![classe media](https://muquiranas.com/wp-content/uploads/2025/02/classe-media-696x476.jpg)
Money Addicted 7 de fevereiro de 2025 at 07:44
ia escrever que nao só o pobre, mas ai entrariamos na discussao do q é ser pobre, mas se partirmos do principio q sEmos cRasse media.
eu diria q nao é só o pobre mas todos de uma forma em geral, a diferenca é que a classe media tem um pouquinho mais de gordura.
****
Bom dia!
Vamos falar rapidinho desse negócio de ser pobre.
Hoje em dia é um assunto corrente a percepção de que empobrecemos fortemente nos últimos anos, e que realmente estamos sentindo aquela sensação esquisita de que não está dando para planejar as coisas, organizar tudo sem algum sacrifício constante. Estamos ficando mais pobres?
Bem, é mais ou menos isso. O custo de vida nos grandes centros aumentou bastante, coisa de 10% neste ano, em média. Qualquer contrato recebeu reajuste de 5-7% e já percebemos que a inflação não está espelhando a realidade – embora um amigo nosso no telegrão discordasse disso veementemente – e que o custo de vida efetivamente está descolado das expectativas já ruins do gobierno.
Mas antes, temos um ponto: Este empobrecimento afeta desigualmente a população exatamente por que para os mais pobres e para os mais ricos a inflação é menos perceptível. Explico, calma gente. Os mais pobres, aqueles obres mesmo, por consumir menos superfluos e serviços, que naturalmente majoram mais com inflação, e os ricos por ser insensíveis à perda de valor da moeda já que seus investimentos normalmente os protegem deste risco.
Rico na BNN é quem ganha mais de 8k por cabeça. Eu sou bastante simplista: Uma família de 4 pessoas que tenha renda de 32k mensais vive muito bem, mas está LONGE MESMO de ser rica. Tem capacidade de consumo, tem acesso a bens materiais de maior valor mas de forma alguma é rica. Pode viver bem em qualquer cidade do país, mas não tem como chamar essa pessoa de “rica”. Riqueza não tem nada a ver com isso.
Classe média segundo o IBGE do poqueman é quem ganha de 1900 até 8000 e pouco por cabeça. Essa descrição é ruim, obviamente. Um casal que trabalhe como balconista e motoboy, moradores de Belford Roxo, consegue receber uns 4 mil mensais. Seriam classe média, segundo o IBGE. O motorista do ônibus que passa na sua rua recebe uns 3k mensais. A professora da creche municipal pega uns 2k. O rapaz que cata papelão aqui perto de casa e a mulher dele, mais seus dois filhos tiram quse 5k mensais com reciclagem (sei disso) e são classe média, acreditem.
A famíilia que mora em uma casa de taipa no interior do Maranhão é pouco influenciada no curto prazo. Recebe dinheiro do gobierno, tem pouco patrimônio para preservar, e consome muita coisa fora dos sistemas de vendas regulares. Consome pouco em bens materiais até pela preferência em gastos com transporte e eletrônicos – povo lá precisa ter geladeira, celular, TV e motinha. O resto vai levando e assim, a pessoa acaba num ‘bunker’ involuntario. São pobres assim como a senhorinha idosa que mora sozinha numa casinha sem parentes próximos, pegando seu BPC de 1500 reais.
Pensemos que uns 40 kk de bananenses vivam assim, seja no interior do NE, seja numa favela de SP ou no meio da amazônia ou no litoral gaúcho. E não é fácil quantificar pobre. Pobre lá no Maranhão é quem é tão chucro que não tem renda alguma, vive de rio e terra. Se a casa tem um casal e 4 filhos em escola, tem uma renda passiva de uns 1200 reais via bolsas federal e estadual. Se casa e comida são quase de graça então esses 1200 são praticamente excedente.
Se a mesma família morasse num bairro de periferia em BH, por exemplo e não pagasse água ou luz, naquela casa de lajes infinitas de favela… esses 1200 reais seriam excedente na mesma forma? não. Porque na cidade tu paga transporte, gás, os pequenos luxos da vida na cidade como um uber num dia de chuva ou uma passada no shopping a cada seis meses… Mas peraí? QUANTO essa família deveria receber como renda para gerar um excedente de 1200 reais?
Isso. A família na favela de BH, mesmo recebendo benefícios precisaria de muito mais dinheiro para gerar um excedente similar. Pois os custos agregados da vida urbana afetam muito mais intensamente a todos. Uma família pobre vai precisar ter internet para os filhos, roupas para a rotina urbana, insumos para uma casa que tem banheiro com vaso sanitário e chuveiro, piso frio para ser limpo, etc. A casa do pobre urbano é mais cara de manter.
Essa população acaba sendo mais “resistente” à inflação e tende a se adaptar melhor. Resiste mais tempo antes de começar a chiar. Os ricos, já disse, não se afetam, naturalmente. Quem chia e esperneia é exatamente a “classe média”, que sofre diretamente as variações em todo o espectro da economia formal. Toda a sua cadeia de consumo é afetada de uma só vez.
Creio que no momento a classe média sofra mais intensamente o impacto inflacionário. Escola e faculdade, cursos, academia, viagens, bens superfluos, planos de saúde, seguros, entretenimento, tudo isso recebe reajustes de imediato. E abrir mão destes gastos nem sempre é simples e fácil. Daí a maior choradeira e queixa da classe média, que sofre para abrir mão de luxos e benefícios duramente conquistados e percebe que seu suor está indo para sustentar outros grupos, outras pessoas.
Afinal de contas enquanto sua academia aumentou a mensalidade em 50 reais, o moleque da motinha barulhenta não percebeu nada, pois sempre manda colocar vinte contos no tanque…
Bom dia, seus pobres!
