Bom dia.
O que nós chamamos normalmente por “boas maneiras”, “modos”, educação interpessoal, é algo muito complicado de explicar. Há toda uma mitologia sobre o que é e não é “educado”. E muita gente aprendeu a usar a educação formal como método para definir controle, filtrar grupos e excluir os “indesejados”, aqueles que por não ter um cabedal mais robusto de cultura social, não são capazes de reproduzir essa gama de hábitos tão mal definidos.
Pegamos essa cultura da França setecentista, os portugueses copiaram de forma resumida e muito rigorosa e temos cá pra nós um modelo de educação interpessoal bem engraçado, e muito flexível. Sem explicar nada sabemos se a pessoa é educada: Falar MUITO ALTO, não cumprimentar desconhecidos em locais fechados, esbarrar alucinadamente nos transeuntes, comer com a mão qualquer coisa, usar qualquer roupa íntima para ir a qualquer lugar público, ou nem usar… somos aquele pessoal que vai sem camisa pro mercado, banco, feira, e ao mesmo tempo não come frango com a mão porque parece mal educado…
Metrô do Hell de Janeiro tem uma peculiaridade: é muito limpo, ordenado. Sempre foi mais ou menos assim, embora nos últimos anos se tenha percebido uma degradação persistente de sua estrutura. Público mudado, gente das profundezas dos suburbios hoje trafegam nesse modal que historicamente era considerado mais “elitizado”, seja por sua infraestrutura diferenciada, seja por atender primariamente a região mais rica da capital, ou pelo fato de ser mais caro. Metrô aqui era limpo, silencioso, pessoal falava até mais baixo quando estava dentro dele. A imagem do equipamento limpo e ordenado imtimidava e desestimulava o povão a fazer gritaria, baderna. Hoje não, hoje só a zona sul mantém esse clima de 2001 nele.
Daí já sabemos o nosso ponto-chave: Não muda muita coisa na nossa vida termos mais ou menso educação interpessoal. MAS percebemos e limitamos quem não nos parece “educado”. Isto é instintivo, e normal. Tendemos a nos aproximar de quem entende nossos próprios códigos sociais e nos afastamos e afastamos nossas famílias de quem não compactua com esta “etiqueta social” que herdamos de nossa familia pregressa, de nossa bagagem cultural. Só que aí mora um problemão.
Estava vendo ontem aquela piada do “criado mudo” pela enésima vez. E vi aquele vídeo estúpido, bizarro, medonho e indescritivelmente podre do reporter da globo dando esporro na menina que falou ao vivo em “denegrir”, nesses jornais merdas da vida.
Ora, voltemos ao caso da educação formal. Eu tenho um conjunto de termos que uso para várias situações e isso tem causa na minha formação cultural de origem. Aprendemos nosso vocabulário essencial com a família. Assim como aprendemos aquelas regrinhas todas de como se portar, como falar, comer, vestir, andar, o gestual e postura. Levantar os pés do chão ao caminhar, falar olhando pra seu ouvinte, cumprimentar desconhecidos com o “braço” de distância, não assoar o nariz na rua, se levantar para recepecionar um visitante… BEM, aprendíamos…
Uma parte da nossa última metade de século foi gasta na busca desesperada, por grupos de individuos “despertos” – o termo hoje faz bastante sentido – para a inutilidade da educação formal e da cultura social. Sabemos o que é e sabemos qual o objetivo último dessa ‘desconstrução social’ toda. É óbvio que todo mundo já percebeu como as normas sociais servem facilmente para controlar passivamente pessoas e grupos completamente distintos, apenas pela normalização de condutas específicas. Não é subordinação, é controle subjetivo.
Não preciso mandar pessoas educadas fazer coisas novas se estas entenderem que o “fato novo” (máscaras em lugares públicos, p.ex) é “essencial” para uma “boa conduta social”. E eu posso criar uma ideia de essencialidade com ajuda da midia e do Estado. Mesmo sabendo que esta prática é inútil, você acaba tendendo a deixar uma máscara no bolso ou no carro, já que fatalmente você acabará esbarrando com pessoas alucinadas que irão fazer você perder tempo com explicações inúteis, e que só darão àquele ALUCINADO o direito de dar o próximo passo, que é lhe chamar de NEGACIONISTA.
Eu posso gradualmente te convencer de que não é legal falar em “denegrir”, por esta palavra “ofender a memória das populações negras descendentes de escravos no país”, mesmo que esta afirmação seja BURRA. Mesmo sabendo que esta afirmação é BURRA, você acaba tendendo a evitar o uso do termo já que fatalmente você acabará esbarrando com pessoas BURRAS que irão fazer você perder tempo com explicações inúteis, e que só darão àquele BURRO o direito de dar o próximo passo, que é lhe chamar de RACISTA.
