Bom dia.

Nos defender é o instinto mais primário que conservamos desde o nascimento. Desnecessário explicar que o medo é exatamente a conversão psicológica deste instinto primitivo, básico. E provavelmente é exatamente a nossa capacidade de operar mentalmente sobre este instinto, a capacidade de suportar, de manejar e realizar tarefas sob uma atmosfera de medo, uma das mais importantes do que chamamos de “humanidade”.

Ninguém venha achar errado ter medo de situações bizarras e totalmente atípicas como a de nossos últimos dias. Eu pessoalmente entendo muito bem isso, até por ter medo também. Autopreservação, nós temos esta manha de julgar até onde podemos nos arriscar diante de uma novidade, de um imprevisto. Julgamos se vale a pena ofender o oponente, forçar uma ultrapassagem, dar um salto sobre as pedras do rio, tomar aquela bebida estranha na balada. É um instinto natural refugar diante de um obstáculo diferente.

Resumindo, não há nada de errado em termos certo grau de medo, de temor de uma mudança de vida digna de alucinação de série de TV a cabo. Isso é o LÓGICO. Em um combate você jamais desejará ser subordinado a um sargento corajoso, arrojado, destemido – a falta desta capacidade de avaliação, ou o excessivo teste dos limites deste senso de autopreservação deve ficar restrito aos que preferem, e aos momentos em que realmente VOCÊ deve agir com arrojo, com destemor. Na vida real, há momento pra tudo.

Tendo dito essa explicação inútil, vamos aos fatos.

Muita gente favorável ao governo e ao presidente e aos ideais conservadores, está gradualmente “desanimando” deste apoio, diante desta novidade que é a Peste Chinesa que nos começa a assolar. “Muita gente”? não, não é bem assim.

Muitos de nós, amigos e colegas esperavam medidas mais drásticas do governo. Esperava um comportamento de estadista do Biroliro, esperava ações de força, definidas, focais. Nada disso houve, não é? Não, não é. Pessoal esperava coisas espetaculosas, militarescas? não vai ter. Porque nao adianta. Falamos tanto e por tanto tempo aqui no blogue que o país levará décadas para se reorganizar, e que confiar no Estado para qualquer coisa é complicado, pois tudo está meio desmontado, desconjuntado? E agora numa crise totalmlente fora de esquadro, se esperava organização da parte de quem?

Mais: Tem aqueles que vêm culpar o presidente. E DESDE QUANDO o presidente tem poder para de punho, fazer coisas aqui? não estão vendo o que estamos passando deste ano e pouco de governo? Congresso conseguiu a suprema canalhice de quase atrapalhar as medidas para a contenção desta Peste Chinesa por capricho, por pouco não travando a declaração de calamidade? Aí o jornal vem encher a bca culpando o Biroliro e o cara me vêm falando que “não acredito mais no presidente, ele podia ter feito muita coisa, tou arrependido” etc… etc…

O cara diante do medo virou isentão. Prefere arrumar um culpado nominal para uma crise global, prefere abandonar o apoio ao presidente para estar “do lado certo” quando ele for derrubado, cassado, preso, sei lá mais o quê. Eu olho a internet e vejo pessoal delirando de prazer vendo videozinho do Doriana simulando mandar pra caramba, fechando isso e aquilo, nossa, que homem, uhu. Em questão de DIAS negada já quer correr e abraçar o primeiro cara que via garantir grana estatal pra todos. Autopreservação.

Longe vai no tempo quando o pessoal do blogue primitivo debatia longamente sobre como se proteger diante de uma situação radical, de caos, desordem. Se debatia como guardar comida, onde por as coisas em casa, o que era relevante e o que era supérfluo, que tipo de situação seria o gatilho para um recuo estratégico. Pessoal pensava que seria da conta DELES MESMOS se preservar diante de um estado de exceção, de crise, convulsão social. Pois o Estado não daria conta de cuidar de tanta gente. Simples assim. A gente pensava (eu mesmo não ligava muito, confesso) em como lidar com o caos.

E o caos chegou.

Quem é mais cabeça acabou introjetando certas coisas deste tempo. Ter estoques em casa, quem pode, armas. Morar em lugares seguros, evitar depender excessivamente de terceiros, ter alguma reserva de emergência, elaborar um “plano B” para uma contingência qualquer, acompanhar cautelosamente a evolução das crises políticas, pois sempre irá resvalar algo em nós, daqueles encontrões ideológicos e economicos… Ter cuidado e “acompanhar os sinais” sempre foi a regra. O “Stay Alert”, nos manter de prontidão.

Quem é mais vulnerável ao medo generalizado, ao “olor de morte”, vai abandonar suas posições e tentar encontrar soluções imediatas. É o cara que entope o carrinho de supermercado de papel higiênico e alcool gel, corre na farmácia pra comprar o remédio que cura ele nem sabe que problemas da nossa Peste Chinesa, que vai caçando o cara que prometer mais proteção e segurança diante do mal para o seguir – Se o Vizel mandasse o BOPE por uns caveirões fechando a Dutra, o povo aplaudiria freneticamente esta imbecilidade, por exemplo.

Temos de ter calma, até porque já sabemos exatamente o que vai acontecer aqui. Calma serve para cuidarmos das nossas familias, de nós mesmos, sem o desespero que nos leva a cometer erros sérios, a fazer coisas absurdas. Eu obviamente tenho medo pra caramba, mas não posso deixar este medo me governar. Tenho de trabalhar, trabalho em hospital e a maior parte do pessoal está em casa, e alguém tem de fazer a parte local das tarefas. Temos de nos cuidar, de cuidar das nossas casas, pensar em estratégias pra mais tempo, uns seis meses, porque fatalmente esta crise vai perdurar até bem depois de debelarmos a infestação. Quem fala em maio, junho, não tem ideia do estrago na nossa economia, na nossa sociedade.

Tenhamos calma, mandemos os isentões para os infernos, pois estes não são de confiança para nada, e nos ponhamos a organizar nossas vidas, planejar porque este será o primeiro Inverno da nossa vida recente. Os velhos? eles passaram vários “invernos”, por isso a maioria não tem medo deste caos. Temos de cuidar deles, precisamos olhar por eles. Eles olharam por nós quando os “invernos” passados se abateram sobre nossos pais, sobre nós. É com isso, e não com frescuras, picuinhas verbais, que temos de nos ocupar.

Bom dia!

 

38+
  • Chernoboy 21 de março de 2020 at 08:42

    First.

    4+

  • Final Countdown 21 de março de 2020 at 08:43

    BUNDINHA A TODXS!!!
    Já se acalmaram ou acabou o Rivotril?

    3+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 08:45

      Arrumar é cachaça pra ver se emenda com o remedinho… tá fraco!

      3+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 08:45

    Vejam só

    https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/20/ritmo-de-contagio-do-coronavirus-no-brasil-esta-igual-ao-registrado-na-italia-e-acelerando-aponta-unesp.ghtml

    Estão contando casos absolutos, ignorando completamente:
    – Extensão do território
    – População total
    – Densidade demográfica
    – Idade da população
    – Estação do ano

    Isso foi o que eu identifiquei, deve ter inúmeros mais

    18+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 08:46

      Sempre respondo isso quando se vêm na comparação: Demografia e composição etária.

      3+

      • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 09:00

        Concordo que são diferentes, mas eu acho que é bom manter assim pq aí brasileiro fica assustado e faz as coisas corretamente. As ruas estão mais desertas, mas a população precisa levar um choque para saber os riscos que estão correndo.

        10+

        • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:02

          Tem de haver gente trabalhando, mas tem de ter cuidado redobrado em casa. Levar a sério.

          9+

    • Someone 21 de março de 2020 at 10:04

      O problema da Itália está mais focado na Lombardia, que concentra 60% dos casos e um número equivalente de mortos. Se olhar os números de outras regiões, tirando a Emilia-Romagna e Piemonte, parece que estão conseguindo controlar.

      Na Lombardia o estouro dos casos parece ter ocorrido por infecção hospitalar.

      https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-02-25/safety-failures-bad-luck-fuel-italy-s-coronavirus-surge

      1+

    • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 10:07

      Bom dia

      Isso não importa, como expliquei ontem, a taxa de propagação do vírus é proporcional à probabilidade de contágio e à quantidade de pessoas expostas a um contaminado. Vírus não enxerga fronteira.

      7+

      • Someone 21 de março de 2020 at 10:20

        Estando uma região contaminada e outras não, se houver intercâmbio normal de pessoas entre esses locais provavelmente haverá alastramento da contaminação para outras regiões. E ai em vez de enfrentar poucos surtos chegaremos a situação de enfrentar surtos espalhados pelo país, sobrecarregando toda a rede. Diminuindo o fluxo, diminui a probabilidade de contágio, e os estados menos infectados vão ter condições de fornecer auxílio aos mais infectados.

        Obviamente, o transporte de cargas deve ser mantido, mas o de passageiros deveria ser restrito àqueles essenciais.

        4+

      • Bruno 21 de março de 2020 at 15:58

        A probabilidade de contágio é influenciada pelo clima (temperatura, umidade, qualidade do ar), hábitos culturais, pirâmide demográfica e vários outros fatores totalmente diferentes no Brasil e na Itália. Veja a taxa de propagação do vírus em Taiwan, Japão, India e países geograficamente e populacionalmente semelhantes aos Brasil.

        1+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 08:54
    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 08:55

      Nessas horas vemos o Gado Estatista defendendo o chicote dos Reis do Gado.

      14+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 08:54

    Bom dia a todos !
    Belas palavras Barna.

    Cuidarmos de quem precisa. Cuidarmos da saúde física , mental e emocional.

    7+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:01

      A gente tem apenas de fazer o que faz sempre, né. Cuidar da gente, cuidar de quem tá perto.

      5+

  • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 08:55

    Bom dia!

    Belas palavras Barna. Só nos resta cuidar de nós e do nossos velhos.

    Por favor, sejam mais tolerantes, as brigas não nos levarão a lugar algum.

    12+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 08:57

      Povo não tem ideia do que pode acontecer, e fica querendo ter razão no meio do desastre. Ou a gente se comporta e começa a encarar a realidade ou o troço desanda mesmo.

      9+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 08:57

      Ontem eu me isentei de comentar. Estava ajudando uns velhinhos próximos.
      Foi muito bom. Espero que o DITADOR de Santa Catarina ou do Paraná não fechem a divisa do Estado. Aí não poderei ver minha mãe que está velhinha. Caso que eu queira.

      3+

      • Cesar 21 de março de 2020 at 09:41

        Vai ao plantão de qualquer vara federal e pede habeas corpus preventivo para livre trânsito por esses estados. Não precisa nem de advogado a petição de HC.

        1+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:42

          Ok anotado.
          Não sou muito fã da Justiça Estatal.. mas vai que precise.

          5+

          • Cesar 21 de março de 2020 at 10:11

            Em resposta a governadores, Bolsonaro edita regras sobre circulação interestadual

            2+

        • Bruno L 21 de março de 2020 at 09:58

          “, no qual menciona ser livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.”
          Não duvido nada começarem a negar HC alegando que não estamos em tempo de paz. STF vai chancelar

          1+

          • Cesar 21 de março de 2020 at 10:13

            Ainda que travem, no caso do From, basta alegar necessidade de auxílio a pessoa idosa (mãe).

            1+

            • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 10:15

              Mas aí eu vou argumentar com um papel estatista para um agente estatista na rodovia!?
              Sair na madrugada em caso de necessidade. Vai que …

              4+

              • Cesar 21 de março de 2020 at 10:19

                Com a ordem do juiz nas mãos ninguém te barra. O agente que fizer isso comete crime, não são bobos de confrontar ordem judicial.

                1+

                • Cesar 21 de março de 2020 at 10:20

                  Se possível, peça por prazo, indeterminado, enquanto durar o período de calamidade, em razão da necessidade de auxílio a pessoa idosa.

                  1+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 08:56

    Ontem uma pessoa conhecida no FB, soltou essa:
    SANEPAR e COPEL (concessionárias com monopólio do saneamento e energia elétrica no estado)

    “Sanepar e COPEL não deviam cobrar tarifa de ninguém nos próximos meses!”

    WHAT !?

    Eita gado estatista.

    12+

    • Jr 21 de março de 2020 at 09:00

      Só dizer para ela que é justo, desde que o empregadores não precisen pagar os salários de ninguém nos próximos meses ..

      9+

      • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:01

        MAs o povo quer que o governo pague tudo pra todo mundo…

        6+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:02

        Mas ela é aposentada pelo Estado.
        mas tem amigos que trabalham na COPEL , e aí.. será que ela defende que ninguém que trabalha na empresa mista receba ?

        5+

        • Jr 21 de março de 2020 at 09:04

          Povo quer receber sem trabalhar e consumir sem pagar… Lembrando que o consumo de luz e água vai aumentar muito com o povo em casa…

          7+

          • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 09:05

            Qualquer coisa é só imprimir dinheiro

            2+

  • adiosbanania 21 de março de 2020 at 08:56

    PARABÉNS BARNA!
    BARNA FOR PRESIDENT!

    🙂

    13+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 08:58

      Esse rapaz vale OURO. (muito mais que ouro… apenas expressão)
      De coração.

      15+

  • adiosbanania 21 de março de 2020 at 09:00

    como eu disse anteriormente, eu espero panico e sanha estatista no foicebuk e no zap, aqui no blog me deixa tristissimo.

    Seu time é só você e os seus, se no meio der pra ajudar alguém ok.
    Se a pessoa insiste em viver em uma favela no hell, com seus filhos brincando entre fuzis de traficantes e água de esgoto, que diferença faz o coronga?

    CUIDEM DOS SEUS. EVITEM O PÂNICO. PENSEM.

    o resto está fora de nossas maos.

    18+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:01

    Fui ao BIG aqui do bairro.
    Os pallets de reposição agora ficam no próprio corredor.
    Já notei falta de alguns produtos. E muitos cartazes limitando a quantidade de cada item.
    Uma moça de máscara.
    Eu gosto de ir cedo para evitar tumulto. Entre entrada e saída levei 12 minutos.
    Alcool e gel. Chagando em casa… lavei mão e nariz.
    Pombas ! Será que precisa ensinar isso para a turma !? Mesmo que você tenha contato com alguém CONTAMINADO.. se você lavar a mão e nariz… a chance de matar o vírus é grande. Lembrando que o danado precisa das suas células para começar o serviço.

    8+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:03

      Chega da rua, lava mãos e rosto. Passou o dia na rua, banho. E é cautela atrás de cautela…

      9+

      • bolhadetz 21 de março de 2020 at 12:13

        Também tenho trocado o calçado ao entrar em casa.

        2+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 09:21

      Tinha que emoldurar isso aqui
      “Mesmo que você tenha contato com alguém CONTAMINADO.. se você lavar a mão e nariz… a chance de matar o vírus é grande.”

      2+

    • Andarilho da BR 364 21 de março de 2020 at 09:25

      Normalmente eu lavo as mãos antes de entrar e ao sair do banheiro, mas grande partes das pessoas não fazem em nenhum momento.

      Agora na crise sanitária pessoal corre comprar álcool gel que já não tem mais, pois se tacar esse troço na mão por magia “os bicho” saem da mão! Pronto e caso resolvido! E se amontoam para comprar o tal de álcool kkkk

      5+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:26

        Sabe aquele sabão de barra AMARELO E FEDIDO !?
        Aquele bate de goleada o Alcool e GEL.
        A nutellagem vai ser um grande problema.

        Tô tacando macarrão e arroz com alho nos kids. Até agora indo bem.

        5+

        • Andarilho da BR 364 21 de março de 2020 at 09:28

          Sim, a barra de sabão é bem mais eficiente que o alcool gel! Mas eu não tenho daquela amarela fedida, prefiro o brilhante azul :p

          3+

          • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:30

            hehe !
            Arranca o couro não !

            2+

          • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:45

            É uma moça… kkk…

            1+

  • Intendente 21 de março de 2020 at 09:06

    First sem Pânico

    4+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:08

    Só um caso de comparação.
    Não tem bloqueio aéreo que resista ao grande problema que AGORA podemos comparar. SE não tiver higiene / assepsia / evitar grandes aglomerações em que a pessoa TEM QUE EVITAR Pouco adianta.

    Vide Irã. Irão recebe 90% voos menos que Europa , Ásia e EUA na média e mesmo assim teve sérios problemas de contaminação. Pessoa foi para locais de grande aglomeração e não se lavaram / desinfetaram.

    É isso que eu argumentei 03 semanas atrás sobre a ineficácia de bloqueio aéreo parcial.

    Se não lavar a porra da mão… de nada adianta.

    10+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 09:19

      Uma cidade pequena aqui da região (Ivoti) teve dois casos, e os dois tinham vindo de viagem de Dubai. Dizem que tomaram todas as precauções, testaram e estão isolados em casa.
      Acho que muitos dos casos que surgem aqui no RS (por enquanto) é de quem viajou pra fora recentemente, mas certamente se todos tomarem as devidas precauções de higiene, será possível controlar.
      As pessoas aqui tem ficado em casa, cidade quase deserta há uns 2/3 dias.

      1+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:23

        Mas os relatos bananísticos dão conta que a turma estava voltando da EUROPA e galera fazendo churras e aglomero para comemorar o FEITO !
        Ou outros que fogem…. o segredo é evitar esse tipo de aglomero (por livre iniciativa, repito) e se lavar. Quem se lava tem chance de escapar de uma possível contaminação.

        4+

  • Seu Madruga 21 de março de 2020 at 09:11

    O povão não sabe usar máscara. Alguém não habituado usando máscara acaba levando mais a mão ao rosto, ajeitando a máscara de tudo quanto é jeito. Depois enfia a máscara na bolsa ou joga em algum canto para usar depois, afinal “está limpa ainda”, espalhando mais ainda eventual contaminação.

    7+

  • adiosbanania 21 de março de 2020 at 09:12

    Enquanto o ser humano não der um salto evolutivo, e eu sinceramente não sei como ele se daria, que impeça-o de agir como parte de uma manada, ele estará sujeiro a esse pânico irracional.
    Minha própria irmã discutiu ontem comigo, QUERIA que eu estivesse em panico, porque TODOS estavam.

    Essa necessidade de pertencer ao grupo., fazer parte da manada é que , em minha opinião, leva a humanidade a “travar” em muitos momentos chave.

    16+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:14

      Bizarro.

      2+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:14

      Tipo te obrigando a entrar na histeria ? Te pilhando ?
      Isso me lembra alguém aqui ….
      E agora tem as viúvas do Troll que tb querem que se entre na pilha.
      Bem… eu continuo lavando as mãos e me cuidando.

      5+

    • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 09:19

      Nem leio mais grupos de Zap por causa disso, Principalmente os da família. Você vê as conversas e da impressão que estamos no TWD. Será que tentar agir racionalmente e sem histeria é crime?

      1+

    • bomberman 21 de março de 2020 at 09:22

      Saber se portar apropriadamente diante das situações é qualidade rara no bananil. A maioria da classe mérdia coopta com isso entrando em pânico, a pobretada na ignorância, naquela prepotências e arrogância típicas de quem não sabe porra nenhuma, mas quer dar opinião do mesmo jeito.

      5+

  • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 09:16

    Bom dia!
    Eu confesso que os relatos de alguns daqui mais próximos aos profissionais de saúde realmente me deixou bem mal, eu li as mensagens ontem de noite e depois tive dificuldades de dormir, a minha esposa acessando outras fontes idem.
    É difícil saber dosar as coisas, pois ignorar completamente seria um erro crasso, mas se afundar em todos os detalhes também.
    Eu vou tentar contornar tudo, da melhor maneira, já que as próximas duas semanas serão críticas e nós sabemos que nosso sistema de saúde não terá condições de suportar os casos mais graves em quantidades anormais.
    O jeito é ficar em casa, sair o mínimo possível, lavar bem as mãos, usar álcool gel e sempre tomar banho quando voltar de fora.

