Trump anuncia investimentos de até US$ 500 bi em infraestrutura para IA

Via CNN.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (21) que o setor privado fará um investimento de até US$ 500 bilhões em infraestrutura para inteligência artificial do país. A declaração aconteceu na Casa Branca, ao lado de CEOs do ramo da tecnologia.

A OpenAI, a Oracle e a SoftBank formarão uma joint venture chamada Stargate para investir o valor anunciado. Trump disse que ajudará a facilitar o projeto com ordens emergenciais.

As três empresas contribuirão, inicialmente, com US$ 100 bilhões em investimentos cada uma, com planos de investir até US$ 500 bilhões no projeto nos próximos anos, segundo o presidente americano.

A Stargate estará “construindo a infraestrutura física e virtual para alimentar a próxima geração de IA”, incluindo data centers em todo o país, ressaltou Trump, chamando o esforço de “o maior projeto de infraestrutura de IA da história”.

O presidente da Oracle, Larry Ellison, que estava no anúncio, afirmou que o primeiro projeto já está em construção no Texas.

Os líderes do setor alertam sobre a necessidade de que haja mais data centers — bem como chips, infraestrutura de eletricidade e recursos hídricos para operá-los — para dar conta dos projetos de inteligência artificial nos próximos anos.

A Oracle está entre as maiores operadoras de data center dos EUA e a SoftBank tem o tipo de fundos necessários para financiar a expansão da infraestrutura para IA, que deve custar bilhões de dólares.

Altman havia pedido anteriormente às autoridades dos EUA que ajudassem na construção dessa infraestrutura para garantir que o país fique à frente da China na corrida armamentista de inteligência artificial.

O CEO da OpenAI também teria se encontrado com o CEO da Softbank, Masayoshi Son, no ano passado para solicitar investimentos em novas plantas de semicondutores para construir chips de IA.

Altman, que compareceu à posse de Trump na segunda-feira, disse à Fox News no mês passado que acredita que o presidente americano “será muito bom em” atrair investimentos em infraestrutura para inteligência artificial para os Estados Unidos e destacou que está “ansioso para trabalhar com sua administração nisso”.

Publicado em

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
488 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
joinspace
joinspace
3 meses atrás

500 bilhões de doletas jogados na economia “digrátis” , isso é que e jogar no modo easy… 🙂

Neco
Neco
3 meses atrás

Bom dia.

Enquanto isso Lula manda seus ministros fiscalizar os preços no supermercado e encontrar maneiras de baixa-los para o povo.

Mas o que mais me assusta é que tem petista que continua fiel.

Neco
Neco
Responder para  Neco
3 meses atrás

Errei o mail.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Neco
3 meses atrás

Ih rapaz, será que o cara esqueceu o bilhete na calça e depois lavou?

Hidden
Responder para  Neco
3 meses atrás

Eu nem joguei

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
3 meses atrás

Eles deveriam investir no Brasil pq aqui tem a CLT, que é flexível.

300esparta
300esparta
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

e ensino público de graça e com qualidade!

E funcionalismo público que não ganha as contas!

Olha que segurança! Que maravilha!

Deu até dó desse Trump!

joinspace
joinspace
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

levou poeira até da bolivia! A distribuição de riqueza funciona mesmo!! 🙂

300esparta
300esparta
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Esses dados sempre tem um porém…

Vou falar do Paraguai que eu sei.

O “salário” ali bate certinho, porém tem que descontar 9% de FGTS deles…

Daria +- R$1900,00 por mês…. ok…

Maaaaaaaaaassss……………. a grande maioria NÃO recebe isso… vc acha vários trabalhando por 1milhão de guarani por mês que é R$720,00…

E não dão almoço, transporte nem nada…

Eu já vi, chineses e árabes oferecerem 1milhão por mês (720 reais) pra trabalhar de segunda a segunda, sem passagem e sem almoço…

E tem gente que aceita pq não tem outra opção…

Maaaaaas, do outro lado, o cara que trabalha consegue o salário “normal”.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Como o patrão paga outro tanto pro governo, na verdade a gente está na frente de vários países aí, só que o governo fica com a metade.

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Isso aí…

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

O Brasil é uma potência de passar vergonha internacional… Nem na América Latina se destaca.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

Se analisar alguns estados individualmente, alguns até chegam próximo do Uruguai, Chile. Mas mesmo os estados bons, como SC, tem problemas de terceiro mundo, como esgoto aberto, tráfico de drogas, etc.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

É o que acontece quando se quer muitas GARANTIAS ESTATAIS

I´M Runing FREE! Yeah… I´M Runing Free….

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Run to the hills, run for your lives…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Ze do Brejo
3 meses atrás

666… the number of the BESTAS

Let him who hath understanding reckon the number of TR!

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Humor afrodescendente mas eu RI ALTO aqui huahuahuahuahuahua

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Senhor é muito malvado oprimindo o povo com a TR

MrCitan
MrCitan
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Mas aí o petista estilo tio do biscoito vai dizer que na época do FHC o salário mínimo era de 100 dólares, então tamos melhor, viva Lula.

PowerGirl
PowerGirl
3 meses atrás

Vamos ficar mais de 500 bilhões de dólares para trás. Isso é só o começo…

Os EUA vão dominar o mundo!!!

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

Vao? 🙂

joinspace
joinspace
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

eles já vão com 1 volta de vantagem sobre o segundo, agora vão meter várias e várias voltas…
isso na F1. brazuela é outra categoria, kart sub-10 anos…

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Kkkkkkk boa

Oz
Oz
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Mané kart o que.. Aqui é corrida de Kombi, de Fusca…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

🤣🤣🤣

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

EUA mesmo com parte da população xarope / progressista tem uma gama de Bens de Capital

Aquilo roda que é uma beleza
😎

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

O capital intelectual é mais importante

Não tem como fugir do Pareto, a regra dos 80/20

E por lá, tem muito progressita nos 20 que são muito produtivos, como o Musk por exemplo

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
3 meses atrás

Que permearam a possiblidade e construção do país

Intelecto , coragem , obstinação , superação , permitir no passado imigrantes de todos os continentes

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

O cara mais rico do nosso país roubou 50bi do povo, esse é o nosso 20 produtivo

Manco
Manco
Responder para  Manco
3 meses atrás

não podemos negar que é esperto, levou alguns bi de dólares do Warren Buffet tb ehehehe

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
3 meses atrás

País tigroso é assim

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
3 meses atrás

quem esse? Os Lehman?

Manco
Manco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

vc que está falando

300esparta
300esparta
3 meses atrás

Ah…

Podem por na conta do Lutero aquele sermão daquela igreja bizonha que o Trump foi ontem

aeioheioheaoihaeiohaeoiaehioea

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  300esparta
3 meses atrás

sim…. mas fazendo justiça… boa parte da culpa é do Henrique VIII….

parece que jpa se projeta a extinção da igreja anglicana de tão zoado que esta o negócio…

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

ai fui mostrar pra um amigo meu, achando que era católica….

Ai ele me falou que era essa anglicana….

Ai ele caçou e achou uma dessas aqui em foz…. e tem blog…

E o que tem lá???

Celebrando um casamento LGBT!!!! Primeiro casamento da igreja e era de duas mulheres

IOHEAOIEHAIOEAHIOAEHIOAEHOAEI

Pode enterrar essa igreja ai que tá podre

Viking
Viking
Responder para  300esparta
3 meses atrás

salvo engano, tem varias igrejas anglicanas la no UK que foram convertidas em outros usos…. restaurante, hotel, bar, etc

Manco
Manco
3 meses atrás

CVR

Como estava nessa lenga lenga, comprei no topo hoje e atingi a meta, um pouco acima, 0.11 BTC declarados.

Se der um 100x mesmo, já sou milionário em dólar

joinspace
joinspace
Responder para  Manco
3 meses atrás

agora vai buscar o fundo… 🙂

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
3 meses atrás

Tem que fazer preço Mérdio na Côcosan
tá quase perdendo suporte importante
😉

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Quase comprei ontem mas tranformei tudo em BTC declarado, se continuar caindo mais eu compro dia 30, quando cair o pagamento

Eu tô mordendo minha lingua, odeio etanol e tô investindo nessa bosta

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
3 meses atrás

viu que já estão estudando por mais que os 30% ???

eoiaheoaihaeioheaiohaeioaehea

Daqui uns dias a nossa “gasolina” vai ser 90% etanol e 10% gasolina

Oz
Oz
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Vão mexer na gasolina até fechar o déficit de importação (que tá dando preju na Petro)

Depois vão focar 100% das atenções para o Diesel, esse é mais problemático fechar o gap de importação (~25%), mas vão empurrar biodiesel até fundir todos os Renegade rsrs

Viking
Viking
Responder para  300esparta
3 meses atrás

eu parei de usar gasolina no carro por causa disso. se é pra colocar tudo isso de etanol, coloco etanol de uma vez

Neco
Neco
Responder para  Viking
3 meses atrás

Eu coloco um pouco de gasolina e completo com etanol. Tanto no carro como na moto.

longlurker
longlurker
Responder para  Viking
3 meses atrás

Pelo que eu li (e não confirmei, então não tenho certeza), o misturado na gasolina é etanol anidro, e o comum é hidratado. Então na teoria o etanol comum pode ter até 5% de água na composição, e o da gasolina não.

Viking
Viking
Responder para  longlurker
3 meses atrás

sim, é isso mesmo

Poker Bubble
Poker Bubble
Responder para  Viking
3 meses atrás

Eu tô fudido com esta bosta…
O alemão já não foi feito pra esta merda, agora se passar de 30% ai que me fudi mesmo.

Viking
Viking
Responder para  Poker Bubble
3 meses atrás

pior que até a podium tem etanol….

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

🎵 Não está sendo fácil….. não está sendo fáciilllll 🎵

Financiamento Imobiliário Itaú
São Paulo – SP

Divergência de valores
Em julho contratei 320.000 em financiamento imobiliário, com primeiro vencimento em 29/08/2024. Pulei a primeira parcela e já fiz o pagamento de outras 2 parcelas, indo para a terceira. Desde o inicio meu financiamento aumentou em quase 5 mil reais o saldo devedor, completamente descabido e desalinhado com a correção da TR. Quero uma análise urgente desta situação.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

nesses casos…. em que aparentemente o sujeito não tem nenhuma intenção de amortizar…. antecipar pagamento… pois a parcela ta ali contada no orçamento… não seria menos pior financiar no sistema PRICE em vez do SAC? Não ficaria fixo o valor e as parcelas?

Oz
Oz
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Price sai mais caro (se a TR for zero né). Se o cara faz a conta otimista com a TR ele vai pro SAC

Pelo menos era isso que eu tinha registrado, posso estar redondamente enganado…

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Bom dia folks!

Puta que pariu, o cara pega 320k em 2024, deve ter pego pelo menos 11% a.a + TR, já inicia pulando parcela, deve ter muita gente se fudendo.

Eu peguei ~ 350k em 2021, com CET de 7.59% a.a. + TR em 30 anos, já amortizei e agora faltam 5 anos, pretendo finalizar acabar de pagar esse ano pois a TR faz o trabalho dela, fico imaginando esse indivíduo ai…. desse jeito ai tem chances de ir para leilão.

Cheers!

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

O máximo que já peguei financiado foi 160k, e já achei muito.
Porém, apartamento super bem localizado e de valor, condomínio de valor razoável. E fiz em 10 anos, mas provavelmente pagarei em 6 ou 7 no máximo.
Já vejo a parcela decrescer a cada novo pagamento e juros são 20% da parcela, 80% é amortização.

