Em um contexto legal, um chilling effect (em tradução livre, “efeito inibidor” ou “efeito amedrontador”) é a inibição ou desencorajamento do exercício legítimo de direitos legais e naturais pela ameaça de sanção legal.

O direito que é mais comumente descrito como sendo suprimido por chilling effect é o direito constitucional estadunidense de liberdade de expressão.

Um chilling effect pode ser causado por ações legais como a aprovação de uma lei, a decisão de uma corte, ou a ameaça de um processo; quaisquer ações legais que causem às pessoas medo de repercussões legais pelo exercício de um direito legítimo, seja a liberdade de expressão ou qualquer outro. Quando tal medo é criado pela ameaça de um processo de difamação, é chamado libel chill.

******

Bom dia!

A gente pega na wikipedia esses conceitos pra atalhar algumas explicações toscas que precisamos fazer volta e meia por aqui. Esta semana estava acompanhando a mudança de chefia lá no TSE, o garantidor da nossa Demogracinha. Lá, a moça que estava sentando na cadeira passou coisa de meia hora falando frases sobre medo, punição, crime, alegando estar ali assentada para proteger eu e você, cidadãos, de terríveis ameaças vindas do mar profundo.

Tipo aqueles kaijus de filme japonês, as ameaças diuturnas à Demogracinha vêm assim, poderosas e violentas, quase como um tipo de candiru gigante que espoca lá na praia de Caranânguatatátiubumba pra comer geral da demogracinha pujante dos desavisados que andam com ela na sacola e levam pra qualquer lugar. Daí a necessidade de a moçada do TSE constantemente andar por aí metidos em admoestações e críticas aos monstros inumanos que conspurcam a nossa virginal eleição e etceteras.

Daí a gente já sabe da situação atual: Viramos a piada do cubano, que quando perguntado como era viver em cuba, dizia “não posso reclamar”. “Ah! então tá tudo bem lá?” “Não, não posso reclamar!”

Todo mundo vê e percebe os problemas do Estado. Vemos a desgraceira que é a condução da crise no Sul, vemos a vergonhosa lambança economica dos caras, desesperados por taxar tudo o que se move, a ridícula preguiça dos sindicatos em querer greves que nem o gobierno se interessa em debater, a escalada sinistra de preços e a fabulosa desorganização estrutural que está acontecendo dentro do Governo Central. Vemos o caos se formar, mas não podemos falar muito.

A fala da Moça, que tem ainda um quê de dísnei em seus trejeitos, não se dirige aos caras que estão de fuzil e moto roubada tirando fotinha e postando no instagrão. Nem para os canalhas que saqueiam casas nas áreas ainda destroçadas pela lama no Rio Grande, ou para os pilantras que resolveram botar o Plano em dia na fraudezinha do arroz. A fala cheia de expressões de raiva e ameaças está apontada para nós aqui.

É o tal chilling effect: somos constantemente ameaçados por aquilo que sequer começamos a fazer, e se vemos algo errado, ao criticar podemos ser acusados exatamente daquilo que denunciamos. É kafkiano, é a loucura estatal de meldels rodando internete a fora. E claro, todo mundo vai topar SIM ficar debatendo contra o Estado. Vai que uma ouvidoria de órgão resolve LHE investigar após uma denúncia “infundada” e que “traga riscos à Demogracinha”?

Você vê a prefeitura da sua cidade mandando desmatar uns dez hectares de mata atlântica pra uma MRV fazer prédios de 120 unidades a 200 metros de uma reserva ecológica. Vôcê denuncia pra quem? A escola do seu filho está sem merenda a semanas porque a diretora é metida com política e tá gastando o dinheiro do Fundo Escolar com lanche de correligionário do partido dela. Você vai ter saúde pra denunciar quem?

O grande e venenoso problema do chill’n effect é exatamente a absurda dispersão do medo de confrontar o Estado e suas ações. Você quando vai discutir um problema sério, vai evitar discutir com um gay de cabelo roxo, ou uma chicletona de cabelo reco ou um negão de cabelo pompom e textão de racismo no linquedim. Porque a qualquer momento a moça de 15 arrobas, 23 anos e daddy issues, diante da ameaça de uma conversa adulta pode simplesmente se ofender e lhe acusar de algum crime que possa gerar uma denúncia descambando pra uma queixa criminal motivada por elevado estresse emocional.

