Eu li toda a conversa de ontem do blogue. Cabe uma opinião curtinha sobre essa sensação de pânico diante da tecnologia. Compreendo que o Novo perfeitamente alcança aspectos bizarros da nossa vida, e que em algum momento angular, todos teremos a sério de escolher se vai dar ou não para viver ciscando na beira do poço. Enfim, vamos ver:
Todo mundo tende a associar a tecnologia com a passagem do Apocalipse de São João, de modo consciente ou não. Todo mundo conhece a ideia, e lembra desta passagem, mesmo sendo ateu, quando chega a hora de dar o CPF pra mocinha do caixa da drogaria. Caso interessantíssimo de ideia universalmente aceita; Posto em prosódia convencional, para facilitar. Cap. 13, v.16-18.
16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.
.
.
Então é o seguinte: Posso estar redondamente enganado, mas minha percepção sobre esta sensação genérica que existe me indica que o horror ao Futuro nasceu na Guerra. Nas Guerras Mundiais, em que a tecnologia foi o fiel da balança, e determinou a vitória e a derrota de exércitos poderosíssimos. Quando Orwell escreve 1984 ele está aterrorizado com a certeza de que seu lado iria vencer a Guerra, mas não saberia exatamente o que fazer depois. Toda a literatura fantástica do pós-guerra está encharcada deste mesmo pessimismo, este rancor oculto contra a tecnologia.
.
.
E muitos escritores efetivamente batalharam para que esta sensação fosse afastada, fosse mitigada, com sucesso relativo. Não sei quantos de nós leem ficção científica. Muitos têm preconceito básico. Não deviam. A Sci-Fi é apenas um modo de representar o nosso mundo sem as amarras da realidade, das regras morais, sociais, políticas, e ao mesmo tempo, lidando com todas estas para se criar verossimilhança.
.
.
Ocorre que a visão pessimista de mundo que a literatura produziu no pós-guerra contaminou a sociedade. Não vou afirmar que não há problema algum em se dar seu CPF para a menina do balcão da farmácia. Mas vou afirmar que 90% daquilo que vocês temem JÁ ESTÁ ACONTECENDO. A pessoa se nega a dar o CPF na farmácia. Acredita que com isto impedirá um maior controle estatal sobre sua vida. Mas sua internet está contratada sob o nome de quem? Plano de saúde, seguro do carro, contas em bancos, etc… A Droga Raia não vai ter seu CPF nem saberá quem comprou o diazepam, mas o médico que o prescreveu enviará seus dados, de paciente, para o plano de saúde que os venderá às farmacêuticas e redes de lojas. ZERO diferença.
.
.
Seu celular já está sendo rastreado full-time. OK. Deixar de o usar não é opção. Virar ludita, quebrar tudo e ir morar no interior do Maranhão, aonde a tecnologia não chega? Não é opção. Usar os dados da mãe, dos filhos, para ocultar sua vida digital? Pior ainda. Não dá para precisarmos muito bem quando começamos a depender do “number of the beast” e da sua marca para viver nossas vidas. Mas o bode é: Qual seria a “outra opção”?
.
.
Não estamos ainda vivendo em um mundo de ficção científica. Apesar de haver forte controle daquilo que usamos e consumimos, este controle ainda está ligado ao mecanismo de produção de riqueza capitalista. Não é o Estado o principal consumidor desta informação. Isso não é algo necessariamente bom, já que não é possível confiar na iniciativa privada e suas talidomidas do futuro. Mas o que nos protege do pior é a liberdade de escolha, de mudança. Isto, ainda temos e é o que nos resguarda dos destinos pavorosos da literatura moderna. Liberdade é inegociável, não esqueçamos. O pessimismo é uma virtude, mas tenhamos de cuidar para não virarmos radicais contra o que nós mesmos acreditamos.
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
Fritas !
Percebi que uma das coisas que mais potencializa e ou prejudica as pessoas é o excesso de pensamentos negativos e ou preocupações com essas nuances da vida moderna. Eu já apertei a tecla F há 03 anos.
Estava ansioso .. com sensação de perseguição .. de estar sendo controlado.
Covardes são “eles” que precisam disso. Os anti-naturais … tb desprendem energia para tentar algo. Eles tb correm riscos. Resumindo .. ODAM-se !
“O pessimismo é uma virtude, mas tenhamos de cuidar para não virarmos radicais contra o que nós mesmos acreditamos.”
clap, clap, clap !