Comentários (Ir para o final - espere a página carregar por completo)
1st de barbada!
Bom dia!
Agora vou ler 😛
Pelo menos, né??? bom dia!
Nem ly, fui direto pra icarai bitch … Oji tem churrascao, pe de galinha e glacial a vontade.
Yeahhh
Bom dia.
Esse pobre do interior que vivia da roça no nordeste praticamente não existe mais.
Eu viajo seguidamente de Fortaleza até a região sul do Ceará, região de Juazeiro do norte. Pois a família da minha esposa é de lá. Esse ano faz 23 anos que comecei a fazer essa viagem.
Ano a ano eu percebo interior menor, mais casas vazias, mais sítios abandonados. É muito raro ver no interior uma casa em construção.
Todos vão pra cidade grande, pois além de bolsa família é mais fácil achar um serviço.
Agora essa questão de rico ou classe média é complicado mesmo. Aqui não pagamos aluguel, nem água, e nunca ganhamos tão bem nominalmente falando, mas nunca ficamos tanto tempo sem fazer melhorias na casa.
A casa do interior este ano precisa de pintura nova… E como fazer isso? Não tem mais nada fácil.
Cada vez mais o interior só tem aposentados ou crianças novas. Quem está em idade produtiva vai para as cidades para tentar ganhar mais.
Sei nao, em muita cidade pequena media (ate 50mil hab) do ES muito xoovem quer saber de cidade grande nao.
Se formam e voltam pra la… mas se olhar pra Banania como um todo…
“A Igreja nos últimos dias será privada de seus poderes. O espírito profético se esconderá dela, ela perderá as graças necessárias para desempenhar seu cargo público, a graça da abstinência será diminuída, seus poderes de ensino desaparecerão, ainda que não completamente, assim também será com seu poder de milagres e prodígios. Um exército de sacerdotes apóstatas estará preparado para o Anticristo. No fim dos tempos haverá uma perfeita unidade do mal, enquanto entre os justos haverá divisão e discórdia”
– São Gregório Magno – (Livro XXXV sobre Jó c.1. Epístolas 1 v, 1, XVIII).
Bomdia mukis…
Tem “di ter” visao… fica em Banania e logo serais RYco
Nao precisa nem de xiticao…kkk
EN
TEN
DAM
O “príncipe” maçônico…
https://www.instagram.com/reel/DF0_eCjJYXH/?utm_source=ig_web_copy_link
“É muito possível ser pagão e odiar a Igreja; é igualmente possível ser um pessimista e odiar o universo. Mas há uma única Igreja, exatamente como há um único universo; e nenhum homem sábio perambulará por aí procurando outra”.
— Chesterton.
O acidente de Boban Jankovic é considerado um dos mais dramáticos do esporte. A mídia internacional classifica a lesão do astro do basquete como uma das mais estúpidas da história. E não é à toa. O jogador sérvio, um dos principais nomes de seu país nos anos 1990, ficou paraplégico ao reclamar de uma falta. Sua revolta se transformou em cabeçada. E a cabeçada o deixou sem andar.
A tragédia aconteceu no dia 28 de abril de 1993. Jankovic tinha 29 anos e uma carreira consolidada na então Iugoslávia, experiência que o levou à Grécia como um dos principais reforços do Panionios. Era um jogo eliminatório contra o poderoso Panathinaikos, o quarto da série semifinal.
A seis minutos do fim da partida, com sua equipe perdendo por 56 a 50, Jankovic recebeu uma bola no garrafão, trombou com o marcador e fez a cesta. O árbitro, no entanto, marcou falta de ataque. Revoltado com a decisão, Jankovic deu uma cabeçada no poste que sustenta a tabela. O problema é que o local não estava devidamente acolchoado.
Jankovic ficou caído no chão, com o rosto sagrando, e dizendo que não sentia mãos e pés. Ele recebeu o primeiro atendimento em quadra e foi levado a um hospital de Atenas. O técnico de seu time, Vlade Djurovic, tentava acalmá-lo e seguiu com o jogador até o hospital. Lá, ficou ao seu lado nos primeiros dias. Djurovic havia sido decisivo na contratação de Jankovic.
Dias depois, o técnico revelou que o jogador só repetia uma frase no caminho ao hospital: “vou morrer”. Jankovic não morreu. Ficou paraplégico. Nos anos seguintes, ele se separou da mulher, engordou e passou a ter problemas cardíacos. Sua motivação, dizia, era o filho, Vlantimir Giankovits, que o acompanhou até o fim.
O garoto, hoje, é jogador de basquete profissional e atua pelo Panathinaikos, justamente o adversário de seu pai no dia da tragédia. Jankovic morreu 13 anos depois do acidente ao ter uma parada cardíaca durante um passeio de barco pela Grécia. A camisa 8 que usava no Panionios foi aposentada para sempre. E a lesão se tornou uma das mais chocantes da história do esporte.
https://www.facebook.com/share/r/18FdF13JAP/
baralho q historia triste
Nossa, que história…
Lembro disso na época. Bizarro…
Sera… imaginacao?… sera que nada vai acontecer?
https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/samba-futebol-e-cargo-publico-para-rainha-da-verde-e-rosa-o-triplice-desafio-de-quaqua-para-fugir-da-improbidade-em-marica
Kua kua kua ja acontece em marica… taapariu
Fuinte
https://www.facebook.com/share/r/15EjCqFxdo/
Japaaaaaaaaao
(Ler com a voz do Lord vinhateiro)
Bom dia, como sou pobre 🙁 estou trabalhando desde as 8 hj
e para minha grata surpresa vejo um post meu no texto do Barna, valeu!!
