Manco 17 de setembro de 2024 at 14:21
Não sei

Basicamente tudo que temos hoje no sudeste tem o dedo de um paraíba

Tudo que ninguém queria fazer, que era perigoso, sujo, eles estavam lá fazendo

Até as carroças fabricadas da Autolatina

Foi um momento da história que moemos carne humana sem dó, onde podíamos construir uma casa de forma rápida e barata, ou mesmo estradas

-***-***-***

Bom dia!

Esta semana comentei em uma conversa interessante sobre essa questão tensa que é a da nossa atribuladíssima evolução interna como país. Eu preciso desambiguar o cado dos paraíbas, que são o mote do caso. É realmente muito complicado falar da nossa transformação definitiva de país agrário em urbano sem anotar a pesada migração interna que aconteceu no século passado.

Entendo o ponto do Manco quando fala das péssimas condições ao qual os migrantes eram submetidos ao chegar num Rio, SP. Era um choque cultural muito intenso, radical. Podemos tranquilamente culpar Brasília por boa parte do processo. Brasília foi uma especie de Serra Pelada da construção civil, pessoal do país inteiro foi pra lá fazer aquela obra horrenda e inútil. Gente demais.

E essa peãozada aprendeu a trabalhar em moldes “técnicos”. SIM, o cara vinha do sertão baiano, cuidava de cabra, roça, vaca. Vem pra obra e aprende a fazer massa, emboço, amarrar ferro e levantar parede. Aprende a seguir ordens de pessoas com técnica e aprende técnica também, passa a entender o trabalho. Aprende a usar dinheiro, e lidar com esse mundo novo, todo novo. Nem todos superam o desafio inicial do caos da cidade.

Mesmo assim essa era uma época em que milhares de pessoas pela prmeira vez tiveram acesso a civilização, às vantagens da vida urbana, chances reais de sair da miséria através do trabalho duro e de possuir alguma coisa no futuro. Volto a esse ponto: Muita gente sofreu o diabo com as empreitadas selvagens de Brasília, das fábricas e estradas, prédios de SP, Rio, muita gente foi terrivelmente explorada, humilhada ao extremo.

E também muita gente conseguiu fazer familia, criar filhos, acumular bens, abrir negocio, voltar pra roça e dar futuro para sua familia. Todo mundo tem uma história triste pra contar neste tempo, nenhum baiano vai deixar de te contar uma estória pavorosa do tempo de peão em Campinas, ou na obra da Ponte e dos condomínios da Barra, dos estaleiros de Santos, ou da Anchieta. Muita história ruim, contada por gente que hoje está bem. Garanto que todos vocês já ouviram lenda de obra. É assim mesmo.

Já comentei isso. Onde eu moro a população é diretamente descendente de nordestinos. E a maioria aqui tem parente no Norte. Cansei de conhecer gente com vida legal hoje e história triste no passado, gente com bens, negócios, estudo. Os nortistas que vieram pro sul deram condição aos seus filhos, e estes mesmo seguindo a profissão dos pais, conseguiram condições de vida melhores, MESMO morando em favelas ou na periferia. Dispersão de riqueza. Mas, um adendo.

São Paulo é rica não só porque “explorou os migrantes”, mas porque muita gente mesmo foi pra lá trabalhar pesado para construir aquele lugar. As fábricas enormes que fizeram a riqueza da metrópole foram em grande medida levantadas pela mão de nordestinos. Enquanto este povo levantava e trabalhava nas fábricas um monte de gente, muita mesmo (mantenham o dado em mão, p. 20-22)  foi estudar, bancada por quem ralava muito na obra, na fábrica. SP não é rica somente por que explorou os nortistas como escravos, pois nunca o foram.

Essa temática de “escravo trabalhador” é bastante comum na literatura dos anos 1970. Falar que o nortista sofria é mato. VERDADE, a condição de trabalho antes das NRs, antes das regrinhas básicas de segurança, antes de toda a discussão sobre proteção no trabalho era muito ruim. Sem dúvida trabalhar numa obra como a da Imigrantes era selvagem. Mas o cara na cidade tinha acesso a benefícios materiais, conforto, os pequenos luxos da vida urbana (já disse que saneamento é sinal de civilização). E isso é fundamental.

Essa riqueza toda gerada, que vemos o tempo todo, foi aproveitada pelos migrantes. CLARO que havia e há muita xenofobia neste processo, muita gente que realmente tinha dificuldades em aceitar o nordestino, e há muitos nordestinos que se recusaram a aceitar as regras da Cidade. Mas no resumo, não teria dúvida em afirmar que foi uma troca vantajosa para o migrante que veio para o “Sul Maravilha” para “fazer a vida”. Nossos referenciais atuais nem sempre nos dão o melhor entendimento sobre o passado, claro.

Bom dia!