Vejamos: eu não sou mal educado. Eu não me sento em um recinto que tenha mulheres de pé, como um vagão de metrô, ônibus, uma sala de espera. Mesmo que seja aquelx criature de nove arrobas com piercingue nojento nas narinas e cabelo cor de chiclete descorado. Eu cedo a vez para idosos, mesmo aquele velho mal educado que fica xingando a moça do balcão da loja. Não é uma coisa pra se vangloriar, é minha OBRIGAÇÃO ser educado pois recebi educação e sei qual é a real função social desta para mim.
Educação serve para não nos matarmos, protegermos os mais fracos, evitar que os bárbaros, os vândalos, os favelados destruam tudo em nome de sua “liberdade”. Os baderneiros sempre associam a destruição e a desordem, a entropia em si, com liberdade. Culpa do desgraçado do robespierre e seus imbecis franceses. Quando voces veem imagens de favelas daqui do Hell, com aquela imundície toda, entendam: Aquela é a visão de liberdade deste povo todo lá? Liberdade é não ter regras? não. Dentro da favela há regras estritas e muito bem seguidas por todos. Normas complexas, direito consuetudinário na veia. Nossa sociedade gosta de normas e regras, herança portuguesa com certeza.
O Lance é: Toda essa loucura tem um grande foco que é a cultura ocidental que herdamos e que nos permite minimamente compreender um mundo hoje bem globalizado. Brasileiros podem viver em praticamente qualquer lugar do mundo por ter uma cultura social bastante refinada, acreditem. É muito mais difícil para um chinês, ou um indiano viver em outras partes do mundo do que para nós, que temos essa base cultural ocidental comum. Seja boa ou seja ruim, é a base da “cultura universal”, a que construiu o mundo em que vivemos atualmente, nestes últimos dez séculos. E nem venham com papo de cultura de índio.
Já se tentou destruir a cultura de um povo de fora pra dentro. Já se tentou destruir um povo com sua cultura à base de tiro e paulada. Já se tentou meramente eliminar uma cultura inteira com vários povos. Hoje a força que move esta nova tentativa é exatamente a força da cultura ocidental moderna. Quem tenta usar nossa educação, nossa língua, hábitos e leis para impor controle e poder, está usando e com muito talento, aliás, a brutal capacidade de controle social da mídia, e o enorme peso do Estado. Quando vemos uma aberração como os FORMANDES da Usp, vemos exatamente essa moçada tentando impor à força padrões culturais se valendo da força da instituição, da censura moral e da natural vontade de entropia dos jovens.
É guerra cultural, mas a gente nem sempre associa isso com aquela gorda suada de shortinho e top rosa berrando que vai enfiar a porrada na moça da bararquinha de “coxinha por um real” por causa do troco errado. A gente sempre acha que não é por aí.
Pra você que vai ao Qatar: Nunca cumprimentem um mussumano com a mão esquerda!
Pra você que vai ao Chapadão: Nunca vá de camisa vermelha!
Pra você que vai fazer rome ófce: Nunca faça isso no banheiro!
Bom dia!
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
First. Sem ler.
Affe :/
Barna nunca vai entender o quanto é irresistível a possibilidade de ser o FIRST sem ler o texto, kkk
é uma sensacao q o admin nao conhece, digitar bem rapido, “enviar” e torcer pra ngm ter sido o first nesse interim
🙂
Bom dia.
Dia!
Até os politécnicos estão afronhados… Antigamente essa fama era dos alunos da FAU, onde aliás me formei. Costumavam colocar um papel craft gigante na entrada do prédio, no dia da matrícula, escrito “SEU FILHO VAI VIRAR GAY” pra zoar os pais e mães que iam acompanhar os bixos da arquitetura.
O que era brincadeira virou loucura.
O povo que vive em faculdades/universidades perderam a importancia e tão fazendo de tudo pra chamar a atenção.
Infelizmente a USP ainda é considerada uma universidade de ponta no imaginário popular. Não sei por quanto tempo essa fama se sustentará.
Vai se sustentar enquanto pagarmos DARFs para esses filhinhos da mamãe ficarem fumando maconha o dia inteiro. 😛
aqui no Hell, idos de 2000, vi o pessoal do leblon debochando das federais e indo pra PUC.
Hoje, isso acontece com TODOS que têm condições de pagar e evitar que filhos ingressem nas públicas, não só a alta do leblão.
A preferência é por algumas privadas
Nem privada salva, vejam a grade curricular da Unisinos, que é uma suporta universidade jesuíta. É esquerdismo pra todo lado.
