Por Paulo Polzonoff Jr., para a Gazeta.
Tarefa inglória, essa de “defender” o sofrimento. Que, todos sabemos, existe deste o início dos tempos e continuará existindo depois que todos nós estivermos mortos. Viver é, por definição, atravessar um mar de lágrimas – ainda que a imagem esteja gasta e beire a pieguice. E quem sabe disso, isto é, quem tem consciência da própria danação sofre, de acordo com o Eclesiastes. Ou seja, o sofrimento (e a rejeição a ele) está na base de toda a ação humana. E sofremos só de saber disso.
Grande parte desse sofrimento é filosófico e espiritual – dores da alma, para quem acredita, ou das reações químicas neurais ao acaso, para quem acredita. E superar esses aspectos imateriais do sofrimento é uma questão de fé e sabedoria. Outra parte, contudo, a parte que nos fez chegar ao ponto de levar um homem à Lua, é material, e diz respeito sobretudo à nossa sobrevivência enquanto espécie. Daí porque desenvolvemos, ao longo de milênios, sucessivas tecnologias que não só facilitam nossa vida como também nos dão a sensação de termos alcançado alguma segurança no aspecto mais palpável da coisa toda.
Não ignoro, aqui, o contingente de miseráveis que ainda não tem acesso nem à tecnologia nem a essa abundância toda que fomos capazes de produzir nos últimos 50 anos. Esses continuam sofrendo – e lutar para acabar de vez com a fome e a falta de um teto sobre a cabeça das pessoas é algo que ainda move a melhor parte da chamada Civilização Ocidental. Estou me referindo a pessoas que, embora possam ser consideradas pobres pelos burocratas diante de uma indefectível tabela de Excel, não têm a fome no horizonte próximo.
O problema é que esse estado de abundância, que em grande medida elimina o sofrimento material, é uma novidade. Com a qual, desconfio, não estamos sabendo lidar direito. Pela primeira vez na história da Humanidade, temos nossa sobrevivência enquanto espécie praticamente garantida. E isso está, ao que parece, dando um nó nas gerações que nunca souberam o que é ingerir menos calorias do que o recomendado pelo médico ou por um tecnocrata qualquer da FAO.
Como resultado, temos toda uma geração (ou mais do que uma, dependendo de quem conta) que, incapaz de perceber a abundância em que vive, diz sofrer por qualquer coisa, desde uma fome de mentirinha até uma fantasia de carnaval considerada ofensiva, e ao mesmo tempo não sofre por absolutamente nada.
Fome de mentirinha
Veja o caso, por exemplo, de uma discussão que tomou conta de parte das redes sociais recentemente. É uma parte dessa comunidade virtual que acompanha celebridades, novelas, bandas pop coreanas e reality shows, então talvez não seja a parte do leitor típico deste tipo de texto. Mas é uma parte que existe e que merece atenção.
Pois essa turba ensandecida, do tipo que aprendeu a aliviar o antigo sofrimento filosófico e espiritual da solidão e da incapacidade de se fazer ouvido se manifestando aos berros pelas redes sociais, ficou revoltada com a produção do reality show Big Brother Brasil, que já está na vigésima edição (quem diria!). Tudo porque uma das participantes estaria passando fome.
“Fome” é uma palavra e um conceito que já motivou guerras, levou monarcas à guilhotina e fez com que famílias se mudassem da Letônia para o interior do Paraná. É um sofrimento tão lamentável, tão abjeto que desviamos o olhar diante da imagem de africanos subnutridos ou esqueléticos judeus nos famigerados campos de concentração da Alemanha nazista.
É o sofrimento material em seu estado mais puro. Sofrimento que, felizmente, não atinge mais o todo da Humanidade.
Mas a fome a que se referiam os indignados de plantão era, na verdade, uma escassez passageira e parcial de alimentos, consequência de uma das regras do programa. A participante, chamada Telma, não chegou nem perto de virar uma figurante num filme sobre Holodomor. Ela não teve de comer terra para tentar dela extrair algum nutriente, como descreve o narrador de Fuga do Campo 14, livro que narra os horrores da Coreia do Norte.
Nada disso. Ela teve apenas de consumir uma ração restrita por algum tempo, a fim de poder continuar na busca por fama e dinheiro que caracteriza os participantes de reality shows. Mesmo assim, os sofrimentos da jovem Telma foram o suficiente para mobilizar milhares de pessoas que ficaram revoltadas com a privação calórica temporária usada como entretenimento.
Neossofrimentos
O problema de termos eliminado uma grande porção do nosso sofrimento material é que isso parece ter afetado nossa capacidade de superarmos nossos sofrimentos filosóficos e espirituais. Um sinal disso são todos os neossofrimentos que surgiram nos últimos tempos, criando novas demandas sociais e políticas e, por consequência, novas formas, muitas delas conflituosas, de amenizar ou eliminar esses sofrimentos que, de tão inventados, chegam a ser mentirosos.
Dois neossofrimentos chamaram a atenção nos últimos dias. O primeiro deles é tão novo e improvável que me pareceu, a princípio, apenas uma piada. Mas ali estava o selo BBC de qualidade, o que me leva a crer que se trata mesmo de um sofrimento que aflige um grupo razoavelmente relevante de indivíduos – ou, talvez, meia-dúzia de pessoas com acesso aos produtores da BBC.
No vídeo, uma pessoa não-binária expressa, num “poema” declamado, toda a sua dor por não poder cortar os cabelos num lugar onde ela se sentisse realmente confortável. O salão lhe soa feminino demais. O ser não-binário não se sente mulher o bastante para isso. (Ela menciona ainda o problema de cortes de cabelo femininos serem mais caros, mas isso é outro assunto). Ela tampouco se sente homem o bastante para ir a um barbeiro e cortar os cabelos ao som do rock saudosista que hoje une marmanjos quarentões nestes antros de masculinidade.
The struggles of getting a haircut as a non-binary person. pic.twitter.com/YEdYTgCFqV
— BBC The Social (@bbcthesocial) February 4, 2020
“Há lutas cotidianas que as pessoas travam em silêncio, como encontrar uma forma de expressar sua individualidade e ao mesmo tempo transitar por um mundo no qual nem sempre nos encaixamos”, diz o menino (ou menina ou nem uma coisa nem outra), para concluir: “Somos não-binários e aqui estamos, e a vida pode ser bem difícil lá fora, então você tem mesmo de criar problemas ou poderia apenas cortar o nosso cabelo?”
Diante do que pergunto: mas que sofrimento é esse de não se sentir à vontade para cortar o cabelo num lugar ou no outro? Que tipo de força surgirá da coragem de se enfrentar esse dilema – ou da covardia de choramingar sua dorzinha existencial para milhões de espectadores? Como a criação de um ambiente neutro para o corte de cabelos contribuirá para a construção de uma sociedade mais saudável?
O sofrimento que irmana
O interessante é perceber que essa mesma geração que não sabe o que é sofrer quer sofrer – e justamente por isso inventa sofrimentos. Porque o sofrimento irmana. O sofrimento gera imediatamente uma confortável rede de solidariedade ou, para usar a palavrinha da moda, de empatia. A tristeza gosta de companhia, como diz a música.