 

 

13+
  • Dioclésio 22 de setembro de 2024 at 08:40

    First!

    0

  • Mutuário 22 de setembro de 2024 at 09:12

    Sou descendente por parte de pai de “paraíba” que foi pro sul em pau de arara e de europeus que vieram tentar uma vida melhor. Por parte de mãe de bandeirantes malucos que foram pro interior caçar índio e procurar ouro.
    Minha família hoje está muito melhor do que os parentes que ficaram no Nordeste e também dos parentes que ficaram na Europa com quem ainda mantemos contato.
    Detalhe, esses parentes europeus são de país de “”””primeiríssimo”””” mundo pra onde os portugueses vão ganhar dinheiro trabalhando de camareira, garçom e lavar privada. Engraçado porque os bananeiros vão pra Portugal ganhar dinheiro trabalhando de camareira, garçom e lavar privada.
    Enquanto isso nós estamos aqui no shithole vivendo melhor do que eles.
    Tá ruim mas tá bom.

    11+

    • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 09:39

      Embora o QI83 médio da BNN ache que quem tem descendência europeia é da elite, era de famílias ricas ou talvez tenha sangue nobre escondido, a grande verdade é que quem veio pra cá veio sem nada e teve de ralar muito. Eram fugidos da pobreza que existia lá e riscos de guerras (tenho uma parentada que fugiu de lá antes da guerra franco-prussiana, por exemplo).
      Se eles tivessem ficado lá, eu certamente não existiria, pois não ocorreriam os mesmos “cruzamentos”, então não reclamo disso, aliás, fico feliz em saber que há algum gene inconformista em todos nós, que se movimenta em prol da sobrevivência.

      7+

      • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:36

        Concordo. Talianada das charmosas montanhas do sul do ES so sente saudade de uma coisa… proximidade com a Suica…kkk

        3+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:35

      OJI vc segue cacador…de JS!!!

      Yeaahhh kiii OMI… tmj

      3+

  • Pagando 22 de setembro de 2024 at 09:16

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    Meu pai é exatamente um desses caras que tomou um choque de realidade inicial. Voltou três vezes pro Espírito Santo, problemas de adaptação e tudo, até que bateu o martelo e falou que voltaria pra sp e ficaria de vez.
    Hoje tem uma turma estranha dando palestra em empresas aqui no sudeste, querendo falar da questão dos negros/racismo e falando pra fazer o “teste do pescoço”: olhar pros lados e ver que tem pouco ou nenhum negro no local. Tá. Mas no sudeste o fluxo migratório foi essencialmente de nordestinos. O teste do pescoço revela isso. Como fazer teste do pescoço em locais assim?
    Enquanto isso, na escola, o choque de realidade continuava. Já comentei aqui das professoras dando aulas para os filhos dos migrantes sobre o êxodo rural e a mecanização do campo, a questão do latifúndio e alguns deixando claro que filhos de migrantes nascidos em sp não eram uma espécie de paulistano puro sangue, eram paulistanos de pais capixabas, no meu caso, por exemplo.
    Foi um período de muita obra e fábrica mesmo. Muita coisa sendo fabricada, construída e expandida. Nunca vi nenhum nordestino reclamando muito do preconceito que sofria e vi alguns sendo mais focados: se eu não fizer, paulista não vai fazer, diziam. E assim foram até se aposentarem.

    5+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:39

      deixando claro que filhos de migrantes nascidos em sp não eram uma espécie de paulistano puro sangue

      … grandes merdas ne, basta ver quem sao os “verdadeiros soteropaulistanos:

      Uma mistura de jesuita torturador, com portuga taliano japa, etc e tal tudo lascado que foi prai e comprou titulo quatrocentao.

      Sifude eles.

      3+

  • Maluco beleza 22 de setembro de 2024 at 09:23




    Marçal indo pra segundo turno vai complicar bolsonaro.
    Ele vai ter que apoiar o MST ou se omitir qto a isso. Ou vai ter que expor mais ainda seu apoio ao centrão.

    2+

    • Maluco beleza 22 de setembro de 2024 at 09:24

      Link acima errado:

      0

      • Neco 22 de setembro de 2024 at 09:40

        O maior risco é não ter segundo turno. Ele ganhar no primeiro, vai ficar muito feio.

        1+

  • joinspace 22 de setembro de 2024 at 09:30

    Nunca há exploração se vc aceita receber o que o outro propõe nas condições que o outro propõe, isso se chama CONTRATO.

    Se hoje há reclamação sobre o passado, é porque não há honestidade como bem frisou o Barna, riqueza se constrói com sacrificios, quem não se sacrifica em algum momento pra atingir um objetivo sempre será aquela mala vitima que conhecemos tão bem.

    Não tem nada de errado em carpir um lote em troca de um prato de comida, como vai atestar qualquer um que nesse momento tenha fome.

