Como e por que o Chile se tornou o primeiro país desenvolvido da América Latina

Muito além dos vinhedos e das minas de cobre, o Chile é um ponto fora da curva entre os países da América Latina. Referência em baixa inflação, desenvolvimento humano, competitividade, inserção na economia global, liberdade econômica e percepção de corrupção, o país possui lições de estabilidade política e econômica que revelam como se tornou o primeiro país latino a se tornar desenvolvido.

Nos últimos 40 anos o país passou por uma profunda transformação: de uma ditadura militar para uma das democracias mais avançadas do mundo, de um regime que censurava veículos para um dos países com maior liberdade de imprensa. Conseguiu manter estabilidade política e socioeconômica, aliando desenvolvimento econômico com redução da pobreza.

Para entender como esse processo foi conduzido, no entanto, é preciso voltar para o início dos anos 1970. Foi quando, a partir da reconstrução da estabilidade financeira perdida com o experimento populista do presidente deposto salvador Allende, o “Milagre Chileno” começou.

Na ocasião, Allende venceu a corrida à presidência com pouco mais de um terço dos votos válidos — nas regras eleitorais do país à época não havia segundo turno. Passou a imprimir um projeto de poder socialista no Chile que, apesar de ter vencido as urnas, não era reverenciado pela maior parte da população.

No poder, atropelou as instituições chilenas — o Congresso, a Suprema Corte, a Controladoria Geral e a Constituição. Apoiou grupos paramilitares que recebiam ajuda de Cuba, nacionalizou fazendas e indústrias, gerou desabastecimento e inflação. Foram criados programas sociais de transferência de renda que o próprio governo não conseguiu custear, haja vista a crise econômica que havia causado. Além disso, o primeiro presidente marxista eleito no mundo limitou o comércio internacional, prejudicando os chilenos mais pobres que ficaram impedidos de ter acesso a bens e serviços: tudo para proteger grupos de interesse locais. O governo ainda reprimiu a imprensa e buscou controlar o ensino nas escolas chilenas para favorecer as pretensões de seu projeto de poder.

Um mês antes de sua deposição, o Congresso listou dez flagrantes de desrespeito à ordem constitucional e legal do país. Por 87 votos a favor e 47 contra, o governo de Allende foi declarado como ilegal.”

Ao final, pouco antes de concretizar um golpe e estabelecer sua própria ditadura, foi impedido por militares que se anteciparam e bombardearam o Palácio de La Moneda.

Retirado do poder, deixou o país com inflação superior a 1000%, muita desorganização econômica e incertezas.

A economia na ditadura Pinochet

Os primeiros anos do regime do general Augusto Pinochet seguiram a cartilha desenvolvimentista nacionalista com foco em protecionismo, substituição de importações e política monetária desastrada.

A situação foi agravada a partir de crises internacionais ao longo da década de 1970, tais como a crise do petróleo de 1973 (que quadruplicou o preço do barril), a recessão americana de 1975 (responsável pela enorme queda do preço de commodities exportadas pelo Chile no mercado internacional), além da instituição, em 1979, da OPEP, que novamente triplicou os preços do barril de petróleo. Todos esses fatores prejudicaram muito o Chile, na medida em que o país era dependente da exportação do insumo.

***

Com a recessão mundial de 1982, o PIB do Chile caiu 13,4% e a taxa de desemprego chegou a 19,6%, além de 30% da população se tornar dependente de programas de assistência social. Em 1986 o PIB per capita chileno ainda era inferior ao patamar de 1973: apenas 1.525 dólares, valor inferior à média da América Latina.

Em meio ao caos, Pinochet decidiu buscar ajuda de economistas que não professavam a cartilha nacionalista e tampouco estavam ligados à política econômica dos anos de Allende. Os escolhidos foram economistas chilenos da Universidad Católica de Chile que tinham feito intercâmbio na Universidade de Chicago, onde foram influenciados pelo pensamento de Milton Friedman, Nobel em Economia de 1976.

