SE FODEO MAMUTE

“Nunca lhe ocorreu que todo serviço público sempre será mais caro, lento e burocrático que um equivalente privado (se fossem permitidos?). Esse é o ponto.”

“Lógico que me ocorreu e ocorre a praticamente 100% dos que frequentam este blog.
Mas este não é o ponto e não justifica o imposto ser ou não roubo.”

“Veja que de toda a arrecadação, maior parte vai pra pagar funças, outra boa parte pra pagar juros de dívida, e os “serviços” que você acha que ganha, são 1%, 2%, 0,5% dos impostos.”

“Imposto: Obrigatório, cobrado com violência e sem contrapartida conhecida (só Deus sabe para onde vai seu ipva). Roubo: Obrigado a entregar os bens, cobrado com violência e o ladrão nao te da nada em troca. Imposto parece roubo, cheira como roubo, tem o mesmo gosto que roubo, mas não são as mesmas coisas, entenda.”

***

Bom dia!!!

Desde que mundo é mundo a gente se debate com esse problema.

Creio que o cerne da questão seja a ideia de que o Estado não nos permite NÃO ser “sobrado”, abandonado. O SEA, o Estado atual, o Estado de bem-estar social contemporâneo, este não permite que seus cidadãos sejam absolutamente abandonados e disponham absolutamente de seus corpos, meios, recursos, a própria vida no limite.

Vamos pensar devagar, é domingo. O problema não é, friso, haver ou não imposto. Se fosse facultado a todos abrir mão de certos impostos em troca de mais recursos, garanto que HOJE a maioria esmagadora da população iria optar em pagar estes impostos em troca de segurança em algum aspecto de sua relação social. A maioria absoluta toparia dar dinheiro ao Estado em troca de algo que ele mesmo, povo, terá de depois implorar desesperadamente para receber.

Pois os austríacos e demais anti-Estado não fazem algo que os marxistas ADORAM fazer, que é estudar a formação do Estado. E isso é um erro. Pois quando todos falam com absoluta propriedade e correção que “imposto é roubo”, não se ocupam de fazer uma anamnese básica sobre qual é exatamente a função do Estado para a sociedade ocidental moderna, essa pós-Revolução Francesa. E essa anamnese, esse resumo de escola vale pra qualquer aspecto onde entra o conflito entre o Estado e seus súditos.

Súditos, sim, pois o Estado põe a todos sob sua espada assim que nascem. Apenas os nascidos de parteira, nas brenhas da floresta mais densa, sem nenhum recurso e cuidado, estão afastados desta sombra. E SIM, a vida sem o Estado é possível. Mas novamente: esta vida será nestes moldes “largados e pelados”, e toda a cultura de trocas e geração de riquezas de forma privada terá de ser arranjada em esquemas interpessoais, em grupos, guildas, arranjos sociais.

E seria como aldeias indígenas em que todo mundo é parte da tribo e ali fazem todas as suas relações sociais e econômicas. Seria preciso médicos, artífices, mecânicos, professores? não. Em tese os arranjos produtivos longe do Estado não exigem sequer a ordenação das estruturas sociais estamentadas, reguladas. Cada qual com seus méritos, cada qual com suas aptidões. Seria preciso estabelecer algum sistema de controle da memória, dos feitos realizados? Não, mas seria proveitoso. Mas aí seria algo voluntário, pessoal. Leis? Se há um ajuntamento de pessoas há regras. Ou não?

Pois o que define a vida em sociedade, dentre outras coisas, é a propriedade e a noção de posse de algo. Sendo esta vida em grupo ou em ajuntamento irregular, como o de pequenos sítios pelo campo ou de pequenos núcleos urbanos, depreendo que haja sempre algum meio de se regrar a propriedade. Indígenas não tinham isso e declaravam toda a terra circunvizinha à localidade de morte de seus ancestrais como “área comunal”. E isso é comum em todos os grandes grupos indígenas pré-colombianos.

Repararam que meu protótipo de vida em sociedade é o do ajuntamento indígena e o da aldeia do Mad Max, com certeza. Nestes casos OU tudo aquilo que não está afetado diretamente ao indivíduo não lhe pertence e é bem comum, OU tudo aquilo além do perímetro do ajuntamento pessoal é de ninguém, “wasteland”. Nestes dois casos é o livre arbítrio e o interesse pessoal os motores das ações das pessoas. Estamos falando agora do Homem de 100 mil anos atrás. Hoje já sabemos várias paradas interessantes.

Sabemos que cem mil anos atrás, os homo sapiens e os homo neandertalensis viviam assim, em ajuntamentos sociais. Que cultivavam alimentos, domesticavam animais. E viviam em áreas rigorosamente demarcadas e com mecanismos de proteção. E que valorizavam os mortos, e os punham enterrados em locais distantes de seus ajuntamentos como “marcas” territoriais. E puniam pessoas com radicalismo. E guardavam memória e entendiam sua necessidade.

