Bom dia!

Eu gosto de coisas do cotidiano. Aquelas paradas comuns, típicas dos mortais e que o pessoal do blogue ignora, desconhece e nem faz ideia até porque, como todos sabemos, todo mundo aqui ganha pelo menos 20 mil reais por mês, pois são paulistas e paulista nenhum ganha menos do que isso 😀

Pois bem. Sabemos como é uma ruindade absurda a mobilidade urbana na BNN, creio que ninguém aqui tenha uma palavra positiva sequer a respeito disso. Somos um lugar altamente concentrado, com os grandes centros aglutinando a maior parte dos investimentos em infraestrutura existentes e por consequência, atraindo mais e mais pessoas para seu entorno.

Porque uma cidade feito o Hell de janeiro é entupida de favelas? Porque morar a 30-50 km da Zona Sul da cidade representa não ter acesso adequado ou suficiente a trabalho, saúde, educação, segurança, transporte. A favela não existe apenas porque o pessoalnão tem onde morar. A favela existe porque está perto de toda a infraestrutura indispensável à vida moderna. Porque morando numa comunidade você recebe os benefícios que os centros urbanos geram sem o elevado custo que o transporte cria, e se torna mais apto ao trabalho exatamente onde há maior oferta.

Porque transporte, em qualquer lugar do planeta, é caro. É caro perambular pela cidade. E sempre foi caro, e hoje com o forte subsídio estatal está mais caro ainda, naturalmente. Para uma familia de classe média transporte chega a ser um custo igual ao da alimentação. Para os mais pobres a coisa assume contornos apavorantes, com gente chegando a gastar 1/3 da renda nesta rubrica. Carro é o fator mais complexo: A família usa carro pela dificuldade de se usar transporte público.

Pois é uma Escolha de Sofia: OU você mora em um lugar estruturalmente e ambientalmente PIOR, mas com MELHOR mobilidade e MAIS acesso aos bens sociais que o Estado patrocina com mais vontade naquelas regiões de maior geração de riqueza; OU você mora em um lugar estruturalmente e ambientalmente MELHOR, mas com PIOR mobilidade e MENOS acesso ao “mobiliário urbano” de qualidade típico das regiões mais valorizadas.

Pensemos que mudar para outra cidade 30-50 km distante da atual já pode representar uma mudança completa na vida de uma pessoa. Independente de como você tenha acesso a infraestrutura, acesso a informação, saúde, educação, se afastar dos centros urbanos sempre lhe tirará certas oportunidades, a menos que você realmente possua uma capacitação, expertise que anule a variável da “distância do centro”. Isso é fundamental.

Você se sujeita a morar na favela para estar a vinte minutos de todos os recursos que o estado pode oferecer e da abundância que o capital gera através do trabalho e da acumulação de riqueza produzidos pelo pessoal mais capaz e que tem melhores recursos e pode bancar com mais facilidade esta moradia, trazendo para o lugar supervalorizado esta qualidade social em-si.

É meio simples entender porque a situação chegou neste ponto. Tem método. Limitar o acesso e a qualidade do transporte público, e encarecer o transporte privado (pensemos no Uber) é controlar a movimentação de pessoas. Que acaba tendendo a abandonar os lugares em piores condições estruturais, pressionando os centros urbanos e sua infraestrutura. Limitar cada vez mais a mobilidade, condicionando esta ao serviço público ineficiente e totalmente controlado pelo Estado e seus agentes ou ao transporte privado caro e cada vez mais restrito parece ser a ideia.

Limitando a mobilidade, a tornando cara e ruim, mesmo com investimentos cada vez maiores, eu limito as mudanças de curto alcance. Impedir a mobilidade é, de certa forma, controlar a população. O Estado torra bilhões todos os anos em subsídios e você não consegue deixar o carro em casa, nem sempre pode se dar ao luxo hipster de pedalar ao trabalho, ou tem a benesse de ter um metrô ou trem perto de casa. O direito de ir e vir é um dos mais complicados de se exercer, exatamente pelo enorme peso do Estado sobre todo mundo. Até porque te atrapalhar é um poder que o Estado não abre mão de forma alguma.

15+
  • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 08:14

    First

    3+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 08:18

      Bom dia!

      1+

      • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 08:22

        Bom dia. Mobilidade realmente é um problema, aí entra a velha coisa de optar por melhor localização (a custo mais alto) ou não (fazendo deslocamentos enormes).
        Eu hoje tenho excelente localização, estou a poucos passos do centro da cidade e próximo de mercados, farmácias.
        Eu adoraria morar em algum condomínio na área rural daqui, mas isso faria com que qualquer deslocamento pro centro fosse de 12 km de ida e 12 km de volta. Então a vontade de fazer isso passa.

