Bom dia!

Esta semana todo mundo vira cristão ou ateu cambojano, ou mussumano da faixa de Gaza, não tem muito diálogo em relação à infinita aporrinhação que é a de se ressaltar o valor da fé cristã para a sociedade moderna. Vem semana santa e com ela N ladainhas sobre como tudo “não é bem assim”, ou os textões com críticas enormes e ilimitadas ao cristianismo, os ateus em  transe batendo até no vento, um porre.

Mas OK, não tenho a menor vontade de convencer ninguém de nada, mas eu Li na semana um comentário de um rapaz, muito culto, que desatava a falar que a “cultura cristã” era mais importante do que a “igreja católica”. O rapaz falava que o cristianismo, a cultura, era mais importante para a sociedade moderna que a Igreja Católica. E ponderando com uma pretensa razão em enfileirar a filosofia medieval, a herança da cultura oriental sobre a, novamente e com aspas, “cultura ocidental”.

Mas aí a pessoa por vezes lê tantos autores de história e filosofia modernas que acaba ficando com aquele ranço absurdo das coisas que parecem ser realemnte menos explicáveis, anacrônicas, não tão “belas” de se defender e explicar. A gente prefere ser agnostico pois sendo agnóstico, não sofremos com o ônus de defender o passado de nossa fé, ou os erros inúmeros cometidos pelos homens no passado em relação a esta fé ou mesmo as misérias perpetradas no presente.

Fica meio que como a gente comprando o bacalhau congelado pra fazer a ceia da sexta-feira santa. SE você não dá uma temperada, bota um pedacinho de “polaca salgada” no meio, o negócio fica insosso, palatável, até gostoso com aqueles quatro quilos de batata e azeite duvidoso. Mas não é exatamente bacalhau, é “peixe com etc”. Sem gosto ali, sem aquele èlan de comida de avó. O agnóstico come e a pressão não sobe, fica feliz com o cenário porque não precisou fazer o complexo processo de limpar e desnaturar, dessalgar virando noite de molho e depois, provando até pegar o ponto certinho.

Nossa “cultura ocidental” é cheia de gente que até está enfiada na Igreja, mas se comporta como agnóstico, aquele que tem uma crença difusa e imprecisa em Deus. É mais seguro e parece dar um conforto enorme. Só Deus e os anjos e Jesus e o incenso e umas velas ou nem isso, um amém quando o colega do trabalho puxa um oremos na sexta de manhã e curtidas em fotinhas de bebezinhas com frase de salmo no instagrão. Sem o compromisso de entender e criticar ou explicar algo como a sua Igreja, a sua fé estruturada.

***

“Católico” quer dizer o quê, mesmo? SIM, “uber alles”, “para todos”. Universal. A Igreja Católica moldou o mundo como conhecemos e dela nasceu o cristianismo que está materializado em nossa sociedade atual. Você entra na Igreja da Parede Preta com palco enorme, laser, cem artistas encenando a Paixão lá, pra depois ter duas horas de bandas tocando louvores de altíssima qualidade com pastores psicológicos, amigos de todos, vidas sofridas e exemplares por suas faltas e esforços, tal. Aquilo ali nasceu da Igreja Católica.

As universidades estruturadas com corpos de professores especialistas e metodos de ensino ordenados usando da bibliografia construída por povos e culturas anteriores a aquele grupo, em línguas diversas e muitas perdidas e sem nenhuma relação com aqueles grupos, aderindo a memória de grupos frontalmente contrários… absorvendo, preservando e construindo conhecimento sólido e repetível, perene, fazendo a dispersão lenta e permanente do saber, da “cultura”, enfim, de uma forma de ver o mundo e de o identificar, julgar, submeter. Aquilo nasceu da Igreja Católica.

Sim. A ortodoxia nascida do Cisma, e as seitas medievais que interpretavam a Palavra de várias formas e com essas interpretações criando toda a teratologia e todas as infinitas visões de mundo, muitas delas deletadas a ferro e fogo pelos prepostos da Igreja! A dúvida sobre a Natureza, que não se extinguiu com os gregos e com os antigos orientais, é transformada em método, em um sistema ordenado de conhecimento natural, não sem antes fazer um bocado de gente virar churrasco enquanto a Igreja não percebia o absurdo tamanho da mudança que passava bem na sua frente. A Ciência moderna nasceu também dos desaranjos, erros e da capacidade enorme da Igreja Católica.

