Via Metropoles.

Nos últimos quatro anos, a inadimplência entre os idosos aumentou numa velocidade surpreendente no Brasil. Ela cresceu 33% entre as pessoas com mais de 60 anos, na comparação entre abril de 2023 com o mesmo mês de 2019. Para dar uma ideia do que esse salto representa, basta dizer que ele foi 14 vezes maior do que o mesmo avanço entre as pessoas com até 25 anos, cuja taxa ficou em 2,3%.

O ritmo do endividamento dos idosos também superou – e em larga proporção – as faixas etárias intermediárias. Entre 41 e 60 anos, a elevação foi de 14,4% e, entre 26 e 40 anos, de 4,6%. Em números absolutos, em quatro anos, houve um acréscimo de 3,4 milhões de inadimplentes com mais de 60 anos no Brasil. O valor médio da dívida das pessoas mais velhas é de R$ 4.360,00. Os dados fazem parte do Mapa de Inadimplência e Negociações, da Serasa.

Na avaliação de Camila Faiçal, gerente da Serasa, os empréstimos consignados estão entre os fatores que mais contribuíram para o aumento das dívidas entre os mais velhos. “Desde a pandeia, muitos aposentados e pensionistas recorreram a esses empréstimos para ajudar a família”, diz. “Com isso, eles se tornaram os principais provedores dos lares, mas acabaram se endividando.”

Em abril deste ano, mostra o levantamento da Serasa, as maiores dívidas dos idosos eram com contas básicas de água, luz e gás. Elas representavam 39,7% do total. Bancos e cartões ficaram em segundo lugar, com 26,7%. Na sequência, vieram financeiras e leasing, com 9,2%. Isso além de varejo, com 8,2%, e telecomunicações, com 6,6%. “Como os idosos tiveram parte da renda comprometida com os consignados, as contas menores, típicas do dia a dia, acabaram ficando para trás”, afirma Camila.

O aumento de preços, ou seja, a inflação também complicou o quatro. “Quando entrevistamos esses idosos, eles falam que têm gastos elevados e regulares com remédios que não encontram na rede pública e consomem boa parte de suas rendas”, diz a gerente da Serasa. “Ao mesmo tempo, os preços demais produtos aumentam e o número de bocas para alimentar em casa é o mesmo.”

De acordo com a pesquisa da Serasa, embora o crescimento da inadimplência tenha sido maior entre os mais velhos, eles não formam o maior grupo de endividados do país. As pessoas com mais de 60 anos representam 17,7% do total de inadimplentes. Entre 41 e 60 anos, assim como entre 26 e 40 anos, essa fatia é de 34,8%. Até 25 anos, ela fica em 12,4%.

O levantamento também constatou um aumento da inadimplência no Brasil. Em abril, ela alcançava 71,4 milhões de brasileiros, número que representou um crescimento de 732 mil novos endividados em relação a março.

2+
  • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 06:39

    First

    3+

    • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 06:41

      Antes de sair de BC deixei um apê quitado para minha véinha
      + uma bela quantia
      Com a ajuda do meu irmão

      Mas os bancos vivem oferecendo empréstimo para ela
      E-mail de consignado?
      04 por dia

      Não é fácil

      19+

      • Na_Volta_Eu_Compro 2 de junho de 2023 at 07:38

        Cancela consignado no meu FGTS. Pronto.
        Fiz para o meu velho e nunca mais teve problema até ação judicial ele chegou a abrir contra esses fdp).

        5+

        • Pagando 2 de junho de 2023 at 09:50

          Fiz isso pra minha mãe também e orientei meu pai. É bem fácil no app do Meu INSS.

          2+

  • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 06:45

    Enquanto isso no Cenário Cuiérístisco

    Assalariado quanto?

    8+

    • L3oCohen 2 de junho de 2023 at 08:49

      “Quem precisa de princípios são os escravos.

      Sempre tentam manter os escravos no sistema através de uma suposta moral, e a prova está aí — não importa o lado, o resultado é sempre o mesmo.

      5+

  • Mutuário 2 de junho de 2023 at 06:54

    Tenho 2 cvrs recentes em que fui “salvo pelo financiamento”!
    Um é parente próximo da minha esposa. Não é idoso por 1 ano. Teve a cara de pau de pedir 300 mil para Dona Mutuária e perguntou pra mim o que eu achava. Ela já respondeu antes de eu falar qualquer coisa. Se tivéssemos dinheiro sobrando, usaríamos para quitar o financiamento. E ela emendou na cara dele que para resolver a situação bastava vender a caminhote zero km de mais de 300 mil que ele comprou recentemente. Ficou todo nervosinho com a solução sugerida.
    O outro é parente da minha família, recebe o teto do funcionalismo de aposentadoria com a margem consignável toda comprometida. Mora em uma mansão que deve custar quase 4 milhões. A dívida dele já beira os 500 mil!
    A família toda reuniu para tentar achar solução pro problema que está feio.
    Já saí fora logo, afinal se tivesse dinheiro eu não estaria pagando financiamento.
    Nos dois casos as dívidas foram feitas para sustentar luxos muito looonge de serem realmente necessários. Fosse questão de saúde por exemplo eu até ajudaria a pagar o tratamento.
    A gente rala pra caramba, abre mão de um monte de coisa, pra depois dar dinheiro pras cigarras que torrarão tudo sem dó.
    Vão si laskar!

    37+

    • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 06:58

      É assim mesmo.
      O jeito é sempre disfarçar.
      Não dar muitos detalhes.

      10+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 07:33

        Tem que dizer que vive endividado e mal das contas. Aproveita e pede emprestado. 🤣

        7+

        • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 07:33

          Inverter o jogo deixa eles sem reação, o bom que nunca mais pedem.

          10+

          • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 07:34

            É isso aí!

            Bah, ia te pedir emprestada uma grana !!”
            🙂

            9+

        • Na_Volta_Eu_Compro 2 de junho de 2023 at 07:40

          Fala que comprou uns bitkoin aí e que ta preso a grana

          7+

    • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 07:15

      Não sei como esse povo que faz dívida para sustentar luxo tem coragem de pedir dinheiro a terceiros. É muita cara de pau!!!!

      13+

  • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 07:01

    Bom dia, muquis!

    3+

  • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 07:08

    Sobre o tópico…
    Boa parcela da população idosa vive com um pouco mais de um salário mínimo. Pense no seu tio e sua tia idosos. Caso você não seja de família bem sucedida ou do alto funcionalismo público, é bem provável que eles vivam com pensão do INSS que com o passar do tempo tende a se igualar com um salário mínimo.
    Nos custos atuais de vida, o que um salário mínimo consegue custear?
    Mesmo que o idoso não pague aluguel e plano de saúde, que são custos proibitivos no Brasil atualmente, os custos de água, luz, gás, alimentação e medicação podem facilmente superar o valor do mínimo.
    Adicionalmente, a geração mi-mi-mi em geral pouco se importa com a situação do idoso e quer somente explorar os anciãos. Em muitas famílias para o idoso ser escutado ou ter quaisquer atenção tem que dar “um dinheirinho” para filhos e netos. Concordam?

    11+

    • Manco 2 de junho de 2023 at 08:46

      Salário minimo dá para viver muito bem mesmo, dependendo dos seus objetivos de vida

      Conhecida tem parente que vive com 300, 400 por mês, mais uns bicos bem safados, tem mais de uma mulher, garante a cachaça diária, vive de chinelo, bermuda e banho frio (lá é quente).

      Não troca por nada, o cara vir para SP automaticamente multiplica a renda por 10x, mas o esforço por 1000x, vai vir?

      12+

    • Duas Barras 2 de junho de 2023 at 11:26

      Minha sogra vive com salário mínimo e vive RELATIVAMENTE bem. Não tem custo com moradia, apenas agua, luz e comida (nem internet tem) ainda sobra grana. Esposa vive querendo ajudar e eu não deixo. Criamos um fundo pra véia que, NO FUTURO pode precisar da SRTA. Duas Barras ai sim poderá usar o fundo pra ajudar. No momento, deixa a véia se virar, ainda tem lenha pra queimar.

      6+

  • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 07:14

    CVR

    Sobre o tópico….

    Perdi recentemente meu sogro. Minha sogra ficou somente com essa pensão do INSS com pouco mais de salário mínimo. Vive muito apertada.
    Pensamos em ajudar com uma verba mensal. Mas a última que escutamos foi: “Se eu ganhasse um dinheirinho a mais, eu dava para a fulana pagar o transporte do “Enzo” para o colégio.”
    Com certeza, qualquer a mais que receba vai distribuir aos queridinhos da família. Dedicimos deixar como está e socorremos quando precisa de ajuda com saúde. Estamos pagando uma cirurgia que precisou fazer e de vez em quando ajudamos com medicamentos e consultas.