Trabalha por esporte, admita 😀
rsrs esporte, quem me dera
nao reclamo, pelo contrario, dou Gracas a Deus diariamente por ter um bom emprego, mas tem sido puxado esses ultimos meses
O pobre troca o café pilão, que já é ruim, por um pó de café de milho, de cevada ou pó sabor café (sabe-se lá do que é feito aquilo) e ainda usa a dica de reciclar o pó no microondas.
Pra classe média é inadmissível, eu hoje já nem consigo beber café tradicional, só de saber que é um monte de galho, pedra e insetos torrados com alguns grãos descartados de café.
E ocorre com o resto, a mistura láctea condensada que substitui leite condensado, o creme culinário que substitui o creme leite, a bolacha de pura soja que substitui a bolacha de verdade, suco em pó que substitui o suco natural.
Conheço gente que aceita isso de boas.
Lula quer que todos tenham pouco dinheiro.
É isso mesmo.
USAID e TSE
Por aqui já até andei vendo vídeos sobre como plantar alface em garrafa pet.
Já tem até dica de plantar um a cada dez dias para dar tempo de comer o que plantou e não colher tudo de uma vez.
Mas, to nessa pegada. Iogurte fiz em casa esses dias. Quero testar requeijão também. Iogurtes de mercado com 8 linhas de ingredientes e nada que parece comida que vó reconheceria escrito no rótulo.
Comprei minhas marmitinhas e sopinhas dessas empresas de nutricionistas, ainda compensa.
Mas a ordem do dia é voltar a comer o básico padrão anos 1990 até porque salgadinhos, chocolates, biscoitos, cada dia com listas de ingredientes de 8 linhas.
Exercícios: ou é caminhada na rua ou é youtube ou o Queima Diária que assinei na Black Fryday ano passado e pago 26,90 mês.
Falta comprar o forno pra fazer pão de queijo em casa mesmo e depois assar e outras receitas.
Bom dia, muquis🧡🧡
Os da danone são bons de semente (não são muito azedos).
Se filtrar vira iogurte grego.
Ricos do IBGE: O que comen? Como vivem? Como se reproduzem? Essas e outras informações, hoje no muquiranas.com.
Seus pobris
eu estava meio que pensando sobre isso ontem. Explico.
Olhando as manchetes e conversando.A dinâmica das famílias é outra. Antigamente a família era grande e ajudava na produção. Quem se dava bem montava um pequeno feudo. Tipo meu padrinho: dentista. Casas em Curitiba e São xico do sul. Os filhos e netos ainda orbitam nessas casas dele. 3 gerações! Ainda não deu confusão, pois minha madrinha está viva, mais de 93 anos.
Estão bem, mas poderiam estar melhor.
Ontem meu irmão dizendo que estava no maior cruzeiro do Mundo!!. Puxa!!.
Fui ver vídeos no youtuba. Navio Seaview Lotado! elevadores cheios de bananenses, filas pro café (15min de fila pra entrar), 10min pra pedir e 15min pra receber. Crianças pequenas gritando em todo o vídeo. Jóvens de chinelo e camisa calvin klein. Ponte infinita lotada. piscina lotada. Mesas no jantar: pedem todos os pratos do cardápio. Nem cabe tudo na mesa. kkkk galera tá rica? kkkk
Um casal, acostumado a embarcar estava de roupa social e a esposa de vestido, na noite do jantar com o capitão!, Ok. Só que todo mundo de bermuda, camiseta, rider, shorts.. ele não entendeu!.??? Se sentiu deslocado! kkkkk. Inferno. O aplicativo dizia “roupa casual”.. ??? “deve ter sido erro.”Acho que a MSC já sabe que ninguém roupa formal na bagagem. Inferno. seus póbris.
– Outra mudança nas famílias não mencionada. Leis. Violência contra as esposas aumentando. Estão todos coringando.
-Mulher mata marido com facada no pescoço na Grande BH.
– Esposa matou marido no Vale após briga pela compra de um cavalo.
– Após briga, mulher mata marido a facada e o leva para o hospital.
– Homem é baleado pela esposa após suposta briga em Chapecó.
novos tempos… cuidado!!
Essa semana vi em algum lugar uma pesquisa que 80% dos homens com menos de 40 anos nem pensam em se casar.
Em algum momento as ” otoridades” tem que entender isso e mudar as leis. Do contrário não vai não.
Voltamos aos anos 1980.
Minha mãe mora numa praia sem atrativos e os tipinhos que estão se instalando lá… tá louco.
A Guarda Municipal agora se ocupa de ir nas casas por denúncias de brigas. Teve uma que foi a mulher que bateu no cara. Lá é um lugar que – hoje – não tem nada para fazer ali. Os empreendedorismos são basicamente mercados e padarias, pois anda mais dá certo, só tem movimento no verão, resto do ano só quem mora e agora esses problemas de violência doméstica.
Sempre foi maravilhoso pros guardas trabalharem ali, zero problema. Agora, não. Mudou a coisa.
“pois anda* mais dá certo”
*nada
é o que li ontem. Pessoal anda com raiva. Em todo lugar tem gente com raiva, revolta. Clima social tá pesado.
aquele motorista de uber q deu a voadora na idosa por causa de biscoito no carro
Esse tipo de bizarrice mesmo.
Minhas visitas as cidadezinhas com menos de 50k de habitantes no ano passado foram decepcionantes. Não espero fazer isso mais por um bom tempo. Os tipinhos que estão se instalando lá são do PCC e vi muitos zumbis nas ruas.
