Como estavam pedindo boteco ontem… que tal boteco durante toda a Sexta-feira Santa? Boteco Muquirana aberto!
Como funciona: o Boteco é um espaço de discussão mais liberada. Postem links para suas músicas no Youtube, discutam a vontade política, economia, games, futebol, criação de pererecas albinas e o que mais quiserem. Só não esqueçam de deixar um aviso para conteúdos mais pesados ou NSFW.
Destaques da semana:
Pelo menos não é o trump malvado https://t.co/DMgnYHEWrK
— strider hiryu (@l03n27) April 14, 2022
HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA pic.twitter.com/PiOiTWDNEf
— Rafael Balboa ? (@rafaelbboa) April 13, 2022
— ademir_corno (@brainletbr) April 12, 2022
É para ler isso que eu uso esse aplicativo mequetrefe ??? pic.twitter.com/inzPJf0p2v
— Mat.Invest (@MatInvest1) April 12, 2022
#EXCLUSIVO IMAGEM DO FARMACÊUTICO FRANCÊS QUE RECEITOU CLOROQUlNA PRO @felipeneto pic.twitter.com/S7w2fF8TPh
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) April 11, 2022
Levanta a mão quem foi enganado 30 anos.
— Rafael Balboa ? (@rafaelbboa) April 14, 2022
HAUAHAUH ah mano vsf serio huahauah pic.twitter.com/K0GW92cn2O
— GdO Memes (@okgdo) April 14, 2022
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
First! Bom dia!
Voto no PSDB desde que tirei o título de eleitor ???
Uma pena OdC ter falecido. Ele alertou sobre isso. Só agora, entendi.
Graças a Deus sempre fui contra os tucanos, muitas vezes mais que os petistas.
Como já relatei aqui, já tive até que abraçar e me aliar a petistas por causa do fdp do Doria
PT – bandido semianalfabeto (rouba com a mão armada)
PSDB – bandido gourmet (te rouba de maneira sutil e elegante) colarinho branco
São farinhas do mesmo saco em embalagens diferentes apenas.
Reflexão sobre a Liturgia: Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor
Leituras:
Is 52,13–53,12
Salmo 31(30)
Hb 4,14-16; 5,7-9
Jo 18,1–19,42
O Cordeiro Pascal
Na Liturgia de hoje, tudo se consuma. O Cordeiro imolado é a nossa Páscoa e Seu Sangue derramado é a nossa libertação do pecado.
Na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia algo que seria chocante. O rei esperado para a libertação do povo de Deus não seria um guerreiro, um conquistador pela espada. Não seria pela glória fugaz de um reino terrestre que encontraríamos a paz. Mesmo sendo Deus, o Novo Davi não usaria de Sua divindade para submeter os homens, mas se faria servo e sofreria por nós (Fl 2,6-7).
Em uma sucessão de profecias com riqueza de detalhes sem igual, Isaías nos disse como seria o verdadeiro rei. O Rei dos Reis alcançaria a luz jogando sobre si mesmo os nossos pecados. O rei seria derrotado para tudo vencer.
Cantamos no Salmo o que o Senhor recitaria na Cruz. A entrega absoluta à vontade do Pai é parte do peso da Cruz que nós devemos carregar se quisermos participar da Paixão de Cristo. O Rei dos Reis não veio nos forçar, como disse Isaías. Submeter nossa vontade a Deus é uma escolha que devemos fazer. Seremos salvos pela misericórdia de Deus.
Na segunda leitura, São Paulo nos revela que o cumprimento messiânico é Cristo, Sumo Sacerdote Real. Um Rei que é o Sumo Sacerdote, formando um reino litúrgico, ou seja, que canta e louva em volta do altar do Cordeiro imolado.
O Evangelho de hoje é a longa leitura do sofrimento do Servo. A traição; o abandono daqueles que deveriam estar com Ele até o fim; o não reconhecimento daqueles por quem Ele veio morrer; e a Sua dolorosa paixão. Se isso não fosse o bastante, Ele sentiu a pior das dores, o desalento do nosso distanciamento do Pai nos pecados jogados sobre Ele. Tudo Ele sofreu por nós.
Tudo está consumado! Sua morte completa o que se iniciou na instituição da Eucaristia. Com a Sua entrega de corpo e sangue, a execução se torna um sacrifício glorioso. Apenas um amor que não conhece limites poderia nos libertar dessa maneira.
No que o primeiro Adão falhou, o Novo Adão triunfou: Ele se sacrificou por nós, amou até o fim. No que o cordeiro pascal da Antiga Aliança libertava da escravidão na terra, o Cordeiro da Nova Aliança liberta da pior das escravidões, a do pecado.
Entreguemos nossas vidas ao Senhor, sabendo que a Paixão do Senhor é a única coisa que dá sentido às nossas dores, pois Ele as conhece; Ele as sentiu conosco na Cruz. É a Paixão que sustenta as nossas vidas e dá força a todos os Sacramentos. É a vitória na derrota; um reino que não é deste mundo; um Rei que é Sumo Sacerdote; um Deus que ama até o fim.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Bom dia.
Ótimos texto. Ótimas passagens para hoje.
Mas Jesus sendo filho de Deus não precisa da “proteção de Maria”. Ele teve a proteção de Deus. Deus o ressuscitou. Então só não concordo com a última frase, mas isso não inválida a postagem.
Os judeus não entenderam a vinda do Messias e esperam até hoje sua vinda. Porém o que eles esperam será o anticristo que vai fazer o acordo de paz entre os judeus e os palestinos. Essa paz vai durar cerca de 3,5 anos e depois a coisa complica muito. Mas ninguém sabe quando será isso. Pode ser logo, pode levar 1000 anos .
