A Cultura da Sobrevivência – I

Bom dia.

Uma das características mais sérias da civilização humana é a sua permanência, issto é, a capacidade de o Homem conseguir preservar sua cultura e a sua memória. Assim mesmo, o que nos separa absolutamente de qualquer outro animal é exatamente a capacidade de lembrar, guardar e usar a memória de forma seletiva. Somos humanos porque temos memória, história.

Mas há outras características que surgem deste conceito básico, e que são pedaços da nossa construção social, da organicidade da nossa vida terrena. Foco no caso da natureza artificial de nossa noção de preservação da vida. Espero que todos estejam cientes de que esse negócio de cuidar do outro, preservar a vida e a integridade, não são apenas “instinto”. Há uma camada de cultura sobre este instinto de preservação inicial.

Somos uma espécie que parou de se matar para conquistar e prevalecer há muitíssimo pouco tempo. Infelizmente sempre há os que começam a falar de fim dos tempos toda vez que uma desgraça acontece, mas é normal isso – o perto sempre impacta mais do que o distante. Nós, humanidade, a menos de mil anos atrás ainda trucidávamos pessoa a marretadas para tomar pedaços de terra e mandar quem sobrasse plantar rabanete ali. Mil anos, os astecas comiam gente em rituais complexos onde se destrinchavam crianças para que chovesse mais, chovesse menos, desse menos sol ou menos pragas ou para que aquele outro grupo vizinho não obtivesse sucesso nos seus rituais de sangueira divina.

Aí a gente volta uns passos atrás, pra achar onde a coisa começou a encaixar. como falei lá em cima, a marca fundamental do Homem é a memória. Quando a gente vê aquelas pinturas rupestres sem sentido algum, nem liga mais, já sacanearam tanto esse negócio que nem impacta mais, e aquelas babaquices de cidades perdidas só pioram as coisas. Mas o lance é ali estar exatamente a memória, o cara do passado avisando pro cara do futuro que ele esteve lá, matou bicho tal, haviam pessoas com ele. O homem do futuro, desavisado, esbarra naquilo e descobre que SIM, ele faz parte de algo. E desenha também seu pedacinho. E outros vão ali e ali pondo seus pedacinhos, seus fragmentos de memória.

Estes fragmentos de memória são aquele primeiro sinal de “consciência de grupo”. Pensemos que em algum momento um homem primitivo foi lá e tascou o desenho na parede, anotando seu feito, a alegria de ter matado uma onça grande, uma anta com a ajuda de outros… alguns séculos e gerações depois, já haviam centenas de pessoas que conheceram a história e a repetindo, entenderiam de modo elementar que fazem parte de algo contínuo. Isso, a memória, é o negócio que o Jung vai chamar láaaaaaaa na frente de “inconsciente coletivo”, usando outros fatores como justificativa.

Este homem aí, pelo que sabemos, começou a cuidar dos seus semelhantes tem cerca de 100 mil anos. Não existe marcação pictórica, esses desenhos rupestres, com muito mais que 60 mil anos. Pensemos que o negócio que chamamos “humanidade” tem esse tempo aí, e nesse processo lentinho o Homem foi adquirindo uma ideia de perenidade, de continuidade que SIM, sem dúvida, está diretamente relacionada com a ideia de consciência. E enquanto isso, o povo se matando e se matando.

Todos os povos conhecidos da antiguidade e que possuem memória produzida e presrvada deliberadamente tinham o problema de se matar muito e lutar muito para subsistir. Morrer era um fato tenebroso e absolutamente natural para o homem, e somente uma coisa mudou este modo de agir e pensar. Até uns 5 mil anos atrás a morte era um troço positivo, era o desfecho de sua existência encerrada num corpo. Se tu vivesse dez, vinte ou trinta anos, era indiferente. Seu grupo lhe criou para isso mesmo, e a memória de seus antepassados é a garantia de que quem viesse depois, prosseguiria o caminho de sua tribo, de sua cidade. Essa memoria é, historicamente falando, a nascente da religião, da fé em algo intangível e importante.