Obrigado STF! O crime organizado cresceu e transbordou pro interior.
o pior das cidadezinhas em banania é vc não ter a minima infra de segurança.
Lembra dos episodios do “novo cangaço” pelo interior ? os caras chegavam de fuzis automaticos e os puliça eram 2 ou 3 com 38 enferrujado
Dizem as más línguas que a mulher de escorpião mata mais.
Só dizem.
Credo, a minha não é… mas fica a dica, né?
Diz o delegado que apurou que, dentre as matadoras de homens, de cada 10, 8 são de escorpião.
Fica a dica ou a lenda, a escolha…
Na dúvida é bom saber se a moça nasceu no final de outubro…kkk…
Já namorei com uma desse signo aí.
Putaquepariu, numa hora tá no sexo gostoso, depois vem querer dar esculacho, depois a choradeira de abandono e depois vem pedir desculpa igual pet arrependido.
Baita montanha russa emocional.
Com uma dessas, monotonia é luxo!
Eu no ChatGPT sábado passado…
Oie, tudo bem?! Apesar de eu ser uma mulher da cidade grande, eu sempre gostei de saber como meus avós moravam no interior do Espírito Santo na década de 1950. Tenho muito interesse nesse assunto. Como eu poderia viver de forma parecida?
==
Oi! Tudo bem, e você? Que legal esse seu interesse! A vida no interior do Espírito Santo nos anos 1950 tinha uma rotina bem diferente da cidade grande, mas também cheia de simplicidade e um certo encanto, né? Seus avós viviam em uma época bem marcada por uma conexão mais profunda com a terra e uma forma de viver mais desacelerada.
Se você quer viver de uma forma parecida com a de seus avós, aqui vão algumas ideias:
1. Cultivar sua própria comida
No interior, muitas pessoas tinham hortas e produziam parte do que consumiam. Você poderia começar a cultivar alguns alimentos em casa, se tiver espaço, ou até pensar em uma horta comunitária. Alimentos frescos e naturais fazem toda a diferença na rotina.
2. Simplicidade nas moradias
A casa no campo era muitas vezes mais simples, feita com materiais locais e com espaços mais amplos. Você pode buscar uma vida mais minimalista, optando por móveis mais rústicos, com um toque de madeira, ferro e outros materiais naturais, algo que remeta àquele estilo de vida mais simples e funcional.
3. Valorização do tempo livre
Antigamente, as pessoas tinham uma rotina mais conectada com o tempo, como o dia e as estações do ano. Era normal passar horas conversando na varanda, cuidando da casa ou das plantas. Você pode buscar desacelerar mais na sua rotina, priorizando atividades que tragam calma, como ler, caminhar, fazer crochê ou aprender algo manual.
4. Artesanato e tradições
Muitos avós tinham práticas de artesanato, como costura, bordado ou até fabricação de utensílios. Tente aprender alguma dessas habilidades. Não só como uma forma de conexão, mas também como forma de produzir coisas com as próprias mãos, o que traz uma sensação muito boa.
5. Conexão com a natureza
A vida no interior também estava sempre muito próxima à natureza, seja pelo trabalho no campo ou pela própria paisagem. Se você não vive em uma área rural, pode buscar lugares mais tranquilos para passar o final de semana, ou até mesmo fazer mais atividades ao ar livre, como trilhas ou visitas a sítios e fazendas.
6. Tradições culturais e culinária
Os anos 50 eram cheios de festas tradicionais, como festas de igreja, danças típicas e comidas caseiras. Você pode resgatar essas receitas antigas da sua família e até participar de festas culturais que ainda acontecem no Espírito Santo, como as festas de Congada ou Folia de Reis, que são bem tradicionais.
Você já tem alguma experiência com algo desse tipo ou está pensando em começar agora?
tem que montar alguma coisa no interior: uvas, café, pousada, arbnb, tecidos,
serviços de gestão de grana ou administração, turismo de aventura, energias, pesca ou criação…
Penso nisso também, mas desisti de tirar o pé de cidade grande, por enquanto.
Rico do IBGE: se eu pagasse aluguel da casa que eu moro seriam 5 mil só ai. Condominio, água, luz e combustível seriam mais 1 mil. 2 mil cobririam as despesas mensais. Lembrando que tem IPTU e IPVA, sem contar consultas médicas e outros imprevistos.
Se pra rico tá difícil, imagina pro pobre. Mas…. o cabra poderia ser rico do IBGE e morar em bairrro pobre, em casa de pobre, pra economizar né?????
Citan!!!!!!
Corre aqui:
https://www.instagram.com/share/reel/BAJc5SneU4
Quer dizer que além de estar sujeito a ser metralhado, fuzilado, esfaqueado, roubado, espancado, “arrastãozado” , e outras violencias cotidianas em minha visita ao HELL terei de comer essas imitações de comida?
Tem algum nicho / marca com comida de verdade?
Bugs in food.
https://x.com/toobaffled/status/1888493940250173579?t=P426CMJynxJWS3kK_q924Q&s=19
a loura lesbica de “ixttrema derecha” do AfD na ultima entrevista que vi falou sobre isso, e como ela vai, eliminar tudo isso nos primeiros 100 dias de mandato.
Ela, do mesmo jeito que o trump, se fizer 10% do que fala já vai mudar todo o jogo, imagina se ela chegar nos 100% como o trumpinator?
“facistas” do mundo uni-vos no bule !! 🙂 🙂
Oh, It’s just Big Balls!
Kkkkkk
Mulla na foxnews, xique no úrtimo!