Mais uma vez, é o sofrimento filosófico e espiritual ocupando o espaço do sofrimento material. Porque mesmo quando se está de barriga cheia, com os olhos fixos no mais moderno smartphone e a bordo de um Tesla, questões primordiais como a necessidade de aceitação e pertencimento continuam gerando um sofrimento que precisa ser aliviado a qualquer custo.
Exemplo disso foi o choro de uma menina, supostamente uma índia, quando, no meio de um bloco de carnaval na cidade grande do homem branco, se deparou com um folião usando um cocar falso como fantasia. “Eu senti agulhadas no meu espírito”, teria dito ela. A notícia percorreu a caixa de ressonância das redes sociais, dando origem a uma onda de memes bem-humorados e, aqui e ali, marolas de indignação identitária.
Força criativa
Não se trata, aqui, de propor o retorno da fome ou a eclosão de uma guerra ou ainda um regime tirânico de trabalhos forçados como formas de dar vazão a essa necessidade ancestral de sofrimento material. Pelo contrário. A questão aqui é reconhecer e agradecer a abundância que conseguimos gerar ao longo de milênios, graças à engenhosidade e criatividade de incontáveis pessoas que padeceram de sofrimentos reais.
E de usar esse excesso de calorias e tempo livre a fim de empregar a força criativa das dores filosóficas e espirituais (entre as quais incluo a busca pela fama, a confusão identitária e a incapacidade de aceitar um mundo menos do que perfeito) para dar forma a algo virtuoso, capaz de, por algum tempo, aliviar esse sofrimento.
Bom dia.
Ótimo artigo. É isso mesmo, a geração atual não sabe o que é sofrimento real, basicamente ela não tem que “lutar” para sobreviver, pois tem tudo o que é necessário para manter o corpo vivo. Lembra a experiencia dos ratos.
A seleção natural vai ser cruel com estes indivíduos, muitos, me parece a maioria nem vão deixar filhos.
Gorpi
https://www.mises.org.br/article/3149/e-facil-entender-por-que-os-jovens-dos-paises-mais-ricos-tendem-a-defender-mais-socialismo
Bom dia !
Esse assunto muito me interessa. Vou ler!!!
Sabe uma coisa que resolve 90% do problema do tópico? Uma coisa que fiz aos 18 anos: Servir o exército!
Que frescura de respeito à minha individualidade! Lá ninguém é melhor que ninguém!
Todos iguais tendo que acordar 5 da matina, comer o que tiver, ralar o dia inteiro e agradecer quando se tem uma noite inteira de sono.
No acampamento se virar pra conseguir algum bicho pra comer e ficar feliz com isso.
Entramos moleques e saimos mais homens.
Dar uns tiros de fuzil também ajuda, mas muito melhor que isso como lição de vida é limpar o banheiro que todos usam, varrer o quartel inteiro, pintar meio fio e limpar bosta de cavalo!
Estou de saco cheio desse mundo fresco!
Resumindo: um bando de afronhado !
Agora pergunta se os filhos desses soldados já limpou uma vez o banheiro em casa…
Exercito é muito importante. Eu apoio que todos sirvam.
Obrigado por seu comentário, mutuário, um dos melhores daqui.
Penso exatamente igual – também servi o Exército – essa geração que acha problema em tudo e já nasceu coM internet de Alta velocidade, sequer sabe tem o menor resquício de noção do que é realmente enfrentar alguma dificuldade, medo, privação, etc.
Daí tem-se uma legião de pirralhos/pirralhas bobocas afeminados/masculinizadas a gritar aos quatro ventos suas frustrações.
“Pessoa não-binária”…. que p*** é essa, desconhecia a existência/definição de tal ser, apesar de vê-los por aí aos borbotões, ultimamente.
Este mundo está perdido..
Não servi exército mas fui pobre de marré, e ralei um bocadinho de peão. Tu aprende a não ter frescura com a vida, as coisas ficam mais simples… servir exército é sempre uma boa experiência…!
O que não te mata, te fortalece.
Também fui milico aos 18 anos e foi uma experiência ótima, especialmente por desenvolver muito atributos de disciplina e camaradagem.
Há um fenômeno ocorrendo em comum nos países mais ricos e prósperos do mundo: os jovens afirmam ter sentimentos positivos em relação ao socialismo.
Em uma pesquisa de 2017, 51% dos millennials se identificavam como socialistas, com adicionais 7% dizendo que o comunismo era seu sistema favorito. Apenas 42% preferiam o capitalismo.
Em alguns casos, a defesa do socialismo ocorre abertamente, como nos EUA, onde os jovens que apóiam o Partido Democrata — principalmente Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez — abertamente se auto-rotulam como socialistas. Em outros, a defesa é menos explícita, como nos recentes protestos do Chile.
Em comum, vemos jovens de países prósperos, que vivem em meio a uma abundância nunca antes alcançada na história do mundo, exigindo mais poder estatal, mais intervenções e estatizações, e menos liberdade de mercado — o mesmo mercado que lhes forneceu toda esta abundância.
O que explica essa contradição?
É tentador dizer que todo o problema se resume a uma completa ignorância tanto sobre economia básica quanto sobre história. De um lado, tais pessoas não entendem como funciona uma economia de mercado (embora vivam em uma); de outro, aparentam desconhecer por completo o histórico do socialismo.
De concreto, há uma total falta de apreço por quão rapidamente suas condições materiais melhoraram.
A armadilha nutricional
Em um passado não tão distante, as pessoas não “trabalhavam duro”, no sentido de longas e cansativas horas de trabalho. De certa forma, elas trabalhavam menos do que nós atualmente. E era assim não pelos motivos que os socialistas de hoje imaginam.
Não havia aquele cenário cor-de-rosa de “camponeses felizes trabalhando poucas horas por dia nos campos, e então passando o resto do dia no ócio e no lazer”. Todos eles eram raquíticos, muito mal alimentados e simplesmente não tinham energia para trabalhar duro. Longe de levarem uma vida idílica, ver seus filhos sofrerem de desnutrição e estar fraco demais para ajudá-los deve ter sido uma experiência tenebrosa.
Em seu livro A Grande Saída, o vencedor do Nobel Angus Deaton explica a “armadilha nutricional” que a população da Grã-Bretanha vivenciou:
A população da Grã-Bretanha, no século XVIII e início do século XIX, consumia menos calorias que o necessário para as crianças crescerem ao seu máximo potencial e para os adultos manterem seus organismos em níveis saudáveis de funcionamento, o que lhes impedia de efetuarem trabalho manual produtivo e remunerativo.
As pessoas eram muito magras e muito pequenas, talvez tão pequenas quanto nos períodos de tempo anteriores.
Deaton explica como a escassez de nutrição afetou o organismo da população. Os trabalhadores dos séculos anteriores não eram robustos; um físico atrofiado era o que oferecia a melhor esperança de sobrevivência:
Ao longo da história, as pessoas se adaptaram a uma escassez de calorias da seguinte maneira: elas não cresciam e não ficavam altas. A atrofia corporal não apenas é uma consequência de não ter muito o que comer, especialmente na infância, como também corpos menores requerem menos calorias para seu sustento básico, e eles possibilitam trabalhar com menos comida do que seria necessário para uma pessoa mais fisicamente avantajada.
Um trabalhador de 1,85m e com 90kg teria as mesmas chances de sobreviver no século XVIII quanto um homem na lua sem uma roupa espacial.
