‘’A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão’’

Bom dia!

Estava lendo o foicebookson e esbarrei com uma discussão inútil sobre algo que sequer mereceria argumento, de tão óbvio. Era uma frase do Seu Nélson, sobre liberdade. É raro mas essa frase está em vídeo, e ele explica o caso. É um minuto transparente, bem sucinto, o Seu Nélson não sabia enrolar. A frase mesmo é de Cervantes, no original. Dom Quixote não era apenas doido. Era livre.

“A liberdade é mais importante do que o pão”, é a tal frase lá. E na tal postagem que li haviam pessoas discutindo sobre não ser possível haver liberdade com fome, e que o alimento é tão importante quanto ser livre. Aí a coisa encrenca, pois isso é um traço constante na nossa cultura social: Pessoas acreditam de verdade na possibilidade de viver sob jugo de terceiros, e em pleno gozo de suas capacidades e pior, podendo exercer suas vontades. A pessoa acha que dá pra perder a liberdade sem perder outras coisas depois.

E esse lance de liberdade tem profunda relação com nosso evento de ontem, nosso Natal – espero que tenha sido bom para todos. Não sei onde isso se perde, mas o ponto central da fé cristã é exatamente a libertação do Homem do jugo milenar do pecado. Somente um Homem liberto poderia construir um mundo novo e vivo. Claro, não vai faltar quem culpe a Igreja por ser escravista, pela servidão medieval, e etceteras. Mas esse negócio de liberdade plena sempre existiu. O homem era servo no campo mas a servidão era muito complexa. Erro comum do marxista chamar servidão medieval de escravidão, ancronismo.

O homem antigo foi GANHANDO lentamente sua liberdade e lentamente foi construindo um mundo novo, que é este em que estamos. A libertação do Homem começa quando sua cultura é modificada permanentemente pela percepção de que a liberdade é possível, e que esta era BOA, melhor do que a escravidão do pecado, lá atrás, o original. Essa ideia de que ser liberto do mal original abria as portas para um mundo novo é a tônica de toda cultura ocidental. Quem botou os cristãos nas Cruzadas? Quem empurrou os portugueses para o mar? Quem atiçou os caçadores de recompensas e os desbravadores do Oeste americano, os bandeirantes? O desejo de libertar-se, de encontrar riquezas, de subjugar o mundo em que viviam.

Você pode chamar meramente de cobiça, mas a cobiça é outro plano, falamos do que empurra os homens, essencialmente. Destino Manifesto, etc… apenas expressões que tentam explicar esse desejo irracional do Homem por possuir os meios de se libertar, de se tornar senhor de seu destino. Essa liberdade individual, egoísta, nasce exatmente daquela sensação incial de libertação. Sem o peso da culpa, o homem cristão prosperou e dominou todo o planeta. Se tem um monte de crueldade no meio? SIM, tem. São humanos e humanos fazem muita merda no processo.

Mas, friso: O desejo de liberdade é irrefreável, e por isso mesmo quando surge uma ideologia que busque subverter esta cultura cristã, seus adeptos atacam exatamente a ideia de liberdade, a transformando em um ideal impossível e fortemente pessoal, e ao mesmo tempo fomentando os excessos e as teratologias absurdas tiradas dos intestinos de alguns indivíduos, para justificar a necessidade de se remover a liberdade de todos os homens.

Quando hoje percebemos que há tanta gente que não entende de verdade a extensão do conceito de liberdade, sabemos onde nossa civilização irá parar. Vai dar merda, mas a maioria nem vai perceber desde que o crédito social caia na conta.

Perdoe o texto chato, mas não queria perder a ideia!!!

Bom dia!

(Tem SOL no Hell, hoje, que benção!!!)

15+
  • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 08:42

    Bom dia!

    2+

    • Portuga 26 de dezembro de 2021 at 08:45

      Bom dia!
      Ótimo texto, como sempre, Barna!

      Por aqui, nada de sol. Chove há tanto tempo (uns 10 dias) que já deu saudade do sol… mas, dizem, amanhã ele estará de volta. 😉

      Bom domingo, com ou sem sol, a todos!

      7+

      • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 08:58

        Valeu! 😀
        Aqui o Natal passou com sol, ventinho do mar. Um sábado de primavera, muito importante. Mas aí tá chegando inverno, né…tenso… haha!

        4+

    • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:21

      Escrever o texto e depois ser FirstO cheira a GOPI Psolista talokay!!!???

      1+

  • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 08:45

    João 8:32
    “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

    A verdade é libertadora, a mentira escraviza. Atualmente vivemos num mundo escravizado por inúmeras mentiras, mas aqueles que buscam pela verdade estão livres. E são esses livres que os seguidores do iníquo tanto temem.