A ideia de que o mercado traz melhores soluções do que burocratas, e que, ao estabelecer incentivos apropriados aos consumidores e poupadores, há decisões acertadas e escolhas bem feitas — não havendo necessidade do governo decidir pelos cidadãos —, era a base conceitual da revolução de pensamento que nos anos seguintes aposentou a abordagem keynesiana para lidar com as políticas econômicas.

***

Essa postura contrastava não apenas com a realidade chilena, mas com toda a política econômica da América Latina — o que ajuda a explicar por que o Chile se tornou um ponto fora da curva: durante os anos 1960 a 1990, vários governos implementaram fortes políticas de centralização econômica na região. Como diz a cientista política guatemalteca Glória Álvarez, “os populistas da América Latina disputam para saber quem consegue ser o melhor Papai Noel com o dinheiro alheio”. O Chile fez exatamente o oposto, mais notadamente a partir da década de 1980.

A escolha do general foi pragmática: ele sabia que adotar os mesmos tons intervencionistas da agenda de Allende seria insistir na receita que gerou o caos econômico e instabilidade política no país: ter resultados semelhantes dificultaria sua manutenção no poder.

Assim, o câmbio foi liberado, houve uma onda de privatizações e a Previdência foi reestruturada em um regime de capitalização. Promoveu-se controle da taxa de juros e um gradual rompimento das práticas protecionistas, ao contrário do caso brasileiro que, em 2019, ainda é cercado por uma muralha comercial. Houve ainda redução na alíquota de impostos, tendo em vista a indução de mais negócios, e, a médio prazo, houve aumento de arrecadação.

***

Os anos da ditadura não foram muito bons do ponto de vista econômico, com inúmeras crises internacionais e a América Latina marcada pela desconfiança após vários países (como o Brasil) darem calotes em suas dívidas. A transição não foi fácil, uma vez que a economia chilena era, ainda há pouco tempo, contaminada por distorções generalizadas em relação ao livre mercado — como uma extensa interferência do poder público, empresas estatizadas, câmbio controlado e falta de confiança na capacidade do governo de honrar com seus compromissos.

Todavia, substituiu-se a centralização estatal por princípios de livre mercado, e, a despeito de terem gerado desemprego e contração econômica no curto prazo, foram criadas as bases para um crescimento sustentável e uma melhoria nas condições de vida da população.

Redemocratização e, enfim, desenvolvimento

Mesmo com o desenvolvimento da economia ainda incipiente, a população passou a defender cada vez mais maior liberdade civil e política. Após muita pressão popular e internacional, Pinochet legalizou os partidos políticos em 1987 e convocou um plebiscito para 1988 que decidiria se ele continuaria como governante. A população votou pela saída do general e, assim, a transição democrática foi realizada.

Os governos civis que sucederam o ciclo militar aprofundaram as reformas iniciadas por Pinochet. O país passou a ser caracterizado pela responsabilidade fiscal e abertura ao comércio exterior. Mesmo presidentes socialistas, como Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, que promoveram reformas, sobretudo na saúde e algumas no sistema de pensões, mantiveram o compromisso com a estabilidade das contas públicas.

Com uma economia dinâmica, orientada para o mercado e muita inovação, além de ênfase no comércio exterior, o país soube aproveitar o boom das commodities dos anos 2000, atraindo investimentos estrangeiros diretos.

Embora seja frequente a ideia de que a liberdade econômica não contribui para o desenvolvimento social e questões relativas à superação da pobreza, trata-se de um equívoco: a renda per capita do país, que era de 4.463 dólares no início do século, superou a marca de 16 mil dólares em 2016. Já o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza caiu de 45,1% em 1987 para 11,5% em 2009.

***

Ademais, o Chile adota os padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tornando a abertura de uma empresa algo simples e ágil: é o 56º país do ranking que mede a facilidade de fazer negócios do Banco Mundial.