Na média, simplesmente não havia comida o bastante para alimentar uma população de indivíduos com as dimensões físicas de hoje.
Meu pai conta que foi contratado na siderurgia (no qual trabalhou até se aposentar) por conta de seu porte físico e que muitos, oriundos do meio rural, eram reprovados pelo porte raquítico ou por doenças.
Era o período do êxodo rural no Brasil e a ascenção do setor mineral/siderúrgico.
Bolsas na Europa ardendo e na China teve alta
https://www.investing.com/indices/major-indices
A China não teve queda em todo esse período de turbulência. Não deve ser só estímulos do governo, deve ter proibição de vendas.
Como que as cias aéreas, bancos, construtoras não teriam caído com o país num caos?!
óbvio até demais;
o país parado e a bolsa nem aí;
Bolsachina só volta a operar normal depois do cornoVIRUS… se for possível
Bom dia.
Só vim dar a péssima notícia que a PRAGER U perdeu o processo contra o youtube sobre censura:
https://www.zerohedge.com/political/youtube-isnt-public-forum-prageru-loses-conservative-censorship-case
https://www.reuters.com/article/us-google-lawsuit-censorship/google-defeats-conservative-nonprofits-youtube-censorship-appeal-idUSKCN20K33L
Enfim, tomara que existam outros meios aonde não tem tanta censura…. tipo Pornhub heaioaehiaehoehoiae
Galera … Seguros Viagem da bandeira Mastercard sofreram downgrade no valor da cobertura. Enquanto isso o Visa Platinum aumentou. Confiram detalhes em:
https://wiliandelatorreportfolio.blogspot.com/2020/02/cobertura-menor-nos-seguros-mastercard.html
https://wiliandelatorreportfolio.blogspot.com/2020/02/novos-patamares-de-cobertura-seguro.html
CVR
Vou explicar um pouco o porquê de eu ter resolvido participar desse espaço o que tem um pouco haver com o assunto do tópico. Sempre fui uma pessoa meio econômica para não dizer sovina que acho muito pejorativo. Já tinha uma veia “muquirana”. Quando comecei a me interar do assunto bolha imobiliária, capitalismo e conservadorismo religioso, minha visão de mundo mudou completamente. Durante o período de eleição perdi muitos “amigos” em função de postagens em redes sociais defendendo pontos de vista considerados de direita. Recentemente constatei que dificilmente alguém sai da bolha: estado grande, vitismo e socialismo sem se esforçar um pouco. Depois que internalizei novos valores em minha vida, me sinto uma alienígena social. Resolvi partilhar os novos conceitos apenas com quem tem uma visão parecida com a minha. Abandonei o vitismo e estou ao lado dos vencedores. Eis o motivo de resolver vir para cá fazer parte deste blog.
Bem vindo ao mundo da maioria do blog.
LIKE
somos poucos, relaxe.
Keep walking !
*vitimismo
“Recentemente constatei que dificilmente alguém sai da bolha”
constatei o mesmo.
Não sei se isso é normal, mas me sinto mal gastando dinheiro. Tipo uma patologia, excetuando-se gasto com comida boa. Ir ‘bater perna’ no shopping e gastar eventualmente para muitos é terapia, para mim é castigo.
Eu gosto de ir em shopping pq ao menos tem segurança.
Ai compro casquinha do MC ou BK por R$1,00 e fico dando voltas e meu pia brinca nos brinquedos lá.
Idem ir no MC pra tomar sorvete e deixar ele no parquinho.
O estacionamento eu compro no mercado que dá o estacionamento grátis e aproveito comprar coisas que precisa e se não tiver nada compro produtos de limpeza que não vencem. Ai economizo no estacionamento.
Além de quando tá muito quente usar o ar do shopps! eaoiheaoiheaio
As vezes pego pizza na promoção por 20 pila tb.
Tem que saber usar a seu favor.
Leve seus pais pra fazer algo que eles gostem. Satisfaça com quem você ama, se vc nao se sente feliz em satisfazer à si.
Internalizei um hábito de: Só gasto de “alguém pagar”. Explico: Realizei um negócio extra, fora meu ganhos normais, vou lá e gasto com algo que seja do meu agrado, tipo uma pizza. Se quero comer um pizza e tenho que tirar dinheiro do meu salário, eu fico puto kkkkkkkkkkkkkkkkk indignado… Acho que estamos iguais..
Neco, adiciona nessa panela mais um ingrediente, da atual geração de pais que “fazem” e “dão” tudo aos filhos sob o pretexto “o que não pude ter, meus filhos terão”. Uma geração de jovens que foram acostumadas a ter todos os seus desejos saciados e que não conhecem a frustração de um “não” para o brinquedo da vez se aproxima. O que será desse pessoal no futuro? Ou irão moldar o mundo a sua semelhança ou a demanda para psicólogos subirá bastante para ter que lidar com tanta gente “frustrada”.
Me lembrou de um CVR com um colega de trabalho:
Estávamos conversando sobre filhos (minha esposa, naquela época, estava grávida da nº 2).
O colega mencionou que tinha medo de não conseguir prover devidamente para uma família grande, motivo pelo qual pararia com apenas uma filha, preocupações com mensalidades de faculdade e por aí vai.
Daí, sabendo que ele era proveniente de uma família grande(5 filhos), perguntei:
– E como foi que você conseguiu ir para a faculdade?
– Na época, eu ia para o quartel durante o dia, fazia faculdade a noite e ainda ajudava minha família na empresinha, além de ter lutado bastante para conseguir bolsa para levar a universidade – respondeu.
Retruquei:
– E você acha que teria sido melhor pra você, como pessoa, ter sido bancado pelo seu pai e não precisar trabalhar?
Ele então disse que a experiência da dificuldade, do exército e do trabalho haviam sido, de fato, formadoras pra ele, e que ele de nada se arrependia.
Tem coisas incríveis que podemos aprender por intermédio da dificuldade, e, no mais das vezes, tentamos privar nossos filhos de vivenciá-las.
Oi
In petróleo we trust, somos adoradores do “cheiro de gasolina na plataforma da Peroba”!!! Yeahhh
Estratégia…
https://twitter.com/JoseMedeirosMT/status/1232788440732913675?s=19
Essa história tem algumas variações, mas em todas o sujeito é aconselhado a falar que foi assaltar e que a vítima reagiu. Ou seja, tudo errado. Mas isso tem começando a mudar.
Excelente texto! Eu só mudaria uma coisinha.
Onde se lê:
“Outra parte, contudo, a parte que nos fez chegar ao ponto de levar um homem à Lua”
Leia-se:
“Outra parte, contudo, a parte que nos fez forjar de forma bem sucedida a viagem do homem à Lua”
mode tin foil hat on
Mais um update sobre coronavirus (na verdade estava divagando em pensamentos e decidi colocar aqui rsrs): foi descoberto que ele tem uma mutação parecida com a do HIV, o que facilita que o vírus se ligue as nossas células, facilitando a contaminação.
Segunda informação: temos no Japão um caso de uma mulher que pegou coronavirus pela segunda vez em um mês. Como não é mais na China acho que podemos confiar na informação.
