Bom dia.

Esta semana tivemos várias discussões sobre o tal do “morar na Europa x morar na BNN”. Eu vou ser bem pragmático nisso, e espero mesmo que o pessoal tenda a manter as conversas no nível do realismo prático, sem torcida e bate boca, até porque precisamos manter os pés no chão e entender o tamanho do nosso problema, que é colossal.

NENHUMA CIDADE BANANENSE tem estrutura urbana apenas similar à de uma cidade média da Europa Ocidental.

Isso não é julgamento, é FATO. Mas ponham na cesta: Essa coisa de saneamento básico, de as casas ter esgoto e água encanada, energia elétrica, aqui no Brasil tem menos de 50 anos. ATÉ HOJE há briga para se tentar universalizar esse negócio. NENHUMA CIDADE BANANENSE tem água e esgoto 100% processados. Nenhuma. Ponto. Você sabe qual é a cidade de maior PIB do país? Tecnicamente a mais “rica”? E a de maior IDH? Eu respondo.

A cidade com maior PIB do país é uma merda de cidade lá da terra do Hidden, Presidente Kennedy, no ES. É coisa de 465k de PIB pr capita. Nenhum país do planeta inteiro tem pessoas com essa riqueza aí. Per capita dos EUA é de +-300k. Em Presidente Kennedy ainda não tem água e esgoto tratados, sequer as ruas dos bairros são calçadas. Riqueza é um conceito técnico, descolado da realidade.

A cidade de maior IDH do país é São Caetano do Sul. SCS é ali em SP. IDH de país nórdico, PIB maneiro, cidade urbanizada e civilizada, passava por capital asiática com facilidade. Cidade rica, nossa. Uma Barra da Tijuca de SP. Mas tem um negócio… sabem o que tem do lado de SCS? Heliópolis, somente a maior favela de SP. Ninguém em sã consciência vai assumir que dá pra se ter IDH europeu tendo um milhão de pessoas morando em um favelão bem do outro lado da avenida. Mas tem quem creia.

Este aspecto, espero ter esclarecido. Estruturalmente não tem como. Aqui não tem segurança para nada. Estrutura sempre ruim, mesmo nos melhores lugares a infraestrutura é sempre limitada pelo enorme fluxo de usuários. Já comentei outro dia: O que arrebenta aqui não é a falta de infra, é exatamente a concentração absurda desta infraestrutura nos centros urbanos. Dá pra morar com excelente qualidade de vida em muitos lugares do país, mas sempre são lugares exorbitantemente caros ou segregados.

Tanto que na BNN, viver FORA dos centros é a melhor e mais segura opção. Exatamente pelo motivo que faz a gente aqui ter vantagens sobre os europeus e norteamericanos: Liberdade, acesso a riqueza e bens materiais, a possibilidade de viver com pouca interferência do Estado e com bastante autonomia. Não que seja simples assim, tipo basta ir pro interior do Maranhão e ser feliz. Não é isso e sabemos bem como é.

A questão é exatamente: Aqui você não tem um clima severo que limite realmente a sua capacidade de produzir e se locomover. Apesar dos radicalismos de um clima tropical, há uma grande estabilidade climática, e no geral, você consegue viver em qualquer lugar sem o risco de morrer esmagado pela enxurrada. Dá pra viver da mesma forma em qualquer pedaço dessa terra, com poucas adaptações. Tendo renda e conhecimento, as oportunidades são infinitas.

Falamos a mesma língua, não temos grandes conflitos étnicos e problemas de imigração, embora eu fale expressamente de sair do centro – nas capitais o tráfico e a favelização criam um ambiente de crise similar à do caos da imigração na Europa. Mas lá e aqui, de forma um tanto parecida, saindo dos grandes centros haverá sempre grande uniformidade de população e uma certa “tranquilidade” em relação aos conflitos sociais que estamos (mal) acostumados.

Se você tem um trabalho que lhe permita viver apartado da política local, não gere muita exposição social nem pareça algo “ostentatório”, consegue viver bem no interior da BNN, com certeza. Mas esse “viver bem” não poderá nunca ser comparado a “viver bem” no interior dos EUA. Nunca mesmo. Igualdade de oportunidades e liberdade de opção nos separam definitivamente. Como disse, na BNN se por um azar você esbarrar em qualquer coisa política, provavelmente nunca mais terá sossego em seu empreendimento, em sua vida pessoal.

Se você ganhou na mega-sena, TEM de sair de Hortolândia, de Rio Bonito. Na BNN jamais haverá paz aos que têm sorte. Se para os que trabalham já é absurdo, imagine aos zé manés que ganharam na loteria? Aqui o negócio é sempre neste tom: Centros urbanos são especialmente mais estruturados e mais perigosos. Você pode viver bem no interior do ceará, mas sua casa vai ter uma fossa séptica e poço artesiano, internet de satélite, estrada de terra batida, hospital LONGE. É o preço que se paga.

Eu moro na Baixada fluminense. Tenho água de graça, da minha varanda vejo uma floresta linda, tem cachoeiras, jaboticaba no pé, a família está perto de mim, meu filho cresce bem simples, o bairro é tranquilo. Mas eu ando à noite com meu Menino no carro sem o prender no cinto de segurança. Todo carioca sabe o porquê disso e NINGUÉM discute – a blitz da PMERJ te pára e não pergunta nada sobre isso. É algo implícito, impregnado no nosso imaginário. Essa sensação é a pior coisa de se viver na BNN. É isso o que deixa a galera que mora no exterior meio puta nessas discussões.

Aqui na BNN pagamos um preço alto por qualquer escolha. A insegurança parece ser a pior coisa. Viver em PT, país mais pobre da Europa, é sempre melhor, mas o preço pago para chegar lá é o problema, assim como morar num Texas. Comparações diretas são sempre ruins, até porque nossa consciência sempre é míope para o que é bom e astigmática para o que é ruim. Ninguém precisa sair na porrada pra entender isso.

Ah: Falamos que a Europa está em crise, mas até aquilo lá dar ruim seria preciso uma guerra declarada no território. MESMO ASSIM, em plena II GM havia turismo em Veneza, e sim, os portugueses estavam a fazer seus vinhos e azeites sem se meter muito naquele desastre todo que acontecia ali do lado. Uma crise energética não vai matar os europeus, talvez faça o mais estranho, que é expulsar os migrantes que têm vida fácil de lá, e melhorar a condição para os mais resistentes, mais trabalhadores. A vida real é diferente. Talvez os europeus estejam recebendo uma NOVA CHANCE. Foco nisso.