    0

  • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 09:31

    A hipocrisia média bananense em uma imagem

    https://twitter.com/brainletbr/status/1837446682910364033

    1+

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 09:31

    vamos ver o resultado:

    – Nordeste se tornará uma das regiões mais importantes do MUNDO após chegada de megainvestimento de R$ 111 bilhões para produção do combustível do futuro.. H2verde.
    -Conheça a empresa espanhola que pretende investir R$ 17,7 bilhões em hidrogênio verde no Ceará.

    espanhois e franceses. confia.

    3+

  • joinspace 22 de setembro de 2024 at 09:32

    com essa mulher eu vou até pra guerra!!

    https://twitter.com/EliAfriatISR/status/1837356080126370090

    1+

  • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 09:34

    Enquanto portugas estão no “quinto dos infernos” nós já estamos quase na “metade dos infernos”

    https://twitter.com/brainletbr/status/1837685506613674094

    1+

    • joinspace 22 de setembro de 2024 at 09:36

      a tributação em brazuela é algo insano. Ainda tem um aqui que diz que se vc pagar mais darf’s o estado diminui…

      2+

      • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 09:51

        tá envelhecendo mal isso daí, o PT simplesmente tá aumentando todo e qualquer imposto ou criando algum novo, tão nem aí se o cidadão de bem está pagando religiosamente todos os impostos… Se está, então acham que deve pagar mais.

        4+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:45

      Perto do 1o mundo nao tributamos tanto.

      Em compensacao jogamos dinheiro fora aos bilhoes e sem criterio… o que sobra, a maioria e roubada mesmo… eta

      O governo estimou em R$ 486,1 bilhões os incentivos fiscais para o ano que vem no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23)

      Fonte: Agência Câmara de Notícias

      1+

  • joinspace 22 de setembro de 2024 at 09:35
  • Neco 22 de setembro de 2024 at 09:38

    Bom dia.

    Interessante assunto.

    Eu fiz o caminho inverso e hoje moro no nordeste. Fortaleza. Aliás região da grande Fortaleza.

    O lugar bom é onde vc ganha dinheiro honestamente o suficiente pra sobreviver, construir uma família e pelo menos um pequeno patrimônio, casa carro etc.

    Preconceito tem em praticamente todo lugar em maior ou menor escala. Por exemplo, um dos meus trabalhos é de moto Uber, mas eu não uso camiseta de moto Uber. Pois até no posto de gasolina a forma de tratamento é diferente pra pior se olharem pra vc e verem que vc faz esse trabalho. Tipo pensam que és pobre e lascado.

    O preconceito maior sempre é em relação a situação financeira de cada um. Por isso o brasileiro tem necessidade de ostentação, parecer rico sem ser. Daí tem que saber administrar isso no seu coração e ver até que ponto pode ir ou não.

    9+

    • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 09:47

      Ostentação parece que é uma forma que encontraram de fazer o indivíduo ficar todo endividado e escravo do sistema para se sentir por cima, tipo uma pessoa afogando no mar mediterrâneo “veja como sou chique, Glub Glub… Socorro.. Glub “.
      Agora com jogo do tigrinho, apostas onlines, etc terminam de tirar o resto das moedas.
      Tudo são coisas que conspiram pelo sucesso familiar e a transmissão disso para filhos e netos, é um verdadeiro campo minado.

      6+

      • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:46

        Credito Divida & Juros sao irmaos da Ostentacao…

        Entenda

        0

    • L3oCohen 22 de setembro de 2024 at 11:31

      Tem a má fama dessa prestação de serviço também:

      https://xcancel.com/Serafim_zx/status/1837312156183732232

      0

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 10:03

    vão sofre na própria terra:

    -Paraíba conquista primeiro lugar no Nordeste em rankings de competitividade e sustentabilidade e de objetivos da ONU.
    A Paraíba foi reconhecida como primeiro estado no Nordeste em relação à performance nos critérios ESG…. esg esg….
    – Forbes Chega Ao Nordeste com Power Dinner em Homenagem Ao Empresariado Pernambucano.
    Forbes Power Dinner Pernambuco reunirá líderes regionais para debater o futuro dos negócios no país …. 2d

    painho, ivethe, Kolor, Magalhãs, Cananalheiros… só gente boa

    2+

  • Manco 22 de setembro de 2024 at 10:10

    Paraiba = nordestinos no RJ

    Baiano = nordestinos em SP

    3+

    • Manco 22 de setembro de 2024 at 10:13

      Meu ponto é outro, não sei avaliar se um processo imigratório é ruim, olhando no presente é quase 100% ruim, passam se décadas e o que se pensava ser ruim na verdade estava cheio de coisas positivas

      Isso vale para relação de trabalho e benefícios tb, imigrantes quase sempre faz o que ninguém está disposto a fazer

      1+

      • Mutuário 22 de setembro de 2024 at 10:18

        A impedimenta roubou a conta do manco?