    Bom Domingo à todos.

    13+

  • pedro_rj 26 de dezembro de 2021 at 08:52

    Bom dia Barna, belo texto.

    Fiquei meio triste neste Natal, percebi que alguns familiares que considero inteligentes aceitam perder a liberdade para o “governo” nos proteger da “terrivel nova variante”.

    Mas, vamo que vamo, e partiu praiana cedo com a filhota.

    12+

    • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 08:59

      Cuide dos seus, de sua casa. Infelizmente o tempo de convencer acabou lá atrás, anos atrás. Sem tristeza, liberdade inclui deixar isso passar!

      Boa praia!

      10+

      • Cadeia marcov 26 de dezembro de 2021 at 10:52

        por coincidência: No grupo de profs -35 deles (muites elenão) no dia anterior de Natal eu desejei: “Feliz Natal, saúde e Liberdade”.. kkkk, provavelmente não entenderam. fica o recado no subconsciente.

        8+

        • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 13:17

          Muita gente, talvez a maioria, só vão dar valor as coisas depois de perderem.
          Já vi muita gente valorizar coisas simples como, caminhar, ter braços, pernas e mãos em pleno funcionamento, somente depois de perder. Valorizar o emprego ou patrão anterior depois de conhecer um lugar muito pior. Assim acho que acontece com quase tudo, as pessoas só se dão conta do valor da liberdade quando perderem, só que aí será tarde, a perda da liberdade não tem volta, uma vez perdida, para recuperar o custo é altíssimo. Esquecem de observar o que aconteceu com Cuba e Venezuela no passado recente. Com liberdade não se brinca. Não se pode entregá-la por absolutamente nada em troca, nada vale mais que a liberdade.

          13+

  • o_estrangeiro 26 de dezembro de 2021 at 09:56

    Bom dia muquiranas!

    Espero que todos tenham tido um ótimo natal, com direito à muita rabanada, presuntos e cachaça! 🙂

    Essa questão da liberdade é simples, conheci homens ricos que não eram livres e outros impedidos FISICAMENTE de ir aonde desejavam / precisavam completamente livres. A liberdade não se refere ao corpo, e sim ao espirito, à mente.

    Como descobrimos nessa fraudemia existem BILHÕES E BILHÕES de bovinos incapazes de perceber esse conceito, e algumas centenas de milhões que a desfrutam diuturnamente, mesmo que trancafiados pelos que tem MEDO do que a liberdade, nosso maior bem, nossa maior arma, é capaz de proporcionar.

    Sejam livres, principalmente onde é mais importante, em seus corações.

    8+

    • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 10:07

      Pernil e o Xéster, rolou bem, graças a Deus, a cachaça nem vi nem bebi! Tá de boas, tudo muito bom!

      E é o que eu disse, maioria não tem ideia do que significa liberdade. Vai SIM a negociar pelo pão mais fácil que aparecer.

      9+

    • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:23

      Pinga Boa é vida… tomei umas ontem e arredondei com outras hoje!!! Yahhhh salute

      4+

  • Cadeia marcov 26 de dezembro de 2021 at 11:14

    curiosidades divertidas do cotidiano diário

    – Academia que permite malhar pelado chega ao Brasil e horários estão cheios.

    ciência (da narrativa):
    Em estudo realizado por fisiologistas franceses, o atleta que se exercita sem roupas, queima 70% mais calorias e libera mais que o dobro de hormônios inerentes ao esporte praticado.
    Pegando ferro:
    o primeiro aluno o web designer Adão Cruz disse:
    “Durante 2 anos treinando vestido eu nunca obtive os resultados que eu queria. Todos os meus colegas de faculdade puxavam 90 quilos no supino e eu nunca chegava a essa marca”. comento. Adão: isso fica na série coincidências..

    8+

    • Manco 26 de dezembro de 2021 at 11:29

      Acho que tem sentido isso, tem alguns caras que ficam todo empacotados treinando, não sei como conseguem, em pleno verão de blusa.

