Via Globo.
Filhos e netos de perseguidos pela ditadura militar, que não vivenciaram o período ou sofreram impacto direto das ações promovidas por agentes do Estado, vão reivindicar indenização por danos psíquicos transgeracionais. O pedido para que a Lei da Anistia seja estendida às duas gerações será apresentado ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no fim deste mês, em audiência da Comissão da Anistia agendada para o dia 29. Caso seja aceito, poderá ampliar o pagamento de indenização do Estado a milhares de pessoas.
Também será reivindicada a revisão de todos os pedidos de indenização negados durante os governos dos presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro. Durante o governo Bolsonaro, a estimativa é que pelo menos 90% das requisições foram indeferidas.
Desde 2002, a lei prevê reparação econômica aos anistiados e aos que sofreram diretamente com ações do Estado, como tortura, exílio, afastamento do emprego, etc.
Em 2014, a Comissão de Anistia estendeu os mesmos direitos a filhos de perseguidos políticos que tiveram suas vidas diretamente impactadas – os que presenciaram prisões ou sessões de tortura, os que tiveram de se mudar constantemente ou nasceram em outros países durante o exílio dos pais, por exemplo.
— Alguns filhos vivenciaram com os pais muitas destas situações e foram indenizados. Agora, queremos estender esse direito a quem não sofreu diretamente, mas sentiu o reflexo da ausência dos pais ou avós. Para muitos deles, o silêncio é muito doloroso e causa danos psíquicos graves — afirma a advogada Marília Benevenuto Chidichimo, 61 anos.
Segundo ela, muitos netos de perseguidos políticos sofrem problemas psíquicos, como ansiedade, sem conseguir identificar a causa, mas fruto do que foi dito ou não dito por suas famílias.
— Eles não foram exilados, não viram a morte, mas sofrem com isso — diz a advogada.
Marília é filha do médico Aberto Benevenuto, que morreu num atentado na BR-101 em 1978. Militante do antigo PCB, ele chegou a viver exilado no Uruguai e, segundo a advogada, o suposto acidente sequer foi registrado. Dos três filhos de Benevenuto, apenas Marília conseguiu ser indenizada. Os pedidos dos dois irmãos dela foram negados.
Reflexos psicológicos
O pedido de extensão da Lei da Anistia para filhos e netos com impactos psicológicos transgeracionais é encabeçado pelo coletivo Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça, formado em 2014. Seus integrantes se conheceram ao buscar atendimento no projeto Clínicas do Testemunho, serviço criado pela Comissão de Anistia para prestar apoio psicológico a vítimas da ditadura.
O músico Leo Alves, coordenador do coletivo, é neto do jornalista Mário Alves de Souza Vieira, ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro, desaparecido em janeiro de 1970 após ser preso e torturado na sede do Destacamento de Operações de Informação, do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), no Rio de Janeiro.
Ele conta que sua mãe, Lúcia Alves, hoje com 74 anos, viveu em mais de 40 endereços diferentes e sequer conseguiu cursar faculdade. Aos 45 anos, Vieira relata que ele próprio sofre de ansiedade e herdou da mãe o vazio deixado pelo desaparecimento do corpo do avô, até hoje não localizado.
— Queremos trazer ao debate os danos transgeracionais da violência de Estado. Com o desaparecimento do meu avô, minha avó definhou, e essa história nebulosa me acompanha até hoje. Esse é um tema não tocado no Brasil, uma demanda importante que não foi tratada. Só de ver o sofrimento a minha mãe e da minha avó, já sofri muita coisa — diz o músico.
Mamata sem fronteiras
Não há estimativa de quantas pessoas podem ser beneficiadas com a possível extensão da Lei da Anistia. Segundo Diva, a Comissão de Anistia recebeu 70 mil pedidos de indenização de perseguidos pela ditadura militar e mais de 50 mil benefícios foram concedidos.
A indenização a anistiados políticos está prevista na Lei nº 10.559, desde 2002, e engloba civis e militares. Além da reparação econômica, a lei prevê o direito de conclusão de cursos eventualmente interrompidos, em escola pública ou com prioridade em bolsa de estudo.
Bom dia
Todos querem uma teta para mamar, só isso.
Eu sempre pensei que o Brasil nunca ia quebrar, mas com esse governo já começo a ter dúvidas.
nações são etéreas, são artficiais, intrinsecamente instáveis, é o destino de todo país bem sucedido nascer, crescer e por fim se autodestruir. E esses são os bem sucedidos, pois a maioria apenas nasce e começa a se autodestruir quase no berço (esplêndido?)
Quando a tecnologia era escassa e poucos individuos tinham acesso havia sentido, o mundo era uma selva bárbara em que os mais fracos eram dizimados, apenas por serem mais fracos.
Hoje chegamos ao ponto em que o INDIVIDUO desperto pode transitar com razoável facilidade através dessas linhas arbitrárias, portanto para o INDIVIDUO não faz o minimo sentido, se tá ruim na califórnia, vai pro texas, ficou ruim no texas? vai pro japão, pula pra são tomé e principe, revolução? corre pra espanha, suiça, luxemburgo…
Em suma, nações são um instrumento do passado desnecessário para os INDIVIDUOS, mas vc deve tá preocupado com a maioria… desencana, a maioria SEMPRE, por opção própria, vai se estrepar, seja livre ou escrava, seja rica ou pobre, seja branca ou preta, a maioria é boi, e o destino de todo boi é o açougue.
Bom dia Mukigladechianos!
Alguns posts bem didáticos no domingo, esse twitter aqui mostra bem como o crime e o ataque a liberdade é plenamente acobertado e estimulado pela MSM, com rarissimas exceções como o tucker, e como o comportamento bovino da maioria torna ineficaz qualquer iniciativa “democrática” dos que estão de olhos abertos para enfrenta-los. Mandou tomar 235 doses de vachinas o boi toma! Independente de qualquer comprovação, independente da razão, basta seu “dono” lhe afagar e dar uns biscoitos “bom garoto! deita! rola!”
https://twitter.com/Bethscarlett29/status/1637244205603930113
Nesse outro vc vê o promissor individuo governante ABSOLUTISTA de el salvador, bukele, sendo atacado por conseguir melhorar MUITO a vida da boiada salvadorenha. Com o quê? mais democracia? mais voto? ocupando os espaços? Negativo, prendendo e mandando bala em vagabundo, prendendo por ATACADO, tendo PLANEJADO e colocado em ação um plano, sem nunca ameaçar, primeiro ele faz, depois discursa. A forma como bukele tem governado tem a ver com o que postei esses dias aqui sobre o modelo japones de alta disciplina pra tornar a maioria bovina uma coisa útil, mantendo a liberdade do individuo REAL.
