O povo deveria estudar Malthus na escola. Mas não estudam nem aritmética

Bom dia!

Essa foi uma frase que li no blogue na semana passada. Nem vou me dar ao trabalho de ir citando muito, o caso é mais de fazer umas obviedades sobre essa mania chata do pessoal de falar de coisas sem entender exatamente qual é o problema com elas. Tipo, coisa comum é a gente falar da questão dos aimentos no mundo e de como isso é perigoso, etc. Em algum lugar da conversa vai aparecer com certeza o tal do Malthus. Certeza, batata.

Malthusianismo é basicamente a ideia do cara lá, Malthus, no século XVIII, em que ele previa uma coisa bastante simples: A produção de alimento e de recursos cresceria, na sua percepção, em uma escala algébrica normal, linear. Por sua vez, a população no planeta cresceria em uma escala logarítimica GEOMÉTRICA. Desse jeito aqui, todo mundo conhece e sabe qual é.

Malthus vivia no final do século XVIII. Ali é um momento de impasse: De um lado ainda morria muita gente nas formas mais freestyle possíveis e em grande, grande quantidade mesmo, e de outro a comida era algo bastante escasso e de acesso altamente controlado, principalmente pela vedação do acesso à terra e as relações ainda próximas da servidão medieval. Enfim, enquanto Voltaire fazia suas piadas no jornal de Paris, umas cem moças de vinte anos serviam de elemento de tração para a roça em algum lugar da rússia central e o Jenner se virando pra acertar a vacina contra… a varíola.

Então o Thomas Malthus era sagaz. Ele não está cem pro cento errado no seu raciocínio. Ele na virada do XVIII já via as cidades se transformando em formigueiros de gente buscando sobreviver nas fábricas imundas do Império, e percebeu que algo mais profundo estava acontecendo. De um lado havia mais pessoas sobrevivendo sem trabalhar produzindo seu alimento, e de outro lado, havia uma melhoria gradativa na capacidade de se produzir riqueza. Ele temia o caos e advogava a necessidade de… controle populacional.

Já se trazia trigo do interior do continente, as plantações com arados metálicos eram eficientes e a introdução extremamente bem sucedida de plantios como os de batata, beterraba e rabanete deram uma cara diferente à agricultura europeia. E havia o Novo Mundo enviando milhares de toneladas de riquezas para a Coroa, riquezas que seus súditos, de certa forma, acabavam beliscando, e também se beneficiando. E as cidades, certamente eram insalubres e medonhas M A S ali era possível viver sem vários dos riscos inerentes ao trabalho no campo.

A cidade acabava virando um “oásis” para proteger os mais pobres, só dar aquela olhada num livro do Dickens pra entender o que significa para os mais pobres do XVIII esse negócio de ir para a cidade e buscar trabalho. Se tiverem saco, Os Miseráveis também é ótimo pra entender o contexto, sem se aferrar a preconceitos óbvios. E Malthus já havia se ligado: As pessoas estavam morrendo cada vez MENOS e havia MAIS PESSOAS sem produzir alimento, e havia MENOS campos produzindo em prol de MAIS indústria, mais “tecnologia”. E pessoas – a biologia era a ciência da época – tendiam a se multiplicar como qualquer organismo “vivo” – esse conceito é posterior.

E já deu pra perceber que há várias falhas neste contexto, mas estas falhas são fruto daquilo que chamamos de CDR, “campo de distorção da realidade”, naquela piada clássica do Steve Jobs: Estando perto de um evento, acabamos muito mais influenciados e moldando nossa percepção analítica ao que esta realidade próxima nos impõe. Malthus via seu mundo de então e pensava na linearidade de seu devir, sua evolução. Claro que está “errado” mas no fim do XVIII o pessoal realmente não percebia claramente a extensão das mudanças que estavam ocorrendo.

É “errado” entre aspas, pois o cara quando divulga sua teoria, o Ensaio Sobre o Princípio da População, está falando de uma realidade que inclusive perdurou até o final do século XIX. E ele estava correto quando percebia que a população vivia mais e morria menos. Volto ao exemplo da varíola, doença que era devastadora e que começou a ser debelada de verdade ainda no XIX, na Europa, em função da vacina criada. A Medicina dava saltos com ajuda da biologia e da química, o uso de máquinas automotrizes aumentou a eficiência do plantio no campo, barcos a vapor e refrigeração a amônia permitiram que se pudesse trazer carne in natura e cereais de locais distantes (a chave da riqueza argentina foi isso), e claro, a natalidade cresceu fortemente.