        4+

        • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 08:26

          Hoje uma das poucas coisas que incomoda são vizinhos sem noção, viver em apartamentos modernos é complicado, a acústica é terrível e todo vizinho se acha no direito de usar sua área gourmet de forma indiscriminada passado o horário de silêncio, com síndico sempre tirando o corpo fora.
          Mas capaz de eu ir morar na área rural e ter algum rave de drogados… hehe

          3+

          • Bolhadetz 4 de setembro de 2022 at 08:43

            Fui para o interior e digo que um dia sempre vai ter algum barulho de vizinho. Comprei uma motoserra pra ser eu o barulhento huehuehuehue.

            7+

  • Pé de Poeira 4 de setembro de 2022 at 08:20

    Bom dia! Second!

    1+

  • Fwsa 4 de setembro de 2022 at 08:22

    Firsto que leu

    1+

  • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 08:30

    Para quem gosta de história e adora ver mitos e fantasias destruídos. É do mesmo cara que faz o Impérios A.D.

    DESTRUINDO os MAIORES Mitos dos Ninjas

    0

    • tripa 4 de setembro de 2022 at 10:21

      Lacrador, e nada mais.
      Não sou praticante de artes marciais, mais estudei um pouco da história deles.
      O rapaz do canal fala sobre ninjas e sequer menciona Masaaki Hatsumi, que é o velho que aparece na série Jiraya. Usar naruto para falar de ninjutsu e uma única fonte que sabe deus quem é e a partir disso lacrar que ninjutsu é bruxaria é muita hysthória

      2+

      • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 10:46

        Ele baseou a analise em livros. O que eu vejo sobre ninjas é tudo de ficções. Se houver registros sérios contrariando o que ele disse, aí entendo que se possa debater o assunto.

        0

        • tripa 4 de setembro de 2022 at 12:16

          Jogue na internet o nome que coloquei acima. Médico, estudioso de artes marciais, representante de uma série de escolas de ninjutsu e que tem alguns livros sobre o assunto. No Braisl, na década de 90 saiu a tradução de um uma série de livros sobre ninjutsu. O autor é Ashida Kim.
          Lembro de um artigo muito da década de 90 que tratava sobre o assunto. O autor falava que andar sob água, ler mentes , etc, nunca foi infomração propagada por ninjas e que era algo midiático. Daí dier que não existe como, que não eram assassinos e outras lacradas que colocou é o mesmo que dizer que KGB é uma invenção por não existir na amazon ennhum manual em detalhes ou algum curso do coursera que ensine como ser um agente da KGB.
          Sobre a questão de assassinato furtivo, usavam, por exemplo, veneno de viscera de fugu (tetrodotoxina) para “concluirem missões”. Sobre manipulação de mãos, aquilo tem haver com estados de concentração e/ou de transe. Há que se lembrar que não havia direitos humanos nessa época e seria melhor morrer do que sofrer torturas.
          Enfim, cada um acredita no que quiser, até mesmo nas lacrações

          2+

          • tripa 4 de setembro de 2022 at 12:36

            Corrigindo os lapsos mais grosseiros de digitação:

            Jogue na internet o nome que coloquei acima. Médico, estudioso de artes marciais, representante de uma série de escolas de ninjutsu e que tem alguns livros sobre o assunto. No Brasil, na década de 90 saiu a tradução de um uma série de livros sobre ninjutsu. O autor é Ashida Kim.
            Lembro de um artigo muito da década de 90 que tratava sobre o assunto. O autor falava que andar sob água, ler mentes , etc, nunca foi informação propagada por ninjas e que era algo midiático. Daí dizer que não existe ninjutsu , que não eram assassinos e outras lacradas que colocou é o mesmo que dizer que KGB é uma invenção por não existir na amazon nenhum manual em detalhes ou algum curso do coursera que ensine como ser um agente da KGB.
            Sobre a questão de assassinato furtivo, usavam, por exemplo, veneno de víscera de fugu (tetrodotoxina) para “concluírem missões”. Sobre manipulação de mãos, aquilo tem haver com estados de concentração e/ou de transe. Há que se lembrar que não havia direitos humanos nessa época e seria melhor morrer do que sofrer torturas.

            Enfim, cada um acredita no que quiser, até mesmo nas lacrações

            À título de curiosidade joguei na amazon o termo ninjutsu restringindo a categoria de livros: retornou 714 títulos. Porém, com base em um único livro, que inclusive consta lá, o senhor “história da guerra” decretou que ninjustu é macumba…
            çey

            2+

    • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 10:47

      Acho que nesse vídeo aí o cara usou mais de deboche, do que de informação.
      Se a audiência dele acha que deboche é melhor do que argumentos, história e informação, que seja.