Ele acertadamente ataca as bases do que é usado como ferramentas da destruição social, inserindo um ativo COM VALOR na economia – o Bitcoin – enfraquece o interesse pela moeda podre estatal, que deve ser substituida paulatinamente por ele, ou então passará a ter lastro nele, uma medida muito inteligente. Demolindo a força dos “cavaleiros da democracia”, vulgo bandidos, traficantes, assassinos e assemelhados, torna da mesma forma a sociedade mais equilibrada, ordeira e produtora de riqueza, além de afastar a possibilidade de antagonistas politicos os usem como desestabilizadores como é visto com frequencia em banânia por exemplo.
https://mobile.twitter.com/nayibbukele/status/1637277684853100545
https://twitter.com/nayibbukele/status/1637277684853100545
é isso mesmo. amanhã eles defendem o oposto se o governo for da linha que interessa a eles. vida que segue e bobo quem paga por esse papel higiênico.
cacete.. de 106/100k pra 7.8/100k!!!!
tem solução mesmo caros… mas não pode ser só nas “4 linhas” do STF…
Primeiro ele faz e depois discursa.
Aqui Bolsonaro discursou, discursou e não fez nada.
Bonoro era e é fraco. Deveria ter tocado o terror desde o início.
o bukele é a PROVA de que o papo das ” 4 linhas ” e xadrez 445D sáo só falastronices de falastrões. Quem quer FAZ.
Bom dia !!! Só passando para colocar presença . Hoje é dia de pagar o Darf . Vaiiiiiiiii
♪ Não deixa e mamata morrer ♪
♫ Não deixa a mamata acabar ♫
O tópico representa exatamente como a maioria é totalmente nociva, graças à maioria e sua sanha por diretchus o ex-brasil virou banânia e encaminha-se rápidamente pra tornar-se a capital da pátria grande da Bananarruela, onde cachorro vale seu peso em ouro…
Essa imbecilidade DESNECESSÁRIA é o que torna a maioria tão abjeta, podendo ser algo grandioso ESCOLHE ser estrume fétido.
o canhoto-raiz eu até entendo, apesar de despreza-lo, ele tem um objetivo e se esforça pra cumpri-lo, destruição é sua meta e ele se dedica de corpo e alma até que a atinja.
Mas esse ser abjeto, que envolve-nos quase em todos os lugares, o rebanho bovino, a “maioria democrática”, esse é desprezivel ao extremo, é usado e desprezado por AMBOS os lados, sabe disso e permanece inerte e, na ausencia de palavra melhor, fedorento.
Privilégios vitalícios e hereditários, eles são monarquistas?
Bom dia!
PODCAST – EPISÓDIO #115 USE SUA ENERGIA NO QUE REALMENTE IMPORTA
https://marcelocorghi.wordpress.com/2023/03/19/podcast-episodio-115-use-sua-energia-no-que-realmente-importa/
o avô da Ms Countdown foi preso por uns parcos dias durante os 1970 para averiguação
ele acabou amigo do pessoal da DP….
até hoje falo para ela entrar com pedido de indenização. Quero meus DARFs de volta
OLHA ISSOOOOOO
https://www.zerohedge.com/personal-finance/less-20-american-students-choose-stem-degrees
NÃO
NÃO VAI MESMO
E OUTRA
COM A MUDANÇA DO CURRICULO DO SEGUNDO GRAU, NUNCA MAIS IRÁ
PEÇO PRO BARNA COLOCAR UM TOPICO SOBRE O ASSUNTO
a cria lá de casa tem METADE das aulas da manha com matemática, tarde inteira: fisica, química e biologia. Numa das mais fortes do HELLL
o abismo entre pessoas com ensino tenológico pro pessoal de humanas NA ESCOLA BOA já é gritante. Humanas já é ABERTAMENTE SACANEADA
imaginem daqui a 10 anos, como estarão MUITO burros
Vão substituir tudo por softwares modernos.
Quem ‘apanhou’ ganha viagem, indenizacao, dereitos, aneestia. Quem perseguiu ganha promocao, cargo e pensao. Quem acreditou no teatro se lascou.
Meu tio foi da UNE, andava com familias ricas… virou diretor de banco, secretario de governo e profecor. Foi quase pra cadeia num esquema aqui em SC.. parece que desviou uma graninha$$$.. Esse heroi ativista da UN-E entrou pro governo… kkk. Muitos professores sendicalistas da Escola Mularapio viraram politicos, senadoras, mimistras..
qual escola?
Alfacem
po valeu! não conhecia.. e tem aqui pela Tijuca… vou estudar melhor… se puder dar mais alguns feedbacks… o que vc viu antes que te levou a essa escolha..
sabe auqelas tradicionais?
é assim
CONTEUDO e porrada
as crias ficam estudando MESMO em casa, nao tem dessa de que se nao estudar, consegue passar
nao tem refresco. redação PESADA valendo nota a cada 7 dias e prova toda SEMANA
passaram a tarde de sabado estudando, ESPONTANEAMENTE, pra ter ideia de como é pesado
isso porque a mais nova tá no 5° ano
professores sem frescura, sem viés de esquerda: o de ARTES fala que arte moderna é lixo.
tá na TOP 5 Brasil do ENEM
maior nota de matematica da historia do ENEM
Nunca fiquei impressionado com escola, essa surpreende positivamente
e as crias voltam EMPOLGADAS pra estudar, nao tem aquele peso de obrigaçao
arrependido por ter demorado pra colocar lá
uma cria é nativa em ingles
primeira vez que nao reclama da pronuncia e sotaque de um professor
materias em ingles MESMO, incluindo trabalhos
cara, passa lá e dá uma conferidaa
recomendo
https://youtu.be/Ik881GC5F38
combustível está barato. tem que impor sobretaxa de R$2 por litro para compensar o custo ecológico. está barato. faz o L.
