Bom dia!

Falamos de Brizola e falamos do Moreira. Gostemos ou não do fato, o PMDB é a força vigente no Hell. Seja acocorado ao lado do governo, como fez no tempo do Brizola, seja nas manetes, como no caso do Moreira. Aliás, o mandato terrível do Moreira Franco fez o PMDB aqui aprender a não assumir a cabine do bonde, por ser impossível desviar das pedradas da galera mais exaltada. Aprenderam e levaram para a vida.

A gente já devia esperar o pior quando elegeu o Collor, o Demolidor. Mas as coisas aqui smepre tendem a piorar, e muito. É o que acontece na nossa vida: quando estamos com a casa toda desarrumada, e o cartão estourou, aparece a visita pra almoçar e jantar. E a ONU nos havia escolhido para sediar um evento todo novo, inédito, sobre a desgrama do meio ambiente, a Eco-92.

Memorial da Democracia - ECO-92 congrega o poder global no Rio

Esta foi a primeira vez em que o Hell, sofreu intervenção direta da União, friso. A cidade era o CAOS absoluto. Talvez vocês entendam agora o porquê daquele documentário “O Pobre vai à Praia”: A cidade estava em desordem, o fenômeno dos arrastões havia se assentado e era impossível não ver nos jornais cenas de roubos, furtos, espancamentos, correria, o diabo. A cidade estava largada. Aparentemente a volta de Brizola ao poder em 1991 atiçou os criminosos, que passaram a fazer a coisa mais temível de todas: “descer pra pista”. A “favela desceu” e o caos ampliou.

No fim do túnel, não há luz, apenas polícia | by Jornalistas Livres | Medium

O país estava na mesma tocada, claro, mas aqui as coisas começarama a degradar intensamente. O que Brizola voltou a fazer em seu mandato: SIM: Obras enormes com grana pública, sem projetos decentes e com muitos, muitos problemas, uma perseguição velada às polícias, com seu sucateamento progressivo (lembram da “cena do faz me rir” do filme Tropa de Elite”, na oficina do batalhão? Então…) e a criminalização da atividade policial. Aumentos de salários para servidores, concursos públicos, e a explosão dos gastos em uma economia que se arrastava.

Deus é Bom e a Eco-92 se passou sem traumas, mas o estado entra em parafuso. A crise econômica devastou o Estado e fez com que o próprio Brizola fosse vítima de seus aliados, e seus colegas de ideologia. Acusavam ele de só “pensar naquilo” – a presidência da república e o ódio contra seus adversários – e se lixar para a população do interior, dando valor apenas aos favelados que lhe davam votos. Era briga e no meio dessa briga, pra “melhorar” um pouco, vem o Plano Real e com ele o PSDB virou o mel na boca de cada criança do país. Lasqueira, né, meu filho?

Um massacre. A gente nem imginava…

Marcello Alencar era político de carreira, não era lá interessado em política pra plateia mas conhecia o Estado, a cidade muito bem, já fora prefeito da Capital, inclusive, e tinha bom trânsito entre os brizolistas, era pedetista de raiz, naquele momento já filiado ao PSDB. Alencar conseguiu o milagre de tirar a cidade do Hell da falência e montou o embrião do que seria toda a política de outro vigarista conhecido nosso, o pai do Gordinho. Alencar era bom nesse lance de se amigar com empreiteiras, também.

Só que o Hell não é para amadores e o Plano Real, se foi interessante para a população, para as contas estaduais foi um desastre total. Pois os governadores na época tinham a feia mania de usar a inflação para corroer as dívidas enquanto a arrecadação era remunerada mês a mês com base, obviamente, no IPC. Era um esquema interessante, pois do imposto era dificil correr mas eu contratava a obra, o serviço, comprava os bens, pagava salários e o valor destes custos ia DIMINUINDO COM O TEMPO. Por conta disso uma Lei de Licitações foi promulgada às carreiras em 1993 e é por isso que pedalada fiscal é crime administrativo grave.

Brizola não estava nem aí, no começo de 1994 abandonou o governo e a pica e seus problemas graves para o Nilo Batista, que nem sabia pra que lado corria, e foi tentar sua nova eleição à presidência. Sonho brigado, esse, não?

Alencar se elegeu – venceu outro ex-colega de partido, o Antonio Matheus… – e pegou o Estado quebrado, sem capacidade nenhuma de investir, e com um discurso pesado, de intervenção na favela, de mudança de paradigma, confronto. Hoje, 25 anos depois a gente sabe que o PSDB e bandido são coisas parelhas, e que nada daquilo era, a sério, verdadeiro. O cara queria ganhar o apoio da população, que estava apavorada com a desordem e a guerra do crime, a esta altura, bastante organizado. Neste tempo começaram a aparecer os fuzis nas favelas, e a coisa tomou ares de conflito armado.

O funk não é o que é à toa, claro

Nesse contexto doido, O Hell estava quase ingovernável, com greves de servidores, o crescimento da violênca armada, a inépcia (deliberada) do Estado em relação a expansão absurda das favelas na capital e o seu crescimento no interior, e a forte desindustrialização gerada pelas mudanças brutais na economia entre 1990 e 1995. Peguem o estado onde vocês vivem, se não são do Hell, e analisem este período rapidamente. Verão que o negócio era feio mesmo.

Segurança pública e seqüestros no Rio de Janeiro 1995-1996

Imaginem o desespero do gabinete de segurança do Hell, quando o Papa João Paulo II veio aqui? Pois é. Se Cidade de Deus nara o Hell no finzinho dos anos 1970, Tropa de Elite é exatamente o espelho do Hell em meados dos anos 1990.

Papamóvel, obrigatório. É que Deus tem piedade e não deixou nada dar “muito errado”…

Crise econômica, violência e empobrecimento, associados ao desprezo completo do governo do Estado pelo Interior estavam arumando um problema sério para se resolver. Reparem que quase o tempo todo eu falo da CAPITAL como sendo o ESTADO, e é essa realmente a mecânica da coisa. NINGUÉM lembra o que é Barra do Piraí, ou onde fica Itaperuna (pior IDH médio do RJ), ou o que estava acontecendo em Campos dos Goytacazes.

Da Terra do Chuvisco (doce ruim da porra), o Antonio Matheus e sua esposa Rosângela eram curiosamente evangélicos, pedetistas e críticos do Brizola. Ele também era radialista, e como “Garotinho”, ficou famoso no Estado, e acabou eleito prefeito de Campos.

Esse lance de evangélico poítico que adota muita criança não tá dando certo.

Campos é um município ENORME, e estava em uma transição dolorosa do fim das plantações de cana de açúcar para o aumento crescente da exploração de petróleo em seu litoral. Município grande, em uma região miserável, e com dinheiro.

Garotinho se elege prefeito e ali começa algo muitíssimo conhecido, mas de um jeito todo novo – e eficaz. A mecânica do “cheque-cidadão” nasce dele, Anthony Garotinho, diretamente baseada no “tijolo e saco de cimento” tradicionalmente ofertados em tempos de eleição. E com esse negócio de dar dinheiro aos pobres usando as igrejas como meio de dispersão ele ganha fama e moral para enfrentar um de seus mentores, o Marcello Alencar, e perde em 1994. Perde por pouco.

Em 1998, Antônio Matheus se elege exatamente com o discurso mais populista possível, e com o apoio direto do PT do Hell. Este, parêntese, havia aprendido rápido como lidar no novo mundo da poítica local, apoiando os trabalhistas e fazendo aquela oposição marota contra o PSDB. Garotinho se elege, e essa história fica pra outro dia.

Ficheiro:Anthony-garotinho-esperneia-ambulancia-825x550.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cansei vocês, então a gente corta aqui o assunto!

***

Hoje estou encerrando este pequeno políptico sobre o inferno que é a política do nosso Hell de Janeiro. Povo já está reclamando da insisitência no assunto. Mas pessoalmente entendo ser necessário ajustar o discurso histórico para uma realidade em que pouca coisa é crível, e com uma maioria de pessoas meramente desonestas tentando se aproveitar da desordem de nossa memória para nos tripudiar.

Falo especialmente do Brizola, como já disse o único governador efetivo que nunca foi condenado, ou mesmo indiciado por corrupção, e que nunca foi preso. Os trabalhistas o têm no Olimpo socialista por isto, mas a gente aqui sabe que essa parada non ecziste de verdade. Mais perigoso que o ladrão contumaz é o ladrão com método, com projeto, com ideias sólidas ligadas ao ato de fraudar, desencaminhar. Este é o caso. Jamais saberemos quanto de verdade se gastou naqueles projetos pessoais e de péssimo gosto, a inflação mascarou muito, e perdemos diretamente com isso.

A violência semeada na cidade, regada com muita hipocrisia, apoio da mídia, de pessoas interessadas em construir redes de poder privado em seus locais de atuação, e de políticos que lucravam com o franco apoio popular aos excessos de populismo descarado naquela corrente infinita de socialismos e mais socialismos enfiados na sociedade, até que esta começou a se asfixiar e morrer. O Rio de Janeiro simplesmente está morrendo há quarenta anos. NENHUMA MEDIDA tentada a favor dele fez efeito. NENHUMA atitude do Estado acabou surtindo efeito propagador de melhorias. A cidade é estagnada, quebrada, disfuncional.

Lúcio Costa ganhou a licitação da antiga SURSAN para o projeto do abairramento do que chamamos hoje de Barra da Tijuca em 1967. Projeto fazia parte das comemorações dos 400 anos da Capital. A Barra é uma região projetada, calculada para ser o futuro centro da cidade. A ideia era que, em 2015, quando a cidade completasse 450 anos, a principal estrutura urbana e econômica do estado fosse aquela região, com o abandono gradual do “Rio antigo”, que seria uma área de reurbanização como a de Dresden, na Alemanha, por exemplo.

Hoje 1/3 da população de lá mora em favelas. E o Centro do Rio AINDA está ali, imprensado entre o mar e aqueles morros calorentos e cheios de barracos e tiroteios.

 

14+
  • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 08:46

    1st 😛

    3+

  • Zé do ranho 6 de setembro de 2020 at 08:48

    Second! Dia!

    3+

  • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 08:52

    Não conheço o RJ, mas com todos esses depoimentos e matérias, não sinto a menor vontade de conhecer. Agora sobre as coisas que ocorrem no RJ, acho que é reflexo cultural do Brasil em geral, pobre malandrão achando que tá passando a perna em todo mundo pra se dar bem e não percebe que enquanto ele ganha uns trocados o esgoto/lixão onde vive só aumenta de tamanho. Brasil enquanto for essa republiqueta, vários países dentro de um, um amontoado de gente, não vai nunca. Talvez possa sair alguma coisa boa, se as regiôes/estados se separassem e criassem novos países com suas respectivas leis.

    12+

    • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 08:53

      Infelizmente no Brasil JUNTOS SOMOS MAIS FRACOS!

      7+

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 09:11

      Se tu for em Paraty, Arraial, Visconde de Mauá, dá pra ter um passeio legal, nada especial. A capital é tensa. Difícil. Não recomendo, não…

      10+

      • Um dois 6 de setembro de 2020 at 09:35

        Mas e o cheirinho de bife?
        No interior não tem não

        2+

      • Hidden 6 de setembro de 2020 at 14:40

        O Estado do Rio é espetacular em termos de natureza, mar e montanha juntos e a região dos Lagos, Costa Verde e também a serra do mar que divide fronteiras com sp Mg e és!!! Pena que tá Tutto favelizado e dominado pelo tráfico…

        6+

  • AKIRAMASTER 6 de setembro de 2020 at 08:54

    Primeiro sem pódio forever

    2+

  • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 09:00

    Aproveitando para deixar um CVR também
    Ontem passei pela ZL de SP e fui passar o dia em Jundiaí. Resumo do que vi, estrada bem movimentada, pedágio cheio, nos carros ninguém de máscara (ufa) poucas pessoas de máscaras nas ruas, só as colocavam para entrar nos estabelecimentos. Na ZL ninguém de máscara, povão já se deu conta do CorongaFraude.