A memória para o homem antigo era exatamente isso, o fio que ligava os destinos de todos. Os seus e os de seus inimigos eram um contínuo, e suas vidas eram essa calha reta, onde não tinha muito o que se fazer, você era o que nascia e isso só se alterava quando algo – o Destino? Alguém? – interferia no seu devir. A ideia de mudança, de reconstrução, de refazimento do Homem é desses tempo aí, coisa de dez mil anos atrás. Não seria “religião”, mas seria aquela “crença difusa”, um tipo de agnosticismo. Se crê em algo imaterial e permanente que ultrapassa os individuos, e permanece em seu grupo. É, seria cultura, mesmo.

E gradualmente foram se formulando culturas e memórias distintas, em grupos humanos cada vez mais aleatórios e ao mesmo tempo cheios de similaridades… e estas culturas novas, da antiguidade recente, se organizando, assimilando, deletando umas às outras, SEMPRE produziram em algum momento aquilo que seria uma “religiosidade”. Sim, povos da antiguidade recente sempre tinham esse lance aí. Pode pegar os índios remotos de lá do amazonas, eles têm essa memória divinatória e eles têm a consciência de que isto é resultado do passado e da memoria guardada pela linguagem, pela cultura ancestral. Isso é comum e talvez seja um dos mistérios mais complexos da existência humana.

Este é o ponto. A religiosidade, a crença em algo imanente, que nos ultrapassa e existe APESAR de nós foi o primeiro motivo para uma mudança fundamental. Quando os gregos escolhem fazer a Política, o fazem porque entenderam o enorme prejuízo que era simpelsmente matar a todos até se impor. Os assírios depois de matar o suficiente de seus inimigos, lhes impunham normas para evitar as chacinas eventuais, e a dizimação dos povos submetidos, os obrigando a aprender a cultura do dominador. Os astecas foram matando gente até uns 4000 anos atrás, quando começaram a montar o que chamamos de “império”. Nos três casos o fator da imposição de regras culturais sobre a simples imposição de força foi determinante.

E a cultura que se impôs dentre este universo de outras culturas, esse caldo greco-romano, se asentou exatamente na busca por um equilíbrio meio instavel entre esta vontade inata de nos matarmos a todos o tempo todo por poder e glória, e do outro, a necessidade de permanecer, de existir após nossa vida, uma “eternidade”. Gregos, etruscos, romanos, persas, egípcios levantavam monumentaria fantástica para tentar gravar no tempo seus feitos. A novidade que a religião, que a “cultura” resultante deste negócio todo aí trouxe – lembrando que a essência desta percepção imaterial é desconhecida, mas perceptível, comentei lá em cima – foi a de que a Eternidade era absolutamente IMATERIAL.

Então para este pessoal aí a VIDA passa a ter um valor comparável com o da morte em si. Ora essa, eu preciso VIVER, fazer coisas, demonstrar que estou certo e que estou guardando a memória de meus antepassados. Até porque, fato novo, esta nova cultura (por motivo desconhecido, não entro no mérito) nos trouxe uma noção de muito longa antiguidade. Aqueles povos que citei em comum tinham uma clara noção de perenidade. Se entendiam herdeiros de uma História enorme. Precisavam presrvar isso, essa memória. E em comum, viam a vida como resultado de algo, de um “acordo inicial”. Tipo, não era mais pra só morrer.

A humanidade circunscrita por esta base cultural esboçou o primeiro entendimento sobre a necessidade de preservar a vida de quem irá presseguir com seu legado. Se você morre antes de entender e reproduzir sua cultura, ela perece. O faraó mandou matar os MENINOS hebreus, pra citar um exemplo conhecido. Era preciso preservar os jovens e os ensinar. OS gregos simplesmente tomavam as crianças de seus pais e as educavam. Os indígenas do Xingu punham as mulheres na caça enquanto os homens cuidavam das crianças boa parte do tempo. Deus expressamente mandou os hebreus cuidar das crianças, e as educar. Pense na punição divina aos egípcios.

Este traço cultural, esta ideia ainda demorou muito para prevalecer, claro.

***

Amanhã eu termino meu raciocínio, esta semana me deixou especialmente puto com a humanidade.

 

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
135 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

First sem ler

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Ótimo texto
Agora eu li

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Pô, dai como os MAVs vão comentar? Eles não sabem interpretar texto

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás
Mutuário
Mutuário
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

O mau caratismo!