O próprio Gordão Ucrânia disse que pagar mais caro na gasolina e na luz é é um sacrifício “voluntário” do europateta médio, pra libertar a Ucrânia e tirar o Putin do poder. 😛
Nem me dei o trabalho de ver esse vídeo, deve ter empurrado essa lorota também.
rsrsrs esse se perdeu no personagem heim… cacete… sacrificio “voluntário”?
Tem o preço normal e o “preço voluntário” com o plus pra ajudar o esforço de guerra?
l
Não vi até essa parte.
Infelizmente ele continua se perdendo.
Nunca entendi a tara dele com ucrânia. Se tivesse errado só o lance da eleição por conta do fator xandão, taria bem.
https://www.zerohedge.com/markets/best-used-cars-under-15000-tho-who-cannot-afford-new
os toyota da lista tão de graça pro padrão bananense imagino.
aqui os carros clássicos são encontrados aos montes, os países europeus ricos a troca de carro é frequente, daí vem tudo pra cá nas mãos dos tugas “migrantes”.
mas paga 40% de imposto pra entrar aí
fica caro ainda
tá falando os zoropeus aqui em tugaland? paga não.
o cara é migrante, trabalha em luxemburgo. Compra uma mercedes quando vem de férias, vende com bastante lucro e volta pro trabalho.
são milhares assim todo ano.
ué
e pode? numpodicê
lembro que tinha que pagar imposto sobre o preço de compra
se soubesse mandava meu cunhado levar um pra mim todo ano e fazia a roda girar
não sou o mais inteirado em relação à isso, não comprei em mão de terceiros, só nas lojas.
imagino que o preço de compra é fácilmente contornável, o vendedor recebe 2000, mas escreve 1000, só daí já baixou horrores.
Mas meu maior termometro é ver poucos carros novos sendo vendidos, apesar de bom preço, e “novos velhos” carros entrando em circulação com frequencia.
Do jeito que a coisa vai, em breve carros mais antigos serão proibidos de circular nas cidades.
Começa com cidades mais grandes, acho que tem bairros de Londres que já é assim com carros a gasolina. Depois passa para rodovias federais, no fim não pode mais usar.
Pois todos sabem que os carros antigos são os grandes vilões da “mudança climática”. (Óbvio que não, mas o gado acredita nisso).
essas mudanças não sao instantaneas, claro que podem ser rápidas, mas sempre há tempo pro INDIVIDUO ir de um ponto ruim pra outro melhor. Os sinais de uma situação insustentável e perigosa são claros, as pessoas é que preferem fingir nao ver / perceber.
portugal não dá não
país e povo pobres e com rede de transporte público péssima pra maioria da população
é um povo muito disperso pelo território, diferente daqui que concentra 1 milhao só numa favela. lá fica espalhado entre aldeias
Pais de bhosta, oCU da Comuna europeia.
carro é caro pra português
sempre foi
OQUEEEEEE
o citroen mais barato tá 18ooo EUROS???
rapaz
comprei um zero há 12 anos por 11000 (c3)
e tinha o C2 e C1, que eram mais baratos ainda
e NADA DE REAJUSTE DE SALÁRIO
https://www.citroen.pt/modelos/citroen-c3.html
honda JAZZ (famoso fit) nem tem mais a gasolina
28000 o hibrido?
Tá IMPOSSIVEL pro POVO comprar um carro zero
CLIO só tem hibrido.
28000 euros
eu, lá, como médico teria dificuldade pra comprar
nissan MICRA (a merda do PIOR carro da nissan, ) 18000 euros\??????
Sandero. O PIOR DE PT, 12000 euros…. cacetada
Por falar em preços de carros aqui e aí…
E o Honda BRIcO?
a troca de carro na italia é OBRIGATORIA carro antigo paga mais imposto e tem restrição de circulação.
https://www.zerohedge.com/markets/bmw-pause-raising-prices-premium-vehicles-after-years-40-increases
BMW baixando preço….
a Ms Countdown relata que já temos “promoções” em montadoras aqui no HELL
baixando entre 10 e 15% dos valores no carro zero
esperando baixar mais 40%….
rsrsrsrs
se baixar 40% me avisa aí que eu quero um
Alertas `cientificos`
Cuidado quem acha que um filho esta tendo ciencia, matematica, tecnologia na escola.
Aqui tem uma escola qe esta lotada. Temas como Forense, ecologia aplicada, quimica, robotica, astronomia… pra o papai-mamis ficarem felizes com seu geniozinho na escola. entra mais $$$. Alertem seus parentes e fiquem de olho.
Eu vi professor dizendo: ‘ Ah, nao precisa mostrar direito, semana que vem eles esquecem`!!!
Motivo: chamei a atencao que os insetos mostrados estavam errados e misturados. FDP.
O diretor escolhe o tema e o professor uma semana antes.. depois das matriculas!. Vai esse prof. mesmo, ou chama aquele sem carga de aula.
Tem cara que do laboratorio que estudou educacao fisica. Outro vende Natura na sala dos professores e da` aulas de ingles.. fiquem alertas.
A escola tecnica Phederal esta dominada por comuna ESG de cabelo comprido. Mesma coisa o sistema 3 ESSE.
Onde tem mais perigo e justamente no meio `Cientifico`. Se vcs virem os projetos `cientificos` no nordeste pra criancas pobres no verao vcs saem correndo com a lacracao. (estudo do manguezal, arte, ecologia, mar…)
Ultimamente, tenho mais medo de quem se acha inteligente. Sobra pro filhinho.
estamos sempre atentos
mas aqui é resultado preto no branco mesmo
Interessante a tática. Você chega, pede 1 bebida, paga e fecha conta. A mulher chega e se for daquelas do contatinho gastronômico, você sai sem prejuízo.
https://www.youtube.com/watch?v=5pvF4VS5UNs&t=757s
Bom dia mukis…. mamatas.cao.bananistao!!!!
Uma bhosta mas BAO.
https://www.google.com/search?q=cachoeira+do+tel%C3%A9sforo&client=ms-android-samsung-gj-rev1&prmd=imnv&sxsrf=AJOqlzVeSZpS_EtLzndDfIHyfjC2lQPpuQ:1679274780478&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiZ55SGqun9AhVprJUCHbUKCXQQ_AUoAXoECAIQAQ&biw=360&bih=612&dpr=2#imgrc=1v876PmSu6euIM&imgdii=BfnOAasILwtO-M&lnspr=W10=
Ja visitaram? Espetacular perto de Diamantina… alias essa regiao de MG e a Serra do Cipo, ao lado tem BH tem centenas de cachoeiras lindas!!!