    22+

    • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 08:09

      Bom dia,
      Tia da minha esposa é aposentada vive com muitas dívidas. Até pensamos em ajudar pois teve a luz cortada. Fomos descobrir o motivo. Estava pagando diarista para a filha nem nem.
      A filha fala que não consegue dar conta do trabalho de casa pois a filha (1 ano) toma todo o tempo.
      São escolhas de uma geração que achava que os filhos tinham todos os direitos.

      12+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 08:23

      olha, eu sou muito duro nesse ponto, todos que fizeram suas escolhas tem de arcar com elas.

      Dou um exemplo, uma irmã minha teve um filho bem jovem, solteira, ela sempre dizia que ia criar o filho totalmente diferente de como nossa mãe criou, viveu a vida se endividando, dando mimos pro moleque, resultado: O moleque virou um homem com seus 40 anos e vive às custas dela, que continua na mesma espiral de decadência.

      Por definição ela é uma “idosa”, mas vc acha que EU tenho pena ou me importo?

      TODOS tem de arcar com SUAS escolhas.

      A maior injustiça que há é penalizar os responsáveis pela irresponsabilidade dos imbecis.

      13+

      • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 08:29

        Você descreveu exatamente o que a tia da minha esposa fez. Criou a filha como a rainha do lar. Teve tudo bancado pela mãe e pai. o resultado está ai, 35 anos e nem nem ambos, ela e marido dependem dos pais para sobreviverem.

        9+

        • partisan 2 de junho de 2023 at 09:48

          cunhado é invalido então sogra mantem cunhado ; sogra fica fudida então esposa ajuda a mãe (sogra) ;aí a esposa ajuda a mãe então esposa fica fudida … então eu seguro a bronca e ajudo a esposa. então no final eu ajudo também a sogra e o cunhado invalido …. ainda não me fudi … mas to puto.

          10+

          • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 09:50

            Aqui acontece um pouco isso, a patroa fica ajudando a mãe e o irmão, e eles volta e meia aprontam ou se apertam, aí ela ajuda e quando vê, preciso fechar umas contas dela. Aí disse pra ela que na prática, sou eu que estou ajudando, pois se fechar as contas do início ao fim, é isso que acontece.
            O que irrita é que bastava a véia tomar uns remédios e ela poderia de boa pegar um emprego no supermercado perto de casa dela, cheio de vagas pra idade e capacidade dela… Mas imagina passar aperto 🤡

            4+

            • partisan 2 de junho de 2023 at 10:23

              no meu caso minha sogra tem uns 500 kilos e uns 250 anos … é invalida mesmo. ela é highlander mas não faz quase nada sozinha. minha companheira é que segura a onda lá … então eu fico com pena e não deixo ela fazer quase nada em casa. só que aí quem faz quase tudo sou eu , né ? a familia dela é caotica. sobra pra mim.

              5+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 08:30

        Pior coisa que existe é mimar, especialmente pra supostamente recuperar a atenção e mimos que não teve na infância. Pessoal acha que ser pai/mãe é encher de tudo do bom e do melhor, mas isso apenas cria um ser humano que acha que deve ter sempre tudo de mão beijada.

        7+

    • Manco 2 de junho de 2023 at 08:58

      Você já começou errada aí

      Quando você dá o dinheiro, que se dane o destino, mesmos e a véia gastasse tudo em bingo, dane-se

      A partir do momento que você escolhe o destino, você não está dando o dinheiro, você só está querendo que a pessoa faça o que você quer e qual é o sentido disso?

      6+

      • Manco 2 de junho de 2023 at 09:01

        Se ajudar o Enzo é o maior objetivo da véia hoje, que mal tem em ajuda-la a conquistar esse objetivo?

        Porque o objetivo não é seu

        Entendeu que boa parte dos problemas está com a gente?

        Eu dou uns 600 reais todo mês para minha mãe, fui me meter e ensinar ela a investir e agora ela não gasta nada. Minha meta agora é fazer ela gastar os 600 reais. Aí a véia morre e os 600 reais mensais volta para mim em forma de herança porque investir era o meu objetivo no momento e não o dela.

        5+

        • Manco 2 de junho de 2023 at 09:05

          Um amigo veio com a mesma história, me chamou para ajudar a mãe dele, já contei aqui

          A véia recebia uns 8k entre pensão e faxinas que ela fazia, limpo todo mês.

          Mais da metade ia para igreja e ajuda a parentes.

          Perguntei para a véia se ela tava feliz, “SIM”.

          Perguntei para o meu amigo qual era a preocupação dele, se era com a felicidade da mãe ou com a futura herança que ele provavelmente deixaria de ganhar com ela deixando de investir todo esse dinheiro.

          9+

          • tmarabo 2 de junho de 2023 at 10:34

            Sinceramente, uma pessoa que ganha 8k e gasta metade com os outros e não poupa nada…. se preocupar com isso não é estar de olho na herança.
            Quem não poupa depende de nós no futuro.

            8+

        • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 09:06

          mas se o objetivo é dela, nesse caso ajudar “o enzo”, porque alguem teria de ajudar?
          Precisar da ajuda de outros pra ajudar alguém não me parece correto de angulo algum, excepto é claro em caso de uma fatalidade.

          9+

          • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 09:42

            Vovó ajuda Enzo
            Vovó fica em dificuldades
            Filho vai e ajuda Vovó

            Logo, Filho ajuda Enzo.

            12+

            • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 09:43

              No efeito prático, seria como manter um vício de um drogado. No caso, o viciado é a vovó e a droga é o Enzo.
              Eu sou do grupo que ajudaria em caso de saúde extrema, de resto, que se lasquem.

              12+

        • Mister.M 2 de junho de 2023 at 09:17

          Pois é.
          Já incentivei a minha mãe a viajar, conhecer o mundo, se cuidar mais, enfim, fazer o que a renda dela permite, poupar um pouco mais, etc……
          Mas ela GOSTA de ir na casa china comprar quinquilharias e na floricultura comprar flores e vasos.
          Paciência.
          Pelo menos não tem dívidas e torra apenas o salário.

          6+

          • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 09:36

            Pra viajar as vezes é bom ter algum grupo de idosos, a minha mãe faz isso, ela vai em várias águas termais e volta bem feliz.

            2+

      • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 09:44

        Nossa preocupação é que não falte o básico. Deixar de se alimentar ou tomar alguma medicação acho que é o mínimo que os filhos devem prover aos pais.
        Da mesma forma, quando você coloca um filho no mundo você tem que alimentar, vestir e educar.
        Isso são princípios cristãos. Eu sou cristã e procuro seguir os ensinamentos de Cristo. Caso você não seja, nunca vamos concordar com aspectos morais e de conduta.

        4+

    • bomberman 2 de junho de 2023 at 09:10

      Discordo, tenho vários exemplos contrários. Na minha família passamos perrengue por anos por conta da doença da minha avó. Foram rios e rios de dinheiro gastos com o tratamento. A pensãozinha do INSS não dava para nada, minha mãe trabalhava em 3 empregos e mesmo assim faltava.
      Meu amigo é outro que está passando por situação parecida, os pais idosos perderam os empregos na pandemia e não estão conseguindo mais nada. Por conta da idade ninguém mais quer contratá-los. Assim, ele que tá segurando a peteca de todo mundo.
      Mais um. Quando ia buscar remédios e fraldas pra minha avó no posto de saúde o que mais tinha eram filhos e sobrinhos ajudando o idoso.
      O que percebo é uma minoria que existe, é filha da puta e se encosta. Mas a maioria ajuda.

      12+

      • Manco 2 de junho de 2023 at 09:12

        Isso só valida o que eu disse

        Vocês querem doar um dinheiro e dar o destino para doação

        Se o destino do dinheiro é ajudar para um possível futuro problema e você sabe que a véia não vai fazer isso, NÃO DOE! Guarde o dinheiro você mesmo para isso.

        O que mais tem hoje em dia é a pessoa se achar o máximo.

        12+

        • Pé Vermelho 2 de junho de 2023 at 10:11

          Acho que entendi o que vcs estao falando…

          Mas a conversa tendeu no sentido de ajudar para necessidades básicas e a pessoas “desviar” para outras coisas.
          Ai fica a questão de dar ou não.
          E como voce mesmo disse, se esta dando sem proposito cabe a quem receber escolher com certeza.
          Ai se é o caso de “desenhar” o objetivo não sei se resolveria.

          4+

    • Someone 2 de junho de 2023 at 09:13

      Acho que o mais certo é em vez de ajudar em dinheiro é ajudar em bens ou serviços. Ao dar o dinheiro se dá a escolha de a pessoa gastar mal. E, normalmente, quem passa uma vida sem controle financeiro não vai aprender a administrar só porque alguém ajudou.