        8+

      • Someone 22 de setembro de 2024 at 10:27

        Imigração é boa quando o mercado e a cultura conseguem integrar e absorver os imigrantes. Normalmente nas primeiras gerações que os conflitos acontecem e nas gerações seguintes vai se aumentando a integração, ainda que com resquícios de preconceitos antigos.

        Também é diferente a migração dentro de um mesmo país, a migração para países culturalmente próximos e países com culturas totalmente distintas.

        2+

    • Pagando 22 de setembro de 2024 at 10:52

      Esqueceu dos cearenses em sp. Vieram muitos também.
      Esse pessoal nunca chegava de mãos vazias. Traziam na mala rapadura, mel. A esposa já ia pra cozinha pra fazer cocada. Marido vendia à tardinha após o expediente na fábrica ou na obra.

      1+

      • Hidden 22 de setembro de 2024 at 11:33

        Povo trabalhador via de regra.

        Esse “rebaixamento” faz parte do processo…

        1+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:18

    Bom domingao mukis e desambiguados de plantao!!!

    Vai.

    0

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:19

      Valeu psolista, sigo aprendendo… portugues brazuca e uma lingua intankavel….

      Significado de desambiguar
      Retirar o duplo sentido de; eliminar a ambiguidade de uma frase, expressão, estrutura linguística: desambiguar um poema. Etimologia (origem da palavra desambiguar). Des + ambíguo + ar

      2+

  • Manco 22 de setembro de 2024 at 10:21

    E eu adoro quando as pessoas chics aparecem para filosofar em relações contratuais, no livro austríaco que ela leu no conforto de casa

    Esses processos migratórios em massa são selvagens, cheio de promessas, mentiras, suor e sangue

    O melhor contrato é o que a pessoa faz com ela na fé e esperança que vai melhorar

    3+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 11:46

      Vero, da pra comparar com a conquista do oeste nos usa

      2+

    • MrCitan 22 de setembro de 2024 at 13:30

      “…aparecem para filosofar em relações contratuais, no livro austríaco que ela leu no conforto…”

      Poxa, cara. Usando essa falatório aí, não vai conseguir convencer ninguém, muito pelo contrário.

      9+

      • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:38

        Doutrinado com sucesso. Sofreu lavagem cerebral em curso EAD de agronômia.

        14+

        • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:46

          Deve tá ouvindo Zé Ramalho, vida de gado, enquanto defende a justiça trabalhista e CLT contra os brancos ricos que exploram o trabalhador.

          6+

      • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 13:47

        Quantos livros de keynesianismo também foram lidos no conforto da sala de estar.
        Muito emocional essa argumentação, argumentação manca. 😁

        10+

        • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:48

          Keynes? Tô achando que tá mais para um loop disso aqui:

          2+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:25

    A respeito do topico…

    3+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:26

    Sobe o som…

    2+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:30

    A busca de melhores condicoes e as agruras do imigrante, do migrante, do paraiba e retirante… aliada as pessimas condicoes e bulling e uma verdade global.

    Um portuga com quem trabalhei me contava que iam pra Parixxx trampar, periodo curto de semanas… sabiam nada de frances e seguiam pro trabalho pelos cartazes colados nas paredes do bonde, trem… ai se trocava o anuncio, lascou…kkk

    Meus talianos sairam de la aos milhoez pra se dar bem em Banania,o poLvo do norte e NE fez isso em massa. Faz parte

    3+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:32

      OJI nao precisa mais tanto…

      Os pobrinhos ficam la mesmo na bolsa tutto… os classe merdia tem muito trabalho nas capitais e grandes cidades de la… ate industria ja tem!

      Os rycos? Sao puliticos, milicos ou juizes… os 1os vao a bruxilia 2x por semana pra bater ponto, resto tempo estao na praia…kkk

      1+

      • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:34

        O que nao entendo, a nao ser pelo dominio e voto + caminhao pipa… deixar muita gente no sertao desertico passando fome e sede!!! Taaapariu

        Rodei pelo lado do sertao = grand canyon americano: ninguem mora la!!

        0

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:42

    Se tem um povo que pode reclamar sao os negros escravos. Esses vieram na marra e sem escolhas.

    SE bem que a tal “reparacao historica e as cotas” virou uma industria de bhosta!!

    2+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:50

    Por falar em cota, vou repostar pois passou desapercebido ontem….