O Estado não precisa sequer agir diretamente, basta ele sinalizar (coercitivamente) que não admite determinado comportamento mesmo não sendo crime, e a magia acontece. Ah, então ficamos todos acovardados e pronto? É. Pois é burrice o conflito enquanto somente nós, os discordantes, somos afetados. O desgraçado deste tipo de piora na relação entre o Estado e seus agentes é que gradualmente todo mundo acaba sendo afetado diretamente por essa contração. Os amigos e aliados do gobierno, já começaram a sentir a enorme dificuldade que é dialogar com El Rey, e sua claque. Quanto mais se tenta assustar, mais gente perde a confiança e o interesse em negociar.

Este é um dos motivos pelo qual Estado está com cada vez maior dificuldade em negociar sua situação política. Um Xanddyy ameaçou até o limite, agora mesmo manda prender mais gente, pois ele não pode recuar – seus colegas de mesa estão na fila para poder tambem fazer suas rondas de pressão política. Este ciclo não pára apenas pela vontade dos ameaçadores. Quanto mais se ameaça, mais poder se acumula. Tipo o Khmer vermelho no Camboja. Chega um ponto em que o poder vira algo puramente pessoal e aí o caos se instala.

Mas isso é um ciclo, política acontece em ciclos. A gente vai ter SIM de suportar esse ciclo. Sem fazer burrada, sem inventar coisas estúpidas.

De resto, vamos caminhando.

Bom dia!

 

16+
  • mario-aquele 9 de junho de 2024 at 08:34

    first sem ler !

    1+

  • mario-aquele 9 de junho de 2024 at 08:44

    Agora sim, li, ótima síntese do momento.
    É o resultado de escolhas. Um lado faz uma coisa errada o outro lado acha ótimo e por ai vai, mesmo sendo errado. O poder vai afogando quem tenta respirar liberdade.
    Basta ver que aqui no PR, tudo que foi usado para prender o povo do dia 8 está sendo usado contra o sindicato dos professores, inclusive pedindo a prisão do presidente da app pelos mesmos motivos !
    Na próxima ida para rua do outro lado farão o mesmo. E a liberdade vai sendo corroída vagarosamente. Quem vai patrocinar um carro de som tendo depois 20 processos para responder.

    8+

    • Barnabezinho 9 de junho de 2024 at 08:49

      ISSO
      Infelizmente esses movimentos só cessam quando a confusão atinge o pessoal do lado deles. E isso já está acontecendo. No começo vão jogar alguns debaixo do trem mas quando começar a chegar muita gente pro descarte, a coisa encrenca.

      8+

      • mario-aquele 9 de junho de 2024 at 08:54

        Vão sacrificar muitos nessa jornada, ja-no-nes, gazela, entre outros não puros vão arder. Estilo PCO que grita pela liberdade pois precisa dela para tirar a dos demais quando puder.

        6+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 09:50

    Bom dia

    Tô nem aí mais
    Quero que o brasileiro se foda!

    Isso aqui não tem mais jeito

    13+

    • Spring 9 de junho de 2024 at 11:32

      Faz tempo que já perdi a esperança. De fome brasileiro não morre. Quem for mais lúcido corre o risco de morrer de desespero por saber que nada poderá mudar essa nossa situação…ano após ano a mesma coisa.Que miséria!!

      11+

    • Spring 9 de junho de 2024 at 11:48

      E daí tu que faz tudo direitinho pra organizar tua vida da melhor maneira possível nesta porcaria de país e a natureza se revolta contigo. Manda um tsunami de lama e destrói teus sonhos sem piedade. Tem que ser forte nessa terra senão tu enlouquece.