      6+

      • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 09:29

        No nosso caso resolvamemos não ajudar.
        É uma escolha dela gastar o din din dela com a filha nem nem.
        Caso tivessemos feito alguma interação, estariamos dando din din para uma filha nem nem por tabela.
        Não teve caso de urgência nem sáude. Foi uma escolha que fez e foi penalizada por sua opção, ela tem uma pensão razoavel.
        É de doer o coração mas foi uma escolha dela. Depois do fato ela repensou se deveria ajudar da forma que estava e decidiu colocar as contas em primeiro lugar.

        3+

  • Na_Volta_Eu_Compro 2 de junho de 2023 at 07:36

    Já viram o preço dos remédios?

    3+

    • From_The_Tower 2 de junho de 2023 at 07:38

      aqui no SUL eu vejo muitos velhinhos na fila do postinho…. na fila das farmácias.
      Mas dar aquela caminhada, comer proteína de qualidade e pegar SOL não estão COM NADA!
      😉

      19+

      • Pagando 2 de junho de 2023 at 09:46

        Exato. O mesmo por aqui. Minha mãe na cidade era super sedentária. Na praia, come melhor, peixes de boa qualidade, tem um quintal onde planta flores e hortaliças. Outra vida. Aqui na cidade ela tava cheia de manias, varria o esgoto todo dia e da rua toda. Reclamava que os vizinhos não limpavam a própria calçada, kkk.

        8+

  • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 08:11

    Aqui em ctba tem até natação paga por nossos impostos, tem que correr atrás também da saude, mas remédio e cirugia sempre é o caminho mais rapido.

    5+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:13

    Bom dia.

    Enquanto estava fora vi muitos videos de americanos, brasileiros, europeus, chineses….

    Vi tb muita coisa da história, desde Roma, Grécia, Biblia e o cacete…

    Conversei com argentinos, venerruelanos, paraguaios, árabes, brasileiros…..

    Resumo da história:

    Quem trabalha e poupa sempre vai estar bem, independente do local ou época.

    Quem pauleia e anda mais que a perna, vai estar sempre se lascando.

    É só fazer a sua escolha.

    FIM!

    16+

    • Na_Volta_Eu_Compro 2 de junho de 2023 at 08:24

      Mas isso é fato venério.
      O italiano que tinha grana migrou para os US, em classe executiva.
      Os demais, morriam, amontoados na viagem para a banania.

      5+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 08:27

      Sim, foi o que escrevi lá em cima, quem fez suas escolhas TEM de arcar com elas.

      Veja o rijota, deve ter um monte de idoso sendo sequestrado, assaltado, espancado…

      Agora pergunto: Quantos naquela filial do inferno não votaram no BRIZOLA, no MULLA e assemelhados?

      Daí eu vou me comover pela irresponsabilidade de uns tansos desses?

      Eu quero e ver o OCO 🙂 🙂

      7+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:49

        exato.

        Dó já era, se fodam.

        5+

      • Pé Vermelho 2 de junho de 2023 at 10:13

        Aiaiai ein
        Fujindo da reparação histórica que feio.

        Ps. concordo 100% contigo

        3+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:18

    Agora vem a parte legal

    CVR:

    Ontem fiquei sabendo de um cara que trabalha em banco, fica só na recuperação de ativos….

    resumo: Tá todo mundo fudido e lascado.

    Diz que o pátio aonde guardam os veículos estão lotados, desde carro podre a carro de luxo.

    Tem cara que compra carro, paga 1 parcela e some no mundo.

    Tem muito CPF pauleado por ai.

    Quem não tem dívida virou rei, quem tem CPF ou CNPJ limpo vai nadar de braçada.

    4+

    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:19

      Eles tem meta por ano de recuperar 60 milhões.

      Até ontem tinham conseguido 12 milhões…

      Isso regional do Paraná…

      Imagina a nivel brasil….

      6+

    • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 08:24

      Tenho fontes confiáveis de dois segmentos.
      Recuperação de credito e seguros. A coisa não ta bonita. Recuperação de credito operação crescendo devido aumento da cobrança. Seguros aumento de fraudes.

      6+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:22

    CVR:

    Petista fez campanha pro Lula…

    O único que ficava fazendo campanha na região…

    Trabalhava autonomo e na rua, então falava que depois que o Lula entrasse nunca mais ia comer marmita….

    Que que aconteceu?

    Foi pego levando droga em SC e agora tá comendo marmita todo dia na cadeia

    IEHAIOAEHOIAEHOIAEHOIAEHOAEHAEIOEHEHAIOHAEIOAAEHAEEIOHAIOAEHOIEAHIOEHAOIEA

    Só ladrão votou em ladrão.

    28+

  • RoloOpressor 2 de junho de 2023 at 08:28

    Contadora que presta serviço pra gnt aqui na empresa contando um causo de um sr. de idade que pediu a ela pra fazer sua declaração de IR esse ano. Conforme esse senhor, essa seria a primeira vez que ele iria declarar.
    Contadora resolveu fazer a declaração do zero e quando foi transmitir, descobriu que a declaração já havia sido transmitida. Confusa, a contadora foi questionar o senhor, que negou já ter declarado.
    Senhorzinho teve de ir à Receita para descobri o que tinha acontecido e descobriu que já haviam declarado, além de 22/23, 21/22.
    Encurtando o causo… Senhor tentou financiar um veículo por duas vezes e o pessoal de 2 financeiras distintas fizeram a declaração de IR para aprovar financiamento, sem que o senhorzinho tivesse conhecimento de tal prática.

    13+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 08:29

      não há necessidade de autenticação alguma pro envio, esse é um furo mesmo.

      4+

      • RoloOpressor 2 de junho de 2023 at 08:32

        Tudo que precisa pra fazer uma declaração é obtido no cadastro para aprovar o financiamento de qualquer coisa.

        5+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 08:31

      Que bosta, hein?

      5+

      • RoloOpressor 2 de junho de 2023 at 08:36

        Exato! Idoso não tinha renda suficiente pra aprovar financiamento, mas as financeiras deram um jeitinho brazuca para facilitar a aprovação.

        2+

        • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 08:37

          Depois é chamado pra malha fina e nem sabe o que está acontecendo.

          2+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 08:48

    Vcs tb ficam vendo aqueles videos no youtube do antes e depois de fazer o L???

    IEAHOIEAEOIHAEOAEAE

    Cara…

    O que tem de gente tomando no cu valendo….

    E eu to rindo.

    Cortando bolsa familia, cortando tudo e o povo reclamando oeiahoaeihaeoihaoeihao

    Que vão ter que voltar a trabalhar

    Vai dar ruim, pq tá aumentando o desemprego e agora esse povo que tava na boa vai disputar vaga tb…

    Vão é se lascar bonito e eu vou rir aiohaeiohaeiohaeioae

    11+

    • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 09:50

      Fazuelli!!! 🤣🤣🤣

      1+

    • Pé Vermelho 2 de junho de 2023 at 10:18

      Ai segue o ciclo…
      Desempregados vão pro BF,
      nem todos vao atrás de emprego…
      nesse ciclo governo vai aumentar fila do BF e povo vai querer mais dinheiro que só sai via impostos…que atrapalha novos empregos.

      2+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 09:05

    Manco:

    Olha esse carro chines que tem no paraguai pra vender

    Veja Naftero – gasolina

    E elétrico

    Olhem a diferença de preço

    OUEHAOEAHIOEAHIOAEHOEIAEA

    4+

    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 09:07

      https://www.seres.com.py/

      O preço de um kwid pelado no Brasil

      2+

      • tmarabo 2 de junho de 2023 at 10:41

        Eu não achei o preço total em Guaranis

        0

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 11:10

          faz em dolar

          13k dolar a gasolina

          38k dolar eletrico…

          3x o de a gasolina

          3+

          • tmarabo 2 de junho de 2023 at 11:16

            eu não achei o preço total do carro rsrsrsrsrs diz ali só as parcelas

            1+

            • 300esparta 2 de junho de 2023 at 11:55

              Aonde tá

              AL CONTADO é preço a vista.

              13k x 5 = 65k reais

              38k x 5 = 190k reais na versão elétrica

              2+

              • tmarabo 2 de junho de 2023 at 12:26

                eu não tinha visto que a parcela estava em guarani e o preço total estava em dólar rsrsrsrsrsrs entendi agora, obrigado!!!

                1+

  • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 09:24

    nem pode descansar, acredite se puder

    -Idosa portuguesa que mantinha cadáver do pai em casa por 15 anos o vestia com pijamas.
    Polícia informou que a filha usava água sanitária para ocultar odor da decomposição; caso foi descoberto após a morte dela.

    3+

    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 09:26

      é cheio disso no Japão…

      Agora tb tão fazendo prova de vida por lá.

      1+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 09:31

      Tem um lugar lá na Ásia, num povoado, que eles mantém os cadáveres entre eles e festejam uma vez por ano, eles acreditam que os espíritos ainda habitam o corpo. Vi isso naquele programa do William Shatner no History.