A relativa permissividade da Igreja em relação aos cultos pagãos que proliferaram de formas incontroláveis, e depois a expansão irresistível dos cultos originados de sua Fé primária. Um terço do mundo é islâmico e tudo começou com Maomé tendo um sonho com o Anjo Gabriel, falando pra ele dar uma arrumada nos descaminhos dos judeus, claro, e nos cristãos, católicos. E foi a Igreja Católica quem se bateu com essa moçada toda na concorrência, catando as inovações das culturas orientais que os mussumanos traziam enquanto tirava eles de Granada na base da pedrada.

E a Reforma após o advento do protestantismo, com a burguesia exigindo participar da construção desta coisa chamada “sociedade”, pressionando séculos a fio até descambar em conflitos que SIM, COM CERTEZA, assentaram definitivamente a “cultura ocidental” na forma que conhecemos. Todo o conflito que se sucedeu na Europa medieval, moldou o surgimento do mundo que conhecemos e que (ainda) existe, foi diretamente influenciado  pela mesma Igreja que se pretendeu “universal”.

Todos os desesperos e desastres e todo o absurdo processo de tomada do Novo Mundo foi feito assentado firmemente na fé cristã, na ação da Igreja. Peguem um mapa-mundi, um google maps, olhem ele atentamente e tentem lembrar daquela aula de história maçante de trinta anos atrás. Pensem na Empresa Ultramarina e em como, em quais meios e tecnologias avançadíssimas, absurdamente caras, intolerávelmente perigosas, o pequeno povo português abriu o MUNDO para aquele pequeno continente europeu. A Igreja Católica bancou esta Empresa inicial, aliada da burguesia. Não saberia explicar o poder disso sem escrever mais dez parágrafos.

O legado da Igreja Católica é impressionante e definitivo para isso que você chama de “cultura ocidental”. É algo poderosíssimo, esmagador. E isso não exclui de forma alguma a capacidade da Igreja em manter e “editar” o legado greco-romano, coisa que é abertamente identificável e que é o pilar secular desta Igreja.

Por isso e por muito mais, muito mais coisas, mesmo, eu sempre vou gastar um pouco de tempo para falar contra quem tenta minimizar a Igreja em relação a Fé cristã. Você pode reclamar e criticar, temos muitos motivos para isso. E eu acredito que todos tenhamos críticas a fazer, pois só o que é vivo está suscetível ao erro e a falhas. Mas o legado? ão tem como simplesmente esconder por costume.

Bom dia, desculpem me alongar!

11+
  • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 08:11

    FIRSTANTE!

    1+

  • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 08:12

    Bom dia Mukiaocianos!

    aqui a primavera já jogou uma 5ª e passou direto à verão, tô levantando de madrugada pra fugir do sol, mais de uma semana nisso e vai continuar, e nem uma chuvinha pra refrescar, o bom é que as madrugadas são frias, mas depois do inverno mais quente em anos e dessa primavera “verônica” nem quero pensar no maçarico que vem no verão mesmo lá no distante ainda junho…

    agora vou ler o tópico…

    1+

    • Na_Volta_Eu_Compro 8 de abril de 2023 at 08:36

      Aqui no hell estamos com uma chuvinha marota….

      1+

  • Neco 8 de abril de 2023 at 08:18

    Bom dia.

    Para onde a igreja vai:

    Se tiver paciência de ver, está bem explicado. Perto do final.

    0

    • Money Addicted 8 de abril de 2023 at 12:19

      nao sei se vc notou mas esse site é de piada, o detalhe é que esse pais ta uma piada e em um primeiro momento vc ate “acredita”

      2+

  • Neco 8 de abril de 2023 at 08:47

    https://www.sociedademilitar.com.br/2023/04/exercito-da-recomendacoes-graves-para-generais-recem-promovidos-e-deixa-claro-que-o-brasil-sera-ameacado-no-futuro.html

    Me chama atenção o ponto 3. Muitas coisas já estão sendo direcionadas na direção da agenda 2030. Ou seja, do exterior.
    Se eles não vêem isso ou são coniventes ou cegos.

    2+

    • Carvalho - Primeiro Cavaleiro do Exército Bolivariano 8 de abril de 2023 at 09:21

      São burros mesmo.