Quem está entregue a proteção de Maria aí e o autor do Texto Neco.
De fato, depois reli com mais atenção.
Desculpas, falha minha.
Cada um tem o livre arbítrio para escolher a proteção que quiser.
Mas como falei essa frase final não traz prejuízo a ótima postagem.
Excelente! Muito obrigado!!!
Hj na organização da via sacra fui convidado a fazer a leitura das estações
De ir para ajudar na organização, acabei fazendo mais que esperava.
Vult!
Gauchada e pessoas do sul, se preparem com bastante lenha, pois a previsão é de um bom e gelado inverno.
https://electroverse.net/little-ice-age-a-long-cold-winter-forecast-for-argentina-as-food-and-energy-shortages-mount-u-s-continues-to-fell-cold-records/
Use tratudor.
Mas e o aquecimento global? In Greta and Di Caprio we trust.
Se meus cálculos estiverem certos, quem tem menos de 60 anos ainda vai ver Neve em Minas Gerais e geadas até Goiás e DF. É só uma questão de tempo.
Mas eles vão por a culpa nas mudanças climáticas e o gado vai aceitar e vai aceitar ficar sem carro e todo o resto que eles pregam.
Tá um friozinho já, mas ainda saio de manga curta pra aproveitar o ar condicionado natural e gratuito. kkk
poLvo expertO do clima e noviças rebeldes … Alo Grettinha xexelentinha… do Fake aquecimento global sendo Ridicularizadas mundo afora!!!
https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/participacao-de-ativista-climatica-em-programa-de-tv-na-inglaterra-comparada-com-cena-de-nao-olhe-para-cima-25476343
Arrrrrdam…
https://jovempan.com.br/programas/os-pingos-nos-is/ana-paula-henkel-diz-que-discurso-de-alckmin-a-sindicalistas-e-cena-decadente-e-dificil-de-apagar-da-memoria.html
Lula tem 80 anos. Alckmin 70. Não posso dizer que eles tiveram uma decadência, por que a bem da verdade, para cair antes é necessário subir, e na cadeia moral, ambos nunca subiram meio milímitro. Ao contrário, tiveram mais do que a chance, mas a responsabilidade diante de seus irmãos para fazer seu melhor possível e crescer como seres humanos, mas optaram por trilhar o caminho contrário.
Quanto vive um ser humano? Pouco diante da eternidade. Até Sarney, que nesta semana saiu do sarcófago político e é um macróbio com seus 91 anos, logo partirá.
Lula e Alckmin conseguiram enganar todo mundo por algum tempo, conseguem ainda enganar alguns o tempo todo, usam da justiça criminosa brasileira para continuar de pé. Mas o tempo é implacável e a morte, diferente do STF, é democrática. Leva o jovem e o velho, o honesto e o ladrão, o bonito e o feio, o homo e o hétero, o sadio e o doente, o réu e o juiz, leva todos. E a cada volta do ponteiro no relógio é um minuto a menos para todos nós, incluindo a improvável dupla de outrora, que agora se une em desespero para tentar salvar não suas biografias ou almas, mas o fruto de sua vida de roubos.
Conseguiram amealhar riquezas, um dinheiro maldito que só trará desgraças para suas futuras gerações. Mas, o que vão deixar aqui? Absolutamente tudo. Não levarão nada.
Pior que nenhum dos dois precisava fazer um papelão desses.
Não deveriam fazer, mas necessitam. Não estão sós no crime. É a história da bicicleta, se param de pedalar, cai. Então não os deixam parar. De vereadorzinhos do interior aos ministros do STF, a máquina está cheia de engrenagens sem freio.
E agora aparece tudo de novo.
https://www.instagram.com/reel/CcG8wY4jTxa/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Muito bom!
Patéticos …. um bando de falidos na política que vivem de fundo partidário e mimimi!!! Ki si laskem.
Eu discordo da Ana Paula.
O Xuxu já era decadente lá na primeira eleição dele pra presidente, quando precisou vestir um macacão forrado de logotipos das estatais, só pra convencer o pessoal de que não faria nenhuma privatização.
Nem preciso contar que o xuxu governador desperdiçou uma oportunidade de ouro naquela mesma eleição, por não levar adiante, ou ao menos cobrar uma maior responsabilidade do partido sobre o escândalo dos aloprados, que foram os petistas presos com os dossies contra a candidatura dele.
Feliz Pascoa a todos!
Tinha comprado um ovo de Páscoa no Sábado passado, advinha se durou até hoje?
Vou fazer um ovo frito mesmo 🙂
Feliz Páscoa hohoho
Muitos fizeram a mesma coisa. Até então era o que havia para fazer um contraponto ao petismo. Os dois partidos sempre foram farinha do mesmo saco podre. Alternância de poder entre os extremos da esquerdopatia. Agora estão desesperados para voltar a mamar na teta. Nunca serão!!
Felizmente, com a ajuda do velho filósofo e de outros que conseguiram sair da matrix, abrimos nossos olhos na hora certa.
Excelente Sexta Feira da Paixão a todos!
Impressionante, tive exatamente essa conversa com a Maria do Brejo essa manhã. Estávamos pensando como OdC ajudou tanta gente a sair da Matrix. Mais impressionante ainda são as pessoas em coma que não conseguem acordar nem na base da pancada na cabeça. Muitos ainda estão hipnotizados.
Meus amigos, com a entrada do Senhor em Jerusalém, nós entramos na Semana Santa. Um tempo de profunda reflexão e vivência do amor que a tudo venceu na Cruz. Essa visão do calvário que se aproxima deve mudar as nossas vidas. Afinal, nossa salvação veio através do Servo Sofredor, do justo crucificado, do Cordeiro imolado por nós.
