Análise: Morte de Soleimani é um evento sísmico no Oriente Médio

Mais do que qualquer outra operação militar americana desde a invasão do Iraque, o assassinato do general e comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, é um evento sísmico. As mortes de Osama bin Laden e Abu Bakr al-Baghdadi, os líderes da Al-Qaeda e do Estado Islâmico, foram certamente significativos e também foram em grande parte simbólicas, porque suas organizações foram destruídas.

No entanto, o extermínio do arquiteto da campanha ativa de décadas da violência da República Islâmica contra os Estados Unidos e seus aliados, especialmente Israel, representa uma mudança tectônica na política do Oriente Médio.

Para ver o quão realmente significativa é a morte de Suleimani, ela ajuda a entender o jogo geopolítico ao qual ele se dedicou durante sua vida. No Líbano, Soleimani transformou o Hezbollah em um poderoso estado dentro de um estado. Uma organização terrorista que recebe fundos, armas e ordens de Teerã, o Hezbollah possui hoje um arsenal de mísseis maior que o da maioria dos países da região. O surpreendente “sucesso” do grupo tem ajudado a consolidar a influência do Irã não apenas no Líbano, mas também em todo o mundo árabe.

Com base nessa experiência bem-sucedida, Suleimani passou a última década replicando o modelo do Hezbollah no Iraque, na Síria e no Iêmen, sustentando as milícias locais com armas de precisão e conhecimento tático de guerra. Na Síria, suas forças se aliaram à Rússia para sustentar o regime de Bashar al-Assad, em um projeto que, na prática, significou expulsar mais de 10 milhões de pessoas de suas casas e matar mais de meio milhão (N. do B: aqui o autor deveria explicar EXATAMENTE a situação).

No Iraque, como vimos nos últimos dias, as milícias de Suleimani passaram por cima das instituições estatais legítimas. Eles chegaram ao poder depois de participar de uma insurgência, da qual ele era o arquiteto, contra as forças americanas e da coalizão. Centenas de soldados americanos perderam a vida com as armas que de Suleimani forneceu aos seus “procuradores” iraquianos.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã construiu esse império de milícias, apostando que os EUA evitariam um confronto direto. Essa aposta certamente valeu a pena sob o presidente Barack Obama e até parecia ser uma aposta segura sob o presidente Trump, apesar de sua política declarada de “pressão máxima”.

Em setembro, Suleimani ordenou o ataque a um campo de petróleo da Arábia Saudita, um verdadeiro ato de guerra, que ficou sem resposta. Ele seguiu orquestrando ofensivas contra os americanos usando suas milícias. O governo Trump, por sua vez, já havia dito claramente que atacar americanos era uma “linha vermelha”. No entanto, Soleimani havia recebido ameaças de líderes americanos no passado. De novo, ele pensou que poderia “apagar” a linha vermelha de Trump.

Sua partida tornará o Irã muito mais fraco (N. do B: Otimista, crendo que o Irã não possui quadros técnicos que possam o substituir). Isso encorajará os rivais regionais do país – principalmente Israel e Arábia Saudita – a perseguir seus interesses estratégicos com mais veemência (Falso, principalmente os sauditas não pretendem mais guerras no momento e Israel não fará nada sem aval dos EUA). Também vai instigar os manifestantes no Irã, Líbano e, principalmente, no Iraque, na esperança de que um dia eles tirem o controle de seus governos das garras da República Islâmica (N.do B: Outra errada forte: Esqueçam essa merda de “primavera árabe” não vai ter isso no Irã ou no Iraque. O destino deles é acabr como o Egito, onde o povo implorou para que os militares retomassem o poder).

Em Washington, a decisão de matar Suleimani representa o final de uma estratégia de Obama para o Oriente Médio, que procurou realinhar os interesses americanos com os do Irã. A busca de Obama por um convivência pacífica com Teerã nunca se ajustou à realidade do caráter fundamental da República Islâmica e às ambições regionais. O presidente Trump, por outro lado, percebeu que o objetivo de Teerã era substituir a América como o principal ator no Oriente Médio.