      2+

      • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 10:49

        Você acredita em ninjas? Espadas nas costas, shurikens?
        O que ele disse é que ninjas eram samurais espiões. Que o que se vê na mídia desde os anos 80 é muito, e parece fazer sentido.
        Ele cita obras pra referenciar o que foi dito.

        0

        • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 11:21

          Que livros? Que eu saiba, ele citou somente uma fonte.
          Ele já fez coisa melhor que isso.
          Como eu disse, se a audiencia gosta desse estilo, que aproveitem.

          3+

    • o_estrangeiro 4 de setembro de 2022 at 12:40

      Não conheço NADA sobre ninjas, mas eu vi há um tempo atrás um video desse cara sobre vikings, que eu conheço razoavelmente bem, e a análise dele foi bem rasa e várias coisas que eu sabia verdades comprovadas ele disse que eram invenções. Mas o mais irritante é o hábito dele de querer fazer graçinha o tempo todo.

      4+

  • o_estrangeiro 4 de setembro de 2022 at 08:31

    Bom dia again.

    Eu discordo parcialmente do tópico apenas no quesito da favela. Favela atualmente, principalmente no rijota, é a reunião de tudo o que de pior existe humanamente e ambientalmente. Quem mora em favela no rijota ou é um acomodado, ou um vagabundo, ou um aspirante a vagabundo, passando por várias cores de marias-fuzil, bandido-lovers e coisas nojentas que tais.

    De resto é assim mesmo, quer viver melhor? afaste-se dos grandes centros e PAGUE O PREÇO por isso, ou sujeite-se ao inferno na terra.

    7+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 11:03

      Seu conceito de favela é de uns vinte anos atrás. Há as favelas que são realmente o caos, o inferno, e há as em que o próprio tráfico evita a desordem pra melhorar o seu comércio, manter a comunidade mais pacificada. A melhor favela ainda é muito pior do que um bairro comum mas como disse, há fatores que pesam na decisão de uma família morar na favela.

      9+

  • o_estrangeiro 4 de setembro de 2022 at 08:35

    Ontem eu tava de bobeira, já colhemos as uvas e processamos quase um mês antes do previsto, graças ao sol espetacular elas estão mel puro, e fiquei fuçando e estudando a net e bati com a RADL e seu balanço e mais uma vez eu pergunto a mim mesmo “porque a maioria olha preço e não o desempenho da empresa?”

    vejam esse gráfico, lucro na faixa de 80 milhões em 2010, cotação de 2 e pouco, pula pra 2022 lucro na faixa de 800 milhões e cotação de 20 e poucos.

    View post on imgur.com

    Em suma, no longo prazo, pouco mais de uma década, a companhia multiplicou seu valor DEZ VEZES, e em consequẽncia disso sua cotação aumentou DEZ VEZES.

    O erro é acompanhar a empresa pela cotação, essa no curto prazo varia loucamente mas no longo prazo espelha fielmente o VALOR da empresa, seus fundamentos.

    4+

    • o_estrangeiro 4 de setembro de 2022 at 08:43

      falando em sol espetacular, agora cedo eu tava vendo uma entrevista com dois empresários no algarve. Um deles reclamando que o estado não divide os fundos europeus corretamente, que nao tem estrada, que não tem verba. que não tem água, que nao tem nada enfim… O outro está expandindo, elogia a proximidade dos mercados para distribuir seus produtos, em nenhum momento cita estado ou verbas públicas, e está comprando terras em outra região depreciada – alentejo.

      É nitida a diferença dos que simplesmente fazem, independente das dificuldades- EMPREENDEM – dos que parecem que acordam todos os dias apenas para reclamar do que o estado não fez ou nao deu. e o segundo tipo é a maioria infelizmente.

      5+

      • Tio Cosme 4 de setembro de 2022 at 10:13

        E agradeço a sugestão de usar o accuweather para a previsão do tempo, muito melhor que o climatempo ✌️

        6+

    • Tommy Vercetti 4 de setembro de 2022 at 09:35

      Quase todo mundo está atrás da grande tacada, quer acertar aquela ação que vai trazer retorno absurdo em prazo curto. Toda a comunicação do mercado financeiro é feita com base nisso.

      Até porque eles vivem disso, do sujeito girar patrimônio e assim pagar taxa de corretagem, spread e conteúdo de casa de research. Eu até pensei em fazer o track de finanças aqui no MBA e tirar o CFA, mas não dá cara, os sujeitos ficam fazendo cálculos elaborados com projeções tiradas da bunda.

      10+

  • Tommy Vercetti 4 de setembro de 2022 at 09:29

    Quando eu morei em Niterói pela primeira vez (2013-2016), morei no Fonseca, no final da Alameda.

