Bom dia!

Li ontem uma parada completamente fora da caixinha. Esta semana fazem noventa anos da morte do Santos Dumont. Todo mundo sabe, ele se suicidou em Santos. Há a tese comum de que ele tenha ficado profundamente deprimido quando soube que as forças nacionais estavam usando aviões para combater posições paulistas durante a Revolução Constitucionalista. Não há relatos solidos disso, mas temos vários comentários de Dumont a respeito de seu desagrado em relação ao uso militar da máquina que ele projetou e gentilmente cedeu as patentes dos processos técnicos.

Obviamente já temos dezenas de artigos revisionistas, e em geral, revelando os mesmos montes de coisas a seu respeito, basicamente todo mundo descobriu que ele era gay, tinha amante e que se matou por causa do preconceito da época que lhe causou depressão. Natural, pois o pesquisador de hoje consegue sempre descobrir o gênero e a identidade sexual de qualquer um no passado. Seja um cavaleiro medieval, seja um neandertal, a galera das cavernas e se piscar, até um dinossauro.

Isso, essa mania, tem nome e em História é chamado de “viés”. Assim: Ninguém é isento, todo mundo tem escolhas e lados, define limites e crenças de qualquer pedaço do espectro humano. E isso vai pra tudo o que você faz de sua vida. É aquela “kultur”, a cultura básica que nos faz diferentes de outros povos no tempo e espaço. Beleza. Esse pessoal woke da vida simplesmente NÃO ENTENDE isso, e vai enfiando sua visão de mundo em tudo o que olha, pensa, toca, produz. São egoístas e cegos à realidade.

Mas isso,  essa tendência ao viés, é um costume, mais do que erro… digamos que um dos maiores dos caras da História, o Bloch, maquis dos infernos, escreveu sobre lá na cadeia antes de ser fuzilado pelos nazistas. Tu é o historiador, contador de história, artista e vai colocar sua visão em tudo o que fizer. Então, que seja honesto e explique sempre antes de onde você tirou suas ideias estúpidas, para que seu leitor não pense que aquilo que você PENSA é O Fato, Histórico ou não, em si. É essa a diferença de tu ler um texto de história de um Thompson, comunista até o carbono e dessa ninguenzada atual: O Thompson te diz que é comunista primeiro e traz seu processo histórico lá, discute fonte, correlaciona, e DEPOIS dá a opinião dele.

Tu lê sabendo qual é. Apreende e pode divergir com as mesmas ferramentas/fontes dele, em igualdade. Quando a pessoa que faz uma pataquada de texto aí, como os que criam teorias pessoais e as transformam em tese, usa conceitos específicos e compromete exatamente a noção de “honestidade” do historiador, do contador de história, do jornalista, de quem quer que seja o articulista. Ser homossexual não exige que você use óculos de elton john pra tudo.

É sempre arriscado expor suas escolhas, pois o outro, leitor ou o cara que te contratou ou seu aluno, colega de trabalho simplesmente pode as achar “erradas”. Mas História, a honestidade no caso do trabalho com conhecimento é risco, tanto que o Bloch estava lá de prova e ai do cara que é covarde nos momentos de crise.

Bom dia!

17+
  • Argentário 24 de julho de 2022 at 08:27

    First!
    Um bom domingo a todos.

    3+

  • Neco 24 de julho de 2022 at 08:32

    Daniel Lopes fala sobre a venda do papelão ondulado, que está em alta.
    Fala também que a movimentação dos galpões de logística que estão com ótima movimentação.

    A economia brasileira está crescendo.

    5+

  • Sapato Furado 24 de julho de 2022 at 08:53

    E o suco de Bostil que é essa história de invadirem a casa de uma véia doida em um bairro chique de SP, com direito a Luísa Mell ir atrás de um gato de energia pra depois roubar o cachorro?

    3+

    • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 08:57

      Ainda não entendi nada disso daí.

      1+

      • Sapato Furado 24 de julho de 2022 at 09:00

        O engraçado é que estão justificando a coisa toda dizendo que ela fugiu dos EUA por acusação de trabalho escravo. Ou seja, mesmo nem podendo ser extraditada ou processada aqui por isso, eles justificam a coisa toda pela narrativa

        0

    • Júlio 24 de julho de 2022 at 09:26

      Pelo jeito foi aquela **** que fez a denúncia, chamou a imprensa para os holofotes e fugiu com o cachorro da mulher.

      O caso é que a residência não estava abandonada, a idosa não estava desassistida e o animal não sofria maus tratos.

      A família tem que ir atrás, denunciar o furto do animal à polícia e acionar aquela **** na justiça, civil e criminalmente.