Eu acho que são as preliminares da matriz antes do coito.
até cair a ficha na cabeça da maioria vai levar tempo…
o verdadeiro imposto é inflacionário, e é exatamente o que vcs estão sentindo com força em brazuela, e o estado e seus asseclas amam porque além de financiar seus luxos e desvios, permitem um controle maior da população…
ainn as riquezas, o niobio, o grafeno, o pre-sal…
a única riqueza natural que eles precisam é um povo bovino, e o controle absoluto.
Ainda tive de ler ontem do asno-mor do blogui uma ode ao Estado, à BURROcracia e aos IMPOSTOS!!
sim! o asno-mor ama IMPOSTOS!!
🙂 🙂
Vamos ver essa semana quando o Trump soltar as tarifas como medida de reciprocidade as taxas brasileiras sobre produtos americanos como a turminha vai se conportar.
Lembrando que desde sempre o Brasil taxa importações pra baralho, mas até aqui tudo lindo. Agora vamos ver o que vai ser quando o Trump decidir que agora quer reciprocidade.
Comportar…. teclado do espertofone e meus dedos grandes.
Outro fascista, como eles conseguem havendo tantas “forças ocultas”?
ah, é “só” ir lá e fazer… falar com a imprensa e blogueiros é pra DEPOIS de fazer, senão seria “vai çlá e fala”.
Menino Luke, comandante em chefe do DOGE do blogui, tem de haver investigação séria desses elementos wokes, estatistas e soças com a USAID, ou BANAID se for o caso.
GO LUKE GO!!!
Vou montar as planilhas aqui do Muquiranas Gate (by Pagando).
Bem que poderia importar um desses aqui, mas o Lula não deixa.
máxima eficiência:
– Bloqueio seletivo de imóveis entra em operação em SC. avante
Os Cartórios de Imóveis do Brasil implantaram uma nova plataforma tecnológica que moderniza a interdição de bens . 5 h.
-Paraná adota novo sistema de cartórios que bloqueia 45 mil imóveis por ano.
Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB) 2.0 permitirá que juízes de todo o Brasil indisponibilizem apenas os bens necessários… avante.
– Prefeitura intensifica fiscalização a terrenos e imóveis abandonados. cuiabá. 2d
-Decreto busca combater imóveis ociosos em BH, mas esbarra em desafios estruturais e políticos… entenda. jan25.
– Imóveis rurais abrangidos por territórios quilombolas na Bahia e Sergipe são declarados de interesse social para fins de desapropriação…
nenhuma surpresa
Relativização da propriedade privada…
Sobre o tópico.
Tenho propriedade para falar sobre isso porque vivi essa realidade por muitos anos. Sou do interior, do interior do Nordeste. Cresci em um povoado de cerca de 2 mil habitantes, pertencente a uma cidade de 15 mil pessoas no sertão de um estado nordestino. Hoje, moro em uma metrópole brasileira, e posso dizer com segurança: a vida do pobre no interior, em geral, é mais fácil do que nas grandes cidades. Digo isso por experiência própria. Fui criado pelos meus avós, ambos aposentados, recebendo um salário mínimo cada um. Mesmo com essa renda limitada, a vida era muito mais tranquila.
No interior, a maioria das famílias tem uma roça, onde criam animais e plantam no inverno. Estocam feijão e milho para boa parte do ano, e a carne raramente é comprada, já que criam ovelhas, porcos e galinhas. Praticamente não há muitos gastos. Saúde é pública e, quando alguém adoece, basta recorrer ao vereador ou ao prefeito, e a prefeitura geralmente ajuda – às vezes bancando tudo no tratamento na cidade mais próxima. A escola, em muitos casos, é melhor que nas grandes cidades, com menos violência e uma relação mais próxima entre alunos e professores.
Sem falar dos benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Seguro Safra, que muita gente recebe. Outro ponto interessante é o acesso ao crédito subsidiado. Muitos pegam empréstimos nesses programas e pagam muito menos do que o valor contratado – por exemplo, tomam R$ 5 mil e devolvem R$ 3 mil, ou pegam R$ 300 mil para pagar R$ 300 mil sem juros ao longo de décadas. Alguns enriquecem assim.
Além disso, muitos trabalham como autônomos ou no comércio local, mas evitam assinar carteira para não ‘sujar’ a ficha do INSS e continuar acessando benefícios. No final, o dinheiro rende mais, e a pressão financeira é muito menor. Claro, existem pessoas mais pobres e outras bem ricas por lá, mas, no geral, quem vive no interior tem uma vida mais tranquila e mais previsível financeiramente do que a classe média urbana.
De nada!
Sobre a pobreza e a classe média…
Toda minha infância e adolescência minha família era classe média baixa. Renda de uns 3 ou 4 salários mínimos, pai com emprego estável na iniciativa privada e mãe fazendo faxina e cortando cabelo (eventualmente).
Mas tínhamos casa própria e um fusca, e morando no interior do estado do Rio nos anos 90 e 2000, não era tão ruim.
Eu virei engenheiro da Petrobras em 2012. E tinha que trabalhar no rio de janeiro, e mesmo ganhando bem, o padrão de vida não melhorou tanto quanto o esperado pro salário que eu tinha. Conheci o blog nessa época, porque não fazia sentido que um engenheiro da Petrobras sofresse pra financiar um apartamento no Fonseca (quem é de Niterói sabe que é um bairro zuado). Icarai era impossível.
Nos EUA eu fui estudante e trabalhei legalmente, numa empresa que me pagava pouco. Na pirâmide social eu era bem mais pobre, mas a qualidade de vida era melhor. Me assustei com a inflação quando comecei a vender as bugigangas de dentro de casa, teve coisa usada que vendi mais caro do que o valor que paguei novo 3 anos anos antes…
Minha conclusão é de que a inflação vai corroer e empobrecer todo mundo que estiver numa situação estável. Aposentado, funcionário público, gente com carreira estável na iniciativa privada. Não existe mais margem pra endividamento, nem governamental, nem das pessoas. A economia hoje é um jogo de soma negativa, não existe crescimento médio positivo. Tem que se organizar pra vencer a banca.