Estou dizendo o quê? que o liberteen, o austríaco, o cara do don’t thread on me tem de viver na floresta pra sobreviver? NÃO. Estou dizendo que, se a conversa gira em torno do porquê do Estado ser o agente supremacista sobre a sociedade, temos de recuar lá no começo da série para ver de onde saiu essa ideia estúpida. Estou falando que o Estado de rousseau, que o pessoal liberal tanto odeia, é um modelo bem posterior de sociedade, bem adiante da sua formação e estabelecimento. Precisamos olhar bem pra trás, para ver aonde o Estado nasce e quem ganhou com isso.

Voltarei a este tema com mais calma e mais leitura.

Bom dia!

 

6+
  • Sapato Furado 9 de julho de 2023 at 08:29

    Estão de novo polemizando o hino rio -grandense, alegando que a parte que diz “povo sem virtude, acaba por ser escravo” é racismo.
    O governador, como canalha que é, diz que tem pessoas que não gostam disso, colocando lenha na fogueira.

    Realmente, nos tornamos um povo sem virtude e já estamos nos tornando escravos.

    9+

    • Money Addicted 9 de julho de 2023 at 08:34

      Poo vcs votam num cara q não cuida nem da própria bun…. ia esperar o q?

      10+

      • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 08:40

        Gaúcho merece é mais.

        8+

        • Sapato Furado 9 de julho de 2023 at 08:45

          Tradicionalistas em geral ficam com raiva disso, mas isso ajuda a torna-los extremistas perante aos sensíveis. No fim, tudo programado para destruir o pouco que resta de tradição.

          1+

      • Sapato Furado 9 de julho de 2023 at 08:44

        Eu não votei, mas tem muitos que se diziam bolsonaristas que preferiram ele ao Onyx pois “se saiu melhor no debate”.
        Debate é uma coisa, nos ferrar depois é outra, mas povo vota pela emoção.

        8+

        • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 08:50

          Burrice do inferno. Duas semanas fingindo moderação e o weado levou os votos.

          4+

        • Enoch Root 9 de julho de 2023 at 21:00

          Cara… Sou gaucho tb. Criado em galpao. Fazendo carreira no campo. Comendo costela na taquara.

          Vc sabe que toda essa “tradicao” foi inventada no Julinho, neh?

          Sim… eh legal e pah. E sim, tem muita coisa que foi resgatada pelo MTG, mas tem muita lacuna que eles preencheram com o que tinham na cabeca.

          Sobre o hino: eu gosto. Acho que eh mais uma declaracao de como vc deve ser. Cultivar virtudes eh sim a alternativa a ser escravo. Mas o nosso farol da liberdade apagou faz tempo, se eh que algum dia foi iluminado. O unico povo que eu conheco que celebra uma derrota na guerra como fato fundador da sua cultura… Mas tb acho que tem espaco para isso. Eh um certo equilibrio entre orgulho e humildade.

          Nada disso apaga o fato de ser tudo inventado. Mas, qual cultura nao eh?

          0

  • L3oCohen 9 de julho de 2023 at 08:37

    Quando a vida imita s arte:

    2+

  • Money Addicted 9 de julho de 2023 at 08:37

    Obviamente eu sou contra impostos, mas como vivemos em sociedade existem gastos q precisam ser divididos o PROBLEMA mesmo é a corrupção e os diversos benefícios sociais q somos obrigados a contribuir

    3+

    • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 08:41

      A gente chega em algum ponto perto disso mais adiante. Mas a conversa tem de partir do começo, não de um ponto escolhido no processo..

      0

      • Sapato Furado 9 de julho de 2023 at 08:47

        E a sociedade de leis privadas do Hoppe?

        0

        • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 08:51

          Leia meu texto e veja de onde eu começo meu argumento. Como disse, vai longe e Hoppe tá BEM NO FINAL da fila. O mais recente que mencionei foi rousseau, século XVIII.

          1+

          • bomberman 9 de julho de 2023 at 09:00

            Não vai rolar. Sempre tem alguém querendo o que é teu.
            Vale a máxima: “Quem só quer paz será enrabado”

            2+

    • Someone 9 de julho de 2023 at 10:33

      A questão dos “gastos que precisam ser divididos” é mais importante que a da corrupção, inclusive porque esta é em grande parte derivada daquela. Se trocamos o grau de importância caímos na ideia de que os problemas derivam da falta de gestão, quando na verdade são causados pela impossibilidade do Estado de atender todas as demandas sociais que apresentam a ele.

      2+

    • Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana 9 de julho de 2023 at 13:10

      A desculpa dos esquerdistas tbm é essa, ” a culpa é da corrupção”.
      A culpa é termos tanta coisa pública “di grátis ” que se mantém a custa de chicote no lombo dos produtivos. Ineficiência e roubo são apenas características do sistema.
      Tudo que é público trabalha para a manutenção, doutrinação e aumento da máquina, vide universidades federais, milicos, judiciário, escolas, etc.
      O Estado é um câncer.