      2+

  • BananenseNãoPraticante 8 de abril de 2023 at 09:00

    http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110420.html

    PAPA BENTO XVI

    AUDIÊNCIA GERAL

    Praça de São Pedro
    Quarta-feira, 20 de Abril de 2011

    Tríduo Pascal

    Queridos irmãos e irmãs!

    Já chegamos ao coração da Semana Santa, cumprimento do caminho quaresmal. Amanhã entraremos no Tríduo Pascal, os três dias santos em que a Igreja faz memória do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. O Filho de Deus, depois de se ter feito homem em obediência ao Pai, tornando-se em tudo semelhante a nós excepto no pecado (cf. Hb 4, 15), aceitou cumprir até ao fim a sua vontade, de enfrentar por amor a nós a paixão e a cruz, para nos tornar partícipes da sua ressurreição, para que possamos viver n’Ele para sempre, na consolação e na paz. Por conseguinte, exorto-vos a acolher este mistério de salvação, a participar intensamente no Tríduo pascal, fulcro de todo o ano litúrgico e momento de graça especial para cada cristão; convido-vos a procurar nestes dias o recolhimento e a oração, de modo a haurir mais profundamente desta nascente de graça. A este propósito, em vista das iminentes festas, cada cristão está convidado a celebrar o sacramento da Reconciliação, momento de adesão especial à morte e ressurreição de Cristo, para poder participar com mais proveito na Santa Páscoa.

    Mais uma observação. A Carta aos Hebreus deu-nos uma profunda interpretação desta oração do Senhor, deste drama do Getsémani. Diz: estas lágrimas de Jesus, esta oração, este brado de Jesus, esta angústia, tudo isto não é simplesmente uma concessão à debilidade da carne, como se poderia dizer. Precisamente assim realiza o cargo do Sumo Sacerdote, porque o Sumo Sacerdote deve levar o ser humano, com todos os seus problemas e sofrimentos, à altura de Deus. E a Carta aos Hebreus diz: com todos estes brados, lágrimas, sofrimentos, orações, o Senhor levou a nossa realidade a Deus (cf. Hb 5, 7 ss.). E usa esta palavra grega «prosferein», que é o termo técnico para o que o Sumo Sacerdote deve fazer para oferecer, para elevar as suas mãos.

    Precisamente neste drama do Getsémani, onde parece que a força de Deus já não está presente, Jesus desempenha a função do Sumo Sacerdote. Além disso diz que neste acto de obediência, isto é, de conformação da vontade natural humana com a vontade de Deus, é aperfeiçoado como sacerdote. E usa de novo a palavra técnica para ordenar sacerdote. Precisamente assim se torna realmente o Sumo Sacerdote da humanidade e abre desta forma o céu e a porta da ressurreição.

    Se reflectirmos sobre este drama do Getsémani, podemos ver também o grande contraste entre Jesus com a sua angústia, com o seu sofrimento, em confronto com o importante filósofo Sócrates, que permanece pacífico, sem se perturbar diante da morte. E este parece ser o ideal. Podemos admirar este filósofo, mas a missão de Jesus era outra. A sua missão não era esta total indiferença e liberdade; a sua missão consistia em carregar sobre si os nossos sofrimentos, todo o drama humano. E por isso precisamente esta humilhação do Getsémani é essencial para a missão do Homem-Deus. Ele carrega o nosso sofrimento, a nossa pobreza, e transforma-a segundo a vontade de Deus. E assim abre as portas do céu, abre o céu: esta tenda do Santíssimo, que até agora o homem fechou a Deus, está aberta a este sofrimento e obediência. Estas são algumas observações para a Quinta-Feira Santa, para a nossa celebração da noite da Quinta-Feira Santa.

    Na Sexta-feira Santa fazemos memória da paixão e da morte do Senhor; adoraremos Cristo Crucificado, participaremos dos seus sofrimentos com a penitência e com o jejum. Dirigindo «o olhar para aquele que trespassaram» (cf. Jo 19, 37), poderíamos haurir do seu coração dilacerado que efunde sangue e água como de uma nascente; daquele coração, do qual brota o amor de Deus por todos os homens, recebemos o seu Espírito. Por conseguinte, acompanhemos também nós na Sexta-feira Santa Jesus que sobe ao Calvário, deixemo-nos guiar por Ele até à cruz, recebamos a oferenda do seu corpo imolado. Por fim, na noite do Sábado Santo, celebraremos a solene Vigília Pascal, na qual nos é anunciada a ressurreição de Cristo, a sua vitória definitiva sobre a morte que nos interpela a ser n’Ele homens novos. Participando nesta santa Vigília, a Noite central de todo o Ano Litúrgico, faremos memória do nosso baptismo, no qual também nós fomos sepultados com Cristo, para poder ressuscitar com Ele e participar no banquete do céu (cf. Ap 19, 7-9).