      2+

  • Pagando 2 de junho de 2023 at 09:33

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    Aqui em casa não terei esse problema, graças a Deus. Meu irmão e eu estamos encaminhados na vida. No geral, perto de mim, não tenho esses casos de encostados em idosos. Mas é aquele negócio: avós e pais não vivem pra sempre.

    6+

  • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 09:36

    nao adianta, a grana vai sumir sempre, ainda mais com a geracao unicornio.

    – Jovem ganhou uma herança do pai, mas com uma condição que não quer cumprir: trabalhar.
    Qual seria a sua reação se descobrisse que ganhou uma herança com um valor equivalente a mais de R$ 40 milhões?

    -Amante de bilionário congela embriões para ter direito à herança.

    5+

    • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 09:53

      Não ter filho ou não preparar os filhos equivale a queimar fortuna. É uma lição que todos devem ter em mente.

      3+

  • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 09:38

    A segunda esta fazendo investimento de longo prazo. carteira fria

    2+

  • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 09:45

    Bom dia, meu povo e minha pova. 😀

    Já adiantando o tema de amanhã… 🙂

    A arca, o dilúvio e os dinossauros: FATOS OU BOATOS? | Prof. Dr. Marcos Eberlin | EBD | IPP

    0

  • Babuíno 2 de junho de 2023 at 09:50

    CVR – Sobre Envelhecimento
    Tenho 31 anos e recentemente precisei passar por alguns procedimentos médicos recorrentes em um local cheio de pessoas da terceira idade. Com isso passei a observar os biotipos de cada um. É incrível como existem pessoas idosas extremamente lúcidas, relativamente saudáveis e ativas, enquanto outras muito acima do peso, com problemas no joelho ou coluna além de problemas no coração e outras coisas. Como tenho duas condições que se não cuidadas podem trazer transtornos no futuro, há tempos já venho mudando minha alimentação e fazendo academia todos os dias. Além disso, apesar de um pouco mais difícil devido as recentes altas de tudo, estou tentando acumular um patrimônio para ficar mais tranquilo na posteridade, pois na velhice os gastos aumentam muito com constantes deslocamentos para o médico, remédios e terapias. Entendi que é fundamental me cuidar desde já, para não passar o que estou vendo o que muitos estão passando. Quanto ao assunto do tópico, vejo que infelizmente a cultura do Brasil está cada vez mais emburrecida e infantilizada, normalizando a dependência de adultos saudáveis e capazes nas costas dos mais velhos. Os filhos quando saem da casa dos pais, vão morar no mesmo lote, o que na prática não mudou nada. Vivem pedindo coisas e não se esforçam para melhorar de vida.

    14+

    • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 09:56

      Exatamente!

      Eu também já estou sentido um pouco o peso da idade na casa dos 40. Optei por cuidar de mim e do meu corpo.
      Incrível como tive uma melhora substancial em pouco tempo. Colesterol nas alturas voltou para o normal. Tudo na vida são escolhas…

      7+

      • Pagando 2 de junho de 2023 at 09:59

        Eu to nessa pegada também. Terça que vem farei bioimpedância aqui no trabalho mesmo. Uma ação de qualidade de vida que estão oferecendo.

        3+

      • partisan 2 de junho de 2023 at 10:28

        40 aninhos ? ninfeta … eu quando tinha 40 anos me sentia o dono do mundo. agora tenho 56 (acho).

        9+

        • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 10:30

          tio sukita, é vc ? 🙂 🙂

          6+

          • partisan 2 de junho de 2023 at 10:45

            com 56 anos eu não pegaria mais mulher com 20 e poucos anos porque me lembra minha filha … aí me bloqueia , não consigo … mas a partir de uns 30 e poucos anos já me é possivel. alias . me SERIA possivel porque eu tenho uma companheira e deixo tudo em casa 😉

            5+

    • partisan 2 de junho de 2023 at 10:30

      os velhos mais saudaveis são quase sempre magrinhos e de baixa estatura.

      2+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 11:01

        Esses dias um velhinho passou por nós e a patroa disse que ele tem 90 anos, que é famoso na cidade por ainda estar ativo e trabalhando, já teve matéria em jornal e tudo. Eu disse que achava que ele tinha uns 70, pois se movia bem e ainda levava um cãozinho na guia, esbanjando saúde e sanidade.

        1+

  • Manco 2 de junho de 2023 at 10:08

    O velho era foda mesmo

    O brasileiro de classe média e alta está virando uma gente estúpida que clama contra a miséria no meio da abundância porque cada um não quer usar seus recursos para aliviar a desgraça de quem está ao seu alcance, e todos ficam esperando a solução mágica que, num relance, mudará o quadro geral. Sofrem de platonismo à outrance: crêem na existência de um geral em si, dotado de substância metafísica própria, independente dos casos particulares que o compõem.

    Texto completo: https://olavodecarvalho.org/pobreza-e-grossura/

    4+

    • Someone 2 de junho de 2023 at 10:20

      Concordo com o que ele diz sobre a esmola oficial, mas não sobre a esmola individual. Prefiro a frase de Luiz Gonzaga:

      “Mas doutor, uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão”.

      3+

      • Manco 2 de junho de 2023 at 10:23

        Tem outro escritor foda tb, vive negando isso, mas é comunista

        “Nunca dê nada a ninguém”

        3+

    • tmarabo 2 de junho de 2023 at 10:48

      Mas este é o problema do Estado grande: promete tudo e ficamos mesquinhos.
      Já pagamos 40% de tributos para um Estado que promete cuidar de tudo o que antes dependia da caridade e não temos mais o hábito de ajudar.
      Antes, quanto pagávamos nem 15% de tributos e de certa maneira era “cada um por si” a caridade era gigantesca, com santas casas, orfanatos, bibliotecas, escolas, clubes recreativos etc. sendo criados por iniciativa privada dos cidadãos.

      7+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 11:01

      Uma coisa é caridade, outra é ajudar cunhado folgado

      7+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 11:02

        Aliás, comecei a tentar ter o hábito de dar gorjeta quando sou bem atendido, melhor coisa é recompensar alguém que faz bem o seu trabalho.

        7+

        • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 12:03

          Faço o mesmo, é justo, deixo claro que atende bem e merece.

          1+

      • tmarabo 2 de junho de 2023 at 11:09

        Sim, estou comentando o texto do prof. Olavo.

        0

        • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 12:13

          “O Estado não é um organismo capaz de trazer melhorias morais ou materiais para a população… mas apenas um veículo de poder para os homens e partidos no poder.”
          – Maquiavel.

          2+

  • paulo 2 de junho de 2023 at 10:32

    vai dar merda

    0

  • bomberman 2 de junho de 2023 at 10:48

    O homem não para. Vi o pronunciamento dele ontem e sem chance pra esquerda lá.

    4+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 11:03

      Se eu pudesse fazer uma pergunta pro Bolsonaro, perguntaria o que ele acha do Bukele.

      7+

      • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 11:11

        boa hehe

        2+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 11:11

      mas veja bem, é pequeno, é uma ilha, fala espanhol… 🙂

      4+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 11:26

      legal o comment lá:

      “Miguel Yáñez Lagos 🇵🇸🇨🇱🇷🇺🇨🇺
      @Myanez_lagos
      En resumen, Bukele quiere volver a la época de las monarquias y la inquisición donde el poder recae en el tirano rey, y solo los nobles, los del dinero tienen privilegios. Que pena por El Salvador”

      aí a resposta, talvez um brazuca? 🙂

      “M. Rivera
      @mayaeluca
      Gracias por tu opinión Miguel Stalin!”

      2+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 11:56

        existiram/existem reis bons e reis ruins.

        democracias idem.

        Na real, aonde vc nasce já é uma bela loteria.

        1+

        • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 12:04

          isso aí, nesse quesito é tudo aleatório, mas querem que vc AME um lugar porque por acaso vc nasceu nele, vc tem de amar a eritréia meu filho, mesmo que ela só tenha bosta seca pra comer! 🙂

          2+

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:06

            Roma, Babilonia, Mesopotanea, Judeia, Reino Mongol, Dinastias chinesas….

            Tudo foi top e já foram pro buraco…

            3+

    • Maluco beleza 2 de junho de 2023 at 11:55

      É só os prefeitos recorrerem ao STF. SQN.

      1+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 11:56

        ele prendeu o STF de lá?

        Verdade?

        1+

        • Maluco beleza 2 de junho de 2023 at 11:59

          Ele retirou os vermes do Stf. Botou quem ele quis.
          Foi uma das primeiras coisas que fez.