Os Estados Unidos não têm escolha. Se o país quiser permanecer no Oriente Médio, terá de ter controle sobre o poder militar do Irã. Para um presidente eleito em uma plataforma de paz e prosperidade, enfrentar o Irã não foi uma decisão fácil de tomar. Sem dúvida, Trump prefere negociar com o Irã seu programa nuclear do que ordenar o assassinato de seu general mais famoso. Entretanto, o presidente percebeu que garantir a posição regional dos EUA exigia uma resposta forte e visível às escaladas cada vez mais comuns de Suleimani.

Contudo, essa resposta veio atrasada. Soube (N. do B: fofoca é sacanagem em uma análise deste tipo, até pela impossibilidade de se avaliar os fatos) por meio de um ex-alto funcionário da Casa Branca e do Departamento de Defesa, que os Estados Unidos tiveram várias oportunidades passadas de matar Suleimani, mas sempre relutaram. Ficou provado que a indecisão (DE QUEM?) não tornou o mundo mais seguro e só deu a Soleimani mais tempo para construir seu império.

Os críticos de Trump imediatamente o acusaram de provocar o Irã desnecessariamente, argumentando que o assassinato de Suleimani poderia levar o país à guerra. Esta é uma análise que ignora o fato de o general iraniano já travar guerra contra os EUA e seus aliados há anos e estar diretamente envolvido no planejamento de ataques a aliados.

O mundo em que acordamos hoje, livre de seu terrorista mais bem-sucedido e mortal, é um lugar melhor. Em nenhum local esse pensamento é mais evidente do que em todo o Oriente Médio, onde cidadãos comuns têm postado vídeos em mídias sociais comemorando a morte do autor de tanta miséria. Todos devemos – mesmo aqueles entre nós que não se importam particularmente com o Sr. Trump – se juntar a eles e continuar a negar o legado do assassino anti-americano Suleimani.

Michael Doran é membro sênior do Instituto Hudson e autor de “Ike’s Gamble: America’s Rise to Dominace in the Middle East”

10+
  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 07:11

    BOOOOOOOOOOOOO!!!

    3+

    • Barnabezinho 4 de janeiro de 2020 at 07:34

      DIA!

      3+

      • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 07:38

        🙂

        2+

        • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 09:30

          Oi

          4+

          • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 09:48

            Oi.

            2+

  • Enoch Root 4 de janeiro de 2020 at 07:16

    2nd

    0

  • Enoch Root 4 de janeiro de 2020 at 07:25

    Ja tinha lido o texto ontem. Os comentarios do Barna sao bem-vindos… com relacao a indecisao de quem. Barna, acho q o autor esta fazendo um contraponto entre a atual politica de enfrentamento com a anterior de por panos quentes. Aih tanto faz se foi o Trump ou o Obana, pq o primeiro continuou parcialmente a politica do segundo ate se tornar claro q era inocua e provavelmente prejudicial.

    Qto ao otimismo. Tb achei otimista demais achar q o Iran nao tem substituto pro sujeito. Eh provavel q o substituto seja ainda pior, se considerarmos a historia recente. De qqer firma, algo deveria ser feito, pq esse fingido stalemate eterno eh ruim para os Eua e o ocidente. A ver.

    8+

    • Barnabezinho 4 de janeiro de 2020 at 07:34

      Achei o texto meio “falo do seu mas defendo o meu”, mas é uma boa análise. Quem é do meio sempre tende a supervalorizar certos fatos, pra criar narrativas que se adaptem melhor à sua chutologia.

      9+

    • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 12:00

      Trumpinator NÃO seguiu política do seu democratas, trapaceira Clinton à frente masss nunca!!! Acabou com o acordo Fake nuclear e impôs sanções comerciais, alem de retaliar o Ira!!!

      Qdo a corda esticou botou pra f…..

      2+

    • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 07:52

      Quanto ao general que foi detonado: decerto, devia ser o mais maquiavélico dos que lá haviam (se chegou ao topo, não foi à toa).

      O substituto, provavelmente, há de não ser tão ardiloso quanto, embora também venha a criar problemas.

      3+

      • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 09:38

        General terrorista. Só no Iran já tem mais de 500 mortos que protestaram contra a tirania dos aiatolas ultimamente.

        6+

      • Um dois 4 de janeiro de 2020 at 10:07

        Eu acho que foi mais como um aviso, tipo a cena da cabeça de cavalo do poderoso chefão.
        Algo como você só está vivo porque eu estou deixando, então é melhor não encher muito.

