https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/03/05/justica-da-cinco-dias-sob-pena-de-multa-para-usp-explicar-por-que-jovem-nao-foi-considerado-pardo-e-perdeu-vaga-de-medicina.ghtml

Pois é.

Essa manchete aí é uma maravilha moderna.

Nem vou ficar reclamando e xingando, não precisa. Eu apenas admiro de longe a merda que eu mesmo ajudei a criar, e sim, fiz meu cadinho de esforço pragmático em prol desse negócio aí. SIM, eu já fui racista, eu já defendi, por omissão e interesse, esse negócio de cotas. Sem mentira, já segui o fluxo.

Explico. Eu, durante o Quartenário da nossa civilização, isto é, coisa de uns vinte anos atrás, estava exatamente participando de reuniões com a Uerj e seu pessoal de psicologia, sobre como seriam as cotas. Participava de pré comunitário, “negros e carentes”, veja só. Isso em 2002, logo antes de o Antonio Matheus assinar o decreto que criava a cota na universidade estadual.

E eu coordenava um pré desses e nunca gostei muito de cota racial, mas olha, se era o que tinha e se era o que dava pra ajudar meus alunos, beleza. A gente come só a batata, aceita a cota sem gostar. Debatíamos isso. Lá naquela época já haviam os ratos, os comedores de grana pública. Eu brigava com eles, jamais aceitaria grana de Estado pra nos bancar, mas tinha quem aceitasse.

Pessoal da Puc-Rio sempre dava bolsas para pobres, sempre pra pedagogia e serviço social. E as bolsas eram para os amigos dos amigos do pessoal mais famosinho do pré, quer dizer, aqueles com ligações junto à CUFA e o CEASM da Maré. Eu descobri isso logo nos primeiros meses de aluno,láaaaaaa em 2000. Eu fui prontamente expulso do núcleo onde estudava após me meter numa discussão após ter ido na PUC pegar as informações que nos eram sonegadas pelos boyzinhos que cuidavam do negócio.

Eu achava de verdade que aquilo era só um desvio pessoal, nada a ver com pensar que era uma falha natural de socialistas. MAS eu pouco depois tambem descobri – gente, NÃO TINHA INTERNET como hoje nessa época, tudo era na base do conversar-ler-procurar… – que a Fundação Ford era a entidade que bancava aquelas bolsas na PUC-Rio. Porra, porque a FF bancaria gente pobre na PUC? Vocês assistiram Tropa de Elite, correto?

A PUC-Rio era exatamente aquela do filme. Ano de 2002, 2004… igual. E havia muita gente bancada pela FF lá. Descobri os editais, e ali a gente via que caramba, escolhiam a dedo quem teria o direito de merecer aquelas bolsas. A pessoa tinha de cumprir uma gincana dentro de algum movimento social. Tinha de ter “aptidão de liderança”. “Inserção nas comunidades”. Aquele babaca do afroreagge? então… este tipo de gente.

E eu acabei virando responsável por um nucleo dessas paradas, e fiz isso por anos. Joguei fora um pedaço grande de minha vida nessa maluquice de salvar o mundo, sem perceber, e depois meio que percebendo, que essa história toda servia a um propósito que não era o de ajudar as pessoas mas antes, estabelecer um filtro ideologico poderoso na entrada da Universidade.

Esse pessoal sempre quis ter à mão meios de escolher quem entrava na Universidade.

E pediram isso, e se esforçaram demais para conseguir um método para que isso acontecesse. A Uerj foi um experimento poderoso. Ali descobrimos que a merda das cotas raciais não funciona. Pois quem entra na maioria são negros de bom poder aquisitivo e formação superior à média. E que os mais pobres acabam sempre em cursos de menor valor prático e coincidentemente cursos de humanas.

E que suas notas médias de entrada são ruinosamente inferiores às dos não-cotistas e a evasão era imensa. Dica: estes dados estão enviesados deliberadamente, e isso é antigo… A Uerj mascarou dados de evasão retardando processos de jubilamento e ignora o tempo de conclusão. E havia e há até hoje a percepção de que o aluno cotista era “beneficiado” em certas circunstâncias que o não-cotista tinha literalmente de se virar sozinho. Bolsas, estágios, benefícios. Há uma distorção enorme na estatística. Tenho amigos cotistas que e formaram lá, claro.

MAS a Uerj nunca permitiu o “tribunal racial”. Eu acompanhei este debate. A Uerj e sua PR-1 sempre foram irredutíveis em vetar algum tipo de fenotipagem para a seleção de cotas. Sempre foi a autodeclaração simples. Parece bobagem, mas eu passava MESES tentando convencer alunos NEGROS a se declarar NEGROS numa merda de ficha para conseguir a candidatura em uma vaga de cotas. A maioria dos jovens se recusava. Não por ter vergonha, apenas. Mas sim pelo medo se acabarem discriminados na Universidade, e por se sentir “inferiores” aos não-cotistas.

Outras universidades, a maioria esmagadora delas, optaram pelo “tribunal racial”. Sistema onde “aquele pessoal que sempre quis ter à mão meios de escolher quem entrava na Universidade” pôde “estabelecer um filtro ideologico poderoso” para delimitar quem poderia entrar na Universidade. Pública. Gratuita. E este sistema louco que faria um Nina Rodrigues corar de emoção, é a regra atual. Um sistema onde bancas compostas por pessoas que no grito se arrogaram o direito de “identificar negros” para lhes dar vantagens e benefícios.

Aquela loucura do começo dos anos 2000 deu nisso. Antes era tenso fazer um moleque marcar X na caixinha de “negro”. Hoje se o nariz não for adequado, se o cabelo não for crespo? tá fora (leiam atentamente esta norma).

Eu tenho culpa? claro que tenho.

 

14+
  • Neco 10 de março de 2024 at 08:43

    Bom dia.
    Errar é humano. Todos erramos algumas vezes.
    Reconhecer o erro e acertar o rumo é muito louvável. Parabéns.

    Ruim é ficar no errado e ainda tentar convencer os outros a entrar no erro.

    7+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 09:55

      Muita gente hoje usa o pragmatismo como desculpa pra se manter pilantra. Eu não quero apagar o passado, até porque ele explica meu presente. Não teria a opinião de hoje se não passasse por essa etapa toda. E eu me orgulho de quem eu ajudei a mudar de vida, mesmo que a maioria dessas pessoas não tenha aceitado minha mudança de opinião.