Pandeiro, é isso. Quem tinha de arrumar controle, já o conseguiu. A hora de virar eremita era lá atrás. Ao inivés de buscar faculdade, emprego, família, era pra emburacar mato a dentro, e passar a viver plantando quiabo e aipim num barranco de alguma cidadezinha no norte do Espirito Santo.
Tem um problema aí: os hippies já fazem isso tam tempos. Querer os luxos da tecnologia sem os ônus é uma utopia. Querer viver longe do “dominio do capital” é tara de socialista. CLARO que não vou me expor inutilmente, mas posso limitar quando der. Quem teme a superexposição ou o controle social nao pescou que JÁ ESTÁ sob controle. A vovózinha que não recebe BPC, que perdeu a identidade na enchente e que tem filhos maus-caracteres, o cracudo que passa os dias e noits rodando pelas ruas atrás de coisas pra comer e trocar por drogas, estes sim estão imunes ao controle social tecnológico. E a vantagem disso? Zero.
Pois é.
E vai saber se o movimento hippie e Woodstock tb não foram “projetados e incentivados” por alguns grupos com um objetivo pontual dentro de um plano maior!?
Geralmente a galerinha organizada que julga-se anti-sistema é patrocinada e incentivada por esse grupos organizados e dinásticos. Então eu sempre fico ressabiado com esses exageros. Querem dar risada !? Procurem um post do Santander oferecendo pulseira de pagamentos mas com design inovador e da marca parceira Oskley.
https://www.santander.com.br/hotsite/osklen/
A crentaiada caiu em peso. huahuauhahua
Citando os trechos do Apocalipse. Eu si Adivirtu !
Os mesmos que não tomam Coca-Cola, não compram motos da HOnda, não compram maionese Hellman´s e pararam de comprar Nissin Miojo. 😉
Repare que é o mesmo tipo de pessoas.
Depois que me deu esse estalo, larguei pr alá. Não quero ser hippie, não quero essa curriola gerindo a minha vida. Temer a fraude é uma cosia, viver temendo a modernidade é a minha queixa, é outra coisa.
Até mesmo porque quando tememos muito a fraude … ficamos menos produtivos, menos esperançosos , pensamos que não vale a pena sonhar, produzir, evoluir, etc.
Tem esse efeito tb. Um monte de gente assustada … conformada em não OUSAR.
De repente a ideia era essa mesmo. Gente voluntariamente passiva.
Vai saber. Woodstock, nos EUA. Maio de 1968, na Europa.
E logística para fazer um festival daquele porte?
Faz todo sentido.
Faz muito, nossa. Não só Woodstock. O Maio de 68 em Paris. Essa maluquice de contracultura, a invasão das drogas nos EUA no começo dos anos 1960…
Que tosco. Os “donos da banca” patrocinando o sistema e o “anti-sistema” (sic). No fim, ganham de qualquer forma.
é tosco mas é meio óbvio. Na época não havia a facilidade de se obter conhecimento que temos hoje. Daria para em uma mesma cidade o mesmo grupo bancar aliados e adversários, e criar um clima de “democracia” que fizesse a população deliberadamente apoiar o “lado bom”. No NE da BNN ainda é assim em muitos lugares.
Dia!
Dia ! Um excelente domingo de descanso.
Bom dia!
Bom dia! 😀
🙂
Oi
Bom dia.
Um relato.
A previdência mudou, particularmente a pensão civil.
Então, se eu morrer nos próximos 11 anos, minha mulher não receberá pensão civil até morrer. Receberá só por um tempo.
Então pensei em fazer um seguro de vida pelos próximos 11 anos. Depois não será mais necessário, pois a pensão ficaria vitalícia.
Entrei em contato com 3 seguradoras, inclusive com uma que trabalha exatamente com os trabalhadores de minha empresa.
Nenhuma deu retorno. Não me querem como cliente.
Detalhes: fui operado do coração, comprei/compro remédios para a questão cardíaca.
E cai na cilada de dar o cpf nas farmácias.
Minha teoria é que as seguradoras não entram em contato exatamente por terem a informação das farmácias e da cirurgia.
É o que penso.