        11+

        • Neco 4 de janeiro de 2020 at 10:25

          Eles vão usar como desculpa e lançar uma chuva de foguetes contra Israel…me parece que vai complicar.

          Mas eu estou de boa aqui fazendo minha feijoada de sábado, no fogão a lenha em panela de ferro fundido.

          E a vida segue.

          1+

  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 07:49

    Mas, em se tratando de notícias do Bananistão…

    Reparem que, em nenhum momento, é citada a determinação do TSE para a criação do Fundo Eleitoral.

    VSF://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/03/interna_politica,818110/bolsonaro-corre-risco-de-impeachment-se-vetar-fundo-eleitoral-entenda.shtml

    Comprem ações, sardinhas…

    https://exame.abril.com.br/mercados/estrangeiro-tira-recorde-de-r-445-bi-da-bolsa-brasileira-em-2019/

    4+

    • windville 4 de janeiro de 2020 at 09:23

      Da imprensa nada muda, sempre é culpa do governo. E da bolsa deixa para lá melhor nem comentar meu estômago ainda está digerindo.

      2+

  • Neco 4 de janeiro de 2020 at 08:07

    Bom dia.

    Paz no oriente médio só no dia que Jesus Cristo voltar a terra. Antes é perdido.
    Então não pode deixar esses malucos terem armas como bomba atômica por exemplo.

    E segue a vida.

    9+

  • Neco 4 de janeiro de 2020 at 10:22
  • Neco 4 de janeiro de 2020 at 11:11

    Aqui a razão pela qual depois de Trump a situação dos republicanos vai ser complicada.
    O agro americano vai quebrar, óbvio que a imprensa culpa a guerra comercial com a China.
    Mas esse não é o problema, a reportagem fala em Campos de milho com 60% de perda. Ninguém sobrevive a perdas assim por muito tempo.
    As primeiras previsões climáticas indicam que para eles 2020 será mais frio e mais úmido do que 2019, ou seja, o desastre tende a piorar.

    https://www.reuters.com/article/us-usa-trade-china-agriculture-insight/u-s-farmers-see-another-bleak-year-despite-phase-1-trade-deal-idUSKBN1Z20CK

    Essas informações vão de acordo com vídeos que tem no YouTube. Por isso não me parece ser só exagero da mídia esquerdista.
    A matéria fala sobre os campos que não tiveram perdas suficientes para acionar o seguro, mas não tem produtividade para pagar os custos.

    3+

    • Caiscas 4 de janeiro de 2020 at 11:17

      E os instrumentos de proteção agrícola (seguros, termo de mercadorias, hedge, etc…)
      Não tenho conhecimento mas acredito que neste ponto, o mercado americano seja bem mais desenvolvido na área que o nosso…

      1+

    • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 12:03

      Vou comprar milho, café soja e outras coisitas e colocar num paiol… Neco só me assusta e tb quero ficar ryco!!! Hehehe

      2+

      • Neco 4 de janeiro de 2020 at 13:22

        Não fale o endereço do paiol para ninguém.
        É uma das recomendações do sobrevivencialistas.

        4+

  • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:25

    Sobre o assunto do tópico, alguns tweets relacionados:

    6+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:25

      Thread excelente:

      3+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:29

      3+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:31

      2+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:32

      1+

      • MrCitan 4 de janeiro de 2020 at 14:55

        Só me tirem uma dúvida:
        Eu perdi essa referência do QAnon.O que seria?
        Quanto ao MIGA, eu prefiro MPGA. 😀

        3+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:32

      5+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 11:35

      Thread to Mike Pence listando algumas das atrocidades cometidas pelo “herói nacional” (segundo o G1):

      3+

  • 300esparta 4 de janeiro de 2020 at 11:44

    Olhem esses gráficos! Muito bom!

    Principalmente aquele que fala que +-40% das empresas são empresas zumbis!

    E que a maioria dos lucros vem da Apple, Microsoft e outras techs.

    https://www.zerohedge.com/markets/winter-coming

    3+

    • windville 4 de janeiro de 2020 at 11:59

      2000 revival, sim tem muita empresa que é vaporware e não é só na área de tecnologia.

      4+

  • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 11:56

    Bom dia mukis…. legal que esse textão que pesquei na rede, acho que veio do Estadão, virou tópico… merece destaque mesmo!!!