Nem pagando salva.
Já era assim nos anos 80, estudei lá, imagina hoje, acho que só fez foi piorar.
sim
mas nem pra ensinar ALGUMA COISA as publicas se prestam mais
Imaginário popular??????
Se eu perguntar o que é USP fora de SP ninguém sabe.
Esquece isso, USP é um antro esquerdista que só SP conhece, o resto do Brasil tá cagando pra isso dai.
Aparece no fantárdigo toda semana algum “epessialista” de lá…
Ninguém nem ve essa merda mais.
SE USP fosse conhecida, apreciada e divulgada no Brasil, haddad teria sido presidente.
Votaram num cara chucro da porra.
Entenderam???
Né assim não…
é
NENHUMA universidade bananense tem ALGUM reconhecimento fora
TODAS estão napós o 400° lugar no ranking mundial
o que se reconhece são ALGUNS profissionais
A USP é conhecida pela classe média e alta fora de SP. Mas se for pegar a população em geral que tem se muito o ensino básico realmente não conhecem.
Sobre o fantástico, se colocarem qualquer um com jaleco branco falando vão pensar que é médico e autoridade, não importa a faculdade.
Ainda tenho minhas dúvidas sobre essa tal “influência” da USP.
Duvido muito que alguém de bola pra ela fora do eixo Rio-SP.
Brasil cresceu e desenvolveu fora disso dai, ninguém se importa mais com o que fazem por ai.
Não tem mais a importância que teve
é tipo aquele colégio que falam que tá na constituição, do rio.
Só ouvi falar a primeira vez aqui nesse blog. Como se fosse o supra-sumo do conhecimento e influência.
Cara, o Brasil tá cagando por o que se passa num colégio do Rio.
Idem de SP.
Tem tanta informação fácil, barata e descentralizada que esses nomes ai perderam a importância.
BOM DIA
FALAR COM CAPS LOCK EM BLOG PODE OU É MAL EDUCADO????????
É FALTA DE EDUCAÇÃO, SEU IGNORANTE!
No início da internet levava ban quem fizesse isso no bate papo do UOL. kkk
Mutuário 27 de maio de 2022 at 19:21
Parabéns!!!
Este mês o rendimento do dinheirinho “parado” no banco foi de 110% das despesas aqui de casa!
Atingimos a nossa “liberdade financeira”!
Acho que lá pra março do ano que vem o rendimento será maior que recebemos de salários!
Sempre zoada, nunca arrasada!!!
—————–
Parabéns!
Aqui vai minha inveja boa pra vc! eaioheaoiheioa
Quem sabe um dia eu consiga isso, mas tem cada pedra no caminho que não tá fácil não…
Ainda mais com 2 filhos… porra, filhos fodem o tal FIRE eaiohaeiohaeioeiohiohae
Negócio é manter as dívidas em um patamar pagável e não inventar ideias muito mirabolantes…kkk…
Por falar sobre rendimentos desde a última alta da selic, a RF já cobre 150% da minhas despesas fixas (mercado, moradia, luz, água, etc). Por enquanto me sobra 50% da RF para “gastar” reinvestindo. Assim toda receita por enquanto está sendo lucro. Claro, se a inflação não continuar subindo, espero recuperar o tempo perdido quando selic tava em 2%. Vale a pena ter paciência sangue frio e trabalho duro.
A minha pergunta pra vc e pro mutuário é só essa:
Com filhos ou sem filho?? aeohaeoihaeoia
Pq dá uma boa diferença…
Acho que se eu não tivesse filho já estaria por ai…
Maaaaaaaaaaassss, cada gasto com filho é muito melhor gasto do que com qualquer outra coisa no mundo!
Pago com vontade mesmo!
Vou tentar resumir minhas últimas duas décadas! Já são praticamente 20 anos juntando dinheiro para conseguir chegar onde estamos hoje.
Enquanto era solteiro e nos primeiros anos de casado, levei uma vida “espartana”, muquirana nível hard.
Pequenos gastos bobos evitados no início fazem toda diferença depois, com o tempo trabalhando na fórmula dos juros compostos.
Nunca tive um relógio, por exemplo, nem de feira. Nunca tive óculos de sol, pulseira, correntinha, qq adereço. Isso até hoje.
Nunca tive celular da moda, computador melhorzinho, carro zero… Raramente peço bebida em restaurante e sobremesa nunca pago… etc costumava ir a um restaurante por quilo que eles davam de brinde gelatina num copinho de café! Hauahahau! Na verdade, ainda vamos lá às vezes!!!). Faltou apenas levar arroz de casa no restaurante! Hehehe.
Mesmo depois de casado, tínhamos uma TV de tubo de 14″ até acabar o sinal analógico.