Eu não teria coragem de pegar 360k, por exemplo, mas tudo depende da capacidade de cada um.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Eu peguei exatamente 360k, CET de 7,2%. Parcela inicial 3k.
Simulei 250 de finan (quero comprar um apto) e está dando 2,7k de parcela inicial com esses juros. Sem condição por enquanto.
Quero por um bicho da goiaba ou airbnb dentro e fazer ele pagar minha parcela.
Inteligente e operacionalmente viável.

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Eu também peguei esse esquema, ótima localização e prédio e ap de muito bom padrão, com vista definitiva para a serra do curral. O único ponto negativo são os vizinhos modernosos/esquerdosos….

Meu plano é quitar esse ano, e segurar aqui mais uns 2 ou 3 anos enquanto junto money para subir de padrão de imóvel.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

vc q tem uns cetaceos a dica é um condo de casas, com bastante area de lazer, pra criancada nao tem melhor.

podem brincar na “rua” a vontade.

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Money Addicted
3 meses atrás

O problema aqui na great BH é que condomínios bons de casa e que não sejam para multi milionários, são muito distantes.

Mas isso ai seria realmente uma mão na roda, eu tenho gasto um dinheiro considerável mensalmente com brinquedos de shoppings, parques, cinemas, playgrounds, etc…

O Cetacinho primogênito está começando a se interessar por atividades ao ar livre, bicicleta, patinete, bola, ai vou focar nisso para dar uma aliviada nos gastos com entretenimento indoor.

Oz
Oz
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

Tenho pensado no proximo salto da moradia e tá dificil equilibrar todos os requisitos.

Essa de área de lazer para crianças é bastante problemática quando vc cruza com a localização dos condomínios..

Outro problema é piscina para treinar, pagar para ir em clube treinar é zica demais, mas esse requisito é dos mais dificeis de satisfazer…

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Oz
3 meses atrás

É, alinhar tudo é complicado, os meus requisitos principais são:

– Prédio de boa estrutura
– AP de boa estrutura e acabamento, e bem arejado. Já que vou adquirir, quero um pronto para morar, que aguente no mínimo uns 10 anos sem reforma
– Um salão de festa e churrasqueira bons
– Uma boa vista definitiva

Piscina e entretenimento para os kids eu não considero muito pois as fases passam muito rápido, considero como um plus, mas não uma exigência.

Mas já aceitei que imóvel do jeito que quero (planejo que vai ser o imóvel para eu viver o resto da vida, pois provavelmente não vou sair do bananil) vai ser 1.2kk ~ 1.5kk, mesmo assim ainda não é fácil achar coisa boa, tem muita furada, o segredo é não ter pressa, meu ap atual demorei uns 3 anos na compra, todo dia verificando VivaReal e estudando.

Viking
Viking
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

pra gastar isso ai, compensa comprar um terreno em condo e construir. sai mais em conta, se fizer direito.

300esparta
300esparta
Responder para  Viking
3 meses atrás

quanto tu acha que custa pra construir em condominio e quanto custa o terreno?

Pq eu fiz umas contas por cima e praticamente “empatava” esses preços com o cara construir…

Consegue me dar um exemplo de, sei lá, algo como 150-200m2 ??? ou tem que ser mais em algum condominio?

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Viking
3 meses atrás

Entendo Viking, mas a realidade de condomínios aqui na great BH é bem diferente, se eu estivesse ai em SP, redondezas de Jundiai, Sorocaba, etc… certeza que faria a escolho por condomínios.

Manco
Manco
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

Minha busca salva que eu uso para me motivar

https://www.zapimoveis.com.br/venda/casas-de-condominio/sp+louveira/?transacao=venda&onde=,S%C3%A3o%20Paulo,Louveira,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ELouveira,-23.085962,-46.949409,;,S%C3%A3o%20Paulo,Indaiatuba,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EIndaiatuba,-23.088139,-47.208017,;,S%C3%A3o%20Paulo,Itupeva,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EItupeva,-23.155839,-47.05654,;,S%C3%A3o%20Paulo,Vinhedo,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EVinhedo,-23.026347,-46.981871,;,S%C3%A3o%20Paulo,Morungaba,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EMorungaba,-22.875184,-46.790382,;,S%C3%A3o%20Paulo,Itatiba,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EItatiba,-23.011634,-46.83759,;,S%C3%A3o%20Paulo,Valinhos,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EValinhos,-22.969129,-46.99582,;,S%C3%A3o%20Paulo,Campinas,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ECampinas,-22.905082,-47.061333,;,S%C3%A3o%20Paulo,Hortol%C3%A2ndia,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EHortolandia,-22.857347,-47.221056,;,S%C3%A3o%20Paulo,Bragan%C3%A7a%20Paulista,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EBraganca%20Paulista,-22.953171,-46.542324,;,S%C3%A3o%20Paulo,Atibaia,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EAtibaia,-23.115587,-46.553207,;,S%C3%A3o%20Paulo,Jundia%C3%AD,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EJundiai,-23.185653,-46.889222,;,S%C3%A3o%20Paulo,Salto,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ESalto,-23.200145,-47.293497,;,S%C3%A3o%20Paulo,Itu,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EItu,-23.26369,-47.3011,;,S%C3%A3o%20Paulo,Elias%20Fausto,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EElias%20Fausto,-23.041957,-47.372135,;,S%C3%A3o%20Paulo,Monte%20Mor,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EMonte%20Mor,-22.94891,-47.31615,;,S%C3%A3o%20Paulo,Capivari,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ECapivari,-22.994622,-47.509431,;,S%C3%A3o%20Paulo,Americana,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EAmericana,-22.738066,-47.33404,;,S%C3%A3o%20Paulo,Nova%20Odessa,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ENova%20Odessa,-22.785246,-47.300714,;,S%C3%A3o%20Paulo,Santa%20B%C3%A1rbara%20D%27Oeste,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ESanta%20Barbara%20D%20Oeste,-22.756093,-47.41538,;,S%C3%A3o%20Paulo,Piracicaba,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EPiracicaba,-22.734443,-47.648031,;,S%C3%A3o%20Paulo,Rio%20das%20Pedras,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ERio%20das%20Pedras,-22.842789,-47.604893,;,S%C3%A3o%20Paulo,Paul%C3%ADnia,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3EPaulinia,-22.741051,-47.174301,;,S%C3%A3o%20Paulo,Sumar%C3%A9,,,,,city,BR%3ESao%20Paulo%3ENULL%3ESumare,-22.824412,-47.270779,&tipos=condominio_residencial&pagina=1&amenities=Condom%C3%ADnio%20fechado&precoMinimo=600000&precoMaximo=2000000&ordem=Mais%20recente

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Manco
3 meses atrás

Porra… vendo esses preços vejo como São José dos Campos está caro. Casinhas ai show de bola por 700k… Muita coisa de 1 milho grande. Essas de 700k ai é 1.2m em São José.

Manco
Manco
Responder para  Manco
3 meses atrás

Eu preciso fazer uma busca em SJC e Taubaté tb, gosto bastante dessa região

Saigon
Saigon
Responder para  Manco
3 meses atrás

SJC tá absurdo. Arrependimento de não ter comprado tempos atrás.

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

Windville, olha teus vizinhos esperneando aí!

Noffa… ela tá nervosa!!

“Financiamento Imobiliário Itaú
Joinville – SC
19/01/2025 às 07:36
ID: 207629511

Juros abusivos
Em vez de diminuir , aumentou a Parcela mensal.

Mesmo sempre pagando em dia.

Quero redução dos valores e de taxa.

Retirada do valor de 25 reais tarifa.

E negociar o contrato…

Ou vou tirar para outro banco o financiamento.”

joinspace
joinspace
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

esse reclame aqui é mais divertido que comédia na tv atualmente 🙂 🙂

pode ser uma série da “comédia da vida privada”

Episodio “Os simios e a matemática” 🙂

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  joinspace
3 meses atrás

E está aumentando o número de indignados que não leem os contratos. kkkk

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Com o aumento dos juros vai ficar pior…

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás
Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
3 meses atrás

Imagina a pessoa planejar fazer uma usina elétrica no Brasil para alimentar AI?

Antes de terminar o planejamento o Barroso já daria entrevistas criticando a ideia com todo o lenga lenga. Sem contar seres como Marina das Selvas e similares.

300esparta
300esparta
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

e a Marina Silva falando mal do trump???
iohaeioeahioeahaeio[

Nem o PT dá bola mais pra ela, não sei como algum jornal noticia isso ainda

Pé Vermelho
Pé Vermelho
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

E vc acha que se fosse no gov do Bolso teria saida Jirau por exemplo?

Só ver a questao dos trens e terras indigenas, exploração de petroleo na Foz do Amazonas,
quando eles resolverem, será feito e ponto, com caneta do judiciário e todos batendo palmas.

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

Barney, teus vizinhos estão reclamando de 45 REAIS!!!
fucking 45 REAIS!!!! 7 Doletas

“Caixa Econômica Federal
São Gonçalo – RJ
10/01/2025 às 13:33
ID: 206907155
Bancos


Em novembro de 2024, minha parcela era de 2.059,71 reais. Em dezembro de 2024 teve um salto de aproximadamente 45 reais, para 2.104,56 reais.

Por que isso aconteceu?”

joinspace
joinspace
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

hehehe ” Por que isso aconteceu?”

será que eles usam o contrato como papel higienico? sim ou com certeza? 🙂

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Imagina quando o cara perceber que o grosso da amortização acontece somente no Décimo Sexto Ano!!
eita!

lascou.

Saigon
Saigon
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Isso em grande parte é fruto da desinformação misturada com um toque da desonestidade típica bananense.
Estou tentando corar um novo plano de saúde. Pelo que percebo, só é possível falar com corretores e não há qualquer informação acerca do contrato, rede credenciada de clínicas e consultorios, trevas total. Os planos estão simplesmente descredenciando todas as clínicas (meu plano Amil ninguem atende mais), você faz um plano de saúde e a cobertura é basicamente de hospitais.

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  Saigon
3 meses atrás

Valor alto, com rede credenciada de consultórios péssima e até mesmo os médicos que atendem fazer uma agenda diferente para o plano. Seria possível um seguro saúde mais barato só para atendimento de emergência, internações e cirurgias?

Saigon
Saigon
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

Acho que a regulação impede, por isso estamos como estamos. Precisa atender o rol da ANS. Mas os caras simplesmente descredenciam as clínicas e você não tem o atendimento. Já estou pensando em judicializar essa sacanagem. Na prática, eles deixam imã clinica merda e dizem que estão disponibilizando o serviço. Estão empurrando todos para coparticipação, como fizeram com os planos coletivos.

300esparta
300esparta
Responder para  Saigon
3 meses atrás

confirmo que está uma merda…

liga pro médico e fala que é particular antendem no dia…

no plano? 2-3 meses pra frente..

Viking
Viking
Responder para  Saigon
3 meses atrás

as regulacoes da ANS estao acabando com os planos de saude. ja avisavam disso faz uns anos

https://mises.org.br//article/2699/como-o-intervencionismo-estatal-esta-destruindo-o-mercado-de-saude-privado-brasileiro

Neco
Neco
Responder para  Saigon
3 meses atrás

CVR sobre planos de saúde.

Amigo e vizinho de bairro, mais idoso do que eu. Paga plano a vida toda. Não me falou qual era.