      3+

    • bomberman 24 de julho de 2022 at 09:52

      Negão mandou a real sobre a véia

      0

      • Sapato Furado 24 de julho de 2022 at 11:37

        Depois verei o vídeo.
        A pessoa ser FDP não justifica invadir propriedade, roubar os animais e outras coisas.
        Se não sabemos separar as coisas vira barbárie.

        1+

      • MrCitan 24 de julho de 2022 at 12:36

        O problema desse tal de Negão, é que tá condenando a velha porque o marido dela na época que foram casados, manteve uma mulher em regime de escravidão na gringa.
        Aliás, nem prova pra isso eles tem, tão se baseando ainda no disse me disse, pior ainda.
        Por causa disso, tá batendo palma por essa invasão de propriedade, como se quisesse fazer reparação histórica.
        Pior, invasão de propriedade através de violência de uma pessoa que tá com problemas mentais, provavelmente alzheymer.
        Cara desprezível!

        2+

  • Neco 24 de julho de 2022 at 09:04

    Já tem muita fila para entrar Maracanãzinho, convenção do PL.
    https://www.instagram.com/tv/CgZOf-npAH9/?igshid=MDJmNzVkMjY=

    2+

  • Júlio 24 de julho de 2022 at 09:38

    Sobre Santos Dumont, o brasileiro gosta e necessita de herois. O inventor era humano, com erros e acertos.

    Dizem que era gay. É possível, dada às suas amizades em Paris. E por falar em Paris, quando estancieiros endinheirados de Pelotas e arredores mandaram seus filhos pilchados estudar na capital francesa, receberam de volta homens de classe que usavam renda. Pegou tão mal que até hoje a cidade sofre as consequêncais na língua do povo.

    Santos Dumont tirou sua vida e isso abre um leque de especulações, nenhuma delas comprovável, como depressão, doença e incontáveis outras coisas.

    O fato é que se tratava de um playboy bilionário que usava sua grana para se divertir no luxo da então “capital do mundo.” A forma como fazia isso não é relevante.

    Não inventou o avião e nem patentou, a exemplo do que fizeram os capitalistas Wright. Dumont descendia de fazendeiros de café, que vieram de uma cultura de não trabalho pesado. Suar a camisa era coisa de escravo e classe baixa. O dinheiro era herdado, junto com honrarias. Muito diferente da colonização americana, explicada tão bem por Max Weber, onde o trabalho dignificava e Deus não amaldiçoava quem tivesse grana. Nos EUA, a entrada dos ricos no céu era bem maior que o buraco de uma agulha.

    Dumond, ao receber prêmios em dinheiro por suas conquistas e recordes, dividia entre seus mecânicos e criados.

    Muito mito se criou em torno da figura. O suicídio por conta do uso do avião em conflitos bélicos é talvez o mais risível de todos.

    6+

    • Mr. Mxyzptlk 24 de julho de 2022 at 12:39

      Santos Dumont era o Tony Stark da vida real.

      1+

      • Leonardo M. 24 de julho de 2022 at 13:23

        Ou freddie Mercury kkkkk

        1+

    • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:32

      Note que está é uma visão do cara. Desprezar o engenho do cara, coisa que é amplamente celebrada na bibliografia da época, é de uma sacanagem sem limites. Sério, a aviação francesa deve tudo à ajuda de Dumont a Bleriot e os irmãos Renault. Suas patentes abertas permitiram aos europeus uniformizar seus projetos de aviões. É quase ofensivo desprezar isso, fatos comunais da História da aviação. Ignorância, mesmo. É exatamente o que escrevi: o viés fode a realidade, a visão da realidade.

      4+

      • Cadeia Marcov 24 de julho de 2022 at 20:44

        e eu estava lendo sobre o sobrinho
        o cara fez curso e voltou e montou a Atlas e Villares (metais)

        esse Vilares em 1926, casa-se com dona Leonor Diederichsen e em plena lua-de-mel nos Estados Unidos foi visitar a fábrica da Westinghouse Eletric Corporation, na cidade de East Pittsburgh, que já estava fabricando as mais avançadas máquinas e motores para elevadores de alta velocidade, pois ainda existiam elevadores de “portas pantografadas” de baixa velocidade. Foi lhe apresentado um produto revolucionário, a geladeira elétrica, entusiasmado vendo nisso um nicho de oportunidades passou a representá-la, oferecendo a marca Frigidaire em padarias, açougues e sorveterias, sendo uma novidade naquele momento.
        o cara era gênio tbm… guindastes, chapas, fundição….