O Chile destaca-se ainda no comércio internacional, estando inserido em acordos comerciais importantes: é membro fundador da Aliança do Pacífico, tem um tratado de livre comércio com os Estados Unidos — em vigor desde 2004 e responsável por um aumento comercial bilateral de 60% —, e participa de outros acordos com a União Europeia, China, Japão e Coreia do Sul.

Além disso, o sistema previdenciário no Chile incentivou a poupança doméstica, sendo o principal responsável pelo fato de o país estar no seleto grupo dos únicos sete do mundo que, segundo o Fundo Monetário Internacional, possuem dívida líquida negativa em relação ao PIB. A soma de ativos chilenos chegou a 73% do PIB em 2016, o que ajudou a financiar e desenvolver a economia.

Esse sistema previdenciário é caracterizado por cada trabalhador contribuir com 10% de seu salário para um fundo de aposentadoria individual. Sua vantagem é que não há risco fiscal para o governo desde 1981: apenas 0,7% do PIB é gasto com Previdência, enquanto no Brasil esse número é equivalente a 13%.

***

O sistema de seguridade inclui ainda a saúde, para o qual cada trabalhador contribui com 7% de seu salário para ser atendido pelo Fundo Nacional de Saúde (Fonasa). Todo o cenário contribui para que haja um aparato de cobertura social, mas com responsabilidade fiscal.

O debate público chileno é muito centrado em melhorias de políticas distributivas, como a universalização do ensino superior público e a passagem do sistema previdenciário para um modelo híbrido, com nuances de sistemas de partilha — como o brasileiro. Isso fez com que a administração mais recente de Bachelet tenha sido responsável por aumentar a despesa fiscal e dobrar a dívida pública.

Ainda assim, o país tem os ratings mais elevados da América Latina: a nota emitida pelas agências de risco à qualidade de crédito do tesouro chileno garante grau de investimento, o que atrai recursos estrangeiros.

Desde 2013 o país possui o maior PIB nominal per capita da América Latina, e passou a ser considerado pelo Banco Mundial um país avançado, com economia de alta renda e desenvolvida

 

Leia mais em: tornou-o-primeiro-pais-desenvolvido-da-america-latina/

9+
  • Sideshow Bob 30 de março de 2019 at 07:52

    Free Helicopter Rides
    NO REFUNDS

    4+

  • Manco 30 de março de 2019 at 08:36

    Cvr

    Como é bom pagar mais de 30 reais em um pedágio para andar em uma estrada esburacada

    4+

    • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 08:42

      kkkkkkkkkkkk

      qualé… tá reclamando de que? tem asfalto!

      1+

      • Manco 30 de março de 2019 at 08:46

        Esse pedágio da serra do mar de SP deve ser o mais caro do Brasil

        2+

        • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 08:53

          Indo pra santos?

          0

          • Ardêncio 30 de março de 2019 at 13:50

            Apenas aguardando a Lava Jato chegar no governo do PSDBósnia de SP e desmascarar os pedágios…

            5+

        • Investidor 30 de março de 2019 at 12:45

          Fora a concorrência de neguinho vendendo água e salgadinhos de isopor. Outro dia quase atropelei um.

          1+

    • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 08:53

      Carai

      Agora vai começar a rolar o governo, é? haha!

      0

    • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 12:26

      Eu digo e repito: a gente vice nunca guerra civil, sob qualquer ponto de vista!
      Só resta o governo admitir e começar a reprimir com mais energia do que nunca!

      2+

      • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 12:26

        A gente vive*

        0

  • bolha buritis 30 de março de 2019 at 10:28

    Viva Chile !!!!!!!!!!!!!

    1+

  • bolha buritis 30 de março de 2019 at 10:52

    Opala Comodoro 90 // Caçador de Carros

    0

  • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 12:30

    Parece que segunda feira é dia da bolsa arder de novo…
    Governo estuda tributar lucros e dividendos…

    3+

  • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 12:34

    Outra barragem rompeu:

    Pqp://www.oantagonista.com/sociedade/barragem-se-rompe-em-rondonia/

    1+

  • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 12:37
  • Intendente 30 de março de 2019 at 12:43

    Oi, boa tarde.

