Bom dia!

Texto do Bananense, muito útil o comentário, agradeço pela dica pra hoje! A gente acaba se perdendo na confusão, e esquece de analisar um pouco as coisas mais “complexas”. Pessoalmente não nutro amores pela opinião do Gordon, mas como o BNP o menciona expressamente até acabei interpondo ali uma citação, pois tenho uma divergência de entendimento em relação ao barbudinho no que se refere a ação cultural dos militares no tempo da ditadura. Mas SIM, eles deram um mole definitivo quando deram guarida aos maconheiros culturais.

Bom dia!

***

Peço licença para escrever, pois finalmente alguém se tocou (ou nos leu) sobre algo que comento com vocês há anos. O fundamento para compreendermos o nosso mundo desfigurado por tentativas seguidas de implantação de ideologias progressistas.

Basicamente, o que temos é de um lado o conservador (verdadeiro/tradicionalista) e do outro a longa lista de ideologias progressistas iniciada pelos liberais, seguidos por socialistas, anarquistas, comunistas, positivistas, libertários… ou qualquer outro que acredite em um mundo imaginário perfeito.

Com esse fundamento podemos compreender porque os progressistas acabam sempre cooperando entre si. [Flávio Gordon] explica como é possível metacapitalistas liberais apoiarem causas comunistas, ou porque militares positivistas foram (e estão sendo) fundamentais para a hegemonia da esquerda no nosso país.

https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/flavio-gordon/progressismo-positivismo-e-marxismo-treplica-a-bruna-frascolla/

“…positivismo e marxismo, correntes intelectuais que caracterizei como espécies do gênero progressismo.”
“… a mentalidade positivista dos comandantes à época do regime militar favoreceu a hegemonia da esquerda (não armada) no domínio da cultura.”

“a hegemonia de esquerda foi um efeito largamente fortuito do encontro entre duas cosmovisões que se complementavam, e mais especificamente da cegueira militar-positivista quanto à circunstância histórica da ascensão da cultura ao principal campo de batalha dos conflitos políticos mundiais do período.

Escrevi ali: “O positivismo golberista foi uma espécie de negativo do gramscismo: o primeiro desprezando a cultura, as artes e a formação do imaginário como esferas puramente ornamentais, secundárias em face da técnica e da ciência; o segundo, ao contrário, vendo nelas o campo de batalha privilegiado da guerra política. Suas respectivas fórmulas, simétricas e inversas, encaixaram-se como chave e fechadura, tendo como resultado a conquista esquerdista do poder cultural, um poder que, apesar de seu menor impacto pontual, gera efeitos profundos e mais duradouros.”

*********

N. do B: Não é da cabeça do Golbery pelo que entendo, a ideia de se “desprezar a cultura”. É fácil notar o enorme esforço dos governos militares tanto em se fomentar a tal da “alta cultura” quanto a construção de uma cultura mais próxima do povão, da sociedade civil. Quando a gente faz piada com as pornochanchadas dos 1970 não pára pra analisar que a EMBRAFILME socou dinheiro nisso, gerando milhões de dólares de lucros para o pessoal que SIM, estava criando uma “cultura nacional” com sua linguagem, modos, costumes, e penetração social. 

MAIS: Os militares torraram grana a beça montando sistemas de preservação cultural como bibliotecas, programas de proteção à cultura regional, conservatórios de música, teatros, cinema, rádio e TV. O problema é exatamente a pervasão, a existência entranhada da esquerda nestes espaços e o uso do recurso do Estado para fermentar grupos de cultura progressista que acabaram virando referenciais no país dos anos 1980 e 1990. OS militares criaram os meios para que seus adversários permanecessem na sociedade e se fortalecessem. 

Jarbas Passarinho, ministro da Educação lá em 1965 esbravejou para um repórter da Folha em uma entrevista exatamente sobre o problema da cultura no país que “se a cultura não colaborasse com a Revolução, que se cancelasse a cultura por trinta anos!” Óbvio que a intenção seria essa mesmo, se houvessem os meios. Mas a visão dos militares era a de que a Cultura seria uma ferramenta gramsciana de controle social e político. Mas os esquerdistas foram criativos e aí sim, foram devidamente subestimados pelo Golbery e seu pessoal, que pilotavam o Geisel na sua lambança generalizada.

