). O cuidado para alocar bem os recursos não existe.

        0

        • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:25

          tanto é má-fé que UM BARCO veio com bateria, que seria aquele usado pra mostrar na TV, aparecer na inauguração…

          Malandro é malandro, mané é mané.

          7+

          • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 09:33

            Má fé mesmo. Este tipo de contrato é: O casco e equipamentos comprados, PATRIMÔNIO, e as baterias vindo como “partes e peças” do SERVIÇO de manutenção por tempo definido. Não tem invenção, é costume. Aqui na BNN contratamos assim tem uns 50 anos. Em PT se usa a norma baseada nas leis de apropiação do plan Marshall, basicamente a mesma coisa adaptada pela UE. Foi pilantragem mesmo, provavelmente tem espanhol no meio…

            4+

    • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:24

      isso não é incompetência, é proposital. Fez-se a compra nessas bases pra depois comprar DO MESMO FORNECEDOR as baterias mais caras e provavelmente em outra rubrica, como aquisição de insumos ou manutenção, que tem menos rigor burocrático.

      só apareceu porque alguém ficou com a mão “seca” e dedurou. Mas esse ralo é infinito, capaz de fazerem uma licitação agora pra comprar velas e tornar esses barcos mais eco-friendly… 🙂

      6+

  • Neco 19 de março de 2023 at 08:47

    A tenha bem o seu carro, comprar um novo é cada vez mais difícil.

    https://autoentusiastas.com.br/2023/03/o-fim-da-democratizacao-do-automovel/

    2+

    • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 08:59

      ISso é tenebroso. Simplesmente vamos voltar aos anos 1950… carro sendo patrimônio famiiar perene. Só que um Kwid não dura como um SIMCA, um Bel-air…

      4+

      • Neco 19 de março de 2023 at 09:11

        Ou um Fusca.

        Mei pai tinha um 64 mandou fazer pintura de um paralama onde alguém bateu, daí fui olhar o processo e percebi que tinha várias camadas de tinta e fundo.
        Nada a ver com os carros de hoje.

        6+

        • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:21

          Eu ia comentar exatamente isso, procurar, principalmente longe do litoral, interior, aqueles fusquinhas / kombis conservados, as peças são facilimas de achar, baratas, e pra quem gosta a mecânica é simples e exige pouco ferramental, além da manutenção rotineira ser simples e a durabilidade do conjunto – que aguenta ser judiado mas precisa ser CUIDADO – é ilimitada.

          5+

          • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 09:29

            Fusca anda bem caro, virou item fashion, de moda.

            6+

            • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:30

              mas os “plastimóveis” também são, o fusca tem a durabilidade a seu favor.

              4+

  • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:17

    Bom dia Mukigelinos!

    Minha opinião é a mesma do nobre pçolista, não é momento pra comprar imóveis em banania, eu me manteria investindo em aplicações rentáveis e SEGURAS (não, tesouro fechado em tempos de PT não é seguro), e sendo possível ou necessária a permanência em banania esperar o momento em que a inflação já houver corroido completamente os preços (a maioria aqui nunca viu isso, meninos eu vi ! fiquem certos que vcs saberão quando esse momento chegar) e pesquisar aqueles que não tem mais folego algum, só o imóvel sobrou, alugar é perder dinheiro e dor de cabeça, e não dá pra descascas a tirta da parede pra fazer uma farofa…

    As coisas sempre são assim – causa e efeito – a realidade se impóe, irresponsabilidade gera passivos enormes, é como criar um filho usando como babás o telefone e a TV, quando a conta chega vc não tem como dizer “porque?”

    11+

    • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 09:30

      Problema do imóvel como reserva de valor é a hora da feira. Não da pra pegar a porta da sala e levar pra pagar as compras no mercado.

      8+

      • o_estrangeiro 19 de março de 2023 at 09:32

        exatamente. Quando a situação de onde se vive é estável ter um ativo iliquido não é problemático. Mas em tempos de crise mundial e em locais que com toda certeza vão ladeira abaixo, como a américa latrina em geral, é uma temeridade.