Malthus previa que num futuro onde a maioria da população não produzisse alimento e fosse dependente de um campo com cada vez menos pessoas plantando e colhendo, a fome seria um risco cada vez maior, já que em algum momento a população seria incontrolavelmente grande, e viveria mais e mais tempo. Só que essa conta não levou em consideração a brutal mudança de rota do planeta no século XX. Nem poderia, claro. Simplesmente o mundo mudou em uma escala imprevisivel.

Quem vivesse em 1900 nunca iria imaginar um mundo onde a gente plantasse qualquer alimento onde quisesse, e o pudesse guardar por anos, e pudesse fabricar alimentos e os distribuir para qualquer lugar do globo. Se entendia que a tecnologia seria o motor da humanidade mas ninguém iria imaginar o quanto uma descoberta como a dos fertilizantes químicos iria mudar TUDO, por exemplo. Em 1900 os ingleses comiam pão feito de trigo russo e fiambre de carne de Buenos Aires, mas não era assim explícito como a coisa evoluiria até nosso estágio atual, de enorme abundância de alimento.

Malthus nunca iria imaginar que hoje as familias não tem filhos, e que a natalidade cai constantemente na maior parte do planeta, de forma irreversível em muitos casos. E que as pessoas envelhecem muito mais, e produzem riqueza, uma riqueza em escala bem maior do que aquela do século XIX, por muito mais tempo. Mesmo os mulçumanos, com seus recordes de natalidade, tem hoje familias menores do que a cem anos atrás, e produzem mais riqueza do que seus antepassados. Isso era inesperado, com certeza.

Hoje vemos gente adulta discutindo fome como se faltasse alimento no mundo, como se as pessoas morressem de fome feito paulista no Sertão atrás de diamante, morto na beira da rua tentando comer sabugo de milho resssecado. Isso é balela, é ignorância em absoluto. E citam o Malthus sei lá pra que, provavelmente pra dar aquele sustinho. Cansa, claro. Mas se eu fosse europeu HOJE, ficaria digamos… um pouco preocupado com as novidades que a modernidade lhes trouxe ultimamente.

Relaxem, nossos problemas são outros. Muito sérios, mas não estes.

Bom dia, e se alguém fizer churrasco, me chame!

 

 

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
111 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Manco
Manco
2 anos atrás

Malthus de hoje = quem não come o que quer é um esfomeado

Manco
Manco
Responder para  Manco
2 anos atrás

Bom dia e partiu pegar uma chuva na praia

Manco
Manco
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Se tá doido, se eu pegar isso vou explicar como? Serei zoado eternamente.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Manco
2 anos atrás

Puxa a carta da homofobia que tá tranquilo.
Periga até sair vereador do PSOL. 😀

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

O problema hoje é obesidade (e qualidade no que as pessoas escolhem comer).

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

Não cozinhar também é uma parte do problema. Habilidades culinárias básicas dá autonomia até pra você se virar em outro país ou cidade.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Pagando o que é meu
2 anos atrás

eu gosto de comer fora pela “farra”, mas em termos de qualidade nada supera a comidinha que dona estrangeira prepara. Eu não gosto de cozinhar, assim como não gosto de dirigir, mas precisando não faço feio em nenhum dos casos.

Cazam da Bolha
Cazam da Bolha
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

Verdade!! É a causa que move vários setores: Saúde, Farmaceutica e Saúde e Bem Estar(academias, moda e beleza etc).

Someone
Someone
2 anos atrás

O povo indiretamente aprende sobre as ideias de Malthus no cinema. Thanos é basicamente o malthusianismo em essência.

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

Barna,
É impressão minha ou temos uma população mais idiota, hoje em dia? Falae….
Fico com essa impressão…..
A tecnologia emburreceu o povo…tirou delas a necessidade de pensar para agir.
Eu trabalho com TI e vejo isso profundamente.

bomberman
bomberman
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Sujeito que é preguiçoso e vagabundo. Não quer conhecimento.
Fora isso tem a arrogância da ignorância, o cara se orgulha de ser burro, em especial o bananense.

Tio Cosme
Tio Cosme
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Li no Twitter hoje, o que falta pra esse povo é pagar mais boletos, motivação pra acordar cedo ?

Manco
Manco
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

E como com um monte de idiotas, você não é extremamente rico?

É mais ou menos o que eu penso

Poxa, sou um idiota também

A média do qi brasileiro está na faixa de 85, acompanho o Jordan Peterson e ele menciona que é muito difícil fazer com que alguém abaixo de 85 execute tarefas das mais simples, se não me engano, esse é o ponto de corte para o exército americano.