Bom dia! fica à vontade 😉
A informação sua foi repassada pelo hospital quando você fez o procedimento. Há cadastro e controle de quem faz procedimento inivasivo severo, todos os planos de saúde e seguros sabem quem fez transplante, sofreu acidente grave com sequelas, teve diagnóstico de câncer. É bem anterior a isso. Sua solução é fazer uma previdência privada que contemple prêmio eventual. Mesmo assim, a chance de te onerarem com um valor elevado em função do seu tratamento é razoável.
Bom dia.
Tudo o que Paulo Guedes queria.
Mais mercado, menos estado.
No dia que obrigarem o “Mondex” aí penso o que fazer, até lá não vou sofrer por antecipação, mas um livro escrito a 2 mil anos que os cultos dizem ser conto de fadas, já avisou.
Todo cuidado é pouco
Bom dia !!!!!
Excelente texto Barna’.
Esse excesso de tecnologia me assusta muito.
Ahhh… assusta mas é aquilo… fugir como?
Não tem como fugir. Esse é o problema.
Bom dia e ótimo domingo.
Vou responder aqui civilizado, vou ser breve pq tô numa preguiça pra digitar.
Sou engenheiro da área de processos, vc não tem idéia da energia que se gasta para essas automações banananóides funcionarem, motivo: çamos ruins cara.
Vc falou de maquinário alemão, aí é outra história, estes funcionam redondinho com poucas paradas. A automação bananense tem sempre que dar um tapinha aqui e ali. Quantas vezes eu mesmo dei a solução para o fornecedor ixxpecialixxta em automação.
É como a Barna falou outro dia sobre uma discussão sobre carro elétrico no Brasil, neguinho aqui não aprendeu nem alinhar direção direito, quanto mais mexer na eletrônica embarcada nesses carros.
O dia que eu for pra SP eu vou nessa loja Nutella ver os preços, tenho certeza que é tudo mais caro. E tem mais, daqui a pouco vem um sindicato encher o saco como fizeram lá atrás com os frentistas
O Chico Louco é o cara pra mexer com placa eletrônica de utensílios da linha branca. Aí pergunto, quantos Chicos (excelência) tem no Brasil? Uma andorinha não faz verão.
Isso não é só na indústria, tá enraizado em tudo. Se falar de medicina, as coisas que eu vi com meu pai doente por 5 anos, vcs vão cair da cadeira. Tenho umas 500 histórias nessa área pra contar. Tanto é que qualquer coisa mais grave, nem perco tempo aqui e vou pra SP.
Mas aqui ser várzea só interfere na nossa posição na corrida. Não muda o rumo que as coisas estão tomando.
E quem vai operar estas maravilhosas e complexas máquinas de tecnologia de ponta?
mas investidor esse tecnologia de ponta não será produzida aqui no Brasil…vem de fora!!!
É, é quem vai operar essas maravilhosas e complexas máquinas de tecnologia de ponta
cara…para isso tem mão de obra…alias esses robos são praticamente autônomos …não não gosto disso , mas inevitável..até a area médica vai sofre com isso…
E quem vai fazer manutenção, ou concertar?
cara por favor….isso é o de menos nem precisa ser engenheiro para fazer isso..teu carro não tem computador ?…e quando estraga , quem concerta? ou tu fica a pé?
Desculpe mas não é esse o ponto.
O empresário compra automação e acha que seus problemas acabaram.
Não é assim.
Porque vai depender de gente com conhecimento para programar operar dar manutenção na máquina.
Esse pessoal especializado não tem na banânia, ou tem mas é ruim e caro.
Em outras palavras, não deixa de focar refém da qualidade bananense.
como tudo que o o empresário coloca em sua empresa necessitará de manutenção!! oras..e qual o problema nisso?!
Não é esse o ponto.
O empresário pensa que automatizando ficará livre de bananices, mas não ficará.
E a produção será automatizada sim, no Brasil também, mas aqui será mais devagar e mais difícil
Vou te responder aqui. Não estou defendendo que aqui vai ter tecnologia de ponta. Quem dita a tendência está fora daqui. As coisas chegam com muito atraso aqui, mas chegam.
Como é tecnologia velha onde foi criada, não acho que quando chega seja tão difícil manter rodando. Mas veremos…
Bom dia confrades,
Não dá para remar contra a maré. Com tecnologia ou você se adapta ou fica para trás.