    Vou deixar um pouquinho de contabilidade aqui só pra alegrar o dia de vocês.

    https://pracinhainvestidor.wordpress.com/2019/03/30/o-que-e-ebitda-ou-lajida-calculo-e-conceito/

    Há braços.

    3+

    • bolha buritis 30 de março de 2019 at 12:47

      Oi

      0

  • bolha buritis 30 de março de 2019 at 12:46

    ALCIONE GIACOMITTI

    Por que 64 incomoda tanto?

    1+

    • Intendente 30 de março de 2019 at 13:12

      Porque o povo pediu, oras.

      3+

  • Sideshow Bob 30 de março de 2019 at 13:09

    Não sou comunista
    Nem bandido
    Nem artista
    Vou tomar uma Heineken pra comemorar

    7+

  • Investidor 30 de março de 2019 at 13:19

    Quanto CUSTA um imóvel de 100m2 num bairro médio, construção com padrão médio e 50% depreciado numa cidade de 400k habitantes de SP. Terreno de 250m2 numa esquina.

    Um alienado acha que VALE 450 mil reais.

    4+

    • Ardêncio 30 de março de 2019 at 13:49

      Tô mais por fora do que bunda de índio.

      Conheço Sorocaba (600k habitantes), mas considero que os preços de lá estão bolhudos, ainda.

      0

    • Sideshow Bob 30 de março de 2019 at 13:49

      Se não quiser vender, vale até mais

      1+

      • Investidor 30 de março de 2019 at 14:14

        Kkkk.

        Vc é daqui né amigo. Perto do Maxi Shopping “opressor” que tem até arrastão aos sábados…….kkkk

        1+

        • Sideshow Bob 30 de março de 2019 at 14:58

          Estão todos ricos, por isso tive que fugir pra cidade vizinha…

          1+

          • Investidor 30 de março de 2019 at 18:14

            Fez certo. Vazar de Jundyork. Não gasto mais um real nesta cidade de mortadelas.

            2+

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:07

    Deputados fazendo chantagem.

    https://outline.com/6yFhq5

    0

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:09

    Emprego público é salário garantido… Ei, péra!

    Não é bem assim…

    https://folhabv.com.br/noticia/Servidores-cobram-tres-meses-de-salarios-atrasados/51620

    0

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:15

    CNBB, OAB, PQP… Todos em defesa do çupremu.

    VTNC://outline.com/NwHBnq

    1+

    • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:19

      O.O

      “Obrigado, Senhor, por este ‘ganho’!”

      PQP://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2019/03/ladroes-roubam-celulares-e-vao-para-igreja-agradecer.shtml

      Pelo menos, esses se deram mal.

      1+

      • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 18:19

        Ora, deixe de ser racista, faxista, eletricista, taxista…
        É uma profissão como outra qualquer. #SQN

        4+

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:22

    Como é bom ser amigo do juiz… E essa aposentadoria é bem superior ao teto constitucional.

    VSF://outline.com/tcmpFh

    0

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 15:30
    • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 18:14

      Em breve, veremos se é verdade.
      Ou se é igual à história do exército do Stédille.

      0

      • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 18:49

        greve sindical, não rola sem apoio dos autonomos.

        0

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 16:32

    Boa tarde mukis…. repito: desenvolvido pros padrões subequatoriais da AL…. pros padrões mundiais Ainda segue sendo sub…desenvolvido !!!

    Mas se bobear passa todos da AL!!! Segue o fluxo

    0

    • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 16:34

      A destacar: Mesmo presidentes socialistas, como Ricardo Lagos e Michelle Bachelet, que promoveram reformas, sobretudo na saúde e algumas no sistema de pensões, mantiveram o compromisso com a estabilidade das contas públicas.

      Fhcdelarua, muLLarapio e Louca Roskoffi fizeram o que já sabemos.

      2+

      • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 16:38

        Chile tem a oferecer pro mundo, antes de mais nada, uma saída rápida e barata pro Pacífico!! Se proveitarem isso vem, senão restará apenas o cobre!! E o vinho com as alemãs chilenas lindas junto !!!