Tre Ore: os sete últimos ditos de Cristo – parte 1
Os Evangelhos nos dão testemunho das últimas horas de Nosso Senhor Jesus Cristo até Sua morte na cruz. Os três primeiros Evangelhos, conhecidos como ‘Sinóticos’, nos dizem precisamente que esse período foi da ‘sexta até a nona hora’ (Mt 27,45-46; Mc 15,33; Lc 23,44). São João marca a hora do início da crucificação (Jo 19,14).
A ‘sexta hora’ é o meio-dia. A ‘nona hora’ é a expressão para às três horas da tarde (15h). Quem reza a Liturgia das Horas reconhecerá esses horários.
Essas são três horas fundamentais na História da Salvação. A Tradição a separa para celebrações na sexta-feira da Paixão e dá o nome de ‘Tre Ore’, as três horas da agonia do Senhor. Durante esse período, a Igreja oferecia, antes da Missa, uma celebração em que homilias eram lidas com o tema das ‘sete últimas frases de Jesus na Cruz’ (ou as sete últimas ‘palavras’, mas seria mais apropriado os sete últimos ditos).
Examinemos esses sete últimos ditos como uma reflexão para toda a família.
1 – “Pai, perdoa-lhes; pois eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34):
A crucificação segue de perto o que foi prefigurado no Salmo 22 (21). Antes da última zombaria, do momento que pareceria a grande humilhação daquele que foi para alguns um profeta e para outros um arruaceiro, o Senhor os perdoa.
A ignorância diminui a culpa, ensina o Catecismo (CIC §1860), refletindo o ensinamento de Cristo. Cabe uma reflexão sobre isso. A que tipo de ignorância se refere o Senhor? Se fôssemos todos ignorantes de nossos pecados; incapazes de sentir a presença de Deus; ou reconhecer os seus sinais; talvez não tivéssemos culpa. Porém, isso contraria diretamente a doutrina da Igreja:
– Nossos pecados não são escondidos de nós. Temos plena noção dos nossos atos e dos seus efeitos. O que fazemos com essa consciência é outra história. Da mesma forma, podemos viver em negação ou varrer essa certeza para baixo do tapete sem que isso mude objetivamente a verdade.
– Deus soprou em nós o Espírito Santo. Não podemos alegar incapacidade de sentir a Sua presença. As coisas do mundo podem nublar essa consciência e torná-la mero sentimentalismo. Porém, ela é um sentimento verdadeiro, o que Pascal chamou de “um vácuo em forma de Deus no coração“1.
– sinais são dados porque podem ser reconhecidos. Diz o Senhor: “[…] se os milagres feitos em seu meio tivessem acontecido em Tiro e Sidônia, elas teriam se arrependido há muito tempo” (Mt 11,21). A palavra ‘sinais’ é, de fato, uma expressão teológica usada por São João para descrever os milagres. Para São João, os milagres do Senhor são os sinais não apenas de Sua divindade, mas do cumprimento messiânico. O Senhor nos dá sinais variados até hoje. Pequenos ou grandes milagres em nossas vidas e outros tanto que presenciamos pelo mundo. O principal deles é a própria Eucaristia. Os olhos da fé enxergam mais longe e deveriam reconhecer os sinais sem se deixar enganar por obstáculos que se apresentam sob o disfarce de um racionalismo que cega ao invés de abrir os olhos.
Com tudo isso, podemos concluir duas coisas:
A primeira é o que disse o povo: “caia sobre nós e nossos filhos o seu sangue” (Mt 27,25). As palavras de perdão do Senhor não significam ausência de culpa da nossa parte. Todos nós condenamos o Senhor com os nossos pecados, pois Ele foi morto para retirar os pecados de todo o mundo, do passado, presente e futuro. Cabe a nós aceitar.
A segunda coisa é que, tendo estabelecido a culpa dos nossos pecados, o Senhor demonstra ainda mais misericórdia! O perdão que Jesus clama é dirigido aos seus executores. Como vimos, seus executores somos nós. São os nossos pecados. No fundo, seria preciso que Ele derrotasse a morte em Sua Ressurreição para que, assim como os apóstolos, acreditássemos.
Somos lentos para acreditar, e nem sempre colocamos nossa fé no lugar mais importante da nossa vida, tratando as coisas do mundo como primordias e a fé como secundária, esquecendo que é a fé que torna as outras válidas e proveitosas, assim como separa o joio do mundo do trigo de Deus.
Nossa ignorância é parcial. Assim como as pessoas no tempo de Cristo, nós deveríamos entender melhor a Escritura e suas profecias e prefigurações cumpridas em Cristo. Deveríamos reconhecer Seu amor por nós e, se tudo o mais falhasse, os milagres abririam os nossos olhos. Infelizmente, às vezes nada disso funciona e o pecado nos domina.
Essa ignorância criminosa foi perdoada por Cristo, apesar de toda a agonia e o sofrimento de ver aqueles que deveriam ser seus irmãos o abandonando. Seu amor é maior que qualquer dor, pois é maior até que os nossos pecados.
Para uma vivência católica mais plena, São João Crisóstomo, nos diz em uma de suas homilias que, perdoando a todos no momento de maior agonia, o Senhor nos ensinou com atos, e não apenas palavras. Atos que seriam ecoados pela entrega de Santo Estêvão (At 7,60); e devem ecoar em todos os momentos das nossas vidas até o fim.