      10+

      • joinspace 9 de junho de 2024 at 11:57

        se partir do pressuposto que náo pode esperar NADA de bom vindo dos outros / estado / população, pode se planejar realisticamente. O problema é a eterna esperança, isso que fode tudo. Náo tem de ter esperança em melhorar nada em banania, se tem estomago forte e um lugar razoável ok, se não tem TEM de vazar pra um lugar civilizado, porque em banania nós temos a junção do pior dos dois mundos: o controle estatal – que até paises civilizados hoje tem – e a selvageria da população, comum em todo shithole. É uma áfrica com pedigree.

        12+

        • Spring 9 de junho de 2024 at 12:20

          Eu sei amigo…pior que eu sei. Mas é difícil quando se têm apego por essas terras. Mesmo sabendo que talvez nunca vai ser bem administrada. Gostaria que fosse diferente…confesso meu desânimo atualmente.

          8+

          • Abomineve Homem das Naves 9 de junho de 2024 at 13:36

            Hoje pela manhã, liguei o rádio…

            Missa sendo celebrada pelo bispo daqui (L de carteirinha). Pensei “já que liguei o rádio, terei de escutar algumas pérolas”.

            Na hora dos pedidos a Deus, eis que escuto “Por um cristianismo universal que reúna todos os povos de diferentes religiões e que abomine as diferenças…”

            Ah, esse Concílio Vaticano II com suas ambiguidades.

            4+

      • Pagando 9 de junho de 2024 at 15:26

        Oi, Spring! Se puder, gostaria de um relato direto do front aí em Porto Alegre. Como estão as coisas por aí? O que a imprensa não anda mostrando, mas você que está aí consegue ver e perceber?

        2+

        • Spring 9 de junho de 2024 at 20:28

          Oi, Pagando… Por aqui estamos reclamando e afundando!! Acho que a recuperação será lenta. Quem foi muito afetado pequeno ou grande, nas cidades ou no campo…estão quebrados. Vejo muitas promessas e muita gente acreditando que dinheiro vai cair do céu…eu sou descrente! Não imagino como será esse recomeço pra quem foi atingido…empréstimos a fundo perdido como falam?? Moradias novas? Eu acho difícil…melhor arregaçar as mangas e partir pra luta! A ajuda das doações e dos voluntários foi essencial…sem isso seria muito pior. Acho que estaremos mais pobres por aqui durante um longo tempo. E não dá pra reclamar…a tendência é ficar pior. Abraços.

          5+

    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:05

      Algum país tem jeito?

      2+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 09:51
    • joinspace 9 de junho de 2024 at 12:01

      AI + robos = japão rico com população menor.

      Essa história de demografia só importa pro pessoal da piramide da aposentadoria estatal, 1/2 duzia de japas produzem mais que 1 milhão de bananenses nem-nem.

      9+

    • Pagando 9 de junho de 2024 at 12:58

      Leo, não se preocupe com o Japão.
      ===
      G1: No Japão, parlamentares se reúnem para investigar óvnis

      2+

      • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 13:03

        Japão vai preferir receber ET do que chinês ou vietnamita
        Os caras são bem preconceituosos com outras nações da Ásia

        0

        • Abomineve Homem das Naves 9 de junho de 2024 at 13:21

          Tudo pagão…
          Deixa eles com os caídos.

          0

    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:07

      Não tem recursos naturais que aguentem um crescimento populacional infinito, o que acontece no Japão vai acontecer com todos os países…

      0

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 09:52

    https://br.cointelegraph.com/news/paraguay-declares-that-it-prefers-to-sell-energy-to-bitcoin-miners-than-to-brazil

    Paraguai declara que prefere vender energia para mineradores de Bitcoin do que para o Brasil

    9+

    • MrCitan 9 de junho de 2024 at 17:58

      Tão contentes, milicos?

      1+

  • bomberman 9 de junho de 2024 at 10:13

    Direito é papel, e papel se queima

    3+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 10:16
    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:09

      La vivienda nunca baja! jajaja

      3+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 10:20

    https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2024/06/09/pantanal-incendios-disparam-mais-de-1000percent-e-bacia-do-rio-paraguai-tem-seca-recorde.ghtml

    Maldito Bolsonaro que está acabando com nossa biodiversidade

    Aliás…Ja colocarem a culpa de novo no biroliro sobre a morte da mariele? Ou não emplacou mais?