Bom dia, sejamos mais espertos, tenhamos paciência e respeito. Cada um sabe de seus problemas.

22+
  • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 08:05

    First!!!

    2+

  • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 08:12

    Não tenho tanta certeza disso, a decadência das metrópoles européias é bem visível:

    10+

    • um dois 18 de setembro de 2022 at 09:05

      O que eles chamam de feio o paulista iria chamar de quase limpo
      Já vi cooper com salto sobre crackeiro em sp…

      5+

      • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 12:08

        Ahahaha. Só de imaginar isso…

        3+

  • Pé de Poeira 18 de setembro de 2022 at 08:29

    Second! Agora vou ler…

    2+

  • Manco 18 de setembro de 2022 at 08:35

    Pessoal fala que a geração de hoje na Europa são de soja dos bunda moles.

    A França caiu rapidinho e os ingleses limpinhos queriam se ajoelhar para Hitler

    Bastou um homem porra loca para resistir a tudo isso, só um homem, e deu no que deu. Ninguém precisou usar o alemão como língua oficial em seu próprio país

    3+

    • Manco 18 de setembro de 2022 at 08:54

      Ontem eu assisti American Underdog, a história de um quarterback mvp azarao

      Você enxerga profissionalismo e propósito fora do normal neles

      Propósito herói NFL = casar com a mãe de dois, sendo um deficiente, família, Deus

      Propósito herói boleiro bnn = pegar loirinhas, carros, festas. Comparações malucas a parte, a gente não consegue contar nenhuma história decente por aqui

      3+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:40

      A Inglaterra teria sucumbido a Alemanha se os mesmos não tivessem invadido a URSS em julho de 1941.

      O bloqueio de submarinos e afundamento de navios de carga com suprimentos para a Inglaterra estava estrangulado sua economia.

      6+

  • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 08:52

    que pena, sqn:
    -Café, a bebida que ameaça virar luxo na Europa.
    Consumidores e estabelecimentos comerciais experimentam um doloroso aumento no preço do café. (dica minerar café no ES.)

    -Luto por rainha Elizabeth 2ª joga luz sobre futuro das monarquias na Europa.acabou.

    -Greve causa cancelamento de mil voos na França e afeta tráfego aéreo da Europa.
    -Greve no consulado de Lisboa ameaça eleições brasileiras em Portugal. hmmm

    7+

    • um dois 18 de setembro de 2022 at 09:07

      Acho que isso deve ter mais a ver com a alemanha que com a produção de café.
      O maior porto de recebimento e distribuição de cafe no mundo é na alemanha

      2+

      • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 10:14

        60 por cento do café do mundo é processado na Europa.

        2+

  • windiville 18 de setembro de 2022 at 09:02

    Bom dia folks,

    Semana de super quarta, do tópico é aquilo existem bons lugares em vários pontos desse planeta. Por aqui estamos, mas se necessário sempre tenha um plano b, c etc.

    No mais segue uma receita de aves top! Canal que mosta o preparo de vários tipos de carne.

    5+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 10:21

      Carai, meu pai assiste esse canal aí…kkk

      1+

      • windville 18 de setembro de 2022 at 10:40

        Muito bom, têm outro lá dos lados da Mongolia que é só um tiozão com a frau dele fazendo comida em forno a lenha, sem falar nada. De vez em quando tentamos fazer umas receitas dessas por aqui!

        2+

        • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:20

          Acho que até sei qual é, eles lá em casa adoram, outro dia peguei os dados dele pra explicar qual é a deles…kkk…

          1+

          • windville 18 de setembro de 2022 at 13:42

            O canal é esse, o pessoal é do Azerbaijão, bem antes da Mongolia hehehe.

            2+

  • o_estrangeiro 18 de setembro de 2022 at 09:14

    Bom dia mukis!

    tentando voltar pra terrinha, mas dona estrangeira tá firme no propósito de bater perna… bom, pra isso que serve nossa mukiranice né? dar uma vida boa pra quem a gente ama.

    Eu comecei a escrever algo sobre o que o nosso escritor não publicado mais talentoso acabou escrevendo nesse post PERFEITO de hoje, basta-me portanto endossar completamente o que o pçolista escreveu.

    Lembro aos senhores o que já escrevi diversas vezes aqui, não sai de banania por conta da natureza, falta de oportunidade, comida ou mesmo clima, em tudo isso ela é FANTÁSTICA, mas o ponto que me fez partir da terra onde cantam os sabiás foi exatamente a falta de segurança, a falta de sossego pra realizar coisas simples, como ir a um restaurante, passear com os filhos, ou mesmo ficar de bobeira na porta de casa.

    Mais uma vez, estou em tugalândia porque os nativos aqui são pacificos arborigenes australianos, já em banânia a indialhada é tudo canibal!

    até mais e PÁIS! 🙂 🙂

    7+

    • um dois 18 de setembro de 2022 at 09:16

      Aqui ainda tem muito lugar tranquilo.
      É só ver o mapa da eleição de 2018 e procurar lugares com 70-80% de votos no bolsonaro…

      21+

    • sem cadastro 18 de setembro de 2022 at 16:10

      o_estrangeiro
      Bom dia mukis!
      tentando voltar pra terrinha, mas dona estrangeira tá firme no propósito de bater perna… bom, pra isso que serve nossa mukiranice né? dar uma vida boa pra quem a gente ama.
      Eu comecei a escrever algo sobre o que o nosso escritor não publicado mais talentoso acabou escrevendo nesse post PERFEITO de hoje, basta-me portanto endossar completamente o que o pçolista escreveu.
      Lembro aos senhores o que já escrevi diversas vezes aqui, não sai de banania por conta da natureza, falta de oportunidade, comida ou mesmo clima, em tudo isso ela é FANTÁSTICA, mas o ponto que me fez partir da terra onde cantam os sabiás foi exatamente a falta de segurança, a falta de sossego pra realizar coisas simples, como ir a um restaurante, passear com os filhos, ou mesmo ficar de bobeira na porta de casa.
      Mais uma vez, estou em tugalândia porque os nativos aqui são pacificos arborigenes australianos, já em banânia a indialhada é tudo canibal!
      até mais e PÁIS!