Não tínhamos TV a cabo até o menino mais velho fazer uns 2 anos.
Olhando pra trás, vejo como minha esposa foi parceira! Logo depois de casados, ela chorou quando mostrei os imóveis que poderíamos comprar na época. Ela chegou a cogitar voltar pra cidade dela! Mas “jogamos fora” o dinheiro com aluguel por mais de 10 anos e isso foi essencial.
Pouco antes de comprar o nosso “muquifo” (financiamos uma pequena parte) já tínhamos praticamente conquistado a “liberdade financeira”, mas os juros foram diminuídos na marretada, o dinheirinho não rendia mais nada, então no final de 2019 usamos parte para realizar o “””sonho””” da casa própria pagando parcelinhas que cabem no bolso menores que o aluguel!!! (Na verdade financiei mais para poder usar FGTS que fosse entrando). O que acabou sendo financeiramente bom, pq desde então o preço dos imóveis subiu bem.
Hoje ainda guardamos quase 40% do que ganhamos, mesmo com 2 filhos! Mas também a nossa renda foi aumentando nesse processo, consegui passar em concurso melhor e minha esposa em empregos melhores.
Não tendo muitas surpresas na economia até o ano que vem, passaremos a ganhar mais de rendimento que com salários. Minha esposa largará um dos empregos dela, trabalhará apenas no período que os meninos estiverem na escolinha.
Eu sou funça, então acho que ainda aguento uns 10 anos no meu trabalho, ou até mais, rindo dos chefes… um apertado para pagar o financiamento da harley e o outro do volvo! Eles são muito xiquetosos! Ui!
Estou com um projeto engatilhado para começar a dar rendimento daqui uns 6 a 7 anos, quando eu também terei pago as parcelinhas do financiamento. Será minha aposentadoria x2.
Se não der certo, penso em outra coisa sem pressa.
Parabéns!
Merece!
Sem filho, mas com 7 Fivs na conta huehuehue
Rendimentos, após 20 anos de trabalho duro e investimento continuo…. superando salário bruto.
2d
o que é Fivs?
Tratamento de fertilidade
Não conhecia o termo
No kids
De fato fica mais fácil
Tô até reformando o apê de Nikiti, quem sabe vai dar pra pintar a casa das montanhas do ES!!! Eitamundobao dos JS!!kkk
Avoa
F.I.R.E que nada. Quero viver, beber cerveja, comer carne. Minha renda de FP já é quase passiva, HO 50% do tempo
sobre isso, eu nao defino uma meta, mas qdo eu atinjo eu dobro a meta
serio, ja atingi a IF algumas vezes, mas sempre q atinjo aumento meu padrao de consumo 🙂 afinal d contas o bom mesmo é gastar dinheiro e nao ganha-lo
obviamente q com a devida prudencia e sempre tendo uma boa reserva para os dias de inverno.
[ ]s
Bom dia
Calorzinho bom hoje, dia de dar aquela ajeitada nas coisas.
Com relação as “regras de comportamento”, vejo que há uma degradação acelerada no comportamento do afegão médio. Acho que a melhor amostragem está nas turminhas mais novas (estagiários), tudo bicho grilo que vivem com os olhos colados no celular e não olham pra frente nem para caminhar, dar bom dia, pedir licença ou pedir por favor nem pensar. Se observar as crianças então a coisa tá cada vez pior, parece que os pais acham bonito criam monstrinhos mal educados. Ain meu filho é tão lindo, ele é tão inteligente, já sabe mexer no celular, já conversa em inglês com pessoas que eu não faço a mínima ideia de quem são, ele tem o “gênio” forte, quando for mais velho, com certeza vai ser líder. Sendo assim, acho que a tendência é piorar, percebo poucas bolhas diferentes do que eu citei e acho insuficientes para mudar a realidade que aí está. Boa sorte aos papais e mamães o jogo é bruto e exige muito trabalho, principalmente pq a grande maioria vai fazer exatamente o contrário do que vc está ensinando. Bora trabalhar cambada.
Abraços,
do Brejo, Zé
Viagens:
Tava querendo ir de Foz X Ushuaia de moto, sem data prevista, podendo ser pra daqui 10-20 anos….
To estudando as opções…
E ontem vi que essa distância é maior do que eu ir de Miami X Los Angeles…
Os dois dá +- 4500km…
Pelo jeito vou deixar os argentinos de lado mesmo e fazer turismo diferente eioaheiohoe
4500km é chão pra cacete e dá pra rodar por muito mais paisagens que ushuaia que não tem nada praticamente.