    6+

  • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 09:03

    Pçolista, eu como agnóstico que foi batizado, assistia as missas em latim ,fez primeira comunhão, posso dizer por mim, não por todo e qualquer agnóstico, que não ter uma crença às vezes se deve ao simples fato de observar o todo e não encontrar correspondência com o que é professado. Busquei essa “correspondência” em várias religiões, estudei à fundo não só a biblia mas o corão e os vedas, também textos budistas e outras “esquisitices” orientais. Não senti nenhuma afinidade com nenhuma delas, exceto naquilo que todas elas tem de bom para o COLETIVO que são as doutrinas morais que ajudaram e ajudam a retirar da barbárie povos que viviam na essência da imoralidade.

    Acho que existem dois angulos a serem vistos, um é a questão da fé, isso só os que a têm podem opinar, a doutrina católica não é A FÉ, a doutrina católica é uma das tentativas de nós homens-macacos explicarmos o INEXPLICÁVEL. Um católico dirá que a explicação dele é melhor, um luterano dirá o mesmo, assim como o plesbiteriano ou outras denominações cristãs, mas ainda teremos os judeus a bradarem que a deles é que é, os muçulmanos idem, e estamos falando de “verdades” baseadas básicamente nos mesmos textos, com os mesmos personagens e alguns “convidados especiais”

    O outro angulo é a importância da INSTITUIÇÃO igreja católica para a construção da civilização ocidental. Isso vc pontuou muito bem no texto, inclusive apontando como até os erros dela impusionaram a sociedade ocidental, isso é ponto pacífico, a Igreja Católica foi fundamental na edificação das bases da sociedade atual.

    Eu acho apenas que essa importância NESSE MUNDO não quer dizer necessáriamente algo no sentido mais etéreo de nossa existência, digo, não é porque os romanos dominavam o mundo antes do cristianismo que as religiões deles e seus deuses Apolo, cúpido, Venus ou saturno descreviam o que seria a nossa existencia FORA desse mundo.

    Eu não sou agnóstico por achar mais comodo o sê-lo, sou agnóstico também por não ser hipócrita, conheço vintenas e vintenas de religiosos que só o são por nunca terem questionado nada, se importado com a essência de nada, aos moldes do rebanho que recentemente vacinou-se em multi-polidoses contra um resfriado comum simplesmente por não questionar nada.

    Eu nunca serei BURRO de me declarar ateu, o ateísmo não deixa de ser uma crença baseada em nenhuma racionalidade, quando não há provas, negar ou acreditar trata-se de uma questão de foro intimo, espiritual, um religioso ainda tem o argumento da “fé que o guia”, mas o ateu tem o quê? Um não-deus afirmando que nada existe? um ateu assemelha-se muito ao religioso que nada questiona, porém sem a “possibilidade mágica” de alguém ou algo estar orientando suas ações.

    9+

    • Barnabezinho 8 de abril de 2023 at 10:32

      Vou te dar a mesma resposta que dei para o rapaz que motivou meu racunho ontem. ele me falou grosso modo a mesma coisa que você, exatamente a mesma questão, mas em um parágrafo só.
      Eu falo de História, não falo da fé em si.

      7+

      • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 10:45

        mas no sentido histórico, como eu apontei, vc tem toda a razão, a Igreja católica foi fundamental na construção da civilização ocidental, quem pode negar isso?

        A questão espiritual é um assunto individual, no quesito civilizacional eu acho que deixei claro que concordei com seu ponto.

        3+

  • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 09:11

    Bom dia, muquis!

    0

  • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 09:18

    Sobre o tópico….
    Nasci católica, já frequentei igrejas evangélicas, seichonoe, logos oficiais, espiritismo e flertei com o ateísmo.
    Voltei a igreja católica depois de ler o livro “Por que sou católico?” do professor Felipe Aquino.
    Desde então, sou católica praticante.