********

“Frascolla afirma que, recorrendo a um conceito rígido de direita, excluo os militares desse campo porque eles “se diziam revolucionários”. E também que, de maneira arbitrária, qualifico os positivistas de progressistas apenas por acreditarem no progresso. Ocorre que, muito mais relevante do que a auto-identificação dos militares da época (até porque o conceito de “revolucionário” é equívoco), é o fato de que a sua interpretação positivista da história era efetivamente revolucionária, assim como a de várias outras correntes intelectuais surgidas na virada do século 18 para o 19.

Ademais, os positivistas não eram progressistas por acreditar no progresso de maneira genérica e vaga, mas por acreditar numa concepção determinada de progresso, encarado como fenômeno “tão natural quanto necessário”, para usar a célebre caracterização de Lewis Henry Morgan, antropólogo evolucionista da era vitoriana.”

4+
  • Enoch Root 29 de janeiro de 2023 at 08:00

    First!

    1+

    • Barnabezinho 29 de janeiro de 2023 at 08:01

      Bom dia!

      1+

      • Enoch Root 29 de janeiro de 2023 at 08:08

        Boa noite aqui. LOL. Dia quente aqui em Queensland fiz um bate e volta com a patroa na praia. Agua quente, quase ninguem em Colum Beach hj. Um paraiso. Batente amanha cedo.

        Sobre o topico… olha. Complicado. Nao tem vacuo e a esquerda sabe tomar espacos sempre q esses aparecem. No final, como sempre, Olavo tinha razao: nao tem direita suficiente no Brasil.

        3+

        • Barnabezinho 29 de janeiro de 2023 at 08:12

          Aí seria o Ceará da Austrália? água quente, praia, bichos estranhos ao redor…

          0

          • Enoch Root 29 de janeiro de 2023 at 08:22

            Nao conheco bem o Ceara. A agua eh quente no verao. Mas bicho estranho eh o q mais tem.

            Tem muita praia em Queensland. Eu conheco muito poucas. As daqui da volta sao muito bonitas e tem ilhas quase intocadas onde se chega de balsa pra passar o dia. Mas lindas mesmo ficam mais ao norte, perto da barreira de corais. Pra quem gosta de mergulho eh o paraiso. Soh tem de cuidar a epoca de urakanji ou vestir long pra entrar na agua, o q eh bem inconveniente.

            2+

  • L3oCohen 29 de janeiro de 2023 at 08:25

    Quem está em ascensão e quem está em decadência?

    5+

  • Pobre Piritubano 29 de janeiro de 2023 at 08:28

    Bom dia, Muquis!

    Ah, esse Ucraniev…

    https://mobile.twitter.com/SRCB2002/status/1619019977872543745

    2+

  • L3oCohen 29 de janeiro de 2023 at 08:40

    Todo artista tem sua musa, parabéns Hidden:

    2+

    • Barnabezinho 29 de janeiro de 2023 at 08:43

      Muito zoado, ele…

      1+

    • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 16:43

      Caraca, se piorar estraga..

      1+

  • BananenseNãoPraticante 29 de janeiro de 2023 at 08:48

    Fico feliz em poder contribuir de alguma forma.

    Um ótimo domingo para todos!

    8+

    • Barnabezinho 29 de janeiro de 2023 at 08:49

      Obrigado mais uma vez! Bom dia!

      2+

    • Cadeia Marcov 29 de janeiro de 2023 at 10:27

      qdo eu era criança apareceu o tal Glauber rocha. Pqp: uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”. xarope. exemplo:
      Fui gravar um comercial de natal com 9 anos. a manhã toda pra gravar pois o cara (um argentino e um diretor famosinho da propaganda) mudavam a cada 20 min. Tipo: Anda com uma velinha acesa (queimando a mão) ops ficou muita luz. não acende as velinhas da arvore, não. Reza na frente do presépio, não… entra em fila pra pegar o presente embaixo da árvore, acho que vai… Meu pai era o fotógrafo
      Fora que nem tinha todos os equipamentos (fotômetro, luz) quando chegavam começava tudo de novo. Ah e a árvore de natal pegou fogo!!, tivemos que gira pro outro lado. Isso que eu avisei que ia acontecer… (Glauber seu imbecil).
      depois Fui ajudar em outro comercial (de café) a mesma coisa uma manhã inteira. Não participei, pois era muito alto perto das outras crianças, o cara não sabia o que queria mas era o famosinho.