Possibilidades: o vírus usa proteínas que enganam nosso sistema imunológico para nós contaminar, como o HIV. Nesse caso essa infecção ainda vai bem longe, pq as pessoas não vão ficar imunes depois de pegar a doença, estendendo o ciclo. O coronavirus pode virar o novo HIV, uma doença crônica, de difícil controle que vai diminuir muito a capacidade produtiva das pessoas (nem se preocupa com mortalidade, imagina o quando a menos você vai trabalhar se todo mês você tiver uma gripe forte…). Segunda possibilidade: o vírus se esconde no organismo do hospedeiro e reativa quando ocorre uma baixa de imunidade (por stress por exemplo). Nesse caso a pessoa não se infectou de novo, mas vai carregar a doença pra sempre (igual ao HIV). Terceira possibilidade: a mulher é azarada e não criou imunidade…
As duas primeiras possibilidades seriam bem úteis numa arma biológica. Cada dia que passa acho essa possibilidade mais plausível. Se esse vírus veio da natureza estamos vivenciando uma era em que a loteria da seleção natural fudeu com a gente: um conjunto de mutações altamente improváveis aconteceu num vírus que teoricamente nem costuma circular em humanos mas que o tornaram extremamente adaptado a esse hospedeiro.
Essas ideias que eu tentei passar lá no início da epidemia, não era alarmismo; não temos certeza disso mas se for isso mesmo a única forma de lidar com ele seria (não é mais) bloqueio de pessoas em aeroportos e portos.
Eu me esforcei para passar a vcs a ideia de que um bloqueio era necessário dada a gravidade potencial que se desenhava.
Agora é difícil porque vem a pergunta:
Vc tem certeza?
Claro que não.
Mas quando tivermos certeza pode ser tarde.
Bloqueio de entrada de pessoas para uma doença altamente contagiosa e potencialmente crônica?
Tipo um país fechado por 20 anos até alguém achar a cura?
Pensa um pouco antes de escrever…
tua ignorância me assusta.
O problema eh que não existe maneira de se fazer um bloqueio de uma doença dessas. Não adianta propor solução teórica que não existe na prática 🙂
Acho que ele quis dizer pra bloquear só o vírus
Isso é inteligente, a gente podia pedir pro Itamaraty parar de emitir vistos para os vírus…
Claro, mas dá para fazer muitas coisas que não vou listar aqui;
é só uma ideia de que tem que ser tomadas medidas para bloquear o vírus o mais precocemente possível;
depois se a coisa for menos grave do que aparenta se distende as medidas.
agora o contrário não é possível;
ser molenga no período de possível bloqueio não dá para voltar atrás;
Rodrigo, te entendo! Você pode estar certo, sim. Mas, bloqueio… isso não vai acontecer mesmo. Somos o Brasil.
Ainda mais quando fundamentamos a decisão em um caminhão de pODE e SE!!! Parece a proposta da grettinha Xexelentinha…. vamos parar o mundo industrial porque pode ser que… eita
Notícia de hoje
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/02/mulher-pega-coronavirus-pela-segunda-vez-no-japao-ck74oho0a0ke401mv5948w2ub.html
Muito mais provável que foi reativação de doença latente.
Pra mim isso ai foi cagada.
Fizeram uma arma biológica e deixaram escapar. Ai fodeu.
E o antídoto não estava pronto ainda. Só isso.
Essa segunda possibilidade vai de encontro com o que o espiritismo e outras ordem exotéricas falam…
Dizem que estamos passando por uma mudança espiritual no planeta, daí faz sentido a pessoa reativar o vírus qdo estiver com baixa imunológica, sendo que qdo nos estressamos, ficamos com medo, raiva, ciúme, etc… nossa imunidade baixa.
Seleção natural eliminaria os espiritos menos avançados.
Mas isso é mera suposição.
Saindo do tópico, alguém aí teve experiência com geladeiras mais recentes? Estou olhando uma Electrolux e não sei se essas geladeiras recentes dão muito problema. A minha é uma Consul de 2011 e nunca deu nada. Vale a pena contratar seguro estendido?
Aqui em casa todo mundo comprou mais ou menos junto em 2015-2016 Eletrolux e não tivemos nenhum problema.
Eu, meu pai e minha mãe, 3 geladeiras sem nenhum defeito desde entao
Aqui em casa pesquisamos bastante e, diante de máquinas semelhantes, optamos pela Samsung por gastar bem menos energia elétrica (além de o motor elétrico ter 10 anos de garantia).
Ah, detalhe: Geladeira “inverter”.
É bem silenciosa.
eu tenho uma electrolux desde 2015.
Nenhum problema até agora.
Em geral não vale a pena. Se sua casa tem algum problema de queimar as coisas aí sim seria útil.
Eu tenho esse problema em casa, sempre queima alguma coisa. Todo mês queima pelo menos uma lâmpada e/ou chuveiro. Geladeira queimou uma vez já também.
Imagina como a patroa não está louca pra sair de lá.
Rapaz, se for pra recomendar geladeira recomendo Panasonic com inverter…. Espetáculo… Ou Samsung, dizem serem boas também (com inversor)
Tive 2 Electrolux, detesto, faz um barulho infernal aquele motor, sei lá, sou suspeito…
Indico tb.
Panasonic com inverter. Tenho uma, e a familia inteira comprou. Nenhuma com problema
Vi muita gente reclamando que a parte superior da Panasonic não tem um bom resfriamento, embora o congelador funcione bem.
A minha resfria, só tenho ela uns 6 meses, mas parece muito boa.
Pra quem não congela muita coisa eu recomendo a normal mesmo, o congelador eu achei muito grande comparado com a geladeira
Pô, tenho uma Pana convencional, ela trabalha muito bem, freezer é enorme em relação ao refrigerador, e eu nunca uso ela acima da temperatura média.
Pois é, a inverse é maior ainda a proporção do congelador/geladeira.
Achei desnecessário
Fosse por mim tinha comprado a normal, mas a mulher insistiu…
O acabamento da Samsung é top. Meu sgro tem e bota no chinelo a minha Brastemp.
Tenho uma Panasonic convencional, desde o começo de 2015. Muito boa.
Comprei esse ano a Panasonic . Não é a que tem inverter. Gela muito. Dizem que o consumo é menor, mas não chegou a conta ainda.
No início as vezes fazia barulho estranho, agora normalizou.
Sempre tive Eletrolux, mas agora comprei esse pelo visual e menor consumo.
Deve ser tipo a minha – no caso, a minha é de 435l. Faz uns estalos quando o defrost aciona, mas é beleza. Gasta menos, com certeza. Achei fantástico ela gastar menos do que uma Electrolux pequena, geladeira de 240l que tinhamos…
A minha é menor acho que 386 lts.
Abaixo do freezer esfria a 4 graus e no interior dela a 8 graus. Não coloquei o termômetro no freezer pois e eletrônico não preparado para isso.
Ave, César.
Em agosto de 2018, dei de presente para minha progenitora uma Brastemp BRM44, 375 L. Funcionou muito bem nos primeiros onze meses até dar um problema no motor, que, por estar ainda no prazo de garantia, foi trocado, apesar da péssima vontade do representante oficial aqui em Hellorizonte.
Depois da troca, o congelador (onde se aloja o motor) ficou cerca de quatro meses com um cheiro ruim, similar ao de cola de sapateiro, possivelmente vindo de alguma substância usada para trocar o motor. Não sei ao certo porque não acompanhei a manutenção.