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

Bárna
Lembrei de um lance que algumas civilizações tinham / tem

Sufixo nome do pai no nome dos filhos

Até isso estão sufocando.

Como dizia o Olavo: ” Vcs serão todos átomos soltos . Sem força contra a elite organizada!”

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás
pantaneiro
2 anos atrás

https://www.cnnbrasil.com.br/business/desemprego-cai-a-94-em-abril-menor-nivel-desde-outubro-de-2015-aponta-ipea/

Desemprego abaixo dos 2 dígitos…

Vai ter clima de velório nas redaçoes dos jornais kkk

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
2 anos atrás

Bom dia!
First com texto lido heheh

BananenseNãoPraticante
BananenseNãoPraticante
2 anos atrás

Excelente Barna, subindo ainda mais o nível dos textos!
Esta semana li algo interessante que segue a linha de raciocínio iniciada no tópico.
De importância fundamental para compreendermos a origem das “novas” ideias malucas do nosso mundo.
Amanhã, depois da parte II do Barna, posto o link aqui como complemento.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
2 anos atrás

Bom fim de semanana mukiranada!

Esse texto e a gravura rupestre me lembrou um ótimo livro do Chad Oliver, Vultos sobre o Sol (shadows in the sun), enredo muito interessante e original, que toca de forma engenhosa nessa questão das origens humanas, sua cultura, o que o faz humano, e de onde isso pode ter vindo.

No mais, o Homem é simultâneamente a mais fantástica criação da natureza e a mais desprezível, um potencial enorme que quando utilizado o faz erguer-se à alturas insondáveis, e quando desprezado torna-o algo entre a lama infecta e o pûs fétido.

Espero que os “rabiscadores” no futuro sejam majoritáriamente do primeiro tipo, e que os do segundo tipo paulatinamente tornem-se extintos.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
2 anos atrás

*semanana = semana + banana 🙂

Johnnyboy
Johnnyboy
2 anos atrás

Sentiu?

Só é bom quando é o que eles querem….

Vão julgar quando achar que é mais tranquilo de aprovar…..

___

“Roe x Wade: Barroso diz que decisão da Suprema Corte dos EUA é ‘grande retrocesso’ e avalia que não há ‘clima’ no Brasil para STF decidir sobre aborto”

Para Barroso, o momento atual não é o ideal para julgar a ação que pede a descriminalização do aborto no Brasil.

“Eu penso que, muito possivelmente, isso não será pautado proximamente. Não há clima de tranquilidade para julgar essa matéria. Mas ela também não pode ser adiada indefinidamente. Em algum momento vai ter que ser decidido e acho que pode ser uma decisão apertada”, disse à BBC News Brasil.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/25/roe-x-wade-barroso-diz-que-decisao-da-suprema-corte-dos-eua-e-grande-retrocesso-e-avalia-que-nao-ha-clima-no-brasil-para-stf-decidir-sobre-aborto.ghtml

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Johnnyboy
2 anos atrás

hoje comecei o dia buscando noticias sobre a proibição na matriz, exatamente pra ver a cara de desespero dos jornaleiros, regressistas e destruidores de mundo em geral, a coisa foi séria, diria inesperada até pra maioria, eles estão todos com aquela cara de “karen”…

pantaneiro
2 anos atrás

Liberação do PORTE de armas em todo território, proibição do aborto. A cara de cu dos jornaleiros emissários do capeta não tem preço.

Sapato Furado
Sapato Furado
2 anos atrás

Tráfico de drogas é crime e tem um traficante a cada esquina.
Aborto é proibido mas um jornaleco joga fake news e consegue assassinar um bebê de 29 semanas.

Os caras realmente querem fomentar o radicalismo no Brasil, pois é um circo armado em que vivemos.

winter
winter
2 anos atrás

Imprensa a semana toda dizendo que uma garota de 11 anos foi estuprada e a Juíza não queria autorizar o aborto. No final das contas o ‘estuprador’ era o namoradinho de 13 anos que a garota tinha. Ou seja, os parentes enfiaram essa de estupro pra fazer o aborto gratuito via SUS e os veículos embarcaram nessa pela empolgação de lacrar. Nojo dessa imprensa.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  winter
2 anos atrás

Tem método
Isso se chama Poder

Meios para conseguir o objetivo

Duas barras
Duas barras
Responder para  winter
2 anos atrás

Nada de novo amigo. Esposa é a pessoa que atende essas pessoas aí, tôdo dia tem uma história exatamente igual essa. Único fator diferente aí é a idade da criança. 95% dos ditos estupros não tem estuprado. Tem dó doca que bebeu demais e deu rpa desconhecido ou desconhecidos e embuxou… Segue o baile.