Fora que argentina é loteria, né. Chile é mais negocio, não? já vi gente que fez essa viagem de motinha…
Então… não tem nada muito que me agrade no chile…. na real nem na Argentina…
Queria ir pra ver Montanha, coisa que nunca vi direito.
Mas se pego tipo Miami X LA, ou Atlanta X Seattle que deve ser o mesmo km…
Vc pega deserto, montanha, Neve, yosemite…… Tem muito mais coisa pra ver.
Fora que diz que na Argentina os cara vivem parando e pegando propina, ainda mais BR.
E tenho medo do futuro de lá, se não vão roubar e assaltar como é praticamente a América Latrina inteira..
Enfim, é projeto pra longo prazo. Tem que ver a $$$$$ tb. Nem sei se faria de moto ou alugava um carro de uma vez e levava tudo as cria, mas quero ver quem aguenta ficar 8-10 dias dentro de carro viajando…
Tudo planos.
Cara, se tu quer montanha vai pra Torres del Paine, El Chaltén, Puerto Montt, Jujuy, etc.
Chile e Argentina o que mais tem é montanha. Os Andes tão bem ali.
é tudo 4000km! +-
Hoje eu não iria, nem Chile e principalmente Argentina.
Dificuldades financeiras criam bandidos. E daí se torna perigoso.
Só se for em um bom grupo, e isso é muito difícil.
Ah meu saaaaaacoooooo
Ótimo tópico.
Educação no geral está se perdendo em praticamente toda a sociedade.
Por mais que se cuide dos filhos, a coisa não é fácil.
Masi complexo. Não está se perdendo, apenas. Está sendo combatida vigorosamente. Você sequer consegue permanecer com seus modos sem haver crítica.
O vídeo de ontem dos “criadores de regras” tocou neste ponto.
Mas , depois de algumas experiências frustradas em empresas bananenses como a tal Magalu, eu espero que o setor corporativo volte a valorizar o que se deve dar valor, ou seja a boa educação no sentido amplo da palavra.
eu ri a guria levando lambada e pedindo desculpa, eles criaram o próprio
inferno. Exibe tbm o canalha corrigindo em público se fazendo de certinho.
Nada mais asqueroso. seria o primeiro a te trair pra te mandar pra paredão de fuzilamento. se eu fosse ela diria: obrigado pelo Esclarecimento. kkk
Outro dia eu vi o filho corrigindo a pronúncia da mãe para Googleearth twiter. nada mais pedante alguem pronuciando “twiter” certinho na banania.
notei que era um canahinha. dito e feito essa semana ele disse pra mãe que era só Ciro ou moro (e Lula)para parar o Boslonaro.
Um ótimo discurso do presidente.
Bom dia!
Sempre fiz a linha discreta, falar pouco sobre si mesma, não desabafar sobre problemas com qualquer um, nada de fotos em redes sociais mostrando vida cotidiana ou eventos, férias.
Agora, parece que isso é mal visto. Pessoal não acha legal você não ter rede social, não falar muito sobre si, não levar problema pro trabalho, não aparecer em fotos.
Curioso que tava pensando nisso essa semana. Estou de mudança de setor e pretendo retomar minhas bases de comportamento, ouvir mais e opinar menos sobre assuntos espinhentos.
Dizem, dizem por aí que o estoque de diesel do Brasil está muito baixo.
E que os importadores não conseguem importar e vender por causa do baixo preço da Petrobrás.
Dizem que tem que aumentar o preço em cerca de 30%.
NÃO CONFIO
em semana da noticia DESESPERADA contra privatização, pode ser HOAX pra criar panico
no sentido de prevenção desse tipo de problema, o governo ainda nao deu bola fora
Mas o governo fica insistindo em culpar a Petrobras por não baixar na marra o preço. Fica comprando a narrativa esquerdista e não sabe porque se torna vidraça.
Não tem muito o que fazer, não há solução a curto prazo para os combustíveis que não seja baixar a carga tributária.
A BR tem meios de conter os aumentos. Fato.
Ótimo texto, vale até uma releitura com mais calma mais tarde.
Acho que pela originalidade está nos top 10, não vejo por aí quase nada dando um passo para trás e abordando a questão da etiqueta, fazendo a ponte com esse troço atual.
Bom dia mukis e espanKadores digitais e profissionais em geral…
Ahhh FirstO direto das charmosas montanhas do sul do ES!!! Yeahhh
O moço CUPremo já decidiu quem o que é quando phooode ser educado? Então para ne…
https://extra.globo.com/noticias/brasil/moraes-diz-que-redes-sociais-foram-cooptadas-pela-extrema-direita-que-mundo-judiciario-bobeou-ao-lidar-com-fake-news-25519025.html
É nóis!