      8+

  • Neco 10 de março de 2024 at 08:59

    O fim vem.

    0

  • Pagando 10 de março de 2024 at 09:00

    Bom dia, muquis ? ?
    Aqui no BB criaram o programa de liderança “Raça é Prioridade”.
    Da primeira vez, causou uma enorme confusão, pois muitos se autodeclararam negros e eram loiros de olhos azuis.
    Pra segunda rodada, constituíram banca de heteroidentificação.
    Pessoal não reclama da banca, pois sem ela a experiência foi ruim, só com autodeclaração.
    Uma coisa é certa: no serviço público, através dos concursos, esse lance de banca vai vingar.

    7+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 09:56

      Só o Estado tem poder para discriminar abertamente. Todo tribunal racial precisa ser sustentado pelo Estado.

      9+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 11:46

      Prioridade pra baixar Qualidade?

      OTEMO A BURRICE VENCEU.

      9+

  • Manco 10 de março de 2024 at 09:04

    Vai ser foda citar exemplo bom utilizando a Argentina

    5+

    • Manco 10 de março de 2024 at 09:05

      E não vamos mais poder falar, ain mas El Salvador é do tamanho de Sergipe

      6+

      • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 09:52

        Mas agora vão dizer que a população Argentina é do tamanho de São Paulo.

        3+

        • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 09:57

          PORRA
          Capaz mesmo de soltarem isso.

          2+

          • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 09:58

            Então na verdade dava pra resolver o crime em SP pelo menos hehehe

            9+

    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 09:57

      “Bukele-style”, muito bom rsrsrs. Aqui foi Bonoro-style, logo, peidamos na farofa.

      5+

      • Hidden 10 de março de 2024 at 11:47

        Biticoi salva. Kkk

        1+

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:30

      Gordão Ucrânia, que assumiu que é um garantista, vai ter que fazer muita ginástica mental pra apoiar o Milei.

      2+

      • Someone 10 de março de 2024 at 17:05

        Mas acho que todos somos garantistas. Queremos garantir que marginal passe uns bons anos na cadeia.

        4+

    • tripa 10 de março de 2024 at 14:54

      Argentina que tem 40% de miseráveis. A prisão para 2% da população será uma benção pois terão 3 refeições por dia. Vejamos quanto tempo o Estado Argentino sustentará uma população carcerária desse montante sendo que não tem dinheiro para nada.

      2+

      • mario-aquele 10 de março de 2024 at 15:23

        Sério que vc acredita que preso come 3 refeição por dia ?

        1+

        • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 15:35

          Na Argentina eu não sei, mas no Bostil eles comem, inclusive em uma cidade onde morei, os presos ameaçavam fazer greve de fome quando o padrão do marmitex baixava, alimentação toda terceirizada.
          Se comem mal lá, então tá melhor que aqui, já bukelizou rsrs

          2+

          • mario-aquele 10 de março de 2024 at 15:39

            Contrato de fornecimento existe. Sempre vai existir.
            Agora relação entre contratado x efetivamente entregue tem muitas variáveis no processo.
            No papel é sempre aquela maravilha garantidora cheia de direitos.

            1+

            • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 15:46

              Colega meu trabalhou no ministério público estadual, eles iam quase que diariamente nos presídios, vc acha que os oportunistas de plantão não iriam explorar um situação de “maus tratos” nas cadeias?

              1+

              • mario-aquele 10 de março de 2024 at 15:50

                Ta bem, ele era onipresente. Nem vou perder tempo discutindo isso.

                0

                • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 15:56

                  Vc acha que os presos não conhecem os direitos deles?
                  Marido da colega de trabalho da minha mulher ficou preso quase um ano. Os caras fazem uma bebida alcoólica lá dentro com pão fermentado, tem todo tipo de droga, é uma várzea, mas tá bom, eles passam fome lá.

                  1+

                  • mario-aquele 10 de março de 2024 at 16:00

                    É, eu também tenho direito a saúde, e mais meia dúzia de direitos e todos são seguidos a risca. Afinal eu conheço meus deretchos.

                    2+

                    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 16:02

                      Mas sua vida não está em poder do Estado, pequeno inocente. Agente público nenhum vai negligenciar preso sob custódia pois sabe que a m… é grande.

                      0

                    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 16:06

                      Seus “direitos” são suprimidos para que o Beira Mar tenha garantido suas 3 refeições diárias, essa é a verdade.

                      1+

  • Someone 10 de março de 2024 at 09:16

    Não sei porque chamam de Tribunal racial. Devia chamar pelo que ele realmente é, um Tribunal racista.

    9+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 09:53

      O sentido é o mesmo. “Racismo reverso”…

      3+

  • Intendente 10 de março de 2024 at 09:55

    Já é difícil para os negros com o sistema de cotas, imagine como seria sem elas?

    A maioria da população é negra. Entretanto, a minoria branca ocupa a maioria dos altos cargos do serviço público, além de serem maioria nas profissões caracterizadas como bem sucedidas.

    E isso ocorre também com as mulheres, pessoas com deficiência, dentre outros grupos marginalizados.

    A CF/88 trata todos como iguais perante a lei. Como o mundo fático não permite essa igualdade, a equidade é garantida por meio de ações afirmativas.

    Podem criticar o sistema, de que há filtros na seleção, que temos uma ideologia esquerdista que permeia todas as instituições de ensino, isso é fato.

    Agora, como seria se tais políticas afirmativas não existissem?

    13+

    • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 10:00

      E por qual razão deve ser racial?
      Já vieste aqui pro sul, te mostro muita gente branca de olho azul pobre e com estudo precário. Eles devem sofrer as mazelas?

      18+

      • Saulo 10 de março de 2024 at 10:16

        BINGO!!!!

        2+

      • Intendente 10 de março de 2024 at 10:19

        Não devem sofrer, com certeza.

        Para isso o legislador propôs diversas políticas públicas de assistência.

        E um problema não exclui o outro. Além de existir uma desigualdade de renda, temos uma desigualdade social.