      4+

  • Neco 9 de julho de 2023 at 08:52

    Bom dia.

    Na sociedade atual aqui no terceiro mundo é impossível viver sem estado. A não ser o índio no meio da Amazônia.

    A questão é que não existe contraponto e o estado resolveu atravéz dos impostos sugar o máximo possível dos seus cidadãos.

    Sem estado surgem milícias ou traficantes para controlar o território. Em alguns lugares eles já controlam hoje e até melhor do que o estado. O problema é que os dois atuam juntos, o estado cobrando imposto e as milícias cobrando uma “taxa de segurança” das pessoas e aí a coisa fica muito cara.

    A cada dia concordo mais com o estrangeiro, não tem solução coletiva, a solução é individual, cada um por si e que Deus nos defenda.

    3+

    • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 08:54

      Vou chegar nisso mais tarde e não é um consenso não, não é certeza de como surge a alternância ao Estado. A milícia É Estado.

      1+

      • Neco 9 de julho de 2023 at 09:02

        Aqui em Fortaleza está acontecendo uma situação que não é divulgada. Mas estão matando os líderes de facção nos bairros, deixam o bairro sem facção. Pelo que ouvi falar 16 bairros estão assim.
        O modo de operação é semelhante, um grupo chega de carro atirando quando fica sabendo que os principais líderes estão reunidos.
        Usam aquelas balaclavas que cobrem o rosto, daí a quem diga que não são de outra facção e sim do estado.
        Na minha opinião hoje aqui sem estado e sem facção fica pior a questão da segurança. Muito complicado.

        2+

        • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 09:05

          Milícia chegando? Parece, mas no Hell é guerra de meses…

          1+

        • Pagando 9 de julho de 2023 at 13:17

          Neco, pela sua descrição tem cara de ser o PCC ganhando território.
          Cresci na periferia e lá nos idos dos anos 1980-1990, o pessoal do PCC foi eliminando os chefes de facção e assumindo os pontos exatamente dessa forma. E ainda fazem isso hoje, só que estão ganhando espaço em outros estados. Modus operandi clássico deles.

          1+

          • Neco 9 de julho de 2023 at 13:34

            Pode ser. Aqui tem pelo menos 4 grupos.
            Vou ver se descubro se alguém desse grupo foi eliminado.

            1+

      • Mutuário 9 de julho de 2023 at 09:30

        A milícia é “Estado”, o tráfico é “Estado”, o coroné no interior é “Estado”.
        Somos criaturas sociais. Dependemos uns dos outros. Faz parte da nossa “natureza”, da nossa “essência”, fomos criados assim. Mesmo que alguém não goste, não dá para fugir do que somos.
        Ainnn, quero um mundo utópico sem estado em que cada um terá suas propriedades respeitadas.
        É basicamente a mesma coisa que Carlos Marques pregava como fase final do comunismo em que o estado deixaria de existir, com a diferença que todos os bens seriam de todos.
        Ambos estão errados, talvez os primeiros ainda mais errados! É uma ideia ainda mais delirante, pois é impossível existir seres humanos se perpetuando sem sociedade (“Estados”). Fomos feitos assim!
        Talvez com o transumanismo, aqueles que se transformarem em outra coisa não humana possa viver sem sociedade, isolados e com fios conectados no tóba.
        Enquanto isso, é o que temos pra hoje.

        2+

  • Neco 9 de julho de 2023 at 09:15

    Reflitam:

    1+

  • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:21

    Bom dia mukis!

    O estado não é MAIS necessário. Ponto. A sociedade humana já possui as ferramentas necessárias para o regramento do convivio social através EXCLUSIVAMENTE de contratos, sendo contratos em que vc opta ou não por participar de determinada atividade, determinado consenso. Se vc quer segurança, contrata uma empresa, saúde? o mesmo, ensino é o mais simples e nem precisa sair de casa…

    Daí vem as questões citadas sempre como “uma gang vai tomar tudo” ou “um louco vai ameaçar causar uma guerra nuclear e tomar tudo”… Parem pra pensar, isso JÁ ACONTECE, os estados aterrorizam a todos, coagem, extorquem, sempre ameaçando com a força, e em sua incompetência inerente, deixando que outros aterrorizem, como traficantes, bandidos em geral, terroristas…

    Não digo que o mundo virará um mar de rosas sem o estado, nem acredito que a maioria queira viver sem estado. Mas o ponto é que EU possa optar, que EU possa FORÇAR o estado a aceitar meu não como resposta.