O que mata em Bananistao e a violencia… o resto os JS recompoem !!!
Segue o fluxo…
Pickup truck in the $10,000-$15,000 range: Toyota Tacoma (2013)
55k a 80k numa camionete 2013? Eitamundobao… so amarrar um RV trailler atras e sair queimando petroleo de miAme ate Alaska!!! Yeahhh
isso aqui é grave
bispos CATOLICOS alemãs querendo LACRAR oficialmente na liturgia
https://www.breitbart.com/faith/2023/03/20/papal-biographer-german-catholics-headed-for-second-protestant-reformation/
Estão nao igreja e isto pode ser incluido muitos, até aqui no BR,
mas nao tem nada de Catolicos.
Infelizmente tem poder e força.
Bitcoi dobra de preco e vai a usd31k…. stablecoin perde paridade com usd e cai 20% pra 0,81cents!!!
Vai?
https://www.infomoney.com.br/onde-investir/perdas-da-usdc-apos-falencia-do-banco-svb-levantam-questao-ainda-vale-comprar-dolar-digital/
Ohhh se vai….vende!!! Kkk
Ahhh por falar nele…onde anda esse mukis que sempre postava ao final… Vende!?!!
Fui inte.
https://www.infomoney.com.br/economia/bce-elogia-acao-rapida-e-decisoes-de-autoridades-suicas-apos-compra-do-credit/
Ate o PR saiu do pedestal pra bhostejar que o “kit de armas politicas ta ON” … kkk
Bom dia Fazuellilândia
To sentindo um clima para vir uma leva de incentivos governamentais
Papai estado precisa ajudar (isso pq boa parte do problema foi papai que criou)
Baixar preço ou outra opção, melhor deixar quieto né
“O crédito seria a única maneira de acomodar no bolso os elevados preços que transformaram carros em bens distantes para a maioria da população que não consegue pagar R$ 80 mil em modelos posicionados na entrada do mercado.
Ocorre que os juros foram igualmente lançados à estratosfera: de acordo com levantamento da Anefac com trinta bancos a taxa média para compra de veículos do CDC, crédito direto ao consumidor, em janeiro passado chegou a quase 2,2% ao mês, 29,7% ao ano, o mais alto nível que se tem notícia desde a virada dos anos 2000 – e mais que o dobro da atual taxa básica Selic do Banco Central, de 13,75%. Para fazer uma comparação mais recente, em novembro de 2020 esta mesmo juro médio do CDC, já em rota de alta, era de 1,3% ao mês, 16,6% ao ano, e em janeiro de 2022 era de 1,9% ao mês e 25% ao ano.
Com custo tão elevado e prazos não maiores do que 36 meses ninguém em sã consciência tem disposição ou poder financeiro para assinar um contrato de financiamento.
E mesmo se topasse cometer tal desatino para comprar um carro zero a maioria das pessoas nem consegue, pois os bancos ficaram bem exigentes para conceder empréstimos diante do mais alto índice de inadimplência das últimas duas décadas: quase 5,5% dos financiamentos de veículos estão com prestações em atraso por mais de noventa dias.”
https://motor1.uol.com.br/features/658081/observatorioautomotivo-sem-credito-vendas-patinam/
Cada vez mais longe de eu sair do meu pejô véio….
Sim, sempre bati nessa bobagem de “4 linhas” porque não se joga limpo com gente suja.
Bukele encarna nesse momento o ideal do que DEVERIA ser o governante moderno.
CAGAR pra MSM, CAGAR pra regras tiradas do fiofó e mandar bala.
E manter a boiada afastada das decisões, o ideal é ele se auto-nomear presidente-rei perpetuo salvadorenho, e danem-se os amantes da demoniocracia, da liberdade pra QUEM NÃO A PREZA, da distribuição da miséria.
Essa é o “Manual de como fazer” , ele foi lá e FEZ.
Outros ficam de mimimi no twitter…
Só ver o que o Giuliani fez em NY…..
Mas a bandidolatria dos nossos togados nunca vai tolerar algo assim…
uma das primeiras medidas do bukele foi dar um jeito nos togados.
é aquilo, nada de falar, FAZER.
“Em abril do ano passado, Bukele havia dito que desrespeitaria uma decisão da CSJ. O presidente salvadorenho havia decretado lockdown devido à pandemia e prometido prender quem desrespeitasse as restrições. Algumas pessoas estavam sendo detidas por até 30 dias em centros de quarentenas improvisados em hotéis. No entanto, juízes do CSJ decidiram que o governo não teria poder para prender quem desrespeitasse o lockdown e a quarentena.”
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56969230
“Elogiado por Eduardo Bolsonaro: como Parlamento de El Salvador removeu juízes da Suprema Corte”
eitaaaaaaa
gostei disso nao
se o cara acerta 90% tá muito acima da média mundial, concorda?
o fator coronga é uma coisa fora do normal, o que ele tem demonstrado é que tem o governo na mão e tem tomado as medidas necessárias pra manter o poder e tem governado até agora com medidas bem acertadas, principalmente na area economica e no combate ao crime.
Vai se transformar num idi amin salvadorenho? não há como saber, e isso não tem importância para o INDIVIDUO, porque ele sabe que NENHUMA solução vem do estado.
Se o bukele conseguir manter a boiada sobre controle, CIVILIZADA, e permitir geração de riqueza tá ótimo, precisaremos desses pequenos oásis no futuro que se avizinha.
Há uns 6 anos, eu tinha encontrado em um site da Estônia, um Ford Focus Pinifarina, coisa mais linda. E quando fui ver a capivara do carro, vi que a origem era da Alemanha.
Tinha outros ainda da Dinamarca e Holanda.
Pelo menos para carro, a União Europateta tem essa vantagem.
Sim, pro portugues médio é caro, mas comparando com o bananense é bem mais em conta, ainda mais com a parcelinha que cabe no bolso…
Mas a maioria dos tugas, que na média é velho, faz as contas e compra um semi-novo / clássico trazido pelos migrantes, é muito bmw / mercedes em ótimo estado (nos países ricos europeus não se faz gatilho, é sempre peça original em oficina habilitada da marca).