    2+

  • Pagando 9 de junho de 2024 at 10:22

    Bom dia, muquis 🧡 🧡
    Não precisa ir muito longe.
    Estamos aqui nesse blog mequetrefe há anos por que mesmo? Tem coisa que só conseguimos falar aqui.

    Desde o “não é só 20 centavos”, passando pela Lava Jato, impeachment da Dilma, Joesley Day, eleição Bolso, pandemia, eleição Painho, inundações no RS e contando. A cada evento, menos espaço para comentar.
    Grupos de trabalho e família no zap viraram campo de batalha. Encontros de família, velórios, tudo virou um grande desafio.
    A escalada é enorme. De memória, lembro disso.

    De minha parte, custou uma mudança de estado, sp não dá mais. E quantos estão saindo de ambientes cada vez piores para ganharem tempo até a próxima batalha.

    Eu não consigo ficar +20 anos aqui dentro.
    A gestão da Tarciana é ideológica e defensora das minorias, já calou um monte de gente na agência interna de notícias, gente que teve comentário deletado ou denunciado, essas pessoas pararam de comentar. E outras pessoas, vendo isso, param de comentar também.

    5+

    • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 10:52

      E ainda temos a bomba e9 INSS que nos próximos anos vai explodir cada vez mais.

      Vamos virar uma Grécia onde tiveram que cortar as aposentadorias.
      Mas claro, as aposentadorias de juízes e políticos tá garantida pra sempre

      3+

  • Saulo 9 de junho de 2024 at 10:46

    Em grande parte, o contexto atual relaciona-se com o QI83.

    https://x.com/AlexanderReis22/status/1799712310300463355?t=6cFl4wn7FJ9G5NcQ_3eE1w&s=19

    1+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 11:09
  • Sapato Furado 9 de junho de 2024 at 11:14

    Já estamos nessa toada desde meados de 2019. Já se foram 5 anos.
    Acho que quando percebermos mais adiante, já vai ter passado uns 15/20 anos, estilo o regime militar.
    Ou seja, isso vai até 2040 e além… Se em 2040 você já estará mais pro fim da vida, melhor nem ficar perdendo tempo com mudanças coletivas, foque em si e na família e quem sabe em 2040 esteja muito melhor que hoje, mesmo que o país não.

    4+

    • Saulo 9 de junho de 2024 at 13:39

      Essa é a pegada.

      0

  • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 11:16

    Se o camarada escreve um texto e usa “estadunidense” eu já sei…. não leio e o sujeito faz sexo com o bumbum…..

    Last… sem ler o texto.

    3+

    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:11

      Mas porque esse não seria o termo correto?

      0

    • Barnabezinho 9 de junho de 2024 at 20:59

      É WIKIPEDIA, eu peguei de propósito.

      3+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 11:19

    https://www.instagram.com/reel/C7U3LsTJRH5/?igsh=ZXB0cmF6aDFhZW9p

    Tirando a passagem Brasil-EUA

    Viajar internamente pelos EUA é muito mais barato do que pelo brasil

    4+

    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:12

      obviamente….faz tempo! Aqui tem 3 empresas aéreas.

      0

  • Sapato Furado 9 de junho de 2024 at 11:22

    Entrevista do Bukele para Tucker Carlson

    3+

  • joinspace 9 de junho de 2024 at 11:28

    Bom dia.

    Nada disso tem importância, coletivamente brazuela e outros “estados-nação” vão pro buraco, levando junto a maioria – maior culpada por tudo – enquanto o pessoal que entende que não existe solução coletiva para SUA VIDA vai continuar indo bem e se virando, buscando melhores posições, lugares…

    não existe solução coletiva para nada, se vc não resolve sua vida vc tá fodido e ponto.

    8+

  • Luk3B0lh4 9 de junho de 2024 at 12:40

    Mas isso é um ciclo, política acontece em ciclos. A gente vai ter SIM de suportar esse ciclo. Sem fazer burrada, sem inventar coisas estúpidas.