    Era relativamente fácil ir pro Rio (tanto de carro quanto no ônibus da empresa), tinha tudo perto, mas de vez em quando dava pra ouvir tiros na favela atras do prédio (não tinha risco de bala perdida mas assusta mesmo assim).

    Quando voltei a morar em Niterói, acabei preferindo ali perto do largo do Marrão, infraestrutura melhor, mais seguro, e a diferença de preço me assustou, era muito pequena quando comparado com o Fonseca (talvez eu tenha dado sorte ou esteja comparando errado).

    Mas a verdade é que por melhor que seja, ainda é ruim. Quem vive a vida inteira no grande Rio (eu sou da região serrana do RJ) não faz ideia do quão ruim é a vida na capital. Falo com minha esposa que até voltaria a morar no Brasil (estou estudando nos EUA), mas voltar a morar no Rio, só com grana suficiente pra me enfiar num condomínio fechado na Barra da Tijuca e praticamente só sair de lá pra ir pro Galeão. Eu nunca entendi a tara do carioca com a zona sul.

    11+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 11:00

      Mas é isso. Eu morava ali no comecinho da Alameda, era muito bom. Agora morando no pé da serra é inviável viver sem carro. Não tem como, por mais perto que seja o destino, não tem transporte. Ônibus demora, é ruim ao extremo e não compensa. O povo prefere a zona sul exatamente pela proximidade de tudo o que é “mobiliário urbano”…

      2+

  • Tio Cosme 4 de setembro de 2022 at 10:11

    Bom dia muquiranas
    12 graus em SP capital
    Filosofando aqui, pra melhorar alguma coisa de mobilidade urbana só se vier da iniciativa privada (criar empregos fora dos grandes centros)
    Mas na real, melhorar a própria condição depende de si mesmo

    2+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 10:57

      Problema é: o Estado tornou impossível a entrada da iniciativa privada no negócio. Só os amigos permanecem…

      3+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 10:21
  • Leonardo M. 4 de setembro de 2022 at 10:27

    ❗️Rishi Sunak on possible UK blackouts: ‘We shouldn’t rule anything out’

    According to the Tory leadership candidate for prime minister, nothing is out of the question when asked if Britain should prepare for blackouts under his prospective governance.

    ❗️Rishi Sunak sobre possíveis apagões no Reino Unido: ‘Não devemos descartar nada’ De acordo com o candidato à liderança conservadora a primeiro-ministro, nada está fora de questão quando perguntado se a Grã-Bretanha deve se preparar para apagões sob seu governo prospectivo.

    1+

  • Cadeia Marcov 4 de setembro de 2022 at 10:31

    Muito bom texto.
    O Estado ganha controle, cobra, ajuda os cumpanheiros, fiscaliza e taxa.
    empresa de ônibus é outro cartório. chegam a ser herança qdo o dono morre, conheço algumas com 30 anos.
    Por coincidência a Transol em floripa era com sociedade com o EXperidaum Amihm que trouxe o sistema interligado e fez a rodoviária gigante. coincidências.

    2+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 10:55

      Transporte público é uma das coisas que ninguém quer que seja privado, curiosamente. Sempre temem que o empresário malvado impeça as pessoas de ir e vir mas qual é o serviço público que funciona decentemente?

      3+

      • tripa 4 de setembro de 2022 at 12:19

        Embora tenha muitas críticas, o metrô de São Paulo é bom. Peca, por exemplo, pelo tamanho da malha. Mas em termos de serviço prestado dentro do atual tamanho ele atende bem

        1+

        • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 12:42

          Se o Tarcísio conseguisse fazer isso tudo aqui em São Paulo, seria um sonho.
          https://bityli.com/BmdIcky

          1+

          • tripa 4 de setembro de 2022 at 12:55

            Não seria absurdamente difícil. Precisa ter interesse político e saber que isso atrairá a furia das empresas de ônibus. Não faz muito tempo que saiu na mídia uma ligação entre facção criminosa e cooperativa de transporte na zona leste.

            Sobre o valor do transporte, que aqui coloco quanto a pessoa tem que pagar em reais ali na catraca, não creio que seja elevado, mas que é mal cobrado e essa discussão é dificil de ser feita. É possível, por exemplo, sair do extremo oeste para o extremo leste de SP (cerca de 42 km) pagando 4,40, com uso do bilhete único. Isso é bom para quem trabalha na região e mora longe. Contudo é o mesmo valor cobrado por uma pessoa que tem que levar o filho na escola e que fica a 2 km de distancia de sua casa.

            Um sistema porporcional talvez seja mais justo.

            2+

            • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 13:44

              Eu acho que nem adianta mais vir com esse sistema proporcional, é tarde demais pra isso, o Celso Russomano, aquele picareta que o povo adora, tentou vir com essa ideia, e perdeu a eleição por causa disso.