        5+

        • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 09:34

          Acho esse o ponto. Povo desesperado porque nao consegue comprar carro, que é um jeito de patrimoniar grana… não consegue comprar imóvel… não consegue juntar grana…

          4+

          • Neco 19 de março de 2023 at 09:37

            Mas hoje quem ganha pouco mal consegue sobreviver, não consegue comprar um carro ou uma casa por mais que economiza.

            A coisa não está fácil.

            5+

            • Barnabezinho 19 de março de 2023 at 09:39

              Isso aí. População empobreceu depressa.

              7+

  • Cadeia Marcov 19 de março de 2023 at 09:54

    Ja falei de herancas? Mula com olhos brilhando

    -Elite herdeira e igreja dominam imóveis ociosos no centro de São Paulo, diz pesquisadora.
    Dados mais recentes da Secretaria de Urbanismo apontam que mais de 1.369
    imóveis estão sem uso na capital paulista…. 2dias

    Teresina
    -Centenas de imóveis fechados há anos!.
    Desvalorização dos imóveis e depreciação das áreas construidas. ate 3 predios de 5 andares.

    – Prefeitura encontra dificuldade em notificar imóveis de espólios. BAuru.
    Secretaria de Administrações Regionais identificou 569 imóveis em espólio e encontrou herdeiros em apenas 369.

    5+

  • macacoalbino 19 de março de 2023 at 09:55

    Vala cambada. Por aqui quinto dia de UTI com filho pequeno. Graças a Deus o pior já passou, mas só passou pq o hospital é bom e tinha os equipamentos corretos. Ver a falta de oxigênio no seu filho é osso, o bronquiolite dos infernos. Tudo dando certo em 5 dias saímos Se estivesse no SUS nem sei o que teria acontecido com ele. Vamos em frente! E sobre o tópico , já entijojei, desentijolei, agora estou no modo esperando. Tudo graças a esse blog. O dinheiro aplicado cresce em uma velocidade absurda, da do de gastar novamente em tijolos, aguardar o melhor momento. E vida que segue. Bom domingo para todos.

    11+

    • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:00

      Por conta disso vou tirar ele da creche e esperar chegar aos três anos. Já internou 3 vezes em um ano, mas essa foi brutal agora é ser entubado com babá em casa, seguir a lei para não ter problema com processo trabalhista.

      8+

      • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:04

        Amigo meu fez isso exatamente pela mesma causa. IGUAL a voce
        Se tem muita infecção respiratória, SAI
        Não tem época mais cruel pra ter infecção respiratória que essa
        E a criança não ganha NADA com escola a essa idade
        Melhor ficar com alguém da família

        7+

        • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:06

          Se tivesse alguém da família estaria ótimo. Pior que não tem. Vou ter que me organizar com minha mulher no trabalho para sempre ter alguém em casa pois teremos que pegar alguém desconhecido, e osso.

          5+

          • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:08

            EU e minha Sra fizemos isso por um bom tempo
            Orçamento caiu? Não… a gente que sempre espera viver com 70% ou menos do que ganha..

            5+

            • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:11

              Eh, aqui em casa e mais ou menos por aí. Vamos economizar apenas menos, mas mesmo assim ainda dará pra economizar. Mas gastaria tudo se fosse garantir que ele não ficasse ruim desse jeito novamente

              6+

      • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 19:25

        As vezes fazer um tratamento preventivo com um pneumopediatra ajuda a evitar esse problema, pediatras normalmente acham “normal” a criança pegar e se curar sozinha, mas se há meios de prevenir talvez seja melhor. É apenas uma ideia, caso não queira ter uma babá.

        0

        • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 19:29

          Um problema com as babás são as licenças médicas e maternidade delas próprias. Casal de amigos teve de pagar uma durante a maternidade e no fim precisou contratar uma segunda.

          2+

    • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:02

      Rapaz
      Que chato. Mas bronquiolite passa e vcs vão pra casa logo!
      Aí macaco
      Me cantaram pra ir pra tua jaula
      É a federal ou a estadual?

      3+

      • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:03

        A minha jaula e a federal. Teve concurso para medico professor esses dias que nem candidato teve.