Opa. Vc continua morando nos eua?
O longo prazo chegou
Ainda sobre o tópico e pegando umas falas de dias atrás do Money Addicted, salvo engano.
Quando você passa dos 40+, o longo prazo já chegou pra você.
No meu caso, o plano de previdência ainda não chegou nos 300 mil, por exemplo, em 20 anos de aportes na Previ.
Tenho um ap quitado, tô muito longe de estar confortável com a situação…
sim, fui quem comentou isso mesmo uns dias atras.
no meu caso estou com 48, nao vou dizer que tenho pouco, mas eu tinha o sonho/ambicao de no longo prazo ter BASTANTE, mas o longo prazo chegou e o q tenho é razoavel.
enfim, nao é choradeira pq como falei o q tenho é razoavel, mas sonhava em ter MTO dinheiro em vida.
ter um hidden lifestyle rsrs (só nao ia jogar volei com sunga de croche)
Tenho quase a mesma idade e tenho pouco, mas mais do que esperava a dez anos atrás. Não foi tudo certinho mas só de não perder muito já é um ganho absurdo.
eu vi algo uma vez no sentido que de um mode em geral a grande MAIORIA da populacao mundial vive dem situacoes bem desfavoraveis, ou seja, agt tendo um teto, alimentacao, saude uma certa seguranca, ja é algo a louvar a Deus.
Ahin quero estadu Zero, imposto Zero e Zero funxa no mundo….
quero revisar e eliminar tutto de errado, sociopata & woke que montaram desde fim da WWW2?
Naaaum sou do saco roxo e quero acabar com tutto e montar um mundo do sonhos… em Galatica!!!
Um bunda mole desses que cagha pros Pais e se acha “dono das verdades absolutas” … amanha ta pedindo auxilio alCUmmm geu pra limpar a bunda. Revoltoso de rede social e um bhosta mesmo… sifude
Alias, NADA sabe de Historia … deveria pedir a tioBarna pra contar o que era o mundo antes de 1700… taapariu.
https://www.google.com/amp/s/mundoeducacao.uol.com.br/amp/historiageral/tratado-utrecht.htm
Voltar 300 anos pra entender como o mundo colonial se transformou numa sociedade dita democratica faz a diferenca.
Mas pra quem acredita que elinho e garnise sao santos e xiticao salva, so resta dizer:
Ki si laskem os ignaros e o Corno Real
I DONT CARE
fuinte
favela venceu
Uga, buga, mim jogar água em linha de trovão, apagar fogo brilhante.
Parecia uma boa ideia, convenhamos…kkkk…
O mesmo tipo de homem mediano brasileiro que tem a natureza punitivista e, digamos, anti-misercordiosa, que assiste vídeos de enquadros de policiais, que percebe o mundo como uma dialética de violência e ostentação, o mesmíssimo homem que admira bilionários é a pessoa que na dimensão de sua vida privada e particular se envolve com o pior tipo de mulher, que dá todos os sinais de que irá machucá-lo e ferir seu orgulho, é a mesma pessoa que depois generaliza toda feminilidade possível aos clichês da tal redpill. É o cara que acha que toda mulher gosta de um “zé droguinha”, que toda mulher “gosta de bandido”, que toda mulher “gosta de sentar num carrossel de falos”, é o mesmo cara que também escolhe os piores políticos, as piores músicas, as piores companhias, as piores roupas, e a pior religião, as piores bebidas, os piores carros e as piores palavras.
Se existisse um miseriocordiômetro, um excêntrico instrumento de medir misercórdia, entre os povos e os indivíduos, eu vejo seus níveis mui baixos, beirando os umbrais mesmo. Por ex, eu lembro do evangélico tr00 dos anos 80 e 90 e o esvaziamento moral e estético em que pairam hoje. Realmente as teorias que colocam a estética ou o belo como ponto central da experiência são deliciosas. Se você quer ver a ruína de algo, de uma sociedade, de uma expressão ou subcultura estética, e que isso é a raiz da grotesqueria, do servilhismo e do apedrejameto é só notar as formas estéticas adoradas numa geração; ou as pessoas que sejam modelo de beleza.
O padrão, o standard, o startpack, o diferencial, a fofura do cristão é ser uma pessoa que busca a miserdórdia. O cara que sente ressentimento, ódio & cupidez está marcado pelo estigma do chifre, de ser corno, de ser traído; de ser enganado, e de tomar em si o mesmo chicote que anseia no outro. E o tal “o outro”, essa entidade complementar, que as palavras cristãs chamam de “Próximo”. Antes eu achava o protestante urbano de origem nordestina uma espécie de titã moral da fé, pareciam uma materialização do homem titânico sertanejo do euclides da cunha. Parecia o poema cabralino, pareciam os judeus do deserto.
hoje o que o crente se parece? o que um músico ‘sertanejo’ lembra? parecem gigolôs, parecem qualquer coisa saída de um lamaçal, de uma caterva, de um sei lá o que.
Antes o crente tinha misericórdia, humildade, reconhecia a existência entre ele e o tal “o outro”, reconhecia um laço inefável de amor que une os homens. Hoje ele vive numa crise identitária, odeia o feminino, se alimenta do que há de mais baixa frequência e no lugar de viver num monte sagrado de dores e amores ele vive num covil de virulência, separado de seus irmãos, como um anti-josé jogado num poço criado pelos mesmos bilionários que acredita ser um espelho da infinitude divina.