    13+

    • AKIRAMASTER 6 de setembro de 2020 at 15:16

      Nos do interior não aceitamos desmandos do Ditadoria não , Jundiaí e raiz.

      4+

  • Neco 6 de setembro de 2020 at 09:11

    Bom dia.

    Eu nunca fui ao Rio, e a menos que Deus mande em viva voz não creio que eu vá. Por turismo jamais, só se for necessário ir por algum negócio muito importante.
    Ah sim, me lembro já passei no aeroporto, pra trocar de avião, mas nunca sai do aeroporto nem para atravessar a rua .

    7+

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 09:18

      Se foi no GIG, a coisa mais correta a se fazer é nem sair do saguão, ali mesmo volta e meia dá merda.

      11+

      • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 09:24

        SDU respira. Agora com asfalto novo.

        GIG complicadíssimo
        Quero ver em 2022 quantos voos internacionais terá
        Porque carga até Cabo Frio tem capacidade técnica

        6+

  • Tio Cosme 6 de setembro de 2020 at 09:32

    Bom dia muquiranas
    Gostei demais da leitura, eu que perdi o costume de ler livros. Amiga estrangeira queria visitar o Cristo sozinha, cortei o barato e “mandei” ela ir sozinha pra Foz do Iguaçu.
    Amigos turistas gostaram muito de passear por aí, uma amiga fez cruzeiro desceu para ver o Cristo e voltou pra embarcação #ficaadica

    4+

    • Mineirausfall 6 de setembro de 2020 at 09:41

      Bom dia!

      2+

  • Mineirausfall 6 de setembro de 2020 at 09:36

    🎶 Buuuuuuuuuuuuu… 🎶

    Eita! O tópico de ontem fechou com…

    190 comments. 👮

    Was this a ÇINÁU? Putz, política fluminense nem é mais caso de polícia. Sei lá o quê pra dar jeito nisso, se é que tenha jeito.

    5+

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 09:51

      kkkkkkkkkkkkkkk
      Aqui no Hell quase tudo acaba em BO, mesmo!

      6+

      • Mineirausfall 6 de setembro de 2020 at 09:54

        #HORROR

        2+

  • Maluco beleza 6 de setembro de 2020 at 10:03

    Fui no rio 1 vez.
    Rock in rio há uns 3, 4 anos… fiquei 4 dias lá.
    Só queria ir no show, porém a muié quis passear no cristo.
    Pegamos trânsito absurdo, o motorista do uber na maior má vontade de trabalhar nem levou a gente até lá em cima da ladeira… creio que tem uma máfia de transporte pra subir o ladeirao de topic.
    Chegando no cristo, o local tava entupido de gente se espremendo pra tirar uma selfie do cristo.
    Na volta outro uber disse que tava tendo 2 “eventos” no caminho e preferiu desviar.
    “Evento” é tiroteio.
    No dia do rock in rio a pista num trecho foi interditada por causa do combate ao tráfico e só podia ir de metrô.
    A paisagem natural é mto bonita, mas o resto não curti nem um pouco.

    14+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 10:24

    Ahhh o Rio

    Morei alguns anos na zona sul…

    Nunca vou esquecer quando meu pai comprou um buquê de uma dúzia de rosas para minha mãe, mas ao chegar no apartamento verificou que a dúzia tinha apenas onze rosas

    Ou aquela vez em que fui no Habibs comprar meia dúzia de esfihas, que magicamente se transformaram em apenas 4 quando abri o pacote em casa

    E por que não lembrar de quando fui numa papelaria e ao chegar em casa ver que na sacola quase metade do que havia comprado não estava lá?

    Para esfriar a cabeça, por que não ir passear em Petrópolis? Ao descer a serra de volta, é tão legal ver as balas traçantes cruzando os céus lá no morro do João, e ver as mesmas baterem no asfalto na linha amarela… na minha frente…

    E o que dizer então daquele almoço no restaurante do alemão, na Tijuca, em que só não fui baleado na rua pois os projéteis não “vararam” o corpo do bandido, e meu amigo de Nova Friburgo me puxou para dentro de uma loja de colchões no meio do tiroteio??

    Ah tem aquela também do menino drogado, alucinado e babando, que agarrou e não soltava minha mãe na Senador Vergueiro, em pleno surto químico-psicótico

    …Também tem o típico malandro local com camisa do Flamengo, que me perseguiu no aterro com uma faca… graças a Deus tinha um bar Belmonte aberto para me refugiar

    Sem contar a péssima decisão de arrumar uma namorada no Recreio e gastar horas em congestionamentos na boca da Rocinha, ouvindo tiros e tentando abstrair para não entrar em colapso mental.

    Não, não dá

    24+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 10:30

      Puxa, estava até esquecendo do dia que, de saco cheio do metrô, decidi pegar um táxi… ao querer cortar caminho pelo sambódromo, o taxista “me sobe” no Catumbi, logo após o túnel Santa Barbara…

      O que poderia dar errado ao parar o táxi ao lado de uma mulher caída na calçada, com o corpo todo metralhado, uma poça de sangue escorrendo pelo meio fio, agonizando e cuspindo sangue, com a cabeça apoiada por sua amiga, que estava aos prantos, enquanto o cara do Bope aponta ao lado um fuzil para o alto de uma escadaria? Tudo isso a menos de dois metros de mim, sentado no banco de trás de um táxi, parado enquanto o taxista tirava fotos da cena com o celular, na maior naturalidade?

      15+

    • Cesar 6 de setembro de 2020 at 10:34

      Zona de guerra. Por muito menos já justificaria uma intervenção federal daquelas para fazer a limpa. Mas, parece que tem muita gente importante interessada nessa situação desgraçada. Um amigo das FFAA (alta patente) uma vez me contou a história da evolução do RJ para esse estado caótico de depois me contou o estado atual de coisas. Pelo que disse vi não haver a menor possibilidade de conserto daquilo sem guerra. Nenhuma possibilidade. A cidade é praticamente dividida entre milícias, tráfico, pessoal do jogo do bicho, e por aí vai. O Estado oficial (brasileiro) está ali só para manter aparência de normalidade, os Estados reais são outros. Sem condições. Uma pena para a população que sofre com isso, fico pesaroso mesmo porque muita gente não merecia viver nesse inferno. Espero que Deus tenha um pouco de misericórdia de quem não tem nada a ver com a situação, não faz parte dos esqueminhas e do jeitinho, mas não tem condições de sair da região. Confiem mais em políticos!

      17+

      • Cesar 6 de setembro de 2020 at 10:51

        RJ é nossa Gotham City… o problema é que Batman não existe.

        9+

        • JPM 6 de setembro de 2020 at 11:05

          No RJ nem o Batman daria jeito. Teria que ser alguém mais “prático”. Como o Frank Castle, vulgo The Punisher (o Justiceiro na BNN).

          7+

          • bomberman 6 de setembro de 2020 at 11:53

            Mat, Flamengo é bastante sazonal, por vários anos não acontece nada e de repente começa a fase de selvageria, que tanto vc quanto a sua mãe infelizmente acabaram pegando. Nos 14 anos que morei lá vi essas fases acontecendo. Quanto ao resto da cidade não dá pra dizer muito além de que é exatamente isso que você descreveu. Caos, violência e vagabundagem desenfreada.
            E cara, vc tá ligado que existem 4 preços aqui, né? 1 pra gringo, 1 pra bananense de outros estados, 1 pra quem é da zona sul e outro pra quem é da baixada. É uma cidade que te testa o tempo… Muitas das vezes vc acaba aceitando ser enrolado pq é muito trabalho ir pra outro local e acabar acontecendo o mesmo….

            8+

          • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 13:29

            Batman até tem nos morros
            Até ele está na trincheira do lado de lá
            Esta do lado negro da força kkk

            2+

  • sem cadastro 6 de setembro de 2020 at 10:44

    Bom dia!

    Estive no RJ no ano de 2007, em pleno Jogos Panamericanos, outra roubalheira sem tamanho que assolou essa terra. Tinha a faixa azul destinada à “família Pan” nas principais avenidas. Visitei o Engenhão, lindo estádio. E, como todo turista, fui ao Cristo tb. Cheio de gente e tudo caríssimo (lembro de uma espécie de lanchonete lá que estava vendendo uma fatia de abacaxi por absurdos 8 reais! E a gringaiada comprando várias…)

    Como namorava uma carioca à época, ela sabia andar muito bem por lá e evitar pegadinhas e malandrices.

    Resumo da minha impressão ao terminar a visita: cidade com uma beleza natural exuberante, e a percepção disso é aumentada principalmente quando se visita o Cristo e o Pão de Açúcar. A energia desses dois locais é realmente incrível. O carioca no geral é boa praça, parede que te conhece de longa data, são de fácil comunicação. Mas quando vc topa com tipos marrentos, aí azeda tudo e o atendimento então, fica lastimável. Ou aqueles que se acham só porque são dali.

    Mas duas coisas que me chamaram muita a atenção:
    1) cariocas não respeitam farol fechado, e se o fazem, mal o farol abriu e já lhe tacam a buzina na orelha. Além de dirigirem feito loucos, a milhão nas ruas, inclusive os motoristas de ônibus!;
    2) como detonam os carros! Vi carros novos, tanto nacionais como importados – que nunca havia visto antes – andando e já moídos, amassados, riscados. Além dessa degradação, tem a degradação da própria cidade em si, principalmente o centro antigo.

    Prédios antigos na Av Rio Branco e Senador Dantas, belos mas detonados tb.

    Enfim, acho que vale a visita, mas uma vez e olhe lá.

    Uma pena o que fizeram com o RJ, realmente.

    12+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 10:44

    Sogrão vai sair de candidato a prefeito lá no Sul

    Cara esforçado, trabalhador, de direita, sonhador

    Acho que se ganhar irá de verdade tentar melhorar a vida na cidade dele

    6+

    • Cesar 6 de setembro de 2020 at 10:47

      Recomendo muita cautela nisso aí. Alguns lugares no interior do Brasil são tão enrolados em esquemas envolvendo prefeituras que se o cara entra e trava o negócio dá até morte. Tem que saber bem onde está pisando.

      14+

      • Mat* 6 de setembro de 2020 at 10:50

        Sim isso me preocupa muito

        A família toda está contra a candidatura, não tem porque mexer com isso

        10+

      • Tio Cosme 6 de setembro de 2020 at 11:28

        Até pra síndico de prédio tem repressão na oposição.

        5+

    • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 11:37

      Melhora e depois de 4/8 anos a esquerda volta com força Kkķkkk

      BNN não é para amadores.

      6+

  • Mutuario 6 de setembro de 2020 at 10:53

    O Hell de Janeiro também tem coisas muito boas… tem a paisagem e o Barna que é de lá! e… acho que só…

    Parabéns pelos tópicos em homenagem à “cidade maravilhosa”! Ficaram ótimos!

    9+

    • Hidden 6 de setembro de 2020 at 14:45

      O melhor do Hellen é Nikiti… hehehe

      1+

  • Alfinete da bolha 6 de setembro de 2020 at 11:03

    Petrobrás emite nota informando que reduzirá a produção de matéria prima para óleo lubrificante. Vai subir o preço?

    1+

  • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 11:35

    Uma coisa que gostei do RJ quando visitei em 2017 foi que lá qualquer bar serve comida farta.

    Galeto, farofa, arroz, maionese, etc e tudo por R$50/60 e serve duas pessoas de boa.
    Eu e patroa passamos mal de tanto comer bem nesses butecos de Copacabana.

