Via Metropoles.
Na tentativa de aumentar a asfixia contra a economia do Irã, Donald Trump anunciou que qualquer país que negociar com a nação persa pagará uma tarifa de 25% no comércio com os Estados Unidos. A medida, anunciada pelo presidente norte-americano nesta segunda-feira (12/1), poderá afetar diretamente o Brasil.
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre todas as transações comerciais realizadas com os Estados Unidos”, disse o presidente dos EUA em um comunicado divulgado na rede social Truth. “Esta ordem é final e irrecorrível”, acrescentou.
Trump não deu mais detalhes sobre a medida, que se soma a outras retaliações econômicas de Washington contra Teerã. O Brasil, contudo, poderá ser afetado pela decisão de Trump.
Em 2025, o país exportou mais de US$ 2,9 bilhões em produtos para o Irã. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontam que, no último ano, o número de importações iranianas bateu a marca de US$ 84.594 milhões.
O anúncio do presidente norte-americano surge em meio a ameaças internas, e também externas, contra o governo iraniano.
Desde o fim de dezembro, o país enfrenta uma série de protestos contra a atual administração do país, sob o comando do aiatolá Ali Khamenei. Uma das principais reivindicações dos manifestantes diz respeito à crise econômica enfrentada pelo Irã, que há décadas é alvo de sanções internacionais.

FIRST
TRUMP TAXINATOR
no Irã o regime já atira nos manifestantes com metralhadoras
Vídeos pesadíssimos.
Regime nenhum muda o método: prisão, tortura e morte pra quem já não aguenta viver no inferno. E, no custo banânia, não parece tão difícil imaginar 1% do país indo pra vala.
Eles já criaram justificativas “religiosas”, agora todos estão contra alá e são infiéis, logo, tudo vale.
Parece com um semideus aqui da BNN.
https://www.instagram.com/reel/DTc-Q5jjayu/?igsh=cjlvOHF4NWQ3ZHh6
Barbie maria fuzil e kenny zé? 🙂
hahaha essa foi ótima
BNN sempre do lado negro da força…
Legal é ver uma turma que disse que as tarifas não funcionavam, todo dia agora nas CNN’s e afins da vida serem obrigados a dizer que O desemprego caiu, a economia cresceu muito mais que o esperado…. Mas as tarifas não funcionam! kkkk
A questão sempre é, quem tem o poder, e nesse caso os USA tem poder economico abissal, poder bélico descomunal, diz por quanto e de quem quer comprar, e apenas fazemdo isso e alongando os musculos militares esporadicamente, consegue seu intento facilmente.
Lembram quando se falava para o Frouxo meter um desfile semanal na frente do CUpremo? Mas o cara nem mexer nos postos de comando mexeu…
Poder se exerce, ponto.
FIRST do norte.
Fala sério!!
Ninguém mais leva a sério essas taxas do Trump.
Se ele taxar o Brasil quem se f*** é o americano original.
E o bananense já percebeu que não tem benefício algum para ele, porque pintou o clima