        11+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:03

      Então. Você precisa pegar os dados de acesso antes de 2003. Já haviam trackings disso. Então tinhamos cerca de 10% de negros declarados em média, entrando no ensino superior. E isso é uma.media que vem desde o final dos anos 1970. O MEC já vinha sendo alertado do processo agudo de elitização da universidade. Tanto que medidas como a Unificação dos vestibulares, a implementação de currículos comuns e integrados aos do Segundo Grau, e a criação do CREDUC deram uma mexida nessa estatística.
      Não estou falando que isso resolve mas se identificou ali o problema: pessoal é pobre demais para estudar na universidade. E o foco do MEC para a população pobre era qualificação básica para trabalho. Vínhamos de quase trinta por cento de analfabetos nos anos 1960 e com a massificação do ensino de primeiro grau a pressão no segundo grau era enorme. E essa pressão vai para o vestibular, principalmente no começo dos anos 80 quando a economia pára de absorver mão de obra básica. Quer dizer, há um probleminha maior do que apenas falta de negros na universidade. Faltava pobre mesmo.

      4+

      • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:10

        Então com as medidas paliativas ate o dec 7044/82, a coisa mudou de patamar. O acesso era ruim e a universidade pública se afastava cada vez mais da sociedade, virando feudo de grupos políticos e usando a autonomia universitária – que mesmo a Lei 5540 manteve – para criar currículos cada vez mais descolados das demandas da sociedade. Esse descolamento faz com que as engenharias e as exatas se sobresaiam captando alunos de elite enquanto as disciplinas sociais passem a ser opção de alunos com maiores dificuldades. Pense no comecinho dos 1990. O cara ou pagava uma SUAM, Facha, Veiga, Abeu pra ter diploma, pagando caro a beça, ou se enfiava no CREDUC até a morte, ou ia tentar a guerra no vestibular. Obviamente os mais fodidos ficaram de fora. E a cor não era em absoluto o problema, o determinante. Esse debate de cotas nasce de uma desonestidade. A de não admitir que o problema essencial é a merda da qualidade de ensino versus a elitização maciça da Universidade pública.

        4+

        • Intendente 10 de março de 2024 at 10:21

          Excelente ponto.

          0

      • Pagando 10 de março de 2024 at 13:35

        “E o foco do MEC para a população pobre era qualificação básica para trabalho.”
        O último aprendiz que fui orientadora me disse que acha que as escolas públicas são para pobres estudarem coisas para continuarem pobres. Que o sistema educacional não quer dar condições para que o pobre prospere.

        5+

    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 10:05

      Como seriam as tais…. não seriam, liberdade jovem.
      Vc não vê que o “sistema de cotas” não é pra ajudar o negro, mas sim pra ajudar o perfil que os globalistas permitem? Vai um negro beneficiado por cota em universidade federal apoiar a direita pra ver o que acontece. A ideia pode ser boa mas o método é corrompido.
      Se é pra ter um sistema de benefícios, que seja por renda.
      Vc pega um concurso hj, tem cota pra deficiente, negro, mulher, etc. Minha esposa ia fazer um concurso do IF aqui, só tinham 2 vagas, as duas por cota. Quem é racista?

      6+

      • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:12

        O Pracinha está argumentando e é um argumento comum… está em qualquer projeto ESG moderno. Sei que a opinião dele não é por aí, mas é bom sentar e explicar alguns pontos.

        1+

      • Intendente 10 de março de 2024 at 10:30

        Por enquanto, as cotas para concursos públicos são definidas para negros e PCDs.

        Pelo menos 5% para PCD, podendo chegar até 20%. E para negros, em 20%.

        Eu mesmo fiquei de fora em dois certames pelo corte das cotas, faz parte.

        O ponto é que as políticas afirmativas existem por causa do viés ideológico de esquerda.

        Aí você, negro, consegue uma vaga em um cargo público por meio de cotas. E passou toda a vida no sistema público ouvindo que o sistema é desigual.

        Como esse indivíduo defenderia ideais de direita?

        O fato é que existe uma desigualdade e que a solução utilizada naturalmente pende a um viés político ideológico.

        12+

        • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:36

          O beneficiário de cotas SEMPRE defenderá o sistema que o escolheu.

          7+

          • Intendente 10 de março de 2024 at 10:53

            Exato.

            1+

    • Someone 10 de março de 2024 at 10:29

      Se a questão é a massificação do acesso às universidades, as privadas, que não instituem sistema de cotas, são muito mais abertas aos pobres de qualquer cor do que as universidades públicas. Só que a qualidade costuma ser muito inferior.

      A questão que fica é, qual o papel da universidade pública? Formação de mão de obra diplomada ou produção de ciência e tecnologia? Se for o primeiro caso, deveriam ser extintas, pois as universidades privadas já fazem esse papel de forma massificada, a um custo muito menor. Se for o segundo, deveriam priorizar a meritocracia, e não a origem do cidadão. E sim, ambientes meritocráticos costumam ser elitizados, porque é muito difícil uma pessoa pobre, que trabalha 8 a 10 horas por dia pra poder sobreviver, ter o mesmo desempenho que uma pessoa que só estuda porque a família pode bancar e investir em seu futuro.

      O fornecimento de bolsas de estudo e dos auxílios governamentais deveriam servir para amenizar essa diferença e estimular que pessoas pobres possam se manter na universidade, mas isso o governo não tem interesse por ver como custo. Melhor pra ele medidas populistas como as cotas para entrar na universidade, que não resolvem o problema mas servem de chamariz para obtenção de votos.

      8+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 11:48

      A BOSTA DA MENTIROSA diz nos 1os artigos … todEs sao iguais perante a Lei…

      CUnfia.

      2+

  • Rábula Tetéia 10 de março de 2024 at 10:12

    Rábula tetéia revelando a verdadeira identidade.

    Vivi isso ai na pele. Compartilho ai com vocês a reportagem feita pelo grupo Globo na época. Vou levar o guri na rua um pouquinho mas mais tarde prometo um CVR sobre o tema (meu primeiro, depois de 1 década lendo o BiB e este querido blog).

    https://extra.globo.com/noticias/rio/excluido-da-universidade-publica-por-104-cotistas-680275.html

    Excelente domingo para todos.

    11+

    • Rábula Tetéia 10 de março de 2024 at 10:17

      Deixando um pequeno aperitivo: não entrei para a UERJ (e hoje dou graças ao bom Deus) por ter tido a vergonha na cara de não colocar a letra S na autodeclaração. Por uma letra, apenas uma letra, e meu pai, filho de preto, neto / bisneto de escrava, teria economizado 5 anos pagando valor cheio da minha faculdade.