      6+

      • o_estrangeiro 29 de janeiro de 2023 at 10:36

        esse glauber era a epitome do destalento associada à preguiça e à adulação dos criticos, que quase sempre são mediocres que adoram enaltecer mediocres…

        Muito cedo me decidi a não ver nada de cinema brazuca, ao contrário da música a quase totalidade do cinema feito em banania fica abaixo até daqueles filmes de terror asiáticos que dá vontade de gargalhar o tempo todo, mas pelo menos são divertidos.

        de bom no cinema nacional só a muguegada peladona… mas os xvideos o superaram em qualidade e variedade há muito tempio 🙂 🙂

        5+

      • Cadeia Marcov 29 de janeiro de 2023 at 10:39

        Outro episódio que lembrei.
        eu devia ter uns 4-5 anos. Teve uma feira em Floripa (carros, parques, comida, música). Vários dias. A atração era um robô com luzinha piscando, tipo perdidos no espaço. Vc conversava com ele. Fomos ver. Fiquei com raiva, pois era uma voz metálica. Avisei pro meu pai e tia que aquilo era mentira, ridículo. mas era atração fenomenal. O rôbo meio que me xingou e um cara do lado me afastou. Cara todo mundo acreditando!! FDP.!!
        Dias depois descobriram que era engodo mesmo. kkk. Meu Pai sempre falava que eu tinha notado essa fraude.
        ei-la
        “a grande mentira de Florianópolis”
        https://ndmais.com.br/noticias/1-de-abril-o-dia-da-mentira-e-os-casos-escabrosos-de-floripa/
        http://outubro.blogspot.com/2009/04/robo-da-fainco-fato-memoria-e-folclore.html

        2+

  • L3oCohen 29 de janeiro de 2023 at 09:33

    As iranianas são fáceis pq são pobres?

    3+

  • L3oCohen 29 de janeiro de 2023 at 09:44

    Qual será a próxima? Chemtrails?

    ” a diferença entre a teoria da conspiração e a realidade é de +- 3meses”

    2+

  • o_estrangeiro 29 de janeiro de 2023 at 10:02

    bom dia mukibojanos!

    Veja, em nenhum momento eu disse que o regime milico foi ótimo, aliás eu frisei na resposta mais abaixo da sua que foi um regime ruim, mas mesmo sendo ruim, em NENHUM outro periodo houve mais evoluçao economica que nesse, aliás com MUITA vantagem sobre os outros. Esses detalhes de honda, farinha, usinas, são varejo. No atacado não tem nem comparação o que foi o progresso desse periodo com os outros.

    Por isso quando eu falo que uma monarquia autocrática é o sistema menos pior não é por gostar, apenas por entender que a coisa mais maléfica para a evolução da sociedade como um todo é dar voz à maioria – que é imbecil – como faz a demoniocracia. A demoniocracia é o motor por trás de toda tentativa de dominio e destruição da sociedade por parte dos canhotos, por isso minha afirmação de que o maior inimigo é a boiada, só em segundo lugar vem os destruidores de mundos.

