EUA podem reagir com sanções em tempo real durante julgamento de Bolsonaro

Via Uol.

Em que pese a importância dos assuntos em debate, julgamentos do Supremo Tribunal Federal no Brasil não costumam mobilizar o governo dos Estados Unidos. É ainda mais raro que as discussões televisionadas da Corte sejam acompanhadas em tempo real por Washington.

Mas é exatamente isso o que acontecerá a partir do próximo dia 2, quando começa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. Fontes da administração Trump disseram reservadamente à coluna que acompanharão “de perto” as audiências.

Não só isso: afirmaram ainda que existe uma lista de opções em termos de “sanções e tarifas” contra o Brasil que poderão ser acionadas pelo presidente Donald Trump em tempo real, conforme os ministros da primeira turma do STF indiquem qual será o destino do ex-presidente brasileiro.

O exato teor dessas medidas, no entanto, não foi revelado pelas fontes, que disseram que sua entrada em vigor dependeria inteiramente da decisão de Trump. A coluna apurou que há em discussão na burocracia de Washington a possibilidade de novas rodadas de cassação de vistos a autoridades brasileiras, sanções financeiras a outros integrantes do STF e uma nova edição da lista de itens brasileiros excluídos do tarifaço de 50% em vigor desde o último dia 6.

Nem a Casa Branca e nem o Departamento de Estado responderam à consulta formal da coluna sobre a possibilidade de que novas medidas contra o Brasil possam se materializar a depender do resultado do processo. Em carta na qual anunciava um tarifaço de 50% contra o Brasil, Trump afirmou que entre suas motivações para a taxa estava o julgamento de Bolsonaro, ao qual chamou de “caça às bruxas”, e exigiu sua interrupção “imediatamente”.

Há algumas semanas, o presidente americano aproveitou a presença da imprensa brasileira na Casa Branca para questionar o andamento processual do caso de Bolsonaro, e repetiu que ele era “um homem honesto”. Não existe atualmente uma negociação comercial entre os dois países, já que a Casa Branca condiciona qualquer acordo tarifário à discussão sobre a situação judicial do ex-presidente.

Segundo o comentarista político Paulo Figueiredo, ele e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram convidados por pessoas ligadas à gestão Trump a ir a Washington durante o julgamento —chegarão à capital americana na próxima quarta, dia 3, segundo dia do julgamento, que deve se estender até o dia 12.

De acordo com Eduardo, a viagem servirá também para abastecer a Casa Branca com informações sobre o status judicial de seu pai e as discussões na corte. Eduardo e Figueiredo se negaram a revelar quem serão seus interlocutores e qual será o teor das reuniões que terão na capital dos EUA.

Ambos têm liderado uma campanha por punições ao Brasil que, segundo eles, possam forçar o país a aprovar uma anistia a Bolsonaro e seus aliados. Até agora, os esforços da dupla contribuíram para o anúncio da tarifa de 50%, de uma investigação por supostas práticas desleais de comércio do Brasil, de restrições de visto a ministros do STF e da gestão Lula e da imposição das sanções financeiras da Lei Global Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso de Bolsonaro.

Publicado em
Matéria Anterior

Últimos tópicos

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

11 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
mario-aquele
mario-aquele
1 hora atrás

1 voto 1 magnitsky.
O que vale mais ? eim eim (ler como renato 38). Bonoro preso ou aposentadoria em um lugar capitalista e seguro ?

Sapato Furado
Sapato Furado
1 hora atrás

https://x.com/desireerugani/status/1962452955732267352

BREAKING NEWS- FORÇA TOTAL 💪🏻🇮🇱🇺🇸

TRUMP PARA NETANYAHU:

‘Esqueça os acordos parciais de reféns com o Hmas.

Entre com força total e termine o serviço.’”

Última edição 1 hora atrás por Sapato Furado
Mario-aquele
Mario-aquele
Responder para  Sapato Furado
1 hora atrás

Irã ta quieto. Sem financiamento ficou feio a coisa. A melhor defesa é o ataque.

Leo
Leo
40 minutos atrás

Bom dia
desde 2017 a Venezuela está sancionada.
Mudou algo?

300esparta
300esparta
40 minutos atrás

Bom dia

O Brasil está nas mãos do Trump!

Money Addicted
Money Addicted
17 minutos atrás

sexta conversando com um colega q trabalha em uma grande empresa que vende produtos agricolas, é uma multi do setor e ele é responsavel por toda a regiao sudeste, palavras dele, o pessoal do agro ta put* com o bolso, pq a midia divulga q as tarfias, etc sao exclusivamente por culpa do bozo ai pega no bolso deles e ja viu ne?!

Mutuário
Mutuário
Responder para  Money Addicted
8 minutos atrás

Eu acho muita graça da ilusão que foi vendida de que o “agro” é unido pelo valores e princípios da nassaum silvícola bananeira.

Muito engraçado mesmo!

Eles querem crédito farto e barato, e, de tempos em tempos, perdão das dívidas que eles fizeram pra comprar ráiluques e apartamentos para quando forem ‘descer para BC’.

https://youtu.be/U6reD8UVa0E?si=pTqQmQcxLY7dLopv
Brenno & Matheus, DJ Ari SL – Descer Pra BC (Clipe Oficial)

Money Addicted
Money Addicted
Responder para  Mutuário
34 segundos atrás

nao tenho nada a favor ou contra o agro, mas ate entao era uma “forca” contra …. e aparentemente esta virando

Leo
Leo
14 minutos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=vL8S_LDcAZ4

GOVERNO ADMITE QUE O DINHEIRO ACABOU: A FARSA FOI DESCOBERTA | BRUNO MUSA

Leo
Leo
Responder para  Leo
13 minutos atrás

Volto a repetir
Dolar abaixo de R$8 sempre estará barato

Juliana
Juliana
11 minutos atrás

https://www.facebook.com/share/16GaynT9jS/
os estagiarios do ICE estao mto zoeiros..

11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x