    Tuttotrans venceu, eu avisei…

    https://www.jb.com.br/brasil/direitos-humanos/2024/09/1052101-uff-se-torna-1-universidade-federal-do-rio-a-criar-cotas-para-trans.html

    Vai? Ohhh daqui pouco criam a cota e reparacao$$$ do paraiba … kkk

    Fuinte

    0

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 10:52

    Ahhhfinal… vamos precisar de muito cabeca chata … construcao ta de olho nas cercanias do hell, vai encher de predio!!!

    https://diariodorio.com/rock-world-organizadora-do-rock-in-rio-planeja-construir-autodromo-em-guaratiba-com-incentivo-a-cultura-e-esporte/

    Pra quem nao sabe… guaratiba nao fica no rio, fica longe de Sampa!!! Kkk

    1+

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 11:24

    estatísticas matemáticas migratorias:

    -1 in 10 eligible voters in the U.S. are naturalized citizens.
    More immigrants than ever before call the United States home. Many of them have become U.S. citizens…..
    -Speaker Johnson claims illegal immigrants could ‘throw’ US elections.
    – Mudança na votação de Nebraska pode decidir eleição nos EUA. confia.
    – Migrants Are Settling in Thriving Blue Counties — Not the Red Counties That Need Them.

    0

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 11:34

      Como Banania, o Novo mundo foi construido pelos imigrantes do mundo todo.

      2+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 11:32

    Essa onu de bhooosta, levar ao palanque e bater palmas pra um LLadrao, criminoso-solto….taaapariu, depois vcs nao querem entender quando digo que o mundo todo ta lascado!!! Sifude

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/09/22/nova-york-lula-cupula-do-futuro-onu.ghtml

    0

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 11:39
    • Simons 22 de setembro de 2024 at 12:52

      Yeah!
      Almoço e sobremesa!
      Mas será q o putinho não vai se importar com o nosso DNA macaquil?
      O Mamãefalei estava errado, tinha é q ir pra Rússia.

      1+

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 12:16

    créu:

    -Secretário-geral da ONU quer pacto para nova governança global.
    O pacto inclui IA, reforma no Conselho de Segurança da ONU, espaço sideral, operações de paz, mudança climática e financiamentos…
    precisamos regular marte.

    2+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:47

      Sei.. ai batem palmas pro dono do pacto, criminoso muLLadrao falar besteirol?

      Huuummm

      0

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 12:20

    pacto aprovado, paguem o pacto:

    – ONU adota Pacto do Futuro para reformar multilateralismo.

    3+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:48

      Eitamundobao cotas e bolsas pra todEs

      0

  • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:20

    Me parece que o Barna esqueceu de abordar o ponto central desses comentários, quase sempre o ponto em questão é utilizado para justificar a transferência de recursos de SP e outros estados para o nordeste pelo pacto federativo. Claro que abordar esse ponto passa por todo um processo de discussão sobre os investimentos do governo federal nos estados de origens e apenas DEPOIS de todos concordarem que o nordeste é parasitário, aí começam com essa papo que no passado nordestino construiu SP PORTANTO temos uma divida histórica.

    No mais, nenhuma surpresa vinda do Manco, é o típico estudante esquerdinha que fica emocionada com o papo dos doutores em coitadismo.

    7+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:49

      Tem que transferir SIM… a bhosta da cm88 impoe isso…

      Para de ser paraibafobico

      1+

      • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:53

        Eu não tenho problema nenhum com as paraíbas nem fobia nenhuma. Minha fobia é com a carga tributária alta e pouco retorno, já era pra SP ter superado a Noruega se não fosse o pacto federativo.

        1+

        • Luk3B0lh4 22 de setembro de 2024 at 13:55

          mas é como vc diz, tá na CF88 tem que seguir, constatar até pode, mas se cogitar mudar a mafia estatal tá aí pra pegar td mundo.

          1+

          • Sapato Furado 22 de setembro de 2024 at 14:15

            O político de cada cidade almeja o Estado e depois o Nível Federal. Logo, não brigam por essas questões, pois seria lógico o político de SP brigar por SP e assim por diante. Porém, no fim do arco-íris íris da carreira política tem um tremendo pote de ouro, fruto dos estados mais ricos.
            Então que mal há em roubar SP se posso ter poder federal?
            Por isso político algum briga por isso.

            4+

            • Hidden 22 de setembro de 2024 at 14:39

              Kkk politico so briga por reeleicao, poder e $$$

              O resto fica pros pagadores de darf

              0

        • Hidden 22 de setembro de 2024 at 14:38

          Kkk isso non ecxiste… um darf pra todEs, entenda ou mude a cm88

          1+

  • Pé Vermelho 22 de setembro de 2024 at 13:33
    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:50

      CUrreio deu preju, trafico nao

      Entenda

      0

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:46
  • Pé Vermelho 22 de setembro de 2024 at 13:47

    Aqui no norte do PR vejo os dois extremos
    Muitos vieram fugindo ds fome
    Como Tb algumas famílias abastadas fugindo da guerra
    A cidade de Rolandia, é um exemplo desse mar de pessoas
    Vieram alemães ricos, pobres, do bigodinho e sem, fora os brs

    2+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 13:51

      Norte Parana segue muito pobre?