Mas não sou “agiota rentista”, sou um patriota que confia no futuro da nação! Tanto é que empresto dinheiro para que o governo faça bom uso pagando juros!
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/05/27/g7-firma-acordo-que-deve-acabar-com-o-uso-de-carvo-para-gerar-eletricidade.ghtml
Estoquem lenha TalOkay, vamos precisar!!!! Mesmo com oil indo pros usd150 o,povo Ainda quer fazer loucuras!!!
“O acordo prevê exceções para o compromisso em “circunstâncias limitadas” e “em linha com os objetivos do Acordo de Paris”, mas sem especificar quais seriam essas situações.”
Esse é o único parágrafo importante do texto. Exceção vai virar regra.
Alo stranja, Alo mukis…. os Impérios e os tutores da Verdade Absoluta também desmoronam!!!
https://braziljournal.com/ray-dalio-ve-o-futuro-a-partir-da-ascensao-e-queda-dos-imperios
Segue o fluxo
Fui, Inte,
Sou mais Warren buffet, “never bet against America”
Russia “Actively Discussing” Allowing Crypto For International Payments
“The idea of using digital currencies in transactions for international settlements is being actively discussed,”
—————————————
Vai bugar o véio!
E outra: Não era o rublo que ia valorizar, que os outros países iam ter que comprar rublos e bla bla bla???
Se tão querendo apelar pra uma moeda que eles não tem controle (igual o dolar) é pq devem estar com medo de feder as coisas por lá…
Os russos estão exatamente querendo virar captadores de recursos alheios…
Cadê a comoção da mídia por essa tortura aqui? Cadê as notas de repúdio? Cadê o cara da OAB dando soco na mesa dizendo que “já chega”
https://noticias.r7.com/sao-paulo/idosa-de-88-anos-e-torturada-em-assalto-a-casa-na-zona-leste-de-sp-eu-te-mato-e-cortou-dois-dedos-27052022?s=09
pq vcs esperam isso da midia?
Não vai ter nunca né
Vídeo de reportagem antiga falando sobre os cariocas indo para a praia. Logo no início, os locais pulando a catraca do ônibus e cantando “dá-lhe calote, dá-lhe calote”
Esse é o programa Documento Especial, da TV Manchete. Esse episódio aí é ” Os Pobres Vão à Praia” e é a essência do carioca guardada em tonéis de carvalho por trinta anos. É um dos melhores momentos do jornalismo dos anos 1990. Tem ele completo na página do Hoineff do YT. É épico. O do Surfe ferroviário é outra maravilha do DE…
Qual será o milagre que usam pra estas casas estarem de pé? 😀
“We Could See A Million Layoffs Or More” – Here Comes The Job Market Shock
https://www.zerohedge.com/markets/we-could-see-million-layoffs-or-more-here-comes-job-market-shock
adds that “many companies overhired and overpaid during the Covid crisis.” Lazar also points out the obvious, that “the stay-at-home bubble was a bubble, and not a “new paradigm” of goods consumption” which means that “a right-sizing cycle is coming, with weaker growth in jobs and wages.”
Não se aplica ao Brasil.
Aqui tudo sobe, tudo valoriza, tudo fica mais caro.
Às vezes parece que é só assim mesmo, e a inflação é a única forma de corrigir os preços de tudo…
Eu tenho uma visão meio diferente
Estávamos melhorando muito, muita coisa nova surgindo, muita gente ficando rica.
100 mil pessoas por dia deixando a miséria.
Uma pandemia mais guerra fazem o dinheiro correr na mão dos donos do poder tradicionais (agro, minério, petróleo, armas, químicas, farmacêuticas)
Faz parte do mesmo processo, no mundo. Aqui é meio diferente.
OFF TOPIC, MAS DE UTILIDADE PUBLICA:
https://sitesnaoconfiaveis.blogspot.com/p/lista-dos-principais-sites-falsos_50.html
lista com sites falsos / não confiaveis
Os corsários estão de volta:
Singela contribuição ao desacordo da Era das Trevas uns dias atrás, algo que, por sinal, trata-se de uma guerra cultural de séculos:
https://www.forbes.com/sites/brucedorminey/2014/08/30/tech-lessons-from-the-dark-ages/?sh=79dcbab46ef8
Lições de tecnologia da ‘Idade das Trevas’
A “Idade das Trevas” no que hoje é a Europa Ocidental às vezes evoca imagens de uma sociedade de baixa tecnologia — repleta de barbárie total e cubas ferventes de mingau. Mas o início da Idade Média (ou “Idade das Trevas”) – um pejorativo histórico de longa data – foi na verdade uma época de grande progresso tecnológico, dizem agora os estudiosos medievais.