Reflitamos sobre o perdão. Fomos perdoados quando menos merecíamos, quando viramos as costas sobre o Senhor que sobre as suas jogava os nossos pecados. Tal bênção não pode ser ignorada. Ela tem que ser vivida em ação de graças ao Senhor.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Tre Ore – parte 2: ainda hoje no paraíso
Examinemos agora o segundo dito do Senhor nas suas três últimas horas antes da morte na Cruz: “Em verdade eu te digo: ainda hoje você estará comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
Muitas pessoas entendem erradamente a salvação como algo formulaico. Nesse pensamento, você é salvo cumprindo uma série de prescrições. Esse legalismo, no fundo, soterra um aspecto da verdade enquanto nubla outro. Nós somos dependentes dos Sacramentos para viver a Graça divina, nos justificar e santificar. Porém, o Senhor não depende deles. Nós realmente precisamos cumprir certos preceitos divinos para melhor viver e, quem sabe, alcançar a graça da salvação. Porém, a salvação é uma bênção exclusivamente dada por Deus a quem Ele quiser.
Em suma: Deus nos deu os Sacramentos para que, através deles, possamos caminhar melhor no caminho da santificação. Entretanto, a nossa salvação não é algo automático ou preso a esse cumprimento. Ela ainda é absolutamente dependente da vontade de Deus que, do outro lado, não está preso ao nosso cumprimento. Ele dispensa a Sua graça a quem quiser e como quiser.
É exatamente por isso que o ladrão na cruz é salvo. Cristo não diz: “infelizmente, não será possível. Você teria que descer, ser batizado, confessar seus pecados, comungar e viver retamente”. Ele diz: “hoje você estará comigo no Paraíso“. O Senhor concede a Sua Graça como quiser.
Isso em nada diminui os Sacramentos ou nossa obrigação de vivê-los. Para quem vive conhecendo o Senhor e a Sua Igreja, e tendo a oportunidade de escolher o Senhor Sacramental, evitá-lo é fazer o contrário do que fez São Dimas, o “bom ladrão”, que buscou o Senhor em Sua Paixão. Buscar o Senhor Eucarístico é fazer o mesmo que São Dimas fez na cruz.
Não sabemos se seremos salvos se olharmos para os Sacramentos como pressupostos legais a ser cumpridos. Não sabemos se seremos salvos cumprindo as leis de Deus, mas sabemos que não seremos salvos se não as vivermos.
A misericórdia do Senhor é a nossa esperança. Vivemos a fé no Cristo que lava os nossos pés para nos ensinar humildade e piedade. Para a plena vivência cristã, participamos dos Sacramentos. Eles são nos dão a Graça que nos permite viver a Lei (Jo 1,17; Rm 5,20).
O Senhor é a nossa esperança. Vivemos a Sua Palavra em obras de amor. Na esperança de, assim como São Dimas, estar com Ele no Paraíso assim que Ele nos chamar.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Tre Ore – parte 3: Eis a sua mãe!
O terceiro entre os sete últimos ditos de Cristo foi “Mulher, eis aqui o teu filho. Eis a tua mãe” (Jo 19,26-27).
Se aproxima o momento de Sua morte. O Senhor, então, entrega Sua mãezinha aos cuidados de São João, o apóstolo. Essa é um dos níveis de interpretação. Na antiguidade, uma mulher sem marido e filhos teria que se casar e gerar filhos para sobreviver. Entregando Sua mãe a São João como a um filho, ela teria família e cuidados.
Em outra camada de interpretação, temos o aspecto do cumprimento messiânico. Para o homem moderno, se dirigir à mãe como ‘mulher’ seria um tratamento senão agressivo, ao menos por demais impessoal. Na antiguidade, no entanto, era um sinal de carinho. Porém, o que está acontecendo aqui é mais profundo. O Senhor cumpre o que foi dito no começo dos tempos, no ‘Protoevangelho’ (Gn 3,15), quando o Senhor colocaria iniquidade entre Satanás e a ‘mulher’ cuja descendência o Inimigo perseguiria. Dessa maneira, o Senhor confirma mais uma vez Maria como a Nova Eva, a que corrigiria os erros da primeira.
Nossa Senhora é também entregue como mãe de todos nós, pois São João é um símbolo para todos os discípulos de Cristo, ou seja, todo cristão. São João representa todo filho que agora tem uma mãe para sempre, e Maria teria filhos para cuidar.
É sob o cuidado maternal de Maria Santíssima que somos colocados. No original, em Grego, a expressão usada para o que em Português é sempre traduzido por ‘eis’ (aqui está) vem da palavra ‘óráo‘ (ὁράω) que quer realmente expressar uma apresentação, como ‘veja’. Contudo, é importante notar que o sentido também é de ‘entender’, ou ‘discernir’. Mais que uma apresentação, o Senhor quer que todos nós entendamos o papel que Ele tem para Maria em nossas vidas, para que possamos discernir nossa filiação divina através de uma mãe que jamais desampara os filhos que foram entregues a ela.
Somos gratos por fazer parte da família divina. Uma família completa, com uma mãe carinhosa que intercede a nossa favor com Seu Filho, não diminui a Glória de Deus, mas a eleva. O Senhor, lembra São João Paulo II, “em Seu mistério mais profundo, não é solidão, mas uma família” (Homilia no México, 1979).
Uma família é o que o Senhor quer para nós, porque uma família o Senhor é. A família é o ápice do amor na terra, um reflexo de Cristo, o amor feito homem.
Cristo no amou tanto até o fim que nos deu Sua própria mãe. Que possamos apreciar esse grande mistério da família divina refletindo sobre a bênção de uma Mãe que ama todos os filhos e os quer de volta ao lar.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Tre Ore – parte 4: Meu Deus, por que me abandonaste?