      Como pode isso?

      1+

  • joinspace 22 de setembro de 2024 at 13:58

    Lembrem que hoje é dia de cumprir nossa obrigação com alegria e irmos todos à Santa Missa, como nos ensinou Santo Agostinho:

    Captura de ecrã

    1+

  • joinspace 22 de setembro de 2024 at 14:09

    A discussão sobre o que veio antes, o paraiba trabalhador ou o paraiba parasita, é errada porque o que mudou nesse caso foi toda a sociedade. TODA a sociedade brasileira passou de trabalhadora e civilizada para dependente de subsidios / benesses e admiradora do hedonismo e da selvageria.

    Se vc ler “O quinze” de Rachel de Queiróz verá o paraiba rude, inculto e trabalhador. Se passar pela rocinha verá o paraiba sem valores. Mas vale o mesmo para as elites, os brancos, os professores, os médicos…

    O ser humano médio expôs sua face incivilizada porque essa face foi valorizada e TOLERADA por todos.

    Não foi apenas o paraiba, ou o sulista, ou o indio. Toda a sociedade foi ladeira abaixo, um apontando para o outro a culpa pelo desastre.

    1+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 14:37

    Filmes documentarios… pra quem gosta de…

    Vinho… historia da Viuva Clicoqt e sua influencia no mundo da Champagne!!!

    Carros… Audi x Lancia, ralley o ultimo ganho por carro 4×2 contra os alemaes com 4×4

    Recomendo ambos!!!

    1+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 14:37

      Ahhh se liguem na mesma atriz que atua em ambos… huuum

      2+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 14:41

    Ceis que esbravejam contra as mazelas derivadas do topico…

    https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/falencia-do-contrato-social-brasileiro/amp/

    Vale ler e refletir.

    1+

    • Hidden 22 de setembro de 2024 at 15:04

      Nickiti potensca da roubaLlheira…

      1+

  • L3oCohen 22 de setembro de 2024 at 16:12

    O ocidente tem salvação sim, confia:

    https://xcancel.com/MyLordBebo/status/1837551336994300160

    1+

    • Leonardo M. 22 de setembro de 2024 at 16:25

      Dizem aqui no blog que o Ocidente é indestrutível e suas riquezas não tem fim.

      Imagina o QI69 dizendo isso e ainda votando na KAMALA nos EUA
      Confia nos DEMO operador! Dolar nunca acabará!

      1+

      • L3oCohen 22 de setembro de 2024 at 16:38

        Tem um mitomaníaco que sempre troca de usuário que diz que o ocidente é superior ao bostil em tudo, deve ser sobre isso que ele se ufana:

        https://xcancel.com/frogNscorpion/status/1837665232467951797

        1+

        • Leonardo M. 22 de setembro de 2024 at 16:50

          Tem gente que tem tara pela esquerda democrata americana.
          Praticamente uma submissão sexual

          Se amanha jogarem uma bomba no Brasil e matar civis ainda vão comemorar

          4+

  • Leonardo M. 22 de setembro de 2024 at 16:29

    https://twitter.com/NewsLiberdade/status/1837929625449910553

    🚨URGENTE – Candidato do PL sopra farinha na cara de Guilherme Boulos fazendo alusão ao uso de coc4ína!

    Adam Maamari é candidato a vereador na cidade.

    0

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 17:02

    mensagens, energy, energy:

    -US Man Wins $1 Million Lottery Prize During Stop For An Energy Drink.
    Virginia resident Nicholas Fox’s impromptu stop for an energy drink turned into a life-changing moment.

    1+

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 17:27

    fazendas nos US: agro, esqueça tudo.

    – US clean energy jobs grew 4.2% in 2023. DOE.
    – Clean energy jobs growing twice as fast as US economy.
    – US solar jobs rise 6% in 2023, study says.
    = fazeenda solar, eólica, H2 e nuclear…
    esg a todo vapor.. e blackrock compra as ações barato na bolsa.

    1+

  • PowerGirl 22 de setembro de 2024 at 19:18

    Maluco beleza



    Marçal indo pra segundo turno vai complicar bolsonaro.
    Ele vai ter que apoiar o MST ou se omitir qto a isso. Ou vai ter que expor mais ainda seu apoio ao centrão.

    2+

    Marçal é o mesmo público de Bolsonaro. Acho que o vacilo de Bolsonaro é criticar o Marçal que não é uma figura política consolidada. Poderia dizer: Não conheço, não posso dar opinião. Depois observar a postura.

    2+

  • PowerGirl 22 de setembro de 2024 at 19:20

    joinspace
    Nunca há exploração se vc aceita receber o que o outro propõe nas condições que o outro propõe, isso se chama CONTRATO.
    Se hoje há reclamação sobre o passado, é porque não há honestidade como bem frisou o Barna, riqueza se constrói com sacrificios, quem não se sacrifica em algum momento pra atingir um objetivo sempre será aquela mala vitima que conhecemos tão bem.
    Não tem nada de errado em carpir um lote em troca de um prato de comida, como vai atestar qualquer um que nesse momento tenha fome.