A preocupação natural é de que existem dois tipos de tecnologia: a complementar, que te ajuda, mas exige que você desenvolva uma habilidade nova em paralelo; e a competitiva, que simplesmente faz algo por você e te faz perder habilidades aos poucos. O crescimento desse segundo tipo que é um “problema”, pois nos tornamos dependentes e menos capazes.
aleluia irmão…desta vez estou contigo!!!!
um brinde a este momento, saúde hehehe
tim….tim….kkkkk
Estou com o tópico…agora aos incrédulos ..isso,.. vão vivendo o dia-a-dia…e esperem quando terão que optar em colocar um chip ou não…pois conforme o tópico …celular tu pode colocar fora assim tbm com o computadores e seus pares , masssss um chip implantado como já ocorre em várias empresas em que o funciónário tem que colcor para ter acesso as dependencias das mesmas que já é fato!!! aeeee sim que a porca vai torcer o rabo…ai sim eu quero ver quem vai aceitar ou vai declinar da proposta…o segredo é a implantação de um chip no corpo….atentem a isso!!! e por favor não é teoria da conspiração!! é fato!!!
Chegou ….
😉
..oiiii…rsrsrsrs..;D…..sei…estava com saudades!!!kkkk
Bom dia.
Se o software de reconhecimento facial chinês for uma realidade, o chip é desnecessário.
Basta o estado usar essa tecnologia e fazer igual a China: criar um sistema de vigilância e leis que te penalizem legalmente por suas opiniões, atitudes, crenças, etc, quando estas não forem de interesse do Estado.
O progresso tecnológico em si é inevitável, se não for por um meio, será por outro.
O grande X da questão é o mesmo que nos amedronta desde o início do Foro de São Paulo: um governo totalitário que use essas tecnologias para se perpetuar no poder e destruir as barreiras que impedem que sejamos transformados em gado: a família e a religião.
Lembrando que:
a) Evo Morales já tentou proibir legalmente o protestantismo na Bolívia;e
b) “Regular” e “controlar” podem se tornar nomes bonitos para “proibir”;
c) No dia em que um governo ou um político propor coisas semelhantes a “regulação da família” ou “regulação da religião”, pau nele.
bem isso…
CVR: Sobre o tema do tópico, aconteceu dias atrás algo bizarro (mais um passo do “grande irmão”). A única rede social que tenho é o FB, e com o único objetivo de usá-lo como um “jornal diário”. Através da timeline vou tendo um apanhado, resumo e análise do que tá “acotesseno”, principalmente em economia/política.
Dessa forma, no uso meu FB como a maioria que expõe sua vida privada, postanado fotos, vídeos e “checkins” da vida…
Posto isso, vamos ao que aconteceu:
Semana passada rolou um “comes e bebes” no trabalho em homenagem a uma funcionária que iria se mudar para outra unidade da empresa. Aí, o pessoal começou a tirar fotos e fazer vídeos. No dia seguinte, a pessoa os publicou. Eu apenas apareci no fundo de uma das fotos e de “relance” numa fração de segundo em um dos vídeos. Mas isso foi suficiente para eu receber a seguinte notificação no meu fb:
“Caro Fênix, a pessoa X fez uma publicação recente e “pode” ser que vc esteja presente nela.”
Detalhe importante: ninguém ali marcou ninguém. O FB aplicou um algoritmo de reconhecimento facial.
PS. E ainda tem trouxa que participa do “10 years challenge”….
nem é preciso ir muito longe…eu em casa (tenho vários exemplos) com a tv smart desligada conversando sobre mudar e comprar persianas horizontais… e depois de um certo momento liguei a tv na internet e o que aparece…propagandas de persianas horizontais…onde comprar-las, cores, etc,etc,etc …e ai?! isso foi só um exemplo….
o que dizer do android mapeando tds suas viagens?
sim…meu celular tem reconhecimento facil…só que eu mantenho desligado…na vdd já estamos “preso” ao sistema!!!
reconhecimento facial..
Pode ser coisa mais simples também, por acesso ao seu gps por exemplo. Mas pode ser o reconhecimento facial mesmo.
Acho que não Scemo, pois a pessoa em questão já publicou outras vezes fotos de colegas (meu setor é a poucos metros do dela) e o FB não me avisou.
Não sei se na foto vai algum dado de localização embutida. Pensei no cruzamento de horário e locais, sabendo que são da mesma empresa. Mas não manjo disso hehe
É só a gambiarra que me passou pela cabeça. Mas acho que o sistema deles já é bom como você descreveu mesmo.
Jpgs tem um campo de meta informações que a maioria dos celulares preenche ao tirar uma foto. O nome desse metadata é exif.