    Comida árabe também tem por toda a cidade.
    Chapecó não existe um restaurante árabe então quando saímos desse fim de mundo precisamos tirar a barriga da miséria nessa questão.

    6+

    • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 11:42

      E olha que teve hein!? 1991 a 1993 tinha um libanês no Itajoara

      Não lembro de outro que prosperou.
      Chapecó tinha nos anos 90 o D’Italia que era famoso no quilo ou buffet livre e na Getúlio era famoso o filé a parmegiana no Kalenda se eu não me engano .. era esse o nome. Kkk

      Tinha um bife famoso tb da família Malacarne. Perto do Zinho alimentos. .. irmão dos Battiston do Celeiro

      1+

      • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 11:43

        Mas melhor churrascaria era em Xaxim . Perto da rodovia . Tinha um gramado lindo lá. O dono era um barrigudo e quando cortava a costela voava gordura na roupa. Época raiz!

        2+

        • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 11:45

          Você sabe porque não tem muito restaurante né!? Tem a ver com a renda reservada para a parcela dos carros. Pessoal prefere carro do que comer bem
          Tinha até estudo na Unoesc sobre isso. 🤣

          6+

          • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 13:02

            Sim, modinha dos ricos agora em Chapecó é ter

            Mercedes AMG45 de 400k
            Jaguar de 300k
            X6 de 400k
            Masseratti
            X1 tá virando carne de vaca nessa cidade, por isso tenho seguro contra terceiros pois já bati em uma, 7k para concertar um parachoque se eu não tivesse seguro.

            O D’Italia ainda continua na Fernando Machado.

            0

  • bomberman 6 de setembro de 2020 at 11:54

    Barna, parabéns pelo tópico! Espero que vc escreva um livro sobre 😀

    5+

  • Poker Bubble 6 de setembro de 2020 at 12:33

    Hell definitivamente n tem jeito..

    Uma certa saudade do quadradinho da Barra, especialmente fora do verão, quando a selvageria dos habitantes do hell aflora..
    (lado bom q afloram tb as sainhas, decotes, shortinhos com polpinha da bunda à mostra)..
    Era legal ter aquela puta praia, vszia a 400m de casa, e dentro da bolha da barra ainda havia uma sensação de segurança…

    6+

  • Poker Bubble 6 de setembro de 2020 at 12:34

    Épico o texto, Barna!
    Verdadeiro tratado sobre como.o hell chegou ate aqui…

    3+

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:24

      Hahaha… só um resumo! Valeu 😉

      1+

  • Renan.Spolon 6 de setembro de 2020 at 12:40

    Barra do Piraí-RJ citado aí no texto deu uma boa melhorada na infraestrutura com o último prefeito o Mario Esteves do Republicanos, acho que ele consegue se reeleger esse ano, como eu ainda voto lá, pretendo votar nele.

    0

    • Renan.Spolon 6 de setembro de 2020 at 12:43

      Olha, se tomarem as atitudes corretas, eu ainda acredito que o estado do Rio de Janeiro ainda tem chances de vitória, tem um ótimo potencial em recursos.

      0

      • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:24

        Estava citando por causa do Pezão.

        1+

  • Renan.Spolon 6 de setembro de 2020 at 12:56

    Se implantarem uma política de segurança séria.

    Se implantarem uma política de urbanização séria retirando as favelas dos morros pois não se deve construir em montanhas, para quem não sabe grande parte das favelas não ficam nos morros, mas nos bairros “planos”, são bairros comuns que ficaram muito miserável e se tornaram favelas.

    Se implantaram uma política econômica séria com infraestrutura industrial, o comércio virá por espontânea necessidade, vai gerar empregos e retirar uma grande parte da população que vive na base da malandragem.

    O Rio de Janeiro tem um potencial muito bom, acredito ser possível se fizerem essas três regras.

    Todavia é imperativo que tenha intervenção federal, pois o próprio RJ não vai dar conta disso sozinho. Saí mais barato pra federação intervir e colher os frutos dessa intervenção do que deixar largado da forma que está.

    Cade os militares para retomarem o território perdido da nação no estado do RJ? Não vejo eles preocupados com isso.

    Está excelente essa série, termina ela por favor até os dias atuais e depois dá pra fazer um ótimo artigo compilado e publicar em outros meios. E vá escrever o livro! 😛

    4+

    • o_estrangeiro 6 de setembro de 2020 at 13:06

      existe a possibilidade e existe a realidade.
      nada que acontece no rijota, ou em banania em geral, ou na américa latrina inteira, demanda “fisica nuclear”, HÁ SOLUÇÃO PRONTA PRA TUDO, desde os tempos da WWII que lugares muito mais arrasados se ergueram.

      Mas daí entra a realidade , do povo, dos politicos, de uma nação que não existe.

      Portanto não há a minima chance de rijota deixar de ser o que é, parafraseando o “racista mijóginu” monteiro, um país se faz com homens e livros, e no hell a maioria dos homens é traficante, ladrão, golpista ou oportunista, e os livros são aqueles de desenhar de autoria de funkeiros…. 🙂

      3+

      • Renan.Spolon 6 de setembro de 2020 at 13:09

        No momento que entenderem que podem lucrar mais arrumando o caos, o caos irá terminar.

        4+

        • o_estrangeiro 6 de setembro de 2020 at 13:18

          conheci venezuelanos na madeira que me disseram quase a mesma coisa.
          como eu disse, há a realidade…

          9+

      • Enoch Root 6 de setembro de 2020 at 17:02

        Isso eh o mais triste. Eh o motivo que me fez sair do Brasil e o que ainda me traz lagrimas nos olhos quando penso: o potencial desperdiçado. Como vc disse, nada do que precisa ser solucionado no Brasil precisa de fisica nuclear… eh tudo solucao testada e comprovada… ateh mesmo simples qdo vc para e analisa calmamente.

        Qqer pessoa minimamente inteligente acharia que, por tao simples, as solucoes jah estariam sendo implantadas. Aih vc percebe que ninguem com poder estah sequer pensando nelas.

        E essa eh a triste conclusao. O Brasil eh como eh pq quem tem poder quer que ele seja assim. Eu jah pensei como o Renan.Spolon (“qdo perceberem que lucram mais arrumando o caos…”), mas isso demanda um tipo de politico que nao existe no Brasil. E se existe, qdo chega ao poder eh neutralizado, morto ou vira casaca.

        Eh uma tristeza. Especialmente qdo vc ve o que outros paises fizeram com muito menos. Q merda.

        9+

  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 12:57

    Nunca estive no RJ, o máximo que fiz foram conexões no Galẽao, sem sair do aeroporto, porém conheci vários cariocas aqui no sul.

    A maioria deles considera o sul do Brasil um pedaço da Europa.

    9+

  • Neco 6 de setembro de 2020 at 13:05

    Li a reportagem.

    Eles vão sim tentar cassar a chapa.

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/ministro-quer-julgar-chapa-de-bolsonaro-o-quanto-antes,f153c435d3ae23d23f4da705548bd27aojq549x6.html

    Espero que eles vejam que o apoio do presidente só cresceu e pensem bem no que vão fazer.

    2+

  • o_estrangeiro 6 de setembro de 2020 at 13:06

    Bom dia banania.

    2+

  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 13:18

    CVR

    Amigo dono de pequeno mercado falando que os preços de tabela do arroz empacotado (1 kg, 5kg) está subindo semanalmente.

    5+

    • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 13:30

      De londrina pro norte pioneiro tb esta subindo o alcool como rojão em festa junina?
      Aqui no centro chegou a beira 2,20…ja esta passando de 3 ViraLatasCaramelo

      1+

      • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 13:37

        Tudo está subindo muito forte. Acho que a maioria dos brasileiros nunca sentiu a inflação tão presente quanto agora.

        Óleo de soja, por exemplo, no começo do ano o mercado pagava em torno de R$ 2 e vendia em torno de R$ 2,50 ~ 3. Agora estão pagando mais de R$ 5 e tentando vender a R$ 5,50 ~ 6.

        Nestes itens de cesta básica a margem do supermercado é muito pequena. Não tem como fazer milagre.

        5+

        • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 13:57

          Ja tem video pipocando no YT sobre isso
          se o governo nao tiver um plano (contar que as variaveis nao mudem) vai ter problemas graves logo ali

          3+

          • Cesar 6 de setembro de 2020 at 14:16

            Resumo: o governo está fodendo a população para ajustar as contas públicas indiretamente. Parabéns!

            6+

            • Cesar 6 de setembro de 2020 at 14:19

              Já ia me esquecendo. Próxima parada se continuar assim: pancada nos juros e consequente rombo em cima do endividamento público.

              5+

              • Manco 6 de setembro de 2020 at 14:25

                Leite com valor histórico, 2.06 na fonte, previsão para 2.30 nas próximas semanas

                1+

  • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 13:33

    Mais uma para nossa Barsa do Blog
    Foi falado do Brizola nao tem sido pego…mas e o “apoio” que recebeu para ficar no exilio
    Aqui tivemos tanto dinheiro da URSS como da China bancando guerrilheiro por caminhos diferentes
    E é bem pouco falado disso,
    aprendemos fortemente na escola que o Tio Sam malvadão apoiou 64,
    nao é taooo assim e esquecem de contar o outro lado.
    Poderia ser explicado como esse dinheiro influenciou a criação das variantes de nossa esquerda

    5+

    • Alfinete da bolha 6 de setembro de 2020 at 13:44

      Não somente na escola, tem um canal da tv chamado Curta! que é só esquerdismo. Os caras têm dinheiro pra fazer propaganda de revolucionário.

      4+

  • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 13:52

    Vai vendo os próximos passos do STF:

    Primeiro tirou a PM do RJ das favelas.
    Agora tá ensaiando tirar o exército da Amazônia. Proximo passo proibir exército de entrar na Amazônia sem autorização do Cúpremo Federal.

    As ONGs globalistas narcos agradecem.

    5+

  • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 13:57

    Morte Branca – A lenda!!!!

    4+

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 14:38

    Boa tarde mukis…. Barna deu um aula de Hellen, que de alguma forma se expande pra todo Bananistao!!!

    Dois poréns, o pior idh acho que nunca esteve em itaperuna que fica no noroeste fluminense mas em Varre e Sai…. ou Natividade que ficam ao lado!!! Nomes simbólicos não…

    Ahhh ele esqueceu de falar do banerj e do Berj dois bancos estaduais que foram aonde o saque e roubalheiras teve seu ápice!!! Fez bem, melhor não acabar com o domingo dos mukis…

    3+

    • Hidden 6 de setembro de 2020 at 14:43

      A cidade é praticamente dividida entre milícias, tráfico, pessoal do jogo do bicho, e por aí vai. O Estado oficial (brasileiro) está ali só para manter aparência de normalidade, os Estados reais são outros.

      Mandou bem Cesar… ótima definição!!!

      Fui, inte.

      5+

      • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:26

        Véio, varre-sai vira municipio logo nessa época, e itaperuna é pior porque é maior.

        2+

        • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:28

          valeu Barna, ótimos tópicos resumiu bem!!!

          1+

  • Cesar 6 de setembro de 2020 at 14:50

    É “Buh!” ou “Boom!”?

    “Reforma administrativa deve ter impacto pequeno nas contas públicas, dizem economistas”
    “Para o especialista em contas públicas Raul Velloso, gastos com servidores da ativa não são o grande problema, mas sim a APOSENTADORIA DOS INATIVOS”
    segundo o consultor, os dados fiscais mostram que os gastos com servidores da ativa não são o grande problema das contas públicas. Desde 2011, pelo menos, as despesas totais com pessoal têm sido pressionadas pelo aumento acelerado dos gastos com os aposentados, enquanto o pagamento aos funcionários ativos está mais ou menos controlado. E a reforma da Previdência não resolveu o rombo provocado pelos gastos já elevados com servidores aposentados, disse Velloso.”

