Levantamento do UOL identificou 14 familiares de primeiro grau de ministros do Supremo Tribunal Federal que atuam como advogados no STF e no STJ. Ao todo, são 1.925 processos, dos quais 382 ainda aguardam decisão final.
O filho do ministro Luiz Fux, Rodrigo Fux, lidera o ranking com 549 processos somados nas duas cortes. Em segundo lugar no STF está Valeska Zanin, esposa de Cristiano Zanin, com 47 casos — 40 deles anteriores à posse do marido. A esposa de Alexandre de Moraes, Viviane de Moraes, aparece com 31 processos no Supremo, sendo 22 iniciados após a nomeação do ministro.
A atuação não é ilegal. Os ministros se declaram impedidos quando parentes atuam diretamente nos casos. Ainda assim, a prática tem gerado debate no meio jurídico, especialmente após a revelação de que o Banco Master pagou R$ 129 milhões ao escritório de Viviane de Moraes. O banco foi liquidado pelo Banco Central um dia após a prisão de seu dono, Daniel Vorcaro, por suspeitas de fraudes financeiras.
Concentração no STJ
O levantamento aponta que os parentes atuam com mais intensidade no tribunal onde o familiar não é ministro. Dos 1.925 processos, 1.715 estão no STJ. Quatro parentes não possuem casos no STF, mas aparecem em processos no Superior Tribunal de Justiça.
Para o professor de direito constitucional Conrado Hubner Mendes, da USP, a situação equivale a um “pedágio” no acesso às cortes superiores e reduz o campo de atuação para advogados sem conexões familiares.
Procurados, os parentes negaram terem sido beneficiados pelo parentesco. Os ministros reforçaram que sempre se declaram impedidos nos casos em que familiares atuam.

FIrst
Bom dia folks!
O importante é a gente não deixar de votar!
A única forma de mudar esse país é o voto consciente!
Cheers!
Só para deixar claro eu meio que odeio coletivismo, toda vez que fico muito puto, com a cabeça realmente cançada, envergonhado, é quando me envolvo demais….
Obrigado trabalho remoto, obrigado multa de 3,51 para não votar, obrigado blog pelos insides e ajudarem a ir me livrando dessa bosta toda com o famoso “cuidem dos seus”
Eu odiava os grêmios estudantis desde os primeiros anos escolares, e agora entendo o motivo.
Cheers!
ops, insights
parabéns, vc é exemplo pra muitos aqui, tenha certeza.
“reduz o campo de atuação para advogados sem conexões familiares.”
Deveriam criar uma lei de cotas para os advogados vira latas.
Por isso que é caro peticionar algo lá, não pela dificuldade, pois é tudo eletrônico, mas quem não é da patota deve ficar esquecido.
Aí você precisa “molhar” umas plantas, se me entende, para que floresçam as coisas por lá.
Bom dia!
Sabe a conclusão que vamos chegando? Isso é pior do que uma Monarquia sem sombra de dúvidas.
O poder fica pulverizado, nas mãos dos políticos que nomeiam seus familiares para os cargos e isso mais os contratos, rachadinhas e similares enchem os bolsos de dinheiro.
Enquanto isso, a população não tem acesso à saúde, educação e segurança pública apesar de trabalhar para sustentar essa corja de vagabundos.
O Pavesi tem propriedade para mandar essa gente a merda.
https://x.com/PaulinhoPavesi/status/2018690979516027255
Disse tudo
https://x.com/PaulinhoPavesi/status/2019016190694183125
Caso ORELHA encerrado.
Ai vai um aviso aos militantes.
Se você não é capaz de conseguir justiça para um cão, não me venha encher o saco que luto por justiça por um filho.
Você quer justiça onde não tem nem para humanos. Você é um estúpido de merda que acha que sua militância por um cachorro vai mudar alguma coisa.
Crianças e idosos são mortos todos os dias por ação, omissão ou negligência e ninguém está preocupado.
Não me estranha que esta geração é adoradora de bebês riborns e cachorros de rua (que jamais receberam um lar de um humano). Vocês são uns merdas hipócritas. Fracos. Ridículos em suas próprias existências insignificantes.
Agora podem voltar a me atacar e xingar.
olha, eu vou dizer, tem gente que veio pra esse mundo pra carregar uma cruz que, valha-me Deus, não beira, ultrapassa em muito o insuportável. Toda vez que lembro o que esse cara passou meu Deus, só penso em rezar por ele e fico com um nó na garganta…
Bom dia
Bostileiro médio está mais preocupado com o caso do cachorro orelha que foi morto em floripa do que com corrupção.
Vote em outubro, seu voto mudará o Brasil.
Andaram enterrando e cimentando um cachorro vivo aqui na região, tiraram ele e morreu no dia seguinte.
Repercussão zero.
Ou seja, todo dia tem crime e M nesse país, só que essa galera do cachorro é a primeira a querer impunidade pra tudo, exceto pra bicho.
Os 5 muleques que tacaram fogo no indio em 1997 hoje todos são concursados, inclusive um é da PRF
Imagina um policial que jogou fogo em um indio?
A ficha dele só passou na PRF pois ele era “di menó” na época.
Sim, isso não revolta ninguém. Causaram um assassinato e por terem sido menores na época, limparam a ficha, inclusive pra ganhar um carguiho público.
Esse caso foi bizarro pelo que fiquei sabendo. Mas há um exagero quando estamos sendo violados como no caso desse tópico. Enfim, o brasileiro sempre foi assim. Pacífico, burro e manipulável. Não muda nada….
E. S. T. A. D. O.
D. E. M. O. N. I. A. C. O.
D. I. R. E. I. T. O.
Pequeno dia
https://x.com/revistaoeste/status/2019233306709983393
Faz sentido. Ele está precisando rezar e se converter….
Esse senhor já não está proibido de celebrar ou transmitir missa?
Sobre esse lance de coletivismo, relações, etc…
Não sei se a chegada dos 40 me fez mudar, mas estou definitivamente mais rabugento, eu sempre fui o simpaticão, mas mudei muito dos 35 em diante.
Anyway, estou em SP essa semana, fornecendo uma consultoria, e estou meio puto como as coisas se desenrolaram durante a semana, eu preciso reduzir meu grau de amigabilidade, nem todo mundo merece sorriso, nem todo mundo merece atenção.