Neco
Neco
2 anos atrás

Bom dia.

Esse negócio de instinto de sobrevivência realmente fala alto.

Eu onde vou morar, se tiver espaço já começo a plantar qualquer coisa comestível. E se não tiver espaço não fico muito tempo.
Hoje estava limpando mais um pedaço do terreno para plantar macaxeira.

pantaneiro
2 anos atrás

https://twitter.com/rafaelbboa/status/1540444547536281600?t=c-tZfOGXCGt-jXe5UPgt9w&s=19

Os socialistas sugeriram congelar o preco, ain o capitalismo é mau o povo vai passar fome…Agora é liquidaçao. Carne de 1 aqui no bairro ta 35 pila.

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

Tem método II

Disney vai bancar viagens de funcionárias que desejam abortar https://t.co/n7EWnJFsdw

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Enquanto tiver milhões de pessoas contra aborto frequentando parques, assinando Disney Plus e comprando brinquedos da Disney, é isso que teremos.

o_estrangeiro
o_estrangeiro
Responder para  Sapato Furado
2 anos atrás

mas aí entra a questão da bovinidade, na maioria as pessoas nem são a favor nem contra, elas tem a opinião que lhe é mandada ter, por isso elas nunca relacionam as coisas de forma simples como vc acabou de fazer, a maioria é só massa de manobra, de um lado e de outro.

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás
Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Zumbis

Neco
Neco
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Realmente, o diabo não mexe com quem já está nas garras dele.

Pagando o que é meu
Pagando o que é meu
2 anos atrás

Me sinto como o Winston, do livro 1984. Sou filha de migrantes, família grande materna e paterna. To cada vez mais interessada na geração dos meus avós, lá dos anos 1910, um Brasil rural que não conheci nem vivi. Sinto que um pedaço da minha história está lá e quero resgatar isso.

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Pagando o que é meu
2 anos atrás

Eu fiz isso qdo toquei meu processo de cidadania italiana.

Neco
Neco
2 anos atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
2 anos atrás

Kaliningrado essa semana…
Já recuraram… de impedir transporte para o exclave

winter
winter
2 anos atrás

Curiosidade.
Algum muquirana de plantão conseguiu abastecer mais barato despois da lei do ICMS sancionada?

Neco
Neco
Responder para  winter
2 anos atrás

Até agora não.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  winter
2 anos atrás

Não.
Aumentou aqui
7.37 para 7.57 a gasolina
Etanol 5.59

winter
winter
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Abasteci com a aditivada do REFIT e me impressionei. Carro passou a fazer 16 km/l em um trecho de apenas 20 km que eu percorri na estrada. Abasteci lá de novo quinta feira por 7,49 a aditivada. Posto novo que inaugurou em nikiti após a saída do tunel cafubá, sentido região oceânica.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  winter
2 anos atrás

Boa!
A cada 4 abastecidas … uma eu coloco aditivada.
Última foi a GRID da Petrossauro em SC

Nilson
Nilson
Responder para  winter
2 anos atrás

Faço calculo de média sempre completando o tanque, após entrar na reserva, em longas viagens. Fiz 10 km/l em metrópoles nordestinas e 14 km/l em rodovias sem mudar o estilo de “pilotagem”

Neco
Neco
2 anos atrás

Vcs viram isso?

https://jovempan.com.br/noticias/brasil/queijo-canastra-e-eleito-o-melhor-do-mundo-segundo-ranking-internacional.html

Produzido no sudeste de Minas Gerais, o Queijo Canastra foi eleito o melhor do mundo pelo site americano “The Taste Atlas”. A iguaria brasileira conquistou a posição mais alta entre os 50 queijos mundiais mais renomados. Feito de leite, “pingo” (fermento líquido), sal e nomeado em homenagem à Serra da Canastra, onde é largamente produzido, o queijo superou nomes famosos como o tradicional Mont d’Or, francês, o português Serra da Estrela e os italianos Grana Padano e Burrata. A lista é elaborada com a participação de viajantes de todo o mundo, que anualmente fazem a seleção para o guia gastronômico.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Neco
2 anos atrás

Sim.
Eu vi

Ardêncio
Ardêncio
Responder para  Neco
2 anos atrás

Fala, Neco!
Realmente, queijo Canastra é muito bom! Prêmio merecido.