A nossa música sertaneja falava de um lago que é espelho do céu, dum casal de pássaros, de um joão de barro; era um homem conectado à sua matéria-prima substantiva, conectado à natureza. Hoje ele celebra automóveis e picapes.
A viola caipira que era uma lira sagrada nas mãos de um agricultor é agora um instrumento maldito de imprecações, de vociferos, de rudezas.
Adorar bilionários é como adorar um ditador comunista, é como adorar um Herodes, é como celebrar o beijo de Judas. É como dizer a Deus que não quer cumprir qualquer mandamento, e sim os desígnos exógenos de uma vontade inframoral de um bilionário que consustancia por completo a noção de
Anti-Amor.
Não existe nada mais opressivo do que a feiúra. Nada mais fétido do que o ódio. Nada mais estranho às leis divinas do que a Idolatria, nada mais anti-cristão do que o gozo no sofrimento alheio.
E é esse mundo que a demiurgia demológica dos bilionários constrói.
Um prenúncio do Inferno.
Liberado.
Direto do brasil247.
Faz parte, é interessante.
Te mostrar um negócio. Tinha certeza de que já tinha lido um negócio assim outro dia. Hoje a IA faz maravilhas mas eu só tenho boa memória pra contextos, mesmo.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/02/opinion/1546450311_448043.html
https://www.diap.org.br/index.php/noticias/artigos/88945-o-homem-mediano-assume-o-poder
https://jornalggn.com.br/opiniao/o-homem-mediano-e-a-elite-brasileira/
Pessoas hoje em dia não são lá muito criativas.
Antes era só colocar no google trechos desses textôes e aparecia de onde copiaram. Hoje estão provavelmente usando IA para sintetizar e reescrever teses postando até em blogs obscuros da Internet.
SIM, mas pera lá, aqui nao tem amador! aqui é a fábrica de textão né? claro que eu ia sacar em segundos… ahahahaha…
Eu sou, querido Barnabé. Criativa e reativa.
Não sou você, com todo respeito, que fica queimando a mufa para produzir um texto adequadinho aos leitores do blog. A maioria pouco letrada, com suas limitações religiosas, culturais, malucais.
Creio que, práticamente, só restaram homens, e quase todos bobocas red pill, que adoram reproduzir cafajestadas. Até o From the Tower é bobo frustrado, quando aparece é para dizer que “mulher gosta disso e daquilo”. Aposto que em casa fica mansinho.
E os que não saem daqui, mas são bem casados, com filhos, etc. Imagino a dedicação, de manhã até a noite com a cara enfiada aqui, defecando regras sobre casamento, filhos, mulheres.
Apreciei ter liberado meu texto, até achei que não ia passar pelo seu crivo caretão.
Lembrei de uns carinhas red pillados das antigas aqui, que tinham mulher gostosa e obediente. Um tomou chifre e ainda declarou, foi hilário. Até filho bastardo rolou.
Outro era um bravinho lá de Maceió, se não me falha a memória, que pegava umas programetes. Dizia que era rico e mantinha a mulher num nível princesa, aí ela que aturasse. Pelo que entendi a linda e obediente arrasou com o bestalhão, foi bem engraçado também.
Sei que tem outros, mas nem todos confessam.
Podem acusar esse blog de tudo, mas certamente é bem divertido.
Abraços para todos, fiquem bem e cuidado com os chifres, kuakuakuakkkkk
.
Essa deve ter pai ausente pra ter tanta raiva dos red bills. Acho que hoje faltou rivotril e resolveu antagonizar aqui.
Errou feio, meu caro. Pai maravilhoso, presente na medida do possível, por força da profissão. Está idoso e ainda trabalha um pouco. Um homem liberal e respeitador de mulheres. Mãe independente, designer de jóias para joalheria conhecida. Aí fico vendo esses palhaços repressores casados com antas e fico chocada. Não tomo medicação, prefiro nadar e fazer aula de dança. Gosto de escrever e de fazer cerâmica. Minha profissão é arquiteta urbanista. Casadaaaa. Você que tem mau humor crônico e parece ser um pentelho solitário. Não antagonizei ninguém, só expus opiniões maduras e que vão na contramão da linha babaquista que tomou conta daqui. Antes era um ou outro. Fiquei surpreendida de vir olhar depois de um tempo e encontrar esse cenário pobre. Ninguém com coragem para dizer que vocês são desrespeitosos, incultos e metidos a machistas. Metidos porque acredito que em casa ficam pianinho. Os que tem mulher, porque muitos aqui parece que fingem. Fingem ser cristãos, fingem ser casados, fingem morar em países bacanas. Destilam ódio até por causa de Bitcoins e bilionários,
Tchau querido, foi um prazer e até qualquer dia.
Uau que linguagem esquerdista.
Lembra aquelas publicações de jornal ou revista com o final da manchete com grande e imbecilante “entenda”.
Esses textos, per si, afastam o leitor pela simples característica de ser woke.
Na época em que valia ler publicações de jornal ou revista, nunca houve um “entenda”, chave pra saber que tem um esquerdista com o teclado (lápis) na mão com o foco em doutrinar um desavisado que resolva ler o lixo que produziu.
Texto de pessoa séria não tem “entenda”.
Falou o chatão titular. Mala desde sempre. Tá largado também, amigo? Entenda: mulher que se preze não atura mala sem alça muito tempo, ainda mais velhusco e chegado a preleções. Entenda…
sem querer ser uma grammar nazi, mas acho que é “per se”, gato, não “per si”. Abs
A chatagpt do blog.