        4+

        • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:06

          O departamento que vou tentar é muito produtivo
          Mas é produtivo porque boa parte da produção vem duns cariocas…. Aí fica concorrido porque acham que vão entrar e parasitar o carioca

          2+

          • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:07

            E me cantaram pra federal mesmo
            O pessoal da estadual pouco produz e se acham o máximo

            2+

            • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:10

              Pra quem quer fazer pesquisa no Brasil são Paulo não tem como bater. Estou envolvido em três projetos da FAPESP e são muitos milhos baden, chega a ser absurdo o tanto de dinheiro. Falta na verdade e gente, temos bolsas e não tem candidatos.

              4+

              • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:10

                Isso me interessa
                Arrancar DARF do mula

                2+

                • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:12

                  E já te falo. Se vier more em São Caetano do Sul. Chega na jaula federal em 35 min de carro e morará de forma muito melhor do que em são paulo.

                  3+

          • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:08

            Hahaha o que faz um depto produtivo são os alunos não tem como. O chefe apenas potencializa isso. Meu lab deu um salto absurdo nos últimos 4 anos pq tive uma boa equipe. Agora os melhores se ajeitaram na vida e nem sei o que vai ser haha voltar as lamúrias

            2+

            • Final Countdown 19 de março de 2023 at 10:10

              No caso, o que potencializa o Dep é o carioca que nem aluno é
              Fiquei sabendo durante a cantada

              2+

              • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:13

                Hahaha bom, mas se você quer grana para pesquisa, você se beneficia no final, já que terá a chance de ter mais trabalhos como correspondente ou primeiro autor e isso facilitará você ter o dinheiro

                2+

      • macacoalbino 19 de março de 2023 at 10:04

        O mais velho tbm teve mas não precisou internar nunca. Pelo jeito o mais velhos apesar de ser maior e mais fraco pra isso.

        2+

        • Abomineve Homem das Naves 19 de março de 2023 at 17:04

          Forças aí para sua família, macacoalbino.
          ??

          8+

    • Eneas_00 19 de março de 2023 at 19:08

      Melhoras para seu filho. Realmente é uma fase que nossos pequenos merecem muitos cuidados.
      Meu filho precisou ficar internado quando tinha 2 meses. Foi detectado covid. Mas foi apenas para observação.
      Sensação muito ruim. Fiquei vários dias sem dormir junto com a patroa orando para ele receber alta.

      6+

    • Cadeia Marcov 19 de março de 2023 at 10:21

      sim, se eles colocarem $$$ em NFTs de macaquinhos estariam melhores.
      – Starbucks lança coleção exclusiva de NFTs e criptoativos se esgotam em 18 minutos .

      5+

  • Warrior 19 de março de 2023 at 10:23

    Bom dia, Muquis e Muquas.

    Coloquei os topicos( ate ontem) em dia.
    Cara**o a chapa esquentou entre a terceira idade. E eu colocando uma pilha na treta. Agora o Stranja contraatacou. Casal BarnaUgo nem se meteu. Fui lendo e vendo a discussao escalar. Ja estava esperando um deles começar a xingar pai/mae/muié.

    Se fossem vizinhos e/ou colegas de trabalho ia ter violencia fisica?

    Pas e paz.

    6+

    • um dois 19 de março de 2023 at 10:37

      Violência física?
      Namoro gerontológico agora é violência?

      10+

      • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 10:49

        Diga não ao etarismo. ?

        8+

        • Birolho 19 de março de 2023 at 11:24

          A ferocidade dos vetustos é como a ira dos cachorros apartados pelo alambrado, tirou a barreira as feras se amansam!

          Deve ser o ócio que causa isso, não transam, não labutam, aí vem pra internet tretar, ahahahaha.

          18+

  • M. 19 de março de 2023 at 10:44

    Sobre o post sobre o declínio populacional publicado há alguns dias:

    Há muito tempo existiam 2 blogs chamados “Surfando na Idiocracia” e “Realista libertário”, do mesmo dono, e infelizmente ambos foram deletados, mas eram um pequeno tesouro de sabedoria na internet. Lembro-me bem de um texto em que o autor dizia que aquele filme “Idiocracy” provavelmente só foi feito porque o produtor/financiador “assinou sem ler” a autorização de produção do filme, porque ele mostrava diversas verdades inconvenientes (e hoje ele é até propagandeado, com razão, como “Um filme que começou como comédia e se tornou um documentário”).