Manco
Manco
Responder para  Manco
2 anos atrás

Tá certo que aqui na bnn sou considerado rico, mas mesmo assim fica aquela sensação

Tio Cosme
Tio Cosme
Responder para  Manco
2 anos atrás

Acho que esse é o início, indignação com a própria situação/mentalidade. Agora é ter boa ideias, coragem pra implementar, e fazer com competência (por Flávio Augusto)

Manco
Manco
Responder para  Tio Cosme
2 anos atrás

Isso é muito louco

https://youtu.be/-kVFYzmigx0

Manco
Manco
Responder para  Manco
2 anos atrás

Talvez ele aborda isso nesse legendado

https://youtu.be/h1VwGDPxW64

Tio Cosme
Tio Cosme
Responder para  Manco
2 anos atrás

Com certeza o qi e qe na média está decaindo

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Manco
2 anos atrás

a verdadeira riqueza é ter liberdade, ter independencia, ser gente, a idolo do hidden a cabrita é cheia da grana mas uma escrava de sua imoralidade e bestialidade, assim como os CUpremos e outras eminências da ignorância.

Cazam da Bolha
Cazam da Bolha
Responder para  o_estrangeiro
2 anos atrás

Ainda acrescento mais: Ter saúde, gente, isso é riqueza!!!

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Manco
2 anos atrás

Vontade de.

A propósito, mesmo sem muita vontade, já consegui ficar rico (ao ponto de não necessitar mais do meu trabalho ara viver).

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
Responder para  Na_Volta_Eu_Compro
2 anos atrás

Uma colega de trabalho falou uma coisa interessante. Sim, ela é bem o tipo que é falado aqui no blog. Mulher, 50+, tarja preta. Família se intrometendo no tratamento dela. Ela mandou a real: “vocês são pessoas bem informadas e bem-intencionadas, mas continuam sendo leigas, vou consultar o médico sobre o meu caso”.
Os meios de comunicação em massa: rádio, tv, impressos seja livros, jornais, revistas, internet, criou uma situação em que as pessoas se expõem a tudo, mas não ligam mais o senso crítico. Já tem gente no instagram chamando a atenção para isso, o pensamento crítico frente ao mar de informações e estímulos rasos. Estou otimista com o futuro.

Mutuário
Mutuário
2 anos atrás

Os seguidos recordes de produção de alimento tem sido o principal problema daqueles que usam da miséria alheia para fazer fortuna!
Não conseguiram resolver esse “problema” nem com guerra, nem com pandemia. Apostarão todas as fichas na questão ambiental… e o maior alvo não é difícil saber qual é.

Manco
Manco
Responder para  Birolho
2 anos atrás

A nossa média de ua por hectare é menor que 1, só administrando melhor o pasto esse número triplica facilmente, sem investimento algum.

Aí se começar a adubar, confinar pode levar esse número próximo à 10x

Tem muita água para passar embaixo dessa ponte ainda

o_estrangeiro
o_estrangeiro
2 anos atrás

Bom domingão mukiranada!

Como eu vivo falando aqui, no mundo atual mesmo com muita coisa dando errado não falta comida NEM A PAU, o que pode faltar é dinheiro pra ela, por extrema pobreza, que HOJE é rara, ou por mentalidades doentes, como “mães” que alimentam as crias com biscoito de vento e refrigereco pra sobrar dinheiro pra cachaça e drogas.

Esse ponto do conhecimento é outro ponto que sempre toco, a certeza da imbecilidade inerente de 95% da humanidade vem de ver que o caboclo pode ouvir bach, mas ouve funk, pode ler – nos rarissimos casos de leitores – Pessoa ou Poe, mas lê paulo coelho, pode melhorar seus conhecimentos estudando o conhecimento grátis a disposição na rede, mas passa o dia vendo estragão, BBB, futebol e ainda diz que não tem tempo pra estudar…

O bovino médio bem merecia um mundo malthusiano em que todos morreria à mingua de fome, não por faltar comida, mas porque o governo suspendeu a bolsa-esmola.

Barnabezinho
MAs é isso mesmo. Pense que hoje o cara tem acesso irrestrito a uma massa de conhecimento fantástica. Absurda mesmo. Só que o conhecimento exige preparo, e o idiota simpelsmente não consegue extrair informação da infinidade de meios existentes. É o burro lendo livro digital.

3+

Manco
Manco
Responder para  o_estrangeiro
2 anos atrás

E esse monte de conhecimento por aí levam as pessoas acharem que preço importa e discutem um monte de estratégia que não leva a lugar nenhum

#treta

Zé do Brejo
Zé do Brejo
Responder para  Manco
2 anos atrás

O que faz diferença entre o fracasso e o sucesso é a disciplina.
Sem ela é impossível chegar a lugar algum.

Cazam da Bolha
Cazam da Bolha
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Barnabezinho
Conhecimento sem sabedoria é inútil.