O cheiro passou e o eletrodoméstico funciona bem, mas o ruído do novo motor parece o de um Chevette 77 vindo da garagem do BB.
Em suma: não recomendaria esse modelo ou modelos similares da Brastemp.
Tem tempos que se fala mal de Brastemp, qualidade duvidosa, durabilidade limitada, principalmente pelo motor subdimensionado de alguns modelos, assistencia lixo…
Electrolux? Tive duas queimas de painel e um motor em uma DFX52.
Fui de Brastemp.
Índice Futuro Bananense -2,63%
103.720 pontos
Mais um dia de compras…
Poxa, só vou aportar na segunda feira. Espero que a queda dure até lá, depois pode subir normalmente.
depois pode subir normalmente.
O normal da bolsa é as ações só subirem?
Na teoria se o país cresce a média das ações também cresce junto.
SIM!
Exceto quando cai.
E às vezes fica de lado também
bearfóbico e andardeladofóbico detected
no longo prazo o índice só sobe (pois de tempo em tempo eliminam do índice ações, empresas perdedoras)
Antecipei o aporte hoje, porém vou pegar um pouco dia após dia.
Sem atropelos.
Hora de separar os “holder” raíz dos seguidores de YT
e o mais importante… esperar várias semanas de queda. Aí sim… quando até fundos e bancões começam a stopar.
A questão é: Será que vai chegar lá? As últimas crises por vírus nunca desencadeou uma crise tão grande
Não sei.
EU precisaria olhar os gráficos e as datas dos outros surtos.
Parafraseando um grande jornal econômico, pode subir, descer e até andar de lado
Touro, urso ou caranguejo?
*desencadearam
É pra isso que existe a borra de café.
ontem entrei em uns YT aqui dos gurus , e ja tinha gente desesperada nos comentarios dos videos. vamos acompanhar..rsss
comecar a vender os TD aqui comprados da DIRMA 7% + IPCA ON!!!E VOLTAR A RENDA VARIAVEL..HAHAHA
YESSSSSSS
Pena que o $$ é só em D+2
é o tempo de compensarem a compra das açoes. casa tudo certinho.
TD é D+1
isso.da pra comprar a ação e solicitar o resgate do TD de boas
Esse futuro em -1,7% próximo à abertura está me parecendo cilada. Lá fora tudo caindo muito mais que isso (Europa)
Sorte do dia: ter uma empresa que produz máscaras
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/02/26/com-caso-de-coronavirus-confirmado-em-sp-comeca-a-faltar-mascaras-em-lojas-e-farmacias.ghtml
https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/em-menos-de-24-horas-triplica-o-numero-de-casos-suspeitos-de-coronavirus-em-pernambuco/
Casos suspeitos antes da PRIMEIRO Confirmação
54 casos
maioria de pessoas com Influenza tipo A ou B
ou seja…
teve até gente que foi ao hospital pois achava que tinha pego Covid-19 pois tinha compartilhado Uber com um oriental.
😉
Eu, no lugar desse povo, nem procuraria hospital se não estivesse com algum sintoma grave.
Tem gente com mania de doença… aí já viu !
Se eu tivesse na fila do SUS para qualquer coisa ou se precisasse de um exame, também iria ué
Só vão porque é “público e gratuito”. Se tivesse que pagar 40 conto pra detectar se tem doença ou não, 99% das pessoas não iria.
Tem nego carente tb.
Gosta de ficar falando com secretária, enfermeiro e ficar se vitimizando para os médicos.
Eu conheci vários assim. Precisam de atenção. Sair de casa.
Sim, pior que tem gente que vai só pra “justificar os impostos pagos”, perigando pegar uma doença de verdade e grave e acabar morrendo, apenas para aparentar que “não saiu no prejuízo com o governo”.
bingo!!!!
Hipocondríacos piram!!!
Hospital ? Pra quem tá doente ou trabalha por lá… desavisados, mesmo os que adoram visitar Parente e conhecido internado tá mesmo afim de pegar algo Cerio!!!
Não alimentem o RODRIGOTROLL
Dólar 4,46
BACEN lançando lotes na venda e mercado absorvendo.
Vai subir mais, pode ficar tranquilo!
Sim. É o que o Guedes quer.
O cara está determinado a seguir o plano.
Repito: Medida / Plano super arriscado.
https://www.youtube.com/watch?v=t914ufMAKiU
By PPP aioheioehaioeahioae
Vai dar tuuuuuuuuuuuudooooo ceeeeeeeeeeeertooooooo!!!
Todos juntos com o plano do Guedes!
Vai dar tuuuuuuuuuuuudooooo ceeeeeeeeeeeertooooooo!!!
DI para 2024 ficando bonito !
5,64% foi a mínima do mês e agora 5,93%
caiu 5,87%
tá oscilando muito
Passei uma semana em Santa. Balneário Camboriú, Brava, Laranjeiras, Cabeçudas…
Show de bola, Fiquei muito surpreso com Balneário. Antigamente a água era suja, agora está limpinha. Tudo funciona, tudo limpo e organizado. Parabéns aos catarinas.
Você está falando de qual praia de BC especificamente ?
A Praia Central ?
Em Janeiro estava Marrom Esverdeada.
Última vez que vi a praia central limpa foi em 2003.
Já as da Interpraias são outro patamar.
Mas é legal SC sim…
em comparação com cidades feiozas da BNN…
dá um certo deslumbramento.
Pensei que fosse tudo uma só praia.
Bom, tem a parte que fica ao lado da Brava(norte), e a outra ponta(sul) fica no morro com a Laranjeiras, certo?
Eu fiquei um dia no sul, um dia no norte, e um dia no meio. Pra mim estava tudo limpo. Apenas na ponta sul, quanto eu fui tinha muitas algas, muitas mesmo. Mas essas águas são muito poluídas?
Ops, as algas estavam na ponta norte.
“da Brava(norte)” Praia dos Amores
” a outra ponta(sul) fica no morro com a Laranjeiras, certo?”
Isso .. ali já é a Rodovia Interpraias
A central é onde tem os trocentos Prédios. A marrom. 😉
Tem pontos poluídos sim… contaminados de bosta. Muita ligação irregular de esgoto.
Excelente tópico. Bom dia
Só uma coisa a dizer pra essa galerinha que carrega dua bolas.
Sejas homem !!, phorra “””
Sobre o tópico falando com base na minha família: as mães não querem que os filhos saiam de casa, querem que eles construam nos fundos da casa e fiquem por ali mesmo, tenho tias cozinhando para suas filhas casadas que nunca sentiram a responsa de terem uma casa depois de casar pois mal fazem supermercado e a diarista limpa a casa.
Falta outros objetivos na vida após o conforto da base da Pirâmide de Maslow: temos comida e um teto. E agora? Bons relacionamentos, boas leituras, bons filmes, viagens além de selfies, para ampliar repertório cultural. E lembrar sempre de nossos avós que morreram sem dívidas, sem deixar conta em banco e alguns conseguiram deixar pelo menos uma casa para depois os vários filhos ficarem brigando.
Mas pqp heim
A teoria do quintal, desde à época medieval, já está provada que dar ruim, apequena o serumano vindouro, causa sérias intrigas familiares, é insolúvel no tempo.