    5+

    • Barnabezinho 8 de abril de 2023 at 10:28

      Importante isso, de não se prender, de voltar ao começo.

      1+

    • Barnabezinho 8 de abril de 2023 at 10:29

      HAHAHAHA
      Já era 😀

      1+

    • Pagando 8 de abril de 2023 at 14:35

      Eu fico impressionada de ver como as pessoas não superam.
      Nos EUA, com acesso a novas oportunidades de mudança de vida, novos relacionamentos e faz um negócio desses.

      3+

      • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:01

        A capacidade do bananense fazer bizarrice é infinita….

        0

  • MrCitan 8 de abril de 2023 at 09:37

    Esses dias também aparecem os tais especialistas, filósofos e demais A.A.A. (assessores aleatórios arrombados), querendo meter política nas festividades, crenças e demais demonstrações de fé da Paixão de Cristo.
    Vai desde as manjadas “Jesus fez isso pois era comunista”, “Jesus fez aquilo pois queria combater o sistema”, e as absurdas “nestes tempos de luta contra o bolsonarismo, devemos rever essas comemorações que lembram o racismo e o facismo, por exemplo a Procissão do Fogaréu”.
    É muita imbecilidade.

    3+

    • Barnabezinho 8 de abril de 2023 at 10:29

      kkkkkkkkkkkkkkk
      Essa semana eu lendo gente falando isso… fora os jornalistas ignorantes demais, nossa…

      5+

      • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:03

        A mídia militante é nojenta….

        Um esquerdista do meu círculo teve a coragem de fazer uma montagem do Bolsonaro torturando Jesus. Acredita????

        2+

  • Hidden 8 de abril de 2023 at 10:39

    Bom dia mukis…

    Otimo Sabado de Aleluia… bora malhar o judasLLula …

    E comer as lulas…kkk

    https://rc24h.com.br/festival-da-lula-agita-arraial-do-cabo-ate-domingo-9/

    4+

    • Barnabezinho 8 de abril de 2023 at 10:53

      Não tem mais judas, nego pode ser preso se pendurar certos bonecos por aí… kkkkk!

      1+

  • Hidden 8 de abril de 2023 at 10:42

    Sobre o topico…. familia 200% catolicos lovers, tios e tias padres e freiras aos montes e coisa e tal…

    Criado dentro da igreja, fui coroinha etc.

    Com o tempo preferi ser Cristao, saphorra de religiao ta muito complicada e cheia de ideologia… to fora.

    Fui inte.

    3+

    • Neco 8 de abril de 2023 at 11:06

      Segundo informação publicada no boteco a sua pessoa é investidor em Bitcoins.
      Seria fato ou fake?

      6+

  • Johnnyboy 8 de abril de 2023 at 11:24

    ‘Pai’ do garantismo elogiado por Lula defende nome de promotora para o STF

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Considerado o “pai” do garantismo penal, o jurista italiano Luigi Ferrajoli já decidiu o nome que apoiará na disputa por uma das vagas que serão abertas no STF (Supremo Tribunal Federal) neste ano: o da promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, do Ministério Público do Pará.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se referiu ao italiano como “um dos juristas mais renomados do mundo”. Em 2020, chegou a visitá-lo em Roma, onde presenteou o acadêmico com o livro “Lawfare: Uma Introdução”, que tem Cristiano Zanin Martins, seu advogado, como um dos autores.

    Ferrajoli, por sua vez, subscreveu um manifesto que pedia a libertação de Lula da cadeia, em 2019, e criticou duramente a Operação Lava Jato e seu então juiz Sergio Moro, hoje senador do Paraná pela União Brasil.

    Em carta endereçada a Lula e enviada ao Brasil no mês passado, que ainda é mantida em sigilo, Ferrajoli diz que o país viveu momentos dramáticos “de sua jovem história democrática” nos últimos anos, que teriam reforçado “a extrema importância” da mais alta corte do país enquanto guardiã da Constituição.

    “Será muito importante que a escolha [de Lula para o STF] recaia sobre alguém fortemente comprometido com a democracia, com a manutenção do Estado de Direito e com a Constituição e que tenha amplo conhecimento sobre o garantismo”, diz, citando a promotora paraense.