    Essa questão da queda da população mundial por conta da baixa taxa de natalidade ser um problema já é algo que alguns (poucos) começaram a se tocar. O assunto ainda é relativamente pouco divulgado porque a mídia e muitos figurões do alto escalão das empresas e dos governos ainda pertencem ao que eu chamo de “Culto de Gaia”, essa nova “religião” da morte, que prega o extermínio da raça humana (quer dizer, extermínio de pobres e da classe média, porque bilionários têm licença poética para poluir o planeta, matar filhotes de foca, comer carne de caça, etc) através do aborto, empobrecimento da população, entre outras ferramentas nefastas que não cabe mencionar aqui.

    Eu acho que há “facções” e “cultos” diferentes entre a elite degenerada do mundo, e no momento esse “culto de gaia” está na vantagem, mas pode ser que eventualmente o jogo vire para favorecer outro grupo de cultistas.

    13+

  • M. 19 de março de 2023 at 10:54

    Sobre financiamento de imóveis: ninguém é obrigado a arrastar o financiamento por 30 anos. O ideal é todo mês, além da prestação normal, adiantar mais prestações, sempre pedindo para abater do prazo, pois o prazo exerce efeito exponencial sobre o montante final se você observar a fórmula dos juros compostos. Isso é o que o Bastter acertadamente ensina. Além disso, outra estratégia é não fazer financiamentos de 30 anos… tentar fazer de 15 anos, 10 anos, o menor prazo possível (e ainda assim adiantar parcelas, abatendo sempre do prazo). O meu imóvel eu financiei no “padrãozão” de 30 anos, mas paguei em 5, porque adiantava prestações todo mês (graças a Deus fui educado pelo meu pai a sempre viver 1 ou 2 steps abaixo do que poderia viver, nunca fui gastão, nunca fui consumista, tenho gostos e hábitos simples… coisa de português, que julgo um hábito saudável para todos adotarem). Com isso deixei de pagar um caminhão de juros!

    10+

    • Birolho 19 de março de 2023 at 11:17

      Exato!

      Hoje moro na Empresa, não pago aluguel, agua, luz, combustível, vendi meu carro e uso um utilitário da empresa – abri a firma tem 14 meses. Uso 55% do meu pró-labore uso para pagar minha sogra, que me emprestou uma baita grana para eu abrir o meu negócio. Desde novembro estou conseguindo fazer retiradas para quitar pagar minha sogra – previsão de Setembro quitar o primeiro empréstimo que ela me fez (200 k).

      Eu e a Patroa sempre vivemos de modo espartano, entijolamos em 2009 e 2013 (dois terrenos no RS), estamos com eles ”parados” desde então. Tem muito imóvel para vender no Brasil todo (morei no RS, SP e GO), aluguel subiu demais nos últimos dois anos, absurdamente!

      Onde estou hoje venho olhando os anúncios desde que cheguei, dias atrás vi uma chácara, terreno com 3600 m², casa de 2/4 com piscina e lago, lugar bacana, anunciado por 850 k, minha esposa gostou e queria muito ir visitar, porém julgo não ser o momento, pois até o fim de 2024 tenho outras prioridades.

      13+

      • M. 19 de março de 2023 at 11:27

        E pra mim tem outro detalhe, que é muito importante: dói demais dar dinheiro tanto para o banco (financiamento) como para o senhorio (aluguel). Acho que todo mundo deveria ter um imóvel próprio, por menor e mais simples que seja. Dando dinheiro para o banco, você perde muita grana na forma de juros pagos, e dando dinheiro para o senhorio você também deixa de poder aportar um dinheirão, os aluguéis estão surreais no Brasil, estão cobrando um absurdo para morar em cubículos, até parece que os salários são altos por aqui! Alguns lugares cobram como se vivêssemos em Singapura, fala sério!
        Por isso eu prefiro ter o meu imóvel.

        12+

        • Na_Volta_Eu_Compro 19 de março de 2023 at 19:29

          Mora debaixo da ponte então ué
          Aí vão ter dó de vc e lhe “darão ” dinheiro.