    Dane-se a maioria, dane-se aqueles que aceitam com gosto o chicote no rabo. Eu quero apenas que EU, os meus entes queridos e aqueles que tenham a mesma vontade a tenham respeitada. A maioria sempre se estrepará e até com as ferramentas já disponiveis essa maioria continuará submetendo-se à vontade estatal, mas a maioria não importa, é hipocrisia se importar com a maioria, e eu posso ser acusado de tudo, menos hipócrita. Pena? apenas e exclusivamente das criancinhas.

    4+

    • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 10:25

      Eu comecei a história, você ja veio terminando ela. Tem um oceano no meio disso aí. MAS friso: você não pode negar o Estado sem entrar nas duas variáveis estruturaiss que mencionei ali em cima.

      3+

      • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:28

        eu não quero negar o estado, deixei bem claro que respeito e sei muito bem que a maioria ama ele, eu não quero é que o estado ME NEGUE. E nao sou tolo de achar que o estado toleraria uma afronta sem tentar transformar meu corpicho em pó impalpável de preferência radioativo… por isso frisei que EU tenho de FORÇA-LO a aceitar minha decisão e vontade.

        1+

        • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 10:36

          Forçar o Estado a fazer algo é fazer ele transformar seu corpitcho em pó radioativo. Este é um dos problemas de quem nega o Estado. Ou tu some no mato ou mora na favela.

          2+

          • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:37

            negativo, ai entra a obfuscação.

            0

            • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:38

              pro estado me transformar em pó, ele tem de saber quem eu sou.

              0

              • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 10:44

                A única forma de o Estado não te achar é zerando a dependência dele. A única forma de o Estado não te afetar é se colocando onde o Estado não tem predomínio. Já disse e não fui claro, talvez: Sem o Estado e suas estruturas, poder comprar aquele paozinho na padaria se torna um trabalho IMENSO… Se exige muita expertise e mecanismos inéditos para substituir todas as teias de relações interpessoais e sociais.

                5+

                • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:47

                  sim, é trabalhoso, ser livre demanda energia.
                  Mas não é complicado como parece, apenas não é parametrizado com o dia a dia atual.
                  quando ajustamos nosso “mindset”, torna-se mais natural.

                  1+

      • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:32

        O estado FOI necessário para TODOS, inclusive os individuos, quando não tinhamos ainda a benesse da tecnologia disponivel hoje. O próprio estado, a organizaçao social humana desde a pré-história, são um avanço filha-da-putamente fenomenal, diante do que existe de mais avançado NATURALMENTE.

        Mas viver é evoluir, e me recuso a INVOLUIR e viver em uma colméia, meu intelecto, o de todos nós, não deveria admitir a possibilidade de ser nivelado à um simples inseto.

        4+

        • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 10:36

          Outro ponto. O Estado está mudando junto da sociedade.

          1+

  • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:37

    mudando de assunto, tava vendo o mempool do btc hoje, depois do pós-calipso que os haters previram com o fim de todas as coins ardendo em chamas de enxofre romboédrico e todos na rede sendo punidos com a morte após evisceramento por ousarem agir contra o bondoso papai estado, graças à bobagem dos tais ordinais (que os haters conhecem melhor do que eu, assim como nft de macaquinhos, eu que conheço esse meio há muito mais tempo nunca perdi 10 segundos com isso, mas eles são os ixpessalistas 🙂 🙂 ).

    https://imgur.com/InPAV8C.png

    Ou seja, nenhum bloco acima do normal, nenhuma taxa absurda (até mais baixa do que era antes dessa bobajada), tudo normal, e claro, a rede absolutamente incólume, como eu havia cantado a pedra antes nada disso tem a minima influência no funcionamento da rede.

    É como a história do chatGPT, trocentos milhões de imbecis médios interagindo com a plataforma por conta da novidade, fazendo perguntas inspiradas, como “o que veio primeiro o ovo ou a galinha?”, mas que esquecem logo que aparece outra novidade ou estréia o novo BBB…

    https://techstory.in/chatgpt-faces-a-decrease-in-monthly-visitors-for-the-first-time/

    Portanto o hater pode ficar caçando mais e mais links desinfomoneycos, ou pode tentar entender a solidez da rede, a essencia do VALOR do BTC, pelo menos vai tecer criticas embasadas e não papagaiar bobagens como todo ixpessalista faz.

    1+

  • Neco 9 de julho de 2023 at 10:42

    Segundo a Bíblia no futuro teremos uma monarquia global, com o Sr. Jesus Cristo no comando. Então será um modelo diferente de estado do que nos conhecemos hoje. Passado mil anos vai acontecer uma tentativa de derrubar Cristo do seu reinado. Uma revolução chefiada pelo próprio Satanás.

    7. Quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
    8. e sairá para seduzir as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a grande guerra.
    9. Então, as nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a Cidade Amada; todavia, um fogo desceu do céu e as devorou.
    10. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido confinados a Besta e o Falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos.
    (Apocalipse, 20)

    2+

    • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 10:45

      isso vai frontalmente contra a afirmação do próprio Cristo: “Meu Reino não é NESTE mundo”

      uma da inúmeras incongruências biblicas, que não diminuem em nada seu valor, só mostra que leva-la ao pé da letra é não usar o intelecto que nos foi dado.

