Pagando 20 de novembro de 2024 at 10:28

Sobre o evento de ontem
A palavra que definiu o evento foi pragmatismo.

Empresas que estão falando de propósito, como se ainda estivéssemos em 2018, chamando o time de família, montando equipes muito mistas (diversas) e com pensamentos de que se fomentar a competitividade entre as pessoas não é legal, é tóxico e tal, vão acabar ficando pelo caminho.

Família você não escolhe. Time você forma… e demite quando precisa. A pessoa leal, mas sem resultado, uma hora será carregada e será um peso na “família”.
Alguns presentes perceberam que estão caindo em contos da sereia da diversidade. O silêncio nessa hora foi ensurdecedor.

*Alta performance: o acordo da Olímpiada é que as pessoas vão treinar por 4 anos e vão competir para que vençam os melhores e não que eles vão pegar as medalhas de ouro, prata e bronze e vão dar para os últimos para que eles não fiquem tristes. O mais forte é o balizador do mais fraco e não o contrário. O mais fraco é que precisa treinar mais.

****

Bom dia!

Peguei esse post da Pagando! Eu estava esperando saber o que diabos ia ser a pauta do pessoal naquele encontro de mindbrainblowstorming chic que ela participou na firrrma dela. Eu pessoalmente já sabia que seria algo do tipo “daqui pra frente tudo vai ser diferente” e tal. Porque sabia? Porque estamos prestes a presenciar grandes mudanças lá fora e aqui também.

Passamos os últimos quaro anos ainda enfiados nos problemas derivados da desgraçada pandemia e muito daquelas grandes estruturas criadas para sustentar a utopia do mundo sem trabalho e sem gente perambulando ainda permanecem ativas e dando trabalho, gerando problemas. Isso, ao que parece, está dando sinais claros de superação.

Empresas grandes estão se mexendo para cortar “benefícios” como o home office integral, ou as jornadas flexíveis diante do óbvio facto de que o trabalhador que pode fazer home office pode ser substituido por um bot ou por um cara interno da empresa apertando botõezinhos – nem todo mundo que está em casa realmente rende bem e nem todo trabalho consegue prescindir de gente presencial. Amazon, Oracle, IBM, Toyota já estão se remodelando para voltar à semana inglesa. Chicote no lombo, povo capinando.

Nesse trololó aí as grandes iniciativas ESG que foram bombadas nos ultimos anos geraram retornos péssimos para quem entrou de cheia neste negócio. O Tuiter é o protótipo do negócio que deslanchou com força após os grandes grupos ESG internos terem sido aniquilados ao vivo e em tempo real pelo dono da firma. Tuiter demitiu quase 30% da força de trabalho, zerou os setores e atividades ESG e o lucro e o valor efetivo da empresa aumentaram.

O fenômeno “BUD LIGHT” ainda é devastador, e na iniciativa privada a cobrança por resultados que desprezem as variáveis “emocionais” estão virando a regra novamente. Empresas encheram seus quadros de gente de cabelo pompom verde, genere indefinide e com 15 arrobas. Gastaram milhões adaptando banheiros para suas equipes gays poder fazer banheirão social sem incômodo. Torraram a paciencia dos consumidores de seus produtos com propagandas que os ofendiam e menosprezavam. Deu ruim.

Aqui na BNN estaos atrasados, e para piorar o gobierno local é sim um grande agente defensor da ESG (agora é DEI, aliás). Enquanto lá fora, nos EUA e Europa, há uma discussão consistente sobre o real valor dessa barafunda de inclusão no VALOR dos negócios nos últimos anos e uma vontade de voltar a atender o que o mercado procura, que são bons produtos, com preço decente e que sejam afeitos aos interesses dos consumidores, por aqui a ideologia é estatal e financiada com grana da ruaney.

Hoje mesmo tem parada dos LGTVHD4KDisneiplus+ no Hell. Entupida de grana estatal. A maioria do povo quer? não. A maioria concorda? SIM, desde que não seja com grana estatal, isso é antigo. A gente discorda mas os caras já pegaram a grana na nossa carteira pra bancar a paradinha dos chegados deles. Aqui as coisas rolam diferente, né.

Cansa, mas tá mudando. Devagar mas está e enquanto não começa por aqui a correria pra desfazer as maluquices ESG, apenas nos mantemos sorrindo e acenando. Sem fazer muita careta.

Bom dia!

13+
  • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:15

    Bom dia! Vou realmente ver depois esse negocio de como IA está mexendo de verdade no trabalho da gente… anotado!

    4+

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:16

    First de domingo…

    1+

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:18

    Estou vigiando para postar enquanto o domingo das crias não começa por aqui. Senti-me igual o vô Joaquim que diz que domingo só acorda cedo pessoa de bem…. 🤣🤣🤣🤣

    Povo da esquerda de cabelo roxo deve estar de ressaca ainda… De ontem….

    4+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:19

      Demorou mas saiu. Tentar fazer rolar mais cedo… eu só escrevo de manhã, criatividade pra ajustar as ideias não funciona à noite, não sei porque. Todo fim de semana eu acordo as 5h30 pra arrumar. As vezes eu preciso ler os topicos anteriores pra achar algo que ficou pra tras e puxar o tema, as vezes eu demoro demais pra achar uma foto, uma citação… affe. Vou melhorar 😀

      5+

      • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:25

        Está desculpado. Bom domingo para você e sua família!!!

        2+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:22

    só uma correção, foram OITENTA por cento, não trinta…

    2+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:25

      Não creio que seja 80%, o Elon Batista gosta de zuar dados pra fazer piada com os resultados. Peguei o numero mais conservador.