    Tudo isso IRÁ TE AFETAR, mas dá pra mitigar os danos (vai ter que tankar o bostil), estratégias incluem:

    Moradia:
    – Muro alto, com serpentina, cerca elétrica, câmeras, alarmes para quem mora em casa de rua, ou;
    – Um condomínio decente com serpentina, cerca elétrica, câmeras espalhadas pelo condomínio, ronda armada e câmeras na sua casa também (vai que);
    – Repetir esse ciclo quando o local degradar a ponto que essas medidas de contenções já não surtam efeitos.

    Renda:
    – Passar em concurso público pois a longo prazo é a melhor escolha devido ao contexto geral do país, ou;
    – Focar em MEI driblando a burocracia, se possível até economia informal e tudo mais.

    Saúde
    – Cuidar muito bem dela pois se depender do sus está lascado;
    – Pagar um plano bolhudo pois o que vai pagar de imposto não serve para nada.

    Relacionamentos:
    – Evitar, ou;
    – Tomar muito cuidado pois o papai estado vai te lascar e vais dormir na sarjeta.

    Lazer
    – Evitar os locais dos tigrosos;
    – Evitar os locais bolhudos;

    Liberdade de expressão
    – Se conformar que não vai ter muita

    Infra estrutura do país
    – Vai ter que aprender a depender cada vez menos dela, uma hora vai perceber que energia solar será uma necessidade por incompetência do governo até nisso;

    Educação
    – Vai ter que pagar uma privada por segurança da prole (ou própria), além de aprender o grosso da coisa sozinho pois as universidades viraram centros de doutrinação ideológica;

    Tirando esses detalhes e mais outros que devido ao ambiente impactar até mesmo no meu QI, forçando pra baixo, dá para ir cuidando dos seus.

    14+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 12:58

    https://x.com/sputnik_brasil/status/1799532600333406212

    🛶👊 Guias de rafting batem em turistas com remos em disputa sobre preços na Índia

    A luta começou quando um dos guias não deixou alguns turistas subir na embarcação e eles começaram a pedir um desconto e a se queixar dos preços.

    2+

    • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 12:59

      Índia o cara tem que ter muita coragem de ir pra lá
      Se não tiver a esposa estuprada ou morre por casa da comida ou é espancado

      3+

      • mario-aquele 9 de junho de 2024 at 17:40

        Falar isso é o mesmo que falar que o rio é o Brasil.

        0

    • Rogério 9 de junho de 2024 at 20:13

      claramente não estão batendo em turistas, estão brigando entre sí

      0

  • Abomineve Homem das Naves 9 de junho de 2024 at 13:15

    Boa tarde, meu povo e minha pova. 😀

    Bora passear, que as 72 horas estão demorando muito!

    0

  • Cadeia Marcov 9 de junho de 2024 at 13:16

    falando em ameaças:

    – IA pode anabolizar desinformação e desestabilizar eleições da UE, alertam especialistas.
    ou seja, Pode “cambar pras direita”… absurdo isso.

    – Direita radical usa TikTok para ganhar jovens nas eleições do Parlamento da UE, que terminam hoje. urgente,precisamos de politicas publicas do tik e Tok.
    com cabelo azul de preferência.

    3+

    • Abomineve Homem das Naves 9 de junho de 2024 at 13:20

      Políticas públicas para o pessoal da “geração Z”, aquela que vê Tik & Tok, sem usar o Tico e Teco?

      Não, não vai.
      #nemfu

      1+

  • Abomineve Homem das Naves 9 de junho de 2024 at 13:16

    Véio, você se refere ao André “Preso” Esteves, daquela operação da Lava-Jato?

    Hidden
    Vai … ate quando nao vai!!!
    Ate pra quem tirou o LLarapio da cadeia e colocou na PR = https://www.poder360.com.br/economia/chegou-ao-limite-o-aumento-da-carga-tributaria-diz-andre-esteves/

    1+

    1+

  • Saulo 9 de junho de 2024 at 13:49
  • Saulo 9 de junho de 2024 at 13:52
  • Tucano 9 de junho de 2024 at 14:28

    Ontem descumpri um dos tópicos acima citados pelo Luke e fui numa festa junina no parque da cidade.