0

“Aquele que tem a resposta e não sabe como usá-la, é a mesma coisa que não tivesse a resposta.”
Dos Magos, Mestre.

Warrior
Warrior
Responder para  Manco
2 anos atrás

O blog ta parado, sem tretas.

Agora que o Estrangeiro rebateu o dogma eterno do veio Hidden, os 7000% de JS nao foram os MAIORES da banania ( versus algumas açoes / WEG e outras).

Mas tambem sumiram as tretas dos EUA serem invenciveis, a do carro eletrico em Belem. Ah, ia me esquecendo dos DARFs para sustentar as castas da lagostas.

Manco é phoda, desarmou o veio com a evolucao dos JS x Açao. Agora ta atirando no Stranja. O blog ta parado, tem que movimentar mesmo.

Hidden
Hidden
Responder para  Manco
2 anos atrás

Preco aquilo que vc paga ao comprar…Valor o que vc recebe ao vender, a diferenca a favor do ultimo e Lucro…

Kkkk tretei?!

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

Eu dou aula de genética básica e evolução.
Comento sobre Malthus e que as contas são outras. Esse negócio de aumento “pra sempre” não ecxiste. Já falei que a pop ia acabar depois dos 5, dos 6bi, dos 7 e já estamos indo pra 9 bilhões ou mais.
Já Perceberam: sempre digo “Não fazem as contas direito’. Isso vale pra tudo. No Longo prazo estão sempre errados.

Tio Cosme
Tio Cosme
Responder para  Cadeia Marcov
2 anos atrás

Putz, você falou de fazer as contas direito eu lembrei de um caso, um pesquisador fraudou algumas pesquisas e resultados, e como consequência durante vários anos novas pesquisas e investimento acabaram desperdiçados
CVR
Na indústria x o setor de qualidade identificou o possível causador das reprovações de qualidade do produto pelo cliente, e conversando com a matriz e tals. setor de engenharia apresentou o projeto de correção no início da manufatura, investimento de milhões e destaque internacional no grupo. Após a implementação, setor de engenharia e qualidade estavam questionando se o causador das reprovações era aquele mesmo, e se iriam entregar o que prometeram… o final não sei o que deu✌️

MrCitan
MrCitan
2 anos atrás

E a pior parte desse pensamento malthusiano:
É pra ter mais Estado, mas controle, mais regulação, e acabar com o livre mercado.
Geralmente que vem com essa lorota é esquerdista, ou político.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

Os progressistas Enquanto falam de crescimento populacional maléfico investem em “envelhecimento saudável”, frear a velhice… Leiam Homo deus.

olhem essa “pesquisa”:
2 dias.
– “Transfusão de sangue de um camundongo velho para um jovem causa envelhecimento.”
(vai vendo a outra dedução).

Pra eu viver pra sempre milhares devem morrer.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
Responder para  Cadeia Marcov
2 anos atrás

To prestando atenção nisso também e é uma indústria bilionária a de envelhecimento saudável. Vai abrir muitas frentes. Recebi um link da PUCRS para curso de idiomas no segundo semestre. Tem cursos específicos para a turma 60+. Esse mercado de longevidade vai bombar, seja saúde, educação, investimentos, patrimônio.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

joguinhos
-The Sims 4 elimina envelhecimento precoce e relações incestuosas introduzidas em atualização recente.

A partir de agora, os jogadores não vão mais ter que se preocupar em lidar com personagens que estão envelhecendo em ritmo muito mais rápido do que o normal.
O patch liberado pela empresa também retira do jogo a possibilidade de que os sims controlados pudessem participar de relacionamentos incestuosos.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
2 anos atrás

Bom dia!
Realmente, estando perto de um evento, tudo parece um grande apocalipse. O tempo presente parece o fim dos tempos, um grande “fujam para as montanhas”, ainda mais se entrar no site do G1 diariamente.

Olhar o mundo hoje e o que Malthus viu em seu tempo é um exercício interessante. Que bom que ciência, tecnologia, técnica, produtos, medicamentos, veículos foram criados, descobertos, desenvolvidos.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Pagando o que é meu
2 anos atrás

quando as civilizações acabam a vida continua, com mais dificuldade, a maioria das vezes com muito sangue e carnificina, mas pra quem está de olho no que ocorre REALMENTE o risco é muitissimo menor.

A vantagem / desvantagem do nosso mundo em relação ao de malthus é que a velocidade das mudanças hoje é muito mais rápida, por outro lado a moblidade é extrema, acaba tudo equiparado.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
Responder para  o_estrangeiro
2 anos atrás

Informação rápida, família pequena, você se ajeita em qualquer casa/ap também pequeno reinventa a vida (pra usar uma expressão que tá na moda).