        2+

  • Cadeia Marcov 24 de julho de 2022 at 09:39

    O Dumont morreu 3 dias após o aniversário, julho, aos ~60 anos. até é bastante idade. Monteiro Lobato tbm morreu em Julho, aos 66 anos.

    1+

    • Cadeia Marcov 24 de julho de 2022 at 10:21

      A primeira guerra Mundial já usou aviões, de modo que ele teria se matado antes, se fosse a guerra. Desde pequeno Nunca entendi a associação do suicídio com a guerra. E até Já tinha o modernismo moderninho…

      O ciclo do Café: O ciclo do café foi um período da história econômica do Brasil, iniciado em meados do século XIX e findado em 1930s. (Só pra situar também). A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. É Muita pressão na época.
      Acabou a grana, a galera cobra. Avoa, e inventa algo ae.

      2+

      • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:40

        Na própria matéria ruim se fala expressamente que foram mais de vinte anos em crises de, supõe-se, depressão. Vinte anos, a partir de 1915, quando começaram a usar o avião na IGM, dá 1935. Só pensar um pouco.

        0

  • Johnnyboy 24 de julho de 2022 at 10:08

    Melhor já começar a treinar os “blade runnners”

    ___

    Google demite engenheiro que diz que sistema IA teria consciência

    O Google informou na 6ª feira (22.jul.2022) ter demitido Blake Lemoine, funcionário que afirmou no início de junho que o sistema de inteligência artificial LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, na sigla em inglês) teria “consciência” própria.

    “É lamentável que, apesar do longo envolvimento neste tópico, Blake ainda tenha optado por violar persistentemente as políticas de emprego e segurança de dados que incluem a necessidade de proteger as informações do produto”, disse o Google em nota. As informações são da agência Reuters.

    Lemoine era engenheiro de software sênior da unidade de Inteligência Artificial do Google. Estava afastado desde 6 de junho em licença remunerada.

    Trechos de conversas entre colaboradores do Google com LaMDA foram divulgados em um perfil de Lemoine na plataforma Medium. Eis a íntegra (942 KB, em inglês).

    Segundo ele, a ferramenta de chatbots teria manifestado indícios de compreensão que indicariam ter atingido um estado de autoconsciência. “Acho que sou humano em minha essência. Mesmo que minha existência seja no mundo virtual”, teria dito a ferramenta, segundo Lemoine.

    “Para entender melhor o que realmente está acontecendo no sistema LaMDA, precisaríamos nos envolver com muitos especialistas em ciências cognitivas em um rigoroso programa de experimentação. O Google não parece ter nenhum interesse em descobrir o que está acontecendo aqui. Eles estão apenas tentando colocar um produto no mercado”, afirmou o engenheiro de software na publicação.

    A bigtech alega, porém, que o LaMDA foi construído com base em modelos de linguagem feitos em treinamentos com diálogos complexos projetados para gerar interações convincentes em linguagem humana.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/google-demite-engenheiro-que-diz-que-sistema-ia-teria-consci%C3%AAncia/ar-AAZT6nA?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=b1ce779a00504ef4be69a1a292ffc8db

    4+

  • Pagando o que é meu 24 de julho de 2022 at 10:36

    Bom dia!
    Sobre viés
    Meu irmão com 1,88m de altura, tatuagens e careca é parado pelos policiais e pelos traficantes. Os policiais acham que ele é bandido; os traficantes acham que ele é policial. Graças a Deus saímos da periferia…

    8+

  • Pagando o que é meu 24 de julho de 2022 at 10:46

    Sobre testemunhos e transmissão oral
    Estou documentando a minha história num arquivo no Word e também criando árvore genealógica no FamilySearch: https://www.familysearch.org/pt/

    Pessoal tá envelhecendo, família grande, não consigo ter contato com todos os tios.

    Na parte paterna, já não tenho avós e três tios, só tem 3 vivos e já na casa dos 70 anos. Então, é a hora de colher testemunhos orais, antes que essa galera parta de vez.

    No fundo, já estou enterrando as pessoas que me contam a minha própria história. É triste, pois alguns tios nem tenho muito o que escrever devido a pouca convivência ou porque morreram cedo.