    13+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:17

      Força para esses profissionais de saúde.
      Eles irão precisar.
      Seria melhor se pudessem desempenhar o papel em um ambiente menos caótico e sem tanta pressão…

      6+

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 09:20

        Sim, tenho visto relatos de alguns no Bastter, realmente são heróis, estão enfrentando a doença e sem equipamentos e condições necessárias. Vão precisar de um psicológico forte.

        4+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:21

          Eu li que alguns empresários da GRANA estão comprando equipamentos de ventilação. VOu conferir se é fato mesmo. Espero que isso aumente… solidariedade/ inteligência na logística.

          4+

          • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:25

            Se bem que estou desconfiado da info. Quem estaria fornecendo tais equipamentos nesse momento !? (maioria dos países proibiu exportação)

            1+

          • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:47

            Ouvi falar disso, é bom. Um ventilador custa coisa de 30 mil, em média. Bem caro.

            1+

            • MND 21 de março de 2020 at 09:57

              Pega os 100 milhões por ano que o Dória paga para aquela fundação que sustenta esquerdices como da Verba Magalhães e pense quantos ventiladores não daria para comprar?

              Mas o mais importante é se tornar vassalo do PCC e garantir a volta da esquerda ao pUder…

              https://observatoriodatv.uol.com.br/noticias/2019/11/band-e-china-media-group-fecham-acordo-de-cooperacao

              O governador de São Paulo, João Dória, marcou presença no evento. Em seu discurso, Dória destacou a proximidade do estado com a China. “A China tem mais de 200 empresas em São Paulo, 302 mil chineses vivem aqui, ou seja, é o estado que concentra os maiores investimentos e a maior população chinesa no Brasil. Não tenho dúvidas de que esse acordo vai promover mais oportunidades para a visualização do que acontece na China pelos telespectadores e ouvintes do Grupo Bandeirantes, e os chineses terão a oportunidade de conhecer melhor o que acontece no Brasil. Isso vai incrementar o movimento de negócios, cultura e turismo”.

              7+

    • leomg 21 de março de 2020 at 09:49

      Bom dia Sapato,

      As implicações na saúde são realmente catastróficas, principalmente para as pessoas mais vulneráveis e de baixo poder econômico. Entretanto não sei se meu plano de saúde “blaster” vai valer a pena quando o governucho mandar os hospitais privados atender via SUS. Vai faltar leito para quem tem plano e quem não tem.

      Meu gosto azedo na boca é relevante ao impacto econômico de médio prazo do coronga. O Mandetta disse que a partir de abril o sistema de saúde não tem mais leitos, estudos cientifícos mostram que após isso são necessários uns 3-4 meses de pessoas em casa.

      Mesmo após o pior ter passado( e não consigo quantificar quantos pessoas seriam hospitalizados e/ou faleceriam) as fronteiras precisariam continuar fechadas, pois o que adianta ter controlado o vírus aqui e não ter controlado na Bolívia? Esse tipo de comportamento impacta severamente o comércio internacional da forma que nos vínhamos pensando. Podemos ver a volta de um programa de substituição de importações igual nas décadas de 60 e 70, o que fariam que os preços desses produtos ficassem mais caros.

      Os investidores em ações ( eu nesse incluso) sempre achamos que as crises vem e vão, pois o que muda é o tempo de recuperação. Mas será que a queridinha WEG aguenta vender só para o mercado nacional?

      São muitas perguntas e confesso que estou meio confuso ainda.

      14+

      • CL 21 de março de 2020 at 10:41

        A situacao eh bem anomala por tanto nao se sinta sozinho…. Esta praticamente impossivel prever o day-after disso

        2+

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:17

        O plano agora é não adoecer e torcer para não ter nenhum outro problema de saúde nos próximos meses. Com certeza até o privado estrará em colapso, aqui na cidade falaram de fontes confiáveis que há 16 internados em hospital privado, e todos ainda sem testes confirmando que se trata de Corona.

        1+

  • Andarilho da BR 364 21 de março de 2020 at 09:21

    Mas o consumo de luz diminui na hora que as pessoas começam a piscar as luzes naquele lindo teste psicológico que ninguém percebe que ta ocorrendo nos panelaços e aplausos..

    2+

  • Neco 21 de março de 2020 at 09:22

    Bom dia.

    Ótimo tópico.

    Eu estou voltando de Fortaleza para casa, como falaram que a fronteira com a Paraíba está fechada na BR 116, estou voltando pelo interior.

    Descobri agora que nem as lojas de conveniência abrem. Os postos estão abertos desde as 07:00.
    Na loja de conveniência vc faz o pedido pela janela e recebe o produto ali, come do lado de fora ou leva para o carro.

    Rodovias estaduais tem trechos péssimos aqui.

    Espero só ter que voltar a Fortaleza no mês que vem.

    5+

  • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 09:27

    Sou só eu ou alguém também está achando estranho ninguém falar sobre casos na Rússia e Índia?

    3+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:30

      A questão é quem confiaria no serviço de informação do Império Russo ? (que agora tem czar)

      Índia não li nada até agora. Só comentários elogiando a questão dos ingredientes das comidas deles. Cada prato vai em média 10 temperos. Fora o sistema imunológico super resistente. Pois já lidam com questões sérias desde o nascimento. Nadar na merda é fichinha.

      7+

      • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 09:42

        Então estamos passando as instruções erradas. Deveria ser:

        1) limpar a bunda com a mão;
        2) Não tomar banho;
        3) Nadar regularmente no rio Tietê

        Hahahahah

        14+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:44

          Mas tem que ser desde molecote !
          (desde pequeno)

          2+

        • Manco 21 de março de 2020 at 09:46

          Dos projetos que eu estou envolvido a India por enquanto é a única que está firme e forte e fala que vai até o fim, Europa, EUA, Mexico, Brasil e China já está travando tudo.

          2+

        • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 09:48

          Nego não lava nem o pinto.
          Há vários casos de amputação por esse motivo.
          Sério.

          1+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 09:47

      Meu professor de Inglês vive na Siberia.
      Vou assuntar na segunda feira e posto.

      2+

    • Someone 21 de março de 2020 at 10:22

      A Rússia controla a informação. Putin é ex-KGB.

      A Índia testa muito pouco: https://www.bbc.com/news/world-asia-india-51922204

      3+

  • Andarilho da BR 364 21 de março de 2020 at 09:30

    Quem assistia castelo ra tim bum esta mais preparado para a crise sanitária!

    5+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 09:30

    Vai muito também da falta de maturidade desta geração
    Temos crianças de 30-40 anos
    Um verdadeiro adulto, ainda que preocupado, não transparece isso: lidera e não permite pânico
    Faz o que tem que fazer e cuida dos outros com seriedade
    Os outros piram com isso, e exigem que você participe do pânico deles

    29+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 09:32

      Clap, clap, clap !

      5+

      • Birolho 21 de março de 2020 at 10:57

        É isso aí Side!

        Agora a pouco falando com um Gerente de uma Filial que presta serviço para nós, o cara querendo entrar no desespero. Vai resolver?

        Ontem de manhã reunião na Firma, se ouve cada coisa, cada asneira, que eu fico fulo. Fecho a cara e só escuto, pessoal se desespera à toa. E assim é nos demais círculos sociais do dia a dia, literalmente agindo como gado, vide a correria desenfreada aos mercados.

        Eu andar de bike, só, não posso e me criticam, mas estes pulhas se aglomerar nos mercados tá tudo bem! Acredito que vou morrer de outra forma e não por causa desse vírus, porém obviamente vamos redobrar atenção e zelar pela higiene pessoal!

        4+

        • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 11:24

          Esse é um daqueles momentos raros que vc tem para si, aproveitar para melhorar com ser humano, seja estudando algo benéfico para si e demais, seja praticando caridade com os mais fracos e necessitados, enfim, usar o tempo a seu favor.
          Aqui eu já fiz o dever de casa, exercitei e vou agora praticar o listening em Inglês e à tarde estudar um pouco de Azure, Gcp e Aws.

          5+

  • g.w. bush 21 de março de 2020 at 09:40

    Bom dia folks!

    Sábias e oportunas palavras Barney, precisamos de calma e racionalidade.

    Eu fiz o que podia fazer, uma dispensa para 15 dias, tanque cheio e algum dinheiro em espécie. Por sorte nós podemos ficar em casa. Então vamos criando uma rotina e rezando.

    As consequências econômicas e sociais da Peste serão terríveis, mas a prioridade deve ser a contenção do surto, e até agora a única medida é evitar o contato. Deixem as ruas para quem realmente precisa sair de casa.

    8+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:46

      Valeu, Mr. President. Ou a gente se acalma ou entramos em colapso. Já tem doido demais rua a fora…

      4+

    • MND 21 de março de 2020 at 09:48

      Bingo Master Plus!!

      0

  • MND 21 de março de 2020 at 09:52

    Série de tweets de Richard Grenell, acting DNI (Director of National Intelligence):

    Percebam nos tweets direcionados a ele, que qualquer semelhança com o tom dos tweets contra o governo Bolsonaro NÃO é mera coincidência.

    Para quem acha que o Bolsonaro (ou o Eduardo) deveriam ficar quietos, vejam como o tom nos EUA é o mesmo. MOVIMENTO COORDENADO. PCC ativando seus agentes para impor a narrativa.

    Tem muita, mas muita coisa mesmo acontecendo nos bastidores. Não se deixem levar por cortinas de fumaça de infiltrados na mídia (quase todos), no twitter ou na política (muitos).

    26+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 09:54

      Nego é MALUCO de dar ideia pra chinês.

      14+

      • MND 21 de março de 2020 at 09:59

        Bingo!!

        Mas nas palavras do Richard Grennel também:

        3+

    • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 09:57

      Nada é por acaso

      Grupo Bandeirantes e China Media Group fecham acordo de cooperação

      noticias.band.uol.com.br/noticias/100000975707/grupo-bandeirantes-e-china-media-group-fecham-acordo-de-cooperacao.html

      BandNews TV e Arte 1 exibem série sobre frases clássicas do presidente Xi Jinping

      noticias.band.uol.com.br/noticias/100000975488/bandnewstvearte1exibemseriesobrefrasesclassicasdopresidentexijinping.html

      Crise com China: Band chama Eduardo de ‘irresponsável’ e Araújo de ‘idiota’

      tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/20/crise-com-china-band-chama-eduardo-de-irresponsavel-e-araujo-de-idiota.htm

      20+

      • MND 21 de março de 2020 at 10:01

        Bingo Master Plus!!

        E aí você acha que um grupo de mídia desses vai ser “imparcial”? Que não vai ser apenas mais um ponto de difusão da “propaganda oficial” do PCC?

        22+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 10:14

          MND, lembra ano passado da subserviência da NBA em relação ao PCC chinês!?

          11+

          • MND 21 de março de 2020 at 10:21

            Lembro!!

            E foi patético e ridículo!

            8+

      • BolhaPOA 21 de março de 2020 at 10:03

        Não sabia que a Band estava nesse nível. Tinha fugido da Globo e assistindo as notícias pela Band. Vou pra Record então

        7+

  • Caótica 21 de março de 2020 at 10:00

    Não tenho como parar de trabalhar, já que atendo o público. Comprei sanitizantes hospitalares para limpar minhas mãos, minha mesa de trabalho e minha casa. Não confio em álcool gel. Ensinando meu filho a lavar as mãos e rosto o mais possível. Por ter mania de lavar as mãos muitas vezes, raramente pego gripe. Meu filho pegou h1n1 anos atrás, e não transmitiu para mim… dobrar os cuidados e seguir trabalhando.

    7+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 10:05

      Isso aí Caótica!
      Algum movimento atípico no local de trabalho!?
      Pedidos de saque de altos valores!?

      0

      • Caótica 21 de março de 2020 at 13:25

        Só gente que poderia ter ficado em casa! Muito idoso e gente sem noção atrás de nada imprescindível… me sinto boi de piranha…

        6+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:27

          Era isso o que eu temia.
          Bananense fazendo bananice.

          4+

        • g.w. bush 21 de março de 2020 at 13:52

          Isso é o pior! Não temos educação para enfrentar um problema desse.

          3+

          • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 13:58

            Com essa favelada espalhadas pelo país, muitos não tem chance nem para fazer o devido isolamento.
            É 10 cabeças num barraco.

            6+

  • zd 21 de março de 2020 at 10:03

    Bom dia amigos. Aproveitar a quarentena para estudar o mercado financeiro. Alguma indicação de websites que apoiem análise fundamentalista de ações da B3? aproveitar o momento para hold de longo prazo.
    Bom fim de semana à todos.

    3+

    • Dirk 21 de março de 2020 at 11:01
    • Viking 21 de março de 2020 at 12:17

      bastter

      2+

    • Bolha ZL 21 de março de 2020 at 17:02

      Dá uma olhada nesse site, cria do bastter: fundamentei.com.br. vc faz um cadastro gratuito e tem acesso aos dados das empresas, FII e stocks americanos.

      1+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 10:10

    Fundamentalista é bem raro na BNN.
    Veja se encontra algo consistente aqui
    https://www.fundamentus.com.br/

    Mas é possível mesmo empresas boas ficarem por algumas semanas com cotação bem defasada. Abaixo do valor de prêmio

    1+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 10:13

      P/ Zd

      0

    • zd 21 de março de 2020 at 10:13

      Valeu From. A ideia é essa mesmo, encontrar as oportunidades.
      Estou pensando em focar nos nos setores de saneamento, energia e bancos.

      1+

      • MND 21 de março de 2020 at 10:19

        Não sei se você vai conseguir encontrar muita coisa focada especificamente na B3, mas existem vários livros de análise financeira de empresas, análise de balanços e fluxo de caixa, dentro da categoria “administração financeira” ou “gestão financeira”. Livros normalmente direcionados para o público dos cursos de administração ou MBA em gestão financeira.

        2+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 10:13

    Cesar
    Em resposta a governadores, Bolsonaro edita regras sobre circulação interestadual

    0

    Segue:
    https://outline.com/a3cPCD

    1+

  • Saigon 21 de março de 2020 at 10:22

    Bom dia.
    Também recebi a informação de já chegou nas comunidades (ouvi que tem gente da CDD).
    Agora é torcer para que os anos de aperfeiçoamento do sistema imunológico sejam suficientes.
    Aqui em Saigon City, as sirenes da defesa civil ficam passando mensagem para a comunidade.
    Parece aqueles áudios da segunda guerra.
    Constatei in loco o que andaram postando nos zaps, realmente só tem idoso na rua.

    7+

  • AAC 21 de março de 2020 at 10:23

    De minha parte, a intenção nunca foi disseminar o panico, apenas que parassem de banalizar algo que ja se mostrava ser serio meses atras, ou fazer piada com quem se antecipou as compras…vejo que a ficha caiu…estamos no mesmo barco. A gravidade e saldo final disso tudo so saberemos daqui uns meses, havera danos, mas acredito que pode trazer mudanças positivas tbm.

    10+

  • leomg 21 de março de 2020 at 10:24

    Vai aí o link da semana, eis o motivo que na Banania as leis da física não funcionam:

    ESCOLA DE PAUDALHO REALIZA PASSEATA CONTRA O CORONAVÍRUS

    https://www.youtube.com/watch?v=vbAuD2m4G3I

    6+

  • AAC 21 de março de 2020 at 10:29

    Tava assistindo jornal da Band ontem e foi vergonhoso o editorial, tirei da lista de canais.

    5+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 10:35
  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 10:38

    Barna, algo que chama atenção na Itália, por exemplo, é a completa ausência de ajuda humanitária no país. Se a situação é tão preocupante, porque a ausência de ajuda humanitária organizada por ONGs como é de praxe em situações desse tipo?

    Mas vindo para o Brasil e deixando o exterior de lado.

    A Globo muda sua grade de programação para falar de coronavirus o tempo inteiro contribuindo para fomentar pânico social, ao mesmo tempo em que dá ênfase a panelaço anti bolsonaro, induz que a culpa do coronavirus é dele, etc, etc. A mídia impressa vem a reboque levantando no mesmo momento tese de impeachment.

    Além disso, apresentam Bolsonaro como aquele que não está agindo adequadamente ao problema, ao mesmo tempo que apresenta Witzel e Doria como gente que tem reagido corretamente ao problema. Ao vermos o que fazem esses dois, por exemplo, vemos que tomam medidas que induzem ainda mais ao caos social e que em última instância pode levar a desagregação interna jogando estado contra estado.

    Começam a levantar hipótese de estado de sítio, ao mesmo tempo que colocam Bolsonaro como desequilibrado, fascista, próximo aos militares e junto disso, a indução de um risco de ditadura. O canalha do Maia sugeriu isso nesses tempos.

    Engenharia social está acontecendo com força e guerra híbrida elevou o patamar.

    37+

    • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 10:45

      Como que um ministro da saúde vem a público dizer que o sistema de saúde vai colapsar? Isso não existe. Ao invés de buscar acalmar e mostrar que há controle fomenta-se justamente o oposto, a histeria, o pânico. E quando o pânico gerado pedir medidas enérgicas falarão do risco do fascismo, ditadura, incapacidade de lidar com o problema, etc.

      Pronto, impeachement.

      17+

      • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 10:47

        Estamos caindo como patinhos na narrativa canhota

        10+

      • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 10:49

        Entendi que a questão de colapso colocada por ele era pra conscientizar a população a evitar, ficar em casa.
        Sabemos que é quase impossível obter essa conscientização da população.

        14+

      • MND 21 de março de 2020 at 11:19

        BINGO MASTER PLUS ULTRA PLATINUM GOURMET GOLD DIAMOND!!!

        Perfeitas as colocações.

        Pessoal, mais racionalidade e menos reação irracional ao pânico induzido pela mídia.

        Enxerguem além da cortina de fumaça que está sendo colocada na frente de vocês.

        7+

        • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 12:20

          Ate tento nao teorizar a coisa…
          ai vendo o video da Rural Business que a Xina deu um pedala e comprou muita soja ano passado…
          vem na mente que ja previam algo.
          Estando no meio do furacão é praticamente impossível dimensionar o tamanho e duração que ele terá.

          2+

      • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 13:59

        Disconcordo totalmente…. as falas desse moço tem sido diretas, retas e bem claras!!! Ele deveria ter colocado uns tres cadaveres em frente ao balcão do discurso: e dito… esse aí serão voces amanhã Bananoides, agora podem ir pra Praia e pros botecos!!!

        Ahhh o sistema vai colapsar bem antes do fim de abril tá…

        5+

        • Andarilho da BR 364 21 de março de 2020 at 15:37

          Ele quis dar esperanças quando falou que colapsa apenas no fim de abril.

          4+

      • Bruno 21 de março de 2020 at 15:42

        O Mandetta está mais para Joãosembraço. Olho nele.
        A galera esquece que 90 % das pessoas vivem com o dinheiro do dia. Vai dar uma merda muito grande isso aí. Aí a galera que está pedindo que o governo cuide delas vai reclamar quando o governo realmente precisar cuidar delas.
        Quando começam os saques?

        5+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:02

      Valeu, Papirante, boas suas colocações. Esquisito este desamparo italiano, lógo lá, a fonte de milhares de ONGs…

      3+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 11:00

    6 notaram a feição dos jornalistas durante a cobertura da pandemia!?