    Ferrajoli afirma que Pinho é uma jurista da Amazônia com uma carreira de 30 anos dedicada ao Ministério Público e à defesa dos direitos humanos, além de ser uma professora da Universidade Federal do Pará que se debruça sobre o garantismo jurídico.

    “Ana Cláudia é uma jurista radicalmente comprometida com a democracia, estando, portanto, à altura do desafio que se apresenta na atual conjuntura, como bem demonstra o seu histórico de atuação profissional e a sua destacada produção intelectual”, afirma o jurista italiano.

    Juristas e advogados que endossam o nome de Pinho cultivam a expectativa de que sua campanha para a corte ganhe musculatura nas próximas semanas e seja considerada competitiva para a vaga da ministra Rosa Weber, atual presidente do STF. A magistrada se aposentará em outubro deste ano.

    Na visão desses apoiadores, a presença de Pinho poderia representar uma “virada garantista” na corte, uma vez que se somaria ao nome que substituirá o ministro Ricardo Lewandowski, que deixa o posto na próxima terça-feira (11). A seu favor, ainda pesariam o fato de ser do Norte do país, LGBTQIA+ e de atuar em conflitos da região amazônica, uma pauta cara ao governo atual.

    No Brasil, o conceito do garantismo foi amplamente usado por antilavajatistas para criticar a força-tarefa de Curitiba e seus desdobramentos nos últimos anos. A corrente jurídica prega o respeito máximo às garantias processuais, a fim de coibir arbitrariedades judiciais e, desta forma, proteger os réus —que são considerados inocentes até o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    O conceito foi explorado por Ferrajoli na obra “Direito e Razão Teoria do Garantismo Penal”. No prefácio da primeira edição italiana, publicada em 1989, o filósofo Norberto Bobbio diz que o “garantismo é um modelo ideal, do qual nós podemos mais ou menos aproximar”.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/pai-do-garantismo-elogiado-por-lula-defende-nome-de-promotora-para-o-stf/ar-AA19CByJ?ocid=msedgntp&cvid=866cb5559bd647e0875e4846e4e2ec52&ei=43

    0

    • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 11:46

      garantismo = garantir que vagabundo não vá preso

      6+

    • Someone 8 de abril de 2023 at 11:51

      O garantismo penal é uma das principais razões porque a violência explodiu no Brasil desde os anos 80.

      4+

    • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:05

      Putz! Destruição a passos largos….

      1+

    • RecrutaZero 8 de abril de 2023 at 12:12

      Quero mais é que se f****!!!!!

      15+

    • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:06

      Virando chacota nacional os pseudo jornalistas da Globo Lixo.

      2+

  • MrCitan 8 de abril de 2023 at 12:42

    ô Barna, que que tá acontecendo com seu Hell de Nojeira. 😀

    0

    • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:07

      O carioca é o pior do brasileiro….

      2+

  • Leonardo M. 8 de abril de 2023 at 13:17

    Puta pode
    Maconha pode
    Cocaína pode
    LGBTQY+ pode

    Agora bêbado britânico, dai não! KKKKKK

    1+

  • Cadeia Marcov 8 de abril de 2023 at 13:24

    Qdo eu era crianca minha avo assinou uma revista “nosso amiguinho”.
    Vinha com experiencias de ciencias, temas de historia, geografia. As contracapas eram com historias biblicas desenhadas. Bem feitas. Apesar da minha vo` ser catolica e minha familia ter financiado a primeira igreja de itajai acho que a revistinha tinha vies evangelico. Acho que conheco todas as historias por causa dessa revista. Ela enfocava mais o velho testamento.
    Mas era legal. Acho que li dos 8 aos 10-11 anos.

    Agora vi que existe ate hoje. Criada em dezembro de 1952, teve sua primeira edição oficialmente lançada em julho de 1953. espero que continue legal.

    5+

    • MrCitan 8 de abril de 2023 at 14:09

      Por falar em revista antiga, as que eu tenho saudades são aqueles almanaques que eu pegava na farmácia perto de casa.
      Lembro que todo ano eu pegava aquele almanaque Sadol, era diversão garantida. 😀

      2+

      • Neco 8 de abril de 2023 at 14:36

        Também pegava.

        Hoje praticamente nem calendário se acha mais. Quanto mais o almanaque.

        2+

        • MrCitan 8 de abril de 2023 at 15:36

          No máximo é calendário em formato de imã de geladeira.