Passou mal e levaram no posto de saúde mais perto da sua casa. Por sorte no dia tinha um ótimo médico, que medicou e mandou direto para o hospital municipal fazer uns exames.
Ele não fez e foi na “clínica falar com o médico do plano”. Esse médico fez tudo que é tipo de exames muitos não cobertos pelo plano.
No fim falou: ” agora só falta fazer o exame pra saber se é câncer”.
Era câncer no sistema linfático. Plano não cobriu o tratamento. Médico deu 6 meses de vida.
Voltou no médico do posto de saúde.
O médico explicou que para o caso dele tinha que ser um determinado tipo de quimioterapia que custava muito. Porém se entrar com um processo na justiça o governo dava.
Como ele é amigo até do juíz da comarca, um dia entrou com o processo no outro já estava tudo autorizado.

Isso tem mais de ano. Agora já está na fase final do tratamento. Ainda faz um tipo de aplicação a cada 60 dias.

Moral: ter contatos é melhor do que ter planos de saúde.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
3 meses atrás

VIVA O SUS!!!

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  joinspace
3 meses atrás

kkkkkk risadas matinais garantidas

joinspace
joinspace
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

isso me lembrou um tigroso beeeeem tigroso que tive contato nos idos de 2000, precisava de dinheiro pra comprar eletrodomesticos, alguem comentou na mesa “pede ao banco”.

ele foi todo feliz, dias depois soube que ele meteu a porrada no cara que aconselhou. Motivo? “ele não me disse que eu ia pagar “dinheiro a mais”, safado!”

nunca duvide do QI simio. 🙂

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  joinspace
3 meses atrás

melhor coisa é ficar quieto….
Sorrie e Acene….

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Foi no banco achando que era instituição de caridade?🤣

PowerGirl
PowerGirl
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

É desesperador financiar valor alto… Porque você paga com a sensação que vai abater tudo no saldo devedor e não amortiza nada. Mas o que vendem é “é o valor do aluguel e você estará pagando o que é seu…”

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  PowerGirl
3 meses atrás

exato
os bancos sabem se proteger
com a régua de amortização e TR.

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

45 x 400 = 18k

sem estar composto

Saigon
Saigon
3 meses atrás

Lembro que na época em que procurava imóvel ( lá por 2013), simplesmente omitiam o nosso velho amigo INCC (responsável.pelos 30%).
O indivíduo comprava uma.promessa de imóvel na planta pagando a correção para a construtora.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Saigon
3 meses atrás

O cara financiava a obra para a construtora e ainda tomava + juros no lombo!
kkkk

eu paguei INCC sim, mas nunca fui a bancos e dávamos balões e sempre quitando em até 36 os tijolos. Mas estava ciente com a tabela do Sinduscon.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

36 meses*

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

“As Crenças Moldam as Ações” Deiro, Pan. (2023)

Financiamento Imobiliário Itaú
Itu – SP

Juros abusivos

“Contratei um financiamento em parcelas decrescentes e todo ano inventam uma historia e essa parcela só aumenta, gostaria de uma revisão neste contrato. Iniciei com parcela em 1200 e agora esta em 1478. Isto realmente esta se tornando um [Editado pelo Reclame Aqui], pois não tenho a quem recorrer, já que se trata de debito automático e não pagar capaz de perder minha casa, que tanto é difícil para pagar. Honro meus compromissos estando na parcela n 30 mas com isso esta cada vez mais difícil esta situação.”

Crenças: Aluguel é dinheiro jogado fora!
Parcelas Decrescentes!

A TR é Zero e Alguma coisa!

300esparta
300esparta
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

na boa…

1478 reais nem aluguel se acha…. no fim não é todo ruim pra um cara desses

Ou volta a morar com os pais.

Não tem outra opção.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
3 meses atrás

+ IPTU
+ Condomínio
+ Chamada de Capital
+ Luz, água e gás
+ parcela do bolhudo móvel
+ Supermercado.

(considerando que seja um condomínio)

a inflação dos preços afeta a renda das famílias. Aí a pessoa se queixa com o financiamento do Tijolo que ACREDITAVA ser Decrescente.

Ze do Brejo
Ze do Brejo
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Parcelinhas que cabem no bolso, já não cabem mais…
Por isso eu digo que é sempre bom pegar dica e conselhos com os mais velhos, não é pq os mais velhos são melhores ou mais inteligentes, nada disso, somos humanos QI83- iguais, a diferença é que os mais velhos já caíram e quebraram a cara nas mesmas ciladas. Cara, eu me lembro a quantidade de gente que “perdeu” tudo na época da hiperinflação 80’s, teve parentos que perderam seus imóveis por conta disso, saldo devedor só aumentando e ninguém conseguia pagar e um monte de construtura quebrando e tomando calote.
Já podemos chamar o Dilmo de Nuna McFly?
Vado a pranzo, ci vediamo

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Ze do Brejo
3 meses atrás

eram TR´s de + de 1000%
quebra do BNH

cobrança forte e depois famílias se torturando… para depois acontecer uma espécie de Perdão

Véio Lucas comentava muito sobre isso.

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
3 meses atrás

dolariza isso
1478 / 6 = U$246,00

Problema é a renda do bananense que não aumenta nem a porrete…

Aonde se pagaria um “aluguel” de 246 dólares? Nem no paraguai acha praticamente…

Então é isso, a renda é baixa demais…

Ai não tem milagre, o cara vai ter que “virar americano” e trabalhar outro emprego

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  300esparta
3 meses atrás

exato
por isso que eu nunca quis financiar nada

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Depende da cidade… Cidade da minha família, minha sogra pagar 600$ de aluguel. Casinha boa em bairro de classe baixa. Tem vários Brasis dentro do Brasil.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

O pior nem deve ser o aumento de 1200 para 1478, mas a perspectiva de pagar esse valor reajustando no futuro por mais décadas. Se 278 já aperta, imagina se fica sem emprego?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

número de tijolos retomados crescendo.
mesmo com pessoas empregadas pode dar RUIM

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Sim, a soma de outras despesas reajustadas pode quebrar as pernas de quem fez a parcela “caber no bolso”.

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

278 reais em uma parcela baixa assim é uma pancada, imagina quem tá pagando 5k de parcela? PQP

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
3 meses atrás

e amortizando somente R$ 1.200,00 por mês.

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

E agora que eu vi, o cara está na parcela 30, PQP

Se forem 420 parcelas, fudeu, we have a problem.

Manco
Manco
Responder para  Manco
3 meses atrás

Muito obrigado pandeiro, eu estava pensando em financiar aqui, mas seus posts me fizeram desistir

Vou assistir o Bastter um pouco e tirar essa loucura de vez da cabeça

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Manco
3 meses atrás

se financiares apenas 50% do tijolo em 180 parcelas, pode ser bom.
Se for um Tijolo muito bem localizado, por exemplo.

Saigon
Saigon
Responder para  Manco
3 meses atrás

Eu também. Parece que o setor imobiliário vai tomar uma paulada se os juros permanecerem.nesse patamar.
Começar a olhar leiloes e desesperados em se desfazer da dívida.

Manco
Manco
Responder para  Saigon
3 meses atrás

Já tem até gente do blog dando uma baixada nas parcelas ao invés de diminuir o saldo devedor

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Manco
3 meses atrás

Vai longe não… também estou tomando na cabeça nisso dai, meu saldo devedor aumentou 40$ de domingo pra cá kkkkkkkkkkkkkkkk rindo mas de nervoso….

Porém a parcela não dá 10% da renda lá de casa graças a deus, ja aterrorizei a muié e vamos começar a amortizar pesado a partir de abril, pelo menos 2.5k/mês de amortização.

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Duas Barras
3 meses atrás

Não sei como é seu banco, mas isso ai é o comportamento normal.

Lógico, tem trabalho da TR ai também, mas o comportamento normal pelo menos no sistema do Itáu é o seguinte:

Você paga a parcela, abate o total da parcela no saldo devedor, ai durante o mês dia a dia ele vai atualizando o que seria os juros.

Graças a DEUS já estou no esquema 80% amortiza, 20% juros.

Não rindo da infelicidade alheia, mas esses posts do From estão me deixando mais animado com a possibilidade de fazer bom negócio quando eu for trocar de AP, pegar algo legal na mão de um que não se planejou.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

isso, para quem tem essa consciência e capacidade financeira o financiamento não é Ruim

Basta ser organizado e saber jogar com as regras.

Viking
Viking
Responder para  Saigon
3 meses atrás

quem vai se dar bem é a irmã do Bruno Perini, que ensina o pessoal a trabalhar com leilão hahahaha

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

RJ faz o L

Itau faz o L

Não vi problema nenhum ai, tão só colhendo o que plantaram

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  300esparta
3 meses atrás

é pra ir tomar uma cervejinha.. depois os meninos devolvem…

alias… isso aí é morar na badalada ZS no verão…. que chique!

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Por isso a parcela tá subindo, é pra pagar as bicicletas depredadas e roubadas. kkkk

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

SISTEMA PRICE pode ser bom para quem tem uma ESTRATÉGIA e capacidade

https://www.youtube.com/watch?v=iylV7YmQMqM

@IagoSouza94
há 11 meses
Outro detalhe importante: Tabela price só é ruim pra quem pretende ficar a vida toda com o imóvel. Tenho 29 anos e estou indo pra minha 2ª mudança. Na 1ª fiquei 3 anos e agora pretendo ficar no máximo 6. A tabela SAC só vai passar a ser vantajosa, no meu caso(420k) após o 10° ano de financiamento.

Mister.M
Mister.M
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Sim, muito bom.
Dependendo tu consegue entrada e parcela bem menor que SAC.
O canto da sereia de que “a parcela só cai enquanto a renda só aumenta” cega as pessoas.

Neco
Neco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Quem não tem boa capacidade financeira compra um terreno longe e faz uma casinha e vai ampliando, reformando e construindo com o tempo. Melhor do que um financiamento.

Intendente
Intendente
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Em termos financeiros, é indiferente a escolha entre SAC e PRICE. Basta descontar os fluxos de caixa futuros a uma taxa básica de inflação (natural em qualquer economia saudável).

Entretanto, o aspecto psicológico de ver as parcelas decrescendo é muito forte.

Basicamente, PRICE não onera tanto o fluxo de caixa no curto prazo as parcelas são iguais até o final do contrato; Já a SAC onera mais no curto prazo e vai decrescendo até o final do financiamento.

Ah, mas na tabela PRICE você pagaria 3k ao mês por 42 anos!

Sim, animal, mas o que você comprará com 3k de reais em 2060?

Fora o fato que na PRICE você pode financiar com somente uma taxa anual, sem a correção da TR.

Mas isso a maioria não tem ideia.

Oz
Oz
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Nada como uma pessoas por dentro dos paranauês para nos ajudar hehe

Valeu Intendente!!

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Intendente
3 meses atrás

“Sim, o sistema de amortização Price, também conhecido como Tabela Price, utiliza a Taxa Referencial (TR) para atualizar o saldo devedor. <<<>>>

A TR é um fator de atualização que atua no sistema Price, um dos métodos de amortização mais tradicionais do mercado.
Como funciona o sistema Price?
As parcelas do financiamento são fixas durante todo o contrato.
As primeiras parcelas são compostas por uma grande parte de juros e uma pequena parte de amortização do valor principal.
Os juros diminuem progressivamente, enquanto os valores de amortização aumentam. “

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Claro que tem TR,
cê acha que banco não se protegeria?