      2+

      • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:28

        o cara reduziu o custo de fazer tuneis de 1 BILHÃO para 10 milhões por milha…
        o cara manda a starship pro espaço a um custo de 10 milhões por lançamento, quando a boeing custa – no papel porque não voa – 2 BILHÕES por lançamento…

        ele não zoa, ele ESMAGA a concorrência e a ineficiência.

        2+

        • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:32

          Isso é inovação na ponta, o cara gasta muito em pesquisa e testes pra conseguir realizar o processo com custo baixo. Achei curioso ontem, asistindo um doc sobre o programa Apollo, a insistencia do narrador em mencionar a enooooooooorme cadeia de fornecedores do programa e como isso era bom, minutos após a explicação de como o equiamento que a North american construiu incinerou três astronautas mesmo com as equipes conscientes dos defeitos e dos pontos críticos do projeto. O Elon Batista paga caro pra testar as ideias, na hora de executar ele já tem um plano limpo e parcialmente saneado.

          2+

          • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:34

            sim, o investimento inicial é pesado, inovação custa caro, a propria industria farmaceutica segue esse mantra. Depois da pesquisa colhe-se os lucros com a manufatura enxuta.

            0

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:25

    Sobre o tópico…
    Minha experiência como gerente e líder de pessoas. O mimimi não cola no trabalho. Em especial na iniciativa privada. Quando você contrata alguém, paga diversos impostos e aceita o sujeito na sua empresa/chefia você quer que renda, que entregue alguma coisa que você não consegue fazer ou por falta de mãos, tempo ou de conhecimento.
    Exemplo, certa vez, contratei uma doméstica, carteira assinada e de segunda a sexta. Pagava por 44h, mas não exigia o sábado.
    Pela manhã era para cuidar das crianças. Café da manhã básico, dar banho, almoço e colégio.
    Parte da tarde, arrumar cozinha e dar um jeitinho na casa. Minha idéia era eu não precisar trabalhar em casa.
    Conclusão, comia muito, desperdiçava alimentos e material de limpeza em excesso e não fazia a limpeza e organização a contento.
    O que eu fiz? Mandei embora e coloquei as crianças integral no colégio.

    4+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:29

      Empregada doméstica hoje é um luxo inacessível. No máximo uma diarista quinzenal pra limpeza “grossa”. Eu cresci com minha mãe trabalhando de empregada. Sempre muito disciplinada, cuidadosa, mas justamente o trabalho enorme lhe custou boa parte da saúde. Hoje tu não contrata empregada mensalista impunemente. OU vão te avacalhar por conta do excesso de regalias legais e da displicência natural do bananense, OU vai ser tão caro que acaba sendo antajoso por em escola integral…

      4+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:25

    quase tenho vontade de voltar a assistir a F1 por conta desse piloto de extrema direita machiste mijóginu macho tóxico…
    mesma coisa tênis, quase volto a assistir pela vitória MORAL em todos os campos do espetacular djokovic.

    https://www.gbnews.com/sport/f1/max-verstappen-wins-fourth-f1-world-title-at-las-vegas-grand-prix-after-lando-norris-disappointment

    https://twitter.com/search?q=verstappen&src=typeahead_click

    2+

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 08:30

    Fui…

    Volto no fim do dia.
    Cronograma da mãe de família domingo:
    1) Preparar o café da manhã;
    2) Banho nas crianças;
    3) Igreja;
    4) Almoço;
    5) Descanso;
    6) Passeio com as crias;
    7) Organizar a vida da semana:
    8) Ver domingo espetacular (Cabrini e Cia…)

    #PazdoSenhor #JesusMariaJosé
    Minhafamíliavossaé

    4+

    • Barnabezinho 24 de novembro de 2024 at 08:32

      Boa correria!

      0

    • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:32

      Boa Santa Missa pra vc, aqui já voltei, sempre revigorado pra mais uma semana na tentativa de ser um ser humano melhor.

      0

    • Hidden 24 de novembro de 2024 at 14:19

      Amem. SAUDE E PAZ !!!

      0

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:46

    só rindo do vovÔCHO mesmo… ontem ele tava ensandecido aqui, eu tava curtindo com a familia, aproveitando os louros desse gráfico aqui… 🙂

    Captura de ecrã

    1+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:50

    Se o Trumpnator fizer de cara isso, não vão restar duvidas de que serão 4 anos de um mundo acelerando rumo ao futuro.

    primeira ação de qualquer arrumação: colocar o lixo pra fora!

    0

    • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 08:59

      Parece que ele pisou na bola

      2+

      • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:12

        Se manter essa linha vai cair na primeira reunião.

        Bom dia

        0

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 15:36

      Surreal!!!

      2+

  • joinspace 24 de novembro de 2024 at 08:51

    Agora vou aproveitar a tarde com a mulher e a prole.

    “fui inté” 🙂 ;.) 🙂

    3+

  • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 08:54

    otimo texto para ver o cenário.
    como mencionado, existe uma rede e estrutura te parasitando e dificultando.

    -Evento do Sebrae discute a necessidade das empresas aderirem ao ESG. 4dias.
    -Finalista de Prêmio Sebrae apresenta case de educação no III ESG Fórum Salvador. 1semana
    – Missão leva empreendedores a Salvador para vivências sobre ESG…

    -ESG é crucial para o agro brasileiro.
    – Evento online debate o ESG e o futuro das práticas sustentáveis no Agronegócio – 5dias

    pqp.