      2+

    • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 12:06

      Mas uma prova que só viado fica malhando em academia… huahuahuahua

      11+

  • BananenseNãoPraticante 26 de dezembro de 2021 at 11:14

    Ótimo texto!
    Tenho pensado bastante nos últimos anos sobre a liberdade.
    As únicas coisas que Deus nos deu para passarmos a eternidade foram: a nossa alma (e com ela a razão) e a liberdade (livre arbítrio) para fazermos bom uso da nossa existência.
    Mas com esse direito de existir e de ser livre, também temos obrigações, mas cagamos tudo desde o início (desculpem o termo, mas é o que explica melhor o que fazemos sempre!).
    Deus nos colocou no paraíso, cagamos tudo!
    Deus nos deu suas leis escritas, cagamos tudo!
    Deus mandou seus profetas, cagamos tudo!
    Enviou Seu Filho para nos salvar, cagamos tudo!
    Maria desceu dos céus para nos alertar sobre o comunismo, cagamos tudo! É sempre assim!
    “- Sou um espírito livre, então vou usar a droga que eu quiser!”
    É o tipo de frase daqueles que jogam a liberdade e a vida fora, para ser aprisionado por um vício.
    Mas fazemos a mesma coisa quando não evitamos o pecado. Estamos jogando fora a nossa liberdade e nossa vida eterna para ficarmos aprisionados em algo que não permitirá que alcancemos aquilo para o que fomos criados, passar a eternidade próximos do Pai.
    Outro dia ouvi um comentário muito interessante num debate do Brasil Paralelo. As escolhas que fazemos na vida para alcançar a salvação é como uma pintura que podemos fazer em um quadro, somos livres para fazer qualquer pintura, desde que fique dentro das margens do quadro. As margens seriam as leis divinas.
    Muito obrigado pelo texto, Barna!

    9+

    • Pé Vermelho 26 de dezembro de 2021 at 12:18

      Lendo o barna e a citação do seu Nelson
      Nosso fp preferido precisa fazer um apanhado dos textos e montar um ebook mesmo pra rodar pelos zaps da vida

      Vou a repetir sua série dos templários TB precisa disso
      Algo simples em PDF
      Jogar os links e deixar rodar
      fazermos nosso trabalho de formiguinha

      3+

      • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 15:51

        JESUS… kkkk… prometo que vou tentar.

        3+

      • BananenseNãoPraticante 26 de dezembro de 2021 at 22:18

        Obrigado pela lembrança.
        Vamos ver o que acontece no próximo ano…

        0

  • Manco 26 de dezembro de 2021 at 11:23

    A liberdade sempre estará ameaçada, mas ainda estamos muito mais livres do que nunca

    Quando que uma pessoa teria a liberdade de abrir uma loja e vender para o mundo inteiro?

    Quando que uma pequena empresa poderia anunciar por 5 reais o dia para milhares de pessoas?

    Quando que teríamos acesso à tanta informação que temos hoje?

    Mesmo com as restrições, viajar de um país a outro está muito mais fácil, mas muito mais fácil, quem nunca mandou formulário preenchido à mão para as embaixadas em Brasília, aguardando retorno depois de meses, não tem ideia do que é. Fora poder pagar as passagens em trocentas vezes.

    Mesmo com as restrições da pandemia, fiz viagens iradas!

    Não seja um prisioneiro de você mesmo!

    4+

  • L3oCohen 26 de dezembro de 2021 at 11:29
    • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 13:04

      Apenas lançando um pouco de polêmica sobre o tema.
      Não seria consequência da volta dos pacientes aos consultórios médicos pós vacinação? Muita gente ficou aterrorizada e não saiu de casa para nada, nem para os exames de prevenção ao câncer. Assim como durante a fraudemia o números de diagnósticos caiu, por falta de pacientes, não seria natural que esse número aumentasse muito com a retomada dos exames e consultas?

      5+

      • Cadeia marcov 26 de dezembro de 2021 at 13:12

        igual dados pra crianças: na primeira covid era crianças no total… agora na omicron é crianças sobre crianças. vc detalha o gráfico e muda a escala.
        igual aos cancelamentos de voos: 30% do total, mas não falam que aumentou muito em relação a 2020 e 30% são chaineses! 10% são americanos. Um cancelamento chaines derruba os dados.
        e estão somando os cancelamentos: 2mil na sexta, 2mil no sábado e 2 mil no domingo: manchete: “foram cancelados mais de 6mil voos no mundo”. canalhada.

        2+

        • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 13:18

          5+

      • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 15:55

        Provavelmente é isso mesmo.

        3+

  • orbminds 26 de dezembro de 2021 at 12:38

    eu pessoalmente a cada dia que passa me convenço que devo insistir no bolsonaro…ele é de longe o menos pior….essa cruzada a favor da liberdade de escolha que ele prega acho muito bacana…se nao fosse por ele já teríamos lockdowns de omicron e influenza….apesar da falta de polidez no discurso eu ainda acredito nele muito mais que outros…..infelizmente a pandemia abalou a mente de muitos inclusive os mais proximos…vejo muita gente de mascara na rua ainda…nos parques e sozinhos dentro de carros….estamos na loucura ainda…prefiro me convencer que isso é pura ficção…..vou levando de boa e feliz….