          2+

          • Maluco beleza 2 de junho de 2023 at 12:14

            Já ouvi falar que ele usou a desculpa do lockdown para manda-los embora, através do congresso.
            Se isso for verdade, o cara seria o maior presidente da história do planeta. Isso pq ele não é um ditador de fato. Ele simplesmente usa sua maioria no congresso pra atropelar tudo e todos que são contra ele. O ideal seria ele fechar o congresso e judiciário, mas pra quê se ele já dominou esses 2 e tem mais de 90% de aprovação da população?
            Mas creio que ele seja pandeminiom msm. Hehe. Mas nada tira o que ele já fez até agora… todo herói tem seu defeito.

            2+

            • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:16

              veja o video que postei, explica bem esse negócio ai da pandemia.

              ele usou brechas na constituição tb pra tomar o trono.

              Coisas que aqui tb devem ter, mas ele foi mais sagaz.

              2+

  • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 11:15

    https://www.nsctotal.com.br/noticias/orientadora-alega-sofrer-ataques-de-pais-em-escola-de-florianopolis?amp=1

    Pena que o Brasileiro ainda não faz isso com políticos.
    Mas já é um começo com essa galerinha WOKE

    4+

  • Money Addicted 2 de junho de 2023 at 11:34

    nao vi se foi falado ontem aqui sobre o meliante q tomou a arma du pulissa e atirou nos dois.

    por um lado agt ve o estado que esta o pais, bandido de saidinha, pm nao pode usar forca e tudo mais.

    por outro lado, foram os PMs quem gostavam de bater em cidadao comum durante a pandemia.

    eu lamento pela pessoa fisica, mas to quase dizendo q torco pela briga

    6+

    • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 11:52

      Foi esse?

      0

      • Pé Vermelho 2 de junho de 2023 at 12:13

        Achei estranho ele ter esperado os caras virem falar com ele quando saia da vaga,
        parecia script de filme a cena.

        1+

  • Manco 2 de junho de 2023 at 11:56

    tmarabo
    Sinceramente, uma pessoa que ganha 8k e gasta metade com os outros e não poupa nada…. se preocupar com isso não é estar de olho na herança.
    Quem não poupa depende de nós no futuro.

    3+

    Onde eu escrevi que ela não poupa nada?

    Ela tem um apzinho simples bem pequeno onde mora, mais um 3 quartos bem grande no quarteirão do mar que é para família, todos quitados.

    2+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:01

    Bukelele

    Fizeram esse video contando a história de como ele chegou ao poder.

    Assisti até a metade, não deu tempo pra ver o resto.

    Em resumo: Ele era um cara meio de fora, tipo um Bolsonaro / Milei…

    Aproveitou as fraquezas enquanto tava no auge da popularidade

    2+

    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:04

      Só digo uma coisa:

      Eu ainda preciso fazer uns pé de meia no paraguai e brasil.

      Mas se já tivesse tudo arrumado meus planos e estivesse com uma graninha, eu iria pra El Salvador ficar 1 mês por lá.

      Ver e usar biticónho , ver se realmente acabou a criminalidade e não é só uma baita propaganda enganosa, ver se daquele buraco sai algum investimento e ver tb se tudo isso não fica minado com tudo aqueles países podres em volta tipo Nicaragua, Guatemala e Honduras não vão cagar tudo com o que ele fez.

      Do tipo: Não consegui entrar nos EUA então vou pra El Salvador…

      1+

      • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 12:06

        cara, nada é certo ainda, mas o “modus operandi” do bukele mostra que ele SABE EXATAMENTE o que tá fazendo.

        Como eu disse ontem, ele é tipo um biroliro-bizarro 🙂

        3+

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:08

          sim, por isso queria ficar 1 mês lá

          1+

    • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 12:05

      Bonoro n era de fora !!! Sempre foi funça. Ta mais para anomalia. mas sozinho n se faz nada. Ele n tinha poder de fato.

      6+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:08

        tinha… tinha….

        Só que quis jogar nas 4 linhas…

        Enfim, se foi certo ou errado, só o tempo vai dizer.

        Com todo o Deep State podre europeu e americano, no fim eram capaz de bloquear o brasil pra tudo.

        Não vai dar pra saber, tudo vira um jogo de SE …. SE…. SE…..

        Então já foi. Virar o disco e seguir com a vida.

        5+

      • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 12:09

        BiroLiro ganhou na onda do conservadorismo, armas, Deus, familia, etc…
        Só que acredito que nem ele acreditou que iria chegar onde chegou. Dai quando chegou ao poder, ficou meio que sem saber o que fazer pois não tinha plano nenhum.

        1+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:11

        Bem nos 12:21 no video fala que ele convocou o povo pra ir fechar a assembleia legislativa.

        Bolsonaro em 2019 se chamasse o povo, ia faltar Brasilia pra tanta gente que iria.

        STF idem.

        Eles foram testando o Bolsonaro… testando… e testando….. e ele xingando no twitter e nada….

        Até que viram que eram só palavras e ele não ia fazer bosta nenhuma.

        Ai foram pra cima dele, e estão indo até hoje.

        10+

        • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 12:12

          Ele teve a chance dele naqueles protestos de 7 de setembro
          Mas…

          1+

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:14

            Exato…

            Maaaass…. SE….. SE….. SE…….

            Já era.

            Vira o disco e bola pra frente.

            3+

            • mario-aquele 2 de junho de 2023 at 12:17

              Isso é verdade, estavam com medo dele mesmo, muitos gritavam aos quatro ventos e morrendo de medo de golpe militar.
              Ai viram que tag no twiter era o que tinha e partiram pra cima.

              2+

          • tmarabo 2 de junho de 2023 at 12:30

            Ele teve a chance dele naqueles protestos de 7 de setembro Mas… as FFAA viraram as costas pra ele, se ele tentasse algo seria preso e o povo ia ficar bestificado olhando tudo sem fazer nada.

            5+

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:13

    Vou falar pra vcs um lugar que to de olho:

    Dubai.

    Monarquia, islã = sem viadagem, não tem imposto e tá atraindo capital do mundo todo.

    Não digo um lugar pra se ficar a vida toda, mas talvez ir lá e fazer um pé de meia…. seria interessante.

    Eu já to velho, mas vou anotando tudo pra mandar meu filho daqui uns 10-15 anos oeiahioeahioaehoeae

    4+

    • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 12:16

      Isso aí.
      Sempre coletar dados e fazermos uma projeção de viabilidade.
      🙂

      1+

      • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 12:29

        300esparta.

        Você já pesquisou o nome de seus ancestrais (trisavós, dodecavós, etc.) no site do Familysearch?

        Caso você tenha algum ancestral judeu que foi perseguido/morto pela Inquisição, você teria direito (na teoria) de conseguir a cidadania portuguesa (europeia).
        🙂

        0

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:32

          acho que não pq eles eram teuto-russo.

          Sairam da alemanha na época da Rainha catarina e foram pra russia.

          Fugiram quando o Stalin mandou matar todos e um polícia que era parente viu e avisou toda a vila. Fugiram todos.

          Minha bisavó era russa. Meu avô foi o primeiro a nascer no Brasil.

          Eram pra ter ido pro Canadá, mas a irmã do meu avô estava com gripe, e bixado não entrava.

          Os bichado iam pra américa do sul, argentina ou brasil eioaheaioheaoihaeoi

          4+

          • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 12:39

            Caramba!
            Impressionante a história dos seus ancestrais.

            0

            • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:42

              esse é o unico que procurei, ai o lado da minha avo são alemão que vieram muuito cedo, quase na época do Dom pedro. nunca fui atrás.

              E o lado dos italiano tb nunca fui ver, já me ofereceram pra pegar passaporte italiano uma vez, mas eu tava quebrado e vindo daquele lado da familia imaginei que era golpe eaiohaeoiheaoihaeoihaeoaeae

              2+

              • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 14:27

                Vixe.
                O negócio é ter cuidado com tudo e todos rsrsrs

                Tenho um “CVR ancestral medieval”.

                Uma vez li que uma ancestral minha após ter dado à luz uma criança, a irmã dessa ancestral contratou assassinos para matá-la com o intuito de ficar com o marido dela.

                Pois bem, ocorreu o assassinato. Uns dois anos depois, o viúvo casa-se com a cunhada (a que contratou assassinos para matar a própria irmã).

                Alguns anos após casar-se com essa então cunhada, o cara descobriu um dos que assassinaram a esposa anterior. Usando métodos “não convencionais de persuasão” ele descobre que a esposa atual foi a mandante.
                A partir daí vocês já estão imaginando o final e ouso dizer que vocês acertaram: o cara matou o assassino e também a esposa atual (não teve filhos com ela).

                4+

                • Pagando 2 de junho de 2023 at 14:32

                  Eu adoro história de família. Ainda mais com essa pegada à la Nelson Rodrigues, rsrs.

                  3+

                  • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 15:27

                    Seu Nélson, melhor psicólogo de todos 😀

                    1+

                    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:29

                      “A liberdade é mais importante do que o pão.”

                      mas o bananoide se identifica mesmo com

                      “O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.”