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

A TR atualiza o Saldo Devedor
aí se a TR for alta o Saldo Continua pressionado. Assim foi nos anos 80. O imóvel Valia 100 mil e o Saldo Devedor estava na nuvens. com TR de 3000%

Intendente
Intendente
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Verdade, me equivoquei no post.

A TR ocorre de qualquer forma na atualização do saldo devedor.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Ok!

Se fosse assim a Tigrada avançaria muito mais nas parcelas fixas em cenário de inflação alta.

Estilo que o Neco pensa fazer com a moto financiada. (mas ali os juros já estão embutidos na ferramenta de trabalho.

Manco
Manco
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Se você for amortizar agressivamente, o SAC pode sair mais barato então, pouca coisa mais sai não é?

Intendente
Intendente
Responder para  Manco
3 meses atrás

Cara, se você amortizar, qualquer um sairá em conta.

Porque você vai usar dinheiro do presente para se livrar de pagamentos futuros. Essa grana que você usa tem um custo, que é a taxa selic ou CDI (custo do dinheiro parado).

Sinceramente, eu acho interessante rolar o financiamento baixando as parcelas, privilegiando o uso do dinheiro com o passar do tempo.

Mas para isso o crescimento da sua renda deve pelo menos ganhar da inflação.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Diminuindo valor da parcela tu continua enxugando gelo, amortização demora a engrenar.
Em 2-3 anos amortizando saldo devedor c/ redução do prazo (e não da parcela) eu dobrei a amortização mensal.
E se for usar o salário mínimo como parâmetro, comecei pagando 3SM e hoje pago menos de 2SM mês de prestação.

Manco
Manco
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Eu digo isso mais como plano B

Atualmente eu consigo amortizar agressivamente, então eu reduzo mais o saldo devedor no SAC

Caso ocorra algum problema e eu tenha que parar a amortização, o saldo devedor está menor.

longlurker
longlurker
Responder para  Manco
3 meses atrás

O contrário. Na SAC, desconsiderando o valor da TR, a amortização é constante durante todo o financiamento. A parcela vai decrescendo porque os juros são pagos de forma mais agressiva no início do financiamento, tendendo a chegar no valor da amortização no final do contrato. Na PRICE o valor é diluído durante todo o contrato, por isso a parcela menor e “fixa”. Então se for quitar depois de alguns poucos anos, na PRICE você terá pago menos juros.

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Na época a SAC me pareceu bem melhor, TR estava zerada, mas PRICE também tinha TR segundo o Itaú me informou.

E pelo que pesquisei na época para quem pretendia amortizar SAC seria bem melhor.

longlurker
longlurker
Responder para  Intendente
3 meses atrás

Eu diria que não é indiferente. Considerando o valor da parcela inicial, um financiamento de 500 mil em 30 anos tem uma parcela inicial de 6100 reais.
Com a tabela PRICE da pra fazer o mesmo financiamento em 15 anos com uma parcela inicial de 5900 reais.
Claro que quem que considerar TR, que vai fazer o valor da parcela subir principalmente na PRICE, contar com a capacidade do pagamento ao longo dos anos, etc, mas acho que pra alguém organizado a PRICE é mais vantajosa.

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Potenciais eleitores de Lula, como assim, então eles sabem em quem eles iam votar? 🤡

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Tentem em 2036 lotar vários ônibus pra votar contra o Lula, pagando comida e dinheiro, para a gente testar uma coisa.
Tudo dentro das 4 linhas.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

*2026

Portuga
Portuga
3 meses atrás

Johnnyboy,
Vi ontem que vc tinha uma pergunta para mim uns 31 tópicos atrás… kkkk!
Ainda se lembra o que era?

PS: Estava nas últimas semanas no sudeste asiático… 2 semanas de férias na Tailandia e uma semana a trabalho na Malasia e em Singapura. Primeira vez viajando bem por aquelas bandas, e curti demais!

300esparta
300esparta
Responder para  Portuga
3 meses atrás

gente das zoropa só vem aqui pra jogar na cara nossa pobreza…

tá certo! eaioheaoihaeiohaeioaeho

Portuga
Portuga
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Po, Sparta… vc acha que povo europeu fica passando frio o inverno todo? Galera viaja nessa época para dar uma descongelada: Espanha, Grécia, Ásia…
E, em outras semanas, povo vai pros alpes para esquiar (sul da Alemanha, Suica, Norte da Itália, Eslováquia, Áustria).
Tenho muitos colegas / amigos por aqui que estao viajando nesse exato momento.
Mas “morar no frio é ruim”, né? Kkkkkk! (Zueira contigo!)

Viking
Viking
Responder para  Portuga
3 meses atrás

naquele livro O segredo da Dinamarca, a autora conta que TODO MUNDO viaja no inverno e vai pra algum lugar quente hahaha
ela disse que quase nao conseguiu comprar passagem nessa epoca, e acabou indo para a Italia, que era o lugar onde ainda tinha passagem pra vender.

300esparta
300esparta
Responder para  Viking
3 meses atrás

sim…MAS!

Ninguém fica 3 meses fora né……

Essas viagens devem ser 15 dias no máximo… (provavelmente 7)

Ai vc tem 90 dias -15 = 75 dias passando frio…

Continuo fora! eaioheaioheaioaehioa

Pode andar de mercedes e comprar bolsa de 100k euros

To de boa pagando 50 reais no filé mignon e usando piscina

Juliana
Juliana
Responder para  300esparta
3 meses atrás

preferencias, ue 😀 e ta td bem.
fazem 30 dias q estou no BR, em Sttutgart ta -2, tutto congelado. e nao vejo a hora de voltar.

Portuga
Portuga
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Po Esparta… um dia voce vai perceber (ou nao) que ninguém passa frio!!

Dentro de casa, escritório, transporte, comércio… tudo aquecido.
Vai sair pra rua, basta comprar UM casaco decente e, se for muito avesso ao frio, colocar um cachecol e/ou luva… e resolvido!

O corpo humano se acostuma com uma facilidade assustadora a estar ao ar livre, respirando ar com temp. negativa.
Outro dia vi a galera comentando aqui sobre os “malucos” que praticam esporte nessas temperaturas. Eu virei um deles… kkkk!
Eu pratico corrida. Prefiro 1000x correr aqui na Alemanha, com temperatura de -1°C como fiz esse fds, do que correr com 28°C, como fiz semana passada na Ásia.

Liberal
Liberal
Responder para  Portuga
3 meses atrás

Só experimentando pra entender. Meu irmão sempre teve pavor, tá aqui há uma semana e achei que ia reclamar toda hora e zero de reclamação até agora. Fomos esquiar, foi pra NY e olha que esses dias tá foda! Hj de manhã tava -16c, agora -8c.

Juliana
Juliana
Responder para  Portuga
3 meses atrás

q legal! quase fui pra bangkok esse ano. a comida deve ser mto boa!

Liberal
Liberal
Responder para  Portuga
3 meses atrás

Recomenda? Como a cria vai pra faculdade no meio da ano queremos fazer algo diferente no spring break.

Portuga
Portuga
Responder para  Liberal
3 meses atrás

Ju / Liberal,
Curti demais o que eu vi da Tailandia.

Passei 4 dias em Bangkok. 2 inteiros foram lá mesmo, explorando os templos e bairros da cidade. Outros 2 foram dedicados para passear pelos arredores (Ayutthaya – a antiga capital antes de Bangkok) e mercados característicos – um mercado flutuante, no meio de uns canais; e um mercado que se forma na beira da linha de trem (o trem passa e o pessoal desmonta / monta o mercado em minutos). De noite, fizemos de tudo um pouco… de rooftop bar (impressionante a vista ali no por do sol) a comer comida de rua na chinatown.
No fim, tanto eu quanto a Sra. Portuga tivemos a mesma impressao sobre Bangkok: é uma Sao Paulo bem melhorada. Cidade bem vibrante, cheia de coisa para fazer, com transito e transporte público caóticos – mas bem mais segura.

Depois passei mais uns 4 dias em Ao Nang. Delícia de lugar, na beira da praia… e o que mais curti foram os passeios de barco que se pega dali para visitar umas ilhas paradisíacas – com paradas para nadar, fazer snorkeling, ou só relaxar na areia mesmo…

Por falta de tempo, retirei do meu plano visitar um parque natural belíssimo (Ratchaprapha) e outra cidade bem interessante no norte (Chiang Mai).
Considerando todas essas opcoes, dá para adaptar uma viagem lá para qualquer gosto – seja cidades históricas, praias maravilhosas ou cidade grande e vibrante.

E a comida é bem boa e barata. Para quem nao curte comida picante, as opcoes sao um pouco restritas… mas para quem curte, tem uma variedade grande, com sabores diferentes do que estamos habituados no ocidente.

Única coisa que é extremamente cara por lá é… cerveja! PQP… mais caro que beber na Suica!

300esparta
300esparta
Responder para  Portuga
3 meses atrás

a comida picante que tu curtiu por um acaso se chama Ladyboy?

Vulgo “chassi adulterado” ???

eiahioeahioaeheiaoheaioheoiheoihae

Lá é famoso disso ai

Portuga
Portuga
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Calma aí… o cara que toma cerveja com toranja está tentando insinuar alguma coisa? Uhauhauhauhauha!

Cara… nao vi ladyboy por lá porque nao fui num lugar específico para isso, mas nao deve ser difícil nao. Perto de umas feiras de rua lá tinha várias casas da luz vermelha, com a mulherada veementemente tentando atrair os clientes. Como eu estava com a D. Portuga, nao fui abordado… mas uns caras sozinhos andando por lá eram caçados no laço! Talvez algumas dessas casas fossem mais viradas para o público que curte uma cerveja com toranja… kkkk

Juliana
Juliana
Responder para  Portuga
3 meses atrás

realmente.. sei de mtos alemaes solteiros q vao pra la atras de sequisso barato e facil. ate em sttugart msm tem uns lugares de massagem tailandesa com happy ending.

300esparta
300esparta
Responder para  Juliana
3 meses atrás

os alemão são chegado na salsicha então…ok!

Nada de novo! eaioheaioaeioaeiohaeioae

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Juliana
3 meses atrás

já andei pesquisando de ir… mas acho que com criança pequena não rola ainda…

pra nossa cara ta mais Singapura + Hong Kong… mas ainda acho mais provável outra ida ao Japão antes de partir pra outro destino tão distante do BR… ainda tem muita coisa pra ver… e a estrutura e receptividade são fantásticas.

Liberal
Liberal
Responder para  Portuga
3 meses atrás

Valeu! Show de bola a viagem, queria fazer alguma coisa no SE asiático ou Japão mesmo, vamos ver. Temos algum tempo até abril, então vou vendo. Eu devo ir a Coréia pelo trabalho esse ano, então devo esperar e já fazer JP junto.

Hidden
Responder para  Portuga
3 meses atrás

Depois conta mais da Tailand…

Familia de Saigon nossos amigos …. o xooovem agora deixou Singapura e ta jogando la, 2a temporada!

Vale uma visita? Vai por onde, Europa? Qual mais facil & barato?

Abs

From_The_Tower
From_The_Tower
3 meses atrás

Banco do Brasil
Mossoró – RN
12/07/2023 às 07:14
ID: 168053311

Tenho um financiamento imobiliário com tabela PRICE onde as parcelas são fixas queria saber porque meu financiamento imobiliário todos os meses aumenta a parcela no começo pagava 530 e agora estou pagando 565 esse valor é só aumentando durante os anos sem explicação falo com uma pessoa responsável pelo setor imobiliário no banco e ele não sabe responder porque. Quero uma explicação em relação a isso meu financiamento é price

Resposta do banco:
“Olá Alexandre,

Espero que esteja bem!