      2+

      Essa falta de segurança que vc cita é relativa. Não é em todo país que vc vê isso.

      Há muitas cidades no interior de vários estados em todas as
      regiões do país, nas quais é possível viver bem, com segurança, boa infra, qualidade de vida e até mesmo baixo custo. Certamente menor que no europistao, destino para o qual eu jamais iria se milionário fosse.

      Muita coisa mudou e está a mudar por aqui. Aos poucos, vai entrando nos eixos.

      3+

  • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 09:24

    noite dos cristais e huguenotes, os órfãos das batatas, arquivo x de sumiços :

    -Impacto de mortes de animais envenenados em Portugal e Espanha é “altamente subestimado”
    Cientistas acreditam que as mortes de animais causadas por veneno estão subnotificadas. As espécies que correm mais risco: a raposa, o corvo, o grifo, a fuinha e a marta, várias espécies de roedores, o javali e o cão.
    – Portugal com mais de 17 mil novos casos de covid-19 e 47 mortes. (se preparem).
    – Portugal regista mais de 100 mortes por afogamento este ano.

    3+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:21

      Hora de pensarmos em um lockdown de piscinas e praias?

      2+

      • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 12:32

        kkk. vai vendo. Estou destacando que “nunca se morreu tanto” em Portugal. Causas “desconhecidas”. Muita mais mortes em situação normais. Destaquei acima, excesso de mortes além da covid e calor. (estão apagando dados das experiências?). labratório e forno globalista.
        – Até o passado dia 30 de junho, Portugal já havia registado cerca de 68 mortes por afogamento. O número é elevado comparado ao ano anterior, que entre janeiro e junho, tinha registado 46 mortes. (agora já está em +100 esse ano)!!

        1+

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:27

    💵📈🚢 Canal de Suez aumentará taxas de trânsito em 2023 em até 15%

    As taxas para atravessar o Canal de Suez aumentarão em 15% para todos os tipos de navios e 10% para embarcações de transporte de granéis sólidos e navios de cruzeiro a partir no próximo ano. A informação foi dada neste sábado (17), em comunicado emitido pela Autoridade do Canal de Suez (SCA), estatal pertencente ao Egito que opera o canal.

    “O aumento [dos pedágios] é inevitável e é uma necessidade à luz da atual inflação global, que se traduz em aumento dos custos operacionais e dos custos dos serviços de navegação prestados pelo canal”, disse o presidente da SCA, Ossama Rabiee, no comunicado.

    4+

  • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 09:27

    vai vendo os fornos:
    -Calor causou ‘1.700 mortes evitáveis’ na Espanha e em Portugal.

    3+

    • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 09:31

      observador:

      -O que explica o excesso de mortes em Portugal?
      O mês de Junho bateu todos os recordes dos últimos anos, mas a tendência não é de agora. O calor e a pandemia explicam parte do número de mortes, mas não explicam tudo.
      O que está a acontecer?.. mistérios.
      entenda.

      0

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:36

    Mídia em choque com fato de que a juventude sueca é muito mais conservadora e populista do que seus pais social-democratas. É o fato óbvio: os jovens estão cada vez mais conservadores, patriotas e soberanistas no mundo todo.

    “As eleições escolares, que permitem aos estudantes votar em uma eleição nacional simulada, sugerem que os jovens estão se deslocando para a direita e se tornando cada vez mais conservadores em seus pontos de vista políticos

    Os social-democratas de esquerda, que ficaram em primeiro lugar nas eleições nacionais do fim de semana passado, ficaram em um distante terceiro lugar com apenas 16% dos votos entre os jovens, noticiou o jornal Aftonbladet.

    A mudança para a direita entre os jovens suecos vem quando os populistas Democratas Suecos viram sua campanha eleitoral mais bem-sucedida de todos os tempos.”

    5+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:37

      Logo logo teremosnim biroliro na Suécia?

      Duvido não…esquedismo tem limite. Até em países “civilizados”

      2+

      • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 10:19

        Culpa do Biroliro, inspirando os jovens a se tornar reacionários mundo a fora!

        0

      • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 10:27

        Não invoca o civilizado que ele aparece falando do “domo” kkkkkkkkkk

        1+

        • Leandro Rock 18 de setembro de 2022 at 18:17

          Volta Civilizado!

          0

    • Johnnyboy 18 de setembro de 2022 at 09:38

      O Colégio Pedro IIqur estavam falando ontem
      .

      2+

      • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 10:17

        Affe. E essa unidade do Realengo é a mais largada…

        0

      • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 12:14

        O Imperador criou aquele colégio pra propagar a Educação e cordialidade, e hoje aquilo virou um ponto de fumar maconha, fazer suruba e curral eleitoral de socialista.

        6+

        • PdQ 18 de setembro de 2022 at 12:15

          porra, aquilo ali virou um laboratório social, é sério

          1+

          • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:21

            Uma fábrica de pseudoprofessores.

            1+

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:46

    🇪🇺🌾Agricultores europeus estão indignados com grãos ucranianos baratos, segundo WSJ

    Após o início da operação especial militar russa e fechamento dos portos, a União Europeia cancelou as tarifas e cotas para os exportadores ucranianos para permitir exportações através do bloco, segundo The Wall Street Journal. Atualmente, os agricultores europeus protestam contra os grãos e aves ucranianos mais baratos, que derrubam os preços locais e competem por espaço nos portos locais.

    A situação levou a tensões na fronteira entre a Ucrânia e a Polônia, onde há relutância em acelerar o fluxo de exportações, conforme as autoridades ucranianas. Kiev afirma que em alguns postos de fronteira os grãos podem esperar até dez dias para entrar na Polônia. As autoridades polonesas dizem agir o mais rápido possível.

    Neste mês o trigo e o milho ucranianos são vendidos a um preço de cerca de US$ 272 e US$ 251 por tonelada métrica, respectivamente, mas anteriormente os preços eram de US$ 324 e US$ 307, segundo a agência Argus.

    5+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:47

      Agricultores europeus reclamando de produtos mais baratos?
      Pq será em? Kkkkk

      Seria um tal de subsídios agrícolas? Que prejudicam até um gigante sul americano?

      Gópi!!!!

      12+

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 09:49

    https://www.canalrural.com.br/noticias/internacional/europa-esta-desmatando-florestas/amp/

    Gretaaaaa
    Leonardo di Cabra

    Onde estão vocês??????
    Ah, esqueci que só o pulmão do mundo que se chama Amazônia não pode queimar.
    Segue o jogo…

    1+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 09:55

    12+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 10:02

      Despiora que se chama?