      8+

      • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:39

        Como eu disse, é uma questão de pragmatismo perverso. Você marca SIM e está preso ao Sistema por todo o sempre.

        4+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:41

      (lembro destes artigos do Extra, levei o jornal pro pré vestibular pra mostrar o tamanho do problema aos alunos. A gente estudava essas paradas, não era algo burramente definido. Haviam carreiras em que a nota de cota era maior do que a nota regular. E havia a necessidade de calcular finamente pra ver qual era a melhor alternativa para quem quisesse cotas…)

      2+

  • Saulo 10 de março de 2024 at 10:14

    12+

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:37

      Eu não lembro da minha infância o pessoal tocando musica no quintal. 😀
      Mas eu lembro que tinha briga de boteco, falta de grana, mas ao menos tinhamos segurança, ao ponto dos muros serem mínimos, e a molecada ficar na rua a ponto de irmos na casa do amigo em outro bairro e irmos bater na porta da casa.

      6+

  • Alfinete da bolha 10 de março de 2024 at 10:53

    Quem estava na direção do tribunal racial da USP era (não sei se ainda é, deve ser) a professora Ana Lanna. Acho que já falei dela aqui no blog, na minha época de FAU ela dava as aulas de marxismo sob o nome “Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo”.
    Lembro de uma aula que ela, explicando não sei o quê, disse que os japoneses “eram meio burros” porque gostavam muito de exatas e não ligavam pra humanas. Na turma havia vários descendentes de japoneses, a cara que eles fizeram era “ela disse isso mesmo?”, e meio que ficou pra lá.
    É a mesma professora que achou uma boa idéia distribuir grátis o kit de material de desenho para todos os alunos da FAU, que já foi tópico no blog, porque assim todo mundo fica meio uniformizado.
    Eu só me lembro do filme “A Onda” toda vez que penso nesse kit de materiais de desenho…

    9+

    • Barnabezinho 10 de março de 2024 at 10:57

      Lembro da história estúpida dos kits. É ela mesma quem toca essa merda por lá…

      4+

    • Investidor 10 de março de 2024 at 14:22

      Não sei que é essa Ana Lanna, o que eu sei é que segundo o transparência da USP, o salário dela é de 49k mensal esquerda caviar.

      É batata, neguim tá defendendo essa merda de socialismo/comunismo, vai no transparência e veja o salarião opressor

      8+

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 11:05

    Desigualdade de renda, desigualdade social… solução: + socialismo.
    Que a turma do Lula governe por mais 200 anos essa terra de jumentos humanoides e que os milicos, eu me incluo, tenham que vender o toba como castigo.

    10+

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 11:18

    Já é difícil pro negro… inclua aí gay, sapatão, ex presidiário, cracudo…
    Pro Branco é molezinha, mas não sem antes passar pelo tribunal pra ver se é branco mesmo.
    A inveja elege progressistas e aí colhemos pobreza, cracudos, msol, inflação, violência, jogo do tigrinho…

    6+

  • Saulo 10 de março de 2024 at 11:21

    Pergunta.

    Quem disse que o acesso ao ensino superior seria igualitariamente representado pelas ditas raças caso (digo caso) todos tivessem até o ensino médio igualmente recebido o mesmo ensino? Canalhice de burocratas esquerdolas que querem um mundo ideal da cabeça deles.

    Justamente isso. Quem disse que tem que ser do jeito x ou do jeito y? É um tal de igualdade pra lá e igualdade pra cá que torra a paciência do mais paciente dos seres humanos.

    O mundo é a desigualdade em essência!!!

    Vem um mundo de esquerdolas pregar a insanidade da igualdade pra gerar ranço entre as pessoas.

    A intervenção estatal nisso cria o mundo ideal de alguém que nem se sabe quem para beneficiar outrem por conta de regras das mais absurdas possíveis.

    Daqui a pouco teremos a lei que diz que para ter igualdade nos casamentos e uniões somente 30% (olha o número mágico) poderão ser de casais héteros. Sem noção não é mesmo? Foge à natureza. Ahhhh mas cota para fins de igualdade racial faz todo sentido. Faz mesmo cara pálida?

    Artificialismo insano de burocratas esquerdolas para fugir do imenso trabalho que é ensinar bem quem está no ensino básico e médio.

    Isso me lembra algo que li só te a Califórnia. O estado americano instituiu ou está em vias de instituir uma reparação social para os afrodescendentes por causa da escravidão, porém naquele estado não houve registro de escravidão. Que joça de reparação é essa? Que insanidade é essa afinal?

    Burocratas e o mundo ideal. Uma fórmula sensacional! SQN.

    15+

    • Saulo 10 de março de 2024 at 13:44

      Correção de um trecho com um “pra” e 2 vírgulas.

      A intervenção estatal nisso cria o mundo ideal de alguém que nem se sabe pra quem, para beneficiar outrem, por conta de regras das mais absurdas possíveis.

      1+

    • Saulo 10 de março de 2024 at 13:46

      Correção “sobre” e inclui vagamente.

      Isso me lembra algo que li vagamente sobre a Califórnia.

      1+

    • Saulo 10 de março de 2024 at 13:54

      E quanto ao “Eu tenho culpa? claro que tenho”, digo o seguinte. Engrena a primeira, toca pra frente e não repita a mesma besteira mais (outra besteira pode. Rs).

      Na vida, quem não comete enganos? Ainda mais na juventude, época na qual pensamos saber tudo de modo perfeito.

      Nesses casos, o melhor e a parábola da Mulher de Ló que olhou pra trás (passado) e se transformou em estátua de sal (dupla correlação de imobilidade pela estátua e esterilidade pelo sal). Magnífico conto sobre a vida. Olhar pra trás? Sempre que for pra o bem próprio e dos outros.

      Pra frente é que se anda.

      3+

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 11:29

    Daqui a pouco alguém publica “armas matam”.

    5+

  • Hidden 10 de março de 2024 at 11:43

    Bom dia mukis.

    Eu votei no Brizolla… e nao acreditei que xiticoi disparasse de usd16 pra usd70k tao rapido.

    Paixxx seu Barna… tem CUlpanoix nao.

    Bom domingo, fui bebemorar o Amasso que meu Mengao deu no fluzinho ontem

    Inte.