É a questão do cara viver de acordo com suas posses. Se um bananense vai pros EUA viver
como americano vai penar, mas se for mukirana faz um belo pé-de-meia…
Bom dia, meu povo e minha pova. 😀
Alguma notícia do culpado por toda essa derrocada do sistema financeiro?
Sim, estou falando do Bolsonaro.
Vão jogar a culpa no Trump.
Aliás ele disse que amanhã será preso .
Vamos ver.
tá todo mundo sabendo
até russos avisaram
quero ver se vao manter a ordem de prisao
Podi falar que foram as shitcoin? Kkk
Na verdade sao o suprasumo da GANANCIA IRRACIONAL.
Aonde se viu criar riqueza e dinheiro do NADA… pelo menAs o fiat pode gearr inflacao, a bhosta do bitcoi nem isso…kkk
Entendam
Mr. Hidden Losses… não muda o discurso…
deixa de ser hatter e aprende a argumentar, posta dados, desenvolva um raciocinio, esquece teu passado de perdas sr MENOS 3500% e abraça um futuro edificante baseado na racionalidade! 🙂 🙂
Sifude.
Quando aprender a nao ver ou permitir um Bhosta postar algo aonde comento estarei 8000% mais melhor.
eu sei fazer isso, mas nem vou te ensinar porque vc não ia conseguir mesmo.
abraça a perda, e a senectude… 🙂 🙂
https://twitter.com/joaopqcavalcan1/status/1637476523585474560
Vou tirar da perda fixa e investir em bonds na gringa que é mais seguro:
https://archive.ph/kEOau#selection-1459.34-1459.39
Está apenas no começo.
Vamos ver como fica até o fim de semana.
Avoa… bota tutto na poupanca…kkk
Dizem que o BC tem intervido muito para manter o câmbio nos 5,2. Não está conseguindo, mas pelo menos não está disparado.
Se não fosse o BC já estaria nos 6 ou mais.
A bolsa tem até se segurado bem. Porém o governo nem começou ainda. Daqui pra julho, agosto é um longo caminho.
Momento muito complicado para investir, tenham cuidado.
Boa noticia
Já que meus avós eram russos e tiveram suas fazendas roubadas pelos comunistas, vou lá bater na porta do Kremilin reivindicando reparos do que meus avós sofreram.
Será que o Putin vai me pagar uns Rublos por mês? Se não pagar, aceito umas russas do olho azul.
https://youtube.com/shorts/aXHkf6EUfBk?feature=share
Esse é melhor:
https://youtu.be/qidJAuaBswE
Ja que minha familia foi extropiada e abusada… ao norte e vleste pelos austro hungaros, ao sul pelo papa e a oeste pelosdd franceses ingles e alemaes…
Quero meu deeeneiro..kk
https://www.youtube.com/watch?v=1hAUgG9gzxY
O Lobo de Campina Grande
Braiscompany
Nossa.
Todo brasileiro que quer investir deveria ver.
Até gente rica caiu na labia dele como o boxeador Popó
https://www.youtube.com/watch?v=3zN6qlRgHLY
Grande justisssa a nossa
Se ta ruim pra vocês imaginem pra essa senhora que contratou um profissional pra arrumar o telhado da sua casa, o mesmo se acidentou, e agora terá que pagar pensão vitalícia pro cara:
“Dona de obra deve pagar pensão vitalícia a autônomo que caiu de telhado em serviço
Um pedreiro que sofreu uma queda enquanto consertava o telhado de uma casa deverá ser indenizado pela dona do imóvel. A decisão da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) reconheceu a culpa concorrente da tomadora do serviço e do autônomo.”
https://www.direitonews.com.br/2023/03/dona-obra-pagar-pensao-vitalicia-autonomo-caiu-telhado-servico.html
e pra que serve a tal da previdência?
pais de merda
a crise moral , hoje, se estende ao pior, e que até mesmo a prisão do Trump mostra bem essa crise ocidental:
CRISE JURIDICA
Ela contratou sem assinar a carteira dele e ele não tinha CNPJ. Provavelmente foi isso.
Todo mundo faz isso quando vai contratar pedreiro autônomo.
Os últimos que reformaram minha casa foram assim.
Se começar com essa palhaçada de pagar indenização, pelo jeito é partir pra aprender a fazer as coisas via Youtube mesmo.
Não. Os desembargadores não reconheceram o vínculo empregatício. Reconheceram apenas a responsabilidade dela pelo acidente.
Agora como que um leigo vai saber quais medidas de segurança devem ser adotadas? Quais os EPIs necessários??
Meu pai assim que terminou de construir a casa dele o pedreiro entrou na justiça pedindo vínculo tb, ele perdeu, mas meu pai gastou $$ com advogado.
Complicado demais mexer com qualquer mão de obra no bostil
Mas aí é que está, se tivesse vínculo empregatício o INSS assumia tudo, seria acidente de trabalho.
Que loucura, pqp.
https://twitter.com/niveakalmar/status/1637534103032549379
Comunismo aprendido desde criança
https://twitter.com/mostachico_/status/1590469618069803008
https://twitter.com/CNNBrasil/status/1637755938630168577?s=20
deixa de ser 666
usdc nao sofreu uma queda, nem um risco sistemico
quando o svb quebrou, o panico do bankrun se extendeu no final de semana e a unico ativo negociavel durante o final de semana era usdc
na segunda feira usdc voltou a ser comercializado a paridade com o dolar
a emissora circle informou que todo usdc esta seguro e existe uma reserva de 1:1 para us dollar liquidos distribuitos em varios outros bancos
ou seja..
pra quem quem comprou usdc naquele final de semana foi um BAITA negocio
.. comprou COM DESCONTO de 20% e teve lucro imediato na segunda quando o sistema bancario reabriu
Primeiro defina 666… sou agiota e somente conto a partir de 7000 a 8000% …kkk
O que postei ta na noticia…leu, entendeu? Tem supletivo completo?
Por ultimo essa analise de que ta garantido, tem lastro ou qq disso… no caso de shitcoin e bhostas digitais semelhantes… o risco e inerente ao mau cheiro.
MENOS 3500% seja honesto!
vc JÁ ADMITIU a perda, agora tem de carregar ela, não adianta fingir que não vê, sr. desinfomoneyco.