                      3+

                    • Abomineve Homem das Naves 2 de junho de 2023 at 19:46

                      O negócio é barra pesada.
                      Ainda estou digerindo o que li, para então continuar a ler sobre os meus ancestrais.
                      Tem outro que era mercador de bovinos; levava o gado de Recife, atravessava o interior do RN e quando era melhor pago, ia até o ‘povoado’ de Fortaleza.
                      O cara ‘casou’ mais de cinco vezes, devido à periculosidade do ofício.

                      0

  • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:24

    Assim….

    Aqui a maioria é ancap e odeia o Estado…

    Mas Bukele usou TODO o aparato do Estado pra dizimar os tranqueiras….

    E ai?

    + estado ou – estado?

    Ele meteu 30 dias de povo sem direitos, polícia podia entrar, prender e matar qualquer um sem justificativa.

    No fim tudo vira entre o bem e o mal.

    Se quem tá no poder é do mal, vai fazer maldade.

    Se quem tá no poder é do bem, vai usar pra fazer o bem.

    Imagina o Loola/xandão igual o bukele?? Seria a mesma coisa que Stalin fez….

    Então no fim sempre será uma batalha entre o bem e o mal.

    Estados, religiões, constituições, democracias, monarquias e etc é só um detalhe entre isso.

    6+

    • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 12:26

      Paraíso dos ANCAP = Somália, Sudão do Sul, Congo e Haiti

      pergunta se alguma já foi pra lá

      1+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 12:50

        Paraíso ANCAP é Hong Kong antes da China, Cingapura…. quiçá até o Brasil antes da república, quando impostos eram menos de 1/5 da riqueza. Hoje estamos atolados com 40% de impostos e petralhas querem mais.

        5+

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:54

          Singapura!

          Veja esse comentário do video do Bukele:

          Seth C.
          há 9 dias
          the funny thing is that Singapore did this 50-60 years ago and look where the country is now. the removal of gangs and triads was one of the earliest steps in the country’s developmental progress. the various external unions which are against this guy cleaning up his country need to look at other examples where something similar has worked, not by using their vastly different historical, societal and cultural backgrounds and incorrectly deeming his method to be unjustified.

          ————————————-

          ECONOMY RUN ON TRUST

          Se voce sabe que vai ter seu carro/relogio/celular roubado, vc não vai comprar.

          Começa tudo pela segurança

          6+

      • MrCitan 2 de junho de 2023 at 13:35

        Esses exemplos aí, que alguns botam na lista as favelas cariocas, só se for para os os ancap estilo Gordão Ucrânia pra baixo.

        Pros Ancap estilo Hans Herman Hoppe, melhor mesmo é o Catar.
        O rei é dono de tudo, e faz remoção física pra quem for pra lá empurrar progressismo ou qualquer outra coisa que atrapalhe o desenvolvimento.

        Pros Ancap mais cristão, melhor mesmo é Liechtenstein.
        Economia livre e propriedade privada sagrada.

        4+

    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 12:30

      70mil presos em 1 ano.

      2% da população masculina adulta.

      Com certeza tem gente inocente. Com certeza tem muito bandido.

      Ai vc ve no Brasil e faz ao contrário:

      Com certeza tem gente inocente presa e com certeza tem bandido soltos por ai.

      4+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 12:52

        O Bukele usou a máquina e os recursos para limpá-la e está criando meios do povo se ver independente do Estado (BTC).
        No Brasil, todo bosta que se diz de direita vai pra política e faz tudo que a esquerda quer (aprova leis feministas, mais impostos, etc) e alega que precisa de 100 anos pra reverter (quando em 100 anos até os netos deles estarão enterrados).
        É questão de atitude e força.
        Mas veja, ele é exceção, 99% dos que se dizem de direita chegam lá e depois só querem mamar, e defender o “estado demoniocrático” acima de tudo, chamando qualquer um que queira atitudes mais fortes de “jacobinos”, “revolucionários”, quiçá até de nazista.

        4+

    • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 13:46

      Todo ancapista deseja a ditadura grega positiva, libertadora. O dictatus que toma à mão o poder do estado e o usa para o bem maior, exclusivamente.

      1+

      • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 14:09

        como eu me confundo com rótulos, que falam mais do rotulador do que do rotulado, eu que me defino apenas como individuo livre acho que o grande problema é ficar na mão de milhóes de imbecis – a maioria da humanidade, o que ficou PROVADO com a vergonha alheia universal do coronga – que SEMPRE vai levar à piora geral e irrestrita, e como ficou provado com o bukele em el salvador um individuo PODE melhorar a situação de todo um país, fica na escolha dos modelos “menos piores”.

        Não há um exemplo de país em que esse modelo de democracia universal tenha realmente dado certo, é só derrota. As autocracias quase sempre são uma M também, mas PODE dar certo, pois só depende de um ou poucos INDIVIDUOS.

        Depender da boiada é certeza da derrota, em qualquer lugar do mundo.

        1+

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:21

          Mas ele fez tudo democraticamente….

          E suiça tb é democrática, aliás, democracia direta….

          0

          • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:25

            se fosse democraticamente não teria feito nada.

            Na verdade pra chegar lá até se elegeu anteriormente como candidato de esquerda. Posou de palestino coitado, foi pro voto, ganhou, e ali acabou a democracia. O que ele pode ter feito, e ai tem de conhecer bem a legislação salvadorenha, é ter feito tudo com base legal, mas eu duvido,

            0

            • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:29

              enfim, já falei:

              é o bem contra o mal.

              Leis são letras rabiscadas num papel qualquer que nem pra limpar o cú serve
              ioaehioaehioaehioae

              1+

              • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:30

                não acho que seja bem contra o mal, acredito apenas que o INDIVIDUO realmente resoluto é capaz de tudo.

                Já a manada…

                2+

                • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:33

                  Ou seja, “o INDIVIDUO realmente resoluto é capaz de tudo”

                  Até de levar o BEM para uma grande população!

                  2+

                  • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:34

                    ou o MAL, ou ambos.

                    Na verdade há algum tempo estou convencido que o maior mal que há é a manada.

                    Tenho mais receio de meu vizinho sorridente do que de sabido malfeitor.

                    3+

  • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:04

    Só sei que quanto mais demorar para alguém agir ao estilo do Bukele aqui no Brasil, mais sangue será derramado. Não se iludam, pra mudar esse sistema podre, só com uma ação enérgica, bandidos teriam de ser caçados (com Ç mesmo) aos montes e presos aos milhares, senão pra milhão, sem direito a nada. Políticos teriam em grande parte também irem presos, fazer uma devassa enorme.
    Pra isso precisaria de força, ai você lembra que o exército é cheio de funças positivistas, que participam desse esquema.

    Talvez hoje só com a rebelião de algum estado, querendo se desmembrar e usando forças policiais como “exército”.

    3+

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 13:07

      só não vai ter esse “banho de sangue” nunca, banania passou dessa fase em algum ponto ali na revolução de 30.

      Depois disso o que sobrou são movimentos polidos, como o sul (sustentável) é meu país (plural) 🙂

      1+

      • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:09

        Sim, da mulher de cabelo azul, as vezes acho que esses movimentos são permitidos para que sejam ocupados por gente insossa.
        Digo derramamento de sangue no sentido de reverter a coisa… se fosse tentar reveter nos anos 90 seria X, pra reverter hoje é 3X, daqui 10 anos será 5X… quando vê nem vai sobrar gente decente mais.

        2+

        • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:11

          Mas como eu disse, não acredito que isso vai ocorrer, nem temos nomes e gente querendo isso.
          Se ao menos os “estatistas” de algum estado da federação estivessem insatisfeitos com a União, poderíamos quem sabe ver alguma rebelião ocorrer e ter alguma expectativa. Mas o

          0

          • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:12

            * Mas o que mais vejo é estatista dentro de estado e municípios que idolatra a União, eles querem que a coisa continue assim, mesmo que seu estado pague 1000 mil de impostos e retorne 300.

            0

        • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 13:39

          mas veja o exemplo de el salvador. Não teve banho de sangue, revolta popular, teve foi o acaso de um INDIVIDUO que quis resolver a situação.
          Foi assim com os founding fathers nos EUA, o povo não se revoltou contra os ingleses, foram instigados e usados (por um motivo) pra atingir os objetivos de poucos individuos.

          No fundo tudo se resume a isso, INDIVIDUOS.

          A boiada é só algo que tá pastando por aqui e ali…

          3+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:07

      Mas isso é só conjectura, nem espero e nem acho que teremos isso aqui.
      Só estou dando uma opinião furada de onde como a coisa teria de partir, mas na real, grande parte da população gosta desse narcoestado cleptocrata, então dane-se e cuidem dos seus.

      2+

  • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 13:10

    Meu lema e` politico não se elogia. nunca mesmo qdo esta fazendo certo

    (igual a aplaudir o piloto por pousar o aviao). Vamos bater palmas.