    Primeiro fazem aquela cara de preocupação… depois dão aquela carregada na emoção indignada cobrando soluções… ai dão uma jogada para os especialistas e ao final do Alto da superioridade progressista soltam frases de efeito sempre cobrando alguma providência.

    18+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 11:02

      Alfinetando governo federal… sempre. E os estaduais depende a medida.
      Mas eles são os iluminados.

      7+

      • Bruno L 21 de março de 2020 at 12:26

        Eu notei é cara de felicidade daquele Chico Pinheiro com toda a situação. O cara não esconde como está feliz com um caos e recessão no governo do Bolsonaro.

        9+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 11:27

      É por isso q estão em decadência.
      Aos invés de passarem os fatos como notícia, ficam tentando criar narrativas.
      Bombando pessoas boas no YT e afins q conseguem fazer com maestria.
      Um cara especializado na área de infectologia, por ex, da um banho nesses fotos jornalistas.

      4+

  • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:02

    O tal Átila andou fazendo live e fazendo “previsões” de 1 milhão de mortos, e isso está no twitter.
    O infectologista, pai do Boulos, disse que era gripe comum.

    Só eu que vejo desinformação rolando para desencadear o caos?

    6+

    • CL 21 de março de 2020 at 11:06

      Em qual acreditou?

      1+

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:09

        Mas é o que venho dizendo, não há consenso entre especialistas, mas aparece um cara no Youtube que diz saber quais soluções devem ser tomadas, entre elas milhões de testes, mas sabendo que o governo só tem dinheiro pra 30 mil testes.
        E o pai do Boulos não confio, pode ser o mais renomado infectologista do Brasil.

        Enfim, estamos sem norte e cada um por si, enquanto alguns dizem “está tudo bem” e outros “milhões de mortos”. Isso é desinformação e chancelada por mídia e youtube.

        3+

    • leomg 21 de março de 2020 at 11:16

      Eu acompanho o Átila a vários anos e não creio que ele é alarmista.

      Senão me engano na live ele disse que esse estudo era válido se somente se nenhuma condição de contorno fosse mudada. Essas condições eram a continuação da vida normal, sem imposição de quarentena, diminuição no transporte e/ou no emprego.

      Medidas já estão sendo tomadas por isso o número não chegará em tais valores.

      0

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:19

        Sim, nem é uma crítica a ele, até estou assistindo.
        O problema é que o cara fica 1 hora e pouco falando, mas o que é reverberado? “1 milhão serão mortos!!!”.
        O problema é o telefone sem fio.

        2+

        • leomg 21 de março de 2020 at 11:22

          Exatamente,

          Vira uma puta corrente de telefone sem fio, no final o povão já está em prantos. No final ninguém sabe o que foi falado no início.

          0

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 11:28

      Sapato, cuide de sua mente e se fortaleça com exercícios.

      0

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:37

        Com certeza, Na Volta. Todos nós precisamos fazer isso.

        0

  • Alfinete da bolha 21 de março de 2020 at 11:04

    Comentários pinçados das redes:

    Lucas Berlanza: “Apenas para não soar racista, em nome do politicamente correto, a prefeitura de Florença, no começo de toda essa crise do coronavírus, fez campanha para que os italianos abraçassem os chineses que circulassem por lá (os vídeos mostram as pessoas até retirando suas máscaras!) para encorajá-los na luta contra a doença e combater o “preconceito”. A esquerda italiana acreditou que isolar pessoas provenientes do epicentro da crise era uma atitude racista (!). Essa praga do politicamente correto, essa ânsia por ser “fofinho” e “bonitinho”, não é apenas uma das marcas mais insuportáveis de nosso contemporâneo. Agora ela também mata.”
    Diego Massutti: “Firenze (Florença) é a capital, o centro do PD o partido democrático na Itália, juntamente com a cidade de Bologna, essas duas cidades de regiões vizinhas (Toscana e Emilia-Romagna) são o coração da esquerda na Itália.
    Aqui é mais fácil eles adorarem a China e a Rússia do que os EUA, talvez depois de tudo isso que esteja acontecendo essa ideia comece a mudar, mas as universidades são uma lavagem cerebral na cabeça de pessoas que possuem tudo o que querem graças aos pais e aos militantes travestidos de professores.”

    14+

    • AAC 21 de março de 2020 at 11:10

      Italia é o país mais bonito do mundo que conheci e uma parte apenas, mas voltarei e cogito morar um ou dois anos por lá. Nao sabemos ainda se os genes italianos sao mais vulneraveis, triste demais.

      1+

      • Alfinete da bolha 21 de março de 2020 at 11:19

        Acredito que “deu ruim” a combinação de turistas chineses e idosos italianos circulando naquelas regiões.

        1+

        • Bruno L 21 de março de 2020 at 12:35

          E ainda estão morrendo os mais velhos. A geração lacre politicamente correta ficará.

          2+

  • AAC 21 de março de 2020 at 11:14

    E as olimpiadas de Toquio, os caras insistem que vai rolar…piraram

    0

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 11:15

      Eu vi que a F1 cancelou vários GPs, só terá 15 a princípio e só a parti de junho (se tiver). Até na Europa já estão jogando as coisa pro meio do ano, então aqui pode ir até setembro mesmo.

      0

      • AAC 21 de março de 2020 at 11:18

        Inclusive cancelaram o GP de Monaco, o mais classico, qto as olimpiadas é impossivel, reunir gente do mundo inteiro, o mesmo que fizemos no carnaval

        1+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 11:32

      Japas são loucos por cumprir deadline.

      Tenho um parente q é executivo de uma multinacional italiana. Me disse q os japas, subordinados a italianada, sofrem horrores com essa questão cultural.

      3+

    • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:01

      Já cancelaram saphorrai, só esqueceram de comunicar….

      0

  • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 11:38

    CVR

    Acabei de falar com uma amiga próxima. Ontem faleceu a tia dela, uma senhora de 82 anos (que até conheci pessoalmente numa festa da filha dessa minha amiga). Duas semanas atrás ela teve uma queda e fraturou um osso. Foi levada para o hospital para tratamento e observação, e na terça-feira pegou uma “infecção hospitalar”, com todos os sintomas do coronavirus. Mas não chegou a fazer o teste. Portanto não foi contabilizada como “morte por coronavirus”.

    Velório foi ontem, de apenas 10 minutos, com apenas 15 pessoas presentes, todas longe uma das outras, sem nem poderem se abraçar.

    É apenas mais um caso dentre tantos outros similares já relatados, mas esse eu confirmo que é fidedigno. A manipulação de informações sendo feita não é para disseminar o pânico, e sim para impedi-lo. O número de mortes é muito maior. E eu pessoalmente creio que o pico será muito antes de setembro, como disse o Mandetta, acho que já no mês que vem haverão mortes por falta de leito.

    17+

    • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 11:41

      Olha, pode ser sim

      Mas em 2018 a avó de minha esposa caiu, fraturou o fêmur (perto de 90 anos). Foi pro hospital, não deu tempo nem de pensar, morreu de infeção hospitalar.

      Foi o corona também?

      8+

      • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 11:41

        *infecção

        0

      • Júlio 21 de março de 2020 at 11:43

        Idoso cair e quebrar o fêmur? Faltam dedos nas mãos para contar os casos em que conheci e causaram a morte em seguida. Pessoas de idade não têm mais condições de recuperação. Um exemplo? Minha avó.

        15+

        • CL 21 de março de 2020 at 11:48

          Mesma coisa… a 3 anos atras

          2+

          • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 12:00

            Bisavó e avô da minha esposa idem. Mas tiveram embolia em casa.

            1+

            • Axio 21 de março de 2020 at 12:03

              Já tive casos semelhantes na família anos atrás, idoso + perda de locomoção + ambiente hospitalar.

              2+

              • Axio 21 de março de 2020 at 12:07

                A restrição no velório etc, é punk para psicológico de muitos.
                Tempos difíceis.

                0

  • Júlio 21 de março de 2020 at 11:40

    Bom dia.

    Alguém com a peste chinesa? Que bom.

    Continuo a achar que o Brasil vai se sair um pouco melhor dessa moda oriental, como diria a Dilma, “no que se refere” à saúde pública. Temos densidade populacional menor, fronteiras naturalmente fechadas e isoladas, pouca grana para viajar e frequentar eventos. O medo também colabora.

    Um grande desastre é o político, com politicagens em cima da pandemia e claro, nossa eterna corrupção em tudo o que se toca no Brasil, como demonstrada ontem pela Vera 500k ou o Bruno “quase na Cova” com milhões jogados pela janela para comprar apoio de maconheiros.

    Mas, o pior mesmo, a praga para a qual não estamos preparados, será uma recessão, esta eu tenho medo. Escrevi que podemos sair bem desta, com um boom de crescimento. Aconteceu no mundo após a WW2, quando os EUA capitanearam a reconstrução dos países e o Brasil explodiu vendendo matéria prima. Regiões como o norte e o oeste paranaense cresceram e surgiram, respectivamente, graças à exportação de madeira, depois a agropecuária, agroindústria e agora indústria em geral. Em proporções menores, podemos fincar posição como o maior produtor de alimentos do globo. Terra e clima nós temos, conhecimento nós temos, apesar do produtor rural ser tão atacado pelos maconheiros do Covas, MST, PT, turma do DCE e outros vagabundos.

    Tudo vai depender da bola de ferro imensa que temos atrelada ao nosso calcanhar, composta pelas três esferas do poder. É hora de reduzirmos o Estado e os impostos, abrindo a economia para quem deseja, sabe e quer trabalhar, não interessando a origem da grana. O medo besta “duzamericanu imperialista” já provou ser uma tática de mamadores estatizantes não perderem a teta. Romanos, há mais de dois milênios entenderam isso ao cunhar a frase “pecunia non olet”.

    5+

  • CL 21 de março de 2020 at 11:49

    No momento estou na Udemy estudando umas coisas que estava postergando, varanda aberta…. Ai eis que escuto barulho de tosse de alguem da vizinhanca

    Haja saude mental pra lidar com tudo isso, haja…

    3+

    • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 11:55

      Mantenha 2 metros de distância hehehe

      0

  • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 11:54

    Ontem eu expliquei aqui como funciona a propagação da pandemia. Não depende de mentes brilhantes, engenharia social, controle de fronteiras nem boa/má vontade de político. Depende exclusivamente do comportamento humano.

    A crise está aí, e com os dados que temos é possível estimar – apenas *estimar* – a gravidade da situação. As condições de contorno são dadas – a saber, o número de leitos para atendimento de casos graves. Não é hora de questionar se o número é adequado ou não, nem quem é o culpado por isso. É hora de entender que o limite é esse, e devemos nos esforçar para não passar desse limite – e com alguma sorte conseguirmos aumentá-lo.

    Mas toda crise tem seus desdenhadores (e lamentavelmente até nosso presidente optou por isso, ao contrário de seus ministros que estão tratando do caso com seriedade). Sim, os desdenhadores são barulhentos e incômodos, mas felizmente são minoria. A maioria silenciosa está fazendo o que pode: Evitar o contato social e manter bons hábitos de higiene. Como disse, apenas o comportamento individual pode reduzir a propagação do vírus.

    Eventualmente isso vai passar – pode ser em abril, em setembro ou em dezembro, ninguém sabe. E aí os desdenhadores vão falar: Tá vendo, não era nada mesmo.

    Eu espero que nada de mal aconteça com vocês, muito menos com as pessoas que vocês amam. E espero, de coração, que vocês estejam em casa, se protegendo. Podem desdenhar à vontade, desde que não estejam contribuindo para a disseminação do vírus.

    24+

    • Júlio 21 de março de 2020 at 11:57

      Perfeito.

      0

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 14:05

      A maioria da classe média, você quer dizer. Porque a maioria da população pobre e favelada está levando a vida normalmente, sem saneamento, sem água, e muitos sem sabão.

      3+

      • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 14:06

        Exato.
        Neste momento, por ex, falta água em várias comunidades no Hell.

        1+

  • Júlio 21 de março de 2020 at 11:55

    Olha que interessante: pode ser que o Coronavírus reduza o número de outras mortes no Brasil. Absurdo? nem tanto.

    – O número de homicídios no país é superior a 60 mil por ano. Em 2019, graças ao Bolsonaro, caiu para aproximadamente 45 mil.

    – O número de mortes no trânsito, segundo estatísticas oficiais, estão na casa dos 35 mil por ano.

    – 2 mil morreram em acidentes de trabalho, construção civil liderando com folga.

    – Nos últimos dias, as pessoas estão em casa, os bares vazios e bebedeiras acabaram. Até os traficantezinhos de rua vizinha, que a polícia finge não ver, sumiram. Álcool e drogas são os maiores fatores de assassinato e acidentes de trânsito.

    Logo, com os fatores desencadeantes reduzidos a quase zero (alcool, drogas e estradas), trabalhadores em situação de risco parados, a queda no número de mortes violentas é certa. Há dias os jornais que leio não publicam um caso assim. Era pelo menos um por dia (assassinato ou acidente).

    Vamos aguardar para ver se não vão se matar com paus e pedras na fila do supermercado.

    18+

    • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 11:57

      Comentei isso hoje de manhã com minha esposa: Podem até cancelar a vacinação da gripe. O isolamento não isola apenas o coronavirus, isola todos os vírus.

      Também concluímos que deve haver uma queda no número de homicídios, e isso certamente será explorado politicamente por todo o espectro político.

      3+

      • Dirk 21 de março de 2020 at 12:01

        Eu estava pensando nisso hoje mais cedo.

        Vi prefeituras anunciando antecipação da vacinação contra a gripe. Não faz sentido!

        2+

        • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 12:03

          Se não me engano isso vem do gov federal

          0

        • oalquimista 21 de março de 2020 at 12:13

          Concordo. Agora que o vírus já chegou podem sobrecarregar o sistema imunológico dos velhinhos e profissionais da saúde. Vai ser cagada se esses começarem a morrer aos lotes. Somos ixpertus!!

          5+

    • AAC 21 de março de 2020 at 12:01

      Pensei nisso tbm e aumentara a taxa de natalidade, a natureza sempre da um jeito, mas nego nao vai aguentar ficar 6 meses em casa, nem o país

      2+

  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 12:03

    Investigating the impact of influenza on excess mortality in all ages in Italy during recent seasons (2013/14–2016/17 seasons)

    “Results

    We estimated excess deaths of 7,027, 20,259, 15,801 and 24,981 attributable to influenza epidemics in the 2013/14, 2014/15, 2015/16 and 2016/17, respectively, using the Goldstein index. The average annual mortality excess rate per 100,000 ranged from 11.6 to 41.2 with most of the influenza-associated deaths per year registered among the elderly.”

    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971219303285

    1+

    • AAC 21 de março de 2020 at 12:07

      Sim, mas ainda nao sabemos a letalidade da peste em 1 ano, apenas projeçoes.

      1+

    • MND 21 de março de 2020 at 12:10

      Um estudo, em italiano, sobre a taxa de mortalidade dos casos italianos até 17/Mar/2020.

      99% dos casos tinham condições pré-existentes. No estudo detalha quais, e as porcentagens, assim como por faixas etárias. Muito interessante:

      https://www.epicentro.iss.it/coronavirus/bollettino/Report-COVID-2019_17_marzo-v2.pdf

      2+

      • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 12:19

        Isso não mostram. Por que?

        3+

        • Dirk 21 de março de 2020 at 12:29

          Como assim não mostram? Falam o tempo todo disso. O maior problema não é quantidade de morte direta pelo vírus, é surto e colapso do sistema de saúde (o que pode fazer com que morra muita gente por outros motivos).

          Interessante que 87% das mortes na Itália foram na Lombardia e na Emilia-Romagna.

          Chuto que no Brasil vai acontecer fenômeno semelhante… SP, RJ e DF, nessa ordem, liderando as mortes. (voos internacionais, densidade populacional, muitos idosos, etc)

          8+

          • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 12:31
          • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 12:36

            O problema existe, ninguém nega. A questão é: o problema exige que o estado do RJ impeça o transporte intermunicipal? Exige que a Globo mude sua grade de programação pra alardear o tempo todo coronavirus? Exige que estados fechem seus limites? Exige que se tranque todo mundo em casa? Exige que se decreta estado de sítio?

            10+

            • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 12:47

              Só isolamento social ajuda na constância do vírus.
              Vide China e Itália.

              3+

            • leomg 21 de março de 2020 at 12:54

              Boa tarde Papirante,

              Como andas? Faz tempo que não converso com você, espero que esteja tudo bem com a família.

              Apesar de ter bastante respeito por você, discordo da sua opinião.
              Para mim todas essas perguntas precisam ser respondidas com um sonoro Sim!
              Agora é questão de Autoridade. As folhas, os galhos e o tronco precisam ser trabalhar, afinal toda criatura é hierárquica. O Meio pelo fim, de Carlos Ramalhete se lembra?

              2+

              • MND 21 de março de 2020 at 13:12

                Então na sua visão os fins justificam os meios?

                Essa é uma situação muito delicada. Muito.

                Até porque essa é uma justificativa clássica do esquerdismo e ditaduras comunistas. Justificam seus horrores com a “mas o objetivo da utopia social compensa isso”.

                4+

                • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 13:16

                  Que mistureba. Quais são os fins e os meios neste seu exemplo.

                  1+

                • leomg 21 de março de 2020 at 13:23

                  Veja bem, eu não disse que os fins justificam os meios isso é para quem gosta de Maquiavel.

                  Estou dizendo que existem momentos que algumas decisões drásticas são tomadas. Os EUA bombardearam Hiroshima e Nagasaki, foi uma decisão dura mas precisou ser tomada.

                  Durante a primeira guerra mundial a Inglaterra coloca imposto de 80% em indústrias que lucravam com a guerra. Cadê o livre comércio nessa época?

                  Tempos difíceis requerem decisões difíceis.

                  1+

                  • MND 21 de março de 2020 at 13:42

                    Nisso estamos de acordo.

                    Estamos diante de uma situação inusitada, séria e sem precedentes.

                    Mas até que ponto essas medidas drásticas são realmente necessárias e eficazes? Não seria mais eficaz fazer como Taiwan, que isolou apenas quem teve contato com as áreas de risco?

                    Até que ponto certas manobras mais drásticas, sob a justificativa do combate ao vírus, podem estar sendo feitas com objetivos muito mais sinistros?

                    Existe certa justificativa sob o ponto de vista sanitário para as medidas tomadas? Sim, existe. Mas aí que mora o perigo, pois isso pode estar sendo usado para fins muito piores. Assim como as ONG’s que dizem proteger determinada coisa mas na verdade são as principais exploradoras daquela mesma coisa.

                    Precisamos manter os olhos bem abertos a analisar muito cuidadosamente as ações sendo tomadas. Isso não necessariamente significa ser contra elas, mas garantir que o objetivo delas seja o realmente declarado, e não algum outro mais prejudicial ainda.

                    3+

                    • leomg 21 de março de 2020 at 13:59

                      Eu não tenho dúvidas que muitos parasitas vão usar a situação para benefício próprio, eu só quero o bem para o meu país.

                      Eu creio que é melhor ser pessimista e agir severo do que ser otimista e se arrepender depois.

                      0

              • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 13:16

                Boa tarde camarada.

                Eu pessoalmente não concordo que medidas tão restritivas necessitem ser tomadas, mas pode ser que eu esteja errado.

                Gostaria de ver estudos científicos sérios que mostrassem a necessidade de todas as medidas tomadas até então e no grau que estão sendo tomadas. Não vi nada disso até o momento.

                A Itália em anos passados teve uma epidemia que em um ano matou mais de 24.000 e outros milhares de infectados e não houve toda essa comoção. Porque isso agora que temos cerca de 4000 mortos? Pode ser que o comportamento atual se justifique, mas sendo assim, ė preciso mostrar embasamento científico. Qual o índice de mortalidade do vírus? O que o diferencia de outros? A curva de propagação é diferente dos outros? Etc, etc. É preciso manter a racionalidade.