      5+

      • Barnabezinho 9 de julho de 2023 at 10:48

        1) Fala-se se um novo governo Neste mundo que será de quem NÃO está com Deus.
        2) Jesus nos avisou que isso não muda o fato de que a glória está em Outro Mundo.

        3) Santo Agostinho misturou as duas concepções e criou essa dificuldade toda, mas é positivo.

        1+

        • Saigon 9 de julho de 2023 at 11:43

          Não há incongruencia nos textos citados, só interpretacão que induz a esse entendimiento.
          Jesús diz que este reino ao é DESTE mundo, que vem de fora, não não quer dizer que não será aqui.
          A oração do Pai nosso já explica tudo. Venha o TEU reino.
          Toda a mensagem do Evangelho e do apocalipse aponta a existencia de um Reino de Deus na terra.
          Depois do Juizo final é reset. Daí nada do velho mundo serve de referencia. Nem a biblia se preocupa de explicar o que vem depois.

          1+

        • Neco 9 de julho de 2023 at 13:02

          1- Este governo existirá mas durará 7 anos, sendo 3,5 de paz e 3,5 de intensas batalhas. Também é conhecido como governo do anticristo. Ele vai promover a paz entre Judeus e Árabes.Mas essa paz vai durar só os 3,5 anos iniciais do seu governo.

          1+

  • sobservo 9 de julho de 2023 at 11:33

    CVR: hoje no sermão, o padre disse que a igreja não pode se transformar somente num amontoado de pessoas sem ação somente esperando pelas coisas. Mas o principal é que falou sobre os ataques do sistema infiltrado na igreja.

    8+

    • MrCitan 9 de julho de 2023 at 11:50

      Só espero que ele possa dar nome as bois : CNBB e Teologia da Libertação.

      11+

  • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 12:08

    Pelo assim que funciona, lendo por aí:

    “Eu odeio Estado, mas só não falem mal do meu, seus haters”.
    “Eu odeio Estado, mas esse presidente é uma maravilha, todos tinham que ser como ele”.
    “do novo presidente eu nunca falo mal, ele merece, pois o outro era tanso”.
    ” Eu odeio o estado é só fugir dele. Já me alistei no exército e casei com uma filha de militar”.
    “Pra fugir do estado é simples. Vocês que são burros. Basta saber eletrônica, micro-cumputação, mecânica diesel, literatura, climatologia, agricultura, dirigir submarinos e obter energias alternativas”.
    ” Odeio estado, é só ficar fugindo dele pra sempre”. Faça como as zebras.

    13+

    • L3oCohen 9 de julho de 2023 at 12:40

      É por esses posts que pago a assinatura Premium do blog!

      1+

    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 9 de julho de 2023 at 13:59

      O correto é pensar em diminuir o Estado.

      3+

  • MrCitan 9 de julho de 2023 at 12:26

    Os arrombados do STF não vão liberar esse filme para passar por aqui.
    O jeito é apelar para o Torrent.

    8+

  • Pagando 9 de julho de 2023 at 12:29

    Bom dia, muquis ??
    Chuvinha leve em SP, parando e voltando de tempos em tempos.
    Então, fiz facul de contabilidade, zero aulas sobre o tema do tópico hoje. Quando começou na internet a era do “imposto é roubo”, fiquei boiando. Mais uma onda que não vi de onde veio.
    Já contei aqui sobre o INSS da minha mãe. Paguei os 15 anos, tendo meu pai ajudado no meio do caminho. Hoje estou tranquila. Ela mora de casa própria, tem sua renda e tem saúde, não vive na farmacinha do SUS. Isso foi na vez dela.
    Já pra mim, vejo que preciso ampliar potencialidades: passaporte, visto, idiomas, empreendedorismo, previdência privada, independência financeira em algum grau ou total (estou construindo isso, inclusive). Tenho mais potencialidades hoje que minha mãe teve na sua vez. A geração dela ficou no modelo: trabalho CLT + aposentadoria INSS + saúde via SUS. Nem vou comentar o lance de donas de casa urbanas, pois minha avó com 13 filhos e roça pra cuidar com meu avô nunca teve um minuto de paz de mandar todo mundo pra escola pra assistir novela da Globo e programas femininos da tarde. Um modelo que não se sustentou no longo prazo nem na geração da minha mãe, que dirá hoje.

    3+

    • Pagando 9 de julho de 2023 at 12:32

      O tema de hoje me lembrou esse livro: Walden, ou A vida nos bosques, do autor Henry David Thoreau.
      Sinopse: Autobiografia de Henry D. Thoreau, Walden é a manifestação dos ideais de um dos maiores críticos da civilização industrial na história.