        1+

        • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 16:58

          …ops, se aproveitarem isso bem, caso contrário, …

          0

        • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 18:49

          Mas o Chile tem pouco e SABE DISSO.
          Lá a receita que a moçada daqui vive falando que é a ruína deu certinho, e o país que tem pouca coisa pra oferecer, acabou se dando razoavelmente bem.

          1+

          • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:07

            Isso é verdade, a criançada toda uniformizada e cantando o hino pela manhã nas escolas prova isso!!! Bananoides vivem se achando potencsa comendo sardinha e arrotando caviar!!!

            0

  • Investidor 30 de março de 2019 at 18:17

    Porque o Chile deu certo?

    Pq lá não tem brasileiro…..kkkkk

    13+

    • bolha buritis 30 de março de 2019 at 18:39

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ganhou joinha.

      1+

    • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 22:51

      Boa… Além do mais, mandaram os rejeitos deles para cá.

      O Nhonho Botafogo é de lá, né?

      1+

      • bolha buritis 30 de março de 2019 at 22:53

        É, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Isspulçaram de lá.

        2+

  • Mente do Mal 30 de março de 2019 at 18:23

    Acabei de assistir um filme chamado “Super Lopez”.
    Achei engraçado o complexo de inferioridade do herói e de seus pais adotivos.
    Lição do pai para o herói: “se você quer ser feliz na Espanha, tem que ser medíocre e nunca se destacar.”
    Lembra alguma coisa?

    4+

  • Pobre Paulista 30 de março de 2019 at 19:12

    O Chile deu certo pois as cordilheiras os impediu de virarem Argentinos

    5+

    • Investidor 30 de março de 2019 at 20:07

      E pq tb não faz fronteira com o Brasil

      5+

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:04

    Como diz a cientista política guatemalteca Glória Álvarez, “os populistas da América Latina disputam para saber quem consegue ser o melhor Papai Noel com o dinheiro alheio”.

    …no sentido de representar o sentimento do povo bananoide e de liderar o enfrentamento da esquerdopatia doente, o desgobienro do Capita já deu certo!!! Vamos ver se agora faz Bananistao dar certo, e se não se perde em aventuras populistas … de direita!!!

    Segue o fluxo…

    3+

  • Investidor 30 de março de 2019 at 20:07

    ???

    0

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:08

    Investidor
    Porque o Chile deu certo?
    Pq lá não tem brasileiro…..kkkkk

    …. sem falar dos Andes que os separam!!! Dos argentinos e dos bananoides invasores!!! Yeahhhh

    1+

    • Pobre Paulista 30 de março de 2019 at 20:08

      First

      1+

      • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:09

        Rubens, o pacificador!!! Hehehe

        0

      • bolha buritis 30 de março de 2019 at 20:09

        Oi

        0

      • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 20:11

        MEio tarde hein

        0

  • Barnabezinho 30 de março de 2019 at 20:12

    Sobre o assunto grego que estava rolando no zape – não, não é nada a respeito do beijo – , ninguém parou pra pensar no porquê do Onassis ter ficado bilionário, não?

    0

    • bolha buritis 30 de março de 2019 at 20:14

      Cobrava visita dos monumentos históricos ?????????

      Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

      0

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:17

    Armador…. por acaso lidava com navios!!!

    1+

    • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:21

      Mas antes, morou na Argentina e aprendeu a manha e milonga, pra não dizer os trambiques, com os hermanos portenhos… hehehe

      1+

  • Investidor 30 de março de 2019 at 20:34

    Buerozil tá bombando. Só ver a fila pra comprar ingresso pra assistir a Sandy Júnior ???

    1+

    • bolha buritis 30 de março de 2019 at 20:40

      Yeahhhhhhhhhhh !!!

      Povo gosta de lixo.

      1+

    • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:42

      Calma xooovens, batemos o recorde MUNDIAL de votação nas bhostas do bbbhosta, 202milhoes de chamadas…. pagas!!!