    2+

  • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 11:57
  • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 12:19

    INDIGNAÇÃO NOS EUA: ESQUERDA AMERICANA PEDE PERDÃO AO IRÃ / GEOPOLÍTICA

    1+

  • jack 4 de janeiro de 2020 at 12:29

    Sobre a treta da década:

    Não há ponto inicial ou final oficial das décadas, pois sua única definição é qualquer período de 10 anos. Existem dois métodos comumente usados para contar décadas. Um conta décadas desde o ano 1 (por exemplo, os anos 1981-1990 são referidos como a 199º década), enquanto os outros grupos agrupam os anos com os mesmos dígitos (por exemplo, os anos 1980-1989, que são conhecidos como os anos 1980). A contagem, portanto, é uma questão cultural, e ambas as maneiras podem ser aceitas.

    Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela YouGov em 2 de dezembro de 2019 perguntou a 13.582 estadunidenses se a década seguinte começaria no dia de ano novo de 2020 ou no dia de ano novo de 2021. Os resultados mostram que 64% dos que que responderam consideram que a próxima década começarão em 1 de janeiro de 2020, e terminará em 31 de dezembro de 2029. 19% responderam que não têm certeza, enquanto 17% responderam na próxima década começará em 1 de janeiro de 2021 e terminará em 31 de dezembro de 2030.[5]

    Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada

    7+

    • lord hope 4 de janeiro de 2020 at 12:34

      existiu o ano zero ou o século zero? se não existiu começa-se a contar do 1, portanto a década de 20 começa em 2021, 2020 é o ano “dez” da década que vai de 2011 a 2020.
      o mesmo vale para o século 20 que iniciou em 1901 e terminou em 2000, iniciando-se o século 21 em 2001.

      isso é matemática, não cultura.

      12+

      • jack 4 de janeiro de 2020 at 12:43

        Também uso esse sistema, mas postei pela treta hehehe

        5+

      • Renan.Spolon 4 de janeiro de 2020 at 15:57

        Depende… se excepcionalmente considerarmos que a primeira década teve apenas 9 anos para uma melhor padronização posterior…

        Eu considero década de 10… década de 20… então pra mim iniciamos uma nova década. 😉

        2+

        • Atlas de folga 4 de janeiro de 2020 at 23:45

          Década de 9……

          Seria uma década trans?

          3+

    • MND 4 de janeiro de 2020 at 12:34

      Isso depende se a pessoa programa em FORTRAN ou C…. 😛 😉

      4+

  • lord hope 4 de janeiro de 2020 at 12:29

    FIRST BOREAL!

    Bom dia Muquis. Espero que 2020 seja tão bom ou melhor que 2019.

    Neco, quanto à produção de milho americana, a questão fundamental é a precocidade do milho, pois é uma cultura que permite vários plantios, mas não tolera frio, portanto se essa cultura se mostrar improdutiva no médio prazo os agricultores americanos nos estados mais frios substituirão por outras culturas mais adequadas ao frio, como trigo e beterraba.

    Os agricultores americanos são bem profissionais, há seguros de colheita , de fundo privado, que permite que os bem organizados não quebrem com fatos como esse. O que deve ocorrer no CURTO prazo são perdas, mas amortecidas pelo seguro e com certeza mudança de cultura.

    Banânia nesse quesito é privilegiada pois sua amplitude climática permite o plantio de quase qualquer cultura por quase todo o ano em boa parte do território, principalmente sudeste, centro-oeste e Norte, porém esse beneficio é muito desperdiçado com péssima infra-estrutura para escoamento, estradas, ferrovias, portos todos sucateados, sem manutenção, sem aumento de vazão… tarcisio está se esforçando, mas mesmo que tudo dê certo essa melhora é para o médio-longo prazo, e nesse momento caos é a palavra certa pra nominar a infra que atende o agro…

    13+

    • Neco 4 de janeiro de 2020 at 13:04

      Que assim seja

      2+

  • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 12:30
    • Hidden (aquele) 4 de janeiro de 2020 at 12:33

      A respeito do … Winter is coming!!! Desde 2009/10 com trilhões sobrando pelo mundo, aplicações em dreamware companies e valoração de ações e negócios sem contrapartida não realidade = lucros & dividendos pagos se tornaram realidade!!!