Tomanocu
que deselegância! 🙂 🙂 🙂
Vc muito bhosta.
continua deselegante!
Circula nas redes:
*ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO!*
*MILITARES DO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA NACIONAL, OBSERVADORES DOS FATOS QUE ESTÃO OCORRENDO NO BRASIL, ALERTAM E ADVERTEM AOS PATRIOTAS PARA NÃO FAZEREM CAMPANHAS PARA MANIFESTAÇÕES NAS RUAS, PORQUE, REALMENTE EXISTE UM PLANO DOS INIMIGOS PARA APROVEITAREM ESTAS MANIFESTAÇÕES, PARA DEPREDAREM E INCENDIAREM AS CIDADES, JOGANDO MAIS UMA VEZ A CULPA, NOS PATRIOTAS FAÇAM SEUS PROTESTOS, CONTESTAÇÕES E REINVINDICAÇÕES PELA INTERNET E ENTRINCHEIRADOS EM SUAS CASAS COBRANDO GRANDE E FORTE EMPENHO DA BANCADA DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, ALÉM DO PERIGO DE REPRESSÃO VIOLENTA DOS GOVERNADORES DO PT.*
*ESTRATÉGIA DO SATANÓIDE P/DERRUBAR GOVERNOS DE TARCÍSIO (SP) E ZEMMA (MG), OS ÚNICOS ÓTIMOS:*
Vejam o que recebi ?
URGENTE REPASSEM
A próxima quebradeira já tá programada . *1) São Paulo:* Vão quebrar a Alesp e jogarão a culpa nos “terroristas”. Lula Vai declarar G.L.O. em São Paulo e vai derrubar o Tarcísio, com a mesma estratégia de Brasília. *2) Minas Gerais:* Depois será a vez de Minas.
ALERTA!
????????
*PELO AMOR DE DEUS. Essa manifestação convocada p/Brasília e várias outras capitais é novamente da esquerda (Infiltrados de Esquerda em grupos de Direita).*
Novamente o PT já articulou com MST, CV, MTST, de todas as capitais. *O PT quer outra manifestação para pedir intervenção militar no país inteiro. Se isso acontecer vai acontecer prisão em massa novamente e julgamento militar para todos. (SE O LULA DECRETAR INTERVENÇÃO FEDERAL NO PAÍS, ELE TIRA TODOS OS GOVERNADORES E COLOCA QUEM ELE QUISER)*
*NÓS NÃO TEREMOS LEI.*
*Compartilhem para alertar os patriotas.. Armação para o povo ir para as ruas nas capitais.* ? ? ? ?
*Não saiam de suas casas ,para nenhuma manifestação, agora o golpe contra nós será bem pior.*
Concordo que não é hora de se manifestar. Besta é quem vai.
delírio delirante…..
Pessoal já ta usando Fentanil no Brasil
Cara, não é possível. Isso é masoquismo.
eu gosto do Neco e o respeito
mas de fato ele ama essas viagens
NUNCA MAIS… NUNCA MAIS..
__
UBS engole Credit Suisse e negócio lança dúvidas sobre Suíça
LONDRES (Reuters) – O UBS surgiu como único banco global da Suíça com condições de resgatar o rival menor Credit Suisse, uma aposta arriscada que torna a economia suíça mais dependente de uma única instituição financeira.
A ação sem precedentes anunciada na noite de domingo em Zurique encerrou uma corrida contra o tempo dos reguladores financeiros para evitar um colapso nos mercados globais. A Suíça prometeu mais de 160 bilhões de francos suíços (173 bilhões de dólares) em empréstimos e garantias para apoiar o UBS na absorção do Credit Suisse, na expectativa de protege-lo contra novos riscos que têm minado o mercado.
A transação – o primeiro resgate de um banco global desde a crise financeira internacional de 2008 – concede enorme influência ao UBS, que agora livrou-se de seu principal rival. O negócio também muda a paisagem da indústria bancária na Suíça, onde as agências do Credit Suisse e do UBS estão espalhados por toda parte, às vezes a apenas alguns metros de distância entre si.
Os dois bancos têm sido pilares das finanças globais há décadas. Os bancos, dois dos mais sistemicamente relevantes dos mercados financeiros do mundo, detêm ativos combinados de até 140% do Produto Interno Bruto da Suíça, um país fortemente dependente do setor bancário para sua economia.
Após a crise financeira de 2008, os políticos suíços se comprometeram a nunca mais salvar os bancos. O resgate do Credit Suisse, orquestrado com dinheiro público, mostra a contínua vulnerabilidade do sistema e como os problemas podem voltar rapidamente.
O negócio também retira um competidor para os bancos de Wall Street já que o UBS planeja reduzir a operação de banco de investimento do Credit Suisse.
“Em circunstâncias normais, eu diria que é absolutamente um negócio fantástico para o UBS”, disse Johann Scholtz, analista de ações da Morningstar. “Mas no atual ambiente é um pouco mais complicado, pois há um monte de incerteza geral nos mercados.”
REVIRAVOLTA
Logo após o anúncio da incorporação do Credit Suisse pelo UBS, os bancos centrais das principais potências econômicas, incluindo Federal Reserve, Banco Central Europeu e Banco do Japão disseram que aumentarão as linhas de swap de dólar, ajudando a acalmar investidores. O colapso de dois bancos médios norte-americanos e a queda nas ações do Credit Suisse enviaram ondas de choque nos mercados na semana passada.
O UBS pagará 3,2 bilhões de dólares pelo Credit Suisse, criado há 167 anos, e assumirá prejuízo de pelo menos 5,4 bilhões com a liquidação de sua carteira de derivativos e outros ativos de risco. O Credit Suisse tinha um valor de mercado de cerca de 8 bilhões de dólares no fechamento da sexta-feira.
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/ubs-engole-credit-suisse-e-neg%C3%B3cio-lan%C3%A7a-d%C3%BAvidas-sobre-su%C3%AD%C3%A7a/ar-AA18R7cs?ocid=msedgntp&cvid=868f6f39352b4586b9d81d774c2c9ba0&ei=25
Quem resgatou na verdade foi o Governo Suico ne.. ate o PR veio a publico dar declaracao
Sim… daí a relevância desse trecho:
“Após a crise financeira de 2008, os políticos suíços se comprometeram a nunca mais salvar os bancos. O resgate do Credit Suisse, orquestrado com dinheiro público, mostra a contínua vulnerabilidade do sistema e como os problemas podem voltar rapidamente.”