Tem dezenas de exif viewers online por ai, só subir a foto que ele te mostra várias informações, incluindo coordenadas de onde a foto foi tirada.
O único detalhe é que quando vc manda a foto por WhatsApp ou qualquer outro meio que trata a imagem, a informação se perde. Ou seja, a informação só está na foto original.
Investidor 13 de abril de 2019 at 22:25
Balela essa de loja autônoma. Aposto e ganho que tudo ali dentro é mais caro que qualquer supermercado. Modinha à la paleta mexicana.
CVR Nós somos ruins demais.
Trabalhei numa empresa que fornecia uma peça pra VW que servia na maioria dos modelos (imaginem o volume). Tinham 2 máquinas e 2 operadores dedicados só pra esta peça que não podiam nem piscar pq desabastecia a VW, no gargalo puro. Diretor da empresa quis automatizar e cortar os dois operadores. Amigo engenheiro fez os estudos e contratou uma das melhores empresas de dispositivos automatizado. Pra não prolongar muito pq em 6 meses de construção do dispositivo aconteceu coisa que até Deus duvida. Resultado, o dispositivo travava toda hora, o fornecedor colocou um funcionário dele full time pra ficar dando um tapa aqui e um tapa ali, puseram um operador no final da linha pra checar qualidade (claro que passava peça ruim) e tiveram que manter aqueles dois operadores nos dispositivos antigos para não parar linha da VW. Total do projeto de automação = 800 mil reais. Além de não eliminar operador, tiveram que colocar mais um no fim da nova linha e um outro por conta do fornecedor. Payback infinito ??
**************************************************
A verdade é que automatizar é muito caro no mundo inteiro, no Brasil pior ainda, vai tentar dar payback na compra e INSTALAÇÃO de um robozinho.
já ouvi também comentários que um operador japonês é muito mais barato que robôs em alguns casos, disponibilidade total, não reclamam e são inteligentes
Será que quando é algo novo e não um upgrade não vale a pena já começar com um nível de automação maior?
Tem algumas indústrias que o esforço de automatizar está ligado ao aumento de segurança também.
E não é só rôbo, são também digitalização de processos… tem várias frentes.. Sei lá, acho que a tendência está meio que definida… o ritmo depende de cada indústria
O problema é dar payback a gente vê os vídeos da Boston Dynamics e acha que é tudo fácil, barato e rápido de acontecer.
Veja a planta da Tesla, apesar de terem dinheiro e subsídios a rodo não vai, tenta implementar um SAP ou qualquer sistema no prazo, eu nunca vi acontecer rs
Só acho que esses avanços tecnológicos vão demorar muito mais tempo para acontecer do que a gente imagina.
Manco no caso da Tesla há mui jogos de interesses para que não aconteça!!…
Bom dia! Tópico e discussões excelentes. Vou pelo mesmo ponto dos prezados. Eu sei que não tem como evitar todo esse BBB tecnológico. Sei que não adianta desativar minha trajetória no Google que ele vai continuar salvando (só não vai me exibir). Mas a única alternativa é viver como se tivesse em um mundo apocalíptico, estilo sobrevivencialista.
Minimizo bastante a exposição não agindo como 666. Não posto fotos nem fico falando da minha vida publicamente. Uso redes sociais mais para trabalhar.
E tudo isso vai piorar muito na próxima década com o 5G.
“Os celulares espiam e transmitem nossas conversas, mesmo desligados”
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/23/tecnologia/1550953521_057163.html
exato!!por isso que os fundadores do face o Marck ,ele coloca adesivos na camera do note e tbm no microfone e não é só ele …tbm o Marck quando faz reuniões em suas casas mandas todos desligarem os seus celulares e tira as baterias e coloca no freeze …hoje os celulares não tem como tirar as baterias…
Civilizado, o Rodrigo respondeu tudo que eu penso tb.
Meu pai passou 8 meses na Suiça em treinamento numa máquina de ponta de forjamento que vinha pra cá.
Quando ele voltou, a primeira coisa que ele me disse: “Brasil tá atrasado 200 anos”
Algum tempo depois do startup da máquina aqui no Brasil, a máquina deu pau, a manutenção penou por dias tentando resolver e não conseguiriam. Veio um suíço e resolveu em um dia, o problema, era um contator de merda em reais. Aposto que o cara da manutenção aqui mal sabia mexer num multímetro
Esse é o ponto
Marcel Cardoso (@AreaDoMarcel) tweetou: Informação confirmada ontem à noite, no site do jornalista Sidney Rezende:
A Rádio Globo dará lugar à Multishow FM, projeto que estava no papel há mais de 10 anos, e a CBN mudará para Globo News FM.