Em seu quarto dito entre os sete últimos, Jesus clama pelo Pai. Há um duplo sentido em seu apelo em Aramaico “Eli Eli lama sabactâni” (שבקתני למה אלי אלי). Os evangelistas (Mt e Mc) reproduzem as palavras em Aramaico no texto grego para que se entenda a perplexidade dos judeus que pensam que o agonizante Jesus está chamando por Elias. Aqui há que se comentar duas coisas:
A primeira é que o Senhor provavelmente estava sofrendo tanto que as suas palavras talvez já não soassem claramente entre a dor e um estado de semi-morte. A outra é que o fato dos conterrâneos de Cristo não reconhecerem a citação (veremos adiante) pode ser uma forma dos evangelistas demonstrarem como o pecado nublou os corações dos homens, pois o pecado de todos foi jogado contra o Senhor. A clareza, de fato, só viria depois da Ressurreição e de Pentecostes.
Tamanha agonia faz o Senhor berrar pelo Pai. A dor física é excruciante, uma palavra que descreve uma dor intolerável. A própria palavra ‘excruciante’ vem do Latim ‘Ex Cruciatus’, que indica uma dor ‘que vem da cruz’. A cruz era a pior forma de morte. Você era torturado e pregado em uma cruz. Sua morte, após horas (ou dias) de dor indescritível, era por asfixia. Depois de tantas horas, seus músculos comprimiam seu abdómem e tornava impossível aspirar ar. Uma morte horrenda.
Muitas vezes uma brutal tortura por dias que era ‘adiantada’ pelos romanos com a quebra das pernas. Quando chegasse a vez de Jesus, não seria preciso. O que mostra como a tortura antes da crucificação foi intensa.
Com tudo isso, já seria de se imaginar que qualquer um gritasse de dor, desespero ou delírio. Mas isso nem de longe era o pior, no caso de Jesus.
Cristo gritou porque sentia a desolação do pecado. Se os meus pecados já me doem e deixam pesado fardo, como imaginar todos os pecados do mundo, incluídos antes e depois, jogados sobre alguém? O Cordeiro sem pecados sentiu por nós toda a dor da separação do Pai, mesmo que Ele jamais tenha se separado. Esse foi o preço da nossa libertação (1Cor 6,20).
O que Cristo grita, no entanto, é uma citação. O Senhor declama o Salmo 22(21), que é quase um roteiro da Paixão de Cristo. Dessa forma, o Senhor confirma ser o Servo Sofredor profetizado por Isaías. O Salmo 22 é um apelo à salvação, ao fim do sofrimento, mas com profundas notas messiânicas de uma libertação que viria de Deus. Dessa forma, em Seu sofrimento, Cristo nos ensina e confirma muitas coisas importantes: a fé absoluta em Deus; o sofrimento redentor, pois nossa aflição aqui gera uma eternidade de Glória (2Cor 4,17); e a confiança na entrega total ao Pai.
Tudo isso para que se cumprisse as Escrituras. O Servo Sofredor é a nossa certeza de salvação. Uma salvação conquistada ao mergulhar na profundidade dos nossos pecados e sair vitorioso com um amor invencível.
Que a lição da esperança que brota da dor nunca nos escape.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Tre Ore – parte 5: tenho sede!
O quinto dito de Cristo entre os seus últimos sete foi: “Tenho sede” (Jo 19,28).
É de se esperar que alguém preso, torturado e crucificado sinta sede, fome e desespero. Mas a sede do Senhor é diferente da nossa. É uma sede de almas!
Em primeiro lugar, o Senhor mais uma vez acompanha o Salmo 22(21) quando diz que tem sede. É também o cumprimento do que é cantado no Salmo 69(68),21(22). Aqui vale entender o contexto do Salmo 69. Há uma grande sequência de salmos de lamento no livro II dos Salmos (Sl 42-72). O Salmo 69 descreve a humilhação do rei em um paralelo à situação do povo de Deus. É natural que Jesus o entoe como uma forma de lembrar que o destino que Ele abraça é um sinal da nossa degradação.
Por outro lado, o Salmo 69 também é um salmo de ‘Todah’, um salmo de Ação de Graças, que exprime a esperança messiânica quando diz em seu versículo 35(34), como em toda a sequência final, que salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Ou seja, a expectativa messiânica é a da reconstrução do reino. A diferença é que o verdadeiro Reino não é deste mundo! Ao citar esse salmo, o Senhor nos quer atentos ao cumprimento messiânico.
Em segundo – e mais importante – lugar, ao dizer “tenho sede”, o Senhor sinaliza o cumprimento do que foi iniciado no ‘quarto de cima’, a instituição da Eucaristia. Ele está pronto para beber o Cálice da Consumação! O mesmo cálice que Ele havia indicado que só beberia quando o Reino viésse. Dessa forma, o Senhor indica que o Reino chega quando o Rei vence, e Sua aparente derrota é Sua maior vitória.
O soldado romano o dará vinagre (vinho amargo), cumprindo o Salmo 69 e o que o Senhor havia anunciado sobre o cálice. O soldado erguerá o vinagre até o Senhor em um ramo de hissopo. Isso não é mero detalhe narrado por São João, é o cumprimento messiânico em toda a sua glória! Na Páscoa da Antiga Aliança, o Senhor ordenou que o sangue do cordeiro fosse passado nas portas com um ramo de hissopo (Ex 12,21-23). Sem que a Páscoa fosse cumprida em seus mínimos detalhes, os primogênitos de Israel seriam mortos. Cumpridas todas as ordens, o povo seria libertado.
A sede do Senhor é o sinal da nossa vitória. A Páscoa do Senhor nos liberta da pior escravidão, a do pecado. A execução se transforma em sacrifício salvífico. A carne do Cordeiro deve ser comida (Ex 12,8), ou a Páscoa da salvação não está completa.
Caminhemos confiantes para a Eucaristia, a Páscoa da Nova Aliança. O Senhor tem sede de receber as nossas almas, criadas à Sua imagem e semelhança, de volta à família divina.