    Sei lá, você vê as pessoas comendo, bebendo, cantando, dançando, e não parece que tem ninguém preocupado com coisas como as que falamos aqui.

    Ignorância pode ser uma benção

    12+

    • joinspace 9 de junho de 2024 at 14:56

      a ignorância só é uma benção para os ignorantes.

      o que vc sentiu é a atração que o comodismo usa para nos convencer a baixar nossa guarda, “deixa a vida me levar”.

      A maioria não quer escolher o caminho mais dificil, opta pelo fácil, e por essa escolha estampa as manchetes com as tragédias costumeiras e “imprevistas”.

      Não se deixe enganar, nada é mais perigoso que andar junto com a maioria.

      11+

    • Pagando 9 de junho de 2024 at 15:04

      Estou no shopping almoçando. Tudo normal. Nenhum apocalipse. Um olho na vida real, outro no blog e suas análises e abstrações.

      7+

      • Luk3B0lh4 9 de junho de 2024 at 15:17

        Tem shopping que AINDA não está infestado de tigrosos. Dá pra curtir.

        Mesma coisa sobre algumas festas juninas.

        Se tá bom, aproveita ué?

        Mas vcs estão parecendo aqueles caras que quando a gente fala mal da obesidade correm para citar a lenda do obeso saudável.

        4+

        • Luk3B0lh4 9 de junho de 2024 at 15:24

          Só pra esclarecer. Ciente das exceções, no meu post ainda falo LAZER EVITAR TIGROSOS. Eu mesmo fui em festa junina, mas bem selecionada. Shopping também vou em alguns.

          Ainda assim, menos opções a cada ano.

          6+

  • Saulo 9 de junho de 2024 at 15:07
  • Saulo 9 de junho de 2024 at 15:14

    CVR

    Dia de festa 🎉
    Aperol vs Gordon Gin pra Muié e Campari (um filete) com duas doses de Jack pro Papai aqui.
    No fundo, Bach suave e no em torno as crias pra ouvir histórias e explicações (pai isso, pai aquilo, mas pai, pai… parece que só sabem essa palavra).
    Maravilha.
    Um dia crescerão e voarão longe.
    Tempo de vivê-los próximos é agora.

    5+

  • Luk3B0lh4 9 de junho de 2024 at 15:30

    Os pais dos anos 90 guardavam uma pequena lista dos locais que os filhos NÃO DEVERIAM FREQUENTAR.

    Os de hoje guardam uma pequena lista dos locais que os filhos podem frequentar.

    Tá igual mas tá diferente.

    10+

  • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 15:56
  • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 16:00
  • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:03

    ultra-extrema-direita-taxista detonando na frança, alemanha, áustria…
    se primeiro mundo “decadente” já é muito melhor que brazuela, extirpando os soças não tem pra ninguém

    https://observador.pt/liveblogs/milhoes-de-eleitores-na-uniao-europeia-decidem-hoje-nova-composicao-do-novo-parlamento-europeu/#liveblog-entry-664546

    2+

    • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:11

      o macaron já convocou eleições nacionais na terra dos croissants…

      3+

    • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:12

      é o que falo sempre, um lugar bom pode ficar ruim, mas um lugar ruim dificilmente melhora.

      6+

      • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 19:10

        Qual a vantagem de dissolver o parlamento?

        Isso não muda as eleições para o parlamento europeu…

        O que eu não pesquei?

        2+

  • Neco 9 de junho de 2024 at 16:11
    • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:21

      o 1, 2 e 3 estão bem representados no blog, fazem parte da maioria acomodada, rebanho e rebanho na contramão. o 4 acho que não tem representantes aqui no blog, e o 5 – o que podemos chamar de “humanos de verdade”, em seus vários formatos tem diversos representantes aqui no blog, todos discordando bastante entre si em vários pontos, mas tendo em comum a faculdade de PENSAR e AGIR de acordo com bom senso e normalmente de forma antagônica à maioria. Aliás esse blog aqui é dos pouquissimos lugares na net onde o grupo 5 é majoritário. Ave brógui obscuro da net!