                E é principalmente por conta do meio pelo fim que essas medidas não deveriam ser tomadas nessa intensidade. Lembra-se qual é o fim?

                É preciso olhar o todo e isso inclui inclusive olhar para além do viés sanitário.

                8+

                  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 13:28

                    Já irei lê-lo, mas antes disso, você sabe se o H1N1 era mais letal que o vírus da gripe espanhola?

                    1+

                  • Um dois 21 de março de 2020 at 13:32

                    Vocês notaram aquela curva verde do tamanho da primeira curva preta?

                    0

                    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:37

                      Pelo que eu entendi, eles acham que mesmo com a redução, em algum momento posterior pode retornar a epidemia. Pelo visto se não houver vacina, continuaremos com o alerta ligado e com risco de acontecer de novo com os que ainda não forem infectados.

                      0

                • Dirk 21 de março de 2020 at 13:21

                  Estudo da época da gripe espanhola, comparando cidades que tomaram medidas diferentes:

                  https://www.pnas.org/content/104/18/7582

                  1+

                • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 13:21

                  Quais seriam os números a partir dos quais as medidas que você repudiou passariam a serem razoáveis?

                  0

                  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 13:53

                    Estou com foco na Itália que parece ser o quadro mais grave. Nós estamos tomando basicamente as mesmas medidas restritivas que eles.

                    A Itália em anos passados, conforme mostrado no estudo que coloquei acima, teve uma epidemia que em um ano matou mais de 24.000 e teve outros milhares de infectados.

                    Naquela epidemia não foram tomadas as medidas atuais. Com a epidemia atual morreram mais de 4000 e tornaram-se uma série de medidas muito mais restritivas.

                    A curva da epidemia atual se fossem somente tomadas as mesmas medidas da epidemia dos 24000 mortos, seguiria o mesmo padrão atingindo esse mesmo número de mortos? Ultrapassaria? Ultrapassaria em quantos? Porque ultrapassaria? Para trazer os para os níveis de 24000 o que seria necessário levando em conta o atual contexto?

                    5+

                    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 14:00

                      Assista o vídeo q postei neste tópico. É interessante.
                      Espanha tá em situação pior, por ter mais regiões com foco.
                      E isso já está aparecendo nos números.
                      Quanto mais focos, mais difícil é.

                      1+

                    • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 14:02

                      Sem muita análise, 4000 em um mês, sem estabilização ainda, parece ser pior do que 24000 em um ano.

                      Mas volto a perguntar se tem alguma taxa de mortes, ocupação de UTIs e de crescimento de infectados a partir da qual você veja como razoável a quarentena. Afinal, sem um critério objetivo é fácil falar que o que está sendo feito é errado. Dá até para chamar de gripe no início e arma biológica no final (o que tem acontecido no twitter).

                      0

      • oalquimista 21 de março de 2020 at 12:20

        Essas vacinação antecipada pode colocar as pessoas nessas condições do grupo que ficará com menos condições do sistema imunológico se defender?
        Eu tomo essa vacina e algumas vezes peguei o dobro das gripes.

        1+

      • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 12:46

        Espanha vai ultrapassar a Itália, pois são variadas as regiões infectadas.

        0

    • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 12:17

      “A Itália registrou nesta sexta-feira (20) mais 627 mortes pelo novo coronavírus — a maior alta diária desde o início da pandemia. Com isso, o número de vítimas de Covid-19 no país chegou a 4.032.”
      https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/20/numero-de-mortos-na-italia-por-novo-coronavirus-passa-de-4-mil.ghtml

      0

  • Saigon 21 de março de 2020 at 12:04

    Vi um vídeo da estação de trem de Caxias hoje de manhã, após a proibição da circulacao de ônibus vindo da região metropolitana.
    Essa o WW errou feio.
    Ou se fecha tudo, ou mantém as linhas, diminuindo o fluxo de pessoas. Estava tranquilo ir para o Hell de ônibus esta semana.
    Na próxima não vou arriscar disputar as barcas.
    A fila na estação de Caxias estava maior que fila de emprego, isso com chuva.

    3+

    • Manco 21 de março de 2020 at 12:06

      Estão fechando o acesso ao litoral de SP, estradas BR101 com barricadas, estão falando em fechar a Tamoios, principal estrada que liga SP ao litoral norte.

      0

      • Júlio 21 de março de 2020 at 12:10

        Isso não é competência dos estados.

        Estado de sítiovem 3, 2, 1 …

        Congresso e judiciário se cagando:

        https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/congresso-esta-atento-pra-bolsonaro-nao-decretar-estado-de-sitio-diz-molon/

        2+

        • MND 21 de março de 2020 at 12:14

          Eles sabem que com estado de sítio, é como se tivessem aprovado de uma vez só, fim do foro privilegiado, prisão após condenação em segunda instância, redução dos poderes do STF, e tudo mais o que pode ser usado para endireitar o país de uma vez por todas.

          O maior “risco” em um estado de sítio, é justamente para a cleptocracia…

          Estão dispostos a deixar o povo morrer aos montes do que assumirem a culpa por seus crimes…

          17+

          • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 12:17

            Como funciona essa parada? CN tem de aprovar?

            3+

            • leomg 21 de março de 2020 at 12:21

              Art. 137 – O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:

              I – comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;

              II – declaração de estado de guerra ou resposta à agressão armada estrangeira.

              Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.

              1+

              • Júlio 21 de março de 2020 at 12:24

                Ia publicar isso.

                Maioria absoluta = 50% mais 1 de todos os congressistas.

                Maioria simples = 50% mais 1 dos presentes.

                Seria como fazer uma votação entre uma quadrilha de criminosos para decidir se eles querem ir para o presídio de Bangu ou um resort em Canasvieiras.

                6+

            • leomg 21 de março de 2020 at 12:28

              Sendo que:

              Conselho da Republica é composto pelo vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade

              O Conselho de Defesa Nacional é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos:

              I – o Vice-Presidente da República;
              II – o Presidente da Câmara dos Deputados;
              III – o Presidente do Senado Federal;
              IV – o Ministro da Justiça;
              V – o Ministro de Estado da Defesa; (Redação da EC 23/1999)
              V – os Ministros militares;
              VI – o Ministro das Relações Exteriores;
              VII – o Ministro do Planejamento.

              1+

    • AAC 21 de março de 2020 at 12:09

      Flight radar ainda com aquele enxame de aviões.

      2+

      • Júlio 21 de março de 2020 at 12:18

        Notei isso também. Foz, perto do Paraguai e Argentina, continua bombando de voos, apesar das Cataratas e as fronteiras estarem fechadas.

        Estranho.

        2+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:06

      Vitzel é um babaca.

      2+

  • Viking 21 de março de 2020 at 12:09

    Sideshow Bob
    População dando respaldo à ações inconstitucionais do Estado:
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/20/dentista-nao-se-isola-ao-voltar-dos-eua-atende-11-pacientes-e-e-denunciado.htm
    A China é logo aqui

    3+

    1984 está ali, virando a esquina

    7+

  • Júlio 21 de março de 2020 at 12:16

    Se Lula fosse o presidente, a imprensa estaria rogando pela decretação do Estado de Sítio.

    Como medida emergencial, Lula mandaria a Odebrecht contruir obras na Venezuela, Cuba, Argentina e alguma ditadura africana, com verba sigilosa do BNDES. Criaria a Vacinabrás, tendo José Dirceu como presidente, 8 mil funcionários, um conselho administrativo ganhando 100 mil cada um e produziria uma vacina que mataria alguns e seria reprovada meses depois por outros países, por ser ineficaz e perigosa. Cada dose custaria 100 dólares.

    19+

  • dautonico 21 de março de 2020 at 12:19

    Ubatuba isolada:

    Em apoio ao Decreto Municipal n. 7310/2020, que declara situação de emergência no município de Ubatuba, a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de São Paulo contra o Estado e a União obteve liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para que as rodovias estaduais e federais de acesso ao município sejam fechadas.

    Com isso, as barreiras nas três entradas da cidade contarão com apoios das polícias rodoviárias estadual e federal, reforçando ainda mais o acesso permitido apenas para veículos de emergência e de locomoção para atendimento médico, de transporte de abastecimento de suprimentos e de prestação de serviços essenciais que comprovem atividade comercial na cidade.

    O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), recebeu a notícia e agradeceu aos esforços do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Esta decisão reforça ainda mais o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em nossa cidade. Desta forma, teremos mais este apoio estadual e federal para colocar em prática todas as iniciativas que tomamos em defesa da saúde de todos, moradores e turistas. Temos a notícia de que a Polícia Rodoviária Estadual já estará conosco a partir de amanhã, dia 21, e a Federal já está se organizando para fortalecer nossas ações”, afirmou Sato.

    fonte: https://www.ubatuba.sp.gov.br/gabinete/fechamentoestradas/

    Eu ia pra lá, fiz até AQUELA revisão de 160 mil km no carro… bem agora é rodar mais 160 mil com o danado e ir pra praia depois que o coquetel de malária do Trump curar todo mundo…

    1+

  • Longa Manus 21 de março de 2020 at 12:26

    adiosbanania
    como eu disse anteriormente, eu espero panico e sanha estatista no foicebuk e no zap, aqui no blog me deixa tristissimo.
    Seu time é só você e os seus, se no meio der pra ajudar alguém ok.
    Se a pessoa insiste em viver em uma favela no hell, com seus filhos brincando entre fuzis de traficantes e água de esgoto, que diferença faz o coronga?
    CUIDEM DOS SEUS. EVITEM O PÂNICO. PENSEM.
    o resto está fora de nossas maos.

    10+

    “Se alguém insiste” em viver em favelas?

    Até parece que a maioria das pessoas que vivem em favelas gostam de viver em favelas. Não sabe de nada.

    7+

    • adiosbanania 21 de março de 2020 at 12:29

      sei de nada? A maioria AMA viver lá, e ainda defende o traficante.
      o Barna pode confirmar, ele tá por dentyro do hell.

      16+

    • Nilson 21 de março de 2020 at 12:31

      gostam! minha esposa alugou para o sobrinho um AP num bairro razoável, plano, num condomínio de duplex. Ficou 4 dias somente, alugou um muquifo na maior favela de Maceió.

      16+

    • adiosbanania 21 de março de 2020 at 12:39

      de minha parte se o cara quer morar lá foda-se, mas deixar criança inocente circulando entre aqueles animais??? quero mais é que sejam fuzilados pelos seus “heróis” e as crianças sejam entregues à pessoas de bem.

      12+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:07

      Morar em favela é vantajoso para a maioria esmagadora dos moradores.

      9+

  • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 12:30

    Estava refletindo sobre alguns pontos pouco falados…

    – O doente médio/grave precisará de diversas coisas,
    mas aparenta ser o respirador mecanico o X da questão,
    temos no BR fabrica? todos os insumos são nacionais? A produção ja está em pleno funcionamento?

    – Os testes temos pra quantos mesmos? temos condição de com insumos nacionais fabricar? pra quantos e em quanto tempo?

    – Vendo Anhembi e Mane Garrincha sendo preparados para hospital de campanha,
    e vendo onde moro, fiz contas de padaria…100k…10% contaminado…destes digamos apenas que 10% precisem serem internados, moro em local com varios hospitais, mas mesmo assim não tem leito.
    Nao estou vendo nenhuma cidade com menos de 1kk de gente estruturando escolas ou outros lugares para possiveis hospitais. E isso não se faz do dia pra noite.

    Sim é visao apocaliptica, mas se não acontecer tivemos estrutura,
    e não fazer pode ser bemmm pior, comparando com o que a Italia vive hj.

    3+

    • dautonico 21 de março de 2020 at 12:35

      Cidades pequenas não teriam mão de obra pra montar tais hospitais, o anhembi é um FORNO quando tinha o salão do automóvel lá, vamos ver que milagre vão realizar lá dentro para manter a ventilação necessaria para um hospital… e quem vai ir trabalhar lá? Tem tanta mão de obra da saúde assim disponivel? Ou vai rolar um “são tomé”, vão descobrir as UPAS e postos para cobrir o tal do hospital de campanha?

      E os insumos? Compras emergenciais, sem licitação?

      1+

      • Manco 21 de março de 2020 at 12:40

        2 bilhões do fundo eleitoral, se pegar e gastar 100 mil reais por leito com respiradores dariam uns 20 mil leitos para os hospitais de campanha, para usar e jogar fora já que o fundo eleitoral não presta para nada.

        9+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:08

      Maior parte dos fabricantes compra peças da china. Vai ser uma merda.

      2+

  • Sideshow Bob 21 de março de 2020 at 12:42

    O Júlio postou este link acima

    https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/congresso-esta-atento-pra-bolsonaro-nao-decretar-estado-de-sitio-diz-molon/

    Muito curioso:

    Para o líder do PSB, o chefe do Executivo não compreendeu a seriedade da pandemia do coronavírus.
    “O presidente da República não consegue entender a gravidade do momento que o país vive. Ele não demonstra o mínimo de responsabilidade que se espera de alguém que ocupa esse cargo.”

    Ao mesmo tempo:

    Em entrevista coletiva na tarde dessa sexta, Bolsonaro negou que um estado de sítio esteja no radar do Planalto.

    “Até porque isso, para decretar, é relativamente fácil, fazer uma medida legislativa para o Congresso. Mas seria o extremo isso aí, e acredito que não seja necessário. Bem como estado de defesa. Isso aí você não tem dificuldade de implementar. Em poucas horas você decide uma situação como essa. Mas daí acho que estaríamos avançando, dando uma sinalização de pânico para a população”.

    Por fim:
    O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB), afirmou em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, que caso o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tente decretar um estado de sítio, o parlamento estará atento para impedir.

    Se não faz nada: não tem responsabilidade
    Se faz: cuidado que ele é ditador

    6+

    • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 12:44

      Eles não gostam dele, não importa se a coisa é certa ou errada vão criticar.

      Li que ele andou reclamando de fecharem igrejas,
      nao vi video primario disso, podem ter distorcido,
      mas se for verdade,
      ele precisa no minimo ficar quieto para não atrapalhar o mandetta.

      10+

    • Júlio 21 de março de 2020 at 12:57

      Para a oposição, Bolsonaro cometeu apenas um erro: existir.

      A briga é e sempre foi pela chave do cofre.

      8+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 12:46

    Acerca do FlightRadar
    ali tem de tudo:
    voo comercial, carga, civil, etc.
    Dentro dos EUA ainda é forte… mas o intercontinental já caiu uns 65%.
    E agora a AA por exemplo vai retomar aviação de carga… materiais específicos, remédios, equipamentos industriais, etc.

    1+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 12:48

      Hoje eu olhei em GRU: Só tinha o Addis Abeba – Ethiopian, Dubai , Madri, Paris e Miami.
      Semana que vem fecharão mais ainda.
      Copa vai parar HuB das Américas) e United tb.

      1+

  • Longa Manus 21 de março de 2020 at 12:48

    Esse blog já não é mais o mesmo, infelizmente. Como caiu a qualidade dos participantes!

    6+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:09

      Ajude a melhorar. Reclamar não ajuda em nada.

      11+

    • Viking 21 de março de 2020 at 15:44

      vc é um belo exemplo disso

      10+

  • Alfinete da bolha 21 de março de 2020 at 12:50
  • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 12:51

    From…uma dica pra tentar manter-se próximo dos pais/mães é usar o ZAP pra videoconferência…uso sempre com os meus…bem simples…dá pra colocar as pessoas, dividindo a tela entre eles.

    0

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 12:52

      Pois é. Pena que minha mãe não manja muito. Ela aperta errado os botões.
      kkk
      Eu estava lá semana passada com ela no aniversário. Teoricamente fico a 03 horas de carro dela. Segundo o windville tudo tranquilo ali na divisa em Garuva.

      3+

  • Maluco beleza 21 de março de 2020 at 12:51

    Alguem tem notícia de morte de bebê por coronavirus??
    Procurei e não achei nada… nem vi nenhuma notícia a respeito

    0

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 12:53

      Negativo. Apenas 01 contágio no Reino Unido. (ao nascer)

      0

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 12:53

      Li esses dias de um contaminado, mas de mortes não. Mas também li que entre 0-2 anos teria algum risco, acima disso seria tranquilo (exceto se já fosse doente).

      0

    • Júlio 21 de março de 2020 at 13:03

      Um “clássico avião do modelo 737-300”. Que passada de pano legal para dizer “uma lata velha venezuelana, possivelmente sem manutenção”.

      1+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:09

        Como cê sabe ?
        😉

        0

        • Júlio 21 de março de 2020 at 13:51

          Tá na matéria. “um clássico avião …”. O 737-300 é velhinho, gastador e barulhento. Faz tempo que não voa por aqui para passageiros. Os últimos foram da Webjet.

          Possivelmente sem manutenção é por minha conta. Empresa da Venezuela? Eu não confiaria minha vida a eles.

          0

          • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:10

            Aeroin é de entusiasta, a menção é de zueira mesmo.

            0

            • Júlio 21 de março de 2020 at 14:15

              Sim, eu acompanho, gosto muito de aviação e não perco sites e canais, tipo Aviões e Música, Cavok e outros.

              Por isso sei que manutenção é algo muito sério nos aviões comerciais, mas para isso é necessário ter estrututura e certificação. A Azul tem oficina certificada para Airbus e Embraer, mas manda seu único Boeing cargueiro para a Gol. Aí vem a pergunta: quem mantém a frota de Boeing da Venezuela?

              2+

              • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:25

                CAVOK, eu acompanho desde o antigo Poder Aéreo, desde o comecinho.

                OBVIAMENTE a conviasa não está recebendo suporte da Boeing pra nada. Mas parece que o problema foi um “LAMIA FLIGHT”, não defeito em si.

                2+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 12:56

    Ter comércio físico na BNN é super legal ! Podi confiá

    8+

    • MND 21 de março de 2020 at 13:09

      6+

    • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 13:10

      Que abusurdo!

      O pior é os comentários comemorando tão façanha.

      3+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:12

        Uma moça ali defendendo a violência estatal.

        4+

        • MrCitan 21 de março de 2020 at 14:23

          Esse e mais outros vagabundos, que defendem esse roubo descarado, tiram da bunda desde um discurso manjado de proletariado, até um trecho da CF88. Os trouxas mal sabem que o governo pode tomar a casa deles usando um trecho da CF 88.

          5+

        • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:25

          Absurdo defender o roubo, de qualquer origem.

          5+

    • Investidor 21 de março de 2020 at 16:05

      Pelo tamanho da loja, será mais um empresário a manda aquela banana pro Cuzil, tacar todo mundo na rua e vazar pro exterior com toda sua grana. Chupa Bananil.

      2+

  • Ugo 21 de março de 2020 at 12:59

    Bom dia pessoal. Barna, obrigado pelo texto. Vou lendo os comentários aos poucos. Hoje tem mais trabalho, mais estudos e mais tentativas e acalmar e manter em casa os idosos da minha família.

    Daqui a pouco vou sair para fazer mais algumas compras para os vizinhos. Só tem idoso aqui no meu prédio, vários estão começando a cair na real.

    9+

    • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:11

      Faz o melhor que der, é impossível mudar opinião de velho, sabe…

      1+

  • Ugo 21 de março de 2020 at 13:00

    Doria decreta quarentena no estado de SP até o dia 7 de abril para impedir avanço do coronavírus

    Medida será válida por 15 dias e restringe funcionamento do comércio. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 12h08 deste sábado (21), 1.000 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil.