      Alo magaLU não falei de tu tá bao… hehehe

      Fui, inte.

      2+

      • Na_Volta_Eu_Compro 4 de janeiro de 2020 at 12:39

        Isso ae.
        Inúmeras tecnologias em TI nasceram após o crash de 2008.

        4+

  • Ed_Bolha 4 de janeiro de 2020 at 13:28

    kkkkkkkkkkkkkkk…. huehuehuehuehue….
    nao tem preco… essa merecia…

    2+

    • Ed_Bolha 4 de janeiro de 2020 at 13:31

      please help us save Chunga-Changa…. kkkkkkkk

      2+

  • Neco 4 de janeiro de 2020 at 17:18

    O link está no G1 mas é de outra pessoa.

    https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/especial-publicitario/solar-energy/noticia/2019/11/22/aneel-pretende-tirar-o-direito-do-consumidor-gerar-energia-solar-na-sua-casa.ghtml

    Autor: Hewerton Martins, Liderança do Movimento Solar Livre, com colaboração de Tássio Barboza Oliveira, Engenheiro Eletricista, Membro da Comissão Técnica da ABahiaSolar.

    3+

    • windville 4 de janeiro de 2020 at 18:21

      Sim desde o ano passado está essa disussão. Não vi que fim levou, se mudarem as regras mesmo é mais um tiro no pé por essas terras. Enquanto isso…

      A Susep (Superintendência de Seguros Privados), vinculada ao Ministério da Economia, questionou R$ 20 milhões em despesas administrativas da Seguradora Líder, consórcio de seguradoras que administra o DPVAT. Entre os questionamentos está o custeio de uma festa de fim de ano para funcionários.

      Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/seguradora-usou-recursos-do-dpvat-em-festa-de-fim-de-ano.shtml

      1+

      • windville 4 de janeiro de 2020 at 18:24

        Corrigindo discussão…

        2+

  • MND 4 de janeiro de 2020 at 17:49

    4+

    • Mutuário 4 de janeiro de 2020 at 18:23
      • bomberman 4 de janeiro de 2020 at 18:41

        Rapaz, já peguei mina feinha, mas isso é o apocalipse zumbi uheuhe

        2+

      • Pé Vermelho 4 de janeiro de 2020 at 21:27

        foi por culpa dela que passaram usar burca?

        se o ritmo era esse, até eu pegaria em armas pra apoiar a revolução de 79.

        ps. tem algumas imagens antes da revolução que mostravam um país muito bonito.

        1+

  • Johnnyboy 4 de janeiro de 2020 at 18:23

    lendo essa “materia” do G1 você é induzido a pensar que o Irã é uma ilha de felicidade e democracia que apenas sofre devido a interferência gananciosa dos EUA….. depois da “revolução” o povo lá é só felicidade e os EUA que sempre querem estragar tudo…. e no período anterior é que o povo sofria….

    Se forem ler… cuidado pra não sofrer uma lobotomia:

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/03/eua-x-ira-o-que-originou-a-rivalidade-de-decadas-entre-os-dois-paises.ghtml

    8+

    • Mutuário 4 de janeiro de 2020 at 18:25

      Deve ser o mesmo cara que escreve sobre a Venezuela e Cuba!

      7+

    • Sir Scemo 4 de janeiro de 2020 at 19:09

      O conflito é simples de ser entendido. Quem tem acesso ao mar mas não tem mulher com biquíni na praia está errado hehehe

      9+

  • Mutuário 4 de janeiro de 2020 at 18:40

    Vale tópico!

    Mostra que o Irã não está tão longe assim!

    Retirado de:
    http://postspapirante.blogspot.com/2016/05/e-tudo-apenas-uma-conspiracao-mesmo.html?m=1

    “segunda-feira, 30 de maio de 2016
    É tudo apenas uma conspiração mesmo…
    Aqui coloco postagens importantes do usuário Papirante do blog bolhabrasil.org para fácil consulta.