              0

  • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 10:40

    Hoje em dia, esse papo de “direito de ir e vir”, é desculpa de gente safada que quer invadir casa e propriedade.

    5+

    • Cadeia Marcov 4 de setembro de 2022 at 10:44

      Fique em casa! fique no X! não use carro, carro polui o planeta.

      2+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 10:53

      Claro que existe um plano maior nessa maluquice.

      4+

  • winter 4 de setembro de 2022 at 11:12

    Bom dia!
    Sobre o tópico entendo que a ascensão do trabalho remoto diminuiu bastante a tal da faveladependência. Se a pessoa está num trabalho remoto ou híbrido e mora num local distante, mas com alguma infraestrutura, que é o meu caso, percebo que a única preocupação que resta é se existe algum hospital próximo.
    Na verdade, já conheci alguns que tem condições de se mudar mas preferem esses locais de favela por não pagarem luz nem água, ou simplesmente por que se sentem atraídos pela bagunça.

    5+

  • winter 4 de setembro de 2022 at 11:23

    Sobre como nasce uma favela, apesar de muitos aqui não gostarem das reportagens veiculadas por esse site, achei essa muito interessante.

    https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/09/como-nasce-uma-favela-vazio-em-2017-terreno-publico-em-benfica-hoje-e-tomado-por-vielas-e-abriga-centenas-de-apartamentos.ghtml

    1+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 15:01

      Mas nao tem nada errado, é asism mesmo.

      1+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 11:40

    Bem provável o calote:

    5+

    • Eneas_00 4 de setembro de 2022 at 12:16

      Depois brasileiro que é Zé golpinho. Grandes nações subsidiando os cidadãos liberais.
      Só os europeus criarem favelas e importarem nossos milicianos e traficantes para criarem empresas de gato Net e suas subsidiárias.

      5+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 11:56

    Só um teórico da conspiração:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Icke

    1+

  • Eneas_00 4 de setembro de 2022 at 12:18

    Bom dia. Ótimo domingo a todos.
    Ótimo texto Barney.
    Daqui a um tempo as favelas serão mais organizadas e mais seguras que os centros das cidades. A maioria dos grandes centros estão abandonados, caros de viver e cheio de cracudos e ladrões.

    4+

    • tripa 4 de setembro de 2022 at 12:42

      O pensamento está certo. Só o tempo verbal que não. Isso já faz tempo. Se mora na quebrada dificilmente vão te assaltar. Enganos ocorrem em todas as ações humanas, incluindo o crime. Recentemente no auge da pandemia teve faixa de facção criminosa proibindo dar zerinho na comunidade, sobre pena de surra. Até pouco tempo em algumas regiões não era permitudo vender drogas para joven da comunidade. Há um código de conduta que estabelece regras mínimas de convívio. Além disso, ao fazer uma análise fria da situação: para uma pessoa que passa o dia inteiro no trabalho e volta para casa basicamente para dormir, vai pagar aluguel caro para quê, se há essa possibilidade? Se a âmbição é pouca, só está seguindo o princípio da mínima ação.

      5+

      • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 15:04

        Ter casa própria e precisar passar 4-5h diárias no trânsito x alugar e ficar a 20-30 minutos do serviço?

        2+

        • tripa 4 de setembro de 2022 at 20:04

          Essa é a questão. Se colocado não só o valor bruto do que é pago, mas o tempo que é gasto com o deslocamento, aí o transporte sai caríssimo (sem contar no desgaste da peregrinação)

          1+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 12:38

    Xi miguitau?

    2+

    • Zé do Brejo 4 de setembro de 2022 at 17:42

      Goleiro Bruno que o diga 😛

      2+

  • tripa 4 de setembro de 2022 at 13:02

    https://oantagonista.uol.com.br/brasil/barroso-suspende-lei-que-criou-piso-para-enfermagem/

    Boa, Barroso. Agora arque também com o desgaste de ter que quebrar o piso e deixá-lo no contrapiso, em meio ao aumento que foi concedido ao judiciário e sua repercussão aos cofres. Recebam

    4+

    • Johnnyboy 4 de setembro de 2022 at 13:08

      muito bom!

      se queima aí barrosão….

      pior que vai queimar mesmo o aumento do judiciário….

      Bolsonaro jogou essa batata quente aí…

      2+

      • Johnnyboy 4 de setembro de 2022 at 13:11

        “No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta”, disse.

        _____

        só quem pode empurrar no rabo da sociedade sem qualquer freio é o judiciário, né?

        já que nem sujeito a voto eles são.. então não devem mesmo satisfação a ninguém….