Haja paciência.
quando entrei na puliççia a maioria dos presos era por trafico, hoje acho que por maria da penha superou. oxe a mulher xinga o cara ele responde com outro xingamento a sogra escuta do quintal e chama a PM. Sera que tem correlação…triste…kkkkk
teoria do quintal? O que seria isso?
Era dita pelo meu prof. de matemática em sala de aula:
“Hoje vou falar da teoria do quintal. Ficam aí sem estudar e vão terminal no quintal de seus país, seus fdp!”
Sempre quando a sala saia do controle e ensinava novamente essa teoria.
Não conhecia a teoria do quintal. Aqui em casa, rompemos com isso. Cada um mora na sua casa em terreno separado. Meu irmão mora no interior, inclusive. As pessoas acham estranho cada um morar num canto mas é assim que cuidamos de nossa própria vida. É visível a alegria quando estamos juntos, todos satisfeitos com suas decisões e liberdade.
eu vou fazer casa no terreno da Môça, é meio a meio com o dos pais dela. Mas é mais porque queremos a proximidade com eles, mesmo. O ideal é ficar distante o suficiente, nem abandono nem a invasividade. Do contrário tu acaba vivendo a vida dos outros, não a sua.
Diferente dos EUA, aqui morar perto de familiares é necessidade.
Quando vc está fora sempre tem algum parente presente em casa pra ficar cuidando ver se não tem ladrão.
E quando se tem filhos sempre tem alguém a mais pra ajudar a cuidar e olhar.
Meu caso nem é para olharem o Neném. Meus sogros e meus pais ficaram chateados quando eu avisei que ele ia pra creche, acharam desnecessário. Mas é nossa rotina, não quero dar trabalho pra ninguém. Mas a sensação de proximidade está sendo muito boa pro Neném, ele está MUUUUUITO mais ativo, feliz mesmo, até pra dormir tá complicado, de tanto que ele está agitado… só por isso valeu a pena a mudança.
Barnabezinho, só um detalhe: você vai construir em terreno de sogro. Beleza. Já deve ter visto os problemas que isso dá lá na frente, com algum desgaste na relação ou irmão ou cunhado de olho grande. Já vi muito isso, sendo prevenido, sim, seu filho vai crescer ao redor dos avós, boas lembranças no futuro.
vc vai ver seu filho sendo defendido de vc por tua sogra e vai ficar p.t.
O terreno é da minha esposa, foi dado a ela e à sua irmã pelo seu avô anos atrás. Meus sogros moram numa casa na fração da minha cunhada, que também tem casa ali. Eu não compraria terreno lá na Baixada para fazer casa, não vale a pena. Não pretendo ficar ali pelo resto da vida, ainda creio numa piora considerável do mercado imobiliário, ou antes, na possibilidade de em uns cinco anos poder comprar um imóvel independente em outro lugar. Não vou gastar nada do que tenho guardado, vou financiar essa obra e nestes cinco anos, pagar o custo e me manter perto do pessoal. Estou pensando friamente, claro.
Se minha mãe vai na minha casa sem avisar acontece 2 coisas: Ou fica no portão boiando, ou jogo agua fervendo por cima do muro… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 5km de distancia, acho seguro essa distancia.
Há alguns anos tive a oportunidade de escolher entre morar na cidade de meus pais ou numa cidade próxima, a 70 km. Passei em dois concursos ao mesmo tempo.
Optei pela mais distante. Estou mais próximo dos sítios, no meu emprego público aqui disponho de melhor estrutura física e, principalmente, sinto que estou a uma distância sadia de minha família. Vou para lá no FDS, aproveito a convivência e mantenho minha independência.
Se ficasse lá viraria office boy e baba de meus pais. Sem chance.
Outra escolha da qual não me arrependo foi morar em apto último andar. Não ouço barulho nenhum. Quando quero viajar mal fecho a janela e passo a chave na porta. Quando sinto necessidade de espaço vou para a casa de meus pais ou para os sitios. Fico lá curtindo o mato e volto pra casa.
Outra coisa que hoje acho bem desnecessária é esposa. Quando quero saio com meus amigos tomar uma cerveja, vou jogar, arrumo uma piriguete pra dar uns pegas, viajo pra onde eu quero quando eu quero.
Se der vontade lá pelos 50 arrumo uma de 30 e faço um filho. Pronto.
Problema é que em algum momento eu vou ter de ser o pai dos meus pais. Só isso. No fim, creio que sendo escolha, tá tudo certo. Ruim, creio, é viver perto demais ou longe demais da familia por falta de opção.
Pelo que tenho acompanhado enquanto ambos meus pais estiverem vivos eles se virarão bem. Quando um ficar sozinho aí terei que arrumar um imóvel mais próximo…
Não espere demais para ter uma esposa e filhos, se não tiver filhos, quando vc for idoso ninguém vai vir te visitar, e vc não vai ter netos.
ABEV3 -7,78%
😉
çaaaaaaamgui (by Rosinha)
É quase o menor valor em 5 anos. Acho que vou comprar um pouquinho
ontem entrei no storie do Cursin Rich pra estalquear…disse que tinha perdido 200k 🙁
Para 2020, a companhia espera i) pressão de custo pelo câmbio
Chegando em 13 reais compro as ABEV3
Dolar alto, vamos exportar! Não, péra…
Pobre Paulista 27 de fevereiro de 2020 at 09:33
(…) depois pode subir normalmente.
Lembrei!!!
Japão! Nunca voltou ao que era em 1990. Mesmo 30 anos depois.
https://www.macrotrends.net/2593/nikkei-225-index-historical-chart-data
Vendi PETR4 em 2009 pra comprar o AP em ~38.
Invistam no LP em ações bananeiras SIM!
é a média das ações, não uma empresa individual, empresas podem falir
Vendi em 2007 por $37…. pra comprar RF e deitar nos JS!!! Yeahhh
Pois é, o país está diminuindo ano a ano em número de habitantes.
põe um gráfico de população do lado desse e olha como a curva é parecida
https://countrydigest.org/japan-population/
Não. não parecem.
Até ali quando dá uma leve queda na bolsa em 60 a população aumenta.
Não há corelação.
Esse gráfico seu é feio…
obvio que não é a população que acompanha a bolsa
leves quedas na bolsa não significam nada
estava falando do platô populacional depois de 1980-1990 +/-
compara com platô econômico da mesma época
imagina agora a economia com a queda populacional que começou em +/- 2010
https://tradingeconomics.com/japan/population
População japonesa está em deflação desde o começo dos anos 1980.
A longevidade conseguiu segurar os números por uns 30 anos…
MenAs gente produzindo coisas= MenAs dinheiro
https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/25/populacao-brasileira-chegara-a-233-milhoes-em-2047-e-comecara-a-encolher-aponta-ibge.ghtml
Agora olha nóis
https://www.ceicdata.com/en/indicator/japan/real-residential-property-price-index
Olha esse no max como é interessante
tb não vi corelação.
Aliás, é legal de ver que o preço dos imóveis demorou 15 anos pra chegar no nível atual.
Imóvel demora a baixar de preço.
MenAs gente pra comprar mesmo número de imóveis
que que você acha que acontece com o preço?