    12+

    • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 12:58

      Muita gente prefere o medo e a “segurança” do que a liberdade.
      Sente-se seguros no meio do rebanho, seguem a manada, acham que o rebanho sempre caminha para os melhores caminhos. Esquecem do efeito manada que pode levar todo o rebanho para o precipício.
      Já nem me aborreço mais, apenas sorrio e aceno, sem máscara e sem vacinas experimentais é claro 🙂

      6+

  • Renan.Spolon 26 de dezembro de 2021 at 13:19

    4+

    • Zé do Brejo 26 de dezembro de 2021 at 13:27

      Enquanto isso Gretinha preocupada com a poluição do planeta… hahaha
      Tem que ser muito alienado pra cair nessa conversa verde.

      8+

      • Cadeia marcov 26 de dezembro de 2021 at 15:46

        a estratégia na Gletinha no fundo é outra: “empoderamento”. queremos o mundo, é nosso direito. Transferência direta e imediata de recursos sem se incomodar com casamento, pai, etc. queremos agora. herança ancestral

        só observar a briga, até entre elas:
        -Estado de Minas Mulher pede na Justiça herança de bens da esposa falecida do amante. kkkk
        -Portal Roma News: Empresária contratou matador de aluguel.
        para assassinar o irmão no Pará ..A irmã de Osni, Joselia Cardoso, por conta de uma disputa por herança. … incluindo a casa onde morava com a esposa e dois filhos!!!. há 18 h
        -Homem perde herança da 1ª esposa por quebrar promessa de não se casar novamente. (otário). kkk
        Caso aconteceu na Espanha; homem disse que segunda mulher era prima.

        -Viúva da Mega-Sena tenta impedir que filha de milionário receba herança e tem nova derrota na Justiça. !!!

        o tiro saiu pela culatra. acabaram os recursos indiretos (casamentos e heranças). O jeito é receber cargos, taxas, cotas, recursos…
        Olhem as propagandas: menininha falando difícil, a muler mais poderosa do Mundo é a do Beizos, após a separação…

        5+

  • PdQ 26 de dezembro de 2021 at 14:03

    Boa tarde !!!!!

    Como passaram ?

    Em recuperação aqui.

    #sucoverde

    3+

    • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 15:35

      kkkkkkkkkkkkkk

      limpo!

      2+

      • PdQ 26 de dezembro de 2021 at 15:46

        Nem exagerei tanto, mas essa mistura de um milhão de doces, derivados de farinha branca, comer a noite… e alguma bebida…

        Tá qui us pariu, o organismo fica bichado heim…

        2+

        • Barnabezinho 26 de dezembro de 2021 at 15:56

          E eu nem cachaça tomei, comi um bocado… no final o fígado não fica legal… hahahaha!

          2+

          • PdQ 26 de dezembro de 2021 at 16:21

            É que foge muito do script diário, daí… sem contar que não temos mais 20 anos, hahahahahaha

            2+

    • Bobolha 26 de dezembro de 2021 at 17:48

      Eu faço um suco de folha de mamoeiro com limão. Perfeito antes da comilança.

      1+

      • PdQ 26 de dezembro de 2021 at 18:04

        Então… eu coloco abacaxi (às vezes tb maça) e couve… hortelã se tiver… e rúcula e agrião tb… conforme a disponibilidade e preço…

        4+

        • PdQ 26 de dezembro de 2021 at 18:04

          Ah, e limão !!!!!!!!

          3+

  • Mr. Mxyzptlk 26 de dezembro de 2021 at 14:58

    Bom dia!

    Servidão, servidão…
    Abre as asas sobre nós…

    4+

  • Jr 26 de dezembro de 2021 at 15:42

    E a pesquisa do datafolha que diz que metade dos que recebem o auxílio brasil não gostaram de receber um valor maior, kkk

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/12/25/datafolha-brasileiro-esta-dividido-sobre-substituicao-do-bolsa-familia-por-auxilio-brasil.ghtml

    5+

  • Saulo 26 de dezembro de 2021 at 17:39

    O Nazismo renasceu sob a forma de Sanitarismo.

    6+

    • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:18

      Como sempre a des…comunicação do Capita segue tatibitate !!! Verdade que de pouco adiante, com essa “Santa,sic Fake democracria e essas instituições democráticas bhosta” todos sabemmos que não vai!!!

      Mais… sempre há um mas: poderia fazer um comunicado mais formatado, público, em rede nacional e der o tom da Liberdade!!!