Vou te passar algumas informações sobre o seu questionamento ok?

As operações possuem características específicas e condições do produto que devem ser observadas no momento da contratação.

Sobre o cronograma da operação, possui caráter informativo, estimando o valor da prestação e do saldo devedor, já que não há como prever a TR futura; a adimplência da operação e nem as amortizações esporádicas ocorridas; os ajustes nos prêmios dos seguros (alteração da faixa etária), durante o prazo do financiamento.”

Mister.M
Mister.M
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

Mas é claro que tem!!
Chuto que talvez aquela arapuca de taxa fixa + IPCA não tenha a TR (por já possuir um indexador).
Mas é chute.
Capaz de incidir IPCA +TR.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Sim, eu vendi um assim
era 13,5% + IPCA + TR

Brazilian Mort….. BM SUA CASA

longlurker
longlurker
Responder para  From_The_Tower
3 meses atrás

A Caixa chegou a ter uma modalidade com taxas fixas, sem TR, mas não lembro se era só SAC ou se também tinha a possibilidade de ser PRICE.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
3 meses atrás

Pessoal nem notou, mas a maioria dos data centers já estão encaminhados e
projetos feitos antes.. no Texas por exemplo: entenda

– Microsoft construirá data center imenso de 64 mil m² no Texas. 2015
– Texas sofre desafio imobiliário e de energia diante de boom de data centers para IA. 2024.
– Donald Trump wants to build more data centers in Texas. Can state’s power grid handle it? 2sem

– Data Center Construction Quadruples in Central Texas as Cloud and Artificial Intelligence Providers Drive Demand. 2024, agosto

-‘We’ve got the power and land’: IREN taps Morgan Stanley for US ‘hyperscaler’ deal. 2024 Morgan…

desafios: energia, imóbiliário, mercado (milhoes em promessas x resultados).

Manco
Manco
Responder para  Cadeia Marcov
3 meses atrás

A MSFT é a que mais investiu se não me engano, imagina o BOOM nas ações daqui a 3 anos?

Cetaceo
Cetaceo
3 meses atrás

Mandando a real mesmo, meu plano principal é acertar a mão em um produto que estou trabalhando e poder comprar um ap de uns 3kk no mangabeiras, com uma boa vista da serra do curral na rocinha chamada belo horizonte.

Algo desse tipo aqui mais ou menos: https://www.vivareal.com.br/imovel/apartamento-4-quartos-sion-bairros-belo-horizonte-com-garagem-150m2-venda-RS3400000-id-2771614715/

Enfim, falta só essa parte de conseguir tornar um produto viável, não é fácil, não é nada fácil, tem dias melhores, dias piores, dias que achamos que vai deslanchar, dias que levamos um soco na cara…. não é só sobre ter um produto em mãos, tem jogos de poder, interesses, pessoas dentro das empresas que não tem interesse no seu produto lá, etc… mas faz parte, vamos seguindo, até a vitória, se DEUS quiser.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

Primo meu desenvolveu um software p gestão de logística. Muito bom. Ele viaja o BR implementando e dando consultoria. Mas, contudo, entretanto, todavia, ainda não deslanchou!
O concorrente que domina – e segundo ele oferece uma solução pior que a dele para o setor – está consolidado há muitos anos e é difícil convencer a transportadora a mudar.
Tipo aquelas locadoras que usavam sistema em DOS (acho que assim que fala, não? Aqueles de tela azul preta).
Ou, na área jurídica, o CPJ (um lixo até 2017 quando eu usava, já existiam soluções melhores).

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Enquanto isso, amigos de faculdade da minha esposa ficaram milionários com app de gestão financeira.

https://celero.com.br/

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Olha a cara dos moleque:

Eles participaram de um monte de feira, congresso, essas rodadas de captação de investimento, aceleração……

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/startup-que-ajuda-empresas-a-pagarem-suas-contas-recebe-aporte-milionario-b7wqwa2itt2mv06g633a79s2a/

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Eu presto consultoria de infra (kubernetes, cloud, etc…) para uma start-up, só papo de aporte de não sei quantos milhões, valuation de mais tantos milhões…. mas na verdade não são lucrativos, break even então está muito distante, mais cada dia mais entra um novo investidor, não sei onde vai parar.

Eu trabalho por hora e garanto o meu, só isso que me importa.

Viking
Viking
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

é investimento anjo, né.
o cara aporta em 20 empresas, e se uma vingar, ele compensou todas as outras que fracassaram

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Vou te falar.
Esse meu primo é vaidoso e orgulhoso.
Já participou dessas coisas, mas sempre ficou ofendido com as propostas (os tubarões não dão dinheiro de graça, querem a maior parte do seu negócio).
Já falei p ele, nessa área de tecnologia se não cuidar em poucos anos teu produto fica obsoleto, tem que cuidar para não perder o bonde.

https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/06/startup-que-centraliza-vida-bancaria-das-pmes-capta-novo-investimento.html

“A Celero participou de programas de aceleração do Google e da organização de fomento ao empreendedorismo Endeavor. Na Endeavor, os empreendedores da Celero tiveram como mentor Wagner Ruiz, cofundador do unicórnio brasileiro de pagamentos Ebanx. Foi o começo da relação que resultaria no aporte feito pela Honey Island, fundo early stage que reúne os fundadores do Ebanx e também outros empreendedores e investidores, e pelo GooDz Capital.”

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Centrão tem escritório da Ebanx e ou tinha
processam os pagamentos dos china!

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

É isso mesmo, DOS (MS-DOS).

É, tem muita coisa envolvida, já aconteceu isso comigo em 2017, um outro produto que eu tinha, era muito bom e estável, uma das maiores redes de atacarejo de Minas estava usando, me rendia um bom fixo mensal sem trabalho nenhum pois o sistema não dava suporte, era só o money limpinho caindo na conta, na época 5SM.

Ai houve mudança de gestão lá, o cara novo que entrou quis levar o software de uma galera que já conhecia, pessoas internamente ainda lutaram para manter o meu, mas o cara mandou a decisão top down, agora é esse aqui e pronto.

Faz parte do jogo.

Hidden
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Esse e um mercado hiper disputado.

Tem que ter contatos bons com diretores industrial / operacional de grandes empresas…

Eles mandando a tranzportadora faz teu irmao rYco… entenda

Manco
Manco
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

Se BTC der no mínimo 50x eu queria uma casinha simples no interior mais algo assim

https://www.zapimoveis.com.br/lancamento/venda-apartamento-4-quartos-itagua-ubatuba-sp-169m2-id-2699652008/

Mister.M
Mister.M
Responder para  Manco
3 meses atrás

Top.
Dá para alugar na temporada.
“Lindíssima casa para até 50 pessoas – 4 quartos e 30 colchões”

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
3 meses atrás

isso é o tal do “Barraco em Itaguá” que os Mamonas falavam que foi só o que conseguiram?????

aeuihioaehioeaheaioheaoihaeioae

Olha só como mudam as coisas….

Manco
Manco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Barraco em ITAQUÁ é dos mamonas

Itaquaquecetuba

300esparta
300esparta
Responder para  Manco
3 meses atrás

hhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa tá

ieaioehioeah

Manco
Manco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Aí só faltaria o Cetáceo me contratar de home office e pronto, zerei a vida

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Manco
3 meses atrás

Manco, amém para suas palavras, que eu tenha money para isso.

De acordo com posts de outros dias, o conhecimento que você está buscando de ML, LLM, OpenVC, etc… se você quiser e investir um tempo aprendendo mais, não é difícil você conseguir um home office para a gringa ganhando bem.

Manco
Manco
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

Pois é, não tem gente para trabalhar com isso e eu gostei muito do assunto, dá para trabalhar na indústria e no agro com isso, obrigado

Mister.M
Mister.M
Responder para  Manco
3 meses atrás

Mais alguém leu Itaquaquecetuba com a voz do Raul Gil? kkkkk

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Cetaceo
3 meses atrás

3kk no interior tu compra casa com mais de 300 m2 de área construída em terreno de mais de 600 m2 em condomínio top.

Eu tinha visto umas casas na faixa de 2kk-3kk e tinha umas fodasticas. Coisa pra gente com 6 filhos.

joinspace
joinspace
3 meses atrás

Keynes deu um sorrisão no inferno… 🙂 🙂

uma taxa básica de inflação (natural em qualquer economia saudável).

Intendente
Intendente
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Inevitável, com a impressora infinita de dinheiro kk

300esparta
300esparta
3 meses atrás

CVR fila do açougue ontem…

Tava lá vendo os preços e duas mulheres conversando, pelo jeito eram amigas, e peguei por cima assim:

– E ele falou que se não tá contente é só pedir as contas, imagina….

Agora que ela financiou a casa e entrou no cargo, tava contente… agora não sei o que vai fazer…

Ele é da turma do Bolsonaro né…. fez isso dai mesmo

OEIAHIOAEHAEIOHEAIOHEAOIHAEIOAEHIOEAHOAEIHEAIOHAEIOHAEIOAEHIOEAHOAEIHEAOIHAEIOHEAIOHAEIOHAEOIAEHIOAEHIOAEHAOEIHAEIOHAEIOEAAE

Contexto:

O prefeito que entrou aqui é o General que o Bolsonaro colocou comandar a Itaipu e Petrobrás…

E ela tava falando algo disso, que acho que a filha dela vai ter que ir trabalhar e antes tava só em casa ou HO ou algo assim…

A velha tava indignada que a filha ia ter que voltar a trabalhar senão tinha que pedir a conta

E ainda, pra entrar no clima do blog, fez financiamento de casa…

A véia tava brava com Bolsonaro e o general… eaiohaeioheaio

E é por isso que os funças ODEIAM Bolsonaro e seus semelhantes…. pq tem que trabalhar pra receber… incrível né!?

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Aqui na minha cidade, já nos anos 90, os funças municipais tavam fazendo campanha na rua para o candidato de oposição que era do PT, pois o prefeito atual só dava serviço pros caras, sem muitos benefícios.

300esparta
300esparta
3 meses atrás

Sobre SAC, PRICE e financiamentos…. segue uma recomendação do DAVE RAMSEY…

Ele fala que economia é 80% emoção e 20% matemática.

Só de vc quitar o quanto antes seu imóvel e se ver livre de ter uma conta todo mês, é muito melhor que vc ganhar algum 0,XX% em alguma aplicação financeira.

E não esquecendo os dizeres da bíblia:

Provérbios 22:7
O rico domina sobre o pobre, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta

Livrem-se de serem escravos!

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Eu cheguei a mesma conclusão que ele na prática.

joinspace
joinspace
Responder para  300esparta
3 meses atrás

se você esquecer a emoção a economia – A SUA, deixo claro – passa a ser 100% matemática.

por exemplo, porque financiar? porque sua EMOÇÃO quer que vc faça um atalho, esqueça a frieza dos numeros que demonstram claramente que financiar é perder dinheiro.

Então se vc deixar a emoção de fora da SUA economia, não existe mistério, tudo torna-se perfeitamente previsivel.

Mister.M
Mister.M
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Com esse pensamento tem gente desde os primórdios do bolha juntando dinheiro e continuando bem distante do sonho de ter uma casinha =D. Deixou de comprar a 300k coisa que hoje está 1kk.
Mas eu não tenho os paranauês da matemática para explicar meu raciocínio (QI83 é foda).