    O cara com mais de 93%.. quero ver vc se manter vivo nos 5% que desaprova.
    e Na proxima “eleicão”? nem precisa votar então.
    cadeia com 40mil prisioneiros nova. Em dez anos todos soltos? ou sera perpetua. Recomendo ir matando aos poucos todos. Policia do governo. galera elogiando nos memes. cada uma.

    resumindo de Politico não se baba-ovo, e ainda gosta?.

    Para quitar a divida o pais ainda precisaria de 7 anos… vai dar certo.

    Tem o agnostico, ateu, apartidario, anti BC, com phd… mas corre pra deixar a carteira de vacina atualizada, se inscreve no pix na primeira semana e elogia a Receita e ainda elogia politicos … Ponha aquela frase aqui…

    2+

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:15

      Nossos elogios pro Bukele nem chegam lá e nem vão fazer diferença. Na verdade é uma tentativa pífia da minha parte de constranger os políticos bunda moles que temos no Brasil, mas como eles não ligam pro que nós pensamos, nada acontece.
      E eu acho que lá hoje está ótimo, mas e o que será daqui uns anos, já que em tese, ele não será ditador de lá… vai ter eleições, ai volta os mesmos de antes? Ele será perseguido e morto? Muitas incógnitas… pode ser que El Salvador em 2050 seja um país rico, como pode ser que seja pior do que era há 5 anos, sendo Bukele um mero respiro de um ente enfermo.

      0

      • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 13:31

        entendo, mas o problema e` quando o cara sai, a mesma pessoa ficar metendo o porrete nele. No mula isso nao acontece, sempre o painho do coracao. Acho que ja comentamos sobre essas perspectivas. Vcs podem ate estarem certos. mas acho que politico nao se deve elogiar demais.

        2+

        • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:40

          Eu concordo, hoje o cara pode estar fazendo o certo, daqui 4 anos, com alguma influência externa ($$$) pode mudar completamente.

          0

  • Cadeia Marcov 2 de junho de 2023 at 13:35

    agora sim, avoa vantagem

    – Blockchain está sendo usada para armazenar mensagens de alienígenas de marte.
    deve ser Aquele marcianinho verde da playboy.

    0

  • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 13:39

    Quando os velhotes viram chapéu de aluminio
    KKKKKKKKKKKK

    0

    • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:41

      Parece o multiverso do gordão Ucrânia hehehe

      0

      • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 13:43

        Esse canal zoa também o Peter Ancapsu kkkkkk

        1+

        • Sapato Furado 2 de junho de 2023 at 13:55

          Eu to assistindo um dele sobre o farinhaço sendo chamado de milico melancia. Ele pirando com o Olavo.

          2+

  • Johnnyboy 2 de junho de 2023 at 13:54

    Bukele propõe reduzir Congresso e mudar mapa de El Salvador em busca de reeleição

    “SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Considerado expoente de uma guinada autoritária que ronda a América Central, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou na noite desta quinta-feira (1º) um novo pacote de propostas para pavimentar sua campanha a uma possível reeleição no pleito de 2024.

    O combo envolve criar uma prisão para o que chama de “delinquentes de colarinho branco”, em uma nova empreitada que o salvadorenho promete imprimir contra a corrupção, além de uma reforma que reduz o número de assentos no Legislativo e o de municípios do país.

    Os anúncios foram feitos em uma cerimônia de pompa, ao estilo de Bukele, no Palácio Legislativo, em San Salvador, para marcar quatro anos de mandato. O líder foi recebido por parlamentares e pelas Forças Armadas, e o discurso foi transmitido em rede nacional de TV e rádio.

    Bukele pouco detalhou a redução do Parlamento e dos municípios -assentos legislativos passariam de 84 para 60, e as cidades, de 262 para 44, segundo seu projeto. Ao final, a proposta teria de ser aprovada pelo Congresso unicameral, mas o governo tem vantagem larga, com 56 deputados do Novas Ideias, do presidente.

    Se aprovada no Legislativo, a medida teria impactos diretos nas eleições do ano que vem, que devem renovar o Congresso e também os cargos de poder municipais, mudando o mapa eleitoral.”

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/bukele-prop%C3%B5e-reduzir-congresso-e-mudar-mapa-de-el-salvador-em-busca-de-reelei%C3%A7%C3%A3o/ar-AA1c2mUZ?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=59ee651cc5064673a23ca2986f7366a2&ei=25

    0

    • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 14:10

      vc chega a ver a raiva escorrendo pelos dedos jornaleiros… 🙂

      2+

    • Someone 2 de junho de 2023 at 16:09

      ” Considerado expoente de uma guinada autoritária que ronda a América Central…”

      Sobre Ortega não falam uma linha né.

      5+

  • Saulo 2 de junho de 2023 at 14:04

    Skynet, É você?

    0

    • Pé Vermelho 2 de junho de 2023 at 16:53

      AI que está
      é que eles não conhecem o huehue
      ou se matariam ao conhecer ou seria roubada antes de eliminar.

      1+

    • Someone 2 de junho de 2023 at 17:37

      E a IA está errada?

      0

  • paulo 2 de junho de 2023 at 14:36

    e o bostil discutindo capivara filó e se papagaio doméstico é crime.

    https://www.instagram.com/p/Cs_t9Uqohxu/?igshid=NzJjY2FjNWJiZg==

    0

    • Money Addicted 2 de junho de 2023 at 17:15

      eles vao cavar ate chegar na amazonia

      0

  • MrCitan 2 de junho de 2023 at 15:06

    Sobre o tópico, ouvi dizer que muito nem nem , uns das quebradas e outros não, trata os coroas como se fossem Caixa Automático pra conseguir um celular novo, um crédito pra linha, e até mesmo sustento daquele filho que a netinha embuchou do(s) funkeirinho(s) que ela conseguiu no último bonde do pancadão.
    O coitado do avô/avó, muitos com o coração mole pelo afetos dos netinhos, não vão negar a eles o que não tiveram na época deles, e muitos com aquele pensamento de “sempre cabe mais um na mesa”, e assim vai levando a essa bolha geriátrica de crédito.
    Eu nem me preocupo, deixa os coroas fazerem empréstimo, pois até já sei o script: Muitos ali não vão conseguir pagar, vão para uma feira qualquer de quitar dívidas, o crédito é limpo de novo, recomeça o ciclo e vida que segue.
    Acho que pra quem é poupador, essa situação é indiferente, e pode resultar até em muitas oportunidades.
    Já para esse pessoal aí que usa os velhinhos como caixa eletrônico, a situação é passageira, mais cedo ou mais tarde não vão ter mais isso, e aí será a vez dos que pouparam.

    1+

  • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:12

    Orgulho lgbt
    Puseram um coração nas cores do arco-íris lgbt ao lado da foto de cada funci no canto superior direito da intranet.
    Pau torando nos comentários na agência de notícias interna.
    Alguns falando que não é pra apenas apagar os comentários ofensivos, é pra tomar providências, ouvidoria, processo administrativo. Pessoal dando print.
    Tomem cuidado.

    3+

    • partisan 2 de junho de 2023 at 15:16

      como é que é ? como se todos os funcionarios fossem lgbtqseilá ?

      1+

      • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:22

        vc não será dono nem de seu C# mas será feliz…

        5+

    • MrCitan 2 de junho de 2023 at 15:24

      Uma coisa que eu tô reparando é que empresas no Face não colocaram o arcoíris no logotipo.
      Talvez seja o feito Bud.
      Boicote é a melhor arma que existe.

      1+

      • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:51

        O mês ainda tá no início.

        2+

    • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 15:25

      UE
      Assim do nada? que lixo…

      1+

      • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:49

        Por conta do mês do orgulho. Pois é. Não é só mais um dia, é o mês todo, tipo setembro amarelo.

        1+

        • partisan 2 de junho de 2023 at 15:52

          tem como mudar a cara ? coloca um avatar

          1+

          • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:54

            Sim, alguns funcionários usam. Tem de tudo: minion, pica-pau, esses do zap tipo criança kkk.

            1+

            • partisan 2 de junho de 2023 at 15:57

              é mas se tiver que mandar mail pra fora da empresa vai com um coraçãozinho de arco iris,né ? . eu , hein ?

              1+

              • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:59

                Não, não vai. Tem a sua foto e do lado tem o coração como se fosse um botão, uma foto separada.

                1+

                • partisan 2 de junho de 2023 at 16:01

                  meno male 🙂

                  1+

        • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:53

          Fala que é viado, que tá sofrendo preconceito, processa e ganha $$$$

          tá na moda.

          2+

        • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 15:54

          SIM
          Mas poxa, algo imposto assim é ridiculo.

          1+

          • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:58

            Puseram o coração.
            Fizeram matéria na agência de notícias interna e ainda vão sortear 3 viagens para funcis irem à Parada Lgbt.
            Avisaram que iam excluir os comentários ofensivos, que a área de comentários não é a casa da mãe Joana, aquele ataque de pelanca básico e autoritário.