Neco
Neco
Responder para  Ardêncio
2 anos atrás

Vai ter mais um concurso dentro de alguns dias, acho que na Europa.
O problema de ganhar é que vai valorizar demais.

Será que alguém vende por internet?

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Neco
2 anos atrás

o que mais tem é pra vender na internet..

mas tem que pegar a dica de qual o produtor bacana pra comprar… eu não conheço..

Neco
Neco
2 anos atrás

https://www.instagram.com/tv/CfLjoofDKkB/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Hoje no mundo militar notícia dos mísseis americanos de alcance de 80 km dado pelos americanos aos Ucranianos.
Na verdade é um vídeo dos primeiros ataques com eles.

Interessante ver os comentários, como tem muita gente torcendo pela Ucrânia e que com esses mísseis ela vai ” virar o jogo”.

Sapato Furado
Sapato Furado
Responder para  Neco
2 anos atrás

Tem torcida pra tudo quanto é lado, enquanto isso na BNN estão assassinando crianças e nada acontece, feijoada.
Quanto mais assuntos distantes e com emoção, melhor pra quem tem poder.

Era pra ter protesto contra Intercept, contra MPF, contra STF… mas estamos preocupados com problemas aleatórias e esperanças falsas (como o Putin salvador, que é amigão de Maduro, Evo Morales, Lula).

Nessas horas eu perco a fé nas coisas.

L3oCohen
L3oCohen
Responder para  Neco
2 anos atrás

Primeira vez que eu vejo uma E-Girl com o pai na mesma foto:

https://www.instagram.com/p/Ceskgeeqfan/?utm_source=ig_web_copy_link

bomberman
bomberman
Responder para  L3oCohen
2 anos atrás

“ixpricado” pq ele mama ucrânia

Sapato Furado
Sapato Furado
2 anos atrás

A direita da “guerra cultural” está preocupado em quantos votos vai receber pra “mudar a BNN” em 40 anos.
O que mais vejo dos tais interlocutores de redes sociais, “influencers”, é 99% indo se candidatar pra algum carguinho.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Sapato Furado
2 anos atrás

Bem assim

Faz parte da característica do que é a Direita atualmente na BNN

Uma das facetas

Bolsonaro precisa das várias facetas
Aí vai administrando

L3oCohen
L3oCohen
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

É a direita PIX, faz um PIX pra salvar o Brasil… kkkkk

L3oCohen
L3oCohen
2 anos atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  L3oCohen
2 anos atrás

Enquanto isso na China a mulherada montando 2 mil peças por dia … pensando no que comprar para o jantar.

L3oCohen
L3oCohen
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Os chineses estão certos em banir o feminismo, mas é tabu falar isso no Bostil…

https://www.economist.com/china/2022/06/16/chinas-elites-think-feminism-is-a-foreign-plot

MrCitan
MrCitan
Responder para  L3oCohen
2 anos atrás

No Japão e Coréia que come parece que o movimento contra o feminismo é o mesmo entre as mulheres até os 20 anos.

MrCitan
MrCitan
Responder para  L3oCohen
2 anos atrás

Felizmente a maioria do Texas não está degenerada.

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

Falando para a esposa que larguei o emprego! (Prank)?

https://youtu.be/bBJImw6h4lc

Zé do Brejo
Zé do Brejo
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Tão espontâneo e natural como BBB 😛

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  Zé do Brejo
2 anos atrás

Kkk

MrCitan
MrCitan
Responder para  L3oCohen
2 anos atrás

Já virou palhaçada essa essa chupação de bolas no Zelensky.

Saulo
Saulo
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Idem .