    Não, não é “o povo consegue dar um jeito e o progresso vem”, quem leva progresso à sociedade são os INDIVIDUOS, o povo é essa massa de manobra, essa drenadora de energia produtiva. Nossa qualidade de vida é excepcional hoje por conta do que foi feito por INDIVIDUOS até meados do século passado. De lá pra cá estamos usufruindo da inércia do pendulo que tem nos movido à frente, mas ele já está freando e começando a retroagir, isso ficará muito claro em pouco tempo, não se pode intervir na economia de forma tão irresponsável como quase TODOS os estados tem feito e não esperar consequencias MUITO sérias, como ficou provado com os paises do pacto de varsóvia, a URSS, a economia altamente estatista dos latino americanos…

    Concordo com o “foco no trabalho, saúde e familia”, é isso mesmo, os INDIVIDUOS não tem o que temer, podem ter a vida dificultada, podem ter de mudar planos, mas vão se sair bem, quem vai se estrepar são os integrantes da manada, mas sinceramente, como não tenho pena do povo alemão IMBECIL que bovinamente compactuou com os nazistas, não vou ter pena do povo mundial IMBECIL que compactuou com a tirania de governos, globalistas, climaterroristas, jornazistas, “vacinistas”, toda essa nojeira que acabamos de ver.

    Meu conselho a todos é CUIDADO, MUITO CUIDADO com seu vizinho, seu paranto, seu colega de trabalho… esses são o verdadeiro perigo. O maior inimigo do individuo é a massa amorfa de bovinos… Linchamentos são a maior expressão “artistica” desse povo.

    300esparta
    Ainda não mudei minha opinião sobre democracia
    Aquele crescimento do período militar tenho dúvidas.
    Um exemplo é a Honda. Sim, a Honda.
    Montou fábrica em Manaus, investiu, cresceu o PIB.
    Mas veja pq. Os militares fizeram uma lei pra proteger tanto eles que até hoje não se tem como ter concorrente.
    É um absurdo se vc quer entrar no mercado de motos e competir com eles.
    Lei da época do período militar que até hoje não tiraram.
    Quantas marcas poderiam estar produzindo aqui mas não vem por essas coisas.
    Só agora TB que o Paraná liberou mini usinas de pessoas privadas.
    Em 1956 no interior de SC já tinha isso, cidade não tinha 1000 habitantes e tinha mini usina.
    Militares foram lá e proibiram. Meu bisavô teve moinho de farinha desmanchado.
    Até hoje falam que tem que importar farinha de fora se vc quer algo melhor…. Pq será?
    Pq proibiram toda concorrência interna aqui!!
    Isso é algo que esquerda faz, mas nossos milicos brasileiros fizeram essa merda.
    Olha o nível de atraso.
    Enfim.
    Agora que tava começando a melhorar e reverter muito disso, volta esse capeta no poder.
    É dose.
    Mas apesar disso tudo …
    Apesar de reis, república, canhotos e diabos, o povo consegue dar um jeito e o progresso vem.
    Temos vidas melhores hoje de que um rei de 100 anos atrás, aliás, de 50 anos atrás.
    Nossa qualidade de vida só melhora, pq tem muito indivíduo produzido e trabalhando apesar de toda essa merda.
    Então foco no trabalho, na saúde e na família.
    Cada um cuida dos seus e temos um mundo melhor assim!
    Bom sábado a todos.

    5+

    1+

  • o_estrangeiro 29 de janeiro de 2023 at 10:19

    esse é um dos pouquissimos jornalistas da MSM no mundo inteiro que explana mesmo, é o tucker tuga:

    https://observador.pt/opiniao/filhos-da-booster/

    1+

    • Cadeia Marcov 29 de janeiro de 2023 at 11:19

      inacreditável, estou a rir disso, nenhuma surpresa a relação Papa Portugal:

      -Vaticano irritado com políticos portugueses por custos do altar.
      políticos portugueses por custos do altar-palco para Papa.. kkkkk

      -Altar de milhões: Deus quer, o Estado esbanja, a obra nasce.
      Portugal, Lisboa. Esperávamos, desejávamos, conseguimos. kkkkk

      – Altar-palco de 4,2 milhões de euros para o Papa. “Queremos que fique para o futuro”, diz Moedas.
      – Presidente não sabia do custo do altar

      1+

  • Pagando 29 de janeiro de 2023 at 10:46

    Bom dia, muquis ??

    2+

  • Pagando 29 de janeiro de 2023 at 10:48

    Finalmente, Habemus Twitter!

    5+

  • Neco 29 de janeiro de 2023 at 11:34

    Bom dia.