    2+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 11:45

      Ahhhfinal se a gente for se ligar nessas “dividas biblicas historicas”…vai se culpar por nap ter cortado aquela Macieira do fruto dito proibido.

      Entendam.

      Fuinte

      4+

  • Hidden 10 de março de 2024 at 11:51

    Intendente
    Não devem sofrer, com certeza.
    Para isso o legislador propôs diversas políticas públicas de assistência.
    E um problema não exclui o outro. Além de existir uma desigualdade de renda, temos uma desigualdade social.

    1+

    Defina Sofrer e defina Certeza e vamos rediscutir o mundo…kkk

    Ahhh esses igualitarios de ocasiao… se assim o fosse o Criador teria feita omi e muie iguais…kkk

    Nem tente entender. Nao sei e nem to afim de explicar. Eta.

    Bora beber.

    2+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 11:58

      Ahhfinala desigualdade que temos, e que cresce nos ultimos 35anos? Um Estado que se apodera cada vez mais da $$$ bananoide e faz o que faz com ela.

      Mas disso nao pode falar, pois Xandao declarou a tributacao do Amor total democracia.

      Bora beber, que cerveja stout, ops preta e boa pordemais…kkk

      Fuinte.

      2+

    • Intendente 10 de março de 2024 at 13:47

      Discordando ou não, é essa a regra base para definir a nossa convivência nesse pedaço de chão.

      https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

      2+

      • mario-aquele 10 de março de 2024 at 13:58

        Um dia já foi, aqui tem muito lugar que isso n vale nada. Tem muito lugar com uma paralela.
        A lei da selva é a que manda.

        2+

      • Hidden 10 de março de 2024 at 16:16

        Meu caro, fazia 20anos que nao votava (so o fzi pq seu Barna mandou e pq nao queria muLaLadrao de volta…kkk)

        E nao votava pq renegava a CM88 e os pulitikinhos que vviem pra piorar o que nasceu ruim.

        2+

  • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 12:24

    Já tem imigrantes indo pra cadeia em NY

    0

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:45

      Se for pra ir pra cadeia, e depois sair pela porta da frente, fazendo o dedo do meio, não adianta nada.

      1+

  • Neco 10 de março de 2024 at 12:59

    0

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:39

      É o tal do “pensamento desejoso” do gordão ucrânia.
      Meia dúzia de país esquerdista da America Latrina nunca vai deixar o comunismo acabar em Cuba, nem que pra isso tenham que sacrificar o próprio povo.

      2+

  • Manco 10 de março de 2024 at 13:01

    Torcendo para que a bandidagem dobre a meta e comece a queimar bastante coisas no sul e sudeste

    https://twitter.com/jornalrazao/status/1766832788194369661https://twitter.com/jornalrazao/status/1766832788194369661

    0

  • Pagando 10 de março de 2024 at 13:14

    Ainda sobre o tópico e sobre o BB
    Você vê as panelinhas de sempre no topo. E sempre se protegendo, mas falar isso é coisa de gente Envejosa.
    Hordas de puxa-saco por todo lado.
    Lançam o programa de liderança.
    O banco cheio de gente com faculdade, pós, mestrado, doutorado, idiomas, certificações, o escambau.
    E essa turma reprovando aos montes nos processos seletivos.
    Pelo menos, tá subindo uma turma sem QI e validada por um programa intitucional, o que tá fazendo a galera da “meritocracia de ocasião” arrancar as calças pela cabeça.
    Sendo eu mulher, sou público-alvo de alguns programas internos: mulheres na TI, na liderança e por ter me declarado parda há 20 anos quando entrei no BB e essa discussão toda estava no início, eu também sou público do Raça é Prioridade.
    Por enquanto, tá bonito de ver a problematização toda dentro do banco.
    A Tarciana, presidente, não vai arredar o pé da pauta.

    4+

  • mario-aquele 10 de março de 2024 at 13:25

    Belo tópico, legal a visão de dentro do sistema.

    2+

  • Buiú 10 de março de 2024 at 13:43

    Barba, que bom que sabes que *tiveste* “culpa” :-p. Mas isso é algo que aconteceria independente de ti (e de mim, ou qq outro que se opusesse a isso).

    Assim como tu, sou meio escurinho (kkkkkkkkkkk) e poderia aproveitar o sistema a favor se quisesse, mas não consigo. E também não consigo enxergar nada mais racista do que o sistema de cotas nesse país. E faço o que me cabe: me nego a participar de qualquer comissão que envolva cotas.

    2+

  • Leonardo M. 10 de março de 2024 at 13:45

    Na Espanha já está cheio de soldado espanhol mudando a identidade para feminino. Tudo para ganhar + soldo e direitos.

    Vai?

    6+

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:34

      Igual a um espanhol que mudou de gênero para se aposentar mais cedo.
      Usando o sistema contra o sistema.
      Belo e moral.

      3+

  • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 13:47

    https://uncutnews.ch/amt-fuer-nationale-statistiken-bestaetigt-4x-geimpfte-jugendliche-sterben-318-haeufiger-als-nicht-geimpfte-gleichaltrige/

    vacinados foi de 26,56 e para adolescentes e adultos jovens vacinados quádruplamente foi de chocantes 94,58 por 100.000.

    Isto significa que os adolescentes e adultos jovens quádruplos tinham, em média, um risco de morte 256% maior do que os adolescentes e adultos jovens não vacinados, com base na taxa de mortalidade por 100.000 pessoas.

    O que chama a atenção nos dados é Fevereiro de 2023, em que os adolescentes e jovens adultos vacinados quádruplos tiveram uma taxa de mortalidade chocante 318% superior à dos não vacinados.

    Em todos os outros meses, a taxa de mortalidade de adolescentes e adultos jovens vacinados foi entre 221% e 290% superior à de adolescentes e adultos jovens não vacinados, medida em mortes por 100 mil.

    Estes números são extremamente preocupantes e sugerem fortemente que a vacinação contra a Covid-19 aumenta a mortalidade de uma pessoa, o que por sua vez sugere que a vacinação contra a Covid-19 pode estar a matar adolescentes e jovens adultos às dezenas de milhares.

    QUELLE: QUEBRANDO: 4X JOVENS VACINADOS TÊM 318% MAIS PROBABILIDADE DE MORRER DO QUE SEUS PARES NÃO VACINADOS, CONFIRMA O OFFICE FOR NATIONAL STATISTICS

    2+

    • Neco 10 de março de 2024 at 14:13

      Alguém manda isso pro ministério da saúde.