    Eu falei aqui outro dia que quando citam que a despesa com pessoal é alta esquecem de mencionar que “despesa de pessoal” abrange ativos, inativos e pensionistas e que o maior problema (orçamentário) está nos gastos com previdência. Isso não tem conserto, não. Vai ser essa empurração com a barriga até estourar tudo de vez.

    5+

    • Nilson 6 de setembro de 2020 at 14:58

      na Grécia consertaram cortando aposentadorias não foi?

      1+

      • Cesar 6 de setembro de 2020 at 15:01

        Acho que sim. Mas quem será o doido do presidente que faria isso em terra brasilis? Isso é atestado de morte política, ou de “morte matada mesmo”. O sujeito tem que mudar de país depois de aprovar uma coisa dessas kkk

        4+

        • Tannhauser 6 de setembro de 2020 at 15:20

          Cortaram um pouco aumentando a alíquota de contribuição na reforma da previdência. Acho que o caminho será esse + inflação.

          5+

          • Cesar 6 de setembro de 2020 at 15:30

            Tem muita aberração nas aposentadorias do setor público, sem brincadeira. Pessoal da integralidade faz um rombo sem noção e muitos aposentaram muito cedo. Os militares em geral com 55 caem fora e ainda ficaram de fora da reforma (acho que até com integralidade). Os barnabés das FFAA não têm tanta regalia e o salário não é tão bom, mas os oficiais reclamam demais sem motivo. Escola militar gratuita para os filhos, imóvel funcional… não sei por que tanto reclamam.

            5+

            • Hidden 6 de setembro de 2020 at 20:58

              A reforma da previdência propõe que uns 30/40% do efetivo atual das FFAA será substituído por outro tipo de funça com menos salário e direitos … se farão não sei, mas foi aprovado!!!

              0

    • Cesar 6 de setembro de 2020 at 14:58

      Esqueci, a matéria está no infomoney.

      0

    • Hidden 6 de setembro de 2020 at 20:56

      Pütz, será que os aposentados e pensionistas são imorriveis e nunca vão pra outra dimensão?!?!

      Claro que essa reforma não é pra agora, mas se não a fizerem agora não teremos impacto futuro NUNCA!!! Difícil de entender ne….

      0

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 15:30

    Desde sexta feira estou cantando a bola do “aumento emergencial” da selic

    Não dá pra ter selic a 2% com IGPM a 12% e em tendência de alta

    Se o Guedes persistir nisso estará assinando o “atestado de molequice”; vai empobrecer a população muito rapidamente

    E podem anotar… se a maré virar no SP500, a nossa bolsa continuar a fazer água e ainda por cima vier porrada pra cima nos juros no Brasil, vai dar pra sentir o cheiro de sardinha fritando até aqui longe do mar.

    Vários analistas americanos estão prevendo recessão arrastada… o grande mistério é: para onde vai o $$ com o desinflar das techs?

    Eu vejo quase tudo caro:

    -sp500 está caro
    -títulos americanos estão caros
    -até o ouro se for notar bem está caro. Algo que está no topo histórico não pode ser considerado barato né?
    -dólar… todo mundo queima a língua ao falar de dólar. Como prever o que vai acontecer com o dólar num país que ao mesmo tempo que exporta muita commodity está com as contas públicas desarranjadas? Nem vou falar nada de dólar.

    A única coisa que vejo baratas são as commodities. A China está comprando forte, mas ainda não consegui detectar se é só algo pontual ou tem potencial para virar uma mudança de tendência. Desde 2011 as commodities estão caindo e o motor do mundo, China, já vinha meio mal das pernas mesmo antes da pandemia.

    Não consigo enxergar no momento algo no mercado que você olhe e diga, “veja só, isto está barato e é promissor”, como eu havia visto o ouro no ano passado ou as ações em março deste ano.

    Enfim, para mim está tudo muito nebuloso e, como não há uma lei que nos obrigue a operar a toda hora no mercado, voltei ao modo “camper”, CDBosnia lover, jacaré de barriga cheia na lagoa.

    6+

    • Nilson 6 de setembro de 2020 at 16:00

      recessão longa na BNN tmb? praticamente estamos nos arrastando desde a presidanta em 2012

      4+

      • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:06

        Problema da BNN é tão grave… mas tão grave que nem 20 anos talvez resolvam. Problema estrutural.
        Tem até vídeo no YT de um funça me chamando de pessimista em 2013.
        Ele era uma espécia de concurseiro… gerente da CEF.
        Estava todo empolgado em 2010.

        6+

        • Mat* 6 de setembro de 2020 at 17:03

          E eu não duvido que o Bolsonaro a partir de um certo momento não vai começar a interferir nas tarifas de luz, água etc

          Nossa dívida pública está em 86% do PIB e nosso déficit no ano que vem está estimado em 200 bilhões, chutando baixo

          Onde tiver dinheiro eles vão caçar… e o setor elétrico foi muito acima da média nesse ano em lucratividade, pode contar que vem bucha

          Quando o dinheiro acabar de vez, vão olhar para as elétricas e seus lucros e irão cair de boca

          3+

          • Mat* 6 de setembro de 2020 at 17:07

            O povo falava muito da empresa de água do Paraná

            Foi só aumentar o lucro e pleitear tarifas mais altas o que aconteceu? Governador Robinhood foi lá e bloqueou o aumento

            O que era uma das melhores empresas da bolsa para dividendos virou um imenso ponto de interrogação

            Já pensou se no ano que vem, virando a chave para eleições estaduais, o governador vai lá e veta outro aumento? Pronto já pode ser o suficiente para inverter a curva contábil da empresa

            atentai galera

            4+

    • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 16:02

      Bolso deve estar preocupado. A festa do dinheiro grátis vai ser reduzida pela metade e o povão está reclamando muito da inflação.

      4+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 18:49

      Uma coisa que eu aprendi eu 13 anos de estudos dessa caralhada toda, “o que tá caro hoje, amanhã pode estar mais caro ainda”. Se a tendência é de alta, ela continuará até ser revertida. Lembro que 4 bananas por dólar era coisa impensável, rompeu foi pra 5 e uma grande maioria falando q era teto, rompeu novamente e foi pra 6.

      1+

  • Eneas_00 6 de setembro de 2020 at 15:47

    CVR-
    Fui nesses Atacadoes.
    Leite em pó antes 3,99 agora 5,20
    Óleo de soja antes 3,49 agora 7,09
    Filé de peito de frango 1kg antes 8,99 agora 12,99
    Arroz branco 1kg 2,80 agora 4,99
    Sabonete protex reduziram o tamanho.
    Mercado cheio e caixas vazios, o pessoal passando apenas metade do carrinho e abandonando o resto sem poder pagar.
    Estacionamento cheio de motorista de cooperativas e de entregadores de aplicativos ociosos.

    5+

    • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:16

      NMHO…. Ja perderam a mao…agora quanto mais tempo sustentarem essa situação artificial dos juros maior sera a mesbla na inflação… O pior de tudo que nao tem margem de manobra( superendividamento dos governos). correr pra onde? Ouro que nada produz/rende , Cade Pai Chicao com a GOME?

      Comecei a comprar uns aps de um qto ai que tem aparecido de uns endividados do Corona ( tenho pago na media 1.7k/m2) media 1% a.m. de aluguel .

      Que papai do ceu nos proteja

      *Em breve CRV …rs

      pas

      4+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 16:44

      To falando, quem neste ano fez menos de 30% de lucro nos investimentos mal conseguiu empatar com a expansão da base monetária

      Este ano está empobrecendo a todos e de forma muito rápida

      5+

  • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:02

    Cesar
    Resumo: o governo está fodendo a população para ajustar as contas públicas indiretamente. Parabéns!

    3+

    QUEM PODERIA IMAGINAR …HAHAHA

    5+

  • Eneas_00 6 de setembro de 2020 at 16:06

    Aqui já estão clamando pelos fiscais do Procon para autuar os empresários.

    Empresário, paga energia elétrica cara, aluguel caro, mão de obra e ainda os dias de atestado devido ao covid19, segurança privada e arrego a vagabundo para não ser roubado. E agora tem que reduzir margem de lucro para o governo poder fechar as contas.

    8+

    • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 16:07

      Aqui também, PROCON já está enchendo o saco dos supermercados.

      4+

  • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:07

    Lembrando que tem um limite para a alta dos preços… chega um momento que bate na capacidade de absorção. Capacidade da demanda… aí acontece o que acontecia em 2016… supermercados mais vazios e menos opções nas prateleiras… no segundo momento. Lembra que nós aproveitávamos ? Todo mundo com cestinha na mão ?

    Aqui em CWB ontem foi uma loucura os supermercados… tudo lotado.

    5+

    • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:08

      hoje fui comprar costela angu

      0

      • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:10

        Costela angus…
        Bife de coxão mole paguei R$ 25,90 o quilograma.
        Frango vi mais caro e bisteca de porco R$ 9,00 o quilo.
        Ou seja…tem que saber o que vai comprar.
        Arroz tio joão R$ 6,00 o kg. (branco tipo 1)

        2+

        • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:14

          Leite UHT tudo 3,80 pra cima o litro
          e café 03 corações em cápsula tudo acima dos 15,00 a caixa com 10
          eu pagava 9,90 …kkk. Lembra BArna?

          Não tem como… muito meio circulante vs produção
          2021 será um longo ano.

          3+

          • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:17

            nao sei se viu meu post… mes passado fui em um atacadao aqui…o povo tava louco dentro do mercado…ate os caixas reclamando da carestia…avoooooa TD? rs abraços

            4+

            • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:20

              Ainnnn, MAISI U IBGE FALOU KI A INFLAÇÃUM TA 1,7% A.A

              Haaaaaaaaaaaaaaaa ta.

              4+

              • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:21

                mas tá mesmo
                colocando ingresso de cinema, filme de câmera fotográfica e fita para máquina de escrever no cálculo
                🙂

                7+

                • Nilson 6 de setembro de 2020 at 16:21

                  gastos com educação e viagens!

                  0

                  • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:25

                    viagens – passagens e hotelaria em forte deflação
                    aí ajuda no cálculo do IPCA

                    3+

                • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:22

                  Depende muito de cada região.
                  Meus parantos em Floripa estão indo para o QUARTO Supermecado… fora a Rede Condor aqui no Paraná que irá abrir mais unidades.
                  Mas 2021 com o auxílio reduzido… vamos ver os impactos.
                  Tem que atuar no lado da produção… sem produtividade não tem ganho REAL.

                  4+

                  • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:29

                    Esse super e hipermecados ganham com tudo (aluguel de esquinas, gondolascheck stand, achaque em cima dos fornecedores exigindo bonificação….) pra nao falar que eles se financiam com os fornecedores (“fazem compras” com ate 120 dias pra pagar) , o menor ganho é com vendas de produtos…rs

                    4+

                    • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 16:30

                      Uma coisa eu VOU CONFESSAR
                      comerciante de VAREJO sempre irá se queixar… é uma espécie de DEFESA que temos
                      kkk
                      Na padoca era assim… tá fraco hoje.. aí tinha bolo de dinheiro … nem os elásticos aguentavam.

                      2+

                  • AGE DF 6 de setembro de 2020 at 16:31

                    ano passado tivemos os nossos produtos em uma rede aqui de 11 atacadoes e alguns hipermecados….vc vira escravo desses caras… so deve compensar mesmo pra essas grandes industrias que conseguem se mantem ganhando 0,50 cents em casa shampo que vende…ta doido

                    2+

          • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:28

            Falei qur tu tava pagando barato…

            1+

    • MrCitan 6 de setembro de 2020 at 16:26

      Se um deles for o Dória, é pra se comemorar.