Tenhamos também sede de viver a vida cristã em sua plenitude, de forma sacramental e na caridade.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Tre Ore – parte 6: está consumado!
O penúltimo dito de Cristo antes de morrer na cruz, foi: “está consumado” (Jo 19,30).
Ele veio ao mundo para dar testemunho da verdade (Jo 18,37). A verdade se manifestaria plenamente através de Sua morte de cruz. A Cruz é o grande símbolo da verdade da missão do Senhor. Sem ela, o Senhor seria mais um profeta; sem a cruz, o Senhor, seria como os sábios ou líderes religiosos, com belas palavras, mas sem a solução definitiva para o problema humano. E a solução é a Cruz de Cristo!
Morrendo na Cruz, o Senhor entrega a Sua obra, o motivo de Sua vinda ao mundo. O anúncio do Evangelho, assim como os Sacramentos, recebem a sua força da Paixão e morte de cruz.
O principal ato de Cristo, aquele que dá testemunho do Seu infinito amor por nós, entretanto, não era o fim do plano de Deus. São Paulo nos ensina que a nossa salvação se completa apenas na Ressurreição (Rm 4,25). Desse modo, o que estava consumado?
O que se consumou foi um ato único, que vai da instituição da Eucaristia até o Sacrifício Pascal. De fato, eles são uma coisa só! Apenas na Cruz está consumada a instituição da Eucaristia. Ele bebe o Cálice do fruto da videira, o mesmo que Ele disse que só beberia quando o Reino viesse (Lc 22,18). Tendo bebido o Cálice da Consumação, tudo estava terminado.
A execução se torna um Sacrifício. Ao invés de animais em sacrifícios que nada resolviam, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Tendo consumado a instituição da Eucaristia, o Senhor jamais estaria longe de nós. Depois de Sua gloriosa Ascensão aos Céus, o Senhor continua entre nós. Ele está em todos os altares, em toda Missa. O que estava consumado é uma entrega como nós não podemos imaginar. Um Sacrifício libertador que agora é também um Sacramento. Um que nos possibilita viver a Lei.
A antiga lei é impossível de ser vivida ou nos salvar. É apenas entrando em comunhão com Cristo é que os Mandamentos (não as antigas leis de pureza), podem ser vividos. Não por nossos méritos, mas pelos de Cristo, que nos fortificam com virtudes que nós não conquistamos sozinhos.
Santo Agostinho disse que a Graça é dada para que a Lei possa ser mantida. Segundo ele, nós somos filhos da Graça e da misericórdia, filhos da Nova Aliança (O Espírito e a Letra – De Spiritu et Littera – cap. 12). A Graça de Deus nos fortalece através da Cruz, pois, como diz Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino confirma, é a Cruz que abastece os Sacramentos.
O que está consumado é a possibilidade de salvação na própria pessoa de Cristo eternamente em um Sacramento que nos auxilia a viver a fé. A Cruz é nossa fonte de poder, pois ali o Cordeiro se tornou, para sempre, a nossa Páscoa.
O Plano do Pai foi vivido até o fim pelo Filho. Vivamos a vontade de Deus com absoluta entrega. A Eucaristia será a nossa força.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Rússia pede ajuda do Brasil para evitar a expulsão do Banco Mundial e FMI.
Não tem mais como ser neutro…
Faz um acordo de transferência de tecnologia nuclear e militar em troca do apoio 🙂
Johnny, muito obrigado pelos textos, vou salvá-los!
Passei essa semana internado, sofri um acidente meio feio no final de semana passado.
Nunca estive tão mal fisicamente, mas também jamais estive tão tranquilo espiritualmente.
Um dia antes do acidente eu tinha me confessado, se fosse para ter morrido, aquele teria sido um bom dia.
Cheguei a desmaiar de dor, estou cheio de pinos, placas, pontos das cirurgias… por outro lado vejo que já estive bem pior nos anos em que minha alma esteve suja! Agora estou tranquilo.
Ainda corro risco de embolia, de rejeição das placas e parafusos, de infecção… vou ter que encarar meses de fisioterapia e provavelmente ficarei com alguma sequela.
Mas me surpreendo com a paz que estou enfrentando tudo isso. Uma paz que só alcançamos com o espírito tranquilo.
Está difícil escrever só com a mão esquerda, mas vamos levando… pelo menos pude escrever e agradecer a intercessão de São José em meu favor e a misericórdia do Nosso Senhor comigo!
Uma ótima Páscoa da ressurreição para todos!
Pronta recuperação meu xooovem muki!!! Ahhh se precisar fazer, busque um Fisio supimpa, minha experiência pessoal de 3cirurgias…
Menisco, quadril labreo rompido e agora ombro todo lascado que estou recuperando bem, após quase 3 meses já tô “musculando” … um fisio BAO faz toda diferença!!!
e se for supimpa, o meu tb é profe de educação física e se formando em Osteopatia… Ainda vai corrigir outros defeitos de postura e do acidente!
Força e Fé!!! Abs
???
eita lasqueira! boa sorte aí na recuperação!
Mutuário. Desejo uma ótima recuperação a vc.
Ano passado eu e a esposa sofremos um acidente de moto. Um doguinho caramelo atravessou na nossa frente correndo. Não deu tempo de parar e fomos parar no chão. Eu sofri uma fratura do úmero e a esposa no escafóide. Dizem que o escafóide é um dos piores ossos para colar e dói muito.
Eu que sou um cara bem dinâmico tive que ficar de molho. Mas graças a Deus hoje estamos bem e esperando nosso primeiro bebê. Foca na recuperação e vai distraindo a mente que vai ajudando.
Mutuário, força na sua recuperação.
Feliz que os textos tenham trazido algum conforto nesse momento difícil.