    Aqui, é muito dificil fazer alguma coisa sem esbarrar em governo, Sebra-e, ou políticas públicas, prefeitura, mimimi… te perturbando

    3+

    • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 09:05

      Mais uma coisa ruim importada com sucesso, que vai ficar ainda um bom tempo atrapalhando.
      As coisas boas? Aí é coisa de fascista.

      3+

  • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:20

    Bom dia.

    Curtindo uma linda praia hoje.

    Eu acho que os meus concorrentes deveriam adotar políticas ESG muito inclusivas.
    Certeza que ia sobrar mais mercado pra mim.
    Kkkk

    Vou dar sugestões:

    Proposta em papel timbrado rosa, com desenhos coloridos, afinal se o investimento é alto, tonar a apresentação mais alegre vai diminuir o impacto.

    Os técnicos deveriam de usar uniforme rosa também, pois gosto não se discute.

    As empresas deveriam colocar nos seus carros e nos carros dos técnicos desenhos como os da foto do tópico de hoje, ia ficar tão lindo.

    E sim, todos tem que adotar a escala 4×3 afinal finais de semana, incluindo a sexta feira, equipamentos não quebram. E se quebrarem como não tem ninguém trabalhando pode ficar Oi arado até segunda feira.

    1+

    • Neco 24 de novembro de 2024 at 09:21

      Ops,

      Ficar parado até….

      1+

    • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 09:47

      Falando em ESG, agradecer ao Lary Fynck da Blaquirock. Bilhonário inteligentão e o paladino dos etfs. Gente boa pra caramba segundo alguns. Até está preocupado com sua aposentadoria também.

      3+

  • Intendente 24 de novembro de 2024 at 10:55

    Pragmatismo sempre.

    A empresa quer todos andando no mesmo passo, acreditando naquilo que é bom para a sobrevivência dela.

    Diversos mecanismos ajudam a dar coesão ao fator humano da empresa, como benefícios, remuneração variável, prêmios simbólicos, status do cargo, dentre outras ferramentas que podem ser aplicadas para manter todos na estratégia organizacional.

    É muito bonito ver um selo de GPTW (empresa boa para trabalhar) no linkedin, nossa. Entretanto, não pode ter bobo na história.

    Faça o que for necessário e viva a própria vida. A maior asneira que alguém pode fazer é achar-se importante na empresa. Retribua aquilo que lhe entregarem.

    1+

    • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 11:13

      falando em empresa boa pra trabalhar: o ranking é conforme o número de empregados… kkk se 70% forem demitidos e enxugados..

      ou seja, empresa boa pra trabalhar será aquela que vc não vai trabalhar nunca. kkk cada vez com menos funcionários.
      Os indianos de TI/tech/AI já planejam 3-4 mudanças na carreira até 2030.

      O curriculo será assim: trabalhou na tesla (6meses), trabalhou na meta (3meses), no Likldn (1 ano), no google (2meses), no X (1 mês)… agora é palestrante coach de carreiras dos outros no sebra-e, pai de Pet e de planta.
      planeja entrar pro governo.
      Os mais espertos agora usam AI para criar cursos sobre AI pra vc aprender a usar AI pra criar cursos…

      6+

      • Luk3B0lh4 24 de novembro de 2024 at 11:19

        Tem um youtuber que fez muito dinheiro com isso, tech lead, trabalhou no google 2 meses, no facebook 2 meses e monetizou o máximo em cima disso.

        0

      • mario-aquele 24 de novembro de 2024 at 11:27

        Sempre me vem a memória “A menina do vale” e o empreendedorismo de palco.

        Antes de dedicar meu tempo a uma palestra, gosto de saber se quem está no palco realmente viveu o que fala ou apenas repete teorias.
        Em TI, vejo muitos funcionários públicos palestrando sobre empreendedorismo, mas sem nunca terem empreendido. Isso faz você pensar: e agora ai, quantas empresas criou ?

        2+

        • Intendente 24 de novembro de 2024 at 12:05

          Hoje o que importa é a narrativa.

          Bando de crackudos de atenção.

          5+

      • Intendente 24 de novembro de 2024 at 12:03

        Estão mais que certos.

        A pessoa se apropria do capital profissional da empresa para valorizar a própria imagem e rentabilizar em cima disso.

        Perfeito.

        Alguém pode até criticar, falando que isso queima o currículo etc. Mas cara, se o cara conseguir vender bem a ideia, estamos falando de alguns anos de salários antecipados em alguns meses vendendo cursos.

        Excepcional.

        1+

        • mario-aquele 24 de novembro de 2024 at 12:22

          Quando você vende algo que não tem e não entrega que prometeu se chama estelionato. Tanto é que dura pouco tempo (como estelionato). E logo é desmascarado (como estelionato). E passa vergonha (como estelionatário).

          2+

          • Birolho 24 de novembro de 2024 at 14:28

            Perfeito!

            Nas Gloriosas FA o cara pode passar a vida enganando. Mas onde se carrega o piano, é rua. Uma hora a máscara cai, simples assim!

            2+

          • Intendente 24 de novembro de 2024 at 15:04

            Respeito a sua opinião, mas tem muita gente enriquecendo com a venda de cursos.

            Eu também sou contra, mas já superei a fase de fazer juízo de valor da índole dos que vendem.

            Se pararmos para pensar, ninguém compra um curso desses obrigado. Na minha cabeça, o estoque de otários na Internet é infinito. Então sempre terá mercado para os vendedores de sonhos.

            5+

            • Mario-aquele 24 de novembro de 2024 at 18:06

              Minha opinião é a imagem perante a minha família e um nome a zelar. Então no meu caso faz diferença minhas ações para ganhar dinheiro.