        6+

        • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 15:03

          O custo disso daí é absurdo, negada sabia que a conta não fechava e botou essa aí norabo de geral. As santas casas que são subsidiadas pelo SUS iriam dobrar o custo com pessoal, logo de cara.

          2+

          • Someone 4 de setembro de 2022 at 17:55

            Todo mundo sabia que isso ai era insustentável, mas quem ia negar em ano de eleição?

            3+

        • Sapato Furado 4 de setembro de 2022 at 17:20

          Piso salarial é insanidade, assim como salário mínimo. Problema que o povo e políticos não pensam no cálculo econômico. STF também caga pra economia, deve ter dado liminar por birra.

          2+

    • Someone 4 de setembro de 2022 at 17:54

      Veja que absurdo! O ministro colocado pelo PT negou o aumento dos pobres enfermeiros! Aumento esse que Bolsonaro liberou…

      1+

      • tripa 4 de setembro de 2022 at 20:07

        Se souberem usar esse fato, muito voto poderá migrar para o Pr

        0

        • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 21:23

          OS sindicatos estão en transe…kkk…

          1+

    • winter 4 de setembro de 2022 at 20:52

      Foi muito bem avisado aqui pelos nobres colegas muitos dias atrás que esse piso era insustentável. Parabéns ao blog por mais esse tiro certeiro.

      1+

  • Pagando 4 de setembro de 2022 at 13:29

    Boa tarde, muquis! Comentário-textão, rs.

    Sobre favela. Tem muita gente boa sim que mora nela, tem um emprego que paga pouco devido baixa escolaridade e qualificação e não consegue sair da favela.

    Eu não consegui aprender a dirigir naqueles gols quadrados dos anos 1990, rsrs. Preciso retomar esse projeto, não sei como, por que aqui é cheio de carro e eu mal vejo uma autoescola. Onde vou dirigir no meio desse caos?

    Lembro muito daquele povo simples que chegou em sp do jeito que deu, lá nos anos 1980 e 1990. Chegou por carona ou com algum colega ou parente que veio antes e conseguiu arrumar um pouco a vida. Pessoas que conseguiram ter carro somente depois de arrumarem a vida, como meu pai por exemplo, que teve carro somente após os 40 anos de idade.

    Onde minha mãe mora, se você perder o ônibus das 9h vai ficar na rodoviária até 12h, rs. Você é praticamente obrigado a pagar táxi ou ter carro para se locomover com velocidade.

    Eu pretendo sair do centro de sp e continuar num local estratégico com mobilidade. O centro financeiro aqui já foi o centro histórico. Depois, migrou pra Av. Paulista e agora tá migrando pra Faria Lima a parte de gestão de recursos e os departamentos administrativos tão ficando na zona sul também, como o administrativo do Itaú que fica no Jabaquara e o do BB que fica no Centro Empresarial no Jardim São Luís. O Bradesco tá mandando uma parte do seu administrativo pra Cidade de Deus em Osasco, ou seja, nem na capital vão ficar. E o que ficar, vão pulverizar entre Vila Leopoldina (zona oeste) e agências.

    Sobre home office, tenho uma desconfiança. Primeiro, vão te mandar pra casa. Depois, vão te mandar embora devido automação cada vez maior. Uma intuição que está me fazendo tomar decisões.

    Morar na Lapa como eu queria não vai rolar. Vou ficar no meio da muvuca, nos apartamentos apertados mesmo para ter acesso aos empregos que encontro na zona sul, como foi colocado no texto. Ah, pessoal que comprou quitinete na Av. Paulista para morar perto do trabalho, estão se aposentando e colocando pra vender.

    5+

    • Tommy Vercetti 4 de setembro de 2022 at 16:04

      Eu acho que ainda se está descobrindo o que pode e o que não pode ser home office.

      Não precisa que um programador tenha que estar presencial. Suporte ao cliente também não.

      Mas a grande questão pra mim é que o home office deixa claro o quanto as empresas são ineficientes. Se o funcionário não tem nada pra fazer dentro da empresa, na prática ele está sendo pago pelo tempo disponível, mesmo que ocioso. Esse mesmo tempo no home office faz o sujeito se perguntar o quão necessário ele é pra organização da empresa.

      4+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 15:33

    Não tankou o homenzil:

    2+

    • Zé do Brejo 4 de setembro de 2022 at 17:48

      Ser HOMEM é saber lidar/digerir o fracasso. Geralmente a mulherada não tem estômago pra isso, nem todas, mas a maioria não sabe lidar com o fracasso recorrente da vida do provedor.