Essa é a paz verdadeira, aquela como em João 14:27
“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”
Força irmão muquirana
Que Deus te abençoe e que se recupere rapidamente.
Rapaz, graças a Deus que você tá salvo, de corpo e alma.
Melhoras e que você tenha uma rápida recuperação.
Bom dia mukis, boa Páscoa pra vocês e suas Famílias!!
?????
Ahhh… se precisarem de um CUelhinho pra festejar …. ricommendo o Mario!! Kkk, antes de tutto gente boa e bem humorado!!
https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/mario-gomes-relembra-vicio-por-sexo-polemica-da-cenoura-invencao-de-diretor-traido-25476279
Fui, inte.
Já começaram as motociatas
Até quando emitiremos tanto co2 por causa de um presidente?
Deus me perdoe, mas é muito engraçado ver a mavecada rasgando o cú de raiva… eu si divirtu huahuahuahua
Boa tarde folks!
Para sempre seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
Ou… eu estou garrando um ranço das comunidades de tecnologia….puta merda:
https://docs.scala-lang.org/contribute/inclusive-language-guide.html
Só por isso vou largar de mão de Scala e focar 100% em Haskell de agora até o fim da minha vida, estou ficando velho, dá para ficar mudando de linguagem de programação todo ano mais não…
Cheers!
Que ranço é esse amigue, não fique nervose..
Brincadeiras a parte, mas essa área é complicado. O meu chefe manda mensagem assim;
Obrigado a todes….
Nso preciso falar mais alguma coisa.
Tbm estou pegando ranço da comunidade, apesar de gostar bastante da área
Esse povo tá precisando lavar uma louça ou capinar um lote. Que gente chata do caralh*.
Meu cérebro derrete quando escuto o termo “pessoa desenvolvedora”. Se não fosse pessoa seria o que ? um cachorro, um gato ?
Não consigo imaginar alguém ser programador e lavrador ao mesmo tempo. É como juntar inteligência e dedicação com vagabundagem.
* lacrador
O que você não está levando em conta são os clientes. Sinceramente, duvido se não fosse clientes idiotas cheios de ideais idiotas, porém com muito dinheiro, veríamos tanta gente da gerência se dobrando.
Conheço um extremamente pragmático e inteligente, que acabou adotando um monte de medidas nessa direção da lacração. Mas aí você vê, o cara é extremamente inteligente E PRAGMÁTICO. Acho que para ele o que importa é o dinheiro continuando caindo no final do mês e a empresa crescendo.
É uma área que tá ficando chata, se não fosse o salário obsceno para trabalhar pelado, porém aguentando essas exigências estranhas, já teria largado.
Steve Vai – Teeth of the Hydra
SYNTH POP 80’s – Retro Wave – The 80’s Dream
Boa tarde!
Populismo Corporativo
https://wp.me/p7CPTn-1vy
curiosidades estatísticas:
-China está com 61% das reservas de grãos do mundo. agora vai.
Americanos estão pedindo pra liberar 20% pois já está em falta pra eles.
(record-herodoto)
– 51 dias de guerra, um navio afundado, agora vai.
Hoje foi um dia muito bom. Acabei reorganizando as coisas aqui na Muqui Caverna e percebi o quanto de coisas acumuladas sem mais necessidade e que vou jogar fora.
Esse ano vou tentar fazer uma limpa e jogar fora um monte de treco véio. E caraca! Quanto poera em locais escondidos aqui na cave!
Boa tarde muquiranas. Uma boa semana santa. Um momento de reflexão e união da família.
Tre Ore – parte 7 – final: Pai, nas Suas mãos eu entrego o meu espírito!
Em suas últimas palavras antes da morte, o Senhor nos ensina mais uma vez a entrega absoluta ao Pai: “Pai, nas Suas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46).
Mais uma vez, o Senhor está entoando um salmo, provando, mais uma vez, que tudo o que foi dito na Antiga Aliança era sobre Ele e nEle se cumpriu e elevou. O primeiro livro dos salmos (salmos 1-41) é formado inteiramente por salmos do Rei Davi. É um momento glorioso, que acompanha as dificuldades e as vitórias do rei sobre as dificuldades. É também um conjunto de cantos que ensinam sobre a sabedoria divina.
Sob esses aspectos, podemos entender o destaque que o Senhor deu a eles na Cruz. Jesus é o Rei dos Reis. Davi era uma prefiguração de Cristo. O ritmo de aflição e vitória é o ritmo da Cruz, que eleva a níveis impensáveis o que antes foi uma sombra da vitória final de Cristo. Da mesma forma, a sabedoria no Antigo Testamento é algo que se desenvolve de algo eminentemente prático para a percepção de que a verdadeira sabedoria é a entrega ao Senhor.
Cristo é a Sabedoria encarnada. Seu ensinamento final na Cruz é receber a sabedoria divina e entender a Sua mensagem: o caminho da vitória é a entrega total a Deus, como o Filho o fez e ensinou.
Outro aspecto é importante para a nossa fé. Algumas pessoas lêem o relato da Paixão e enxergam apenas os aspectos humanos, fazendo das palavras de Cristo apenas gritos e reações fisiológicas, e os ensinamentos uma invenção dos apóstolos. Pelo contrário! Elas são o testemunho dos apóstolos, judeus tementes a Deus que sabiam perfeitamente que não se altera uma vírgula da Palavra de Deus. Da mesma forma, retirar o aspecto espiritual é ignorar os fatos. Ao dizer “eu entrego o meu espírito”, o Senhor demonstra que Sua morte é também a Sua escolha!