MrCitan
MrCitan
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Logica binária: Se você não é favor de um, você é a favor do outro.

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  Saulo
2 anos atrás

Quando o ditador encontra resistência kkk
Falta de civilidade

Johnnyboy
Johnnyboy
2 anos atrás

Nos EUA o governo pode dar dinheiro para clínicas de aborto… mas não podia para escolas religiosas….
__

Na terça-feira (21/6), a Suprema Corte decidiu que o Estado do Maine, no leste dos EUA, não poderia impedir que fundos públicos fossem usados por escolas que promovam ensino religioso.

A votação, novamente, foi de seis votos a favor e três contra.

Segundo a opinião da maioria dos juízes, o Maine discriminava as escolas religiosas por seu ensino da fé.

“A exigência do Maine (…) viola a cláusula de livre exercício da Primeira Emenda (que reconhece a liberdade religiosa)”, escreveu o juiz John Roberts.

Embora tenha argumentado que a decisão desta terça-feira está em consonância com outras medidas recentes da Corte para ampliar a liberdade religiosa, a juíza progressista Sonia Sotomayor acusou a maioria conservadora de derrubar “o muro de separação entre a Igreja e o Estado que os artífices da Constituição lutaram para construir”.

“Como resultado, em apenas alguns anos, o tribunal mudou a doutrina constitucional, passando de uma regra que permite que os Estados se recusem a financiar organizações religiosas para uma que exige que, em muitas circunstâncias, subsidiem a doutrinação religiosa com dinheiro dos contribuintes”, assinalou.

https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/3-decis%C3%B5es-recentes-da-suprema-corte-dos-eua-que-mostram-guinada-conservadora/ar-AAYRo8J?ocid=msedgntp&cvid=4cd0f6f8db7f4d84b0a1b38050a9acad

Neco
Neco
2 anos atrás
Neco
Neco
2 anos atrás

https://t.me/escobarpatron/61184?comment=534604

Parece que zumbis já existem.

Johnnyboy
Johnnyboy
2 anos atrás

E aí Noruega?

__

Fabricante de alumínio Norsk Hydro é processada na Holanda por contaminação de rio no Pará

A multinacional norueguesa Norsk Hydro foi acusada pela justiça holandesa nesta sexta-feira (24) de deixar sua refinaria de alumínio no Pará, a maior do mundo, poluir um rio por anos, causando sérios problemas de saúde para a população local.

Nove vítimas e a Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama), que representa 11 mil famílias da cidade de Barcarena, estão processando a Norsk, sete subsidiárias e acionistas – seis na Holanda – por supostos vazamentos da refinaria Alunorte durante ao menos 20 anos.

“Muitas pessoas sofreram efeitos horríveis em sua saúde como resultado… Isso há pelo menos duas décadas”, disse à AFP um dos advogados dos autores da ação, Marc Krestin.

“Alguns desenvolveram várias formas de câncer. Outros desenvolveram doenças de pele. Bebês nasceram com seus intestinos fora do corpo”, afirmou ele.

A empresa nega qualquer culpa no caso, que visa estabelecer responsabilidade. Possíveis indenizações seriam analisadas separadamente, em outro processo.

De acordo com os advogados dos demandantes, em 2018, chuvas fortes levaram ao transbordamento de reservatórios e à contaminação do sistema de fornecimento de água da cidade.

https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/fabricante-de-alum%C3%ADnio-norsk-hydro-%C3%A9-processada-na-holanda-por-contamina%C3%A7%C3%A3o-de-rio-no-par%C3%A1/ar-AAYQ8jF?ocid=msedgntp&cvid=12a8c35068744be28df2ca5bf0bcefbd

Johnnyboy
Johnnyboy
2 anos atrás

“Bebês nasceram com seus intestinos fora do corpo”

Mas mau mesmo é o Bolsonaro!

Alfinete da bolha
Alfinete da bolha
Responder para  Johnnyboy
2 anos atrás

Capaz mesmo de usarem isso como argumento pró-aborto e anti-Bolsonaro.