      12+

  • Neco 18 de setembro de 2022 at 10:04

    Bom dia.

    Esse tópico é realmente uma coisa para se pensar.

    Aqui vc tem que estar alerta sempre, sempre é 100% do tempo que vc está fora de casa. E em casa o nível de alerta depende de onde vc mora.

    Já vi muitos casos de estrangeiros que vieram para cá e se deram muito mal . Porém conheço alguns que nunca tiveram problemas.

    Eu penso que é uma descisão pessoal, nem todo mundo pode se mudar de um lugar para outro.

    Agora essa questão de ganhar na mega sena realmente é complicado, são vários casos de ganhadores que foram mortos, teve até um aqui no interior do CE.

    Eu pessoalmente tenho fé em Deus, fé no sobrenatural, e acredito que Deus pode proteger independente de onde a pessoa viva. Agora não me pergunte pq umas pessoas são protegidas e outras não, que eu não tenho essa explicação. Mas normalmente quando a coisa ruim assim acontece tem algo de errado.

    2. Como o pardal que foge sem rumo e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição jamais cairá sobre quem não merece.
    (Provérbios, 26)

    Outras traduções dizem que o mal não vem sem causa, via de regra. Mas tem pelo menos 3 episódios tristes na Bíblia que vieram sem causa : Jó, Daniel na cova dos leões e os amigos de Daniel na fornalha .

    Cada um tem que fazer as suas escolhas e arcar com as consequências, se errar vai ter problemas. Independente do lugar onde vive.

    Agora, as coisas estão mudando, ontem alguém postou um vídeo sobre uma festa na Alemanha com uso de drogas e outras coisas, isso vai gerar decadência, é só uma questão de tempo. Páris não é mais a mesma a muito tempo. Cada um tem que fazer a sua análise e decidir a sua vida.
    Não é pq o estrangeiro foi para Portugal e se deu bem que o mesmo pode acontecer com outros.

    7+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 10:16

    6+

  • Saigon 18 de setembro de 2022 at 10:30

    Bom dia Vietnã!
    Os textos do nosso cronista da baixada estão cada vez melhores. Muito bom, Barna.
    Muitos me criticam por ainda estar sobrevivendo em Saigon City. Mas não vejo diferenças substanciais em sair daqui pra Niterói, ou uma Tijuca da vida.
    Sigo pagando aluguel até encontrar um lugar em que possa viver em paz, já na aposentadoria. A idade produtiva vai continuar sendo nos grandes centros mesmo.
    O problema é que alguns lugares que hoje ainda são bons, já desenham um futuro problemático. Sempre cito SJC, que hoje ainda é uma cidade muito boa em termos de infra e qualidade de vida, mas já começa a apresentar os problemas comuns de cidades com mais de 700k habitantes.

    4+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:00

      Saingon exige cuidados o tempo todo, mas onde conhecemos bem acaba sendo vantajoso, né.

      1+

  • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 10:33

    Praga de corno pega:

    2+

    • Luk3B0lh4 18 de setembro de 2022 at 12:06

      Ou ele é corno também. aquela mina lá criou um novo modelo ecológico de criação de cornos, é o corno esg, onde o ricardao anterior é reutilizado para fabricar um novo corno.

      3+

  • macacoalbino 18 de setembro de 2022 at 10:46

    Poste cirúrgico do Barna. Hoje eu moro em São Caetano, cidade citada pelo Barna. Vou responder como alguém que já morou na Itália e Estados Unidos. No Brasil temos algumas ilhas de cidades que prestam, como SCS. Porém você sai um pouco do eixo, já cai em um mar de lama, no caso Heliópolis. Em Itália e Estados Unidos, por exemplo, você percorre cidades e cidades e cidades sem ver a falta de infraestrutura e organização que temos aqui em Banania. Logicamente que como me mudei da Mooca para SCS, percebi uma melhora absurda na qualidade de vida da família, mas como eu ainda trabalho em São Paulo passo pela favela dia sim dia não , o que me ajuda a lembrar que não estou em um lugar 100% ainda. O pessoal precisa avaliar friamente a diferença abissal que existe entre o nosso país, os Estados Unidos e Europa. Lá está dando uma degringolada agora? Aparentemente sim, mas o Brasil sempre viveu assim e nem por isso e uma Somália da vida. Uma reflexão sem paixões ajuda a galera entender um pouco mais. Vou ali aproveitar o sol que hoje está um dia bonito.

    14+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:23

      Excelente, pegou meu ponto. Pessoal fica nesa razia, quando uma volta de carro já resolve qualquer dúvida, para um ou outro lado.

      8+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 10:47

    2+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 10:50

    Acho que mudarei meu voto!
    Explico.
    Depois que a gasolina baixou de preço, as ruas passaram a ter tantos carros que só se vê engarrafamento todos os dias até depois da meia noite.

    Eu não tenho mais como trafegar de um ponto a outro com tranquilidade.

    Chega de baderna.

    Acho que mudarei. Kkk SQN

    6+

    • Manco 18 de setembro de 2022 at 11:38

      Like kkk

      0

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:23

      TRISTE 😀

      1+

  • Neco 18 de setembro de 2022 at 11:12

    A Transnordestina está caminhando..

    2+

  • Manco 18 de setembro de 2022 at 11:38

    Leonardo M.
    A Inglaterra teria sucumbido a Alemanha se os mesmos não tivessem invadido a URSS em julho de 1941.
    O bloqueio de submarinos e afundamento de navios de carga com suprimentos para a Inglaterra estava estrangulado sua economia.

    1+

    Se
    Se
    Se…

    Esse é o grande mau do bananense, nós não temos heróis, não reconhecemos e nem lutamos pelo que existe de bom no mundo

    Tudo é um grande se…

    Tudo foi conquistado na maracutaia, na nossa visão geral

    Não acreditamos em nada que tenha tido sucesso ou superado

    3+

    • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 11:59

      Os sobreviventes da fome de Bengal não concordam com o status de herói desta figura.

      https://www.theguardian.com/world/2019/mar/29/winston-churchill-policies-contributed-to-1943-bengal-famine-study

      https://en.wikipedia.org/wiki/Bengal_famine_of_1943

      Tivemos nossos heróis destruídos pelos militares depois do golpe de 1889, para criarem uma narrativa falaciosa que manchava a honra da família real.