Ihhh, abalou o machão.Não adianta querer desqualificar, essa tática sua já tá manjada. Fica chamando os outros de chatos, de gays, de esquerdista. Parece querer encobrir algo, mas você é espertão, deve saber que está pegando mal. Aí fica na defensiva o tempo todo. Tudo te incomoda e é da sua conta. Você é que precisa se tratar. Rivotril não adianta, é só paliativo.
Você, que não é chato, conta um pouco da sua vida aqui. Deve ser um sucesso em tudo, de bem com a vida. Imagino um cara inteligente, com trabalho interessante, charmoso, bonito, algum sucesso financeiro. Culto sem ser arrogante, bem educado. Deve ser casado com uma mulher bacana, do mesmo nível. Fácil de conviver, cuida da sua própria vida sem ser auto centrado. Acertei, Luke?
https://www.facebook.com/share/r/167Hp8ZQP7/
Gosto dela mas nao levo muito a sério essas paradas sem nome, sem referencia.
Pois é, ela disse que não é nada de 72 horas hehe mas acho que ela tem mais reputação. O jeito é esperar a carruagem passar, o que vier disso é lucro.
SIM
Mas eu sou escaldado desse negócio.
sao obviedades q eles tiveram as provas do que aconteceu por aqui e qual a foi a participacao deles no negocio.
mas dai a eles fazerem algo mais concreto/contundente acho meio dificil, na melhor das hipoteses a prox eleicao sera um pouco mais “justa”
https://twitter..com/rafaelgloves/status/1888659806820426017
Foi errado
Quem disse que o pobre (argentino) não ia comer picanha (brasileira)?
Caraca, hoje é final do Super Bowl, eu tinha até esquecido.
Vai Eagles!
Nem saberia se nao tivesse visto algo no tuiter mais cedo.
Fui ver agora no Disney+ e no Amazon Prime, tem que assinar pacote premium pra assistir isso.
Não é a toa que o povão tá indo pra AZBOX.
ÇINAIS!
https://x.com/leandroruschel/status/1888671210688426430?t=5OEZ_JGAdXxjiLy18VJ6xA&s=19
tinha que pegar a Kanjha.
e parar de empoderar o xandinho, ainda ficam mandando avisos. tinha que pegar o phoquinha, o morno ou doriana agripina…
Olha o Mat famoso.
https://x.com/leandroruschel/status/1888587522378195431?t=RMs-4uFJreTwo0RQT6ji8A&s=19
Que louco o mapa da Alemanha.
https://x.com/marioschuster/status/1888653897713029306?t=VWijvky9qCf-j8J2NACojg&s=19
E a Bolivia que achou que era uma boa ideia tomar empresas privadas e socializar está entrando em crise:
Oi sumido!
Lá se vai o socialismo fabiano.
https://x.com/leandroruschel/status/1888566723550290321?t=4z_iXV-Fv3nrcib_ExszaQ&s=19
Começou a putaria climática
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/02/09/justica-concede-liminar-a-cpers-e-inicio-do-ano-letivo-na-rede-estadual-do-rs-e-adiado-governo-vai-recorrer.ghtml
Funças não querem trabalhar, aí alegam que é por causa do calor, e os funças da justiça dão ganho de causa. Aí os funças de políticos precisam correr atrás.
Agora calor é impeditivo pra trabalhar? Ventilador, ar condicionado não existe?
o pior disso… é o controle pela Meteçul. estão virando os médicos da pandemyaa climática. troque Respiradores por .. ventiladores, ar condicionado.. termometros.
Sai emergência pandêmica e entra emergência climática.
O engraçado é que isso não abrange escola municipal e privada, só professor estadual vai morrer de calor.
Fora que você em home office você pode cair da cadeira e ganhar ação na justiça.
Vai bostil.
https://www.direitonews.com.br/2025/02/trabalhador-recebera-30-mil-cair-cadeira-home-office.html
Que beleza, a juíza vai acabar com o que resta de home office no país.
Vai ser um tiro pela culatra.
“Na sentença, a magistrada argumentou que o empregador, ao autorizar o trabalho em home office, assume a responsabilidade de zelar pela segurança e saúde dos empregados, o que inclui a garantia de um ambiente de trabalho ergonômico, mesmo que fora das dependências físicas da empresa.”
É verdade, eu ouvi no rádio…
Audaciosos.
https://x.com/roxmo/status/1888611805767106767?t=C56lPrHvZQ5Sn_Lyk6gf1w&s=19
https://www.instagram.com/share/reel/_aD5WzjMi
Estamos passando por uma transição em relação as pessoas do interior vir para a cidade grande. A geração dos meus sobrinhos, por exemplo, está tendendo a ficar mais no interior mesmo fazendo faculdade em outras cidades (cidades grandes). Fazem a faculdade fora e voltam para o interior.
Outros, mesmo na universidade pública no Interior pretende ficar por lá mesmo. Motivo? Alto custo de vida na capital e possibilidade de ir construindo a vida aos poucos no interior. Já tem a casa dos pais. Constroem puxadinho, ou compram um imóvel pequeno barato ou alugam barato.
Muitos correm do custo de vida e violência no Hell….
Casa dia que passa vai se enforcando mais esse aí…
https://www.facebook.com/share/r/18dyPpczx4/
Menos que isso não dá!
Uma curiosidade, você por acaso é o Trouxa Bananense do passado?
Elon Musk, the billionaire genius, anunciando casulamente que o MEC dos EUA acabou:
Escreva seu Comentário (Ir para o início)
Dúvidas? Confira as Informações e Regras dos Comentários.
Tags úteis - Negrito: < b> | Itálico: < i> | Citação: < blockquote>