    O governador João Doria (PSDB) afirmou na tarde deste sábado (21) que irá determinar quarentena, por 15 dias, a partir da próxima terça-feira (24) até o dia 7 de abril para os 645 municípios do estado de São Paulo. A medida vai restringir o funcionamento do comércio e manter apenas os serviços essenciais.

    As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, pet shop continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas. O serviço de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente.

    https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/21/doria-decreta-quarentena-no-estado-de-sp-ate-o-dia-7-de-abril-para-impedir-avanco-do-coronavirus.ghtml

    2+

  • Dirk 21 de março de 2020 at 13:10

    Trump otimista.

    2+

  • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:12

    Olhando o mapa da China, dá pra ver que um província sozinha teve quase 70 mil casos, ou seja, maior parte.
    Em outros países dá pra perceber esse padrão. No fim, acho que SP, RJ, MG e DF é que vão precisar de maiores cuidados, e o resto precisa controlar na raiz, pra não aumentar.

    3+

    • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 13:13

      Gostaria que não tivessemos nenhuma morte
      mas pensar nisso entrando em rincões do BR seria igual jogar napalm

      0

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:15

        Já tem e vamos ter mais, é como disseram em outro lugar, o carro vai bater contra o muro, o que resta é desacelerar e diminuir danos.
        Acho que muitos já estão praticando isolamento, mas pra perceber os efeitos disso talvez leve 2 ou 3 semanas, até lá só vamos ver aumentar (já que pode levar uns 10 dias pros sintomas aparecerem).

        0

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 13:39

      Saber a quantidade de regiões infectadas é importante pra saber o tamanho do impacto.
      Na China teve uma, Itália também, mas na Espanha, por ex, tem várias.
      E lá o crescimento está sendo maior e passará a Itália.

      0

  • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:15

    Chapeco ate ontem tinha um certo movimento na rua de carros e pessoas circulando.

    So foi ontem a noite soltar noticia que ja tem um caso de corona na cidade que o movimento caiu bastante(agora sim parece que o povo ta com medo).

    Enquanto isso, acabo de escutar um avião decolando da cidade. Tá çertuuuuu

    1+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:17

      Aqui em Novo Hamburgo nenhum caso confirmado dos 23 suspeitos (11 já descartados). Mas disseram nos zap zaps que teriam 16 internados em hospital particular, que não tiveram os testes finalizados). Se brotar uns 8 casos confirmados, aposto que aqui não sai mais nem mosquito pra fora.

      1+

  • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:16

    Moro em avenida que interliga um bairro para o centro
    Entao o movimento de caminhão, carros e motos era grande.
    Ja hoje creio que caiu uns 90%.

    Será pq é sábado? Ou caiu a ficha?

    1+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:18

      Leo M. Cair movimento é compreensível . Mas torça para que não caia 100%. Existe uma cadeia de produção super importante aí.
      Só a Aurora são 100.000 famílias cooperadas produzindo e distribuindo alimentos.
      Então cair é normal. Cair 100% é loucura.
      Existem 200kk de pessoas para serem alimentadas.

      3+

      • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 13:24

        Minha irma trabalha em departamento comercial de fabrica de moveis e vendem pra Magalu
        Ja avisaram que não vao pagar nas datas acordadas
        Perguntei se a empresa tem caixa pra bancar, ela disse que não.
        Tem empresa aqui com 300 que deu ferias coletivas
        A maioria funcionando… um caminhoneiro que passe para um porteiro será o caos por ex.

        2+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:31

          MAs o complicado é isso.
          BAsta o porteiro ou caminhoneiro se cuidarem. Lavarem a mão. Expostos a milhares de vírus todos estamos !

          1+

          • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 13:34

            Entao né
            O boteco aqui vizinho de casa está cheio
            Bairro industrial, maioria caminhoneiro
            Vai ser duro isso tudo

            0

            • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:36

              Complicado.
              Aquele bar seboso , cheiro de óleo e mesas sem limpeza há 02 anos ?

              0

              • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 13:54

                Copo americano sujo
                Churrasqueira na calçada
                Motorista barrigudo com camiseta sem manga
                kkkk

                1+

                • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:55

                  BEL TELS !
                  cofrinhos aparecendo e chinelos finos por conta do peso !
                  😉

                  2+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:24

        Frigoríficos estão normal

        Problema que tinha buteco, pub de universitário com um monte de jovem se aglomerado ate ontem

        3+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:26

          “Problema que tinha buteco, pub de universitário com um monte de jovem se aglomerado ate ontem”

          E aí fazer o quê ? Chamar a polícia e prender todos ?

          Eu vou ficar na minha casa… como sempre fiz. Lavando as mãos e nariz.

          p.s. De um lado temos pessoas defendendo coerção para quem não obedece e ao mesmo tempo SOLTAR CONDENADOS das cadeias por conta do surto chinês.

          5+

          • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 13:47

            Se a decisão foi isolar então todos paga um preço alto, com a parada na economia.
            Daí tem q coibir sim.
            Vai ter muito desempregado por conta desse isolamento

            1+

            • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:49

              Mas o preço alto em país rico e com produtividade é uma coisa.
              Preço alto na BNN .. é muito mais complicado. A conferir. (resultados do isolamento e o impacto econômico)
              E se o impacto econômico pode ser tão danoso quanto. Espero que não.

              0

          • CL 21 de março de 2020 at 13:58

            From, pq citou apenas lavar maos/nariz? lavar dessa maneira eh mais eficaz que alcool gel? Caso seja, considero como boa noticia…

            0

            • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:00

              Sim. O sabão ataca a gordura que envolve as células do vírus, cerca de 98% eficaz . Alcool em gel cerca de 80%.

              2+

              • Jr 21 de março de 2020 at 14:01

                Mas o vírus não tem células…

                0

                • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:03

                  envelope membranoso

                  2+

                  • Jr 21 de março de 2020 at 14:04

                    Ahhh bom! 😉

                    2+

                  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:05

                    falei errado.
                    Estava pensando no processo de “colar” nas células humanas .

                    0

                    • Jr 21 de março de 2020 at 14:07

                      Relaxa, sem problemas! Você é um dos que tem muito crédito aqui.

                      0

              • CL 21 de março de 2020 at 16:31

                Show pandeiro, brigado pela info….. preocupa nao encontrar alcool nos mercados ms isso eh um alento

                2+

  • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 13:18

    Assistam pelo menos dos 47′ pra frente.

    1+

  • PowerGirl 21 de março de 2020 at 13:21

    Tenho acompanhado as notícias e as reações nas redes sociais. Inevitavelmente, teremos muitas mortes. Não teremos leitos suficientes para atender todos os pacientes se a curva de contaminados continuar crescendo. Muitos vídeos de pessoas, principalmente no subúrbio do Rio de Janeiro, ignorando as recomendações das autoridades de fazer isolamento social. Um vídeo de um morador de Nova Iguaçu mostrando muitos idosos indo aos supermercados fazer compras. Outro vídeo de agências bancárias com filas enormes na porta. Então, sem um milagre, o pior acontecerá.

    0

  • Um dois 21 de março de 2020 at 13:22

    https://mobile.twitter.com/tapestryofpeace/status/1241381409966755840

    Como as ações são idênticas, aqui e lá

    7+

    • MND 21 de março de 2020 at 13:28

      Bingo Master Plus!!!

      Estamos diante de um movimento coordenado.

      Como disse o Papira mais acima, guerra híbrida a todo vapor.

      O vírus é real e sério. Arma biológica, não se esqueçam.

      A narrativa está sendo cuidadosamente manobrada para atingir certos objetivos não tão “nobres”. Fiquem vigilantes!

      19+

      • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 13:31

        Só deixo claro que não afirmei ser arma biológica.

        3+

        • MND 21 de março de 2020 at 13:36

          Confirmo que você em momento algum afirmou isso.

          Falei com base nas informações que tive, e mesmo que eu não tenha motivos para duvidar, podem estar equivocadas.

          Segundo essas mesmas informações, a liberação foi acidental, não era para ser quando foi e nem onde foi inicialmente (China).

          4+

          • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 13:39

            Minhas fontes dizem que não.

            0

            • MND 21 de março de 2020 at 13:46

              Perfeito, cada um é livre para acreditar no que quiser.

              4+

              • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 13:53

                Nisto concordamos. Ainda assim gostaria de ver sua fonte. Posso te mostrar a minha.

                0

                • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:58

                  Não sei por qual razão atribuem que seria arma biológica, se claramente os chinas são uns bostas comedores de morcego cru, e isso já foi demonstrado em estudos em 2007 que poderia catalisar uma pandemia (como estamos vivendos).
                  Os caras acham que há toda uma engenharia atrás, quando se trata apenas de incompetência aliada a hábitos de shithole.

                  3+

                  • AAC 21 de março de 2020 at 14:00

                    Talvez pelo fato do laboratorio de bio armas localizar-se ao lado do mercado

                    3+

                    • MND 21 de março de 2020 at 14:02

                      E esse vírus apresentar traços genéticos de 4 outros vírus diferentes, inclusive o HIV…

                      5+

      • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 13:32

        Antes da crise nao estava vendo nenhum governador de saco roxo querer fazer nada sozinho….
        Era pedido de dinheiro aqui
        pedido de Força Nacional e EB ali
        Agora intencionalmente?! estão realizando açoes no minimo questionaiveis…abutre não tem sentimento pela carniça… e pelo jeito estao pensando em eleições municipais e nas de 22

        9+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:24

    “Um vídeo de um morador de Nova Iguaçu mostrando muitos idosos indo aos supermercados fazer compras.”

    Cagada. Espero que mais jovens ajudem nesse quesito.

    “Outro vídeo de agências bancárias com filas enormes na porta. ”
    Velhinhos com medo de confisco da poupança. Então ante a crença / desconfiança se expõem mais.

    Viu só, sem educação, orientação e informação de qualidade não adianta nada.
    Não adianta os DITADORES ESTADUAIS escreverem coisas aleatórias em papel. Velhos estão se expondo e se contaminando.

    9+

    • PowerGirl 21 de março de 2020 at 13:51

      Estes serão os mais prejudicados. Faltou um adendo. Muitos trabalhadores da baixada, zona oeste e zona norte vindo trabalhar na Barra da Tijuca, segunda localidade com mais casos de Coronavírus no Rio de Janeiro.

      3+

    • bomberman 21 de março de 2020 at 14:08

      From, a velharia é abusada. Vai pq é teimosa e não tá nem aí pro próximo. Ex: Tem caixa preferencial pro fóssil, mas o lesa insiste em interromper o atendimento num outro caixa pra fazer uma pergunta retardada, que se ele gastasse 3s raciocinando saberia a resposta (isso já aconteceu várias vezes comigo); Horário de pico no metrô, todo mundo voltando do trabalho e tá lá o Jurassic Park sentado em todos os lugares e ai de vc se estiver cansado e tentar sentar no lugar QUE VC PAGOU e ele não, lá vem os mil olhares do gado ao redor te julgando, ainda que jamais tenham doado sequer uma meia para a caridade. Aqui no Rio de Janeiro virou lei essa bosta, todos os assentos são preferenciais. Só que o pior não é isso, mas, sim, o fato de que ninguém contesta, todo mundo aceita essa e outras leis absurdas que a cada dia concedem mais privilégios, bastando apenas para serem aceitas virem acompanhadas de palavras como “empatia”, “justiça” e “igualdade”, tal o nível de condicionamento do gado.

      12+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:09

        Eu sei. Atendi por anos essa turma.
        Alguns são bem conscientes. Mas a maioria dos velhotes são carentes emocionais. Precisam sair de casa… “ver o movimento” e buscar interação. Aí acontece isso.

        4+

      • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:42

        Concordo. Plenamente… velhuscas são phodamse, abusados, acham que pq já viveram um bao tempo tem pouco a perder, egoistas muitos se esquecem do próximo,!!,!!

        5+

  • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:30
  • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:32

    Querem comparar com gripe espanhola, mas naquela época o mundo não era globalizado e interligado como hoje, e o corona é facilmente contagioso.
    O que ninguém conseguiu refutar até agora é o fato que isso vai gerar uma demanda em poucos dias de milhares de UTIs que não temos, e por consequências, milhares de mortes.
    Agora se é mais letal, menos letal, enfim, acho uma discussão sem sentido.

    4+

    • Um dois 21 de março de 2020 at 13:37

      O problema é como e quando iremos sair dessa contenção.
      Se isso acabar daqui um mês o pico só vai ser atrasado com um país mais pobre, não faz sentido

      0

      • Um dois 21 de março de 2020 at 13:44

        Vamos gastar todos nossos recursos pra manter o povo em casa por um mês, mês e meio e quando não der mais vamos soltar todo mundo.
        O pico do bagulho será em um país completamente sem grana e com a maioria dos médicos doentes, vai dar certo çin

        2+

        • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:54

          A solução é a vacina. O que eu vejo de paralelo com a gripe espanhola é somente isso, mas de fato, cedo ou tarde todos vamos pegar esse coronavírus, e pros mais fracos e idosos, isso pode significar a morte.

          0

          • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 14:02

            Vacina vai demorar no minimo 2 anos.
            A do ebola demorou 5.

            1+

            • Guilherme 21 de março de 2020 at 20:51

              Do HIV NÃO TEM. E O CORONA QUE CRIARAM É PRIMO RICO DO HIV

              0

          • MND 21 de março de 2020 at 14:05

            Muito cuidado com a vacina.

            Bill Gates já está falando em colocar um chip junto…

            3+

    • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 13:37

      Querem comparar um evento de 100 anos atrás quando o conhecimento era infinitamente menor e usar isto como parâmetro do que é admissível hoje.

      0

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 13:56

        Exato, são realidades diferentes. Como eu disse acima, o único paralelo que faço é a falta de vacina, mas não dá pra comparar as condições sociais, econômicas, e ainda tinha uma guerra sendo travada.

        0

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:33

    Hoje no Mundo Militar
    @hoje_no

    No dia 1 de janeiro o Global Times, jornal estatal do partido comunista chinês, publicou esse tweet: “polícia prende 8 pessoas espalhando rumores sobre uma nova pneumonia”. 3 meses depois: milhares de mortos e pandemia global!

    7+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:36

      Só espero que EUA, UE, Japão, Russia pressionem a china depois dessa crise passar para melhorar o abate de animais.

      Falta de Higiene e aglomeração de diversos animais diferentes nãoé novidade.

      1+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 13:40

        Não só o abate, mas principalmente a transparência na informação.
        Esse caso foi igual Chernobyl mesmo, os chineses podiam ter evitado tudo isso.
        Resta saber se foi intencional ou só burrice

        3+

        • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:48

          Pois é

          Parece que o mundo tera que fazer uma guerra contra a china
          Ou daqui 3 anos teremos um Covid-20 muito mais letal que o atual e podendo matar bilhoes de uma vez.

          Lembrando que ja é a 3 doença causada por eles nos ultimos 16 anos, e todas sempre uma mais letal que a outra

          3+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 13:46

    Boa tarde mukis enclausurados… Tutto sussa? Aqui até tudo indo Cf o previsto ne…

    “Os velhos? eles passaram vários “invernos”, por isso a maioria não tem medo deste caos. Temos de cuidar deles, precisamos olhar por eles. Eles olharam por nós quando os “invernos” passados se abateram sobre nossos pais, sobre nós. É com isso, e não com frescuras, picuinhas verbais, que temos de nos ocupar.”

    Ahhh… os velhuscas nessas hora servem pra acalmar os xooovens “afronhados” de todo tipo e pra passar lições e pensamentos profundos… querem dois?

    8+

    • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 13:48

      1. Escreve-se álcool EM gel Barnakowski…. sempre escreva corretamente, até pra pedir SOCORRO a alguém vc precisará se comunicar de forma clara e concisa…hehehe

      2. A Cova iguala todos, sem exceção.

      Segue o fluxo…

      2+

      • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:14

        Ah, véio… me polpe 😀

        4+

        • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:44

          SocoRRo tem DOIS errrrrres meu garoto… vai vendo!!!

          0

          • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:47

            Marca logo onde tá errado pra eu ajeitar, cacete 😀

            2+

  • MrCitan 21 de março de 2020 at 13:49

    no começo de toda essa crise do coronavírus, fez campanha para que os italianos abraçassem os chineses que circulassem por lá (os vídeo

    Tem uma chinesinha que tá lá na empresa, que é uma fofura só.
    Se for pra abraca-la e levar pra minha casa, pode contar comigo pra essa campanha.

    5+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:50

      Asiático só pensa em PROTEÍNA ?
      😉

      3+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:50

      Comeram aa chinesa pelo menos?
      Hahahaha se nao, então foi desperdício

      2+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:53

    Imagina a cabeça de alguém da iniciativa PRIVADA que em Fevereiro assinou contrato de tijolo mágico no banco… ou comprou carro novo em 48x.
    Confiando no desempenho da economia.

    9+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 13:57

      Não precisamos falar aqui, mas é muito importante girarmos com um custo baixo, frente ao que podemos girar, pra conseguir manter a cabeça acima da água, em momentos extremos com esse.
      É aquela estória, difícil de acontecer? Mas se acontecer, você continua no jogo.
      Quem gira com um custo alto já era.
      Isso no ramo empresarial ou pessoal.

      9+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 13:58

      Eu e a patroa decidimos nao assinar nada pelos proximos 12 meses.
      Salvo pelo gongo

      5+

    • Manco 21 de março de 2020 at 13:58

      Pagando as parcelinhas com o rendimento do fundo de investimento?

      0

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 13:59

        Quantos 0,0001% farão isso ?
        😉

        1+

        • Manco 21 de março de 2020 at 14:07

          Eu tinha uma porção de amigos que estavam comemorando os rendimentos, todo mundo quieto por enquanto, exceto um que já falou que tomou uma naba homérica

          1+

          • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:07

            Bingo !

            0

          • CL 21 de março de 2020 at 16:38

            Ouvi um… 5k de Alaska virou ……. 2.6k

            1+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:00

      Sim, ai surge um cisne negro como o corona, e muda todos os planos.
      Só ontem ouvi de uma colega da patroa que um parente precisou demitir 15 pessoas, pois não ia poder manter 15/30 dias parado.

      2+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:02

        Que facada no coração.
        A economia bananense já não é grande coisa.. e agora isso…
        E o o pior… muitos pedirão arrego / ajuda do Estado. Demandando Estado.

        1+

        • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:05

          Quero ver o Estado pagar as contas, se no RJ e RS ainda parcelavam e atrasavam, imagina agora… no fim, vão aumentar os impostos como “única saída”.
          Se a direita não se organizar e pedir o contrário – suspensão da CLT por 3 anos, por exemplo (uma ideia que tive), o Getulismo bananense voltará com tudo e a década perdida será sacramentada (2013-2023).

          3+

          • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:10

            Daí surge os movimentos separatistas

            Duvido que SC e PR(estados ricos) vao querer pagar a conta do RS

            1+

            • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:15

              Separatismo é algo que pode surgir, embora sejam politicagens essas histórias de “fechar os limites de estado”, na hora que algum estado estiver mais livre da doença que outro e precisar partilhar os prejuízos, isso pode se aflorar.
              Mas é cedo pra qualquer coisa, um dia por vez, acho que a incerteza é o maior fator de ansiedade do momento.

              1+

          • MrCitan 21 de março de 2020 at 14:31

            Cara, eu acho que suspender a CLT é pouco.
            Nessa altura do campeonato, tem que ser um choque liberdade econômica imenso, digno daqueles discurso do Kogos, Daniel Fraga e outros…

            6+

            • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:32

              Concordo, eu digo suspender como algo palatável e realizável. Mas por mim sim, acabaríamos com muita coisa, e serviço público reduziria salários sem reclames (e até demitiria quem fosse servidor recente), com chancela do STF. Agora com o STF e Congresso que temos? Ou só se vier a intervenção militar, com ditadura pra valer, mas ai muitos vão ficar nervosos.