    Post: http://www.bolhabrasil.org/pequenos-gestos/

    PapiranteSalg 12/04/2016 at 19:58
    KGB ela tomou todos os poderes de máfias internacionais ……………
    Sugestão de leitura:
    Red Cocaine, Drugging the Americas and the West do Dr. Joseph D. Douglass Jr que atuou em agências de inteligência do governo americano.
    No livro o General do Exército e membro do serviço secreto da antiga Tchecoslováquia Jan Sejna que desertou para os Estados Unidos após a Primavera de Praga em 1968 explica como a KGB durante o governo comunista da União Soviética de Nikita Kruschev criou e organizou o tráfico de drogas no Sudeste Asiático com suporte chinês e na América Latina (Colômbia) com apoio da DGI cubana.
    Infelizmente o livro só está disponível em inglês.
    Mas é tudo teoria da conspiração mesmo…

    PapiranteSalg 12/04/2016 at 20:25
    PT, FARC, Evo Morales, Maduro, Kirchner são membros do Foro de São Paulo. FARC envia dinheiro para campanha de Lula.
    FARC fornece cocaína para o Comando Vermelho. FARC fornece cocaína para o PCC.
    PCC E CV estabelecem aliança. PT mantém ligações com PCC E CV.
    Na Bolívia o governo de Morales controla o tráfico de drogas por meio do Cartel das Estrelas.
    No Brasil a droga escoada da Bolívia é mandada para a Europa pelo porto de Santos. Na Itália a Máfia Ndranguetta recebe essa droga e redistribui por lá.
    Dilma edita decreto mantendo sigilo de carga oriunda da Bolívia no Porto de Santos.
    Na Venezuela o governo comunista controla o tráfico de drogas por meio do Cartel dos Soles.
    FARC e venezuelanos mandam cocaína para os EUA via Cuba pelo porto de mariel construído com dinheiro bananense.
    Dinheiro do tráfico boliviano financia partido esquerdista espanhol Podemos.
    Hugo Chavez recebe dinheiro do governo do Irã. Governo do Irã tem apoio de russos e chineses. Chineses concedem empréstimos e dinheiro a rodo para venezuelanos.
    Kirchner assassina juiz que investigava envolvimento do governo com Irã e isso com suspeita de atuação direta dos iranianos.
    Hezbollah atua livremente na Banânia com terroristas circulando por aqui e PT desce o pau em cima de Israel.
    Vamos mexendo e remexendo mais que a teia vai se delineando.
    Link

    PapiranteSalg 12/04/2016 at 20:27
    Comando Vermelho compra armamento de Hezbollah e vende para as FARC em troca de cocaína.
    Os doleiros e operadores do petrolão são os mesmos do tráfico e esses levantam dinheiro para sua operações roubando da petrobrás e outras estatais e órgão do estado bananense.
    Link

    PapiranteSalg 12/04/2016 at 20:28
    Americanos vêem essa movimentação toda em seu quintal e resolvem agir movimentando sua inteligência e começa a lava jato.”

    12+

    • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 19:16

      ? Hmmm…

      2+

  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 19:00

    check-in

    2+

    • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 20:20

      Checado !

      1+

      • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 20:22

        rs

        1+

  • Mordecai 4 de janeiro de 2020 at 19:07

    teste

    1+

    • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 20:21

      1+

  • Mordecai 4 de janeiro de 2020 at 19:22

    por onde anda o Papirante ? Mais um excelente confrade que se perdeu no cyberespaço

    3+

    • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 19:25

      Uai? O Papirante apareceu ontem. 🙂

      -https://muquiranas.com/boteco-muquirana-30/#comment-181660

      2+

  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 19:23

    Fake Press chutando o pau da barraca? Ah, sim, é porque os bananenses estão espremidos em alguma praia – e com a cabeça “abastecida”.

    -https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/04/interna_politica,818314/rejeicao-a-planos-de-sergio-moro-na-camara-dos-deputados-chega-a-80.shtml

    -https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/04/interna_politica,818224/novatos-sucumbem-a-velha-politica-no-primeiro-ano-no-congresso.shtml

    DUVIDO terem coragem de publicar isso depois do Carnaval!

    (Aí os bananenses estarão p* pagando as contas do Natal, Reveillon, Férias e Carnaval.)

    Mas também o Mago Moro, ops, Sérgio Merlin… Ih, não saiu. Ah, o Ministro não deixou por menos.

    https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/04/interna_politica,818315/em-tuite-ironico-moro-atribui-queda-da-criminalidade-ao-mago-merlin.shtml

    2+

  • windville 4 de janeiro de 2020 at 20:05

    Bom vamos ver os desdobramentos.