      Tipo: vacinas são experimentais; mortes em crianças são pequenas e não justificam açodamento; analisaremos indicação técnica da anvisa e após isso SE estivermos de acordo procuraremos dar aos pais o Direito, a Responsabilidade e Liberdade de decidir o melhor pra sua prole.

      Ahhh proposito… tem prancha de wakeboard pra vender!? Avoa

      3+

      • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:21

        “Quando hoje percebemos que há tanta gente que não entende de verdade a extensão do conceito de liberdade, sabemos onde nossa civilização irá parar. Vai dar merda, mas a maioria nem vai perceber desde que o crédito social caia na conta.”

        Tem bolsa pecado pra ajudar a carregar essa cruz Tio Barna ?! Huum

        Segue o fluxo.

        3+

  • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:26

    Manco 26 de dezembro de 2021 at 11:23
    A liberdade sempre estará ameaçada, mas ainda estamos muito mais livres do que nunca… Não seja um prisioneiro de você mesmo!!!

    Ki homi, Ki frase!!! Pra isso que não largo esse blog mequetrefes…

    4+

    • Hidden 26 de dezembro de 2021 at 18:43

      se livrem de suas amarras mentais mukis!!! Feliz 2022

      Fui, Inte.

      3+

  • galt 26 de dezembro de 2021 at 19:20

    Como usual, excelente texto, Barna.

    O que mais vejo são as pessoas trocando a sua liberdade por boletos, principalmente na paixões dos bananeiros: apertamento e bolhudoMovel.

    Algumas observações ao ter q interagir com os parentos.

    Nem chegamos em janeiro e vejo vários cars lovers reclamando do aumento de 30% no valor do seguro… na hora de mostrar a FIPE vinham todo pimposo, esperem q ainda tem IPVA.

    Sem falar no principal sonho brasileiro: conprar imóvel para alugar e viver de renda. Muitos na família ainda possuem esse desejo.

    Fico me perguntando como estará o mercado de imóveis nos próximos anos, se a tendência de home office continuar e a taxa de natalidade continuar caindo

    10+

    • Cadeia Marcov 26 de dezembro de 2021 at 21:40

      Eu tava rindo, casualidades:
      -corretor apresentando a cobertura de Balneário mais cara, por 30milhoes… kk +1 ano anunciada… agora vai?
      – que cara burro: por 30 milhões daria pra comprar 710 kitinetes pra alugar a R$1,2k pro resto da vida… hehehe
      -iptu de balneário vai aumentar 10% agora… toma!!.
      – o cara que anuncia o apto vai viajar pra Minas Gerais de férias… ué achei que ia ficar no réveillon pra ver fogos na praia alargada que ele anuncia… ué???!!
      – kua lembrei dessa no supermercado: a mãe (60anos~) reclamando xingando a filha que usa a sandália da arezo dela. A filha deu de presente, mas usa ela tbm. Só que essa filha (35 anos) arregaça a sandália nova, pois tá ficando gorda!!! kkk..pé gordo!

      6+

  • Money Addicted 26 de dezembro de 2021 at 19:49

    First

    3+

  • Leonardo M. 26 de dezembro de 2021 at 19:56
  • Saulo 26 de dezembro de 2021 at 20:49

    Necessito de seu apoio contra o PL de vacinação obrigatória.

    https://mobile.almg.gov.br/tramitacao_projetos/projeto.html?tipo=PL&numero=2247&ano=2020&chat_tab=0

    2+

  • Saulo 26 de dezembro de 2021 at 21:55

    5+

    • Mr. Mxyzptlk 27 de dezembro de 2021 at 01:28

      Tomara que essas pessoas enxerguem a raiz do problema.

      2+

  • Zé do ranho 27 de dezembro de 2021 at 00:29

    E a gretinha tumbérgui? Não vai defender os elefantes da patagônia?

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2021/12/cinco-provincias-da-argentina-sao-atingidas-por-incendios-florestais-ckxnfd9nf001401fbqdq9lp01.html

    Cinco províncias da Argentina são atingidas por incêndios florestais

    Áreas mais afetadas estão ao sul da Patagônia, onde foram perdidos milhares de hectares de mata nativa e espécies de araucárias

    6+

    • Someone 27 de dezembro de 2021 at 02:48

      Na Argentina são incêndios florestais. No Brasil é Bolsonaro colocando fogo na Amazônia.

      7+

  • Pé Vermelho 27 de dezembro de 2021 at 01:30

    Boa pergunta o motivo
    Mas parecem estarem abrindo as portas e assumindo os interesses que tem…

    2+

    • Pé Vermelho 27 de dezembro de 2021 at 01:53

      2+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.