      2+

      • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:20

        Nem vou falar da traição do grande Salvador da Inglaterra com os poloneses.

        Esses foram jogados na boca do titio Stalin sem chance. Sofreram até 1989 com o comunismo.

        Mas em 1945 a Inglaterra não mandava igual antes da guerra. Já não era uma potência igual outrora. Estava preocupada mais com sua sobrevivência + manter colônias que ajudar um grande aliado igual foi a Polônia.

        3+

        • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 12:41

          Mas nem em 1918 os ingleses já não mandavam em mais nada, a ponto do rei George V rifar o primo Nicolau e toda a família dele para os comunistas.

          4+

          • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:48

            O sentimento anti monárquico nessa época estava muito forte.
            Não atoa Alemanha, Grécia, Rússia perderam seus monarcas.

            O inglês preferiu salvar sua coroa do que o primo.

            3+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:02

      O mesmo Winston que fez a fome na Índia e matou 3,5 milhões em 1943 para suprir a Inglaterra e suas tropas?

      Winston foi herói inglês? Claro, não questiono isso.

      Mas teve um preço bem alto tanto para indianos/paquistaneses para salvar vossa majestade o Rei inglês da época.
      Preferiu exportar o arroz de Bengala.

      Ah mas vc vem falar da quebra de safra por causa do ciclone que teve. Sim, teve um furacão que quebrou a safra mas foi apenas 20%.
      O que os ingleses fizeram lá foi crime de guerra comparado ao nazismo. Pois exportaram toda a comida produzida lá para suprir a Inglaterra.

      Mas isso a história limpinha cheirosa do Ocidente não conta nos livros de história.

      8+

      • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 12:39

        Fora a lambança que ele fez em Gallipoli durante a 1° Guerra lhe que custou o cargo de Primeiro Lorde do Almirantado e o colocou em desgraça e só tiraram ele da geladeira pra resolver a cagada do Chamberlain.

        3+

        • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:45

          Inglês é tudo igual.

          Vende até o primo para salvar a própria pele. Igual o Rei inglês fez com seu primo Nicolau, o czar russo. Poderia ter salvado ele dos comunistas. Mas preferiu não o trazer pra Inglaterra pois tinha medo de acontecer o mesmo que aconteceu na Rússia e ser destronado.

          3+

  • Luk3B0lh4 18 de setembro de 2022 at 11:39

    Eu não entendi muito o foco no saneamento básico, e o tal do 100% processados “em nenhum lugar”. Parece mais uma tecnicidade que não faz diferença na prática. A impressão que ficou é que mesmo os mais ricos na banania tem problemas.

    3+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:01

      Mas não é impressão, é FATO. Saneamento é indicador de civilização. Separar o esgoto da água que se bebe foi fundamental para a explosão populacional europeia no XVIII e XIX. É um FATO.

      5+

      • Luk3B0lh4 18 de setembro de 2022 at 12:08

        Continuo não entendendo, se a gente tem agua do aquifero, limpinha, não faz diferença

        2+

        • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:19

          Isso.
          Eu falo da “Cidade”. Pensa que metade das pessoas no país não tem esgoto tratado. Porque eu foco nisso? achei que era explícito, mas exatamente, me enganei porque o fato é verdadeiro: A GENTE NÃO LIGA PRA INFRAESTRUTURA. Quando a cidade aqui se forma, a última coisa a se pensar é nisso, no esgoto. Em qualquer lugar é assim, no tempo devido.
          Quando nos meados do XVIII o pessoal na europa tipo frança, alemanha, países baixos, estados italianos lutava contra as crises sanitárias que assolavam suas cidades foi se entendendo que era preciso as manter limpas o suficiente para controlar a péssima qualidade de seu ar e sua água. revolução industrial, etc.
          Haussmann projeta o centro novo de PAris por volta de 1850. Ali começa a “cidade nova”, e se começa a ideia de que a cidade pode ser pensada para proteger, ajudar, favorecer o cidadão de forma perene. O mundo contemporâneo está assentado nessa premissa.
          O que você percebe na cidade europeia civilizada é exatamente a total despreocupação com a infraestrutura inferior da cidade. Ninguém liga para onde vai o esgoto de uma cidade alemã. Todo mundo tem CERTEZA de que o seu esgoto estará sendo tratado. Porque esta peocupação era a preocupação do século XIX. Não a de hoje, século XXI. Lá não faz diferença porque o problema naõ existe, aqui não faz diferença porque aprece impossível resolver o problema. E se a infraestrutura básica de uma cidade não existe, você fica alagado horas na marginal com as canelas banhadas por água de bosta se perguntando porque isso nunca se ajeita.

          7+

          • Someone 18 de setembro de 2022 at 12:32

            De certa forma há um foco excessivo na rede de esgoto. Se ela é necessária em locais com grande aglomeração de população em outros menos densos pode ser mais recomendável a construção de fossas sépticas.

            6+

            • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 18:32

              Nao pegou o pulo do gato. Saneamento urbano é sinal de estabilização da evolução da cidade, do grupo social. Desisti de explicar, deve ser muito “humanístico”…

              2+

              • Someone 18 de setembro de 2022 at 20:55

                Concordo, porém o erro ai é dizer que nenhuma cidade tem 100% de esgotos tratados, porque simplesmente não tem como ter, o custo de uma estrutura desse porte seria inviável.

                Peguemos por exemplo a região Norte, onde pouquíssimas cidades têm densidade populacional relevante. Construir uma estrutura de esgotos sanitários não seria viável economicamente por toda a região, mas apenas em algumas cidades específicas. Um sistema mais simples de fossas sépticas seria muito mais viável de ser planejado, atendendo de maneira mais eficiente mais pessoas.

                Não é a toa que o Sudeste é a região com maior porcentagem de pessoas atendidas por sistemas de coleta de esgoto. É a região com mais metrópoles, maior densidade populacional e maior quantidade de capital circulando. O Sul, que possui renda per capita semelhante, teve uma ocupação territorial diferente, com menos metrópoles e mais cidades pequenas e médias espalhadas pelo território. Essa menor densidade populacional impacta no saneamento. Por isso a quantidade de esgoto coletado no Sul é substancialmente mais baixa que do Sudeste.