      9+

    • paulo 6 de setembro de 2020 at 17:00

      quero ver pegar o filho do renan em alagoas

      6+

  • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 16:26

    Supermercados

    Aqui em Chapecó entre o dia 31 e dia 10 fica tudo caro no mercado, dia 10 -18 normaliza. E depois vem as promoção paga R$12 no produto, leve o 2 por R$8,90

    Huae Huae
    Eu acho o carrinho quando?

    3+

    • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 16:27

      Sempre compro pizza perdigao no final do mês
      R$9,90 a 1 unidade a 2 unidade pago R$5
      R$14,90 total
      Muitos produtos assim no final do mês ou quando tá para vencer.

      Minha cervrja russa Baltika sumiu do mercado, não estão mais importando. Foda…voltar para Heineken não É fácil.

      1+

    • Bruno L 6 de setembro de 2020 at 17:13

      Melhor período para fazer compras por aqui: dia 21-28. às vezes tem umas promoções também próximo ao dia 15. Vários leve 3 pague 2.
      Supermercados podem estar ardendo, mas atacados lotados.

      2+

  • MrCitan 6 de setembro de 2020 at 16:27

    Cada dia o Moro vai se sujando ainda mais, e mostrando para o pessoal que ele não passava de mais um tecnocrata com um bom histórico.

    5+

  • Loucus 6 de setembro de 2020 at 17:20

    Pensando nessa inflação do dia a dia do pessoal de Classe B a E.

    Vou falar dos alimentos

    Sem efeito cambial, já iria ocorrer inflação, pois a La Niña veio mais forte, com perdas grandes pro agronegócio tanto na Ásia quanto na América. Uns por excesso de chuvas, outro por falta.

    Sem o problema cambial, de quanto seria esse Choque de Oferta? Na parte que concerne ao Brasil. Iria ter um pouco de aumento de arroz e feijão (pois a colheita foi um pouco menor), iria ter a da Cadeia da Soja (aumento de custo de se criar carne, aumento de custo por ter a exportação pra China maior do que o previsto: as enchentes na China).

    Com o Paulo Guedes arriscando do jeito que fez, tem o efeito cambial na alimentação básica, do parágrafo anterior, e tem a inflação de alimentos crus, processados, industrializados, alguns só por serem importados, como o Trigo, outros porque têm o Duplo Efeito: Choque na Oferta e Variação Cambial.

    Tem mais sobre o discorrido acima, só estou dando uma introdução, se houver interesse dos demais eu apreciaria aprender.

    Quanto tempo dura? Quando vai se sentir mais esse aumento de preço?

    Quando vai mais sentir o efeito nefasto da Inflação? Acho que vai se sentir mais, psicologicamente, agora, perto da eleição municipal. Não sei se o pessoal vai associar que boa parte dos aumentos vem do Descontrole do Câmbio. Acho que isso não vai acontecer. Talvez alguns relacionem ao CoronaVoucher, outros achem que a culpa é do Empresário Malvadão … bom, o importante do quando nesta análise é saber se isso já vai ser atribuído ao Bolsonaro. Se jogarão a culpa nele? Sim! Se vai colar é que não sei. Mas precisa de mais análise, de novo este ponto tb é só uma introdução e se houver interesse eu aprecisaria aprender mais, como disse antes.

    Quanto tempo dura? Choques de Oferta devido a condições climáticas costumam não durar muito tempo. Nas eleições de 2022 já estaria sanada esta parte, se não houver outros problemas de Quebra de Safra. O efeito cambial costuma ser mais demorado, pq os agentes econômicos, primeiramente tentam manter o preço como está. Por isso não houve um grande aumento do meio do ano passado até março. Com o câmbio encontrando novo patamar, mais alto, e consistente, os agentes vão repassar esse aumento de custos de alguma forma. Alguns produtos não comportam muito esse aumento de preço, e boa parte dele sofre o Efeito Substituição: arruma-se um substituto pra ele, que tenha um preço menor, um Nescau Dolizado (de Dolly e não de Dólar). Isso tem um efeito mais longo e pode ser contido se houver Efetividade na Contenção do Choque Cambial: sim, o Guedes errou muito, ao invés de permitir uma Desvalorização Cambial ele perdeu a mão e permitiu e falou favoravelmente ao novo acontecimento do Choque de Câmbio. Voltar atrás agora custa muito mais caro. Ter um câmbio mais perto dos 4,80 é muito mais custoso pro Brasil. Ao passo que se ele atuasse contra a desvalorização excessivamente alta e excessivamente rápida (os dois itens bem juntos à palavra excessiva, pra realçar melhor) nós poderíamos ver o câmbio no patamar que está, mas lá pra 2022, 2023, mas não no espaço de 1 ano. Assim, daria tempo pros agentes, produtores industriais, agronegócio, consumidor, etc, daria tempo pra ir acomodando da melhor forma possível, e seus efeitos no longo prazo apesar de durar mais, são menos dolorosos. Neste ponto, parece com o mesmo erro cometido no Governo Collor, aonde tivemos a quebra da indústria nacional que só produzia “ferro velho” (palavras do Collor, e não discordo). O Pólo Têxtil do qual eu fui criado, saiu de mais de 500 indústrias importantes a nível nacional pra apenas 8 no espaço de 1 ano. No final de 2 anos apenas 2 empresas sobreviveram, mas não por muito tempo. Ou seja, Collor abriu o mercado rápido demais pros agentes se adaptar, levando a Indústria Nacional à Falência. Se a abertura fosse gradual, os agentes nacionais iriam se adaptar e muitos sobreviveriam e estariam concorrendo com os internacionais. Do jeito que foi feito, em pouco tempo tínhamos não Ferro Velho, mas Produtos Top de Linha. Acontece que os novos agentes que ocuparam o espaço deixado pela Indústria Nacional, agora falida, passaram a agir sem a concorrência interna, e passaram a se unir ao Estado pra que este os protegessem. Criou-se, então, os protegidos multinacionais, mas sem capital brasileiro, e com os lucros sendo remetidos à Matrix, e com reserva de mercado garantido através da união Multinacional com Governos Podres.

    O parágrafo ficou muito grande, mas vale uma lida pra quem se interessa pelo tema.

    Eu estou fazendo essas leituras pra tentar me proteger melhor do que está acontecendo e do que virá a acontecer, na medida do possível, sem querer acertar o Futuro Incerto, mas fazendo as melhores escolhas de Hedge, com os dados que tenho em mãos. Acho que isso vale não só pra mim, mas pra todos aqui, pelo menos em alguma medida.

    É isso, se puderem acrescentar, agradeço novamente e de novo and again.

    7+

    • Nilson 6 de setembro de 2020 at 17:37

      agora não entendi, um governo liberal, não deveria deixar o câmbio livre? Pra mim só falham por ainda não tirarem as barreiras pra importação que equilibraria os preços internos.

      3+

      • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 17:39

        O câmbio é livre, porém o principal fator que o faz oscilar é a taxa de juros.

        7+

  • Loucus 6 de setembro de 2020 at 17:23

    Desculpem não falar sobre o tópico.

    Essa serie de 4 episódios está muito boa, não vejo o que acrescentar.

    Vivi alguma parte desse período, tenho muitos CVR´s, mas não compensa eu falar disso agora, pq me deixa tenso e eu já ando ansioso. Sou dos poucos que consegui sair do Rio, minha família mais íntima está lá e por diversos motivos não pode sair de lá.

    5+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 17:24

    Sobre os mercados nos EUA

    Qual é o UNICO, único, driver atual do mercado? Os trilhões do FED

    Desemprego, dívida pública, atividade industrial, tudo isso é secundário ou até terciário. O único driver principal do mercado no momento são os trilhões. Eu chutaria que até a vacina já está precificada.

    Neste aspecto, tem dois abacaxis enormes nesta semana: $$ para manutenção do governo e $$ para auxílios à economia, os famosos trilhões.

    A tal da Pelosi disse que TALVEZ até sexta feira exista alguma definição sobre o $$ para manutenção do governo, para evitar o shut down etc. Mas até sexta são 5 dias né?

    Agora, com relação aos trilhões, eles se tornaram a faca no pescoço do Trump. Os democratas visivelmente estão fazendo chicanas para atrasar ao máximo e fazer o mercado derreter.

    Um crash agora na bolsa seria perfeito para os democratas, e como a liberação dos trilhões depende do voto dos democratas no congresso americano, já viram né?

    Imaginem a cena: os democratas fazendo circo para liberarem o dinheiro de manutenção do governo, o mercado assistindo tudo isso e a cada segundo tendo mais certeza que os trilhões do FED só sairão daqui a muitos dias e com dificuldade, e que a bolsa literalmente virou ARMA POLÍTICA

    Quem vai querer ficar com dinheiro investido no meio de uma ARMA POLÍTICA?

    Vai ser uma semana muito longa

    7+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 18:44

      O Trump vai na hora pra TV enfiar o dedo no rabo dos esquerdopatas. O Bolso tinha que ter feito isso mas se preocupou só com Golden Shower.

      5+

  • Manco 6 de setembro de 2020 at 18:16

    A inflação já está na boca do povo, o PR que se cuide, o bicho vai pegar

    4+

    • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 18:53

      Baita incoerência… né ?
      Maioria quer auxílio.. coisas do Estado… etc… mas

      É o famoso Frutos do Capitalismo sem riscos ou sem danos…

      Eu fosse o Bolsonaro… enfatizaria ainda mais o que ele disse na sexta.
      “Tem mais papel moeda na praça e isso interfere nos preços!”

      7+

      • Manco 6 de setembro de 2020 at 18:57

        Entrei agora no Facebook e já vi post compartilhado de gente pedindo Procon neles 🤣

        Eu na verdade não tenho certeza se é inflação pontual por excesso de moeda do voucher mais cadeia produtiva retornando ou inflação para valer, está cedo para concluir algo, apesar do igpm estar acelerando a algum tempo

        3+

        • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 18:59

          Expansão monetária com baixa produtividade/ força De trabalho

          5+

          • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 19:00

            Aí veremos mais forte as barbaridades do pensamento estatista do bananense

            3+

            • From_The_Tower 6 de setembro de 2020 at 19:03

              Maioria quer uma garantia
              Não, não vai

              2+

  • Investidor 6 de setembro de 2020 at 19:15

    Mercado futuro americano abriu e a NASDAQ já tá caindo mais de 1%. Amanhã não tem EUA à vista mas deve ter o futuro.

    1+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 20:07

      Ouro subindo

      0

      • Investidor 6 de setembro de 2020 at 20:31

        Eu não manjo de sazonalidade de oil WTI a não ser aquela do verão inverno no hemisfério norte. Eu só sei que graficamente o oil tá rompendo a congestão pra baixo, já caiu dos 40 dólares.

        0

        • Mat* 6 de setembro de 2020 at 20:55

          Já faz muitos dias que a Exxon tá caindo

          Petróleo Brent está com um CCI muito feio

          Deu dó de vender minhas Enauta, PM de compra 10,98, mas numa situação dessas não dá pra pensar duas vezes

          Lembrando galera era Swing Trade, não hold

          2+

  • Investidor 6 de setembro de 2020 at 19:25

    Renan.Spolon
    Se implantarem uma política de segurança séria.
    Se implantarem uma política de urbanização séria retirando as favelas dos morros pois não se deve construir em montanhas, para quem não sabe grande parte das favelas não ficam nos morros, mas nos bairros “planos”, são bairros comuns que ficaram muito miserável e se tornaram favelas.
    Se implantaram uma política econômica séria com infraestrutura industrial, o comércio virá por espontânea necessidade, vai gerar empregos e retirar uma grande parte da população que vive na base da malandragem.
    O Rio de Janeiro tem um potencial muito bom, acredito ser possível se fizerem essas três regras.
    Todavia é imperativo que tenha intervenção federal, pois o próprio RJ não vai dar conta disso sozinho. Saí mais barato pra federação intervir e colher os frutos dessa intervenção do que deixar largado da forma que está.
    Cade os militares para retomarem o território perdido da nação no estado do RJ? Não vejo eles preocupados com isso.
    Está excelente essa série, termina ela por favor até os dias atuais e depois dá pra fazer um ótimo artigo compilado e publicar em outros meios. E vá escrever o livro!