BOMBA! GOVERNO D’ITÁLIA PODE INICIAR ABALO AO SISTEMA FINANCEIRO ATUAL
sobre o topico… “kinda”
The most astonishing thing about reality is that it has no rules or limits at its outer-most edge. It knows itself simply by being itself, not by some indirect mechanism like computer hardware clumsily shuffling around bits. That’s simply not needed. Although this seems impossible, you have to remember that reality is the ultimate tyrant. It can do whatever the fuck it wants because there is nothing outside to stop it. Which means that it is not subject to the laws of physics or mathematics or even logic. Which means it is not a mechanical system, it’s a magical system. Not metaphorically magical, but actually magical.
link ?
https://www.actualized.org/insights/the-ultimate-simulation
Resumindo, qualquer tentativa de implementação será uma merda incompleta e bugada.
E, no final, dará uma merda tão grande e complexa, que não haverá solução.
Na premissa dele realidade não pode ser simulada porque para reproduzir tudo o que existe você precisaria de algo maior do que tudo o que existe.
Não é necessário simular tudo a todo momento. Basta simular as coisas para as quais a sua atenção está direcionada. Claramente ele nunca jogou video game heheheh
Acho que ele estava falando sobre simular uma dominação mundial aos moldes da ditadura chinesa, e em seguida, partir para a coisa real.
Mesmo? tenho que ler mais devagar então hehe
Do texto a única coisa menos literal que vejo é o último parágrafo onde talvez tenha alguma referência a uma quebra de sistema financeiro…
Mas, antes disso, tudo me parece literal, algo sobre conhecimento. O próprio nome do site remete a ato e potência. Pensei que era algo mais ontológico.
Bom dia mukis… a caminho de Waikiki só posso dizer uma coisa: bullshit esse negocio de tecnologia ser ruim!!!
Qdo os caras juntaram pólvora com fogo e dispararam um trabuco os silvícolas pagaram pau e endeusaram os caboclos… dai a pouco tavam atirando melhor que sniper!!!
Segue o fluxo …
Ahhh desconectemos de tanta paúra e neutra…. aloha e mahalo mukis!!!
Fui, inte
“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”
Clark, Arthur
“Magia” é apenas um eufemismo para “métodos que fogem à sua compreensão”.
Homem é homem, menino é menino, político é político…
https://www.msn.com/pt-br/noticias/politica/psdb-encomenda-pesquisa-para-avaliar-mudan%C3%A7a-de-nome/ar-BBVVPaW
“Segundo Doria, a reavaliação dos rumos do PSDB não representa uma guinada à direita abandonando o legado social-democrata tucano, como temem algumas lideranças históricas da legenda.”
Oi,
post novo do pracinha!
https://pracinhainvestidor.wordpress.com/2019/04/14/a-matriz-eisenhower/
Olho vivo no gerenciamento do tempo!
#paz
Oi.
oi!!!
shutdown -p now
O Bonoro vai fazer um uso ainda maior das redes pra poder fazer propagandas da gestão dele.
Se os progressistas do Vale do Silício não meterem a censura, é uma ótima forma de ele mostrar o que fez, e ainda desprestigiar a mídia tradicional, 90% tomada de soças e esquerdistas.
Não acompanhei a discussão de ontem, mas curiosamente estava ouvindo a respeito…
Fim de noite, início de Madruga mukis? Aqui em Honolulu pra onde mudamos a tarde são 16:20hs e o SOL Ainda brilha forte!!! Yeahhh
Ahhh na vinda compramos umas coisas no Walmart… sem caixas, apenas um self checkout service aonde vc … se muito… conta com ajuda de uma mulher!!! Melhor, duas…
Nem msg, nem sindicato muito menos justiça do trabalho a vista… hehehe
Serviço havaiano hiddenzinho …. semore pensando em quem trabalha, poupa e investe, inclusive no exterior !!!
https://www.investidorinternacional.com/2019/04/14/imposto-de-renda-as-7-duvidas-mais-comuns-respondidas/
Fui, aloha e mahalo
Dê um alô ao rei Kamehameha II.