          1+

  • Leonardo M. 19 de março de 2023 at 11:42

    Materia interessante como o povo do Libano continua sobrevivendo.
    Maioria dos jovens abandonou o pais e manda dinheiro para quem ficou.
    Os FPs que ficaram tiveram seus salários so com queda de 90% desde que a inflação começou por lá.

    5+

  • Neco 19 de março de 2023 at 11:43

    Vc precisa de uma casa.

    Neste vídeo tem 900 abandonadas.

    5+

  • Leonardo M. 19 de março de 2023 at 11:58

    Sobre comprar tijolos

    Os melhores tempos para comprar tijolos são em crises
    Seja econômica, de juros alto, guerra, COVID19 ou cambial.

    Acredito que a partir do segundo semestre com o desemprego aumentando e economia piorando os preços dos imoveis vão dar uma bela desinflada nos preços bolhudos.

    Afinal quem consegue financiar com esse juros alto?

    9+

    • Saulo 19 de março de 2023 at 14:51

      That’s the point.

      3+

  • Leonardo M. 19 de março de 2023 at 12:58
  • L3oCohen 19 de março de 2023 at 13:44

    A resposta para os seus problemas:

    2+

  • Saulo 19 de março de 2023 at 14:40

    Boa tarde a todos!

    3+

  • Saulo 19 de março de 2023 at 14:43

    Entijolamento!?

    Nmho, o plano A de Alckmim em plena execução.

    Todavia, existem os incautos que não lêem as entrelinhas.

    Segue o féretro!

    2+

  • Neco 19 de março de 2023 at 15:32

    Não sei o pq o YouTube passou a me recomendar vídeos dessa banda. Mas achei legal.

    1+

  • Neco 19 de março de 2023 at 15:36

    Coisa complicada.

    0

  • Pagando 19 de março de 2023 at 15:45

    Boa tarde, muquis ??
    Bora de textão.
    Enfim, é chegada a semana em que quito o meu ap.
    Financiei em 2018, primeira prestação em novembro daquele ano.
    A meta era quitar até 31.12.2022.
    Ok, não deu certo. Mas, o erro de cálculo foi de apenas 80 dias, pois quitarei terça, dia 21.03. Então, o planejamento nesse caso falhou por menos de 3 meses.
    Eu mudei meus conceitos sobre imóveis, ultimamente.
    Num país como o Brasil é preciso ter um imóvel próprio simples, sem luxos e quitado e, caso financie, como eu fiz, procurar quitar rápido.

    Coisas importantes:
    * seu salário vai ficar preso pagando prestação pro banco ou pagando aluguel;
    * é bem difícil, sim, reservar um dinheiro para a prestação e ao mesmo tempo juntar grana para quitar mais rápido.
    * ao financiar, mantenha os dois pés no chão. Eu sou quase dona e proprietária de um quarto e sala de 46m² na Sé, centro histórico e largado de SP. Não é um ap na zona sul, área nobre, com 2-3 quartos. É um ap simples e deu trabalho até quitar. Foram R$ 220 mil e ainda usei fundo de garantia.
    * fiz em 360 meses para a prestação ficar mais baixa e eu conseguir juntar grana para quitar em menos de 5 anos.
    * precisamos tomar cuidado com a matemática do aluguel x compra de imóvel. A inflação do aluguel não é a mesma que reajusta o salário e nem todo mundo consegue renegociar contrato e se livrar de índices de inflação, pagando o mesmo valor por anos para o proprietário ou imobiliária.
    * condomínio de um ap simples em sp capital batendo na casa de R$ 350. Como diz a minha mãe: o condomínio é outro aluguel.
    Enfim, não me arrependo. Já respiro aliviada. Acho que finanças e saúde mental andam juntas e agora posso buscar novos objetivos para minha vida simples e mortal.

    13+

    • Cadeia Marcov 19 de março de 2023 at 15:59

      Parabens. Em-tijolou com sucesso. Tem que ter disciplina, coragem, e imunologia (pra aguentar a bananazuela).