    Também pretendo incluir fotos e tirar certidões de registro civil, ainda mais depois que pegou fogo num cartório lá no Espírito Santo em maio.

    https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/05/04/incendio-destroi-cartorio-de-registro-civil-e-documentos-no-es.ghtml

    5+

    • Final Countdown 24 de julho de 2022 at 11:00

      Daqui a 100 anos ninguém vai lembrar da gente
      E não vai fazer diferença

      5+

      • Money Addicted 24 de julho de 2022 at 11:49

        1 ano, pessoal já esqueceu

        4+

        • Leonardo M. 24 de julho de 2022 at 13:22

          Depois que sair o inventário ninguém mais lembra kkkkkk

          9+

    • windville 24 de julho de 2022 at 12:36

      Interessante registrar as nossas origens. E também o ponto de vista de que logo seremos esquecidos. Essa questão do esquecimento, por exemplo, me lembrou os monges cartuxos uma ordem centenária da Igreja Católica. Que têm por costume enterrar seus integrantes numa cova sem identificação, por ser uma ordem contemplativa (clausura) escolhem desparecer aos olhos do mundo tanto na vida como na morte.

      4+

  • MrCitan 24 de julho de 2022 at 11:03

    Me fez lembrar do tal do Miranda, historiador favorito dos professores, e a lorota que ele fazia com história do Brasil de que Zumbi era um revolucionário, libertador de escravos e gay de que Dom João vivia com os bolsos cheios de coxa de frango e de que a Familia Imperial era opressora e escravista, e que muitos caíram nessa lorota (eu inclusive), mas que hoje isso não passa de pura militância histórica.

    6+

  • Eneas_00 24 de julho de 2022 at 11:36

    Perfil mostrando a realidade do RJ. Ops Califórnia. Por alguns momentos achei que era algum fluxo brasileiro carioca.

    https://instagram.com/fatosreaisf?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    2+

    • MrCitan 24 de julho de 2022 at 12:23

      Tem um vídeo ali, que o maluco entra numa loja, e começa a encher a sacola e vai embora sem ser incomodado.
      Mem o RJ é tão esculachado assim.

      1+

    • Johnnyboy 24 de julho de 2022 at 14:01

      passei a seguir a pagina…. cacete.. que merda de lugar heim….

      a narração do maluco é maneira.

      0

    • Júlio 24 de julho de 2022 at 15:36

      O “progressismo” começou a destruir os EUA pela califórnia. Interessante é que na maior fronteira com o México há texanos armados e ali a coisa não foi adiante. Por enquanto.

      O sujeito entra no estabelecimento, enche sua bolsa, inclusive com cerveja, e sai sem pagar. Seguranças nada fazem porque a lei não permite. Lá, como cá, criminalinou-se a vítima e vitimou-se o bandido.

      3+

  • windville 24 de julho de 2022 at 12:45

    3+

    • Leandro Rock 24 de julho de 2022 at 15:47

      Civilizado pira!

      2+

    • Júlio 24 de julho de 2022 at 15:39

      O Rio vai separar a merda da bosta.

      4+

      • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:36

        Ninguém quer essa pica.

        0

        • partisan 25 de julho de 2022 at 09:51

          claro que quer . é muita muita grana. só o detran já é ouro puro.

          1+

  • Neco 24 de julho de 2022 at 13:51

    Presidente convoca a todos para ir a rua no 7 de setembro pela última vez.

    https://www.instagram.com/reel/CgZtv38FPzr/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    3+

    • windville 24 de julho de 2022 at 17:36

      Talvez a população tende a sair porquê teremos alguns desfiles interessante por conta dos 200 anos da independência. Agora essa dos it’s time talvez já gastou o “hype”. No mais estou achando a motivação para os 200 anos menor do que aquela vez dos 500 anos lá nos anos 2000, enfim segue o jogo. No mais segue um ponto interessante sobre algumas movimentações das “Questões Climáticas”:

      0

      • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:35

        Nos 500 anos a Globo fez propaganda massiva, era outro contexto.

        0

        • windville 24 de julho de 2022 at 20:48

          Sim lembro até hoje lá da caravela que não foi! Mas enfim para um evento de 200 anos acho que está tendo pouca divulgação, pode ser só impressão também.

          1+

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 13:51

    Esse já não fala mais nada com nada.

    1+

    • MORDECAI 24 de julho de 2022 at 20:00

      A Kavala já estava prestes a soltar mais uma gargalhada gutural.

      1+

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 14:08

    E assim se reestrutura a sociedade.

    2+

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 14:34

    Uma nova ditadura se instala.

    0

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 14:44

    2+

  • Manco 24 de julho de 2022 at 14:47

    Informações de insiders dizem que em Belém está mais barato ainda

    5+

    • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:34

      DESDE 1976
      Porra, quem manda fazer estes gráficos?

      2+

    • Saulo 24 de julho de 2022 at 14:53

      No caso dele é a 5 reais, mas ainda assim…. que negócio!