    0

    Há várias passagens bíblicas que Jesus aborda bem essa questão. O combinado que deve ser respeitado.

    0

  • PowerGirl 22 de setembro de 2024 at 19:25

    Sapato Furado
    tá envelhecendo mal isso daí, o PT simplesmente tá aumentando todo e qualquer imposto ou criando algum novo, tão nem aí se o cidadão de bem está pagando religiosamente todos os impostos… Se está, então acham que deve pagar mais.

    4+

    O pior… a população assistindo esse desastre inerte pela ditadura imposta pelo STF. Estamos verdadeiramente encurralados. Triste fim!!!

    0

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 19:26

    https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2024/09/6909069-pesquisa-do-ibge-revela-que-quase-nove-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-o-que-comer.html

    4,5% da populacao passa fome?

    Pq nao querem trabalhar, trabalho nao falta…

    Pq vivem nos cafundos e o governo da tutto, mas nao tira de la…

    Pq sao indigentes e nem conseguem falar qto mais trabalhar… mas que podem ser capacitados pra aproveitar tudo que sobra, desde a plantacao, transporte, armazenamento e ate consumo!!!

    Mas sera que isso interessa aos politicos, ongs e lacradores ds Fome?… pq comida SOBRA, a perda nesse percurso da fome, uns 30% da producao!!

    Ahh

    Foi lançado o Plano Brasil sem Fome e utilizados U$ 70 bilhões para que o resultado seja alcançado. Em entrevista à Rádio Senado, o ministro afirmou: “Acabar com a fome é a principal bandeira do nosso governo.

    Entendam

    1+

    • Pé Vermelho 22 de setembro de 2024 at 23:33

      Se “contaram” sabesse onde estão
      Que se de comida e educação por X período para se emancipar
      Programa social deve(deveria) tender a zero
      Massss ai de resolveria o problema e a fonte de recursos/votos

      1+

  • Hidden 22 de setembro de 2024 at 19:37

    Ueee a ditadura de direita dos milicos, trouxe de volta terroristas e comandos da ditadura de eaquerda e deu:

    Tapete vermelho
    Anistia a crimes hediondos, incluindo atos terroristas e mortes
    Pensao bandido-cidadao
    Cargos na politicA
    Direto a fazer a CM88 de bhosta
    Etc a tal

    Queriam o que?!

    3+

  • Tucano 22 de setembro de 2024 at 21:18

    falaram sobre espigoes, ontem… vou adiantar um texto aqui que ainda vou postar no meu blog

    Saudações, leitores e leitora!

    Outro dia, assistindo a TV na busca por alguma competição das Olimpíadas de Paris, estava passando essa matéria na TV: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/07/30/entenda-por-que-o-transito-de-campinas-cresceu-mais-que-a-frota-e-veja-os-pontos-mais-criticos.ghtml

    Acompanhei para ver o que seria falado. Dá para concordar em certos pontos com o que os especialistas falaram, mas teve um ponto em especial que me chamou a atenção, na nota da EMDEC, que é a autarquia que cuida do desenvolvimento da cidade de Campinas, foi dizer que uma das causas é o aumento do número de prédios na região dessas avenidas.

    Mas será que a culpa é dos prédios?

    Eu digo que não. A culpa não é dos prédios, mas do zoneamento/regramento da cidade, que impede que esses prédios sejam construídos onde eles realmente fazem sentido.

    Dando um passo atrás: prédios são excelentes soluções para a mobilidade urbana, uma vez que eles permitem multiplicar o número de moradores no mesmo espaço, desde que eles estejam em locais com boa infraestrutura e uma quantidade razoável de serviços para os moradores desses prédios. É por isso que, historicamente, os prédios começaram a ser construídos nos centros das cidades, porque eram nesses locais que havia uma grande quantidade de serviços disponíveis para os moradores, que podiam fazer tudo a pé, percorrendo poucas quadras.

    Pare um momento e visualize o centro da sua cidade. Quantas quadras/quarteirões você precisa percorrer para acessar trabalho, banco, farmácia, hospital, ensino, comércio em geral, padaria, restaurante, teatro, igreja, clínica, mercado, açougue, quitanda, etc.? Aposto que a maioria desses locais são acessíveis andando poucas quadras, favorecendo o deslocamento de pedestres e reduzindo o uso de automóveis, ônibus, bicicleta e motos.

    Agora, o que acontece quando você constrói um prédio em um local que não tem nada disso por perto? Você vai causar o aumento do fluxo de veículos, já que todo mundo vai precisar usar o carro para fazer absolutamente qualquer coisa. E isso impacta de uma maneira bem ruim a mobilidade da cidade, aumentando o número de carros nas ruas e avenidas da cidade.