      Publicada em 1854, a obra passa por temas não superados até hoje pelo homem contemporâneo, como o direito à liberdade e o respeito à natureza.

      E tudo começa com um intrigante experimento social. Em 1845, buscando apartar-se de uma sociedade cada vez mais complexa, Thoreau retira-se para a propriedade de um amigo às margens do lago Walden.

      Na pequena cabana na floresta, adapta as suas habitações e constrói seus móveis, planta os alimentos que consome e os prepara, faz descobertas espirituais.

      Por meio de uma vida simples e autossuficiente, cria sua utopia.

      Ainda que seja uma crítica à vida urbana do século XIX, Walden ainda é capaz de suscitar importantes reflexões sobre nosso modo de vida.

      Em mais de um século de existência, tornou-se uma referência para movimentos libertários, ecologistas e todos os que buscam uma vida mais harmônica.

      2+

      • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 12:45

        Uma outra historia interessante foi o experimento em Joinville
        o Falanstério do Saí, foi uma comunidade experimental intencional.
        Foi uma tentativa de comunidade socialista utópica, preconizando a divisão coletiva do trabalho e da terra. Deu errado pra variar.

        5+

        • Pagando 9 de julho de 2023 at 13:27

          Meu tio paterno mais velho foi o único que ficou na parte dele das terras dos meus avós. Todos os outros herdeiros venderam suas respectivas partes.
          Pois bem. Num dado momento da vida, meu tio dividiu as terras entre os seus filhos, uma espécie de divisão da herança em vida.
          Preciso confirmar, mas apenas 1 filho permanece com as terras que o pai dividiu entre seus filhos. Todos os outros puseram fora, como diz minha mãe. Não melhoraram de vida e estão lá vivendo de bicos e empregos de baixa qualificação e morando em casa de sogra, casa de programa da prefeitura de lá, enfim…

          6+

          • MrCitan 9 de julho de 2023 at 13:32

            Sei não, mas acho que os filhos desse seu tio vão brigar de novo pela herança dele.

            2+

            • Neco 9 de julho de 2023 at 13:35

              Se foi feito documentos, escritura, acho difícil.

              1+

              • MrCitan 9 de julho de 2023 at 14:20

                Nunca duvide da ganância de herdeiros.

                1+

          • Someone 9 de julho de 2023 at 14:09

            Pelos interiores que ando vejo muita terra abandonada, casas em ruínas e muito mato. Se essas terras fossem melhor manejadas e se os donos tivessem interesse e conhecimento poderiam obter o crédito rural para transformá-las em terras produtivas. Só que boa parte das famílias que abandonaram essas terras foram pras cidades para viver de bicos e auxílios nas favelas.

            5+

  • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 12:33

    só voltei aqui pra dizer

    GALVÃO!

    FALA TINO…

    SENTIU!

    🙂

    0

  • Neco 9 de julho de 2023 at 13:13

    Aqui o detalhamento de pq corre um comentário que as transportadoras podem parar o país de novo.
    Notem que estou falando de transportadora e não de motoristas.

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/07/09/stf-declara-inconstitucional-trechos-da-lei-dos-caminhoneiros-veja-pontos-derrubados-pela-corte.ghtml

    Segundo se fala o valor do frete sobe muito e o tempo da viagem também aumenta consideravelmente.

    1+

    • o_estrangeiro 9 de julho de 2023 at 13:42

      anos 70, 80 eu conhecia muita gente de transportadora, toda a turma que eu conhecia, desde os carreteiros catarinas ao pessoal de escritório até os gerentes e donos ganhavam muito dindim, muito mesmo, tanto que eu conhecia eles mais por estarem sempre pagando caixas e caixas de cervejas, doses de uisque, etc… Falando do eixo rio-sampa, mas imagino que o restante do país o quadro fosse similar.

      Hoje apenas os donos tem dinheiro grosso entrando, caminhoneiros, funcionários, todos na bacia das almas, sempre vendendo o almoço pra pagar o remendo do pneu…

      empobrecimento consistente e irretornável.

      2+

    • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 13:56

      A gente nem nota mas os portos cresceram e são vários novos.
      Novos esquemas.
      só em SC são 3 novos em menos de 15 anos.

      – Novo secretário do estado diz que portos serão prioridade.
      – Porto de Itapoá tem novo serviço para portos asiáticos
      – Novo Moegão do Porto de Paranaguá fará Paraná dar salto logístico sustentável..
      – Maersk vai INVESTIR R$ 1,6 BILHÃO em um NOVO TERMINAL no Porto de SUAPE;
      – Governo autoriza construção de seis terminais portuários privados no primeiro semestre…. afunda…
      antigamente os esquemas rodoviários determinavam os portos.