    Realmente os militares deixaram a cultura correr solta e a esquerda dominou as universidades, sindicatos e quase todo o resto.

    Do ponto de vista humano é difícil reverter isso.
    As eu creio em Deus, creio que ele vai agir em duas frentes.
    Pessoas vão morrer , pessoas de poder, muitas .

    Do outro lado o senado vai começar a cumprir o seu papel .

    Com o tempo veremos o que acontece.

    Por hora, minha costela de almoço está na brasa, quer dizer, um mês de governo e o mundo não acabou .

    3+

  • Jr 29 de janeiro de 2023 at 12:10

    Discriminação do bem

    “a seleção está restrita a candidatos que se autodeclararem LGBT+ no momento da inscrição, sendo vedada a participação de pessoas dos demais gêneros”

    https://terrabrasilnoticias.com/2023/01/juiz-abre-selecao-para-estagiarios-trans-gays-e-lesbicas-e-proibe-heteros-nao-havera-contratacao-em-nenhuma-hipotese-de-pessoas-cisgeneras-heterossexuais/

    2+

    • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 16:45

      Tuttotrans sem fronteiras e sem barreiras… e COM cotas!!!! Avisei ne… kkk

      0

  • Jr 29 de janeiro de 2023 at 12:11

    “Moraes faz campanha para Pacheco vencer no Senado
    Ministro do STF tem entrado em contato com senadores e pedido voto”

    por que será heim?

    https://ultimosegundo.ig.com.br/colunas/daniel-cesar/2023-01-28/moraes-faz-campanha-pacheco-vencer-senado.html

    2+

  • Boa Sorte 29 de janeiro de 2023 at 12:21

    Pelo menos duas sem soutien

    1+

  • Boa Sorte 29 de janeiro de 2023 at 12:42

    A humanidade acabou quando trocamos o “oh my god” pelo “oh my gosh”

    2+

    • Sapato Furado 29 de janeiro de 2023 at 12:55

      Mas dizem que essa expressão foi criada por cristãos com medo de cometer blasfêmia. Se é verdade não sei.

      “Por que Gosh?
      A questão é que americanos (e outros nativos da língua inglesa) costumam dizer “oh my God”, que em uma tradução direta significa Oh meu Deus, para demonstrar espanto. Daí para muitos deles, falar o nome Deus em vão é uma blasfêmia, razão pela qual trocam a palavra God (Deus) pela palavra gosh para não soar profano.”

      3+

      • Cadeia Marcov 29 de janeiro de 2023 at 12:58

        pra evitar a BlasFêmia, criaram um EuFemismo. red alert

        1+

        • Sapato Furado 29 de janeiro de 2023 at 13:04

          Sim, quem adora usar esse termo “gosh” são os moderninhos, que vêem ali o termo perfeito pra não tocar na palavra God.

          3+

          • Barnabezinho 29 de janeiro de 2023 at 13:25

            gosh né nada, correto? fala sério…

            2+

  • L3oCohen 29 de janeiro de 2023 at 13:02

    O Castanhari está diferente?

    2+

  • o_estrangeiro 29 de janeiro de 2023 at 14:32

    agora que eu reparei nos rostos das meninas das fotos, salvo engano tem a norma bengell, a eva wilma, a tonia carrero e aquela loura do meio eu reconheço mas não lembro o nome.

    é, todo mundo já foi “cocotinha” 🙂 🙂

    3+

  • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 16:38

    Boa tarde mukis… das citadas conheci bem a Tonia Carrero, ia no apto Dela ali na Lagoa ao lado da igrejinha na entrada do Rebouças fazer o IR da musa!!!

    A Odete Lara tive breve contato já no fim do tempo em que trabalhei no escrit contabilidade artistas…

    Ambas não pareciam muito preocupadas com a dentadura que já chegava ao fim, isso 1978/82…

    3+

  • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 16:59

    Cvr1… niver mrs Hidden e noix nos mandamos pro Hellen, hotelzinho maneiro e limpo no Flamengo !!!

    Fomos almoçar num casarão antigo que virou restaurante e casa de eventos, viLLa Rio… cheio e bem cheio apesar de grande!!! Comida meio cheia de achados, tipo risoto com limão, camarão e… Figos!!! Mas o que importa? Cheio.