      5+

      • Neco 9 de junho de 2024 at 16:31

        Concordo contigo.
        Talvez aqui seja o local da internet onde tem mais pessoas do quinto grupo.

        5+

      • Pagando 9 de junho de 2024 at 17:04

        Só de não termos pirado ou adoecido já estamos no lucro. Vários ao meu redor em licença-saúde. Ok, setor financeiro é f*da, mas assusta a quantidade.

        6+

      • Barnabezinho 9 de junho de 2024 at 21:04

        5: “WOKE”. Esse texto foi adaptado de algum panfleto de esquerda.

        3+

        • Mutuário 9 de junho de 2024 at 21:15

          Pois é…

          2+

  • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 16:12
    • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:22

      teodoro da silva não é a rua do América? que virou shopping? era muito sossegada, há muito muito tempo atrás.

      0

      • Johnnyboy 9 de junho de 2024 at 19:18

        Não.. ela vai do final da grajau-Jacarepaguá até quase o maracana….

        Ali onde vc está falando é tijuca tbm…. mas perto da afinso pena…quase chegando na praça da da pandeiro.

        0

      • Barnabezinho 9 de junho de 2024 at 21:05

        Nada na vila isabel e grajaú é tranquilo atualmente.

        0

  • Saulo 9 de junho de 2024 at 16:28

    CVR

    Colega muito bem vinda a quem desejo toda a felicidade do mundo, retornou de viagem da Flórida e disse: a Europa é chulé perto da Flórida.

    Ela tem cidadania dupla, brasileira e italiana, fala italiano, tem esteriótipo italiano, é bastante inteligente e tinha viajada ao se falar de Europa.

    Era toda sorrisos em relação à Flórida.

    Enfim, nunca mais volta pra Europa, segunda ela.

    6+

    • joinspace 9 de junho de 2024 at 16:34

      Mas NESSE momento flórida é melhor que a maioria da europa, , em termos de segurança e custo, porém não significa que europa “é chulé”. É questão também de compatibilidade, quem gosta de temperaturas mais amenas, ou mais de calor, e várias outras questões.

      Eu mesmo acho que japão vai surpreender em um futuro próximo, tanto em desenvolvimento quanto em custo de vida.

      3+

    • Saulo 9 de junho de 2024 at 16:34

      Só emendei ao final da fala dela que tenha mais cuidado ao escolher novos destinos na Terra dos Livres, pois os demôniocratas destruíram muitos destinos como Los Angeles.

      2+

  • Leonardo M. 9 de junho de 2024 at 17:52

    https://www.instagram.com/reel/C7uqbNvp7N0/?igsh=Mmo1aXoweW1sY2R4

    Depois que inventaram a internet
    Os preços de carros antigos dispararam
    Até Uninho tá caro kkkk

    1+

  • MrCitan 9 de junho de 2024 at 18:04

    “Chega aí, gostosa! Meu pai é presidente, dá nada não.”

    0

    • Barnabezinho 9 de junho de 2024 at 20:58

      Filho de político, cracudo e psicopata… tinha algum risco de dar errado?

      0

  • Eumesmo 9 de junho de 2024 at 21:08

    Esse chilling effect é coisa antiga. Já vem sendo usado para te impedir de falar sobre determinado pensamento político, tentando resumi-lo aos seus aspectos mais omo cáusticos. Talvez estejam tentando esconder alguma coisa de bom, e interditaram totalmente o debate.

    0

  • Cadeia Marcov 9 de junho de 2024 at 21:29

    ain, ain, sentiram:

    – Avanço da extrema direita na UE pode afetar Brasil em comércio e migração, avaliam especialistas.
    – Gothan city venceu.

    será que a uscrania entra na uE?, kkk

    1+

    • MrCitan 9 de junho de 2024 at 22:17

      Se tiver uma extrema direita igual a esse cara, vai ser demais.

      0

Marcação de Comentários

Selecione a partir de qual dia e hora os comentários devem ser marcados como não lidos. Deixe a hora em branco para marcar todos os comentários do dia. Pressione CTRL + ↓ para navegar pelos comentários não lidos.

Plugin desenvolvido por Alex Silva.