Via Exame.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, enviou nesta semana ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 4.750/2025, que prevê reajuste salarial de servidores do Poder Judiciário da União em três etapas, a partir de julho de 2026.
O texto propõe um reajuste total de 24% dividido em três parcelas de 8% nos próximos três anos, 2026, 2027 e 2028, de forma consecutiva e cumulativa. A medida atinge cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas.
Os ministros do Supremo já ganham o teto do funcionalismo, de R$ 46,3 mil. Ou seja, para eles, não haverá aumento.
Na justifica do projeto, o STF afirma que a intenção é garantir “condições adequadas de trabalho, valorização dos profissionais e atratividade das carreiras do Judiciário”. O texto cita ainda a evasão crescente de servidores, principalmente nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação.
“A saída de servidores do Poder Judiciário da União implica a perda de conhecimentos, habilidades e experiências acumuladas, além de representar desafios adicionais relacionados à reposição de pessoal, como a realização de concursos, treinamentos e integração de novos profissionais”, diz o texto.
O último reajuste integral das carreiras do Judiciário foi aprovado pela Lei n° 12.317/2016, com implementação final em 2019. Já a Lei n° 14.523/2023 determinou uma recomposição em três parcelas, encerrada em fevereiro de 2025.
Mesmo com essas medidas, Barroso afirma que a perda acumulada no poder de compra chega a 24,21% até julho de 2025. Projeções apresentadas pelo Judiciário indicam que essa perda pode chegar a 31,36% até junho de 2026.
“Em face desse cenário, as entidades representativas da categoria intensificaram suas ações reivindicatórias, incluindo solicitações formais de recomposição, pedidos de audiência, atos públicos e indicativos de paralisação, diante da elevada perda remuneratória dos servidores, com efeitos sobre a motivação e a permanência na carreira”, afirma.
O Judiciário afirma ter margem orçamentária para implementar os reajustes entre 2026 e 2028, respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com o parcelamento em três anos, garantindo a compatibilidade com os tetos de gasto previstos.
1st
E ainda dizem q o problema do pais é o judiciário
??????????????????????????????????????
Eles mesmo mandaram aumentar o salário deles!!!!!!!!!!!!
Como não é problema que eles causaram NOVAMENTE???
Esperando o esparta falar do judiciário…
E pior que eu concordo, é um câncer que assola o bananil, esse junto do legislativo que é outra casa de tolerância, PQP!
Um amigo que é funça do MP-RJ sempre diz..
O membro (promotor) ganha as benesses, mas para a plebe sempre rola uma migalhinha e todos ficam felizes.
mudando de assunto, teus amigo da PRF tão fazendo merda aqui na fronteira…
Tão exigindo coisa que nem tem na lei BR…
Deve ter entrado algum cara novo e tá rodando a baiana aqui.
Tá exigindo que o veiculo estrangeiro tem que ter o documento no nome do condutor, se não tiver vai pro pátio. Nem com autorização em cartório tão aceitando. Até os próprios PRF sabem que tá errado mas o chefe ai não quer nem saber…
Aumentinho mixuruca. 8% a cada ano? Seu eu dependesse disso estaria muito preocupado!
A renda aqui em casa vem aumentando quase o dobro desse percentual por ano.
O que faço com o dinheirinho extra?
a) aproveito a margem maior e faço mais consignados;
b) torro tudo no onlyfans e com as novinhas;
c) financio um carro xinês de marca duvidosa que ninguém nunca ouviu falar;
d) compro um aifone novo a cada ano para fazer ‘enveja’ nos fracassados a minha volta.
São tantas opções boas.
Ki si laskem e pmj!
Prenderam um ladrão do INSS ontem.
Do time do lule…
Quanto tempo pro JU DI CIA RIO soltar ele???
Presidente da Conafer é preso em flagrante pela CPMI do INSS –
https://www.youtube.com/watch?v=qXgSVqM-Mbw
Bom dia, Muquis!
Esse aumento não é novidade para ninguém. Acho até que estão dando pouco tendo em vista que os caras ficam no cangote deles prestando serviços….
Enquanto isso, na sala do executivo
https://x.com/JoaquinTeixeira/status/1972805999426728256
https://www.noticiasautomotivas.com.br/ceo-da-ford-reconhece-que-chinesas-como-a-byd-estao-anos-a-frente-e-revela-plano-radical-para-competir/
Destaco:
“Segundo ele, nem Ford, nem GM, e muito menos Tesla estão hoje em condições de competir diretamente com os preços e tecnologias oferecidos na China.”