      (e` coragem, pois Eu vi meu pai sofrendo pra pagar BNH e tendo um infarto qdo o fhc mudou as regras. Ja Minha vo’ tinha uma mansao e parou num asilo sem patrimonio ($$$) e uma outra sempre viveu no aluguel mesmo sendo portuguesa kkk).
      Galera falou de Demografia e apareceram 2 novos muquinhos, falaram de Tijolos e 2 conseguindo imovel. Que tal falarmos de megasena?.

      3+

      • Pagando 19 de março de 2023 at 16:22

        Eu nunca ouvi nenhuma história boa sobre o BNH. Nos anos 1990 ouvia mais histórias e tudo envolvendo depressão, uso de calmantes, pessoas que tiraram a própria vida.
        Esse assunto é tabu em muitas famílias. Muitas guardam os documentos até hoje.

        3+

        • Abomineve Homem das Naves 19 de março de 2023 at 17:18

          Por falar em BNH…
          Que papo era aquele durante a década de 90 onde muitos falavam que a Rossi tinha esquemas com o BNH?
          Lembro que muitas pessoas que compraram imóveis naquele tal “Plano 100” em Natal relatavam que vinham alguns carnês com o logotipo do BNH, sendo que o tal “Plano 100” era gerenciado pela Rossi.
          Alguém está mais por dentro desse lance aí?

          2+

  • Abomineve Homem das Naves 19 de março de 2023 at 17:03

    Boa tarde, meu povo e minha pova. 😀

    Com relação ao tópico, AVOA!

    2+

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 18:47

    Boa noite. Quando o BeachCoin bater os 60k de novo o Híden vai fazer as pazes com o Stranja?

    4+

    • Eneas_00 19 de março de 2023 at 19:03

      E se chegar aos 30k vai ter meia desculpa? Zoeira pessoal rsrs

      2+

    • Cadeia Marcov 19 de março de 2023 at 19:33

      So` a capacidade de ir tokenizando tudo ja’ vai gerar trilhões de dolares: trilhões$$

      mais Liquidez
      Tokenização de ativos do mundo real carece de infraestrutura:

      A empresa Big Four PwC prevê que os ativos globais sob gestão cheguem a US$ 145,4 trilhões até 2025, um mercado massivo que deve receber mais investidores e, assim, melhorar a liquidez dos ativos por meio da tokenização. kkkk

      A JPMorgan está trabalhando com tanto com startups focadas em web3 e fundos de capital de risco envolvidas com criptomoedas.
      Em novembro, o gigante americano executou sua primeira transação DeFi transfronteiriça em uma blockchain pública. A iniciativa fez parte de um programa piloto que explora o potencial DeFi para mercados de financiamento de atacado. A transação também foi realizada na rede Polygon. Conseguiram 4 vezes mais $$.

      A Mineradora Core Scientific levantou US$ 500 milhões de BlackRock e investidores. E a blackrock ja administra bitcoins desde 2020. Tem participacao na microestrategy. Atua na compra e venda de contratos futuros de Bitcoin pela “BlackRock Global Allocation Fund” e “BlackRock Funds V”. A última informação mostrava uma posição de cerca de 10 milhões de dólares em Bitcoin em 2020.

      Depois e’ so queimar moeda UShitcoin digital nao usada, que valoriza novamente.
      inundaram o sistema com digital dolares lixo.

      2+

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 19:03

    Sobre o tópico dos tijolos mágicos.
    Minha opinião é que pelo menos 1 imóvel devemos ter na vida. Por mais que tenhamos planejado tudo mas as vezes dá merda em alguns momentos e precisamos recomeçar. Com um teto sobre a cabeça já é meio caminho andado.
    Sem falar em doenças e acidentes. Não sou pessimista. Mas é bom levar em conta esses fatores.
    Tenho vários relatos de pessoas que eram bem de vidas e que hoje moram praticamente de favor na casa de alguém ou pagam alugueis ao qual comprometem boa parte da renda.
    Sobre financiamento. Hoje minha taxa de juros é bem menor. E o valor que eu pago é bem menor do que o aluguel praticado na região. Próximo de tudo e com fácil acesso a principais avenidas. Não penso no momento em quitar. Pois o Brasil é incerto. Os rendimentos pagam a parcelinha e o condomínio. Uma mixaria que acredito que com a inflação vai ficar irrisório no futuro. E caso vire uma Venezuela aqui fica mais fácil fugir.
    Ah e sem falar para quem tem família como eu. É difícil convencer a patroa e ainda mais agora com filho pequeno que morar de aluguel é bom. Pode ser financeiramente melhor. Mas quando tem família as vezes é melhor se aventurar em um financiamento.