          1+

          • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:08

            Nas igrejas católicas ainda vendem.

            1+

            • Abomineve Homem das Naves 8 de abril de 2023 at 19:10

              Boa noite, Muquis.

              O último almanaque Sadol que consegui aqui no RN foi a edição número 68 de 2013 (aquela com uma loira encostada num Fusca 🙂 )

              2+

  • Pagando 8 de abril de 2023 at 13:33

    Boa tarde, muquis 🧡 🧡
    Um legado impressionante mesmo. E incontornável.
    Sempre fui católica, fiz crisma e primeira comunhão depois de adulta.
    Ainda não me debrucei como gostaria para estudar a História da Igreja e alguns de seus principais personagens como Tomás de Aquino e Agostinho. Fora muitos outros.
    Essa vida adulta de estudos e trabalho engole o tempo de estudar outros temas importantes.
    Preciso me aplicar mais.

    2+

  • Sapato Furado 8 de abril de 2023 at 15:39

    O “novo normal”, morrer de AVC com 13 anos de idade

    Morreu um tal de cantor Arthur Singer, com 13 anos de idade, por AVC

    A mãe veio dizer que ele tinha uma má formação e por isso morreu de AVC. Ela desmentiu que ele tomou a vacina e morreu, mas veio defender a vacinação (talvez não queira admitir que fez)

    10+

    • Sapato Furado 8 de abril de 2023 at 15:39

      Dias atrás soube de um caso que o adolescente morreu e a mãe se arrependeu profundamente de tê-lo vacinado, aí estava se culpando.

      3+

    • o_estrangeiro 8 de abril de 2023 at 15:44

      olha, podem tacar pedra em mim, aproveitar a malhação do judas, mas VOCÊ adulto tomar é questão sua, a vida é sua, agora vacinar criança, vacinar FILHO, tem de ser um belo(a) pai/mãe FDP que não serve pra NADA.

      7+

      • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:10

        Mudamos de pediatra. Essa recente que estávamos levando a cria era Covid’s lovers imunization. Rsrs

        1+

        • Neco 8 de abril de 2023 at 19:52

          Sabia decisão.

          2+

    • Neco 8 de abril de 2023 at 16:10

      Morreu um jogador de futebol de enfarto ontem ou quinta,bem jovem.

      0

  • PdQ 8 de abril de 2023 at 16:13

    Boa tarde.
    Ótimo texto !!!!!!

    0

  • Neco 8 de abril de 2023 at 16:16

    https://veja.abril.com.br/economia/por-que-os-pedidos-de-recuperacao-judicial-disparam-em-2023/amp/

    Colaborou Larissa Quintino

    Publicado em VEJA de 12 de abril de 2023, edição nº 2836

    Estranho, pois hoje é dia 8/04.

    0

  • Johnnyboy 8 de abril de 2023 at 16:16

    desaprendeu-se a fazer política no BR

    virou só disputa pra quem chora mais no STF.. que tem seu filhote preferido (esquerda)

    Os caras não sabem o poder que tem.. e entregam de bandeja para os “editores da sociedade” a decisão sobre TUDO.
    __

    Partido Novo aciona STF contra mudanças nas regras do saneamento

    BRASÍLIA – O partido Novo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra dois decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinados na última quarta-feira, 5, que mudam o Marco Legal do Saneamento e abrem caminho para estatais estaduais prestarem serviços de água e esgoto sem licitação.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/partido-novo-aciona-stf-contra-mudan%C3%A7as-nas-regras-do-saneamento/ar-AA19BjOh?ocid=msedgntp&cvid=fe862e2ca9854b7da73d33caffafc6b5&ei=9

    0

    • Someone 8 de abril de 2023 at 20:10

      O Poder Legislativo deveria ser o mais forte, mas hoje é o mais fraco de todos.

      1+

  • Leonardo M. 8 de abril de 2023 at 16:19

    ⚖️🔥 Juiz responsável pelo caso de Trump fez doação à campanha de Biden em 2020, relatam fontes

    O juiz responsável pelo “caso do silêncio” de Donald Trump, Juan Merchan, fez uma doação de US$ 15 para a campanha de Joe Biden em 2020, segundo os registros das eleições federais.

    Os dados também incluem outras duas pequenas doações, sendo elas de US$ 10 para o Progressive Turnout Project, uma organização de contato com eleitores, e US$ 10 para o Stop Republicans.