      1+

  • Manco 10 de março de 2024 at 13:50

    Tic tac

    7+

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:51

      Será que um dia isso acontece?

      3+

      • Neco 10 de março de 2024 at 15:11

        Ainda esse ano, se ele aquentar até o fim.

        Porém se estão usando clones, já não faz a menor diferença.

        2+

      • Pagando 10 de março de 2024 at 15:15

        Tenho um caso próximo de uma pessoa extremamente mandona e autoritária, que quando perdeu seu poder de mando e até mesmo de escravização dos afetos alheios, passou por esse processo de regressão mental e até na terapia foi parar. Só acreditei porque vi de perto.

        4+

      • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 15:43

        O molusco tá cagando pra apoio popular. Ele até fica magoado, mas isso só se reverte para mais revanchismo contra a oposição. Se ele estivesse preocupado, controlaria a língua. É mais factível essa rejeição tornar o sistema cada vez mais opressivo.

        8+

      • Hidden 10 de março de 2024 at 16:19

        Nao espero isso dele, ja jurou e esta mandando prender todEs que o prenderam.

        Raivoso esta e pior & psicopata ficara qdo se descobrir odiado.

        4+

  • Leonardo M. 10 de março de 2024 at 13:52

    Um clássico a ser revisto
    Quando ele falou que o QI do brasileirocesta abaixo do macaco

    3+

    • Saulo 10 de março de 2024 at 14:00

      Pqp! Que caras chatos!
      Estão pior que o gordinho da Ucrânia.

      2+

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:31

      E tá errado?
      Democracia liberal ocidental funciona num povo que tem 87 de QI?

      3+

      • Neco 10 de março de 2024 at 14:33

        Impossível funcionar.

        Tenho dito, o tempo da democracia acabou.

        2+

      • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 14:51

        Mas até nas nações “evoluidas” o progressismo se espalhou, deve ser o apocalipse se aproximando.

        1+

        • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 14:54

          Isso mesmo.

          Antes o Apocalipse era um medo universal, hoje é uma vontade universal.

          2+

  • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 14:33

    Boa tarde, meu povo e minha pova. 😀

    É, meus caros… os “donos do dinheiro” não querem apenas f*d*r economicamente o mundo.
    Querem desvirtuar tudo e todos:

    1.º: Inverter o funcionamento/curso natural das economias ao redor do mundo. Check

    2.º: Conquistar políticos para suas ‘agendas’. Check

    3.º: Infiltrar ‘religiosos’ (maçons, focolares, neocatecumenatonas, etc. ) nas principais religiões. Check

    E tantos outros números ordinais.

    7+

    • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 14:58

      *neocatecumenato

      0

    • Guilherme 11 de março de 2024 at 19:44

      Esse é o plano do Diabo implantado pelos homens que há muito já venderam sua alma a ele!

      0

  • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 14:38
  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 14:45

    Intendente
    Discordando ou não, é essa a regra base para definir a nossa convivência nesse pedaço de chão.
    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

    0

    Kkkkkkkkkkk
    Xandão mandou um abraço por trás.

    4+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 16:22

      Intendente viajou.

      Claro que a CM88 e a regra do jogo… ate que digam que nao…kkk

      Ahhh e dizem toda hora.

      1+

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 14:49

    Manco
    Tic tac

    2+

    Eu pago internet pra ver isso rsrsrs.

    2+

  • MrCitan 10 de março de 2024 at 14:50

    Pessoal aí de Chapecó, é verdade esse bilhete? 😀

    1+

    • Hidden 10 de março de 2024 at 16:23

      Tao comendo bem nas ruas ne… kiii coxas…kkk

      5+

      • MrCitan 10 de março de 2024 at 16:27

        Comendo e não pagando. 😀

        2+

  • Saulo 10 de março de 2024 at 14:55

    3+

  • Neco 10 de março de 2024 at 15:07

    O choro da esquerda com a indicação do Nicolas.

    0

  • Manco 10 de março de 2024 at 15:07

    MrCitan
    Será que um dia isso acontece?

    0

    O velho acertou todas!

    3+

  • Cadeia Marcov 10 de março de 2024 at 15:22

    um pouco da polêmica é pra fingir que temos demograxinha e oportunidades.

    O que está acontecendo: pela matemática básica já estão deduzindo que tem muito probri, não branco, estudado, prometido mas que é de dereita. absurdo.

    – Como os eleitores jovens estão aderindo à extrema direita na Europa.
    – culpa de quem: “Em Portugal, voto imigrante pode fazer a diferença nas eleições legislativas”.
    – Eleições: CDU rejeita pacto na imigração e culpa direita por “empurrar jovens” para fora do país. kkkk

    4+

    • Cadeia Marcov 10 de março de 2024 at 15:39

      galera tentando explicar:
      -Mais que Trump, eleitores jovens são verdadeiro desafio para Biden. kuaaaa
      – 2h. Os jovens da extrema direita chegam ao primeiro time. entenda.
      – PT tenta aproximação, mas motoristas e entregadores de aplicativos se alinham à direita…
      Tem mais problemas para o PT: a instituição que goza de maior credibilidade é a polícia, para 54% dos motoristas de aplicativo.

      3+

      • mario-aquele 10 de março de 2024 at 15:42

        Povo se alia a direita mas quero o estado garantindo tudo. Complicado.

        4+

        • Neco 10 de março de 2024 at 16:11

          Mas com o tempo eles vão aprender. Já a está começando.

          1+

      • Someone 10 de março de 2024 at 17:04

        Esperado. Os filhos de Lula roubam as motos e o dinheiro dos caras. A polícia recupera e mantém as ruas mais seguras pra eles trabalharem.

        1+

  • Neco 10 de março de 2024 at 16:29

    Concordo com ele:

    0

  • Hidden 10 de março de 2024 at 16:54

    Tuttotrans, tutto pet, tutto genti ta.

    https://niteroi.rj.gov.br/2024/03/09/prefeitura-de-niteroi-inicia-capacitacao-de-voluntarios-do-nudec-protecao-animal/

    Nikiti potencsa ja ta adelante, nada de deixar os bichinhos pra tras… daqui pouco terao cota e bolsa, afinal posto de saude Animaaaal acho que ja tem.

    Avisei ne.