            1+

            • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 16:08

              Veadagem até na hora do textão infomativo… eta gente chata… credo.

              1+

              • Manco 2 de junho de 2023 at 16:10

                Trabalho em empresa automotiva e mal se fala em carros, parece assunto proibido

                Pelo jeito o que menos se fala em bancos é dinheiro, juros, financiamento hehehehe

                1+

                • 300esparta 2 de junho de 2023 at 16:12

                  e tá ruim pra vcs como falam?

                  Tão demitindo e mandando gente embora a rodo?

                  1+

                  • Manco 2 de junho de 2023 at 16:18

                    Estão, desde 2015 rs

                    1+

                    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 16:25

                      Me explica os chineses vindo…

                      Burrice?

                      Pensando em exportar pra America Latina?

                      1+

                • Pagando 2 de junho de 2023 at 17:21

                  Pois é, Manco. Já faz um tempo que sinto que perdi a identificação com o banco. Não é o mesmo banco de quando entrei.
                  Já não me vejo me aposentando aqui.

                  2+

    • partisan 2 de junho de 2023 at 15:31

      quem é viado coloca um arco iris junto com a foto nas redes sociais. .ok . mas colocar arco iris nas fotos de TODO MUNDO ??? como se todo mundo fosse viado ? isso é bizarro. acho até que cancela o barato de quem é viado e põe lá sua identidade. Se metem a mesma coisa pra todo mundo perde-se a identidade. pessima ideia; coisa de viado autoritario.

      3+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:32

        NÃO IMPORTA

        VOTARAM NO LULA E AGORA ACEITA

        eaioheoiaheiohaeiohaeioheioaehioaeaoeioahe

        Quem fez ou não fez o L vai ser tudo viadão!

        3+

        • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:33

          tô fora!
          aqui não tem viado…

          (se chama paneleiro) 🙂 🙂

          1+

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:33

            se der ruim eu to no paraguai

            Que os brasileiros fiquem chupando um caralho ó pá

            OIHEAOIAHEOIAEHIOAEHIOAEHIOEHEAIOAE

            1+

          • partisan 2 de junho de 2023 at 15:34

            viado é uma corruptela de transviado … serve tb pra mulher, – transviada … “viada”

            1+

        • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 15:33

          Se derem mais uns 20% de aumento podem por até minha cara num bandeirão da torcida do são paulo.

          2+

          • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 15:35

            Hummmmmm

            Barna torcedor das Gayvioes da fiel

            2+

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:35

            Mas vai ter aumento……………

            DE IMPOSTO !!!

            FAZ O L AGORA E VEMMMMMMMMMM!!!!

            2+

          • partisan 2 de junho de 2023 at 15:36

            se derem aumento só pra viado … aí o problema vai ser provar quem é.

            0

            • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 15:45

              É so perguntar qual é o aumentativo de Dakueba

              1+

            • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 15:50

              a gente bota a bandeira na fotinha e tá ok!

              2+

              • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 15:55

                Tá querendo sair do armário mesmo em

                2+

      • Pagando 2 de junho de 2023 at 15:48

        O coração é ao lado da foto.

        1+

  • Leonardo M. 2 de junho de 2023 at 15:36
    • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:40

      Certeza que desse governo não passa taxação de importação

      1+

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:44

        Agora mesmo estou faturando uns preços aqui….

        Valor do produto R$18,34

        Depois com os impostos R$24,38

        São 32%, depois ainda tem minha margem e sobre minha margem incide o imposto da venda.

        Em resumo, só ai são uns 40% de imposto.

        Ai o cara vende lá da China e além de não pagar imposto, o Correio tem o custo pra entregar essa mercadoria bancado pelo governo.

        Agora: ESQUECE A SUA CABEÇA DE CONSUMIDOR.

        Pensa num Hadad e Lula olhando esse tanto de imposto sem arrecadar….

        Imagina o tanto que eles não podem arrecadar mais.

        Simples assim.

        2+

        • Manco 2 de junho de 2023 at 15:46

          Fora o alívio dos curreios, vão parar de fazer frete grátis para shein, ali

          E vão cobrar frete do ML, Amazon, LREN, mais dinheiro para os cumpanheiros

          1+

    • Manco 2 de junho de 2023 at 15:45

      Ganhei roupas de presente

      Tive que trocar tudo, até blusa GG ficou pequena para mim e eu sou magro

      Blusa de moleton já está na faixa de R$500,00

      Por mim ardam, comecei em 2023 a encher o carrinho de LREN e o negócio parece bem bom

      1+

      • partisan 2 de junho de 2023 at 15:48

        essa questão de GG ficar pequena , é porque a talha é feita baseada em fenotipo chines e assemelhados … um chines grande é do tamanho que um ocidental pequeno. Entenda :

        2+

        • Manco 2 de junho de 2023 at 15:53

          Um amigo comprou uma roupa de borracha chinesa

          Gostou, mas vai passar para frente, é isso aí mesmo, parece que é um tamanho menor

          0

          • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 15:57

            roupa que o “amigo” do manco comprou: 🙂 🙂

            https://imgur.com/a/MxCijeH

            0

            • Manco 2 de junho de 2023 at 16:01

              Não consigo ver esses sites

              Mas quando eu uso essas roupas de borracha coladas as minas gostam, vai entender, mesmo eu sendo japonês e usando essas roupas na água fria

              0

              • o_estrangeiro 2 de junho de 2023 at 16:38

                kkkkkkkkkkk

                1+

              • Barnabezinho 2 de junho de 2023 at 16:39

                Ah não, ler isso a uma hora dessas…

                2+

          • partisan 2 de junho de 2023 at 15:58

            pois é , roupa de borracha chinesa pode usar o braço como preservativo

            2+

            • partisan 2 de junho de 2023 at 16:02

              so dar um nó no punho

              2+

        • um dois 2 de junho de 2023 at 17:21

          e um americano p é do tamanho de um bananense m

          0

      • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:51

        PQP

        Tá indo na zona comprar moletom??

        1+

        • Manco 2 de junho de 2023 at 15:52

          Eu pedi o moleton mais barato para trocar, R$195,00, não tem nem forro, parece uma camiseta de manga longa

          1+

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:54

            https://www.netshoes.com.br/blusa-moletom-masculina-canguru-liso-lishoes-preto-PIG-0374-006

            busca rápida, 75 pila.

            Mesmo 195 tá caro pra cacete.

            Aqui tem moletom barato no Paraguai

            1+

            • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:55

              minhas roupas de frio pego tudo lá…

              Jaquetas e moletons… jaqueta pago 7-10 dólar… as vezes algo por 15.

              1+

            • Manco 2 de junho de 2023 at 15:59

              O pessoal aqui já doa dinheiro e quer que o receptor use o dinheiro doado conforme o doador deseja

              Agora você quer que as pessoas sejam obrigadas a dar presente de aniversário de acordo com o lugar e preço escolhido pelo aniversariante? kkkkkkkkk

              0

          • 300esparta 2 de junho de 2023 at 15:56

            falando nisso, viu o carro que te mandei lá em cima?

            barato né!

            1+

            • Manco 2 de junho de 2023 at 16:09

              não consigo acessar um monte de site

              Tesla era USD100k em 2008, hoje é USD40k e se não me engano uma das maiores vendedoras de carro, em menos de 20 anos.

              Vai cair muito mais

              1+

              • 300esparta 2 de junho de 2023 at 16:17

                No paraguai já tem umas par de marca trazendo elétrico…

                Já vi tesla rodando aqui tb, placa paraguaia…

                Mustang Mach e tb…

                Enfim, mercado aberto é outros 500.

                O carro que vc quiser de qualquer lugar do mundo pode trazer.

                E sem porcaria de leis de emissão

                2+

  • PowerGirl 2 de junho de 2023 at 17:46

    Pé Vermelho
    Acho que entendi o que vcs estao falando…
    Mas a conversa tendeu no sentido de ajudar para necessidades básicas e a pessoas “desviar” para outras coisas.
    Ai fica a questão de dar ou não.
    E como voce mesmo disse, se esta dando sem proposito cabe a quem receber escolher com certeza.
    Ai se é o caso de “desenhar” o objetivo não sei se resolveria.

    4+

    A grande questão seria que um salário mínimo cobre mal o básico e é muito chato ter que ficar pedindo. Dando uma verba a pessoa teria uma folga.

    Mas essa pessoa que está acostumada a sustentar os luxos de alguém não perderia a oportunidade de “tirar onda com o dinheiro alheio”.

    Enfim, a decisão foi por não dar para não sustentar os luxos dos pais do “Enzo”. Guardar a grana para quando precisar por situação de saúde.

    2+

  • Saulo 3 de junho de 2023 at 05:20

    Rio, aí vamos nós.

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.