__
Podicunfiá!
Putin e Pooh negociando paz na urucrânia….
E a POHHA da europa+EUA dobrando a meta
❌? Défice de pólvora impede fornecimento de munições europeias à Ucrânia
A falta da pólvora, TNT e outros explosivos na UE impede entregas estáveis de munições ocidentais para a Ucrânia, diz o Financial Times, citando funcionários públicos e empresas de defesa europeias.
As fontes da edição afirmam que o aumento da produção de explosivos levará anos, indicando 2026 como previsão otimista para o crescimento da produção de munições.
Os empresários da indústria se queixam da alta dos preços dos explosivos entre duas e três vezes, o que leva ao encarecimento do produto final. A produtora de munições de 155mm FMG lamenta que atualmente cada seu projétil custe 850 euros, ou seja, 20% mais caro que antes de 2022.
Será que a materia prima vem toda da China ou Rússia? hehe
Em uma guerra todo mundo lucra
Menos o povão que leva tiro de obuseiro 155mm
Não levará 3 meses.
Um pixuleco pra cá, outro pra lá
Gera campeãs nacionais, da pra empregar sem concurso os cUmpanheiros,
e de quebra ai ganha o “amor” dos melancias.
“De acordo com a agenda oficial do presidente, participam do encontro o Ministro da Defesa, José Múcio; o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen; e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Segundo informou Rui Costa, o governo pretende ampliar investimentos nas Forças Armadas, possivelmente através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Porém, negou que o anúncio de investimentos seja “um afago aos militares” para evitar uma crise maior.
“Outras nações do mundo, por exemplo, nações grandes e desenvolvidas, fazem projeto de PPP para equipar suas Forças Armadas. Com isso, elas conseguem antecipar investimentos que se fossem depender apenas de recurso orçamentário anual não seriam possíveis”, afirmou Costa.
A depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro acentuou a desconfiança mútua entre militares e o presidente Lula que já vinha de antes da posse. O entorno do presidente levanta suspeitas sobre a atuação das Forças Armadas, que teriam favorecido o vandalismo em 8 de janeiro. ”
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/forcas-armadas-comandantes-reuniao-lula-modernizacao/
TCU diz queta investigando contratos de 20BI durante o mandato do Capita… feitos atraves escrit nos USA!!!
Depois teve uns armários que pegaram fogo no ministério da Defesa.
Vai saber se estes armários não estavam os tais contratos
A transação – o primeiro resgate de um banco global desde a crise financeira internacional de 2008
Resgate do 15o banco dos USA… resgate do primeiro banco global desde 2008.
Bitcoi imexivel subindo pra usd31k, alta de 100% desde 2022…
Avoa. Hora de tirar tutto da poupanca… yeahhh
deixa eu ver mr Hidden Losses, o bitcão é que derrubou o banco suiço né?
como é que a gente aprende a fazer analise rasa cheia de obviedades? lendo o desinfomoney?
meu amigo, voce eh a propria definicao de 666
passar bem
MuLLadrao sociopata & quadrilha… agora ON com apoio de vagabas internacionais!!!
https://www.infomoney.com.br/economia/juro-do-brasil-e-chocante-e-equivale-a-pena-de-morte-diz-nobel-de-economia/
Pergunta se esse pilantra falou sobre
Tamanho e mordomias do Estado
Roubalheira em especial do PT
Dinheiro bndes barato pros amigE
Dinheiro DADO a ditadores e terroristas esquerdopatas
Nao ne….
é foda … esses caras vão baixar juros na porrada. isso vai dar muita merda. vai ser uma corrida pra comprar de tudo de imoveis a dolar.
https://www.infomoney.com.br/politica/alckmin-arcabouco-fiscal-e-inteligente-e-incluira-curva-da-divida-superavit-e-controle-de-gasto/
Xuxu diz que teremos controle de gaStos… ja os GATOS estao soltod!!!
Se não pode vence-los, compre tb kk
“Ele apontou piora do cenário nos últimos quatro anos, quando o País teve “presidente não indutor de crescimento econonômico””
??
O problema é que o mundo estava em crise, a inciativa privada não compareceu como esperavam…pessoal do dinheiro ta apertando o cinto.
que absurda essa narrativa ! que papo retardado é esse de induzir crescimento economico com todo mundo histerico mandando parar tudo e deixar a economia pra depois.
presidente indutor de economia é o sirão da massa
ou a própria dona gilma…
Piorou crescendo 2,3% em 2022, gerando empregos como nunca e reduzindo divida…. mesmo no pos pandemia e guerra!!!
Manchete da miria leitoa…kkk
Ta tuuuudo bem…tuttto…kkk
https://www.infomoney.com.br/mercados/por-que-a-compra-do-credit-suisse-pelo-ubs-falhou-em-cessar-as-preocupacoes-com-o-setor-bancario/
Ta facil ficar ocasionalmente RYCO…nbasta acertar no menAs perdedor, por agora…
https://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-do-bancorp-disparam-30-e-lideram-alta-de-bancos-regionais-nos-eua-enquanto-first-republic-desaba
WASHINGTON (Reuters) – Em uma reunião no início de janeiro da Associação de Banqueiros da Virgínia, os executivos já estavam nervosos com o fato de que os aumentos nas taxas de juros do Federal Reserve estivessem dificultando a competição por depósitos.
“Em todos os lugares que vou na indústria, as pessoas estão sentindo esse tipo de pressão”, disse o palestrante do dia, o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, em resposta a uma pergunta da plateia. A influência dos aumentos dos juros pelo Fed “vai atingir… É assim que foi projetado”.
Quando as autoridades do Fed se reunirem esta semana, a questão repentinamente urgente é se o nível de pressão sobre o setor bancário tornou-se tão grande que há o risco de uma crise financeira maior — o tipo de evento associado a recessões econômicas profundas e difíceis de conter
O aumento dos JS… de negativos pra ate 6% nos USA, a tinta da impressora secando e a economia mundial parando ainda farao muitos estragos!!!
Sei nao, acho que ate meados de 2024 vou comprar baratinho uma casa, um truck e um RV no TioSanLand… yeahhh
Fui inte.