              5+

            • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 18:35

              A venda de cursos, quando se trata de um curso que vai acrescer real conhecimento para o aluno, é uma boa coisa, pois ajuda a enriquecer: o professor vender o curso e recebe dinheiro, o aluno gasta dinheiro e recebe conhecimento, que pode em teoria, ajudá-lo mais a frente a receber mais.
              O problema está na infestação de cursos que não ensinam nada, apenas enriquecem o “coach”, pois aí estamos falando de economia de soma zero, o cara dá um curso inútil e recebe dinheiro e o aluno gasta dinheiro e não acrescenta nada pra si.
              Aí acho que esse tipo de curso se equivale a jogo do tigrinho disfarçado.

              2+

              • LSnake 24 de novembro de 2024 at 18:41

                Exato, o cara troca dinheiro por um conteúdo que tem na NET, mas observe que hoje faz pouco sentido pagar por curso, penso que na maioria das vezes a pessoa já busca uma moleza, e quem busca moleza não tem nada de inocente.

                3+

  • Pagando 24 de novembro de 2024 at 11:29

    O casal que estava atrás de mim tem uma empresa que tá quebrando. Pelos comentários que ouvi, eles estavam caindo em várias falácias ESG, com dó de demitir, o tal “somos uma família”, não sabiam cobrar resultado e estavam meio acuados na própria empresa.
    Concordo com a observação de que aqui no Brasil isso continuará sendo fomentado pelo governo e concordo com o Cadeia Marcov que identifica a caixa de ressonância que ressoa no ouvido do empreendedor o tempo inteiro. O cara vai no Sebrae e ouve pouco sobre negócios, lê matéria de jornais e revistas sobre negócios que só falam sobre ESG, o cara fica numa bolha e não enxerga que precisa ser pragmático. O dinheiro está entrando ou não, as vendas estão acontecendo ou não. Ficou nítido que a galerinha empreendedora com perfil zona sul está acuada, sim, com essas pautas. Alguns querendo pagar de moderninhos e zero preconceitos e estão falindo ou patinando, sem conseguir dar o próximo passo na própria empresa.

    4+

    • Pagando 24 de novembro de 2024 at 11:31

      Lá atrás, era pra ter contratado o negro, o gay, a mulher que estuda e apresenta resultados. Era pra ter balizado pelo melhor.
      Da forma como foi feito, com o RH virando diretório acadêmico, comitês de diversidade, equipes ESG, pesquisas com institutos duvidosos, grupos auto-organizados de funcionários… como você enfrenta essa galera toda? Vai ter que derrubar tudo como o Musk e algumas gigantes estão fazendo.

      3+

    • mario-aquele 24 de novembro de 2024 at 11:31

      Ao menos na minha realidade existe um povo bem longe e recusando sebrae. Tem muito grupo de negócio privado e pago com muito mais vantagem.

      2+

    • Pagando 24 de novembro de 2024 at 11:32

      Bom dia, muquis 🧡🧡

      2+

  • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 11:29

    Postei só pela thumb

    O Juiz
    O Melhor Funcionário Público da História

    1+

  • Neco 24 de novembro de 2024 at 11:44

    Pode confiar, é tudo culpa de Putin.

    Muito interessante.

    1+

  • Jr 24 de novembro de 2024 at 12:25

    Este vídeo é para o hidden e o estrangeiro arrumarem assunto kkk

    https://x.com/Xgordaoucrania/status/1860681261573890162

    1+

    • Neco 24 de novembro de 2024 at 12:50

      Legal.

      0

    • Luk3B0lh4 24 de novembro de 2024 at 13:22

      96,040.73USD
      +28,851.30 (42.94%) past month

      Não sei se tem muito o que discutir. Você não chega em um camelô e pergunta se ele aceita 0.1 grama de ouro ou algum tipo de ação (alguns podem até aceitar, mas seriam exceções). Tem que trocar a ação ou o ouro pela moeda local. Isso não significa que o ouro ou a ação não possuam valor.

      2+

      • Hidden 24 de novembro de 2024 at 14:24

        Parabens pros Apostadores.

        Ainda empacada no 90k? Kkk

        Pra falar a verdade, pra mim a unica coisa que mudou desde 16k foi a zoacao. E o tanto de JS na conta… entenda

        2+

        • Birolho 24 de novembro de 2024 at 14:33

          Parabens Hidden!

          Esse tipo de discussão inócua não leva a lugar nenhum. O mundo é muito diverso, alguns ganham vendendo imóveis, outros veículos, outros tulipas, etc..

          Se BTC substituirá as fiat money? Não sabemos, mas ignorar que alguns ganham, e muito, com isso, é burrice. Outro ponto, o mundo vem mudando rapidamente, em muitos ambientes!

          3+

          • Hidden 24 de novembro de 2024 at 17:05

            Vero! Tem espaco pra todEs mas os ganhadores sempre merecem Parabens.

            Postei um textao a pouco, muita mudanca em andamento.

            Segue o fluxo, abs

            1+

    • Hidden 24 de novembro de 2024 at 14:22

      Raaapaiz … sabe que o X bloqueia meu acesso!

      E nem corro atras pra saber do que se trata…kkk

      Eitamundobao, abs

      3+

    • LSnake 24 de novembro de 2024 at 18:40

      Deixa o governo realmente aplicar o Drex e nego vai aprender o que é o Biticoinho rapidinho.

      Entre dar 25 a 30 % de toda venda automaticamente para o governo e não dar nada, todo comerciante vai aprender a usar o bitcoin ou alguma crypto, os que não aprenderem serão tragados, e o proprio povo vai procurar os que aceitam, imagina 20% de desconto?