    3+

    View post on imgur.com

    3+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 19:26

      Era reply, errei foi mal

      0

  • Neco 6 de setembro de 2020 at 20:00
  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:16

    A real é que o povão está gostando da pandemia e não querem que acabe.

    12+

    • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 20:20

      Corta salário dos funças que não estiverem trabalhando e corta corongavoucher que aí eu quero ver se não vão querer que acabe a fraudemia

      4+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 20:28

      Verdade. Tava vendo umas fotos no Facelixo da esposa, a maioria do pessoal não praia, uma muvuca tudo sem máscara, aglomerações. Este feriado vai ser a prova de fogo pra fraudemia ou não. Vamos ver daqui 14 dias.

      3+

      • Recruta Zero 6 de setembro de 2020 at 20:34

        A vida tem que continuar moçada, já foi.
        Se morrer enterra e fim.
        Chegou ao limite do fica em casa.

        4+

      • Zé do Brejo 6 de setembro de 2020 at 20:35

        Vamos ver onde daqui 14 dias onde? Na globolixo? Dirão que é o fim do mundo

        1+

        • Investidor 6 de setembro de 2020 at 20:36

          Ver no Facelixo dela, Globo é de beber?

          3+

      • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:35

        Não tem como não dar um salto depois de feriado… Ou tudo que foi feito até aqui foi uma grande fraude.

        2+

        • Investidor 6 de setembro de 2020 at 20:41

          Tem que dar uma porrada pra cima tipo o gráfico do bitcoin em 2017. Pelas fotos que ela me mostrou, parece clima de réveillon na praia, muita gente aglomerada e quase ninguém de máscara.

          1+

          • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:42

            Não é só na praia. Aqui no interior tem muitas festas em chácaras, casas, apartamentos. Shopping lotado.

            2+

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:31

      Povo dos 600 reais e os FPs querem que essa porra dure até 2040.

      4+

  • orbminds 6 de setembro de 2020 at 20:38

    essa fala do bolsonaro patriota atacando os empresários foi terrivel…o cara com popularidade em alta….capaz de comecar a rolar procons e fiscais do povo no supermercado….lamentável esse caminho…e os chinas que sao os verdadeiros culpados a gente anda esquecendo….a tática do guedes de juros baixo e dolar alto seria bom até….o problema é que a covid ferrou o plano….a culpa é do bolsonaro???? o auxílio foi necessario nao tinha jeito….essa merda chinesa o bolsonaro nao merecia….agora vai ser dificil arrumar….só acho injusto a conta cair nas costas do governo….arrumar a casa vai ser dificil….

    7+

    • Recruta Zero 6 de setembro de 2020 at 20:41

      Prefiro pensar que seria muito pior com o Haddad ou com a Dilma no poder.
      Estariamos fodidos se não tivessemos respirado em 2019 com Bolso enchugando o que deu!

      5+

      • orbminds 6 de setembro de 2020 at 20:46

        sim…com a covid o jogo politico mudou completamente….Bolsonaro nao vai conseguir implantar todo o projeto liberal pq vai ter que ajudar o povo com medidas sociais anti covid….mas tb nao pode deixar a esquerda voltar….e ai faz o que??? simplesmente vai ter que ser um governo temporariamente populista…o plano liberal será adiado até que as coisas pós covid voltem a normalidade a nivel mundial….ou prefere o pt psol????

        3+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 20:42

      Leia os comentários do vídeo do Ulrich, a batata vai começar esquentar na mão do Bulba

      5+

      • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:45

        Eu nem conhecia esse Ulrich, mas é um dos poucos economistas que está sensível a essa questão da inflação. Os demais parecem que vivem numa bolha, alguns estão até ainda falando em deflação, parece que o Brasil é o Japão.

        6+

      • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 20:46

        Não existe inflação

        2016 pagava R$5 em um duplo salada do Macdobalds.
        Agora tá R$7,90

        Mas a inflação tá controlada sim, selo Paulo Guedes de qualidade.

        4+

        • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 20:48

          Pqp só não me venham que o dólar….

          Hambúrguer custa centavos para o macdonalds, se duvidar continua o mesmo valor de 2016 para eles fazerem.

          0

      • Manco 6 de setembro de 2020 at 20:46

        Inflação está na boca do povo, só se fala nisso

        2+

        • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 20:49

          Povo deixou de gastar com escola particular, cinema, jogos de futebol mas tá reclamando de R$11 em um pacote de feijão?

          4+

          • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:51

            O problema da inflação atual é que ela pegou itens muito sensíveis à economia familiar. Arroz, óleo de soja, feijão, leite. Isso afeta 100% da população e quanto menor a renda, maior o impacto.

            1+

            • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 20:54

              Mas a energia vai estar congelada até 2025.

              Selo Dilma de qualidade
              Huae

              2+

        • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:50

          Ontem fui ao supermercado e ouvi pelo menos quatro pessoas diferentes reclamando de preços. Não devo ter ficado lá dentro mais do que 45 minutos.

          1+

  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:52

    O anestésico da população contra a inflação é o auxílio emergencial. Quem tinha renda zero agora tem lá R$ 600 para queimar, então mesmo que as coisas estejam caras, tanto faz.

    O problema é que agora o auxílio já está diminuindo e os preços continuam subindo…

    2+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 20:58

      Começo a achar que a economia real vai precisar de uns 2 anos pelo
      menos para sair desse desarranjo

      Até lá muitos e muitos QEs, salvações de bancos mundo afora, protagonismo do FED Etc

      Mas é só um chute… está tudo nebuloso demais

      1+

      • Neco 6 de setembro de 2020 at 21:10

        Hoje vi um vídeo daquela jovem cega que foi profetizar ao presidente, falou que muitas indústrias vão parar por 1 ano e meio + ou -.

        Daí tem outros que falam que a economia começa a andar quando muda o ano novo judaico 18/9.
        Ou seja, ninguém tem certeza de mais nada.

        1+

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 20:53

    Pra registro…

    Direto da banda podre do outro lado da poça do Hellen !!!

    Nikiti potencsa do vírus cronológico!!!

    http://colunadogilson.com.br/niteroi-descobre-hora-em-que-coronavirus-ataca-nas-praias/?fbclid=IwAR3AIgfbUd5KnmdKfM9kKayztUa_BS0aRd517XZj31l2R5iozeR6t2ro35k

    E geográfico… aqui em Icaray bitch na Praia 60% sem máscara, na areia… no calçadão a uns 100mts no maximo uns 90% de máscara!!!

    Yeahhh

    0

    • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 21:32

      Niterói fazendo umas vergonhas terríveis…

      1+

  • Recruta Zero 6 de setembro de 2020 at 20:53

    Fiquei puto no mercado hoje, a Heineken estava 4,49!
    Costumava pagar 3,99.
    Fiquei indiguinado!

    1+

    • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 20:55

      Calma
      A próxima lata pode vir com redução de 30 ml e continuar o mesmo preço huaehuae

      1+

      • orbminds 6 de setembro de 2020 at 20:57

        bem por ai….daqui a pouco vai ter lata 150ml….

        0

      • Recruta Zero 6 de setembro de 2020 at 20:57

        Fuuuuuuu, o jeito é tomar Glacial ou Cristal!

        0

      • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 20:57

        Boa medida contra a inflação kkk

        Eu tenho notado que muitos produtos estão diminuindo a qualidade também. Na certa estão substituindo ingredientes mais caros por outros mais baratos.

        1+

        • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:02

          queda de qualidade e peso já é pratica comum e antiga…principalmente as gdes tipo nestle e coca….vai vir mais…

          0

        • Manco 6 de setembro de 2020 at 21:05

          Nada é 100% ruim, a paçoca rolha finalmente está começando a fazer jus ao nome, está quase chegando no diâmetro da rolha hehehe

          0

    • Manco 6 de setembro de 2020 at 21:03

      Isso é um negócio que estava mais baixo na semana, lata de 350ml por 3.50 gelada na adega e 3.79 quente no mercado

      0

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:07

      Tem uma pegadinha nessas cervejas, não lembro se é Heineken ou Stella. Tem uma garrafinha quase do mesmo tamanho só que mais fininha, deve ter uns 280ml e vendem no preço da garrafa de 330ml. Vai Cuzil, aciona a turbina do Cristo Redentor.

      2+

      • Manco 6 de setembro de 2020 at 21:09

        Heineken tem na garrafa e a Stella na lata, já peguei por engano e fiz estornarem, peguei só porque estava barato mas não gosto de Stella

        0

      • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:51

        Aquelas duas capas da The Economist só perdem pro 7×1

        2+

        • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:58

          Verdade, o 7 a 1 foi demais, principalmente pra quem acompanhou o vexame pelo blog. Eu chorava de rir com o Babão Bueno narrando.

          5+

          • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:08

            Chegou uma hora que a Alemanha parou de atacar, senão seria uns 12 Kkkkkk

            Aquilo ali foi uma baita pá de cal na banania, elegeu até o Bolsonaro de presidente que coisa de doido

            5+

          • Barnabezinho 6 de setembro de 2020 at 22:11

            Psicológico do bananense foi estuprado naquele dia. Eu estava indo pra Ilha Grande, e na pousada em que eu estava era uma euforia desgraçada – os donos eram paraguaios, e os vizinhos argentinos foram pra rua soltar fogos e xingar os bananenses..kkkk…

            4+

            • Investidor 6 de setembro de 2020 at 22:15

              Kkkk

              Foi ali que começou a queda da Anta. Se vc pegar PIB e desemprego por exemplo, foi depois da Copa que a coisa começou definhar.

              6+

        • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 04:37

          😉

          Cês gostam mesmo d’eu. 😀

          0

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:05

    Inflação aleija, cambio mata…. Fields, Bob !!!

    3+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:34

      Então iremos pernetas para o túmulo? Kkk

      3+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:05

    Proponho conversarmos sobre um assunto, mas por favor sem extremismos, uma análise fria e civilizada sobre a questão abaixo:

    Quais as chances de um W?

    4+

    • Manco 6 de setembro de 2020 at 21:08

      Factível não? Seria o último golpe da esquerda seguido de um contra golpe rápido do Trump, puro achismo meu

      1+

    • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:55

      99 por cento?

      Até postei um negócio sobre isso no “outro lado da rua 2”. Tem a ver com as eleições americanas. Todavia, é “chapéu de alumínio” por demais.

      Ainda acho que demo.c.rat.as e FEDorentos vão aprontar alguma.

      Não se espantem se, a partir da semana de Colombo, houver uma reprise de 2008.

      0

  • Neco 6 de setembro de 2020 at 21:05

    Se isso é verdade, quem for comprar de leilão tenha cuidado:

    https://www.ednasantossemcensura.com.br/2020/02/mafia-de-leiloeiros-se-alastra-pelo-brasil

    0

    • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:09

      isso é antigo…tem leiloeiro top famoso que saiu no fantastico com esquema pronto…é fraude pura

      0

  • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:06

    agora tava vendo as praias lotadas….garanto que nao vai dar nada de aumento de casos…vai ser uma gde prova dessa fake chamada covid no br….igual africa….nao deu nada lá….no futuro vao concluir que em paises tropicais covid é balela como gripe….podem esperar

    5+

    • Manco 6 de setembro de 2020 at 21:12

      Eu tenho ido ao litoral, está assim já faz um tempo, já cheguei a comer em mais de um restaurante que nem o garçom usava máscara.