    2+

    • Derick 5 de janeiro de 2020 at 00:59

      Aí, agora deu medo…
      Bando de terroristas covardes não aguentam um mês levando míssil na moleira… ? ? ? ?
      Se acham potência.

      2+

  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 20:07

    Caramba… Até no pedaço – ao menos, até algum tempo atrás -mais arrumadinho da Banânia… ?

    ¡Oh vosotros los que entráis, abandonad toda esperanza!

    PQP://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2020/noticia/2020/01/04/turistas-sao-vitimas-do-golpe-do-aluguel-em-balneario-camboriu.ghtml

    2+

    • Neco 4 de janeiro de 2020 at 20:08

      Golpe é em todo canto.

      1+

    • windville 4 de janeiro de 2020 at 20:14

      Aqui é parte huehuebr vide a ponte de parafusos soltos!

      1+

      • Rodrigo 4 de janeiro de 2020 at 20:18

        não entendi a parte da ponte de parafusos soltos.

        1+

      • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 20:19

        Na época em que morei aí, parecia outro país, dada a civilidade do lugar. E as ruas e praças arrumadas…

        Dá-me tristeza constatar que aí esteja ficando como qualquer outra parte da Banânia.

        2+

        • Rodrigo 4 de janeiro de 2020 at 20:21

          verdade, tá em franca decadência. Estávamos comentado ontem, não tem hotel novo em SC, tudo velharia cara. Estrutura não melhorou nada. Acho que quem pode está indo para o Nordeste

          1+

          • Rodrigo 4 de janeiro de 2020 at 20:24

            SC já não é mais o destino do pessoal com mais renda

            1+

  • bolha buritis 4 de janeiro de 2020 at 20:21

    Oi

    2+

  • Mineirausfall 4 de janeiro de 2020 at 20:35

    Well, the gringos make memes, too.

    0

  • Pé Vermelho 4 de janeiro de 2020 at 21:23

    A forma que pensam em ser feita pode ser bemmmm debatida,

    mas a ideia é um puta! de um avanço em comparação ao que vivemos nos ultimos anos.

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/01/contra-gravidez-na-adolescencia-ministerio-de-damares-quer-estimular-politica-de-escolhi-esperar.shtml

    2+

    • RalaTudo 4 de janeiro de 2020 at 21:55

      Putz….

      Isto vai dar merda. Se focarem somente no ESPERAR vai dar xabú.

      Agora… se esperarem E utilizarem anticoncepcional …. aí sim eu acredito que melhore.

      6+

      • Neco 4 de janeiro de 2020 at 23:03

        Bom. Existe o movimento americano, mas lá a cultura é diferente.

        Pelo que eu entendi a distribuição de preservativos e anticoncepcional contínua normal.
        Essa campanha vai ser algo paralelo, inclusive de outro ministério.
        Essa visão deveria ser defendida pelas igrejas, mas elas com medo de perder os jovens não falam nada.

        3+

    • bomberman 4 de janeiro de 2020 at 22:13

      Essa Damares é uma imbecil. Ela chega na mídia e fala que é feminista tentando emplacar com os lacrantes da sociedade. Fora isso a pirada fica dando incentivo para alteram ainda mais a Maria da Penha. Ano passado foram tantas alterações que talvez não fizesse diferença ter tido o putê no pÛde.
      Deixo aqui o link pro canal do don sandro, que muito embora não seja advogado manja das putarias dessa lei maldita que criou uma geração de narcisistas empoleiradas:

      3+

  • miltin 4 de janeiro de 2020 at 22:24

    2+

    • Neco 4 de janeiro de 2020 at 23:00

      Uau.

      1+

  • Neco 4 de janeiro de 2020 at 23:13

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/04/trump-diz-que-tem-52-alvos-do-ira-na-mira-caso-o-pais-ataque-americanos.ghtml?utm_source=push&utm_medium=app&utm_campaign=pushg1

    Trump diz que não vai hesitar em ataca-los se um alvo Americano for atacado.

    A chance de dar m. grande é muito grande.

    2+

    • MND 5 de janeiro de 2020 at 00:07

      Muito pelo contrário. Isso é o que a MSM quer que você pense.

      Iran não passa de um vira-lata que só late.