Neco
Neco
2 anos atrás

Bom dia.

Que Deus continue nos ajudando e nunca tenhamos fome.

Não acredito que chegaremos a 9 bilhões de pessoas, aliás creio que quando chegar a 8 a população vai começar a cair.

Neco
Neco
2 anos atrás

Quando o juíz não pode tudo:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/juiz-suspeito-de-agredir-medica-tenta-prender-delegada-dentro-da-delegacia-da-mulher-em-fortaleza-1.3264779

Pq ele não prendeu? Os colegas da delegada, provavelmente armados, óbvio, policiais, não deixaram o juiz agir.

Neco
Neco
2 anos atrás

De 2025 em diante vai ser mais difícil produzir alimentos.
https://electroverse.co/new-little-ice-age-instead-of-global-warming-dr-landscheidt/

Neco
Neco
2 anos atrás

Não tem nada tão ruim que não possa piorar mais ainda:

Los Angeles vai consultar população sobre forçar hotéis a abrigar milhares de moradores de rua

Uma medida considerada controversa por parte dos moradores da Califórnia se tornou mais próxima de virar realidade. Na sexta-feira (5), o Conselho Municipal de Los Angeles aprovou uma consulta popular sobre a iniciativa que obriga hotéis da cidade a abrigar moradores de rua.

Para que a medida seja adotada, primeiro a população será consultada sobre o assunto em uma votação que ocorrerá em 2024.

Segundo o canal de TV ABC7, empresários do ramo hoteleiro dizem que a proposta arrisca a segurança tanto dos hóspedes quanto dos funcionários. Contudo, a hospedagem dos desabrigados não seria de todo gratuita, visto que o Departamento de Moradia de Los Angeles terá que pagar os hotéis.

Los Angeles possui 66.000 desabrigados que poderiam ser realocados em quartos não reservados caso os cidadãos aprovem a proposta.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira

MrCitan
MrCitan
Responder para  Neco
2 anos atrás

Vai ser uma merda federal, principalmente para aqueles hotéis perto do aeroporto, estilo pernoite.
A qualidade ali era da mediana para boa, mas depois dessa lei, vai cair horrores.
Já pensou, o cara chega no hotel cansado, só pra descansar e pegar voo no dia seguinte, tem que dividir lobby com morador de rua viciado em droga ou com problemas com a polícia?
Daqui a pocuo aparece deputado vagabundo daqui querendo a mesma coisa.

JPM
JPM
Responder para  MrCitan
2 anos atrás

Mas em Sampa já fizeram coisa semelhante, em menor escala: a prefeitura começou a colocar os zumbis em hotéis no centro e pagar a hospedagem, se não estou enganado. Isso tem alguns anos já, não sei se ainda é feito.

MrCitan
MrCitan
Responder para  JPM
2 anos atrás

Isso aí foi na época do Haddad, o “Jaiminho”.
Ele fez isso na cracolândia, dava um salário para os noiados e pagava o hotel deles.
Deu super certo, só que não.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
Responder para  Neco
2 anos atrás

Nada como uma solução simples, cara e errada do governo iluminado modernoso.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
2 anos atrás

G1
População mundial deve chegar a 8 bilhões em novembro de 2022

A festa dos 8 bi de humanos tá chegando ???

Neco
Neco
Responder para  Pagando o que é meu
2 anos atrás

Vamos ver em novembro de 2023.

Zatara
Zatara
2 anos atrás

Década de 70: Sigam a ciência e cortem a liberdade das pessoas, senão vai todo mundo mooorreeeeeerrr!

vvvvvv

O livro que incitou o medo mundial da superpopulação

No início de 1968, Paul Ehrlich era um entomologista da Universidade de Stanford, conhecido por seus colegas por seus estudos inovadores sobre a coevolução de plantas com flores e borboletas, mas quase desconhecido para a pessoa comum. Isso estava prestes a mudar. Em maio, Ehrlich lançou uma brochura escrita de forma rápida e barata, The Population Bomb. Inicialmente foi ignorado. Mas com o tempo o folheto de Ehrlich venderia milhões de cópias e transformaria seu autor em uma celebridade. Ele se tornaria um dos livros mais influentes do século 20 – e um dos mais acaloradamente atacados.

A primeira frase deu o tom: “A batalha para alimentar toda a humanidade acabou”. E a humanidade tinha perdido. Na década de 1970, prometia o livro, “centenas de milhões de pessoas vão morrer de fome”. Não importa o que as pessoas façam, “nada pode impedir um aumento substancial na taxa de mortalidade mundial”.