      2+

  • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 16:22

    pegadinha do malandro
    – Ucrânia ainda não está pronta para entrar na Otan, diz Biden.
    – Em vídeo, soldados da Ucrânia dançam ‘Ai se eu te pego’ no campo de batalha.

    o que aconteceria se a guerra terminar rapidamente? (mercados, ouro, dólar, metais, migração..)

    2+

  • Johnnyboy 9 de julho de 2023 at 16:57

    Robôs afirmam na ONU que podem governar mundo melhor que humanos

    Robôs humanoides inteligentes responderam perguntas de jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada na ONU (Organização das Nações Unidas) na 6ª feira (7.jul.2023). Eles afirmaram que um dia poderão administrar o mundo melhor e de forma mais eficiente que os humanos. As informações são da AP.

    Entretanto, disseram ser preciso ter cautela em relação à IA (inteligência artificial) e que ainda não dominam completamente as emoções humanas. Os robôs que participaram do evento estão entre os mais avançados do mundo. Eles falaram em inglês.

    O evento, proposto pela União Internacional de Telecomunicações, reuniu 9 androides que responderam a perguntas de jornalistas. A coletiva tecnológica se deu durante a cúpula mundial sobre o uso da IA para boas ações e iniciativas notáveis. Entre os robôs que participaram da entrevista estão máquinas que ajudam a apagar incêndios e construir casas.

    Sophia, uma robô desenvolvido pela Hanson Robotics, foi questionada sobre a capacidade dela de governar o mundo. A máquina então respondeu que “robôs humanoides podem liderar com mais eficiência do que os governantes humanos“.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/rob%C3%B4s-afirmam-na-onu-que-podem-governar-mundo-melhor-que-humanos/ar-AA1dCpQA?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=56ea72f0e4eb4c8a82c9644789ae3b48&ei=10

    0

    • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 17:19

      Imagine que não há países
      Não é difícil
      Nenhum motivo para matar ou morrer
      Imagine que não existam posses (nem dinheiro, entregue o seu)
      Eu me pergunto se você consegue
      Sem necessidade de ganância ou fome
      Uma irmandade dos homens
      Imagine todas as pessoas
      Compartilhando o mundo inteiro….

      1+

    • Sapato Furado 9 de julho de 2023 at 18:37

      Animatrix???

      1+

    • bomberman 9 de julho de 2023 at 19:26

      Tem meu apoio, quero ver todo político e amante do 3º escalão demitidos e bsb transformada em APA

      4+

  • Johnnyboy 9 de julho de 2023 at 17:02

    Reforma tributária vai aumentar imposto sobre herança? Veja o que muda
    Projeto aprovado pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (7) altera o modo como os impostos são cobrados no país.

    O texto-base da reforma tributária, aprovado pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (7), prevê, entre outros pontos, alterações na cobrança de transferência de heranças. O documento seguirá agora para análise do Senado.

    Em linhas gerais, a reforma altera o modo como os impostos são cobrados no país. Mesmo que, nesse primeiro momento, o foco principal esteja na tributação sobre o consumo, há um trecho que trata também da cobrança sobre renda e patrimônio — o que inclui a taxação de heranças.

    O texto que recebeu aval no plenário da Câmara, apresentado pelo relator do projeto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), inclui:

    a tributação progressiva sobre heranças;
    a cobrança do imposto no domicílio onde a pessoa faleceu;
    a permissão para maior cobrança sobre heranças no exterior;
    e a inclusão de isenção do imposto sobre doações a instituições sem fins lucrativos.

    ___

    ou seja… a classe média vai tomar no toba…. enquanto a casta mais abastada vai criar fundações para transferir patrimônio e depois botar os filhotes administrando a fortuna….. que estará a salvo das garras do leão….

    5+

    • Pagando 9 de julho de 2023 at 17:12

      Em SP, estamos à frente, já, rsrs.
      ==
      Sefaz-SP cria delegacia especializada em impostos sobre doação e herança
      (…)A delegacia tem cerca de 70 auditores fiscais.
      (…)contará também com um serviço contratado junto à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para desenvolver uma pesquisa de valor de mercado de todos os imóveis urbanos do estado de São Paulo a fim de confrontar com o valor declarado pelos contribuintes.
      ==
      É nóis.

      5+

    • Hidden 9 de julho de 2023 at 19:58

      Mrs Hidden e eu tamos fazendo o Impossivel pra gastar tutto antes de morrer…. o phoda? Os 7300+% de JS so fazem o bolo crescer….. eitamundobao

      2+

  • Hidden 9 de julho de 2023 at 18:15

    Boa tarde mukis….

    Imposto sempre sera VIDA…. ate pq sem eles, quem pagara meus JS?!

    Ahhh roubo segue sendo estado…eta

    1+

  • Hidden 9 de julho de 2023 at 18:23

    Barnabezinho
    9 de julho de 2023 at 10:36
    Forçar o Estado a fazer algo é fazer ele transformar seu corpitcho em pó radioativo. Este é um dos problemas de quem nega o Estado

    Kkkk bem assim, esses sonhos Coletivos de …. fora total aos Estados, bitcoi independente salva o mundo ou, quero ser libre que nem Cuba ….