      5+

    • Zé do Brejo 4 de setembro de 2022 at 18:35

      Baralho! Esse Ned parece o Zelensky huahuahuahuahuahuahua 😛

      2+

  • Leonardo M. 4 de setembro de 2022 at 15:56

    Massive Protest Against NATO, EU & Soaring Energy Prices Hits Prague

    Some 70,000 protesters gathered in Prague, Czech Republic, demanding the country take a neutral military stance, while urging the government resign over soaring energy prices and inflation.

    6+

    • Leonardo M. 4 de setembro de 2022 at 15:56

      Só 70 mil protestando

      Tem lenha pra queimar, confia!!!!

      4+

      • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 16:08

        Lá é um número bastante expressivo, a coisa tá degradando, o verão tá acabando já…

        3+

        • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 16:14

          Só 500% de aumento, tão reclamando pq?

          2+

          • Zé do Brejo 4 de setembro de 2022 at 17:49

            Esse inverno será apenas um leve desconforto 😛

            2+

          • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 18:34

            Mas o que importa é que estarão se sacrificando pela Ucrânia. 😛

            4+

    • EgoAlter 4 de setembro de 2022 at 16:04

      É só olhar os países que deixaram os preços do petróleo estourar, revolta e fome. Aqui pelo menos o governo tá segurando os preços com a isenção de impostos, quando acabar a isenção é que a brincadeira começa por aqui. Vamos orar para que consigamos passar por isso sem revoltas. Espero que a Europa fique bem, mas pelo andar da carruagem essa guerra vai longe ??

      3+

      • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 16:09

        Não houve isenção, houve redução de impostos.

        8+

  • Leonardo M. 4 de setembro de 2022 at 16:26

    Full Gas Storage Not Enough For EU To Last Through Winter – Reuters

    Fully-stocked gas storage facilities may not be sufficient to sustain European countries during the upcoming heating season, Reuters reported citing analysts.

    According to Aurora Energy Research’s calculations, the bloc’s storages can only provide enough gas for up to 90 days of average demand.

    Modeling by data intelligence firm ICIS also shows that the region’s reserves may run dry by March. Analysts therefore agree that gas consumption should be slashed in order to avoid shortages.

    Armazenamento total de gás não é suficiente para a UE durar até o inverno – Reuters Instalações de armazenamento de gás totalmente abastecidas podem não ser suficientes para sustentar os países europeus durante a próxima temporada de aquecimento, informou a Reuters citando analistas. De acordo com os cálculos da Aurora Energy Research, os armazenamentos do bloco só podem fornecer gás suficiente para até 90 dias de demanda média. A modelagem da empresa de inteligência de dados ICIS também mostra que as reservas da região podem secar até março. Os analistas concordam, portanto, que o consumo de gás deve ser reduzido para evitar a escassez.

    3+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 16:59

    Os mesmos sojados de sempre:

    3+

  • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 17:37

    Nova York, cada dia mais linda. 😀

    1+

    • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 17:56

      Fiquei uns 10 dias lá antes da fraudemia e já estava bem favelizado com muitos moradores de rua e pedintes, mas piorou muito agora.

      3+

      • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 17:59

        Última vez que eu estive por lá foi em 2016. Aumento dos mendigos e pedintes.
        Com essa coisa dos caras darem droga e abrigo pra viciados, deve ter piorado bastante.

        3+

    • JPM 4 de setembro de 2022 at 17:57

      Porra meu! Esse novo GTA tá animal! Liberty City está tão realista nessa engine!

      7+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 18:30
  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 20:02

    De Gaulle estava certo:

    2+

  • Johnnyboy 4 de setembro de 2022 at 20:09

    IMPERDÍVEL!

    OLAVO TEM RAZAO! in memoriam

    3+

  • winter 4 de setembro de 2022 at 20:59

    OFF
    Esses artistas indo pra esse rock in rio nutelado com roupas pretas são os rockeiros mais fakes que eu já vi. Ta parecendo aquelas patricinhas com a camisa do ramones sem terem a menor noção do que eles cantam.

    4+

  • Eneas_00 4 de setembro de 2022 at 20:59

    Sobre o piso dos enfermeiros. Realmente eles merecem. Mas de onde vai sair o dinheiro?

    Fazendo uma conta básica de padeiro.

    A Enfermagem possui 2.540.715 profissionais no Brasil. São 438.886 auxiliares, 1.476.584 técnicas e técnicos e 624.910 enfermeiras e enfermeiros

    624 mil enfermeiros vezes 4750 reais. Quase 3 bilhões por mês na folha de pagamento.
    1 milhão 476 mil técnicos de enfermagem vezes 3375 reais. 4.7 bilhões de reais.

    Ainda estão planejando o piso dos fisioterapeutas.

    4.7 bi mais 3 bi. 7.7 vezes 13 salários mais 1/3 de férias. Essa brincadeira vai sair cara.