Publicado em um momento de tremendo conflito e agitação social, o livro de Ehrlich argumentava que muitos dos eventos mais alarmantes do dia tinham uma única causa subjacente: muitas pessoas, em espaços muito apertados, tirando muito da terra. A menos que a humanidade reduza seus números – em breve – todos nós enfrentaríamos “fome em massa” em “um planeta moribundo”.

Ehrlich, agora com 85 anos, me disse recentemente que a principal contribuição do livro foi tornar o controle populacional “aceitável” como “um tema para debate”. Mas o livro fez muito mais do que isso. Agitou o nascente movimento ambientalista e alimentou uma cruzada anti-crescimento populacional que levou a abusos dos direitos humanos em todo o mundo.

‘www.smithsonianmag.com/innovation/book-incited-worldwide-fear-overpopulation-180967499/

Zatara
Zatara
2 anos atrás

Compilado de 50 anos de previsões catastróficas que não ocorreram, desde aquecimento global, esfriamento global, poluição excessiva, superpopulação, falta de alimentos, camada de ozônio, chuva ácida, etc. Estranho estarem errados, já que pareciam tão científicas as tais previsões…

Wrong Again: 50 Years of Failed Eco-pocalyptic Predictions
‘cei.org/blog/wrong-again-50-years-of-failed-eco-pocalyptic-predictions/

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Zatara
2 anos atrás

Ótimo link pra rememorar, rende facilmente um ou vários tópicos.

Neco
Neco
2 anos atrás

https://www.cut.org.br/noticias/filha-de-mulher-que-viralizou-na-rede-ao-criticar-bolsonaro-e-sequestrada-no-rio-4c35

https://revistaforum.com.br/brasil/2022/8/4/emanuelle-oliveira-encontrada-no-rio-de-janeiro-121188.html

Agora circula vídeos no zapzap do momento que a polícia encontra ela no ” cativeiro” .
Estava sozinha em uma casa vendo televisão.

Pelo que entendi do vídeo estava na casa do namorado. Detalhe, tem 13 anos.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

Da figura do tópico: legal o Bruegel o velho (Holandes). Gosto dos artistas da holanda e espanha..)
bem específica, mostra uma festa nos anos 1530s. Um cachorro embaixo da ponta da mesa e 2 a 3 crianças largadas. bem interessante, quase um repórter.

Tannhauser
Tannhauser
2 anos atrás

Boa tarde. Sobre o tópico. Nosso limite físico é a energia consumida x energia produzida pelo Sol. O nosso consumo de energia per capita irá estacionar em algum momento. A Terra recebe cerca de 10 bilhões de itaipus de energia (dado não conferido). Poderíamos chegar facilmente em 1 tri de pessoas. Mesmo sem colonizar outros planetas. Mas aí existe o limite social que já está sendo atingido… Pelo menos por hora.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

Notem os sapatos na arte, alguns sugerem que ele tentou representar a expressão Germânica “auf großem Fuß leben” (to live in great style). (notem as pessoas tentando entrar na festa perto da janela). A noiva não tem destaque na cena.

Hidden
Hidden
2 anos atrás

Boa tarde mukis…. se morre de fome sim Seu Barna, uns 10% da populacao mundial (em 1800 era 95%) vive abaixo da linha da pobreza ne!!!

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
2 anos atrás

Bem desses 10% uns 95% sao pauperrimos nao pq falte comida… mas pq estao em lugares Inospitos ou insalutres… ou sao vitimas e culpados por: falta de vontade de trabalho & sobra de Desgobiernos que os escravizam!!!

Segue o fluxo.

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
2 anos atrás

Esse malthus tratase de alguma cerveja artesanal? Huuummm

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
2 anos atrás

ReplyLinkQuote

Barnabezinho
7 de agosto de 2022 at 09:18
FOME hoje em dia, só se provocada como no caso de Biafra, Etiópia…

Bem assim… na verdade OJI sobra Alimentos, entre perda na producao, transporte e estocagem … somado o que se joga fora, creio que uns 30% dos alimentos vao pro LIXO!!!

Hidden
Hidden
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Aqui na roca qdo nao da preco nem deixam desperdircar… passam o trator na plantacao pronta pra collher!! Vai?!

Hidden
Hidden
2 anos atrás

Warrior
O blog ta parado, sem tretas.
Agora que o Estrangeiro rebateu o dogma eterno do veio Hidden, os 7000% de JS nao foram os MAIORES da banania ( versus algumas açoes / WEG …

Calma xooovem,nunca disse que foram os maiores mas sim que venceu a maioria absoluta da acoes COM dividendos… ajuda ai!!!