              3+

        • Bruno L 21 de março de 2020 at 14:12

          Seria um bom momento para redução drástica dos impostos e deixar a economia girar. Mas pelo visto aumentará ainda mais o défict público e vão/terão que arrecadar mais para pagar.
          Alemanha já anunciando que vai votar para estourar o teto de gastos de lá, que a constituição não permite.

          4+

          • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:17

            Sim, seria ideal pra derrubar CLT, reduzir impostos, reduzir salários de FPs sem dar “direito adquirido” (pagar 50%, por exemplo), o problema é ter peito e aturar as panelas esquerdistas batendo. E ai volta a velha ideia da Intervenção Militar… talvez eles sempre estivessem certos. kkk

            7+

            • MND 21 de março de 2020 at 14:18

              Bingo!!

              0

            • MrCitan 21 de março de 2020 at 14:32

              Pra tocar o dedo nestes níveis de liberdade econômica, só com ajuda da força.

              2+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:04

        Calma que é so o comeco

        Tem 3 milhões de ubers no brasil e 95% sao carros financiados
        Daí tem as empregadas domésticas/babás que nao estao indo mais para o serviço que sao mais uns 3 milhões.
        Tambem temos pessoas que fazem brigadeiro, bolos, salgados, sorvetes, geladinho gourmet, etc que tiveram 80% na queda de pedidos.

        5+

        • AAC 21 de março de 2020 at 14:05

          Tem uma senhora que ajuda minha mãe, dispensamos ela e vamos pagar 1/2 da remuneraçao, ela é diarista e ia uma vez por semana

          1+

        • Nilson 21 de março de 2020 at 14:24

          boa parte desses carros nem serão retomados por conta da malandragem brasileira.

          2+

    • Nilson 21 de março de 2020 at 14:21

      mas aí é problema dos bancos. O caloteiro, agora justificado devido à pandemia, ficará com os bens “gratuitamente”. Nem adianta tentar executar no judiciário, está tudo parado.

      2+

  • AAC 21 de março de 2020 at 14:02

    So sei que acabaram os protestos em Hong Kong

    4+

  • Bruno L 21 de março de 2020 at 14:09

    Eu realmente não sei o que pode ser feito, mas algo terá que ser feito porque o impacto será muito forte. E a economia estava melhorando..

    https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/03/campinas_e_rmc/914695-comerciantes-do-centro-amargam-prejuizos.html

    “Com o avanço da pandemia do coronavírus, a maioria dos 75 mil comerciantes de Campinas amarga uma queda de até 90% nas vendas e teme o encerramento das atividades. ”

    “Mesmo assim, os lojistas afirmam que dificilmente vão conseguir manter os pagamentos de aluguéis de seus estabelecimentos e cumprir com os encargos trabalhistas, salários de funcionários, impostos e tributos.”

    3+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:11

      Arrecadação nominal irá despencar
      Qual comércio está mais agitado nesses dias ? Supermercados, farmácias e algumas distribuidoras específicas.
      Os de bens duráveis irão despencar.
      Capacidade ociosa já era grande.. imagina QUANDO for retomar.

      3+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:12

        Imagina quem vai querer comprar Carro Zero ou apartamento de 800k agora ?
        Confiança é um dos elementos chaves do capitalismo / consumismo. Até quem tem dinheiro á vista protelará.

        4+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:12

          e o comércio em geral já gira numa base super apertada. 01 dia fechado já é duro. Imagine 90 dias por exemplo.

          3+

          • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:14

            É pior que feriado . Nos feriados pessoas circulam e consomem um pouco.

            2+

        • MND 21 de março de 2020 at 14:13

          Arrisco dizer que as vendas desses setores (imóveis e carros 0km) durante esses dias de quarentena será ZERO. Vão arder forte.

          6+

          • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:14

            E pior. Quem tinha feito pedido / encomendado…. cancela… desiste da compra.

            4+

            • MND 21 de março de 2020 at 14:18

              Tem isso também!

              0

              • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:19

                além de não vender… a NF da montadora.. já foi emitida. Eita !
                Isso vai gerando um efeito dominó na economia.

                0

          • AAC 21 de março de 2020 at 14:15

            Entao, o que impede do PIB cair 30%? Pais parou, so consumo e produçao do essencial, serviços desabarão

            2+

            • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:17

              Eu não duvido. É que 30% é tão assustador… que nem passa pela cabeça.
              Venezuela perdeu 15% e já arrebentou milhares de pessoas a miséria. (isso em 12 meses.. lá o processo foi de anos)

              0

              • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:20

                Tudo vai ter que diminuir de preço
                Inclusive os salarios

                Ou o povo vai pedir mais estado/proteção = miseria
                Ou muitos vao pedir menos estado/proteção = liberdade e o curso natural da retomada do crescimento por debaixo.

                Eu acho que vai ser o 2 porem apenas em alguns estados(Centro Oeste, SP, SC e PR) gerando uma divisão na República e separatismo

                2+

            • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:17

              Que isso

              Profeta vira aqui dizer que você é economista da Uber falando tais numeros

              2+

            • Dirk 21 de março de 2020 at 14:18

              O “PIB público” (kkkkk) vai disparar. Impressoras a mil para minimizar quebradeira generalizada.

              Depois a gente se resolve com a inflação.

              (não estou sugerindo, só constatando o que vai acontecer)

              5+

            • MND 21 de março de 2020 at 14:21

              Na prática, nada! 😉

              Essas projeções que estão fazendo de PIB -1% é considerando o efeito pontual de uma parada de 15 dias no máximo, somada à posterior normalização e talvez até um certo crescimento (considerado na análise). Podemos dizer que é cheio de otimismo…

              Se for analisar o PIB semana a semana, ou dia a dia, não duvido que os picos pontuais de queda cheguem até a -50%….

              5+

              • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:23

                Eu achava o ACC pessimista
                Mas você é apocalíptico extremista da igreja do fim do mundo dos ultimos dias
                Ahahahaha

                2+

                • MND 21 de março de 2020 at 14:26

                  KKkkkkkkkkkkkkkkkkk 😛

                  Friso, quedas pontuas DIA a DIA. No ano isso seria o pós-pós-pós-calypso…. KKkkkkkk

                  3+

                • AAC 21 de março de 2020 at 14:45

                  Kkkk nem sou pessimista, so to apresentando um cenario mais pessimista, os outros cenarios tão ai na midia

                  2+

              • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:25

                Comércio falou em redução de 70 e 80% do que tinha de receita.
                Coloca isso em 1 ou 2 meses, e a boa parte que não vai poder segurar as pontas e não terá condições de retornar cedo ao mercado… -1% é muito otimismo. Eu acho que correm o risco de se pior que o pior ano da Dilma.
                É foda, a crise caiu como uma luva para a esquerda. Aposto que entre eles devem comemorar “Como foi bom que eles ganharam!”

                4+

      • AAC 21 de março de 2020 at 14:12

        Dinheiro=trabalho…milenilas, esquerdistas talvez entendam isso agora

        1+

  • Júlio 21 de março de 2020 at 14:10

    Bolsonaro pode decretar Estado de Sítio.

    Lula decreataria Estado de Sítio de um Amigo.

    19+

  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 14:23

    Sir Scemo
    Sem muita análise, 4000 em um mês, sem estabilização ainda, parece ser pior do que 24000 em um ano.
    Mas volto a perguntar se tem alguma taxa de mortes, ocupação de UTIs e de crescimento de infectados a partir da qual você veja como razoável a quarentena. Afinal, sem um critério objetivo é fácil falar que o que está sendo feito é errado. Dá até para chamar de gripe no início e arma biológica no final (o que tem acontecido no twitter).

    0

    Não quero desmerecê-lo, mas gostaria que você dispusesse um estudo que embasasse a informação dos 4000.

    Eu não concordo com as medidas porque estou olhando o índice de mortalidade de epidemias passadas, sobretudo a que citei na Itália.

    Você traz a questão de UTIs e crescimento de infectados, ótimo, são mais variáveis a serem consideradas.

    Me mostre estudos que tragam essa consideração que irei lê-los.

    5+

    • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 15:08

      Papirante, os números estou acompanhando pela Rai TV. Inclusive, já são maiores do que os 4000.

      Meu sogro é italiano e sei como está a situação por lá.

      5+

      • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 15:25

        Ok, mas eu realmente gostaria de ver estudos científicos sobre tudo isso.

        De qualquer forma, ok.

        2+

        • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 15:45

          Sem problemas. Da minha parte só queria um critério objetivo seu, mas você se recusa a fornecê-lo.

          De qualquer forma, bom te ver por aqui 👍

          2+

          • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 16:19

            Como assim me recuso a fornecê-lo?

            Eu já te passei a informação baseada em estudo científico de que 24.981 morreram na epidemia de influenza na Itália na temporada 2016/2017. Passei que estava trabalhando com esse dado para afirmar que me parece excessivas as medidas restritivas até então. Isso é algo objetivo.

            Em contrapartida você apresentou outras variáveis que devem ser levadas em conta como leitos em UTI, etc. e eu respondi que não levei em conta isso. Então, pedi que me passasse estudos científicos que levassem em conta as variáveis que colocaste e não me passou.

            Eu não quero discutir contigo, quero apenas estudos científicos para que eu mantenha ou mude minha opinião, apenas isso. Porque se não for assim, também posso dizer que você está emitindo juízo sem dados objetivos para tal.

            Outros companheiros me passaram estudos que lerei.

            10+

            • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 16:32

              Eu te perguntei a partir de quando seriam razoáveis as medidas de agora. Você não respondeu, basta dar um número. O que fez foi dizer que já houve casos piores, que nem concordamos se são piores mesmo.

              Você está pedindo estudos. Ok, sem problema. Mas me diga a partir de quando as medidas de agora seriam justificáveis. Inclusive, pode responder com um nunca. Isto é importante para quando olharmos os estudos sabermos se o caso atual superou os seus critérios ou não.

              2+

              • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 17:23

                Como que vou te passar esse número se eu estou desde o começo dizendo que NÃO havia levado essa variável em questão e que justamente por isso pedia que você me apresentasse estudos que levassem isso em consideração?

                Afirmar um número sem base nenhuma ė palpite sem relevância, mas para satisfazer seu ego, dou um chute: 100 milhões de leitos é um número aceitável.

                Agora me forneça os estudos, caso tenha e se não tiver é só dizer que não tem.

                8+

                • Investidor 21 de março de 2020 at 17:31

                  Intrometendo, minha cidade, interior de SP, tem 400 mil habitantes, com 950 leitos comuns e 200 leitos UTI.

                  4+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:24

    OUVO muito bem

    3+

  • g.w. bush 21 de março de 2020 at 14:27

    Senhores, tenho lido o seguinte na imprensa especializada da área médica e científica: o COVID 19 já é considerado o SARS-COV-2 porque é uma mutação do vírus que causou a SARS. Não é gripe forte, o vírus causa pneumonia que, como se sabe, tem alto grau de letalidade em idosos.

    Um artigo de 2007 escrito por pesquisadores de Hong Kong alertava para a volta da SARS porque “existem milhares de corona vírus desconhecidos em morcegos e outros mamíferos exóticos, e o hábito de se comer esses animais no sul da China é uma bomba temporal”

    Artigo de 2013 encontrou novo vírus potencialmente letal em morcegos e fez alerta semelhante.

    Em síntese, a comunidade científica focada no assunto já tinha alertado que isto poderia acontecer. Mas a China, especialmente, e os governos ocidentais não se prepararam.

    17+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:28

      É que seria preconceito e discriminação, com altas doses de xenofobia, dizer que a China deveria impedir (ainda mais sendo uma ditadura) chineses de comer a porra de morcegos crus.
      Ai quando eu digo que essa geração de merda é que está nos afundando, tem gente que não entende.

      9+

      • Jr 21 de março de 2020 at 14:30

        Ainnnnnn, que falta de empatia com os chineses seu xenófobo!

        3+

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 14:33

      3+

    • Bruno L 21 de março de 2020 at 14:40
  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:34

    Sabe aquele hospital q não foi construído pq o dinheiro foi roubado pelas empreiteiras e pelo pt?
    Sabe aquele hospital q não foi construído pq o dinheiro foi usado para fazer Porto em Cuba e financiar ditaduras?

    Pois é! Vai fazer falta agora.

    FQ RT no Twitter

    12+

    • MND 21 de março de 2020 at 14:35

      “Copa não se faz com hospitais”

      Algum “iluminado” por aí…

      6+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 14:36

        Iluminado Travequeiro.

        3+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:37

      A conta um dia chega.
      Lembro nos anos 2000 os funcionários públicos dizendo que tinha dinheiro pra aumentos, só faltava vontade. Ai pressionavam e ganhavam.
      A economia é ciência exata, gastou mal no passado, vai faltar mais pra frente.

      7+

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:38

        Como sempre tivemos “vacas gordas”, se comparado ao mundo do século XIX, início do XX, nada parecia que ia nos atingir. Mas esse dia chegou e todos os péssimos investimentos fazem falta.
        Temos estádios mas não temos UTIs… “mas nunca teríamos uma guerra”, pois agora temos uma guerra contra um vírus.

        2+

      • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:41

        Foi ruim na copa e olimpíadas? Foi péssimo…

        Mas a guardem o que vem por aí…

        Com certeza, veremos medidas loucas e milagres econômicos de todo tipo Pra tentar salvar um paciente que (em termos financeiros) já vem na uti a muito tempo…

        2+

        • g.w. bush 21 de março de 2020 at 15:04

          Exatamente. O correto a se fazer seria uma super reforma administrativa, uma super reforma tributária, uma super reforma da previdência e uma super reforma trabalhista. Isso sem falar em cortes salarias dos FPs, políticos e juízes por pelo menos 2 anos.
          Mas irão fazer um mega derrame de dinheiro e ultra mega pedaladas, totalmente o oposto do necessário.

          6+

  • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 14:39

    Problema dessa crise do vírus é que vai ter um “hsrd landing” na economia.
    Pois na recessão de.1929 as pessoas e mercadorias circulavam pelo menos. Nessa nem isso vai mais.

    5+

  • MND 21 de março de 2020 at 14:39

    Um pesquisador nos EUA resolveu comparar os casos de COVID-19 com casos de malária nos diversos países.

    Países com alta incidência de malária possuem menos casos de COVID-19 (na pesquisa dele). Motivo? Fosfato de cloroquina.

    https://www.breitbart.com/politics/2020/03/20/delingpole-chloroquine-malaria-coronavirus-stunning-correlation-claimed/

    3+

    • AAC 21 de março de 2020 at 14:52

      Eita…se o povo descobrir que agua tonica tem quinino vao esgostar em horas

      5+

      • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 14:55

        Mercado que passei ontem, Extra, estava com gondolas abarrotadas de Schweppes.

        4+

        • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:00

          Partiu fazer estoque de Schweppes

          2+

    • Saigon 21 de março de 2020 at 15:00

      Soube que tem hospital da rede dor do Hell encomendando a balde a cloroquina.

      3+

      • AAC 21 de março de 2020 at 15:03

        Se vc ta morrendo nao vai querer tomar esse remedio pq pode causar cegueira?

        3+

        • Saigon 21 de março de 2020 at 15:08

          Já usado continuamente por pacientes com lúpus, reumatismo, etc.
          O risco é o uso em doses excessivas.

          3+

          • Barnabezinho 21 de março de 2020 at 15:38

            O gloria d’or vai abrir esta semana. 89 leitos de UTI.

            1+

    • Someone 21 de março de 2020 at 17:20

      A maioria dos países que ainda lidam com malária são shitholes. Complicado usar os dados deles, se nem os dos países mais desenvolvidos são confiáveis mais.

      1+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:41

    Foi ruim na copa e olimpíadas? Foi péssimo…

    Mas a guardem o que vem por aí…

    Com certeza, veremos medidas loucas e milagres econômicos de todo tipo Pra tentar salvar um paciente que (em termos financeiros) já vem na uti a muito tempo…

    1+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 14:43

      Sim, essa sim é uma “guerra cultural” que deveríamos batalhar, pra impedir que ocorra. Centro e Esquerda estão doidos pra aumentar seus poderes, impostos, controlar tudo, enquanto a Direita fica preocupada com a Playmobil ou notinha do Jornal da Band (que deve ter 2 pontos de audiência). Temos de travar as batalhas certas e essa é a batalha agora: impedir o avanço do estatismo e conseguir o efeito oposto na marra, de reduzir estado e dar mais liberalismo econômico – pra tentar recuperar os cacos quebrados.

      2+

  • Muquirana Raiz 21 de março de 2020 at 14:53

    O plano do governo até o momento

    Por governo me refiro a legislativo, judiciário, executivo municipal, estadual e federal. Deixo claro que o peso do executivo federal no quadro atual é mínimo levando em conta legislativo, judiciário, estados e munícipios. Não sabemos ao certo o quanto cada “cigarrinha” vai aproveitar a crise para devorar os recursos se aproveitando do caos atual.

    1- Travar a economia para evitar o colapso do sistema de saúde (decisões de boa parte dos estados e municípios).
    Até aqui pode ser questionável, mas aceitável.

    2- Ligar as impressoras através de decretos revogando o teto de gastos.
    Também questionável, desde que visando conter a crise e como parte de um plano para recuperar a produtividade no pós-crise, mas…

    3- Beneficiar a classe improdutiva:

    100 milhões para shows em janela em SP #https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/03/estados-tentam-criar-saidas-para-reduzir-prejuizos-do-coronavirus-na-cultura.shtml
    “Sugestão” de 1,5 Bi para a “cultura” #https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/03/sa-leitao-sugere-a-regina-duarte-investimento-direto-de-r-15-bi-para-conter-crise-na-cultura.shtml

    Nesse ponto vemos que tem muita gente no(s) governo(s) que não tem uma visão da gravidade da situação, ou não tem um compromisso com a recuperação da economia, ou já espera entrar em default e quer salvar os amigos, ou uma combinação de tudo isso.

    O comércio em geral ardendo, vários donos de pequenas empresas, que criam empregos e movimentam a “economia de base” com grandes chances de irem a falência e o(s) governo(s) preocupado(s) com os amigos.

    Óbviamente nesse meio tempo tentarão emplacar projetos populares para não escancarar a dilapidação econômica e acalmar os animos populares:

    #https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/19/cni-encaminha-medidas-ao-governo-para-amenizar-crise-por-conta-da-covid-19.htm

    O que esperar durante a crise

    De acordo com o ministro o sistema de saúde entra em colapso em 1 mês e o surto pode durar 5 meses (até agosto):

    #https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/03/20/mandetta-diz-que-infeccao-por-coronavirus-no-brasil-deve-disparar-em-abril.ghtml

    Alguém me corrija nesse ponto, mas isso significa que:

    1- Com o sistema de saúde entrando em colapso a única medida efetiva é a de prevenção de contágio
    2- Entraremos em um “Catch-22” onde o sistema de saúde não se recupera pois não há indústria para abastecê-lo, e a indústria fica parada porque não há sistema de saúde para tratar os doentes.

    Isso deveria durar até a fabricação e distribuição em massa de um medicamento ou vacina, e, obviamente, o governo terá que aumentar ainda mais a dívida pública para evitar um colapso total ou mesmo utilizar as reservas em dólar.