Aahhh entendam
https://www.infomoney.com.br/negocios/aquisicao-do-banco-silvergate-deixa-negocio-de-criptoativos-de-fora/
https://www.youtube.com/watch?v=p38vgfZsE_k
“Ataques no RN: Anúncio de R$ 100 milhões para segurança do estado é acerto de Dino, diz Madeleine”
100 milhões para ajeitar as cadeias.
o crime faz ataques terroristas e o estado aceita e incentiva.
o que poderia dar errado?
Ainda com empreiteiras amigas fazendo o serviço,
isso se não forem de propriedade das próprias facções.
Stonks!
Ja diziam: `pequenas empresas grandes negocios`
a imagem do topico diz tudo.
“Até agora, grandes stablecoins lastreadas em fiduciárias mostraram notável resiliência, tendo saído ilesas de escândalos anteriores, como o colapso da FTX”, escreveram os analistas Cristiano Ventricelli, Vincent Gusdorf, Rajeev Bamra e Fabian Astic.
A USDC valorizou 20% ela sozinha, entao a USDC e` legal. Os bilhoe$ da circle ja` estao acessives hoje. Nesse momento esta positivo e a outras caindo estavelmente.
Ações do banco FED aprimorará as linhas de swap internacional, alterando a frequência das operações com vencimento em 7 dias de semanal agora para diária. Injetando liquidez e regulando o sistema.
A reuniao do Phede amanha ja foi precificada. vamos ver.
To vendendo o jipinho e tirando tutto da poupanca… quero ser shitrich…kkk
Avoa.
Será que a moeda do gpt vira stable? Tô pensando em arriscar.
o correto é ” pequenas empresas grandes problemas” – entenda :
O que é uma “stablecoin”? Resumidamente é (ou deveria ser) um titulo ao portador digital. Quem possui uma stablecoin digamos pareada com o dolar tem teoricamente esse exato valor depositado em uma instituição financeira / banco / whatever.
Portanto SE uma determinada stablecoin cumpre esse requisito ela está fazendo exatamente o que os bancos faziam nos primórdios. Detinham por exemplo 1 dólar e emprestavam ou aplicavam esse dólar, apenas ele, nada de reservas frácionárias criminosas.
Eu particularmente não gosto de stablecoins em razão de sua natureza centralizada e na necessidade de confiar em uma entidade “certificadora”. Mas uma stable que cumpra os requisitos citados acima é muito, mas muito superior e muito mais credível e segura que um banco convencional.
Mas eu continuo não recomendando-as, como não recomendo titulos publicos nem nenhum investimento atrelado a papel podre de shitholes.
o BTC é muito superior a qualquer moeda ou titulo nesse momento, só tem similaridades / paridade com ouro e outros metais preciosos. Conquistou isso pela sua resiliência, imutabilidade e funcionamento ininterrupto desde o seu nascimento.
galera brilha o olho:
-Pagamentos via Real Digital e outras CBDCs deverão crescer 213.000% em 7 anos, diz pesquisa.
pelo que vi por alto, o real digital deixará de ser esse titulo ao portador e se transformará no inicio do credit score bananense, vc tem 1000 reais, mas só pode usar 500 porque seu vizinho reclamou de vc…
Boa tarde.
Hahaha, a chapa ferveu mesmo…
Warrior 19 de março de 2023 at 10:23
Bom dia, Muquis e Muquas.
Coloquei os topicos( ate ontem) em dia.
Cara**o a chapa esquentou entre a terceira idade. E eu colocando uma pilha na treta. Agora o Stranja contraatacou. Casal BarnaUgo nem se meteu. Fui lendo e vendo a discussao escalar. Ja estava esperando um deles começar a xingar pai/mae/muié.
Se fossem vizinhos e/ou colegas de trabalho ia ter violencia fisica?
Pas e paz.
Treta do dia
https://twitter.com/Ernestonewage/status/1637579403986100224
old esquece
https://www.youtube.com/watch?v=Pkin9NIi4Dw
O Homi tem 91% de aprovação!!
https://twitter.com/nayibbukele/status/1636176249319030790?cxt=HHwWjIC8qajo7rQtAAAA
https://twitter.com/WalterAlemanSV/status/1637837986422304770
Urge também um Bukele pra BNN. hehe
o apoio popular, como sempre falo, é inútil, não serve para nada, mas a pesquisa feita pelo “datafolha” salvadorenho mostra que o bovino pode e vai ser usado para um lado e para o outro.
SE houver um caminho doravante para crescimento econômico, liberdade individual sem LIBERTINAGEM, passa necessáriamente pelo uso inteligente do “efeito manada”. A direita, conservadores, admiradores da escola austriaca, da responsabilidade fiscal, enfim, aqueles que pagam as contas no final devem parar de jogar esse joguinho demoniocrático como freiras em um puteiro e inventar outro, um em que o lado certo puxe as cordas, porque na democracia são todos fantoches, mesmo que involuntários.
vejam que os canhotos antes do “amor pela democracia” só queriam a “revolução”, luta armada, sedição… tá na hora do nosso lado criar um modelo e discurso revolucionário, uma revolução que fortaleça a familia, a moral, os bons valores.
64 começou bem, mas não houveram cabeças boas pra efetuar o serviço correto (milicos, vcs queriam o quê?). Um movimento similar, MANIPULANDO a população, usando FORÇA onde necessário, parar de jogar na defesa, é a única forma.
tem de zerar o jogo e começar outro, usando todas as ferramentas disponíveis, até o BTC que o bukele de forma muito inteligente adotou.
Tudo normal, neve nem vai existir mais em 2023.
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=746556763693965&set=a.614034796946163&type=3
vc sabe que bear valley fica em “sierra NEVADA” né neco?
Pode ficar em qualquer lugar, mas a neve quase encostar no cabo do teleférico não é normal.
nada é anormal no clima terrestre, pode ser mais ou menos comum.
clima é totalmente aleatório, alguns padrões apenas se repetem mais do que outros em certos periodos, e sem causa possível de ser conhecidas por nós, no nosso atual estágio de desenvolvimento cientifico-técnológico.
Boa tarde!
O objetivo desse pessoal é se vitimizar e sugar do Estado (verba pública) o quanto puderem. Para eles criar uma dívida do Estado com eles é objetivo de vida.