      O governo dos mullahs, sem o apoio financeiro do Deep State dos EUA (Obama, Brennan, McCain, Kerry et caterva), sem o apoio do próprio povo, e sem apoio do resto do mundo árabe, não tem meios de retaliar. São só bravatas, no melhor estivo Maduro de ser. Veja a série de tweets que coloquei acima.

      Lembre-se que o regime iraniano dos mullahs não passa de uma ponta de lança dos globalistas.

      9+

      • Nonada 5 de janeiro de 2020 at 01:10

        De fato, um país atacado como o foi o Irã, caso possuísse poder e se encontrasse articulado com outras potências, partiria para a declaração de guerra.

        Jamais esse país se lançaria em declarações de que americanos serão alvos no oriente médio nos próximos dias tal e qual declarou o general substituto do Soleimani.

        De fato, esta declaração é típica de terroristas desprovidos de poder. Típica de quem não possui estrutura para absorver o impacto da inesperada ação americana.

        Enfim, continuaremos a ter mais do mesmo, ou seja, mais terrorismo de origem iraniana e seus aliados. Todavia, com mais retaliação americana, ao menos pelo Trumpnator.

        P. S. O Trump moveu a rainha com arrojo e, em seguida, marcou um xeque. Não se pode dizer xeque-mate, pois o poder no Irã não sofreu alteração.

        2+

    • Mineirausfall 5 de janeiro de 2020 at 05:04

      Ataque físico? Sem chance.

      Mas vejam isso aqui.

      https://www.foxbusiness.com/technology/trump-aide-concerned-cyberattack-iran.amp

      Tem algumas ressalvas:

      a. Isso aí é feito na surdina. Não é com todo mundo falando nisso.

      b. Hackers em um ambiente islâmico?! São muito “contracultura” para isso.

      c. Se chineses e russos (principalmente esses) estiverem danso suporte, sei não.

      1+

      • Barnabezinho 5 de janeiro de 2020 at 08:10

        1) Escondido é impossível, exposto cria a sensação de que “não vai ser aquilo dali”…
        2) Os persas não são como os demais muçulmanos. Prezam fortemente a educação formal e o trabalho. O Irã tem uma juventude bastante globalizada, e isso é estimulado internamente – para a “guerra cultural” deles.
        3) Obviamente os chinas estão vendendo tecnologia.

        2+

  • Mineirausfall 5 de janeiro de 2020 at 05:09

    Esquerdinhas percebendo que “dançaram”.

    https://outline.com/j33KNK

    1+

  • Neco 5 de janeiro de 2020 at 07:06

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/05/exercito-do-ira-diz-duvidar-que-trump-tenha-coragem-de-executar-ameacas.ghtml

    Eu não duvidaria de Trump.

    Eu não tenho essa certeza que vcs tem de que eles por exemplo usem o grupo terrorista para atacar Israel ou outros alvos. Guerra declarada realmente não teremos.

    1+

  • Neco 5 de janeiro de 2020 at 07:09

    https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/mundo/igreja-e-incendiada-no-primeiro-protesto-do-ano-no-chile/amp

    Queimaram uma igreja construída em 1876 no Chile.

    Eu não consigo entender como os padres e especialmente o papa não vê que esse movimento de esquerda é o fim da religião.

    4+

  • Neco 5 de janeiro de 2020 at 07:57

    https://m.jpost.com/Middle-East/Soleimani-was-a-monster-wanted-atomic-cloud-over-Tel-Aviv-German-newspaper-613086

    Julian Reichelt, editor-chefe do jornal alemão Bild, mais vendido, escreveu na sexta-feira um comentário sobre o celeiro em louvor ao presidente dos EUA, Donald Trump, por autorizar um ataque militar para eliminar o general iraniano Qassem Soleimani .

    “O presidente Trump libertou o mundo de um monstro cujo objetivo na vida era uma nuvem atômica sobre Tel Aviv. Trump agiu em legítima defesa – a legítima defesa dos EUA e de todas as pessoas que amam a paz”, escreveu Reichelt.

    5+

  • Barnabezinho 5 de janeiro de 2020 at 08:07

    Bom dia! desculpem o atraso!

    3+

  • Barnabezinho 5 de janeiro de 2020 at 08:35

    Tópico novo, para o Neco e o Bebê!

    2+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.