    Depois a noite Madruga fomos tomar todas numa tenda em Copacabana beach que tava meia bomba já que não fazia muito calor e Mengao tinha perdido pro porco paulista.,, ahhh cheias as tendas até perto meia noite.

    Hoje à tarde fomos comprar algo no Rio Sul e almoçamos por lá… rest gostoso do Pernambuco, tal de Camarada Camarão!!! Bem cheio, lotado assim como os demais do setor!!!

    Pode ser que teremos crise e recessao mas pelo menos nesse pedaço da ZS poLvo não se deu conta…

    2+

    • Carvalho - 1° Cavaleiro da Guarda Bolivariana 29 de janeiro de 2023 at 19:08

      Mas na periferia é a mesma coisa, enquanto houver limite do cheque especial bananense não passa mal, até pq se der ruim, o papai Estado salva ele com alguma bolsa. A CF88 agaranti meus direitios!!!
      Os únicos prudentes são os muquiranas, mas N chega a 1% da população, e na hora do aperto, sempre são chamados por aquele cunhado esbanjador pra pagar alguma coisa.
      99% da população não sabe nem que dia do mês é hj.

      1+

  • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 17:00

    Cvr2. Visita ao museu da republica!! ahhh pra começar tentaram matar Floriano Peixoto da história … amanhã conto… hehehe

    Ahhh museu cheio.

    2+

  • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 19:04

    Passando pra me despedir por hoje e confirmar… Vero, minha musa tuttotrans era o Astolfao, ops Rogeria meu amooor!!! Kkk

    Larrissa, a cada vez mais vulgar Anitta é sim uma ótima estrategista e empresária que admirei… nos últimos tempos, passou de vulgar (coisa que Madona Rhiana e outras do esfrega-music sempre fizeram) pra apelação e baixaria!!!

    2+

    • Hidden 29 de janeiro de 2023 at 19:06

      Nesse último clipe do boquetao, que se sucedeu a tatooo anal e entrevistas escatalogicas sobre dar o cool captou de vez… como Larissa empresária e visionária me decepcionou, tremenda bola fora!!!

      Como Anitta? Ki si laske nunca prestei atenção mesmo…

      Fui Inte.

      0

      • Cetaceo 29 de janeiro de 2023 at 19:35

        Boa noite folks!

        Não consigo ver essa empresária visionária, acho que é só uma vulgar como Pable Vitar, Ludmila, Luisa Sonsa e outros lixos mais… todos fantoches do globalismo, soldados no esquema de destruição cultural.

        Cheers!

        12+

        • PdQ 29 de janeiro de 2023 at 20:44

          rapaz
          voto com o relator
          essa An(al)ita virou mesmo uma soldadinha do sistema
          o destaque dela é fruto da hiper-projeção dada (a ela), sendo isso e a remunera$$aum uma mera contrapartida do conteúdo que ela fornece ao público

          3+

  • PdQ 29 de janeiro de 2023 at 20:48

    Quanto à foto do (excelente) tópico
    Foco bem fechado
    Decerto tinham ali uma turma de 30 ou 40 pessoas…
    MSM promovendo agendas desde … sempre….

    11+

  • Pé Vermelho 29 de janeiro de 2023 at 23:20

    Quem sou eu pra pedir algo e ter entendimento como Barna e BNP
    Vou falar sobre direita/esquerda no sentindo atual
    O texto de hj passa um pouco do que vou pedir

    Ouço sobre a “direita” no BR hj como o OC dizia ser uma ejac…precoce
    Mas, e no passado?
    Na bela e formosa CF88 tinhamos alguem com visão de direita pelo menos lutando?
    Pré 64 e voltando por Vargas – Lacerda, revoluções até declaração da republica e chegada de Marx/ideais franceses ja tivemos algo no sentido de direita organizada…sim? como foi ou pq morreu?

    1+

  • Pé Vermelho 29 de janeiro de 2023 at 23:26
  • Saulo 30 de janeiro de 2023 at 00:06

    1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.