    NAO PASSAM DE QUIMERAS, SONHOS DE PHUTA ETC E TAL…

    Enquanto individuo talokay…. como pensamento e sonho de phuta? Ahhh para ne…

    Fui inte.

    2+

  • Hidden 9 de julho de 2023 at 19:57

    ” Eu odeio o estado é só fugir dele. Já me alistei no exército e casei com uma filha de militar”

    …. sem falar que apoiei a volta do brizola, de todos os comunas de sunkini como gabeira e terrorista ZeDirceu!! Kkk

    0

    • Hidden 9 de julho de 2023 at 20:05

      Mas quem lascou tutto foi o voto do comuna hiddenzinho …. tomanocu ne!!!

      Inda bem que shitcoi mae vai vir, sic, pra salvar Bananistao e o mundo da perdicao…. sqn

      Fui inte

      0

  • Cadeia Marcov 9 de julho de 2023 at 21:00

    cada uma:

    -França proíbe venda de fogos de artifício pelo Dia da Bastilha por temores de novos distúrbios.

    – Presidentes ucraniano e polaco assinalam 80 anos do massacre de Volinia
    “Juntos prestamos homenagem a essas vítimas inocentes”.
    – Zelensky e Duda participam em homenagem a massacre polaco.

    (-Denunciam que Zelenski poderia entregar parte da Ucrânia à Polônia).

    0

  • Enoch Root 9 de julho de 2023 at 21:07

    Sobre o topico. Imposto eh roubo. No entanto nao existe lugar onde nao exista o estado. Vc escolhe por quem vai ser roubado. Talvez nao tenha outra alternativa, por mais que eu queira acreditar que sim.

    “Voce pode ser um filho da puta. Mas sempre tem um filho da puta maior.” – Depois que vc medita bastante sobre essa verdade, vc entende que eh uma questao de escolher como quer viver. Ideal nao eh, mas eh o que temos para o momento.

    1+

  • PowerGirl 9 de julho de 2023 at 22:31

    MrCitan
    Só espero que ele possa dar nome as bois : CNBB e Teologia da Libertação.

    10+

    Todas as igrejas estão muito infiltradas e tendenciosas. A galera no meu trabalho que mais se declara defensor do Nine é evangélica ou católico frouxo. Incrível como infiltraram na igrejas.
    Um colega que é batista fica me jogando piadinha a favor do nine. Falando que é maravilhoso, que o país está bombando e que é o melhor governo de todos. Esse me surpreendeu negativamente pois achava que essa igreja era uma das tradicionais e sérias.

    0

    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de julho de 2023 at 00:15

      As pessoas estão em transe coletivo, N há salvação.

      1+

  • PowerGirl 9 de julho de 2023 at 22:37

    CVR
    Nosso padre e diretor espiritual não faz campanha d fraternidade. Diz que não concorda com ela na maioria das vezes e não implementa.
    Tem uns livros que estudamos grupo que ele discorda da abordagem, lê e explica tudo que há de errado. Sentimos muita segurança pois é contra teologia da libertação.

    0

  • tripa 9 de julho de 2023 at 23:43

    Sobre o tópico
    Existe um processo evolutivo que fez com que víssemos vantagem em viver em agrupamentos humanos, mas ainda tem gente que acha que consegue viver de forma isolada.
    Há quem se diga conservador , e aqui entendo que isso remete ao caráter cristão, mas se esquece da fraternidade.
    Tem uma frasse de um juiz americano que dizia mais ou menos isso: ” imposto é o que paga a civilização”.
    Ain, mas não quero pagar. Beleza: constrói uma ilha flutuante de garrafa pet e vai viver a deriva em alto mar em aguas internacionais. Não precisa se submeter a um estado. Há um lugarzinho seguro para você entre os tubarões, sol escaldante, ausência de conforto e agua encanada. Mas veja pelo lado bom: não precisa pagar imposto, não precisa de privada, nem pagar esgoto, não terá problema com ladrões, mesmo porque nestas condições você terá muito pouco a ser subtraído.
    Muito fácil falar do estado malvadão e estar no bem bom. Se quiser ser intelectualmente honesto, entãoe screva uma carta num pedaco de pele de peixe, ponha em uma garrafa pet e espere publicarem na internet para sabermos quem é você

    0

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de julho de 2023 at 00:14

    Ainda bem que tem o caráter da fraternidade, assim me sinto melhor em contribuir para pagar 65 mil num sofá para um ex-presidiário.
    Vou ali pagar mais uma darf enquanto aqueço o meu miojo, é de bom grado exercitar a fraternidade, vai que tenham aprovado mais algum retroativo para as castas superiores.

    4+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.