      2+

    • Neco 6 de setembro de 2020 at 21:12

      Deus te ouça.

      0

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:13

    Caros mukis… estou realocando uns bons cascalhos de um fundo que rende CDI pra outro indexado à inflação !!

    Parem de chorar e vamos faturar que a inflação vai chegar!!!

    2+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:18

      Acredita em mais quedas nos juros futuros? Pq não comprar tesouro IPCA?

      4+

      • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:46

        Selic nas mínimas, o risco de travar uma taxa muito baixa no TD IPCA é altíssima

        Se o fundo for antigo e tiver pouca rotatividade há chances da carteira ser composta por títulos travados em juros altos, caso contrário é perigoso até ficar negativo

        3+

        • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:53

          Pode sim ter retorno negativo. Amigo tem uns fundos com crédito privado e naquela loucura do começo da pandemia mais o crash, o pessoal saiu resgatando como se não houvesse o amanhã. A marcação a mercado e a pressão enorme pra liquidar fudeu com a rentabilidade, não lembro quanto foi negativo mas era coisa de 0,2, 0,3% durante uns três meses.

          3+

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:17

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,23% em agosto. O indicador acumula alta de 0,90% no ano e de 2,28% em 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho de 2020, o índice ficou em 0,30% e, em agosto de 2019, a alta foi de 0,08%.

    Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em agosto. O grupo Transportes teve expansão de 0,75%, exercendo a maior pressão no índice, apesar da desaceleração em relação a julho, quando o aumento no grupo foi de 1,11%.

    A principal influência da alta foram os preços dos combustíveis, que subiram 2,31%, com o maior impacto individual vindo da gasolina, que ficou 2,63% mais cara. O óleo diesel subiu 3,58% e o preço do gás veicular aumentou 0,47%. Já o etanol teve queda de 0,28%.

    O grupo Educação teve deflação (queda de preços) de 3,27% e contribuiu para conter a inflação, com os descontos nas mensalidades concedidas em razão da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de covid-19, que foram computados em agosto. Os cursos regulares tiveram recuo de 4,01%, com mais ênfase na pré-escola, onde os preços diminuíram 7,30%, seguida pelos cursos de pós-graduação, com queda de 5,83%; educação de jovens e adultos registrou queda de 4,74% e, no ensino superior, os preços caíram 3,91%.

    Xxx

    O grupo dos artigos para residência subiu pelo quarto mês seguido com alta de 0,88% em agosto. Ao mesmo tempo, os itens de mobiliário caíram 0,14% no mês, acumulando com a queda de 0,91% observada em julho. Os produtos e serviços de Comunicação subiram 0,86% e os de Alimentação e bebidas ficaram 0,34% mais caros.

    Tiveram alta de 0,61% os alimentos para consumo no domicílio, com alta nas carnes (3,06%), leite longa vida (4,36%), frutas (2,47%), arroz (2,22%) e pão francês (0,99%). Tiveram baixa no mês o preços do tomate (-4,20%), da cebola (-8,04%), do alho (-8,15%) e da batata-inglesa (-17,16%).

    A energia elétrica subiu 1,61% e pressionou o grupo Habitação, que teve aumento de 0,57%. As contas de luz ficaram mais caras em Belém, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. Houve queda na energia elétrica, devido a reduções nas alíquotas de PIS/Cofins, em Curitiba (-2,59%) e Brasília (-0,36%).

    Ate aqui, a inflação tá baixa e bem abaixo do centro da meta!!! Isso é uma realidade, veremos como será setembro mas o descolamento do índice dos preços do atacado é notório!!!

    2+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:21

      Li pra patroa que não entende nada de economia mas tem uma memória foda de preços. Ela mandou enfiar esse IPCA no rabo do PG kkkkk

      7+

      • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:29

        Ela tem razão, o Gogo tá um vendedor de ilusões… e o pior da inflação Ainda vai chegar!!! Se bem que inflação pessoal é o que conta, saphorra de índice só serve pra referência…hehehe

        1+

      • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:48

        😂😂😂

        Inflação amanteigada (quem acompanha desde os tempos do BIB vai entender).

        1+

    • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 21:27

      O legal é que o grupo “Educação” incide somente na classe A e B, visto que da C para baixo, poucos pagam educação privada hehe

      Enquanto o grupo de alimentação incide muito mais nas classes C para baixo, que são as que tem a renda mais comprometida por produtos da cesta básica.

      2+

      • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:30

        Vero, cada qual tem sua inflação pessoal… aqui em casa Plano de saúde tem sido o pior por anos!!!

        Agora, o preço do campa e do prossssuto importado tão pesando!!!

        2+

  • paulo 6 de setembro de 2020 at 21:24

    california passou lei para proteger uber e gig worker. como sempre, tem efeitos indesejados. agora já está emendando para criar exceções. uma dúzia.

    https://www.sandiegouniontribune.com/news/california/story/2020-09-04/california-allows-more-exemptions-from-landmark-labor-law

    0

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 21:32

    Um fato que deve estar impactando na gastança, alem do Corona voucher… juros pro consumidor !!! Caixa cobrava 14% mês no cheque especial agora tá 1,8% …

    Povao foi no Serasa e nos bancos e renegociou dívidas, pagou a primeira parcela com coronavoucher e saiu pra fazer boletinhos… yeahhh

    3+

    • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:38

      uma hora a correção chega….sempre chega e nóis paga….

      1+

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:56

      Kkkkk

      O muki Hidden tá se superando hoje, tô chorando de tanto rir.

      1+

    • paulo 6 de setembro de 2020 at 21:59

      conhecido meu quitou carro e dívidas de cartão. renegociou tudo e pagou com o voucher. continuou rodando o negócio dele informalmente.
      vlw mito por ajudar esse pessoal gente boa e me foder.

      3+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:01

      Por enquanto a pilantragem está se dando bem nessa, mas quando a inflação vier fumando no cangote chegará a nossa hora.

      3+

      • Investidor 6 de setembro de 2020 at 22:04

        E como se defender da inflação real (inflação propriamente dita e reduflação) e não essas merdas de índice?

        2+

        • Money Addicted 6 de setembro de 2020 at 22:07

          Essa semana vou no atacado e comprar para o ano, não perecíveis

          1+

        • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:17

          Como se defender da inflação real?

          Enxergo como um problema complexo

          Se a inflação no real for maior que a do dólar, a tendência é o dólar se valorizar

          Agora dizem que vai ter inflação no dólar também… se as duas moedas se desvalorizam ao mesmo tempo não dá pra correr para o câmbio

          O ativo clássico numa situação dessas é… o ouro

          Mas como comprar ouro com uma vacina que pode ser anunciada a qualquer momento? O ouro no modo pânico se move muito mais rápido que no modo inflação

          Por isso digo, está nebuloso demais

          Ouro está na máxima histórica … tem uma caralhada de gente dizendo que ouro tá barato, mas quando olho aquele gráfico, tem uma puta cara de topo

          Tá muito difícil

          Acho que nas próximas semanas o mercado irá se encarregar de mostrar o caminho, por isso estou em CDB

          3+

          • Investidor 6 de setembro de 2020 at 22:22

            Penso exatamente como vc. Na minha opinião não é hora de bolsa, nem metais, nem prefixar taxa (pré ou IPCA), nem dolarizar (dólar is trash by Ray Dalio) e o bitcoin nem comento. Acho que vou comprar tudo em kitnet kkkkk

            3+

            • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:27

              Também pensei nisso, hoje fui com a Catarina rodar a cidade olhando terrenos

              Que situação

              2+

              • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 22:31

                Kitnet em Londrina?

                Não sei se vale a pena construir qualquer coisa com os preços de material e mão de obra no patamar atual.

                1+

                • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:39

                  Kitnet e bom pra estudante

                  Mas tem muito estudante migrando pra curso EAD, a pandemia acelerou

                  Negócio é gastar em whisky mesmo kkk

                  5+

                  • Money Addicted 6 de setembro de 2020 at 22:42

                    & girls

                    2+

                  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 22:45

                    Londrina tem um estoque de cidades no entorno para manter a bolha imobiliária em todos as classes sociais. Pode ver o tanto de pessoas vindo embora de Assaí, Uraí, Sertanópolis, etc.

                    Enquanto Londrina cresce, várias cidades da região diminuem.

                    0

            • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:33

              Se for pra ter dor de cabeça com inquilino eu prefiro terreno kkk

              Meu pai antigamente tinha umas casas de aluguel, caminhões de transporte, etc

              Ficou tão puto da vida com o “jeitinho gracioso” de ser dos inquilinos e empregados bananeiros que vendeu tudo e transformou em mais terra pra soja e terrenos na cidade

              Mandou todo mundo embora, passou a pá mecânica por cima das casas de fazenda

              Fez um regaço e nunca mais assinou uma carteira

              3+

  • Eneas_00 6 de setembro de 2020 at 21:38

    O Covid19 trouxe um aumento de gastos danado. Agora precisa ter um funcionário exclusivo para aferir a temperatura,um para organizar a fila e outro para entregar a ficha de controle. Uma equipe para higienizar o ambiente e os equipamentos. Materiais de higiene e EPIs. E só pode ocupar metade do ambiente.
    Não tem como não repassar os custos ao consumidor. Álcool em gel o pessoal tá tomando banho nas lojas.

    1+

    • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:41

      eu tô aqui num quarto de hotel em Itapira sp…pq em serra negra tá lotada e caro….mas eu fui lá hj….ruas cheias e vi gente entrando em todas as lojas pra usar o alcool…vai ser ferrar…pqp….

      0

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 21:42

      Já vi tiozinho encher a mão de álcool gel e tacar goela abaixo, eu si divirtchu, tô rachando de rir, como é bosta esse nosso Brasil brasileiro da PQP

      4+

  • orbminds 6 de setembro de 2020 at 21:44

    voltando ao assunto do topico…um dia queria visitar o arraial do cabo….mas ai me lembrei do dia que ainda kid tive que enfrentar a av. brasil….meu jesus….nao vai dar…tem outro caminho saindo de sp???

    1+

    • Hidden 6 de setembro de 2020 at 22:22

      Poderia te sugerir uns 3/4 mas em todos esses vc vai enfrentar o “monstro” do Hellen … pra chegar no inferno de Arraial…

      Se for no verão então…. taaaaaapariu

      1+

    • jr 6 de setembro de 2020 at 23:29

      Tem voo para cabo frio, durante a alta temporada.

      0

  • Leonardo M. 6 de setembro de 2020 at 21:58

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/06/impacto-brando-do-coronavirus-na-africa-intriga-cientistas.ghtml

    Até dezembro de 2020 vão morrer 500 milhões de pessoas.
    Atila, alguma coisa

    Não, pera….

    3+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:58

    Petróleo WTI (americano) abriu com gap de baixa meio feio no gráfico de 15 minutos hoje

    Fazia tempo que não abria assim

    1+

  • Mat* 6 de setembro de 2020 at 21:59

    Quando eu acompanhei a queda de março fiquei com uma impressão muito forte de que boa parte do movimento baixista não foi pelo vírus, mas sim pela queda forte do petróleo

    0

    • Investidor 6 de setembro de 2020 at 22:02

      Caiu tudo, pouca coisa subiu, algumas poucas commodities. Ali foi pânico e uma pressão enorme por liquidez.

      0

      • orbminds 6 de setembro de 2020 at 22:07

        infelizmente me considero conservador pra tudo….liquidez sempre será minha prioridade…perco oportunidades de investimento por isso mas acima de tudo vivo no BR….isso aqui nao é pra amadores….perder dinheiro aqui é facil demais….as vezes eu acho que o br é igual pedagio em rodovia….uns poucos no sem parar e afins surfam e lucram….mas a maioria tá lá na fila se ferrando….infelizmente é assim

        3+

        • Investidor 6 de setembro de 2020 at 22:17

          Sou moderado mas o Bananil me faz prezar primeiro pela liquidez. Já perdi algumas oportunidades principalmente de dolarizar e em outras oportunidades eu alfacei.