      1+

      • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 18:42

        A tendência é essa mesmo, enquanto a água seguir morna pessoal nem quer saber e nem aceita, a hora que ver imposto descontado na fonte, sem conseguir sonegar nada, vão aprender e exigir que a clientela saiba. O desespero ainda não chegou.

        3+

  • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 12:26

    o véio da Havan colocou peruca do cabelo do Trump na capa do site, kkk

    Quem diria que o carro Inglês do 007 viraria o carro da Penélope Bi-charmosa.
    já bastava aquele mini cooper com cílios.

    2+

    • Pagando 24 de novembro de 2024 at 12:51

      Ficou parecendo cantor sertanejo dos anos 1970-80, rsrs.

      1+

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 15:31

      O Veio da Havan comprou a briga do Jojo Todinho. Inclusive distribuiu Toddynho hoje para os clientes….

      3+

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 15:32

      Ele foi um dos censurados pelo cabeça de Ovo. Queria até prender o cara…

      0

  • Neco 24 de novembro de 2024 at 12:51

    Churrasco atrasado hoje.
    Cheguei da praia perto das 11. Aí atrasou tudo.

    2+

  • Hidden 24 de novembro de 2024 at 14:16

    Bom domingao mukis e poLvo improdutivo das empresas..

    A respeito do topico… bem fez Elinho que chegou limpando a area dos “direitchxs e esg” no tuitte…

    Agora:

    “Tuiter demitiu quase 30% da força de trabalho, zerou os setores e atividades ESG e o lucro e o valor efetivo da empresa aumentaram.”

    Esse ultimo dado, acho que nao ta correto. Confirma aeee…

    https://www.google.com/amp/s/gizmodo.uol.com.br/x-twitter-perdeu-us-34-bi-em-valor-de-mercado-desde-que-musk-assumiu/amp/

    Ahh essa tal Fidelity Group, pelo que li, foi quem ajudou na compra… deve saber do que fala.

    Quanto ao lucro, nao acompanho. Mas muitas cias tao zerando essa brincadeira de “ninguem solta mao de ninguem”.

    2+

  • Hidden 24 de novembro de 2024 at 14:29

    Ahhhfinal…

    Nikiti potensca avoando…

    https://livecoins.com.br/projeto-da-uff-propoe-o-uso-de-blockchain-para-modernizar-os-servicos-de-transporte-publico-na-cidade-de-niteroi/

    projeto a ser desenvolvido visa modernizar a verificação e validação do cumprimento dos contratos de prestação de serviço do transporte público na cidade, oferecendo maior transparência, verificabilidade e agilidade ao processo.

    Por meio da Cartesi, a tecnologia será integrada diretamente ao MobNit, sistema que armazena e disponibiliza os dados de transporte de Niterói, como a localização dos ônibus e seus itinerários.

    … blockchain tem grande futuro pra validar negocios, suprimentos e logistica sem duvidas!!!

    Ja a… xaprala …kkk

    Fuinte

    1+

  • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 15:35

    Barnabezinho
    Empregada doméstica hoje é um luxo inacessível. No máximo uma diarista quinzenal pra limpeza “grossa”. Eu cresci com minha mãe trabalhando de empregada. Sempre muito disciplinada, cuidadosa, mas justamente o trabalho enorme lhe custou boa parte da saúde. Hoje tu não contrata empregada mensalista impunemente. OU vão te avacalhar por conta do excesso de regalias legais e da displicência natural do bananense, OU vai ser tão caro que acaba sendo antajoso por em escola integral…

    3+

    Barna tem gente que fica sem alternativa. Estou segurando até hoje porque a escola dos meus filhos tem integral. Não sei até que série vai esse integral por lá. Caso não tivesse ou fosse surreal de caro, não teria como…

    2+

  • Viking 24 de novembro de 2024 at 15:54

    E não é que o Botafogo resolveu pipocar mesmo no Brasileirão, pra tristeza da família Barna?
    Espero que pelo menos ganhe a libertadores, senão vai ser um final de ano bem triste

    2+

    • bomberman 24 de novembro de 2024 at 18:33

      Pessoal chega pra mim e diz que o botafogo está indo bem, só respondo: Veja a mágica acontecer. Nunca falha.

      3+

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 18:58

      Vulgo cavalo paraguaio…

      2+

  • Neco 24 de novembro de 2024 at 16:39

    0

  • Pagando 24 de novembro de 2024 at 16:41

    Como escrever manchetes

    UOL Notícias: ‘Maior médium do Brasil’, Divaldo Franco é internado com câncer na bexiga

    Diário do Centro do Mundo: Médium bolsonarista Divaldo Franco, que rogou praga contra Moraes, é internado com câncer

    4+

    • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 16:45

      putz essa galera da imprença deve babar ou rosnar igual pinscher..

      eu penso que é mais um Tio- Franco para o Kharma do Xandinho. coincidências

      0

    • Maluco beleza 24 de novembro de 2024 at 16:57

      0

      • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 19:00

        Falou golpe, golpista, racista, etc… para mim não presta. Esquerdista manipulado.

        2+

    • LSnake 24 de novembro de 2024 at 18:43

      Câncer descoberto no inicio e bem tratável, na idade dele difícil é não ter câncer.

      1+

  • Hidden 24 de novembro de 2024 at 17:02

    Leitura pra reflexao

    Uma Breve História do Capitalismo Moderno
    Faria Lima Elevator

    Ah, o capitalismo! Esse sistema que rege nossas vidas, nossa economia e nossos boletos a pagar. A gente ouve falar dele todo santo dia, mas nem sempre é fácil entender como ele surgiu e para onde ele vai. Então, se ajeite na cadeira e bora por um passeio pela história do capitalismo recente.