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Não tem como explicar nem calcular algo que leva trocentas variáveis por dia ao longo de anos.

O join tá dando uma de poser.

Pessoalmente acredito que tem coisa que é melhor analisar do ponto de vista se vai te trazer mais produtividade no longo prazo. Uma casa própria é algo que pra mim trouxe.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

É aquela.
Flatmoney é podre e tende a virar pó.
Então pegar dinheiro hoje e converter em ativo real a troco de uma parcelinha que cabe no bolso me parece inteligente e operacionalmente viável.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Supunhetamos que esse ativo seja o BITCOIN.
Talvez assim o Join concorde =D
Pegar dinheiro podre e converter em BTC a troco de uma parcelinha de flatmoney fedorento.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Ou alguém acredita que não haverá expansão monetária daqui em diante?
Olha o gráfico do BR que tragédia.

300esparta
300esparta
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

veja lá

eu não falei em não financiar, isso ai fica nos 20% da matemática da inflação brasileira moendo patrimônio.

O que eu quis deixar a dica é quitar o quanto antes, que é os 80%.

Ok?

Cada um tem seus problemas e contas particulares, cada um tem que saber o que fazer melhor para SUA opção.

Portuga
Portuga
Responder para  300esparta
3 meses atrás

economia é 80% emoção e 20% matemática

Isso talvez seja correto para povao em geral… mas acho que se aplica menos aos muquis (e isso é um dos grandes fatores que nos separam da tigrada).

Pra mim, pessoalmente, é o oposto. Eu fico emocionado com $$ quando vejo que a matemática está batendo certinho com o que eu planejei antes!
E é por esse exato motivo que nao vou abater absolutamente nada do meu bolhudo (em EUR).
Tenho financiamento com 1,2% a.a, FIXO (sem “TR” ou qualquer outra taxa que possa variar ao longo do tempo). Estou investindo a grana que eu poderia usar para amortizar, tirando +- 4% a 5% ao ano.
Por que raios eu, racionalmente, iria amortizar meu financiamento?

300esparta
300esparta
Responder para  Portuga
3 meses atrás

vc tá na Zoropa jogando no modo Easy

Aqui é voadora, dedo no olho, joelhada na cara, puxão de cabelo….

Não tem nem comparação…

Acha um financiamento a 1,2% a.a. no Brasil e dai agente conversa ioheaioeioa

Portuga
Portuga
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Hahaha!
Aqui, fica matematicamente claro que nao vale a pena amortizar.
Aí, fica matematicamente claro que vale a pena amortizar (dadas as incertezas economicas do bananistao).

Independentemente de onde se esteja, meu ponto é o mesmo: Muquis sao muquis porque usam mais a matemática do que a emocao para tomar decisoes.

Oz
Oz
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Povo europeu só vem visitar o blog para contar vantagem rsrs

Zuera Portuga!

300esparta
300esparta
Responder para  Oz
3 meses atrás

hainn… fui pra malásia..

hainn… quero ir pra bangkock

hainnn… comprei uma bolsa de 100k euros

hainn…. vou trocar a mercedes 2024 pq virou o ano….

Eu heim!

Joga na cara vai, joga!

Mister.M
Mister.M
Responder para  300esparta
3 meses atrás

EU peguei 6.2% (CET de 7,2%) em 2020.
“A nível de Brasil” é quase a mesma coisa que o 1,2% do TUGA.
Baduntz.

Mister.M
Mister.M
3 meses atrás

Nessa distorção que vivemos, quem souber usar crédito alavanca o patrimônio trocentas vezes mais rápido do que aquele que junta o dinheirinho mês a mês até conseguir conquistar alguma coisa.
E esse cenário inflacionário natural do BR complica ainda mais.
Então isso não é uma verdade absoluta.

joinspace
joinspace
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

alavancar é bom pra quem CRIA riqueza, quem vive de salário NUNCA deveria alavancar.

O sparta pode pegar dinheiro a 10%, criar riqueza vendendo as bugigangas caras dele, pagar o emprestimo e ter um lucro imenso. Pessoa fisica não.

Manco
Manco
Responder para  Mister.M
3 meses atrás

Tem cenários positivos:
– com financiamento, vc pode meter a faca nos dentes, e sob ameaça e medo, ganhar mais e amortizar rápido
– vc se torna um muquirana raíz e não desvia do foco do investimento para comprar a vista

E cenários negativos:
– no financiamento, vc perde sua fonte de renda e seu imóvel
– vc vê aquele monte de dinheiro no banco e troca de carro, TV, viaja para Disney

Se usar os cenários positivos, dá certo, o problema é que sempre terá um mix entre os dois cenários

Viking
Viking
3 meses atrás

Manco
Tá cheio de equipamentos de 50 anos trabalhando por aí, principalmente nesses setores que mais demandam energia
Os ganhos são surreais quando vc propõe a melhorar esses processos

1+

minha familia veio da roça, trabalhavam em uma usina de acucar e alcool.
tem parente meu que ainda trabalham la, e o equipamento é basicamente o mesmo, na parte da moenda, caldeira etc

provavelmente não modernizam por não valer a pena o investimento.

Manco
Manco
Responder para  Viking
3 meses atrás

Usinas são piores ainda, eles são bem mão de vaca na manutenção e retrofit

Agora me diz, Etanol vai? É muito lindo ver a apresentação de RI, mas a realidade é outra, só parcerias como Militares e Ometto, e agora Lula e Ometto para fazer o negócio ser viável

Viking
Viking
Responder para  Manco
3 meses atrás

eu acho que o que da lucro mesmo para as usinas é o acucar viu…. exportam pra um monte de lugar.

Viking
Viking
3 meses atrás
Viking
Viking
3 meses atrás

sobre o tópico: a SoftBank não é japonesa?

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
3 meses atrás

Exemplo que senti na pele.

Fiz um financiamento pra minha primeira casa.

Poderia quitar o saldo devedor. Mas fiz as contas e vi que matematicamente era melhor o dinheiro rendendo (juros do financiamento baixíssimo).

Aí deu um pau no sistema e a parcela não caiu mesmo tendo saldo em conta. Perdi dias resolvendo isso.

No fim decidi quitar de uma vez e me livrar disso. A perda de tempo chegou até a impactar no meu emprego.

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

Portuga 22 de janeiro de 2025 at 09:06
Johnnyboy,
Vi ontem que vc tinha uma pergunta para mim uns 31 tópicos atrás… kkkk!
Ainda se lembra o que era?

PS: Estava nas últimas semanas no sudeste asiático… 2 semanas de férias na Tailandia e uma semana a trabalho na Malasia e em Singapura. Primeira vez viajando bem por aquelas bandas, e curti demais!

Gente chique é outra coisa! Show heim!

Então.. minha pergunta era o seguinte:

Tenho a intenção de daqui uns anos ir morar em PT. Minha cunhada mora lá com a família e ja esta muito bem estabelecida, marido com ótimo emprego em multinacional e tocam 2 restaurantes próprios e pensam em expandir os negócios.

Cogitei em comprar uma casa por lá, praticamente vizinha de porta a deles… mesma planta alias… numa das melhores localizações da cidade.

Vi que era possível comprar casa mesmo não sendo cidadão.

Mas aí começam as dúvidas. Vocês sabe algo sobre os requisitos? Preciso ter ao menos o NIF? Consigo o NIF mesmo sem residir… ainda que eu possa ir lá só pra dar entrada….

Consigo financiar lá morando aqui (alguns lugares dizem que é possível mas não explica muito)? É que aqui hoje temos uma condição financeira muito boa… renda comprovada e tudo mais.. e se fosse possível, mesmo convertendo e limitado a 20% de comprometimento da renda conseguiríamos financiar…. pois quando sairmos daqui iremos com as economias… e ai perdemos a questão da renda formal.

A ideia seria comprar com uns 50% de entrada e financiar o restante nesses taxas lindas…. e até nos mudarmos alugar…. a cunhada cuidaria de tudo pois é muito bem relacionada na cidade e teria como tomar conta do imóvel…. e usaríamos o valor arrecadado (em euro) pra ir pagando o financiamento (divida em moeda forte com renda em moeda forte pra pagar)….

depois de uns 3 ou 4 anos quando partimos… mesmo assim seria mais em conta a prestação do que um aluguel quando nos mudarmos….

Mas é esse o cenário… bancos do PT aprovam pra residentes BR?
É possível comprar estando no BR? quais requisitos?

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Férias na Tailândia:)

Cada dia um saindo

Portuga
Portuga
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Fala Johnnyboy!

Cara, tenho um amigo brasileiro morando em Portugal que está no processo de comprar uma casa… e tenho um tio que mora no BR que comprou recentemente uma casa em PT. Como acompanhei bastante os processos deles, consigo responder quase todas as tuas perguntas!

Vou tentar estruturar aqui:

1) NIF
Será preciso, mas é relativamente fácil de conseguir.
Voce precisará ir a um posto das “Financas” em Portugal, acompanhado de uma pessoa com cidadania Portuguesa, e solicitar a emissao de um NIF para voce. Será preciso também dar um endereco que pasará a ser o seu endereco fiscal em PT (poderá ser o da sua cunhada). Essa pessoa terá que assinar o requerimento junto contigo, e será a sua “responsável fiscal” (o que na prática significa… nada!)

2) Comprar casa se voce nao é cidadao ou se mora no estrangeiro
É sim possível, sem muitos problemas. O que pega é que o financiamento bancário vai ser mais limitado para ti. Por exemplo, um Portugues residente lá pode pegar 90% de financiamento. Um estrangeiro consegue pegar só uns 50% do valor do imovel (o que para ti nao seria um problema, já que está pensando em fazer isso mesmo).
Outro fator que dificulta, mas nao impossibilita, é a taxa de juros. Para estrangeiro e/ou nao residente em PT, os bancos costumam cobrar uma taxa levemente maior.

Sugiro simular online um financiamento num banco em PT, e ver os requisitos todos. Vi que no Bankinter eles tem a opcao tanto de cidadania (Portuguesa ou estrangeiro) e de residencia (vive em Portugal ou nao). Alí voce deve conseguir as informacoes todas que procura – e se tiver alguma dúvida, pode sempre pedir informacoes aidicionais:

https://www.bankinter.pt/credito-habitacao

E vamos nos falando! Qualquer dúvida, dá um toque 😉

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Portuga
3 meses atrás

Pô Portuga! Você ajudou PARA CARAMBA!

Vou repassar aqui pra minha cunhada e já ir vendo o lance do NIF.

mais uma coisa:

sobre essa parte dos juros…. vi que relacionamento bancário e produtos pode dar acesso a uma taxa um pouco melhor de juros…. será que isso vale pra estrangeiro tbm?

Nesse caso… depois dessa primeira etapa do NIF e “responsável fiscal” e endereço… acha que seria viável tentar abrir uma conta num banco já visando uma taxa melhor? deixar um saldo razoável lá… o problema seria saber de antemão qual banco eu iria financiar.