No mais tutto sussa…kkk

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
2 anos atrás

Ahhh ganho mais com postview no Mukis do que com JS…. Treta is life… entenda!!! Yeahh

Neco
Neco
2 anos atrás

Essa sensação de calmaria do blog, é a mesma da calmaria antes da tempestade.
Bem que essa calmaria podia durar uns 20 anos pelo menos.

Hidden
Hidden
Responder para  Neco
2 anos atrás

Coloquei o termometro no cofre…deu 13,75% ta nada calmo…kkkk

Neco
Neco
Responder para  Hidden
2 anos atrás

No Brasil isso é normal, talvez levemente acima de calmo, mas logo deve começar a cair .

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
Responder para  Neco
2 anos atrás

É que já fizemos tantos exercícios de futurologia que estamos mais calmos só esperando os acontecimentos se desenvolverem. Engraçado que eu, pelo menos, estava bem mais agitada no início do ano do que agora.

Hidden
Hidden
2 anos atrás

Terra tem, agua tem, tecnologia tem,maquinario tem!!! Sobra sim sao pedintes…. eta

Ahhh SO bananistao tem uns Trinta Milhoes de hectares degradados e sem produzir.

Hidden
Hidden
Responder para  Hidden
2 anos atrás

Fui. Inte.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
2 anos atrás

Não me xinguem, rs. Nova pós da Faap com o Pondé tem a ver com o que falamos aqui.

“A desorientação trazida pelo contemporâneo, acelerada pelo mundo pós-pandêmico, nos paralisa. As transformações não vão parar, a tecnologia e a disrupção dos comportamentos veio pra ficar. A compreensão do caos contemporâneo, seus desafios e tendências, a partir das aceleradas transformações nas esferas social, política, comportamental e tecnológica vai te ajudar a se orientar no caos e na incerteza contemporânea. Não saber se mover no mundo atual e não entender as forças que estão em jogo no contemporâneo traz impactos direitos na sua performance pessoal e profissional.”
https://lp.pos.faap.br/pos-graduacao-csxxi/?utm_source=Google&utm_medium=mvc&utm_content=institucional&gclid=EAIaIQobChMI2fmV9su1-QIVDvaRCh2Bmg1kEAAYASAAEgInwvD_BwE

Neco
Neco
2 anos atrás

⚡️???China poderia realizar operação militar ‘relâmpago’ contra Taiwan já em 2023, diz mídia britânica

As forças militares da China estão planejando um ataque “relâmpago” contra Taiwan, em apenas dois dias, para impedir que o Ocidente monte uma campanha de apoio a Taipé ao estilo da Ucrânia, relataram fontes diplomáticas ao jornal britânico The Telegraph.

O jornal indica que uma operação militar para tomar a ilha poderia começar já em 2023 e que o Exército de Libertação Popular da China tem quatro opções.

Uma delas inclui uma série de exercícios contínuos ao redor da ilha, de forma a desgastar Taiwan militar e economicamente, enquanto em uma segunda opção seria realizada uma operação contra as ilhas Matsu e Kinmen, administradas por Taipé, que estão mais próximas da China continental.

© Foto: AFP 2022 / Xinhua / Handout

https://br.sputniknews.com/20220807/24046821.html

Siga a @sputnikbrasil no Telegram e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira

Manco
Manco
2 anos atrás

Warrior
O blog ta parado, sem tretas.
Agora que o Estrangeiro rebateu o dogma eterno do veio Hidden, os 7000% de JS nao foram os MAIORES da banania ( versus algumas açoes / WEG e outras).
Mas tambem sumiram as tretas dos EUA serem invenciveis, a do carro eletrico em Belem. Ah, ia me esquecendo dos DARFs para sustentar as castas da lagostas.
Manco é phoda, desarmou o veio com a evolucao dos JS x Açao. Agora ta atirando no Stranja. O blog ta parado, tem que movimentar mesmo.

2+

Na verdade o objetivo não é treta não.

Eu concordo com o Estrangeiro porque vira e mexe frequento o Bastter e concordo com ele, só isso.

E como ele próprio diz, existem exemplos que são exceção, aquele que deu all in em Petro e saiu no momento exato, pegando uma boa taxa no JS em seguida. Mas é raro e você precisa ter uma disciplina maldita para fazer isso também.

Eu não desacredito de nada.

Zuera é só a maneira de colocar as coisas aqui

Pé Vermelho
Pé Vermelho
2 anos atrás

Good Night Taiwan

Ja que o QI esta em voga, lembrei de um video que vi…

Peguemos a média de QI do brazuca
e deem uma pesquisada sobre o QI baixo….