          2+

          • Hidden 6 de setembro de 2020 at 22:25

            To líquido e “perdendo $$$” ou porcamente empatando com inflação em uns 60/70% do meu PFL = patrimônio financeiro líquido!!!

            O resto que tá na doleta/ouro traz ganhos que na merdia … me deixam na merdia!!! Prefiro assim, saphorra de investimento tem Tutto de psicológico…

            1+

            • orbminds 6 de setembro de 2020 at 22:28

              parece uma rodada de poker…kkkk

              2+

              • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:36

                Rodada de poder? Parece um duelo de pistolas no Texas!

                Fazendo um backtest hoje vejo que se não tivesse vendido o ouro no primeiro candle ruim ou vendido a bolsa no primeiro candle ruim teria perdido muito %

                Estamos competindo com robôs, amigo

                5+

  • Banco Data 6 de setembro de 2020 at 22:26
    • orbminds 6 de setembro de 2020 at 22:32

      aquele grafico do pib mundial me deixou ferrado…eles com 11 positivos e o resto do world se ferrando…vai se ferrar chinas

      2+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 22:33

      Yuan? Moeda comunista manipulada no último? To fora prefiro guardar ouro em algum buraco na terra

      1+

      • orbminds 6 de setembro de 2020 at 22:37

        até o 007 tá ligado nisso faz tempo…goldeneye goldfinger….

        0

  • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 22:44

    Alguma chance da geração milenials dar certo? Marque X
    ( )Nao ( ) Nunca ( ) Só na proxima reencarnação
    Isso é nivel dos artistas que temos

    1+

  • Hidden 6 de setembro de 2020 at 23:07

    Aumento de impostos, juros negativos, renegociacao dos instrumentos financeiros que garantem liquidez e … calote de dívidas!!

    4formas como todos pagaremos o imenso aporte de recurso dos bancos centrais = 25% pib mundial !!!

    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,quem-vai-pagar-a-conta-dos-estimulos-fiscais-e-monetarios,70003427434

    Como se proteger e pagar menos ou até ganhar nesse jogo nas próximas décadas? ahhhh ai quem sabe não conta ne…

    Fui inte,

    2+

    • Mat* 6 de setembro de 2020 at 23:18

      Mesma história de 2008

      Tem que fuçar nos graficos e ver o que evoluiu naquela época

      Lembrando que naquele tempo commodities estavam num baita boom de 2002 a 2011

      E o Brasil estava com dívida/PIB de 36% e o dólar não parava de cair

      Agora está tudo bem diferente, mundo crescendo menos e o Brasil endividado e com inflação

      Tudo aponta pra porcaria do ouro

      Odeio ouro

      Caro pra manter, não paga dividendos e tem essa questão da vacina como uma espada na cabeça

      Tá muito nebuloso

      4+

  • Saigon 6 de setembro de 2020 at 23:07

    Muito bom mais uma vez Barna.
    Conhecer a história do Hell é importante para compreender porque não vai de jeito nenhum.
    A puliçada das antigas sempre lembra de uma frase do Brizola, acho que na crise financeira dos 80: policial já tem a carteira e a arma, não precisa de aumento. Conheço alguns que fizeram questão de conferir o defunto no enterro.
    Casal litlle boy sem comentários.
    A crise do governo garotinho me fez optar por concurso, depois de um ano para conseguir um estágio. Quando assumi, já comecei com atraso no salário, no governo tampão da Bené.
    Tive que mudar da minha casa em razão das barricadas. Hoje está alugada, graças a Deus. E olha que em Saigon City, cancelamento de CPF é só no atacado. Não tem jeito.
    Não tenho vontade de comprar nenhum imóvel na Banania, muitos traumas.
    Esquece FFAA dar jeito nisso. Em pouco tempo na favela o tenente já estava vendendo o ganso da Providencia. Acompanhei de perto a intervenção em 2018. Eles nem querem se envolver e com razão.
    Sigo acompanhando a conversa sobre a inflação e onde buscar uma tábua de salvação. Corona voucher é uma fortuna para muitos lugares da banania. Não tem como isso não criar uma bagunça

    6+

  • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 23:21

    Até que não é monarquista chora no banheiro ao lembrar disso aqui

    4+

    • Pé Vermelho 6 de setembro de 2020 at 23:40

      0

    • Mutuário 6 de setembro de 2020 at 23:47

      Perdemos mais de cento e trinta anos com a República! Tem sido o período mais sombrio de nossa história!

      É só parar pra pensar 2 minutos pra chegar à conclusão que república foi um engodo que as gangues usaram pra tomar o país dos brasileiros e de sua família real!

      Já passou da hora de cobrar os resultados da República. Parece que não deu muito certo, né?

      3+

    • MrCitan 6 de setembro de 2020 at 23:52

      Na boa, Dom Pedro II era pra ser lembrado por todos como o maior brasileiro de todos os tempos, tanto pelas obras e contribuições que fez, quanto pelas coisas que passou por esse país.

      6+

    • bomberman 7 de setembro de 2020 at 00:00

      Isso explica pq o Império teve que acabar. Prosperidade que seria trazida ao esquema oeste americano com ferrovias e afins precisava ser combatido a qlq custo. “Celeiro é celeiro e sempre vai ser!” Malditos maçons! Sua história de que o golpe republicano foi só uma coisa interna, dos marechalecos e da aristocracia rural não computa, teve coisa externa aí, sempre tem… sempre exploram as elites locais, que vagabundas que são, estão sempre ávidas a prostituição do país em troca de coisas pequenas… ego… ambições ridículas… essa terra era pra ser o país mais próspero da terra, mas é essa porcaria e sempre vai ser por conta de uma meia dúzia de famílias que preferem ter a ilusão de que são alguma coisa, quando na verdade não passam de pedaços de merda.

      3+

      • Pé Vermelho 7 de setembro de 2020 at 00:09

        No video que postei do Imperios Ad o cara contando a história do Dom Pedro citou dos maçons no meio
        Ele resumiu bem toda a historia, fez um mini doc e é bom ir plantando na cabeça das pessoas o que cada um fez para no final do ato termos essa bela e recatada Republica

        5+

        • MrCitan 7 de setembro de 2020 at 00:15

          Falar nisso valeu pela recomendação.
          Baita de um vídeo.

          1+

          • Pé Vermelho 7 de setembro de 2020 at 00:18

            Estava cavando aqui pra trazer o video e fiquei mais confuso que o VAR nos ultimos jogos
            Nao sou eximio conhecedor disso…o autor pelo que vejo costuma basear as intreprações sempre em livros
            Gosto do canal do YT Foca na História tb
            Pedro queria a liberdade e a igreja não?
            No final igreja de um lado e maçons do outro pegaram a cabeça dele?

            2+

            • Pé Vermelho 7 de setembro de 2020 at 00:19

              Me perdoe gramar nazi,
              o português morreu, mas passa bem!

              0

    • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:02

      De facto, comparar a Monarquia, quanto o representante do Brazil era respeitado lá fora, com o que houve durante a República.

      (Sério, o que existe na Banânia não pode ser chamado de República. O que há de “dinastias políticas” é uma cousa.)

      Sendo chata, Goiânia não existia (fundada em 1935) e Florianópolis chamava-se Nossa Senhora do Desterro. Aliás, essa mudança de nome foi uma das consequências da implantação da Ré-pública. Ainda há muito manézinho atravessado com isso, 125 anos depois.

      Corretamente, o mapa foi desenhado sem o Acre, incorporado posteriormente.

      E houve outros planos. Alguns, inexequíveis, como atravessar uma porção de ferrovias no Norte, em pleno século XIX.

      https://facebook.com/OIMPERIODASAMERICAS/posts/664828147288409

      0

  • Enoch Root 7 de setembro de 2020 at 00:13

    1+

  • MrCitan 7 de setembro de 2020 at 00:18

    Caraio, vendo agora no twitter a hashtag #CiroAvisou nos trend tópics.
    Cirominions só não falam que a inflação não foi porque o coroné avisou, mas por causa do lockdown e da impressão de dinheiro com o auxílio emergencial.

    1+

  • Ugo 7 de setembro de 2020 at 00:20

    Jornalista chora

    1+

    • MrCitan 7 de setembro de 2020 at 00:24

      Ele tá assim porque tão tocando um pagodão na porta da casa dele. 😀

      2+

      • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:32

        kkkkkkk

        🎵 Uma vez zoada… 🎵
        🎶 Sempre zoada… 🎶
        🎵 Banânia sempre hei de ser… 🎵

        Acredita que aqui, em pleno mês de abril (quarentena pesada), havia quem fizesse festinha. E a animação ia até meia-noite.

        O DNA bananense fala mais alto. Até me espanta ler que teve bananense poupando durante a quarentena.

        0

    • bomberman 7 de setembro de 2020 at 00:26

      Os pandeminions estão mais perdidos que cego em tiroteio kkkkk

      0

      • MrCitan 7 de setembro de 2020 at 00:34

        Só olhar os tweets pra ver que estão se rasgando de ódio, e ainda na torcida para que as pessoas adoeçam.

        1+

    • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:10

      O vírus não gosta muito de sol e calor. Entretanto, adora aglomerações.

      Verdade que já estamos há uns seis meses de quarentena, e já está todo mundo enjoado. Mas houve sim, imprudência (bananense em seu estado natural).

      0

  • Saulo 7 de setembro de 2020 at 00:56

    The cold world economy.

    0

    • Mineirausfall 7 de setembro de 2020 at 05:06

      KUWAIT sem dinheiro pra pagar salários???

      O chapéu de alumínio está virando item de primeira necessidade.

      2+

  • Banco Data 7 de setembro de 2020 at 00:58

    Alguém sabe por que o Ciro estudou economia na Harvard Law School sendo que a mesma universidade tem um respeitado departamento de economia?

    0

    • Banco Data 7 de setembro de 2020 at 01:00

      Da Wikipedia:

      Ciro candidatou-se para duas posições na Universidade de Harvard: Visiting Scholar na Law School de Harvard e Fellow no Center for International Affairs. Depois de ser aceito para ambos ele optou por ser Visiting Scholar na Harvard Law School.[10]

      Nesse mesmo período, passou a escrever aos domingos uma coluna para o Jornal do Brasil e publicou, junto com o professor Roberto Mangabeira Unger, o livro O Próximo Passo: uma alternativa prática ao neoliberalismo, traduzido inclusive para o espanhol.[125] No livro, Ciro e Mangabeira criticam tanto o “nacional populismo do terceiro mundo”, quanto o “defensivo e conservador modus operandi das sociais democracias do primeiro mundo”. Continuam, criticando “a adesão do Brasil ao neoliberalismo”, o “abandono da tentativa de construção de uma civilização própria no país”, e a “rejeição da concepção de que a história humana deve ser a história das grandes alternativas”. O livro tem a proposta de provocar uma discussão no Brasil, propondo um caminho que se contraponha ao discurso neoliberal. A partir deste livro, Ciro Gomes começou a combater fortemente as “políticas de estado mínimo” e a defender um estado capaz de construir um planejamento de longo prazo, definindo políticas de desenvolvimento para o país

      1+

  • Banco Data 7 de setembro de 2020 at 02:43

    Mercados da Ásia no vermelhinho…

    0

    • Leonardo M. 7 de setembro de 2020 at 02:52

      To vendido em GBP/USD

      0

  • Alfinete da bolha 7 de setembro de 2020 at 03:21

    Viados:

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.