Portuga
Portuga
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Respondendo “de madrugada” (que já sao 7h40 aqui)…

Sobre o NIF, dá uma olhada aqui:
https://www2.gov.pt/servicos/pedir-o-numero-de-identificacao-fiscal-para-pessoa-singular

Sobre o relacionamento com o banco, eu nao me preocuparia com isso agora. Essa parte é mais aplicável depois que contrata o financiamento.
Por exemplo, o Bankinter (que eu mencionei acima) foi onde achei as melhores taxas – mas nunca tive conta lá. No processo de obtencao do financiamento, me foi apresentado que eu teria um desconto nos juros anuais desde que eu tivesse uma conta e recebesse pelo menos 800 Euros/mes naquela conta (seja por salário ou transferencia bancária). Entao, mesmo que eu nunca tenha tido nenhum relacionamento com aquele banco, bastou seguir as regras dali para frente para obter os benefícios.
Aliás, em Portugal é muito comum e fácil de se trocar de banco durante um financiamento… motivo pelo qual os bancos estao sempre tentando atrair novos clientes – ofererecendo condicoes que sao vantajosas mesmo para quem nunca teve relacionamento (aliás, as vezes sao até melhores para os novos clientes)

joinspace
joinspace
3 meses atrás

daí vc foi pra otu patamá… nessa visão de se proteger da desintegração do fiat até comprar fusca velho ou mariola é menos pior, mas vc continua perdendo.

Um imóvel em uma economia destruida com uma moeda de brinquedo te dá a segurança de ter onde morar (até os milicianos ou traficantes “requisitarem”), mas em termos de valor de investimento…

Me referi a comparação simples de financiar ou não financiar, e sempre que financia vc está pagando o custo do tempo, vc pode dizer que consegue ARCAR com esse custo, mas não que fez uma melhor escolna do que aquele que não financiou e investiu sabiamente, evidentemente perda fixa não é sabiamente 🙂

Mister.M
É aquela.
Flatmoney é podre e tende a virar pó.
Então pegar dinheiro hoje e converter em ativo real a troco de uma parcelinha que cabe no bolso me parece inteligente e operacionalmente viável.

0

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Depende, principalmente no quesito moradia, eu finacieie e obviamente pago uma grana de juros, mas por outro lado usufruo hj

Sem contar a pseudo valorização

joinspace
joinspace
Responder para  Money Addicted
3 meses atrás

sim, mas vc está ciente que PAGOU pra usufruir, sabe que perdeu em relação a seu gemeo que usou esse dinheiro em um investimento rentável (esqueça a idéia fixa de perder na perda fixa 🙂 ).

É o que falei, se vc pode e quer arcar com esse custo, ótimo, mesmo ao perder dinheiro pode se estar ganhando em outro ponto, só não pode discutir com a matemática, daí entra no “80% emoção”

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  joinspace
3 meses atrás

concordo, menos com o termo ‘emocao’ pois da a entender q comprou sem a real necessidade

joinspace
joinspace
Responder para  Neco
3 meses atrás

pai…

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  joinspace
3 meses atrás

qdo minha filha tiver con 10 nao entrarei con ela no wc mas num posto de gasolina estarei na porta

Viking
Viking
3 meses atrás

300esparta 22 de janeiro de 2025 at 10:50
quanto tu acha que custa pra construir em condominio e quanto custa o terreno?

Pq eu fiz umas contas por cima e praticamente “empatava” esses preços com o cara construir…

Consegue me dar um exemplo de, sei lá, algo como 150-200m2 ??? ou tem que ser mais em algum condominio?

depende de quanto vai pagar no terreno
aqui tem terreno em condominio por 150 mil
pra uma casa de 150 m2 x 4 mil o m2, gasta mais 600k

dai tem que ver documentacao, etc. mas pelas minhas contas, da pra fazer por menos de 1kk claro, pra quem ja tem a grana

Viking
Viking
Responder para  Viking
3 meses atrás

ops, falei besteira do preço do terreno. kkkk
é uns 300k, ai vai depender do condo.
mesmo assim, ainda sai menos que 1,5kk

Viking
Viking
Responder para  Viking
3 meses atrás

mas quem tem grana a vista, aposto que consegue comprar casa pronta por um preço bom

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Viking
3 meses atrás

Não acho que se gasta 4k por m² não… pesquisando da pra derrubar bem esse CUB.

Viking
Viking
Responder para  Duas Barras
3 meses atrás

eu to chutando alto…. e nesse preço ai ja tem portao, fundacao, muro, coisa que o CUB que o Sinduscon publica nao considera

Oz
Oz
Responder para  Viking
3 meses atrás

Viking, só reforçando o valor aqui. Semana passada conversei com um amigo, chegamos no 4k/m² pronto e acabado.

Dá pra fazer por menos? talvez, se conseguir baixar para 3,5k/m² já ajuda bem, mas na ordem de grandeza faz pouca diferença.

Aproveitando. A grande diferença se você mesmo construir é a possibilidade de montar a casa mais ao seu gosto. Eu vejo os anúncios e é cada decisão esquisita rsrs fico meio ressabiado. Mas tudo isso tem um custo.

Sobre terrenos. Aqui na cidade apareceram alguns já na desova por 250k, um ano atrás a pedida mínima nesse condomínio era 300k. Terrenos e 300m² (1000/m²).

Viking
Viking
Responder para  Oz
3 meses atrás

aqui onde moro, condominio é tudo CDHU de rico.
as casas sao todas iguais, praticamente nao tem diferenca entre uma e outra hahahaha

Duas Barras
Duas Barras
Responder para  Oz
3 meses atrás

Concordo com a “personalização” da casa ao seu gosto. Uma coisa que não me desce que ja vi em casa de 1milhão é passar dentro da sala para ir pra outros comodos, mas dentro mesmo, entre o sofá e a TV no caso. Odeio isso! Na minha casa é assim e não vejo problema em apartamento ou casa de padrão baixo como a minha, mas casa de 1m????? Não da…

joinspace
joinspace
3 meses atrás

vendo vcs discutirem preços aí em brazuela constatei que a palavra “milhão” não tem mais o significado de antes.

Neco
Neco
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Caminhamos para estouro da inflação.
Reforma econômica cortando 3 zeros. Um milhão vira mil.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Uma casa como a minha atual está nessa faixa de preço aqui no condomínio. Sou milionário em tijolos. E os terrenos mais baratos já estão na faixa dos 400 mil pra cima.

“Mas não vende popopipi”.

De quando mudei pra cá já começaram a construir em vários terrenos. Daqui a pouco só vai ter casa a venda e eu sinceramente acho melhor comprar já uma casa pronta de um milhão e pouco do que comprar um terreno de 400 e gastar sabe-se lá quanto pra construir e deixar no padrão das casas de um milhão e pouco.

Peguei uma oferta boa, mas que precisava de uma manutenção aqui e ali. No fim ainda acho melhor que construir do zero.

Mas…. as pessoas ainda compram os terrenos bolhudos e constroem.

Manco
Manco
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

O pessoal que constrói em condomínios normalmente constroem mais de uma casa, tem mais ou menos um time, conseguem baratear o custo

vc vai sozinho cotar a construção, parece que sai mais caro que uma pronta

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Manco
3 meses atrás

Exato, custos diluidos

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Manco
3 meses atrás

Faz sentido.

Manco
Manco
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Não existe almoço grátis, mas tem várias chácaras no interior de SP, naqueles condomínios sem regularização, terrenos de 1000, 2000m2, com uma casa razoável, por 600, 700k

Impossível construir nesse valor

joinspace
joinspace
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

depende do conhecimento da pessoa nesse caso, se o conhecimento do ramo / custo / caracteristicas é superficial, nem há de pensar em construir.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  joinspace
3 meses atrás

Só a dor de cabeça com pedreiros, fiscalizações, impostos… Sei lá, preferiria algo pronto.

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Aqui é similar e tem uma casa ao lado da minha pronta tem uns 2 anos e nao vende

Manco
Manco
Responder para  Money Addicted
3 meses atrás

Tenho amigo próximo que constrói só em condomínio e fala que está osso

Próxima vez que eu encontra-lo vou perguntar sobre preços

A última vez que eu busquei mais fortemente foi em Sorocaba em 2015, as casas de 1.5mi de hoje estavam 500 a 700k na época.

Tinha uma para ser vizinho do Gustavo Lima, que morava em Sorocaba na época, que estava sendo torrada por 380k

Mordecai
Mordecai
Responder para  Manco
3 meses atrás

Pessoal falando em construir ou comprar pronto. A diferença é que construindo, vc se culpa mais um pouco sobre as merdas que fizeram na obra.
construindo ou comprando, a casa vai ter problema pra caramba, infiltração, coisa mal feita e aborrecimento. O problema é a qualidade da mão de obra.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Mordecai
3 meses atrás

Até prédios choques com apartamento de 2 milhões, recém construídos, estão com problema externo e eles refazendo fachada.
Algo que anos atrás seria impensável

Mordecai
Mordecai
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

Tudo vai dar problema de construção. Não importa. Nossa mão de obra é pouco qualificada e nossos métodos construtivos são atrasados. Agora, arquiteto inventando merda pra estourar no bolso não falta.

Mordecai
Mordecai
Responder para  Mordecai
3 meses atrás

Tô pra ver alguém chegar e falar. Nunca tive problema com construção de casa/apartamento.

Mister.M
Mister.M
Responder para  Mordecai
3 meses atrás

EU ajustei um pedreiro.
Fiquei aguardando quase 2 meses pelo serviço.
Na data marcada ele simplesmente furou.
E lá vou eu atrás de outro pedreiro.
Ps: não dei 1 real adiantado, por óbvio.
Realmente não é fácil.
Em compensação, casal de amigos que comprou terreno recente, ajustou um empreiteiro e a obra ta voando, previsão de mudar em outubro já (200m construído).
Ele me falou que está trabalhando com R$ 3k/m custo da obra.
Particularmente acho que vai estourar, acabamento está muito caro.
Fevereiro agora farei o chá de bebê lá no condomínio onde ele comprou terreno (cederam para nós utilizar, muito bonito o espaço) e conversarei mais a respeito pois muito me interessa (foda é o preço do terreno lá!!! 700k por 200m2, surreal).

300esparta
300esparta
Responder para  Mordecai
3 meses atrás

discordo

Fico com nossas casas de tijolos do que as de Steel frame que tão saindo por ai…

Neco
Neco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Tijolo cerâmico tem suas vantagens.

Eu pesquisei muito e fiquei com tijolo feito em cerâmica.

A casa de meu sogro é feita de tijolos de barro não queimado. As paredes tem uns 30 cm de espessura. Pode pegar sol direto o dia todo que não esquenta por dentro. Porém lá a terra permite isso.

Viking
Viking
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

construcao no brasil ainda é muito artesanal, e falta mao de obra qualificada.
logo, os problemas de construcao tendem a aumentar.

Mordecai
Mordecai
Responder para  Viking
3 meses atrás

Conheço gente que comprou apartamento novo de 3 mega e os ralos estavam entupidos com cimento e massa que os peões jogavam lá de sacanagem

300esparta
300esparta
Responder para  Mordecai
3 meses atrás

ou seja… o problema não é o Método de construção…

O problema é o tigroso que vai trabalhar…

Neco
Neco
3 meses atrás

A imprensa nem consegue acompanhar Trump.

https://edition.cnn.com/2025/01/22/politics/trump-white-house-day-2-analysis/index.html

2 dias já poderia ser um mandato completo .

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Neco
3 meses atrás

Ela já desistiu e vai ficar analisando coisad importantes, por exemplo, se o gesto do Elon Musk é nazista ou não.