Dólar TH
4.48
Turismo 4.92
qual aquele site pra ver as bolsas do mundo todo que vc postou esses dias?
https://www.investing.com/indices/major-indices
Bolsas da Bélgica e Austria em ardência
tá tudo em vermelho pq é dia 27? eoaiheaoihaeioae
Muito bem observado
Vermelho 27, falei disso ontem, kkkkkkk
tipo aquela piada do baiano:
– Mainha, tem
desculpe não era para sair;
Bom dia mukis…
O serhumanoide tem, nos últimos 200anos a melhor qualidade de vida (em termos econômicos, acesso a bens, mobilidade, etc) que já se teve desde que o girino saiu da lagoa…
Ai, ao invés de fazer como os gregos que curtiam a vida e o que se mostra belo…. resolveram lacrar e problematizar!!! Ki si laskem…
Segue o fluxo.
Dia veio!
uma vez eu no blogue velho, o BIB, expliquei que nunca vivemos em uma época de tanta paz, segurança e prosperidade como a de hoje. O Louro Jose quase me porrou online discordando disso. É que nós vemos o nosso presente, é dificil analisar qualquer coisa com intervalos maiores que uma geração. Daí que parece sempre estarmos no dark side of life…
Fato!
Sem guerras globais ou expedições de conquista … sem fome avassaladoras e com cada vez menAs gente = 7/8% abaixo da linha da pobreza (mesmo sendo perto de 8bi)… com tecnologias e medicina que prolongam cada vez mais e melhor a vida!!
Assim estamos por cerca 6/7decadas ne !!! Nem saphorra de pandemia temos, então que tal colocar Tutto e todos num milionário (em número de serhumanoides) num cercadinho e fazer um grande BBB ?!?
Huuummm
“A história se repete: primeiro como tragédia, depois como comédia” – Tiririca
Ahhh phoooodase a maluca que não se entupiu de gordices por pouco tempo… pra ganhar milhão!! e phooodase em dobro essx maluquice tuttotrans que nem pra pegar uma máquina Zero e raspar saphorrai serve!!
G1 tá no capricho hoje
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/02/27/primeira-transexual-da-fab-ganha-na-justica-direito-a-permanecer-em-imovel-funcional-em-brasilia.ghtml
Agora vai, viva o tuttotrans…
Bom dia.
Mais uma da série: vivemos no melhor momento da humanidade, de longe. Isso aqui que é sofrimento.
https://twitter.com/FotosDeFatos/status/1232690810510094342?s=19
Ai.
A técnica de hoje permanece essencialmente a mesma numa ureterolitotripsia a laser. Grande diferença é a anestesia, mas o tubo via uretra permite a passagem da fibra pela bexiga e vai até o rim pra despedaçar a danada da pedra.
A pior dor é o catéter duplo J que instalam pra dilatar o ureter.
Sofri com isso.
Agora sem anestesia, inimaginável.
“Ain, mas naquele tempo eles plantavam suas próprias batatas e não tinham agrotóxicos”
Meu maior sonho era mandar uma cambada de millenials em uma máquina do tempo e depois ver quantos sobreviveriam no passado. Eles não sabem dar valor ao que temos hoje.
https://twitter.com/FariaLimaElevat/status/1233024342419701761
Único país da Europa que apresentou confirmações de contaminação e MORTES foi a Itália.
Todos os demais apenas confirmações.
FOnte: Mapa que vi no FB. Já posto o link.
Desculpem – França teve 02 óbitos tb
https://infographics.channelnewsasia.com/covid-19/map.html?fbclid=IwAR2RcZwwNu0xx6hliDHCUGVIfDAupV13V85WBuCrzdpxUZrE6LerDNWQsPU
Tá esquisito. Italianos largaram frouxo por causa do carnaval?
É muito dependente do turismo, e vindos da China. Complicado.
Não tinham nenhum caso e de repente no primeiro dia 07 óbitos.
Bom dia folks,
Do tópico, fica essa meditação.
https://www.youtube.com/watch?v=zghXke7VpQA
Se fecharem Tutto (e até suspenderem o maledeto passaporte “diplomático” da Roskoffi e do muLLadrao) e o cornoVIRUS vir pela internet pelo cabo submarino e até pelo satélite? PHODEO ne…
https://oglobo.globo.com/opiniao/bolsonaro-atenta-contra-constituicao-1-24273636
Quanto lixo escrito junto.
Parei no terceiro parágrafo.
Ki homi, KK homi…. Ainda voto nesse caboclo pela reeleição!!!
Essa turma está querendo provocar a ruptura. Os ânimos estão se exaltando.
Eles não desistem.
Se forçar a barra Bolsonaro entrega as pontas.
Ele tem boas intenções, mas é fraco.
Capaz de um juiz de futebol mandar um pedido de Impeachment e ele sair do cargo, de tão fraco que ele e a equipe dele são (no quesito mandar MESMO no país).
Aí entra MOURÃO !!!!
Não entrega. Sério mesmo, não entrega. Pode ficar frio com isso.
Se ele não manda em nada pra que que quereriam tirar ele?
Se ele não manda em nada é o fantoche perfeito, se eu fosse um político do sistema apoiaria ele até o pau quebrar e depois jogaria a culpa nas costas dele.
Bicho, vejo com outras lentes. Bolsonaro é “soldado”, não vai arregar nunca. E outra, o super trunfo tá na mão dele. O povo que o apóia.
O povo tá com ele. Quem tem o povo, tem tudo.
Povo apoiou o Lula na cadeia = lula solto
Povo apoiou o fim do DPVAT = ainda pagamos o DPVAT
Povo apoiou o fim dos radares = volta radares….
Povo apoiou o fim da carterinha de estudante = não foi aprovada a digital
Quer mais? Qualquer juizeco tem mais poder que ele.
Tá pagando Nando Moura kkkk
Lula tá solto mas não tá livre
Tu paga DPVAT de 5 reais.
Radar, tem mais de dez mil inativos e o INMETRO rodou geral semana passada
Tem mais de 300 mil carteiras digitais e a UNE virou escória definitivamente
Querer o Céu é difícil, mas é o que falamos antes: é dificil analisar longo prazo aqui. Se não for agora e na hora, não serve. Estamos tratando com uma máfia extremamente organizada, esperava que tudo fosse no amor?
Nego vota em um presidente, sem apoio direito no congresso e quer que esse pântano vire terra de luz em menos de 2 anos…
Povo caiu na ladainha do Bolsodória, do Leitenaro e por ai vai. E sem contar os traidores (Frota, Joice). A limpa tinha que ser feita via congresso, mas acho difícil que esse quadro mude radicalmente para 2022.
Queria um Trump e ganhei um Macri.
Só isso que passa.
Além do Guedes né, mas esse deixa de lado, já cansei de comentar aqui.
Meu, o trumposo está fazendo deficit de 1 tri dólares por ano para conseguir aqueles números na economia.
Isso é o nosso pib inteiro de deficit por ano…
sobre radares, zero radares em rodovias federais pelo nordeste. Até o Waze sabe que aquele radar velho e enferrujado está desativado, nem avisa! E o mais importante, 0 multas pra mim.
Pelo Hell so os radares dos municipios estão funcionando, e alguns do Estado porque o babaca do vitzel correu pra renovar o contrato de manutenção. Mas os federais agora são bem limitados, tipo tu indo até a divisa do ES, passa por no máximo cinco radares urbanos…
sobre municípios, palmas pra Palmas e Maceió. A primeira retirou radares de rodovias federais/estaduais. A última não tem radar em lugar nenhum, apenas câmera de monitoramento pra multar quem fica na faixa de ônibus.