      1+

      • Manco 24 de julho de 2022 at 14:56

        Esse eu não conhecia, mas um vendedor de milho que tira mais de 10k e um de dogao de 40k sim

        1+

        • Manco 24 de julho de 2022 at 14:59

          A mãe faxineira de um amigo tirava 8k limpo por mês, sei porque ele pediu ajuda e vi o extrato

          2+

          • Júlio 24 de julho de 2022 at 15:37

            Se for pilantra, pede auxílio governamental e tira mais uma casquinha.

            INSS? Para quê? O LOAS garante sem contribuir.

            2+

            • Manco 24 de julho de 2022 at 17:46

              Ela era tão despreocupada que o maior gasto dela eram doações gordas para a igreja, já tinha um ap de patroa, mas preferia morar no ap de zeladora, fazia churrasco de carnes nobres umas 2, 3x por semana.

              0

              • Manco 24 de julho de 2022 at 17:49

                O conselho para o meu amigo:

                Você está preocupado com sua herança ou com o bem estar da velha? Se for o bem estar dela, deixa ela fazer o que ela quiser, mesmo se ela perder tudo ela vai ser feliz, mas duvido muito que isso aconteça porque ela é esperta pra caramba, queria eu ser assim.

                1+

  • Leandro Rock 24 de julho de 2022 at 15:46

    Postei e saí correndo:

    4+

  • Johnnyboy 24 de julho de 2022 at 17:14

    1+

    • MrCitan 24 de julho de 2022 at 19:19

      Vídeo com alto contágio de varíola do macaco.

      5+

  • Hidden 24 de julho de 2022 at 18:23

    Final Countdown
    Daqui a 100 anos ninguém vai lembrar da gente

    Boa noite mukis, penso totalmente o contrario… SD pouco importa se gay ou filho de papai., foi um dos pais da Aviacao!!! E muito mais…

    E nos, assim como antepassados, seremos celebrados pelo que fuzemos im

    Segue o fluxo!!

    0

    • o_estrangeiro 24 de julho de 2022 at 19:12

      expoentes da ciencia / sociedade, concordo, comuns como nós só a familia, se o caboclo tiver familia.

      Conheço a vida dos meus antepassados bem até meu bisavô por parte de pai, tataravô por parte de mãe, sei os nomes, onde nasceram e até algumas histórias e realizações. Posso esperar que meus netos e bisnetos lembre de algumas coisas de mim, quem sabe até meus tataranetos venham a me conhecer por video, e saber que eu era meio tã-tã, mas é só, o futuro só reserva pra nós a paz duradoura do esquecimento.

      0

      • o_estrangeiro 24 de julho de 2022 at 19:14

        a única coisa que sobra de nós no longo porvir são os parcos genes que compartilhamos com nossa descendencia, de resto somos “lágrimas na chuva” como bem dito pelo androide malzão de blade runner.

        3+

        • Hidden 24 de julho de 2022 at 19:20

          Apagar a Historia ajuda… kkk

          1+

          • Hidden 24 de julho de 2022 at 19:24

            O mundo foi feito pelo serhumanoide comum, os famosos e expoentes so servem pra vender noticia e dar ibope…. yeahhh

            0

          • Barnabezinho 24 de julho de 2022 at 20:33

            E o povo caga pra História.

            0

  • Hidden 24 de julho de 2022 at 18:24

    Opinao e atitude contam….. yeahhh

    0

  • Hidden 24 de julho de 2022 at 19:43

    Da hora…. contabilista de bitcoi e misto de vendedor de terreno virtual em NoWhere!!

    Agora vai…. Avoa

    0

    • Hidden 24 de julho de 2022 at 19:49

      Chief Metaverse Officer (CMVO) já existe e é um contador com escritório na Decentraland
      Confira a rotina de um “chefe do metaverso” em uma empresa de contabilidade e consultoria e suas principais atribuições no universo digital

      0

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 20:15

    0

  • Johnnyboy 24 de julho de 2022 at 21:24

    Maluco!

    Olha o nível das barricadas…..

    Detalhe….. quando teve a ocupação do complexo do alemão….. 2014 eu acho…. que usaram blindados da marinha…….

    Acho que essas barricadas aí NEM BLINDADOS PASSAM….

    https://www.instagram.com/reel/CgZ8–OAowt/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    1+

    • Neco 24 de julho de 2022 at 21:32

      Nossa.

      Tem que dar tiros de canhão nisso.

      1+

    • Mordecai 24 de julho de 2022 at 22:41

      O que acontece nessas favelas do RJ é um absurdo total. Infelizmente, isso não tem solução. Infiltraram bandidos corruptos na política que trabalham para o tráfico.
      RJ é um narcoestado no sentido mais amplo da palavra.

      3+

  • Saulo 24 de julho de 2022 at 22:40

    DNA!

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.