Viking
Viking
3 meses atrás

eu ja postei la no blog sobre como é vantajoso abater o saldo devedor, com graficos pra ilustrar melhor.
a diferença é muito grande.
https://marcelocorghi.wordpress.com/2022/01/08/da-vantagem-em-se-abater-o-saldo-devedor-2/

tambem tem uma planilha sobre como é calculada a parcela do financiamento
https://marcelocorghi.wordpress.com/2024/04/30/como-e-calculada-a-parcela-de-um-financiamento-imobiliario/

Viking
Viking
3 meses atrás

From tá me dando uma ideia…
vou usar o reclame aqui para escrever um livro de causos kkkkk

300esparta
300esparta
Responder para  Viking
3 meses atrás

“causos da vida em tijolos do banco, maldita TR parte 1”

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Viking
3 meses atrás

legal!
considere também as estratégias usadas :teve gente produzindo várias kitnets pra alugar.
Tem gente pegando 2 um pra colocar arbnb ou um inquilino pra ele ir pagando as taxas. riscos
Idosos dividindo imóvel depois de fazer uma reforma. Imagina na hora que o pix e regras pegarem eles. riscos.

Sapato Furado
Sapato Furado
3 meses atrás

Eu esses tempos fui ver uma casa de condomínio, coisa chique, tem subsolo pra fazer adega, andar social enorme e andar superior com os quartos.
O cara queria a partir de 1 milhão e 260 mil, e a depender se tu fosse pegar alguma na planta e a depender do que tivesse a mais, ia pra 1 milhão e 600.
Senti-me pobretão.
Pátio individual pequeno mas aceitável e não tem janela de vizinho próximo seu.
Vontade eu tinha de mudar pra lá, mas não é pro meu cacife.
E olha que era condomínio de médio custo, tem uns de 4 a 5 milhões, mas esses só se eu colocar tudo em bitcóio e dormir no chão.😃

300esparta
300esparta
Responder para  Sapato Furado
3 meses atrás

escada dentro da própria casa é dose…

cunhado comprou, agora tem filho pequeno e é um puta perigo…

moro em apt, uma vez que subiu as escadas já relaxa…

como faz dentro de uma casa com escadas dentro dela??? não tem como!

Neco
Neco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Em Fortaleza a maior parte das casas em condomínio fechado são “duplex”, ou seja com escadas. Meu tio com uns 80 e poucos anos queria uma casa plana. Não achamos nada interessante. Ou seja, todas tem escada.

Liberal
Liberal
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Portaozinho daqueles de escada ue?

Johnnyboy
Johnnyboy
3 meses atrás

O problema desse debate sobre imóveis é que enquanto se discute o preço só aumenta…

como falaram aqui…. era 500-700 agora ta 2kk….

a conta inicial foi pro espaço….

e uma hora a necessidade de moradia se impõe… se o sujeito constitui família.

Viking
Viking
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

governo imprime grana, tudo aumenta de preço, nao tem jeito

Mordecai
Mordecai
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

O negócio é: comprar tão logo possa. Se deixar pra depois, perdeu o bonde e ficou pra trás. A não ser que vc tenha ganhos crescentes com o tempo.

Neco
Neco
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

Posso estar errado, mas hoje eu não compraria e nem construiria. Se esperou até agora, espera mais um ano. Ou até aparecer uma ótima oportunidade.

joinspace
joinspace
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

nos tempos atuais vc pode se proteger da loucura governamental bem mais facilmente, o “entijolamento emocional” só vai te trazer um ativo iliquido prendendo mais ainda vc aonde está, ainda mais vc que planeja sair.

olha a gringa cara, cheia de empresa fenomenal pra vc dolarizar, manda doleta pra fora, compra bitcóio… No seu caso especifico entijolar seria literalmente arrastar uma pedra amarrada a vc.

300esparta
300esparta
Responder para  Johnnyboy
3 meses atrás

agora que percebi… tu não tem filhos né? ou tem?
Pq está “fugindo ” pra portugal? Pelos filhos ? Mas ai lembro que tu não tem…?

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Tenho po. 2

300esparta
300esparta
3 meses atrás

MILEI e TRUMP negociam ACORDO de LIVRE COMÉRCIO que pode MATAR o MERCOSUL: VAMOS pagar CARO por LULA

https://www.youtube.com/watch?v=mnhmOenT91w

————————

Caixão e vela preta pro brasil

Pode enterrar

Manco
Manco
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Esses dias eu estava falando no trabalho sobre a verdade dos desafios brasileiros, que aqui não é lugar onde tudo se planta dá e que nosso relevo é péssimo para escoar a produção.

A gente fantasia muito sobre o Brasil ser abençoado.

Duas saídas:
– Invadir a planície Argentina (bacia do prata)
– Ou explorar fortemente a Amazonia e utilizar a região plana para produção e escoamento da produção

Pessoal ficou espantado com a realidade

Hidden
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Banania TEM que pagar preco alto por colocar um Criminoso Solto na PR….
.
Qto mais trump e millley fizeram acordos top melhor, 2026 ta chegando…. ahin mas vao reeleger mulladrao. Bem, ki si laskem… dinovo

Neco
Neco
3 meses atrás

Resumo da visita do Dudu aos EUA.

https://youtu.be/ZEU3UITlzaU?si=aTy9klOU_NH5UVk6

Muito blá blá blá. Mas vamos deixar o tempo passar e ver como fica.

300esparta
300esparta
3 meses atrás

quem diria que o IBGE está sendo maquiado… quem diria…..

ENTENDA – Como o governo enganou o Brasil. LULA criou um “Brasil Paralelo” com ajuda do IBGE

https://www.youtube.com/watch?v=v9gdCF3ACR8

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
3 meses atrás

Os PTistas do blog piram. Tá no forno. Pior que não gosto do katapiroka, mas…

https://twitter.com/JoaquinTeixeira/status/1882076343422337346

Pelo visto vão pro embate com força, esse vídeo aí pelo visto é o começo do vai ou racha.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Pro katapiroka fazer esse vídeo, na minha opinião, significa que em brasilia a coisa já está fechada contra o PT.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

E foda-se! Que venha o impeachment, picolé de xuxu por dois anos e depois a linda e emponderada michele assume! Ou nosso imbrochavel no melhor dos casos.

300esparta
300esparta
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

sse filho da puta japones asiatico ai é um vendido do caralho

Já flagrei, o nikolas falou de fazer impechmeant e ir todos pra rua

Ai esse cara tira isso do CU DELE, sendo que todos sempre souberam disso, pra que ele depois fale:

tá vendo, fui eu que fiz o impechment do lule

Vá catar coquinho…

Esse ai não me engana

E só por isso ai não rola impecchmeant, ele que vá pra puta que pariu

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Na guerra vão se juntar. O PT tá perigoso demais.

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

A decadência no interior com a chegada das facções em cidadezinhas mostra que a coisa chegou num ponto insustentável.

300esparta
300esparta
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

sempre foi… já foi pior

Mataram o Celso daniel e deu nada…

Não vejo o que eles podem fazer de pior do que já fizeram, ainda mais que agora eles tem metade de oposição pra dizer o mínimo.

300esparta
300esparta
Responder para  300esparta
3 meses atrás

maaaaaaassss

eu apoiaria um impechmeant, independente de quem e porque.

Viking
Viking
Responder para  300esparta
3 meses atrás

eu tbm
quanto mais eles brigam entre eles, menos eles ferram o povo

300esparta
300esparta
Responder para  Viking
3 meses atrás

e perceberam que o katapiroca COPIOU até a posição na cadeira do Nikolas????

ioaehioeahaeioheaiohaeioehaioaehioea

Esse cara é uma farsa monumental

só engana troxa esse povo do MBL

Bando de vendido do caralho

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Já coloquei disclaimer que não gosto do cara.

O ponto é que o centrão está alinhado com o movimento pro impeachment.

Não adianta o nikolas sozinho falar isso. Mas quando o centrão começa a ecoar a ideia a coisa pode sair do plano das ideias.

Cetaceo
Cetaceo
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Sobre o Katapiroka… é o comportamento típico do covarde, ficar em cima do muro e depois tentar chutar cachorro morto, se está todo mundo batendo vou lá e dou uma voadora…

Se o Nikolau acertou em um vídeo, vou tentar fazer algo do estilo também…

Quero que se fodam, estatistas, sangue sugas…

Manco
Manco
3 meses atrás

Eu acredito num superciclo

O anterior foi uma decepção, não é possível que eu tenha entrado tão atrasado assim

https://www.instagram.com/p/DFIR0TyxEtw/?igsh=MXdhb3lpcjEyNWxkaA==

Juliana
Juliana
3 meses atrás

https://www.visualcapitalist.com/ranked-the-top-25-countries-with-the-most-data-centers/

e esse mapa hein? a Europa se acomodou antes de ficar rica, tem q pedalar mto pra parar de passar vergonha. avoa #ORCL

Viking
Viking
Responder para  Juliana
3 meses atrás

ate que o BR nao ta mal… por estarmos longe de tudo e todos, achei que era pior

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  Viking
3 meses atrás

Japão tem mais que o Brasil. Tem que dar conta de transmitir Naruto.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Você sabia que essas lojas aqui da Sega espalhadas por todo Japão, além de serem fliperamas, também servem como fornecedores de data centers?
https://imgur.com/a/6F743hr

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

Eu nunca fui lá, mas vejo muito anime. Não sei muito das coisas de lá na prática.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

Aproveite e vá, antes que tirem a isenção de visto.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Viking
3 meses atrás

Mesmo assim tamo perdendo para um país que é literalmente um narco estado. Vergonhoso.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Juliana
3 meses atrás

Eu torço para que os EUA saiam da Otan, vai ser o pontapé na bunda da Europa pra ver se eles se mechem por lá.

300esparta
300esparta
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

oiheaioehioaeh

tá escutando muito canal de russete falando uma asneira dessas

MrCitan
MrCitan
Responder para  300esparta
3 meses atrás

Esse negócio de ucranete e russete é uma das coisas mais retardadas da internet bostileira nos últimos anos.

Mostra o retardo mental do bananense, tratando assuntos como se fosse torcidas de futebol. Deixa o debate cansativo e desinteressante.

300esparta
300esparta
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

mas é ué…

tu tá vendo só o lado que a russia mais faz, que é a desinformação

Ai eu te esclareço como fiz abaixo…

Já vi vários canais militares brasileiros virarem puleiro de desinformação russa…

Tudo que é russo é o melhor do mundo e infalível, tudo que é americano não presta e vai dar ruim. Esse é o conceito.

E mudando de assunto, mas no mesmo tema…

Viu que os russos estão caçando 3 Norte coreanos pq eles mataram 5 soldados russos por lá???? eoaiheoiaeaioeo

https://www.youtube.com/watch?v=LbXBr0vbIyY

Luk3B0lh4
Luk3B0lh4
Responder para  MrCitan
3 meses atrás

Vão sair. Exigência do Trump seria caixão e vela preta pra economia da UE.

Na prática vai ser assim:

Olha, eu até queria ficar, mas eles não cumprem a parte deles, a culpa não é minha. Byebye.

300esparta
300esparta
Responder para  Luk3B0lh4
3 meses atrás

vcs não tem ideia do aparato militar e dos interesses dos EUA dentro da Europa

São bases e mais bases e mais bases militares que eles tem lá desde a WW2…

Data centers, cabos de internet de alto velocidade só deles, links de satélites, base aéreas em pontos principais do globo, base de armas nucleares, portos estratégicos…..

Parem de mamar a mamadeira do Putinho

O que Trump pode fazer é parar de pagar a conta de alguns estados, ou taxar a diferença que eles deixam de pagar.

Mas sair da OTAN e deixar a Europa, JAMAIS.