      1+

      • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 22:45

        O.O

        1+

    • Tekinhasp 31 de março de 2019 at 07:11

      Se fosse adolescentes eu até concordava. Mas são ADULTOS fazendo uma palhaçada dessa aí.

      0

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:43
      • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:46

        Lendo saphorrai aprendi que a não tributação dos dividendos data de 1995, fhcdelarua…. pensava que era algo dos anos 1970!!!

        1+

        • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 20:47
          • Pobre Paulista 30 de março de 2019 at 21:14

            Segunda-feira será um bom dia para comprar ações 😀

            0

            • Investidor 30 de março de 2019 at 21:47

              Pq?

              O mercado faz o contrário do consenso?

              1+

              • Pobre Paulista 30 de março de 2019 at 22:12

                Sei lá, deve dar uma caída.

                0

        • Libertario 30 de março de 2019 at 21:37

          Ele precisa do congresso pra mudar isso, ou pode fazer por MP?

          0

          • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 21:47

            Com certeza pode ser feito pelo Min.Fazenda!!! E não entendi, vai ser bom pra comprar ações pq??? Desenha ai….

            1+

          • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 21:53

            Já se tentou fazer isso antes.

            -https://m.migalhas.com.br/depeso/232669/a-mp-694-e-o-eterno-carnaval-tributario-brasileiro

            -https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/14/imposto-sobre-lucros-e-dividendos-geraria-r-43-bi-ao-ano-diz-estudo

            0

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 21:48

    Alexandre Garcia:
    “Por 201 votos a 38 está aprovada uma lei que permite que o dono da casa, da propriedade rural ou da empresa defenda a sua propriedade passando chumbo no invasor mal intencionado, ainda que desarmado. Não importa o número de tiros que você der, nem a consequência: a lei vai interpretar isso como legítima defesa.
    Só que não é no Brasil, é na Itália, o berço do direito romano. Um dos autores dessa mudança, o ministro do Interior, Matteo Salvini, disse que agora vai ser ainda mais perigoso ser ladrão na Itália. Aqui no Brasil o perigoso é ser policial.”

    10+

  • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 21:58

    Me ajudem ai mukis…. pelo jeito perdi algo, então: pra todo lado (o que é verdade) a notícia de que a lazarenta “presente” Marielle sumiu porque o assassino foi revelado e pertence a uma facção que ela defendia!!

    Procede isso, tem base a notícia ou seria mais uma especulação ?!?! Grazie a tutti voi…

    2+

    • bolha buritis 30 de março de 2019 at 22:03

      Não revelaram, mas tem suposiçoes que ela tava crescendo muito e mexendo com gente errada.

      Com certeza sabem quem foi, mas deve ser vergonhoso pra esquerdalha.

      2+

      • Hidden (aquele) 30 de março de 2019 at 22:11

        Valeu, pensei que tinha algo mais palpável…

        1+

        • bolha buritis 30 de março de 2019 at 22:16

          Procurei e não vi nada recente. Só as teorias mesmo.

          1+

  • RecrutaZero 30 de março de 2019 at 22:36

    Algum Muquirana indo no Greta Van Fleet na Fundição Progresso dia 05/04 no RJ?

    0

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 22:57

    Buuuuuuu…

    GEELE://www.asiatimes.com/2019/03/article/forget-trump-xi-a-trojan-horse-is-galloping-toward-chinas-debt-market/

    1+

  • Mineirausfall 30 de março de 2019 at 23:00

    shutdown /s /t 0

    0

  • Barnabezinho 31 de março de 2019 at 06:56

    Bom dia!

    3+

    • Tekinhasp 31 de março de 2019 at 07:11

      Bom dia 😉

      2+

    • Mineirausfall 31 de março de 2019 at 07:23

      Bom dia.

      0

  • Barnabezinho 31 de março de 2019 at 07:52

    Tópico Novo. Mudei de ideia sobre o assunto enquanto escrevia.

    1+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.