    4+

    • winter 4 de setembro de 2022 at 21:02

      Como eu falei lá em cima – mais uma profecia do blog cumprida certeiramente.

      4+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 21:20

      Povo não sabe fazer regra de três, imagine porcentagem.

      1+

  • Parcelinha 4 de setembro de 2022 at 21:02

    CVR A saga em busca dos tijolos próprios continua, encontrei um novo imóvel, levantadas todas as certidões possíveis: do vendedor, cadastros da prefeitura, matrícula, ônus reais, até na cia. de água e energia pedi declaração de quitação de débitos, da vendedora e do marido: protestos, SPC/Serasa, judiciais, trabalhistas, CNDs municipal, estadual, federal… Negociado o valor, vem a surpresa: a proprietária e o marido me impõem uma condição -“Não queremos que a escritura e o registro sejam feitos no preço verdadeiro, tem que ser mesmo valor que paguei na época! (tipo 60% menor). Pensei “Legal que quem se f***** com o fisco depois sou eu!” tchau! to fora.

    10+

    • Leonardo M. 4 de setembro de 2022 at 21:15

      Proponha um desconto de pelo menos 40% no valor do imóvel para valer a dor de cabeça

      Hehehehe

      3+

      • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 21:21

        Mesmo assim, a prefeitura vai vir matando na hora de calcular o ITBI, se percebem a zueira, calculam pela média do m² do bairro. E aí…

        4+

  • Bobolha 4 de setembro de 2022 at 21:24

    CRV política.

    Ontem encontrei uma pessoa, que trabalha para o governo municipal. Essa pessoa foi em um evento do Loola, mas confidenciou que estava vazio e as pessoas muito desanimadas.
    O mais interessante é que ela é Bolsonaro – principalmente porque – nas palavras dela – “É o ÚNICO presidente/candidato que defende a liberdade das pessoas”. Ela teve que ir para agradar o chefe…

    5+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 21:30

      Se tu está em prefeitura, invariavelmente vai fazer os trabalhos do grupo dominante local. Mesmo concursado, até por ser burrice ficar se estressando…

      1+

    • winter 4 de setembro de 2022 at 22:09

      Povo que tem cargo comissionado, principalmente na área da educação, são obrigados a irem nesses eventos asquerosos da esquerda sob pena de perderem seus carguinhos, colega meu que é inspetor de alunos já me contou vários causos.

      7+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 21:46

    Era Del Rey, virou um Landau:

    2+

  • Money Addicted 4 de setembro de 2022 at 21:50

    vcs viram o plebiscito no chile? querem dar o direito aos indigenas de la se governarem seus territorios…

    9f ganhando isso acontece aqui no 2 ano do mandato

    3+

    • Barnabezinho 4 de setembro de 2022 at 22:03

      Plebiscito lá moiô já

      0

      • MrCitan 4 de setembro de 2022 at 22:21

        Tô achando que esse plebiscito deles vai ser igual ao que foi aqui com a questão das armas: O Não venceu, mas mesmo assim eles fizeram.

        1+

  • L3oCohen 4 de setembro de 2022 at 21:56

    Candidato do Cetáceo:

    0

    • winter 4 de setembro de 2022 at 22:10

      papai papudo agora tem vez e voz kkkkkkkkkkk

      2+

  • Pé Vermelho 4 de setembro de 2022 at 21:58

    Pra encerrar o domingo um vídeo aleatório desse Brasil

    0

  • partisan 5 de setembro de 2022 at 08:51

    as favelas do rio de janeiro são decorrencia de uma migração insandecida desesperada e descontrolada. ocorrida principalmente nas decadas de 70 e 80. é obvio que esse assunto é tabu. mas a verdade é que esse fluxo migratório mais do que triplica a população da antiga capital federal em poucos anos. fazendo que a infraestrutura – precaria – da cidade abrisse o bico de modo determinante. 99% da população em favelas é de migrantes nordestinos na segunda, terceira ,quarta gerações, considerando mais do que normal uma criança com menos de 14 anos engravidar, Existem estudos e publicações interessantes a esse respeito , mas é um assunto muito ideologizado e por isso mesmo é encoberto por uma densa neblina. as novelas da rede globo cumpriram um certo papel nesse fenomeno mostrando uma cidade idilica onde todos são ricos e pouco se trabalha. teve tb o esvaziamento politico e economico causado pela mudança da capital para brasilia e um certo sentimento de vingança rançoso por parte de politicos .. enfim. a tragedia da favelização do rio de janeiro é assunto complexo pra poucas linhas. – Entenda. Boa semana a todes ….

    1+

    • bomberman 5 de setembro de 2022 at 10:50

      Prego no caixão foi acabar com o Estado da Guanabara

      0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.