L3oCohen
L3oCohen
2 anos atrás

By snubbing Zelensky, Africa set several very important examples for the rest of the world.

https://korybko.substack.com/p/african-leaders-snubbed-zelensky

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

Peitaram o Barrosáo
É esse tipo de coragem que vale a pena

https://twitter.com/henriolliveira_/status/1540744483855372289?t=ZM1bEZQ0qMywlrI2PBCtMg&s=19

Neco
Neco
2 anos atrás
Someone
Someone
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Questão de lógica. Porque um milico ia sair do quartel e tentar um golpe, com todos os riscos que isso implica, pra entregar o poder de bandeja a um civil? Se houvesse disposição e contexto mundial para um golpe eles tomariam era para si.

Saulo
Saulo
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

É o que percebo.
Quando ouvi o que ele disse, me doeu saber que estará só.
No entanto, observando o que se sucede na Bolívia, nem sei se está tão errado, pois se ficar, o bicho com, se correr, o bicho pega.
O pior ficará para seus apoiadores e familiares que serão triturados em muitos modos.

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás
From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

?URGENTE: TSE encontra cerca de 200 falhas em testes dos sistemas de totalização de votos nas urnas eletrônicas. Após os testes realizados, todos os ministros se reuniram e ficaram com a cara de cu (Via @Estragao_) https://t.co/BqXzSQSK64

From_The_Tower
From_The_Tower
2 anos atrás

O homem esperou 30 anos pra dar o troco.

(Joe Biden era o presidente da comissão que sabatinou Clarence Thomas pra ser nomeado à suprema corte.) https://t.co/jLApzgMlHA

windville
windville
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Interessante, tava olhando os Red Necks lá no Gab. A SCOTUS vai rever mais coisas pelo que parece em direitos que não estão na constituição que foi pensada pelos Founding Fathers. Vamos ver, eleições em outubro aqui e em novembro lá, vai ser movimentado esse segundo semestre.

From_The_Tower
From_The_Tower
Responder para  windville
2 anos atrás

Por isso que eu reafirmo
As vezes na luta não é preciso estar no Cargo

windville
windville
Responder para  From_The_Tower
2 anos atrás

Sim a questão do cargo é mais simbologia. Hoje eu percebo que cargo é diferente de poder.

Johnnyboy
Johnnyboy
Responder para  Barnabezinho
2 anos atrás

Não arrumaram até uma acusação de assédio sexual de 40 anos atrás do indicado do Trump (Neil Gorsuch).

Os 3 indicados pelo Trump são “discípulos” do Antonin Scalia…. justice que faleceu em 2016…. era talvez um dos mais influentes da história da SCOTUS… e contrário às interpretações absurdas…. era um “originalista”….

OBAMA bem que tentou… mas não conseguiu indicar o substituto no final do seu mandato….

O “estrago” que Trump fez aí foi grande…. fora as indicações para os tribunais de apelação de lá…. tudo nessa linha aí…… mais um.mandato e a coisa ia ficar muito pior para os demos…….corriam o risco de ter mais 1 na Suprema Corte indicado por Trump….. e talvez mais uma centena de indicações para os tribunais de apelação…..

Na_Volta_Eu_Compro
Na_Volta_Eu_Compro
Responder para  windville
2 anos atrás

Mas isso é facilmente perceptível até no trabalho ué.
Se vc é um profissional técnico, já deve ter passado por isso….ver gestores com o c na mão, dependendo da vontade de profissionais de baixo clero salvar os seus empregos (de merda nmho).

Neco
Neco
Responder para  Saulo
2 anos atrás

Tem que salvar esse vídeo e mandar pra todos.

Johnnyboy
Johnnyboy
2 anos atrás

O “state of art” do Rio de Janeiro.

Barra da Tijuca heim…. o Shopping mais elitizado do Rio…. o mais premium, Platinum, Black Ultimate…..

—–

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/06/25/tiroteio-assusta-frequentadores-do-village-mall-na-barra.ghtml

Cadeia Marcov
Cadeia Marcov
2 anos atrás

mortandade, se fosse o contrário:
– Suspeito de matar idosos é ex-namorado do filho.

militar CEO de fragatas mata casal idosos. O suspeito do crime foi identificado como sendo o oficial da Marinha, capitão de fragata C L, de 40 anos. Ele é ex-namorado do professor de inglês e influenciador digital Felipe Coelho, filho do casal morto.