                3+

                • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 21:13

                  Opa. Eu disse 100% “processados”. Não necessariamente “tratados”. Tu sabe como funciona um emissário/interceptor submarino? Eu presumi que o negocio era bem entendido, mas sim, eu definitivamente deveria ter gasto uns três parágrafos explicando a relevância. Não deu certo…

                  0

      • Luk3B0lh4 18 de setembro de 2022 at 12:12
  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 11:41

    🇲🇩Protesto antigovernamental está em curso na Moldávia

    Em Chisinau está ocorrendo um protesto em massa, onde os manifestantes exigem a renúncia da liderança do país e eleições antecipadas. Os cartazes dos manifestantes dizem: “Trocamos Sandu por lenha” e “Moldávia precisa de calor”.

    Cerca de 45 mil pessoas se reuniram para um protesto na capital da Moldávia, conforme disse à Sputnik Valery Klimenko, um dos organizadores e presidente honorário do partido Shor.

    4+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 11:44

      Pessoal confunde as coisas aqui no blog

      Uma coisa é uma Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça passar o inverno por serem ricos.
      Outra coisa são países como Bulgária, Moldávia, Grécia, Romênia, Macedônia do Norte, Hungria, países do bálticos, Balcãs passarem o inverno.
      Existe uma Europa rica? Sim
      Existe uma Europa pobre? Óbvio!

      Saibam separar as coisas e não levar para o pessoal.

      6+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 11:46

      Esses mesmos países pobres que já é exportam imigrantes ilegais d+, com o aumento da pobreza vão pressionar ainda mais os países ricos por emprego e moradia.

      Fora os africanos, ucranianos, sírios já fazendo isso.

      3+

  • PdQ 18 de setembro de 2022 at 12:02

    Bom dia.

    A análise do Barney foi lúcida e cirúrgica.

    Tá, tem uma crítica aí pra cima sobre o foco no saneamento, tudo bem, tem outros aspectos pra analisar, mas o saneamento vale como metáfora/síntese de um tanto de questão de infra e etc…

    É isso… agora, faltou falar o seguinte: nós somos BANANENSES. Ponto.

    Então viver lá fora significa ser o OUTRO, o GRINGO, o DIFERENTE.

    Nunca seremos “nativos” do outro lugar. Mesmo que falando fluentemente e se parecendo com eles.

    Se isso é um problema para você, considere. Se não é, foda-se.

    Agora um CVR’s que ilustra bem a coisa.

    Eu e patroa tamos aqui “no aluguel”, literalmente pagando pra ver… sinceramente não pensamos nem cultivamos muito a ideia de comprar um ap., ainda mais nos preços que pedem… pra terem uma ideia, vivo num apErtamento de 100 metros que – dizem – é negociado a uns 1.300.000… tá qui us pariu, nem a pau, Juvenal…

    Na verdade esse custo maluco (já falamos muito das razões disso e etc ao longo dos anos) somado à nítida decadência de BH e ao nosso prazer em curtir lugares mais sossegados nos faz pensar numa solução do tipo: casa (modesta e sem luxos nem exageros) num lugar a até umas 2 horas de carro daqui, somada ao aluguel de um apartamento mais modesto do que este no qual vivemos hoje…

    Isso porque tb não desejamos desaparecer daqui, por várias questões.

    Enfim, andamos especulando alguns terrenos em lugares bacanas (na verdade lugares MUITO BONITOS e aprazíveis). Na linha desse aí da foto, pelo menos a paisagem (as casas não né kkkk). MG é um lugar com muita pobreza.

    Problemas: os que o Barney listou acima. Segurança? Incerta. Acesso? De terra. Choveu é lama, fez sol é poeira. Esgoto? Nope.

    Fiz essa introdução toda pelo seguinte: parente radicado nos EUA “saiu do aluguel” e comprou um terreno num Estado barato e obscuro – Delaware.

    É tipo um novo loteamento.

    Porra, precisam ver a imagem de satélite do lugar. Tudo gramado, ruas abertas decentemente, boas casas…

    Enfim, é o que tem pra hoje né.

    Bom domingo !!!

    6+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 12:19

      O foco no saneamento, expliquei acima. curiosamente é exatamente meu ponto, essa senação de desimportância.

      4+

  • Neco 18 de setembro de 2022 at 12:11

    Dia 24/9 existe mesmo.

    Caio explica mais detalhes, mas não faz especulação sobre o que de fato é.
    Porém acrescenta uma informação importante, o deputado é ligado a um grande fundo internacional, então pode sim estar sabendo algo que não sabemos.
    Pode esse fundo fazer uma grande retirada das bolsas.
    Pode ter uma escalada na guerra .
    Pode ser o início de uma nova guerra.

    Ou seja, não tem como saber.

    5+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:29

      Esse Caio é fora de série. Gosto muito do canal dele.

      Cara tem uma inteligência de ver lá na frente que muitos aqui não conseguem enxergar.

      6+

    • Cadeia Marcov 18 de setembro de 2022 at 12:44

      o equinócio é dia 23. dia 24 é o primeiro dia completo de inverno.
      nas anotações de Júlio César, vemos que ele planejava suas incursões marítimas considerando o equinócio.

      4+

      • Neco 18 de setembro de 2022 at 13:06

        O outono no Hemisfério Norte começa entre os dias 21 e 22 de setembro, tendo duração de aproximadamente três meses, terminando entre os dias 20 e 21 de dezembro.

        É a mudança do verão para o outono. Mas já caiu neve na Ucrânia essa semana.

        1+

        • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 18:36

          A data limite é 1/11. Quem é de PT sabe que o frio mesmo começa na primeira semana de novembro. Finados, dia de depositar as últimas flores antes do inverno.

          0

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 12:16

    14+

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 12:27
  • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 13:10

    TSE fica reclamando de falta de verba pra fazer eleição com papel, a solução já tava disponível há anos atrás…

    6+

    • Leandro Rock 18 de setembro de 2022 at 18:27

      Pra fazer eleição impressa eles dizem que não tem verba, lembrando que foi aprovada lei pra isso no congresso antes das eleições de 2018.

      Mas agora sem lei sem nada o judiçiozo quer colocar detectores de metais pra impedir que entremos com celulares nas eleições…

      Aí sobra dinheiro!

      6+

  • Neco 18 de setembro de 2022 at 13:41

    A morte da Varing.

    Culpa do Pete.

    3+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 13:48

      Empresa aérea sem dinheiro estatal não sobrevive.