    A pergunta que realmente deveria ser feita é: porque esses prédios não foram construídos em um local que fizesse sentido? Porque eles foram construídos afastados dos pontos de interesse da cidade?

    A primeira resposta que vem na minha cabeça é o zoneamento e as regras de uso e ocupação do solo.

    A legislação influencia muito a nossa arquitetura.

    É uma longa história, mas tentando resumir: prédio foi inventado para o morador dele não precisar depender de carro, fazer tudo a pé. Inventaram prédio para que mais gente pudesse morar em locais bem servidos de infra, comercio, serviços, trabalho, estudo. Não é para os moradores dos prédios precisarem usar carro pra tudo, como acontece nesses empreendimentos que ficam lançando atualmente.

    Daí acaba que os prédios ficam com má fama por que aumentam o trânsito… e sim, mas a culpa não é do prédio em si, mas de onde ele foi colocado. Aqui em Limeira tem vários exemplos de prédios que não deveriam ser construídos onde foram.

    Hoje, você precisa de muito espaço para construir um prédio, por causa das leis de zoneamento. Vários prédios que tem no centro hoje em dia, não existiriam com as leis atuais.

    Logo, para construir prédios, precisam de terrenos maiores, e esses terrenos maiores só existem longe do centro.

    Esse prédio aqui no centro de Limeira, por exemplo, provavelmente não poderia ser construído hoje em dia, já que ocupa quase todo o terreno.

    Este prédio aqui também não.

    Enquanto isso, as pessoas viajam para outro país, e todo mundo acha lindo predinho no centro da cidade, mas aqui não deixam construir.

    Esse prédio acima fica em Santiago, no Chile, em uma rua aleatória. Veja que ele não tem recuo em relação a rua e as laterais, no térreo tem comércio. Um ótimo exemplo que poderia ser permitido por aqui. Quando viajei para lá, só precisei de carro para ir nas vinícolas. Todo o resto conseguia ir a pé ou de metrô, simplesmente porque tinha tudo perto do hotel, justamente por essa mistura de usos, com os prédios comportando moradia nos andares mais altos e comércio e serviços no térreo.

    Esse também é em Santiago, na mesma rua.

    Aqui, uma rua aleatória de Barcelona, outro lugar que todo mundo acha lindo e maravilhoso quando vai, com seus predinhos colados uns aos outros, com usos mistos.

    Agora uma rua aleatória de Paris, mesma coisa. Não é necessário fazer só arranha céus para ter mais gente morando em locais interessantes, basta permitir que o espaço seja bem aproveitado.

    Resumindo, escrevi tudo isso para falar que a culpa não é dos prédios, mas da legislação atual, que faz com que eles sejam construídos onde não são necessários, causando mais transtornos do que benefícios.

    Um abraço,

    Marcelo.

    Sugestão de leitura

    São Paulo nas Alturas – Raul Juste Lores

    2+

    • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 22:00

      aqui as politicas de zoneamento mudam toda hora. Agora ainda tem a desculpa de revitalização ou ecologia. Destruiram as árvores pois são exóticas, ou” serão replantadas em outro local… ou ainda chamam de zona rural, algo que já está dentro da cidade… Regulam a disponibilidade aos poucos. Outro: venda de potencial construtivo.

      -Vasco negocia para vender 50% do potencial construtivo de São Januário por R$ 280 milhões. está travado, mas…
      – Prefeitura de Curitiba quer rever Lei do Potencial Construtivo Adicional

      0

      • Tucano 22 de setembro de 2024 at 22:23

        o grande problema é que tem estado demais nesse assunto ai

        desregula, privatiza, tira impostos que melhora.

        2+

  • Tucano 22 de setembro de 2024 at 21:28

    0

  • Cadeia Marcov 22 de setembro de 2024 at 22:09

    valorizou

    -‘Encalhada’ há mais de 10 anos, mansão de Michael Jordan é vendida nos EUA; por 15 milhoes de dólares.
    -Jim Carrey reduz valor de mansão em Los Angeles pela quinta vez e propriedade segue encalhada
    está com certa dificuldade em vender a sua mansão. kkkkk kkkk kkkk
    -Justiça remarca leilão de mansão de R$ 40 milhões de campeão do mundo. Cafu
    a mansão também tem penhora por outras dívidas de Cafu, que juntas somam mais de R$ 20 milhões.. Se não houver lance cairá pela metade. (entenda)

    0

    • Tucano 22 de setembro de 2024 at 22:30

      esses imoveis nao tem liquidez nenhuma…. duas alegrias, uma quando compra, outra quando vende

      1+

  • Tucano 22 de setembro de 2024 at 22:30

    0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.