    Em entrevista à CNN, Stephen Gillers, professor de ética jurídica, disse que os juízes de Nova York não têm permissão para “solicitar fundos, pagar uma avaliação ou fazer uma contribuição a uma organização ou candidato político”.

    As doações, por menores que sejam, levantam suspeitas sobre um possível conflito de interesse no caso de Trump e podem servir de justificativa para que Merchan seja removido do caso.

    4+

  • L3oCohen 8 de abril de 2023 at 16:54

    E viva a treta:

    1+

  • Pobre Prtbn 8 de abril de 2023 at 17:14

    Boa tarde, Muquis!

    Saudoso, inesquecível e inigualável Coatinha (assistam até o final): https://m.youtube.com/watch?v=RcWd6_bAv90&feature=youtu.be

    1+

    • Pobre Prtbn 8 de abril de 2023 at 17:17

      Corrigindo: Costinha

      0

  • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 17:17

    Milagre a CNN dar uma notícia dessas no governo Mula. Mas lendo a reportagem diz que Mula vai reforçar o fundo da Amazônia e outras medidas para chegar ao desmatamento a zero…. Çei

    https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/amazonia-tem-2o-trimestre-com-maior-desmate-desde-2016/

    3+

  • MrCitan 8 de abril de 2023 at 18:32

    Voltei agora a pouco do centro da cidade, um pequeno CVR da muvuca:
    – Loja dos Armarinhos Fernando lotada, altas filas.
    – Mercado movimentado mas não lotado. Ovos de páscoa já não tem mais nada, só as marcas da loja.
    – Ruas movimentadas, mas nada que seja estressante.
    – Shopping cheio, provável que seja por conta do frio e do feriadão.
    – Doideira : Primeira vez que eu vejo a loja da Lindt com fila quase que pra fora da loja. O ovo de páscoa mais barato deles tá uns 69 pilas.

    9+

    • PowerGirl 8 de abril de 2023 at 22:41

      Por aqui comércio movimentado. Maior movimento das lojas que vendem chocolate. Em especial Americanas com poucos chocolates para vender.

      2+

    • MrCitan 8 de abril de 2023 at 20:17

      Uma pena, muito profissional da Rede TV que cobre jornal policial pode rodar também.

      3+

      • Neco 8 de abril de 2023 at 20:21

        Querem mudar o tem bolsonarista da programação.

        2+

        • Pagando 8 de abril de 2023 at 20:32

          No fim, tudo se resume a negócios.

          6+

  • Neco 8 de abril de 2023 at 20:20
  • Saulo 8 de abril de 2023 at 22:50
  • Eneas_00 9 de abril de 2023 at 00:10

    Fui ver os juros do MCMV.
    Está de 4 .33% a a mais subsídio de 19k. Realmente não acredito que a bolha estoure. Tá valendo a pena se endividar.

    3+

    • Leonardo M. 9 de abril de 2023 at 01:08

      Só?

      0

    • Leonardo M. 9 de abril de 2023 at 01:12

      ok, os juros estão isso mesmo e realmente está valendo
      Mas os preços ainda estão bem bolhudos e o povo não está querendo ceder nem um pouco.

      Pelo menos é o que percebo

      0

      • Na_Volta_Eu_Compro 9 de abril de 2023 at 06:21

        O preço de imóveis e o custo de construção estão pornográficos.
        Uma bolha descarada.
        Ardam!
        Pnj!

        2+

  • Neco 9 de abril de 2023 at 06:54

    Bom dia.

    Quando a justiça te dá Vitória, mas era melhor não ter lutado .

    https://www.folhamax.com/economia/juiza-manda-concessionaria-trocar-carro-e-indenizar-cliente-em-r-10-mil/390327

    Depois do processo a juíza mandou devolver o valor pago do carro, mais 10 mil, valor corrigido.
    Duvido que esse valor corrigido sequer chegue perto do valor de um zero hoje .

    2+

  • Barnabezinho 9 de abril de 2023 at 07:20

    Bom dia!

    3+

    • Money Addicted 9 de abril de 2023 at 07:51

      Bom dia

      0

  • Barnabezinho 9 de abril de 2023 at 08:01

    Bom dia, topíco novo! Boa páscoa a todos!

    2+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.