“Dependentes: Geralmente QI abaixo de 25, casos mais graves, nos quais é necessário o atendimento por instituições. Há poucas, pequenas, mas contínuas melhoras quando a criança e a família estão bem assistidas;

Treináveis: QI entre 25 e 75, são crianças que se colocadas em classes especiais poderão treinar várias funções como disciplina, hábitos higiênicos, etc. Poderão aprender a ler e escrever em ambiente sem hostilidade, recebendo muita compreensão e afeto e com metodologia de ensino adequada;

Educáveis: QI entre 76 e 89, a inteligência é dita “limítrofe ou lenta” e estas crianças conseguem se adaptar em classes comuns (ainda que com muitas dificuldades, visto o sistema de ensino atual) embora necessitem de acompanhamento psicopedagógico especial.”
https://efdeportes.com/efd151/aspectos-gerais-da-deficiencia-intelectual.htm

Mutuário
Mutuário
Responder para  Pé Vermelho
2 anos atrás

Çomos potenssa!

“Educáveis: QI entre 76 e 89, a inteligência é dita “limítrofe ou lenta” (…) necessitem de acompanhamento psicopedagógico especial.”

“No Brasil, por exemplo, o QI médio é de 87” (https://www.em.com.br/app/noticia/economia/mf-press/2021/03/27/mf_press_economia_economia,1251187/nao-se-compara-inteligencia-com-pontos-de-qi-conheca-as-pessoas-mais-intel.shtml)

MrCitan
MrCitan
2 anos atrás

Tá passando debate aqui na Band. Tá foda acompanhar isso.

MrCitan
MrCitan
Responder para  Pé Vermelho
2 anos atrás

Eu só lamento pelo pesquisador aí, mas pra estar com 41 anos, com todas essas graduações, e sem emprego, o que ele era? Estudante profissional?

Esses aí são só alguns, imagina os muitos que recebiam bolsa da Capes, pra fazer pesquisa do tipo “sobre a liberalização da sexualidade gay nos banheiros do Shopping Frei Caneca”?

Neco
Neco
Responder para  MrCitan
2 anos atrás

Certeza que era só estudante.

Neco
Neco
2 anos atrás

?? ? Gustavo Petro toma posse na Colômbia como primeiro presidente de esquerda do país

Em discurso de posse, Petro anunciou a criação de um Ministério da Igualdade, disse que fará da Colômbia uma economia verde e pediu união na América Latina.

Petro propôs encerrar o que chamou de “fracassada guerra às drogas” e adotar uma política de forte prevenção ao consumo, com as existentes em países desenvolvidos. Ele propôs conceder benefícios penais a grupos armados em troca da assinatura de um acordo de paz.

© Foto: AP Photo / Fernando Vergara

https://br.sputniknews.com/20220807/24053590.html

Siga a @sputnikbrasil no Telegram e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira

MrCitan
MrCitan
Responder para  Neco
2 anos atrás

Acho bom o Biroliro reforçar essa política dele de liberdade econômica, privatizações e desestatização.
Senão não vai ter como dar guarita pra tanto refugiado.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

lá vamos nós:

-Avança o mais ambicioso pacote do clima dos Estados Unidos.
Senado aprova o maior plano legislativo até hoje dos Estados Unidos para fazer frente às mudanças climáticas.

-Senado dos EUA aprova projeto de lei de R$ 2,2 trilhões para combater mudanças climáticas.
O texto passou com 51 votos a 50 (com voto democrático da vice-presidente, Kamala Harris, !!!!!!!!)
,meta: diminuir preços de remédios e aumentar alguns impostos que incidem em atividades empresariais…..
O pacote prevê cerca de US$ 750 bilhões em impostos e canaliza US$ 430 bilhões para o maior programa de combate às mudanças climáticas…

dinheiro pros amighinhos… hmmm

MrCitan
MrCitan
Responder para  Cadeia Marcov
2 anos atrás

Oportunidade perfeita para o Paulo Guedes e o Sachisda irem pra lá pra chamar o investimento da galera.

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

cvr:
Conhecida me fala que vai pra europa com 5 familiares, portugal, espanha e Itália.
Já foi 23 vezes pra Portugal em 20 anos…(pqp). Um irmão vai junto. A esposa dele disse pra ela que vai colocar 20 cuecas.. pois ele nunca lavou uma, e o sobrinho pensou em levar apenas 10 cuecas se sentindo experto… Fim. (Portugal!! lá vamos nós!!).

MrCitan
MrCitan
Responder para  Cadeia Marcov
2 anos atrás

Esse das 10 cuecas, vai usar frente, trás, dentro, fora? 😀

Portuga
Portuga
Responder para  MrCitan
2 anos atrás

Já ouvi mané dizer que a cueca tem 4 lados…

Neco
Neco
2 anos atrás