    Porém alguém espera que as pessoas irão ficar em casa? Vendo o estoque de comida e as contas chegando? Quando a convulsão social começar teremos um cenário de contato e disseminação de doença igual ao início, porém:

    1- Com comércio arrasado,
    2- Indústria parada,
    3- Aumento da criminalidade,
    4- Sistema de saúde colapsado e pessoas morrendo por outras doenças em uma taxa ainda maior.

    Todos evitamos constatar o óbvio sobre a decisão de parar tudo, por ser muito duro, mas caminhamos a passos largos em direção a uma convulsão social, ou não?

    8+

    • AAC 21 de março de 2020 at 15:01

      Bem provavel acontecer isso mesmo

      3+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:02

      São cenários, ninguém sabe o que vai acontecer, quanto tempo ficaremos nesse estado e quais resultados serão obtidos. Como eu disse mais acima, é um período de total incerteza sobre o futuro, qualquer coisa é possível, até não acontecer nada.

      2+

    • Jr 21 de março de 2020 at 16:14

      Por isso vão investir nos artistas… Quando eles estiverem cantando imagine nas janelas e soltando pombos, a convulsão social acaba…

      6+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 14:53

    Tenho visto uns comentários de mukis, um específico do muki julio sobre entrar na bolsa nesse momento, sugestão de ações etc!!!

    Então, ai vai o pitaco do velhuscas… temos um “admirável mundo novo” pela frente, mares nunca dantes navegados (um misto de 1918 n a gripe espanhola com 1930 na depressão)!!!

    Em PRIMEIRO lugar, e falando de economia tá: PRESERVEM TUAS RESERVAS FINANCEIRAS em especial as mais líquidas !!!

    Depois, refaçam teus cálculos sobre reserva de emergência… Mrs Hidden temos um inss que paga nossas contas de comida1, moradia2 e plano de saude3 !!! Mas mesmo assim, se o Estado falhar estou dobrando minhas reservas pra emergenciais pra CINCO ANOS!!!

    Quer dizer, TENHO que ter $$$ pRa pagar esses mesmos gastos por esse período…

    Investimentos? Ficam pra um segundo plano.

    Fui inte.

    10+

    • bomberman 21 de março de 2020 at 14:56

      Eu pensando aqui que três anos tava bom… sei de nada, inocente.

      1+

    • AAC 21 de março de 2020 at 15:00

      Eu sempre penso em 15 anos

      1+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 15:11

        15?
        Então você já poderia se aposentar?

        2+

        • AAC 21 de março de 2020 at 15:12

          Nao tenho pra 15, isso é meta pra ficar seguro, pra aposentar penso em 35 a 40

          2+

          • Um dois 21 de março de 2020 at 15:15

            40? De reserva de emergência?
            Acho que você não está fazendo isso direito…

            4+

            • AAC 21 de março de 2020 at 15:16

              Não, de reserva, so trabalho com d+0 entao tanto faz

              2+

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 15:11

      Sábias palavras velhuscas. Pessoal ainda não entendeu que tudo precisa ser re-dimensionado. Estamos diante do tal cisne negro.

      3+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:13

        Grupo de cisnes é chamado do que?
        Nao aprendi isso na escola kkkkk

        1+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:14

      Foi o que falei pra Patroa hoje, enquanto não tiver algum norte, vou deixar o que for poupado para reserva de emergência, os investimentos vou manter todos que fiz e talvez deixar pra aportar só mais adiante.
      Enfim, pois daqui alguns meses receber 100% do salário pode ser um luxo que até funças não terão.

      3+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:19

        3 meses INSS e FP aguentam receber sem trabalhar/economia parada
        Depois comeca os cortes nos salarios forçados. Estilo Grécia

        3+

  • PowerGirl 21 de março de 2020 at 15:00

    Para aqueles que perderam a boa vontade com nosso Presidente Bolsonaro e também para aqueles que estão reticentes com suas atitudes frente a Pandemia do Coronavirus. Assistam a entrevista que ele deu para o Ratinho, no SBT ontem.

    9+

    • Muquirana Raiz 21 de março de 2020 at 15:17

      Assino embaixo a parte da entrevista que assisti até agora.

      1+

  • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 15:04

    Caros agora vai começar essa mania dos governos gastarem como se não houvesse amanhã. O problema é que a arrecadação vai cair muito e se ninguém quiser emprestar pros desgovernos falidos o que que vai acontecer?

    1+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:05

      Vão chamar as Impressoras.

      1+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 15:05

      Desinvestimento direto e indireto.
      Aumento do risco – país.
      IPCA pressionado.
      Desvalorização da moeda.

      2+

      • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 15:09

        Mas os FPs e Políticos continuam com seus salários gordos e reajustados certo? Principalmente os excelentíssimos lagostissimos ministros do Supremo

        4+

    • Um dois 21 de março de 2020 at 15:13

      Entramos em uma chance séria de quebrar.

      1+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:16

        Ja estavamos quebrados
        Agora será apenas os ultimos batimentos cardiacos de quem esta em ataque fulminante do coração

        3+

        • Um dois 21 de março de 2020 at 15:19

          “Já estávamos quebrados”
          Fala isso pros hermanos…

          1+

  • AAC 21 de março de 2020 at 15:08

    Putz, divulgaram agora, mais 793 mortes na Italia, ta acelerando…taí os tais numeros fora china.

    2+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:09

      XINA deve ser isso por hora.
      Mas la da pra esconder

      6+

      • AAC 21 de março de 2020 at 15:13

        Se considerar que a populaçao deles é 23x a italiana, pode ser por ai mesmo

        1+

        • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:15

          Problema quando começar a doença nas forcas armadas e a mesma começar sse rebelar contra o o partido que so fica na capital dando ordens, comendo caviar e tomando vinho importado.

          1+

          • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:15

            Ou pode ser a solução
            Pra china virar uma democracia

            0

    • Nilson 21 de março de 2020 at 15:12

      Germanistão está OK

      1+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 15:14

        Aqui por enquanto quase ok
        – de 2% de mortos

        0

      • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:15

        Eu não entendo a razão da Alemanha ter um sucesso aparente em relação a Itália. OK que eles tem um pouco menos da metade dos casos, mas em termos de mortes, tem apenas 75.

        0

        • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:16

          Seria o sistema de saúde Alemão, que dizem ser de excelência e procurado por endinheirados de toda a Europa, a solução? Pois diziam que todo e qualquer sistema poderia colapsar, que ter dinheiro não faria diferença.

          1+

        • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:17

          Nao esquece que italia é um Brasil
          So que estao na europa

          4+

        • Um dois 21 de março de 2020 at 15:17

          Eu acho que eles testam muito mais
          A Itália deve estar com pelo menos 10x mais doentes que eles falam
          Aqui provavelmente é o mesmo ou mais

          1+

          • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:19

            Pois é, o tal Átila falou que os países que contornaram bem o problema testavam mais as pessoas. No Brasil, parece que teríamos apenas 30 mil testes (e os demais? Não tem dinheiro? Pra artista tem?). Se for esse o divisor de águas, vamos arder lindamente daqui 30 dias.

            3+

            • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:20

              A China em 30 dias foi de 900 e poucos para 70 mil casos.
              Isso é muito, muito preocupante.

              0

            • Um dois 21 de março de 2020 at 15:21

              Só existe se você conta?
              Dez vezes mais doentes faz a nossa taxa de mortos cair pra 0,17%…

              2+

              • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:24

                Sim, na verdade eles estimam que para os 1000 testados, devem ter outros 4 mil não identificados (que podem ser assintomáticos, não testados mas que se recuperam bem, etc), mas é o risco desses outros 4 mil espalhar ainda mais a doença (se não souberem que a portam). Agora com isolamento, isso talvez ajude, vamos ver.

                0

                • Um dois 21 de março de 2020 at 15:27

                  Se estamos lidando com uma doença de 0,17% de taxa de letalidade estamos lidando com uma gripe…

                  0

                  • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:41

                    Seria vezes 5 e não 10. E estamos nos primeiros dias, o ideal será rever esses dados daqui uns 30 dias. A taxa é em torno de 2%, tem girado em torno disso.
                    Desses 5 mil que temos hoje, mas só cadastrados mil, devem morrer pelo menos 100 pessoas, então uns 80 já estão condenados a morte (e devem ser do grupo de risco).

                    0

                    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:42

                      Os outros 18 (quase 20) já bateram as botas.
                      E como não vai parar, vai só crescendo.
                      Tem que esperar até o dia que os casos ativos começarem a reduzir, por enquanto só estão aumentando, dia após dia.

                      0

                  • Um dois 21 de março de 2020 at 15:47

                    Eu acho que a Alemanha tem os dados mais próximos da realidade.

                    0

            • AAC 21 de março de 2020 at 15:21

              Vao usar estes kits todos em nossas excelencias

              2+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 15:34

      Vamos acompanhar a Espanha, que deve ser ainda pior.

      2+

    • Investidor 21 de março de 2020 at 16:32

      Progressão geométrica é o nome disso. Brasil tá no mesmo caminho, quantos infectados assintomáticos não estão em quarentena agora achando que estão seguros?

      4+

  • Bruno L 21 de março de 2020 at 15:16

    Xenofóbicos

    “Paraguaios cavam valas para impedir que brasileiros entrem no país e governo decreta isolamento total”
    fonte: g1

    3+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:17

      Trincheiras. WW1 feelings.

      3+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:21

      Eles so nao podem esquecer que 70% do pib deles vem de 2 coisas
      Vende de mercadorias e Itaipu

      Se agente nao comprar os 2 o paraguai vai ser o qje era na guerra do Paraguai
      So que nao vamos precisar dar 1 tiro se quer.

      2+

  • leomg 21 de março de 2020 at 15:21

    Para mim o caso mais estranho de todos é o caso do Irã,

    Um dia após o outro eles não passam de 1200 casos:

    “https://www.worldometers.info/coronavirus/country/iran/”

    O caso lá segue uma aproximação linear e não exponencial como na Europa, como vírus não vê cara e nem coração assumo que o caso esteja muito pior por lá. O governo deve estar mentindo na cara dura e/ou pior não saiba nem o que esteja acontecendo.

    3+

    • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:22

      Estranho pq?
      Esqueceu que la tb é ditadura?

      5+

      • leomg 21 de março de 2020 at 15:24

        Além de ditadura eles são uma ditadura zoneada. Porque me parece que o controle deles da situação é zero. Os caras libertaram 70 mil presos.

        2+

      • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 15:25

        Estranho é a China estar com 80 mil casos travados há dias.

        5+

        • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:27

          Magica do comunismo
          Se nao contam é porque nao entraram na estatística do estado.

          Pode ter certeza que la chegou no 2.000.000 de infectados
          Mortes la devem ser 700/h

          Mas como a população é grande ta dando para esconder por enquanto.q

          Agora se começar as mortes.em.massa no exército, quem vai proteger o partido ?

          4+

          • g.w. bush 21 de março de 2020 at 15:30

            Li que Cuba só vai permitir a entrada de cidadãos cubanos! WTF? Quem é o cubano que voltaria pra Alcatraz?

            3+

            • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 15:31

              Embaixadores, pessoal da policia secreta cubana que mora na Venezuela, os enfermeiros do mais médicos, esses vao voltar pois são Soça de DNA

              0

              • g.w. bush 21 de março de 2020 at 15:36

                Verdade, esqueci dos escravos que estão alugados para shitholes e da nomenklatura.

                3+

  • JonassBR 21 de março de 2020 at 15:30

    Cidade interior SP.
    Não tem kit PCR.
    Esquece o que lerem na mídia, o que sair de positivo pode multiplicar, por 10 ou 100 ou 1000 não sei.
    Hospitais bloqueando tudo que é eletivo pq preveem uma avalanche.
    No meio dos ‘eletivos’ estão incluídas doenças graves, câncer etc.
    O impacto na saúde é bem maior que a UTI cheia de coronga.

    Boa sorte a todos. Vamos precisar.

    8+

  • AAC 21 de março de 2020 at 15:31

    Das duas uma, ou essa doença é poderosissima mesmo, pra justificar o mundo em quarentena ou é um grande teatro pra algo muito grande que nao temos nem ideia, por eqto fico com a primeira opçao

    6+

    • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 15:32

      Xadrez 5D. Mas seria da China ou do EUA?

      2+

      • AAC 21 de março de 2020 at 15:33

        Seria um xadrez com outras leis da fisica, tipo de outro multiverso

        1+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 15:35

        Quem está perdendo menos?

        0

      • Bruno L 21 de março de 2020 at 15:35

        No caso da opção 1, os governantes deveriam estar sabendo de coisas que não estamos (e o Bolsonaro também, já que desdenhou inicialmente da situação). Porque pararam os Estados na canetada. E cidades sem casos estão parando também.

        1+

    • Sir Scemo 21 de março de 2020 at 15:46

      Geralmente é a opção mais simples.

      3+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 15:48

        O teatro então

        0

      • leomg 21 de março de 2020 at 16:19

        Navalha de Occam

        5+

    • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 15:47

      É pouco ainda….

      Acabei de saber aqui que na empresa que o vizinho trabalha, todo mundo não vai receber salário. Já avisou que terão que procurar a caixa. Se piorar, todos demitidos… Que tristeza.

      4+

    • macacoalbino 21 de março de 2020 at 15:48

      porra, ainda bem que algum fdp de brasilia está falando abertamente nisso. caralho, corta logo 50% até julho, não é sarcarmos. Ei, sou FP viu ?

      11+

      • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 16:11

        Isso aí, que seja 50% para Iniciativa privada e 50% para funcionalismo público. Regra iguais para todos sem distinção…

        5+

    • Cesar 21 de março de 2020 at 15:48

      Isso é esperado. Vai sair dinheiro de onde com tudo parado? Estão sendo é otimistas, eu penso que vai ter é calote de tudo quanto é lado, em fornecedores e salários, pelo menos durante a paradeira.

      6+

      • Cesar 21 de março de 2020 at 16:10

        Todos que dependem de receitas estatais vão arder, isso inclui aposentados. Não sei o que o pessoal fará sem reserva de emergência. A partir de um certo ponto talvez nem reserva de emergência sirva para nada, se tudo continuar parando. Após a crise veremos uma geração com hábitos de poupança, todo trauma violento muda os costumes de um povo. Parece que o brasileiro aprenderá na marra o preço do carpe Diem.

        7+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 15:48

      Em até?
      Estão de sacanagem.
      No mínimo tem q colocar um teto, aproximando do salário médio da iniciativa privada.

      3+

    • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 15:51

      Esse projeto já é anterior ao Corona, mas poderia ser aumentado.

      2+

  • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 15:42

    Claramente a China está mentindo e o negócio por lá tá muito pior.

    Acho que está na hora de a China ser responsabilizada por isso.

    Itália até agora 793 mortes em 24 horas 🙁
    Coronavirus: Italy death toll rockets by 793 in a day, with more than 6,500 new cases recorded

    7+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 15:46

    CVR
    Fiz uma reserva agora para um rapaz que foi abandonado pela agência de Floripa. (reserva do retorno para Junho)
    Está em Orlando e a mãe desesperada quer que ele volte o mais breve possível.
    Só consegui na Delta via Atlanta.
    Chegando… quarentena.

    5+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 15:47

      os pais torcendo para que não venha uma ordem amanhã domingo.. interrompendo os voos EUA x BNN

      1+

    • MrCitan 21 de março de 2020 at 15:53

      Sei lá.
      Se eu estivesse nos EUA e tivesse reservas, ao invés da banania eu iria para o Estado com os casos mais baixos.

      2+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 15:55

        garoto de 17 anos
        é Santa Catarina mesmo

        0

        • MrCitan 21 de março de 2020 at 15:57

          Então nesse caso não tem jeito mesmo.
          Melhor voltar para a família o quanto antes.

          2+

  • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 15:50

    Nao tenho nem condiçoes de opinar sobre as ações do Governo no longo prazo
    mas tem me incomodado muito a falta de movimentação ou informação da estrutura que tentaram ter para mitigar o tal colapso que disseram que poderá haver
    Estados e F.A. quase zero disso

    2+

    • Cesar 21 de março de 2020 at 15:57

      Estado brasileiro mostrou que só existe para alimentar corrupção. Um bando de mentecaptos incompetentes. Eu, se fosse o Mandetta teria vergonha de vir a público apenas para dizer que o sistema vai colapsará por falta de estrutura e não dar detalhes de planos de guerra para enfrentamento da situação. Isso depois de ter tido a cara de pau de falar que estavam avaliando medidas para adquirir máscaras para o pessoal da saúde já que os fornecedores tinham vendido tudo em contratos externos. Vai lá deixar de ter arma porque esses idiotas acham que você não deve ter.

      4+

      • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 15:59

        Mandetta falhou.. uns três cadaveres em decomposição ajudariam muito !!!

        2+

      • Cesar 21 de março de 2020 at 16:01

        É esse bando de merda que acha tem o direito de determinar o que será ensinado aos nossos filhos nas escolas, proíbem homeschooling, e o que você vai fazer com seu dinheiro, pois não pode nem mandar seu patrimônio financeiro para fora do país sem ser tributado em valores absurdos. Ainda aparece imbecil querendo fornecer modes para a mulherada via Estado.

        9+

        • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:07

          Penso que no momento a única coisa que pode faltar será caixão e Cova!!!

          2+

  • Viking 21 de março de 2020 at 15:57

    boa tarde pra quem está fazendo compra online.
    só vou sair pra buscar a mercadoria na loja

    5+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 15:58

      modernão feelings
      smart guy feelings
      e aí esposa tá melhor ?
      VAI SER MENINO ou MENINA ?

      2+

      • Viking 21 de março de 2020 at 16:08

        ela tá bem
        teve alta terça, mas vai precisar tomar insulina de forma contínua agora.
        ainda não sei é menino ou menina 🙁

        2+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 16:11

          Beleza. Bom fds para vocês !

          2+

    • Dirk 21 de março de 2020 at 16:00

      Os mercados aqui não estão dando conta do delivery. Um só tem pra quinta, outro “pediu pra sair” do Rappi por não aguentar o aumento na demanda.

      3+

      • Jr 21 de março de 2020 at 16:04

        Simulei uma compra online em dois mercados daqui… Data de entrega mais próxima: 19/04…

        2+

        • Viking 21 de março de 2020 at 16:08

          no caso aqui eu vou lá buscar, é mais rápido

          1+

          • Jr 21 de março de 2020 at 16:15

            Buscando, reduz o prazo em uma semana…
            Infelizmente aqui a demanda está muito alta e não estão dando conta mesmo… Quando a comida acabar, terei que enfrentar o mercado…

            1+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 15:58

    reducao sal de funça?!!!

    Que louxuuuuura…. bem, tá pouco, pelas propostas iriam reduzir o salário e o trabalho em 25% antes da geOsmina chinesa!!!

    Agora, com todo mundo em casa, cortar 20% do sal dos funças de pouco… aghhh cadê aquele bolhista funça que tacava … sou phodastico!!!???? Arda….

    6+

    • Um dois 21 de março de 2020 at 16:01

      Pra quem tem salário pra pagar consignado só vai diminuir o pagamento mensal…

      4+

    • Lutando 21 de março de 2020 at 16:30

      Ouxe, parece uma arapuca para Bolsonaro.

      3+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:00

    A respeito da coletiva da morte preeemente..

    Mandetta falhou.. uns três cadaveres em decomposição ajudariam muito !!!

    2+

  • Pé Vermelho 21 de março de 2020 at 16:00
    • Um dois 21 de março de 2020 at 16:07

      “TOMAR cuidados higiênicos com o nariz e a garganta: inalações de vaselina mentolada com água iodada, com ácido cítrico, tanino e infusões contendo tanino, cmo folas de goiabeira ou outras”

      Inalação de vaselina? Não é a toa que morreram…

      3+

  • Jr 21 de março de 2020 at 16:01
    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 16:03

      EU KERO TIO !
      COMOKIFAZ ?