    Capitalismo 101

    Back to basics: o que é capitalismo?

    Resumidamente, é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e que a produção e distribuição de bens e serviços é organizada por meio do mercado, com o objetivo de gerar lucro. A ideia é simples: você investe, trabalha, vende e, se tudo der certo, sai com mais dinheiro do que entrou. Parece um jogo, mas com consequências reais para a vida das pessoas. As principais alternativas ao capitalismo são o socialismo, onde os meios de produção são controlados pelo Estado ou pela coletividade, e o comunismo, aquela utopia que tenta abolir a propriedade privada e criar uma sociedade sem classes (spoiler: o socialismo era a fase intermediária até que se chegasse ao comunismo e uma ideia que não deu muito certo nos experimentos do século XX).

    A spinning jane: a geringonça que é o marco da Revolução Industrial

    Historiadores econômicos costumam apontar para a Revolução Industrial como o momento em que o capitalismo, tal como conhecemos, realmente ganhou corpo. Antes disso, existia um proto-capitalismo, com comerciantes e manufaturas, mas foi com as máquinas a vapor e as fábricas se espalhando inicialmente pela Inglaterra e que o jogo mudou de vez. Surgiu uma nova classe social, os famosos burgueses (sim, aqueles que Marx adorava criticar – e embora a burguesia já existisse anteriormente, foi durante a Revolução Industrial que ganharam um papel central no sistema econômico capitalista), que investiam em indústrias e transformavam recursos naturais e mão de obra em produtos, gerando lucros cada vez maiores.

    Revoluções e as bases do estado liberal

    A Revolução Industrial não foi apenas sobre máquinas a vapor e produção em massa. Ela também trouxe consigo a urbanização, já que milhares de pessoas deixaram o campo e migraram para as cidades em busca de oportunidades nas fábricas. Era o famoso proletariado, que se mudava para a cidade com uma mão na frente e outra atrás e trabalhava por horas a fio nas fábricas europeias. A vida nas cidades não era fácil: jornadas exaustivas, salários baixos e péssimas condições de trabalho eram a regra. Foi nesse cenário que as primeiras ideias de regulação e organização trabalhista começaram a surgir, pavimentando o caminho para movimentos sociais e sindicatos que pressionariam por melhores condições no futuro.

    Com esse cenário de mudanças econômicas e sociais, surge o Estado Liberal, inspirado pelas ideias de Montesquieu, que sistematizou, em 1748, o princípio da separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário. Mas o que é exatamente o Estado Liberal? Esse modelo de Estado propõe um governo mínimo, com funções restritas à vigilância da ordem social e à proteção contra ameaças externas. Era uma reação ao Estado monárquico absolutista, em que o poder do rei prevalecia sobre tudo e todos. No Estado Liberal, o indivíduo passou a ter mais valor, suas liberdades e direitos eram, pelo menos na teoria, protegidos. Essa valorização do indivíduo foi fundamental para o progresso econômico acentuado e para o surgimento das condições que levariam à Revolução Industrial. No Estado Liberal, os cidadãos podiam buscar seus próprios interesses econômicos, acreditando-se que essa busca individual, quando somada, levaria ao bem-estar da sociedade como um todo.

    O barão de Montesquieu, responsável por pensar na divisão dos poderes como conhecemos hoje: executivo, legislativo e judiciário

    O Estado Liberal era importante e teve apoio popular porque prometia maior liberdade para os cidadãos, reduzindo o controle do Estado sobre suas vidas e promovendo direitos individuais. Essa ideia era especialmente atraente em um contexto onde muitos países estavam saindo de sistemas monárquicos absolutistas, em que o poder era concentrado nas mãos de poucos e o povo não tinha voz. As promessas do liberalismo inspiraram revoluções populares, como a Revolução Francesa e outras lutas por independência ao redor do mundo. As pessoas estavam dispostas a lutar pela ideia de que podiam ter maior controle sobre suas próprias vidas e que a liberdade individual deveria ser respeitada. Foi assim que o Estado Liberal se consolidou como uma alternativa atraente, proporcionando tanto progresso econômico quanto o reconhecimento de direitos civis.

    Estado liberal e o capitalismo

    Um dos pilares mais importantes do capitalismo é o sistema de preços livres. Esse sistema de preços livres é fundamental porque é a forma como o mercado se regula. Os preços dos bens e serviços são determinados pela interação entre a oferta e a demanda. Se um produto é muito procurado, mas pouco ofertado, o preço sobe. Se há muita oferta e pouca demanda, o preço cai. Esse mecanismo de preços não só coordena a produção e o consumo de bens e serviços, mas também fornece informações importantes para produtores e consumidores, ajudando-os a tomar decisões econômicas. No capitalismo, o sistema de preços livres atua como um sinalizador, orientando recursos para onde eles são mais necessários e permitindo que a economia se ajuste às necessidades das pessoas. Em resumo, é uma forma descentralizada e eficiente de alocar recursos, algo que diferencia o capitalismo de sistemas mais centralizados, como o socialismo. Nas economias planificadas, como a União Soviética, não havia um mercado de bens e preços livres: os preços eram determinados pelo governo e, via de regra, um elemento presente na vida da população era o desabastecimento e escassez de produtos básicos.

    O sistema de preços é um dos elementos-chave do capitalismo. Seu mau funcionamento, ou até sua falta completa, levam à filas, desabastecimentos e falta de produtos.