A escassez de registros escritos deu origem ao equívoco de que o início da Idade Média — aproximadamente correlacionado com o fim do Império Romano no Ocidente (por volta de 476 d.C.) até cerca de 1000 d.C. — eram implacavelmente primitivos, diz Benjamin Hudson , professor de história e estudos medievais na Penn State University.
No entanto, em muitos aspectos, os medievalistas estavam séculos à frente de seu tempo; intrinsecamente ligados à sua paisagem e com a intenção de procurar meios alternativos para aproveitar o poder da natureza. Parte dos problemas de imagem da Idade das Trevas, diz Hudson, está ligada à natureza do desenvolvimento científico, que no caso da tecnologia foi incremental.
“As pessoas que fazem as descobertas muitas vezes não sabiam ler ou escrever”, disse Hudson. “A classe alfabetizada era o clero, que tinha interesse limitado pela ciência.”
O alto-forno movido a água é visto por alguns como o maior desenvolvimento tecnológico da época; uma vez que permitiu que o ferro fundisse a temperaturas mais altas e muito mais rápido e mais barato do que qualquer tecnologia anterior.
Os estribos de cavalo de alta qualidade eram um subproduto dessas técnicas de fundição aprimoradas que; como Paolo Squatriti, um historiador medieval da Universidade de Michigan em Ann Arbor, aponta, permitia que um cavaleiro montado batesse na cabeça de seus oponentes sem cair da sela. “Isso tornou possível o ‘cavaleiro de armadura brilhante’”, disse ele.
Embora o mundo clássico que precedeu a Idade das Trevas estivesse ciente das técnicas básicas de engenharia e fontes de energia, dependia do trabalho escravo, diz Hudson.
“Entre a [aristocracia] romana havia um desdém arrogante pelas artes mecânicas, a tal ponto que até a leitura era considerada trabalho manual”, disse Squatriti. “Então, você sentou e ouviu enquanto um escravo lia para você.”
A ideia de que o trabalho manual era “ruim”, diz Squatriti, se espalhou com o resultado de que um aristocrata romano que tivesse tempo e recursos para se dedicar à busca da tecnologia nunca teria feito tal pesquisa porque a considerava “muito abaixo de seu status. ”
Como Squatriti pergunta: Por que inventar uma máquina para trabalhar quando você tinha todos os seus inimigos derrotados para fazê-lo?
Com certeza, um dos principais impulsionadores do desenvolvimento tecnológico na Idade das Trevas foi simplesmente o desmantelamento do Império Romano e o fato de que não havia mais enormes quantidades de trabalho escravo. A partir de 200 d.C., diz Squatriti, também há um declínio maciço na população; especialmente nas antigas províncias romanas ocidentais.
O colapso da autoridade imperial romana no norte da Europa foi acompanhado por uma crise tecnológica, observa Hudson. Para o início da Europa, ele diz que essas circunstâncias alteradas levaram a técnicas aprimoradas de refino de metal na Escandinávia no século IX. E no século 10, ele diz que o desenvolvimento do moinho de vento permitiu uma fonte de energia renovável quando a água ficou congelada por meses no norte da Europa.
“Onde encontramos centros de atividade econômica, vemos avanços tecnológicos e vice-versa”, disse Anne McCants, historiadora econômica do MIT. “Assim, as tecnologias de transporte são a grande história nos centros do Mar do Norte dos séculos VII e VIII habitados por vikings, frísios e afins.”
Às vezes chamado de Dark Age Emporia, McCants diz que essas regiões eram centros de atividade econômica; conectado a vastas redes comerciais que se estendiam do Mar Negro até os confins do Atlântico Norte.
“O que tornou todo esse comércio possível foram melhorias realmente significativas na construção de barcos e na tecnologia de navegação”, disse McCants, “avanços que permitiram maiores tonelagens de carga e menos remadores ou marinheiros por navio”.
Mas mesmo com tanta inovação, diz Squatriti na Idade das Trevas, os custos subiram apenas porque havia menos pessoas e, portanto, menos mão de obra barata.
McCants observa que duas coisas tornam a mão de obra cara: ou uma oferta muito limitada de mão de obra ou um padrão de vida muito alto.
“Mas a mão de obra barata em uma economia em crescimento provavelmente vai querer mais do bolo no futuro”, disse McCants. “Isso é o que vejo acontecendo na China, e é basicamente uma coisa boa se isso melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
No entanto, a robótica pode oferecer aos fabricantes, principalmente na China, maneiras de optar por não compartilhar essas “tortas” proverbiais. Presumivelmente, diz McCants, o que motiva muitos donos de fábricas a incorporar robôs em suas linhas de produção é que os robôs não exigem melhorias em seu padrão de vida.