    5+

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 19:13

    Se tiver alguma dúvida q é uma luta do bem contra o mal, da verdade conta a mentira, de Deus contra o diabo, veja isso:

    João 8:44

    https://mobile.twitter.com/38bitcoinheiro/status/1637412119208419330

    0

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 19:18

    Os estados com mais denúncias de trabalho escravo são MG, Bahia e Goiás

    ⛓️Com mais trabalhadores resgatados São MG, Goiás e Piauí

    ⛓️Em proporção à população, o “campeão” é Tocantins

    Por que quando acontece um caso no RS e vira “ah esses gaúchos são tudo isso e aquilo”?

    https://mobile.twitter.com/clarionrox/status/1637481012547444736

    1+

    • Birolho 19 de março de 2023 at 20:09

      No RS houveram dois casos estes dias. O caso de Uruguaiana eu ouvi no rádio que o Funça do Trabalho é lacrador de quatro costado, o cara do rádio esmiuçou a vida do cidadão nas redes sociais, é canhoto defensor do Mula!

      Já sabemos o jogo de narrativas e a cortina de fumaça sobre estes temas!

      2+

    • Sapato Furado 19 de março de 2023 at 20:55

      E os “acordos” que firmam onde o MP recebe milhões? Vale a pena fazer denunciação caluniosa e ganhar um prêmio desses. As empresas só querem se livrar do problema e pagam por isso.
      É quase uma extorsão.

      1+

  • Saulo 19 de março de 2023 at 20:15

    4+

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 20:57

    As vezes eu acho que o Lula ganhou com uma margem maior ainda

    https://mobile.twitter.com/CanaldoNegaoo/status/1637516059149205504

    1+

  • Saulo 19 de março de 2023 at 21:07

    Teoria da Conspiração

    2+

    • Birolho 19 de março de 2023 at 22:28

      Minha esposa é professora de alunos especiais, estávamos conversando hoje a tarde sobre isso, acompanho ele no twitter e estava lendo a tread.

      Hoje apareceu uma pessoa chamada Van Liberdade no twitter, altamente alumínio os assuntos. Comecei a seguir o perfil no telegram também, minha nossa, tem que colocar o chapéu e ler as postagens, ahahaha.

      1+

      • Abomineve Homem das Naves 19 de março de 2023 at 23:03

        E por coincidência chata do cara***, o Alumínio tem número atômico 13.

        🙁

        2+

      • Pé Vermelho 19 de março de 2023 at 23:08

        Eu vi esse perfil
        O nivel é pra mais de 8 mil como diriam
        Massssss nao custa dar uma olhada kkkk

        1+

        • Abomineve Homem das Naves 19 de março de 2023 at 23:16

          Esse link aí serve pra quem é chapéu de silício? ??

          O véi dos Rothschild é o próprio Mr. Burns do seriado Simpsons…

          0

  • MrCitan 19 de março de 2023 at 21:49

    Tomara que o Biden consiga cumprir essa promessa aqui! 🙂

    1+

  • Pé Vermelho 19 de março de 2023 at 23:09

    1+

  • Saulo 19 de março de 2023 at 23:45

    2+

  • Eneas_00 19 de março de 2023 at 23:46

    Heil ******
    .
    Gostaria de tirar uma dúvida.

    Você afastou o governador do DF, alegando que ele falhou na segurança pública.

    Mas no RN, a governadora continua na ativa.

    Qual a lei que você usa para um e qual a lei você usa para o outro?

    https://mobile.twitter.com/PaulinhoPavesi/status/1637608469594353664

    5+

    • Na_Volta_Eu_Compro 20 de março de 2023 at 13:48

      A questão é:
      Falhou PRA QUEM?

      0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.