    Mas, como acontece com qualquer sistema, o Estado Liberal não era a prova de falhas. Havia uma grande ênfase no individualismo, o que acabou gerando um comportamento egoísta e a concentração de riquezas nas mãos dos mais habilidosos e audaciosos (ou, se preferir, dos menos escrupulosos). A desigualdade social aumentou e a economia acabou enfrentando uma grande crise no final do século XIX, que se somou às tensões da Primeira Guerra Mundial. A necessidade de mudanças era evidente, ainda mais se lembrarmos que muitos países já eram democracia popular e o direito ao voto estava sendo ampliado.

    Do liberalismo ao keynesianismo

    Assim, entramos no século XX, quando percebemos que o capitalismo também sabia se reinventar. Com a Grande Depressão de 1929, ficou claro que deixar o mercado solto, sem regras, poderia levar a grandes desastres. Foi aí que John Maynard Keynes apareceu com suas ideias, basicamente dizendo: “Ei, pessoal, que tal o Estado dar uma mãozinha?” (entendedores entenderão, rs). Assim surgiu o keynesianismo, que propõe um Estado mais ativo na economia para evitar crises e promover o crescimento. A ideia de Keynes era simples: quando a coisa ficasse feia, o governo deveria gastar mais para estimular a economia e garantir empregos. Nos anos pós-guerra, o keynesianismo levou ao Estado de bem-estar social, especialmente na Europa: a ideia era garantir que, mesmo em um sistema capitalista (isto é, com propriedade privada dos meios de produção e economia de mercado e preços), as pessoas tivessem acesso a saúde, educação e uma aposentadoria fornecida pelo governo, ao menos parcialmente – um jeito de acalmar os trabalhadores e evitar uma revolução. Isso, claro, não sem custo: gastava-se de um lado, arrecadava-se imposto de outro.

    Alíquota de Imposto nos países desenvolvidos (% PIB)

    Franca e outros = 50%
    Reino Unido = 40%
    USA = 30%

    Estado do Bem-Estar Social: a gente usa, mas a gente também paga. Fonte: Our World in Data.

    O keynesianismo reinou por algumas décadas, e foi responsável por um período de crescimento econômico e prosperidade, especialmente nos países desenvolvidos. Mas, como a vida é feita de altos e baixos, essa fase keynesiana não durou para sempre. Nos anos 70, o mundo enfrentou uma crise do petróleo, a inflação disparou e o modelo de bem-estar social começou a ser questionado. Era a crise fiscal do estado de bem-estar social: afinal, there is no free lunch e a enfermeira do SUS precisa receber o salário. Por outro lado, a alíquota de imposto poderia estar sufocando a atividade produtiva privada.

    Do keynesianismo para o neoliberalismo

    É nesse contexto que o neoliberalismo surge: inspirado por economistas como Milton Friedman e a Escola de Chicago, o neoliberalismo defende menos intervenção estatal e mais liberdade para o mercado, retomando ao empreendedor a figura de fio-condutor do desenvolvimento econômico (um ideia que, de certa forma, tinha perdido a força desde as ideias de Keynes).

    Políticas neoliberais se espalharam pelo mundo nos anos 80 e 90, com figuras como Ronald Reagan e Margaret Thatcher liderando o movimento. Eles acreditavam que o mercado livre e a iniciativa privada eram a melhor forma de garantir crescimento e eficiência, então houve uma onda de privatizações, desregulamentação de setores importantes e cortes em programas sociais. Enquanto isso, o discurso era de que “o governo é o problema, não a solução”. Esse período também pode ser visto como uma tentativa de mesclar a ideia do Estado Liberal (com seu governo mínimo, focado em fornecer segurança, justiça e outros serviços que a iniciativa privada não consegue fornecer) com o Estado de bem-estar social (incorporando as ideias e instituição já estabelecidas, como os sistemas de previdência social, saúde e educação pública, por exemplo), tentando ajustar as finanças públicas e manter um equilíbrio econômico. O estado neoliberal mistura a ênfase do Estado Liberal da liberdade econômica e da menor intervenção possível nos mercados, com a necessidade de garantir uma rede mínima de proteção social que possa estabilizar a sociedade e proporcionar algum grau de igualdade de oportunidades, buscando manter o dinamismo da economia de mercado, mas com a preocupação de evitar um colapso social.

    Até hoje, o debate segue acalorado. Alguns dizem que o neoliberalismo trouxe mais eficácia e crescimento, enquanto outros culpam essa abordagem pelo aumento da desigualdade social e pela precarização do trabalho. De fato, uma das marcas do capitalismo recente é justamente a desigualdade: embora tenhamos visto o desenvolvimento tecnológico crescer de forma exponencial, parte dos benefícios se concentrou nas mãos de poucos – os famosos 1%. Por outro lado, nunca antes na história da humanidade tanta gente foi retirada da pobreza. Aparentemente, com o capitalismo o mundo ficou desigualmente mais rico.

    População mundial vivendo em condição de extrema pobreza

    1960 = 3bi +50% pobre
    2024 = 7bi – 7% pobre

    Aparentemente, com o capitalismo o mundo ficou desigualmente mais rico. Fonte: Our World In Data

    Em que ponto estamos?