      1+

    • Um dois 21 de março de 2020 at 16:03

      Yeah! Agora vai!
      Quero mil trumps de renda mensal até o fim da pandemia, por pessoa

      2+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 16:04

        Em USD cash entregue pelo RAPPI

        2+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:04

    Pra registro…

    Nunca é demais, na hora em que sobrevivência vira LP lembrar….

    Fez a reserva sem emergência ? Dobre, no mínimo…. algo Dela depende de grana do Estado, incluindo soldo aposentadoria e pensão? Esquece, elimine.

    4+

    • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:05

      Ahhh fez as contas e sobre dinheiro? Então, ações podem ser uma boa …. mas só ser for pra daqu a uns 5 anos!! Acha muito? Dobre …

      Segue o fluxo.

      6+

  • Atlas de folga 21 de março de 2020 at 16:14

    Ouçam o que o Ministro da defesa de Israel disse:

    2+

  • Atlas de folga 21 de março de 2020 at 16:14

    Não podemos ir e vir sem autorização do governo.
    Não podem produzir e comercializar nada além do que o governo determina.
    Não podemos comprar nada além do que o governo permite.
    Não podemos praticar preço diferente do que o governo estipula.

    E as pessoas ainda concordam com essas medidas sem qualquer tipo de objeção ou questionamento. Alguém ainda tem duvidas de que, quando tudo isso passar, a solução para contornar os problemas que eles mesmo criaram, será de impor ainda mais governo em nossas vidas ?

    21+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:22
  • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:23

    Movimento de bares e restaurantes locais no Instagram e whatsapp, pedindo para os clientes não aceitarem as leis de fechamento, que eles não tem como pagar os fornecedores e funcionários.

    Está acontecendo rápido folks.

    10+

  • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:25

    Vocês me conhecem e sabem que não sou adepto do pânico, mas gosto de avaliar todos os cenários. Para vocês, qual a chance de 1. corrida aos bancos e de 2. confisco de poupança?

    4+

    • Viking 21 de março de 2020 at 16:27

      1 é provável
      2 acho bem difícil

      6+

      • Selíaco 21 de março de 2020 at 16:28

        1 já começou

        4+

    • Um dois 21 de março de 2020 at 16:27

      1 já está acontecendo
      2 acho que não ocorrerá, mas lógico que é só achismo

      3+

      • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:30

        Tenho apenas trocado em espécie. Estou avaliando a possibilidade de ter mais dinheiro na mão.

        1+

        • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 16:30

          Esses dias riram do Manco, que parece que queria fazer isso.
          Hoje já tem mais pessoas levando a sério.
          Então semana que vem a histeria tomará conta.

          Sideshow Bob pira!

          4+

          • Sapato Furado 21 de março de 2020 at 16:31

            Até eu estava pensando, pois se de uma hora pra outra, os mercados não quiserem aceitar cartão, ai faz o que? Chora? É complicado mesmo.

            2+

    • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:28

      Vejo poucas chances mr presidentO…. possível sim mas improvável… e Farão o que com $$$$ ????acho mais provável problemas de suprimentos antes….

      2+

      • Nilson 21 de março de 2020 at 16:56

        corridas aos bancos só se for para rapar os limites de crédito. Não há poupança!

        4+

    • AAC 21 de março de 2020 at 16:29

      Agencias estao fechadas. Da pra sacar merreca nos caixas eletronicos…confisco pode acontecer qdo acabar a lagosta do longa manus

      10+

      • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:32

        Estou pensando nos pequenos empresários que vão precisar de dinheiro pra pagar o vale dos funcionários, um ou outro fornecedor, etc. As pessoas tendem a negociar apenas no dinheiro quando a coisa aperta.

        3+

    • Intendente 21 de março de 2020 at 16:30

      1. já acabou o dinheiro da massa

      2. impossível.

      2+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 16:32

        Nunca diga impossível, especialmente na banânia

        5+

        • Intendente 21 de março de 2020 at 16:37

          Confisco é inconstitucional.

          1+

          • Um dois 21 de março de 2020 at 16:39

            Junta o nhonho e o batoré e em 15 min. eles mudam isso…

            8+

            • Intendente 21 de março de 2020 at 16:44

              Realmente, a população não faria nada.

              2+

              • Um dois 21 de março de 2020 at 16:45

                Rebelião tipo na época do colorido?

                3+

                • Intendente 21 de março de 2020 at 16:49

                  Confisco do collor partiu do executivo. Cumpra-se.

                  Como tem a proibição da CF, o legislativo teria que se movimentar para fazer isso.

                  Seria o timming para noticiarem esse movimento.

                  Mas deixa pra lá. Continuem precificando os piores cenários mesmo, vai todo mundo morrer, né.

                  5+

                  • Um dois 21 de março de 2020 at 16:50

                    Eu mesmo falei que acho pouco provável, mas impossível é muito forte

                    3+

              • Atlas de folga 21 de março de 2020 at 16:46

                Tão de quarenta, ora pois

                1+

          • Viking 21 de março de 2020 at 16:39

            nessas horas a CF nao vale nada, vc sabe

            5+

            • Intendente 21 de março de 2020 at 16:42

              Então fujam do país!

              0

              • AAC 21 de março de 2020 at 16:43

                Pra onde? Tamos no pior cenario possivel, nao tem pra onde correr

                4+

              • Um dois 21 de março de 2020 at 16:44

                Intendente, aqui é o país que até o passado é incerto, quem dirá um pedaço de papel

                3+

          • Cesar 21 de março de 2020 at 16:46

            148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

            I – para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

            Confisco é inconstitucional, mas pegar “emprestado” para devolver quando der… basta uma lei complementar

            5+

            • Um dois 21 de março de 2020 at 16:48

              Foi exatamente o que o color fez

              3+

            • AAC 21 de março de 2020 at 16:48

              Longa manus e seliaco quer nossas economias pra pagar suas lagostas, funça é um ser quase divino

              5+

            • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:48

              É disso que estou falando!!! Você vai lá tirar sua reserva de emergência da poupança e…está indisponível para ajudar o país no esforço de reconstrução.

              3+

              • AAC 21 de março de 2020 at 16:52

                Se for so da poupança ta menos pior

                0

        • Intendente 21 de março de 2020 at 16:34

          Mais uma vez. Vamos parar de escalar uma crise que ainda tem muito chão para crescer.

          Diga não à histeria.

          3+

      • AAC 21 de março de 2020 at 16:34

        No caso do 2, serão caçados onde estiverem, mas pra 2 nao acontecer, tem que cortar 50% do salario dos funças

        3+

        • Selíaco 21 de março de 2020 at 16:42

          Engraçado q é sempre no fiofó do funca.

          2+

          • AAC 21 de março de 2020 at 16:44

            Fiofo? Se para de arrecadar de onde viria o dinheiro?

            4+

            • LEONARDO PIRES 22 de março de 2020 at 03:34

              Não vai ter corte de salários, não! Basta atrasar o pagamento, fazer um parcelamento e por aí vai.

              0

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:33

    A respeito do propostos impicjimant…

    “Neeste sentido, um impeachment neste momento teria um valor civilizatório, pois deixaria claro que a sociedade brasileira não admite ser comandada por alguém que se demonstra tão inepto e com interesses exclusivos de autopreservação. Bolsonaro demonstrou nos últimos dias como é capaz de produzir ações que desmobilizam as tentativas da sociedade em conscientizar todos da situação em que nos encontramos. Suas ações custam vidas”

    Esse Vladimir saflate é um esquerdista filhos da phuta, escrevia pro jornal do Brasil ….. aghhh que falta faz uma forca!!!

    4+

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:34

      Vai pipocar esquerdopata oportunista agora. Mais um componente do C.A.O.S. banânico.

      4+

  • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:37

    Outra recomendação antiga do blog muito útil para períodos de C.A.O.S.: seja low profile. Qualquer sinal exterior de riqueza tende a ser mais perigoso que o normal.

    12+

    • AAC 21 de março de 2020 at 16:39

      Ou seja, nao ande com o carrinho cheio de compras por ai, esconda o alcool gel

      10+

      • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:40

        kkkkk estava pensando em ser roubado e espancado porque você tem comida em casa.

        8+

        • AAC 21 de março de 2020 at 16:43

          Passei pela crise de segurança de 2017 aqui no ES, ruas tao vazias igual, naquela epoca quem podia contratava segurança armada

          2+

          • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:45

            Já mostraram um vídeo walking dead no RJ. Sair de casa vai ficar muito mais perigoso que o normal.

            2+

  • AAC 21 de março de 2020 at 16:40

    Batore se nao for pro saco fica imune, lembrem disso

    2+

  • Atlas de folga 21 de março de 2020 at 16:44

    Noticia boa galera:

    Essa quarentena vai reduzir o aquecimento global!!!

    7+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:46

    Pra registro e a respeito do tópico ..

    Passou meio dasapercebido, masssss o FED colocou UM TRILHAO DE DOLETAS a serviço dos States e d e países AMIGOS…. inclusive, amigos e parceiros do amigo do mr presidentO, o Trumpinator!!!

    Bananistao tem à disposição, SESSENTA BILHÕES DE DÓLARES pra esse momento de crise extrema TalOkay!!!!

    Sorte nosso que temos um Capita e equipe que escolheram USA, UK e Israel como sócios até a morte…. aos detratores de plantão meu cordial PHOOOOOOOOOOODAMSE!!!

    Fui, inte.

    8+

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 16:50

      Boa!

      1+

  • Investidor 21 de março de 2020 at 16:47

    Hoje eu tava lembrando da little Rose e Chicão nos aconselhando a comprar uma terrinha com água, local pra plantar e criar, geradores, comida, remédios, armas. Tô confinado num bolhudinho de 82m2 e com uma criança de 1 ano e meio. Imagina que beleza se tivesse uma terrinha? Testava toda a família e bóra pra lá viver a vida.

    7+

    • AAC 21 de março de 2020 at 16:50

      Sim, mas teria que ter ido antes do carnaval…eu tenho terrinha mas ta longe 1000km, nao sei se conseguiria chegar, tem que se adiantar nessas situaçoes

      0

      • Investidor 21 de março de 2020 at 16:52

        Teria que ser próximo. Testa toda a galera e bóra pro rural.

        2+

        • AAC 21 de março de 2020 at 16:53

          Testa como?

          0

    • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 16:58

      Basta uma boa casa nas charmosas montanhas do Sul do ÉS .. gente plantando e colhendo muito hortifruti e tb muita proteína, de frango boi e porco tem ao redor!!!! Yeahhh

      3+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:11

      Tá louco?
      Vc está no melhor lugar.
      O Mat pode ratificar.
      Meu pai tem fazenda, com 700m de frente pra rodovia.
      Roubam o gado e matsm usando o próprio curral, deixando o resto q não lhes interessam.
      Isso em período normal.
      Cuidado com essa ideia romântica aí.
      Isso aqui é banania!

      8+

      • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 17:14

        Acho que ele se refere à ter uma simples chácara com espaço aberto e insumos pra auto-suficiência (agua corrente e gerador elétrico)

        2+

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 16:52

    03 restaurantes / petiscarias irão fechar as portas para sempre em Curitiba/ Alto da XV . Fonte: co-cunhado que tb ja tinha vendido um bar em 2019. 40 funcionários serão demitidos

    9+

    • leomg 21 de março de 2020 at 16:57

      Pandeiro,

      Eu tô com medo é do sogrão, o velho tem um pequeno plano funerário em MG.

      Se começar a morrer mais de 5 por mês o negócio dele vai a falência em dois tempos.

      7+

      • g.w. bush 21 de março de 2020 at 17:00

        Caramba!

        2+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:01

        PUTZ!
        Tentar estabelecer parcerias, mitigar

        2+

        • leomg 21 de março de 2020 at 17:04

          Já até tem parcerias, mas esse negócio é nicho. Normalmente são microempresários que se ajudam, o faturamento é tipo 8 mil reais mês.

          Não existe planejamento para pandemias nesse tipo de negócio.

          4+

          • Cesar 21 de março de 2020 at 19:27

            Não haverá enterro ou funeral de mortos com Covid. Se o número aumentar muito, acho que nem as cinzas vão se preocupar em entregar para a família, infelizmente

            3+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:15

      E tudo isso fortalecerá ainda mais os serviços de delivery.

      1+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 17:17

        Só se for delivery no fiado…

        1+

  • Intendente 21 de março de 2020 at 16:56

    Oportunidades nos próximos meses:

    1. Tijolos mágicos: bananenses buscando liquidez;

    2. Pontos comerciais.

    7+

    • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 17:02

      Estava pensando nisso também.

      2+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:14

      Adquiri o 2o no final do ano passado.

      0

  • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 17:00

    Atlas de folga
    Ouçam o que o Ministro da defesa de Israel disse:

    Perfeito, creio ser esse o melhor jeito.

    3+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:13

      Sp cortou gratuidade prós véio no transporte público né…

      2+

    • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 17:33

      O cara ainda contou história pras crianças kkk, da hora

      1+

  • Investidor 21 de março de 2020 at 17:10

    Empréstimo compulsório? Fique a vontade, tá tudo em LFT. Me pagando IPCA + 6% tá tudo tranquilo hehehe

    2+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:12

      Mas é isso q farei.
      Vou emprestar pro Estado!

      0

  • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:12

    Sogra QUASE surtando
    Chorando
    06 bandejas de ovos na cozinha
    Gastou 2 mil reais nos supermercados
    Comprou arroz , sal e papel higiênico para a minha CASA

    9+

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 17:13

      Q vontade louca de estar viva heim

      1+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:15

        Tentando acalmar
        Mas ela não escuta
        Pânico

        3+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:18

          Fonte : grupos de zap, FB e Globo NEWS

          3+

    • Jr 21 de março de 2020 at 17:17

      Avisa ela que ovo não dura muito…

      2+

      • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:20

        Mas ela não vai comer.
        É so para ter ali . segurança emocional.
        Vai tudo fora.

        4+

      • Um dois 21 de março de 2020 at 17:21

        Faz ovo em conserva…

        3+

        • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 17:24

          Estamos deixando ela extravasar um pouco
          ta chorando , rindo de forma nervosa e soltando as emoções. Patroa calma.. Tentando utilizar técnicas de psicologia

          7+

          • Um dois 21 de março de 2020 at 17:25

            Vixi
            Tenta manter ele longe das notícias…

            0

            • Jr 21 de março de 2020 at 17:39

              Eu acho que essa é a melhor das medidas preventivas… A maioria das pessoas não possuem controle emocional adequado para lidar com a histeria da mídia e correntes de whatsapp…

              9+

    • g.w. bush 21 de março de 2020 at 17:19

      PQP!

      3+

    • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 17:42

      Ela não é exceção. Agora, imagina milhões como ela por aí?

      Estamos caminhando para o precipício por uma histeria louca.

      Prudência sim, histeria não.

      14+

    • Ugo 21 de março de 2020 at 17:45

      Acabei de voltar do vizinho, fui levar as compras para ele. TV no talo direto na Globo News, ele visivelmente nervoso.

      Fiquei um bom tempo falando para ele mudar de canal, senão vai surtar mesmo.

      12+

  • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 17:42

    Muito bom, vejam

    5+

    • Colmeia 21 de março de 2020 at 20:47

      Like !

      No final quando ele fala do capitalismo ter que aceitar um “ajuste”, ele quis dizer do problemaço da expansão monetária exagerada todos esses anos, certo ?

      0

    • Na_Volta_Eu_Compro 21 de março de 2020 at 20:51

      PP
      O q pensa dos juros reais de TD IPCA?…tô pensando em me posicionar nelas.

      0

      • Pobre Paulista 21 de março de 2020 at 21:06

        Tô achando bom. Essa semana eu botei um tico, se continuar acima de 4,5% eu vou colocando mensalmente

        1+

  • PapiranteSalg 21 de março de 2020 at 17:46

    Em São Paulo, zona leste já saquearam 02 supermercados, o roldão e mais um.

    8+

  • Hidden (aquele) 21 de março de 2020 at 17:48

    uma boa casa nas charmosas montanhas do Sul do ÉS ajuda nessa hora da crise!!!

    .. gente plantando e colhendo muito hortifruti e tb muita proteína, de frango boi e porco tem ao redor!!!! Yeahhh

    4+

  • Ugo 21 de março de 2020 at 17:59

    Pessoal, alguém viu a Greta? Precisamos dela apontando o dedo nos chinas com o “how dare you” para superarmos essa crise!!!11

    18+

    • CL 21 de março de 2020 at 18:01

      Mundo vai pagar caro por ter perdido tempo com groselhas…..

      8+

    • Muquirana Raiz 21 de março de 2020 at 18:03

      Os países estão batendo todas as metas de redução das emissões de CO2 e a população está diminuindo, não era isso que ela queria?

      8+

    • Jr 21 de março de 2020 at 18:03

      Ela postou no twitter que não pode mais falar as merdas em público, mas sem apontar culpados:

      “A crise climática e ecológica é a maior crise que a humanidade já enfrentou, mas por enquanto (é claro, dependendo de onde você mora), teremos que encontrar novas maneiras de criar conscientização pública e advogar por mudanças que não envolvam multidões muito grandes – ouvir as autoridades locais.”

      0

  • Jr 21 de março de 2020 at 18:10

    A manada ouve falar que o medicamento talvez possa curar a doença e já corre para comprar, mesmo não estando doente… E quem precisa fica sem…

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/21/paciente-grave-sofre-com-falta-de-medicamento-esgotado-por-conta-de-suposto-efeito-para-coronavirus.ghtml

    2+

  • Rentista Vagabundo 21 de março de 2020 at 18:10

    Agora vai!

    5+

    • Jr 21 de março de 2020 at 18:13

      Deve ser juiz vegano…

      4+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 18:20

      Parabéns!
      BNN não vai! Nem a porrete!

      5+

      • Tekinhasp 21 de março de 2020 at 18:21

        ele acha que as carnes vão sozinha para os seus devidos setores?

        Mano do céu, que lesado….

        9+

        • Manco 21 de março de 2020 at 18:27

          Essa é a oportunidade do governo capitalizar em cima, vai lá e mete o exército para regularizar a operação, orientar a produção de forma segura, etc para botar disciplina e fazer acontecer eles já mostraram que é possível com esse monte de obra que estão finalizando.

          9+

          • AAC 21 de março de 2020 at 18:28

            Tbm acho, cade o exercito? Pintando corrimão do quartel?

            5+

            • Manco 21 de março de 2020 at 18:35

              Torço para que o nosso ministro da infra estrutura esteja lá trabalhando como um louco e botando toda sua competência na causa.

              2+

              • AAC 21 de março de 2020 at 18:36

                Nao tem como sustentar essa situaçao por mais de 1 mes, sem exercito organizando toda logistica e setores chave

                3+

          • Investidor 21 de março de 2020 at 19:50

            Exército sabe tocar um frigorífico?

            2+

            • Investidor 21 de março de 2020 at 19:50

              Ou qualquer outro processo produtivo?

              1+

  • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 18:17

    As doencas de ficar em casa e sem fazer nada serao maiores que o corona virus

    Pandeiro so teve um gostinho do que vai acontecer em 99,9% dos lares

    4+

    • From_The_Tower 21 de março de 2020 at 18:19

      Agora acalmou
      Comecei a falar da África/ pobreza/ coléra
      Bairro São Pedro nos anos 90
      Uma miséria terrível
      Ai ela se acalmou

      7+

      • Leonardo M. 21 de março de 2020 at 18:28

        Agora que o Sao Pedro tava virando bairro de classe média…1990 feelings