      Alemães, franceses, italianos, portugueses, argentinos… todos enfim bilhões em suas CIA aéreas.

      Imagina Catar ou Emirates sem o dinheiro dos seus líderes? Só ia ter sucata voando por aqueles lados.

      Hoje compensa muito mais ter uma empresa cargo do que uma cia aérea que transporte pessoas.

      1+

    • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 16:34

      A Varig só ficou grande por conta da ajuda dos milicos.
      Começou desde a estranha cassação da licença da PanAir, que depois passou para a Varig todos os slots que tinha.
      E por causa dessas costas quentes, a Varig ficou gigante, gastando pra caramba, comparado com outras empresas do ramo.
      Quando acabou essa ajuda, a Varig não aguentou e implodiu.

      3+

      • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 18:37

        A morte da Panair foi um crime imenso, mas entendamos: Foi a troca de padrinhos, basicamente, que matou a Panair. O Berta se amigou dos caras certos, era chegado no Orlando.

        0

        • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 20:42

          Enquanto que o dono da Panair resolveu peitar os milicos.

          0

  • Pé Vermelho 18 de setembro de 2022 at 14:20
  • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 15:30

    Frouxonaro dando tiro no pé:

    3+

  • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 15:41

    Tá tendo manifestação em Brasília? Pelo quê?

    1+

  • Nilson 18 de setembro de 2022 at 16:18

    Sobre o tópico, moro na Suíça que faz 40⁰
    Se tiver 500,00 por mês no orçamento para conta de energia, vive-se muito bem.

    3+

  • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 16:41

    🇭🇺🇺🇦📉Viktor Orbán avisa que Kiev perderá metade do seu território no conflito

    A Ucrânia pode perder até metade do seu território no atual conflito, afirmou o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán em uma reunião fechada do partido Fidesz – União Cívica Húngara.

    Segundo o primeiro-ministro húngaro, o conflito na Ucrânia pode durar até 2030. Assim, em resultado disso, o país perderá de um terço a metade do seu território, escreveu o jornal Nepszava.

    “O conflito na Ucrânia poderia ter sido local, mas o Ocidente interveio e tornou-o global”, acredita o primeiro-ministro.

    1+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 16:42

      🇫🇷🗣Marine Le Pen condena sanções antirrussas da França como ‘inapropriadas, imprudentes’

      A líder do partido Reagrupamento Nacional, Marine Le Pen, denunciou a decisão da França de aplicar novas sanções contra a Rússia este ano, afirmando ser uma “má avaliação” de Paris em um momento de alta nos preços da energia.

      Ela argumentou que o governo se deixou levar pela histeria da UE em torno do conflito na Ucrânia e aplicou sanções “inapropriadas e imprudentes” contra a Rússia.

      Le Pen sugeriu ainda que a atual crise com os preços da eletricidade é um resultado direto da decisão de Paris — após um desastre na usina nuclear de Fukushima, no Japão, causado por um tsunami — de abandonar a energia nuclear.

      4+

      • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 16:55

        Não foi atoa que encheram de grana a campanha do Macron.

        A elite mundial sabia que se a Le Pen ganhasse não iria ajudar a Ucrânia com bilhões.

        Não é atoa que tiraram Trump do poder e agora querem fazer o mesmo com o Bolso.

        6+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 16:42

      🇺🇸👉🇪🇺EUA empurram Europa para confronto militar com Rússia, diz presidente belarusso

      O presidente belarusso Aleksandr Lukashenko afirmou que os Estados Unidos estão empurrando a Europa para um confronto militar com a Rússia na Ucrânia.

      “Os Estados Unidos estão empurrando a Europa para um confronto militar com a Rússia no território ucraniano. Eles não escondem os seus planos. Os contratos já foram assinados para os anos futuros. Ou seja, vão destruir a Ucrânia totalmente. O objetivo disso será enfraquecer a Rússia e eliminar Belarus”, disse Lukashenko ao discursar em um fórum patriótico dedicado ao Dia da Unidade Nacional em Belarus.

      4+

    • Sapato Furado 18 de setembro de 2022 at 16:58

      A contra ofensiva ucraniana em 6 dias recuperou 8 mil km quadrados de território.

      2+

      • tripa 18 de setembro de 2022 at 17:31

        A questão é: vão manter? A maioria dos homens ou foi morta, ou fugiu ou está se lascando no front. Mulheres , velhos e crianças tem muito pouco o que fazer para dar continuidade. Mas uma imigração de russos no longo prazo dominará o território à exemplo do que povos de ex colonias europeias estão fazendo no velho mundo. Putin colocou a Europa de joelhos e a Ucrânia já é deles independente de quando a guerra terminar

        4+

      • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 18:34

        Um cálculo:

        Cada baixa de soldado russo correspondeu a U$ 10 milhões para os cofres do Estado russo. Até agora. O resto das contas, você já está fazendo neste momento.

        0

  • Leandro Rock 18 de setembro de 2022 at 18:10

    Uns 20 anos atrás pergutaram pro Mula, Ssiro e outros nomes da esquerda sobre o Foro de SP. Eles desconversaram e meio que chamaram quem perguntou de “chapéu de alumínio”.

    Mais ou menos 10 anos atrás o Foro de SP tinha site oficial no Brasil constando como fundadores PT e PDT… Pois é…

    Um tempo atrás quem falava de Nova Ordem Mundial e Grande Reset também era chamado de “chapéu e alumínio”. Tiravam sarrinho de quem falava, afinal o Pobre Paulista já confirmou que marxismo cultural nunca existiu… Fico imaginando eles vendo hoje o Armínio Fraga fazendo campanha pro Freixo…

    Dois anos atrás no início do Covid, vários, VÁRIOS líderes mundiais mais a esquerda falaram abertamente essas palavras, NOM e GS. O fidélzinho do canadistão, demoniocratas da “matriz”, vários líderes zooropeus, seguidores da rainha Down Under e até ministros capa pretas do judiçiozo bananeiro.

    E ainda falaram abertamente que até 2030 você não terá nada e será feliz. Vários desses vídeos foram postados aqui. O cláuss xuabí fala tudo abertamente, com o Leonardo das Cabras aplaudindo na platéia.

    Os verdadeiros chapéus de alumínio conspiratórios da teoria como eu e vários outros aqui sabem que eles sempre anunciam o que vão fazer…

    Mas eles não estão apenas anunciando, estão fazendo.