    Quando olhamos para a evolução do capitalismo e suas interações com os modelos políticos, podemos perceber um padrão de retroalimentação. Assim como no Império Romano, onde o crescimento econômico e a expansão territorial sustentavam o poder político, o capitalismo se sustenta pela sua capacidade de se transformar e se adaptar às necessidades políticas e sociais. Ray Dalio, por exemplo, tem uma tese interessante sobre a “Pax Americana” e a “Pax Sinica”, comparando a hegemonia dos Estados Unidos e da China com a paz e prosperidade que Roma trouxe durante seu apogeu: assim como Roma, os Estados Unidos se beneficiaram do capitalismo para manter sua influência global. Com o declínio americano – algo que Dalio vê como inevitável – viria o gigante chinês para ocupar o seu lugar e ditar as regras de como a banda toca.

    Os Estados Unidos, como epicentro do mundo ocidental e bastião do capitalismo moderno, dita as regras de como o mundo se organiza. O declínio americano é algo que ninguém tem resposta nem certeza, mas que ganhou um novo capítulo com a eleição de Donald Trump e, especialmente, com o ministério meio meme, meio coisa séria demais: o DOGE, Department of Government Efficiency (Departamento de Eficiência Governamental). Esse ministério tem a com a missão de reduzir burocracias e otimizar a máquina pública, e se tudo ocorrer como planejado, tem a capacidade de balançar o pêndulo do capitalismo americano como foi quando das ideias de Keynes (que nos EUA se materializaram na figura de Franklin Roosevelt) e com a revolução neoliberal implementada por Ronald Reagan. Até porque, desde as medidas neoliberais de Reagan, o governo americano cresceu seus tentáculos, a dívida americana cresceu mais ainda e muitos sistemas de serviço público têm deixado os analistas preocupados com sua saúde financeira – uma situação parecida com o cenário pré-anos 70 (aliás, previdências e sistemas de serviço público ao redor do mundo são uma preocupações recorrentes, mas isso é tema para outras Carta do Condado…).

    Enquanto isso, o capitalismo segue, sempre mudando, se adaptando e, claro, gerando controvérsias. Se ele é o melhor sistema possível? Depende de quem você perguntar. Alguns dizem que é imperfeito, mas ainda o melhor que temos. Outros acreditam que precisamos de uma alternativa completamente nova. De qualquer forma, parece que o capitalismo ainda vai estar por aqui por um bom tempo, nos desafiando a encontrar um equilíbrio entre crescimento econômico e qualidade de vida. Da próxima vez que você ouvir falar sobre “crise econômica”, “políticas neoliberais” ou “crescimento sustentável”, lembre-se de que tudo isso faz parte da longa e complicada história do capitalismo tentando se reinventar – e, às vezes, tropeçando no caminho.

    Afinal, como disse Keynes, “a longo prazo, todos estaremos mortos”.

    4+

    • Hidden 24 de novembro de 2024 at 17:03

      Faltou discorrer sobre o Tech State ou mais digitalmente falando o CriptoState…

      Em resumo, segue o fluxo!!!

      2+

    • LSnake 24 de novembro de 2024 at 19:05

      O pendulo, ora oscila para um lado, ora para o outro, cada lado prometendo corrigir os erros do outro e trazendo seus próprios erros. Para mim não há nada de errado com o socialismo, o errado é ele ter de ser imposto, forçado a todos os que querem ou não ele.

      Quanto a crise de 29 ser culpa do capitalismo, bobagem, a culpa é simplesmente do excesso de credito, sem credito não há crise alguma, toda crise acontece quando se usa o credito que deve ser exclusivamente para investimento em consumo. Com credito o pessoal gasta comprando o que não precisa e do outro lado se produzindo mais do que se precisa e no fim vem o ajuste que chamam de crise.

      3+

  • Leonardo M. 24 de novembro de 2024 at 17:11

    2+

    • Neco 24 de novembro de 2024 at 17:22

      Muito bem.

      0

    • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 18:38

      Aposto se em torno Brasil cortassem o financiamento público, não sobrava nem na paulista.

      3+

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 19:01

      Maravilha!!!

      0

  • Hidden 24 de novembro de 2024 at 17:14
  • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 17:55

    singer e singes no Canadá,

    – Canadá confirma primeiro caso de nova variante do Mpox.
    Canadá registra o 1º caso de nova variante da Mpox em paciente que retornou de viagem..

    galera gosta de bananas, macacos, jag-uar,

    4+

    • PowerGirl 24 de novembro de 2024 at 19:02

      O que é essa variante? COVID?

      0

      • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 19:03

        Varíola dos Macacos

        1+

        • LSnake 24 de novembro de 2024 at 19:08

          Então quem não for macaco não precisa preocupar

          2+

          • Hidden 24 de novembro de 2024 at 21:21

            Pra nois bananoides ja viciados em bananas… no pobRema

            Somos todos macacos…yeahhh

            1+

  • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 17:57
    • Neco 24 de novembro de 2024 at 18:02

      https://datassette.org/softwares/br-brasil-aplicativos-ibm-pc-softwares/editor-de-texto-facil-70

      Trabalhei com ele.

      Trabalhei em uma empresa que tinha ele, era muito bom na época.

      Nesse link tem um rar. Mas não testei.

      1+

      • Cadeia Marcov 24 de novembro de 2024 at 18:09

        saudades do wordstar, statgraph, velasco…. no mestrado eu ensinei um monte de gente a usar… ai chegou o windows 95. kkk

        0

        • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 18:39

          Admirável a história dessa empresa e estar até hoje bem, foram bastante percalços, souberam se reinventar.

          1+

  • Sapato Furado 24 de novembro de 2024 at 21:02

    Aproveitando a deixa do tópico sobre ESG, vi hoje o caminhão da Coca Cola com o Papai Noel, e não é que apareceu a Mamãe Noel e um Papai Noel vestido de gaúcho e negro?

    3+

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.