    1+

  • Hidden 10 de março de 2024 at 17:00

    DIVIDA HISTORICA BRANCA E MALEDETA phoode?

    https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/03/10/iludido-por-falsas-promessas-em-cartas-abolicionista-andre-reboucas-denunciou-o-drama-de-europeus-ao-imigrar.ghtml

    Entao…

    como descendente dos Talianos ate 5costados… TODOS meus bisavos & familias vieram pra ser escravos brancos em Banania.

    Quero cota e indenizacao, chegamos por ultimo mas sAmos genti tambem.kkk

    Avoa$$$

    Fuinte

    4+

  • Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 17:01

    Cadeia é um lugar tão ruim que o bandido quando é solto, não vê a hora de voltar pra lá.
    Alguém que está sofrendo maus tratos, se alimentando mal, dormindo mal, dá uma entrevista nessa tranquilidade?

    0

  • Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 17:08

    Esse cara que eu conhecia, marido da mulher que trabalhava com minha esposa, que ficou menos de um ano preso, saiu da cadeia e voltou trabalhar tranquilamente.
    O cara foi preso por roubo, não tinha nenhuma passagem pela polícia, era um cara bem tranquilo, eu conhecia ele antes da prisão. Numa bela noite, ele e o irmão resolveram roubar uns fios de uma obra, que bela ideia.
    Foi preso, cumpriu a pena e voltou a trabalhar nesses distribuidores de bebidas da ambev, sem problemas.
    Ahim, mas precisamos de políticas públicas pra inserir ex-detentos no mercado de trabalho. “Mermão”, tá tão difícil achar trabalhadores que se vc só tiver uma cadeia, pra sv braçal, o contratante ninguém liga.
    Nessas grandes obras, o que mais tem é cara com rolo na justiça, mas se n abrir as portas, vc fica sem peão.

    1+

  • Hidden 10 de março de 2024 at 17:11

    Voltei mas somente pra concluir ta.

    Validade de provas em busca baseada na cor da pele
    Terceiro item da sessão da próxima quarta, o recurso discute se é possível anular provas de uma investigação quando elas foram obtidas a partir de abordagem policial motivada pela cor da pele do suspeito.

    Os ministros debatem a questão a partir de um caso de um homem que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína.

    A abordagem policial ocorreu em Bauru (SP), em maio de 2020, no fim da manhã, quando o homem estava de pé, ao lado de um carro.

    O plenário decidir se a prova é lícita, pois estaria apoiada em racismo estrutural. Se for considerada ilícita, não pode ser usada em processos criminais, que decidem a condenação ou absolvição de acusados.

    Uma nova visao social do crime. Suspeito colorido.

    Validade de provas em busca baseada na cor da pele
    Terceiro item da sessão da próxima quarta, o recurso discute se é possível anular provas de uma investigação quando elas foram obtidas a partir de abordagem policial motivada pela cor da pele do suspeito.

    Os ministros debatem a questão a partir de um caso de um homem que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína.

    A abordagem policial ocorreu em Bauru (SP), em maio de 2020, no fim da manhã, quando o homem estava de pé, ao lado de um carro.

    O plenário decidir se a prova é lícita, pois estaria apoiada em racismo estrutural. Se for considerada ilícita, não pode ser usada em processos criminais, que decidem a condenação ou absolvição de acusados.

    1+

  • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 17:23

    CVR OFF – Assinatura antivirus – FAZUELI

    Pouco tempo após o início da guerra Rússia x Ucrânia, minha assinatura do Avast Premier expirou.
    No outro dia achei uma ‘promoSSaum’ da Kaspersky (plano “Internet Security”) usando o cupom “MWINFORMATICA” prometendo 40% de desconto. Ao final o desconto foi de 10%, não reclamei. Preço ficou em pouco mais de R$ 67.

    E ontem a assinatura do Kaspersky Internet Security expirou. O mesmo pacote hoje está em R$ 111,90 (1 dispositivo) por 2 anos.

    1+

    • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 17:25

      Quais suas experiências/dicas/suporte/preços outros antivirus?
      🙂

      0

      • Neco 10 de março de 2024 at 17:48

        Uso Linux.

        Usei um pago por um tempo, depois de uma atualização não funciona mais. Daí não uso nenhum.

        4+

        • Bobolha 10 de março de 2024 at 18:16

          Que nem que eu. Ubuntu Linux. E Brave Browser. Zero problemas.

          2+

          • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 19:14

            Uso o Brave, também.
            Uso antivirus pago apenas como camada ‘extra’.

            0

    • MrCitan 10 de março de 2024 at 17:30

      Ajudando a máquina de guerra russa?
      Seu russete!

      2+

      • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 19:11

        Hehehe
        O Avast Premier na época estava por R$ 140 na ‘renovação’ (à vista). Antes eu tinha pago R$ 70, em 2019 (também 2 anos de assinatura).
        Sempre pago no boleto, pois não tenho e nem quero ter cartão de crédito.

        1+

    • Saulo 10 de março de 2024 at 19:01

      Uso Windows e proteção com o free Comodo firewall e antivírus.