Se depender do povo bananoide o Capita tá lascado.
Eles estão criando uma narrativa, só que ela não tem base. Querem impeachment na marra, só que sem povo apoiando, eles nem vão começar. Estão apavorados com as manifestações, e sinceramente, nem sei se era pra tanto…
BBC informando que os recuperados estão testando positivo par ao vírus;
o teste é de detecção do vírus então as pessoas não estão se ¨curando¨do vírus.
Gigante encalhado e com grande banda no litoral do Maranhão. Atopetado de minério de ferro.
estava vendo, pessoal tá na fase do ficar olhando pra pensar no que fazer, ainda…
Salvatagem numa situação dessas é extremamente complicada. Tudo muito massivo. Poucas empresas no mundo têm essa expertise. Os meios demoram a chegar da europa (smit salvage).
Pelo jeito, mesmo destino do Stellar Daisy. Fundo.
Espero que tenham conseguido estancar bem o alagamento, garantindo alguma estabilidade. O estado do mar é fundamental.
Ouvi dizer que o mar por ali é complicado.
Não conheço, mas não deve ser pior que o Atlântico sul, sempre castigado por fortes ventos austrais.
Alí predomina alísios de nordeste.
Espero que safem. Bateu em alguma coisa. Dependendo da extensão do rasgo, fica difícil pra rebocar pra águas mais abrigadas e fazer o reparo.
Preju monstro !
Ali tem tudo o que precisa para formar boas ondas: vento e corrente fortes e na mesma direção, graças à proximidade com o Equador, e um caminho extenso para o leste.
É a famosa pista, né.
Corrigindo, Oeste.
Tá parecendo o Falcao 36
A empresa contratada para fazer o plano de salvatagem do navio se chama “Ardent Global”.
Çinaus?
Que nome hein ! kkkkk
Depois vão dizer que é bullying.
kuaaaa
https://gcaptain.com/giant-vloc-listing-off-brazil/
Bolsas americanas abriram
média de -2,20%
NASDAQ a mais feia.
IBOV agora -2%
Anbev -9%. Povo tudo so na heineken….tempos sombrios.
http://www.sunoresearch.com.br/noticias/ambev-apresenta-lucro-liquido-2019/
10Y note renovando mínima histórica em menos de 1,3%. Inflação americana na faixa de 1,5%aa. Já temos juros negativos nós EUA
Dólar 4.50
Guedes felizão !
Agências de turismo parceiras aqui há dias sem vender nada para o exterior
apenas BNN
Só o from que vai vender um segurão bacana pra mim.
Tô percisando !
(sic)
😉
p.s. Tem promoção em dobro até o dia 29/02. Me escreva.
Aquece os motores aí que vou querer sim. Nesta situação, ter back up duplo é fundamental. Eu e a minha amada.
Beleza !
#tmj
Com sorte ainda estão vendendo nacional
atum enlatado R$9
Pelo lado positivo, a passagem de ônibus aqui em SP acabou de cair de 1 USD pra 0,95 USD
uhu.
temos o caribe brasileiro
Petróleo -5%
WTI
Mas o plano não era calibrar na exportassaum…
Adoro quando o From faz kuaaaa.
Kkk.
a RosinhA fazia !
Eu copiei !
😉
Texto bom, mas poderia ter sido resumido assim:
“Homens fortes criam tempos fáceis;
Tempos fáceis geram homens fracos;
Mas homens fracos criam tempos difíceis; e
Tempos difíceis geram homens fortes…”
Por isso que o socialismo é bom, olha como na venezueira já temos os tempos difíceis, estamos em desvantagem
Não, Péra!
Com toda essa geração millenium, logo entraremos em tempos difíceis (se já não estamos).
Pensa positivo… a próxima geração de venerruelanos vai ser forte pra carai, né…
Vão ser super saia jeans!
Geração atual tem botão start stop com chave presencial.
Próxima geração voltará a ter manivela direto no virabrequim.
Entendidos em carro entenderão…
‘We are programmed to receive.
You can check out any time you like,
But you can never leave!’
Já vejo a fila se formando em Bananistao…. partiu cornoVIRUS!!!
https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/morador-de-cidade-chinesa-que-se-apresenta-com-coronavirus-recebe-premio-de-6350-24274653.html
hummm.
pagar para ir no hospital…
algo errado não pode estar certo.
hahahaha
Se fizerem isso aqui vai ter nego lambendo corrimão e comendo lenço de papel descartado…
O Estado e suas Çoluções.
Igual na época (não lembro se era na peste negra) que pagavam para quem levasse ratos mortos. Começaram a criar ratos.
Caso das cobras na Índia
Ah sim. verdade. Lembrava que era algo do tipo, mas não lembrava exatamente
Aqui, foi rato mesmo, por causa da peste bubônica. Anos 1920…
Bergoglio ta dodoi ?
https://twitter.com/disclosetv/status/1233023048548311041
Encontro com Lula dias atrás.
Lula é amigo de José Dirceu.
Liguem os pontos.
To zoando kkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fazendo a gente sonhar.
Ah, tu pensou em o Lula ser contaminado kkkkk
Eu na verdade estava achando que o Papa foi contaminado propositalmente pelo Lula, por um plano do Zé Dirceu 😉 (chapéu de alumínio mode on) kkkkk
Mas bem que o Lula podia largar, mas coisa ruim não morre fácil.
Se o mulla pegar esse vírus, ele mata o vírus.
parece que onde o 9f passa, nem grama cresce.
Então ele é a cura, vira um escrofolário e depois, santo.
Melhor ele morrer, mesmo.
Lula tem energia ruim.
Alguns times e até a seleção foram se encontrar com ele antes de uma partida decisiva e amargaram derrotas.
Lembro do Inter que chegou a perder para o Mazembe na semifinal do Mundial FIFA.
Para quem acredita, a carga espiritual dele é pesadíssima.
Para quem não acredita, o nível energético dele é baixíssimo.
Eu acredito nas duas acima.
Bem complicado isso, mas é mais ou menos isso.
Ele é um espírito de porco.
Que nada, minha gente! Meus tios estão idosos, já tem prima reclamando de ter que levar no médico, comprar remédio, que ninguém fica com meu tio pra ela poder passear com o marido fim de semana. Tudo isso que falamos aqui no blog vai cair na cabeça dessa moçada, pode estourar a pipoca e esperar. Minha responsabilidade é com meus pais. Prima folgada que encare a realidade da vida.
que fique registrado a minha revolta por essa atitude geral do bananeiro de não vai dar nada.
Relaxa, não vai dar nada.
Junta uma multidão e vai para brasília fazer uma grande manifestação.
Não, Péra!
Registrado!
…
Não sei se percebeu, isso aqui é um blog de internet. Não são os anais da República kkk. Você é o irmão mais novo do Civilizado?
how dare you!
Baixada dubaista com risco do Cornovirus
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/mais-saude/noticia/2020/02/27/secretarias-da-saude-investigam-2-casos-suspeitos-de-coronavirus-em-santos-e-4-em-praia-grande-sp.ghtml