Tudo dá uma pausa para se perguntar se os robôs se tornarão o equivalente romano dos escravos da era pós-moderna? E exatamente como a história da tecnologia da era atual será lida daqui a mil anos?
“Nos últimos 600 anos, [da era de Colombo até hoje], a maioria dos benefícios tecnológicos foi para uma pequena minoria”, disse Squatriti. “Mas uma das coisas boas sobre a Idade das Trevas é que o poder foi dividido em pacotes muito pequenos e isso levou a uma distribuição mais igualitária das máquinas.”
E porque a necessidade é realmente a mãe da invenção, as populações das províncias ocidentais do antigo Império Romano durante esta época, sem dúvida, estavam de costas para a parede de maneiras que os jovens tecnólogos e empreendedores de hoje dificilmente podem imaginar.
Assim, a maior vantagem tecnológica da Idade das Trevas pode ser simplesmente fazer perguntas com base na necessidade tecnológica, em vez de apenas os caprichos do rebanho trovejante.
No final ele erra grosseiramente sobre a tecnologia ser usufruida por minorias. Mas a ideia é comum no estudo recente de IM.
Cenoura R$ 4, estava R$ 12 um tempo atrás.
O amigo do Hidden curtiu… kkkkkk
https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/04/16/as-polemicas-de-mario-gomes.htm
Normal.
Quinta feira vi que estava previsto muita chuva para a região de Recife.
Família da minha esposa marcou encontro perto de Aracati CE. Daí olhei as condições previstas na região. Aqui relativamente tranquilo.
Hoje já tem 35 mortos na grande Recife e a previsão de chuvas continua forte.
Esse é um evento típico de períodos de mínimo solar.
Tá tenso no Recife, muito ruim.
Tem profecia sobre isso para Salvador, Vitória, e RJ .
Fiquem espertos.
Caraca! SBT no final da transmissão da Champions, narrador foi fazer homenagem rápida para o cara que viajava com o cachorro.
Fiquei sabendo que o Instagram deles dobrou de seguidores.
Coitados, ficaram famosos na morte do que na vida.
Eu mesmo não conhecia. Fiquei sabendo pq vcs comentaram sobre o acidente.
Apesar que eu não sou referência, não tenho redes sociais.
primeiro aquela guria do caminhão, depois o cara dos cavalos, depois o da moto e agora do fusca.. esse negócio de filmar viagem com meios não convencionais não parece boa…
O rapaz tinha uma boa base de seguidores, fazia um trabalho legal.
A sacanagem é ver a galera que nunca seguiu repostando fotos do perfil deles para tentar ganhar likes e seguidores, literalmente tentando pegar carona na morte deles. Cruel.
Infelizmente é assim
Pessoal sedento por likes. / engajamento
Esse é zoeiro:
Assisti hoje ao Top Gun Maverick. Gostei, viu. Filme bem feito, honesto e sem lacração. Vai manter o espírito do primeiro filme e reacender a chama da Aviação Naval. O recrutamento vai aumentar seguramente.
Kkkkkkkkk, o final é impagável! ???
vejo o jornal da noite agora
Novo “membro” da Acha-demia Brazileira de Iluminados: um
“Cientiste”, com 2 livros.
Coincidências: Osvaldu Cruzes tbm assumiu em tempos de negacionismo e antivachinismo. Com frases elogiosas de Gylberto, Paulo Cuelho e artistas gloebels. e Presentes na Çolenidade: 2 Ilumimistros, aqueles. Parece que redigiram o texto da posse ou foi revisado pra manter a narrativa. seus Negacionistes. Tem imortal se revirando (não no túmulo, nesse caso, pois a maioria esquece de deitar).
o cara se comparando a osvaldinho cruzes, começou bem..
ah!! ninguém de máscara, sendo grupo de risco ao extremo e aumento de 29% da glipe. só a platéia.
Bom dia!
Bd
Um ótimo dia!
Barney
?
er……
Bom dia.
Assistindo Hora H do AGRO na Jovem Pan
Apresentadora é muito boa
Hoje com 03 otimos comentaristas
Isso sim é análise
Não a afronhagem que virou Globo Rural
Se estiver sem criatividade, aqui vai uma sugestão para um novo tópico:
https://www.noticiasautomotivas.com.br/tesla-pode-construir-fabrica-na-amazonia/
Bom dia! First!
Brasil tem estoque de diesel para 38 dias nos postos, alerta governo
Ministério de Minas e Energia (MME) convocou representantes da ANP e da Petrobras para tratar do risco de desabastecimento
Tópico novo! tinha errado uns negocios bobos, achei ruim e refiz tudo..kkkkkkk…