      1+

  • Carvalho - 1º Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 17:40

    CVR – diário do cárcere

    Eu já fiquei 10 dias preso, durante um curso de formação militar (chute na bunda de colega e soco na cara). Ok, não era na “cadeia comum”, mas vou lhe falar, com exceção da formatura, acho que foram os melhores 10 dias que tive lá. Todos acordavam 4:30h da manhã para fazer faxina até 6 horas, horário do café, eu podia dormir até as 6h. Tinha garantido minhas 3 refeições mais uma ceia, suco gelado em todas elas. Metade do curso almoçava sem suco pois acabava rápido. Bônus: não precisava trabalhar em nenhum momento. Levei uns 10 anos para contar aos meus pais pois sabia que eles não ficariam felizes com isso. Hoje eu dou risadas.
    Passado essa experiência, ao longo do tempo, percebi que cadeia sem uma boa discriminação moral/social, não traz resultados. É comum em um quartel, militares ficarem punidos, em 99% dos casos esses caras que estão presos ainda sacaneiam o pessoal que está tirando serviço, é tipo, “ei otário”, novamente de serviço? pois como o cara tá punido, dependendo da gravidade, não tira serviço. O sistema não permite nenhum tipo de coerção com esse preso, logo, ele pode mandar o Cmt tomar no cú que não dá nada, como já ocorreu diversas vezes. E o pior, o cara comete a maior merda, na mesma hora tá lá a mãe do marmanjo levando danoninho pro filhinho pois acha que ele vai passar fome na prisão, toda preocupada e zelosa. PQP. Quando eu era criança, meu irmão mais velho se meteu em confusão, quem foi na delegacia foi meu avô, pois meus pais falaram que se ele tinha cometido merda, podia apodrecer lá que eles não iam fazer nada pra aliviar. Eles viviam falando isso que quando deu BO, mantiveram a palavra. Vc iria buscar seu filhinho na delegacia?
    Obviamente, o sistema que citei não é cadeia comum, mas veja bem, por ser um ambiente de pessoas menos marginalizadas, era pra punição surtir efeito, mas isso, na maioria das vezes, não ocorre.
    Se você não tiver vergonha na cara e o sistema não promover uma recriminação moral com sua pessoa, vc será um eterno morador de um hotel de 1/2 estrela, com sérias probabilidades de voltar pra lá, visto que vergonha da atividade não é o seu problema.
    Agora vejamos, num país onde se compra tornozeleira eletrônica pra se passar por vagabundo, a juventude se veste como marginal, quantos % que estão nos presídios tem vergonha de estarem lá?

    9+

    • Pagando 10 de março de 2024 at 20:56

      A mãe do meu último aprendiz está numa segunda relação e o cara acabou de ser solto. Tenho certeza que o trata melhor que muito marido por aí que nunca será “fichado”, rsrs. Nunca faltou numa visita, lanchinhos bem arrumadinhos (acho que o From comentou sobre isso). No livro do Drauzio Varella, o “Estação Carandiru”, ele narra um pouco dessa psicologia feminina.

      1+

    • Pagando 10 de março de 2024 at 20:56

      “a juventude se veste como marginal”
      Jogadores de futebol e funkeiros refletem isso no vestir também.

      3+

    • Cadeia Marcov 10 de março de 2024 at 21:13

      meu pai pediu pra ser preso numa audiência da marinha.
      explico :Minha mãe era filha de marinheiro. A mairinha pagava quase 2 salarios pra ela e meu pai não concordava. Ela teria que ganhar um salario de tipo cabo 1. Ela entrou com processo contra a marinha pra ganhar um nível acima. era pra ela ganhar 1 salario e ganhava tipo 1,5 salários durante cerca de 5 anos.

      A marinha contestou e meu pai disse que não pagaria pois o erro era deles. O juiz militar disse que ia prender ele por desacato. Ele disse que ia adorar ficar na praia com comida, quarto e banheiro.. kkkk o milico enrolou e dispensou.
      resultado: herdei uma dívida de 22mil reais, total 110mil reais pra mairinha, isso com desconto. ela não recebeu mais que 65 ~ mil..
      Minha mãe falava: melhor na minha mão que na do Gedéu.

      2+

  • Zatara 10 de março de 2024 at 19:18

    Cota racial é uma ideia tão boa quanto a da professora de quimica que trouxe um par de espadas para os alunos fazerem lutinhas. Uma aluna levou um golpe que ferrou a mão dela para o resto da vida. Ah, se nao sao as consequencias (inesperadas) das nossas boas ideias postas em prática!

    2+

  • Zatara 10 de março de 2024 at 19:37

    Agora vai! Presidentes americanos de mentirinha dando conselhos ao atual presidente americano de mentirinha: Geena Davis, Morgan Freeman, Bill Pullman, etc. Haja mão grande para salvar a democracia!

    1+

    • Sapato Furado 10 de março de 2024 at 19:52

      Morgan Freeman debandou pro lado deles? Que lástima. Tudo no fim deve ser por dinheiro.

      3+

      • Guilherme 11 de março de 2024 at 19:50

        Freeman só o sobrenome. Tem que ir pelas cotas também!

        0

  • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 20:02

    OFF – ATUALIZAÇÃO ANTIVÍRUS KASPERSKY

    Pessoal, tentei um cupom ‘antigo’, encontrei no site “pelando” . com
    O código que usei foi LOOP, baixou para 67,14.

    https://www.pelando.com.br/cupons-de-descontos/kaspersky.com.br

    😀

    2+

    • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 20:04

      Só para confirmar: esse preço de 67,14 é da versão “Kaspersky Premium” válida para 1 dispositivo (2 anos).
      😀

      3+

  • Cadeia Marcov 10 de março de 2024 at 20:12

    confia: viva o centrinho

    – ‘Entupiu, entupiu’; brasileiros estranham voto em folha de papel A4 em Portugal
    – Eleitores trocam nomes de partidos em voto de papel em Portugal
    As cédulas de papel para o voto manual, preenchidas com caneta antes do depósito na urna, causaram polêmica…
    – Centro-direita deve vencer eleição em Portugal e extrema-direita avança.

    2+

    • Abomineve Homem das Naves 10 de março de 2024 at 20:48

      Processo eleitoral através de rabiscos?
      Hmm…

      “Se for um processo ilegal, que seja pelo menos digital” ao molde das urnas eletrônicas bananesas…

      0

  • Neco 10 de março de 2024 at 20:51

    A verdade começa aparecer.

    0

  • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 10 de março de 2024 at 22:27

    Pagando
    “a juventude se veste como marginal”
    Jogadores de futebol e funkeiros refletem isso no vestir também.

    2+

    Então, uma pequena parcela que está no sistema penal entende que fez m… e depois que sai, procura viver uma vida reta, tipo o cara de quem contei a história.
    Ele falou algo bem curioso, disse que lá as alas são separadas por facções, acho que isso todos sabem, e vc é assediado por essas facções. Pois bem, só existem 2 formas de vc não pertencer a uma das facções, vc tem que escolher a ala dos viados ou dos evangélicos. Ele escolheu a dos evangélicos, ficou lá sem que mexessem com ele.

    1+

    • Guilherme 11 de março de 2024 at 19:51

      Virou um viado evangélico!

      0

  • Saulo 10 de março de 2024 at 23:05

    Boa dica pra viagens ao exterior com dinheiro em espécie!

    https://www.instagram.com/reel/C4L7fjcu25r/?igsh=MWpmNjdhMGt3Mzdz

    1+

  • Saulo 10 de março de 2024 at 23:55
  • Saulo 11 de março de 2024 at 21:38

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.