O Senhor escolheu morrer por nós! É a entrega total à vontade divina como ápice da sabedoria; e o sacrifício como prova de um amor que vai até o fim, até o limite do abandono (Mt 27,46; Sl 22 – ver artigo Tre Ore – parte 3), apenas para ressurgir ainda mais glorioso.
A vitória de Cristo é não apenas a prova da Sua inocência, mas de Sua divindade. Alguns, entre os que antes perseguiam a Igreja, descobririam a Sabedoria do Evangelho. Ela era um homem, Jesus Cristo, que morreu por nós. Apenas para ressuscitar e nos mostrar o caminho para a eternidade no Seu amor.
Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,
um Papista
Já tem alguns meses, mas só vi agora. Biden tá gagá mesmo. F… América.
E não tá fora do contexto, veja-se que o vídeo sem essa fala constrangedora está em qq mídia, mas essa parte foi cortada, logo após o papa agradecer uma moeda que tinha recebido do Biden. Biden simplesmente viajou na maionese total.
Cérebro derretido, culpa do aquecimento global kuá kuá kuá
Mais um motivo pra que Japão, Coréia e Taiwan se armem até os dentes…
Música tema para tocar toda vez que o Biden sai em público:
Pra mim seria essa aqui. 😀
Alguém sabe se o Trump irá concorrer novamente para Presidente?
Eu tô apostando as minhas fichas que ele vai ser cabo eleitoral para o Ron Desantis.
E o Ted Cruz?
Tenho impressão que ele é um cara bacana do bem tb
Pode até ser, mas o Desantis tá com a moral lá nas alturas com os republicanos, principalmente com os conservadores e com os trumpistas.
Só a campanha de arrecadação de fundos para a reeleição dele para o governo da Florida, supera quase que o dobro a arrecadação do Partido Democrata a nível nacional.
Se o Cruz disputar com o Desantis nas primárias, vai perder feio.
Sim, o Desantis fez um bom trabalho preservando a Florida
O problema é a idade dele.
Mas se concorrer vai ganhar.
curiosidades interessantes cotidianas diárias
https://terrabrasilnoticias.com/2022/04/furioso-com-repercussao-lula-critica-bolsonaro-por-motociata-citando-gasolina-cara-e-inflacao/
“A gasolina cara leva a inflação nas alturas. Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre”, escreveu Lula no Twitter.
Chega reverberar as ondas de inveja kkk. Ele que saia na rua e consiga muito mais gente então.
Bolsonaro é foda mesmo, até curou o câncer da Rita Lee.
Se ela tivesse dado o nome de Lula, certeza que ela já tinha morrido.
https://istoe.com.br/curada-do-cancer-rita-lee-apelidou-seu-tumor-de-jair/
Banco Pan
sofre vazamento de dados e tenta descobrir número de clientes afetados
O Banco Pan (BPAN4) confirmou que sofreu um
vazamento de dados após relatos de clientes nas redes sociais.
não se preocupe, o Hulk ESG 3a via te protegerá.
Zé de Abreu deixa Twitter por conta do Helinho comprando o Twitter:
Mas que foi Zezinho!? Vamos montar uma playlist para esse dia lindo!
Zé: Me dê motivos, pra ir embora…
Elon: Vou comprar o Twitter.
Zé: Estou indo embora, não faz sentido.
Tchau tchau pititica
Bom dia!
dia!
foi uma Sexta modorrenta aqui, além do feriado um sol escaldante, ainda bem que tenho um estoque de loiras geladas pra rebater, hoje já começou fervendo.
Bom dia
Sol e um ventinho LGTVHD4K+ aqui nas terras do Celso Daniel
Dois posts para se entender o clima no mundo 😀
CLIMA = CAOS
Muito interessante, sobre a China e o Lock donw.
http://t.me/medicospelavida/1836
Bom dia.
Não consigo ver (dá mensagem “Media is too big”)
Resume aí Neco
É muito grande para resumir, mas fala da crueldade do governo chinês contra o povo. O Lock donw forçado, crianças separadas de país ou seja tudo o que já tínhamos visto aqui, porém é mais uma fonte diferente confirmando.
Essa fraudemia já mostrou que os donos do gado tem poder para fazer o que eles bem entenderem. Acho que o teste foi apenas para medir o tamanho da resistência e qual será o esforço em cima daqueles que não obedecem silenciosamente.
“Não basta obedecê-lo, você deve amá-lo.”
1984, O’Brien
Quando vejo pessoas de máscara já logo identifico quem AMA o BigBrother
Outra coisa, não consigo ver nada que vc coloca do Instagram 🙁
Tá abrindo no PC? pelo app do PC dá pra ver. É um video de 105 MB.
Não tenho conta nas plataformas do Mark Zuzu
tenta abrir em uma janela anônima
o do legrão só no app mesmo
Dos outros vc consegue ver?
Alguns abrem no Chrome, mas não são todos, então não sei se é alguma configuração.
bom dia!
deu ruim?
https://oglobo.globo.com/economia/negocios/para-barrar-musk-twitter-adota-pilula-de-veneno-25476590?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
Os árabes atravessaram o Elon BAtista, e muita gente deve ter se levantado pra evitar que ele assuma de forma hostil a empresa. MAs olha, a empresa já era…
Pelo que eu entendi ele pode vender as ações que comprou se a oferta não for aceita e daí o preço pode cair muito.
Querem colocar a vacina no PNI.
Para fazer parte da PNI não deveria deixar de ser experimental e passar ser oficial, inclusive com responsabilização dos laboratórios em casos de efeitos colaterais?
Mas os deputados não sabem disso.
bom dia
Tópico Novo! Bom dia!
Ué, mas o futuro não era para ser tudo elétrico?
https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/314700-coamo-gasta-16-menos-diesel-para-levar-farelo-de-soja-ao-porto-em-teste-de-caminhao.amp.html