    Pra ter uma big reséti tem que ter uma crise mundial sem precedentes antes. E eles estão fazendo tudo pra isso e podem ter certeza que vai acontecer.

    Se depois da crise o que eles pretendem vai dar certo, aí já é outro papo, mas eles estão fazendo tudo pra ter uma crise maior que a de 29, logo logo.

    14+

    • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 18:31

      Já notei que é a mesma turminha que fica defendendo o humorista ucraniano e as demais pautas da MSM. Deve ser muito dolorido aceitar que foi manipulado a vida toda e sempre acreditou em mentiras plantadas pela mídia.
      Daí é mais fácil ironizar os chapéus de alumínio do que aceitar a realidade, tenho pena deles porque quando a hora chegar não vão estar preparados e irão sofrer muito.

      https://www.globalresearch.ca/ukraine-hero-comedian-president-zelensky/5793492

      12+

      • Leandro Rock 18 de setembro de 2022 at 18:47

        Toda grande mídia apoia o Zé Lensqui.

        Sempre que toda grande mídia apoia algo eu no mínimo desconfio.

        9+

        • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 20:06

          Igual o presidente cheirosinho do Chile. Já saiu até na time e é muito parecido com o ZéLensky

          7+

  • PdQ 18 de setembro de 2022 at 19:29

    Outra coisa: posso citar um lugar onde tem um rio MARAVILHOSO, 100% limpo, ele nasce e corre dentro de uma Unidade de Conservação.

    Dá pra nadar e até beber da água dele…

    Uns 1.000 metros depois desse rio sair da tal UC, ele já recebe esgoto de um povoado…

    Porra, difícil ser mais explícito sobre a relevância disso né

    Barnabezinho
    Nao pegou o pulo do gato. Saneamento urbano é sinal de estabilização da evolução da cidade, do grupo social. Desisti de explicar, deve ser muito “humanístico”…

    0

    2+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 20:03

    1+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 20:11

    Simples de compreender.
    A mídia é blackrock.

    “Nas últimas 4 décadas, a grande mídia se consolidou de dezenas de empresas concorrentes para apenas seis. Centenas de canais, sites, agências de notícias, jornais e revistas, constituindo 90% de toda a mídia, são controladas por muito poucas pessoas, dando as massas idiotizadas a ilusão de escolha. Apenas seis empresas controlam quase tudo que o mundo ocidental consome em relação à mídia.”

    https://www.stylourbano.com.br/duas-empresas-vanguard-e-blackrock-controlam-o-planeta-enquanto-1-dos-mais-ricos-do-mundo-detem-82-da-riqueza-mundial/

    6+

    • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 20:18

      Um “ex” empregado desse fundo disse que algo grande vai acontecer no dia 24/09:

      2+

      • Saulo 18 de setembro de 2022 at 20:29

        Espero que não atrapalhe as eleições aqui.

        0

      • PdQ 18 de setembro de 2022 at 20:31

        Salvo engano Maakron tb trabalhava presse povim

        0

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 20:28

    1+

  • Saulo 18 de setembro de 2022 at 20:39

    Eis que malandro é malandro e mané é mané.

    Essas fraudes patrocinadas por ecologistas estão cada vez mais insustentáveis

    5+

  • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 20:44

    Acho que o Hidden é um lobisomem que se transforma em doguinho pra pegar a Anitta:

    0

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 21:10

      Eita

      0

      • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 21:17

        Doguinho com pelo branco e tomou um azulzinho… kkkkkkkk

        1+

    • Leonardo M. 18 de setembro de 2022 at 21:16

      Nojenta essa mulher

      1+

  • MrCitan 18 de setembro de 2022 at 21:30

    0

  • Pé Vermelho 18 de setembro de 2022 at 21:37

    1+

  • Pagando 18 de setembro de 2022 at 21:45

    Boa noite, muquis 🧡

    Ah, Presidente Kennedy… agora só existe na minha memória… Aquilo virou uma grande periferia, as casas parecem as da periferia em que cresci aqui em SP. Ainda mantém um ar de interior, mas perdeu um pouco da beleza.

    A árvore genealógica está caminhando bem. Entrevistei muito minha mãe na última viagem. Curiosamente, pedi a segunda via da certidão de óbito de minha avó materna pelo site do Registro Civil e a resposta foi “Problema de localização do assento”. Acabei de redigir e agendar para amanhã cedo o envio do e-mail para o cartório.

    Minha mãe descobriu um irmão vivo de minha avó paterna. E uma prima da minha mãe agora mora na praia de Marobá, lá em Presidente Kennedy. Minha mãe estava sozinha lá em Marobá desde que minha tia, irmã do meu pai, faleceu de covid ano passado. Agora tem essa prima, sangue do sangue dela morando próximo. Um daqueles presentes divinos inexplicáveis. Ainda mais porque ela se mudou pra praia pouco antes de minha tia morrer.

    2+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 21:49

      Cartório não sabe em qual livro está lançado o óbito… cretinos. A cidade é feinha mesmo, nossa… pelo menos os parentes estão sendo achados, né? muito complicado isso. Muito bom pra sua mãe!

      1+

      • Pagando 18 de setembro de 2022 at 21:52

        Nossa, nem fala. Se tiver que pagar pesquisa, vou pagar. É o jeito.

        0

  • Pé Vermelho 18 de setembro de 2022 at 21:48

    Da tempo de arrumar treta no domingo a noite ainda?

    Motor a combustão tem suas perdas
    Agora estao aparecendo as do “sistema eletrico” que envolve os carros

    https://insideevs.uol.com.br/news/610533/carros-eletricos-recarga-tomada-domestica/

    1+

    • Barnabezinho 18 de setembro de 2022 at 21:49

      se com celular isso acontece, imagine um carro?

      0

    • PdQ 18 de setembro de 2022 at 21:51

      em Belém tb rolaria essa perda?

      0

  • Johnnyboy 18 de setembro de 2022 at 21:57

    “Não há um só lugar no planeta que eu considere “minha terra”. Minha pátria é a Igreja Católica”.

    OdC

    1+

    • sobservo 18 de setembro de 2022 at 21:59

      A terra é um imenso exílio para o cristão.

      2+

    • L3oCohen 18 de setembro de 2022 at 22:04

      Não seria a tariqa de Schuon?

      0

  • Pé Vermelho 18 de setembro de 2022 at 22:22

    2+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.